segunda-feira, 30 de agosto de 2021

 AS VOLTAS

TANTAS

DE ROTAS

NAQUELAS PISTAS...!


I


 Os pormenores

Que nos tornam menores

Perante os superiores,

Àqueles que estão nos patamares

Dos setores 

Das nossas comunidades,

Das nossa sociedades

Cpnstituem

Factores

Que diminuem

Os valores

Na contagem

De percentagem

Daquela ou daquele homem...


II


São considerados reles,

Todos aqueles

Que possuem algumas particularidades

Pessoais

E individuais

Mas não são banalidades

A menosprezar

Por parte Daqueles 

Que se acham

E se consideran

Inteligentes,

Interessantes

E importantes

E, consequentemente,

Lesam

E pisam

Os que tiveram a sorte

De polimento

No que diz respeito

Ao intelecto.



III


As viagens

De pajens 

Em várias paragens,

Em diversas paisagens,

Podem, muitas das vezes,

Não correspoderem 

Os seus interesses,

Podem não colidirem

Com as suas expetativas,

Pelo que têm 

Necessariamente 

Encontrarem

Alternativas

A fim  prosseguirem

Para frente...


IV


A Virgem

Maria

Nos dá a sua imagem

De santidade,

Para que haja a alegria,

Para que haja a humanidade

E bondade

Em cada individualidade,

A capacidade

De interpretação da sua mensagem

Genuína,

Pura,

Verdadeira 

E humana,

Sem no entanto

Ultrapassar o limite,

O zênite, 

O mandamento

Do Senhor

Criador

De amor

A cada criatura

Na terra. 



V


Vezes

Sem conta,

Em cada mês, 

Em cada ocasião,

Rogar

Em cada lugar

Ao SENHOR 

Da criação

Cada coração 

Seja portador

De amor

Em cada decisão 

Vinda do seu interior,

Que seja derramada 

A água benta,

Voltas,

Quantas

E tantas

Rotas

Naquelas pistas

Naqueles terrenos

Que os humanos

Percorrem

Naquelas paragens, 

Naquelas paisagens

Recônditas...!


V



Ser 

Um ser

Pequenino

No tamanho,

Mas ser 

Genuíno, 

Humano

E grande em cada sonho,

Para que não haja sofrimento 

Em cada sujeito

Neste imenso

Universo,

Neste nosso

Firmamento...!


VI


Eis a minha patinagem

Na viagem

De cada focagem,

Da minha linguagem

Sem penugem,

Como homem

Que caminha 

E sonha

Com muita coragem...!



(Por concluir)


Stamford Hill Tuesday,  05:12 AM), 31 August 2021.


                                   KK (NDO)

 O QUE SE APRENDE

COM UMA AMIZADE?!


I


Se alcança

Patamares 

Em aliança,

Confiança,

Em vários lugares

Distantes,

Com gentes

De potentes

Valores

Respeitantes

Ao comportamento

E ao respeito.


II


Vale sempre a pena 

Conhecer pessoas

De várias localidades,

Nacionalidades,

Línguas, 

Culturas,

Etnias,

Costumes

E tradições...,

Que nos fortalecem

E enriquecem

Os nossos foros

Íntimos 

E intrínsecos...


III


A amizade,

Nos une

E define 

O que constitui o promotor

Da nossa unidade

Na diversidade,

E não o  fator

Divisor,

Segregador,

Da dor,

Que impede 

O verdadeiro amor,

Agregador 

Da solidariedade 

Na humanidade ...!


Continua


STAMFORD HILL ( saturday, 03:44 PM), 31 August 2019.


KK(NDO)

 NO ALTO,

NO FIRMAMENTO

INFINITO...,


I


No espaço

Imenso

Que cobre

O espaço

Terrestre,

Fico

Um pouco

Limitado

Na descrição de tudo

Que me apressnta opaco,

Vendo 

De longe,

Algo parecido

Com arco

Íris, bege...


II


O alto 

Da terra

Que nos demonstra 

A fissura,

O espaço

Imenso

Do firmamento,

Com diversidade 

De cores

Pares

impares,

Que longe da nossa vista,

Nos apresenta

Uma infinidade

Com uma paisagem esbelta 

Que termina com um arco-íris...!


III


Longe,

Hoje,.

Daqueles que tanto amo

E estimo

Estou  a regressar a sombra

Da penumbra

Que me ampara

Como criatura

Que aspira 

As mais belas e finas 

Coisas humanas,

Até  divinas... !


IV


É a lei,

A grei

Da vida 

Que Natureza

Nos fornece

Para o delete 

Face 

Ao que se encontra no zênite, 

Que a estreiteza,

A peculiaridade

Da personalidade,

Na vida,

Goza

Deliciosamente...


V


O balão 

De oxigénio ,

O beneficio 

Que as férias 

Proporcionam aos felizardos

Deste privilégio,

Dando a cada coração 

As energias

Para suportar as fainas

Diárias

Das atividades humanas,

Em vários  

Períodos...


VI


As férias 

Permitem 

A longevidade

De cada 

Personalidade,

Na mediida

Em que aumenta

 A sonda

Da vida,

Contrapõem

As peripécias

Que cada 

Um enfrenta

No exercício

Do seu ofício...


VII


As férias 

São necessárias,

Pois, constituem

O combustão 

Para cada cidadão, 

Para cada mulher,

Cada homem

Ou para cada ser

Humano

No seu percurso quotidiano.


VIII


Fui "matar"

Ou aumentar

Saudades daqueles

Que nos fazem

' Hércules",

Àqueles

Que nos fazem 

Viver

Heroicamente,

Àqueles 

Que nos fazem

Resitir cada embate,

Enfrentar  todos os combates

E a cada um dales,

Vencer!


IX


O regresso

Sem remorso

Do pouco tempo

Que o corpo

Usufruiu, 

Que a mente

Aproveitou e adquiriu 

Como foro pessoal

E profissional,

Para a aplicabilidade

Na  atividade,

E, consequentemente,

A  rentabilidade

Na empresa

Como sua casa...!


X


O azul

Bem claro

O tom d,água

Cintilante 

Quando o azul

Se confronta com o mar

E produz

O azul

Da ilha 

De Bolama,

Brilhante

No instante

Dm que a água de Bissau

Turva,

Se curva 

Com vergonha 

Pela contraste.

Na beleza

Da natureza...


XI


Obrigado

Meu Deus,

Por ter permitido 

O gozo 

Com  os meus,

Num período 

Relativamente escasso.


(Continua)


No ar, entre Londres e Lisboa(segunda -feira , 06:38 AM), 31 de agosto de 2020.


                                   KK

domingo, 29 de agosto de 2021

 POUPO

O TEMPO

PARA QUE O MEU CORPO

TENHA O BENEFÍCIO DE CHEGAR AO TOPO...


I


EI-lo 

Na azáfama diária 

Que o cobre de alegria,

De júbilo 

No rosto 

Posto 

No futuro

D,ouro...


II


O caminho

Traçado do UTCHAI

BEDJAME

Quando, naquela cerimónia

Derramámos vinho,

Aguardente,

A nossa tradicional

Paai,

Em nome

Dos nossos antepassados,

Não me deixa indiferente

No presente

Relativamente

À historia 

De cada ancestral,

Nos seus esforços desenvolvidos.


III


O respeito

Para cada sujeito, 

Ao meu semelhante,

A sua tradição, 

A sua cultura,

A sua civilização 

Peculiar,

Faz de mim

O testemunho

Da vivência 

Da minha geração

E da que me precedeu,

Antecedeu,

Defendoa-a até ao fim,

Sem complexo,

Porque tive a sorte

De viver numa época

Diferente

Com padrões diferentes.


IV


O tempo

Ensinou-me o modo,

De olhar cada tipo

De corpo

Num campo

Revestido

De uma cápsula 

E membrana de grupo

Aberto,

Pronto

À confraternização 

Com cada tradição,

Cada geração,

Despido 

De estereótipo.


V


Assumo 

O mundo 

Preparado

Ao pluralismo,

Ao civismo,

Ao respeito 

À diferença

De cada raça,

De cada religião,

De cada cada crença,

De cada opinião, 

De cada tradição,

O respeito

Ao convívio

Sádio

Entre as culturas,

Pugnando 

Para que seja respeitado

A Carta das Nações Unidas!


(Por concluir)


Stamford Hill ( monday, 05:36 AM), 30 August 2021.


                                 KK ( NDO)

 A FÉ 

DO CHEFE


Oi/ ! Nantoií Djolii Kosta! Mais um pretexto/ para mais um texto/ nestas linhas: Que Deus dê força/ aos nossos " irans", protegendo-nos/ dos infortúnios/, dos demónios/, guiando-nos/ diariamente longe das dores/ e dos horrores/, conduzindo-nos/ para os desígnios/ que traçámos/ e ambicionamos, aqui na emigração, longe/ da nossa Nação/. Força/ Nantoi/ Djolii/ !!! Tu, que acreditas/ em ti, nas forças que te sustentam como um ser que anseia/ atingir os patamares/ interiores/ e exteriores/ da tua(nossa) existência/, incitas/ cada consciência a trilhar/ e a batalhar/ pelo mesmo/ rumo/ ou por outro que vá ao seu desígnio e ao seu encontro/. A tua fé/ é como a do chefe/ de tabanca/ que apela aos seus moradores/, a suplicarem aos "irans", na época/ da "seca"/, que envie àquela seiva/ preciosa/, que é a chuva/ ! Nantoií, fico por aqui, tentando pintar/ e retratar/ o que mais agrada/ cada /criatura/, que na vida, envereda/ pela verdade/, sinceridade/ e felicidade/.Adorei a tua foto, pelo que tentei mergulhar/ na profundeza/ das tradições dos nossos ancestrais/, dos nossos pais/. Um grande abraço do tio com estima..


                          30/08/2015.

                                                      KANKAMBALL( NDO)

 É BOM

RECORDAR 

O QUE FOI BOM!   :


O FASCÍNIO 

DE QUALQUER DESÍGNIO…


I


Oh! Que saudades

Das nossas leviandades!

As letras,

As palavras

Raras,

Que dirigimos

Aos que nós muito amámos!

Aos amigos

De anos longos,

Que constante

E esporadicamente

Redigimos e dirigimos os nossos afetos

E sentimentos.


II


Há dois meses

Que me hibernei

Sem 

Fazer

Escrever

Cem vezes,

O que me dá prazer

E em nada, abonei,

Nem tão pouco ganhei.


