terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 A OBRIGAÇÃO

DE UM CIDADÃO,

DE UM ESCRITOR,

POR CAUSA

DE UM ESTUPOR 

QUE NOS AMEAÇA!


I


O Povo

Tem medo,

O povo

Teme

Em cada

Dia,

O que pode vir

Da cabeça 

Deste golpista,

Que está 

Nas tintas

Para as instituições 

Da República,

Da minha NAÇÃO,

Da minha PÁTRIA!


II


Ocupa 

Sorrateiramente,

Os edifícios 

Públicos:

A ANP,

A PROCURADORIA GERAL 

DA REPÚBLICA,

O SUPREMO TRIBUNAL 

DE JUSTIÇA, 

A ESTAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA,

AS FINANÇAS, ETC, ETC.!


III


E O MUNDO, 

A COMUNIDADE INTERNACIPNAL

ASSISTE

TUDO ISSO

IMPAVIDAMENTE,

À ESPERA DE ASSASSINATOS

MACABROS,

O DESAPARECIMENTO

DE CIDADÃOS 

MISTERIOSAMENTE...!


IV


Um apelo 

Veemente,

Em cada dia,

A COMUNIDADE 

INTERNACIONAL,

Para deter a marcha

Suicida,

A este assalto

Ao poder,

Deste autoproclamado 

Presidente da República,

Que atormenta

O povo pacífico

Da Guiné-Bissau!


V


Nada 

Iguala

A esta situação

Anómala,

Que está a acontecer

E a fazer

Sofrer

À minha população,

A toda

A NAÇÃO  

Guineense

Com esta crise!


VI 


A situação 

É explosiva,

E está à deriva

Duma guerra 

Civil,

Provocada por um imbecil,

Na terra 

De paz

Conquistada

Com coragem,

Suor,

Lágrima 

E sangue

Por valentes

E corajosos combatentes

Da Liberdade

Da PÁTRIA!

Nos anos sessenta

Contra o colonialismo

Português!


VII


Sou obrigado 

A escrever,

A descrever 

Com muita tristeza

O que está a acontecer

Na minha terra natal,

Desde Novembro,

Dezembro,

Janeiro,

Fevereiro

Até o primeiro 

Dia deste mês 

De março,

Sem cansaço,

Exigindo apenas, um esforço,

Determinação 

E ambição 

De prestar informação 

A cada irmão,

Da real situação..!


VIII


As eleições 

Presidenciais,

De 2019,

Me conduziram

A este caminho

Moroso 

E longo

Até ao dia

De hoje!

Uma maratona 

Quotidiana

Que me maça,

Mas que me lança

Para outras mediações 

E reflexões 

Sociais

E individuais...!


IX


Sissoco

Está com fome

De ter

O poder!

Não dorme!

Está firme

E avança

Com ameaça,

A tudo e todos

Através dos seus bandos!

O cuidado

É pouco!

Ele quer pôr na prática 

Os seus projetos

Maquiavélicos

E diabólicos 

Nesta sua "NOVA REPUBLICA"!

A inquitação

Constante 

Da população,

Com a usurpação 

Do poder

Por parte

Deste 

Ser,

Sem hesitação,

Deste "doente"

E autoproclamado

Presidente !!!



Em março 

De 2009,

Na GUINÉ-BISSAU, 

O que aconteceu?

O povo não esqueceu?

Hoje, um outro poço?!


XI


Escrevi,

Escrevo

Para prevenir, 

Alertar,

Chamar

Atenção 

Da situação 

Atual da NAÇÃO,

O que está a acontecer,

O que, de grave está para vir

Com a debalada

Investida

Perpetrada

Cena  horrenda

Na nossa Pátria,

Que, em cada dia,

Nos tira e rouba a alegria

E  acalmia...!


CONTINUA


BRANDOA(AMADORA, DOMINGO,  00H45 MINUTOS), 01 DE MARÇO DE 2020.


                            KK(NDO)

 A FIABILIDADE

DA DIGNIDADE

HUMANA...


I


Rosto

Apreensivo,

Compreensivo

Pelo motivo,

Através do qual escrevo

De modo sucinto...


II


A dignidade

Humana,

Emana

Acima

De qualquer 

Interesse do ser,

De modo pessoal,

Individual,

Coletivo ou grupal,

Devendo prevalecer

Sempre em qualquer

Sociedade ...


III


A nossa

Filosofia,

A nossa

Pedagogia

Deve perpetuar,

Preservar

A HISTÓRIA 

Dos que nos antecederam,

Dos que nos deixaram

Uma civilização, 

Dos que construiram

E edificaram

A nossa 

NAÇÃO, 

A nossa

PÁTRIA...!


(Por concluir)


Brandoa( domingo, 22:20), 28 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ(NDO)

 A OBRIGAÇÃO

DE UM CIDADÃO,

DE UM ESCRITOR,

POR CAUSA

DE UM ESTUPOR 

QUE NOS AMEAÇA!


I


O Povo

Tem medo,

O povo

Teme

Em cada

Dia,

O que pode vir

Da cabeça 

Deste golpista,

Que está 

Nas tintas

Para as instituições 

Da República,

Da minha NAÇÃO,

Da minha PÁTRIA!


II


Ocupa 

Sorrateiramente,

Os edifícios 

Públicos:

A ANP,

A PROCURADORIA GERAL 

DA REPÚBLICA,

O SUPREMO TRIBUNAL 

DE JUSTIÇA, 

A ESTAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA,

AS FINANÇAS, ETC, ETC.!


III


E O MUNDO, 

A COMUNIDADE INTERNACIPNAL

ASSISTE

TUDO ISSO

IMPAVIDAMENTE,

À ESPERA DE ASSASSINATOS

MACABROS,

O DESAPARECIMENTO

DE CIDADÃOS 

MISTERIOSAMENTE...!


IV


Um apelo 

Veemente,

Em cada dia,

A COMUNIDADE 

INTERNACIONAL,

Para deter a marcha

Suicida,

A este assalto

Ao poder,

Deste autoproclamado 

Presidente da República,

Que atormenta

O povo pacífico

Da Guiné-Bissau!


V


Nada 

Iguala

A esta situação

Anómala,

Que está a acontecer

E a fazer

Sofrer

À minha população,

A toda

A NAÇÃO  

Guineense

Com esta crise!


VI 


A situação 

É explosiva,

E está à deriva

Duma guerra 

Civil,

Provocada por um imbecil,

Na terra 

De paz

Conquistada

Com coragem,

Suor,

Lágrima 

E sangue

Por valentes

E corajosos combatentes

Da Liberdade

Da PÁTRIA!

Nos anos sessenta

Contra o colonialismo

Português!


VII


Sou obrigado 

A escrever,

A descrever 

Com muita tristeza

O que está a acontecer

Na minha terra natal,

Desde Novembro,

Dezembro,

Janeiro,

Fevereiro

Até o primeiro 

Dia deste mês 

De março,

Sem cansaço,

Exigindo apenas, um esforço,

Determinação 

E ambição 

De prestar informação 

A cada irmão,

Da real situação..!


VIII


As eleições 

Presidenciais,

De 2019,

Me conduziram

A este caminho

Moroso 

E longo

Até ao dia

De hoje!

Uma maratona 

Quotidiana

Que me maça,

Mas que me lança

Para outras mediações 

E reflexões 

Sociais

E individuais...!


IX


Sissoco

Está com fome

De ter

O poder!

Não dorme!

Está firme

E avança

Com ameaça,

A tudo e todos

Através dos seus bandos!

O cuidado

É pouco!

Ele quer pôr na prática 

Os seus projetos

Maquiavélicos

E diabólicos 

Nesta sua "NOVA REPUBLICA"!

A inquitação

Constante 

Da população,

Com a usurpação 

Do poder

Por parte

Deste 

Ser,

Sem hesitação,

Deste "doente"

E autoproclamado

Presidente !!!



Em março 

De 2009,

Na GUINÉ-BISSAU, 

O que aconteceu?

O povo não esqueceu?

Hoje, um outro poço?!


XI


Escrevi,

Escrevo

Para prevenir, 

Alertar,

Chamar

Atenção 

Da situação 

Atual da NAÇÃO,

O que está a acontecer,

O que, de grave está para vir

Com a debalada

Investida

Perpetrada

Cena  horrenda

Na nossa Pátria,

Que, em cada dia,

Nos tira e rouba a alegria

E  acalmia...!


CONTINUA


BRANDOA(AMADORA, DOMINGO,  00H45 MINUTOS), 01 DE MARÇO DE 2020.


                            KK(NDO)

domingo, 26 de fevereiro de 2023

 " NAR"

QUE VEIO DE LONGE 

E HOJE, 

ESTÁ A GOVERNAR... !


I


Hoje

Não muito

Distante,

Não muito 

Longe,

Estamos a completar,

A comemorar

Contra a nossa vontade(a maioria),

Um aniversário,

Em que Guiné-Bissau

Foi outra vez sacudida

Por um golpe de estado,

Por um senhor

Que hoje 

É o presidente

E que só nos causou a dor!


II


Alguém 

Pouco 

Intencionado,

Um homem

Sem um plano

Estratégico, 

Um político

Pouco 

Informado

E imprepreparado

Para dirigir o destino 

De um Estado

Democrático!


III


Logo que tomou

O poder pela força,

Em conluio com as forças militares,

Que deviam ser forças republicanas,

Fez cair um Governo legítimo

Do PAIGC saido

Das eleições legislativas 

De 10 de março de 2019!


IV


As instituições do Estado

Foram ameaçadas

E vigiadas 

Pelos militares 

Que coagiram

Os governantes

E funcionários públicos...


V


Esta data

Repugnante,

Deve fazer-nos refletir

Sobre o nosso passado,

O presente que vivemos

E o futuro para os nossos vindouros!


VI


Se escolhemos 

Uma forma de estar na politica,

De governar

Com os princípios democráticos, 

Devemos

Respeitá-los,

Acatar a soberania popular,

A vontade do povo,

Isto é,  a democracia

E não a tirania...!


VII


Eu não sei quem 

Está do lado certo,

Aquele que satisfaz 

As aspirações do povo,

Da sua gente,

Da sua população,

Seguindo os trâmites legais,

Definidos pela Constituição 

Da República,

O acordo entre governantes 

E governados,

Um pacto que deve

Ou que devia ser respeitado

Escrupulosamente 

Por aqueles que efetivamente,

São legítimos representantes

Do povo

E da Nação. 


VIII 


Sinto-me na obrigação, 

Como um simples e humilde cidadão,

De dar e omitir a minha  opinião

Porque tenho uma cabeça,

Que pensa

E como tal, tem a sua senteça...!


IX


Uma coisa é certa: 

A FORÇA NUNCA!

ENCONTREMOS 

OUTRAS PREMISSAS,

PARA FAZER A POLÍTICA...!

