sábado, 26 de fevereiro de 2022

 A ESTA HORA 

DA DITADURA, 

EM QUE IMPERA 

A CENSURA 

NA MINHA QUERIDA TERRA...!


I


A sincronia

Que vem da harmonia

De um todo,

Do conjunto

De um povo

Uno,

Coeso

Através da Democracia,

Da maioria.


II


Jamais 

Deixarei,

Falharei

Em escrever,

Alertar,

Falar

E prever

Os efeitos 

Nefastos

Na(Da) vigência,

Da existência 

Da Tirania,

Da Ditadura

Que substitui a DEMOCRACIA

Na nossa terra, 

No nosso PAÍS...!


III


Viverei 

E morrerei,

Escrevendo,

Denunciando

Todas as injustiças 

E ameaças

À fome, à miséria,

À penúria,

À felicidade

Do povo da minha sociedade...


IV


O dia

De hoje,

Não pode, 

Nem deve 

Ser deixado

Em vão, 

Sem uma profunda reflexão 

Por cada cidadão, 

Por cada compatriota 

Que seja, um verdadeiro democrata,

Decorrido

Um ano da triste e lamentável epopeia...!


V


A minha escrita

É apenas um alerta, 

Um ato PEDAGÓGICO,

Numa única e verdadeira 

Paĺavra,

CÍVICO...


VI


A ninguém,

À nenhuma mulher, à nenhum homem,

Quero, pretendo atingir,

Nem

Tão pouco ferir.


VIVA A GUINÉ-BISSAU 

DEMOCRÁTICA  

E PROGRESSISTA!


Aceitem 

As minhas calorosas e fraternas saudações.


FIQUEM

BEM!


(POR CONCLUIR)


BRANDOA(17:00- SÁBADO), 27 DE FEVEREIRO DE 2021.


                KK IOIÓ


Aceitem

 " NAR"

QUE VEIO DE LONGE 

E HOJE, 

ESTÁ A GOVERNAR... !


I


Hoje

Não muito

Distante,

Não muito 

Longe,

Estamos a completar,

A comemorar

contra a nossa vontade(a maioria),

Um aniversário,

Em que Guiné-Bissau

Foi outra vez sacudida

Por um golpe de estado,

Por um senhor

Que hoje 

É o presidente

E que só nos causou a dor!


II


Alguém 

Pouco 

Intencionado,

Um homem

Sem um plano

Estratégico, 

Um político

Pouco 

Informado

E imprepreparado

Para dirigir o destino 

De um Estado

Democtático!


III


Logo que tomou

O poder pela força,

Em conluio com as forças militares,

Que deviam ser forças republicanas,

Fez cair um Governo legítimo

Do PAIGC saido

Das eleições legislativas 

De 10 de março de 2019!


IV


As instituições do Estado

Foram ameaçadas

E vigiadas 

Pelos militares 

Que coagiram

Os governantes

E funcionários públicos...


V


Esta data

Repugnante,

Deve fazer-nos refletir

Sobre o nosso passado,

O presente que vivemos

E o futuro para os nossos vindouros!


VI


Se escolhemos 

Uma forma de estar na politica,

De governar

Com os princípios democráticos, 

Devemos

Respeitá-los,

Acatar a soberania popular,

A vontade do povo,

Isto é,  a democracia

E não a tirania...!


VII


Eu não sei quem 

Está do lado certo,

Aquele que satisfaz 

As aspirações do povo,

Da sua gente,

Da sua população,

Seguindo os trâmites legais,

Definidos pela Constituição 

Da República,

O acordo entre governantes 

E governados,

Um pacto que deve

Ou que devia ser respeitado

Escrupulosamente 

Por aqueles que efetivamente,

São legítimos representantes

Do povo

E da Nação. 


VIII 


Sinto-me na obrigação, 

Como um simples e humilde cidadão,

De dar e omitir a sua opinião

Porque tenho uma cabeça,

Que pensa

E como tal, tem a sua senteça...!


IX


Uma coisa é certa: 

A FORÇA NUNCA!

ENCONTREMOS 

OUTRAS PREMISSAS,

PARA FAZER A POLÍTICA...!

DEMOS 

EXEMPLOS 

COMO VERDADEIROS

DEMOCRATAS!

NÃO:" NO DIA TAL,

VOU TOMAR O PODER...

COM OU SEM O CONSENTIMENTO,

GUERRA OU PAZ".

NÃO DEVEMOS ENVEREDAR

PELA GUERRA

PARA ENCONTRARMOS

A PAZ!

HÁ OUTROS MECANISMOS,

OUTROS MEIOS,

QUE VÃO AO ENCONTRO DA PAZ:

- DIÁLOGO,

- ENTENDIMENTO,

- CONVERSAÇÃO, 

- DIPLOMACIA,

- PALAVRAS,

- CANETA...!


X


CONSTRUIR,

DESENVOLVER

NA HARMONIA

E NA CONCÓRDIA,

E NÃO PELA VIA DA FORÇA

DAS ARMAS...

PORQUE QUEM USA ARMAS,

PARA TER 

O PODER,

LANÇA AS CHAMAS...!


A VER 

VAMOS...!

VER

PARA CRER...!


(POR CONCLUIR)


AMADORA(SÁBADO,  00:27), 27 DE FEVEREIRO DE 2021.


              Kk IOIÓ

 O FOCO:

SISSOCO 

DÁ-TE TROCO 

COM UM SOCO...?!


I


Já estamos nas primeiras

Horas 

Do dia!

Vamos aguardar a ousadia

Neste 

Dia 

Vinte 

E sete,

A ousadia,

A valentia

Daquele que se autoproclama 

Presidente

Da República 

Da Guiné-Bissau 

E com arma,

Toma 

O poder

Pela força!

Com calma,

E paciência, 

Vamos aguardar

E ver 

Como um ser

Impõe o seu poder

Contra 

A maioria

Da nossa terra

E contra 

As instituições máximas 

Da NAÇÃO,

Contra 

A nossa PÁTRIA !


II


O povo 

Está inquieto,

Mas sereno,

Porque confia 

Na justiça 

E na verdade,

No terreno

Humano,

Contra 

Aquele que é desumano!


III 


Vamos ver

Se as instituições 

Do país 

Estão operacionais

Ou não!

Se aceitam perturbações 

De ordem pública,

Apoquentando populações ...!


A desenvolver brevemente 

E ao longo do dia...


O acréscimo depois da faina diaria:


O tempo,

É dinheiro. 

Devemos ocupá-lo utilmente, sem desperdícios! 

Os endinheirados, preenchem o seu tempo com diversão e, consequentemente, para impressionar e cativar os desgraçados!

O sr Umaro mantou o seu palco de diversão para os guineenses desatentos!

Cumpriu a sua palavra: tomar o poder com ou sem aprovação do Supremo ou da Assembleia Nacional. Ele está- se nas tintas das leis da Guiné-Bissau! Ele tem os seus colaboradores, os seus lacaios: JOMAV, NUNO NABIAN E OS DEMAIS LACAIOS. ELE É O HOMEM DA ATUALIDADE NA GUINE-BISSAU, O MAIS FORTE! FAZ O QUE BEM ENTENDE E QUER!


Um dia triste para mim como um democrata, um apologista da democracia, da liberdade e da justiça! Ao mesmo tempo um dia de alegria, pois, o meu povo e muito pacífico

Nós, guineenses, vamos continuar órfãos, mas Deus, nosso Pai Celestial, vai zelar e proteger- nos! Deixemos os que acham que têm mais direitos que os outros se manifestarem, se divertirem!

Ninguém, nenhuma ordem de segurança ou policial impediu que Umaro tomase poder(fantoche, ilegal) e os seus colaboradores diretos estivessem na magna festa!

Ao povo guineense, só peço a calma, a serenidade, coragem e esperança!


O sr. Umaro, "o usurpador", será o novo inquilino no Palácio da República? O sr. JOMAV, deixará o Palácio! Ou vai coabitar com sr falso presidente? Quem os alimentará? O povo? E onde estarão as instituições da Republica? Continuarão caladas, afastadas, praticando uma política de apaziguamento, como aconteceu com os os regimes democráticos, que deixaram o louco Hitler apoderar-se de alguns países independentes, reforçando o seu armamento bélico e, posteriormente, em 1 de setembro de 1939, invadir a 

Polónia? E como consrquencia, a Segunda Grande Guerra!  É o que está a acontecer ou vai acontecer na Guiné atualmente, com o louco varrido, Umaro?!  O Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria da República, as Forças Armadas, os vários ramos militares, não fazem nada, não impedem que este louco se apodere do nosso país,  da nossa República? Porquê?! Porquê?!


Eo  porquê do silêncio da CDEAO, 

da OA, da  Comunidade Internacional, da ONU?!

O povo, com muita tristeza, está vendo o triste espetáculo! 


Ai nha Guiné! 

Quê ku iara alguim?!

Kal picadu ku cumeti?! 

Tudu países na bai dianti 

E abu, bu na bai(riba) sempre trás!


Ai, ai ai Deus! 

Perdanu! 

Perdua nô Guiné si contra iaró

Ou iara alguim!

Mininos ka tenê di cumé,

É ka tene iscola,

É ka tené saudi,

É ka tené nada!!!

Ami misti tambi,

Pa mininus di nha terra,

Tené sonhus de utrus 

Mininus di utrus 

Mundus!


Ai ndessan, nha Guiné!

Quandu

Ku nô na kuci paz,

Pa nô tené progressu

E felicidadi?!

Sempre bong kusas na adiadu

Ou i ta adiadu!!!


Continua

Brandoa(Amadora, quinta-feira, 003horas), 27 de fevereiro de 2020.


                                                KK(NDO)

 ESCUTAR

É VIRTUAR

A ALMA

NA SUA MÁXIMA

(EXTREMA).


I


Deus

Nos Céus,

Criatura

Na Terra!

A sua comunicação,

Reside na interação

Recíproca

E pacífica.


II


Ouvir

E escutar

Para, a seguir,

Interiorizar

E assimilar

O que se pronuncia

Na Bíblia

Sagrada,

Veiculada

No dia

A dia

Da vida.


(Continua)


25/02/2018.


                NDO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

 VÓS DOIS

SERES,

SÓIS 

MULHERES

DO MEU VIVER!


I


Palavras 

Bonitas,

Bem ditas,

Bem escritas,

Caras,

Raras,

Para quê?!;

Já 

Está 

Tudo

Dito!


II


O espelho

Do " velho",

O "raio"

Do meu esteio

Diário!

A raiz

Que faz

Com que levante o nariz,

Como um rapaz

Ainda capaz

Na flor 

Do amor,

Da juventude,

Da mocidade!


III


As minhas filhas, 

As faúlhas

Num poente, 

Numa noite!