III


Razões alheias

À minha vontade,

Conduziram –me às teias

Da obscuridade,

Da escuridão

No meio de tanta multidão,

Sem escrever

À animosidade

Que me dá prazer

No facebook,

O meio que eu defini 

Como o laço,

O espaço

De convívio,

De comunicação,

De relação

Entre pessoas,

Rompendo à distância,

O tédio 

Da própria 

Existência. 


IV


De Freamunde,

Terra em que vivi com muito intensidade,

Em virtude 

Da grande hospitalidade

Por parte

Da sua gente

Singela e humilde,

Estou de novo

Aqui em Lisboa,

À espera de uma outra canoa,

Que me leve à uma outra parte,

Dependendo da sorte

Ou não, do novo

Ano letivo.


PV CITY (SEXTA-FEIRA- 23H30 MINUTOS), 30 DE AGOSTO DE 2013.


KANKAMBAL (NDO)

 QUANDO A CHAMA

JÁ NÃO QUEIMA...!


I


ESCREVO

O QUE DEVO,

QUANDO POSSO

E, QUANDO, EM BOM

JUIZO,

PRONUNCIO 

EM BOM

SOM,

MESMO EM SILÊNCIO,

O QUE PENSO!


II


Quando a chama

Já não arde,

Já não ferve

A individualidade,

É porque já não serve,

Já, em nada impele;

Já não vale...

Tudo está fora do controle,

Tudo está mole...!


III


Outrora,

Naquela

Bela

Terra,

Na meninice,

Eu, na adolescência,


(Por concluir)


Queluz (segunda-feira), 14/05/2018.


              KK(NDO)

 O QUE ME  COBRA

DO QUE ME SOBRA?!


I


Dia 

Festivo 

Dia,

Dia

Emotivo,

Dia

De muita alegria

Em companhia

Da minha família,

" Nha gente:,

" Nha parente",

Sangue 

Do meu sangue

Que faz

Um rapaz

Capaz,

Vivendo em paz,

Esquecendo o que ficou atrás,

Que olha para o futuro com ânimo,

Otimismo 

Para o amanhã melhor,

Com muito amor,

Sem hesitação,

Sem ceticismo

E negação..


II


Libertar-se dos medos

Estampados 

Nos rostos

Dos sujeitos 

Expostos

Aos sofrimentos 

Provocados

Pelos magnatas corruptos,

Que exploram os seus corpos

Através dos tempos,

Eis os maiores desejos

Em todos

Os ensejos,

No coração

Deste cidadão

Humanista

E otimista

Que cruza os caminhos

De sonhos 

Dourados!


III


A simplicidade 

E humildade

De cada ser

No seu viver,

Sem hipocriisia

E aparência 

De bondade

Exterior,

Enquanto no seu interior,

Povoam monstros 

Que manchucam

E maltram

Os outros

Seres

Inocentes.


IV


Procurem

Viver o hoje

De forma autêntica, 

Verídica,

Genuína, 

Humana;

Não desperdicem,

Nem

Desprezem

O visível

O palpável 

Apostando no que está longe,

O provável 

A fim de obter a recupensa

Do divino

Com a recusa

Do humano...!


(Por concluir)


HIGH BLOOMS (06:12 am, sunday), 29 August 2021.


KK (NDO)

sábado, 28 de agosto de 2021

 O GALO CANTA

E TODO O MUNDO SE LEVANTA!


I


O galo 

Canta

E todo

O mundo 

Se levanta

Para a habitual luta,

Para a habitual labuta, 

A jornada 

Da comida, 

Que a barriga

Obriga.


II


Levanto-me

Para fazer o mesmo,

Embora seja

Do outro jeito,

Do outro âmbito,

O mesmo rumo,

Que toda a gente deseja

E se resume:

A saúde,

A felicidade.


III


Ninguém fica

Atrás,

A não ser àquele

Que é incapaz,

Áquele

Que está na maca.


IV


A melodia

Do galo

Em cada dia,

Desperta cada "rolo"

Do seu sono

Profundo,

Sair do seu lodo

Para o embate quotidiano.


V


O barco

Do manjaco

Está atracado

No porto,

Pronto

Para o outro lado,

Para o outro mundo 

Desconhecido,

Quiçá, para o  conhecido,

Lá do Oceano Atlântico.

VI


Embalados 

Na corrida,

Na correria,

Não devemos,

No entanto,

Esquecer os que ficaram atrás,

Àqueles irmãos,

Cujas mãos,

Ficaram impossibilitados

De seguirem a mesma labareda,

Em virtude da sua parca  tesouraria,

Ou por serem enfermos

 E não foram capazes  de seguirem o mesmo trajeto,

A mesma trajetória

Dos demais.

Temos que lhes desejar a paz!


CATUJAL (UNHOS, 3ª-FEIRA, 04H30 MINUTOS), 26 DE AGOSTO DE 2014.


                                     KANKAMBAL MATTOS (NDO)

 A felicidade,

Resume-se nisto!


I


As imagens,

Focagens

Das paragens

Sem nuvens,

Claras

Como águas

Que refletem as caras

Das criaturas

Imaculadas

E cândidas

Num ambiente

Natural

Em que nada se discute,

Senão o familiar e o sensacional!

II


Quando Deus

Não nos abandona

E nos abona

Com os véus,

Com o que mais

 Nos deixa

Em paz,

Não lixa

Cada um de nós,

Mesmo a sós

Cada qual, cada vez mais 

Feliz

Em cada pais

No que cada um faz

Ou   no que gosta de fazer

Com muito prazer.


III


O sonho

De um dia,

Ao meio dia,

A meia noite,

A qualquer

Hora

Ou instante,

O prazer

De escrever

Debaixo duma palmeira,

Saboreando

Com muito

Gosto

O seu vinho,

Rodeado

Dos encantos dos filhos,

Netos

E de todos os benquistos,

Escrevendo

A sabedoria

Dos velhos

Com muita alegria...!


IV


Oh!  Que bom,

O dom

Que Deus

Concedeu

A cada um de nós!

O que nos 

Presenteou,

O que Adão

 Nos

Legou:

Crianças,

Que nos 

Dão

Forças

E esperanças

Para a continuidade

Da humanidade,

A razão da nossa luta

Ininterrupta!


V


Férias

Que jamais esquecerei,

Em vários lugares

Onde deparei,

Os familiares

Enchendo- me de alegrias,

Sobretudo, estas últimas correrias!


(Cont)


29/08/2016.


KK(NDO)

 A TODOS

OS MEUS QUERIDOS,

O MEU GRANDE 

OBRIGADO PELA AMIZADE

E PELA SOLIDARIEDADE...


I


O meu obrigado

Especial,

Digo

Isto,

Do meu âmago,

Do meu fundo,

A todos

Os meus queridos,

De um modo

Geral,

Como se lembraram

E se solidarizaram

Comigo

Em cada dia

De grande alegria,

Não só para mim,

Mas, enfim,

Para toda

A família:

Os aniversários de cada

Filho e de cada  

neto!

Estou-vos muito

Grato!

 RECORDAR,

É  SE LEMBRAR

E NÃO SE ESQUECER,

NUNCA, DE VIVER:


DEUS FEZ

TODOS OS SERES,

UM DE CADA VEZ...

I

A justiça

Feita

De forma

Injusta

Pelo homem

E a resposta,

Vem

Posta

Numa

Balança,

Diria, reposta,

Vem

Reparar a injustiça

Praticada,

Cometida;

Um dano

Perpetrado pelo humano...


II


A paciência

De DEUS

Permite, fornece a ciência

Aos seus

Seres,

Àqueles

Sujeitos que Ele próprio fez

De cada vez...


III


Vinte e sete anos

Entolado

Nos pântanos,

Sem vislumbre de nenhum pé,

O " Contratado" 

O " nómada"

Sem (nenhuma) área determinada,

Mas com fé

Num dia

De alegria,

Ainda

Que, tardia...!


IV


...Até que a luz,

No fundo do túnel

Irrompeu o impossível

Com o sabre

Do robusto

PADRE,

Nato, 

MELHOR, NETO,

Em Queluz,

Iluminando

 Com as suas velas,

Brilhando

Como pérolas...!

...

V


(To be continued )


Camden Town( Tuesday), 29th August 2017.


          KK(NDO)

 PARABÉNS ,

MANO FERNANDO BATICÃ FERRIRA,

TCHAP,

FIRGUIDJA

QUE AINDA  ESTÁ 

DE PÉ !


(Em atraso)


I


Todos,

Unidos,

Uníssono,

Filhos 

Do Reino, 

Cantemos 

O hino

Dos nossos antepassados,

Parabenzemos

Àquele que nos orgulha,

Àquele que espelha

A nossa raiz

A nossa identidade

Naquele pais,

Ptchap(1),

Firguidja

De Badjumpôr,

Em Uthiacor,

Mano

Tio,

Avô, 

Bisavó 

FERNANDO BATICÃ FERREIRA

(MARATI),

Neste dia

De grande 

Alegria

Da familia

E de toda a comunidade

E babuque

De Baboque!


II


PARABÉNS,  MANO!

Sereno,

Lhe desejo muita saúde ,

Alegria

E felicidade, 

Na companhia

Da familia,

Tanto os que estão lá,

Bem como os que estão cá 

Na Europa, em África, 

Na América

E na Ásia!


Um grande abraço do manito 

                                                :  NDO"

 BEBER NA POTE

DA ÁGUA DA FONTE...!


I

Servia 

E bebia

Da água

Que jorra

E brota 

Da fonte

Contígua

De Bandjumpor,

Da cor

Branca e transparente

Naquela encosta

Que outrora

Vivia...!


II


Na manhã 

Serena

Da madrugada, 

Daquela bolanha

Em que cada 

Um pugnava,

Lutava

Pela sina,

Pelo sustentento

Diminuto,

Suficiente

Para cada 

Filhote,

Via-se pessoas 

De várias 

Idades atarefadas

Pelas lidas

Imensas

E diversas.


III


As crianças

Ocupavam-se de vigiar

Os arrozais

Ou de pastorar

 O gado,

Sentados num grande arvoredo ,

Mostravam,

Demonstravam 

As suas habilidades e suas graças.


IV


Lembro-me de "batuche"(1)

Que nos permitia trocar

Com mancarra(amendoim)

Nas aldeias contíguas,

Que depois ferviámos,

Torrávamos

Ou assávamos

E por fim, comíamos 

Deliciosamente!

