segunda-feira, 29 de maio de 2023

 TRÊS

RAPAZES

AUDAZES

QUE SÃO CAPAZES


I


Escrevi,

Algures

Noutros lugares

Onde vivi

Muitos anos

Com outros humanos,

Uma poema

Com título:

" TRÊS

RAPAZES

AUDAZES

E CAPAZES",

O "Negadinho"

O" Leofer"

E eu...!


II


Quando vim

De Évora,

Terra

Onde estudei,

Aperfeiçoei

O meu latim

As primeiras

Pessoas

Com com quem convivi,

Foi com o meu"Negadinho"

O meu querido

Sobrinho,

De trato

Muito

Afável

Favorável

Na integração

De qualquer irmão

Em qualquer região,

Momento, 

Período...


III


Da Rua António

José de Almeida,

Em Lisboa,

Eis que o destino

Me conduziu

E levou

Ao subúrbio,

Aos arredores

De Lisboa,

No concelho

De Loures

Uma nova vida,

Concretamente no Prior

Velho

Onde acimentei

E aprofundei

O meu amor

Pelas pessoas

Que muito

Amo,

Pelas pessoas 

Que muito

Estimo.


IV


E hoje,

Do tempo

Imemorável,

Inesquecível,

Não poupo

Palavras de grande 

Consternação

No meu coração,

Da privação

Dessa intensa amizade...!


IV


A vida 

Esconde

O sigilo

Num estalo,

Num ápice,

Numa dada

Época

E que muito

Nos choca

Com o desaparecimento

Daquele que amamos,

Daquele estimamos

E nos deixa com muita dor,

Muito

Sofrimento

Interior,

De quem se perde...!


V


O PV

Chora

O seu filho,

O Prior

Velho,

Está hoje, com dor!

Pelo que pedimos

A Criador

Que receba com duas mãos,

O meu "Negadinho",

Este sobrinho,

Este irmão,

Este pai,

Este avô,

E que exugue 


Que console


TRÊS

RAPAZES

AUDAZES

QUE SÃO CAPAZES


I


Escrevi,

Algures

Noutros lugares

Onde vivi

Muitos anos

Com outros humanos,

Uma poema

Com título:

" TRÊS

RAPAZES

AUDAZES

E CAPAZES",

O "Negadinho"

O" Leofer"

E eu...!


II


Quando vim

De Évora,

Terra

Onde estudei,

Aperfeiçoei

O meu latim

As primeiras

Pessoas

Com com quem convivi,

Foi com o meu"Negadinho"

O meu querido

Sobrinho,

De trato

Muito

Afável

Favorável

Na integração

De qualquer irmão

Em qualquer região,

Momento, 

Período...


III


Da Rua António

José de Almeida,

Em Lisboa,

Eis que o destino

Me conduziu

E levou

Ao subúrbio,

Aos arredores

De Lisboa,

No concelho

De Loures

Uma nova vida,

Concretamente no Prior

Velho

Onde acimentei

E aprofundei

O meu amor

Pelas pessoas

Que muito

Amo,

Pelas pessoas 

Que muito

Estimo.


IV


E hoje,

Do tempo

Imemorável,

Inesquecível,

Não poupo

Palavras de grande 

Consternação

No meu coração,

Da privação

Dessa intensa amizade...!


IV


A vida 

Esconde

O sigilo

Num estalo,

Num ápice,

Numa dada

Época

E que muito

Nos choca

Com o desaparecimento

Daquele que amamos,

Daquele estimamos

E nos deixa com muita dor,

Muito

Sofrimento

Interior,

De quem se perde...!


V


O PV

Chora

O seu filho,

O Prior

Velho,

Está hoje, com dor!

O BOM SUCESSO

Perdeu no seu regaço,

O seu filho

Pelo que pedimos

Ao Criador,

Que receba com duas mãos,

O meu "Negadinho",

Este sobrinho,

Este irmão,

Este pai,

Este avô!


VI


Que Deus

Enxugue

As lágrimas

Na face

E nas almas

Daquele

Que muito

Amávamos,

Que muito

Estimamos...!

Que console

E dê

Força e coragem

A todos os familiares,

Esposa,

Filhos,

Netos,

Irmãos,

Sobrinhos,

Amigos!


VII


Que Deus

Te dê 

Sossego

E que a sua alma

Descanse 

Em paz,

Meu "Negadinho"!

 UM PRETEXTO

PARA UM TEXTO

PARA A FILHA

QUE TANTO ME ORGULHA...


I


Sem amarras,

Sem ideias

Preconcebidas,

Sem complexos

De qualquer

Índole,

Escrevo

O que vivo,

Registo

O que sinto.


II


Em poucas,

Mas muitas

Linhas,

Venho

Com toda a respeitabilidade

Agradecer  a todos

Que se dignaram

A endereçar as suas palavras 

De felicitação

À minha querida filha

No dia do seu aniversário.



III


Sinceramente,

Vos agradeço

Do fundo

Do meu ser,

Pela disponibilidade

E gentileza.


Beijos

E abraços.


11/05/2023.


NDO

 AS RUGAS

SÃO MARCAS

DO TEMPO

NO CORPO...



I


O que os nossos olhos

Vêem

Não são aparências,

Não são visões ilusórias,

Não são imagens nos iludem,

Nem tão pouco brilhos

Que nos encantam,

Que fascinam

O nosso espírito

Naquele momento.

São factos verídicos

Que podem 

Ser históricos

Se forem

Registados

E relatados

Por meios fidedignos

Para os seres humanos.


II


Na minha solidão,

No meu silêncio

Ponho-me a refletir

À minha condição

De cidadão

Isolado,

Abandonado

À sua sorte

Nesta parte

Do sentir

Incomum

Para qualquer um!

Sou um mártir

Jogado

No vazio!


III


Quando as rugas

Tomam conta

Do nosso organismo,

É sinal

De marcas

Do tempo

No nosso corpo,

A meta

Que atinge o cimo

Da nossa vivência,

Da nossa existência.


IV


Levo o tempo

A refletir ,

A pensar,

A imaginar,

A adivinhar

A tentar

Sentir

Os outros

Nos nossos encontros

Diários,

Nos meus escassos

Convívios

Que me convidam.

Aqueles depositam

Confiança em mim.


V


O tempo,

O mestre

Do corpo,

O nosso padre,

A nossa madre

Nossas fontes,

Nossas pontes..


(Continua).


Lisboa, 27/05/2023.


KK

 Aceito a tua crítica de não te postar no Facebook, desejando-te um feliz aniversário por aquele dia. Desejo-te tudo do bom, melhor e do melhor neste mundo! Não fui ao teu aniversário pelas razões óbvias de teres convidado o teu " ex( marido, namorado, companheiro ou coisa que pareça), porque iria ser um marioneta/joguete, uma pessoa sem substantivo, nem adjetivo.... 

Eu não sou identificado nem definido e a apresentação iria ser caricata, pois o "ex continua a ter um peso maior que a minha pessoa ...

Eu sou puro, natural e verdadeiro e não gosto do  jogo do "gato e do rato" , sou do" pão pão", "queijo queijo". Eu sei o que é uma situação embaraçosa de quem não abre o jogo. Vê no Facebook o meu comentário e a minha felicitação e no teu agradecimento aos que te datam parabéns no dia 26, o dia do teu aniversário.

 LIVRE,

INDEPENDENTE

COMO

UM PÁSSARO...



I



Livre como 

Um pássaro

No espaço

Imenso

A partir de hoje

Longe

De qualquer compromisso...!


II


Sem mulher,

Sem namorada,

Sem amante,

Sou agora

Um ser 

Independente

Sem qualquer

Amara,

Nada 

Que me prenda,

Nenhum entrave,

Pois, tenho 

A chave

Para abrir qualquer

Porta,

Mesmo que esteja fechada,

É a mesma coisa que Esteja

Aberta 

E  só empurrar com o punho.


III


O meu sonho

Pessoal 

Se realizará

A partir

De agora,

A partir 

Deste momento,

O ideal

Se tornará

Real,

Com mais empenho

Num projeto

Individual.


IV


As mulheres

Dispensaram 

A minha companhia,

A minha relação

Depois de conseguirem os seus objetivos.

Já não lhes faço falta,

Pois, vão à procura

De príncipes 

Encantados,

Para se prosperarem

Ou para terem

Mais filhos,

Porque eu já sou velho

Para procriar.


(Continua)


Carcavelos ( sábado, 18:09), 08 de abril de 2023.


        KANKAMBALL

 A INSISTÊNCIA

NA VIVÊNCIA

DIÁRIA...



I


Dia

Após dia,

Procuramos encontrar

A alegria

Na nossa vivência

Diária,

Não importa

A forma

De luta,

Desde que seja

Correta,

Não

Intruja,

Não deforma,

O seu semelhante

Na sua fronte.


II


O que procuro

E não encontro

No meu retiro,,

No meu verdadeiro

Campo,

O seguro

Do meu corpo?


III


Sem família

De núcleo,

O indivíduo

Não sente a mais valia

Que auxilia 

A sua existência,

A sua vivência,

A sua sobrevivência

No momento

Importante

Que o avalia

Como qualquer

Ser

Com um certo

Carácter

Consistente...


IV


Nos arredores

De Alfornelos,

O carro me empurra

Para uma terra

Chamada Carcavelos,

Cidade à beira 

De bons mares,

De boas

E deliciosas

Praias,

Sem saber os motivos,

Os alvos

A atingir,

A conseguir...!


V


Páscoa

Que entoa

Uma mágoa 

Da pessoa

Que queria

Ter

Alegria

No seu interior,

Ter 

Amor...!


Carcavelos ( 14:00, sábado) 08 de abril de 2023.


          KANKAMBALL

 Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


II


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo

Para ensinar a ler 

E escrever

Corretamente 

A língua de Camões,

Sobretudo

Na comunidade PALOP.


III


Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


III


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo,

Um amigo

Para 

Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


III


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo,

Um amigo

Para ensinar a ler 

E escrever

Corretamente 

A língua de Camões,

Sobretudo

Na comunidade PALOP.


Os alunos não sabem 

Escrever,

Não sabem

Pensar,

Ou, melhor dito,

Não se dão a esse trabalho.

Dão erros 

Crassos

E nem  sequer

Têm 

Consciência

Disso.

 Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


II


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo

Para ensinar a ler 

E escrever

Corretamente 

A língua de Camões,

Sobretudo

Na comunidade PALOP.


III


Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


III


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo,

Um amigo

Para 

Como professor,

Preocupa-me  com a língua

De Camões...


I


Se eu pudesse

Ajudar,

Contribuir

Para melhorar

O fluir 

Da língua 

De Camões

A uma vasta gama 

De populações

Falantes desta relíquia,

Descobrir

Outros caminhos

Da Índia,

O meu objetivo

Principal 

Em escrever poemas.


III


Como educador,

Como professor,

Preocupa-me muito

Com o défice literário,

Défice de letarcia

Nas camadas estudantis,,

Sobretudo nos segundo

E terceiro ciclos .

Se pudesse ser 

Um pedagogo,

Um amigo

Para ensinar a ler 

E escrever

Corretamente 

A língua de Camões,

Sobretudo

Na comunidade PALOP.


Os alunos não sabem 

Escrever,

Não sabem

Pensar,

Ou, melhor dito,

Não se dão a esse trabalho.

Dão erros 

Crassos

E nem  sequer

Têm 

Consciência

Disso.

 UM BOM CRISTÃO

TEM PERDÃO

NO SEU CORAÇÃO...


I


Ninguém

É perfeito,

Ninguém

Tem

Verdade

Absoluta,

Ninguém

É dono da verdade.


II


Aquele que pensa

Que é mais soberano 

Neste terreno

E que dispensa

Os favores

E os saberes 

Dos outros

Que estão nos noutros epicentros,

Estão enganados

Nos seus modos

Nas suas perspectivas

Nas suas viagens evasivas.


III



Vivamos 

Como seres

Tolerantes,

Como seres

Compreensivos,

Como seres

Dialogantes

Atentos

Aos outros,

Nas transformações,

E mutações

Que operam

No nosso planeta!


IV


Vivamos

Intensamente

Cada dia 

Das nossas vidas,

Com muita alegria,

Pedindo a Deus

Que nos dê

Muita saúde ,

Trabalho

E disposição

Sem conjura

Aos nossos semelhantes,

Com muito amor

Sem pendor

Ao sentimento 

De rancor

E sem desejar

O sofrimento 

E a dor

Aos outros!


V



Vivamos

Na liberdade

Para atingirmos

A ansiada

Felicidade

Para toda

A Humanidade!


Um sábado 

Abençoado

A todos.


(Continua)


Brandoa(9:24, sábado), 15 de abril de 2023.


         KANKAMBALL

 As tristezas

Me conduzem a outras 

Balizas.. 


I


As tristezas

Me conduzem

A outras 

Balizas,

Me repelem

Para outras

Proezas.. .


II


O fortuito

No meu propósito,

É um visto

Que me permite

Deslocar,

Viajar

Sem qualquer

Impedimento

Em passar,

Transitar

Em qualquer

Fronteira

E entrar

Numa terra

Hospitaleira

Democrática,

Cívica,

Humanista,

Altruísta...


III


A identidade

Duma personalidade,

Duma individualidade,

Se mede

Por cada atitude,

Pela sua postura,

Pela sua maneira

De ser,

Pelo seu carácter,

Pela sua conduta

E pela maneira

Como se apresenta

Na sociedade

Onde 

Se insere...


IV


O destino

Do ser humano

Mediano

Nunca é benigno,

Mas sempre maligno,

Sobretudo 

Se pertence a determinado

Estrato social

Desfavorável.


V


A minha frustração ,

Faz com que tenha

Premonição

Da minha

Condição

Como cidadão,

Na relação

Com outro semelhante 

Perante

Os interesses

Em várias fases

De convivência

E na alternância

De jogos

Não definidos, vagos...!



Cegos,

Nos entregamos 

De corpo

E alma

Todo o nosso tempo,

Damos

Todos os nossos préstimos,

Porque acreditamos

Nos "egos",

Nos encontros

Que estabelecemos

Com os outros,

Porque se ama

Profundamente,

Cegamente

Com confiança

E sem desconfiança..


(Continua)


Brandoa (domingo de Páscoa, 02:20), 09 de abril de 2023.


       KANKAMBALL

 UM PRETEXTO

PARA UM TEXTO

PARA A FILHA

QUE TANTO ME ORGULHA...


I


Sem amarras,

Sem ideias

Preconcebidas,

Sem complexos

De qualquer

Índole,

Escrevo

O que vivo,

Registo

O que sinto.


II


Em poucas,

Mas muitas

Linhas,

Venho

Com toda a respeitabilidade

Agradecer  a todos

Que se dignaram

A endereçar as suas palavras 

De felicitação

À minha querida filha

No dia do seu aniversário.



III


Sinceramente,

Vos agradeço

Do fundo

Do meu ser,

Pela disponibilidade

E gentileza.


Beijos

E abraços.

11/05/2023.


NDO

 NO SEU REINO,,

É O SOBERANO,

O DONO

ABSOLUTO E PLENO ...


I


Manda,

Ordena,

Condena

Faz o que bem

Entender,

A sua ordem

É divina

E ninguém

Deve desobedecer...


II


O senhor

Da terra

Que tudo próspera

Manda em casa

A partir da cama

Da esposa

Que ama,

O unico

Dono

Da cabeça

Passando pelo tronco

E termina

Nos pés

Os seus três

Poderes

Sem nenhuma ameaça.


III


O senhor 

Soberano,

O dono

Do terreno

Em todo o redor

Na sua província,

Na sua residência,

Na sua freguesia,

Com poupa

E circunstância

Como quem vive na Europa...


IV


Na cama

Onde se deita

Com a sua senhorita,

Mais ninguém

Nenhum homem,

Se deita,

Nela teima,

Em se acomodar,

Deleitar,

É algo proibido,

Diria, sagrado.


V


Na sua ausência,

A sua dama

Se delicia,

Se rema,

Se navega

Com um colega

Ou uma colega

Num prazer

Infinito.

Quando chega,

Quando volta,

Quando regressa,

Não avisa

A esposa

Da sua responsabilidade,

Da sua atitude

E vai comprar

Um colchão

Novo,

Para não se deitar

Na imundice

Deixada

Pelo outro...


VI


Ele 

Quer,

Pode

E manda.

Fez o que bem

Entender,

O q

 AS RUGAS

SÃO MARCAS

DO TEMPO

NO CORPO...



I


O que os nossos olhos

Vêem

Não são aparências,

Não são visões ilusórias,

Não são imagens nos iludem,

Nem tão pouco brilhos

Que nos encantam,

Que fascinam

O nosso espírito

Naquele momento.

São factos verídicos

Que podem 

Ser históricos

Se forem

Registados

E relatados

Por meios fidedignos

Para os seres humanos.


II


Na minha solidão,

No meu silêncio

Ponho-me a refletir

À minha condição

De cidadão

Isolado,

Abandonado

À sua sorte

Nesta parte

Do sentir

Incomum

Para qualquer um!

Sou um mártir

Jogado

No vazio!


III


Quando as rugas

Tomam conta

Do nosso organismo,

É sinal

De marcas

Do tempo

No nosso corpo,

A meta

Que atinge o cimo

Da nossa vivência,

Da nossa existência.


IV


Levo o tempo

A refletir ,

A pensar,

A imaginar,

A adivinhar

A tentar

Sentir

Os outros

Nos nossos encontros

Diários,

Nos meus escassos

Convívios

Que me convidam.

Aqueles depositam

Confiança em mim.


V


O tempo,

O mestre

Do corpo,

O nosso padre,

A nossa madre

Nossas fontes,

Nossas pontes..


(Continua).


Lisboa, 27/05/2023.


KK

 OBRIGADA A PARTIR


PARA ALGUÉM SERVIR


I


Com os meus próprios olhos,

Vi os meus próprios filhos 

A partirem bem longe!

Hoje,

Vejo 

De novo 

Alguém

De que sou o homem

A partir

Para poder

Servir

Um outro ser

Que quer 

Viver.


II


Sem vacilar,

Sem hesitar,

Porque a situação exigiu

Que partisse

A fim de atenuar

A crise

Que está dando 

Cabo da relação conjugal,

Familiar,

Que está destruindo

Cada lar

Em qualquer lugar,

Sobretudo

Aqui em Portugal.


III


O amor,

Estando 

Prestes a desmoronar,

É preferível,

É bom que alguém comece a abandonar

O palanque,

Que arranque

 E tome a iniciativa,

Porque só assim alguém se salva;

Sair,

Partir

E ir

Para outro sítio,

Para outra localidade

A fim de encontrar 

Alternativa,

Algum benefício;

Abandonar 

A cidade

Que apenas lhe traz

A dor,

 O silêncio,

A fim de conseguir

A possível

Paz 

E tranquilidade

Da família

Que já não vivia

Na alegria e na folia.


IV


Eu escrevo

O que o (meu) coração 

Manda,

O que a razão 

Recomenda, 

Ou, seja, atrevo

A registar as banalidades 

Que muitas das vezes

Não correspondem 

As verdades,

Não correspondem

As realidades

Que acontecem

No dia

A dia,

Ou são reveses

Da minha paródia;

Ou, são as minhas quimeras

Nas terras 

Estrangeiras,

Nesta vida

Sonhada,

Almejada

E tem de ser vivida.


V


Desse ensejo,

Desejo

Que a sua aventura

Pura,

Corresponda

Os nossos anseios,

As nossas profundas aspirações,

A fim de educarmos 

Convenientemente

Àquelas que, de nós, ainda

Dependem.


VI


As responsabilidades

Que nos incumbem

Superam as saudades,

Para o bem

Das inocentes crianças

Que em nós, depositam esperanças.


VII


A emigração,

Que despedaça

A força

Da união

E da paixão,

Que desenraíza

A família em desgraça,

Da pobreza

Envergonhada

De cada 

Cônjuge 

Que parte 

Para longe

E sente

A saudade 

Daquele (daquela) que faz parte

Da sua unidade,

Do seu espírito,

Do seu todo

Em qualquer lado

E em qualquer momento.


VIII


Eis o que o destino

Pinta

Para este menino

Que canta

Por intermédio da escrita;

Relata

O seu quotidiano,

A sua desdita

Nas terras europeias

Onde, só encontra teias.


