domingo, 21 de junho de 2026

 CABO VERDE,

A ESPERANÇA 

DE UM POVO!


I


22( VINTE E DOIS ) minutos da partida:

URUGUAI  0,

CABO VERDE  1!

É assim, rapazes

Caboverdeanos,

Sóis capazes,

São eficazes

E perspicazes!

O duelo

Que nos dá um belo

Espetáculo!

Um golo 

Historico 

Que deixa qualquer um louco!

Que belo 

Golo

Que enche os caboverdeanos de alegria,

De grande euforia!


II


É assim

O futebol,

O farol

De um povo

Com um objetivo 

Específico!

Um dia

De grande alegria 

E vai ser épico 

Se a equipa continuar assim!


III


O orgulho

De cada filho

Caboverdeano,

Digno

Lutador

De muito valor,

Esta equipa

Com a sua cachupa

Bem densa

Como cozido à portuguesa!


IV


Aos quarenta e três minutos(43m),

URUGUAI empate!

1-1 , entre as duas equipas em campo!

Um empate

Nos finais da primeira parte!

Rapazes,

Vós sois audazes!

O jogo ainda 

É criança!

Ainda 

Há esperança 

De virar o resultado,

Lutando!!!


Aos três minutos de compensação 

Da primeira parte,

O URUGUAI marca

Um golo

E vai com vantagem de duas bolas para o intervalo!

2-1!

Um balde de água fria 

Para a seleção de Cabo Verde!

Eu acredito

Na equipa de Cabo Verde!

Eu acredito 

Nos Tubarões Azuis!

Nada

Está ainda

Perdido!

Força

E esperança 

Cabo Verde!


V


Os Tubarões 

Azuis

Têm dois pulmões!

Vão engolir o URUGUAI!


Segunda Parte:


O poeta

Relata,

Interpreta

O que falta

Desta

Partida

Que ainda 

Nos assusta

Com esta derrota!

Eeeee. Gooooooooooooolooooooolo!

Cabo Verde 

Marca

E empata o jogo!

Uma grande "maca"

Que lança 

Uma esperança,

Um empate

Na segunda parte!


VI

O que devo acrescentar,

Depois do empate entre as duas equipas?

O URUGUAI marca o terceiro golo, mas é invalidado( fora de jogo).

2-2 entre as duas equipas.

Vamos lá,

Rapazes!

Mais um,

Mais algum 

Zoom!

P,ra frente,

Pois, toda a gente

Quer um golo,

Para dar mais um pulo!

Toda a gente 

Quer ver o povo 

Caboverdeano mais

Feliz!

O caminho

Do sonho,

O objetivo 

Do povo

Caboverdeano,

Um destino 

Africano...


VII


O jogo está nos últimos minutos!

Cabo Verde continua a fazer história

Neste Mundial!

É impressionante,

O instante

Deste 

Empate!

Um minuto para terminar a partida!

Um livre a favor de Cabo Verde 

E o árbitro dá por terminar o jogo!

O sonho continua vivo!

 

PARABÉNS, TUBARÕES AZUIS!

PARABÉNS, CABO VERDE!


BRANDOA- ( DOMINGO, 23 HORAS), 21 DE JUNHO DE 2026.


KKNDO 

(FF1)

quarta-feira, 17 de junho de 2026

 O QUE SERIA

UM HOMEM 

SEM 

HISTÓRIA ?!

A PALMATÓRIA 

PARA QUEM?!


I


A precdência,

A descendência

Do homem,

Vem 

Da sua origem,

Da sua linhagem,

Do seu tronco

Chamado

Manjaco

Com a sua história 

Que se inicia

Com o que se diz  a árvore 

Genealógica 

Onde tudo 

Se entronca em Pelundo.


II


A História 

Conta,

Relata,

Descreve

O que serve

Para a nossa referência 

Da nossa existência,

Da vivência 

Dos homens 

Ao longo dos tempos,

A experiência 

Que tiveram em vários campos,

Viagens

Árduas 

Em todos os dias,

E tiveram que ultrapassar 

Varias

Dificuldades,

Várias

Contrariedades...