Oh! O tempo de antigamente!

Éramos 

Rapazes 

E raparigas muito felizes!


V


Oh! Que bom ter a memória

Daquele tempo

Longínquo 

Da infância, 

Da adolescência!

As férias 

Do Natal,

Da Páscoa,

As férias 

Grandes,

Que  endiabravam

E enfeitiçavam

As pequenadas nas tabancas

Daquelas

Vilas,

Naquelas,

Daquelas 

Épocas!!!


VI


Oh que diferença

Abismal

Entre a criança

Daquela época

Em cada tabanca 

Com o tempo atual,

Em que tudo 

Gira,

Tudo

Se encerra

À volta do virtual!

Tudo

Circunscrito 

Tudo 

Fechado,

Cada qual

No seu mundo, 

Na sua hermética

Concha,

Cada um se fecha,

Relacionando 

Com o desconhecido,

Esquecendo 

Aquele(ou aquela) que está perto,

Que está ao redor,

Omitindo 

O amor 

Genuíno,

Ameno,

O mundo 

Em que ninguém 

Toca

Ninguém;

Em que ninguém 

Fala 

Ninguém, 

Mesmo estando

Na mesma sala,

No mesmo quarto

Ou na mesma

Cama...!


VII


Oh! A pote

Da minha fonte

D,outrora,

Naquela terra 

Tão distante !

A água que dela bebia

Ou que alguém me servia

Na caneca,

Naquela tabanca!

Tão doce,

Que fazia resplandescer 

E rejuvenescer 

A minha ténue 

Face,

Naquela suoerfície!


VIII 


Oh! Se me lembro 

Ainda o dobro

Que ainda existe 

No meu cérebro, 

Na minha mente!


1. Resto do arroz que fica por apanhar/colher. 


(Continua )


Stamford Hill ( friday, 11 p.m.), 27th August 2021.


                                                               KK NDO)

 HAPPY

BIRTHDAY, 

KENZO!


Congratulations, KENZO!

Thank you my God, for this day that gave us a great gift, the life of the great KENZO to the world! 

Protect, give him health, success on the company of his family life, joy and a lot of happiness!


 From the grandfather with great affection.

FELIZ

ANIVERSARIO,

KENZO!


Parabéns, KENZO! 

Obrigado meu Deus,  por este dia que nos deu uma grande prenda, a vida do grande KENZO ao mundo! 

Proteja, dê-lhe saúde,  sucessos na vida, alegria na família e muitas felicidades!


Do avô com muita afeição.

 

      "NDO"

 PARABÉNS, Mamama! Saúde e muita força, minha Kodé! Que Deus te abençoe e proteja na companhia dos filhos! Um beijo grande do mano.

 Netchy sobrinha,  muitos parabéns! Que Deus te ilumine,  abençoando-te com os teus filhos! Que este dia repita por muitos anos de vida!

Um grande beijo daquele que tu tens muita consideração e estima.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

 BEBER NA POTE

DA ÁGUA DA FONTE...!


I

Servia 

E bebia

Da água

Que jorra

E brota 

Da fonte

Contígua

De Bandjumpor,

Da cor

Branca e transparente

Naquela encosta

Que outrora

Vivia...!


II


Na manhã 

Serena

Da madrugada, 

Daquela bolanha

Em que cada 

Um pugnava,

Lutava

Pela sina,

Pelo sustentento

Diminuto,

Suficiente

Para cada 

Filhote,

Via-se pessoas 

De várias 

Idades atarefadas

Pelas lidas

Imensas

E diversas.


III


As crianças

Ocupavam-se de vigiar

Os arrozais

Ou de pastorar

 O gado,

Sentados num grande arvoredo ,

Mostravam,

Demonstravam 

As suas habilidades e suas graças.


IV


Lembro-me de "batuche"(1)

Que nos permitia trocar

Com mancarra(amendoim)

Nas aldeias contíguas,

Que depois ferviámos,

Torrávamos

Ou assávamos

E por fim, comíamos 

Deliciosamente!

Oh! O tempo de antigamente!

Éramos 

Rapazes 

E raparigas muito felizes!


V


Oh! Que bom ter a memória

Daquele tempo

Longínquo 

Da infância, 

Da adolescência!

As férias 

Do Natal,

Da Páscoa,

As férias 

Grandes,

Que  endiabravam

E enfeitiçavam

As pequenadas nas tabancas

Daquelas

Vilas,

Naquelas,

Daquelas 

Épocas!!!


VI


Oh que diferença

Abismal

Entre a criança

Daquela época

Em cada tabanca 

Com o tempo atual,

Em que tudo 

Gira,

Tudo

Se encerra

À volta do virtual!

Tudo

Circunscrito 

Tudo 

Fechado,

Cada qual

No seu mundo, 

Na sua hermética

Concha,

Cada um se fecha,

Relacionando 

Com o desconhecido,

Esquecendo 

Aquele(ou aquela) que está perto,

Que está ao redor,

Omitindo 

O amor 

Genuíno,

Ameno,

O mundo 

Em que ninguém 

Toca

Ninguém;

Em que ninguém 

Fala 

Ninguém, 

Mesmo estando

Na mesma sala,

No mesmo quarto

Ou na mesma

Cama...!


VII


Oh! A pote

Da minha fonte

D,outrora,

Naquela terra 

Tão distante !

A água que dela bebia

Ou que alguém me servia

Na caneca,

Naquela tabanca!

Tão doce,

Que fazia resplandescer 

E rejuvenescer 

A minha ténue 

Face,

Naquela suoerfície!


VIII 


Oh! Se me lembro 

Ainda o dobro

Que ainda existe 

No meu cérebro, 

Na minha mente!


1. Resto do arroz que fica por apanhar/colher. 


(Continua )


Stamford Hill ( friday, 11 p.m.), 27th August 2021.


                                                               KK NDO)

 OS  VENDAVAIS

DO MEU   PAÍS


I

 A balbúrdia,

A discórdia

Que irradia

E incendeia

Dia

Após

Dia,

Aquele pequeno

E grande 

País

À beira -mar,

Junto ao Oceano

Atlântico,

Preocupa -  me imenso !


II


A loucura

Por aquela

Bela

Terra, 

Impele - me  à escrita,

Para dizer 

E transmitir

O que penso

E o que sinto

Por ela

E pelo povo

Que me incita

A desbravar o manto

Inculto

E denso.


III


Os instintos

Individuais, 

São consequências

Dos vendavais,

Das ventanias

Que sopram do Oeste

E do Este

Do meu país,

Que nos dividem

Em todos os momentos.


IV


Devemos 

Conter

As nossas emoções

E agirmos 

Racionalmente

Em prol das nossas populações,

Do nosso povo

E do nosso país.


V


O país

Encontra - se

Em crise,

Encontra - se

Numa situação difícil

E não é fácil

De um momento

Para outro,

Encontrar uma solução

Consensual

Que dirima

O problema

Do conflito

Individual

E pessoal

E se encontre o foro

De entendimento

Entre os principais

Agentes,

Dirigentes,

Atores

Políticos e militares

Da Nação.


VI


Devemos 

Exortar

Os nossos governantes,

Os nossos dirigentes

A se dialogarem,

A não se digladiarem,

A não medirem

Forças

E tentarem

Minimizar as desgraças

Do povo

Que se tornou,

Que se transformou

No escravo

Das suas contendas

Desenfreadas.


VII


Devemos

Pedir

Aos nossos governantes,

Aos nossos dirigentes,

A imitarem

Os exemplos

E zelos

Dos nossos vizinhos(Senegal, Gâmbia e Guiné - Conacri),

Que se pautam 

Pelo diálogo,

Consenso,

Compromisso,

Entendimento

E assim, atingem 

Os objetivos

Que pretendem

E definem

Para os seus povos,

Enveredando pelos caminhos

Dos seus sonhos:

Paz,

Progresso

E desenvolvimento.


VIII


Por que razão

Os guineenses

Não podem rir,

Não podem brincar,

Não podem dormir

E sonhar

Com a paz,

Sossego,

Tranquilidade,

Democracia,

Justiça

E felicidade?


X


Por que razão 

Não escrevo

Sobre o desenvolvimento

Do meu país

E apenas e só o conflito

Atrás

De conflito?


XI


 Se as armas 

Se calarem,

Se os políticos e militares

Se entenderem,

As lágrimas

Cessarão 

De verter

Nas faces

Ténues

Das mulheres 

E mães guineenses;

Diminuirão

As crises

E o sol brilhará

Em todos os cantos 

E recantos

Da nossa terra!


XII


É o sonho

Do homem,

De quem

Sempre

Ergue o punho

E o pano

Africano

Que o cobre,

Em sinal da luta/ vitória,

E da alegria

Em cada dia.


XIII


É por esta  Nação,

Que não

Cessa a pulsação

Do coração,

Deste cidadão,

Na emigração.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( ODIVELAS, quinta feira, 12horas 21 minutos), 27 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                                                                                                                                      KANKAMBALL ( NDO )

 A  CRENÇA

IMENSA...


I


As águas

Turvas 

Das

Lagoas

De  Plumpe(Pelempe)

E de Bandjumpôr,

Em Utiacor,

O meu amor,

As pujanças

Das

Crianças

Nelas

Nascidas

Ou criadas...


II


Na emigração,

Têm

A missão

De fazerem

De  cada

Coração,

A sonda

Como açorda

Que faz 

De cada 

Rapaz

Alentejano

Mais robusto

E forte

No posto

Que ocupa em cada

Parte,

Lá para o Oceano...


III


Turvo

No pensamento

Em cada momento,

O " suevo"

Que se encontra

Em férias

Nas  cantarias

Dos"Anglo-Saxões",

Dos "Bretões",

Procura 

"Queimar"o tempo

Antes que este queime o seu corpo,

Escrevendo poesias,

Delícias,

Do seu coração

Em ebulição...


IV


Continua


Stamford Hill ( terça-feira, 03h44m), 27/08/2019.


                       KK(NDO)

 Se realmente

Pretende ser excelente,

Olha para frente

Usufrui ao máximo

A amizade do próximo!

Sonha 

No amanhã

Que não está tão distante!

 PARABÉNS,

JOVEM

JAILSON!