IX


Contudo,

Nesta 

Senda,

“Ndo”

Se vai caminhando,

Otimista,

Com fé

E não arreda 

O pé,

Por mais que as vicissitudes

E as dificuldades 

O amedrontem

E atormentem.


             X


Para tudo o que se almeja,

Apenas peço que haja

A saúde,

Para a felicidade

Que se pretende.


CATUJAL (4ª-FEIRA, 22H23MINUTOS), 28 DE MAIO DE 2014-05-29


                             KAMBAL MATTOS (NDO)

 A PALAVRA 

E A FIGURA,

NUMA OUTRA 

ATMOSFERA...


I


À procura 

Desenfreada

Da harmonia,

Da sintonia

Entre a palavra 

E a figura,

Entre o pensamento 

E o ato,

Bem como o sentido

Da vida,

Leva NDO

À demanda 

Infinita

Do caminho

Ao sonho

Da escrita 

E do desenho.


II


À peleja 

Do que se deseja,

Do que se almeja,

Leva -nos à inveja

Daquele que nos intruja,

Daquele que nos aleija.


III


É o devido treino

Do humano,

No seu ato quotidiano 

Em cada terreno,

Que nos conduz ao pântano 

Ou ao destino

Mais digno

Em seu pleno

Tino.


IV


O ato

De escrever

É o exercício,

Se calhar, de modo fictício,

Um grande prazer

Deste sujeito 

Muito 

Apaixonado 

Pelas coisas do mundo...


(Continua)


Alfornelos(sexta-feira,  14h 14 minutos), 29/05/2020.


                                            KK (NDO)

domingo, 28 de maio de 2023

 O POETA

É AQUELE QUE TEM A PORTA

TOTALMENTE  ABERTA 


I


ENTRA

E SAI,

VAI  

E VEM;

TRAZ O QUE PROCURA

NO ALÉM

E NÃO PÁRA

O SEU PERCURSO

COM A INTENÇÃO 

E PRETENSÃO 

DE TER,

OBTER

O SUCESSO.


II


O poeta

Conta,

Relata 

O que vê,

O que ouve,

O que está

À sua volta,

A sua frente,

O que sente,

Acrescenta

O que acha necessário,

O assunto sério.


III


CONTINUA


26/05/2021.


KK

 BENFIQUISTA

OTIMISTA:

NADA QUE NOS IMPEÇA

DA CONQUISTA(,)

HOJE, DA TAÇA !!!...


I


Se está

Aproximando

A hora

Do veredicto

Final,

Da final

Da taça

De Portugal,

Entre o Benfica

E o Vitória

De Guimarães!

Alguém 

Já se esqueceu

Do Tetra,

Em que o Benfica

Deu

Cinco pães

Ao Guimarães?

Alguém

Ainda se lembra

Do resultado

E do apito 

Final,

Desse encontro,

Desse namoro ?


II


Com muita

Expetativa,

Estou aguardando

Esta

Grande  prova

Do desporto nacional

E com muita

Esperança

De amealhar mais uma taça

Na nossa catedral !

Vou torcendo,

Como qualquer benfiquista

Que o Benfica ganhe

E esmague

A equipa adversária,

Aumentando

Assim,

No fim,

Ainda mais a nossa alegria. ! !


III


Quem não sonha

Com uma dobradinha,

Na prova rainha?

Eu, pelo menos, tenho

Esse sonho.


IV

 


Já cá mora

A dobradinha,

A juntar o Tetra,

Ao todo, 36, 26 e 11,

Campeonato nacional,

taça de Portugal 

E a décima primeira 

Dobradinha!...


(To be continued)


Patameiras ( 16 h 44 m), 28 de maio de 2017.


KK(NDO)

 O POETA

É AQUELE QUE TEM A PORTA

TOTALMENTE  ABERTA 


I


ENTRA

E SAI,

VAI  

E VEM;

TRAZ O QUE PROCURA

NO ALÉM

E NÃO PÁRA

O SEU PERCURSO

COM A INTENÇÃO 

E PRETENSÃO 

DE TER,

OBTER

O SUCESSO.


II


O poeta

Conta,

Relata 

O que vê,

O que ouve,

O que está

À sua volta,

A sua frente,

O que sente,

Acrescenta

O que acha necessário,

O assunto sério.


III


CONTINUA


26/05/2021.


KK

 A ESCRITA CHAMA-ME

PÁRA SEGURAR O LEME...


I


Entre a noite 

E o dia,

Um tom

De chamamento,

Um som,

Quase que um grito,

Uma obrigação,

Uma missão 

Para com a minha sociedade, 

E, consequentemente,

Para com a minha gente,

Para a Humanidade.


II


O saber

Inflama 

A minha alma,

Como um ser 

Que tem um dever 

A cumprir

Para com o porvir,

Com a geração vindoura

Da minha terra,

Que se encontra

Na masmorra

Duma ditadura...


IV


A minha terra

Encurralada,

Num regime

Ditatorial,

Teme

Perder a fama vinda

Da guerra 

Colonial,

Conduzida 

Pelo camarada 

Amilcar Cabral.


IV


Ninguém 

Tem 

O direito

De subtrair,

Trair

O ideal 

Da liberdade 

Da justiça,

Da felicidade!

O desiderato,

O objetivo 

Do nosso povo,

Pelo que sonharam

E tombaram

Muitos combatentes 

Da liberdade 

Da Pátria...!


V


O que fiz

Para que o meu povo

Pudesse ser feliz?

Eu devia ser o seu servo, 

Conduzi-lo

Ao estádio 

De desenvolvimento 

Mais alto,

Tirá-lo

Do primórdio 

Civilizacional 

Para o atual!

Colocar o meu PAÍS 

No degrau dos demais,

Era o meu sonho individual,

Incluido no coletivo!


VI


Sonhei,

Mas, infelizmente,

Fiquei!

Acabei 

Por não ir ao encontro

Do que até 

Hoje procuro!

Hibernei 

E não escutei

O meu coração, 

O chamamento da NAÇÃO!


(Continua)


Brandoa(sábado, 05:15), 28  de maio de 2022.


KANKAMBALL

 O QUE IDENTIFICA

O GENUINO

AFRICANO

DE ÁFRICA ?


I


A imensa

África

Em diversa

Em época,

Se identifica

A sua presença

Em força

Pela sua comunidade

Em cada localidade,

A sua pujança

Constante

Em toda a parte

Em todo o Planeta

Em cada ser habita,

O seu emergir

Do seu sentir

Na sua profundeza

Como sinal

Normal,

Com toda a natureza

Terrena

E humana.


II


Com pompa

E circunstância

Na Europa,

Na Ásia,

Na América,

É apenas em África

Que o genuíno

Africano

Se sente confortado

E realizado,

Identificado,

Independentemente 

Do seu grau de satisfação

Realização

Pessoal

Ou profissional. 


III


Fixe

Como um peixe

Na água,

Não terei

Nunca a trégua,

Nunca me sentirei

Como um rei

Estando fora

Da atmosfera

Onde nascera

E crescera

E vira

A minha gente labutando,

Procurando

Satisfazer as necessidades

Básicas das suas comunidades,

Dia

Após dia.


IV


Não faço

Referência

Aos sistemas 

Políticos 

Que vigoram

Atualmente

E os que existiram

Anteriormente

No meu continente,

Não tanto pelo desprezo,

Menosprezo

Que traço

A democracia

Ou outras formas

Ou modos poucos

Transparentes,

Arrogantes

Dos seus atores

Com vestes

De abutres

Nos seus afazeres

Ou affaires. ..

segunda-feira, 22 de maio de 2023

 Boa noite, Khady. 

Obrigado por me teres uma segunda-feira fantástica! As coisas vão melhorando com o tempo! Durante muito tempo não sei o que era um corpo duma mulher. Obrigado na mesma. Damos o tempo ao tempo!

Uma noite feliz! Bjs


22/05/2023


KK

domingo, 21 de maio de 2023

 O AMOR,

A DOR

NO INTERIOR...!


I


Às vezes,

Penso

Que a solidão

É a ocasião,

O azo

Em que posso 

Fazer um registo

Do meu pensamento,

Do sentimento,

Do caminho,

Do percurso

Que me leva ao meu sonho

Não isento,

No entanto,

De reveses.


II


O amor,

A chama 

Que arde

Sem se ver,

Porque se esconde

No interior

E mesmo estando a ferver,

A gente

Não sente,

Insiste,

Teima

Até

Ao zénite,

Até ao ponto culminante,

Infelizmente, até a morte!


III


Quem ama,

Que embarca

Na arca,

Na caravela,

Na novela,

Na nau

Que transporta,

Que sustenta,

Comporta

Trauma

Benigno,

Mau,

Maligno,

Próprio do destino

Do ser humano.


IV


Quando parte,

Seja forte,

Tenha, detenha

Força

E esperança

Para que não definha

E procure outros horizontes,

De inspiração,

De realização

Pessoal

E profissional,

Outros suportes

Para dias maiores

E melhores!


Alfornelos (domingo- 13:30), 21 de maio de 2023.


KANKAMBALL

 AQUELE QUE TEIMA,

É AQUELE QUE AMA,

É AQUELE QUE QUER

TER...!


I


Quem ama

Faz

Poema

Da paz

Em cada 

Dia

E elogia

A dama

Amada,

Porque no seu coração

Só existe 

A devoção,

A preocupação

De demonstrar o que existe 

Realmente,

No seu fundo

Do seu mundo

Escondido,

Aprendendo

A seu jeito

O modo 

Como se apaixona

Da pessoa que a fascina!


II


Tu estarás

No registo

Que este poeta

Faz 

Do sentimento

Que nutre

Por uma senhora

Rara

Que faz

Parte 

Da sua vida,

Ainda 

Que não seja o projeto

Ou a parte integrante

Do seu sonho,

Da sua vida 

Futura!


III


Alegria

Que alguém nutre

Do que a vida

Nos dá,

Nos proporciona

Em cada

Momento,

Em cada

Altura

Com euforia

Que o coração sente

E vive,

Longe de qualquer

Preconceito

De qualquer, 

De qualquer ser

E jamais o esquecerá,

Por 

O amor,

É algo que não se esquece

E pelo mundo fora,

Sempre 

Permanece! 


