quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

 O QUERER

SER

E TER 

DE QUALQUER

SER...


I


O nada

Não existe

Para aquele

Que anda

Nada,

Voa

Como pessoa,

Mesmo na mente,

Porque algo importante

O impele

E nada

O impede

Para aquilo que pretende.


II


Se levante, 

E vá para frente!

A aventura,

É à procura

Da sorte,

Da independência,

Da consciência,

Da sua afirmação 

Como cidadão

Livre,

Que não quer 

Viver

Como um ser

Pobre.


III


A verdade

Apenas se restringe

Ao hoje,

Pois com o tempo

Pode deixar de estar no tempo.

A verdade

Não é absoluta.

Ela apanas 

É capaz

E nos orienta

Durante algum período

Limitado,

A não ser a bíblica,

Aquela de que não se toca,

É intocável,

Inquestionável.


IV


A verdade 

De Ptolomeu,

A verdade bíblica,

A medieval,

Sofreu

Um vendaval

Como o advento

Do Renascimento

Na época 

Renascentista,

Racionalista.

Não foi a verdade

De Bartolomeu,

Nem tão pouco 

De Nicolau Copérnico

Ou de Galileu.


V


A teoria,

A sabedoria 

Que existiu 

Durante a Idade Média,

Foi posta em causa

Na Idade Moderna

Que vai pôr a tónica

Não no geocentrismo,

Mas sim, no heliocentrismo,

Ou seja, 

Substituiu

O geocentrismo

Por heliocentrismo,

Que quer 

Dizer,

Que não é a terra

O centro

Do Universo.

Que quer

Dizer,

Que é falso,

Porque o centro 

Do Universo 

É o sol

E que  todos 

Outros 

Planetas,

Giram em torno

Dele,

Ou seja,

Do sol.


VI


Tudo

No mundo,

Se evolui,

Tudo

Se transforma.

Nada

É estático,

Tudo é dinâmico,

Como a chama

Que destrói.

A verdade,

A informação

Que hoje 

Transmito,

Em virtude

Do meu pouco conhecimento,

É a minha opinião

Pessoal

E individual

E é transversal,

Relativo,

Portanto,

Não vinculativo,

Efetivo...


VII


O ser

Deve querer

Ser

E ter

Qualquer

Ambição,

Embora com uma certa 

contenção,

Algo que o limita 

Para não cair na perdição

Da perfeição 

Como um bom cidadão...!.


VIII


Em suma,

O ser

Que assuma

A sua condição

Do cidadão,

Com um bom carácter,

Com a humanidade,

Com a solidariedade

Em relação 

Ao seu semelhante,

Ciente 

Da sua responsabilidade

Perante

A sua sociedade

E da humanidade

Na globalidade...!


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 01:00), 01 de fevereiro de 2024.


KK-NDO

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

 O INDIVIDUO

INGÉNUO


I


Chegámos outra vez

O fim 

De um mês,

O primeiro

Do ano!

Eu espero

Que tudo seja" bacano",

Até chegarmos

Ao último,

Precisamente

Em dezembro,

Em que voltamos

A ter, pelo menos, um presente

No festim,

Ou conseguirmos

O máximo

Do que sempre almejamos.


II


Janeiro,

O primeiro,

E eu quero

Que tudo seja

O tesouro

Do que precisamos,

Do que efetivamente

Desejamos,

Esteja

Onde estiver

O sujeito,

O ser

Que pretende

Viver

Conscirnte

E dignamente

Em cada sociedade!


III


Eu, como sou

Um indivíduo

Tão ingénuo,

Pensando

Que tudo 

Seja 

O mar

De rosas

Neste nosso mundo,

Sem espinhos

Nos (nossos) sonhos,

Vou 

Amar

De puras e diversas

Formas

Nas diversos

E imensos

Panoramas,

O ser humano

Em pleno...!


IV


O mundo

Não é bem

O que pintamos,

O que idealizamos,

O que existe

Nas nossas cabeças,

Para que atinjamos

Os nossos objetivos,

As nossas veleidades

Sem dificuldades,

Sem estorvos...!

O trajeto

No nosso trem,

Tem 

Contornos

Em que aparecem

Subornos,

Corrupção

Que sujam,

Mancham

O projeto

Que esboçámos,

Os caminhos 

Dos nossos grandes

Sonhos...!


V


Amamos

Porque temos

Corações,

Temos 

Paixões

Que nos fazem viver,

E ter

Ambições,

Pilares

Âncoras

Seguras

Que nos seguram

Como seres

Com perspetivas,

Visões

Que nos alimentam

Como humanos

Dignos

Que nos nos desviam

Das trevas...!


VI


O indivíduo

Ingénuo

Chega a não distinguir

O supérfluo,

Do necessário,

O essencial,

O principal,

O fútil

Do útil,

O sério,

O verdadeiro

Do falso,

O puro,

O genuíno

Do embuste

Do beltrano

Ou do Sicrano

Que mente

Descaradamente.

Nunca sente

O contrário,

O inverso.