Parabéns, jovem Jailson, neste dia que já homem és! , Desejo-te  saúde, muitas felicidades em companhia dos teus pais e familiares! É com uma satisfação, meu querido neto, que te felicito neste dia tão especial da tua vida e na dos teus pais, anelando-te sucessos nos estudos, e juízo que é preciso no que sonhas  na vida ativa que se avizinha!

Um grande abraço do avô.

 PARABÉNS JAILSON 


Parabéns, 

Jailson,

Por mais um ano de vida!

Que seja um ano 

De de vitalidade,

Com muita saúde 

E felicidade,

De um jovem cheio

De vida,

De energia 

Consubstanciada 

Em sonhos

E projetos

Materializados!

 

Desejo-te um bom dia

Na companhia

Da tua querida família!


                Do avô com muito carinho.

 HAPPY

BIRTHDAY,

JAILSON!


I


Feliz aniversário,

Meu netinho!

Que o Império 

Da razão 

Cresça como o grande

Sonho 

No teu coração 

Com muita saúde,

Alegria,

Humanidade

E felicidade 

Em companhia  

Da tua família!


II


A palavra

Gratidão,

Associada 

A honra

Ao Nosso Senhor 

Criador,

Que, permitindo

A tua vida

Na vinda

A este mundo,

É o meu prmeiro gesto

De agradecimento 

Do primogénito

Do pai, 

Da mãe,

Em duas palavras,

Dos pais

E dos avôs!


III


Que o teu caminho,

Vá ao encontro

Do sonho

De ouro

Dos que te conceberam,

Te amam

Na verdadeira 

Aceção da palavra!


IV

Uma sexta 

Abençoada,

Esta 

Do teu aniversário


Com estima

De quem te ama


                            Do  avô " NDO"

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

 Lembrar

Este dia:


“ALGUIM,

KIM,

KU 

NÔ TERRA

IARA ? !!!”


I


É uma praga

Que esmaga

A nossa Guiné,

Que nega

A sua prosperidade,

E felicidade?!!

É uma praga

Que o seu povo

Paga

Na sua pele?!!


II


Ai, minha Guiné!

Jamais 

Voltará

A ser aquele país,

Aquela terra

D,outrora?!!!


III

A instabilidade

Permanente

Deixa cada compatriota

Demente,

Doente,

Apreensivo

Pelo “desnorte”

Do seu povo,

Porque vê a sua sociedade

Cada vez mais distante

Do seu desígnio,

Da meta

Deste

Milénio!


IV


Os guineenses

Fora

Da sua terra,

Os guineenses

Na diáspora,

Estão muito tristes

Pelos atos,

Pelos acontecimentos

Constantes 

E frequentes

Atribuídos aos seus dirigentes 

Políticos,

 E militares,

Que não têm sido idóneos

Na condução

Do destino da sua Nação.


V


Que pena

Esta sina,

Que nos condena

E nos depena,

Na cena

Nacional 

E internacional!!!


VII


Eu, pessoalmente,

Repugno

E condeno

Veementemente

Todos

Os atos e medidas tomados

Com precipitação,

Tomados 

Sem meditação,

Precaução

E ponderação,

Tanto da parte

Do presidente

Ou do outro dirigente.


                                   VIII


Bem longe,

Hoje,

Da minha pátria 

Escondido

Num canto,

Mas não indiferente

Em relação a tudo 

O que se passa 

Naquela praça

Maravilhosa,

Com receio 

E medo

Do “rastreio”

Que possa vir

A conduzir

A minha terra

A uma eventual guerra

Civil,

Pois, existe 

No presente,

Um barril

De pólvora

Latente,

Uma guerra

Sempre ignóbil !


IX


Não !

Não,

À ressurreição

Dos fantasmas

Do passado nas almas,

Já calmas

Da minha gente,

Do meu povo !!!


X


Os dirigentes 

Atuais

Do nosso país,

Deveriam

Aprender

Com os erros 

Dos que nos governaram

No passado recente;

Deveriam

Pôr a mão

Na consciência

E ultrapassarem

As querelas pessoais,

Os ódios, as vinganças e os rancores

Individuais

E pensarem

Nos dividendos

Coletivos,

No desenvolvimento

E progresso 

Da Nação

Guineense.


XI


Ninguém 

Deve pôr em causa

A felicidade

Do povo

Em geral

E tentar gerir 

Os negócios 

Da Pátria,

Da Nação

Como se fossem

Do seu lar,

Da sua própria casa!


XII


“ Quero, posso e mando”,

Deve ser banido

Numa sociedade

Que se pretende

Ser progressista,

Democrática,

Pluralista

E igualitária.


XIII


Se a Constituição

Da República,

É ambígua

Na sua interpretação,

Ela deve ser revista

A fim de a adaptar,

Aos tempos modernos,

À luz da modernidade,

Como um Estado de direito,

Evitando

À tirania

E à usurpação

Do poder


Por qualquer

Ser,

Por qualquer

Dirigente,

No presente 

E doravante.


XIV


Por esta Nação,

Não

Cessa a pulsação

Do coração,

Deste cidadão

Na emigração!!!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( ODIVELAS, 4ª FEIRA, 11H20 MINUTOS), 26 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                        KANKAMBALL ( NDO

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 O JOGO

PERMITIU O DIÁLOGO

NO ABRIGO.


I


Na floresta

Densa da minha África, 

Conseguiu- se o desejado,

O saudável 

Numa família,

Numa relação  genuína,

Franca,

Reunindo

Todos num ambiente amigável,

De solidadriedade,

De alegria

E de autêntica 

Convivência 

Como uma comunidade!


II


Através ideia

Genial da Kádia,

Por meio do simples jogo,

Foi possível num abrigo,

Estabelecer o diálogo,

Entre a Kássia,

A Kalenguia

E o  Kapongo!


III


O virtual,

Tornou-se o real,

Nutrindo

A plenitude

Da humanidade

Que tinha desaparecido 

Ou estava desaparecendo

Paulatinamente

No ambiente

Familiar

Pela invasão das redes sociais.


IV


Oh madre mia!

Que alegria

Transbordando

No cubico não dourado,

Graças a Deus,

Pela anomalia

Da Internet neste dia!


V


Algures,

Noutros 

Lugures

De muitos quilómetros,

Onde o Kapongo

Pretendia 

A alegria 

Das suas férias

Notabilizadas pelas incúrias,

Soma-se,

Dia

Após dia,

A crise!

Ela avoluma-se!


Stamford Hill (WEDNESDAY,  3:48), 25th August 2021.


                               KANKAMBALL(NDO)

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 VERDE

ESPERANCA


I


Naquele espaço

Tão exíguo,

Que apenas

Meço 

O passo

Das três meninas,

Minhas heroínas;

O espaço

Que apenas

Mal cabe um individuo,

Um "concó".


II


Mas a esperança

Que repousa

Na criança,

Expulsa

Qualquer

Desconfiança,

Qualquer

Descrença;

Vence

Qualquer

Dificuldade,

Qualquer

Adversidade

E se avance

Com determinação,

Sem hesitação.


(Continua)


Outlet Estrada(quarta-feira, 17 horas), 24 de agosto de 2016.


KK (NDO)

 As brisas vindas do Tejo/, o passeio /por qualquer meio/, a cada/ ensejo/, se  aproveita/: a pé ou de bicicleta/! É o que faz a minha querida/ Kelcy.

domingo, 22 de agosto de 2021

 UM REPTO

AOS MEUS CAROS CONCIDADÃOS:

O VOLUNTARIADO 

PARA A GUINÉ-BISSAU!


    Como cidadão/ preocupado/ com a sua nação/, venho fraternalmente/ através deste/ meio, lançar um repto: voluntariado para a Guiné-Bissau! 


   Eu, que nada fiz/ para aquele país/ que me viu a nascer/ e crescer/, gostaria de voltar/regressar/, a fim de dar o meu quinhão/, a minha contribuição/ para a construção/reconstrução/ daquela Nação/ do meu embrião/.

   Eu queria/terminar os meus últimos dias naquela terra, a fim de me sentir real e totalmente realizado como pessoa e compensar o que aquela Nação e os meus familiares fizeram para que eu, hoje, pudesse pelo menos, ter a consciência de estar a escrever e a refletir sobre à minha Nação principalmente e sobre os seus problemas. Muito me dói ouvir falar mal do meu país, pois, é como se alguém falasse mal de mim, isto é, me acusasse indiretamente ou pessoalmente.

   O voluntariado para fazer/ com que o país se evolua/, se desenvolva/ e permita/ devolver/ a dignidade/ e a felicidade/ que aquela gente humilde/ e alegre merece!

   O objetivo é tirar a Guiné da situação em que, ironicamente, não consegue desvincular-se/ e desenraizar-se: da instabilidade, da corrupção, da inércia, do nepotismo, do clientelismo, do egoísmo, da apropriação indevida da “coisa pública”, da falta de respeito para com a pessoa humana, etc, etc.

   

   Dói-me,

   Mói-me

   Tudo o que se passa,

   E grassa

   Naquele lindo país,

   Naquele canto maravilhoso

   Dos meus pais,

   Naquele paraíso

   Da criação,

   Da nossa geração

   Que está em degradação,

   Que está em podridão,

   E que urge e se torna preciso,

   À sua recuperação

   Como uma grande Nação!


   Há bom pouco tempo, nas minhas reflexões soltas, neste mesmo espaço/, que chamo/denomino de laço/, tinha solicitado aos Excelentíssimos senhores da governação/, da Nação/, 

respetivamente, o sr. Vaz e o sr. Pereira, que dessem/ mãos/, que andassem de mãos / dadas como irmãos/, a fim de permitir a paz à nossa terra! Mas, infelizmente, esse meu apelo não teve o efeito necessário, desejado, não teve o eco esperado nos meus irmãos que conduziam o destino da nossa Nação.


   

   Estou disposto,

   Neste (meu) repto

   A encontrar irmãos

   Para aprofundarmos 

   Reflexões

   Com o intuito

   De encontrarmos

   A plataforma

   De entendimento

   E de resolução 

    Do problema

   Que afeta  à nossa Nação.