DEMEMOS 

DAR EXEMPLOS 

COMO VERDADEIROS

DEMOCRATAS!

NÃO:" NO DIA TAL,

VOU TOMAR O PODER...

COM OU SEM O CONSENTIMENTO,

GUERRA OU PAZ".

NÃO DEVEMOS 

ENVEREDAR

PELA GUERRA

PARA ENCONTRARMOS

A PAZ!

HÁ OUTROS MECANISMOS,

OUTROS MEIOS,

QUE VÃO AO ENCONTRO DA PAZ:

- DIÁLOGO,

- ENTENDIMENTO,

- CONVERSAÇÃO, 

- DIPLOMACIA,

- PALAVRAS,

- CANETA...!


X


CONSTRUIR,

DESENVOLVER

NA HARMONIA

E NA CONCÓRDIA,

E NÃO PELA VIA DA FORÇA

DAS ARMAS...

PORQUE QUEM USA ARMAS,

PARA TER 

O PODER,

LANÇA AS CHAMAS...!


A VER 

VAMOS...!

VER

PARA CRER...!


(POR CONCLUIR)


AMADORA(SÁBADO,  00:27), 27 DE FEVEREIRO DE 2021.


              Kk IOIÓ

 O FOCO:

SISSOCO 

DÁ-TE TROCO 

COM UM SOCO...?!


I


Já estamos nas primeiras

Horas 

Do dia!

Vamos aguardar a ousadia

Neste 

Dia 

Vinte 

E sete,

A ousadia,

A valentia

Daquele que se autoproclama 

Presidente

Da República 

Da Guiné-Bissau 

E com arma,

Toma 

O poder

Pela força!

Com calma,

E paciência, 

Vamos aguardar

E ver 

Como um ser

Impõe o seu poder

Contra 

A maioria

Da nossa terra

E contra 

As instituições máximas 

Da NAÇÃO,

Contra 

A nossa PÁTRIA !


II


O povo 

Está inquieto,

Mas sereno,

Porque confia 

Na justiça 

E na verdade,

No terreno

Humano,

Contra 

Aquele que é desumano!


III 


Vamos ver

Se as instituições 

Do país 

Estão operacionais

Ou não!

Se aceitam perturbações 

De ordem pública,

Apoquentando populações ...!


A desenvolver brevemente 

E ao longo do dia...


O acréscimo depois da faina diaria:


O tempo,

É dinheiro. 

Devemos ocupá-lo utilmente, sem desperdícios! 

Os endinheirados, preenchem o seu tempo com diversão e, consequentemente, para impressionar e cativar os desgraçados!

O sr Umaro mantou o seu palco de diversão para os guineenses desatentos!

Cumpriu a sua palavra: tomar o poder com ou sem aprovação do Supremo ou da Assembleia Nacional. Ele está- se nas tintas das leis da Guiné-Bissau! Ele tem os seus colaboradores, os seus lacaios: JOMAV, NUNO NABIAN E OS DEMAIS LACAIOS. ELE É O HOMEM DA ATUALIDADE NA GUINE-BISSAU, O MAIS FORTE! FAZ O QUE BEM ENTENDE E QUER!


Um dia triste para mim como um democrata, um apologista da democracia, da liberdade e da justiça! Ao mesmo tempo um dia de alegria, pois, o meu povo e muito pacífico

Nós, guineenses, vamos continuar órfãos, mas Deus, nosso Pai Celestial, vai zelar e proteger- nos! Deixemos os que acham que têm mais direitos que os outros se manifestarem, se divertirem!

Ninguém, nenhuma ordem de segurança ou policial impediu que Umaro tomase poder(fantoche, ilegal) e os seus colaboradores diretos estivessem na magna festa!

Ao povo guineense, só peço a calma, a serenidade, coragem e esperança!


O sr. Umaro, "o usurpador", será o novo inquilino no Palácio da República? O sr. JOMAV, deixará o Palácio! Ou vai coabitar com sr falso presidente? Quem os alimentará? O povo? E onde estarão as instituições da Republica? Continuarão caladas, afastadas, praticando uma política de apaziguamento, como aconteceu com os os regimes democráticos, que deixaram o louco Hitler apoderar-se de alguns países independentes, reforçando o seu armamento bélico e, posteriormente, em 1 de setembro de 1939, invadir a 

Polónia? E como consrquencia, a Segunda Grande Guerra!  É o que está a acontecer ou vai acontecer na Guiné atualmente, com o louco varrido, Umaro?!  O Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria da República, as Forças Armadas, os vários ramos militares, não fazem nada, não impedem que este louco se apodere do nosso país,  da nossa República? Porquê?! Porquê?!


Eo  porquê do silêncio da CDEAO, 

da OA, da  Comunidade Internacional, da ONU?!

O povo, com muita tristeza, está vendo o triste espetáculo! 


Ai nha Guiné! 

Quê ku iara alguim?!

Kal picadu ku cumeti?! 

Tudu países na bai dianti 

E abu, bu na bai(riba) sempre trás!


Ai, ai ai Deus! 

Perdanu! 

Perdua nô Guiné si contra iaró

Ou iara alguim!

Mininos ka tenê di cumé,

É ka tene iscola,

É ka tené saudi,

É ka tené nada!!!

Ami misti tambi,

Pa mininus di nha terra,

Tené sonhus de utrus 

Mininus di utrus 

Mundus!


Ai ndessan, nha Guiné!

Quandu

Ku nô na kuci paz,

Pa nô tené progressu

E felicidadi?!

Sempre bong kusas na adiadu

Ou i ta adiadu!!!


Continua

Brandoa(Amadora, quinta-feira, 003horas), 27 de fevereiro de 2020.


                                                KK(NDO)

 LEMBRETE

DA MENTE,

DO FACTO TRISTE...!


I


Foi precisamente

Neste

Dia triste,

Para a minha decente

Gente,

Que alguém, 

Um homem

Se autoproclamou presidente!

(27-02-2020)

II


Vamos seguir 

A linha da História, 

Dia 

Após dia,

Que vamos comprovando,

Vendo

A veracidade

Da realidade

Da nossa sociedade,

De tudo 

O que escrevemos

E tecemos,

Sobre se é verdade

Ou mentira

Sobre a condução 

Da nossa terra,

Da nossa nação. 


III


A razão 

Virá, 

Mais cedo 

Ou mais 

Tarde,

A fundamentação, 

A opinião 

Que emitimos

Sobre a nossa terra,

Sobre o nosso país,

Sobre a nossa sociedade...

Se nos engamos 

Ou não...


IV


A terra 

Vai bem?!

A usurpação 

Tinha a razão 

Ou não 

De ser,

Por parte

Do homem

Que se assumiu como presidente

Da Nação?

A população 

Está contente

Com a governação?! 


V


Ai, ai, ai

Nha

Guiné,

Di nha

Mamé,

Di nha

Papé!

Na cal pé 

Ku bu sta

Aós?!


VI


O meu desejo, 

A minha aspiração, 

A minha ambição,

Era que o país progredisse,

Não regredisse,

Que saisse

Da crise

Que já se habituou,

Que já se conformou

E que o povo levou 

Há décadas 

Nas suas vidas!

É disso,

Desse retrocesso,

Que tenho pejo!!!


VII


Não falo da minoria 

Que está a beneficiar das mordomias

Do novo poder 

Mas da maioria

Que aspira, que quer

Também beneficiar 

E melhorar 

As suas condições de vida,

Falo de forma generalizada...


VIII


Aos governantes,

Peco apena que olhem,

Zelem

Pela educação, 

Pela saúde, 

Pela habitação,

Pelas infraestruturas!

Que suavizem

O sofrimento,

O padecimento,

E a dor

Do povo!


IX


Eu sei

O que escrevo

Não agrada aos que, de uma forma

Ou da outra,

Beneficiam com o poder atual,

Os simpatizantes

E militantes

Dos governantes,

Homens fortes

Que dirigem

Com mão de ferro

O país. 

Mas, eu sou genuino 

Comigo próprio 

E com o meu pensamento,

Que reconheço não ser perfeito 

E absoluto...


(Por concluir)


Brandoa (Amadora,  domingo,08:12), 27 de fevereiro de 2022.


KK(NDO)= FF

 A DIPLOMACIA

NA (DA) HIPOCRISIA


I


A Deus,

Com os seus 

Poderes

Ilimitados,

Peço que dê

Saúde

A seus 

Seres

Capacitados

De inteligência

E perícia

Em todos 

Os problemas

Que lhes são colocados

A faculdade

Da sua resolução

Com razão

E com coração,

Sem magoar,

Manchar,

Denegrir

E ferir,

A suscetibilidade

De ninguém ,

De mulher ou de homem...


III


Na minha boca

Não sairá

Nenhuma palavra

No que toca

À blasfémias

Da integridade

E de dignidade,

Que possa

Pôr em causa

O seu carácter

Como ser

Na sua plenitude...


III


Filho 

Digno

De um pai 

Digno,

Evito o trilho

Em que se cai

Na difamação,

Na calúnia

Com a intenção

De obter a insígnia

Pura

E verdadeira

Religiosidade

Que leve toda a comunidade

A seguir o seu exemplo

Amplo

E belo

De simplicidade,

Humildade

E bondade

E que, tudo isso,

Não passa de passo

Falso

De convencer

Os que não estão atentos,

Os que não estão a ver

Com os olhos bem abertos

A sua diplomacia

De hipocrisia.


IV


Tudo 

Tem limite

Quando

Se pretende 

Levar a manada

Para uma vida

Cheia de falsidade

E de maldade

Até

À eternidade,

Quando

Se pretende

Conduzir os companheiros

Como verdadeiros

Carneiros

Que não vislumbram

O horizonte,

Porque andam

Distraídos

E empinados.. !


V


Sejamos

Justos,

Sejamos diretos

Nos nossos atos,

Nas nossas ações

E realizações!

Sejamos

Corretos

Nos nossos caminhos,

Se pretendemos

Atingir os nossos sonhos!

Evitemos 

Subterfúgios

Nos nossos

Desafios

Como humanos,

Como seres dignos,

Sem mentiras,

Sem máscaras

Nas nossas caras,

Porque tudo 

Tem princípio

E fim.

Nada

É definitivo nesta vida.

A flor

Murcha e chega

O seu fim,

Quando não se trata dela.

O amor

Também!!!

Sejamos 

Sinceros,

Verdadeiros,

Puros

Como cristãos

E não falemos

Mal dos pagãos

Se agimos

E nos portamos

Piores

Que eles!!!


VI


O amor,

Ou o esplendor

De Cristo,

Deve ser posto

Na vivência

Diária

De cada cristão

No seu coração ❤️!!!


VII


Não farei,

Não cairei

Na baixeza

De quem despreza 

O seu semelhante,

Pela sorte

Que, da parte

De Deus, lhe foi concedida,

Lhe foi dada!!!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 01:25), 27 de fevereiro de 20223.


