terça-feira, 16 de abril de 2024

 NENHUM

ALUNO,

EM NENHUM

TURNO...


I


Nenhum 

Aluno,

Em nenhum

Turno,

Em nenhum

Ano,

Fica(ficará ) atrás,

Se, se lhe apraz,

O que em cada dia faz!


II


Em uníssono,

Cantaremos

O hino

Do nosso destino,

Pela nossa vitória,

Pela nossa alegria,

Não é uma questão 

De deitarmos 

Foguetes

Antes

Da ocasião,

Mas, estaremos

Unânimes

Em todos os testes,

Em todos os exames

Nestes

Meses, prestes

A terminar o ano 

Letivo,

A fim de atingirmos

O nosso objetivo:

Passar,

Transitar ...!


III


Não nos deixaremos 

Ir abaixo,

Por qualquer negativa

Que fosse!

Porque temos 

Expetativa,

Acreditaremos

Sempre que é possível

Inverter a situação

De crise 

Ou desfavorável,

Que pensamos

Impossível,

E garantiremos

A nossa transição.


IV


Somos,

Seremos

Determinados

E empenhados

Na realização 

Das nossas tarefas

Escolares,

Em todas

Em etapas,

Trabalhando

Em tudo, 

Com empenho,

Para alcançarmos

O nosso sonho

E assim, agradarmos

A nós mesmos,

Aos nossos Encarregados

De Educação,

Pela atenção,

Acompanhamento,

Pelo seu apoio afetivo

E efetivo

No nosso percurso

Escolar,

No nosso ensino

Aprendizagem.


V


Tudo depende

De nós,

No que der-nos

A nossa sociedade,

Da oportunidade 

Que conceder-nos

A fim de sermos

Bons e futuros

Continuadores

Do amanhã risonho!


VI


Tudo está nas nossas mãos,

Como bons cidadãos,

Continuadores

E defensores

Acérrimos 

Do 25 de Abril,

A garantia

Desse grande 

Legado:

O da Liberdade 

E o da Democracia...!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 02:15), 17 de Abril de 2024.


kKNDO (FF)

 NENHUM ALUNO,

EM NENHUM TURNO...


I


Nenhum aluno,

Em nenhum

Turno

Fica atrás,

Se, se lhe apraz

O que em cada dia faz!


II


Em uníssono,

Cantaremos

O hino

Do nosso destino,

E estaremos

Unânimes

Em todos os testes,

Em todos os exames

Nestes

Meses prestes

A terminar o ano letivo

A fim de atingirmos

O nosso objetivo:

Passar,

Transitar ...!


III


Não nos deixaremos 

Ir abaixo,

Por qualquer negativa

Que fosse!

Acreditaremos

Sempre que é possível

Inverter a situação

Desfavorável,

Que pensamos

Impossível

E garantirmos

A nossa transição.


IV


Somos,

Seremos

Determinados

E empenhados

Na realização 

Das nossas tarefas

Escolares,

Trabalhando 

Com empenho

Para alcançarmos

O nosso sonho

E assim, agradarmos

Os nossos Encarregados

De Educação,

Pela atenção,

Acompanhamento,

Pelo seu apoio afetivo

E efetivo

No nosso percurso

Escolar,

No nosso ensino

Aprendizagem.


V


Tudo depende

De nós,

No que der-nos

A nossa sociedade,

Da oportunidade 

Que conceder-nos

A fim de sermos

Bons e futuros

Continuadores

Do amanhã risonho!


VI


Tudo está nas nossas mãos,

Como bons cidadãos,

Continuadores

E defensores

Acérrimos 

Do 25 de Abril,

A garantia

Desse grande 

Legado 

Da Liberdade 

E da Democracia...!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 002:15), 17 de Abril de 2024.


kKNDO (FF)

 AQUELE QUE AMA

EM DEMASIA,

SE TRAMA

EM CADA DIA.


I


O amor

É o motor

Que nos conduz

Para uma luz

De esplendor,

A êxtase 

Que às vezes, produz

Uma tremenda 

Crise 

Na vida...!


II


Por que não sei

Mais nada 

Fazer

E viver

Com muito

Prazer,

Segundo a lei

Determinada

E deve ser

Escrupulosamente 

Cumprida 

Por cada vivente?!


III


Adianta,

Se acredita,

Viver 

Num belo

Castelo,

Que nem sequer,

Reúne as condições

Mínimas

Para aspirar uma

Habitação simples

Mas condigna?!


IV


A cada momento,

A cada segundo

Ou minuto

Que, mal acordo,

Bem ou mal disposto,

Lembro-me da letra,

Da palavra,

O cerne da minha lavra,

Como a enxada

Bem aguçada,

Afiada

Para rasgar regos

Ou bagos

Nos terrenos

Plenos

Do meu baba,

Do meu papá

Naquela

Bela

Terra

Chamada Quínara.


V


A minha escrita,

A forma 

Daquele que acredita

E ama 

De forma 

Sincera

E verdadeira

Àquela 

"Gazela"

Singela

Para ser a mãe dos meus filhos,

Depois de vários

Trilhos,

Resolvi escolhê-la

Entre muitos murmúrios

Por não ser manjaca,

Da minha origem,

Da minha linhagem,

Pois, ela

Era a única

Dos meus olhos...


VI


Escrevo

Por impulso

Intenso

Que não controlo,

Pois, não existe 

Zelo

De impedi-lo,

De travá-lo

Pois, já é cativo

No meu ser

De viver;

Está arraigado na minha mente,

Ou é um objetivo

De aprendizagem

Como qualquer

Ser,

Qualquer

Homem...


(Continua)


BRANDOA ( terça- feira, 01:25), 16 de abril de 2024.


kKNDO ( FF)

sábado, 13 de abril de 2024

 A CHANCE

QUE NÃO MERECE,

MESMO NA VELHICE.... 


I


Ao relento

Mesmo no leito 

Onde me deito,

Dá -me sempre jeito 

Para escrever um conto

Mesmo de modo 

Bruto,

Mal feito

E inacabado.


II


A noite

E muito longa

Sobretudo 

Quando 

O tempo 

Está muito quente

E queima o nosso corpo 

Até 

Ficar dourado,

Acinzentado,

Enquanto o frio não chega.


III


A cada lance,

É a chance

Que você 

Merece 

Antes de atingir 

A velhice

Preconce 

E conseguir 

O que mais ambiciona,

O que a vida lhe proporciona.


IV


Rogo

A cada amigo,

A cada amiga,

Que siga 

O seu caminho,

O que o seu coração 

E a razão

Desejam,

Ambicionam,

Com muita

Luta

Determinação 

Para cada ocasião,

Para a conquista 

Do seu sonho.


V


Cada 

Poesia 

Minha

Como homem,

É a ordem

Da minha

NHANHA(1),

Em cada 

Dia,

Está associada

Ao amor,

Mesmo com muita dor 

Desde que vá ao encontro

Do que o outro

Almeja,

Deseja.


VI


Nada

Está perdido

Na vida,

Neste mundo,

Desde que tenhamos 

A consciência 

Do que pretendemos,

Por mais difícil

Que seja,

Tornar-se -se á facil

Com a nossa labuta,

Com a nossa luta 

Diária,

Com a nossa teimosia 

E insistência,

Esteja

Onde estiver

A viver

Em qualquer

Comunidade 

Ou sociedade.


VII


A vossa virtude,

A vossa sensibilidade,

A vossa solidariedade,

A vossa humanidade

Na vossa sociedade 

E de para toda a humanidade,

Determina que não desvies 

De séries 

Premissas,

Propósitos,

Que vos fortalecem,

Adubem

E sensibilizem

Como sujeitos

Dispostos

Para ações maravilhosas!


VIII


Todos os seres

Merecem 

ser felizes,

Pelo que devem

Aproveitar

Cada azo

Para cumprir

O prazo,

Para irem

Atrás do prejuízo!!!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 02:18), 14 04/2024


kKNDO (FF)

sexta-feira, 12 de abril de 2024

 SINTO-ME TÃO LEVE

COMO QUEM SERVE...!


I


Ser

Trabalhador,

Servidor

De alguém,

É ter

Menos responsabilidade

E apenas exige a capacidade

De realizar

Convenientemente

A tarefa solicitada,

Pedida 

Da parte

De quem 

Nos pague 

No final de cada mês,

Da parte de quem

Nos entregue

Algo compensador

Do nosso esforço físico

Ou psíquico 

Em vez

De ser 

Nós a fazer

O contrário

Ou assumir esse papel.


II


Por que tenho

Que esperar

Por cada dia,

Para poder 

Escrever 

Uma poesia,

Um poema,

Se o prazer

Vem 

Da alma 

Desse homem

Durante um mês,

Em vez 

De escrever

Sempre que me vier

À cabeça e sempre estiver

Disponível

E  sempre que me é possível

Realizar

Esse desempenho?!


III


A pressão 

Que vem 

Da ambição 

Deste homem,

Do seu coração 

É tanta,

Que até 

Atinge o limite,

A saturação,

Do admissível,

Do provável,

Do possível 

Da capacidade 

Intrínseca

Da individualidade 

E até, 

Peca 

A normalidade

Dos seres humanos

E apenas aceite

Para os divinos,

Os imortais

E não propriamente 

Para os mortais,

Ou seja,

Excede

A expetativa 

Que até 

Podemos admitir,

Que é algo inatingível...


IV


A vida

De um ser,

Não tem sentido,

Se se não estiver

Enquadrado,

Na convivência,

Na existência 

Dos demais

Animais

Racionais,

No prazer

De conviver

Harmoniosamente 

No conjunto

Daqueles que fazem

Parte 

Integrante

Do cosmo,

Do planeta

Onde vive.


V


No dia

Em que sentirmos

Desmotivados

Da realidade 

Onde estamos

Inseridos,

Em que deixarmos

De valorizar,

Dar 

O valor

Ao que é essencial 

E fulcral,

A alegria

De estamos 

Bem integrados 

Na sociedade 

Global,

Plural,

Então, estamos

Completamente 

Perdidos,

Postos fora 

Do sistema

Solar,

Da terra

Onde habitamos.


VI


A minha visão,

Muitas das vezes

Pessimista

No tocante 

À realização

Plena 

Da pessoa humana,

Ou seja,

Quando já não se sente

O prazer

De viver

Intensamente 

Esta vida bela,

Exemplar

E maravilhosa, 

No seio da natureza 

Encantadora,

Cheia de muito amor...


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 00:12), 13 de abril de 2024.


kKNDO (FF)


Para o dia 12/04/2024...

quinta-feira, 11 de abril de 2024

 A TOTAL ENTREGA

NOS FUSTIGA,

NOS CASTIGA 


I


O amor

É a dor,

É o ardor 

Ao  redor,

E o arrebatador 

Que em cada corredor,

Flagela cada pecador

Que não é um sofredor,

Que não é fingidor.


II


A total 

Entrega

É um sinal

De uma praga

Que alguém carrega

E não desprega 

Do que lhe aconchega

Mas que ao mesmo tempo

Suga 

O seu corpo,

A sua mente

Em cada instante.