Tenho saudades do tempo que não volta mais, do tempo que apenas está na minha consciência, o tempo é apenas de reminiscência da infância, da adolescência/, da juventude, da minha mocidade, naquela bela cidade de Canchungo, sobretudo da Rotunda de Três Luz.! Mas não é da saudade que aqui venho falar. Venho falar duma realidade/ preocupante atualmente/, para todos aqueles que amam realmente/ aquela terra, venho falar do meu repto sobre o voluntariado para a Guiné-Bissau. Voluntariado como aquele que efetuei nos meus tenros 17 anos em Canchungo, dando aulas debaixo duma frondosa árvore, duma mangueira, ensinando e instruindo os meus conterrâneos/compatriotas mais novos, o ABCD . Sentia-me muito feliz naquela altura, por estar a ajudar os meus irmãos! Sentia-me muito feliz, porque fazia algo útil a minha comunidade, à minha sociedade. Sentia-me feliz também, por saber que estava a compartilhar o mesmo espaço, numa sala contígua, com o meu antigo professor primário, o ilustre professor Antero Sampaio da Cruz, dando aulas aos mais pequenos, na antiga Escola Primária da Missão Católica. Oh! Que bom recordar/ e voltar/ a viver/ com o prazer/ o tempo que não volta!


   Eu sei e estou perfeitamente/ consciente/ que é fácil/ dizer/, falar/ sobre o que vamos/ ou devemos/ fazer/. Mas, na hora da verdade, torna-se difícil/, a sua efetivação/, a sua concretização/, pois, muitas das vezes, caímos no mesmo/ erro, no mesmo/ circuito, no mesmo esquema/, no mesmo/ sistema/ e sermos/tornarmos/ ainda mais corruptos que os que encontamos/, que os atuais, que os anteriores. É preciso, sim, A DIGNIFICAÇÃO DO APARELHO DO (DE) ESTADO, UM ESTADO NA VERDADEIRA ACEÇÃO DA PALAVRA.


            DO 

            CIDADÃO

           “NDO”,

            PREOCUPADO

            COM A SITUAÇÃO

            DA SUA NAÇÃO.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( SEXTA-FEIRA - 12H05 MINUTOS), 14 DE AGOSTO DE 2015.


                                                    KANKAMBALL (NDO)

 O MÊS

DE AGOSTO,

A VIUVEZ

DAQUELE QUE TEM GOSTO

DE PARTILHAR O SEU CONHECIMENTO...!

I

É este mês 

Que me fez

Um "João de Deus"

Para os meus 

Irmãos,

Para os meus 

Concidadãos,

Para serem

Cidadãos

Conscientes,

A fim de compreenderem

Os momentos presentes,

Entenderem

Os louros,

Os saberes,

E sabores

Dos outros horizontes

E os contornos futuros!

II

O mês 

De Agosto

É o mês

De prazer,

De lazer,

Mas também

De inquietação,

De ansiedade,

Para aquele que tem

Algum conhecimento

Na área de educação,

Que exerce a sua atividade

Sem qualquer vinculação

Ao Ministério

Que o proporcionou 

A formação

Académica,

Dando-lhe um emprego precário,

Isto

É, sem no entanto,

O incluir no seu “império”.

Algo que muito

O choca !

III

Os “ calos”

No ramo educacional,

Deram-me um potencial

Para suportar todos os abalos

E todos os pesadelos

Que possam afetar

A minha moral,

E assim, enfrentar

Com a esperança

Qualquer mudança,

Qualquer ocorrência,

Na alternância

Política,

Nesta república

Democrática.

IV

Findo

O mês

De agosto,

Termina

O contrato

Celebrado

Com o patronato,

E o “nómada”

Que apenas ensina,

Fica na viuvez,

Fica no “ Deus dará”

À espera 

Da sua sorte

No horizonte!

V

Terminam as férias

Tão frias

Como águas

Longínquas

Nas lagoas

Antárctidas!

O “nómada

Docente”

Impotente

No que emite

De forma nobre

E decente,

Abre 

O seu coração

Para mais um combate

Da (na) sua vida,

Que muito ama,

E que se aproxima.

PÓVOA DE SANATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 15H35 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.

KANKAMBALL ( NDO)

 EIS OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS

QUE ENCHEM AS NOSSAS VISTAS

EM TODAS AS PISTAS!


I


Os meandros,

Os contornos

Que fazem da nossa terra

Vidros

Quebrantáveis 

E fáceis 

De subornos,

A carne apetecível e tenra

Para esses nossos compatriotas,

Os três protagonistas

Que abaixo

Apresento,

Ou acrescento

Como anexo,

Que se exibem como os donos

Da nossa terra

E dos nossos destinos!


II


Um país

Que os nossos pais

Nos alegaram;

Que os nossos antepassados

Nos doaram;

Que os nossos combatentes

Da Liberdade da Pátria

Regaram 

Com o seu sangue,

Duma forma

Sublime,

Nobre 

E heróica,

Com sabre

E arma,

Para podermos ter um nome,

Uma pátria,

Uma nacionalidade ! 


II


A razão

Estará de que lado?

Do Presidente?

Do Primeiro - Primeiro Ministro?

E qual o motivo do Segundo - Primeiro Ministro?

A nossa Guiné,

Estará eternamente

Condenada às sublevações,

Às intrigas intestinas,

Guerras contundentes

E fratricidas?


III


Todos elevam os braços

Como sinal 

De fidelidade

E juramento

À Constituição

Da nossa Nação,

Da nossa sociedade!


IV


Todos,

Sem exceção,

Pois, até os ditadores

Juram à Constituição,

Enchendo as suas bocas

De” povo”, povo, povo…

Democracia, democracia, democracia,

Poder que vem do povo;

Que são representantes legítimos

Do povo, das populações,

Dos seus eleitores…!


V


Seremos 

Capazes

De observar e ler nos palmos

Exibidos,

Levantados

Das mãos

Dos nossos irmãos,

Como quem lê a sina,

A sorte, o desígnio,

O futuro

De uma pessoa,

De uma nação?!

Os palmos

Das mãos

Erguidas

Dos nossos irmãos,

São simplesmente

Para “ o inglês ver”?


VI


Dos três irmãos,

Independentemente

Dos seus sermões,

Quem estará bem intencionado

Com os verdadeiros problemas

Da nossa Guiné?


VII


Ai! Ai Guiné!

Guiné 

“Dessane”!!!

Irmãos,

Continuemos

A acreditar

E a sonhar

Para não deixarmos

Definhar

A nossa querida Guiné!!!


VIII


Juntemos 

As nossas vozes,

Mil vezes,

Denunciando todos aqueles que pisam à nossa Constituição

A seu bel prazer, pela sua ambição e proveito pessoal,

Para que a Comunidade Internacional

Possa ouvir as nossas inquietações,

As nossas intenções,

Àquelas que vêm das nossas verdadeiras populações,

As suas puras e genuínas aspirações

E ambições !

Apelemos

Aos nossos irmãos,

Para não se digladiarem por meros interesses pessoais e individuais

E que dêem a prioridade ao diálogo, ao consenso, ao compromisso, ao entendimento,

Para o bem comum.


PÓVOA DE SNATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 20 HORAS E 23 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.


                                      KANKAMBALL ( NDO)

 O REGRESSO

APOS UM ESCASSO

PERIODO DE DESCANSO!


I


A Deus, agradeço,

Como sempre faço,

Por este azo

De gozo,

Em companhia 

Da família

Que me deu tanta alegria

E folia

Na terra multicultural

E plurirracial.


A todos

Os meus queridos

E amigos

Que, de bracos  abertos

Me acolheram , 

Os meus sinceros agradecimentos

Por tudo o que me fizeram.


Londres,

God bless

Os seus habitantes

Em todas as suas partes:

Os das grandes mansões,

Ou os que estão nos(nas) "Flates",

Sem exceções.

 

Vivi

E vi

Com os meus olhos

Os trabalhos

Que executam diariamente,

A fim de conseguirem a fonte

Para o sustento 

Dos seus lares,

Dos seus familiares

E fazem-nos com muito

Proveito.


A dignidade 

De um homem,

Provem

Da sua combatividade,

Da sede

Que se tem

Da honradez

Que Deus o fez,

Como o ser absoluto

Sobre cada assunto

No espaço terrestre

Para sempre.


Vivi

E vi

Com os meus próprios olhos,

Como os homens

Lutam incansavelmente,

Diariamente

Para a sobrevivência,

Para a garantia

Da sua própria

Existência.


Não nos iludamos

Do que somos,

Do que fomos

E seremos

Nos cosmos

Onde nos hospedamos

E  hospedaremos !


Londres,

Pomar dos seres:

Dos que têm

Poderes

E os fazem

Superiores

E dos que nada possuem!

Londres

Fascinou -me,

Porque é uma cidade que não  dorme!

Fascinou-me imenso

Pelo movimento intenso

Que imprime!

Pareceu -me 

A mim,

Que não tem fim!

A luz

De cada " bus"

De Hackney  Central  Station

A Tottenham,

A Angel Corner,

A Oxford Circus,

A London Bridge, etc.


...E as saudades apertam.

Da fisionomia, jorram

As lágrimas

Do cimo

Das brumas,

E...tremo,

E temo...


(Conti)


Gatwick, 23/09/2016.


KK(NDO)

 Recordar,

É chamar

A memória:


EIS OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS

QUE ENCHEM AS NOSSAS VISTAS

EM TODAS AS PISTAS!


I


Os meandros,

Os contornos

Que fazem da nossa terra

Vidros

Quebrantáveis 

E fáceis 

De subornos,

A carne apetecível e tenra

Para esses nossos compatriotas,

Os três protagonistas

Que abaixo

Apresento,

Ou acrescento

Como anexo,

Que se exibem como os donos

Da nossa terra

E dos nossos destinos!


II


Um país

Que os nossos pais

Nos alegaram;

Que os nossos antepassados

Nos doaram;

Que os nossos combatentes

Da Liberdade da Pátria

Regaram 

Com o seu sangue,

Duma forma

Sublime,

Nobre 

E heróica,

Com sabre

E arma,

Para podermos ter um nome,

Uma pátria,

Uma nacionalidade ! 


II


A razão

Estará de que lado?

Do Presidente?

Do Primeiro - Primeiro Ministro?

E qual o motivo do Segundo - Primeiro Ministro?

A nossa Guiné,

Estará eternamente

Condenada às sublevações,

Às intrigas intestinas,

Guerras contundentes

E fratricidas?


III


Todos elevam os braços

Como sinal 

De fidelidade

E juramento

À Constituição

Da nossa Nação,

Da nossa sociedade!


IV


Todos,

Sem exceção,

Pois, até os ditadores

Juram à Constituição,

Enchendo as suas bocas

De” povo”, povo, povo…

Democracia, democracia, democracia,

Poder que vem do povo;

Que são representantes legítimos

Do povo, das populações,

Dos seus eleitores…!