 Minhas  outras lindas mulheres!

Outros seres

Que me fizeram um outro ser,

Para continuar a viver!

Desejo-vos tudo do melhor no mundo!

Beijos do pai com muitas saudades!

 MORTE DE JUGDÉS

I CUIDADE DESS

ABUTRES...!


I


Não vale a pena,

Não adianta

Falar das eleições 

Remotas,

Isto é, do ano passado,

De 29 de dezembro de 2019,

Pois, elas apenas nos trazem

Dores nos corações...!


II


Tudo o que se fala,

O que se aborda,

Vai dar no mesmo,

Não há voltas a dar,

Porque a CNE

Da GUINÉ, 

Está decidida

A percorrer o mesmo

Caminho,

Adiando, sempre,

O sonho

Dos guineenses!


III 


Está alinhada

Com o outro candidato

Até

À morte,

Porque honra

A sua palavra

Em relação ao que recebeu,

Que comeu

E está a comer

Do EIXO DO MALL

E do MACKY SAL

Do SENEGAL!

Palavra dada,

Palavra cumprida!

O STJ, não tem outro caminho,

Outra solução,

Senão, 

Anular estas eleições 

Que já passaram 

Há  um ano...!


IV


A CNE

DA GUINÉ,

MELHOR,

Como alguém a chamou,

A CME,

A COMISSÃO MENTIROSA DAS ELEIÇÕES,

Já pecou várias vezes

Ao longo desse tempo

E não pensem,

Meus irmãos,

Que vai alterar a sua posição

Tão cedo,

Custe o que custar...!


V


Apenas estamos a gastar,

A desperdiçar,

As nossas palavras 

E o nosso tempo,

Nós, os arautos

Da verdade

E da legalidade,

Os senhores dos diretos

E das palavras escritas 

Em prosas e em poesias...


VI


Está tudo 

Dito,

Está tudo

Feito

E escrito 

Pelo ...ABU,

O SAMBU,

O senhor todo-poderoso

Hoje em dia na Guiné...!


VII


Enquanto 

Vigorar esta CME,

Que não TEME,

Mas TREME

E TEME,

Pois, mais tarde

Ou mais cedo,

Será julgado

Pelas instituições 

Competentes do nosso país ,

Ou pelo senhor 

O Todo-Poderoso,

Que é o pai de todos nós.. !


VIII


Vale a pena,

Eu pergunto,

Perder tempo com essa esquadrilha

Que atrapalha 

A vida de quem trabalha

Com honestidade

E sinceridade?

Esta malha

Compacta,

Que não respeita

As instituições da República,

Que falha 

Nas(Com as) suas  atribuições 

E obrigações,

Querendo a todo o vapor,

Mesmo  com a dor 

Dos demais

Do seu país,

Colocar como presidente 

Da República,

Um homem ditador,

E que mente

Sem pudor?!


IX


Djugdés

Ku djugdés,

Na si sedes,

Di" bebes

E comes",

Pergunta:

King

Ku na cumé king?


X


CHEGA

DE BRINCADEIRA

DE MAU

GOSTO,

NAQUELA TERRA,

NA GUINÉ-BISSAU !

O CANDIDATO

QUE CHINGA 

O POVO

SEM MOTIVO!

ESSE SR.TEM 

DE SER LEVADO

AO FANADO,

PARA UMA NOVA APRENDIZAGEM!


XI


Yes,

Yes,

Yes,

Desta vez...!


Outros capítulos seguirão...


Brandoa(quarta-feira, 10h20 minutos), 26 de fevereiro de 2020.


                             KK(NDO)

 SIRVO

SEM UM CENTAVO,

O MEU POVO,

PARA QUE DEIXE DE SER ESCRAVO....

I


Vou fugir,

Para ir 

Servir

O meu mano,

O meu povo,

Para que deixe de ser escravo 

No seu próprio terreno,

No seu próprio chão 

Na sua própria nação,

Pelo seu próprio irmão!


II


Os meus olhos

Só  vêem,

Os meus ouvidos só ouvem

Barulhos 

Dos gatilhos

Esprimindos pelos filhos

Da minha terra,

 E as armas

Só trazem 

A guerra,

Só fazem

Derramar as lágrimas 

No chão que era

Sagrado

No passado!


III


Nunca pára

O choro

Daquela terra

Que tanto quero,

Que tanto adoro,

Na primavera,

No verão, 

Outono

Ou no inverno, 

Sobretudo, 

Quando 

A chuva

Lava 

Bem o seu chão 

No mês de agosto

Quando a visito

Nas férias !

Ó que alegrias

Traz a chuva

Para o meu povo,

Que, apesar de ainda escravo,

Se sente ainda mais vivo,

Com mais força

De esperança!


III


O tempo

Passa

E cada vez mais cansa

O corpo

Do irmão,

Que, sob o sol ardente,

Luta com muita dedicação,

Pelo pão 

Do que dele, ainda está depente!


V


Na cama,

A consciência  

Chama

A minha cidadania 

Para os que estão famintos, 

Expostos 

Aos esquecimentos 

De tantos

Governos

Que se tornaram

Eternos

E já se transformaram

Em donos!

Fizeram

Da minha terra, os seus reinos!


VI


Nós, 

Eternos

Peregrinos,

Ébanos

Humanos,

Provincianos 

Que, nos centros urbanos, 

Transformamo-nos

Em palacianos

Quase divinos!


VII


No escasso

Tempo

De descanso

Do meu corpo,

Procuro a sua alegria 

E harmonia

Com a mente,

Que está em permanente 

Inquietação 

E preocupação 

Com a minha NAÇÃO, 

Que está sempre em ebulição,

Para não dizer revolução 

Ou regressão!


VIII


Ah! Se eu pudesse

Servir aquele 

Povo doce 

Catologado com uma constante crise!!!...


(Continua)


Brandoa( sexta-feira,  03: 51), 26 de fevereiro de 2021.


                                      KK IOIÓ

 Ela, my

Sammy,

Tão linda,

A prenda 

De Deus ao papy!!!


Parabéns,  minha Sammy!

 OS PASSOS

PERIGOSOS 

DA GUERRA ENTRE UCRÂNIA 

E A RÚSSIA...!


I


O que leva Putin a esta guerra,

O que leva à loucura

Duma criatura,

De uma nação

À outra,

Uma decisão 

Impensável 

E inconcebível?!


II


Populações 

Inteiras 

Em debandadas

Com intenções 

De salvarem as suas vidas

Fugindo para países vizinhos

Que as acolhem com carinhos,

Neste momento que a guerra,

Hoje,

As empurra

Para longe

Das suas casas,

Sem justas causas!


IIi


Que consequências

Terão  esta guerra de Putin,

De Kremelin,

Democráticas, 

Socias,

Políticas, 

Económicas,

Ambientais,

No mundo que aparentava 

Estar totalmente

Livre da" seiva "

Do imperialismo

E do totalitarismo

Do século vint!e?!!!


OS PASSOS

PERIGOSOS 

DA GUERRA ENTRE UCRÂNIA 

E A RÚSSIA...!


I


O que leva Putin a esta guerra,

O que leva à loucura

Duma criatura,

De uma nação

À outra,

Uma decisão 

Impensável 

E inconcebível?!


II


Populações 

Inteiras 

Em debandadas

Com intenções 

De salvarem as suas vidas

Fugindo para países vizinhos

Que as acolhem com carinhos,

Neste momento que a guerra,

Hoje,

As empurra

Para longe

Das suas casas,

Sem justas causas!


IIi


Que consequências

Terão  esta guerra de Putin,

De Kremelin,

Democráticas, 

Socias,

Políticas, 

Económicas,

Ambientais,

No mundo que aparentava 

Estar totalmente

Livre da" seiva "

Do imperialismo

E do totalitarismo

Do século vint!e?!!!


IV


Estou muito

Preocupado

Com o sofrimento

Do miúdo, 

Do graúdo, 

Da criança 

Sem teto, 

Sem alimento,

Sem segurança, 

Da mulher,

De cada

Ser

Em debandada,

Perdendo

O norte,

Que abraça 

O horizonte

Triste,

O oresente 

Muito 

Duro

Que torna o futuro

Ainda mais sombrio,

O semblsnte

Que enfrenta o problema sério,

Por causa

Duma cabeça 

Em desequilíbrio!


V


Porquê que o amigo

Não chama

O amigo,

Se realmente ama,

Para o diálogo, 

Para encontrarem

O sossego, 

Para evitarem

O perigo,

Para pouparem

Mortes

De irmãos inocentes,

Não obrigarem

As deslocações 

De milhões 

De populações ?




VI


Nossa SENHORA 

De Fátima, 

Adomai a alma 

Humana

Não na bravura,

Não na guerra, 

Mas sim na plena

Consciência 

Da existência 

Que deoende

Da sua piedade,

Da sua bondade,

Da humanidade,

Na sua consciência 

Civica

Da convivência 

Pacífica 

No mundo

Civilizado!!!



VII


A guerra

Só traz

Sacrificios;

Não traz

Beneficios,

Mas sim a paz!

Procurem

A paz

Nos vossos corações, 

Para que as populações 

E as nações 

Vivam em paz!



(Continua)


Brandoa (Amadora, sabado, 04:24), 26 de fevereiro de 2022.


                  KK (NDO)=FF

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

 A TRISTEZA

QUE ARRASA

A MINHA RAÇA...!


I


Dois meses

Quase,

Na mesma lenga

Lenga..,

Não tira,

Nem acrescenta!

Assistimos 

O jogo de puxa-

-Empurra,

Entre STJ

E a CNE!

O que sabemos

Da bruxa

Ou da santa senhora,

A nossa Senhora

De Fátima,

De boa alma,

Que se desvia da coxa

Que não consegue mover-se,

Endireitar-se,

Sem derramar sangue 

Que afeta os demais

Do seu país...?!


III


O autor,

O ator,

O produtor

Cujo valor

Não reside no seu repertório

Pecuniário,

Que contamina

Áqueles que estão  

Naquela

Cena

Onde se desenrola

Em cada urna,

Onde está a fala

Da personagem

Principal

Que quis delegar 

A sua soberania popular

A alguém 

Da sua máxima ,

Íntima 

Confiança,

A sua esperança,

A sua terra natal...!


III


Intoxicados

Pelo monetário,

Os juízes

Do palco,

Não querem pazes

Com o mandatário!

Desafiam arrogantemente,

A instituição

Competente

Na(Da) validação

Do processo

Em que conseguiram

A aquisição 

E a fruição 

Do osso

Delicioso,

O "taco,

O "troco"

Dado pelos parasitas

 "Endinheirados",

Os déspotas...!


IV


Os jornalistas,

Até já têm 

Agora,

Medo

De entrevistar

O candidato

Que quer ser

O presidente 

Da nossa República...!

