terça-feira, 31 de janeiro de 2023

 Janeiro

Foge

E fevereiro

Reage

E nos dirige...!


I


Marcha

Progressiva,

Que não é nociva,

Nem nos mancha

Na caminhada

Da vida...!


II


Deus

Nos Céus,

Criatura 

Na terra!

Homem

Que vem

Da sua costela

E que contempla

Dia 

A dia

Na sua ação quotidiana,

Hodierna,

Concedendo-lhe

Todo o detalhe

De ter toda a Liberdade

E pontencialidade

De ser o senhor absoluto

Sobre tudo que o rodeia

E apto

No que se desencadeia

No planeta

Onde habita...


III


O sono

Tranquilo,

É aquele que se tem

Sem 

Atropelo,

Em virtude

Da falta da necessidade

Básica do menino,

Que não tem leite,

Pão,

Educação,

Saúde,

O deleite

Da diversão...


IV


A chama

Que provém

De lágrima

Que se derrama

Pelo que alguém

Trama

À minha Bolama,

Aquela

Bela,

E singela

Terra

Abandonada,

Esquecida

Pela sua insularidade,

Pela sua lonjura

Pelos políticos,

Novos 

Ricos,

Os mancebos

Pelos sucessivos

Roubos...


V


A lágrima

Que jorra

Da cara

Magra

Teima

De cima

Para baixo,

O corpo rouxo,

A pupila

Trémula

E quase cega,

Nega

E se desbrocha

Em flecha

A demanda

De algo que fecunda

A vida...


(Continua)


Encosta do Sol (sexta-feira, 1h00), 01 de fevereiro de 2019


KANKAMBAL (NDO)

 NÃO ESCREVO

PARA OBTER GOSTOS,

MAS POR UM IMPERATIVO: REGISTOS

DOS PENSAMENTOS...


I


O que o Facebook

Fez

Para cada truque

Em cada mês,

Em  cada dia 

Na estadia

De cada moradia,

Fazendo registo

Em cada hora,

Em cada minuto,

Em cada segundo

Vivido,

Como um verdadeiro

Quebra

Cabeça,

Que me alavanca e me alça.


II


Tudo me faz

Risonho,

Me dá a paz,

Ou me faz

Tristonho

Quando se trata 

De uma descrição

Cheia de alegria

Ou de tristeza

Quando se trata

De momentos maus...


III


A minha existência,

Melhor dito,

A minha sobrevivência

Neste planeta,

Dita

A minha árdua

 Labuta

Sem trégua

Em cada minuto;

Exige o meu marco,

Mesmo sendo

Parco,

Um contributo

Válido,

Uma experiência

Que sirva de exemplo

Para cada pupilo,

Para cada discípulo...


IV


Tanta

Coisa

Dispersa,

Perdida,

Em cada gaveta,

Em cada arrecadação

De cada habitação

Onde morei,

Onde passei

E, como nómada,

Fui obrigado a acordar

E a mudar...!


V


E graças ao Facebook

E a Internet,

Tenho  hoje um espólio

Mais ou menos organizado,

Guardado

Escrito ou vídeo,

Para a posteridade...


(Continua)


Encosta do Sol (sexta-feira, 3h00), 01 de fevereiro de 2019.


KANKAMBAL (NDO)

 Sou obrigado

A sempre recordar:


O SR. "RASO",

É FALSO

E PERIGOSO...!


I


O vivente

Brilhante 

Que sente,

Que não é arrogante,

Que não mente

Descaradamente 

À frente

Da sua gente,

Tem um suporte

Dignificante,

É decente

Perante 

O que promete...


II


Porquê 

Que a minha Guiné 

Está infetada,

Suja,

Imunda,

A fonte de tudo

O que é nocivo

Para o seu povo?


III


Cada dia que passa,

Emerge um novo

Caso,

Que prejudica

A imagem do país,

A reputação 

Da NAÇÃO 

Conquistada

À custa de muito suor,

Sacrifício 

E sangue,

E tudo nos arrasa,

Nos torna alvo

Pernicioso,

Nocivo

No relacionamento 

Com as nações dignas

E decentes!


IV


Porquê?

Porquê 

Minha GUINÉ?!

Por que tenho que escrever 

Coisas ruins,

Coisas tristes 

Sobre ti, MAMÉ 

GUINÉ?!

Por que não as coisas 

Alegres,

Positivas,

Que nos engrandecem?!


V


Até quando 

Os tempos 

De antigamente?!

Até quando

A proliferação 

Da MÁFIA 

Na nossa PÁTRIA?

Porquê 

A PUTREFAÇÃO 

Da minha NAÇÃO?

O fim do bom nome,

Que era a nossa conotação?!


VI


O meu choro,

Não pode ser definitivo,

Nem tão pouco

Do meu povo!

O sofrimento

Não pode ser eterno 

E perene 

Na minha GUINÉ!!!


VII


Eu queria

Parar

De escrever,

Mas não consigo,

Enquanto 

O meu povo

Continua   

Sem alegria

Na sua fisionomia,

No seu rosto,

No seu semblante 

Inerte,

Pensando,

No futuro

Dos seus filhos,

Vendo

Dissipar

A esperança,

Porque perdeu a confiança 

Nos políticos 

Que só pensam

Nos seus umbigos,

Exceto

O nosso PRESIDENTE 

Domingos,

O nosso DSP,

O nosso "MATCHU"!


VIII


Malabaristas,

Os gatunos,

Os vendidos,

Comprados

Pela dubriagem,

Pela gatunagem,

Os que estão na engrenagem

Do maquiavélico, 

O falso general

Ou o raso-general,

Donde vem todo o mal,

Tudo o que é falso

E perigoso,

O avesso

Ao progresso,

Mas que exibe a riqueza,

Sem nenhuma empresa 

Conhecida!


IX


Oh cegueira

Dos que na minha terra,

Ainda admiram uma figura 

Que constitui o cúmulo 

Da mentira,

O espetaculo

À beira 

Da ruptura 

Pelas novas evidências 

E revelações 

Pela SÁBADO(revista)!!!


X


A escrita

É  me imposta,

É  alheia 

À minha vontade própria!

Algo

Que vem do meu âmago,

Que me obriga,

Que me carrega

Este peso

Pesado

E oneroso

Como um grande fardo...!


XI


Só o desfecho

Do enredo

Fabricado,

Enrolado

Numa película 

Naquela

Bela

Lala,

Terra 

Cheia de maravilha

Miraculosa,

O feixe de um trecho

Me deterá

Como filho de Farã!!!


XII


O repouso

Com sono

Divino,

Como escravo

Com o compromisso 

Com o meu povo,

Ainda que triste

E distante,

Chegará,

Quando na minha terra,

Se encontrar o verdadeiro

Vencedor das eleições 

Nas urnas,

E não nos refúgios 

E subterfugios,

Nos palcos

Dos homens das leis,

Dos juristas,

Dos políticos,

Com interpretações 

Adversas de acordões...!


XIII


Vamos,

Para a próxima 

Semana,

Assistir mais novelas,

Mais episódios

Com malabarismos

E respetivos malabaristas

Compatriotas,

Verdadeiros,

Mas comprados,

E falsos...!


 SUMÁRIO:

Continuação da aula anterior.


BRANDOA  ( SÁBADO, 00H20 MINUTOS), 01 DE FEVEREIRO DE 2020.


                           KK(NDO)

 SO FAR,

BUT SO NEAR

OF(IN) MY HEART


I


Duas 

Infantas,

Duas 

Senhoritas

Fortes,

Pujantes;

Duas 

Moças

Ainda 

Crianças

Na primeira década,

Que me faziam esquecer

E enfrentar as peripécias

Diárias;

As assíduas

Companhias

E viver,

Viver...


II


As minhas 

Fêmeas

Gémeas,

As montanhas

Inacessíveis,

Mas afáveis

Para um coração

Dócil, sereno

E ameno

Em cada ocasião.


(Por concluir)


Amora, 29 de janeiro de 2016.


Kankamball (NDO)

 PARABÉNS

Meu querido sobrinho,

Por mais este dia 

De alegria!

Que Deus te dê,

Muita saúde 

E felicidade,

Sempre com o teu sonho,

Junto dos grandes homens!

Lute 

Pelo que sente,

Acredite

E vá sempre em frente!


Um grande abraço.

 O SILÊNCIO?!

COM A FALTA DO OXIGÉNIO

QUE VITIMOU,

QUE CAUSOU 

A MORTE DE UM GÉNIO?!


I


De uma forma

Pungente 

E triste,

A morte

Vai tirando cada alma

Naquela parte

Da tabanca,

Da nossa República, 

Que a todos nós, toca!...


II


Pedem-me

O silêncio,

Em nome 

De quê ?!


III


Organizam

Festas e torneio,

Organizam

Festas e bailes no Palácio

Da República,

Transformam-na numa discoletca

E se esquecem da escola publica,

Da saúde pública,

Para a nossa juventude

E para a nossa sociedade,

E pedem-nos para não se manifestar,

Para se calar!

Porquê 

E para quê?!


IV


A minha indignação, 

A tua indignação, 

A nossa indignação, 

A indignação 

Da população,

A indignação 

Da NAÇÃO, 

Hoje, 

Já atinge

O seu auge!

Atinge

E exige

A  (uma)sublevação!

A radicalização 

De posição 

Por meios pacíficos,

Por meios cívicos

E democráticos!


V


Se acredita

Que um jovem,

Um homem

Morre(morreu) por falta

De oxigénio,

Um génio

Promissor,

Um lutador,

Um democrata,

Um humanista

Que pugna(pugnava) em nome

De causas nobres,

Morre no hospital

Por falta de assistência médica!


VI


Democratas,

Guineenses,

Onde estamos?

Onde vivemos?

Levantemo-nos

Para dizer, basta, 

Chega

De atropelos

Sem escrúpulos

Dos direitos humanos 

Na nossa terra!


VII


Basta de tantos

"BERNARDOS"

(:Bernais")

MÁRIO BERNARDO CATCHURA

QUE MORREM POR FALTA DE ASSISTÊNCIA 

MÉDICA

NA NOSSA REPÚBLICA!

MARIO BERNARDO CATCHURA, 

UM JOVEM ATIVISTA DE 39 ANOS , 

Deixa a viúva com três menores!

:"Bernal" morre por falta de assistência médica 

No hospital Simão  Mendes!

Que pena, o que se passa no meu pais, no nosso país!


Que a alma do malogrado ativista, nosso irmão,  descanse em paz no Reino dos Céus!

Que Deus console a sua viúva, seus filhos, toda a família enlutada e aos amigos íntimos!

Que a GUINÉ não volte a chorar mais seus melhores filhos, da forma como assistimos a do "BERNAL"!