Nada 

O incomoda

Na sua caminhada

E está sempre a seguir

A mesma labareda...!


VII


O indivíduo 

O ingénuo 

Ama,

Apaixona

E espera ser correspondido

Pelo outro

No seu encontro,

Porque pensa 

Que o outro

Sente

O mesmo que ele.

Coloca-se na sua pele,

Porque a sua mente,

O seu subconsciente

Confia,

Não desconfia

E nunca se desarma,

Pois a sua chama

Está sempre acesa,

Porque pensa

Que ambos se encontram,

Se situam

Na mesma

Arena...!


VIII


Janeiro

Arreda,

Finda,

Fevereiro

Principia,

Inicia

Com força

E esperança!

O antigo

Cede lugar ao novo

De modo ativo,

Dinâmico

E verídico,

Integra-se no novo

Ciclo,

Periclo 

E jogo.

Iniciemo-lo

Com o otimismo

No máximo,

Sem pessimismo!


(Continua)


BRANDOA ( 01:13, quarta-feira), 31 de janeiro de 2024.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

 O SONO

DO MENINO...


I


O sono

Acabou,

O menino

Tirou 

O pano,

Tirou

O lençol, 

Porque o sol

O acordou...


II


Até

Quando

NDO?

O convite

Constante

À reflexão,

À indagação?

A noite,

A permanente

Ida 

À fonte,

À demanda

Da sabedoria,

Que te

Preenche,

Que te 

Enche

De alegria,

De humanidade

Na tua individualidade,

Mesmo sabendo

Que às oito

E ponto,

Tens que estar na escola,

Para dares uma lição,

Para dares uma aula,

Para teres uma reunião

De avaliação!?


II


Por que não dormes,

Porque não comes,

E nada consomes?!

Porque existem fomes

Noutras 

Partes,

Noutras

Terras,

Noutros continentes,

Por causa das guerras?!

O que te preocupa,

São as guerras

Na Europa,

Em África,

Na América,

Na Ásia,

Na Oceânia?


III


A guerra

Da Rússia

E Ucrânia,

De Israel

Palestina,

Da Eritreia

Com o vizinho,

Os problemas,

Os traumas 

Do Sahel

E de tudo que vem 

À tona,

Na tua cabeça

Como homem,

Constitui a desgraça,

E te maça,

Dia

Após dia,

Que dizima o teu sonho?!


IV


Louvado 

Seja o Senhor

Do grande Amor,

Que nos tem protegido

Na caminhada

Da vida

E que rogo

Que continue

E abençoe

Cada amigo

No seu abrigo,

Seja qual for

O canto 

Recôndito

Onde habita

Deste nosso Planeta!


V


Obrigado

Por 

Tudo,

Senhor

Da Criação,

E sobretudo,

Pela luz

Que me conduz

Cada vez,

A cada coração ❤️

De cada um de vocês!


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 03:25), 30 de janeiro de 2024.


KK-NDO

domingo, 28 de janeiro de 2024

 O MAL

DO ANIMAL

RACIONAL


I


O principal

Mal

Do animal 

Racional,

Reside no sinal

Através do qual

Emite, lança o que é prejudicial,

Que vem,

Que provém

Do ramal

Da espécie ancestral

Para o mundo atual,

Num tempo real

E natural.


II


Na devida 

Altura,

Pondera

Como encontra

De forma rápida,

A eliminação

Da gestação,

Uma solução

Que impera

Na terra

Que outrora,

Na existia

Na convivência

Terrena

E humana,

De forma a ter  domínios

Sobre os outros símios.


III


A maldade

Da humanidade,

Supera 

A fraternidade,

A bondade,

A igualdade,

A generosidade

E enterra

A democracia,

A justiça,

O pólo 

Belo

Da decência,

Que devia

Ser a balança,

Para próprio 

Equilíbrio

E o brio

No nosso seio,

No nosso nosso convívio.


IV


O egoísmo

No seu expoente

Máximo,

Afeta a mente

Do animal

Racional,

Porque quer 

Ser 

O único

A ter

E a dominar

O seu semelhante,

O carrasco

Temido

Por todos

Em tudo,

Venerado

E admirado

Por todos,

Àquele que todos,

Ao alto,

Devem acenar,

Não por respeito,

Mas pelo medo...!


V


Sendo 

Assim,

O amor 

É substituído

Por

Temor

Ao ditador,

No horror

Que dessimina 

Ao redor,

E, por que a todos domina, 

Espalha a dor,

Até ao fim...!


(Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 03:23), 29 de janeiro de 2024.


KK-NDO

 O MAL

DO ANIMAL

RACIONAL


I


O principal

Mal

Do animal 

Racional,

Reside no sinal

Através do qual

Emite, lança o que é prejudicial,

Que vem,

Que provém

Do ramal

Da espécie ancestral

Para o mundo atual,

Num tempo real

E natural.


II


Na devida 

Altura,

Pondera

Como encontra

De forma rápida

A eliminação

Da gestação,

Uma solução

Que impera

Na terra

Que outrora

Na existia

Na convivência

Terrena

E humana,

De forma a ter  domínios

Sobre os outros símios.