III


Um homem,

Sem

História,

É um ser

Sem 

Carácter,

Sem 

Referência,

Sem 

Brilho,

Sem 

Orgulho.


IV


Estudar História,

É uma necessidade

Quase biológica,

É como a sede 

Intrínseca,

A necessidade 

Revolucionária,

O imperativo

De qualquer

Ser,

De qualquer

Povo,

Para se conhecer 

A si próprio,

O seu brio,

Que  o impele,

E o que vale

À sua liberdade,

À sua autonomia,

À independência....


V


 Eu me interrogo

A mim próprio,

Comigo

Proprio

E no meu monólogo,

Faço a indagação 

Do que terá falhado

Na minha transmissão

Dos factos

Históricos 

Aos meus alunos...!

Os meus conhecimentos 

São empíricos,

Genéricos?!


VI 


O ensino,

Deve ir ao encontro

Do interesse

Verdadeiro

Do próprio aluno,

Não o que é imposto

E sem gosto

Da parte do aluno ,

Algo que o motiva,

Que o estimula,

Que desperta

O seu interesse

E curiosidade,

Que o valoriza 

Como uma pessoa única,

Com a sua personalidade...!

O professor ensina,

E o aluno

Aprende...

A aprendizagem

Depende 

Da vontade

Daquele que  tem

A necessidade 

Desta aprendizagem...!


VII


O que fazer,

Quando 

O aluno

Não quer

Aprender,

Não gosta,

Detesta 

O método 

E o modelo

Seguido,

Implementado

Nas nossas escolas?

Que fazer,

Quando 

O aluno

Detesta 

O nosso ensino,

A nossa escola?!


VIII


Quem 

Falhou?

Quem

Não trabalhou?

O professor

Ou o aluno,

O docente 

Ou discente,

Quando,

Numa

Dada turma,

No final do ano

Letivo,

Não se atingiu o objetivo

Desejado,

Proposto, delineado,

No seu início?!


(Continua)


Brandoa(quarta-feira, 21:26), 18 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

terça-feira, 16 de junho de 2026

 



Para

ABENE:

Quando 

A noite

Cobre

O firmamento

De escuro,

Do outro 

Lado

Abre

Um corredor 

Aberto

Para que um outro

Semelhante,

Estar mais contente,

Possa usufruir

O porvir 

Com maior

Amor,

Suavizando

A dor

Que aperta 

Àquele que ama

Na sua alma,

No seu coração 

Sem compensação,

Ou seja,

Alguém que não o aceita,

Nem

Tão 

Pouco o beija.


17/06/2026.


kKNDO 

( FF1)

 TU, QUE AMAS,

LUTAS

DE TODAS 

AS FORMAS,

PARA NÃO PERDERES

O QUE QUERES...!


I


Dia

Após 

Dia,

O poeta 

Compôs 

Uma poesia

Que suporta

A sua alegria,

A sua angústia,

O seu amor

Ou a sua dor.


II


É constante,

É permanente 

A escrita

Que o poeta 

Faz

Para ter

A paz

De espírito 

E viver 

Com muito 

Prazer

E sem arrependimento.


III


Em lugar

Recôndito,

Remoto,

O poeta

Se lembra deixar 

Algo 

Escrito 

Para um amigo,

Ou para uma amiga,

Algo

Que entrega 

De corpo

E alma

Para um tempo 

Que há de vir,

Para um tempo

A seguir

À sua época,

Desde 

A sua tabanca

Até a esta 

Grande 

Cidade

Cosmopolita

Chamada

Lisbon,

Chamada 

London

E só falta

Chegar 

A Boston

Ou Houston,

O palco

O centro 

De atenção

Nesta 

Ocasião,

O futebol

Domina cada

Sol,

Local

E Mundial

E que só se fala de Cabo Verde

Com os Tubarões Azul

Vindo do sul...