Que seja apurada a responsabilidade deste terrível e trágico desaparecimento físico do "génio" BERNAL!


(Continua )


Brandoa( domingo, 19:39), 31 de janeiro de 2021.


        KAMBAL

 Recordar:


Janeiro

Foge

E fevereiro

Reage

E nos dirige...!


I


Marcha

Progressiva,

Que não é nociva,

Nem nos mancha

Na caminhada

Da vida...!


II


Deus

Nos Céus,

Criatura 

Na terra!

Homem

Que vem

Da sua costela

E que contempla

Dia 

A dia

Na sua ação quotidiana,

Hodierna,

Concedendo-lhe

Todo o detalhe

De ter toda a Liberdade

E pontencialidade

De ser o senhor absoluto

Sobre tudo que o rodeia

E apto

No que se desencadeia

No planeta

Onde habita...


III


O sono

Tranquilo,

É aquele que se tem

Sem 

Atropelo,

Em virtude

Da falta da necessidade

Básica do menino,

Que não tem leite,

Pão,

Educação,

Saúde,

O deleite

Da diversão...


IV


A chama

Que provém

De lágrima

Que se derrama

Pelo que alguém

Trama

À minha Bolama,

Aquela

Bela,

E singela

Terra

Abandonada,

Esquecida

Pela sua insularidade,

Pela sua lonjura

Pelos políticos,

Novos 

Ricos,

Os mancebos

Pelos sucessivos

Roubos...


V


A lágrima

Que jorra

Da cara

Magra

Teima

De cima

Para baixo,

O corpo rouxo,

A pupila

Trémula

E quase cega,

Nega

E se desbrocha

Em flecha

A demanda

De algo que fecunda

A vida...


(Continua)


Encosta do Sol (sexta-feira, 1h00), 01 de fevereiro de 2019


KANKAMBAL (NDO)

 ANHU

CATCHU

BUADUR,

ODJA BU,

DJUBI BU

PECADUR,

ODJANU(!)


I


Anhu

Di Céu, 

Ka bu,

Ka Nhu

Diskici

Di nós 

Sem voz 

Li na Guiné,

Kilis ki fica na casa,

Porque nô ka tené

Asa!


II


Na bô 

Djambadon,

Ka bô 

Diskici

Di bô

Promessas 

Na campanha,

Pelo menus,

Pa kilis 

Ku bota pa bôs!

Honra

Palavra!


III 


Na manifestaçon

Di aós,

Em homenagem

À memória

Di "Bernal"

Ku murri estupidamente,

Bem como em protesto, 

Os manifestantes

Entoaram palavras  de ordem:

" Nô misti

Oxigénio!

Nô  cansa

Terra

De odja tudu dia MORTOS !!!

Pa djintis

Pára murri"!


IV


Bô pára 

Um bocadinhu,

Bô oubi,

Bu sucuta

Grito

E clamor

Di povo!


(Continua)


Brandoa(segunda -feira, 27h49m), 01 de fevereiro de 2021.


Kankamball


SR PÁSSARO 

VOADOR,

CUIDE

DA SUA GENTE



O Sr do Céu, 

O sr não deve esquecer 

De nós,

Nós sem voz,

Ali na Guimé,

Aqueles que não têm casa

Porque não  temos,

Porque não têm asas.


II


Nas vossas festas,

Não esqueçam 

Só, 

Das vossas promessas

Na campanha eleitoral,

Pelo menos 

Em relação àqueles que votaram

Em vocês  

No vosso programa

Honrem a vossa palavra!


III


Na manifestação 

De hoje ,

Em homenagem 

À memoria

Do "Bernal"

Que morreu estupidamente,

Bem como em protesto,

Os manifestantes 

Ecoaram as seguintes

Palavras de ordem:

" Queremos oxigénio!

Estamos cansados,

Estamos fartos

De assistir 

D ver, todos os dias,

Mortos!

NÔ CANSA N,TERRA MORTUS!

Fim às mortes!


IV


Parem um pouco!

Oiçam,

Escutem

O grito

E o clamor

Do povo!


Obs: Um catão

Vermelho

No braço direito,

Para os governantes

Guineenses.

 OUSAR 

ESCREVER

E DIZER

O QUE NOS PODE AGRADAR...


I


As palavras 

Esgotaram

E nada maia resta

Do que possa mais acrescentar, 

Do que me ensinaram,

Do que me  transmitiram 

Neste Planeta,

Seja em que país,

Convovendo com outras 

Criaturas...!


II


Tenho

Medo 

Do Mundo

Pintado 

No (do) meu próprio 

Sonho,

Neste pátio 

Encantado

De flores,

Os amores,

Que constituem os meus sonhos...!


III 


Em qualquer 

Lugar, 

Sinto 

Sempre o mesmo 

Prazer,

O mesmo

Entusiasmo 

Enraizado

No fundo

Do meu coração, 

A mesma paixão,

Enfim,

No jardim

Que me transmite 

O deleite

No meu peito. 


IV


Casal

De São

Brás,

Me transmite 

Um ambiente 

De paz 

E tranquilidade,

Um sinal

De vitalidade

Ao coração 

Regado,

Banhado 

De muito amor 

Incolor...!


Continua 


01-02-2022

 A TEATRALIDADE 

NAQUELA LOCALIDADE,

QUE A PAREDE 

NOS ESCONDE..


I


Mostrem-nos,

Exibam-nos

Factos 

Verídicos, 

Alegres 

Àqueles que nos 

Enchem de orgulho;

Acontecimentos

Dignos 

De referência 

E que analteçam

Os feitos 

De uma verdadeira

Nação...!


II


A minha consternação 

Por cada situação 

Veiculada pelos meios de comunicação,

Contrária 

A alegria 

De um povo,

Que foi obrigado 

A enveredar 

Por uma luta dura,

Uma luta armada

Em todas as matas

Da Guiné, 

Para resgatar

A sua dignidade

Perdida

Como uma pátria,

Como uma nação 

Há muitos 

Séculos...!


III


Séculos 

De dor

E de esperança,

Que hoje que não têm valor

Pelos pupilos 

De Amilcar 

Cabral,

Se assim podermos dizer,

Porque apenas estão na bagunça, 

Na brincadeira de mau gosto;

Àqueles que não tem nenhum sentimento, 

Porque estão desprovidos de alma,

Porque só pensam nos seus bolsos,

Porque não têm nenhum projeto

Concreto

Para o seu povo,

Porque prometeram

Em fevereiro,

Lántada" poeira

Na nossa terra.


IV


Façam encher

Os vossos 

Bolsos,

Mas, poupem,

Sobrem

Algum vintém 

Para a população!

Evitem

Que ela chegue a miséria 

E a pobreza extrema!

Poupem 

A vida humana!


V


Golpes

Atrás de golpes,

Mortes

Atrás

De mortes!!!

Procurem 

A paz, 

O entendimento,

A concórdia, 

A harmonia,

O diálogo,

Concertação,

A fim de caminharem 

Rumo ao desenvolvimento 

E ao progresso

Que todos nós ambicionamos...!


VI


Desejo

A paz,

Para os meus irmãos 

Que estão lá, 

Na terra,

Para que nós, cá, 

Na diáspora,

Em cada canto, 

Possamos viver em paz

De espirito...!!!


VII


Cada 

Bala

Atirada,

Lançada 

De buzuka

Ou de outra arma 

Qualquer, 

É um riviver,

Dos fantasmas 

Da guerra colonial

Ou da guerra local,

De "Bissauzinho",

Da guerra de Ansumane

Mané 

Contra Nino Vieira,

De 7 de junho de 1987.

A bala atirada 

É um desperdício

E nunca o povo sairá 

Da miséria e sacrifício...!


VIII


Irmãos, 

De mãos 

Juntas,

Unidas,

Ergamos

A nossa Guiné 

Como uma terra,

Uma Nação 

Próspera,

Uma terra

De "sabura"!!!


Ix


Livrai-

Nos Senhor, 

Pai

Celestial,

De todo 

O mal

Engendrado,

Vindo

Do Diabo,

Daquele que só sabe dar cabo

De tudo!

Dai

Aos homens, o pendor

Do amor 

Com muito 

Vigor,

Para dirimir a dor

E sofrimento!!!


X


Simulação 

Da insurreição, 

Para desviar a atenção 

Do cidadão, 

Da população?

É uma encenação?

A ver

vamos,

Com olhos 

Bem abertos...

Teatro 

Macabro,

De alguém que é malandro...


(Por concluir )


Brandoa(Amadora,  22:47, terça-feira), 01 de fevereiro de 2022.


 KK (NDO)=FF

 OS POLÍTICOS

NÃO SÃO AGENTES AUTÊNTICOS,

PORQUE O QUE PROMETEM 

NÃO SE RETÉM

NAS MENTES


I


O que têm,

O povo não o tem.

O que os políticos

Prometem

Não se retém

Nas mentes,

Porque são não agentes

Autênticos

Que honram as palavras

Em todas as alturas,

E tudo, retêm...!


II


Quando chegam

As eleições,

Prometem 

As populações

Mundos

E fundos,

Mas estando bem

Instalados,

Esquecem

De todos,

Em alguma coisa alegam.


III


Fazem

Tudo

Por tudo,

Prometem

Tudo,

Mesmo o que não têm.

As populações

Com muitas privações,

Nunca os agradecem.


IV


Outras 

Vêm,

Com palavras

Bonitas e raras,

Com outros argumentos,

Porque são astutos,

Mentem,

Mentem 

Porque não medem

Que os seus atos

Ferem 

Os que nada têm,

Os mal alimentados

E nutridos,

Os que estão privados

Do essencial,

O crucial

Para a sua  sobrevivência, Para a sua própria Existência.


V


A lei da sobrevivência,

A essência

Da própria

Vivência,

Humana

Que emana

A Providência

Na vida terrena,

Às vezes

Esquece mil vezes

As faces

Em diversas fases

Nas suas crónicas crises.


VI


Escrevo

Para o meu povo,

Porque tenho o coração

Com essa obrigação,

Uma missão

Que transcende

A própria personalidade

Em cada momento,

Em cada instante,

E que a minha mente,

Regista,

Anota

Como como horrível,

Mas visível

E que muito entristece

E enfraquece 

O meu espírito.


VII


Despeço -me

Do mês

De janeiro

Com mágoa,

Com nódoa

Da guerra

Na outra

Terra

Hoje, 

Não bem longe,

Aqui na Europa,

Com a tropa

Que sr Putin

Equipa

E ainda,

Infelizmente,

Tão triste,

Não se vislumbra

A sombra

Do seu fim,

Com a tragédia

Humanitária

Que alastra a todo

O mundo...!


