sábado, 7 de agosto de 2021

 UM PROJETO

NOJENTO

EM FLECHA, 

POSTO 

EM MARCHA...


I


Um projeto

Em flecha,

Posto 

Em marcha

Na nossa sociedade,

Que

Corrompe,

Destroça,

Desgraça 

A nossa

Juventude...!


II


Eu não estou

A ser

Extremista, 

Pessimista, 

Mas sim, a ser

Realista. 


III


Ai, minha GUINÉ,

Que se 

Estagnou 

No tempo

E no espaço,

Pela crise 

Que, há décadas, 

A acantonou,

A confinou 

A um nada...!


III


Outras nações 

Apostaram-se

Num verdadeiro 

Desenvolvimento,

Apesar das imensas dificuldades,

Filiaram-se num modelo político,

Económico 

E social,

Para que os seus povos 

Beneficiassem 

E usufruissem 

Dos seus frutos,

Porque anseiam 

A liberdade,

A democracia

E, consequentemente,

A sua felicidade.


IV


Ai minha GUINÉ, 

Que se estagnou 

No tempo 

E no espaço,

Pela crise,

Que, há décadas,

A acantonou,

A confinou 

A um nada..!


V


Jovens,

Mulheres e homens,

Vós 

Sóis

O raiar

O desabrochar

Do amanhã 

Que se sonha,

A aurora 

Segura

Da(Na) nossa terra!


VI


Dez francs

Que se recebe 

Em cada reunião 

Que participas

Desse (Nesse) "ajuntamento ",

É uma pura 

Quimera,

Uma ilusão 

Que compromete

A geração

Vindoura 

Da nossa terra...!


VII


Ah! Logo,

Digo:

O projeto

Nojento

Em flecha,

Que está em marcha

Na minha terra,

Está condenado:


Quando se nega 

A liberdade 

Da individualidade,

Da associatividade 

De uma dada sociedade,

Se envereda pela ilegalidade,

Esmaga

Um dos pilares 

Basilares

Da Carta das Nações Unidas,

Adotada pelas nações civilizadas

E desenvolvidas,

Após a Segunda Guerra Mundial !!!


VIII


O projeto e os princípios 

Dos regimes ditatoriais,

Estão já caducos

E já não têm lugar

No século XXI  !!!

  

(Continua)


Alfornelos(domingo, 14:25), 19 de julho de 2020.


                                                 KANKAMBAL

Sem comentários:

Enviar um comentário