AS HIPOCRISIAS
DAS DIPLOMACIAS
INTERNACIONAIS...!
I
Credo,
Eu estou muito
Triste
Porque o meu continente
Está infetsdo,
Está posto
Num canto
À parte...!
II
Irmão,
Tu partiste,
Porque a tua nação
Não te dá a mão,
Não dá o pão
Que tu precisas
Para sobreviver!
III
Morrer
De Covid
Porque não és como
O David,
Forte
Que consegue vencer
Golias!
Não pertences
Familias
Famosas,
Pomposas,
Que têm bairros
Inteiros,
Mulheres
Poderosas,
Famosas
Que não se preocupam
Com o dias
Próximos,
Porque têm os seus armazéns
Recheados
De mantimentos,
Andam de carros
De top de gama
Encomendados,
Vindos,
Comprados
Do exterior,
De fora,
Da Europa,
Da América!
Tu nem sopa
Podes ambicionar,
Senão em sonhos...!
IV
Nhima
Te ama
No fundo da sua alma
E nunca desanima
Até ao ponto
De te desejar
Aos djugudés!
V
Partiste,
Bem longe
Para nunca mais voltares,
Porque preferes
Que assim
Seja
O teu fim,
Para que Nhima
Não te veja
Metido em droga
Espalhada
No seu(teu)quintal
E que apenas enriquece alguns!
Mas a ti te esmaga
E te tira a vida!
Tu és vítima
Da ganância
Dos grandes
Senhores
Que não valem nada,
Se não for
Esta palha
Que espalha
A desgraça,
A miséria
Nos nossos bairros
E tabancas...!
VI
Só querias
Tirar quarta classe,
O segundo ciclo,
Concluires
O secundário,
E depois,
Um empreguinho,
Para retribuires
Os favores
Dos teus pais
Naquele país...!
VII
Tão cedo,
Partiste,
Não deixaste
Nenhuma semente
E foste
Para outro
Mundo
Desconhecido,
Distante
Por causa do monstro
Do Claustro,
Com enfeite
De vidro...!
VIII
Choro
A tua partida,
Como tanto chorei
A partida
Do meu rei,
Da minha
Rainha,
Aquela senhora
Encantadora,
A pantera,
Dona da bolanha
De Quínara,
De Bolama,
De Nova Sintra...!
IX
Tchuba
Tindji!
Tarde
Ou cedo,
I na chubi,
I na laba
Cara
Di qui sinhora
Qui na tchoraba,
Otcha bu mina
Sing cena
N,na!
X
Ami
Na tchora
Bu falta,
Suma
ku labradur
Ta thora
Falta
Di tchuba!
Suma
Ku poscadur
Tá pera
Maré...!
XI
Na pera
Nhanha
Ku ba
Fonti
Pa tici
Iagu
Pa n,laba
Nha rostu
Inchadu
Di tantu
Tchora
Aonti
Di nuti
Di ka sabi
Na nô tabanca!
Aós, djibai
I ka tem
Na quil bantaba,
Porque ka
Sabi toma
Conta di nô alma...!
XII
Ma Deus
Tem!
N,famara,
"Papu
N,dji,
Ka uithé
Unu ulong!
Ndafauane
Kques!
Nathin
Bathi
Atchi
Naweque"(1)...!
Continua
Brandoa(Amadora, quinta-feira, 03:24), 03/02/2022.
KK(NDO)=FF

Sem comentários:
Enviar um comentário