III


O escravo

Só consegue

Alforria 

Quando o cravo

É entregue

Da livre 

Vontade

Do seu opressor,

Do seu ditador,

A liberdade,

A alegria

De viver 

Como um ser

Livre,

Sem medo do sabre,

Do enxofre.


IV


O amor

Verdadeiro,

Puro

É transparente,

Como a água 

Que bebemos

É rubro,

E vermelho

Como o cravo

De do Vinte e. Cinco

De Abril,

Tão alegre,

Livre

E nobre.


V


Inspirado,

NDO,

Desde que veio

Ao mundo

Nunca pensou num 

Outro 

Meio,

Senão,

O encontro

De um amor 

Verdadeiro,

Puro,

Singelo,

Branco,

Transparente

Como o gelo 

Que vinha da água

De Kung(1),

Fonte de Canchungo,

Onde cresci,

Onde passei

Toda a minha adolescência,

E início 

Da juventude,

Da minha puberdade,

Com muita humildade 

E muita elegância.


VI


Levo 

A vida

De entrega 

Total,

A saga 

De um coração 

Cheio 

De inspiração

Um escravo 

Da seda

De Índia

Ou da gazela

Daquela 

Sanzala

De São João,

Onde vigio

O seu pastoreio

Para que vivam em tranquilidade 

E liberdade!


1. Fontanário.


(Continua)


BRANDOA, sexta feira, 12/04/2024.


kKNDO (FF)

quarta-feira, 10 de abril de 2024

 A SENHORA

QUE NOS SALVARA

OUTRORA,

SERÁ 

A MESMA QUE NOS ABANDONARÁ...


I


A senhora

Que nos salvara 

Outrora,

Será 

A mesma que nos abandonará,

Dispensando 

O nosso amor,

Quando

Tudo,

Estiver a seu favor,

Uma coisa

Ou vice-versa...


II


A fragilidade

Do ser 

Humano,

É aproveitada

Por

Outro

Ser,

Para conseguir

Dividendos,

Como por 

Exemplo,

Estar ao nosso dispor

Com muitos engodos 

E carinhos,

Como sinónimo

De amor 

Puro

E verdadeiro,

Quando, 

Na realidade,

Estando a fingir;

Tapa

A cara

Com uma máscara,

Trepa 

A montanha

Que o outro adivinha

Ser

O extremo

Do esforço humano,

Um engano,

Que eu falo,

Que eu digo,

Querido

Amigo,

Um dolo,

Porque no jogo,

Procura-se marcar golo,

Como a premissa 

Que compensa

A (nossa) vida...


III


Na vida,

Aprende-se 

A viver

O que não se

Ensina

Nos bancos da escola;

Se treina

Ao longo da vida,

Ou seja, uma aprendizagem

Contínua,

Na rua,

Descobre-se

Fora,

O que é a verdade

E o que é a mentira;

A pesagem

Da nossa sabedoria

Ou  da  nossa ignorância

 Sobre a realidade

Verídica,

Transparente

E não opaca,

Tudo evidente ...


IV


Cada um,

Cada qual,

Tira as ilações 

Consoante

OI seu entendimento,

Conforme o seu conhecimento,

Sem prejuízo nenhum,

Tal

E qual

A sua análise

Factual,

Pessoal,

Individual...


V


O que importa,

É que cada um,

Sem precipitação 

Se comporta

Sem arrependimento 

De cada ato 

Feito

Em lado algum

E que tudo

Beneficie

 Os inocentes,

Que não os prejudique

Os ausentes

Por cada contratante,

Assinante

Do contrato,

Do acordo

Estabelecido,

Assinado

E rubricado

Por ambas as partes.


VI


Para um entendedor,

Meia palavra basta,

Chega,

Querendo

Com isso dizer,

Que não lesem 

As crianças,

Agentes indefesas...!!!

terça-feira, 9 de abril de 2024

 (Prometi uma poesia

Em cada dia

Neste mês fértil

De Abril)...




QUANDO CRESCERES,

QUANDO FORES

GRANDE,

NÃO TE ESQUEÇAS

DE TER HUMANIDADES

PARA COM AS CRIANÇAS!



I


O sono 

Noturno

É tão taciturno

Quando nos deixa em abandono

Sem dono,

Sem pleno

Contorno

Digno

De júbilo

Tranquilo 

De um menino

Que tem cada plano

Por cada mês do ano.


II


Na tua viagem

Com veleidade

E coragem,

Da vontade

Que te acompanha

Com uma senha

Que te dá acesso

A cada sucesso

No teu curso,

No teu projeto airoso

E grandioso

Que te torne um senhor

Do amor

Ao redor

E em cada lado,

Em cada paragem 

Do mundo...


III


Eu acredito,

Sinto 

Que tu podes 

Voar com o vento,

E parares

Em qualquer

Lugar,

Sem quaisquer dificuldades,

Devagar

E devagarinho,

Até atingires

O teu sonho,

Consoante o teu projeto,

O teu desiderato!


IV


O jovem,

Homem,

Com a seiva 

Nova

A circular por todo 

O corpo,

Enquanto tempo,

Num dado

Período,

Deve ter ambição 

Nesta circulação 

Do sangue

Por todo 

O organismo 

A um ritmo

Contagiante

Em cada instante

Que ainda o persegue

Com toda a vivacidade

E intensidade!!!


V


Eu tenho

O orgulho 

No trabalho

Que cada vez mais,

Cada jovem

Como pajem,

Vai realizando

Com mais empenho,

O trilho

E não ao atalho,

Que vai seguindo,

Com muito ânimo 

E entusiasmo,

A realização 

E a concretização 

O que vai definindo,

A fim ser

Um ser

Muito feliz!


VI


Estou certo

E muito

Convicto,

Com o alento

Que cada

Jovem traz

Atrás,

Indo a frente

Com a mente 

Ciente

Da vitória

Que o deixará radiante

Na conquista

De algo muito importante

Na sua vida

E com muita alegria...



(Continua)


Brandoa (00:05, quarta-feira), 10/04/2024.


kKNDO ( FF)


 QUANDO CRESCERES,

QUANDO FORES

GRANDE,

NÃO TE ESQUEÇAS

DE TER HUMANIDADES

PARA COM AS CRIANCAS!

domingo, 7 de abril de 2024

 Prometi

Uma poesia

Em cada dia

Neste mês fértil

De Abril)...


Só NÃO TEM 

ORGULHO,

AQUELE

QUE 

NÃO É BOM FILHO...


I


Só não tem

Orgulho,

Aquele que não tem

Boa origem,

E não é um bom filho...


II


Àquele que descende

De uma boa comunidade,

Traz consigo,

No seu umbigo,

A dica

De uma boa ética,

Bons princípios

E não vícios...


II


Aquele que vem

De boa linhagem,

Que tem

Boa descendência,

Porta-se pela descência,

Porque teve bons principios

E não vícios...


III


Normalmente

Aquele que tem 

A boa origem,

Vem

Da linhagem,

Da proveniência,

Da descendência

De uma família

De referência;

Tem

Tendência

A revelar-se com um bom  filho,

Se porta com muita descência,

Patenteia

O seu orgulho,

Tem vergonha

Na cara

E nunca usa máscara

Que se desdenha.


IV


O suporte 

Familiar,

É essencial,

É crucial,

É a fonte

Do respeito,

Da honra

Que demonstra

O bom comportamento

Em qualquer instante

Na comunidade

Ou na sociedade

Global.


V


A capa,

A chapa

Inicial

É fundamental

E repercute-se,

Reproduz-se

No entendimento,

No relacionamento 

Cordial,

E no respeito

Especial

Com os irmãos,

E com os concidadãos

Em(no) geral.


VI


A honradez,

Se fez

Com muita polidez

De vez

Em vez,

E nunca o revés

Ou através

Da estupidez,

Como a bravura

Da criatura

No seio,

No meio

Da sociedade

Com muita dignidade

E respeitabilidade

E quem sabe,

Talvez

Na atual juventude...


VII


Aos jovens

Homens,

Um conselho

Como(De um) velho,

Com muita experiência

E perícia,

Porque a" experiência

É o pente 

Dos carecas"!

Ponham na prática

Esta minha humilde dica,

Em virtude

De poucas

Épocas

De labuta

E luta

Constante.


ViII


Para finalizar,

Quero pedir

Desculpas,

Se feri algumas susceptibilidades,

De algumas 

Personalidades,

Pois, a minha intenção

Não foi de(a) gozar,

Pela pureza do meu coração,

Pois, nem todos tiveram

A feliz ocasião,

De beneficiar 

Ambientes

Propícios

De bons princípios

Em termos económicos,

Éticos,

Morais,

Sociais

Nos agregados

Familiares

A eles pertencentes.


Feliz segunda-feira,

O" bombar",


O retomar

Das atividades!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 02:39), 08 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

 Mãe,

Mulher,

Ser,

Tudo em ti,

De tudo 

o que também senti!


Como mãe,

Como mulher,

Cada uma

Que ama

Que estima,

Sempre estimará,

Amará 

Eternamente,

Incondicionalmente!


Que a força,

Nunca 

Se esgota,

Porque cada dia

Brota

A alegria

Da família

Que  "Lenuca"

Deixou,

Legou 

A ti, 

Mãe,

A ti,

Mulher!

Cada uma 

A ele, glorifica,

Com muita 

Esperança,

Que cada

Uma,

Intervém,

Vem

E tem

Muita coragem!


Não existem

Palavras para descrever

Esse ser,

Esse homem

Indescritível,

Imbatível,

Simples e humilde,

Que a sua amizade

Nos invade,

Logo na primeira amizade!


Me associo

A esse vazio,

 A esse silêncio

Que apodera os vossos corações 

Hoje,

Não tão longe,

Decorridos apenas três 

Meses,

Esses tristes

Apagões 

Nas frontes

E semblantes

De vós e de muitas gentes!!!


Ao "Lenuca",

Fica 

A lembrança

De um bom filho

Com todo o orgulho,

Sobretudo,

Quando 

Nós, ainda

Beneficiavamos da sua presença 

Fisica

Na vida!


A vós,

Peço -vos

Coragem,

Como mãe e como mulher,

E que a imagem

Dele esteja no paraíso

E que tenha

Um eterno,

Tenha

Um bom descanso,

No mundo divino!!!

 Mãe,

Mulher,

Ser,

Tudo em ti,

De tudo 

o que também senti!


Como mãe,

Como mulher,

Cada uma

Que ama

Que estima,

Sempre estimará,

Amará 

Eternamente,

Incondicionalmente!


Que a força,

Nunca 

Se esgota,

Porque cada dia

Brota

A alegria

Da família

Que  "Lenuca"

Deixou,

Legou 

A ti, 

Mãe,

A ti,

Mulher!

Cada uma a ele, glorifica

Com muita 

Esperança

Que cada

Uma,

Intervém,

Vem

E tem

Muita coragem!


Não existem

Palavras para descrever

Esse ser,

Esse homem

Indescritível,

Imbatível,

Simples e humilde,

Que sua amizade

Nos invade,

Logo na primeira amizade!