O cúmulo 

Dos cúmulos!

Onde está a liberdade 

De informação, 

De expressão e de pensamento?!

Num Estado de direito!

E quando for empossado?

(Que Deus nos livre!)

Onde já estamos

E para aonde vamos,

Iremos?!


IV


RAPTADUR, 

BUANTADUR,

I MISTI 

SEDU

NÔ PRESIDENTI?!

Dá para pensar!

Dá para refletir!


Continua


BRANDOA(segunda-feira,  01h15 minutos), 24 de fevereiro de 2020.


              KK(NDO)

 ABÔ, SAMBU,

BU

KA FALABA

KUMA, BU

TRABADJU

CABA?!


I


Para quê

Mexer

No processo

Que já estava concluído ?

Várias vezes,

Afirmaram

Que já não iam

Mexer

Mais uma única palha!

Porquê 

A mudança brusca?

Repentina?

Vão queimar 

Todas as palhas?

O palheiro?


II


O que mudou?

Alguém te aconselhou 

A cumprir as diretrizes 

Dos juízes 

Do STJ?


 III


Os ziguezagues 

Têm a ver,

Com o dinheiro 

Que recebeu 

Do EIXO DO MAL

E do Sr. MAKCY SALL?

Quando acabar com as crises,

O desespero 

Do povo honesto e  sincero, 

Que procedeu 

E cumpriu o seu dever?!

Qual é o novo plano!

Que capítulo, 

Que episódio

Vem a seguir,

Para estarmos atentos,

Porque não queremos

Perder "nadinha", "nadinha",

Até que tudo acabe

Limpo,

"Limpinho, limpinho"!


IV


Devolva a verdade

Verdadeira

À nossa sociedade,

À nossa terra!

Já chega

De tanta manobra!

Tire-nos dessa praga!

Divulga

Os verdadeiros resultados, 

Saídos 

Das urnas

E não os fabricados

Nas vossas oficinas!

Evite chacinas

Noturnas

Das polícias palacianas!


V


Estamos 

Atentos

Aos vossos golpes!

Não somos míopes 

Aos vossos 

Falsos 

Movimentos!

Acompanharemos,

Passo

A passo,

Os vossos

Percursos,

Nesses novos apuramentos

Regionais

E nacionais!


VI


Não queremos

Mais, uma outra

Guerra

Na nossa terra!

A guerra 

Da independência

Foi uma experiência

Áspera,

Dolorosa, terrível 

E abominável

Para qualquer 

Ser 

Que vivenciou

E presenciou

A guerra colonial,

Que forjou

A luta de libertação Nacional!


VII


Sou o produto

Desse tempo,

Que a História 

Ainda

Guarda

Na minha( nossa) memória!

Em cada Canto 

Do meu corpo,

Revejo,

Com nojo,

A chaga

Deixada

E não me larga! 


VIII


Tudo 

O que os meus velhos

Tinham conseguido,

Com muito suor

E sacrifício,

Foi desbaratado,

Foi tudo

Perdido 

Nos entulhos

E constituem hoje,

Os retalhos

Deste monge...!


IX


Pelo que exorto

A prudência!

Não  a violência 

Por qualquer 

Candidato,

Que quer

Ser 

Presidente

Desta(Nesta) parte,

Do meu continente!

Exigr-se ,

Pede-se,

A contenção 

Verbal,

Sem a ostentação 

Pessoal

De um,

Em lado nenhum!


X


Só  o diálogo 

Frutífero

Nos pode conduzir

Ao vulgo

Desenvolvimento próspero,

Sustentável,

Equilibrado,

Harmonioso

E desejavel

Por todos!


XI


Ninguém 

É ninguem,

Por excluir outrem 

No bem

Comum, coletivo,

Que pertence ao povo!


XII


O medo

Que tenho,

É  do sonho

Semeado,

Não ser concretizado

Enquanto estou vivendo!

É o medo 

Que travo,

Que o meu povo

Continue a ser escravo!

Não ser livre,

Como o tigre

Na floresta

Ou como o canto

Duma ave

Na densa savana

Africana!


XIII


Quem

Proclama 

A força

Para atingir 

Os seus fins,

Ameaça

A paz social,

A tranquilidade

De toda a comunidade

Que almeja a felicidade!


XIV


A ver,

Vamos,

O dia de amanhã!

Ou mais  outra

Artimanha,

Outra

Manobra,

Na nossa terra!


XV


O consenso social,

A bem da nossa NAÇÃO,

Haja a paz !!!

Não a guerra, 

Para que haja a paz!!!


Brandoa(segunda-feira, 13h25 mimutos), 24 de fevereiro de 2020.


                                                      KK(NDO)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

 NINGUÉM  

É NINGUÉM,

SEM 

ALGUÉM 

POR E  DE BEM...!


I


A ambição 

Do coração,

Me leva à  perdição

Na imensidão 

Da população 

Da minha Nação. ..


II


Não me traga

A praga,

Que me estraga

Com a chaga 

Para que não prossiga

A marcha 

Com que  esta mancha 

Me entrega

Ao abandono

Eterno,

Como um peregrino

Em qualquer terreno...!


III


Da incursão 

Da Rússia,

Nos arredores

Da Ucrânia, 

Provocando horrores,

Eu sinto o pulsar

Forte

Do coração 

Como quem 

Sente

E tem 

Ima missão 

Para auxiliar

Um irmão

Que corre  com uma criança,

Por causa

Da invasão

Duma nação 

À população 

Indefesa...!


IV


Oh! Humanidade!

Porquê de tanta maldade, 

De ação 

Sem justificação,

Sem coração

E sem piedade,

Mas apenas por ambição 

De entousorar 

Miilhões,

Cifrões,

Em detrimrnto 

De sofrimento

De milhões 

De populações? !


V


Oh! Rússia, 

Por que faz

 Isso?

Por que não fazes

O inverso?

Por que não procura

A paz

E não a guerra,

Em vez 

Da guerra? 


VI


Em vez de horrores, 

Preferia

Falar de amores,

De alegria 

E da folia

Da família 

Que vive em harmonia!


(Por concluir )


Brandoa  (04:26, quinta feira) 24 de Fevereiro de 2022.


              KK (NDP)=FF

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 N,TUDO

DJUNTADO

FORMA "NDO"!


I

Hoje,

Tenho medo

De continuar

A escrever,

Para depois,

Deitar

Tudo

Ao lixo!


II


De Utiacor

A Bissau,

De Bissau

A Évora,

Do Prior Velho,

Tapada das Mercês( Mem Martins), em Sintra,

Desta,

De novo,

Ao Prior Velho,

Catujal,

Póvoa de Santo Adrião,

E, agora,

Para Patameiras...!


III


"N,tudo",

É, sobretudo,

Nada

Aproveitado,

Nada

Validado

E, tudo

Forma, constitui "NDO,"


IV


Tenho medo

De continuar 

A escrever,

Para depois,

Dar

Em nada,

Porque eu sou um nómada,

Porque não espero

A colheita,

Porque sou obrigado

A partir,

A fugir,

Para que nada

De desgraça

Aconteça,

Como por exemplo,

Quando

Não conseguir

Cumprir

E honrar

Os meus compromissos.


V


Mas,

Infelizmente,

Não consigo

Parar

De escrever,

Continuar

A alimentar

O meu "bicho",

Mesmo sabendo

(A priori),

Que mais

Tarde ou mais

Cedo,

Vai parar

Ao(no) lixo;

Porque a escrita,

Esta

Minha desdita,

É o meu "DNA",

Aquela

Que emana,

Ela

Está

No meu sangue;

É como o batuque

De Baboque

Que me persegue

Dia

E noite

Na minha mente,

A melodia

Que me dá mais

Energia.


(To be continued)


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( QUARTA-FEIRA, 02h15m), 22/02/2017.


                              KK(NDO)

 .

(CONTINUAÇÃO)


LIBERTAR

A ENERGIA

EM CADA DIA,

É SOLTAR

EM NÓS, A MAGIA...!


I


A sensação 

Do dever cumprido,

A noção

Do mundo

Vivido 

Em cada segundo,

Algo liberto,

Solto

No nosso espírito,

De dentro

Para o centro

E deste, para o exterior,

Seja em que lugar for...


II


A fertilidade

Da individualidade,

Depende

Da sua produtividade 

Na sociedade

Da sua integridade...


III


Os montros

Produzem cancros

Que devastam

E dizimam

Os outros

Seres,

Seus semelhantes

Em diferentes 

Lugares...


IV


A missão civilizadora

De(para) cada criatura,

É uma maneira

Purificadora,

Que admoestra,

Que engendra 

A espécie 

Na superfície 

Terrestre, 

E assim, deixa de ser medíocre,

E pratica atos benéficos,

Em termos genéricos...

 

V


O amor

Atenua a dor 

Ao redor,

Do interior

Para o exterior,

Liberta o suor,

Liberta o odor

Que sufoca o servidor,

Numa palavra, é o nosso libertador,

O nosso salvador...


VI


Eu sou o membro

Puro

Do Tesouro

Do Douro;

Sou o vidro 

Íntegro 

Daquele Quadro

Unificador de cada mamífero 

No universo hetero...


VII


De Bolama,

Vim a conhecer

Pelundo,

Canchungo,

A minha origem

Como homem,

A minha raiz 

Naquele país 

Onde nasci,

Cresci

E vivi;

Com alma

Como o ser,

Que me tem 

Permitido

Viver

Dum modo

Digno 

Sem interregno

Como um peixe, no lago...


VIII


Em Utiacor,

O coração 

Do Chão 

Manjaco,

Mais conhecido

Como Baboque,

Fui educado 

Como um príncipe

Por um humanista

Que me trsnsmitiu 

Um princípio básico 

De amor, 

De solidariedade,

De fraternidade,

Tendo

Como o foque

Principal,

O essencial

Da pessoa humana,

Que emana

Da Criação

E transmissão 

Universalista

Sem síncope...


IX


Nos dias

Normais,

Sinto-me aliviado,

Confortado

Com acalmias

De vendavais

Que atormentam 

Corações,

Que preocupam

Populações 

Nos seus labores 

Em vários lugares...


X


Neto

De Blom,

Naquela

Povoação,

Naquela

Vila

De Pelundo,

Me sinto

Incompleto

Pelo facto

De não ter conhecimento 

Da mensagem

Veiculada pelo bombolom, 

Como aquele homem

Idóneo,

Meu  conterrâneo

Carlos Tomás Jumpe,

Ou aquele senhor de Bajope...


Continua


Brandoa(sexta-feira, 23h 15 minutos), 21 de fevereiro de 2020.