21/05/2023.


KK

quinta-feira, 18 de maio de 2023

 ESPERAVA QUE A MESTERDÃO

NÃO FOSSE A MALDIÇÃO

DO DRAGÃO


I


O título não era 

O que  acima apresentei,

mas sim:

"ESPERO QUE AMESTERDÃO,

NÃO SEJA A MALDIÇÃO

DO DRAGÃO!"


 Comecei a escrever logo no início do jogo.

Mas infelizmente, não tinha tanta predisposição,

Já não suportava tanta emoção,

Nem para ver o jogo e, pior ainda, para escrever.

De quando em vez,

Furtivamente,

Ligava para o canal SIC,

Para saber o resultado.

Pelo que só mais tarde,

Mais calmo e tranquilo,

Peguei nos meus companheiros 

Diários e inseparáveis,

Caneta e um papel (folha)

E registei o que vem do meu âmago,

O tão amargo

Resultado do nosso Glorioso.


I

É  assim que  tinha começado a escrita,

19H25 Minutos:


Benfica,

Estica,

Estica,

Estica

Para trazer a taça

Para a nossa

Casa!


III


O Dragão

Não

Pode,

Nem deve

Ser a razão

Da desilusão.


IV


A chama ilumina

A nossa 

Catedral,

A fama,

O brilho,

O orgulho,

Tudo leva-nos(leva-nos) a final.


V


Afinal,

A final

É já um sinal,

É a luta,

Da conquista

Da taça;

Não importa

Que seja de ouro

Ou de prata;

Tudo é tesouro.


VI


A escrita

Termina

Com a nossa derrota

Outra vez na arena!

Benfica,

Fica

Outra vez

No revés !!


VII


O resultado final

Na final

Da Liga

Europa,

A nossa equipa,

Outra vez, escorrega !!


VIII


O que mais me espanta,

Me assusta,

É o minuto noventa!!

Dois a um

Em Amesterdão!

Hum!!

Idêntico

Ao resultado trágico

No Dragão !!!


IX


No entanto,

De novo,

Desejo um ímpeto,

Um novo

Fôlego,

Um êxito,

Para o próximo jogo

Com a equipa que vem  de  Moreira de Cônego !


X


Força,

Coragem

Para mais uma paragem

Que nos falta!

Uma miragem

No campeonato!

 A esperança

Para cada benfiquista!

Que cada um erga bem a cabeça

Com o orgulho

Pelo feito

E brilho

Dos nossos pupilos

Em váriois duelos,

Tanto

A nível interno,

Como externo!


XI


A Águia

Ainda voa,

Apesar de tanta mágoa !!


Freamunde( PAÇOS DE FERREIRA, 4ª -FEIRA, 19H25M- ÀS 03H20MINUTOS), 15/16/05/2013.


                                      KANKAMBAL (NDO)

 O BENFICA SERÁ VENCEDOR

NO ESTÁDIO DO CONQUISTADOR ?


I


ÀQUELE QUE PRETENDE

 O PEIXE,

VAI COM A REDE

ONDE ELE SE MEXE

COM FREQUÊNCIA

EM CADA DIA.


II


Os nervos

Se apoderaram

Dos que se esforçaram

Ao longo dois últimos anos,

E, sobretudo, nesta época!

Falo concretamente dos jogadores do meu Benfica!


III

O meu Benfica

Ainda se estica

A fim de ser bicampeão

Nesta estação!


IV


Sem querer,

O autor

Deixou de escrever

O que lhe dá sempre prazer,

Pois, a ansiedade

O impede

De continuar a fazê-lo,

Pois, não surgia nenhum golo

Ao longo da primeira parte

E nenhuma razão justificava esse factor

Aberrante 

E desmotivador!


(Por concluir)


PINGO DOCE, PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( DOMINGO- 18H35 MINUTOS), 17 DE MAIO DE 2015.


                            KAMBALL(NDO)

 NO MARQUÊS,

SE FEZ

A FESTA 

BENFIQUISTA!!!


I


Uma verdadeira

E autêntica

Loucura

Aqui no Marquês,

Onde se fez

A festa 

Benfiquista!

O Benfica

Fez 

Toda a gente

A delirar,

A chorar

Inconscientemente,

Involuntariamente!


II


Eram cerca 

De vinte horas

E vinte cinco minutos,

Quando saimos

De casa,

Na Póvoa de Santo Adrião,

Respondendo o apelo

Do Benfica

Para o Marquês

Onde se iria

Fazer a festa

Da sua vitória

Nesta época

Como bicampeão

Apesar de ter empatado a Zero golo.


III

Estava indeciso

Em avançar

A fim de ir festejar

A alegria

Em companhia

Da família 

Benfiquista!

Mas o pulso

Ou o impulso

Das minhas 

Filhas,

Fez 

Com que mudasse

De opinião

E fosse

Para o Marquês!


IV


O telemóvel

Pregou-me 

Uma grande partida,

Com a bateria esgotada,

Impedindo-me

Do fazer o registo

Deste grande acontecimento,

Deste fenómeno

Humano

Indescritível

Que aconteceu 

No coração de Lisboa!


V


As minhas duas

Gémeas 

Fémeas

E eu, deliciamo-nos

Imenso com as imagens

Da moldura humana

Que será inesquecível.

Elas jamais esquecerão

O que assistiram

Ao vivo mais de quatro horas!!!


(Por concluir)


Marquês de Pombal (Lisboa- 22h35minutos), 17 de maio de 2015.


                                             KAMBALL (NDO)

 NO MARQUÊS,

SE FEZ

A FESTA 

BENFIQUISTA!!!


I


Uma verdadeira

E autêntica

Loucura

Aqui no Marquês,

Onde se fez

A festa 

Benfiquista!

O Benfica

Fez 

Toda a gente

A delirar,

A chorar

Inconscientemente,

Involuntariamente!


II


Eram cerca 

De vinte horas

E vinte cinco minutos,

Quando saimos

De casa,

Na Póvoa de Santo Adrião,

Respondendo o apelo

Do Benfica

Para o Marquês

Onde se iria

Fazer a festa

Da sua vitória

Nesta época

Como bicampeão

Apesar de ter empatado a Zero golo.


III

Estava indeciso

Em avançar

A fim de ir festejar

A alegria

Em companhia

Da família 

Benfiquista!

Mas o pulso

Ou o impulso

Das minhas 

Filhas,

Fez 

Com que mudasse

De opinião

E fosse

Para o Marquês!


IV


O telemóvel

Pregou-me 

Uma grande partida,

Com a bateria esgotada,

Impedindo-me

Do fazer o registo

Deste grande acontecimento,

Deste fenómeno

Humano

Indescritível

Que aconteceu 

No coração de Lisboa!


V


As minhas duas

Gémeas 

Fémeas

E eu, deliciamo-nos

Imenso com as imagens

Da moldura humana

Que será inesquecível.

Elas jamais esquecerão

O que assistiram

Ao vivo mais de quatro horas!!!


(Por concluir)


Marquês de Pombal (Lisboa- 22h35minutos), 17 de maio de 2015.


                                             KAMBALL (NDO)

 O FECHO

DO TRECHO

QUE EM CADA DIA PREENCHO


I


Preencho

Em cada 

Dia,

O fecho

Do trecho

Que dá

Alegria

Dá( À)

Minha vida...


II


Pelo riacho

Abaixo,

O macho

Procura o nexo,

O fecho

E o desfecho

Da história

Que o deixa

Com alegria,

Que não o deixa

Murcho,

Nem coxo...


III


Andando

Animado,

Passo

A passo,

Ante pé

Com muita fé,

Trinco

Cada buraco,

Cada obstáculo,

Com determinação,

Com devoção,

Afinco

E zelo.


IV

A curto,

Médio

E longo

Prazo,

Cada assunto

É abordado,

Tratado

A sério

Por cada amigo

Que eu apreço...

No que toca

A bola 

Que rola

No Benfica...!


(Continua)


Queluz-Belas, 17/05/2019.


                              KK(NDO)

 CHEGA

A MEGA

FESTA

BENFIQUISTA...!!!


Como é a tradição,

Como é habitual,

Como é de costume,

A missão

Atual,

É escrever

Bem alto

O nome

Daquele que nos dá

Prazer,

Nos dá 

Alegria e gosto.. 


II


... Ela

É redonda

E rola!

É chamada

De bola!


II


Circula,

Em fila,

Rola,

Pula,

Entola

Entre a" mula

Tola"

Que controla

A bola ...


III


Vinte e dois no total,

No cômputo

Global,

No conjunto...


IV


Hoje,

Já não está muito longe

Para que o Benfica

Reconquiste o título

Perdido

Há um ano

E que impediu o penta...!


V


Tudo depende

Da vontade,

Da tenacidade,

Da veleidade

E da velocidade

Rítmica

Do nosso

Glorioso

Benfica...!!!


VI


Que o grande

LAGE

Nos faça

Esquecer

O ultraje

Da época

Passada

E trazer

Hoje

Para a casa do BENFICA,

A almejada

Taça...!!!


20h 30minutos


O Benfica vence

O Santa Clara


Por 4-1

E é o novo campeão Nacional

Em Portugal!


Brandoa( Amadora, sábado, 13horas e 38 minutos), 18/05/2019


                           KK(NDO)

 OXALÁ

QUE O ALÁ

NOS DÊ UMA ESTRELA!


I


SE DEUS QUISER,

PORTUGAL

SERÁ HOJE,

TODO

VERMELHO!


II


Aguardo os momentos 

Iniciais

Do rolar da bola

Na catedral

Entre o Benfica e o Santa Clara,

Com mais de sessenta e cinco mil pessoas!


III


Vou descrever,

Ver escrever

O desenrolar 

Do jogo do ano

Que consagra 

O Benfica

O campeão Nacional

De 2018/2019!


Aos 22 minutos

Da primeira parte,

O Benfica já vence

O Santa Clara

Por uma bola

A zero.


O Benfica

Já vence por 

Dois a zero

Ao Santa Clara!

 NO MARQUÊS,

SE FEZ

A FESTA 

BENFIQUISTA!!!


I


Uma verdadeira

E autêntica

Loucura

Aqui no Marquês,

Onde se fez

A festa 

Benfiquista!

