O FOCO:
SISSOCO
DÁ-TE TROCO
COM UM SOCO...?!
I
Já estamos nas primeiras
Horas
Do dia!
Vamos aguardar a ousadia
Neste
Dia
Vinte
E sete,
A ousadia,
A valentia
Daquele que se autoproclama
Presidente
Da República
Da Guiné-Bissau
E com arma,
Toma
O poder
Pela força!
Com calma,
E paciência,
Vamos aguardar
E ver
Como um ser
Impõe o seu poder
Contra
A maioria
Da nossa terra
E contra
As instituições máximas
Da NAÇÃO,
Contra
A nossa PÁTRIA !
II
O povo
Está inquieto,
Mas sereno,
Porque confia
Na justiça
E na verdade,
No terreno
Humano,
Contra
Aquele que é desumano!
III
Vamos ver
Se as instituições
Do país
Estão operacionais
Ou não!
Se aceitam perturbações
De ordem pública,
Apoquentando populações ...!
A desenvolver brevemente
E ao longo do dia...
O acréscimo depois da faina diaria:
O tempo,
É dinheiro.
Devemos ocupá-lo utilmente, sem desperdícios!
Os endinheirados, preenchem o seu tempo com diversão e, consequentemente, para impressionar e cativar os desgraçados!
O sr Umaro mantou o seu palco de diversão para os guineenses desatentos!
Cumpriu a sua palavra: tomar o poder com ou sem aprovação do Supremo ou da Assembleia Nacional. Ele está- se nas tintas das leis da Guiné-Bissau! Ele tem os seus colaboradores, os seus lacaios: JOMAV, NUNO NABIAN E OS DEMAIS LACAIOS. ELE É O HOMEM DA ATUALIDADE NA GUINE-BISSAU, O MAIS FORTE! FAZ O QUE BEM ENTENDE E QUER!
Um dia triste para mim como um democrata, um apologista da democracia, da liberdade e da justiça! Ao mesmo tempo um dia de alegria, pois, o meu povo e muito pacífico
Nós, guineenses, vamos continuar órfãos, mas Deus, nosso Pai Celestial, vai zelar e proteger- nos! Deixemos os que acham que têm mais direitos que os outros se manifestarem, se divertirem!
Ninguém, nenhuma ordem de segurança ou policial impediu que Umaro tomase poder(fantoche, ilegal) e os seus colaboradores diretos estivessem na magna festa!
Ao povo guineense, só peço a calma, a serenidade, coragem e esperança!
O sr. Umaro, "o usurpador", será o novo inquilino no Palácio da República? O sr. JOMAV, deixará o Palácio! Ou vai coabitar com sr falso presidente? Quem os alimentará? O povo? E onde estarão as instituições da Republica? Continuarão caladas, afastadas, praticando uma política de apaziguamento, como aconteceu com os os regimes democráticos, que deixaram o louco Hitler apoderar-se de alguns países independentes, reforçando o seu armamento bélico e, posteriormente, em 1 de setembro de 1939, invadir a
Polónia? E como consrquencia, a Segunda Grande Guerra! É o que está a acontecer ou vai acontecer na Guiné atualmente, com o louco varrido, Umaro?! O Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria da República, as Forças Armadas, os vários ramos militares, não fazem nada, não impedem que este louco se apodere do nosso país, da nossa República? Porquê?! Porquê?!
Eo porquê do silêncio da CDEAO,
da OA, da Comunidade Internacional, da ONU?!
O povo, com muita tristeza, está vendo o triste espetáculo!
Ai nha Guiné!
Quê ku iara alguim?!
Kal picadu ku cumeti?!
Tudu países na bai dianti
E abu, bu na bai(riba) sempre trás!
Ai, ai ai Deus!
Perdanu!
Perdua nô Guiné si contra iaró
Ou iara alguim!
Mininos ka tenê di cumé,
É ka tene iscola,
É ka tené saudi,
É ka tené nada!!!
Ami misti tambi,
Pa mininus di nha terra,
Tené sonhus de utrus
Mininus di utrus
Mundus!
Ai ndessan, nha Guiné!
Quandu
Ku nô na kuci paz,
Pa nô tené progressu
E felicidadi?!
Sempre bong kusas na adiadu
Ou i ta adiadu!!!
Continua
Brandoa(Amadora, quinta-feira, 003horas), 27 de fevereiro de 2020.
KK(NDO)