terça-feira, 16 de abril de 2024

 NENHUM

ALUNO,

EM NENHUM

TURNO...


I


Nenhum 

Aluno,

Em nenhum

Turno,

Em nenhum

Ano,

Fica(ficará ) atrás,

Se, se lhe apraz,

O que em cada dia faz!


II


Em uníssono,

Cantaremos

O hino

Do nosso destino,

Pela nossa vitória,

Pela nossa alegria,

Não é uma questão 

De deitarmos 

Foguetes

Antes

Da ocasião,

Mas, estaremos

Unânimes

Em todos os testes,

Em todos os exames

Nestes

Meses, prestes

A terminar o ano 

Letivo,

A fim de atingirmos

O nosso objetivo:

Passar,

Transitar ...!


III


Não nos deixaremos 

Ir abaixo,

Por qualquer negativa

Que fosse!

Porque temos 

Expetativa,

Acreditaremos

Sempre que é possível

Inverter a situação

De crise 

Ou desfavorável,

Que pensamos

Impossível,

E garantiremos

A nossa transição.


IV


Somos,

Seremos

Determinados

E empenhados

Na realização 

Das nossas tarefas

Escolares,

Em todas

Em etapas,

Trabalhando

Em tudo, 

Com empenho,

Para alcançarmos

O nosso sonho

E assim, agradarmos

A nós mesmos,

Aos nossos Encarregados

De Educação,

Pela atenção,

Acompanhamento,

Pelo seu apoio afetivo

E efetivo

No nosso percurso

Escolar,

No nosso ensino

Aprendizagem.


V


Tudo depende

De nós,

No que der-nos

A nossa sociedade,

Da oportunidade 

Que conceder-nos

A fim de sermos

Bons e futuros

Continuadores

Do amanhã risonho!


VI


Tudo está nas nossas mãos,

Como bons cidadãos,

Continuadores

E defensores

Acérrimos 

Do 25 de Abril,

A garantia

Desse grande 

Legado:

O da Liberdade 

E o da Democracia...!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 02:15), 17 de Abril de 2024.


kKNDO (FF)

 NENHUM ALUNO,

EM NENHUM TURNO...


I


Nenhum aluno,

Em nenhum

Turno

Fica atrás,

Se, se lhe apraz

O que em cada dia faz!


II


Em uníssono,

Cantaremos

O hino

Do nosso destino,

E estaremos

Unânimes

Em todos os testes,

Em todos os exames

Nestes

Meses prestes

A terminar o ano letivo

A fim de atingirmos

O nosso objetivo:

Passar,

Transitar ...!


III


Não nos deixaremos 

Ir abaixo,

Por qualquer negativa

Que fosse!

Acreditaremos

Sempre que é possível

Inverter a situação

Desfavorável,

Que pensamos

Impossível

E garantirmos

A nossa transição.


IV


Somos,

Seremos

Determinados

E empenhados

Na realização 

Das nossas tarefas

Escolares,

Trabalhando 

Com empenho

Para alcançarmos

O nosso sonho

E assim, agradarmos

Os nossos Encarregados

De Educação,

Pela atenção,

Acompanhamento,

Pelo seu apoio afetivo

E efetivo

No nosso percurso

Escolar,

No nosso ensino

Aprendizagem.


V


Tudo depende

De nós,

No que der-nos

A nossa sociedade,

Da oportunidade 

Que conceder-nos

A fim de sermos

Bons e futuros

Continuadores

Do amanhã risonho!


VI


Tudo está nas nossas mãos,

Como bons cidadãos,

Continuadores

E defensores

Acérrimos 

Do 25 de Abril,

A garantia

Desse grande 

Legado 

Da Liberdade 

E da Democracia...!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 002:15), 17 de Abril de 2024.


kKNDO (FF)

 AQUELE QUE AMA

EM DEMASIA,

SE TRAMA

EM CADA DIA.


I


O amor

É o motor

Que nos conduz

Para uma luz

De esplendor,

A êxtase 

Que às vezes, produz

Uma tremenda 

Crise 

Na vida...!


II


Por que não sei

Mais nada 

Fazer

E viver

Com muito

Prazer,

Segundo a lei

Determinada

E deve ser

Escrupulosamente 

Cumprida 

Por cada vivente?!


III


Adianta,

Se acredita,

Viver 

Num belo

Castelo,

Que nem sequer,

Reúne as condições

Mínimas

Para aspirar uma

Habitação simples

Mas condigna?!


IV


A cada momento,

A cada segundo

Ou minuto

Que, mal acordo,

Bem ou mal disposto,

Lembro-me da letra,

Da palavra,

O cerne da minha lavra,

Como a enxada

Bem aguçada,

Afiada

Para rasgar regos

Ou bagos

Nos terrenos

Plenos

Do meu baba,

Do meu papá

Naquela

Bela

Terra

Chamada Quínara.