III


A maldade

Da humanidade,

Supera 

A fraternidade,

A bondade,

A igualdade,

A generosidade

E enterra

A democracia,

A justiça,

O pólo 

Belo

Da decência,

Que devia

Ser a balança

Para o equilíbrio

E o brio

No nosso seio,

No nosso nosso convívio.


IV


O egoísmo

No seu expoente

Máximo,

Afeta a mente

Do animal

Racional,

Porque quer 

Ser 

O único

A ter

E a dominar

O seu semelhante,

O carrasco

Temido

Por todos

Em tudo,

Venerado

E admirado

Por todos,

Àquele que todos,

Ao alto,

Devem acenar,

Não por respeito,

Mas pelo medo...!


V


Sendo 

Assim,

O amor 

É substituído

Por

Temor

Do ditador,

No horror

Que dessimina 

Ao redor,

E espalha a dor,

Até ao fim...!


(Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 03:23), 29 de janeiro de 2024.


KK-NDO

sábado, 27 de janeiro de 2024

 O SER

DEVE SE COMPROMETER

COM O SEU DEVER...


I


Nunca

Dou

Por satisfeito

Por tudo

O que faço

Ou 

Por tudo

O que já tenho feito,

Digno de apreço...!


II


A ambição

Da perfeição,

Às vezes,

Nos conduz

Mil vezes,

À frustração,

O caminho

Do sonho

Sem luz,

A autêntica

Perdição,

A grande " seca".


III


O medo

De falhar

Ao trabalhar

E não errar,

Pecar

Como pecador,

É melhor

Do que estar

Deitado

E nada 

Fazer

Na vida,

Não cumprindo

O seu dever

Como um ser...!


(Continuar)


Alfornelos( sábado, 16:30), 27 de janeiro de 2024.


KK-NDO

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

 Estou querendo o teu corpo bonito, 

Perfeito,

Belo! 

Como consigui-lo?!

Tenho saudade

De alguém

Que não conheço,

Mas sinto o feitiço

No meu corpo,.

No meu coração

E não consigo

Esquece-lo

Nem por um minuto!

O amor?! Não sei!

Estou louco pelo teu corpo todo!

Beijos

E um bom sábado,


De Maria Camará

Um bom fim de semana!

 .

UTTHOK*


..O meu também

 Em Utiacor,

Babok,

O tempo

De utthok,

O tempo

Que já não volta

Mais,

Em que alguém

Era feliz!

Muita

Saudade 

Do tempo

Da adolescência,

Da infância,

Com o corpo

Robusto,

Da idade

Que se constrói

E foi 

A mocidade

Da afirmação

Do cidadão,

Que desperta

O seu embrião

Que a Natureza

Ainda embeleza

Duma 

Forma 

Perfeita,

Esbelta...!

A chuva,

O calor,

O frio,

A sova,

Nada importa,

Porque o amor

Está

Em ebulição,

Em ascensão,

À procura do brio,

Próprio

Do Homem

Que aí vem

Ainda solto.

Tive a oportunidade

E a felicidade

De fazer parte

Integrante

Desse tempo..!


Obrigado Raul da Silva(Da Silva Raul), o conterrâneo,

Pela imagem.


* Em manjaco, na língua manjaca, um grupo de jovens que se unem e trocam favores uns para os outros, associação, cooperação, participando em conjunto nos serviços de lavouras, trabalhos de agricultura, trabalhando um dia em cada lugar, terreno , propriedade de um e no dia seguinte, no do outro, assim, sucessivamente .

No entanto, podem ser solicitados por particulares para irem trabalhar nos seus terrenos, propriedades e são pagos pelos serviços prestados.

Os fundos acumulados em termos pecuniários e financeiros, são posteriormente, para convívios em momentos festivos.


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 04:31), 27 de janeiro de 2024.


KK-NDO

 NO MEU CONVIVIO

SADIO

EM CADA MEIO...


I


Gostaria

Que alegria

Invadisse

A minha face

Em cada dia 

E me proporcionasse

O bem-estar 

Em cada lugar...!


II


Gostaria 

Que o sol

Cobrisse

O meu rosto

Do vento,

Das intempéries,

De séries 

Dificuldades 

Nas minhas lides 

Diárias;

Que o farol

Me guiasse,

Me orientasse

Nas noites 

Gigantes

E escuras

Das minhas aventuras...!


III


Como um ser vivo,

Tenho 

Um sonho,

Um objetivo

Que me alimenta,

Que me suporta

E me sustenta...

A esperança

Que me testa

Com pujança...!


IV


A minha alegria

Tem de vir da minha família;

Da folia

Da vida 

Que ela me dá

Em cada instante,

No presente

No futuro

Do meus filhos

E netos no vindouro!


V


Para mim ,

Nada 

Tem um fim 

Senão

A alegria

Do meu coração 

Que a família 

Me proporciona 

E me abona.,

Me dá!