V


Seremos 

Capazes

De observar e ler nos palmos

Exibidos,

Levantados

Das mãos

Dos nossos irmãos,

Como quem lê a sina,

A sorte, o desígnio,

O futuro

De uma pessoa,

De uma nação?!

Os palmos

Das mãos

Erguidas

Dos nossos irmãos,

São simplesmente

Para “ o inglês ver”?


VI


Dos três irmãos,

Independentemente

Dos seus sermões,

Quem estará bem intencionado

Com os verdadeiros problemas

Da nossa Guiné?


VII


Ai! Ai Guiné!

Guiné 

“Dessane”!!!

Irmãos,

Continuemos

A acreditar

E a sonhar

Para não deixarmos

Definhar

A nossa querida Guiné!!!


VIII


Juntemos 

As nossas vozes,

Mil vezes,

Denunciando todos aqueles que pisam à nossa Constituição

A seu bel prazer, pela sua ambição e proveito pessoal,

Para que a Comunidade Internacional

Possa ouvir as nossas inquietações,

As nossas intenções,

Àquelas que vêm das nossas verdadeiras populações,

As suas puras e genuínas aspirações

E ambições !

Apelemos

Aos nossos irmãos,

Para não se digladiarem por meros interesses pessoais e individuais

E que dêem a prioridade ao diálogo, ao consenso, ao compromisso, ao entendimento,

Para o bem comum.


PÓVOA DE SNATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 20 HORAS E 23 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.


                                      KANKAMBALL ( NDO)

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 OUTRA

VEZ,

AQUELA TERRA

AO INVÉS !!!


I


Já não sei o que devo escrever sobre aquela nossa terra!

Mais uma vez,

A nossa querida terra

Mergulhou-se

Mais numa crise,

O invés

Do consenso

E do progresso!


II


Será

Um novo 

Marasmo,

Um abismo

Na nossa terra,

Para o nosso povo?!

O colapso

Económico,

Já crónico

 E sem progresso

Nesse processo!


III


O novo Primeiro Ministro

Da Guiné - Bissau,

É já,

E chama-se 

Baciro Dja !!!

Uma nova crise,

Um mau

Maestro?!!!

O Presidente José Mário Vaz

Decidiu

E não 

Pediu

Opinião

À opinião pública

Nesta sua rubrica?

Isso vai contribuir para a paz?


IV


O que se passa

Na cabeça

Do nosso atual  presidente?

Outrora,

Na nossa terra,

Já tivemos um presidente

Ditador,

Àquele que nos causou muita dor!

Já tivemos

Um presidente

Demente,

Doente!

E agora,

O que temos?!


V


No mundo atual, todas as sociedades civilizadas procuram sempre o caminho do diálogo, do consenso, do desenvolvimento, para assim, satisfazer as mais profundas aspirações dos seus povos. Na nossa sociedade, ainda não conseguimos sair da selva, do mundo da barbárie em que a lei do mais forte é que consegue guindar e, assim, continuar a "devorar", os mais vulneráveis e mais fracos A Guiné deve guiar-se e seguir a senda da paz, da verdadeira democracia, da tolerância, do progresso e do desenvolvimento e, doravante, desvincular-se dos atropelos constantes às normas constitucionais e internacionais. Ninguém é ninguém nesta nossa passagem peregrina terrena para impor aos outros seja o que for, fosse o que fosse! 

E agora?! Quais serão os passos a dar, depois desse gigante retrocesso no processo do progresso que a Guiné tem vindo dar sinais de recuperação da confiança a nível interno e a nível internacional?! 


VI


IRMÃOS!

 É TEMPO

 DE NOS ENTENDERMOS,

 PARA ENCETARMOS 

 E DE DARMOS

ÀS MÃOS

PARA O CAMINHO

 DO GRANDE SONHO 

DO FUNDADOR 

DA NOSSA NACIONALIDADE!

É TEMPO

DE NOS URNIRMOS

PARA CONCRETIZARMOS

O OBJETIVO

QUE TINHA SIDO

TRAÇADO

PELO NOSSO FUNDADOR,

E TERMOS

MAIS FORÇAS

PARA TIRARMOS

O NOSSO POVO

DAS DESGRAÇAS

CRASSAS

QUE TEMOS 

ASSISTIDO

NA NOSSA SOCIEDADE!


VII


É com muita dor

Ser-se espetador,

Escritor

E sem poder 

Fazer 

Nada

Na vida

Que a todo, nos diz 

Respeito!

Confesso-vos que é um grande sofrimento,

Quando pinto

E faço o retrato

Daquela 

Terra

Bela,

Que fala

Constantemente ao meu coração,

Daquela Nação

Em que o seu povo merecia ser feliz!


VIII


Aguardo

Com serenidade

E Confiança,

Que o Estado

Guineense 

Consiga sair desta grave crise!

Que o diálogo prevaleça

A fim de afastar os fantasmas

Que levam os militares

A pegarem mais uma vez, nas armas.

Esses senhores

Que eu denomino sempre de "abutres"

Que ficam sempre à espera do estado

De putrefação

Para a sua atuação

Como atores.


IX


BEM HAJA!

QUE SE AJA

A BEM DA NAÇÃO,

 EIS A PREOCUPAÇÃO

DESTE HUMILDE CIDADÃO

NA EMIGRAÇÃO!


ODIVELAS(- LX-SEXTA FEIRA- 9 HORAS), 21 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                      KANKAMBALL

 QUE KU IARA

NHA SINHORA?!


I


Com a modéstia 

Inocência

E ignorância,

Pergunto

Em crioulo:

Quê ku iara

Nha sinhora?!


II


Amar

Não é pecado

E eu caí

Num buraco 

Sem saída,

Num beco

Sem saída!

O que posso fazer agora?

Afastar-me bem longe

Por um período

Bem dilatado

Para evitar o sofrimento?

Eu não sei, mas não tenho

Alternativa!!


20_08-2021.


KK (NDO)

 O TIME 

ONDE SE COME

E SE DORME...


I


Não há outra alternativa,

Senão,  comer 

E dormir

No time 

Onde me inscrevi

E vivi.


II


O tempo

É um inferno

Porque ninguém 

Conversa com ninguém 

E na cama,

Ninguém 

Toca

Ninguém, 

Nem 

Sequer alguém 

Fala 

Com alguém.


III


Arrependi-me 

Muito em ter vindo

Passar as minhas férias 

Este ano 

Em Londres, 

Porque fui mal tratado

E desprezado. 


IV


A preocupação 

É fornecer alimentação, 

Dar o vinho 

Encher os copos

Para depois ir ressonar,

Dormir 

Sem tocar

E incomodar

Aquele que nada quer 

No tocante a amor...!



(Continua)


20/08/2021


KK( NDO )

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 O GRANDE LEADER,

...,

VAI RECEBER

NESTE MÊS DE AGOSTO,

O SEU  PRINCIPAL

RIVAL,

O FUTEBOL CLUBE  DO  PORTO

...!


I


Será  um grande

Derbe (derby)(1),

Pelo que se percebe

Pela sonoridade 

Da atualidade,

Pois será uma  efeméride 

Entre os grandes

Craques 

Do Portugal 

À beira litoral!


II


Prever,

Antecipar

O resultado,

É  um pouco arriscado,

Só  pelo prazer,

Por desejar,

E só o faz

Este,

Aquele

Rapaz

Muito 

Arrojado

No domínio do desporto ,

Ainda que não seja perito.


III


Um risco,

Porque vai ser um jogo

Taco-a taco

No emprego

De táticas

E dicas

Novas,

Relativas

As tecnologias desporivas

Por parte 

De cada mister oponente.


IV


O nosso mister,

O nosso leader,

Àquele em quem confiamos

E acreditamos,

Vai dar-nos 

Um bom resultado

Nesta Liga NOS

Bem muito cedo!!!


V


Só queremos

Que os nossos

Heróis,

Nos dêem três pontos

Para estarmos

Muito agradecidos e satisfeitos!!!


Escrevi derbe, apenas para rimar, para harmonizar " grande, derbe, percebe, sonoridade, atualidade..."


(Continua)


Stamford Hill(Londres, terça-feira,  12h 54 minutos), 20/08/2019..


                                          KK(NDO)

 "À COTROBIDÓ"

DEITADO, 

SONHANDO...


I


Visões, 

Imaginações, 

São  lições 

Transmitidas 

Pelas cientistas entendidas

Nas matérias

Reais.

De quando

Em quando, 

Ando

Voando

Por um mundo 

Desconhecido,

Tentando

 Discernir o incógnito 

No Firmamento .

O que eu escrevo

Não é para ser entendido

Por qualquer

Ser 

Habitante

Desta parte

Do Universo

Imenso.


II


À cotrobidó",

Por que já não sou desejado,

Não sou apetecido

Num dado 

Período,

Ou num determinado 

Momento cronometrado,

Conectado,

O  contrato com o sr. NDO...


III


O momento

Apetecido

Está terminado,

Está acabado,

Está concluído . 

Agora, resta o do desprezo,

O da rejeição 

Da afeição. 

A normalidade,

Findou,

Terminou,

Caducou,

Cessou, 

Parou,

Minou...



IV


O momento 

De fingimento,

De hipocrisia,

De rodeios,

Estagnou 

E se encarou

E encarnou

Na verdadeira 

Personalidade,

A da verdade

Em carne e osso,

E nada omisso,

Nada de mentira,

Tornando-se sincera,

Tirando a máscara 

Na cara...,

Não importando

Com o sofrimento,

Com a dor

Daquele que ainda tinha amor

No seu débil

E frágil

Peito...!


V


É a altura

Da vedade

Nua

E crua,

Não a piedade,

A compaixão, 

A pena

De outrora,

Porque tinha um objetivo 

E um alvo 

A atingir,

Mesmo a fingir...


(Continua )


STAMFORD HILL ( FRIDAY, 05:13), 20TH AUGUST 2021.


                                     KK (NDO)

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

 CASABI

NA SUBI

DE TOM

NAQUEL TCHOM


(NHA CASABI

TAMBI)


I

Lá, bem longe,

Que nos abrange,

No silêncio, 

No ócio,

Na escuridão 

Da noite, 

Ninguém 

Vê 

Ninguem;

Ninguém 

Ouve

Ninguém,

Ninguém 

Toca ninguém,

Mesmo na multidão...!