VIII


Janeiro

Sai,

Vai

E fevereiro

Vem,

Entra,

Com a guerra

Onde morrem

Inocentes

Em muitas partes

Do mundo,

Pela loucura

De homens dementes,

Doentes,

À demanda

De poderes,

De impérios

Impróprios, 

Pondo 

Em causa a vida

De milhares

E milhares

De seres 

Humanos!

Tantos estragos e danos!


IX


No entanto,

Continuo com o espírito

Repleto

De esperança,

Que desça

Dos Céus

Um anjo

Digno

Desse nome, benigno,

Para atenuar,

Salvar

Os seus

Viventes,

Almas inocentes

Das barbáries dos dirigentes,

Dos políticos

Loucos...!


(Continua)


BRANDOA, terça-feira, 23:49, 31 de janeiro de 2023.


        KANKAMBALL

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

 O CORREDOR

DE AMOR

PRIMOR,

SEM A DOR


I


Meu Deus,

Aos seus,

Dê o amor

Como Criador,

Um amor

PRIMOR, 

Sem dor

Em cada corredor!


II


De todas as coisas

Visíveis 

E invisíveis,

Façais 

Com que esse amor 

Seja verdadeiro,

Sincero,

Puro,

Doce

Em cada face,

De fora

E(para) dentro 

De cada criatura,

Na face

Da Terra,

Permitindo relações amistosas

E fáceis!


III


Quero ser 

Um ser

Do clamor,

Do amor,

O purificador

De cada coração 

No viver

De cada humano,

No imenso 

Universo,

Pautando

Do modo

Genuíno,

Dissimando

Uma lição 

De amizade

De solidariedade

E de fraternidade,

Sem a distinção 

De cor,

Religião,

Crença,

Ideologia,

Raça,

Sem hipocrisia 

Ou demagogia...


IV


Neste 

Tempo

Difícil,

Em que o vírus 

Não nos dá tréguas, 

Atacando 

Cada corpo,

Causando

Mágoas,

Cada um de nós deve estar 

Prudente,

Vigilante,

Habil,

Cumprindo

Escrupulosamente  

O confinamento

Imposto

Pelo Estado,

A fim de mitigar

Os efeitos dramáticos 

E catastróficos 

Da doença

Que nos desgraça,

Tendo 

Sempre a esperança 

Numa luz

No fundo

Do túnel...!


VI


O amor 

Primor

Nos induz,

Nos conduz

À renascença

Dos espíritos,

A força, 

A pujança

E a esperança

De ultrapassarmos os piores

Momentos

E almejarmos

Melhores 

Dias,

Com mais alegrias

Nas fisionomias 

Atrofiadas,

Esbatidas

E cansadas

De tantos

Confinamentos

Já decretados

E tantos

Estados...!


VII


O amor

É a paciência,

Mesmo na dor;

É a tolerância 

Na nossa vivência ,

Na nossa convivência

Diária,

O aceitar

E o respeitar

Recíproco na relação  humana,

Algo que emana

Da característica 

Intrinseca

De cada individualidade,

De cada personalidade.


VIII


Louvado seja Senhor,

Nosso Criador,

Livrai-nos 

Desta dor

Terrível

Que atormenta a Humanidade

Este inimigo invisível

Que já ceifou largamente

Na terra,

Milhares de almas,

Ultrapassando as das duas 

Grandes Guerras

Do século anterior!


IX


Nossa Senhora

Da Fátima, 

Ajudai-nos a ultrapassar

Esta terrível

Praga !

Livrai-nos 

De tudo que é ruim

Para a Humanidade!

Dai-nos

A força

E a espersnça

De resistimos esta peste

Do século!!!


X


Louvado 

Seja o Senhor,

Que nos dá 

Muito

Amor

Nesta vida,

A força 

De amar

E ser amado

Em cada momento,

Em cada período,

De modo 

Fecundo

E intenso!

Irmãos,

De mãos 

Dadas,

Vos peço 

Solenemente:

Amem-se!

Protejam-se!


E para findar 

Este prolixo

Artigo,

Este meu "legoss'"(algo extenso),

Agradeço 

Do meu âmago,

A cada amigo(amiga)

O meu muito 

Obrigado

Pela paciência.


Fiquem 

Bem!

Se cuidem!


(Continua)


Brandoa(domingo, 02:30), 31 de janeiro de 2021.


                   "KANCHAMBALENE"

 Recordar

Com tristeza

A aflição 

De toda a Nação:


CNE

KU NÔ TENÉ

NA GUINÉ,

I(É) PERENE?!


I


QUEM

PAGA OS ADVOGADOS

DA CNE

DA GUINÉ?!

É O ESTADO

DA GUINÉ- BISSAU ?!

ONDE 

ESTÁ O ESTADO?!

QUEM 

MANDA

EM QUEM?!


II


A CNE

Da GUINÉ 

É 

PERENE?!

A CNE

Da GUINÉ,

É um partido político 

Com o assento parlamentar

Na ANP?

Quem são os homens

Da CNE?

Juízes?

Simples cidadãos,

Auxiliados

E coadjuvados

Por juizes/juristas?!

Por que tanto finca-pé

E desobediência 

Ao SUPREMO 

TRIBINAL

DE JUSTIÇA?!


III


São as dúvidas

Que moem

A minha cabeça 

Desde que se instalou

A crise 

Na GUINÉ 

Destas últimas  

Eleições presidenciais!

Ela anda muito tonta,

E cada vez mais,

Só acredito

Na máxima:

"Só sei

Que nada sei"

Nada mesmo,

E, sobretudo

Do meu país!

Às vezes,

Chego a duvidar-me

Da existência do meu país,

E, consequentemente,

Da minha terra natal,

Da minha existência,

Da minha proveniência,

Da minha origem

Como homem!


III


Não é possível 

Tudo o que acontece 

Na GUINÉ!!!

Faço questão 

De pensar 

Que tudo

É o produto

Da minha fértil imaginação,

O meu sonho

Diurno

Ou noturno!

Uma anedota?!

Porquê que os filhos

Da GUINÉ 

Não se entendem

Entre si?

Porquê não podem dialogar 

E chegar 

Um acordo,

A um entendimento?

Porquê que é preciso 

Vir um organismo externo,

CEDEAO,

Para nos obrigar a resolver os nossos próprios diferendos, 

Os nossos próprios  problemas,

Os nossos proprios interesses?!

Os nossos conflitos?

Somos ainda rapazes?

Somos imberbes?

Somos incapazes?

Imaturos?

E isso, até quando?


IV


Eu estou enlouquecendo,

Com tudo

O que está acontecendo

Na terra dos meus antepassados,

Na minha terra!


V


"Kuma di faci,

Si

Ami n,misti!

Si 

Ami

N,ama

Na nh,alma?!

Ami,

Fidju 

Di tchon, 

Ku

Misti,

Ku

Ama

Si armon"?!


VI


Como posso dormir,

Se os meus irmãos,

Não  estão a sorrir?

Como posso dormir

E sorrir,

Se os meus irmãos

Estão a chorar?

Como posso dormir,

Se lá,

Atrás,

No país, 

Naquela 

Lala,

Os meus irmãos 

Estão a sofrer?

Como posso dormir

E sorrir,

Se lá,

Não se fala

Da paz?!

Se lá,

Alguém 

Geme,

Treme

E cala,

Porque alguém

O oprime,

Não o deixa exprimir

Os seus sentimentos,

Através dos seus pensamentos...?!

O que dizer,

Daqueles

Que estão a mandar,

Usam fardamentos

De peles

Ccmo chefões,

Donos de cifrões?!

Como dormir,

E sorrir

Se outros irmãos,

Não têm nada de e para comer?!


VII


Anedotas

Escritas,

Faladas,

Descritas,

Difundidas

Pelos meios de comunicação social,

Uns falsos,

Outros  verdadeiros,

Cabendo cada 

Um,fazer juizos

De valores

Os que são melhores

Para os seres,

Isto é, a sua avaliação pessoal

Sobre as eleições 

Da GUINÉ-BISSAU,

O ping-pong

Entre  o STJ

E a CNE...!


VIII


Vamos 

Até ao fundo, 

Vamos

Até ao extremo 

Do abismo,

Procurando encontrar, 

Procurando desvendar 

O segredo

Enterrado,

Escondido 

E achar

O resultado 

Desejado,

Verdadeiro,

Não o fabricado 

Pelos atores

De Hollywood,

Os abutres

De Antula.


IX


Continuo

Em frente

Com o núcleo 

Do meu conterrâneo,

Com os amigos

De Domingos,

Com todos aqueles

Que o apoiaram desde a primeira 

Candidatura

Até a última,

Com os pés 

Bem firmes

E assentes 

Na terra

E com muita fé, 

Porque  acredito, 

Acreditamos,

Eu e os meus amigos,

Apoiantes do DSP,

Na justiça,

Na verdade,

E que Deus 

Vai fazer 

Prevalecer 

E mostrar 

De que lado 

Está a verdade

De que lado 

Está a mentira!

Deus está em cima,

Vendo as movimentações 

E manobras

Das suas criaturas!

Tenho a esperança 

Na justiça,

No Império 

Da lei,

E tudo o que sei

Sobre o que é sério ...!


X


Os homens estão amedrontados ,

Estão perdidos 

Com os seus planos

Maquiavélicos

E estão em bicos,

Estão em becos,

Sem saida

E a sua queda

Está por breves momentos,

Porque os seus projetos 

Estão denunciados

E descobertos

Por todos

As redes e canais

Sociais...!


XI


Eis o caminho 

Por mim 

Percorrido,

Decorrido

Um mês,

Que hoje se fez,

Porque é  o meu sonho,

O sonho 

Que contém

Espinho,

Mas existem 

A força 

E a confiança 

Firmes e inabaláveis

Pela causa

Patriótica,

Que não me cansa,

Que não  me sufoca,

Que não me chateia,

Nem

Me esbofateia,

Porque quem

Corre

Por gosto,

Nada

O pára,

Nada,

Nem

Ninguém,

Esbarra

O seu trajeto...!

E assim,

Vou até ao fim...!


XII


Compatriotas 

Comprometidos

Com a sua PÁTRIA,

Vamos continuar

A lutar,

Com certeza,

Porém, vamos ganhar,

Vamos vencer,

Porque estamos no caminho

Certo,

Estamos num grande projeto

E  vamos chegar

A um bom porto,

Se Deus quiser...


XIII


Coragem,

Força,

E esperanca

A todos!

 Força 

E coragem

Ao grande Homem,

Ao nosso leader,

Ao nosso guia,

Ao nosso condutor,

DSP,

A força  do Povo,

Da NAÇÃO 

Da PÁTRIA 

Multicultural 

Guineense!