           KANKAMBALL

 A DIPLOMACIA

NA (DA) HIPOCRISIA


I


A Deus,

Com os seus 

Poderes

Ilimitados,

Peço que dê

Saúde

A seus 

Seres

Capacitados

De inteligência

E perícia

Em todos 

Os problemas

Que lhes são colocados

A faculdade

Da sua resolução

Com razão

E com coração,

Sem magoar,

Manchar,

Denegrir

E ferir,

A suscetibilidade

De ninguém ,

De mulher ou de homem...


III


Na minha boca

Não sairá

Nenhuma palavra

No que toca

À blasfémias

Da integridade

E de dignidade,

Que possa

Pôr em causa

O seu carácter

Como ser

Na sua plenitude...


III


Filho 

Digno

De um pai 

Digno,

Evito o trilho

Em que se cai

Na difamação,

Na calúnia

Com a intenção

De obter a insígnia

Pura

E verdadeira

Religiosidade

Que leve toda a comunidade

A seguir o seu exemplo

Amplo

E belo

De simplicidade,

Humildade

E bondade

E que, tudo isso,

Não passa de passo

Falso

De convencer

Os que não estão atentos,

Os que não estão a ver

Com os olhos bem abertos

A sua diplomacia

De hipocrisia.


IV


Tudo 

Tem limite

Quando

Se pretende 

Levar a manada

Para uma vida

Cheia de falsidade

E de maldade

Até

À eternidade,

Quando

Se pretende

Conduzir os companheiros

Como verdadeiros

Carneiros

Que não vislumbram

O horizonte,

Porque andam

Distraídos

E empinados.. !


V


Sejamos

Justos,

Sejamos diretos

Nos nossos atos,

Nas nossas ações

E realizações!

Sejamos

Corretos

Nos nossos caminhos,

Se pretendemos

Atingir os nossos sonhos!

Evitemos 

Subterfúgios

Nos nossos

Desafios

Como humanos,

Como seres dignos,

Sem mentiras,

Sem máscaras

Nas nossas caras,

Porque tudo 

Tem princípio

E fim.

Nada

É definitivo nesta vida.

A flor

Murcha e chega

O seu fim,

Quando não se trata dela.

O amor

Também!!!

Sejamos 

Sinceros,

Verdadeiros,

Puros

Como cristãos

E não falemos

Mal dos pagãos

Se agimos

E nos portamos

Piores

Que eles!!!


VI


O amor,

Ou o esplendor

De Cristo,

Deve ser posto

Na vivência

Diária

De cada cristão

No seu coração ❤️!!!


VII


Não farei,

Não cairei

Na baixeza

De quem despreza 

O seu semelhante,

Pela sorte

Que, da parte

De Deus, lhe foi concedida,

Lhe foi dada!!!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 01:25), 27 de fevereiro de 20223.


           KANKAMBALL

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

 PUDIM

RUIM

DE PUTIN!!!


I

PUDIM

RUIM

DE PUTIN


I


O Mundo

E o Ocidente

No jogo 

Do gato

E rato,

Deixando

Putin

Na sua progressão,

Com a invasão

De uma nação,

Levando

O seu pudim

Ruim.


II


Hoje,

Bem longe

E cá

Se sente

Como é triste

Os efeitos 

Da guerra

Que já dura

Há um ano

Entre a Rússia

E a Ucrânia,

Em virtude

Da teimosia

Da Rússia

Que invade

A Ucrânia

Querendo,

Pretendendo

Inibir,

Impedir

A sua liberdade 

Como uma nação livre

E independente.


III


A ONU acorda

Muito tarde

Com as suas resoluções,

Tarda 

Em acabar com o sofrimento

Das populações

Que estão em conflito!


IV


O genocídio,

A carnificina

Humana

Perpetrada pela Rússia

Na Ucrânia,

É um repúdio

Para todas as nações

Ditas

Civilizadas,

Humanistas,

Progressistas,

Evoluídas,

Ao abandonarem gerações

Inteiras nas mãos

De lobos russos

Famintos,

Sedentos,

Nos seus passos

Gigantescos,

Loucos

Em dominar,

Conquistar

Como nos tempos soviéticos,

Um povo autónomo,

Impedir o seu destino

Como uma nação livre

E independente...!


V


Um ano de sofrimentos

Um ano de mortos

De milhares

E milhares

De cidadãos ucranianos

Em virtude 

Da loucura

Do senhor Putin

E os seus lacaios

Nos seus desvarios

De saudade

Dos tempos  das conquistas

czaristas 

Aos olhos impávidos

De todos

Os povos

Do mundo,

Querendo

Apenas ajudar com o material 

De guerra

Para se entreterem 

Com o espetáculo

Como se o cinema

Se tratasse, com o trauma, Com este escândalo!


VI


Putin

Com o seu pudim

Ruim,

Tão asno,

Asco

Acre,

Fere 

A consciência coletiva,

O sentimento humano,

Duma forma massiva

E abusiva.. !


VII


Chega,

Basta 

De massacre,

Que a todos, fere

Como humanistas,

Altruístas

Amantes da paz,

Da democracia,

Da justiça

E da liberdade,

Porque é uma flagrante

Afronta a toda a Humanidade!


VIII


Todas as guerras

Me chocam,

Me abominam

E sobretudo 

Esta da Rússia

Contra a Ucrânia,

Porque sou um humanista,

Um defensor

Dos valores humanos,

Das causas

Dos direitos humanos!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 05:31), 24 de fevereiro de 2024.


           KANKAMBALL


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 05:31), 24 de fevereiro de 2024.


           KANKAMBALL

 SE ACEITA

O QUE SE OSTENTA,

QUE SE EXIBA

NA NOSSA BARBA...!!!


I


Como se come,

Se dorme

Com tanto 

Que se comprime,

Se reprime

Com tanto

Sofrimento

Alheio

Com o freio

De ferro,

Estando o muro

Que nos separa,

Nos esbarra

O caminho

Para o sonho

Natural,

Normal

De um povo

Em desejar ser 

Apenas

Ser livre

E gerir

O seu próprio

Destino,

Conduzir

E ser

O dono

Do seu terreno,

Do seu nariz,

Do seu próprio

Território,

Sem haver

Carnificinas

E ser

Feliz?!!!


II


Louvo,

Um ano

Depois,

A Ucrânia

Corajosa,

Resiliente,

Continua

A existir

Como uma nação

Independente,

Continua 

A resistir

A invasão

E ocupação

Da Rússia!

A caminho 

De dois

Anos,

Continuam os assassinos

Soltos,

Surdos,

Mocos

Aos ventos

Vindos

De todos

Os lados,

Contra

Uma guerra

Injusta, bárbara,

Contra 

Um povo 

Que apenas quer

Viver

Em paz

E sossego

No seu abrigo,

Sem importunação

Perturbação

E inquietação

Que o vizinho

Ou de qualquer

Nação

Que o traz!!!


III


A palavra

Guerra,

Encerra

Uma ideia 

Cheia

De perturbação,

De preocupação,

De apreensão,

Pois, vem a ideia

De sofrimento,

De morto,

De desaparecimento

Físico

De alguém,

Advém

O tormento

Psíquico

Da destruição,

De aniquilamento,

Do fuzilamento

Da população

Inteira

Duma localidade,

Duma cidade,

De uma aldeia...!


IV


O mundo

Inteiro

Aceita a lição

De Putin,

Da Rússia

Com a sua invasão

À Ucrânia?!

O que representa

Ou representará

A vitória

Da Rússia

Na guerra

Que fomenta,

Incrementa

Na Ucrânia

Para todo

O mundo?


V


As acrobacias,

Para não dizer, as cobardias

Ocidentais ,

Mundiais

Perante

A Rússia

Gigante

Que difunde

O medo

Para todos,

Pois, aí estão prestes

A voltar

E a vigorar,

As forças ditatoriais,

Autoritarias

Do tempo do Hitler,

Do Musoloni,

Do Salazar,

Do Pinochet,

Do Franco,

Do Mobutu Sese Seko, etc.


VI


A vitória

Da Rússia

Sobre a Ucrânia,

Representa

Um perigo

Ao(para o) mundo livre,

Às (Para as ) democracias

Mundiais!

Tenhamos esta consciência,

Pois, outros regimes

Autocráticos

Seguirão os mesmos 

Exemplos 

Da Rússia

Gigante

Prepotente

E omnipresente!!!


VIVA A UCRÂNIA!

 VIVA O MUNDO LIVRE!


(Continua)


Brandoa ( sábado, 03:25), 25 de fevereiro de 2023.


          KANKAMBALL

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

 N,TUDO

DJUNTADO

FORMA "NDO"!


I

Hoje,

Tenho medo

De continuar

A escrever,

Para depois,

Deitar

Tudo

Ao lixo!


II


De Utiacor

A Bissau,

De Bissau

A Évora,

Do Prior Velho,

Tapada das Mercês( Mem Martins), em Sintra,

Desta,

De novo,

Ao Prior Velho,

Catujal,

Póvoa de Santo Adrião,

E, agora,

Para Patameiras...!


III


"N,tudo",

É, sobretudo,

Nada

Aproveitado,

Nada

Validado

E, tudo

Forma, constitui "NDO,"


IV


Tenho medo

De continuar 

A escrever,

Para depois,

Dar

Em nada,

Porque eu sou um nómada,

Porque não espero

A colheita,

Porque sou obrigado

A partir,

A fugir,

Para que nada

De desgraça

Aconteça,

Como por exemplo,

Quando

Não conseguir

Cumprir

E honrar

Os meus compromissos.


V


Mas,

Infelizmente,

Não consigo

Parar

De escrever,

Continuar

A alimentar

O meu "bicho",

Mesmo sabendo

(A priori),

Que mais

Tarde ou mais

Cedo,

Vai parar

Ao(no) lixo;

Porque a escrita,

Esta

Minha desdita,

É o meu "DNA",

Aquela

Que emana,

Ela

Está

No meu sangue;

É como o batuque

De Baboque

Que me persegue

Dia

E noite

Na minha mente,

A melodia

Que me dá mais

Energia.


(To be continued)


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( QUARTA-FEIRA, 02h15m), 22/02/2017.


                              KK(NDO)

 .

(CONTINUAÇÃO)


LIBERTAR

A ENERGIA

EM CADA DIA,

É SOLTAR

EM NÓS, A MAGIA...!


I


A sensação 

Do dever cumprido,

A noção

Do mundo

Vivido 

Em cada segundo,

Algo liberto,

Solto

No nosso espírito,

De dentro

Para o centro

E deste, para o exterior,

Seja em que lugar for...


II


A fertilidade

Da individualidade,

Depende

Da sua produtividade 

Na sociedade

Da sua integridade...