II


Ninguém 

Sabe

De ninguém;

Ninguém 

Escapa,

Porque ninguém 

Topa

O mal

Que vem

Daquele quintal;

Ninguém 

Se  apercebe

Do que se

Passa ao lado,

Nem

Sequer o gemido!

Tudo

É despercebido,

Tudo

É ignorado

E desprezado!


III


É a concha

Em que cada um

Se fecha

Em algum

Lado,

Ignorando

A mancha

Que provoca uma racha

Na outra prancha,

Que parte,

Situada não distante...


IV


Naquele pedaço

Do Universo,

O peso

É como o vaso

Espesso:

É denso

É grosso,

É confuso 

E bem raso,

Em cada passo

Que eu meço!


V


O sono

É substituído 

Pelo "djungo",

Algo 

Mais ameno

E menos delicado,

Fino,

Descontraído 

Sem zumbido,

Sem incómodo 

Por aquele ou aquela que está dormindo. 


VI


Ávido

Pela paz,

O rapaz 

Faz

O que lhe apraz,

O que lhe apetece,

No mundo 

Que lhe pertence,

Porque conhece

Melhor 

O rigor,

Os preceitos,

Os mandamentos

Instituídos 

Da sociedade 

Onde 

Está inserido.


VII


Eu me atrevo 

No que escrevo,

Como escravo 

Que anela e  anseia 

Um objetivo 

Principal

E essencial

Do seu povo,

Um substantivo

Relativo 

À sua liberdade,

À sua dignidade,

Vivendo no progresso,

Na alegria 

Deste Universo,

Livre das correntes 

E garras dos seus oponentes,

Dos seus opressores, 

Dos seus invasores...!


(Continua)


Stamford Hill/Stoke NEWINGTON (Thursday, 03:23), 19th August 2021.


                                           KK(NDO)

 I


O hoje, existe para ser

Vivido;

O passado

É  o passado

Para ser 

Lembrado;

O futuro

E inseguro,

Que só a Deus pertence

E não está na nossa posse!

Não desperdice

A ocasião,

Que está

Na sua própria mão!

Faça a sua história 

Com muita alegria

Em cada dia

Que lhe irradia!

Desfrute cada momento 

Com muito

Gosto

E com prazer

Que veio ao mundo como um ser

Para viver!


II


Deixe

De lado

O que é  fútil 

E procure 

O que é útil

Para a sociedade

Onde

se insere,

Para o sucesso

E progresso

Do mundo,

Da humanidade!


Continua


High Brooms (Tunbridge Wells, 02h26 m, Inglaterra), 19/08/2019.


                    KK (NDO)

terça-feira, 17 de agosto de 2021

 COM A COMIDA DE MILHO,

ELE, RESISTIRÁ

QUALQUER TRABALHO

NA NOSSA TERRA...


I


O apelo 

Do Senhor

Por qualquer atropelo

Fomentado

Pelo exterior,

Será acatado

Por todos aqueles que têm

E nutrem 

Um grande amor,

Um amor 

Profundo

Por

Aquela terra que nos viu nascer 

E crescer...!


II


Tentar 

Subestimar,

Negligenciar

Tudo 

O que é sagrado,

Que tem custado

Muitas vidas aos nossos antepassados,

Aos tombados

Pela Luta de Libertação 

Nacional,

Da nossa NAÇÃO, 

Conduzidos

Pelo nosso imortal,

Camarada AMILCAR CABRAL,

Terá  consequências 

Nefestas para todos

Aqueles que estão a" comprar"

Consciências 

Dos nossos queridos 

Irmãos 

E concidadãos....!


III


Mesmo 

Estando

No fundo

Do poço,

Será necessário um máximo

Esforço

Por cada um,

Em lado algum,

Situado

Em qualquer ponto da nossa terra,

Para 

Que se levante de novo,

A bandeira

Pelo nosso povo,

A fim de resgatar a liberdade

E a dignidade 

Da e na nossa sociedade

Corrompida,

Roubada

E vexada

Pelas forças 

Estranhas,

Para não dizer, d,outras raças

De outras façanhas.. 


IV


Oh! O escudo

Bramindo,

Vindo 

Ao encontro

E ao socorro 

Daquele faminto,

Daquele que o alimento

Se escasseia

Em cada dia,

Em cada família,

Em cada membro

Da família,

Que ninguém auxilia

Na hora da agonia,

Porque o Estado

Está agora 

Constituido

Pelas pessoas de megalomania

Na nossa terra...!


V


Oh! Como calar-me,

Não falar em nome

Daquele que geme,

Daquele que teme

Pelo vexame

Que atormenta

Cada alma

Viva

Ou já morta,

Da minha querida

Bolama,

Da esquecida

Empada,

Fulacunda,

Da antiga nova Lamego, 

Do polon de Canchungo,

Do grito do pastor de Bafatá,

De Gabú, Xitol, Bula,

Lala, etc,

Etc...?!


VI


Não! Não! Não!

Porque o peso 

Do sofrimento,

É  enorme,

É imenso 

Em cada canto

Recôndito

Do universo

Guineense

Em quão crise!


VII


O vento

Leva o grito

E o pranto

Em tão vasto

Planalto

Coberto

De capim

Sem fim...!

O coração 

Amordaçado,

Incomodado 

Por aqule que semeia

A miséria

Em cada lado,

Com a demagogia

Da inauguração 

Da avenida

Macky Sall,

Que afinal, 

Aumenta" pot

Pot"

E o nível de vida

Da população,

Se degrada,

Dia

Após dia!!!...


VIII


Oh! Mesmo de (em) férias,

Se consegue ter mordomias,

Regalias

De/para descansar,

Repousar,

Esquecendo misérias 

Individuais,

Físicas e espirituais

Que pululam noutras 

Capitais

De longínquas  

Terras...!


(Continua)


STOKE  NEWINGTON/ STAMFORD HILL ( HACNEY, LONDON, WEDNESDAY,  03:49), 18TH AUGUST 2021.


                      KK (NDO)

 PARABÉNS, querido sobrinho! 

Um sonho

Tornado/transformado 

Numa realidade!

Mais 

E mais

E nunca é demais,

O saber

Para um ser,

Que quer 

Ser

E ter,

A fim de evoluir,

Ajudar

A construir 

E a melhorar 

O seu meio ambiente

E ao seu semelhante!

Força e muita saúde!


(Ao Fernando Vasco  Ferreira)

 UM DIA

DE ALEGRIA 

NA SUA COMPANHIA!


I


Deus sabe distinguir bons corações

De maus corações,  

Corações ruins e rancorosos! 

Deus está longe 

Mas está muito perto  

Dos seus filhos,  

Como o pastor está perto 

E sempre junto

Dos seus rebanhos!


II


Deus compensa os bons

 E castiga os maus! 

Dá prenda aos benfeitores 

E priva os malfeitores desta regalia.

Há seres que vivem engando

Os outros com palavras dóceis, 

Afáveis,  

Mas que dentro dos seus corações, 

 Só  povoam monstros para ferir os outros!

A mentira é sua terra,

A sua morada e enfeita a sua cara

Com uma máscara

Negra,

Preta 

E que só maltrata, 

Que só fere! 

Não ama! 

Finge amar!

E um anjoestá nas mãos de um felino,

De um lobo, 

De uma onça!


(Continua )


Stamford Hill( quarta-feira, 00:35), 18 de agosto de 2021.



                                    KK (NDO)

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

 ...IRMÃOS 

QUE SE DESPEDEM,

UNS ATRÁS D,OUTROS ...!



A  sua humanidade,

A sua abertura,

.Espontaneidade,

Um amante,

Um defensor da familiaridade 

"Bantubi",

De um homem ativo,

Dinâmico,

Um  " vivant"

Com o seu charme...

Eis que:


(II)


Mais um dia, um irmão 

Se despede

Do nosso mundo 

Sem 

Dar- nos dar-nos a mão,

Indo

Fazer parte

Integrante 

Dum outro desconhecido!

E lá, ali, como um hóspede!


III


Manuel Matos,

Um adeus,

Até breve!

Que a terra

Da tua sepultura,

Seja leve!

Que Deus 

Reserve

Ao manito,

Um canto 

De glória 

No seu Reino

Celeste,

Com a paz e  sossego !!!

domingo, 15 de agosto de 2021

 A INQUIETAÇÃO

DA  MINHA  NAÇÃO


I


Aqui, nestas linhas, volto a tecer as questões relacionadas  com a crise politico-institucional  verificada na ultima semana  Guiné- Bissau, que, infelizmente se saldou na destituição do governo do sr Domingos Simões Pereira e do maior partido político do país, o PAIGC.

Uma febre quase repentina, se apoderou de mim e se propagou por todo o meu organismo por esta notícia delirante da última hora. O acontecimento que o povo fez tudo por tudo para que não acontecesse, mas infelizmente, o presidente da República entendeu o contrário, argumentado que não tinha outra alternativa, senão aquela que tomou.Lamentavelmente, muita gente considerou considerou esta tomada de posição ao por parte do primeiro magistrado da Nação, quando tudo parecia correr correr sobre mil e uma rosas! As forças de bloqueio vieram de cima e, à tona, nos patentearam! Os pedidos de vários quandrantes da Nação  e a nível internacional, nao tiveram efeitos, à boa rececao nos ouvidos do nosso presidente. Terá ele, as suas razões? Essas são as muitas indagações  de todos aqueles que amam e estimam a Guiné-Bissau.

 

Póvoa de Santo Adrião (quinta feira, 11horas) 13 de agosto de 2015.


             Kankamball (Ndo)

 A FEW,

A FEW

MINUTES...


I


among beings

what do you want,

there is one you have

in landscapes

Far from your conscious,

From your unconscious...!


II


A few

minutes

for me...,

It costs you to dispense a few

minutes

for me?

A kiss, a touch,

a caress,

is something that makes you

 Lose your sleep,

because you're just thinking 

about the mass,

at church?

my life for you,

seems to me,

that no longer makes sense!

why don't you tell me

in order to face life

and accept the evident reality?!


III


I'm not the first man

on the planet that is rejected

and I won't even be the last!

be frank,

sincere and get rid of the nightmare

that was me!

I will not die for losing a woman's love!

I already lost a lot of important

in this life

and besides,

I must think I have something in this world!


IV



The way I came to him,

so I will be back!

nobody is nobody,

nor is there anything like a simple being!




UNS POUCOS,

UNS ESCASSOS

MINUTOS...