                            KK(NDO)

 UNTIL WHEN THE FLIGHT,

THAT ALREADY CAUSES US

THE SICK,

ALL ABOVE TABANCA ?!


I


The story

Told

In all

The line,

Of that people

What dreams

In achieving your goal,

The joy!


II


The meddling,

The invasion,

ECOWAS,

OF OA,

UN,

It worries us,

It frustrates us,

Torments us

In our own land!


III


we lovers

From writing,

Of word,

We are increasingly

Sadness,

With everything that goes on

In our country!

What reigns,

On the one hand,

The lie,

From the other,

The truth!

We are confused

With several

Information,

Yeah, you can’t

Distinguish

What is truth,

And what a lie!

it's like

A Russian salad!

However,

We know,

We have a certainty

Absolute

Where is the truth!

She's in the polls!

Open them

And they’ll find what everyone else

Would you like

To know:

Who won

The second round

Presidential elections

From December 29, 1919 !!!


IV


Sometimes,

I refuse everything

that is transmitted,

That is, to see

And read

What comes from networks

Social.

But, I can't stand it,

I can not stand

And I always end

For searching,

Not to follow

The ostrich tactic,

Bury your head

In the sand

Not to see

And listen

Nothing.


V


Oh, my Guinea!

When it ends

The Scream,

Weeping,

The despair,

the stress,

The crisis,

That don't abandon us

That do not leave us

The sleeves? !!!


SAW


The words,

The phrases,

The imagination

Fertile,

Already begin

Scarce,

They already start to fail,

And what is done

Now,

It's repetition

Than months ago,

We have come

Writing,

To say,

Registering ...!

We are now,

parrots,

Parrots!

Listening to tapes

And recordings

And everything becomes monotonous,

Fastios ...


VII


God is great,

God is sovereign

And it's cool,

Seated

In your Kingdom

And awaits the moment

Timely

To pronounce,

Announce

The truth

Absolute

May the people

Would you like

To know !

We need to have

Lots of patience,

because the african

You know how to wait,

Like the fisherman ...!

Strength and courage!

...


To be continued


BRANDOA, (Saturday, 2:12 pm), February 22, 2020.


                            KK (NDO)

 JUSQU'À CE QUE LE VOL,

QUI NOUS PROPOSE DÉJÀ

LE MALADE,

TOUS AU-DESSUS DE TABANCA?!


I


L'histoire

Dit

En tout

La ligne,

De ces gens

Quels rêves

Pour atteindre votre objectif,

La joie!


II


L'ingérence,

L'invasion,

CEDEAO,

OF OA,

UN,

Cela nous inquiète,

Cela nous frustre,

Nous tourmente

Dans notre propre pays!


III


nous les amoureux

De l'écriture,

De parole,

Nous sommes de plus en plus

Tristesse,

Avec tout ce qui se passe

Dans notre pays!

Ce qui règne,

D'une part,

Le mensonge,

De l'autre,

La vérité!

Nous sommes confus

Avec plusieurs

Information,

Ouais, tu ne peux pas

Distinguer

Qu'est-ce que la vérité,

Et quel mensonge!

c'est comme

une salade russe!

Cependant,

Nous savons,

Nous avons une certitude

Absolu

Où est la vérité!

Elle est dans les sondages!

Les ouvrir

Et ils trouveront ce que tout le monde

Souhaitez-vous

A savoir:

Qui a gagné

Le deuxième tour

Élections présidentielles

Du 29 décembre 1919 !!!


IV


Parfois,

Je refuse tout

qui est transmis,

Autrement dit, pour voir

Et lisez

Ce qui vient des réseaux

Social.

Mais je ne peux pas le supporter,

Je ne supporte pas

Et je finis toujours

Pour chercher,

Ne pas suivre

La tactique de l'autruche,

Enterrez votre tête

Dans le sable

Ne pas voir

Et écoute

Rien.


V


Oh, ma Guinée!

Quand ça se termine

Le cri,

Pleurer,

le désespoir,

le stress,

La crise,

Cela ne nous abandonne pas

Cela ne nous quitte pas

Les manches? !!!


VI


Les mots,

Les phrases,

L'imagination

Fertile,

Commencez déjà

Rare,

Ils commencent déjà à échouer,

Et qu'est-ce qui est fait

Maintenant,

C'est la répétition

Il y a deux mois,

Nous sommes venus

Écriture,

Pour dire,

inscription ...!

Nous sommes maintenant,

perroquets,

Perroquets!

Écoute de cassettes

Et enregistrements

Et tout devient monotone,

Fastios ...


VII


Dieu est grand,

Dieu est souverain

Et c'est cool,

Assis

Dans ton royaume

Et attend le moment

En temps opportun

Pour prononcer,

Annoncer

La vérité

Absolu

Que le peuple

voudriez-vous

A savoir!

Nous devons avoir

Beaucoup de patience,

parce que l'africain

Tu sais attendre,

Comme le pêcheur ...!

Force et courage!

...


À suivre


BRANDOA, (samedi, 14h12), 22 février 2020.


                            KK (NDO)

 ATÉ QUANDO O VOO,

QUE JÁ NOS PROVOCA

O ENJOO,

EM TODA TABANCA?!


I


A história 

Contada

Em toda

A linha,

Daquele povo

Que sonha 

Em atingir o seu objetivo,

A alegria!


II


A intromissão,

A invasão,

Da CEDEAO,

DA OA,

DA ONU,

Nos inquieta,

Nos frustra,

Nos atormenta

Na nossa própria terra!


III


Nós, amantes 

Da escrita,

Da palavra,

Estamos cada vez mais

Tristes, 

Com tudo o que se paasa

No nosso país!

O que impera,

De um lado,

A mentira,

Do outro,

A verdade!

Estamos confusos

Com diversas 

Informações,

E contrainformaçoes,

Pois, já não se consegue

Distinguir,

Distrinçar 

O que é verdade,

E o que é mentira!

É como se fosse 

Uma salada  russa!

No entanto,

Sabemos,

Temos uma certeza 

Absoluta

Onde está a verdade!

Ela está nas urnas!

Abram-nas

E encontrarão o que toda a gente

Quer

Saber:

QUEM ganhou 

A segunda volta

Das eleições presidenciais

De 29 de dezembro de 1919!!!


IV


Às vezes,

Recuso-me a tudo

Que é transmitido,

Isto é, a ver

E ler

O que vêm das redes 

Sociais.

Mas, não suporto,

Não aguento 

E sempre acabo

Por vasculhar,

Para não seguir

A tática do avestruz,

Enterrar a cabeça 

Na areia

Para não ver

E ouvir 

Nada.


V


Ai, minha Guiné!

Quando termina

O grito,

O pranto,

O desespero,

O stress,

A crise,

Que não nos abandonam

Que não nos largam

As mangas ?!!!


VI


As palavras,

As frases,

A imaginação 

Fértil,

Já começam 

A escassear,

Já começam a falhar,

E o que se faz 

Agora,

É  a repetição 

Do que há meses,

Temos vindo 

A escrever,

A dizer,

A registar...!

Somos agora,

Papagaios,

Papagaios!

Ouvir cassetes

E gravações 

E tudo se torna monótonos,

Fastios...


VII


Deus é grande,

Deus é soberano

E está tranquilo,

Sentado

No seu Reino

E aguarda o momento 

Oportuno 

Para pronunciar,

Anunciar 

A verdade

Absoluta

Que o povo

Quer 

Saber !

Temos que ter 

Muita paciência,

Pois o africano

Sabe esperar,

Como o pescador...!

Força e muita coragem !


HOMEM 

Que é  HOMEM, 

Não pode estar indiferente

Ao referente 

Ao HOMEM!

A pulsação 

Do coração 

Daquele que tem

A paixão

Da evolução,

É  desmedida

Na sua vida,

Para atingir coisas

Sublimes,

Maravilhosas,

Não apenas a ambição

De renomes...!

...


Continua


BRANDOA, ( sábado , 14h12 minutos), 22 de fevereiro de 2020. 


                            KK(NDO)

 JUSQU'À CE QUE LE VOL,

QUI NOUS PROPOSE DÉJÀ

LE MALADE,

TOUS AU-DESSUS DE TABANCA


L'histoire

Dit

En tout

La ligne,

De ces gens

Quels rêves

Pour atteindre votre objectif,

La joie!


II


L'ingérence,

L'invasion,

CEDEAO,

OF OA,

UN,

Cela nous inquiète,

Cela nous frustre,

Nous tourmente

Dans notre propre pays!


III


nous les amoureux

De l'écriture,

De parole,

Nous sommes de plus en plus

Tristesse,

Avec tout ce qui se passe

Dans notre pays!

Ce qui règne,

D'une part,

Le mensonge,

De l'autre,

La vérité!

Nous sommes confus

Avec plusieurs

Information,

Ouais, tu ne peux pas

Distinguer

Qu'est-ce que la vérité,

Et quel mensonge!

c'est comme

une salade russe!

Cependant,

Nous savons,

Nous avons une certitude

Absolu

Où est la vérité!

Elle est dans les sondages!

Les ouvrir

Et ils trouveront ce que tout le monde

Souhaitez-vous

A savoir:

Qui a gagné

Le deuxième tour

Élections présidentielles

Du 29 décembre 1919 !!!


IV


Parfois,

Je refuse tout

qui est transmis,

Autrement dit, pour voir

Et lisez

Ce qui vient des réseaux

Social.

Mais je ne peux pas le supporter,

Je ne supporte pas

Et je finis toujours

Pour chercher,

Ne pas suivre

La tactique de l'autruche,

Enterrez votre tête

Dans le sable

Ne pas voir

Et écoute

Rien.


V


Oh, ma Guinée!

Quand ça se termine

Le cri,

Pleurer,

le désespoir,

le stress,

La crise,

Cela ne nous abandonne pas

Cela ne nous quitte pas

Les manches? !!!


SAW


Les mots,

Les phrases,

L'imagination

Fertile,

Commencez déjà

Rare,

Ils commencent déjà à échouer,

Et qu'est-ce qui est fait

Maintenant,

C'est la répétition

Il y a des mois,

Nous sommes venus

Écriture,

Pour dire,

inscription ...!

Nous sommes maintenant,

perroquets,

Perroquets!

Écoute de cassettes

Et enregistrements

Et tout devient monotone,

Fastios ...


VII


Dieu est grand,

Dieu est souverain

Et c'est cool,

Assis

Dans ton royaume

Et attend le moment

En temps opportun

Pour prononcer,

Annoncer

La vérité

Absolu

Que le peuple

voudriez-vous

A savoir!

Nous devons avoir

Beaucoup de patience,

parce que l'africain

Tu sais attendre,

Comme le pêcheur ...!

Force et courage!

...


À suivre


BRANDOA, (samedi, 14h12), 22 février 2020.