Me associo

A esse vazio,

 A esse silêncio

Que apodera os vossos corações 

Hoje,

Não tão longe,

Esses tristes

Apagões 

Nas frontes

E semblantes

De vós e de muitas gentes!!!


Ao "Lenuca",

Fica 

A lembrança

De um bom filho

Com todo o orgulho,

Sobretudo,

Quando 

Nós ainda

Beneficiavamos da sua presença 

Fisica

Na vida!


A vós,

Peço -vos

Coragem,

Como mãe e como mulher,

E que a imagem

Dele esteja no paraíso

E que tenha

Um eterno,

Tenha

Um bom descanso,

No mundo divino!!!


07 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

 O ATO

DE BRAVURA

É A PALAVRA,

O SENTIMENTO


I


O ato 

De bravura,

É a palavra,

O fomento

Do conhecimento

Para cada criatura.


II


Quanto

Mais culto

For 

O conhecimento

Da pessoa,

Mais boa

Mais trégua

Encontra em si mesmo,

Mais voa,

Mesmo estando

Andando

À pé,

Mais fé 

Tem

Como alguém,

No seu desenvolvimento

Como sujeito

Capaz

E no que diariamente

Faz,

Mais amor

Para com  seu semelhante,

Mais solidário

Ao contrário

Do que em princípio

Se julga,

Se pensa

Que apenas se realiza

O que joga

No seu seu individualismo,

Como egoísmo,

Se esquecendo 

Do altruísmo.


III


Outro

Existe,

Vive

De alguém

Com que se vá ao seu encontro,

Para ser mais forte,

Porque a união,

É a razão

Da existência

Terrena

Da pessoa humana

E não apenas o fator

Da sobrevivência

No seu interior

Como algo que o promove

Como individualidade

Na sociedade.


IV


Escrevo

Como objetivo

Pelo qual vivo,

Atrevo,

Sirvo

De modo ativo,

Como um bravo

Num dado povo

Em que me curvo,

Em cada luta que travo

E não me louvo.


V


Escrevo

Por prazer,

Por ambição

Do meu coração,

Em aprender

Cada vez mais

Com os demais,

Sobretudo

No campo 

Literário

Dos que se destacaram

Nesse mistério,

Bem como o testemunho

Do meu grande sonho

Em seguir os que atingiram

O topo.


VI


Não é uma questão

De vaidade 

Esta minha ambição,

Nem tão pouco

Atingir a notariedade

Como um louco

Que não mede 

Os passos

Para conseguir sucessos,

Uma loucura,

Uma aventura

Para se exibir.


VII


Escrever,

E cada vez aprender

Os meandros

Da escrita,

Da literatura,

Os centros

Nevrálgicos

De cada poeta,

Os loucos

Que nos embalam

Nos falam

E nos encantam

Das suas peregrinações,

Nas suas viagens

Pelas nações,

Mesmo sem sair

Da sua pátria.


VIII


O amor,

É o clamor

Do esplendor

Do interior

Para o exterior.

Um corredor

Que nos faz um lutador

Pelas causas nobres,

Não apenas pelas mulheres,

Mas para algo mais vasto,

Mais amplo,

Mais lato

Em cada 

Ciclo,

Em cada templo...!


(Continua)


Brandoa( domingo, 01:23), 07 de abril de abril de 2024.


kKNDO (FF )

sexta-feira, 5 de abril de 2024

 O TEMPO...

... LIMPO...



I


O tempo

Que cada vez

NUM MÊS,

LIMPO

TANTAS  vezes

As lágrimas

Na minha cara,

Ao ver tantas almas,

Tantas vidas

Perdidas,

Ceifadas

Pelas armas,

De  gentes

Inocentes,

De crianças 

Que não têm esperanças

De sobreviver

Menos de um mês

Ou pouco mais,

Devido a ganância

Que lança

Os políticos,,

Os loucos

A praticarem 

Atos

De barbaridades

Contra imensas comunidades,

Destruindo casas,

Edifícios

Públicos,

Como hospitais,

Escolares

Lares

De idosos

E outras localidades,

A fim de alimentarem

O seu poder,

Ignorando

Os sofrimentos

De populações,

Aniquilando

Os seus anseios,

As suas aspirações

Legítimas

De sobrevivência

Com alegria

E paz!!!


II


Por que não se servem

Da sua oratória,

Da sua eloquência,

Da sua diplomacia

Para fazerem

Valer as suas posições 

As suas convicções 

E demonstrarem

As suas razões...?!


III


Por que tanto 

Ódio,

Que conduz 

Ao horror,

Ao genocídio,

Que induz

Ao sofrimento

Querendo dizimar

Toda as populações,

Todas as nações,

Em vez de implantar,

Fomentar 

O amor,

Que traz

A paz,

A convivência

Pacífica,

Benéfica,

Que acabe 

Com o mal

É dê

 O Sinal 

À permuta recíproca

Para o sucesso

E o progresso

Para todos?!


IV


O soldado

Cada um

No seu jejum

E no final do dia,

Antes de "ccrtar" jejum,

Lava as suas mãos

Sujas,

Imundas,

Para tomar a primeira

Refeição

Do dia .

E depois? O que faz 

A seguir, depois do repouso?

Volta a pegar

Na arma para ir 

Combater o inimigo

(caso não haja trégua

Nesse interregno)???!


IV


Esse o desígnio

Do Allah

Ou do demónio?!

Apenas, perguntei

Pela minha inocência!


V


Está é a minha humilde

Reflexão

Sobre a guerra

Israelo-palestina,

Exclusivamente 

O meu ponto de vista,

Como um pensante

E não como um passivo vivente,

Mas sim, com a sua própria cabeça,

Com a sua sentença.


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 04:10), 06 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

quinta-feira, 4 de abril de 2024

 A AMEAÇA

É A CONFIANÇA

NO USO DA FORÇA,

PARA PROVOCAR DESGRAÇA...!


I


É muito difícil

Compreender

A mente

Humana,

O comportamento

Do ser

Humano

No seu relacionamento

Com os demais

Seres

No contexto

Global

E internacional

E, sobretudo,

Com ameaças

De armas

Nucleares.


II


O "Bom Selvagem"

De Jean Jacques Rousseau,

Tem o álibi

Para se comportar

Selvática e barbaramente

Como não tivesse

Nenhum pingo

De sentimento,

No que diz respeito

Ao um amigo,

Ao seu semelhante?!

De nada

Percebo

E percebi

Desta vida

Sem coração,

Sem alma,

Sem perdão!

Um autêntico

Enigma!

Cada

Um, vivendo como um louco,

Como um lobo!!!


III


A loucura,

A iminência

Da Terceira

Guerra 

Mundial,

Que inicia

Com o apoio

Da Inteligência

Artificial,

O esteio

Do mundo atual.

É uma evidência,

Ou será

Algo de conjuntura?!!!


IV


Esta é uma reflexão

Sobre a Páscoa,

Sobre o Ramadão,

Momentos em que se perdoa,

Em que deve haver

Perdão,

Do ser

Para o outro ser...!!!


V


A Humanidade,

Desprende

Em todos

Os Manicómios,

Todos 

Os loucos,

Todos 

Os malucos?!!!


(Continua)


Brandoa( sexta-feira)

01:16), 05 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

 A AMEAÇA

É A CONFIANÇA

NO USO DA FORÇA,

PARA PROVOCAR DESGRAÇA...!


I


É muito difícil

Compreende

A mente

Humana,

O comportamento

Do ser

Humano

No seu relacionamento

Com os demais

Seres

No contexto

Global

E internacional

E, sobretudo,,

Com ameaças

De armas

De armas

Nucleares.


II


O "Bom Selvagem"

De Jean Jacques Rousseau,

Tem o álibi

Para se comportar

Selvática e barbaramente

Como não tivesse

Nenhum pingo

De sentimento

No que diz respeito

Ao um amigo,

Ao seu semelhante?!

De nada

Percebo

E percebi

Desta vida

Sem coração,

Sem alma,

Sem perdão?!

Um autêntico

Enigma!

Cada

Um, vivendo como um louco,

Como um lobo!!!


III


A loucura,

A iminência

Da Terceira

Guerra 

Mundial,

Que inicia

Com o apoio

Da Inteligência

Artificial,

O esteio

Do mundo atual.

É uma evidência,

Ou será

Algo de conjuntura?!!!


IV


Esta é uma reflexão

Sobre a Páscoa,

Sobre o Ramadão,

Momentos em que se perdoa,

Em que deve haver

Perdão,

De ser

Para o outro ser...!!!


V


A Humanidade,

Desprende

Em todos

Os Manicómios,

Todos 

Os loucos,

Todos 

Os malucos?!!!


(Continua)


Brandoa( sexta-feira)

01:16), 05 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

quarta-feira, 3 de abril de 2024

 OS DIREITOS E DEVERES

DOS SERES...


I


A existência

Humana 

É uma boa notícia.

Nos abona

Enquanto

A vivência

Nos proporciona,

Nós, os seres,

A cumprir os nossos

Direitos e deveres

Em todos os passos,

De forma digna

Humana.


II


Tenhais

Confiança

Em vós mesmos!

Dignos

Seguir

Os rumos

Traçados!

Sejais

Determinados

E empenhados,

Com a esperança,

Mesmo os espinhos,

Em atingir

Os vossos sonhos!


III


A vida 

É uma grande escola,

Uma montanha

Em que se escala,

Subida

E descida,

Queda 

Constante na caminhada.

Uma aprendizagem

Que se faz com coragem,

Resiliência,

Resistência

E nunca

Desistência.

Algo que nunca

Nos deixa vence,

Senão, até

A morte,

Senão até

Morrer!!!


IV


Dignamo-nos

Em nós

Próprios,

Nos

Nossos brios,

Nos nossos amores,

Nos nossos valores!!!


V


Nunca

Deixaremos

Empinar 

A cabeça,

A cara,

Mesmo com desdém!

Nunca

Aceitaremos

Ser"Zé ninguém"!!!


VI

Cumpramos,

Honremos

Os nossos compromissos,

Em todos os passos,

Paulatinamente

E dignamente!!!


(Continua)


Alfornelos (quinta-feira, 13:20), 04/04/2024.


kKNDO

( FF)

terça-feira, 2 de abril de 2024

 ABRIL

FABRIL


I


O VINTE

DE CINCO

DE ABRIL,

Foi fabril

De um Portugal

Plural,

De um Portugal

Democrático,

De um Portugal

Responsável e crítico,

Ciente

De um caminho

Direto a um sonho,

Traçando um plano,

Do seu próprio destino

E a participação

Do poder da maioria,

Com a aceitação

Da minoria,

Isto é, que não lhe seja hostil


II


Um Abril

Abrangente

A toda a gente

De bem,

Que aceite

A pluralidade 

De opiniões

Das populações,

De sociedade

Na sua globalidade

O bem 

Comum

E de cada um ...