XIV


Eu sei que muitos

Estão cansados,

Exaustos,

Esgotados,

Abalados

Pelos tristes espetáculos!

Mas peço muita paciência,

Porque quem segue a ciência 

Da democracia,

Da lei,

Que é a nossa grei,

Tem que aguentar embates

E atritos 

Vindos 

De várias partes...!


XV


Muito obrigado 

Pela vossa paciência 

Destes dois meses 

Ininterruptos 

Da escrita.

Abraços e beijinhos. 


(Continua)


Brandoa(Amadora, sexta-feira, 02h18 minutos), 31 de janeiro de 2020.

                            KK(NDO)

domingo, 29 de janeiro de 2023

 O ANTROPOCENTTISMO

VERSUS

O TEOCENTRISMO


I


A ruptura

Com a era

Medieval

Na idade moderna,

Representa

Uma conjuntura

Equiparada

A um vendaval,

Uma debandada

Completa

Das questões

Divinas

Em prol

Do sol

Que ilumina

E abona

Às questões

Humanas.


II


O Teocentrismo,

Deus 

No centro

Das atenções,

Deus 

No centro

Das preocupações,

Visão defendida 

Na Idade Média,

A ideia

Central

Que vagueia

Entre os intelectuais

Teóricos, Academias,

Veio a ser posta em causa

A partir das viagens marítimas,

A partir dos descobrimentos,

Pelos homens

Do Renascimento,

Os homens

Da idade Moderna,

Período da transição

Entre o Feudalismo

E o Capitalismo,

Pondo a tónica

No Antropocentrismo,

Homem

No centro

Do Universo,

Homem

No centro

Das atenções,

No centro

Das preocupações,

O ator

E autor

De todas as transformações

Do próprio Homem

E da Natureza 

Que o circunscreve..


III


Viver intensamente

A vida terrena,

Eis o desiderato

Dos homens do

 Renascimento!

A nossa sina

Emana

Da nossa faina

Quotidiana

Afincada, honesta e energicamente!


IV


O paganismo

É o apetite,

O deleite

Daqueles que apregoam,

Que se abatem,

Que batalham

E defendem

O antropocentrismo,

Depondo Deus,

A favor 

Dos seus

Filhos,

Cujos trilhos

Diferem 

Dos do seu Criador,

Com as seguintes características,

Bem

Intrínsecas:

O humanismo,

O classicismo,

O racionalismo,

O individualismo,

O hedonismo,

O otimismo,

O espírito crítico,

A tolerância,

O naturalismo,

O cientifismo...


V


Homens que fervem

De paixão

Para a recuperação

Da cultura greco- romana,

Àqueles que defendem

O regresso à tradição

Que enaltece os valores

Mais sublimes

Da pessoa humana,

À sua capacidade

De elevação

Às coisas mais nobres

Da humanidade

Como indivíduo

Pontual e assíduo,

Como Dante Alighieri,

" A Divina Comédia",

Francesco Petrarca,

" O Meu Segredo Secreto",

Giovanni Bocaccio,

" Decameron",

Maquiavel,

" O Príncipe"

(Itália);

Thomas More,

" A Utopia",

William Shakespeare,

" Romeu e Julieta",

"Hamlet",

(Inglaterra);

Erasmo de Roterdão,

" O Elogio da Loucura",

(Holanda);

Luís de Camões,

" Os Lusíadas",

Gil Vicente,

André de Resende,

Duarte Pacheco Pereira,

Diogo de Gouveia,

André de Gouveia,

Pedro Nunes,

" O Nónio"

Garcia da Orta,

" O Colóquio das Simples e Drogas e Coisas Medicinais da Índia",

( Portugal);

François Rabelais,

" Gargântua e Pantagruel",

Michel Montaigne,

(França);

Miguel de Cervantes,

'Dom Quixote de la Mancha"

(Espanha)...

 NHA PAPÉ,

NHA MAMÉ,

NHA ARMON,

NÔ TENÉ

NÔ GUINÉ 

NA NÔ MON!


I


A caminho

De Sintra,

Uma bela 

E singela

Cidade portuguesa,

Com os meus queridos

Alunos,

Uma viisita de estudo,

Não pude deixar

De pensar 

No meu país,

Aliás, penso sempre

Nele todas as horas...


II


Como não pensar

Num país 

Em que a CNE, 

Se comporta 

Como um partido

Político,

Uma instituição 

Com os interesses

Alheios

Aos do povo?!

Como um clube

De futebol

Que defende

O seu emblema,

Os interesses

Particulares?!

Uma instituição,

Um governo

Com o seu elenco

Governamental,

Com os seus advogados

Credenciados?!


III


Com indignação e repulsa, pergunto:

A CNE, está ao serviço de quem? 

A CNE, e a representante de quem?

A CNE é partidária de que candidato presidencial?

Do sr Umaro Sissoco Embaló  ou do Engenheiro  Domingos SIMÕES  PEREIRA?

A CNE está ao serviço do povo da Guiné-Bissau ou não? 

Quais são as funções e atribuições da CNE?

É um partido politico?!

A CNE não deveria ser imparcial perante o processo elritoral?

Porquê, tanta confusão, em vez da transparência e cumprimento integral do que a lei lhe confere?!


IV


Tanta vergonha,

Tanta manha

Para um lugar

Apetitoso,

Apetecido

Por quem

Não reune mínimas 

Condições 

Para o ocupar!

Do presidente

Da República!


V


Nesta minha tribuna,

Que me ensina

A compreender 

Cada ser,

Aceitar a diversidade

E a pluralidade

De opiniões,

Muitas

Das vezes com muitas

Emoções !


VI 


É uma grande pena 

O que está a acontecer

Na nossa terra!

Um país às avessas!

Nada funciona

Conveniente:

Eleições fraudulentas,

Drogas, 

Matanças,

Moedas 

Falsas,

Hackears,

Golpes de estado,

Insurreições,

Promessas 

Falsas

De mil milhões de dólares, 

Sobretudo

Daquele que quer 

Ser

O alto magistrado

Da NAÇÃO, etc, etc.


VII 


Advogados

De CNE?!

Uma empresa privada?

Não é uma entidade

Ligada ao Estado?

É  uma propriedade

De Umaro?!

De Domingos?!

A minha cabeça 

Está muita confusa!

Será pelo facto de não ser perito 

Nas leis!?

Mas não sou assim tão 

Burro

Para perceber 

Que há uma tendência 

Da CNE!

Para o outro lado 

Da bancada!


VIII


Quem

Manda 

Em quem?

Quem

Comanda?

Que determina?

Donde emana,

Vem 

A lei?


IX


Rivilidade 

Entre as duas entidades!

Quem

Deve

Acatar

Quem?

Inimigos?

Adversários?


X


Custa

Contar,

Recontar

O que está 

Na caixa?

Isso implica rixa?

Em nome de quem?

Porquê?

Estão comprometidos

Com alguém?

Porquê Tanto 

"Djuda-

-Djuda?

Porquê 

Tanta  guerra

Na nô terra?!


XI


Oh, Urnas

Serenas,

Nas mãos 

Assassinas

De certos irmãos !


XII


"Bô tem pacênça,

Bô riantanu

Ess cargu

Pisadu

Ku nô carga

Na cabeça "!!!


XIII


"Bô pára ronca

Força!

Bô pára 

Ronca

Mantchundadi"!


XIV 


"NÔ  cansa

Pensa

Ness cusa,

Ness nudadi

Di eleiçons"!


XV


Vamos a operação

Tão

Simples e fácil;

Uma operação 

Que não

É difícil:

É A ADIÇÃO!

Não

É a substração,

Não

É a multiplicação,

Nem

Tão 

Pouco a divisão!!!

É 1+1= 1 pão +pão 

É 1+1= 1grão+1grão!

Não 

Substrai!

Não 

Multiplica !

Não 

Divide!

Não

Distrai!

Não 

Multiplica 

Nem 

Complica

Ninguém,

Nem

Divide

A sociedade!!!


Continua


Bramdoa(Amadora, quinta-feira, 00h33 minutos), 30 de janeiro de 2020


                                                     KK(NDO)

 NO  CANAPÉ 

OU NO SOFÁ

A REFLETIR NA GRANDE 

TAREFA...


Í


O sino

Da Igreja

Matriz 

Do meu país

Interrompe o sono 

Do menino

Que estava a dormir,

A sonhar

Querer

Ter

A paz,

Como aquele rapaz

Da Europa,

Da América,

Que tem comida,

Que tem tem sopa,

Que tem roupa,

Que tem escola,

Que tem saúde,

Que não precisa de uma tenda

Por causa de mosquitos,

De insectos...


II


O olhar

Inquietante,

Distante 

Do que será

A minha terra,

O futuro

Do vindouro,

Da geração 

"De perdição",

Como aqueles jovens

Homens 

Sentados

Nos murros

Com os pés pendurados,

Aqueles que observam

Os transeuntes,

O vai e vem de gentes

Esbeltas

E catitas,

Fazendo comentários 

Maldosos,

Jocosos...


III


Será 

Que os políticos

Da nossa terra,

Se preocupam

Com os problemas,

Com os traumas

Da nossa gente,

Da nossa juventude,

Os problemas

Da sociedade

Global,

Em geral?!


IV


Nos seus gabinetes,

O que têm em mentes

Relativamente aos assuntos presentes,

Prementes

E urgentes

Das nossas gentes?


V


Têm,

Refletem

E concebem

Os impactos que provém 

Da degração

E impreparação  

De cada jovem,

Do meio ambiente,

Que hoje se assiste?


VI


Ou apenas,

Têm 

Planos

Macabros

Que são levados

A cabo

Pelos seus membros

Para arruinarem a nossa já débil economia?

Ou apenas

Se coagitam

E se preocupam

Com as suas riquezas

PESSOAIS, 

Dos seus bens patrimoniais,

Dos palacetes

Que vão construindo 

Nos arredores da capital,

De Bissau

Ou mansões 

Que compram 

Na Europa?


VII


A fome

Da arraia-miúda 

À vista de todos,

Não os incomoda?

O que importa,

É se distanciarem bem longe

Dos demais

E serem admirados,

Olhados como semi-deuses

No meio dos mortais,

Ostentando o luxo 

No meio de tanto lixo,

Promovendo as suas imagens,

No meio

De imensas desgraças

Misérias

Penúrias,

Fisionomias 

Sem alegrias...!