                            KK (NDO)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

 "A EXPERIÊNCIA ,

É O PENTE

DOS CARECAS"...


I


As andanças,

As mudanças,

As experiências,

Ass vivências,

Acumuladas,

Tanto as bem

Sucedidas

Na vida,

Bem

Como as gouradas

Com bofetadas

Bem

Dadas,

Permitem- nos tirar

Ilações,

Tirar

E adotar outros procedimentos

Mais corretos.


II


Os carecas

Fornecem-nos dicas,

Que possam vir

A servir

Para a nossa conduta quotidiana

E, duma

Certa

Forma,

Mais digna.


(Por concluir)


Brandoa( domingo,  03:20), 14 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ

 "A EXPERIÊNCIA ,

É O PENTE

DOS CARECAS"...


I


As andanças,

As mudanças,

As experiências,

Ass vivências,

Acumuladas,

Tanto as bem

Sucedidas

Na vida,

Bem

Como as gouradas

Com bofetadas

Bem

Dadas,

Permitem- nos tirar

Ilações,

Tirar

E adotar outros procedimentos

Mais corretos.


II


Os carecas

Fornecem-nos dicas,

Que possam vir

A servir

Para a nossa conduta quotidiana

E, duma

Certa

Forma,

Mais digna.


(Por concluir)


Brandoa( domingo,  03:20), 14 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ

 NANDJAN

DJAN(1)

FIRMA TCHAN(2)...


I


Eis que o Mundo

Está  muito

Conturbado,

Mesmo no Reino Unido, 

NAÇÃO  que o direito 

Individual  está  garantido.


II


O confinamento

Imposto,

Decretado

Por cada Estado

A fim de servir

Com rigor,

Melhor

E garantir 

A saúde 

Pública de toda a sociedade.


III


Cada um,

Cada cidadão, 

Deve ter uma preocupação 

Para consigo

Próprio e para com os outros,

Porque, só assim,

Podemos combater

E vencer 

O inimigo 

Comum

Invisível

E vencível!


1. Rapaz, no idioma manjaco;

2. Firme, em crioulo.


(Por concluir)


Brandoa( terça-feira,  2:25), 16 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ

sábado, 19 de fevereiro de 2022

 NANDJAN

DJAN(1)

FIRMA TCHAN(2)...


I


Eis que o Mundo

Está  muito

Conturbado,

Mesmo no Reino Unido, 

NAÇÃO  que o direito 

Individual  está  garantido.


II


O confinamento

Imposto,

Decretado

Por cada Estado

A fim de servir

Com rigor,

Melhor

E garantir 

A saúde 

Pública de toda a sociedade.


III


Cada um,

Cada cidadão, 

Deve ter uma preocupação 

Para consigo

Próprio e para com os outros,

Porque, só assim,

Podemos combater

E vencer 

O inimigo 

Comum

Invisível

E vencível!


1. Rapaz, no idioma manjaco;

2. Firme, em crioulo.


(Por concluir)


Brandoa( terça-feira,  2:25), 16 de fevereiro de 2021.


        KK IOIÓ

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

 EU SOU AQUELE QUE REMA,

PORQUE AMA

(RECORDAR);


 A CHAMA

QUE QUEIMA,

MAS QUE ADOMA

A ALMA...!


I


No dia

De S. Valentim,

Festim

Sem fim

Em cada moradia,

Em cada família

Onde existem

Namorados

Apaixonados,

Desejo que, efetivamente,

Se amem

Até

A morte!


II


Àqueles que que se amam

Intensamente,

Eu desejo ardentemente,

Que vivam

Cada fração

De segundo,

De acordo

Com a pulsação

Que vem

Do coração,

Em relação

Ao amor,

Em relação

A esse amor,

Sem

Pudor,

Nem

Dor!!!


III


O amor,

É o remédio

Do tédio;

É a panaceia

Que leva em cada veia

O primor

Que elimina o ódio,

O rancor,

O odor

Nefasto ao redor;

Purifica

E tonifica

O coração

Na dor!


IV


Todo aquele 

Que verdadeiramente

Ama,

Tem uma

Alma

Pura

E inocente,

Porque o amor

Que tem,

Cura 

A dor;

Porque o amor,

Faz uma

Alma 

Alegre

Para sempre,

Porque esquece 

O que é(foi) ruim

E pugna por um dado fim...!


V


Aos namorados

Que estão juntos,

Desejo

Que aproveitem o ensejo,

Enquanto

O tempo

Proporciona o corpo

E a mente

Para tal,

Antes do momento

Fatal!...;

Para os que estão

Afastados

Geograficamente

Por vários motivos,

Os meus incentivos!


(Por concluir)


ESPAN(Quinta-feira, 10h10minutos), 14 de fevereiro de 2019.


KANKAMBAL (NDO)

 O PODER

DE DEUS COMO UM SER

SUPERIOR 

COM O SEU AMOR...!


I


Cingindo,

Confinado

Num espaço

Restrito

Mas com laço 

Enorme

Que me consome

De satisfação, 

Que enche o meu coração

Que não se abate,

Que não desiste

Por nemhuma emoção 

De negação,

Senão, 

Sempre a do amor...!


II


Agradeço

A Deus pelo apreço 

E pelo coração 

De aço 

Que me concede por cada ocasião 

Sentir-me forte

E olhar sempre para frente

Gracas aos que efetivamente

Me amam,

Me estimam

E me empurram!


III


Registo 

O meu pensamento

Sobre cada momento

Importante,

Diferente

Como quem parte

Confiante

Para cada combate,

Sobretudo 

O de ontem,

De alguém 

Que se fez homem

E que quis

Ser  feliz 

Com uma atriz,

Com uma irmã,

Na alegria,

Na companhia 

De um pai babado,

Que se sente adorado...!


IV


Obrigado

Por tudo,

Até este dia especial,

Com com um gesto bestial

E surpresa não igual,

Que me elevou 

E me colocou

Num perímetro

Espacial

Como um maestro!


V


Obrigado

Por tudo

E que a saúde 

Seja a primeira

Coisa

Para cada criatura

Neste mundo,

Nesta terra

De leveza,

Tão passageira,

Muita felicidade,

Vivendo 

Cada momento,

Intensamente,

Responsavemente,

Cada minuto!


VI


O dia

De S. Valentim

É assim:

Renovar a energia 

E viver com vigor

O amor,

Porque nada se equipara

Ao que ele repara,

Conserta 

E ajeita!

Vivam cada 

Dia,

Como esse Valentim,

Até ao fim !!!


(Continua )


Brandoa (Amadora, terça-feira,  03;35), 15 de fevereiro de 2022.


KK(NDO)=FF

domingo, 13 de fevereiro de 2022

 PARABÉNS E LONGEVIDADE!

MUITA SAÚDE 

E FELICIDADE!


I


Como o hoje,

Está tão longe

Do jovem

Que a imagem

Exibe,

Que o pai ainda 

Não percebe,

Que já é um homem,

Com a sua própria vida!


II


António,

Filho,

Meu menino,

Segue o teu destino

Segundo o teu desígnio!

Pocura o teu domínio

Pessoal,

Profissional

E familiar!

Segue o teu caminho

Consoante o teu sonho,

Pois, é o meu grande

 Orgulho!

Desejo ver-te feliz,

Seja qual for 

O país,

Com muito amor

E felicidade!


III


Neste

Dia

Tão importante,

De muita alegria

Para toda a família,

Quero desejar-te muita saúde,

Sorte

E muita felicidade!


IV


O tempo 

Passa,

Robustece o nosso corpo,

Apruma

E lima 

A nossa mente,

Tornando-a mais forte

Para cada embate,

E o caminho, é sempre em frente!

O tempo

Passa

Rapidamente!

Voa

E não nos perdoa!

Vai

E, muitas das vezes, nos trai, 

Porque não nos avisa...!

Aproveita-o, enquanto

Puder,

Para ser

E ter 

O que quer,

Construindo uma família

Como uma delícia,

Um prazer

Imenso, vasto....!!!


14 de fevereiro de 2020


Um abraço

Do pai que muito te ama.

 PARABÉNS E LONGEVIDADE!

MUITA SAÚDE 

E FELICIDADE!


I


Como o hoje,

Está tão longe

Do jovem

Que a imagem

Exibe,

Que o pai ainda 

Não percebe,

Que já é um homem,

Com a sua própria vida!


II


António,

Filho,

Meu menino,

Segue o teu destino

Segundo o teu desígnio!

Pocura o teu domínio

Pessoal,

Profissional

E familiar!

Segue o teu caminho

Consoante o teu sonho,

Pois, é o meu grande

 Orgulho!

Desejo ver-te feliz,

Seja qual for 

O país,

Com muito amor

E felicidade!


III


Neste

Dia

Tão importante,

De muita alegria

Para toda a família,

Quero desejar-te muita saúde,

Sorte

E muita felicidade!


IV


O tempo 

Passa,

Robustece o nosso corpo,

Apruma

E lima 

A nossa mente,

Tornando-a mais forte

Para cada embate,

E o caminho, é sempre em frente!

O tempo

Passa

Rapidamente!

Voa

E não nos perdoa!

Vai

E, muitas das vezes, nos trai, 

Porque não nos avisa...!

Aproveita-o, enquanto

Puder,

Para ser

E ter 

O que quer,

Construindo uma família

Como uma delícia,

Um prazer

Imenso, vasto....!!!


14 de fevereiro de 2020


Um abraço

Do pai que muito te ama.

 As verdades

Qué digo 

Incomodam algum amigo,

Algumas personaljdades...

Há um ano refletia


ESCREVO

O QUE DEVO 

PARA O MEU POVO

...!


I


É Por

Amor,

Não um favor,

Algo a impor 

Do exterior 

Para o meu interior,

Mas sim o que devo

E escrevo

Para o meu povo.


II


Nunca vi,

Nunca ouvi

Ao longo do tempo que vivi,

Tanto alibi

Um povo

Que já não é escravo

Mas que continua 

Servo

E cativo

De alguma cobra,

De alguma víbora 

Que  não sabe outra 

Coisa, senão a mentira,

Ameaça

Que impeça 

A esperança 

Da criança ...


III


Não devo 

Ficar inativo

Enquanto o meu povo

Continua escravo

De interesse instalado

De um determinado

Grupo corrompido

E comprometido

Com alguns estranhos,

De outros caminhos

Com outros sonhos 

Com dados espinhos...


IV


STJ, O SUPREMO,

É  órgão supremo

Da NAÇÃO 

Em termos de jurisdição...

Pelo que não deve ter medo 

Vindo

Do exterior 

O do interior,

Porque é um órgão autónomo,

Que pode  tomar  decisão

De modo

Musculado,  

Sem auscultação 

De outra instituição...


