VÁ, FIRME
E NÃO TREMA
QUALQUER PROBLEMA ,
QUALQUER NEGRUME!
I
Vá firme
E não trema,
Não durma
Perante
Qualquer problema,
Qualquer negrume!
Não hesite
E vá sempre em frente,
Porque é muito forte.
II
O derrube
Do salazarismo,
Coube
Aos valorosos
E gloriosos
Capitães
De Abril
Quando na madrugada
Do dia
Vinte
E cinco
De abril
De 1974,
Rasgaram,
Apagaram
As nuvens
Que escondiam,
Repudiavam,
Espizinhavam
E reprimiam,
Com abusos
Os corpos
E mentes de homens
Nos calabouços
De Peniches,
Do Tarrafal,
De Tite,
De Caxias,
De Djiu das Galinhas,
De São Tomé, etc...!
III
Assim,
Começava o fim
Do regime
Ditatorial,
O negrume
Do Antigo Regime,
O regime colonial,
Caduco,
Retrógrado,
Repressivo
Ao povo,
Que um dia,
O cravo
Saudou,
Libertou
E trouxe alegria!!!
IV
Poesia
Intmitista
Que presta
Homenagem
A cada ser,
A cada homem,
A cada mulher
Desse período
Do medo
E do terror
À toda dimensão
A toda população
Da metrópole
E de cada colónia
Que dominava
Com mão de ferro,
Ruiu
E a democracia
Se instituiu,
Que exorta
Cada homem
Ou cada mulher
Para se manter
Firme
No seu leme,
Seja qual for
O desdém,
Continuar
A acreditar
E ter
Muito amor.
V
As madrugadas
Seguiram
Muitas
Outras
Madrugadas,
Seguiram
As suas pisadas,
Até a última madrugada
Dourada
Daquela década!
VI
Vivamos
Esperançados
Pele fé
E esperança,
Terminados
E com afincos,
Pois, tudo tem o seu fim,
Nada é eterno!
(Continua)
Brandoa( 08:13, segunda-feira), 01 de abril de 2024.
kKNDO
(FF)

Sem comentários:
Enviar um comentário