VIII


O observador

Atento,

Como filho

Do lavrador,

Com muito,

Muito orgulho,

Sentado

No canapé,

NDO,

Ou no sofá,

Toma nota,

Regista,

Com muita fé,

Cada tarefa

A desenvolver

A fim de promover

O desemvolvimento

Do conjunto

Das nossas tabancas,

Pluriculturais e multiétnicas,

Uma Nação 

Que pretende

Uma sociedade

Que coverge os amores,

Os valores 

Da coesão,

Da unidade,

Uma pátria como um todo...!


(Continua)


Brandoa(quinta-feira, 4:54), 29 de janeiro de 2021.


                              KK

 DJAMBADON

NA NÔ  TCHON...!


I


Firmes,

Com  lemes

Na direção 

Certa,

A fim 

De atigirmos,

De chegarmos

A um porto

Seguro.


II


Louvado

Seja o Senhor,

Sentado

No Seu Trono,

No Seu Reino, 

Com o amor

Como Criador...!


III


A nossa teimosia

À resistência 

À  Ditadura

Do político

Sissico,

Homem amável e simpático,

Mas sem carácter 

Para ser

O Presidente

Da República,

A ocupar a alta magistratura 

Da nossa terra,

A razão da contínua luta

E sem treguas,

Até à reposição 

Da legalidade 

Democrática, 

Da liberdade,

De expressão 

Na nossa PÁTRIA, 

Na nossa NAÇÃO...!


IV


Um  dia,

A nossa PÁTRIA, 

Na nossa terra,

Deixará 

De haver " djambadon"

De " kons",

Impondo

A ordem,

À disciplina,

Através  do "IMPÉRIO

DA LEI"!


(CONTINUA)


BRANDOA(SÁBADO,  16:35), 30 DE JANEIRO DE 2021.


                                   KK

 POR MEIO 

DO SILÊNCIO,

SE COMBATE O VÍCIO .


I


A firmeza 

Das minhas convicções,

Vem 

Das minhas paixões, 

Pela riqueza 

Interior,

Cono homem

Que tem

A crença na Natureza

Humana,

Que valoriza

O amor

Como um valor

Supremo

Da vivência,

Da existência,

Fazendo cada ser 

Viver

No seu máximo,

Sem

O prejuízo do seu próximo ...


II


Ninguém 

É mais que ninguém !

Não guardemos o desdém 

Por outrem,

Pelo que tem,

Nem

Por donde/ onde provém !

Todos partem 

Para o além 

E ninguém 

Apanha o ontem!

Fiquem

Sabendo disso, por mais que lutem!

A nossa linguagem,

Provém,

Tem 

A origem

Na nossa linhagem,

E é a imagem

Que se deixa para a outra margem...


III


A diferença 

Reside 

No usufruto,

No gozo 

E na bonança 

Intensa,

Que cada um vive 

No seu dia

A dia,

Diariamente,

Na dificuldade

Que cada um enfrenta, 

Que cada um sente,

Na sua sorte,

Na sua pele,

Neste

Nosso Planeta .


IV


Cimentemos 

O amor

Sem fedor,

Sem cor,

Nem  rancor

Ao nosso redor,

Como nos ensinou o Nosso Senhor

Criador!

Mostraremos 

A nossa 

Diferença 

Na nossa

Semelhança,

Ou vice -versa...!


V


Só o amor

Vence 

E convence

O estupor,

Com clateza e rugor,

Do que o melhor,

Ê acabar,

Mitigar

Com a dor!!

A Humanidade

Aclama

 A humanidade

Que ama,

Estima

Os valores da solidariedade,

Da fraternidade,

Da amizade,

Da partilha e da irmandade!


(Por concluir )


Brandoa (Amadora, domingo, 01:13(, 30 de janeiro de 2022.


                           KK (NDO)=FF

sábado, 28 de janeiro de 2023

 QUEM 

QUER

VER

A LUA,

VAI,

SAI

À RUA...


I


O homem 

Civilizado

Tem 

Um comportamento

Feliz delineado,

Regrado

E que não ofende

A ninguém,

Nem a sociedade

No seu todo...


II


Quem

Quer o peixe,

Vai ao rio

E molha 

O....

É como quem 

Trabalha

Arduamente

No seu ramo,

Dignamente

No(ao) máximo.

É um homem

Muito fixe...


III


Tudo

Tem 

O porquê

E vem

Dum(num) dado

Momento,

No tempo exato,

Com um pensamento

 Bastante correto.


IV


A viagem

De Vasco

Da Gama,

Tem um fundo,

Um propósito,

Um produto

Do pensamento

Do perito

Monarca absoluto

D. João Segundo(II)

Que veio a ser concretizado

Pelo Venturoso,

A Excelência

D. Manuel(I)

Que nos trouxe mel

E várias especiarias 

Da Índia...


V


Pedro

Álvares

Cabral,

Movido

Pelo mesmo interesse,

Pelo mesmo objetivo,

Partiu com o destino

À Calecute

Na Índia,

A fim de reforçar

O contingente

Que já existe(existia).


VI


Mas, felizmente

Ou infelizmente,

Foi parar numa terra

Desconhecida,

Inóspita,

Terra

De Vera

Cruz,

Posteriormente

Denominado

Brasil,

Outro caril,

Jus

Ou no não jus...


VI


A viagem,

De Pedro Álvares

Cabral,

A descoberta

Ou  a redescoberta

Do Brasil

Até

Hoje 

Encoberta

De pólemicas

Científicas,

O que veio a originar,

A provocar 

O conflito

Dos dois países

Ibéricos,

Portugal

E Castela...


VII


D. João Segundo(II)

Já conhecia

O Brasil?

Por que só o reconheceu

Oficialmente

Em 1500?


(Continua).


Brandoa (Amadora), domingo, 00:06, 29

de janeiro de 2023.


            KANKAMBALL

 QUEM 

QUER

VER

A LUA,

VAI,

SAI

À RUA...


I


O homem 

Civilizado

Tem 

Um comportamento

Feliz delineado,

Regrado

E que não ofende

A ninguém,

Nem a sociedade

No seu todo...


II


Quem

 Quer 

O peixe,

Vai ao rio

E molha 

O....

É como quem 

Trabalha

Arduamente

No seu ramo,

Dignamente

No(ao) máximo.

É um homem

Muito fixe...


III


Tudo

Tem 

O porquê

E vem

Dum(num) dado

Momento,

No tempo exato,

Com um pensamento

 Bastante correto.


IV


A viagem

De Vasco

Da Gama,

Tem um fundo,

Um propósito,

Um produto

Do pensamento

Do perito

Monarca absoluto

D. João Segundo(II)

Que veio a ser concretizado

Pelo Venturoso,

A Excelência

D. Manuel(I)

Que nos trouxe mel

E várias 

Especiarias 

Da Índia...


V


Pedro

Álvares

Cabral,

Movido

Pelo mesmo interesse,

Pelo mesmo objetivo,

Partiu com o destino

À Calecute

Na Índia,

A fim de reforçar

O contingente

Que já existe (existia).


VI


Mas, felizmente

Ou infelizmente,

Foi parar numa terra

Desconhecida,

Inóspita,

Terra

De Vera

Cruz,

Posteriormente

Denominado

Brasil,

Outro caril,

Jus

Ou no não jus...


VI


A viagem,

De Pedro Álvares

Cabral,

A descoberta

Ou redescoberta

Do Brasil

Até

Hoje 

Encoberta

De pólemicas

Científicas,

O que  veio a originar,

A provocar 

O conflito

Dos dois países

Ibéricos,

Portugal

E Castela.

VII

D. João Segundo(II)

Já conhecia

O Brasil?

Por que só o reconheceu

Oficialmente

Em 1500?


(Continua).


Brandoa (Amadora), domingo, 00:06, 29

de janeiro de 2023.


            KANKAMBALL

 OS PROFESSORES

EM LUTA

PELOS SEUS DIREITOS!


I


Aos colegas 

Às colegas

Aos camaradas

Que nestas jornadas,

Lutam,

Pugnam,

Viajam,

Não importa

Os quilómetros,

Desejo-vos

Boa viagem!

Vós

Sois

A nossa voz!

A voz

Da classe

Em crise.

Que tudo corra bem!

Não se calem!

Gritem 

Bem 

Alto,

Com respeito,

Demostrando

A vossa responsabilidade,

Protestando

Contra a destruição

Da escola

Pública

Pela

Classe política,

Negando

Os direitos 

Dos professores,

Os direitos 

Dos educadores

Que lutam pela

Dignificação

Da sua carreira

Em putrefação,

De década

À década! 

Não desistam!

Força e coragem

Colegas!


II


Porquê que os professores

Não são respeitados?

Que ensinam,

Que transmitem os valores

Da cidadania,

Da democracia,

Do respeito pelo o outro,

Da educação

Pessoal,

Familiar,

Da formação

Profissional,

Não são dados

Direitos,

Regalias

Iguais e equiparados

Aos dos outros

Funcionários

Públicos!


III


Deles

Que os políticos

Consideram reles,

Vêm todos 

Os outros:

Dos próprios

Políticos,

Dos advogados,

Engenheiros,

Economistas,

Dos técnicos

Superiores,

Etc,

Etc!


IV


Nós

Professores,

Somos

A raiz 

De toda a sociedade,

Somos

A matriz

E a força

Motriz,

A alavanca,

A esperança

Da criança

Que começa

Com na andança

Da escola

Onde ela

Brinca,

Aprende

E que ela 

Considera bela,

A sua única 

Esperança

Dela

Vir 

A ser

Homem e mulher

No porvir,

O servidor(a) do futuro,

Do tempo

Vindouro

De alma e corpo

Com responsabilidade

E idoneidade!


(Continua)


Brandoa, sábado, 10:2, 28 de janeiro de 2023.


KANKAMBALL

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

 O PODER

DO SER

EM QUERER

SER,

PARA VENCER...


I


O espírito,

A alma 

De muita

Chama,

Procura o assento

No lugar mais alto

Deste planeta

Em que vive,

Em que sobrevive

Com prazer

Como um ser

Que quer

Vencer

Com muita

Ação,

Luta,

Determinação

Em cada ocasião...


II


Louvado seja

Aquele que pensa 

Positivamente,

Esteja

Onde estiver

E querer

Vencer

De forma airosa,

Olhando sempre para frente,

No horizonte

Mais distante

Com outra perspetiva

Que o eleva!


III


Bata

Cada porta!

Não hesite 

Em pedir

Ajuda,

Apoio,

Quando necessário!

Seja 

Resiliente

A fim de conseguir

O que efetivamente

Deseja,

Ambiciona

Na vida,

Quando a 

oportunidade 

Condiciona

Proporciona

E sem ambiguidade!


IV


Perdoe 

Quem lhe magoou

Como dom de piedade,

De bondade

Que deve existir na

Vida

Da humanidade!