O Benfica

Fez 

Toda a gente

A delirar,

A chorar

Inconscientemente,

Involuntariamente!


II


Eram cerca 

De vinte horas

E vinte cinco minutos,

Quando saimos

De casa,

Na Póvoa de Santo Adrião,

Respondendo o apelo

Do Benfica

Para o Marquês

Onde se iria

Fazer a festa

Da sua vitória

Nesta época

Como bicampeão

Apesar de ter empatado a Zero golo.


III

Estava indeciso

Em avançar

A fim de ir festejar

A alegria

Em companhia

Da família 

Benfiquista!

Mas o pulso

Ou o impulso

Das minhas 

Filhas,

Fez 

Com que mudasse

De opinião

E fosse

Para o Marquês!


IV


O telemóvel

Pregou-me 

Uma grande partida,

Com a bateria esgotada,

Impedindo-me

Do fazer o registo

Deste grande acontecimento,

Deste fenómeno

Humano

Indescritível

Que aconteceu 

No coração de Lisboa!


V


As minhas duas

Gémeas 

Fémeas

E eu, deliciamo-nos

Imenso com as imagens

Da moldura humana

Que será inesquecível.

Elas jamais esquecerão

O que assistiram

Ao vivo mais de quatro horas!!!


(Por concluir)


Marquês de Pombal (Lisboa- 22h35minutos), 17 de maio de 2015.


                                             KAMBALL (NDO)

 "DJARAMA(1)

FILHO DE GEMA

DE ALFAMA"


I


SR. PROF. DR. MARCELO 

REBELO

DE SOUSA,

OBRIGADO 

PELA CORTESIA ,

AO VISTAR A MINHA TERRA

DE DITADURA!

AQUELA GENTE SIMPLES 

E HUMILDE

QUE CONQUISTOU  SUA  LIBERDADE,

HÁ 47 ANOS,

SEM SABER EXATAMENTE  

O QUE ISSO SIGNIFICA!


II


VÁRIAS VEZES

LHE FOI ROUBADA,

NEGADA

A DEMOCRACIA,

A LIBERDADE,

A TOLERÂNCIA,

A JUSTIÇA

E A DIGNIDADE!


III


O REGIME

QUE A VOSSA 

EXCELÊNCIA 

ESTÁ A VISITAR, 

USURPOU O PODER

PELA FORÇA DAS ARMAS,

DERRUBOU

O GOVERNO LEGÍTIMO 

SAÍDO 

DAS ELEIÇÕES DE 10 DE MARÇO DE 2019!


IV


A MENTIRA 

VENCEU

A VERDADE 

NA MINHA TERRA!

A ILEGALIDADE,

FALOU

MAIS ALTO

USADA POR AQUELE 

QUE USOU A ARMA,

CONTRA

O SEU POVO,

PORQUE NÃO O AMA.


V


A VOSSA EXCELÊNCIA 

ESTÁ A SEGUIR

O QUE SE LEGALIZOU 

NA GUINÉ-BISSAU 

E A COMUNIDADE

INTERNACIONAL

ACARINHOU

COMO ALGO LEGAL!


VI


O MUNDO 

FECHOU 

OS OLHOS 

PERANTE 

O QUE TEM ESTADO 

A VIGORAR NA GUINÉ-BISSAU 

HÁ DÉCADAS,

POIS" OS PROBLEMAS 

SÃO DOS GUINEENSES

E (ELES )QUE SE ENTENDAM"!


VII


COMO O HOMEM DA LEI,

ABRAÇOU A GREI

INTERNACIONAL,

DO RECONHECIMENTO DA DITADURA

NA MINHA TERRA

COMO LEGAL!


VIII


COMO UM PRESIDENTE

DE UM PORTUGAL

DE ABRIL,

TENHO MUITA ESTIMA

E CONSIDERAÇÃO 

PELA VOSSA EXCELÊNCIA!

MAS FICO MUITO INDIGNADO

E MUITO TRISTE

POR ESTA VISITA

ANÓMALA

E ILEGAL,

DO MEU PONTO DE VISTA,

E, SE CALHAR,

A MINHA IGNORÂNCIA 

PELAS LEIS QUE REGEM 

A POLÍTICA INTERNACIONAL!


IX


A HISTÓRIA 

JULGAR-ME-Á

COM O DECORRER DOS TEMPOS!


X


A POESIA,

É TEMPO

DE RESISTÊNCIA 

DE UM CORPO

NUMA TERRA DA LUSOFONIA!


1. DJARAMA.= OBRIGADO 


(CONTINUA)


BRANDOA,

TERRA DE GENTE BOA,

QUE AMA

E ADORA LISBOA


17-05-2021(23:24)


KK YOIÓ (NDO)

segunda-feira, 15 de maio de 2023

 Muito obrigado Khady! O que fizeste ontem, só Deus te compensará! Eu não posso pagar-te! Só Deus pode! 

Senti-me um homem realizado naquela hora que passamos juntos, naqueles escassos minutos, aproximadamente uma hora e meia. Senti  o respirar ofegante duma mulher, coisa que já não sentia há mais de um ano!

Nenhuma mulher me quis ou eu não quis nenhuma mulher! Só imaginava e sonhava com uma única mulher, que és tu! Só queria ter relações sexuais contigo e ignorava a existência de,outras mulheres!

Mas agora, quero que sejas feliz com o homem da tua vida, homem dos teus sonhos a fim de realizar o teu objetivo: ter  mais um filho!

Vou deixar-te atingires esse sonho, realizares esse objetivo! Eu não posso ser egoísta até esse ponto: estorvar-te, impedir que sejas feliz! Não, não, não! Não sou essa pessoa! É uma pena, teres apenas pena de mim! Mas é a vida! 

Quero que sejas feliz! Aceito o meu destino, de um homem infeliz, não amado, um homem que não encontrou o caminho da felicidade! 

Vou andando, vou vivendo no caminho da amargura, da infelicidade e deixar os outros tentar encontrar um caminho diferente do meu! A tua felicidade, será também a minha felicidade! Cruzei tarde no teu caminho, cheguei tarde no teu caminho e nada se pode esforçar, quando se trata do amor, coisa que só o coração, ou algo que  diz respeito ao assunto do coração! Seja feliz, porque tu mereces ser feliz, porque és uma mulher trabalhadora, batalhadora, guerreira em cada hora, em cada minuto, em cada segundo e mereces encontrar uma pessoa certa, um homem certo!

Que Deus satisfaça esse teu grande sonho da vida!

Beijos.

Feliz noite, Khady!

 Perdi a paciência com a oferta duma senhora no relacionamento. Mas vou reprimir os meus impulsos e deixar a senhora em paz que pretende ter uma segunda oportunidade com o seu ex- namorado e sobretudo, ter um filho com ele(tem 48 anos). Vai iniciar um tratamento médico com o marido(exames e consultas no Alfredo da Costa). Ele vive no Reino Unido ( Londres, concretamente).

Que Deus me perdoe e tenho que evitar o relacionamento com ela e virar-me para o outro lado.

15/05/2023).

KK


 A POSITIVIDADE

NA(DA)  VIDA,

NÃO DA(NA) ENFERMIDADE...!!


I


A irreverência, 

É a nossa teimosia

A nossa audácia

Diária,

Quotiduana

Na nossa existência 

Nesta parte terrena...


II


Temos

Que ser positivos

Nos objetivos 

Que definimos,

Nos rumos

Que traçamos,

Sem vacilarmos,

Sem hesitarmos

E acreditarmos

Que é possivel,

Que é tangível...


III


A negatividade,

Vem da enfermidade,

Quando

Se situa no lado

Da positividade.

Mas, mesmo assim,

Não é o nosso fim,

Pois, podemos 

Inverter

A situação  com o método 

Da Medicina 

Moderna,

Com a vacina

E continuarmos

A viver...!


IV


Acreditar,

Confiar,

Se amar,

E em frente,

Para a outra ponte...!


(Continua)


Alfornelos(Amadora, domingo, 13:51), 16 de maio de 2021.


                        KK YOIÓ (NDO)


,

 A águia

Vitória,

Depois da vitória,

Prossegue o seu voo

Contínuo

Com mais benefício,

Mais títulos,

Graças aos seus pupilos,

Seus "combatentes"

Que não se "furtam" aos embates.


(Continua)


PSA(segunda feira, 16 h16 minutos), 16/05/2016.


KANKAMBSLL (NDO)

 CAMINHE COM UM SEMBLANTE

SORRIDENTE

E CONFIANTE!


I


Cada

Dia,

É uma vitória

Sobre a vida.

Pelo que, temos

Que ter

A ousadia

Na caminhada

Diária;

Temos

Que ter

A cara bem erguida,

Sorridente

E confiante.


II


Cada

Passo,

É um começo

E, mesmo com um retrocesso 

É um progresso

No caminho do sucesso.


III


A vida

É uma aprendizagem

Contínua,

Permanente

E profícua

Para uma viagem

Seguinte,

Porque o anterior

É uma vantagem

Para a posterior

Partida.


(Continua)


PSA ( PINGO DOCE, SÁBADO, 22h50 minutos), 14/05/2016.


KANKAMBALL (NDO)

 T


RECORDAR:


TOMO

RUMO

AO MARQUÊS,

OUTRA VEZ !


I


BENFICA é tricampeão!

"Ninguém

Pára o BENFICA"!

Ninguém

Mesmo!


II


Vitória

É vitória

E fez jus

A Jesus!


III


Vou outra vez

Ao Marquês,

Apesar de sozinho

E sem as minhas meninas,

As minhas penicilinas;

Mas vou risonho

Para estar no meio da família

Benfiquista,

Nesta folia

Imperdível,

Indescritível,.

Imemorável.


IV


A gloria

De cada vitória,

Uma alegria

Que não se vive diária,

Mensal e anualmente

E em qualquer instante.


V


Foi um tricampeão

Bem sofrido,

Campeonato

Bem renhido,

Um campeonato

Bem disputado,

Confronto

Direto

Entre os graúdos

E os miúdos,

Disputado

Obviamente, com muito

Respeito

E consideração.


VI


Está no sangue

Do Benfica,

No seu DNA,

Cada momento 

Que se segue

E nada fica

Como dantes

Nos grandes embates.


