segunda-feira, 1 de abril de 2024

 VÁ, FIRME

E NÃO TREMA

QUALQUER PROBLEMA ,

QUALQUER NEGRUME!


I


Vá firme

E não trema,

Não durma

Perante

Qualquer problema,

Qualquer negrume!

Não hesite

E vá sempre em frente,

Porque é muito forte.


II


O derrube 

Do salazarismo,

Coube

Aos valorosos

E gloriosos

Capitães

De Abril

Quando na madrugada

Do dia 

Vinte

E cinco

De abril

De 1974,

Rasgaram,

Apagaram

As nuvens

Que escondiam,

Repudiavam,

Espizinhavam 

E reprimiam,

Com abusos

Os corpos

E mentes de homens

Nos calabouços

De Peniches,

Do Tarrafal,

De Tite,

De Caxias,

De  Djiu das Galinhas,

De São Tomé, etc...!


III


Assim,

Começava o fim

Do regime

Ditatorial,

O negrume

Do Antigo Regime,

O regime colonial,

Caduco,

Retrógrado,

Repressivo 

Ao povo,

Que um dia,

O cravo

Saudou,

Libertou

E trouxe alegria!!!


IV


Poesia

Intmitista

Que presta

Homenagem

A cada ser,

A cada homem,

A cada mulher

Desse período

Do medo

E do terror

À toda dimensão

A toda população

Da metrópole

E de cada colónia 

Que dominava

Com mão de ferro,

Ruiu

E a democracia

Se instituiu,

Que exorta

Cada homem

Ou cada mulher

Para se manter

Firme 

No seu leme,

Seja qual for

O desdém,

Continuar

A acreditar

E ter 

Muito amor.


V


As madrugadas

Seguiram 

Muitas

Outras 

Madrugadas,

Seguiram 

As suas pisadas,

Até a última madrugada

Dourada

Daquela década!


VI


Vivamos

Esperançados

Pele fé

E esperança,

Terminados

E com afincos,

Pois, tudo tem o seu fim,

Nada é eterno!


(Continua)


Brandoa( 08:13, segunda-feira), 01 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

Sem comentários:

Enviar um comentário