III


Os montros

Produzem cancros

Que devastam

E dizimam

Os outros

Seres,

Seus semelhantes

Em diferentes 

Lugares...


IV


A missão civilizadora

De(para) cada criatura,

É uma maneira

Purificadora,

Que admoestra,

Que engendra 

A espécie 

Na superfície 

Terrestre, 

E assim, deixa de ser medíocre,

E pratica atos benéficos,

Em termos genéricos...

 

V


O amor

Atenua a dor 

Ao redor,

Do interior

Para o exterior,

Liberta o suor,

Liberta o odor

Que sufoca o servidor,

Numa palavra, é o nosso libertador,

O nosso salvador...


VI


Eu sou o membro

Puro

Do Tesouro

Do Douro;

Sou o vidro 

Íntegro 

Daquele Quadro

Unificador de cada mamífero 

No universo hetero...


VII


De Bolama,

Vim a conhecer

Pelundo,

Canchungo,

A minha origem

Como homem,

A minha raiz 

Naquele país 

Onde nasci,

Cresci

E vivi;

Com alma

Como o ser,

Que me tem 

Permitido

Viver

Dum modo

Digno 

Sem interregno

Como um peixe, no lago...


VIII


Em Utiacor,

O coração 

Do Chão 

Manjaco,

Mais conhecido

Como Baboque,

Fui educado 

Como um príncipe

Por um humanista

Que me trsnsmitiu 

Um princípio básico 

De amor, 

De solidariedade,

De fraternidade,

Tendo

Como o foque

Principal,

O essencial

Da pessoa humana,

Que emana

Da Criação

E transmissão 

Universalista

Sem síncope...


IX


Nos dias

Normais,

Sinto-me aliviado,

Confortado

Com acalmias

De vendavais

Que atormentam 

Corações,

Que preocupam

Populações 

Nos seus labores 

Em vários lugares...


X


Neto

De Blom,

Naquela

Povoação,

Naquela

Vila

De Pelundo,

Me sinto

Incompleto

Pelo facto

De não ter conhecimento 

Da mensagem

Veiculada pelo bombolom, 

Como aquele homem

Idóneo,

Meu  conterrâneo

Carlos Tomás Jumpe,

Ou aquele senhor de Bajope...


Continua


Brandoa(sexta-feira, 23h 15 minutos), 21 de fevereiro de 2020.

                            KK(NDO)

 ATÉ QUANDO O VOO,

QUE JÁ NOS PROVOCA

O ENJOO,

EM TODA TABANCA?!


I


A história 

Contada

Em toda

A linha,

Daquele povo

Que sonha 

Em atingir o seu objetivo,

A alegria!


II


A intromissão,

A invasão,

Da CEDEAO,

DA OA,

DA ONU,

Nos inquieta,

Nos frustra,

Nos atormenta

Na nossa própria terra!


III


Nós, amantes 

Da escrita,

Da palavra,

Estamos cada vez mais

Tristes, 

Com tudo o que se paasa

No nosso país!

O que impera,

De um lado,

A mentira,

Do outro,

A verdade!

Estamos confusos

Com diversas 

Informações,

Pois, já não se consegue

Distinguir 

O que é verdade,

E o que é mentira!

É como se fosse 

Uma salada  russa!

No entanto,

Sabemos,

Temos uma certeza 

Absoluta

Onde está a verdade!

Ela está nas urnas!

Abram-nas

E encontrarão o que toda a gente

Quer

Saber:

QUEM ganhou 

A segunda volta

Das eleições presidenciais

De 29 de dezembro de 1919!!!


IV


Às vezes,

Recuso-me a tudo

Que é transmitido,

Isto é, a ver

E ler

O que vêm das redes 

Sociais.

Mas, não suporto,

Não aguento 

E sempre acabo

Por vasculhar,

Para não seguir

A tática do avestruz,

Enterrar a cabeça 

Na areia

Para não ver

E ouvir 

Nada.


V


Ai, minha Guiné!

Quando termina

O grito,

O pranto,

O desespero,

O stress,

A crise,

Que não nos abandonam

Que não nos largam

As mangas ?!!!


VI


As palavras,

As frases,

A imaginação 

Fértil,

Já começam 

A escassear,

Já começam a falhar,

E o que se faz 

Agora,

É  a repetição 

Do que há meses,

Temos vindo 

A escrever,

A dizer,

A registar...!

Somos agora,

Papagaios,

Papagaios!

Ouvir cassetes

E gravações 

E tudo se torna monótonos,

Fastios...


VII


Deus é grande,

Deus é soberano

E está tranquilo,

Sentado

No seu Reino

E aguarda o momento 

Oportuno 

Para pronunciar,

Anunciar 

A verdade

Absoluta

Que o povo

Quer 

Saber !

Temos que ter 

Muita paciência,

Pois o africano

Sabe esperar,

Como o pescador...!

Força e muita coragem !

...


Continua


BRANDOA, ( sábado , 14h12 minutos), 22 de fevereiro de 2020. 


                            KK(NDO)


 UNTIL WHEN THE FLIGHT,

THAT ALREADY CAUSES US

THE SICK,

ALL ABOVE TABANCA ?!


I


The story

Told

In all

The line,

Of that people

What dreams

In achieving your goal,

The joy!


II


The meddling,

The invasion,

ECOWAS,

OF OA,

UN,

It worries us,

It frustrates us,

Torments us

In our own land!


III


we lovers

From writing,

Of word,

We are increasingly

Sadness,

With everything that goes on

In our country!

What reigns,

On the one hand,

The lie,

From the other,

The truth!

We are confused

With several

Information,

Yeah, you can’t

Distinguish

What is truth,

And what a lie!

it's like

A Russian salad!

However,

We know,

We have a certainty

Absolute

Where is the truth!

She's in the polls!

Open them

And they’ll find what everyone else

Would you like

To know:

Who won

The second round

Presidential elections

From December 29, 1919 !!!


IV


Sometimes,

I refuse everything

that is transmitted,

That is, to see

And read

What comes from networks

Social.

But, I can't stand it,

I can not stand

And I always end

For searching,

Not to follow

The ostrich tactic,

Bury your head

In the sand

Not to see

And listen

Nothing.


V


Oh, my Guinea!

When it ends

The Scream,

Weeping,

The despair,

the stress,

The crisis,

That don't abandon us

That do not leave us

The sleeves? !!!


SAW


The words,

The phrases,

The imagination

Fertile,

Already begin

Scarce,

They already start to fail,

And what is done

Now,

It's repetition

Than months ago,

We have come

Writing,

To say,

Registering ...!

We are now,

parrots,

Parrots!

Listening to tapes

And recordings

And everything becomes monotonous,

Fastios ...


VII


God is great,

God is sovereign

And it's cool,

Seated

In your Kingdom

And awaits the moment

Timely

To pronounce,

Announce

The truth

Absolute

May the people

Would you like

To know !

We need to have

Lots of patience,

because the african

You know how to wait,

Like the fisherman ...!

Strength and courage!

...


To be continued


BRANDOA, (Saturday, 2:12 pm), February 22, 2020.


                            KK (NDO)

 JUSQU'À CE QUE LE VOL,

QUI NOUS PROPOSE DÉJÀ

LE MALADE,

TOUS AU-DESSUS DE TABANCA


L'histoire

Dit

En tout

La ligne,

De ces gens

Quels rêves

Pour atteindre votre objectif,

La joie!


II


L'ingérence,

L'invasion,

CEDEAO,

OF OA,

UN,

Cela nous inquiète,

Cela nous frustre,

Nous tourmente

Dans notre propre pays!


III


nous les amoureux

De l'écriture,

De parole,

Nous sommes de plus en plus

Tristesse,

Avec tout ce qui se passe

Dans notre pays!

Ce qui règne,

D'une part,

Le mensonge,

De l'autre,

La vérité!

Nous sommes confus

Avec plusieurs

Information,

Ouais, tu ne peux pas

Distinguer

Qu'est-ce que la vérité,

Et quel mensonge!

c'est comme

une salade russe!

Cependant,

Nous savons,

Nous avons une certitude

Absolu

Où est la vérité!

Elle est dans les sondages!

Les ouvrir

Et ils trouveront ce que tout le monde

Souhaitez-vous

A savoir:

Qui a gagné

Le deuxième tour

Élections présidentielles

Du 29 décembre 1919 !!!


IV


Parfois,

Je refuse tout

qui est transmis,

Autrement dit, pour voir

Et lisez

Ce qui vient des réseaux

Social.

Mais je ne peux pas le supporter,

Je ne supporte pas

Et je finis toujours

Pour chercher,

Ne pas suivre

La tactique de l'autruche,

Enterrez votre tête

Dans le sable

Ne pas voir

Et écoute

Rien.


V


Oh, ma Guinée!

Quand ça se termine

Le cri,

Pleurer,

le désespoir,

le stress,

La crise,

Cela ne nous abandonne pas

Cela ne nous quitte pas

Les manches? !!!


SAW


Les mots,

Les phrases,

L'imagination

Fertile,

Commencez déjà

Rare,

Ils commencent déjà à échouer,

Et qu'est-ce qui est fait

Maintenant,

C'est la répétition

Il y a des mois,

Nous sommes venus

Écriture,

Pour dire,

inscription ...!

Nous sommes maintenant,

perroquets,

Perroquets!

Écoute de cassettes

Et enregistrements

Et tout devient monotone,

Fastios ...


VII


Dieu est grand,

Dieu est souverain

Et c'est cool,

Assis

Dans ton royaume

Et attend le moment

En temps opportun

Pour prononcer,

Annoncer

La vérité

Absolu

Que le peuple

voudriez-vous

A savoir!

Nous devons avoir

Beaucoup de patience,

parce que l'africain

Tu sais attendre,

Comme le pêcheur ...!

Force et courage!

...


À suivre


BRANDOA, (samedi, 14h12), 22 février 2020.


                            KK (NDO)

 ATÉ QUANDO O VOO,

QUE JÁ NOS PROVOCA

O ENJOO,

EM TODA TABANCA?!


I


A história 

Contada

Em toda

A linha,

Daquele povo

Que sonha 

Em atingir o seu objetivo,

A alegria!


II


A intromissão,

A invasão,

Da CEDEAO,

DA OA,

DA ONU,

Nos inquieta,

Nos frustra,

Nos atormenta

Na nossa própria terra!


III


Nós, amantes 

Da escrita,

Da palavra,

Estamos cada vez mais

Tristes, 

Com tudo o que se paasa

No nosso país!

O que impera,

De um lado,

A mentira,

Do outro,

A verdade!

Estamos confusos

Com diversas 

Informações,

E contrainformaçoes,

Pois, já não se consegue

Distinguir,

Distrinçar 

O que é verdade,

E o que é mentira!

É como se fosse 

Uma salada  russa!

No entanto,

Sabemos,

Temos uma certeza 

Absoluta

Onde está a verdade!

Ela está nas urnas!