VII


Aos benfiquistas,

Aos adeptos,

Vivam entusiasticamente

Este dia 

Fenomenal,

Diria

Divinal,

Porque bem

O merecem,

Porque acreditaram

Sempre,

Mesmo nos momentos

Difíceis,

Sobretudo 

Nas primeiras jornadas.


VIII


Os benfiquistas

Têm uma alma

Mística

Que os congrega

Num único objetivo:

Vitoria,

Vitória

E vitória!!!


IX


Viva o Benfica!

Viva Luís Filipe!

Viva Rui Vitoria!

Viva os benfiquistas!

Parabéns a todos os que contribuíram

De forma direta 

Ou indireta

Para este grande dia!


X


A todas as equipas

Que participaram

Neste campeonato,

À minha  grande consideração;

Inclino -me pelos esforços

E trabalhos

Consentidos!

O meu obrigado

A todos!


(Continua)


PSA,( 18h 15 minutos), 15/05.2016.


Kankamball (NDO)

 CAMINHE COM UM SEMBLANTE

SORRIDENTE

E CONFIANTE!


I


Cada

Dia,

É uma vitória

Sobre a vida.

Pelo que, temos

Que ter

A ousadia

Na caminhada

Diária;

Temos

Que ter

A cara bem erguida,

Sorridente

E confiante.


II


Cada

Passo,

É um começo

E, mesmo com um retrocesso 

É um progresso

No caminho do sucesso.


III


A vida

É uma aprendizagem

Contínua,

Permanente

E profícua

Para uma viagem

Seguinte,

Porque o anterior

É uma vantagem

Para a posterior

Partida.


(Continua)


PSA ( PINGO DOCE, SÁBADO, 22h50 minutos), 14/05/2016.


KANKAMBALL (NDO)

 ALGUÉM LONGE

DO SEU  AMBIENTE,

NÃO FINGE

E ESCREVE

SOBRE

O QUE SENTE...!


I


Na aurora,

Na madrugada

Gélida,

Tórrida,

A criatura

Vira

De lado

Para lado,

Na cama,

Cujo o aroma,

O perfume

Se assemelha

A duma

Ovelha

Vinda

Fora

Do curral de arame

Farpado,

Com fome

E come

Palha

De qualquer modo,

Seca ou molhada!


II


Às vezes,

Nesses

Revezes,

Nessas fases

Em que não temos Hipóteses

De ter mais posses

E sucumbimos 

Nas crises,

E, consequente

E obviamente,

Nas tontices,

Tolices

D,outras coisas ou espécies ...!


III


Os anjos

Da aguarda

Já nos seus quartos,

Nos seus aposentos,

Sossegados,

Tranquilos,

Guardam cada qual,

A sua farda

Desigual

No quintal,

Despreocupados

Com os seus marujos,

Com os seus pupilos...


IV


E na noite

Longa,

A gente

Cavalga

Em lugares

Incertos,

Inseguros

Dos patamares

Altos,

Baixos e sem amparos

De vidas

Desavindas,

Atiradas

À sua sorte

Para as reservas,

Para as selvas

Sem servos nem servas,

Nem tão pouco vivas!


V


E quando não se pinta,

Se escreve

Ou se lê,

Porque não se vê,

Nem se ouve

Nem se escuta

A voz da nossa prole,

O barulho

De nenhum filho

Ou de nenhuma filha

Que nos atrapalha,

O grito da esposa

Que nos acusa

De alguma coisa

Mal feita...!


VI


E a tristeza

Aparece

E toma

Conta

Da nossa alma,

Do nosso espírito

Já sem sagueza,

A nossa face

Sem chama

Natural,

Habitual

Da nossa meninice...!


VII


Pergunto

O sujeito

Atónito

E aflito:

" Qual o teu préstimo

Para com o seu próximo?

O que dizes

E fazes?

Quais os teus planos

Para com aqueles 

Humanos,

Àqueles 

Teus manos?


(Por concluir)

Santos Matos(terça-feira, 02h23 minutos), 15 de maio de 2018.


                                 KK(NDO)

 PADI

DI

GOCI,

I

SORTI...!


I


Almejamos

E almejaremos

Sempre

O que de melhor

Sem fim,

Que existe 

Neste

Mundo, 

Para os nossos filhos,

Porque são amores

Como flores

No jardim,

Os brilhos

Dos nossos olhos!


II


Sem filhos

Numa casa,

Numa família,

Sem barulhos

Sem a correria

Numa casa,

Não existe a folia,

Não existe a alegria

E nada se avalia

De harmonia

Num lar,

Senão a monotonia...!


III


O inverso,

É falso,

Segundo

O meu senso,

Segundo 

 o meu juízo,

Porque o reverso 

Da medalha

Não assemelha

Ao que se aconselha...!


IV


Os netos,

Rebentos

Do nosso sangue,

O sangue

Do nosso sangue,

Trazem-nos votos

De muitos

Júbilos

Que queremos,

Que anelamos

Ter nos nossos colos,

Como substitutos!!!

Que alegria

A estadia

Na família!

O calor,

O suor,

O amor...!

Nada igual,

Tão natural

E tão especial !!!


V


Dêem a alegria

Em cada dia

Ao longo da breve

Ou longa estadia

Dos vossos pais,

Neste mundo,

Mesmo estando

 Longe!!!


(Continua)


Santos Matos(AMADORA, terça-feira, 02h55 minutos),

15/05/2018.


                    KK(NDO)

 Badjuda

Linda,

I sada !  


I


Suma

Papa-mel,

Fidju

De Bolama

Ka na kansa

Busca

Kil  ki  i misti,

Kil ki ama,

Kil ki si udju

Apenas i ta odja

Ness mundo.


II


O sonho

É o caminho

De cada 

Anjinho

À demanda

Da perfeição,

A combustão

Que alimenta,

Que sustenta

A paixão,

O ardor,

O fulgor

Do amor.


III


Nampili

Ndji,

"Apili"

Ndji,

M,tchi

Uasse ndji

Di (thi) bgha

Nacin Bathi(em manjaco)


III (Traduzindo):


Minha menina,

A minha "Apili",

Tu és  o meu coração 

No caminho de Deus.


IV


You are 

My life!

D,ont forget

What you can do,

saving my heart !


PÓVOA DE SANTA IRIA, ( SEXTA-FEIRA- 10H35 MINUTOS), 15/05/2015.


                                         KAMBALL (NDO

 SÃO 

JOÃO 

NO CORAÇÃO...!


I


Todos aqueles 

Que hoje labutam,

Trabalham

Arduamente

Contra todos os males

Do presente,

Só peço 

Que tenham

Sorte 

E saúde 

Grande,

Com a bênção 

De Deus em São 

João 

E noutros cantos da nossa Nação,

Na campanha de caju!


II


Estou convosco

Em todos 

Os dias

E em todas as noites,

Onde estão metidos

Em cada buraco,

Com todos 

Os parasitas

E todas 

As pestes...


III


O hábito 

Faz o monge

Em cada momento.

Quem

Finge,

A si se engana ou se foge

Em vão 

Na sua missão

Como homem...!


IV


Ter a capacidade,

A inteligência 

Ou a competência 

Para se inserir

E se integrar

Harmoniosamente

Nesta nossa sociedade,

É uma grande

Sorte,

A grande

Benção da Providência...!


V


A saudade

Da escrita,

Da palavra,

Da frase,

Do desenho

Mal conseguido,

Mas que me divertia

Imenso

Como se estivesse mergulhado

No lago

De" Plimpe"(Plpe)

Onde 

Vivi

E cresci,

Em Utiacor,

E com muito amor

Em com todo o esplendor...!

E tudo por causa desta pandemia...!


VI


Oh! Udtchai

Bedjame,

De seu nome,

Onde a população

Pedia a benção 

Com aguardente 

E ou com outra bebida quente

E paai ...!

Tenho muita saudade

Da minha  doce

Meninice,

Da minha infância,

Da minha adolescência

Da minha traquinice

De juventude..!


VII


Peca

O tempo,

Por tudo

Que deixa

E fica

No meu corpo...!

A lembrança 

Do que fica 

Na minha cabeça!

Do tempo

Que nunca 

Mais 

Volta!

Mas também nunca

Mais 

Me solta!

Puxa!!!

Chiça!!!


VIII


"Me ajudem"

 A lembrar,

"Me ajudem"

 A recordar

Tudo o que é bom!

Toquem

O bombulom...,

Porque é a nossa

Maior força,

O nosso motor 

E a nossa

Esperança...!


(Por concluir)


Brandoa( sexta-feira,  03h20 minutos), 15 de maio de 2020.


                                  KANKAMBAL(NDO)

 A VIDA 

HUMANA

CONTINUA COM A SEGUNDA

DOSE DE VACINA?!


I


Humanizar,

Tentar

Eternizar,

Dignificar,

Prolongar

A vida humana

Com a vacina,

Eis o objetivo principal,

Vital

Dos humanistas,

Dos cientistas...!


II


Esperemos 

Que as vacinas

Tenham êxito, 

Resultados

Positivos

Na sua aplicação,

Na sua população 

Em toda a extensão,

Em toda a plenitude,

Relativamente aos planos

De saúde...!


III


Esperemos

Que a população 

Respire

Com a tranquilidade,

Com a naturaludade

E  que volte

A normalidade

Que existia

Antes de Covid-29!


IV


O otimismo, 

O ânimo, 

A esperança,

Permitem-nos ter a segurança

No nosso dia

A dia!


V


Parabéns 

À SNS,

À DGS

E aos Governos Nacionais!


(Contonua)


Alfornelos( Amadora,sábado, 16:08), 15/5/2021.


                 KK YOIÓ ( NDO)

domingo, 14 de maio de 2023

 AS MINHAS FÉMEAS

GÉMEAS

DESFILAM,

E PULULAM…


I


Elas,

Belas,

Singelas,

Esbeltas,

Bonitas,

Desfilam

E pululam

Por todo

Lado,

Em todo

Mundo.


II


Traduzem,

Transmitem,

Conduzem

O cunho,

O sonho

E a alma

Do filho 

De Bolama

Sem brilho

Em debandada

Nesta banda.


III


As minhas

Gémeas

Fêmeas,

Constituem o símbolo,

O estímulo 

Daquele que pretendia

Escalar montanhas

Em cada dia,

Para o bem-estar da sua comunidade

E para toda a Humanidade.