A Deus,

Peço 

Imenso,

Que não me separa dos meus,

Porque não sei viver 

Sem eles,

Porque é como um peixe fora de agua...! 

.i


(Contínua)

um 

Colina do Sol, 26 de Janeiro de 2022.


KK(NDO)=KK

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

 Como o tempo solidifica a amizade entre duas pessoas! A "minha Dccha", aquela  alegre senhora que assegurou a minha barra pesada que alguém, que tinha um amor puro, genuíno pôs nas minha débeis costas, nos meus fracos ombros "!

E tu não ficaste atrás ! 

Espero que tenhas a paz

Onde jaz,

No lugar onde hoje

Estás, 

Bem longe

Dos que te amavam

E continuam

A amar -te

Eternamente!

Mesmo longe, 

Proteja moralmente,

Os que te amam

E continuam

A amar-te 

Pelo resto das suas vidas!

Em paz, 

Biafaz!

domingo, 21 de janeiro de 2024

OS NOSSOS SENTIMENTOS

SÃO OS NOSSOS  FEITOS

QUE INCLUEM OS NOSSOS ARREPENDIMENTOS


I


Os seres,

Os fazedores,

Os geradores

De atos

De feitos, 

Que produzem

Os sentimentos

Que incluem 

Os arrependimentos

Como humanos

Dignos

Benignos,

Mas imperfeitos.


II


O que fazemos,

Constituem 

Os máximos

Que sabemos

Inteligentemente,

Humanamente,

Quotidianamente,

Perante

O que existe 

À nossa volta

No Planeta

Em que se habita

E se confronta,

Perante 

Os dilemas,

Os problemas

Que constituem

Os traumas

Das nossas almas.


III


Ninguém

É perfeito

No seu ato,

Ontem,

Hoje

Ou amanhã,

No que faz

Para alegrar alguém,

Ou no satisfaz

A outrem

Plenamente

No que sonha,

Ou seja, que atinge

A cada um satisfatoriamente.


IV


Desejamos,

Queremos,

Ambicionamos,

Almejamos 

A perfeição

Na nossa ação,

Mas falhámos

Agourámos

Na prática

Que não nos indica

Que é o caminho

Que não incide,

Que não corresponde 

Ao nosso sonho.


V


Há indivíduos

Que não admitem 

O erro,

Porque pensam

Que estão no caminho

Certo.

Nunca reconhecem

A sua pequenez,

Porque acham

Que a sua lucidez

É maior 

Que o amor

Ao redor.

Nunca pedem

O perdão,

Porque  pensam

Que a sua visão

Está acima de toda a multidão!

Por que caminham

Sempre nessa direção

E não fazem

A introspecão?!


VI


A perfeição

Está no reconhecimento

Da nossa imperfeição

Do nosso ato,

Da nossa ação

Dia

Após dia.

Roguemos

Para que os que estão

Nessa cegueira,

Voltem à terra!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 13:54), 21 de janeiro de 2024.


KK-NDO

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

 J,AIME,

COMME

HOMME,

LA FEMME...!


I


Vie

C'est fait de choses

Bien,

Merveilleux,

Aspiré,

voulu,

Comme la mélodie,

L'harmonie

Et la joie

Dans la vie quotidienne!


II


La beauté

féminin

m'attire beaucoup

En tant qu'homme

et en tant qu'être humain.


(Continua)


Agrupamento de escolas José Cardoso Pires-Amadora ( terça-feira, 14:12), 16 de janeiro de 2024.


KK-NDO

 A RAIVA 

NÃO NOS SALVA,

PELO CONTRARIO, NOS CAVA


I


Às vezes,

Pensamos 

Que somos 

Os melhores,

Os mais

Perfeitos

Porque praticamos

Atos

Justos

E esquecemos

Que somos 

Imperfeitos,

Por mais

Que nos esforcemos...


II


No entanto,

Isso nos valoriza,,

Nos eleva,

Nos engrandece,

Nos coloca

Nos lugares 

Cimeiros,

Nos topos

Dos tempos,

Nos patamares,

Nos altares,

Nos enobrece,

Nos dignifica

Como seres,

Não só no conhecimento,

Mas sobretudo, 

Na compreensão

Do mundo

Mais vasto 

Que nos polariza 

Como verdadeiros 

Filhos de Adão

E Eva...!


III


Dia

Após dia,

Acumulamos 

Energias

Positivas,

Enérgicas,

Nos sentimos

A viajar nas vias

Progressivas,

Lunáticas

Que conduzem o mundo

Ao sucesso,

Ao progresso,

Não excluindo

Nenhum homem,

Ninguém

Que pretende

Fazer parte

Integrante

Da locomotiva

Que salva

Qualquer

Ser

Que anda,

Caminha,

Sonha,

Que não tem,

Nem

Guarda

Reserva,

Nem

Tão pouco raiva

No seu peito,

Porque quer

Ser

Perfeito,

Desejando 

Apenas a felicidade...!


IV


A nossa seiva,

Não deve ser

De raiva,

Melhor

Dito,

Não a deve conter,

Mas sim,

O amor

Até ao nosso fim,

Com o intento,

Com o intuito

Mais fraterno

E humano...!