V


A minha escrita,

A forma 

Daquele que acredita

E ama 

De forma 

Sincera

E verdadeira

Àquela 

"Gazela"

Singela

Para ser a mãe dos meus filhos,

Depois de vários

Trilhos,

Resolvi escolhê-la

Entre muitos murmúrios

Por não ser manjaca,

Da minha origem,

Da minha linhagem,

Pois, ela

Era a única

Dos meus olhos...


VI


Escrevo

Por impulso

Intenso

Que não controlo,

Pois, não existe 

Zelo

De impedi-lo,

De travá-lo

Pois, já é cativo

No meu ser

De viver;

Está arraigado na minha mente,

Ou é um objetivo

De aprendizagem

Como qualquer

Ser,

Qualquer

Homem...


(Continua)


BRANDOA ( terça- feira, 01:25), 16 de abril de 2024.


kKNDO ( FF)

sábado, 13 de abril de 2024

 A CHANCE

QUE NÃO MERECE,

MESMO NA VELHICE.... 


I


Ao relento

Mesmo no leito 

Onde me deito,

Dá -me sempre jeito 

Para escrever um conto

Mesmo de modo 

Bruto,

Mal feito

E inacabado.


II


A noite

E muito longa

Sobretudo 

Quando 

O tempo 

Está muito quente

E queima o nosso corpo 

Até 

Ficar dourado,

Acinzentado,

Enquanto o frio não chega.


III


A cada lance,

É a chance

Que você 

Merece 

Antes de atingir 

A velhice

Preconce 

E conseguir 

O que mais ambiciona,

O que a vida lhe proporciona.


IV


Rogo

A cada amigo,

A cada amiga,

Que siga 

O seu caminho,

O que o seu coração 

E a razão

Desejam,

Ambicionam,

Com muita

Luta

Determinação 

Para cada ocasião,

Para a conquista 

Do seu sonho.


V


Cada 

Poesia 

Minha

Como homem,

É a ordem

Da minha

NHANHA(1),

Em cada 

Dia,

Está associada

Ao amor,

Mesmo com muita dor 

Desde que vá ao encontro

Do que o outro

Almeja,

Deseja.


VI


Nada

Está perdido

Na vida,

Neste mundo,

Desde que tenhamos 

A consciência 

Do que pretendemos,

Por mais difícil

Que seja,

Tornar-se -se á facil

Com a nossa labuta,

Com a nossa luta 

Diária,

Com a nossa teimosia 

E insistência,

Esteja

Onde estiver

A viver

Em qualquer

Comunidade 

Ou sociedade.


VII


A vossa virtude,

A vossa sensibilidade,

A vossa solidariedade,

A vossa humanidade

Na vossa sociedade 

E de para toda a humanidade,

Determina que não desvies 

De séries 

Premissas,

Propósitos,

Que vos fortalecem,

Adubem

E sensibilizem

Como sujeitos

Dispostos

Para ações maravilhosas!


VIII


Todos os seres

Merecem 

ser felizes,

Pelo que devem

Aproveitar

Cada azo

Para cumprir

O prazo,

Para irem

Atrás do prejuízo!!!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 02:18), 14 04/2024


kKNDO (FF)

sexta-feira, 12 de abril de 2024

 SINTO-ME TÃO LEVE

COMO QUEM SERVE...!


I


Ser

Trabalhador,

Servidor

De alguém,

É ter

Menos responsabilidade

E apenas exige a capacidade

De realizar

Convenientemente

A tarefa solicitada,

Pedida 

Da parte

De quem 

Nos pague 

No final de cada mês,

Da parte de quem

Nos entregue

Algo compensador

Do nosso esforço físico

Ou psíquico 

Em vez

De ser 

Nós a fazer

O contrário

Ou assumir esse papel.


II


Por que tenho

Que esperar

Por cada dia,

Para poder 

Escrever 

Uma poesia,

Um poema,

Se o prazer

Vem 

Da alma 

Desse homem

Durante um mês,

Em vez 

De escrever

Sempre que me vier

À cabeça e sempre estiver

Disponível

E  sempre que me é possível

Realizar

Esse desempenho?!


III


A pressão 

Que vem 

Da ambição 

Deste homem,

Do seu coração 

É tanta,

Que até 

Atinge o limite,

A saturação,

Do admissível,

Do provável,

Do possível 

Da capacidade 

Intrínseca

Da individualidade 

E até, 

Peca 

A normalidade

Dos seres humanos

E apenas aceite

Para os divinos,

Os imortais

E não propriamente 

Para os mortais,

Ou seja,

Excede

A expetativa 

Que até 

Podemos admitir,

Que é algo inatingível...