III


Ó Abril,

Seja amigo,

Ouve

Um grito juvenil,

Ouve

As suas preocupações,

Atende

As suas aspirações,

Os seus anseios

Diários

E que nos seus caminhos,

Encontrem os seus sonhos,

Que cada um

Encontre

O seu emprego,

A sua habitação,

A sua satisfação,

Cada um,

Como cidadão

De pleno 

Direito

Que a Constituição

Lhe confere como

Um  

Ser humano

No seu sentido lato...!


IV


Falo de um Vinte 

E Cinco

De Abril

De pessoas,

De boas 

Práticas,

Que beneficie o ser

Humano,

Para que possa viver

Com dignidade,

Cumprindo

As regras

Democráticas,

Respeitando 

Os princípios

Humanitários;

Falo

De Abril concreto,

Não abstrato...


V


Em cada dia,

Neste mês de ABRIL,

Vou escrever

Com muito prazer

Uma poesia,

Um poema

Que vá a alma

De cada pessoa

Em Lisboa,

Na Brandoa

E do Portugal

Inteiro 

E que traga a alegria,

A satisfação

Ao coração,

Cumprindo assim,

Para sempre,

Os desígnios 

De ABRIL...


VI


Um Abril

Que nos abriu

Para outros horizontes,

Permitindo

Mentes 

Alegres e brilhantes,

Abertas 

Às outras órbitas;

Um Abril

Que baniu

E aboliu 

O medo,

A angústia,

Dando 

Um espírito

Cauto,

Audaz,

Capaz

De indagar o futuro

Por parte de cada vindouro...



Obs: o contributo

Do amigo assíduo, é gratificante 

E aceite

Com muito

Mérito.


ABRIL

POR

PORTUGAL!


(Continua)


Brandoa(quarta-feira, 00:10), 03 de Abril de 2024.


kKNDO

(FF)

 DESCENDRE

AUX CONSEILS DU MAÎTRE....!


I


Aos pintores,

Aos escritores,

Aos artistas,

Aos poetas,

Peço

As minhas

Sinceras

E deveras

Desculpas

Pelo que faço

Em cada dia,

Pela minha ousadia,

Pela minha audácia,

Diria

Mesmo, pelo meu atrevimento

Em tentar 

Imitar-vos,

Ao tentar

Seguir-vos...!


II


Descendre

Pour les meieurs

Conseils 

De nos maîtres,

De notre

Mère,

De notre

Père

Ou de notre

Grand frére,

De notre

Grande soeur,

Jusq,á maîtrese

Des écoles,

De nos professeurs!

C,est tout

Ce que j,ai à sugérer

À chaque

Jeune,

À chaque

Femme,

À chaque

Homme

Dans sa vie!


III


Je vous confesse

Au find

Du mon coeur,

Sans vous,

Je ne suis rien

De tout que existe

Dans ce monde!


IV


Bon

Repos,

Bonne 

Chance,

Bonne

Santé

Et le bonheur!!!


(Continua)


Brandoa, Alfornelos( terça- feira,14:45), 02 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

segunda-feira, 1 de abril de 2024

 VÁ, FIRME

E NÃO TREMA

QUALQUER PROBLEMA ,

QUALQUER NEGRUME!


I


Vá firme

E não trema,

Não durma

Perante

Qualquer problema,

Qualquer negrume!

Não hesite

E vá sempre em frente,

Porque é muito forte.


II


O derrube 

Do salazarismo,

Coube

Aos valorosos

E gloriosos

Capitães

De Abril

Quando na madrugada

Do dia 

Vinte

E cinco

De abril

De 1974,

Rasgaram,

Apagaram

As nuvens

Que escondiam,

Repudiavam,

Espizinhavam 

E reprimiam,

Com abusos

Os corpos

E mentes de homens

Nos calabouços

De Peniches,

Do Tarrafal,

De Tite,

De Caxias,

De  Djiu das Galinhas,

De São Tomé, etc...!


III


Assim,

Começava o fim

Do regime

Ditatorial,

O negrume

Do Antigo Regime,

O regime colonial,

Caduco,

Retrógrado,

Repressivo 

Ao povo,

Que um dia,

O cravo

Saudou,

Libertou

E trouxe alegria!!!


IV


Poesia

Intmitista

Que presta

Homenagem

A cada ser,

A cada homem,

A cada mulher

Desse período

Do medo

E do terror

À toda dimensão

A toda população

Da metrópole

E de cada colónia 

Que dominava

Com mão de ferro,

Ruiu

E a democracia

Se instituiu,

Que exorta

Cada homem

Ou cada mulher

Para se manter

Firme 

No seu leme,

Seja qual for

O desdém,

Continuar

A acreditar

E ter 

Muito amor.


V


As madrugadas

Seguiram 

Muitas

Outras 

Madrugadas,

Seguiram 

As suas pisadas,

Até a última madrugada

Dourada

Daquela década!


VI


Vivamos

Esperançados

Pele fé

E esperança,

Terminados

E com afincos,

Pois, tudo tem o seu fim,

Nada é eterno!


(Continua)


Brandoa( 08:13, segunda-feira), 01 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

domingo, 31 de março de 2024

 ...

Refletindo,

Reagindo

E respondendo

Um questão

Quão

Importante

Do nosso subconsciente

Ou inconsciente:

-Que seja assim,

Até ao fim, 

Para que  cada um se eleve,

Voe

E se dignifique,

Aproximando-se dos santos

Ou dos arautos,

A fim de ter os conhecimentos 

Dos assuntos

Mais  imediatos

E mais perfeitos!


Boa Páscoa para ti, amigo e colega!

 A PAZ

DEVE SER AO ALCANCE 

DAQUILO QUE SE

TRAZ

E SE 

FAZ...!


I


A Páscoa,

É a época

Da trégua

Tanto em Pádua

Como em Meca,

Quer dizer,

Tanto para os cristãos,

Como os muçulmanos

Para todos os irmãos,

Quer dizer,

Entre  todos os manos.


II


Na Páscoa,

Se pede perdão

Para cada coração

Em cada oração,

Bem como em cada ação,

Em cada canção

Que se entoa,

Que se canta 

Em cada igreja

E cada mesquita,

E cada instituição

Nos proteja!


III


Se se reza

E  se  esquece,

O que se passa 

Em Gaza,

Em Odessa,

Em Kinshasa,

Em Senar,

Ed Damar,

Então,

É  em vão

Curvar-se

Com a face

No chão,

Ajoelhar-se em oração,

Pedido a Jesus

Ou ao Allha, Maomé,

Seja o que for,

Que não seja ao amor,

Ao perdão

Ao redor.


IV


Aos poderosos,

Aos orgulhosos,

Pelas suas possessões

E populações

Que possuem,

Que têm

Peço -vos

Se curvem

E se retratem,

Para que cada cidadão

Tenha pelo menos,

Um pão,

Pelo menos,

Uma refeição

Em cada manhã,

Em cada dia,

Em cada noite!


V


A paz,

É um ato

Que se faz

Para que não haja sofrimento,

Para que não haja

Padecimento,

Misérias

E permitam que alegrias

Voltem as fisionomias

Dos refugiados,

Dos emigrados,

Que haja

Segurança

E esperança!!!


VI


Ostentar

Uma cruz

De Jesus

Apenas para enganar,

Não basta!

Resta

O que vem do coração,

O que representa,

O que significa,

O que indica

A verdadeira

E pura intenção,

A manifestação

Do interior,

Para o exterior.!


VII


Neste dia,

De compaixão,

De paixão,

De misericórdia,

Desejo a cada cristão,

A cada cidadão,

Crente

Ou não crente,

Um feliz dia!

Uma harmonia

Nos membros da família!

Que a paz 

Reine no mundo!

Que ela esteja consigo  Com muita saúde,

Sobretudo

E com muita solidariedade!!!


(Continua)


Brandoa ( domingo,12:08), 31 de março de 2024.


kKNDO

(FF)

sexta-feira, 29 de março de 2024

 DONE,

SOMEONE

FIND(S)

MY MIND...


I


O monólogo

Comigo

Mesmo,

Com o meu umbigo,

Me dá

Força

E esperança,

Alegria

Diária

Ao(por) afastar o perigo

Iminente

E/Ou constante.


II


Eu 

Estabeleço

O diálogo

Com o meu

Eu,

Um laço

Íntimo,

Intrínseco

E verídico,

Que, depois, sai

De dentro

E vai 

Ao encontro

Com o outro.


III


A ingenuidade

Da personalidade,

Da individualidade,

Quando

Se trilha,

Nos leva

À falha,

A receber

Sova

E assim,

Perder

No fim 

De tudo...


IV


A imaginação

Fértil

Quando nos aproximamos

Do vinte

E cinco de Abril,

Data

Da comemoração

Dos cinquenta

Anos

Em que nos tornamos

Seres

Dignos

E livres,

Em que nos fomos 

Libertados

De muitos medos,

Da corrente

Da dominação 

E da opressão

De um regime,

De nome

Salazarista

Fascista!!!...


V


Escrevo

O que gosto,

O que adoro:

A escrita,

Como daquele poeta

Chamado pessoa

Que entoa 

Canção

Que alegra 

Cada coração

De cada criatura.

E eu, fervo

Por dentro,

De gratidão,

Com cada sua palavra.

O que alguém

Considera

O que eu escrevo,

Uma ninharia,

Uma "porcaria".

Mas, para mim,

É uma grande diversão,

Uma alegria

Sem fim...!


VI


Sejam felizes

Nesta Sexta Feira 

Santa,

Na Páscoa

E Forever!!!


(Continua)


Alfornelos ( Sexta-feira, 14:30), 29 de março de 2024.


kKNDO

(FF)

quarta-feira, 27 de março de 2024

 O MEU SONHO,

SEGUE O MESMO CAMINHO...!


I


O sonho,

O desejo

Que tenho,

Cujo

Caminho,

Continua

Sempre

No mesmo

Rumo,

Ativo;

Não morre,

Enquanto estou vivo...


II


Ter

Um espírito

Altruísta,

Ser 

Justo,

Enquanto

Uma gazela

Me embala,

Me estimula,

Me ilumina

Como uma estrela,

Me ensina

A doutrina

Benigna

Como um humanista,

Me dá

Força

E esperança

Para a vida...


III


Os meus amores,

São todos

Os seres

De várias cores,

Espalhados

Por todos 

Os lados,

Por todos

Os cantos,

Mesmo os recônditos;

Não são apenas mulheres,

Mas todos

Os que são melhores

E têm bons caracteres!


IV


A todos, uma Boa 

Páscoa!

Amêndoa

Em abundância,

Muita saúde,

Alegria

E muita felicidade!!!


(Continua)


Amadora (quarta-feira, 12:12), 27 de março de 2024.


kKNDO

(FF)

segunda-feira, 25 de março de 2024

 I


Parabéns, Khady! 

Que Deus te

Abençoe 

Sempre 

Com muita

Saúde 

E felicidade

Junto do teu filho!


II


Que Deus te 

Dê 

Oportunidade

De brilhar,

Trabalhar, 

Trilhar 

Com muita

Saúde 

E dignidade 

Na sociedade!