V


Quando o sono

Nos perturba,

Nos impede de dormir,

Devemos recorrer

A poesia,

Escrever

O que vem do fundo

Da nossa alma

Que ama,

Que tem um lago

Imenso, benigno,

Que semeia

O amor,

Que tem horror

Ao espírito que incuba

A maldade para dividir

Reinar

E governar,

Esquecendo 

Todos e tudo... 


(Continua)


Brandoa( quinta feira, 05:24), 18 de janeiro de 2024.


KK-NDO

 O AMOR

É UM SENTIMENTO 

MAIOR

QUE TORNA O SUJEITO

MELHOR, 

QUANDO,

O PARTILHANDO

AO REDOR...!


I


A névoa

Áurea

Momentânea,

Instantânea, 

Não constitui 

O fator 

Impeditivo

Que contribui

Para não atingir,

Para não conseguir 

Um objetivo, 

Para diminuir

O valor,

O amor

De qualquer povo.


II


Não precisa

Ter a pressa

De adquirir a razão

Conscisa,

Mas sim a compreensão

Que ultrapassa

O ultraje 

De hoje

Em qualquer

Laje

Onde, longe,

 Está sentado

 Um monge

A escrever,

Refletindo

Sobre o sentido

E o significado

Do mundo.


III


A um aluno,

O educador,

O professor,

Apetrecha-o de ferramentas,

De canetas,

A fim de encontrar pistas,

Ter o tino,

Do contorno,

Para descobertas

De qualquer fenómeno,

Que o faz

Um digno

Humano,

Capaz

De encontrar o caminho

Do seu próprio

Sonho,

Do seu brio...


IV


O desiderato

Pelo qual se pauta

Um poeta,

Um cientista,

Reside

Na sua capacidade

Intrínseca,

Como a experiência,

O pente do careca

Na sua vivência

Diária,

Para adquirir,

Possuir

Qualquer conhecimento.


V


Sem nexo,

O pensamento 

Complexo

Deste sujeito

No seu escrito,

Em virtude do défice

Estar abaixo

Do coeficiente 

Na fase

Da velhice,

Equiparado

A da meninice.

No entanto,

Se esforça

Na sua cabeça,

Para ir ao encontro

Do outro,

Tentando,

Transmitindo,

O pouco 

Que ainda existe

No seu "caco"

Ao seu semelhante.


Uma santa 

Sexta-feira,

Para todos!

Beijinhos

E abraços.


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 01:27), 19 de janeiro de 2024.


KK-NDO

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

QUEM

NÃO TEM,

PROCURA.

O HOMEM

PROCURA

UMA SENHORA...


I


Sexta-feira

Santa 

Que nos abençoa,

Que nos doa

Uma vida

Perfeita

E bem conduzida...


II


Sexta

Feira

Dourada

Sob o ponto

De vista

Vasto

Em todos os domínios,

Longe dos demónios,

Longe dos satanás

E nos deixam viver

Em paz

E Ter

Um abrigo

Com sossego

Nesta

Terra.


III


Revelar 

Ou não

A nossa razão,

O modo de estar,

Eis a questão

Que nos orgulha

E o motivo da escolha

Do caminho

Do nosso sonho,

O que faz cada 

um, querer

Viver

Intensamente

A vida

Em cada

Temporada,

Em cada

Instante...!


IV


Somos 

O produto

Do tempo

Com o nosso corpo

E a nossa mente,

Somos

A ebulição,

A erupção

Do vulcão

Que interrompe,

Que irrompe

A cratera

Da terra,

Dando-nos o fôlego

Com o fogo...


V


O jejum

De cada um

Em lado algum,

É comum

A cada ser,

A cada espécie

Na superfície

Terrestre,

Fazendo-o,

Elegendo-o

Ao exercício 

De um grande mestre

Com algum

Benefício...


(Continua )


Reboleira( sexta-feira, 19:25), 12/01/2024.


KK-NDO

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

 RECORDAR,

É AJUDAR

A TER

FORÇA PARA VIVER!


No bau,

Encontro

A inspiração

Para cada momento

Do trajeto...

Ei-lo:


" O MUNDO NÃO TEVE 

NEM TERÁ O FIM

DEPOIS DE MIM...


I


O ser humano,

O homem,

Só tem

O valor,

Se  tiver o amor

Em relação ao seu próximo.


II


O seu carácter

Mede-se pelas acções

Diárias

E pelas alegrias

Que distribui pelos corações,

Para melhor

Consigo, viver.


III


Em cada palavra

Que eu escrevo,

Fá-la com muita honra

Em memória dos que muito devo

Neste mundo,

Sobretudo

Aos meus pais

E ao meu país.


IV


Nasci,

Sorri

Para o mundo

Que me tem acolhido

Como um filho querido;

Pelo que fico muito

Grato

Pelo facto.


V


Ninguém

É mais que ninguém,

Pois, ninguém

Tem 

O direito do Amém;

Sobre qualquer homem;

Por isso, todos devem

Contribuir para o bem,

Não só dum,

Mas para o bem

Comum.