Abram-nas

E encontrarão o que toda a gente

Quer

Saber:

QUEM ganhou 

A segunda volta

Das eleições presidenciais

De 29 de dezembro de 1919!!!


IV


Às vezes,

Recuso-me a tudo

Que é transmitido,

Isto é, a ver

E ler

O que vêm das redes 

Sociais.

Mas, não suporto,

Não aguento 

E sempre acabo

Por vasculhar,

Para não seguir

A tática do avestruz,

Enterrar a cabeça 

Na areia

Para não ver

E ouvir 

Nada.


V


Ai, minha Guiné!

Quando termina

O grito,

O pranto,

O desespero,

O stress,

A crise,

Que não nos abandonam

Que não nos largam

As mangas ?!!!


VI


As palavras,

As frases,

A imaginação 

Fértil,

Já começam 

A escassear,

Já começam a falhar,

E o que se faz 

Agora,

É  a repetição 

Do que há meses,

Temos vindo 

A escrever,

A dizer,

A registar...!

Somos agora,

Papagaios,

Papagaios!

Ouvir cassetes

E gravações 

E tudo se torna monótonos,

Fastios...


VII


Deus é grande,

Deus é soberano

E está tranquilo,

Sentado

No seu Reino

E aguarda o momento 

Oportuno 

Para pronunciar,

Anunciar 

A verdade

Absoluta

Que o povo

Quer 

Saber !

Temos que ter 

Muita paciência,

Pois o africano

Sabe esperar,

Como o pescador...!

Força e muita coragem !


HOMEM 

Que é  HOMEM, 

Não pode estar indiferente

Ao referente 

Ao HOMEM!

A pulsação 

Do coração 

Daquele que tem

A paixão

Da evolução,

É  desmedida

Na sua vida,

Para atingir coisas

Sublimes,

Maravilhosas,

Não apenas a ambição

De renomes...!

...


Continua


BRANDOA, ( sábado , 14h12 minutos), 22 de fevereiro de 2020. 


                            KK(NDO)

 QUEM 

QUER

VER

A LUA,

VAI,

SAI

À RUA...


I


O homem 

Civilizado

Tem 

Um comportamento

Feliz delineado,

Regrado

E que não ofende

A ninguém,

Nem a sociedade

No seu todo...


II


Quem

Quer o peixe,

Vai ao rio

E molha 

O....

É como quem 

Trabalha

Arduamente

No seu ramo,

Dignamente

No(ao) máximo.

É um homem

Muito fixe...


III


Tudo

Tem 

O porquê

E vem

Dum(num) dado

Momento,

No tempo exato,

Com um pensamento

 Bastante correto.


IV


A viagem

De Vasco

Da Gama,

Tem um fundo,

Um propósito,

Um produto

Do pensamento

Do perito

Monarca absoluto

D. João Segundo(II)

Que veio a ser concretizado

Pelo Venturoso,

A Excelência

D. Manuel(I)

Que nos trouxe mel

E várias especiarias 

Da Índia...


V


Pedro

Álvares

Cabral,

Movido

Pelo mesmo interesse,

Pelo mesmo objetivo,

Partiu com o destino

À Calecute

Na Índia,

A fim de reforçar

O contingente

Que já existe(existia).


VI


Mas, felizmente

Ou infelizmente,

Foi parar numa terra

Desconhecida,

Inóspita,

Terra

De Vera

Cruz,

Posteriormente

Denominado

Brasil,

Outro caril,

Jus

Ou no não jus...


VI


A viagem,

De Pedro Álvares

Cabral,

A descoberta

Ou  a redescoberta

Do Brasil

Até

Hoje 

Encoberta

De pólemicas

Científicas,

O que veio a originar,

A provocar 

O conflito

Dos dois países

Ibéricos,

Portugal

E Castela...


VII


D. João Segundo(II)

Já conhecia

O Brasil?

Por que só o reconheceu

Oficialmente

Em 1500?


(Continua).


Brandoa (Amadora), domingo, 00:06, 29

de janeiro de 2023.


            KANKAMBALL

 PARABENS, SAMMY 

DO PAPY!


I


Reforço 

Do apreço

Por esta prenda 

Da vida,

Concedida

Pelo Senhor

Misericordioso, 

O CRIADOR 

De cada 

Criatura 

Nesta

Terra, 

Neste Planeta!


II


Ela que muito ama

O seu papy,

Ela, minha Sammy,

Que me deixa sempre encantado,

Quão babado

Quando,

O pai,

Às vezes que quase cai,

Quando 

Se sente

Muito

Triste 

E refugiava-se no seu quarto 

Desanimado, 

Quando 

As coisas não( corriam) correm

Bem!


III


Lá ia 

A minha Sammy

Confortar-me

Alegrar-me 

E  me pedia 

Para contar 

Aquelas histórias 

Que eu contava para eles,

Deitados nos seus beliches!


IV


Obrigado

Meu Deus

Pelos meus 

Meninos

De ouro,

Em janeiro,

Em fevereiro,

Em março, 

Em Abril,

Em Maio,

Em junho,

Em julho,

Em agosto,

Em setembro,

Em outubro,

Meses 

Com benesses,

Do culminar 

Para a mae

E pai,

E por aí a dianteAté

O final do ano!


V


Parabéns, my

Sammy,

Parabéns do papy,

Que procura

O consolo,

Em cada filho,

O meu orgulho,

Em cada um que me ama 

E aumenta o meu autoestima,

A força 

Da minha esperança,

O prazer

Em viver 

Como um ser

Qualquer!


VI


Sois a minha força 

Motriz,

A raiz,

A pujança 

Da minha raça,

Dia 

Após 

Dia!


VII


Que Deus 

Continue 

A iluminar 

O teu caminhar,

Com muita saúde,

Alegria 

E felicidade

Junto da minha netinha

Channel,

Dando-lhe a orientação devida 

Da vida,

O tesouro

Do futuro

Com uma formação 

Plena

Como pessoa humana,

Com personalidade

Na integridade...!

Estou muito feliz!

Deus 

Ungiu-me com óleo sagrado!


VIII


SAMMY,

Aceita um beijo

Do teu papy,

Do pai com muita 

Afeição

E ternura.

Deus 

Ungiu-me com óleo sagrado !


Brandoa,  segunda-feira,  21 de fevereiro de 2022.


KK(NDO)= FF

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

 PARABÉNS, MINHA BERBÉRE!

MA PETITE MÉRE!

MY SAMMY,

HAPPY,

BIRTHDAY!


I


Parabéns, my

Sammy!

I wish you

A happy

Birthday

In this your day!


II


I,m so happy

And I thank God!

I,m so enjoyed

Today!

You are my

Petite MÉRE,

My LITLE 

MUMMY!

God BLESS you

Forever!


II


I wish you

A lot of health, successes

 And happiness

Together your daughter! 


PARABÉNS, MINHA

BERBERE,

MINHA MÃEZINHA!

MINHA SAMMY,

FELIZ ANIVERSÁRIO!


I


Parabéns, minha Sammy!

Desejo-te um feliz aniversário

Neste teu dia!


II


Eu estou muito feliz

E agradeço muito a Deus!

Estou muito feliz e contente

Este dia!

Tu és a minha mãezinha!

Que Deus te abençoe

E proteja para sempre!


III


Desejo-te

Muita saúde,

Sucessos

E muita felicidade

Na companhia da tua filha!


21/02/2023.


From your father with much love, 

Your pappy.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

 RAIZ

DE POLON,

FORÇA MOTRIZ

DE NHA TCHON(1)


I


Foi ai,

Numa das raízes

Daquele polon,

Que os meus sobrinhos 

E eu,

Estudávamos

A História 

De Portugal

De Albano Chaves.


II


Decorávamos

Os nomes dos reis da primeira dinastia 

Até a última,

A Dinastia 

De Avis,

Os rios e as serras

Do Portugal 

Continental,

Insular

E Ultranarino,

Os seus distritos

E as suas províncias, etc.


III


Ai

No Reino,

No Uthiacor,

Em Baboque,

O menino

Africano

Aprendeu cada toque 

Com rigor

E amor,

Os preceitos

Relativos 

Aos comportamentos

Dos povos.


IV


Os ensinamentos

De Albano

Chaves,

Não foram entraves,

Pelo contrário,

O corolário

Do enriquecimento dos atributos

E estatutos

Do menino

Do Reino

Que mais tarde se licenciou em História 

E Ciências 

Sociais 

Pela Universidade de Évora.


VI


Eu, o menino

Do Reino

De Uthiacor,

Baboque,

Em Canchungo,

Ex- Teixeira Pinto,

No Norte da Guiné-Bissau, 

Aproveito este azo,

Para render homenagem

A um grande homem,

O meu antigo

Professor primário,

Sr. ANTERO SAMPAIO

DA CRUZ, 

Que meu deu luz

Para o mundo literário.


VII


Naquela raíz,

No "Uniu Urhuth"(2),

Onde corria o riacho,

De um grande polon,

Do meu "TCHON"

Tchon

Manjaco,

Terra de "ail uronco(3)

Onde, muito

Cedo,

Ainda "puto",

Me enveredei

E estudei

Cada texto

Português,

Que me fez 

Apaixonar-me pelas letras,

Pelas palavras,

Sobretudo 

De Camões, 

Que exalta as paixões...


1.  Minha Terra, o meu chão;

 2. Palhota de Cima.

  3. Sabe exibir-se, vestir -se; janota.


(Por concluir)


Brandoa(Amadora, sabado, 04:47), 20 de fevereiro de 2021.


 KK IOIÓ

 NANDJAN

DJAN(1)

FIRMA TCHAN(2)...


I


Eis que o Mundo

Está  muito

Conturbado,

Mesmo no Reino Unido, 

NAÇÃO  que o direito 

Individual  está  garantido.


II


O confinamento

Imposto,

Decretado

Por cada Estado

A fim de servir

Com rigor,

Melhor

E garantir 

A saúde 

Pública de toda a sociedade.


III


Cada um,

Cada cidadão, 

Deve ter uma preocupação 

Para consigo

Próprio e para com os outros,

Porque, só assim,

Podemos combater

E vencer 

O inimigo 

Comum

Invisível

E vencível!


1. Rapaz, no idioma manjaco;

2. Firme, em crioulo.


(Por concluir)


Brandoa( terça-feira,  2:25), 16 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ

 A GUERRA

DA RÚSSIA 

CONTRA

A UCRÂNIA

( OU VICE-VERSA)


I


A passos

Largos,

O mundo permitiu

Que a Rússia

Invadisse,

Apoderasse

E assim esmagou,

Matou 

A população inocente

Naquela parte

Do continente

Europeu, a Ucrânia!


II


Porquê

A pacificidade

Do mundo 

Perante

A barbariedade

Grossa

Russa,

A um povo

Independente

E autónomo?!