III


Encontrar 

Trabalho,

Realizar 

O teu sonho

Com muito brilho 

E seguir o caminho

Que sempre 

Quiseste

E sonhaste,

A fim de ser

Uma mulher

Inteligente,

Independente

Como qualquer

Outra

Mulher 

Na face ou em qualquer

Parte

Desta terra!!!


IV


Um grande beijo

Do homem 

Que sempre

Tem 

Um grande 

Desejo

Por

Ti,

Um fraco

Por

Ti,

Um amor

Franco

Por

Ti,

Uma paixão

Que vem

Do coração ❤️,

Como pessoa 

Boa 

E mulher

Muito lutadora

E trabalhadora!

Um grande beijo

Neste dia especial

Para ti!

Tudo

De melhor

Para ti,

Neste mundo,

Que sejas feliz,

É o que  mais 

Desejo

Para ti!!!




Do teu Fefé

Para sempre.

 Parabéns, Khady! 

Happy

Birthday

For 

You!

Que Deus te 

Abençoe 

Sempre,

Com muita

Saúde 

E felicidade

Junto do teu filho!

Que Deus te 

Oportunidade

De brilhar

Trabalhar, 

Trilhar 

Com muita

Saúde 

E dignidade 

Na sociedade!

Encontrar

Trabalho,

Realizar 

O teu sonho

E seguir o caminho

Que sempre 

Quiseste

E sonhaste,

A fim de ser

Um ser,

Uma mulher

Inteligente,

Independente,

Como qualquer

Outra 

Em qualquer

Parte!!!

Um grande beijo

Do homem 

Que sempre

Tem

Um fraco,

Um grande 

Desejo

Por 

ti, 

Um amor,

Franco,

Como pessoa 

Boa 

E mulher

Muito lutadora

E trabalhadora!

Um grande beijo

Neste dia especial

Para ti!!!

26/03/2024.


Do teu Fefé

Para sempre!!!

 PARABÉNS, MINHA 

RUTHINHA


I


Parabéns, filha!

A Deus,

Agradeço

Pelo teu nascimento,

Pela tua vinda 

Ao mundo!

O pai se orgulha

Por ti

E espero 

Que continues 

A dar-me esse prazer,

Que continues

A ser

Aquele ser,

A criança

Que avança

Com muita confiança

E perseverança

A mulher

Que hoje és,

Determinada,

Focada

Num objetivo

Definido,

De acordo

Com o teu sonho

E espero

Que não desvies

Desse caminho!


II 


O que em primeiro

Lugar,

O que peço,

É que tenhas 

Muita saúde

A fim de conquistar

O que desejas

Como o ouro!

Que estejas

Cada

Vez mais determinada!

Que a misericórdia

Do Senhor,

Te dê

Alegria,

A vontade,

O amor

Sincero

Para todos os que estão 

Ao teu redor,

Com um puro

Coração!


III


O meu orgulho,

É o teu brilho!

O estudo

Sério e devido,

Para que venhas 

A ter um bom trabalho,

A responsabilidade 

E dignidade

Na sociedade!


Um beijo especial

Neste dia especial

Para ti e para a família

Que muito te adora

sábado, 23 de março de 2024

 UM JOVEM 

ESTUDANTE

NA UNIVERSIDADE

DE EVORA...!


I


Como o vento,

Com o seu sopro

Leva a um conto

Remoto,

Para um canto

Recôndito,

O que o cérebro

Já não guarda,

Memorável,

Que foi louvável

Na vida

De um jovem

Homem,

Longe da sua terra

Natal,

O senhor Kambal,

Viveu

Na cidade museu,

A sua segunda 

Terra,

Chamada

ÉVORA!!!


II


No baú,

Guardava para Bissau,

Esta foto,

Mas que o destino

Não quis

Que voltasse àquele país,

E hoje,

Longe,

Os dois países,

Guiné-Bissau

Constituem

O misto

Desse  menino,

Já homem,

Quase que suas raízes!!!


III


Aprendi 

A amar 

Saber,

Aprender,

A perceber,

A entender,

A amar

Duas nações

Que têm razões

De reclamar

A paternidade,

A nacionalidade,

Donde

Nasci

E donde 

Cresci...!


III


Curvo-me

Perante 

Duas coroas

Que me 

Alimentaram com broas,

E fizeram-me

Um homem

Que que hoje sou

Do tempo que me pesou!!!


IV


Tenho 

Muita saudade

Daquele cantinho,

Da minha universidade,

Da minha juventude

Daquela cidade

Incomparável,

Um ninho 

Inigualável

Que me deu uma vasta

Ferramenta

Para amar

O outro

Em qualquer

Lugar,

Em qualquer

Encontro!!!


V


Saudade

Daquele sítio,

Como Catió,

Em Tombali,

Onde "buli" ,

O Santy

E eu,

Antes de rumarmarmos

De irmos

Para a cidade

Museu,

Que nos recebeu

Com muita hospitalidade!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, domingo, 03:45), 

24 de março

de 2024.


kKNDO

(FF)

Antes de rumar

 És uma pérola!

És muito bela!

Brilhas como uma estrela!

Queria ter uma costela

Que te iguala!

quarta-feira, 20 de março de 2024

 A POESIA

ME CONTAGIA


I


A POESIA

É A ANESTESIA 

DIÁRIA,

A ENERGIA

QUE NOS GUIA

EM CADA DIA.


II


A POESIA

EM CADA DIA,

NOS VICIA

EM ALGO POSITIVO

PARA ATINGIR DETERMINADO

OBJETIVO,

UM CAMINHO

QUE NOS CONDUZ A UM SONHO

BEM ENRAIZADO

NO NOSSO SANGUE

E QUE NOS PERSEGUE


III


A POESIA

É A LIBERDADE

ONDE 

INICIA 

A INDIVIDUALIDADE,

A NOSSA AFIRMAÇÃO

PARA A NOSSA VOCAÇÃO

COMO PESSOA HUMANA

EM CADA AÇÃO

QUOTIDIANA.


IV


A POESIA

É A ANESTESIA 

DIÁRIA,

A ENERGIA

QUE NOS GUIA

EM CADA DIA.


II


A POESIA

EM CADA DIA,

NOS VICIA

EM ALGO POSITIVO

PARA ATINGIR DETRMINADO

OBJETIVO,

UM CAMINHO

QUE NOS CONDUZ A UM SONHO

BEM ENRAIZADO

NO NOSSO SANGUE

E QUE NOS PERSEGUE.


IV

A POESIA

É A ANESTESIA 

DIÁRIA,

A ENERGIA

QUE NOS GUIA

EM CADA DIA.


II


A POESIA

EM CADA DIA,

NOS VICIA

EM ALGO POSITIVO

PARA ATINGIR DETRMINADO

OBJETIVO,

UM CAMINHO

QUE NOS CONDUZ A UM SONHO

BEM ENRAIZADO

NO NOSSO SANGUE

E QUE NOS PERSEGUE


IV


A POESIA,

É O QUE CONSCIÊNCIA

SEMEIA,

O FRUTO

E USUFRUTO

DA LIBERDADE,

QUE CRIA

O PENSAMENTO

EM CADA INDIVIDUO

NO CONJUNTO,

DO NUCLEO

DA SOCIEDADE...


V


A POESIA

E A SEMENTE

FÉRTIL,

COMO 

O VINTE

E CINCO

DAQUELE ABRIL,

FECUNDO,

RICO,

CELEBRADO,

VIVIDO

E AINDA SE SENTE

EM CADA DIA,

E EM CADA NOITE

POR CADA HOMEM,

POR CADA JOVEM

DAQUELA DÉCADA

DOURADA...


(POR CONCLUIR)


21/03/2024.


KKNDO


(FF)

segunda-feira, 11 de março de 2024

 O CHEGA,

CHEGA

DE FORMA TRIUNFAL

E BARALHA AS CONTAS

DOS PARTIDOS DEMOCRATAS

EM PORTUGAL...


I


O País acordado

Sobressaltado,

Dividido

Ao meio,

Por intermédio

De um partido

Que veio

Com muita força,

Pujança,

Conseguiu,

Conquistou, adquiriu

Um lugar no pódio!!!


II


Um fenómeno

Instalado

No terreno,

Que fica

Na política

Do País,

Por uma década

Ou mais,

Na vida

Entre nós,

Difundindo

A sua voz?!


III


A democracia,

É a alternância

Do poder,

É a tolerância

Para aquele, para quem vencer;

É o respeito político

Do jogo democrático,

De modo escrúpulo

E tranquilo...!


IV


Cabe a cada um de nós

E sobretudo,

Os partidos políticos

Tradicionais,

Uma reflexão

Profunda,

Questionando

O que correu bem

E o que correu mal.

Encontrar uma solução

Para a continuação

Ou fim da bipolarização;

É  necessário o aperfeiçoamento 

E o respeito

Pela Constituição,

Melhorando,

Sobretudo,

As condições

Das populações...!!!


(Continua)


Alfornelos, segunda-feira, 13:34), 11 de Março de 2024.


kKNDO

domingo, 10 de março de 2024

 A GARANTIA,

DA HARMONIA

DA DEMOCRACIA,

O POVO TOMA DECISÕES

COM AS ELEIÇÕES...


I


O povo

É chamado,

De quatro

Em quatro

Ou cinco 

Anos,

Tratando-se,

Respetivamente,

De eleger

Os seus 

Representantes

Legítimos

Na(Para) a Assembleia/Parlamento

Ou para eleger

O Presidente

Da República,

Através das eleições

Legislativas

Ou/e Presidenciais.


II


É o Povo

Que cabe

A última 

Palavra

Nas urnas,

Para definir o objetivo,

O destino,

O plano

Que concebe

Para a legislatura

Máxima,

Se tudo 

Correr bem, segundo

O previsto, o imaginado,

O esperado.


III


Levanta-te

Levante -se,

Ergue-te,

Erga-se

E vai(vá) em frente,

Consciente 

Da tua(sua) responsabilidade,

Perante 

A tua(sua) sociedade.

Exerça o seu direito político,

Exerça o seu direito 

Cívico!!!


(Continua)


Alfornelos, sábado, 13: 45 09 de Março de 2024.


kKNDO

sexta-feira, 8 de março de 2024

 


Para a minha Carla:


Um homem

Sem 

Mulher,

É um homem

Zé-nimguem!

Apenas está a viver

Por 

Viver

Sem amor ❤️

E sem valor!

Apenas a viver!!!

 Amo-te

Minha CARLA

Sinto 

Muito 

Triste

Como estás distante

Ou eu estou distante!

 


Para a minha Carla;


São rosas

De quem 

Ama,

Do homem

Que ama

E estima

Um ser 

De carácter

A que chamamos Mulher!

Aceita

Estas flores 

Da mesma

Cor

Por 

Aquele que teima

Amar

E a remar 

Para qualquer

Lado do mundo

Para encontrar

Alguém

Que ama

Este homem

De ninguém,

E não sei se é por Desdém,

Que não obtém

O tanto quer, 

Deseja

E almeja.