VI


A misericórdia

Em cada dia

De cada homem,

Não significa a cobardia,

Mas a coragem

E o valor

Que possui 

No seu"(...)".


VII


A superioridade

Na humanidade,

É uma questão de individualidade

Da(própria) dignidade

De cada ser

No seu conviver,

Pois, é algo de relatividade

De cada.


VIII


Conforme o meio

E as circunstâncias,

Assim é o benefício,

Assim são as regalias

Que cada sujeito

Tem como proveito,

Se de tudo souber

Tirar o máximo de dividendos

Para os seus fundos.


IX


Os seres humanos passam,

O mundo fica;

Os homens tropeçam,

Mas o mundo não estica;

Permanece no mesmo Sítio,

No mesmo

Pátio.


X


Quero,

Queria

Que as minhas "porcarias",

Minhas "ninharias",

Que as minhas "loucuras"

Na utilização

Das letras,

Na composição

Das palavras,

Fossem alegrias

Para todos aqueles que têm um bom "faro"

Para cada livro,

Para cada brochura

Ou para cada obra"


(Continua)


MERCADO DE ENCARNAÇÃO SUL(LISBOA), 10 DE MARÇO DE 2007.


MATTOS (NDO).

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

 Insisto

No teu peito!

Um encanto

Em que levanto

Sempre satisfeito,

Alegre

Para sempre!

Satisfaz esta minha vontade

Como uma pura amizade!

Um grande beijo

Para 

Manuela gomes

 ASSIM, COMEÇA O ANO NOVO

COM ÂNIMO DE ATINGIR,

DE CONSEGUIR

UM NOVO

OBJETIVO...!


I


Tudo o que satisfaz,

Me traz

A paz...!


II


Nem 

Tudo

É passado,

Antigo;

Algo

Vai,

Sai,

Um outro

Vem

Ao nosso encontro.


III


A vida

É uma constante

Dinâmica;

Nada

É inerte.

A vida

Não é estática;

Ela 

É bela,

Porque se transforma,

Muda,

Pondo-nos sempre em cima

E nos anima...!


(Continua)


Alfornelos ( segunda- feira, 14:00), 08 de janeiro de 2024.


KK-NDO

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

 Até amanhã ou até mais logo. Tenho aulas amanhã às oito horas. Liga-me a partir das 19 horas ou envia-me uma mensagem.

Bjs e abraços.

 Boa noite, minha querida nora.

Desculpa por estar a enviar -te esta mensagem nesta hora imprópria, pois, tu açordas muito cedo para o trabalho.

Eu não consegui dormir depois de visualizar e ler a tua mensagem. 

Eu não sabia como responder -te pera os factos que descreveste, me relataste. Lamento muito comportamento do Toninho e reprovo-o vivamente. Eu estou envergonhado com a atitude e comportamento para Contigo. Tu és uma jóia, uma rara pessoa e quem /te/ tem/ como mulher, como esposa, é um  homem felizardo!

Peço -te, que me dês a oportunidade de mais uma vez, de falar com o meu filho Toninho.

Eu sei o que estás sentindo neste momento. Tenha calma e sangue frio e cuide com coração e razão o teu filho, o meu adorado netinho. O Toninho vai-se retratar e pedir-te desculpas, prometido portar -se devidamente como um bom marido e como um excelente pai.

Eu sei que tens tido uma fibra, uma verdadeira e ótima mulher e tens atirado muitas leviandades do Toninho! 

O Toninho, se quer que eu continue a viver saudávelmente, se ainda me quer nesta vida, nesta fase áurea, maravilhosa da vossa vida, com o vosso filho e que também eu avô, faça parte do acompanhamento do  crescimento dele em plenitude !

Peço encarecidamente, minha querida e única nora, que dê mais uma vez, porque nunca é demais dar a oportunidade a quem a mereça e queira.

Estou muito triste e o meu coração está ferido!

Peço-te como nora, como filha, que atendas o meu pedido .

Eu enviei-te mensagem inocentemente, sem antes saber o que estava a passar e só quando depois de ligar o Toninho, que infelizmente não atendeu, é que mandei-te a primeira mensagem. A seguir liguei a Duca que me relatou esta triste notícia.

Mas tudo se resolve com o diálogo permanente, constante e com muita paciência e compreensão. Irão resolver os problemas que vão surgindo no caminho da vossa vida!

Tudo vai ser ultrapassado com coragem e esperança, pelo amor que têm um pelo outro. O amor derruba todas as barreiras.

Obrigado pela mensagem e estejas e sejas firme no teu sonho, no teu amor!

Beijos e abraços.


 Pai, filho, avô, o que se passa concretamente?

Eu não fui à vossa casa para estragar a vossa relação, o vosso casamento! Fui à vossa casa, porque sentiste humilhado como fui tratado pela NATTY! Fui à vossa casa pela tua intensa insistência, porque tens orgulho do teu pai  e queres que seja mal tratado por ninguém, não sofrer vexame de ninguém!