III


Prestes a completar

Um ano,

O mundo

Permitiu

Todas as atrocidades

Jamais vistas, 

Senão a da II Guerra

Mundial

Com o Holocausto

Perpetrado

Com, pelo Adolfo Hitler,

Contra 

O povo Judeu!


IV


O horror

Equiparado

Ao que aconteceu

A bem pouco tempo

Com o sismo,

Com o terramoto

Na Turquia

E na Síria,

Em que a Natureza

Ceifou sem piedade,

Milhares

E milhares

Da vida humana,

É o que o mundo

Consentiu

Nesta guerra

Entre a Ucrânia

E a Rússia!


V


Porquê

Esta cegueira

Do mundo 

À esta guerra

Bárbara 

E não impediu 

Desde muito cedo,

Que esta tristeza 

Se abatesse sobre 

Um povo pacífico,

Que apenas defende

A sua sobrevivência

Como uma nação? 


VI


O que consiste 

Na ajuda

Militar

Em termos de armamento,

Quando, 

No terreno,

Estão a morrer

Diariamente 

Pelos mísseis

Russos?!

É suficiente

Esta ajuda

Dada

Pelo Ocidente

E pelos Estados Unidos,

Quando caem,

Morrem,

Em cada dia 

Que passa, 

Os seres

Humanos inocentes?!


VII


É mais um colapso

Da Organização

Internacional,

Da ONU,

À semelhança

Da Liga das Nações,

Ao permitir

Que um país,

Uma nação

Livre invadisse

Uma outra nação

Também livre,

Desse um passo

Para aniquilação

Total

 De um povo! 


VIII


Porquê

Que o mundo,

A ONU,

Não impediram

Que a Rússia

Invadisse

A Ucrânia,

E os dois entrassem

Em guerra?

Porquê

Que deixaram

Que a Rússia

Ultrapassasse

As fronteiras

Entre os dois países?!


IX


A Rússia

Não cumpriu as regras

Internacionais,

Deveria,

Logo à partida

Ser sancionada,

Barrada

A sua progressão

E invasão

À Ucrânia!


X


A ONU

Não cumpriu

Com os objetivos

Pelos quais foram 

Consignados

E designados...

Esta é a minha visão

Sobre esta guerra,

Esta invasão

Da Rússia

À Ucrânia.


BRANDOA ( segunda-feira, 00:28), 20 de fevereiro de 2023.


         KANKAMBALL

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

 Por favor,

É importante!

Leiam:


A EXISTÊNCIA 

HUMANA,

O QUE NOS DOMINA 

NA VIVÊNCIA 

DIÁRIA...


I


FAZ MUITA 

FALTA

A FAMÍLIA,

ÀQUELA QUE VERDADEIRAMENTE 

NOS LIA 

ETERNAMENTE .


II


QUANDO ESTAMOS

DOENTES,

MESMO DE FEBRES 

LIGEIRAS 

DESEJAMOS

ALGURES, 

AMPARO DE PARENTES,

CUIDADOS EXTRAS,

COMO  DEMONSTRAÇÕES

DE AFETOS :

UMS PRATOS 

DE CANJA

OU DE SOPA...


III


É NESSAS 

ALTURAS

QUE SENTIMOS

QUE NECESSITAMOS

DE ALGUÉM 

PARA UM COPO

COM ÁGUA, 

UMA PEÇA DE FRUTA,

CARINHO,

ETC. 


IV


POR AMOR,

POR

FAVOR,

CONSTRUAM UMA FAMÍLIA!

NÃO FIQUEM 

APENAS POR:

MEU TIO,

MEU SOBRINHO, 

MEU PRIMO,

MINHA SOBRINHA,

MIMHA TIA,

MIMHA PRIMA...!


V


FAÇAM O VOSSO:

" MEU FILHO,

MINHA FILHA,

MINHA MULHER,

MEU MARIDO",

O QUE É VERDADEIRAMENTE

VOSSO

POR LAÇO 

GENUÍNO, 

LAÇO

DE SANGUE"...!


VI


TODO

O RESTO 

É UM ENGANO,

UMA HIPOCRISIA,

UM LOGRO, 

UM FINGIMENTO 

AUTÊNTICO...!


VII


OS DIAS PASSAM

E NUNCA MAIS VOLTAM!

O TEMPO PASSA,

VOA 

E NÃO NOS PERDOA!

A CURTIÇÃO,

É UMA AUTÊNTICA

PERDIÇÃO


VIII


LUTEM

PELO VOSSO:

"

MEU

E MINHA"!


IX


ASSUMAM RESPONSABILIDADES

COM  DIGNIDADES!

" QUEM NÃO ARRISCA

NÃO PETISCA"

NÃO TENHAM MEDO

DO MUNDO

EM QUE ESTAMOS VIVENDO!

ELE NÃO É PERFEITO!

MAS, NÃO TEMOS OUTRO JEITO!

O PRÍNCIPE 

OU PRINCESA,

ESTÁ EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 

OU NA ILHA FORMOSA!

MOSTREM INTERESSE

E VONTADE

E SEJAM CÚMPLICES,

TOLERANTES

E DIALOGANTES!


X


" Quem pensa,

NÃO casa;

Quem não pensa,

Casa".


(CONTINUA)


BRANDOA ( QUARTA-FEIRA, 5:00), 17 DE FEVEREIRO  DE 2021.


KK IOIÓ

 Sejas tu mesmo,

Meu querido

Sobrinho!

O teu sentimento

É equiparado

A do outro!

Não ferir 

A suscetibilidade

Alheia,

Não machucar

Continuando 

A fingir,

A representar

Num palco

Vasto!

Muita saúde

E felicidade!


Uma artigo do sobrinho Neji, em 17/02/2023.

 ALGO MAIOR,

MELHOR,

PODE IMPOR

O FIM DO AMOR...!?


I


Será

Que existia

O verdadeiro 

Amor 

Numa relação

Que durou mais 

Do que duas décadas?!


II


Eu pensava

Que o verdadeiro 

Amor,

Só acabava 

Com a morte

Duma das partes

Envolventes

Na relação!


III


Afinal,

Eu estava completamente,

Redondamente

Enganado,

Inocente

No tocante

A este

Mundo,

A este

Assunto

Do peito,

Algo tão crucial

E que se torna fatal!


IV


O que importa,

O que conta

Quando isso reporta,

Quando isso acontece

Num ápice,

É que os dois sejam

Felizes,

Que estejam

Com saúde

Estejam

Onde

Estiverem

E quiserem...!


V


A hipocrisia

Vigorou

E fez com que demorasse

O tempo que durou

E nunca se desconfiasse

Que pudesse

Algum dia,

Acontecer 

Um golpe de baú!


(Continua)


Brandoa (sexta-feira, 03:25), 17 de fevereiro de 2023.


              KANKAMBALL

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

 Não/ me/ resta/ nada/, senão/publicar/ o/ que /me /alegra/, o /que /me/ contenta/ nesta/ terra/, a /senda /a/ arriscar/, dia/ após dia.

 O que acrescento /mais em cada/projeto/, senão/ um empurrão/ na trajetória/ diária/ da/ vida/, o caminho /do sonho /que ficou /por /realizar/, que/ soçobrou/ por/ materializar/. "NDO"

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

 PARABÉNS, MEU QUERIDO FILHO, KHALIFANE!


 Saúde e muitas felicidades, em companhia de quem hoje te faz ainda mais homem, pois, costuma-se dizer, “ Atrás dum grande homem, está uma grande mulher” Esses são os meus maiores e melhores votos na vida e para que este dia se repita por muitos e muitos anos de vida! Quero que te faças um grande homem com princípios arreigados no sangue de “BANTUMBI”, a geração donde tu provéns, “ lealdade, sinceridade, combatividade, trabalho, empenho, honra, pudor, e brio”.! Espero que consigam (tua companheira , tuas irmas, todos os familiares e tu) singrar na sociedade britânica como tantos outros que foram  à procura “ de melhores condições de vida”  Ajuda-te a ti próprio a fim de puderes ajudar o teu próximo,  teu semelhante. Sempre à frente, pois, só assim poderás desbravar novos caminhos e novos mundos, dignificando-te como é o desígnio geral do nosso Criador. A vida é um processo longo cheio de meandros e, só com afinco, coragem e determinação, conseguimos triunfar e chegar a um bom porto. Não te esqueças sempre da máxima (vossa)” A SORTE PROTEGE AOS AUDAZES” Um Bom domingo/ em companhia/ dos que estão hoje contigo/ neste/ dia/ tão especial para ti e para mim/, o teu amigo/ até/ ao fim/…

 Um grande abraço do pai.

 Parabéns, querido filho!

Que Deus continue a abençoar-te com saúde e felicidades em cada dia! Longe do pai fisicamente, mas presente moralmente em cada  dia no seu espírito. Que este dia seja afetuoso e maravilhoso em companhia da tua querida Mina. Abraços e beijos para vocês.

PARABÉNS, MEU QUERIDO FILHO, KHALIFANE!

Saúde e muitas felicidades, em companhia de quem hoje te faz ainda mais homem, pois, costuma-se dizer, “ Atrás dum grande homem, está uma grande mulher” Esses são os meus maiores e melhores votos na vida e para que este dia se repita por muitos e muitos anos de vida! Quero que te faças um grande homem com princípios arreigados no sangue de “BANTUMBI”, a geração donde tu provéns, “ lealdade, sinceridade, combatividade, trabalho, empenho, honra, pudor, e brio”.! Espero que consigam (tua companheira , tuas irmas, todos os familiares e tu) singrar na sociedade britânica como tantos outros que foram à procura “ de melhores condições de vida” Ajuda-te a ti próprio a fim de puderes ajudar o teu próximo, teu semelhante. Sempre à frente, pois, só assim poderás desbravar novos caminhos e novos mundos, dignificando-te como é o desígnio geral do nosso Criador. A vida é um processo longo cheio de meandros e, só com afinco, coragem e determinação, conseguimos triunfar e chegar a um bom porto. Não te esqueças sempre da máxima (vossa)” A SORTE PROTEGE AOS AUDAZES” Um Bom domingo/ em companhia/ dos que estão hoje contigo/ neste/ dia/ tão especial para ti e para mim/, o teu amigo/ até/ ao fim/…

Um grande abraço do pai.

 PARA TI, MEU AMOR,

ENVIO ESTA FLOR...


I


Longe de ti,

Meu amor,

Neste dia de S. Valentim

E sem festim

De mim,

Não o quero deixar

Passar

Sem te enviar

Uma flor,

Porque és e serás sempre a minha Natty.


II


Na mesa 

De refeição 

De hoje,

Ainda que longe,

Conta com o meu quinhão

E peça 

A Deus que nos junte 

Brevemente,

Isto é, o mais depressa

Possível.


III


A chama 

De quem ama

Efetivamente,

Continua sempre acesa,

Mesmo que a outra parte

Esteja ausente

E difusa.