V


A verdade,

Sai da legalidade,

Isto é, deve sair da legalidade,

Vem da imparcialidade,

Saida,

Procurada 

Apenas

Das urnas,

Da vontade

Popular,

A única entidade

Com credibilidade

Para falar...!

Aquela que dê resultado aceitável 

E credível...!


Lisboa(sexta-feira, 18h22 minutos), 14 de fevereiro de 2020.


                                                    KK(NDO)

 Poucas 

Palavras 

Para te dirigir

No dia do teu aniversário!

Apenas quero desejar -te 

Muita saúde 

E felicidade

Na vida!

Que sejas feliz

No que diz 

Respeito

Ao percurso da tua vida,

E, sobretudo com a pessoa

Que amas 

E que também muito

Te ama!

Que possam construir

O vosso lar,

Com muito 

Amor,

Compreensão,

Calor 

Humano,

Em torno

De todos os que estão ao Vosso  redor

E, principalmente, a família,  Com muita alegria !

Um abraço 

Imenso

Como sempre  fiz

E faço.

Pai.

sábado, 12 de fevereiro de 2022

 O PODER

DO SER

NA IMAGINAÇÃO, 

O PODER

DA CRIAÇÃO,

QUE VEM DO PRÓPRIO CORAÇÃO...


I


NÃO SOU 

O VENTO

QUE PASSOU!

SOU 

O SUJETO

QUE TREPOU

E  TROCOU 

O SEU CORPO

Pela brisa

Tornando-se numa argamassa

Dura

E rija 

Como uma pedra 

Em virtude 

Da peleja

Na sociedade.

E algo 

Que que muito se almeja

No  seu âmago. 


II


Escrevo,

Melhor 

Dito,

Me atrevo

Para escrever

A fim de dar

E proporcipnar

O prazer,

Para alimentar a alma 

Que rema

Cada dia

Para encontrar a verdadeira

Alegria

Que se procura

Por todos 

Os lados, 

Por todos

Os cantos 

Recônditos, 

Mesmo nos híbridos...


III


O que é a vida,

Senão o que na lida

De cada dia 

Se vivencia,

Se experimenta 

Com muita 

Intensidade,

Com toda a liberdade

Permitida

Em cada 

Sociedade?!


IV


Eu bem

Queria 

Ter um tempo

Para refletir

E produzir

Ideias que possam contribuir 

Para o bem

Estar 

Do meu grupo,

Junto dos que com quem

Eu estou a coabitar 

Dia 

Após dia

E claro, 

Dar o meu verdadeiro

Amor 

Aos que se encontran ao meu redir...!


V


A minha alma

Está em Bolama,

Em Kantoma,

Cada cidade,

Chama 

Por mim

Com muita saudade

Do espaço onde vim

Ainda muito jovem

E hoje

Já um homem

Maduro,

Bem 

Longe,

Que tem

Vindo a procurar um futuro

Melhor

Para cada amor,

Para cada seu vindooro.


VI


Sou um "Unal"(1)

Que veio de longe,

Deixando o seu quintal

A sua terra

Natal

E até hoje,

Ficou,

Se hibernou

Porque o meio

O agarrou,

O aprisionou

E nunca mais o largou

Para voltar a terra 

Que o viu nascer,

Crescer,

Passando pela cidade museu,,

A minha querida Évora...


1. Unal, significa rapaz na tribo biafada.


((Por concluir)


Brandoa(sexta-feira,  04:40), 12 de fevereiro de 2021.


              KK IOIÓ

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 A RESSURREIÇÃO

EM QUALQUER OCASIÃO!


I


O descontentamento

Do contentamento

Daquele momento,

Daquela fase

De apoteose

Na face

Daquele sujeito

Robusto

Que o tempo

O colocava no topo

Das celebridades

Daquelas sociedades.


II


O compêndio

Onde eu mato o vício

Diário,

Onde bebo

E acabo

Por adormecer,

Entreter

Com contributo

Do conhecimento

De cada génio

Como Dante

Alghieri,

Leonardo

Da Vinci,

Francesco

Petrarca,

Nicolau

Maquiavel,

Nicolau

Copérnico,

François 

Rabelais,

Luís

De Camões,

Giovanni

Bocaccio,

Miguel

De Cervantes,

Michel

Montaigne,

Erasmo

De Roterdão,

William

Shakespeare,

Thomas More,

Pedro Nunes,

Duarte Pacheco

Pereira,

Garcia da Orta,

André de Resende,

André de Gouveia,

Diogo de Gouveia,

Antônio de Gouveia,

Damião de Góis,

Gil Vicente,

Fernão Mendes Pinto,

Rafael,

Miguel Ângelo,

O Brunneleschi,

Sandro Botticelli,

Giotto,

Etc, etc.


III


Vou escrever 

O que a minha memória

Guarda

Da vida

Diária,

Da minha experiência

Perante a existência.

 A FÚRIA 

DA ÁGUIA...!


I


Incrível,

Imbatível,

Esta águia

Que, de quando

Em vez,

Nos dá muita alegria!

Voou 

Bem alto

Arrasou

E esmagou

A equipa

Do Nacional,

Por 10 bolas

A zero!


II


Dia dez

De fevereiro,

Benfica dez,

Nacional zero...!!!


III


Resultando 

Contundente,

Raro,

Que só aparece

Em  cada ciclo

Histórico.


IV


É no futebol!

Não é no voleibol,

Nem tão pouco no andebol

Ou em Okey 

Em patins!

Okay(okey)!


IV


A resolução duma crise

No clube,

Cabe

Ao presidente

Do mesmo

Sanar a psiquise,

O subconsciente,

Estimulando o otimismo

Em cada jogador,

Mitigando a dor

De todo o conjunto

Da massa associativa

No seu ponto

Mais alto

E criativo...!


V


É a antecipação do Carnaval.

Ninguém leva a mal...!


VI


A fúria

Da águia,

Não deve transformar-se

Numa euforia,

Que nos leve a uma crise

Profunda

Nos tempos consequentes,

Subsequentes!

Os benfiquistas

Devem ter a contenção

Na sua manifestação

De júbilo

Por cada

Golo,

Com os pés 

Bem assentes

Na terra e serem realistas!


VII


Força

Benfica!

Força

Bruno Lage!

Assim, vamos muito longe!


(Continua)


Brandoa, 10/02/2019


KANKAMBAL(NDO)

 A BELEZA

OFERECIDA PELA NATUREZA


I


Cândida,

Angelica,

Genuína,

Pura,

Eis a cara

Duma

Dama,

Duma senhora,

Com uma beleza

Rara,

Oferecida

Pela Natureza

À nossa vida.


II

 

A Natureza

É a fonte

Da inspiração

Pessoal

E individual,

Que transporta

Cada artista,

Cada poeta

Para o zénite,

A baliza

Plena

Para a realização

Humana.


III


A Natureza

É a liberdade

Incondicional,

Algo divinal

Que entronca e repousa

Na individualidade.


(Interrupção,

A expulsão,

Porque está na hora

Das refeições

E eu apenas consumia uma bica.;

Sou convidado 

A ir para a esplanada,

Onde só abunda o cheiro

Do tabaco,

Do cigarro;

Assim, acatei 

A ordem

E fui para a esplanada;

Mas, infelizmente,

Dois minutos 

Decorridos,

Não aguentei,

Não suportei

O cheiro

Do tabaco

Que já fiz referência

E regressei 

Ao meu "cúbico;

À minha residência).


(Continuação)


 IV


A Natureza,

Verde,

Com o seu aroma

Airoso,

O ruido

Ameno

Dos seres,

Seus habitantes

Habituais,

Frequentes

E assiduos,

Nos chama

A todos,

Como convidados

Especiais,

Nos momentos normais

E com a sua hospitalidade,

Jamais

Expulsaria

Com grosseria,

Os seus convivas,

Suas forças vivas.


P.S.A. (quarta feira, 13 horas e 12 minutos), 10 de fevereiro de 2016.


                               KANKAMBALL (NDO)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

 AOS PINTORES,

AOS ESCRITORES...


I


Perscrutar,

Procurar,

Investigar,

Integrar,

Inserir

E se fundir

Na linguagem

Dos pintores,

E dos escritores,

É uma ambição

Sem limitação!


II


Pelo que,

Peço as minhas sinceras

Desculpas,

Pela invasão

E intromissão

Nos poderes

Dos pintores

E dos escritores.


III


Desenhar,

Escrever

A seu jeito,

É um ato

Voluntário

E necessário

De qualquer

Sujeito,

De qualquer

Ser,

Para se comunicar

E se entreter.


(Por concluir)


ODIVELAS, 04/02/2017'


                                            KK(NDO)

 Ó EMERGÊNCIA!

O QUANTO TU OBRIGAS

AS REGRAS

DA (À )DISTÂNCIA...!


I


O medo 

De não ser bem 

Sucedido,

De não ser bem 

Recebido 

Por cada aluno

Neste sistema 

De ensino

Sem chama

E que me trama,

Faz- me perder o sono!


II


Dias a fio,

Com muito frio,

" Banquei-me"(2),

Entreguei-me

De corpo

E alma

Durante muito tempo

Em cada tema

De Cidadania

E Desenvolvimento

EHistória

Com o intuito

De dar tudo

Certo

Neste período,

Outra vez

Condenado

Ao fracasso

Apesar de muito

Esforço 

Em cada mês...


III


A vontade não me falta

Nesta

Tarefa

Árdua 

Que a todos estafa!

O ensino à distância 

É  uma alternância 

Do ensino

Presencial

Que eu considero o essencial

E crucial

Para a aprendizagem

Do aluno,

Do jovem

Que também 

Adora o virual.


IV


O mundo 

Digital

É a via

Que guia

NDO

Como um profissional

Da nova era

Do ensino,

Aquele que agora

Vigora,

O moderno

No trono

Do tradicional ...


V


Novos

Ventos,

Novos

Conhecimentos,

Exigem

A aprendizagem

De cada homem .

Uma viagem

Para novos

Mundos

Até aí desconhecdos,

Que obriga  aos "velhos",

A novos

Encontros,

A outros

Trilhos

E atalhos...!


VI


O primeiro dia

Depois  de uma quinzena

De  uma pausa letiva,

De uma interrupção letiva,

Em virtude do Estado

De Emergência,

Hoje, regressa

O ensino por correspondência, 

Vulgamente designada à distância,

Pela imposição

Da situação

Da virulência

Sanitária...!


VII


A FORÇA 

DA ESPERANÇA,

NOS LANÇA

COM SEGURANÇA

PARA TEMPOS DE BEM-AVENTURANÇAS

PARA TODAS AS CRIANÇAS 

NO ENSINO

MODERNO,

PARA CADA ALUNO!