E agora, em que fico nesta situação, nesta altura? Como me olho e como olho para a cara da Jéssica, que me recebeu muito bem?! 

Eu não tenho também, orgulho do meu filho?!

Tu, já és pai e tens uma responsabilidade acrescida, porque também queres ter orgulho do teu filho e queres que ele cresça plenamente em todos os aspetos como criança e como pessoa humana!

Pede desculpas, pois, pedir desculpa é um ato nobre de uma pessoa com carácter! Sinto-me muito triste e abalado com o teu comportamento que em nada abona para a imagem do pai, das irmãs e da família em geral!

 Eu queria falar de ti sempre com a boca cheia e nunca baixar a cara, o rosto quando falo com alguém sobre ti!

Eu não sei como responder a Jéssica! Mas não estou a conseguir dormir com este grande peso na minha cabeça, na minha consciência!

Mas vou ganhar a coragem e tentar fazê-lo para poder dormir um pouco. Pede desculpas e explicas melhor o que ela viu, leu ou ouviu no teu telemóvel. Os casais devem dialogar, entenderem-se pelas palavras. 

Liga-me quando puderes. Se queres que o pai viva mais anos, ouve o me conselho: trata a Jéssica com carinho e mimo, a mulher que te deu um filho lindo!

Eu vivo em função do vosso comportamento, do vosso sucesso pessoal, profissional e familiar!

O homem muda, porque não como um animal irracional. O aprende com os seus erros! Todos nós erramos, porque não somos perfeitos, porque somos humanos!

O resto, a rua, os amigos, amigas, é um autêntica ilusão! A vida é família, a razão da existência humana !

Sem saber de nada até homem e enviei uma mensagem à Jéssica:

"

Boa noite Jéssica. Como estás com o Isaac? Olha, cheguei bem. Mas como era muito tarde,  não telefonei e mandei apenas mensagem ao Toninho. Hoje, não fui as primeiras aulas e só a partir das 10 é que fui para a escola até às 17 horas. Estava muito cansado. Não vos liguei hoje mais cedo, porque estava a preparar o meu jantar.

Muito obrigado pela forma calorosa que me receberam e espero e desejo que estejam bem, claro , depende tudo do Toninho. Tive a falar com ele, dizendo -lhe que mude o seu comportamento, pois, ele encontrou uma jóia de mulher e que nos dias de hoje, é muito raro . Muito obrigado, abraços e beijinhos para o meu querido netinho"


4)1/2024

KK-NDO 

 Boa noite querido sogro, 


Graças a Deus que chegou bem. 


O Isaac esta bom. Fui busca-lo à escola, estava a dormir, anda com a rotina descontrolada, mas vou ver se consigo reajustar. 


Em relação ao Toninho, acho que há pouco a fazer. Ele não muda, e duvido que vá mudar.. infelizmente estou saturada. Já a algum tempo que fico a meter os problemas debaixo do tapete, nomeadamente perante a minha família .. mas acabou. Não consigo mais disfarçar 

E desilusão atrás de desilusão. 

Enfim ele um dia há de aprender e talvez de valor. 



Beijinhos sogro, vou voltar a dormir que amanhã é mais um dia de trabalho

03/01/2024.



terça-feira, 2 de janeiro de 2024

 VOLTO

AO  PONTO

ONDE HABITO...


I


O dia 

Começou.

Todos se erguem

A fim de pagarem

O pecado 

De Adão e Eva.

A fatia

Que Deus traçou

No passado

Longínquo

Que cada indivíduo

Leva

Como o fardo

Nas suas costas

Como bestas...


II


O prazer

De escrever

Na localidade

Onde

Reside

A minha filha,

Onde 

Trabalha

E vive 

Com o seu marido

E os seus filhos.

Cada um move

Consoante o  fado

Que Deus 

Concedeu aos seus 

Nos seus baralhos.


III


Depois das festas,

É o retorno

À normalidade

Da sociedade

Na humanidade.

Cada qual toma

O seu leme

E rema

Em direção a outra

Que o segura,

Que o sustenta,.

Que o alimenta

Na sua sobrevivência,

Na sua existência

Como humano

Em todos os pontos de vistas.


IV


Arrumar as malas,

Arrumar as trouxas,

As mochilas,

As sacolas

Seguir as faixas

Que nos orientam

E levam às oficinas,

As nossas fainas,

Custe o que custar,

Temos que nos levantar

E voltar

Aos nossos lugares

E com pena, deixar

Os familiares...!


V


É a lei da emigração

Que nos impede

À confraternização,

Que nos impede o convívio

Sadio

Com  os membros

Da família...!!!


(Continua)



HIGH BROOMS ( ENGLAND, TUESDAY, 07:30), 2ND JANUAR 2024.


KK-NDO

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

 LIFE

IT'S THE PATH

COMPARED

THAT OF A CARPET

ROLLING


I


Start

A new

Year,

Advance,

Start,

Begins

Something in life

From a nomad,

What nothing

Contempt,

Why do you value

A being

Alive,

Especially from a human being. 