IV


Quando o amor

Está sempre em marcha,

A flor 

Nunca murcha.

Um grande beijo neste dia de S. Valentim

Deste teu Valentim.


P.S.A.- PINGO DOCE-(Domingo, 11H 55 MINUTOS), 14 DE FEVEREIRO DE 2016.


                                   KANKAMBALL (NDO)

 PARABÉNS, MEU RAPAZ!

QUE CONTIGO, ESTEJA SEMPRE A PAZ!


Parabéns, António Fernando Namorado!

Que a saúde,  sucesso e felicidade estejam sempre presentes na tua caminhada, na tua vida! Apraz/-me, meu rapaz/, felicitar-te/ neste/ dia tão especial para ti e para mim! Que o ambiente,  seja e esteja onde estiveres, te faça sempre sorridente​, otimista e confiante no dia de amanhã, melhor, com amor e amor.Que construas a tua família com amor,  compreensão, ternura e companheirismo! A bola, sempre para frente, confiante e com um horizonte sempre na mente! Um grande abraço, cumprimentos e beijinhos a tua família. Tenho um grande orgulho em ti, meu filho!

 PARABÉNS, MEU QUERIDO FILHO, KHALIFANE!


 Saúde e muitas felicidades, em companhia de quem hoje te faz ainda mais homem, pois, costuma-se dizer, “ Atrás dum grande homem, está uma grande mulher” Esses são os meus maiores e melhores votos na vida e para que este dia se repita por muitos e muitos anos de vida! Quero que te faças um grande homem com princípios arreigados no sangue de “BANTUMBI”, a geração donde tu provéns, “ lealdade, sinceridade, combatividade, trabalho, empenho, honra, pudor, e brio”.! Espero que consigam (tua companheira , tuas irmas, todos os familiares e tu) singrar na sociedade britânica como tantos outros que foram  à procura “ de melhores condições de vida”  Ajuda-te a ti próprio a fim de puderes ajudar o teu próximo,  teu semelhante. Sempre à frente, pois, só assim poderás desbravar novos caminhos e novos mundos, dignificando-te como é o desígnio geral do nosso Criador. A vida é um processo longo cheio de meandros e, só com afinco, coragem e determinação, conseguimos triunfar e chegar a um bom porto. Não te esqueças sempre da máxima (vossa)” A SORTE PROTEGE AOS AUDAZES” Um Bom domingo/ em companhia/ dos que estão hoje contigo/ neste/ dia/ tão especial para ti e para mim/, o teu amigo/ até/ ao fim/…

 Um grande abraço do pai.

 O NOSSO 

COMPROMISSO

É INTENSO


I


FELIZ DIA DOS NAMORADOS

A TODOS!


II


NAMORADOS

ASSUMIDOS

TODOS

OS DIAS,

COM HONRA,

SINCERIDADE,

VERDADE

MESMO QUE NOS FIRA!


III


Beijinhos meu grande amor,

Neste dia 

Que todos assumam sem pudor,

Como um dia

(A)Que se deva dar

Ou mandar 

Uma flor,

Quando não se está ao redor.


      ODIVELAS, 14/02/2017.


              '                NDO

 PARABÉNS, KHALLY, LILLY!


Parabéns, querido filho! Por este dia e mais tantos/ muitos outros, desejo-te muita saúde e muitas felicidades em companhia da tua família, tua companheira e filho! Espero que continues a dar-me alegria e orgulho ao longo do tempo que o nosso Criador achar que ainda devo fazer parte dos vivos! Sucessos com base no juízo racional e que sejas feliz junto daquela que na vida escolheste como companheira! Um grande abraço deste pai que te adora muito. A tua felicidade, é a continuidade deste pai!

 Parabéns!


É esta 

Alegria

Contagiante,

Que quero ver no teu semblante,

Dia

Após dia!

Confiante,

Tens o caminho

Para concretizares o teu sonho,

Que só se concretiza com a luta

Diária!

Don,t forget:" to be a good man"

Abraço.

 HAPPY

BIRTHDAY

MY

LILY!


PARABÉNS, 

MEU QUERIDO AVÔ! 

PARABENS, MEU AVÔ

KHALIFANE!

PARABÉNS, MEU MENINO

LILY!


Que Deus continue a iluminar  este 

Sorriso

Afetuoso

E impetuoso

Que vem desde 

Infância,

Olhando

Para o mundo,

Com a  esperança

E o otimismo!

Desejo-te muita saúde,

Sorte,

Felicidade

E longevidade!

Feliz aniversário, meu LILY!

Um grande abraço neste dia tão especial para ti e para mim!

 PARABÉNS E LONGEVIDADE!

MUITA SAÚDE 

E FELICIDADE!


I


Como o hoje,

Está tão longe

Do jovem

Que a imagem

Exibe,

Que o pai ainda 

Não percebe,

Que já é um homem,

Com a sua própria vida!


II


António,

Filho,

Meu menino,

Segue o teu destino

Segundo o teu desígnio!

Pocura o teu domínio

Pessoal,

Profissional

E familiar!

Segue o teu caminho

Consoante o teu sonho,

Pois, é o meu grande

 Orgulho!

Desejo ver-te feliz,

Seja qual for 

O país,

Com muito amor

E felicidade!


III


Neste

Dia

Tão importante,

De muita alegria

Para toda a família,

Quero desejar-te muita saúde,

Sorte

E muita felicidade!


IV


O tempo 

Passa,

Robustece o nosso corpo,

Apruma

E lima 

A nossa mente,

Tornando-a mais forte

Para cada embate,

E o caminho, é sempre em frente!

O tempo

Passa

Rapidamente!

Voa

E não nos perdoa!

Vai

E, muitas das vezes, nos trai, 

Porque não nos avisa...!

Aproveita-o, enquanto

Puder,

Para ser

E ter 

O que quer,

Construindo uma família

Como uma delícia,

Um prazer

Imenso, vasto....!!!


14 de fevereiro de 2020


Um abraço

Do pai que muito te ama.

 As verdades

Qué digo 

Incomodam algum amigo,

Algumas personaljdades...

Há um ano refletia


ESCREVO

O QUE DEVO 

PARA O MEU POVO

...!


I


É Por

Amor,

Não um favor,

Algo a impor 

Do exterior 

Para o meu interior,

Mas sim o que devo

E escrevo

Para o meu povo.


II


Nunca vi,

Nunca ouvi

Ao longo do tempo que vivi,

Tanto alibi

Um povo

Que já não é escravo

Mas que continua 

Servo

E cativo

De alguma cobra,

De alguma víbora 

Que  não sabe outra 

Coisa, senão a mentira,

Ameaça

Que impeça 

A esperança 

Da criança ...


III


Não devo 

Ficar inativo

Enquanto o meu povo

Continua escravo

De interesse instalado

De um determinado

Grupo corrompido

E comprometido

Com alguns estranhos,

De outros caminhos

Com outros sonhos 

Com dados espinhos...


IV


STJ, O SUPREMO,

É  órgão supremo

Da NAÇÃO 

Em termos de jurisdição...

Pelo que não deve ter medo 

Vindo

Do exterior 

O do interior,

Porque é um órgão autónomo,

Que pode  tomar  decisão

De modo

Musculado,  

Sem auscultação 

De outra instituição...


V


A verdade,

Sai da legalidade,

Isto é, deve sair da legalidade,

Vem da imparcialidade,

Saida,

Procurada 

Apenas

Das urnas,

Da vontade

Popular,

A única entidade

Com credibilidade

Para falar...!

Aquela que dê resultado aceitável 

E credível...!


Lisboa(sexta-feira, 18h22 minutos), 14 de fevereiro de 2020.


                                                    KK(NDO)

 HAPPY 

BIRTHDAY 

MEU KHALLY,

O MEU AVÔ 


I


Como me sinto linsonjeado,

Abençoado

E agradecido 

Ao vriafor, 

O SENHOR 

De um grande amor,

Com este grande dia!

Foi um dia

De muita alegria

E muita satisfação,

A um coração

Que tanto ansiava

 Um príncipe,

Que um dia

Tomasse 

Sobre os ombros,

Outros membros,

Da família,

E com um "lopé(1),

Demonstrasse 

O orgulho 

Do filho

Do senhor 

Mattos,

A geração 

De "Bantubi"!


III


Parabéns,

Meu querido filho

O " velho

Se sente um grande orgulho 

No pouco que valho

No amor

Para cada anjinho, 

Pombinho,

Por mais este aniversário, 

O corolário 

De muitos 

Embates 

Em todas as frentes

Para o teu bem próprio, 

Pelo brio

Que espelhas

Pela força que batalhas,

E, obviamente, com determinação,

E na altura

Certa,

Fazer sorrir ainda mais este teu velho

Do Prior!


IV


A saúde em primeiro lugar

E o resto, vem por acréscimo,

Pela vontade divina!

Um grande abraço 

Deste teu "gémeo," com afeição.

Um bom dia de S. Valentim, 

O dia dos namorados!

 Parabéns Parabéns Parabéns Parabéns Parabéns e muitos Parabéns meu filhão bonitão que esta data tão especial se repita por muitos e longos anos com muita saúde e felicidades ao nosso lado! Feliz aniversário meu amor Khalifa Ferreira e feliz dia! Bjs.

 PARABÉNS 

AVÔ-FILHO


I


SENHOR 

DEUS,

OBRIGADO,

Reconhecido

Por todo

O mundo,

Por este adorado,

Amado 

Menino desde muito

Cedo,

Desde o nascimento,

Desde a sua vinda ao mundo,

Pelos seus

Familiares,

Naqueles lugares!

Adorado, 

Amado 

E é  o namorado

Vindo

De S. VALENTIM 

E assim,

Será até ao fim,

Com muito amor!


II


Que Deus te ilumine,

Te proteja,

Te abençoe 

Com muita saúde 

E felicidade,

No seio da família,

Em cada dia,

Pois, ela é a mais valia,

Que nos cobre de folia 

E alegria,

E sempre com uma fisionomia 

Alegre, 

Perscrutando um horizonte risonho  

E de sonho!

Seja otimista,

Humanista!


III


Parabéns,

Filho neste dia tão especial 

Para ti

E para a família em geral!!


Um grande abraço do pai-neto,

Com muito amor.

 Recordar:


NÃO DEIXE

QUE  A FLOR

DO AMOR

SE FROUXE...!


Parabéns a todos

Os eternamente apaixonados!


I


Não importa,

As circunstâncias

Condicionadas pelas peripécias

Várias

 Que impeçam que aquela conquista,

Já adquirida

Na vida,

Se desvaneça

Ou desapareça...


II


S. Valentim,

É o dia do festim

Entre(Dos) os namorados,

Entre (Dos) os eternamente apaixonados;

É o pacificador;

Aquele que afasta

 O que é ruim,

 O motim

Que possa destruir,

Fazer ruir

O amor

E provocar a dor...