IV


No momento

Em que poeta

Não encontra 

Nenhuma senhora

Para amar

E apenas imaginar

Cada rosto

De um vulto

Que acalma

A alma

De quem,

Do homem 

Que apenas ama...


V


Há um ano

Encontrei

Um amor

Que muito

Me deu 

Prazer,

Mas que, infelizmente,

Hoje

Me surpreendeu,

Resolvendo estar 

Muito 

Longe 

De mim,

Se calhar,

Quer 

Pôr 

O fim 

Desse amor

Desse relacionamento,

Porque já muito ganhou,

Se fartou

E se afastou...

E assim,

Me decepcionei,

Deixando -me muito

Triste ..


VI


Toda

Aquela

Donzela

Que um dia 

O poeta 

Quis

Ser 

Feliz,

Viver

Com prazer

A vida,

Partiu

Porque já não fingiu,

Deixou de ser

Hipócrita

Senhora

E assim, foi-se embora...


(Continua)



Alfornelos ( terça-feira, 17:50), 16/06/2026.


kKNDO 

(FF1)

segunda-feira, 15 de junho de 2026

 O PALCO

IBÉRICO


I


Nós,

Lusitanos,

Somos 

Veteranos!

Combatemos

Sempre no palco!

Hoje,

Bem longe

De nós,

Temos

Um outro

Encontro,

Estarenos no palco 

Ibérico!


II


Estaremos

Sempre

Na linha

Da frente

Em qualquer

Embate

Neste Mundial,

Porque, afinal,

Quem 

Tem

O Arnaldo

Tem

 tudo!

Temos o Ronaldo,

Àquele que sempre 

Foi 

Herói

E sonha

Sempre 

Em vencer!


III


Como

Em França

Em ,2016,

Neste mundial

Temos a esperança

De chegar a final

E quem sabe,

Podemos trazer

A taça

Para Portugal


 IV


A nossa bandeira

Deve flutuar

Em Lisboa

Em cada localidade,

Em cada cidade

Deste Portugal

Continental

E Insular,

Bem

Também

Em cada terra

Que fala a língua

E tem tradições

De Camões,

A fim de incentivar

Os nossos pupilos

A marcar

Muitos golos

Nas terras dos sovietes.

Todos

 Devemos 

Estar

Presentes,

Senão físicamente,

Mas, pelo menos,

Moralmente.


(Continua)


Agrupamento de Escolas Queluz Belas(sexta-feira, 13h30m), 15/06/2018.


                             KK(NDO)

 UM RESPIRO

TRANQUILO, VERDADEIRO,

E PURO...


I


Pensar,

Refletir,

Raciocinar,

É um ato

Próprio

De um sujeito,

De um indivíduo,

De um ser

Humano,

Que, efetivamente,

Quer

Viver

Com a harmonia,

Concórdia,

Sintonia

E alegria

Com os demais.


II


Na hora

Da partida,

Da despedida,

Na hora

De se ir embora,

Quero ter

A consciência

Tranquila,

Do dever

Cumprido,

Ou, pelo menos,

Ter

Tentado

Dentro

Das minhas limitações,

Do meu alcance

Como homem,

Com a minha burrice.


III


Findo

O ano letivo,

Escrevo

Tudo

Ou quase tudo

Sobre o que tenho

Feito,

Do bom

E do pior.


Continua


Amadora/sábado/14h39m, 16/06/2018.


KK/NDO

domingo, 14 de junho de 2026

 UPASS

AWARA WASS...!(1)


Quando 

A noite

Cobre

O firmamento

De escuro,

Do outro 

Lado

Abre

Um corredor 

Aberto

Para que um outro

Semelhante,

Possa usufruir

O porvir 

Com maior

Amor,

Suavizando

A dor

Que aperta 

Àquele que ama

Na sua alma,

No seu coração 

Sem compensação,

Ou seja,

Alguém que não o aceita,

Nem

Tão 

Pouco o beija.