O entendimento

É o fruto

Duma amizade

Sólida,

Que favorece

A solidariedade!

Não repita o que o outro já pecou!


(Continua)


Brandoa, sábado, 04:44, 28 de janeiro de 2023.


                         KANKAMBALL

 Recordar

O que neste dia,

Escrevi(28/01/2022):


VIVA  FELIZ

SEGUNDO O TEU NARIZ 

EM QUALQUER PAÍS...


I


Em cada época,

Temos que ter uma energia, 

Uma dinâmica

Que  nos levanta,

Que  nos ergue para o alto,

Para o máximo 

Das nossas forças,

Com potencial 

E pujanças,

A um ritmo 

Infernal

Em cada dia,

Em cada noite 

Que faz cada um de nós 

Mais forte,

Com uma mente

Destimida,

Audaz,

Mais 

Atroz

E feroz,

Que não nos 

Deixa ou empurra para o abismo!


II


Irmãos, 

De mãos

Dadas,

Entreguemos os nossos destinos,

Áquele que nos 

Cobre de panos

Sagrados

Mantos

Abençoados

Perante uma doença letal

E fetal

Pondo em causa as nossas vidas!


III


A coragem

Nos conduz .

Para uma margem

Onde haja a luz!


IV


Tenho 

Uma fé 

Enorme,

Que me leva

A qualquer  selva

Onde não dorme

O Leão 

Que procura a sua salvação,

Baseada na sua alimentação...!


V


Tenhamos a fé, 

Pois, esta tempestade,

Passará 

E virá um período de bonança...!

Tenho um amor

Enorme

Pelas pessoas,

O alimento,

O sustento

De cada dia,

Que me dá 

Muita alegria!..


(Continua


Brandoa*(17:46, quinta-feira), 28 de janeiro de 2021.


KK

 NOCTÍVAGOS ,

INIMIGOS

DO DOMINGOS...!


I


Digo

Inimigos,

De Domingos,

Porque são inimigos

Do povo,

Do progresso,

Da democracia,

Porque não sabem

Jogar na democracia,

Mas sim na ditadura,

Na dubriagem,

Na malandrice,

Na MÁFIA...!


II


Deus há de proteger

Aquele ser 

Adorado

E amado

Por toda gente,

E todo 

O mundo 

O quer 

Como presidente

Da República,

Ninguém o abdica,

O presidente

DSP...!


III


Ó SENHOR 

Deus!,

Ó CRIADOR,

Porquê 

Tanto 

Rancor

Naquele 

Canto,

Naquela GUINÉ?!

Por que não, o amor

Para que não, 

A reconciliação 

Na nossa NAÇÃO?!


IV


Docorrido quase um mês, 

Nada

 ainda

 Se fez

E continua ainda 

A dúvida 

Sobre as eleições 

Presidenciais!

Tudo se desfez,

Deferindo golpes

Nos corações 

Sensacionais?!


V


Irmãos 

Divididos,

Confrontados 

Com o impasse

Dos resultados

Finais

Das presidenciais!

O guineense 

Ainda não tem na sua posse

O que desejaria

Para a sua PÁTRIA,

A Vitória 

Nas suas mãos,

Que devolveria

A sua alegria!


VI


Não

Vencerão,

Àqueles que são 

Bandidos,

Aqueles que são 

"Desenrascados",

Aqueles que não 

Se sacrificam,

Que não 

Lutam!...

Aqueles que não 

Se esforçam 

Para conseguirem  

Benefícios 

Com sacrificios,

Com calor

E com suor ...!


VII


Deus

Compensará

Na terra,

Os seus 

Filhos

Que seguem os trilhos

Retos,

Corretos

E justos!


VIII


Acreditar,

Obedecer,

Cumprir,

Para compor

Uma sociedade

E dispor

Da sociedade

Igualitária,

Solidária,

De fraternidade

Numa comunidade

Justa

E humanista...!


IX


O medo 

Apoderou-se

Dos homens

Da lei

E concretamente,

Do STJ!

Os burlões,

Os ladrões,

Os vilãos

Amedontam

os homens 

Das leis,

Que se esquivam

Da Constituição,

Da verdade,

Da justiça

E interpretam

De vários sentidos,

O acórdão...

Ou, nós,

Leigos...


X


Ó, que escuridão,

Naquela imensa multidão!

A vastidão 

Do povão 

Que reclama por uma DECISÃO 

Assenta na CONSTITUIÇÃO 

Da nossa NAÇÃO!


XI


Não ao medo

Daquele que não acata

O recomendado

E não entrega a ata

E, mesmo assim,

Anuncia o resultado

Do processo,

Apesar de um lapso

Intencional,

Grotesco

E gigantesco,

No fim...!


XII 


Que pena

Aquele que assassina 

A justiça,

Lesa 

A verdade,

Mancha

A marcha

Da evolução, 

Do progresso,

Duma NAÇÃO...!


XIII


Falta

Um dia

Para completar 

A ida

Do povo

Às urnas!

Os homens corruptos

Desvirtuaram o processo

Eleitoral,

Que eu confiava

Que fosse justa,

Transparente,

Livre,

Democrática!

Mas, infelizmente,

Enganei-me redondamente!


XIV


Mas Deus

É  Grande!

Mas tarde,

Ou mais cedo,

Fará 

A justiça 

Na nossa terra!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora,00h45 minutos), 28 de Janeiro de 2020.


                         KK((NDO)

 " NAMBUKARI"(1)

SEMPRE RI...


I


Com a sorte

Presente

No teu Horizonte,

Acredite

E vá sempre em frente,

Confiante,

Otimista 

Sempre na conquista 

O que projeta,

Não desista

No meio da pista !


II


"Nambukari",

Sorri,

Para que os teus rebentos,

Não se frouxem

E que sempre 

Acreditem

Ser sempre

Possível alcançar os objetivos,

Os desideratos

Traçados 

Na vida...!


III


Cada dia,

Na familia

É uma vitória

E com alegria,

Acreditar na harmonia ,

Na sintonia 

Que irradia

Em cada fisionomia ,

Pois, haverá um período de acalmia

Enviado pela Providência ...!


IV


No seu sorriso

Como nambukari,

Caminhe 

Com o pano cingido

E abençoe os seus filhotes

Nas suas aventuras,

Nas suas caminhadas...!


V


Ponha 

De lado, 

O orgulho

Como Nambukari!

Sorri,

Apoie o seu filho

Em cada manhã ,

Esteja em que lugar for,

Estiver,

Com muito amor,

Para que se sinta amado

E apoiado

Como um ser,

Sempre a aprender...!


1. Padida, mãe .


Por concluir 


Brandoa ( Amadora, sexta-feira, 6:12), 28 de janeiro de 2022.


                           KK(NDO)= FF

 Recordar

O que neste dia,

Escrevi(28/01/2022):


VIVA  FELIZ

SEGUNDO O TEU NARIZ 

EM QUALQUER PAÍS...


I


Em cada época,

Temos que ter uma energia, 

Uma dinâmica

Que  nos levanta,

Que  nos ergue para o alto,

Para o máximo 

Das nossas forças,

Com potencial 

E pujanças,

A um ritmo 

Infernal

Em cada dia,

Em cada noite 

Que faz cada um de nós 

Mais forte,

Com uma mente

Destimida,

Audaz,

Mais 

Atroz

E feroz,

Que não nos 

Deixa ou empurra para o abismo!


II


Irmãos, 

De mãos

Dadas,

Entreguemos os nossos destinos,

Áquele que nos 

Cobre de panos

Sagrados

Mantos

Abençoados

Perante uma doença letal

E fetal

Pondo em causa as nossas vidas!


III


A coragem

Nos conduz .

Para uma margem

Onde haja a luz!


IV


Tenho 

Uma fé 

Enorme,

Que me leva

A qualquer  selva

Onde não dorme

O Leão 

Que procura a sua salvação,

Baseada na sua alimentação...!


V


Tenhamos a fé, 

Pois, esta tempestade,

Passará 

E virá um período de bonança...!

Tenho um amor

Enorme

Pelas pessoas,

O alimento,

O sustento

De cada dia,

Que me dá 

Muita alegria!..


(Continua


Brandoa*(17:46, quinta-feira), 28 de janeiro de 2021.


KK

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

 A CABEÇA,

A PEÇA

QUE NOS GUIA

NO NOSSO DIA

A DIA...!


I


A sensação

Do vazio,

Em ocasião

Que o ócio

Toma conta

Da nossa massa cinzenta,

Tornando cada ser

Fútil 

Inútil,

Quer

Dizer,

Imbecil

 Na e para a criação .


II


Cada erro

Crasso

No nosso

Percurso,

É o nosso

Atraso,

Transforma-o no reverso,

No insucesso...


III


Nós somos

E não somos,

Donos

Dos nossos destinos,

Que quer

Dizer,

Que às vezes,

Contribuirmos

Para o nosso

Falhanço

Logo no começo,

Outras vezes,

É o próprio destino

O próprio pano,

Que endireita

Nos conduz

E nos orienta

Com muita

Luz...


III


Sinto-me

Pequenino

Pele nome

Do meu dono.

Não sei se é o meu patrono,

Aquele que me deu tudo

Neste mundo

Que eu estou vivendo!


IV


Momentos de reflexão

Da razão

De ser o cidadão

Com direitos

Consignados

Na nossa Constituição,

Que devem ser vividos,

Que devem ser postos

Na prática,

Não só de forma empírica,

Mas a verdadeira vivência 

Do e no nosso dia

A dia...


V


O assombro

Que dificulta 

O ombro

De cada membro

Na mobilidade

Certa,

Em cada passo

Do nosso 

Percurso

Quotidiano,

Como um ser,

Humano

Dotado 

de tudo 

Para vencer

E ser 

Feliz 

Em qualquer

País!

Trava,

O assombro

Estorva,

A felicidade

De toda

A vida

Da humanidade!


VI


"Pega tesu

Na bu

Trabadju"(1)

Com honestidade,

Responsabilidade

E idoneidade!


1. Pugne,

Lute

No seu trabalho,

Com responsabilidade

E idoneidade!


(Continua)


Brandoa(Amadora), sexta-feira, 27 de janeiro de 2023.


               KANKAMBALL

 A MANCHA NEGRA 

NA MINHA TERRA...!


I


Minha 

NHANHA(1),

Raínha

Dos Bijagós,

Nos Arquipélagos 

Dos Bijagós,

Ouviste 

O apelo

Do Continente 

Pelo

Atropelo 

Às leis da NAÇÃO, 

Emanadas pela Constituição 

Da República, 

A grande Tabanca?


II


Por tanto

Abandono, 

Esquecomento,

Sofrimento,

Já não sabes,

Já não percebes

O que é o adorno

No teu trono,

No teu Reino!