II


Life

It's a go

And come

To any

To be,

To any

Man,

Well, something comes out,

Something comes in,

Because nothing

For,

Everything spins

Like a rug

rolling,

It's a dynamic

authentic,

While walking. 


III


Life

It's a movement

Constant,

Permanent,

While

If you breathe

pure energy,

While

Move

And if you live,

In real

Meaning of the word. 

She is the probe,

The rotating plate

What brings us

Peace

From the spirit,

The joy... 


IV


You have

The power,

The hope

Every morning,

In each day,

With joy

To win everyone

The obstacles,

All

The obstacles

That cloud our eyes

And stop us

To see from afar,

To new horizons! 


V


raise

And face

The challenges

That society

Current affairs

Put us in! 

Be positive,

Optimistic

And what is possible

Reach your goal! 

Go to fight,

With time,

Your mind

And your body

They will get used to

The chimes

From everyday life

Human

And you will win!... 


VI


Go to the meeting

Of January,

Of February,

From March,

Of april,

Of May,

Of June,

July,

Of August,

Of September,

Of October,

From November

And you will return

In December

That gave him joy,

of conviviality

With the foliage

And company

Of the family

And friends!!! 


To all

My dear ones,

Have a nice day

With joy. 


(To be continued)


High Brooms (England, Monday, 10:00), first January 2024. 


KK-NDO

 PARABÉNS,

NETINHA!


Deus, 

Zeus,

Allah,

Um único Senhor

Misericordioso

Que as criaturas

Adoram,

Dai

Saúde,

Amor,

Alegria,

Sabedoria,

Discernimento 

Completo

Da verdade

E da mentira,

Do bem

E do mal,

Integridade 

Pessoal 

E individual

Como entre o homem

E o animal,

A paz do espírito

E um crescimento

Pleno,

Harmonioso

Como humano,

Uma longividade

E felicidade!


Um grande beijo do avô

 Viajando de Londres a High Brooms, a fim de visitar as minhas filhas e os meus netos, aproveito o azo para desejar todas as famílias do mundo inteiro, um bom Ano Novo, que nos traga muita saúde, amor, alegria, sossego, paz, harmonia, trabalho, sucessos e muita felicidade!

A saúde, a amizade, o entendimento, o diálogo confraternização entre todos os homens deviam(deveriam) ser a prioridade das prioridades na existência humana, pois, a vida terrena é passageira, transitória, curta, porque somos simples peregrinos humanos! 

Deixemos a ira, a raiva, a vingança, o ódio, a briga, a guerra e procuremos a união, a coexistência pacífica, o diálogo permanente entre os casais! 

Usemos palavras, poemas para o verdadeiro amor e harmonia e ponhamos de lado, a hipocrisia e vivamos com alegria, sintonia, para que sejamos felizes!

Viva o Ano Novo de 2024!

Aceitem os meus humildes cumprimentos, que são extensivos a todos, sem exceção!

Beijos e abraços


HIGH BROOMS (ENGLAND, 12:54, SUNDAY), 31TH DECEMBER 2023 


KK-NDO

 A VIDA

É A SENDA

COMPARADA

A DE UM TAPETE

ROLANTE


I


Começa

Um novo

Ano,

Avança,

Inicia,

Principia

Algo na vida 

De um nómada,

Que nada

Despreza,

Porque preza

Um ser

Vivo,

Sobretudo de um ser Humano.


II


A vida

É um vai

E vem

Para qualquer

Ser,

Para qualquer

Homem,

Pois, algo sai,

Algo entra,

Porque nada

Pára,

Tudo gira

Como um tapete

Rolante,

É uma dinâmica

Autêntica,

Enquanto se anda.


III


A vida

É um movimento

Constante,

Permanente,

Enquanto

Se respira

A energia pura,

Enquanto

Se move

E se vive,

Na verdadeira

Aceção da palavra.

Ela é a sonda,

A placa giratória

Que nos traz

A paz

Do espírito,

A alegria...


IV


Tenha

A força, 

A esperança

Em cada manhã,

Em cada dia,

Com alegria

Para vencer todos

Os obstáculos,

Todos

Os empecilhos

Que toldam os nossos olhos

E nos impedem

De ver ao longe,

Aos novos horizontes!


V


Levante

E enfrente

Os desafios

Que a sociedade

Da atualidade

Nos coloca!

Seja positivo,

Otimista

E de que é possível

Atingir o seu objetivo!

Vá a luta,

Com o tempo,

A tua mente 

E o teu corpo

Habituar-se-ão 

As badaladas 

Do quotidiano

Humano

E vencerás!...


VI


Vá ao encontro

De janeiro,

De fevereiro,

De março,

De abril,

De maio,

De junho,

De julho,

De agosto,

De setembro,

De outubro,

De novembro

E voltarás

A dezembro

Que lhe deu alegria,

De convivio

Com a folia

E companhia

Da família

E dos amigos!!!


(Continua)


High Brooms ( England, monday, 10:00), first januar 2024.


KK-NDO