17/06/2026.


kKNDO 

( FF1)


Nhane

Na djine

Awara 

Null pbuka

Ni WASS

War

Depuis

PbuKhol,

Depois

Odjandjan

Pthassoll...


II


Umundu

Ali

Utchi

Ulempe

Tchi,

Thi manterler

Thi banhane,

Thi bnoth,

The musiques,

Thi histoire

Traditionnelle

Et jamais 

Avec faim,

Sans la guerre,

Mais, oui,

Avec la paix...!


III


Je suis 

L,apologiste,

Pour l,Amour,

La paix,

Le dialogue,

Liberté,

Egalité,

Fraternité,

Coexistence

Pacifique,

La literature,

De la poesie 

De la musique,

Et de l,art...


IV


Je défends

Le monde

De l,harmonie 

De concorde 


Je défends

le monde 

de l'harmonie,

de Concorde

Pari 

de l'ère numérique,

de la mondialisation,

mais pas l'asphyxie 

Spécifié 

National,

Historique,

Culturel,

Identité

National,

De la démocratie,

D'égalité, 

justice,

d'inclusion, etc.


V


Ukame

Ucrânia 

Ni Rússia,

Ukame

Thi Isra

Anoran 

Banhane 

Thi umundu

Bilingue:

Ubone,

Ptchath,

Umundu 

Atchi thi plabatha,

Atchi thi pnor...!


VI


Ukame

Rússia-

Ucrânia,

Ukame

Israel- Palestine-

Hamas,

Ukame 

Israel- Irão

Cathidje

Umundu

Pa Troisième Guerre 

Mondiale...!

Manhane

Ba cine

Gue tchaque

Ga thi ukame,

Pa therler,

Badjipan,

Bathor thi umtable

Pa pulenth,

Pa utan ukame

Ni ghuegharé!


1. Poema  escrito em manjaco.

Tradução  em português:


1. O RAPAZ

    TEM UM BOM CORAÇÃO...


I


Um ser humano

Deve,

É bom que nasça 

Com um bom coração,

Desde

O seu nascimento,

O seu crescimento,

Desde 

A sua infância,

Desde 

A sua adolescência,

Desde a sua juventude...!


II


O mundo

Está 

É bom,

Sr houver

Trabalho,

Se houver

Entendimento,

Compreensão 

Entre as pessoas,

Se houver 

Diálogo,

Se houver

Sossego,

Se houver

Divertimento,

Se houver

Músicas,

Se houver

A conservação,

A perservação 

Da história 

Tradicional

E nunca

A fome,

A pobreza ( extrema),

Um mundo

Sem a guerra,

Mas, sim,

A PAZ...!


III


Eu sou um apologista 

Do AMOR,

Da PAZ,

Do diálogo,

Da liberdade,

Da igualdade,

Da fraternidade,

Da coexistência 

Pacífica,

Da literatura,

Da poesia,

Da música,

Da arte

E da cultura

Em geral.


IV


Eu defendo

O mundo 

Da harmonia,

Da Concórdia,

Da mundialização 

Que não asfixia 

Especificidade

Nacional,

Histórica,

Cultural,

Identidade

Nacional,

A democracia,

A igualdade,

A justiça,

A inclusão, 

Etc, etc.


V


As guerras

Que se alastram 

Pela Europa 

E pelo Médio 

Oriente,

Estas guerras 

Vão destruir

O mundo 

Todo 

E com consequências 

Imprevisíveis ( nefastas):

A fome generalizada,

As mortes...!


VI


A guerra

Da Rússia 

Com a Ucrânia,

A guerra

De Israel 

Com a Palsstina- Homas,

A guerra 

Também de Israel 

Com o Irão,

Vão destruir 

O mundo

Com consequências nefastas

Como a fome,

A pobreza

E, consequentemente,

Pode conduzir-nos

A uma indesejável 

Terceira 

Guerra

Mundial.


(Continua)


Alfornelos ( domingo, 15:21), 15 de junho de 2025.


KKNDO 

( FF1)