III


No teu abandono,

No teu esquecomento,

No teu recolhimento 

E confinamento,

Há quase um ano

Que o vento

Trouxe um novo dono, 

Um novo inquilino,

Tirando-te,

Roubando-te

O assento,

E já não és senhoria

Na tua própria

Concelhia...!


IV


As águas

Calmas,

Limpas 

Do teu "oceano",

Enxugarão 

As lágrimas 

Nas almas

Da tua gente

Inocente;

Trarão 

Outros teus filhos decentes,

Capazes

E inteligentes

Para ocuparem

Aquele lugar

No teu lar...,

Para estancarem

As tuas constantes 

Crises...!


V


Há um tempo

Que o corpo

Roto 

No campo

Ou no meio urbano

Deste teu abandono,

Que sabe esperar 

O "uivar"

Do vento

De agosto

Ou de setembro

Próspero,

Revolucionário, 

Solidário,

Porque o filho africano,

Sabe esperar...!


VI 


Um dia,

O povo

Com uma nova melodia,

Triunfará 

Na nossa terra,

Porque tem objetivo...!


1. NHANHA, minha querida mãe . 


(Continua)


BRANDOA( 03:47), 27 de janeiro de 2021.


KANKAMBALL

 O QUE O MANO

PERDEU O SONO...!


I


Cada 

Cabeça,

A sua sentença,

Pois, só assim,

Há força

Para a continuidade

Até ao fim

Da raça,

Da espécie,

Da sociedade

Em cada

Superfície.


II


Só há alegria

Na família,

Se houver a sintonia,

Se houver a harmonia,

Se houver a convivência

Pacifica,

Cívica,

O respeito

Mútuo

De sujeito,

De indivíduo

Para indivíduo.


III


Quero

Viver

Não para

A brevidade,

Mas, também

Para a posterioridade

Como um ser,

Como um homem

Que pensa o futuro

Para a geração vindoura!

 OS AUTÊNTICOS 

POLÍTICOS 

MAQUIAVÉLICOS...!


I


Lá,

Naquela

Lala,

Vive o clã 

Dos políticos,

Os autênticos 

Maquiavélicos,

Aqueles loucos

Como poucos,

Que só pensam

Nos trocos,

Nos lucros...!

Que só pensam

Em serem ricos 

À custa do seu próprio povo...!


II


O que importa 

Na sua luta,

É a sua conta

Estar repleta

De massas

Não importa 

A sua proveniência,

A sua origem!


III


Propaganda,

Nada

Na senda

Traçada 

Com a devida 

Motivação 

Para a progressão,

Para a evolução 

Da minha querida NAÇÃO, 

Que mitigasse 

A crise 

Guineense,

E fizesse

Com que termisse

O impasse

Que opõe os irmãos,

Os concidadãos

Naquela

Bela

Lala,

Naquela

Parcela

Do continente

Quente...!


IV


Depois duma campanha 

Bem renhida,

Bem disputada

Entre os dois candidatos

Com os seus projetos,

Cada

Um apresentando 

As suas ideias,

Os seus ideais

Para o desenvolvimento

Da GUINÉ,

Eis que o que se sonha,

Não se concretiza,

Não se finaliza...!


V


Os protagonistas

Se dividem em acusações,

Calúnias,

Discórdias,

Por algo

Que já está concluído,

Por algo já feito,

Bastando,

Caso fosse necessário,

Pegar nas urnas

Onde estão depositados

Os votos

E contá-los

De novo,

Para sossegar o povo...!


VI


Onde

Está a ilegalidade,

Onde 

Está a nulidade

Do projeto,

Do evento,

Do acontecimento

Que se quer apenas

Que seja transparente,

Livre,

Justo,

Democrático,

Evitando o sofrimento 

Do povo?


VII


Não era mais 

Fácil,

Simples,

Barato,

Menos tempo,

Pouca burocracia,

Menos papeis,

Acórdãos

E acórdãos,

Menos comissões,

Menos confissões

Para os cidadaos

Leigos no assunto,

Na matéria

E resolvesse,

De uma só vez,

O diferendo

Que quase 

Se torna caduco,

Indo

A raiz

Para que o país 

Conhecesse

A verdade

Verdadeira

Do vencedor,

Do perdedor,

Porque, ao fim ao cabo,

Quem ganha

Ou quem perde,

É o povo guineense...!


VIII


O verdadeiro 

Ganhador,

O verdadeiro 

Vencedor,

O meu herói,

O Messias,

O Salvador

Da Pátria,

O humilde

E democrata

DSP!


IX


Acabem

Com as manobras!

Acabem

Com as mentiras!

Declarem

O verdadeiro

Vencedor

Destas eleições,

Para o bem

Das populações...!


(Continua)


Brandoa(Amadora, segunda-feira, 04h37 minutos), 27 de janeiro de 2020.


                       KK(NDO)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

 O VINTE E TRÊS

CHEGA

E REGA

OUTRA  VEZ!!!


I


O vinte e três,

De vez

Em quando,

Vem

Regar,

Adubar

Este homem,

NDO,

No seu andar,

No seu caminhar

Do dia

A dia,

Dando -lhe mais força

E esperança.


II


Este dia 

Ficou e fica

Marcado

Pelo

Estímulo,

Pela dica

Que vai dando

A este sujeito,

Pondo-o no colo

Para que esteja firme e apto

Para acompanhar o progresso

E progredir com sucesso

No seu destino,

Tanto

No plano

Pessoal,

Familiar

E profissional.


III


Em cada dia,

Peço

E agradeço

A misericórdia

Divina

Pela sina

Que me deu,

Que me concedeu,

Com saúde

E felicidade

Neste Universo

Imenso,

Vasto

Em que habito.


IV


Do mesmo

Jeito,

Desejo, renovo e faço

Voto

Para cada sujeito,

Para cada semelhante

Que também faz

Parte

Integrante

Do espaço

Em que pertenço,

Muita saúde,

Paz

E felicidade!


V


A paz regional,

Local,

Nacional

E mundial,

Sobretudo entre os países

Que presentemente

Combatem,

Em que morrem

Milhares

E milhares

De seres,

Muitas das vezes

Inocentes!

Que cessem

Os conflitos

Injustos!

Que trabalhem

Para o progresso

E o desenvolvimento

Das nações!


(Continua)


Pontinha, segunda-feira, 10:32, 23 de janeiro de 2023.


                    KANKAMBALL

 O VINTE E TRÊS

CHEGA

E REGA

OUTRA  VEZ!!!


I


De vez

Em quando,

Vem

Regar,

Adubar

Este homem,

NDO,

No seu andar,

No seu caminhar

Do dia

A dia,

Dando -lhe mais força

E esperança.


II


Este dia 

Ficou e fica

Marcado

Pelo

Estímulo,

Pela dica

Que vai dando

A este sujeito,

Pondo-o no colo

Para que esteja firme e apto

Para acompanhar o progresso

E progredir com sucesso

No seu destino,

Tanto

No plano

Pessoal,

Familiar

E profissional.


III


Em cada dia,

Peço

E agradeço

A misericórdia

Divina

Pela sina

Que me deu,

Que me concedeu,

Com saúde

E felicidade

Neste Universo

Imenso,

Vasto

Em que habito.


IV


Do mesmo

Jeito

Desejo, renovo e faço

Voto

Para cada sujeito,

Para cada semelhante

Que também faz

Parte

Integrante

Do espaço

Em que pertenço,

Muita saúde,

Paz

E felicidade!


V


A paz regional,

Local,

Nacional

E mundial,

Sobretudo entre os países

Que presentemente

Combatem,

Em que morrem

Milhares

E milhares

De seres,

Muitas das vezes

Inocentes!

Que cessem

Os conflitos

Injustos!

Que trabalhem

Para o progresso

E o desenvolvimento

Das nações!


(Continua)


Pontinha, segunda-feira, 10:32, 23 de janeiro de 2023.


                    KANKAMBALL

domingo, 22 de janeiro de 2023

 DJAMBADON

NA NÔ TCHON...


I


Djambadon

Ku kaliron,

Bidon

De cada djinton

Na nô tchon,

Basta bu misti son...


II


Kuma Istadu

Ka tem,

Guvernu

Ka tem,

Iskola ka tem,

Hospital ka tem,

Arroz ka tem,

Luz ka tem,

Iagu ka tem,

Istrada ka tem

Nada ka tem....


III


Basta

Bu

Misti,

Basta 

Bu

Sinti

Na bu

Pitu

Kuma

Bu

Pudi,

Pa bia kuma

Istadu

Ika ixisti,

I Ka  tem,

Basta

Bu

Mostra  kuma

Abô i homi,

Porque ninguig

Ka na tudji...

Porque nada

Ka tem...


IV


Basta

Bu 

Misti,

Porque Istadu

Ka tem,

Porque Guiné-Bissau

Isuma

Barata

Tonta

Ku ta

Vira 

Vira

Na unkau

Só...!


V


Nada ka tem,

Istadu

Ka tem,

Guvernu

Ka tem,

Cada um faci

Kil ki

I misti,

Forma

Paetidu

Pulíticu 

Pa toma 

Dianteira

Di nô terra...,

Porque nada 

Ka tem,

Nada

Ka tem...!!!


(Por concluir )


Brandoa(AMADORA, sábado, 04:35), 22 de janeiro de 2022.


                      KK(NDO)= FF

 SERÁ 

SATANÁS 

QUE  KA  MISTI PAZ

PÁ NÔ TERRA?!!!(1)


I


Na fisionomia

Da minha família,

Vê-se a melancolia 

De alguém 

Que não  tem

Nenhuma alegria,

Nenhuma folia,

Porque não há harmonia,

Não existe

Sintonia

Na(da) sua gente,

No)do) seu povo 

Que continua a ser

Escravo 

De si próprio,

Que continua a ser servo 

De si próprio!


II


A tira

Negra

Que faz de sombra

A minha terra,

Entritece

Sempre

A minha nobre 

Face

Que ansiava

Uma nova

Era,

Um novo  

Período 

Mais fecundo

De prosperidade

E de felicidade

Para o meu povo!


III


O que digo

Ao meu amigo 

Estrangeiro,

O que quero

Para a minha terra

Que não pára 

De confusão,

Que não pára 

De convulsão,

Que nunca cessa

De motim,

Em que o fim,

Nunca chega ao fim?!!!


IV


Tenho

Vergonha 

Do tamanho

Da montanha,

Pelo que sonho,

Pelo que sonha

O meu irmão,

Sobre uma nação

Em que o filho

Tem um grande orgulho!!!