(Por concluir)


Brandoa( segunda-feira, 05:02), 08 de fevereiro de 22021


  KANKAMBALL IOIÓ(KK)

 SOU UM ESPÍRITO

INQUIETO

E INSATISFEITO


I


Um  indivíduo introvertido,

Um incomodado

Pelo Mundo

Invertido,

Que não revela

A parte humana,

A essência

Bela

E digna

Da existência;

Não é  um fatalista,

Mas sim, alguém  que acredita

Na revolução,

Na transformação

De cada sociedade,

De cada geração

Na humanidade.


II


Os outros,

Os " monstros", 

Os escuros,

Os touros 

Nos desencontros,

Que são nocivos

a todos 

Os seres 

Vivos

Em geral,

E a todos

Os humanos

Em particular,

Se convencem

Que são os únicos donos,

Pelos poderes

Que exercem

E que detêm.


III


Os refugiados

E a todos

Os acocorados,

Acantonados

Em ghetos inapropriados,

Mesmo ainda com almas vivas,

Não têm

Alternativas, 

Nem têm 

Hipóteses,

Nem

Vozes

Para mudarem  o "statu quo"

De nenhum indivíduo.


IV


As cenas

Não acabam

Nos(dos) que tombam

Pelos efeitos das minas

Ou outras máquinas

Inventadas,

Fabricadas

Pelos génios

Para os seus benefícios

E seus "lacaios",

E se pululam,

Se alastram

Atingem todos 

Os desfavorecidos,

Os desgraçados.


V


É essa a inquitação, 

A razão

Da insatisfação

Deste cidadão, 

Que apela a alteração

Urgente da visão

Nesta era da globalização,

Para a dignificação

Da pessoa humana,

Sobretudio dàquela que a situação

Socio-económica condena.


P.S.A(segunda feira,13 horas), 08/02/2016.

               

                            KANKAMBALL (NDO)

domingo, 6 de fevereiro de 2022

 AS RAZŌES

QUE IGNORAM OS CORAÇŌES


I


A seu arbítrio,

Contrário

Ao espírito

De todas as nações,

Do direito

Humano,

Um fulano

Que emerge

Lá longe

Do Atlântico,

Um louco

Varrido,

Impondo

As suas o e razões 

Que ignoram corações.


II


O mundo 

Inquietante,

Fervilhante,

Certamente

Estará preocupado 

Com fenómenos

Xenófobos, desumanos,

Racistas,

 Fascistas

Que atualmente

Pululam à esfera mundial,

Perigando,

Pondo

Em causa a coesão social.


(Por concluir)


ODIVELAS, 31/01/2017.


                                       KK(NDO)

 PORQUÊ

QUE 

TUDO O QUE

ME DIZ RESPEITO,

É UM PLEITO?!


I


Voraz

No que se faz

Assaz,

Algo me traz

A paz,

E é capaz

De me deixar ainda mais audaz

Sem olhar para trás...!


II


Tudo 

O que é difícil,

Tudo

O que constitui um fardo,

Me torna cada vez,

Talvez

Mais mais preocupado,

Mais cauteloso,

Zeloso

E habil,

Para encontrar o processo

Mais fácil

E conveniente

A fim de seguir cada vez

Mais para frente,

Com firmeza

E confiança..!


III


Nas dobras

Cabras

E quebras

-Cabeças

De sentenças

E avenças;

Nesta rixa,

Sai

Sempre

Um ganhador;

Cai

Sempre um perdedor;

Um, festeja

A peleja,

O outro baixa

 A testa

Pela derrota;

Um ganha,

O outro se definha...!


IV


Porquê

Que

Tudo

O que me diz respeito,

É sempre um pleito?!

Por que não se leva

A eito,

Um procedimento

Que encontre alternativa,

Um caminho consensual,

Normal,

Habitual,

Como na tribo ancestral?!


V


A minha poesia

É uma evidência

Diária;

Ela não é um jogo

De letras,

Um jogo,

De sílabas,

Um jogo

De palavras

Para (se) formar frases

Com sentido,

Com conteúdo

Rico,

Para um público

Eufórico,

Pronunciadas no palco

Para merecer apoteoses!


VI


Toco

A bola

Sempre para frente!

A nada troco

Pela fidelidade

À minha individualidade,

A minha liberdade,

O suco

Da minha dignidade

Nesta sociedade

Que anseia a Tranquilidade,

Que abomina a atrocidade!


VII


A Logo,

Tudo entrego...!

O jogo

De manobras,

Ludibriando zebras

E cobras

Com o intuito

De acumular sobras

Para o próprio proveito...!


(Continua)


Encosta do Sol (quinta-feira feira, 05h30minutos), 07 de fevereiro de 2019.


KANKAMBAL (NDO)

 PREPAREM-SE

PARA UM NOVO

DITADOR

DO POVO,

O SENHOR 

 USE..!


I


Estamos ainda

Na fase

Da propaganda,

O espetáculo 

Ainda 

Está no princípio,

No seu início,

Enquanto o senhor

Ditador,

USE

Não tomar a posse...!

Chegaremos ao cúmulo! 

 Ainda

Não é nada...


II


Quem

Disse 

Que eu já me acalmaria,

O homem 

Que se sente

Traído, 

Ao longo do período 

Conturbado 

E que continuaria

A selvejaria

Guineense,

A crise

Incendiada,

Fomentada

Por aquele ser

Que quer 

O presidente,

O tal USE...!


III


A escrita

Acompanha

O poeta,

Apadrinha

O artista,

Cobre-o com uma manta 

Sagrada

De seda,

Em todo 

O lado...!


IV


Estou no teatro,

No Colégio 

Pedro

Arrupe,

Eu, o Príncipe 

De privilégio 

Com os meus queridos 

Alunos,

Os fulanos

Dotados...

O meu mundo,

Em visita de estudo...


V


Batalhador

Da fé e da justiça,

Pedro começa 

A  caminhada

Da sua vida,

Pugnando

Pelo sol

E em prol

Dos pobres,

Não dos medíocres 

E ditadores...


VI


O discurso 

Daquele falso 

Guineense,

O usurpador

Do poder,

Do suposto

Candidato

Que não reuniu as condições 

Necessárias 

Para ser presidente

De um povo digno,

De um país soberano,

É muito preocupante,

Pois fala como um ditador,

Que não tem pena nem amor 

A esse país!...


VII


Irmãos, 

Estejamos atentos

E com olhos bem abertos

Para uma emergência 

Duma extrema direita

Ou da esquerda

Muito perigosa !


VIII


Oxalá 

Que o Allah

Nos livre 

Desse pesadelo,

Do holocausto

Eminente

E que afaste 

Este meu extremismo 

Em pensamento,

Do meu pessimismo

E sem zelo!...


VIII 


Um discurso

Inflamado,

Recheado

De ódio,

De revanchismo,

Do extremismo,

Do remorso,

De espírito de vingança,,

Que se reforça,

Que se enfatiça,

Dia

Após dia...


IX


Mas tendo 

Em conta 

As instituições democráticas 

Do século  XXI,

As instituições 

Antiditatoriais,

Não aceitam,

Sobretudo

A existência de ditadura

Em nenhuma terra!...


X


Os democratas,

Os humanistas,

Os altruístas,

Lutarão com todos os meios

Legais 

Disponíveis,

Os pilares 

Defensores 

Da liberdadade,

Da democracia,

Para que os cidadãos 

Possam respirar livremente 

Contra 

Qualquer candidato

Ou suposto

Presidente 

Na nossa terra,

No nosso país...!


XI


Jamais 

Aceitaremos

No nosso país,

O surgimento

De ditadores,

Tantos outros 

Por ali passaram

E hoje, já não se fala deles,

Tanto em pessoas,

E muito menos, nos seus 

Legados,

Nas suas obras...


XII


Jamais

Me calarei,

Enquanto 

O meu país 

Estiver ameaçado 

Por virus

Humanos,

Aqueles que têm a tendência 

De regimes ditatoriais!


XIII


Lutaremos 

Ao lado dos que defendem

Os direitos humaanos;

Lutaremos

Contra 

Os usurpadores,

Contra os ditadores

E condenaremos 

Todas as ingerências

Por parte dalguns chefes 

De Estados vizinhos


Por concluir 


Amadora, 07/02/2020


KK(NDO)

 O PAPAGAIO

SEM PALEIO 

E COM OU SEM FREIO...!


.!


Na noite

Em  que se sente,

No lote

Sem muita gente,

Ninguém diverte

Porque o abate

É eminente

Por parte

Daquele que é muto potente

Neste 

Momento

Presente...!


II


Quem nos garante

O presente,

Se não for forte

Como o elefante,

Com um suporte 

Que, nada nem ninguém bate

Com um chicote,

Senão com uma arma potente?


III


E o virus tomou conta da gente

Decente,

Que não mente

Como aquele semelhante

Que tomou conta daquela parte

E, a todos, ameaça com a morte,

Se não for obediente,

Calar a boca e ser apenas, um ouvinte

Sem direito a mostrar um dente...!


IV


Oh ! Que situação deprimente!

Do corpo e também da mente!

Ó Providente!

Até 

Quando a sorte

Do vivente,

Perante

Esta peste

Incomplacente,

Intransigente, 

Que não escolhe o paciente,

Sonretudo aquele que sofre de desgaste

Do tempo, neste

Meio ambiente 

Já  deficiente?!


VI


Cada parente

Parte,

Lentamente 

Sem despedida conveniente,

Sem convite

Aos convivas no último banquete,

Onde, provavelmente,

Podia anunciar o embate

Distante,

Quiça, para Marte

Ou para outro planeta existente

Por nós desconhecido até 

O presente!


VII 


Galante

Valente,

Que exibia a cabeça sempre em frente,

Sem medo da luta constante,

Cujo o semblante

Convincente,

Denotava uma confiança reinante

Nos irmãos diariamente!

Tu caiste

Lá, de cima,

Mas não morreste!

Desta vez,

Na estrada

Pública,

Alguém ceifou a tua vida,

Quando ias lutar pela vida,

Pelo pão dos teus filhos!

Que pena 

A nossa sina!


"" UM À PARTE"


A Memória de um irmão, de um tio

Com muito brio:

Victor,

Irmão, partes, 

Sem vestes,

Como um combatente

Na Frente 

Este

Ou Leste,

Por uma grande causa

E nos deixaste

Com uma dor

Imensa!

Mas o amor

Que plantaste

Como uma flor

No jardim,

Não terá fim!

Cada teu filho

Tem e sempre terá o orgulho

Do pai!


Descanse em paz, no Reino Celeste,

Donde vieste!


(Continua)


Brandoa(domingo,04:57), 07 de fevereiro de 2021.


         KANKAMBALL IOIÓ ( KK)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

 ..