Um amor

Que a distância 

Impede

Em cada dia

Para me dar 

Alegria!

Um beijo grande 

Neste dia

Da Mulher.



Para a minha Carla:

 Nada .de anormal,

Nada estranho

Em relação 

A afeição

E amor 

Que tenho

Por

Ti.

Nenhum

Desprezo

Como referes 

Muitas das vezes.

O que sinto 

Por ti,

Continua na mesma.

Um homem que ainda te ama

E cada vez mais.

Mas os condicionalismos

E a forma 

Como estou a enfrentar

Os dias,

Os momentos,

Fazem- me esse homem

Estranho

Que consideras.

E amo-te de verdade

E estou a sofrer por isso.

Dia 

Após dia ,

Penso

Em ti 

E não sei como trazer-te  junto de

Mim.

Tu também 

Não estás a ajudar

Da minha aproximação

Com a tua família

E sobretudo,

O pedido

Que te fiz

Sobre o teu pai,

Pois, o meu objetivo,

Era conversar com ele

Na forma de poderes

Vir para,Portugal,

E como ele pode contribuir para me ajudar a trazer-te.

Mas tu, não confias em mim.

Eu amo-te.

Mas infelizmente,

As coisas não estão 

A fluir,

A Evoluir

Favoravelmente

Comigo

Neste 

Momento. 

Tenho vergonha

De pensares

Que estou a enganar-te,

A  gozar 

Contigo.

Um  grande beijo.

quinta-feira, 7 de março de 2024

 8 DE MARÇO,

DIA INTERNACIONAL

DA MULHER!

MULHERES,

SERES,

NOSSOS ÍCONES

PERENES!!!


I


PARABÉNS,

MULHERES,

SERES

NOSSOS ÍCONES!!!

Não há voltas

A dar,

Seja qual

For 

O caminho,

Vamos sempre cruzar

Com rosas,

Por 

Cada sonho,

Em todas as pistas,

Para o bem ou para o mal!

São maravilhosas!

Pimentam,

Encantam 

Embelezam

E a todos, arrasam!

São belas

Como as gazelas,

Em todas as sanzalas,

Em todas as vilas!!!


II


A elas,

Em todas

As telas,

Nos dão vidas!

Não adianta

Procurar 

Palavras

Bonitas,

Pomposas,

Pois, elas.

São as nossas magias

Em todos os dias!


III


Nós,

Homens,

Por todos itens,

Por

Vós,

Tiramos 

Chapéus

Pelo vosso amor,

Afeição,

Atenção,

Compaixão,

E a Deus,

Muito agradecemos!

Sejam felizes

Muitas vezes,

Forever!!!


IV


Ela é tudo

Para quem,

Para o homem 

Sortudo!

Para a criança,

Está a sua esperança

Desde a nascença,

Está a sua presença!!!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira,  06:15), 08 de MARÇO de 2024.


kKNDO

 LARGAR,

APAGAR 

SEM NADA

ESTRAGAR

NA VIDA.


I


É esta a senda,

A estrada

Da nossa caminhada 

Na vida.

Quando

Mais nada

Nutrido

E encantado

Com o que se tem Adquirido,

Largar,

Apagar,

Sem 

Nada

Estragar.


II


Cada sujeito

Tem o direito

Pleno

E digno

De seguir o seu destino

Com o seu projeto,

Sem no entanto,

Beliscar,

Prejudicar,

Danificar,

Estruncar

O mastro,

O caminho,

O sonho

Do outro...!


III


Acreditar,

Enfrentar,

O desafio,

De fio a fio

Com sangue frio,

Sem mágoa

E procurar

A trégua

Em cada

Madrugada

De cada

Dia,

Com uma outra 

Alegria

Extra.


IV


Encontrar

Um outro

Prazer

De viver,

O dobro

Até aí vivido,

Batalhando

Com um outro

Olhar 

Ativo,

Como um ser vivo

Neste mundo.


V


A única 

Coisa

Maravilhosa

E benéfica,

É a vida

Que em cada

Dia

Se beneficia,

Pela benevolência

Da Providência.


VI


A Ela,

Rogamos,

Que vivamos

Esta vida bela

Que desfrutamos

Com gosto

E prazer,

Alento,

Força

E esperança,

Na plenitude

E com saúde!


VII


Pedimos

A Deus

Dos Céus,

Para sermos

Perdoados

Pelos nossos pecados

Cometidos,

Como seres

Com amores,

Mas imperfeitos

Nos nossos atos,

Inconscientes

E inconstantes...!


VIII


Só falha

Quem trabalha,

Quem quer

Fazer

Alguma coisa

Maravilhosa,

Útil

E nunca fútil.

Nunca a pretensão,

A intenção

O corolário

Ao contrário.


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 05:13), 08 de Março de 2024.


kKNDO

domingo, 3 de março de 2024

 QUEM PROCURA,

ENCONTRA

O QUE PRECISA;

UMA COISA

OU OUTRA...


I


Nada

É efetivo

Nesta

Vida!

Ninguém

Tem

Um andar,

Um lugar

Cativo

Neste Planeta!


II


O sério,

Pode ser transitório,

Enjoativo

Pelo corpo

E pela mente,

Através do tempo

No que se sente

E deixa de ser definitivo,

Para cada humano,

Neste 

Nosso terreno.


III


No entanto,

Tenhamos alento

E o espírito

Positivo,

Combativo,

Ânimo

Ao cimo

E ao máximo,

Para conseguir,

Para atingir

Cada objetivo.


IV


É na procura

Que se conquista,

Se atinge a meta

Pura

E verdadeira...!


(Continua)


Alfornelos (Continente 14:37,domingo) 03/03/2024.


kKNDO

 

Para Dija


Vou me esforçar

Para levantar,

Indo apanhar

O ar.

Ver a cor

Do mundo ao redor,

Igual ao amor

Da mulher

Que quero ter

E jamais esquecer!

Até já

Dija.

Bjsss

 Para Dija Faty

És a faísca

Intrínseca,

A ebulição

Do coração,

A chama

De alguem ,

Do homem

Que ama,

Que se lembra

A cada hora,

Sobretudo

Quando 

O silêncio

Traz o vazio

No quarto

No momento

Que vai para cama!

Eu quero

Amar- te 

Intensamente,

Abraçar -te,

Beijar-te 

No meu foro!

sábado, 2 de março de 2024

 PROCURO

O QUE QUERO

E NÃO ENCONTRO...


I


Se calhar,

Foi Deus

Que não quis,

Que eu fosse 

Feliz!

Que tudo

Se distanciasse

De mim,

Até ao fim

Deste mundo

E sempre a falhar,

Como os ateus,

Como os pagãos,

Aqueles que não são cristãos!


II


Esses,

São bons!

São fiéis,

Têm

Dons,

São responsáveis

E vão à missa

Todos os domingos!

São amigos,

Têm 

E cumprem

A promessa!

Têm

O condão

Do perdão!


III


Eu,

Ateu,

Pagão

Convertido,

Céptico,

Cidadão

Que se fez cristão,

Católico

Apostólico

Romano

No  Chão

Manjaco,

Afastado

Dos preceitos,

Dos Mandamentos

Feitos 

Para orientar os sujeitos

Nos seus convívios

Diários.


IV


O pastor

Perdeu de vista

O seu rebanho,

Num cantinho

Que o deixou

Tristonho,

E regressou

A sua casota,

A sua palhota

E já sem amor

Na vida...!

Na vida,

Perdemos 

A força,

Mas nunca a esperança,

Porque somos 

Feitos 

De massa

Espessa,

Acreditamos 

Nos nossos talentos,

Pelo que enveradamos 

Sempre por outros

caminhos

A fim de encontrarmos

Os nossos sonhos

Ou aqueles que ainda

Nos amam,

Nos estimam,

Nos compreendem

E nos querem!


V


Para alguns,

Uns,

Não prestamos,

Já não temos

Préstimos.

Mas para outros,

Somos 

Tesouros!


VI


Por isso,

Apesar de tudo,

Não desisteremos

De procurar,

De encontrar

O que anelamos,

O que queremos,

Porque pode ser

Que num abrir

E fechar de olhos,

Apareça o que se quer,

E desaparecem os empecilhos

E possamos 

Voltar 

De novo,

A sorrir

Como qualquer 

Ser

Vivo

E ativo!!!


VII


O melhor

De tudo,

É a saúde,

Que faz 

Cada um sortudo,

Com a paz,

amor 

Em si próprio,

Ter o brio!

O resto,

Vem como um acrescento!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 10:06), 02 de março de 2024.


kKNDO

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

 III


A juventude

Atual

Não sebe

O que custou

A liberdade !

A juventude

Atual

Não sabe

O que era o período colonial!

A juventude

Atual,

Não sabe

Como se conquistou,

Como se ganhou 

A liberdade

Com a Revolução

Do 25 de Abril,

Com a geração

Senil!


IV


Neste 

Mês

De Abril,

No dia 

Vinte

E cinco,

No palco,

Estão os capitães

De Abril,

Os anfitriões,

Os guardiões 

Que, pomposamente,

Homenageamos

Orgulhosamente

Como POVO 

Português, 

Com um CRAVO

Na mão, 

Sem qualquer sermao!!!



VI


De mãos

Dadas,

Os irmãos

Da lusofonia,

Estão em sintonia,

E comemoram,

Festejam

Cinco décadas

Desta grande

Efeméride

Da liberdade,

Da tolerância 

E da democracia!!!


VII


Hoje,

Estamos 

Bem longe

Da PIDE

(Polícia Internacional

Da Defesa do Estado)

E usufruimos,

Gozamos

A liberdade

Em toda a plenitude,

Sem repressão,

Condenação,

Prisão!

Temos 

A liberdade

De expressão,

De opinião,

De pensamento e de associação!!!

Somos um povo livre,

Que a Constituição

Nos garante!!!

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 LARGAR,

APAGAR 

SEM NADA

ESTRAGAR

NA VIDA.


I


É esta a senda,

A estrada

Da nossa caminhada 

Na vida.

Quando

Mais nada

Nutrido

E encantado

Com o que se tem Adquirido,

Largar,

Apagar,

Sem 

Nada

Estragar.


II


Cada sujeito

Tem o direito

Pleno

E digno

De seguir o seu destino

Com o seu projeto,

Sem no entanto,

Beliscar,

Prejudicar,

Danificar,

Estruncar

O mastro,

O caminho,

O sonho

Do outro...!


III


Acreditar,

Enfrentar,

O desafio,

De fio a fio

Com sangue frio,

Sem mágoa

E procurar

A trégua

Em cada

Madrugada

De cada

Dia,

Com uma outra 

Alegria

Extra.


IV


Encontrar

Um outro

Prazer

De viver,

O dobro

Até aí vivido,

Batalhando

Com um outro

Olhar 

Ativo,

Como um ser vivo

Neste mundo.


V


A única 

Coisa

Maravilhosa

E benéfica,

É a vida

Que em cada

Dia

Se beneficia,

Pela benevolência

Da Providência.