III


O autor

Das fêmeas 

Gémeas,

O seu condutor,

Se sente

Impotente

Perante

O presente,

Em virtude

Da precaridade

Da sua empregabilidade

Em transformar o seu sonho

Em realidade,

E, assim, contemplar o mundo risonho!


IV

A terra

Que o viu nascer,

E crescer,

Quinara,

Terá

O prazer

De um dia,

O receber

Com alegria

E fazer 

Dela desenvolver?!


V


Naquela

Palhota,

Naquela

Lala,

O “kota”

Fará 

Mattos

Na sua labuta

Diária,

Produzia

Mancarra,

Milho,

Mandioca, arroz e feijão,

Para que cada filho,

Nem 

Ninguém,

Morra

De fome,

Perpetuando, assim, o seu nome

Para a geração

Vindoura.


VII


A sua  azáfama

Em Nova Sintra,

Em Bolama,

Djeu de Cobra,

O “kota” fará

Mattos,

Apenas pretendia,

Em cada dia,

A garantia

De repastos,

Alimentos 

Para toda a família

E, muitas das vezes, para toda a aldeia..


VIII


A guerra

Colonial

Foi fatal,

Foi grande trama 

E trauma

Para o “kota” Fará,

Pois, foi vítima

Dos dois lados do conflito:

- Do poder colonial

Local,

- E do lado dos Combatentes da Libertação Nacional.


IX


Perdeu tudo,

De tudo

Que tinha conseguido

Com muito suor

E labor!


X


Fará

Conheceu

E viveu

A tortura

Da PIDE

Em Tite;

Viveu

O esquecimento

E a ingratidão

Do P.A.I.G.C.

Até 

A sua morte!


XI


Quero que  esta poesia

Perpetue a sua memória,

A sua consciência

Como lavrador (agricultor)

E como lutador !!!


FLAMENGA(5ª feira- 08h40), 14 de Maio de 2015.


                                                                Kamball (NDO)

 A DIVINA

SEMANA...


I


O ímpeto

De cada  sujeito,

Vem de dentro

Do seu próprio peito,

Do foro

E do poro

De que é feito.


II


Em cada

Manhã,

Acordo

Como quem acorda

E sonha

Em escalar a montanha,

Decidido

Com muita força,

Perseverança

E esperança

A conseguir a proeza,

Com muita façanha.


III


As palavras

Raras

E baratas,

Soltas

Do coração,

Pela imaginação

E criação

Do cidadão

Que não 

Tem outra intenção,

Senão

De proporcionar a satisfação

E alegria

Dos amigos e família,

Nesta nossa vivência

E existência

Efémera,

Nessa(desta) terra.


IV


A vida

Não

Tem significado,

Se não

For

Vivida

Com (muito) amor

E paixão,

Por

Cada

Cidadão,

De forma

Intensa 

Com alma,

Com justiça

E inteligência

Sábia,

Sem exagero e extravagância.


V


É por

Amor

Que atrevo

A escrever

Poemas;

Escrevo

Sobre temas,

Sobre problemas

Da vida quotidiana,

Da vida humana;

Junto, associo letras

E palavras

Com um determinado

Sentido

E significado,

Para transmitir

O meu sentir

Interior,

Para o exterior.


V


Que toda a dor,

Termine

Em amor,

O fulgor

Que define

O prazer

De qualquer

Ser,

Afastando o horror,

Que, às vezes, paira no horizonte,

No ambiente,

E em toda a parte

Do planeta,


Amora (sexta feira, , 18h35 minutos), 13/05/2016.


  KANKAMBALL (NDO)

 ... COM  O PERDÃO,

O NOSSO CORAÇÃO

ESTÁ(FICA) LEVE COMO ALGODÃO...!


I


Ensinai

Como o pai:

"Deixai,

Porque eles não sabem

O que fazem"...


II


Com o perdão,

Sentimos o nosso coração

Mais leve

Como algadão,

E, obviamente,

Mais nenhum entrave

Na nossa fronte,

Para seguirmos em frente.


III


Deus é misericordioso,

Bondoso,

Poderoso

E sempre está ansioso

Para nos conduzir

Para um caminho

Sem um único espinho,

Menos espinhoso,

 Para o ninho

Da verdade,

Da igualdade,

Da justiça,

Da esperança

E da felicidade

E sempre a redimir

Os pecados

Por nós cometidos!


IV


Que a Igreja

Católica

Proteja

O crente,

Que, diariamente, 

Peca

Inocentemente,

Em virtude

Da maldade,

Dos malefícios

E vícios

Existentes

Na sociedade

Global,

E nos indivíduos,

Em particular.


IV


Congratulation

Ao nosso Portugal 

Plural,

Pela visita do Pastor Universal,

O Chefe Supremo da Igreja Católica

Ao nosso país,

Em Fátima,

Canonizando

Os Pastorinhos

Jacinta

E Francisco;

A consagração

Do novo Campeão,,

O tetracampeão,

O Benfica;

A consagração

De Salvador

Sobral

No Festival

De Canção

Eurovisão!

Portugal 

Está de parabéns!

O treze de maio,

Com este prodígio!


(Por concluir)


Strada Outlet(domingo, 11 horas), 14 de maio de 2017.


   KK(NDO)

 I,m so happy

For your first holy

Communion,

My

Baby!!! 


I


One day,

My

Baby,

I shall remember

This day,

With

Many

Emotion

Of this first

 Holy

Communion

In my

Heart!


II


Congratulation

For you

And your

Mom 

Too!

 QUANDO A CHAMA

JÁ NÃO QUEIMA...!


I


ESCREVO

O QUE DEVO,

QUANDO POSSO

E, QUANDO, EM BOM

JUIZO,

PRONUNCIO 

EM BOM

SOM,

MESMO EM SILÊNCIO,

O QUE PENSO!


II


Quando a chama

Já não arde,

Já não ferve

A individualidade,

É porque já não serve,

Já, em nada impele;

Já não vale...

Tudo está fora do controle,

Tudo está mole...!


III


Outrora,

Naquela

Bela

Terra,

Na meninice,

Eu, na adolescência,


(Por concluir)


Queluz (segunda-feira), 14/05/2018.


              KK(NDO)

sexta-feira, 12 de maio de 2023

 PARABÉNS

POR ESTE DIA,

MINHA

KELCINHA!


I


MINHA

QUERIDA KELCINHA!

Quero,

Desejo

Que Deus

Te abençoe,

Ilumine

E que continues

A trilhar

O caminho

De sonho

E de alegria!

O caminho

De Deus,

Da luz

Que ilumina

A nossa caminhada

Da vida!


...


Eu, NDO,

Voando

No ar 

Como um pássaro,

A voar

Pelo espaço

Espesso

E imenso,

Penso

E peço

Ao Pai Misericordioso,

O juízo,

A saúde,

Sucesso,

E felicidade

Para todos os meus pequenos,

Para a minha Nactividade,

Para os meus manos,

Sobrinhos e todos os "bambinos"!

Feliz comunhão

Para a minha Kelcy,

Happy

First holy

Communion

For her,

And happiness forever!


O caminho 

De Deus,

É tudo o que faz

Bem 

A cada homem,

A todos os meus 

E aos seus,

O que traz

A paz,

O amor,

A paz 

Interior

E do espírito,

O sonho

Que há muito

Cedo

Acalento

E guardo!


A pequena

E humilde 

Casa

Estava repleta

De pessoas amigas,

Alguns familiares,

Sobrinhos

E vizinhos,

Que muito nos honraram

Com a sua presença,

Pelo que, agradecemos

Do fundo 

Dos nossos corações.


No ar,( domingo, das 16h35minutos às 19horas), 13 de maio de 2018


                                KK ( NDO)

 BENFICA,

BENFICA,

O QUE SIGNIFICA?!...


I


Na primeira

Parte

Do embate

Entre

O Benfica

E o Vitória de Guimarães,

A equipa 

Do Benfica

Foi demolidora!


II


Ao longo

Dos quarenta e cinco minutos,

O Benfica

Já batia,

Já demolia

A equipa 

Vimaranesa, 

Cidade

Do Berço

Da Nacionalidade

Portuguesa,

Por quatro bolas

A zero!


III


O Benfica

É (uma mensagem de) a esperança

Que senpre se lança

À(Para) conquista

De taça(taças)

Em cada

Época,

Por cada

Vitória

Que proporciona a alegria,

A cada

Benfiquista.

Existe alguém,

Ou melhor, quem

Me explica

O que significa

Benfica?


IV


Benfica

Significa

(Para mim),

A emoção

Que derrete cada

Coração,

Aliada

À razão;

A vitória

De hoje,

É um marco

Histórico

Na equipa da Luz,

Que produz

E nos conduz

Ao " TETRA"

Para o seu público,

Para cada

Adepto,

Que há muito,

O esperara!


V


Não existem palavras

Para descrever o ambiente

Desolador

No Estádio

Da Luz,

O delírio

Que enferna cada adepto!

Glória

Ao Vitória

( não ao outro da terra do patrono da nossa nacionalidade),

O treinador,

O senhor

De muito

Valor,

Que nos deu

Esta 

Tanta

Alegria

E euforia!

O Benfica venceu

E a todos convenceu

De que mereceu

O título

Por cada golo

Que meteu

E porque, muito

Cedo, teve o zelo

De o sonhar,

De o acarinhar

Até

Ao fim do campeonato,

Ou, até

Ao penúltimo confronto!


VI


O Vitória

De Guimarães,

Recebeu

Cinco(5) pães,

O pior infâme,

O pior vexame

E até quer mudar o nome

Para PADARIA

Devido a este infâme,

O pior 

Vexame,

Impost o pela mestria

Do senhor

"TETRA"

Na Cátedra

Do Melhor

Professor!

Volta para casa

Com uma mão cheia,

Com o saco cheio,

Com a barriga cheia!


VIVA O BENFICA !

VIVA O TETRACAMPEÃO !

VIVA O 36!


(Continua)


Pastelaria INOVAÇÃO E TRADIÇÃO(Patameiras, Odivelas, Sábado, 18h 27 minutos), 13 de maio de 2017.


KK(NDO)

 O BENFICA

ATACA

E ESPERA

O "TETRA"...!