AMOR

QUE RECEBI DE UTHIACOR

E SEM DOR..

!


I

Apenas

Queria agora

Escrever sobre o amor

Que recebi em Uthiacor

E não sobre a dor..


II


A anedota

Contada 

Na vida 

Real

Do nosso Planeta,

Como uma marca 

Feita

Na fisionomia 

De cada etnia

Que vi e enraizada 

Nos costumes

Do meu povo,

Constituído um património cultutal!


III


Queria dedicar 

Este mês 

De fevereiro,

A poesia

Amorosa,

Debruçar

Sobre problemas

Que tocam,

Que dizem 

Rrsoeito

Ao amor

Fraterno,

Amor 

Humano, 

Esquevendo

Os traumas, 

Assuntos políticos,

Dramativos,

Catastróficos,

Que nos deixam

Cada vez mais loucos!


IV


Mas como falar

De amor,

Se esta PALAVRA 

Já não tem sentido,

Está em desuso 

Na minha terra

Natal, 

Na terra de Cabral?

Um país que já não é democrático,

Que já não sabe

O que é democracia,

Senão em demagogia

E hipocrisia?!

Como posso ser romântico 

Se já estou quase  louco ?!


V


O amor

Versus a dor

Era o teor

De cada registo, 

De cada pensamento,

De cada reflexão 

Sobre o amor

Desta geração 

Diferente 

Do meu tempo

De juventude

Com outros valores, 

Com outros amores!


VI


Como remar,

Se não tenho canoa,

Se não tenho piroga

Para atravessar o rio 

Cacheu,

O rio Corubal,

O rio Farim,

O rio Geba

E outros rios

Da nossa terra?


VII


Tenho

Muita 

saudade

Da minha mocidade,

Da minha jubentude,

Em que havia muita

Amabilidade,

Muita 

Amizade, 

Muita 

Solidariedade 

Em cada idade!

Uma cumplicidade 

Qus se tornou,

Se transformou 

Numa raridade

Na atualidade!

Eu tinha um sonho!!!


VIII


Eu tenho

Um amor,

Produto

Feito

Com o suco

De Utiacor:

Um romântico 

De :Três Luz,

De Congo Augusto

Có,

De Upá Brene 

Em Canchungo, 

Ex-Teixeira Pinto...!


IX


Mas contínuo 

A ter o mesmo sonho

Do que proponho,

Sem recuo, 

But I believe

In love!


(Continua)


Brandoa, 04:45), 02 _02_2021.


KANKAMBALL

 AS HIPOCRISIAS 

DAS DIPLOMACIAS

INTERNACIONAIS...!


I


Credo,

Eu estou muito

Triste 

Porque o meu continente

Está infetsdo,

Está posto

Num canto

À parte...!


II


Irmão,

Tu partiste,

Porque a tua nação 

Não te dá a mão, 

Não dá o pão 

Que tu precisas 

Para sobreviver!


III


Morrer

De Covid

Porque não és como 

O David,

Forte

Que consegue vencer 

Golias!

Não pertences

Familias

Famosas,

Pomposas,

Que têm bairros

Inteiros, 

Mulheres

Poderosas,

Famosas 

Que não se preocupam

Com o dias

Próximos,

Porque têm os seus armazéns 

Recheados

De mantimentos,

Andam de carros 

De top de gama

Encomendados,

Vindos,

Comprados 

Do exterior, 

De fora,

Da Europa,

Da América!

Tu nem sopa 

Podes ambicionar,

Senão em sonhos...!


IV


Nhima

Te ama 

No fundo da sua alma

E nunca desanima

Até ao ponto

De te desejar

Aos djugudés!


V


Partiste,

Bem longe

Para nunca mais voltares,

Porque preferes 

Que assim 

Seja

O teu fim,

Para que Nhima

Não te veja

Metido em droga

Espalhada 

No seu(teu)quintal

E que apenas enriquece alguns!

Mas a ti te esmaga

E te tira a vida!

Tu és vítima

Da ganância 

Dos grandes 

Senhores 

Que não valem nada,

Se não for

Esta palha

Que espalha

A desgraça,

A miséria 

Nos nossos bairros

E tabancas...! 


VI


Só querias

Tirar quarta classe,

O segundo ciclo, 

Concluires

O secundário, 

E depois, 

Um empreguinho,

Para retribuires

Os favores 

Dos teus pais

Naquele país...!


VII


Tão cedo,

Partiste,

Não deixaste 

Nenhuma semente

E foste

Para outro 

Mundo 

Desconhecido,

Distante

Por causa do monstro 

Do Claustro,

Com enfeite 

De vidro...!


VIII


Choro

A tua partida,

Como tanto chorei

A partida

Do meu rei,

Da minha 

Rainha,

Aquela senhora 

Encantadora,

A pantera,

Dona da bolanha

De Quínara,

De Bolama,

De Nova Sintra...!


IX


Tchuba

Tindji!

Tarde

Ou cedo, 

I na chubi,

I na laba

Cara 

Di qui sinhora

Qui na tchoraba,

Otcha bu mina

Sing cena

N,na!


X


Ami

Na tchora

Bu falta,

Suma 

ku labradur

Ta thora 

Falta 

Di tchuba!

Suma

Ku poscadur

Tá pera

Maré...!


XI


Na pera 

Nhanha

Ku ba

Fonti

Pa tici

Iagu

Pa n,laba

Nha rostu

Inchadu

Di tantu

Tchora

Aonti

Di nuti

Di ka sabi

Na nô tabanca!

Aós, djibai

I ka tem 

Na quil bantaba,

Porque ka

Sabi toma

Conta di nô alma...!


XII


Ma Deus

Tem!

N,famara,

"Papu

N,dji,

Ka uithé

Unu ulong!

Ndafauane

Kques!

Nathin

Bathi

Atchi

Naweque"(1)...!


Continua 


Brandoa(Amadora,  quinta-feira,  03:24), 03/02/2022.


KK(NDO)=FF

 PARABÉNS,  KELVIN!


PARABÉNS, menino d,ouro!

Que Deus te abençoe com muita saúde e muitas felicidades por este dia especial e para a tua família!

Que Deus te ilumine com um dom de humanidade, humildade e sabedoria para com todos os que estão ao teu redor e  que cresças na plenitude, graças à mão da bondade do Senhor!

Parabéns aos pais! 

Estou muito feliz com a graça, proteção e bênção do Senhor Criador ao menino d,ouro e da família em geral!

Um grande abraço do avô com estima.

 ATENTOS,

PUPILOS,

FILHOS

E NETOS

DE MATTOS !


I


O guardião,

O ancião

Do nosso chão,

O vilão

Criador

E protetor

Da nossa geração

Em desagregação,

Continua a zelar pelos seus

Lá nos Céus!


II


Somos

Poucos,

Mas temos

Que valer por muitos,

Lavradire,

Agrucultires,

Carpinteuris,

Pedreiros 

Heróicos

Lutadores,

Políticos,

De valores

Humanistas

E altruístas!


III


Não nos contentemos

Com o pouco

Ou com nada que hoje temos!

Ambicinemos

Com mais

A fim de proprorcionamos 

Ao nosso povo

Ao nosso país

E garantirmos

A futura  geração 

O melhor que há 

Na face da terra,

Para sua saúde, 

Para a sua educação, 

Para sua prosperidade 

E felicidade!


IV


Os quintais 

Querem mais:

Manfafas,

Mandiocas,

Nhambis,

Milho,

Aboboras,

Batata doce,

Furta-pó,

Etc...


(Continua)


Encosta do Sol( terça-feira, 01h45minutos), 05/02/2019.


KANKAMBAL(NDO)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

 A TEATRALIDADE 

NAQUELA LOCALIDADE,

QUE A PAREDE 

NOS ESCONDE..


I


Mostrem-nos,

Exibam-nos

Factos 

Verídicos, 

Alegres 

Àqueles que nos 

Enchem de orgulho;

Acontecimentos

Dignos 

De referência 

E que analteçam

Os feitos 

De uma verdadeira

Nação...!


II


A minha consternação 

Por cada situação 

Veiculada pelos meios de comunicação,

Contrária 

A alegria 

De um povo,

Que foi obrigado 

A enveredar 

Por uma luta dura,

Uma luta armada

Em todas as matas

Da Guiné, 

Para resgatar

A sua dignidade

Perdida

Como uma pátria,

Como uma nação 

Há muitos 

Séculos...!


III


Séculos 

De dor

E de esperança,

Que hoje que não têm valor

Pelos pupilos 

De Amilcar 

Cabral,

Se assim podermos dizer,

Porque apenas estão na bagunça, 

Na brincadeira de mau gosto;

Àqueles que não tem nenhum sentimento, 

Porque estão desprovidos de alma,

Porque só pensam nos seus bolsos,

Porque não têm nenhum projeto

Concreto

Para o seu povo,

Porque prometeram

Em fevereiro,

Lántada" poeira

Na nossa terra.


IV


Façam encher

Os vossos 

Bolsos,

Mas, poupem,

Sobrem

Algum vintém 

Para a população!

Evitem

Que ela chegue a miséria 

E a pobreza extrema!

Poupem 

A vida humana!


V


Golpes

Atrás de golpes,

Mortes

Atrás

De mortes!!!

Procurem 

A paz, 

O entendimento,

A concórdia, 

A harmonia,

O diálogo,

Concertação,

A fim de caminharem 

Rumo ao desenvolvimento 

E ao progresso

Que todos nós ambicionamos...!


VI


Desejo

A paz,

Para os meus irmãos 

Que estão lá, 

Na terra,

Para que nós, cá, 

Na diáspora,

Em cada canto, 

Possamos viver em paz

De espirito...!!!


VII


Cada 

Bala

Atirada,

Lançada 

De buzuka

Ou outra arma 

Qualquer, 

É um riviver,

Dos fantasmas 

Da guerra colonial

Ou da guerra local,

De "Bissauzinho",

Da guerra de Ansumane

Mané 

Contra Nino Vieira,

De 7 de junho de 1987.

A bala atirada 

É um desperdício

E nunca o povo sairá 

Da miséria e sacrifício...!


VIII


Irmãos, 

De mãos 

Juntas,

Unidas,

Ergamos

A nossa Guiné 

Como uma terra,

Uma Nação 

Próspera,

Uma terra

De "sabura"!!!


Ix


Livrai-

Nos Senhor, 

Pai

Celestial,

De todo 

O mal

Engendrado,

Vindo

Do Diabo

Daquele que só sabe dar cabo

De tudo!

Dai

Aos homens, o pendor

Do amor 

Com muito 

Vigor,

Para dirimir a dor

E sofrimento!!!


(Por concluir )


Brandoa(Amadora,  22:47, terça-feira), 01 de fevereiro de 2022.


 KK (NDO)=FF