VI


A Ela,

Rogamos,

Que vivamos

Esta vida bela

Que desfrutamos

Com gosto

E prazer,

Alento,

Força

E esperança,

Na plenitude

E com saúde!


VII


Pedimos

A Deus

Dos Céus,

Para sermos

Perdoados

Pelos nossos pecados

Cometidos,

Como seres

Com amores,

Mas imperfeitos

Nos nossos atos,

Inconscientes

E inconstantes...!


VIII


Só falha

Quem trabalha,

Quem quer

Fazer

Alguma coisa

Maravilhosa,

Útil

E nunca fútil.

Nunca a pretensão,

A intenção

O corolário

Ao contrário.


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 05:13), 08 de Março de 2024.


kKNDO

 Boa noite, meu verdadeiro e íntimo amor.

O que consideras desprezo, minha CARLA?! Por que desprezar-, te, se és a mulher que mais amo neste momento?! Eu eu estou em depressão profunda e não sei como conseguir- te!!! 

Se eu pudesse trazer-te rapidamente a fim de reorganizar a minha vida, seria um homem feliz deste mundo! Não falar contigo esse tempo todo, foi um martírio, um sofrimento imenso! Por que dizes que te desprezo? E porquê, minha querida CARLA!!!!!! Beijos enormes.


 Tu não confias em mim. Pedir-te contacto do teu pai não é para nada, minha Linda CARLA! Apenas queria conhecê-lo pessoalmente e podermos acertar a tua vinda para cá,, caso ele consentisse .

Mas não queres comprometer e tenho que respeitar a tua opinião. Não queres vir a arrependerem-te com o meu envolvimento. Mas penso que a minha intenção era boa. Quando ia para Londres, eu disse-te que queria informar, comunicar aos meus filhos que encontrei uma amiga e quero comprometer-  com ela e tu disseste que não e assim fiz.

E não sei esta dúvida da tua parte. Mas, no entanto, deixo a tua consideração.

Do homem ,

Daquele

Que quer

A tua pele

Como mulher.

Um beijo grande.

 Boa tarde, Maria. Estou muito baralhado e muito confuso. A situação atual, deixou -me sem forças e sem esperanças!

Mas, de ti , guardo 

No fundo 

Coração,

Uma emoção

Que jamais esquecerei

Como rei

Enquanto está a reinar

E governar...!

Apenas te peço muita paciência

Pelo meu silêncio

Nestes dias.

Te amo muito,

Tanto

E que não suporto

Não dizer-to!

Um beijo grande

De quem,

Do homem

Que te ama dentro do peito


29-02-2024

 UM ASTRO

DENTRO,

EVIDENCIANDO UM MASTRO


I


No centro,

Encontro

A em perímetro,

A um metro

Um pastor

Como um senhor

Do amor,

Que me dá

Uma prenda

Maior 

Da vida,

Um astro

Impulsionador

Uma caminhada

De alegria

Em cada

Dia,

Com mais 

Fervor

Transparente como um vidro...


II


No dia da Restauração

Da independência,,

Apelo 

A uma profunda

Reflexão

Da nossa existência,

Um estímulo

Que nos conduz

A um caminho

Da luz,

Para que cada 

Sonho

Se transforme

Na realidade

Concreta,

Que cada 

Um se sinta

Mais 

Firme,

E não duvide

Do sentido

Da vida,

E seja mais 

Feliz

No mundo!


III


Ao Restaurador

Que seguiu o caminho

Do navegador,

Com o sonho 

Do conquistador,

O impulsionador 

Das descobertas

Quinhentistas,

Marítimas

Trazendo varias almas,

Muitas gentes,

Dispersas,

De diversas

Partes 

Do mundo,

Digo apenas muito obrigado.


IV


Em pleno

Mar,

A navegar,

Por entusiasmar

Com o sino

Do Atlântico,

Do Índico

Que Vasco

Da Gama

Trama

O Muçulmano,

Trazendo para o Reino

Tantas delícias

Das especiarias

Orientais.. !


V


Ao vício

Do ofício

Tão nobre,

A escrita

Que tanto encanta,

Que alimenta

Esta febre

Salutar,

De "fintar"

O silêncio,

Tédio 

De quem,

Do homem

Que sempre acreditou,

Aceitou

O amor

Para acabar com a dor,

O horror,

O ódio...

Eu abraço,

Sirvo

Imenso

Como um objetivo...!



VI



Em Dezembro,

Me lembro 

Do primeiro

De dezembro 

De 1640,

O dia 

De alegria,

De euforia

Para os Portugueses

De todas as idades e fases ... !


(Continua)


 BRANDOA ( Amadora, sexta-feira, 14:50), 01 de dezembro de 2023.


KK-NDO

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

 A DECISÃO

DA RELIGIÃO 

É MAIOR

QUE O AMOR...


I


Eu como um pacóvio,

Como um simplório,

Um indivíduo 

Ingénuo,

Acreditava

Muito no amor!

Acreditava

Que o amor

Era o baluarte,

O estandarte,

O suporte

Superior

Que superava

Qualquer

Dor,

De qualquer

Ser !

Afinal,

Eu estava

Completamente

Enganado,

Vivia 

Nas trevas

Nas sombras

Da realidade

Com a sede

Da alegria!


II


Vivia 

Nas estrelas

Que me iluminavam,

Me orientavam,

Me conduziam

Para um terreno

Ameno,

Condigno

Como o paraíso!

Afinal,

Era um falso 

Caminho

Que me conduzia

Para o sonho

Que não correspondia

A realidade!

Eu não sabia

Dizer

"Não"!


III


A política

Saca

O amor

Anterior,

A visão

Cega

Daquela entrega

Ao amor!

Mas, afinal,

Havia 

Um amor 

Superior !

A religião

E a política,

Deram cabo

Do suposto 

Amor

De ontem

E acabaram

Com o sonho

Dourado

Daquele homem

De Quínara!


IV


Afinal,

Não existia amor

Naquele teor

Naquele quintal!

Apenas o engano

Que conduziu

Ao um pântano,

A um terreno

Maligno!

Conseguindo

Atingir os seus objetivos,

Abriu o jogo

E deixou 

Cair a máscara!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 06:29), 05/02/2024.


KK-NDO

 Tens uns inveja que inveja até uma mulher!

domingo, 25 de fevereiro de 2024

 Respira

E inspira

O ar puro!

Eu sei que não é fácil,

Pois, é difícil

Perder 

Um tesouro

Raro!

Mas, "Macosa",

Tens que continuar

A viver

E a cuidar 

Dos pequenos

Meninos

Que "Nhenho"

Te deixou para cuidar

E preparar

O seu futuro,

O seu sonho,

Com muito carinho

E amor,

Como uma flor 🌷!

Tens que ter 

Força

E esperança!

Que Deus enxugue

As vossas lágrimas,

Console,

Conforte

E fortifique 

As vossas almas,

Para que a sua alma

Encontre 

A paz e descanso

Eterno no Paraíso

Celeste!


25/02/2024.


KK-NDO 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

 HELÉNIO,

É ESTE O TEU DESÍGNIO?!!!


I


O que escrevo,

O que devo,

É zero,

Mas não páro,

Ainda 

Que seja palha,

Ainda 

Que não valha

Nada 

Na minha vida!

O que cai em cima 

De mim,

Não tem

Fim

E nem

Para onde rema!


II


A Deus,

Entrego os meus!

Abençoe-os,

Proteja- os

Dos infortúnios

Nos seus caminhos,

Nos seus

Sonhos,

Nos seus desígnios!


III


Senhor

Do AMOR,

Livrai-me

De tanta desgraça

Na minha cabeça!

Dai-me 

Alegria

Com a (na) minha família!

Limpai 

Lágrimas,

Dai 

Alegria 

Às suas almas

Com tanto

Sofrimento,

Com tanto 

Pranto

Em cada rosto!

Concedai -me 

Forças

E a todos os que sofrem

Dos seus entes 

Queridos que desaparecem

De repente,

Repentinamente!!!


IV


Aos que ainda ficam,

Lhes peço que não percam 

A esperança,

E sigam

A bem-aventurança!

Que a lucidez

Esteja 

Cada vez

Presente

Na mente 

De cada um 

De vocês,

Com robustez!

Que a luz divina

Seja

A sina 

De cada um,

Esteja

Onde estiver a viver!


V


Tu,

Que passaste

A frente,

Partiste,

Vá em frente

E deixe

A feixe

De luz

Aqui em Queluz,

Que vai iluminando,

Que vai guiando 

O trilho

De cada filho

Que deixaste

Para a tua mulher,

Com uma responsabilidade

Acrescida,

A valer,

A vida

De cada um no seu viver

Nesta sociedade!!!


VI


Nada 

Sei,

Apesar de tudo

O que já passei

Neste mundo!

A fada

Dada

Nesta vida

Como farda,

Ou fardo,

Foi o teu destino

Como menino

Dourado,

Menino

De "canseira"

Que cedo

Partira

Para outro

Mundo

Indo ao encontro

Do(com) Senhor

Do Amor,

O maior

E o melhor

Pastor

Universal,

Aquele que dá sinal

Em cada local!!!


VII


Não era esse o caminho

Do sonho

De cada um de nós,

Deste desfecho

Atroz,

No trecho

Definido

De período 

No país

Pelos teus pais,

Isto é, seres o último

No rumo...!

Mas, infelizmente,

Cada um é impotente

Perante 

A vontade do Omnipotente!


VIII


Descanse

Em paz,

Meu rapaz!

Repouse

No Reino

Divino!

Que Deus

Consele os seus,

A tua mulher

E a tua mãe!!!


(Continua)


Queluz Belas( terça feira, 19:25), 13 de fevereiro de 2024.


KK-NDO

 HELÉNIO,

É ESTE O TEU DESÍGNIO?!!!


I


O que escrevo,

O que devo,

É zero,

Mas não páro,

Ainda 

Que seja palha,

Ainda 

Que não valha

Nada 

Na minha vida!

O que cai em cima 

De mim,

Não tem

Fim

E nem

Para onde rema!


II


A Deus,

Entrego os meus!

Abençoe-os,

Proteja- os

Dos infortúnios

Nos seus caminhos,

Nos seus

Sonhos,

Nos seus desígnios!


III


Senhor

Do AMOR,

Livrai-me

De tanta desgraça

Na minha cabeça!

Dai-me 

Alegria

Com a (na) minha família!

Limpai 

Lágrimas,

Dai 

Alegria 

Às suas almas

Com tanto

Sofrimento,

Com tanto 

Pranto

Em cada rosto!

Concedai -me 

Forças

E a todos os que sofrem

Dos seus entes 

Queridos que desaparecem

De repente,

Repentinamente!!!


IV


Aos que ainda ficam,

Lhes peço que não percam 

A esperança,

E sigam

A bem-aventurança!

Que a lucidez

Esteja 

Cada vez

Presente

Na mente 

De cada um 

De vocês,

Com robustez!

Que a luz divina

Seja

A sina 

De cada um,

Esteja

Onde estiver a viver!