III


As duas mãos

Cheias

De corações,

Delícias

Que alimentam os seres

Das Nações,

Irmãos

Em vários lugares,

Como sereias 

Nos mares.. 


IV


O vermelho

Com o seu intenso brilho,

A púrpura

Em que vibra

O soalho

Onde mora,

Se agacha

E desmancha

A ficha

Da frincha

Da criatura

Que namora

Naquela altura,

Naquela hora...


V


Todas as horas 

São horas

De demontração 

De amor

Por cada um no seu coração!

Todo o amor

É a demontração do afeto

Por cada ser,

Um amor 

Verdadeiro,

Puro,

Por estamos num terreno

Que não é nosso

E apenas somos peregrinos,

Estamos de passagem,

Somos hóspedes...!

Vivamos intensamente

Cada minuto,

Cada segundo 

Que tivermos...!


VI


É todo o dia

A demonstração de amor

Que existe no nosso interior,

No nosso âmago,

Esse fogo

Que arde

E que cada um 

Esconde

Em algum

Lugar,

Que nos dá

A alegria

De amar

E se sentir amado

Enquanto estamos ainda a viver!

Vivam intensamente a vida,

Enquanto o corpo

Está ainda

No  e para o tempo,

Como  um privilegio,

Como um benefício!


VII


A todos

Os namorados,

Os não -namorados,

Façam deste dia,

O festim

Sem fim!

A alegria

De um dia 

Que viveu

E que vale sempre a pena

Viver,

Porque a alma 

Que ama,

Mesmo que seja pequena,

Vale sempre a pena

E não ter 

A pena

De nada

Nesta vida!

Viva -intensamente

E permanente! 

(14-02-2023)


(Continua)


Lx, 14/02/2018.


                            NDO

 As minhas palavras

Sobre a nossa terra,

Não se esgotam,

Ou, seja, são sempre atuais !

Nada 

Muda!

Nada

Modifica!

Tudo está sempre na mesma!

Ou, exagerando, 

Tudo

Se piora 

Dia

Após 

Dia!


13-02-2022.


FF


GUINÉ,

TERRA SAGRADA!

GUINÉ,

CONQUISTADA

COM SUOR,

LÁGRIMAS 

E SANGUE,

PELOS SEUS MELHORES 

FILHOS

DO JUGO COLONIAL 

PORTUGUÊS!


I


Menosprezemos

As palavras fúteis

De homens inúteis!

Passemos

Por cima

E ao lado 

Das suas barbaridades

E menoridades!

Concentremo-nos

No essencial,

No fulcral

A nível nacional!

Deixemos

Os arautos

De assuntos

Xenófobos,

Intriguistas,

Racistas,

Guerristas,

Porque o nosso povo apraz

A paz,

Em tudo o que faz!


II


Ninguém

É ninguém, 

Ou ninguém 

Está acima

Da lei,

Da autoridade máxima

De uma nação,

Da Constituição,

Seja qual for a sua grei,

A sua organização!


III


Eu estou farto

De tudo quanto 

Diz respeito

À mentira,

Manobra

Inflamatória,

Intimatória,

Dilatória,

Daqueles poucos

Loucos

Que incentivam,

A guerra

Para obterem

A paz,

Daqueles que atormentam

E amedrontam

Os que pretendem

Viver na harmonia

E em sintonia,

Na irmandade,

Na "guineendade"!

Os medíocres,

Os abutres,

Valem

O que valem

De cada dubriagem,

Jamais desviarão os nossos focos!


IV


Continuemos

A procurar

A paz

Na verdade,

Na legalidade,

Na transparência,

Na democracia !

Não a fraude

Na nossa sociedade!

Somos defensores

Dos valores

Mais célebres 

Da Humanidade

O lugar

Do presidente,

O nosso representante,

Vem da soberania

Popular!


V


Não a guerra,

Como a postura

De um representante 

Máximo duma NAÇÃO,

O moderador

De todas as instituições 

Democráticas!


VI


Não queremos

Aquele que inflama,

Àquele que não ama,

Na sua própria 

Alma,

A sua própria

Terra,

Pondo-a,

Vendo-a

Em chama

Para o seu próprio 

Benefício!!!


VII


Condenemos,

Veementemente,

Esse suposto

Presidente,

Pelas suas ideias

Peregrinas

E fascistas!!!


Por concluir 


Amadora, 13 de fevereiro de 2020.


                                                       KK(NDO)

 O SUJEITO

COM PEJO

NO ROSTO 

COMO O MAIOR 

E MELHOR

CORTEJO..


I


Dia

Após 

Día, 

Tu,

Eu,

Vós, 

Nós,

Pintemos 

Os nossos rostos

Com pejo

Em cada cortejo!

Façamos

Dos nossos gostos,

O aparato 

Em cada canto

Onde estabelecemos

Novos conhecimentos 

Genuínos,

Dignos

De seres humanos!


II


Leio,

Interpreto

O sentimento 

De cada sujeito

No meio

Ambiente

Envolvente,

Através do seu comportamento,

Através 

Da sua postura,

Da sua candura,

Que demonstra

A sua educação,

Da sua visão,

Da sua relação 

Com outro cidadão, 

Ou com o seu concidadão,

Mesmo estando no meio 

Da multidão...


III


O sono

Escasso,

É como se estivesse

No(num) pântano,

Em virtude

Da crise

Geral,

Global

Da humanidade,

Com um pano 

Negro, 

Que cobre cada poro

E elimina o riso,

O sorriso

De cada sujeito,

Que enfeita a sua cara,

O seu rosto,

A sua face

Com uma máscara !!!


IV


Porquê 

Tanta tristeza

Que ta

Sucundi beleza?!

Ai

Nha mamé(1)!

Ai

Nha papé!

Nha mãe,

Nha pai!

An ta

I quê?!

Bô tornanu

Quil riqueza,

Suma tempu

Di badjudeza

De cada curpu,

Sobretudu

Oqui ina badja,

Que, cada quim ta inveja(1)!


V


O meu amor

Maior,

Melhor

Para cada pecador,

Aquele ser,

De qualquer

Cor,

Ao meu redor,

Aquele acolhedor

Para o maior

Ou para o menor

Em estatura,

Altura,

Tamanho,

Cunho,

Não importa,

Desde que tenha um comportamento

Que o transporta

Para qualquer 

Lugar,

Desde que seja exemplar

Na sua maneira

De ser...


VI


O intuito

Deste sujeito,

Não tem nada a ver

Com o protagonismo,

Mas sim o seu prazer,

O seu amor

Maior,

Ao próximo,

O denominador

Comum,

De cada um,

Para todos

Envolvidos 

Nesta engrenagem,

Desta grande viagem,

Desta vivência 

E convivência 

Transitória,

Planetária...!!!


1. Em crioulo da Guiné-Bissau: 

Porquê,  

Tanta 

Tristeza,

Que esconde tanta 

Beleza?!...

Ai

Minha mãe!

Ai 

Meu pai!

Minha mãe!

Meu pai!

O que se passa?!

Devolvam-nos aquela riqueza,

Como daquele(igual) tempo,

Idêntica a daquele tempo,

Como daquele tempo

Da mocidade,

Da firmeza

De cada corpo,

Sobretudo

Quando 

Dança

E que, cada um, sente inveja...!


(Por concluir)


Brandoa(Amadora, sábado, 02:10), 13 de fevereiro de 2021.


                                  KK IOIÓ

sábado, 11 de fevereiro de 2023

 AS RAZŌES

QUE IGNORAM OS CORAÇŌES


I


A seu arbítrio,

Contrário

Ao espírito

De todas as nações,

Do direito

Humano,

Um fulano

Que emerge

Lá longe

Do Atlântico,

Um louco

Varrido,

Impondo

As suas o e razões 

Que ignoram corações.


II


O mundo 

Inquietante,

Fervilhante,

Certamente

Estará preocupado 

Com fenómenos

Xenófobos, desumanos,

Racistas,

 Fascistas

Que atualmente

Pululam à esfera mundial,

Perigando,

Pondo

Em causa a coesão social.


(Por concluir)


ODIVELAS, 31/01/2017.


                                       KK(NDO)

 A RESSURREIÇÃO

EM QUALQUER OCASIÃO!


I


O descontentamento

Do contentamento

Daquele momento,

Daquela fase

De apoteose

Na face

Daquele sujeito

Robusto

Que o tempo

O colocava no topo

Das celebridades

Daquelas sociedades.


II


O compêndio

Onde eu mato o vício

Diário,

Onde bebo

E acabo

Por adormecer,

Entreter

Com contributo

Do conhecimento

De cada génio

Como Dante

Alghieri,

Leonardo

Da Vinci,

Francesco

Petrarca,

Nicolau

Maquiavel,

Nicolau

Copérnico,

François 

Rabelais,

Luís

De Camões,

Giovanni

Bocaccio,

Miguel

De Cervantes,

Michel

Montaigne,

Erasmo

De Roterdão,

William

Shakespeare,

Thomas More,

Pedro Nunes,

Duarte Pacheco

Pereira,

Garcia da Orta,

André de Resende,

André de Gouveia,

Diogo de Gouveia,

Antônio de Gouveia,

Damião de Góis,

Gil Vicente,

Fernão Mendes Pinto,

Rafael,

Miguel Ângelo,

O Brunneleschi,

Sandro Botticelli,

Giotto,

Etc, etc.


III


Vou escrever 

O que a minha memória

Guarda

Da vida

Diária,

Da minha experiência

Perante a existência.

 O PROJETO

DO ARQUITETO,

ESTÁ QUASE PRONTO


I


Olhai,

Observai

A obra

Na sombra,

Onde esta

Cândida,

Bonita,

Linda

Senhora

Descansa

E repousa!


II


A sua beleza,

A simetria,

A harmonia,

A proporção,

O equilíbrio,

O racionalismo,

O antropocentrismo,

Tudo 

Produzido

À medida

Do Homem,

Com a mão

Da sua inteligência

E mestria,

Vinda

Dela,

Ultrapassa

A causa

Racional

Pela

Qual

Foi produzida,

Diria

Mesmo,

O idealismo!


III


O ser,

A criatura

Da terra,

Com o intuito

De, racionalmente,

Intensamente

Viver

Cada dia

Na misericórdia

De Deus, com a alegria.


IV


Nascemos,

Crescemos

E trabalhamos

Com o intuito

De darmos

O nosso contributo

Para o desenvolvimento

Da nossa sociedade

Até uma certa idade.


V


Agrademos

Assim,

A Deus, o fim

Pelo que viemos,

Vivemos,

A oportunidade

Que nos concedeu,

A saúde

Que nos proporcionou e deu.


(Continua)


Alfornelos, sábado, 16:45, 11 de fevereiro de 2023.


              KANKAMBALL