V


Procuro

No escuro

Da imensidão 

Da multidão,

A razão 

Da satisfação

Para abraçar um irmão,

Para abraçar uma irmã 

E sentir no fundo

Da minha alma,

O sentido,

O significado

Da minha existência,

A razão 

Da essência 

Da minha persistência,

Na turbulência 

Da sobrevivência 

Imposta

Neste planeta!


VI


Que futuro,

Prometo

Ao vindouro

Ou, ao que hoje,

Emerge

Do nascimento,

Prematuro 

Ou completo,

Dizendo-lhe:

" Seja bem-vindo

A este

Mundo"?!


VII


Otimista,

Confiante,

Esperançoso 

No raiar

Brilhante

De cada dia,

Vaticino

Um destino 

Promissor,

De amor,

Para que cada vivente,

Se sinta

Orgulhoso

E vá em frente,

No seu caminhar!!


IX


Ó GUINÉ, 

Quando o desfecho 

Do jogo

Do gato

E do rato 

Do ping 

Pong

Entre o STJ

E a CNE?


X


Ó  minha Guiné!

Quando

Findam o provisório

E o intermediário?

Quando 

É o início

De um novo período,

Com o anúncio 

De um resultado

Definitivo 

Para o povo?!


XI


Quem

É quem

Entre cada homem,

E o que tem

Cada um nesse trem?

Nesta viagem?!


XII


O sofrimento

É tanto,

Que já não aguento,

Que já não suporto

Tanto

Vento 

No débil 

Rosto,

No frágil 

Corpo,

Do tanto 

Tempo,

À espera

Na nossa terra!


XIII


Ou o gato

Leva,

Ou o rato

Se salva!


1. SERÁ 

O SATANÁS

É QUE NÃO QUER A PAZ

NA NOSSA TERRA?!!!


(Continua)


Brandoa(AMADORA,  quarta-feira, 01h28 minutos), 22 de janeiro de 2020.


                           KK(NDO)

 AQUELE QUE NINGUÉM

TEM...


I


Baba,

Saiba

Como está

O teu filhote

Neste

Planeta.

A ti, transmito

Todo o meu sentimento

Neste

Exato

Momento.


II


Mantenho,

Tenho

Muito

Respeito

Por todo

O mundo.


III


Aquele que nada

Tem

Na vida,

Que ninguém

Tem,

Se esforça

Com muita força

E esperança

No trabalho,

Com muito orgulho.


IV


Escrevo,

Me atrevo

A escrever

Com muito

Prazer

O meu sentimento,

Transmito

Todo o meu pouco conhecimento .


(Continua)


Brandoa (Amadora, sábado, 14;30), 14 de janeiro de 2023.


     KANKAMBALL

 AS GRANDES

DORES

DOS PROFESSORES...!


I


Quem é o professor?

O que faz?

Qual o papel 

Dos professores

Como educadores,

Formadores

De jovens

Que assumem

Mais tarde

Os lugares

Chaves

Para o desenvolvimento

E o progresso das sociedades?


Il


Os professores,

Apesar de serem alavancas

De uma sociedade

Dita democrática,

Que todos

Os políticos,

Sobretudo,

 Assumem

Os cargos no Ministério

Da Educação,

Dizem 

Que a educação

E a saúde,

São áreas prioritárias,

Áreas primárias.

Mas tudo isso,

Não passa de bocas

Cheias,

Com palavras

Bonitas,

Pomposas,

Para apenas 

Enganar a opinião 

Pública

Distraída...!


III


Tantas dores

Dos professores,

Dos educadores,

No seu dia a dia,

Na sua atividade,

Não só letivas,

Mas também não letivas!

Tantos

Trabalhos

Burocráticos,

Sobretudo

Dos diretores

De turma,

Que não têm tempo

Para preparar as

Aulas

Para levar para as salas,

Ensinar,

Transmitir 

Conhecimentos, 

Capacidades,

Atitudes,

Maneiras

Do saber estar

E ser

Aos alunos...!


IV


Experiência

Viva,

Não empírica,

Mas que realmente

A vida dos professores,

Dos educadores,

Pois, ao longo da minha vida

Como professor,

Um nómada

Que percorreu o país

De lés 

A lés,

De norte a sul,

Sempre com a mochila 

Na costas,

Com a panela,

Para poupar o magro salário

Auferido

Sem custos

De deslocamento,

O sofrimento

No sustento

Diário,

Sem ajuda do Ministério

Da Educação,

Pois, este não quer saber

Como o professor

Se desenrasca,

Quando é colocado

Longe da sua área de residência.


VI


O professor,

O amigo

Do amigo,

O que muitas das vezes,

É um mendigo

Junto às comunidades,

Visto como "um coitado"

Chutado

Para o mundo.


VII


"Coitado",

Não é um coitado,

Porque estudou,

Se formou,

Se licenciou

Como os outros

E apenas não teve

Chance,

Sorte 

Como os outros

Licenciados,

Formados

Nas Universidades 

Nacionais

Com muita idoneidade

E dignidade!


VIII


Dores

Dos professores,

Que não devem 

De forma alguma,

Mostrar

A sua debilidade,

A sua contrariedade

Como um grupo,

Evidenciando

A sua coesão,

A sua unidade,

A sua dignidade,

Contra todas as contrariedades

E consequências... 


IX


Os professores

Com dores,

São os seres

Sofredores,

Que amam 

A sua paixão,

Que amam

Os seus alunos,

Mesmo estando desprezados,

Vituperiados 

Pelo Ministério

De Educação

E pela própria sociedade...


X


A luta 

Dos professores

É contínua

Para garantir os seus direitos,

Pelos seus benefícios,

Por aquilo que perderam

Ao longo dos anos,

"Roubados"

Pelos sucessivos

Governos,

Ditos democráticos...!


XI


Como professor

Na fase final,

Apoio a luta

Justa

Dos professores

Com muitas dores!

Passei anos e anos,

Vinte e muitos anos,

Como contratado

E bem sei o que isso!

Perdi quase tudo

E não ultrapasso o quinto escalão

Na carreira 

Dos professores,

Pois, como contratado,

Não podia progredir na carreira

 Essa situação,

Pois, havia um travão!


XII


Os governantes, 

Os governos, 

Devem valorizar a carreira Dos professores,

Porque os professores

São alicerces

Duma sociedade

Que quer progresso,

Que quer o desenvolvimento

Sustentável...!

A luta 

Continua,

Doa a quem doer,

Porque é uma luta 

Justa!

Os Professores

Com dores,

Lutam pelos seus direitos!

Um professor

Um educador,

Um motivador

Com muito amor

Do aluno,

Para a seu destino

A longo prazo,

Dar,

Proporcionar

Ao aluno

Um percurso

Digno,

Um orientador

Para um futuro melhor!


(Continua)


Brandoa (Amadora, sexta-feira, 00:15), 20 de janeiro de 2023.


            KANKAMBALL

 CABRAL DEVE

ESTAR ZANGADO 

.COM OS SEUS COMPATRIOTAS


I


Hoje,

É um dia

De reflexão!

Um dia 

De meditação!

Porque foi um dia

Que a GUINÉ 

E Cabo Verde,

Perderam um dos grandes

E melhores filhos,

Um grande estratega

E pensador!

Um grande ideólogo 

Do continente Africano 

Que deu a sua vida

Para a liberdade  

Dos seus povos!


II


Amilcar cabral,

Fundador  

Da nossa nacionalidade,

Deve estar hoje

Muito zangado 

Com os seus compatriotas,

Connosco,

Pela forma tão 

Irresponsável 

Como estão a conduzir,

Como estamos a conduzir

O destino

Da terra,

Pela qual

Deu a sua vida,

Ele e outros combatentes 

Anónimos  que também, 

Deram a sua vida

Por este pedaço 

Do continente Africano!


III


Dizem que CABRAL 

"Ka murri",

Mas talvez,

Em Cabo Verde, 

Porque na Guiné,

Morreu

E bem morto!


IV


A nossa geração,

Aquela que ainda viveu 

Um pouco do colonialismo,

Chora pena

De não ter tido

A oportunidade 

De conhecer o grande

Obreiro,

O fundador

Da nossa nacionalidade,

O arquiteto,

O Engenheiro

Da GUINÉ,

O grande 

Construtor 

Da nossa PÁTRIA,

O camarada 

Amilcar Cabral...!


V


Hoje,

Alguns compatriotas

Brincam,

Profanam

O legado de Amilcar Cabral!

Não dão o valor 

Ao que os antigos combatentes da lLberdade

Deram,

Sacrificaram,

Para que hoje pudessemos

Usufruir 

Os valores da luta,

Da liberdade,

Da democracia,

Da igualdade...!


VI


Ó pátria!

O gemido de cada criança,

É uma grande vergonha

Para aquele filho

Que ama

A GUINÉ, 

Para quem

Tem

Orgulho 

Da mamã 

GUINÉ,

Para aquele que tem

Uma grande esperança

Numa GUINÉ,

Para aquele que sonha

Com uma grande GUINÉ,

Um pedaço do universo,

De amor,

Promissor,

Flor

Da geração 

Vondoura

Da nossa terra,

Da nossa NAÇÃO!


VII


A cada  compatriota,

Que no seu interior,

No seu âmago,

Está acessa

A chama

Que teima

Em elevar a sua alma

Acima

De tudo o que é magnâme

E eleva o nome

Da sua PÁTRIA 

Para os quatro cantos

Do mundo,

É o momento sublime 

De chamar à sua consciência,

De dar o seu quinhão,

A sua contribuição,

Para que a NAÇÃO 

Progrida

Numa senda

Bem definida,

Num rumo certo

De desenvolvimento ,

Deixando 

Para trás,

As intrigas,

As querelas 

Que não nos levam a lado nenhum...!


VIII


As águas 

Turvas 

Só nos trazem

Desgraças,

Cegueira,

Ignorância

Misérias,

Subsenvolvimentos,

Guerras!


IX


Chamemos

Á consciência 

Coletiva,

Pela causa 

Nobre

Da PÁTRIA,

Da causa 

Pública,

Para o bem comum,

Que enaltece

E engrandece

A nossa NAÇÃO!

Só assim,

Cabral 

"Ka na morri"

E só assim,

Nos agradece...!


X


Como Cabral,

Não há igual!

Por isso,

A sua alma é imortal

Pelo peso 

Imenso

Na luta

Que travou

Contra

O colonialismo

E o imperialismo 

Na nossa terra

E pelo que representou

Para nós,

A sua voz

Única 

Em África

E que despertou 

As consciências 

Para aparecimento

E surgimento 

De pátrias...!


(Continua)


Brandoa(AMADORA,  segunda-feira, 05h24 minutos), 20/01/2020.


                           KK(NDO)