I


Dentre seres 

Que tu queres,

Há um que tens

Nas paisagens

Distantes do teu consciente,

Do teu inconsciente..!


II


Uns poucos

 minutos

 para mim...

Custa-te dispensares uns poucos 

minutos

 para mim? 

Um beijo, um toque, 

uma carícia, 

é algo que te faz perder o teu sono,

 porque só estás a pensar na missa,

 na igreja?   

A minha vida para ti, 

parece-me a mim,

que já não tem sentido! 

Porquê não mo dizes 

a fim de encarar a vida 

e aceitar a realidade evidente?! 


III


Eu não sou o primeiro homem 

no planeta que é rejeitado

 e nem sequer serei o último!

 Seja franca,

 sincera e se livre do pesadelo 

que soueu!

 Eu não vou morrer por perder amor de uma mulher! 

Eu já perdi muito importante

nesta vida 

e além do mais , 

devo pensar que tenho algo neste mundo!


IV



Da forma  como vim a ele,

 assim voltarei!  

Ninguém é ninguém,

nem tem nada como um simples ser !



 ...QUE A IGREJA

TE PROTEJA

CONTRA QUEM TE INTRUJA...!


I



Tanta

Coisa

Já está

Escrita

Sobre o que pensa

Aquele que muito

Ama

A sua dama,

Sobre a sua esposa,

A senhora 

Que tanto

Amara...!


II


Peço 

Muito perdão 

Pela minha maldição 

E rezo 

A cada hora 

Que seja perdoada

A minha maldade.

Como a pessoa humana

Com todos os defeitos 

E virtudes...!


III


O que se vai rezar

Hoje na Igreja?

Que me seja dada a recompensa 

Pelos meus bons atos?


CONTINUA


07:54-


15-08-2021.


KK (NDO)

sábado, 14 de agosto de 2021

 Il y a quatre ans,

J'avais lancé un défi :


UN VISAGE

A MES CHERS BOURSES :

FAIRE DU BÉNÉVOLAT

EN GUINEE-BISSAU !


    En tant que citoyen/ soucieux/ de sa nation/, je viens fraternellement/ par ce/ moyen, lancer un défi : le volontariat pour la Guinée-Bissau !


Moi qui n'ai rien fait / à ce pays / qui m'a vu naître / et grandir /, voudrais revenir / revenir / pour donner ma part / ma contribution / à la construction / reconstruction / de cette Nation / de ma embryon/.

Je voulais/terminais mes derniers jours sur cette terre, afin de me sentir réel et totalement épanoui en tant que personne et de compenser ce que cette Nation et mes proches ont fait pour que, aujourd'hui, je puisse au moins prendre conscience que j'écrivais et réfléchir sur ma Nationprincipalement et sur leurs problèmes.Cela me fait vraiment mal d'entendre de gros mots sur mon pays, car c'est comme si quelqu'un parlait de moi en mal, c'est-à-dire m'accusait indirectement ou personnellement.

Volontariat pour faire/faire évoluer/développer le pays/ et permettre/retourner/ la dignité/ et le bonheur/ que ces gens humbles/heureux méritent !

L'objectif est de sortir la Guinée de la situation dans laquelle, ironiquement, elle ne peut pas se détacher/et se déraciner : d'instabilité, de corruption, d'inertie, de népotisme, de clientélisme, d'égoïsme, de détournement de la « chose publique », de manque de respect. pour la personne humaine, etc, etc.

cela me fait mal,

   broie moi

   Tout ce qui se passe,

   et rage

   Dans ce beau pays,

   dans ce coin merveilleux

   De mes parents,

   dans ce paradis

   Dès la création,

   de notre génération

   qui est en dégradation,

   qui est en pourriture,

   Et cela presse et devient nécessaire,

   à ta guérison

Quelle grande nation !


   Il y a peu de temps, dans mes réflexions lâches, dans ce même espace/, que j'appelle/j'appelle un lien/, j'avais demandé aux Honorables seigneurs de la gouvernance/, de la Nation/,

respectivement, m. Vaz et m. poirier, se tenir / les mains /, marcher main dans la main / comme des frères / afin de permettre la paix sur notre terre ! Mais, malheureusement, mon appel n'a pas eu l'effet nécessaire, souhaité, n'a pas eu l'écho attendu chez mes frères qui ont dirigé les destinées de notre Nation.


   

   Je suis prêt à,

Dans ce (mon) exploit

   trouver des frères

   Pour aller plus loin

   reflets

   En ordre

   trouver

   la plateforme

   de compréhension

   Et de résolution

    du problème

   Cela affecte notre nation.


Le temps qui ne revient jamais me manque, le temps qui est juste dans ma conscience, le temps qui rappelle juste l'enfance, l'adolescence/, la jeunesse, ma jeunesse, dans cette belle ville de Canchungo, surtout dans la Rotonde de Três Luz.! mais ce n'est pas de la nostalgie dont je viens parler ici. Je viens parler d'une réalité / préoccupante actuellement /, pour tous ceux qui aiment vraiment / cette terre, je viens parler de mon défi de volontariat en Guinée-Bissau. faire du bénévolat comme celui que j'ai fait pendant mes 17 années tendres à Canchungo, enseigner sous un arbre feuillu, un manguier, enseigner et instruire mes plus jeunes compatriotes/compatriotes, ABCD. Je me sentais très heureux à ce moment-là, d'aider mes frères ! Je me sentais très heureux, parce que je faisais quelque chose d'utile à ma communauté, à ma sociétéJ'étais aussi heureux, sachant que je partageais le même espace, dans une pièce voisine, avec mon ancien instituteur, l'illustre instituteur Antero Sampaio da Cruz, enseignant aux petits de l'ancienne école primaire de la Mission catholique. Oh! qu'il est bon de se souvenir/ et de revenir/ de vivre/ avec le plaisir/ le temps qui ne revient pas !


   Je sais et suis parfaitement conscient/ qu'il est facile/ de dire/ de parler/ de ce que nous allons/ ou devrions/ faire/. mais, au moment de vérité, cela devient difficile /, sa réalisation /, sa mise en œuvre / car, plusieurs fois, nous tombons dans la même / erreur, dans le même / circuit, dans le même schéma / dans le même / système / et être/devenir/ encore plus corrompus que ceux que nous rencontrons/, que les actuels, que les précédents. ce qu'il faut, c'est LA DIGNIFICATION DE L'APPAREIL DE (DE)ETAT, UN ETAT AU SENS VRAIS DU MOT.


            DE

            CITOYEN

           "NDO",

            PRÉOCCUPÉ

            AVEC LA SITUATION

            DE VOTRE NATION.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (VENDREDI - 12:05 MINUTES), 14 AOT 2015.


                                                    KANKAMBALL (NDO)

 Four years ago,

I had launched a challenge:


A FACE

TO MY DEAR FELLOWSHIPS:

VOLUNTEERING

TO GUINEA-BISSAU!


    As a citizen/ concerned/ with his nation/, I come fraternally/ through this/ means, to launch a challenge: volunteering for Guinea-Bissau!


I, who did nothing / to that country / which saw me being born / and growing /, would like to return / return / in order to give my share / my contribution / to the construction / reconstruction / of that Nation / of the my embryo/.

I wanted/end my last days in that land, in order to feel real and totally fulfilled as a person and make up for what that Nation and my relatives did so that I, today, could at least be aware that I was writing and to reflect on my Nationmainly and about their problems.It really hurts me to hear bad words about my country, because it's as if someone spoke ill of me, that is, accusing me indirectly or personally.

Volunteering to make/ make the country evolve/ develop/ and allow/ return/ the dignity/ and happiness/ that those humble/ happy people deserve!

The objective is to get Guinea out of the situation in which, ironically, it cannot detach itself/and uproot itself: from instability, corruption, inertia, nepotism, clientelism, selfishness, from the misappropriation of the "public thing" , lack of respect for the human person, etc, etc.

it hurts me,

   grind me

   Everything that goes on,

   and raging

   In that beautiful country,

   in that wonderful corner

   Of my parents,

   in that paradise

   From creation,

   of our generation

   which is in degradation,

   which is in rot,

   And that urges and becomes necessary,

   to your recovery

How great a Nation!


   A short time ago, in my loose reflections, in this same space/, which I call/I call a bond/, I had asked the Honorable lords of governance/, of the Nation/,

respectively, mr. Vaz and mr. pear tree, to hold / hands /, to walk hand in hand / as brothers / in order to allow peace to our land! But, unfortunately, my appeal did not have the necessary, desired effect, did not have the expected echo in my brothers who led the destiny of our Nation.


   

   I am willing to,

In this (my) feat

   to find brothers

   To go deeper

   reflections

   In order

   to find

   the platform

   of understanding

   And of resolution

    of the problem

   That affects our Nation.


I miss the time that never comes back, the time that is just in my consciousness, the time is just reminiscent of childhood, adolescence/, youth, my youth, in that beautiful city of Canchungo, especially in the Rotunda of Três Luz .! but it is not the nostalgia that I come here to talk about. I come to talk about a reality / worrying currently /, for all those who really love / that land, I come to talk about my challenge about volunteering in Guinea-Bissau. volunteering like the one I did in my tender 17 years in Canchungo, giving classes under a leafy tree, a mango tree, teaching and instructing my younger countrymen/compatriots, ABCD. I felt very happy at that time, to be helping my brothers! I felt very happy, because I was doing something useful to my community, to my society.I was also happy, knowing that I was sharing the same space, in an adjoining room, with my former primary teacher, the illustrious teacher Antero Sampaio da Cruz, teaching the little ones at the former Catholic Mission Primary School. Oh! how nice to remember/ and come back/ to live/ with the pleasure/ the time that doesn't come back!


   I know and am perfectly aware/ that it is easy/ to say/ talk/ about what we are going/ or should/ do/. but, at the moment of truth, it becomes difficult /, its realization /, its implementation / because, many times, we fall into the same / error, in the same / circuit, in the same scheme / in the same / system / and to be/become/ even more corrupt than those we encounter/, than the current ones, than the previous ones. what is needed is THE DIGNIFICATION OF THE (DE) STATE'S APPARATUS, A STATE IN THE TRUE MEANING OF THE WORD.


            OF

            CITIZEN

           "NDO",

            WORRIED

            WITH THE SITUATION

            OF YOUR NATION.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (FRIDAY - 12:05 MINUTES), AUGUST 14, 2015.


                                                    KANKAMBALL (NDO)