V


Tu,

Que passaste

A frente,

Partiste,

Vá em frente

E deixe

A feixe

De luz

Aqui em Queluz,

Que vai iluminando,

Que vai guiando 

O trilho

De cada filho

Que deixaste

Para a tua mulher,

Com uma responsabilidade

Acrescida,

A valer,

A vida

De cada um no seu viver

Nesta sociedade!!!


VI


Nada 

Sei,

Apesar de tudo

O que já passei

Neste mundo!

A fada

Dada

Nesta vida

Como farda,

Ou fardo,

Foi o teu destino

Como menino

Dourado,

Menino

De "canseira"

Que cedo

Partira

Para outro

Mundo

Indo ao encontro

Do(com) Senhor

Do Amor,

O maior

E o melhor

Pastor

Universal,

Aquele que dá sinal

Em cada local!!!


VII


Descanse

Em paz,

Meu rapaz!

Repouse

No Reino

Divino!

Que Deus

Consele os seus,

A tua mulher

E a tua mãe!!!


(Continua)


Queluz Belas( terça feira, 19:25), 13 de fevereiro de 2024.


KK-NDO

 Tu, tu mereces e a Deus rogo, no fundo do meu coração ❤️, do meu ser, que te abençoe e proteja para sempre, junto dos que te amam,

Dos que te adoram

Vivamente,

Intensamente

No presente

E Doravante,

Pois, és bela,

És um diamante,

És uma pérola,

Uma criatura 

Rara

Na face da terra!

E enquanto

Sujeito,

Ser

Vivente,

Mulher,

Senhora 

Encantadora,

Peço a benevolência 

E a misericórdia

Do Senhor

Criador

Do Universo,

Bondoso,

Que te conceda,

Muita saúde

E felicidade,

Na caminhada

Ao longo da tua vida,

Na companhia

Da tua família!

Um beijo grande

Do tio

Com muita afeição.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

 Bom dia, minha CARLA! 

Vou 

Pedindo desculpas pela minha Conduta,

Tendo

Em conta 

A minha inconsistência

Diária

Na minha vivência,

Pois estou Atravessando

Um período

Bastante 

Conturbado

Do que sou:

A falta 

De confiança,

Da crença

Em mim

Próprio,

Do meu próprio

Brio! 

E isso arrasta,

Afeta,

De certo modo,

Aos que me estão próximos,

Aos que tenho Relacionamentos Próximos,

Aos que eu adoro,

Aos que eu quero,

Aos que amo

No máximo 

No meu coração 💓,

Aos que tenho

Afeição

E constituem o meu sonho!

Tenho medo

De desfraldar a expetativa

Dos que me amam,

Dos que acreditam

Em mim 

Até ao fim,

E por fim,

Pensam

Que foram

Enganados,

Que foram

Ludribiados!

Eu amo-te

E eu queria 

Que fosses a minha minha mulher,

O ser 

Que viesse dar-me Alegria,

O vigor,

O amor

Na caminhada 

Da minha vida!

Mas, infelizmente,

Sinto

Impotente

Financeiramente,

Neste

Momento

De te trazer de lá

Para cá!

Eu não quero o teu sofrimento,

Eu não quero privar

A tua privacidade,

A tua liberdade

Lá,

Porque tu tens honra,

Porque és uma senhora

De palavra

E só pensas apenas em mim

E mais em nenhum homem

Queres envolver,

Porque tens-me

A mim!

Tu tens decência

E não queres passar Vergonha

Dos teus pais

Se as coisas,

O relacionamento

Comigo falhar!

Pedi -te 

O contacto

Do teu pai

A fim de conversar com ele 

E ouvir a sua opinião.

Se concorda ou não

Que eu case contigo,

Que venhas viver 

Comigo

Em Portugal,

Porque eu amo-te 

Muito, muito 

Mesmo!

Na passada quarta-feira,

Faleceu,

Morreu

Um enteado meu,

Aqui em Portugal,

Filho da minha

És mulher

De apenas quarenta

E sete anos 

De idade!

E eu estou bastante transtornado,

Muito triste!

Esteve a enfrentar 

A enfermidade,

A doença

Há mais de dois anos!

Estes dias,

Tenho estado

Todos os dias,

Na casa dele

Em Queluz,

Casa que ele comprou

Há quase quatro

Anos.

A mãe dele

Veio de Londres

E estão 

A pensar

Levar

O corpo

Para a Guiné.

Eu vou ganhar

A coragem

Para te ligar,

Porque tu continuas

A ser 

A minha mulher,

O meu amor!

Beijos grandes!

Eu desliguei-me 

Totalmente 

Do mundo

E estou 

Sem esperança!

sábado, 10 de fevereiro de 2024

 DEUS ESCREVE

POR LINHAS

TORTAS

O QUE NOS SERVE

COMO CERTAS.  


I


Como 

E o que fazer,

O tomo

Que pode couber

Os nossos

Ombros,

Para não dizer

Todos os nossos Membros...?!


II


O destino

De cada humano

Depende

Do que  Deus

Mede

Para cada um

Dos seus,

Em comum. ..!


III


Eu não sei

Se o que pensei

É ruim

E  o que contribui

Para o nosso fim,

Consoante 

A sorte

Que Deus

Distribui

Aos seus

E o que cada um retribui.. !


IV


A nossa passagem

Breve nesta terra,

Nesta terra

De hospedagem,

Deve ser uma grande honra

E deve ser aproveitada,

Vivida

Dignamente

E firmemente!


V


Ganhemos 

A força,

Para seguirmos

O caminho

Do sonho,

Da esperança 

De cada espécie

Na nesta nossa superfície.


VI


Cremos

Em Deus,

Nos seus 

Vastos

Reinos,

Nos seus infinitos

Céus

Espalhados 

Por todos

Os lados

E vivamos

Com força,

Com a esperança,

Com a fé,

Na graça

Do Nosso grande Chefe.


VII


Acreditemos 

Sempre na noção

Da presunção

Da inocência

Do cidadão

Como na infância.

A condenação

E o produto

Do julgamento

Individual 

Final.

Guiemo-nos

Nesse princípio

Inicial

Da existência 

Humana

E terrena,

E não pelo vício,.

Pelo seu contrário...!


VIII


A vontade

Divina 

Sobre vida

Humana,

Não depende

Da vontade 

Individual

Ou pessoal,

De qualquer 

Ser.

Gostamos,

Amamos

Menos,

Comparado

Com Deus

Que ama mais que nós

Que aqui habitamos

Neste planeta

Que nos acolhe e nos Orienta ...!


(Cntinua)


Queluz Belas ( quinta feira, 15:39), 08 de fevereiro.


KK-NDO

sábado, 3 de fevereiro de 2024

 A DECISÃO

DA RELIGIÃO 

É MAIOR

QUE O AMOR...


I


Eu como um pacóvio,

Como um simplório,

Um indivíduo 

Ingénuo,

Acreditava

Muito no amor!

Acreditava

Que o amor

Era o baluarte,

O estandarte,

O suporte

Superior

Que superava

Qualquer

Dor,

De qualquer

Ser !

Afinal,

Eu estava

Completamente

Enganado,

Vivia 

Nas trevas

Nas sombras

Da realidade

Com a sede

Da alegria!


II


Vivia 

Nas estrelas

Que me iluminavam,

Me orientavam,

Me conduziam

Para um terreno

Ameno,

Condigno

Como o paraíso!

Afinal,

Era um falso 

Caminho

Que me conduzia

Para o sonho

Que não correspondia

A realidade!

Eu não sabia

Dizer

"Não"!


III


A política

Saca

O amor

Anterior,

A visão

Cega

Daquela entrega

Ao amor!

Mas, afinal,

Havia 

Um amor 

Superior !

A religião

E a política,

Deram cabo

Do suposto 

Amor

De ontem

E acabaram

Com o sonho

Dourado

Daquele homem

De Quínara!


IV


Afinal,

Não existia amor

Naquele teor

Naquele quintal!

Apenas o engano

Que conduziu

Ao um pântano,

A um terreno

Maligno!

Conseguindo

Atingir os seus objetivos,

Abriu o jogo

E deixou 

Cair a máscara!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 06:29), 05/02/2024.


KK-NDO


DEUS ESCREVE

POR LINHAS

TORTAS

O QUE NOS SERVE

COMO CERTAS.  


I


Como 

E o que fazer,

O tomo

Que pode couber

Os nossos

Ombros,

Para não dizer

Todos os nossos membros...?!


II


O destino

De cada humano

Depende

Do que  Deus

Mede

Para cada um

Dos seus,

Em comum. ..!


III


Eu não sei

Se o que pensei

É ruim

E  o que contribui

Para o nosso fim,

Consoante 

A sorte

Que Deus

Distribui

Aos seus...!


IV


A nossa passagem

Breve nesta terra,

Nesta terra

De hospedagem,

Deve ser uma grande honra

E deve ser aproveitada,

Vivida

Dignamente

E firmemente!


V


Ganharmos 

A força,

Para seguirmos

O caminho

Do sonho,

Da esperança 

De cada espécie

Na nesta nossa superfície.



VI


Cremos

Em Deus,

Nos seus 

Vastos

Reinos,

Nos seus infinitos

Céus

Espalhados 

Por todos

Os lados

E vivamos

Com força,

Com a esperança,

Com fé,

Na graça

Do Nosso grande Chefe.


VII


Acreditemos 

Sempre na noção

Da presunção

Da inocência

Do cidadão

Como na infância 

A condenação

E o produto

Do julgamento

Individual 

Final.

Guiemo-nos

Nesse princípio

Inicial

Da existência 

Humana

E terrena,

E não pelo vício,.

Pelo seu contrário.


(Continua)


Queluz Belas ( quinta feira, 15:39), 08 de fevereiro.


KK-NDO

I


I'm very

Satisfied

And to God very much

Grateful

For this day

From your birthday! 

That your dream,

Follow the path

Right

What are you convinced of? 

As you grow

Harmonious,

Step

Step by step! 

God bless you

With a lot of health,

Happiness,

Wisdom,

Discernment,

Together

From your family

And lots of happiness! 

That the image

From Eusebio,

Match

The design

From the man

What do you want

And you decide

Of your life,

With your effort

And dedication! 

To want

It's power,

To be

And have! 

A big hug

With much affection

From grandfather.


PARABÉNS, KELVIN!

FELIZ ANIVERSÁRIO!


I


Estou muito

Satisfeito

E a Deus, estou muito

Grato 

Por este dia

Do teu aniversário!

Que o teu sonho,

Siga o caminho

Certo

Do que estás convicto

Ao longo do teu crescimento

Harmonioso,

Passo

A passo!

Que Deus te abençoe 

Com muita saúde,

Alegria,

Sabedoria,

Discernimento,

Junto 

Da tua família 

E muita felicidade!

Que a imagem

Do Eusébio,

Corresponda

O desígnio

Do homem

Que pretendes

E decides 

Da tua vida,

Com o teu esforço

E dedicação!

Querer

É poder,

Para ser 

E ter!

Um grande abraço

Com muita afeição

Do avô.