" NAR"
QUE VEIO DE LONGE
E HOJE,
ESTÁ A GOVERNAR... !
I
Hoje
Não muito
Distante,
Não muito
Longe,
Estamos a completar,
A comemorar
Contra a nossa vontade(a maioria),
Um aniversário,
Em que Guiné-Bissau
Foi outra vez sacudida
Por um golpe de estado,
Por um senhor
Que hoje
É o presidente
E que só nos causou a dor!
II
Alguém
Pouco
Intencionado,
Um homem
Sem um plano
Estratégico,
Um político
Pouco
Informado
E imprepreparado
Para dirigir o destino
De um Estado
Democrático!
III
Logo que tomou
O poder pela força,
Em conluio com as forças militares,
Que deviam ser forças republicanas,
Fez cair um Governo legítimo
Do PAIGC saido
Das eleições legislativas
De 10 de março de 2019!
IV
As instituições do Estado
Foram ameaçadas
E vigiadas
Pelos militares
Que coagiram
Os governantes
E funcionários públicos...
V
Esta data
Repugnante,
Deve fazer-nos refletir
Sobre o nosso passado,
O presente que vivemos
E o futuro para os nossos vindouros!
VI
Se escolhemos
Uma forma de estar na politica,
De governar
Com os princípios democráticos,
Devemos
Respeitá-los,
Acatar a soberania popular,
A vontade do povo,
Isto é, a democracia
E não a tirania...!
VII
Eu não sei quem
Está do lado certo,
Aquele que satisfaz
As aspirações do povo,
Da sua gente,
Da sua população,
Seguindo os trâmites legais,
Definidos pela Constituição
Da República,
O acordo entre governantes
E governados,
Um pacto que deve
Ou que devia ser respeitado
Escrupulosamente
Por aqueles que efetivamente,
São legítimos representantes
Do povo
E da Nação.
VIII
Sinto-me na obrigação,
Como um simples e humilde cidadão,
De dar e omitir a minha opinião
Porque tenho uma cabeça,
Que pensa
E como tal, tem a sua senteça...!
IX
Uma coisa é certa:
A FORÇA NUNCA!
ENCONTREMOS
OUTRAS PREMISSAS,
PARA FAZER A POLÍTICA...!
DEMEMOS
DAR EXEMPLOS
COMO VERDADEIROS
DEMOCRATAS!
NÃO:" NO DIA TAL,
VOU TOMAR O PODER...
COM OU SEM O CONSENTIMENTO,
GUERRA OU PAZ".
NÃO DEVEMOS
ENVEREDAR
PELA GUERRA
PARA ENCONTRARMOS
A PAZ!
HÁ OUTROS MECANISMOS,
OUTROS MEIOS,
QUE VÃO AO ENCONTRO DA PAZ:
- DIÁLOGO,
- ENTENDIMENTO,
- CONVERSAÇÃO,
- DIPLOMACIA,
- PALAVRAS,
- CANETA...!
X
CONSTRUIR,
DESENVOLVER
NA HARMONIA
E NA CONCÓRDIA,
E NÃO PELA VIA DA FORÇA
DAS ARMAS...
PORQUE QUEM USA ARMAS,
PARA TER
O PODER,
LANÇA AS CHAMAS...!
A VER
VAMOS...!
VER
PARA CRER...!
(POR CONCLUIR)
AMADORA(SÁBADO, 00:27), 27 DE FEVEREIRO DE 2021.
Kk IOIÓ

Sem comentários:
Enviar um comentário