I


Adepto

Fanático,

Ferrenho,

Convicto

Na conquista

Do sonho

Já antigo:

O " TETRA"

CAMPEONATO.


II


Com os pés

Bem assentes

Na terra,

É a vez

De arrancar

O "TETRA"

Que está

A faltar

A equipa benfiquista;

A festa

Bem presente nas mentes

Dos jogadores,

Os principais atores.


III


A ferro

E fogo,

O faro

Do jogo

De hoje,

Representa

Um momento

Histórico,

Decisivo

Para a conquista

Do objetivo,

O projeto

Delineado,

Traçado

Há muito!


IV


Vamos

Todos,

Para a festa!

A porta

Já está

Aberta...!!!


Patameiras(Odivelas, Sábado, 0 h15 minutos), 13 de maio de 2017.


    KK(NDO)

quinta-feira, 11 de maio de 2023

 Khady, feliz noite! Que Deus te livre de toda qualquer perturbação mental ou outra enfermidade e nem sequer enxaqueca ( dor de cabeça constante)! Que continues bem como te conheci durante estes anos (quase dois) a fim de organizar a tua vida como tens estado a organizar pouco e pouco e puderes trabalhar sempre ( que o trabalho não te falte nunca!)!

Sentirei triste ver-te dominada completamente por outra pessoa! Quero-te como um ser livre, independente! O amor não é uma imposição, uma ditadura e atuação que não respeita a tua pessoa! O amor é respeito e consideração pelo par. Eu não quero tocar no assunto, mas dói-me muito essa recuperação e imposição. 

Se me afastas do teu companheiro, saio livremente sem qualquer problema. Ele não quererá que um outro homem entre na tua casa a não ser ele, independentemente da  cama sagrada. Eu não quero aborrecer-te com esta questão, mas temo a minha relação contigo.

Desculpa, Khady. Tudo é por amor, independentemente do ciúme que eu tenho. Pelo que te peço sempre as minhas sinceras desculpas, mais uma vez.

Melhoras!

Beijinhos e uma noite sossegada e calma

terça-feira, 9 de maio de 2023

 4305- Neuza papá.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

 A CAMA

DE ALGUÉM QUE AMA.


I


A cama

De alguém que ama

Amada,.

Dourada

Requintada,

Sagrada

De um senhor

Todo -poderoso,

Intocável,

Invejável

Que só duas pessoas

Podem deitar

E podem fazer amor.


II


Estando

O  marido

Ausente,

Se a mulher

Durante

A sua ausência

Tiver 

Uma relação

Sexual

Com um outro  homem,

Deve mudar,

Trocar 

O colchão 

Para que possa haver

Um ato sexual

Com o senhor

Feudal,

Pois é o senhor 

Absoluto,

O proprietário

Do corpo da mulher

Pois, ele não deve deitar-se

Na imundice

Onde um outro homem 

Se ejaculou,

Liberou

O esperma 

Na dama

Ou na cama


IV


A mulher

Jurou

Pela sua alma,

Nunca mais ter relação

Sexual

Com um outro homem,

Mesmo que tenha 

Um amante.

Houve uma discussão

Acessa

Com o amante

Sobre este assunto

Que amante 

O informou,

O que levou 

Este a acusar o  marido

Desta de ser muito 

Atrasado,

O homem da Idade

Média..  


(1:38 de discussão ao telefone)


(Continua)

Brandoa (terça feira, 00:32),  08-09-2023.


(Afinal, era uma mentira dela!!!)  O colchão não foi trocado, mudado.



      KANKAMBALL

domingo, 7 de maio de 2023

 ESTAS

DUAS

CONQUISTAS,

SÃO BONS SINAIS

PARA AS DUAS 

FINAIS


I


Benfica

Estica

Para mais taças

Para corroborar

E para provar

As suas proezas

Como uma grande equipa

Desta época.


II


É o meu dever

 Escrever

Sempre 

Sobre o meu Benfica

Em todos os momentos,

Em todos os cantos,

Porque é uma equipa

Do meu coração,

É a minha maior paixão.


III


Rapazes

Audazes,

Sóis capazes

De ultrapassar

Todas as fases

Com determinação,

Afinco

E muito empenho.


IV

Estais no bom caminho

Para alcançar o sonho

Almejado e proposto!

Continuem

Assim

Até ao fim,

Para o nosso bem,

Para o nosso grande projeto!


V


Confiança

Para mais uma taça,

Mais uma peça

Que enriqueça

O nosso espólio,

Que fortaleça

O nosso Estádio,

A nossa fenomenal

Catedral.


VI


Parabéns,

Meus grandes homens!

A conquista

Da taça da Liga,

Demonstra a vossa grande entrega,

A vossa heróica luta;

É a prova da vossa grande raça!


BEM HAJA

O NOSSO GRANDE BENFICA, 

QUE ALEGRA A TODOS OS BENFIQUISTAS!


CATUJAL ( 23HORAS- 4ª-FEIRA), 07 DE MAIO DE 2014.


                                            KANKAMBAL ( NDO)

 A  VOZ

FEROZ

DE

CADA UM DE

 NÓS


I


No momento

Exato

Em que o Benfica

Estica

Para o tricampeão,

O meu coração

Acordou do sono 

Diurno,

Da letargia

Diária.


II


Um benfiquista

Acredita

Sempre até ao fim,

Porque a nossa família

É assim

Mesmo;

Guiamo - nos pelo otimismo,

Pela  força

Da esperança,

Vinda do nosso interior,

Com vigor

E suor.


III


É preciso

Saber

Sofrer,

Ter juízo

De como lutar

E enfrentar

Os momentos

Difíceis,

Para encontrar

Energias renováveis

E somar

Mais pontos,

Sinal

Que nos permite

Vislumbrar

O zénite

E chegar

A final.


IV


Apesar desta 

Vitória,

Se exorta

A contenção,

A moderação,

Como manda a razão,

Na euforia,

Até ao último 

Dia,

O dia

Do juízo final,

Até ao apito 

Final,

Do árbitro

Do último 

Encontro.

Do campeonato


(Continua)


PSA(domingo, 21h 23 minutos), 08/05/2016.


KANKAMBALL (NDO)

 LEVANTEM, 

COM MUITA CORAGEM,

FESTEJEM,

PORQUE MERECEM!


I


É o ano do Leão!

Do fundo

Coração,

NDO,

Benfiquista,

Felicita

Atempadamente,

O grande feito

Demonstrado

Ao longo

Deste

Período,

De jogo

A jogo,

Provando

O carácter 

Aguerrido

De combater 

Com toda a honestidade 

E legalidade,

Sem nunca perder

Nenhum jogo !


II


O rugido

Do Leão 

Fez,

Tremer

Os adversários, 

Desde o primeiro mês

Até 

O momento presente!


III


O Leão, 

Volvidos

Quase duas décadas 

Sem conhecer

E saber

O que é o sabor

De ser

Campeão,

Vai este ano,

Experimentar

O Marquês,

Dar

E proporcionar

Aos seus sócios 

E adeptos

A folia

E a alegria

Da família

Sportinguista

Com uma festa

Ímpar!!!


IV


Sem medo 

De errar,

Porque não vai haver

Azar,

Nas últimas jornadas 

Do campeonato

Nacional,

Rezo,

O terço

Com estas escassas 

Linhas,

Felicitando 

O Êxito 

De toda a equipa,

Ao jovem treinador,

Amorim,

Ao presidente 

Sr Dr Varandas

E toda a massa associativa!


V


"Esforço,

Dedicação,

Devoção

E Glória",

Se acrescenta 

O Glorioso,

Que traz

A paz

E a alegria

A cada sportinguista!


VI


VIVA o SPORTING

WITH THE KING

LYON!


(Continua)


Brandoa ((Amadora, quinta-feira,  23:14), 06 de maio de 2921.


         KK YOIÓ( NDO)

 ESPELHO

VELHO,

É UM FALHO...

PORQUE NÃO DÁ BRILHO...!


I


Rasgo

Com a caneta,

O papel,

Como rasgava 

O rego

Na bolanha,

Em Canchungo

Quando era 

Novo

E ativo,

Em guethoque(1)...,

Em BABOQUE...!


II


Lembro-me 

Muito bem

Como a disputa

Era muito

Renhida,

Em que, cada

Um se esforçava,

Tentava

Ganhar 

Os outros...


III


Eu não era

O melhor,

Mas também

Não era 

O pior...


IV


Ah! Como vivíamos

Felizes,

Apesar

De vivermos

Em períodos

De muitas crises...!


V


Naquela

Escola,

Escola

Primária

De UTIACOR!

Oh! Que palmatória,

Reguada,

"Mantapa de serra",

Se não souber

Bem a lição

Do professor Hitler,

Do professor Fernando Una,

Da professora Linda...!,

Em que a criançola,

Nas costas,

Levava 

Sacola,

Dentro

Dela,

Levava

Livro,

Canetas,

Borracha,

Caderno,

Tabuada,

Afia,

E tantos

Outros 

ObjetosSAIBA

DEMONSTRAR O SEU TALENTO, 

O SEU CONHECIMENTO,

O SEU AFETO!

NÃO SE INIBA!


I


HAPPY

DAY,

MY

MOM!

Big

Mom!

Mom,

You are big

In all,

Starting 

With your hearth!

I love you

Só much!

Today

Is your day

And I want

Give you a kiss

Wherever you are!

Happy

Mother,s day!


II


O dia 

Da mãe,

Aquela

Bela

Senhora

Que a nada, nem 

A ninguém

Se compara,

Aquela que nos concebeu,

Aquela que nos concedeu

A oportunidade

De nascer,

De crescer

E viver

Com alegria,

Com amor

E rigor

Nesta sociedade,

Deve ser

Comemorado,

Lembrado

Como o dia

De homenagem

Da mulher 

De(com) coragem!


III


A todas as mães,

Um feliz dia!


(Continua)


Brandoa,( domingo, 12h56m), 05/06/2019.


                                                      KK(NDO)

Escolares...!


Oh! Ainda me lembro

Daquela lição...

Orgulho-me de ser português...!


1. Agrupamento, associação, grei.


(Continua)


Av.Santos Matos, Amadora(1h27m), 07/05/2018.


                                     Kk (MATTOS)