IV


A vida

De um ser,

Não tem sentido,

Se se não estiver

Enquadrado,

Na convivência,

Na existência 

Dos demais

Animais

Racionais,

No prazer

De conviver

Harmoniosamente 

No conjunto

Daqueles que fazem

Parte 

Integrante

Do cosmo,

Do planeta

Onde vive.


V


No dia

Em que sentirmos

Desmotivados

Da realidade 

Onde estamos

Inseridos,

Em que deixarmos

De valorizar,

Dar 

O valor

Ao que é essencial 

E fulcral,

A alegria

De estamos 

Bem integrados 

Na sociedade 

Global,

Plural,

Então, estamos

Completamente 

Perdidos,

Postos fora 

Do sistema

Solar,

Da terra

Onde habitamos.


VI


A minha visão,

Muitas das vezes

Pessimista

No tocante 

À realização

Plena 

Da pessoa humana,

Ou seja,

Quando já não se sente

O prazer

De viver

Intensamente 

Esta vida bela,

Exemplar

E maravilhosa, 

No seio da natureza 

Encantadora,

Cheia de muito amor...


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 00:12), 13 de abril de 2024.


kKNDO (FF)


Para o dia 12/04/2024...

quinta-feira, 11 de abril de 2024

 A TOTAL ENTREGA

NOS FUSTIGA,

NOS CASTIGA 


I


O amor

É a dor,

É o ardor 

Ao  redor,

E o arrebatador 

Que em cada corredor,

Flagela cada pecador

Que não é um sofredor,

Que não é fingidor.


II


A total 

Entrega

É um sinal

De uma praga

Que alguém carrega

E não desprega 

Do que lhe aconchega

Mas que ao mesmo tempo

Suga 

O seu corpo,

A sua mente

Em cada instante.


III


O escravo

Só consegue

Alforria 

Quando o cravo

É entregue

Da livre 

Vontade

Do seu opressor,

Do seu ditador,

A liberdade,

A alegria

De viver 

Como um ser

Livre,

Sem medo do sabre,

Do enxofre.


IV


O amor

Verdadeiro,

Puro

É transparente,

Como a água 

Que bebemos

É rubro,

E vermelho

Como o cravo

De do Vinte e. Cinco

De Abril,

Tão alegre,

Livre

E nobre.


V


Inspirado,

NDO,

Desde que veio

Ao mundo

Nunca pensou num 

Outro 

Meio,

Senão,

O encontro

De um amor 

Verdadeiro,

Puro,

Singelo,

Branco,

Transparente

Como o gelo 

Que vinha da água

De Kung(1),

Fonte de Canchungo,

Onde cresci,

Onde passei

Toda a minha adolescência,

E início 

Da juventude,

Da minha puberdade,

Com muita humildade 

E muita elegância.


VI


Levo 

A vida

De entrega 

Total,

A saga 

De um coração 

Cheio 

De inspiração

Um escravo 

Da seda

De Índia

Ou da gazela

Daquela 

Sanzala

De São João,

Onde vigio

O seu pastoreio

Para que vivam em tranquilidade 

E liberdade!


1. Fontanário.


(Continua)


BRANDOA, sexta feira, 12/04/2024.


kKNDO (FF)

quarta-feira, 10 de abril de 2024

 A SENHORA

QUE NOS SALVARA

OUTRORA,

SERÁ 

A MESMA QUE NOS ABANDONARÁ...


I


A senhora

Que nos salvara 

Outrora,

Será 

A mesma que nos abandonará,

Dispensando 

O nosso amor,

Quando

Tudo,

Estiver a seu favor,

Uma coisa

Ou vice-versa...


II


A fragilidade

Do ser 

Humano,

É aproveitada

Por

Outro

Ser,

Para conseguir

Dividendos,

Como por 

Exemplo,

Estar ao nosso dispor

Com muitos engodos 

E carinhos,

Como sinónimo

De amor 

Puro

E verdadeiro,

Quando, 

Na realidade,

Estando a fingir;

Tapa

A cara

Com uma máscara,

Trepa 

A montanha

Que o outro adivinha

Ser

O extremo

Do esforço humano,

Um engano,

Que eu falo,

Que eu digo,

Querido

Amigo,

Um dolo,

Porque no jogo,

Procura-se marcar golo,

Como a premissa 

Que compensa

A (nossa) vida...


III


Na vida,

Aprende-se 

A viver

O que não se

Ensina

Nos bancos da escola;

Se treina

Ao longo da vida,

Ou seja, uma aprendizagem

Contínua,

Na rua,

Descobre-se

Fora,

O que é a verdade

E o que é a mentira;

A pesagem

Da nossa sabedoria

Ou  da  nossa ignorância

 Sobre a realidade

Verídica,

Transparente

E não opaca,

Tudo evidente ...


IV


Cada um,

Cada qual,

Tira as ilações 

Consoante

OI seu entendimento,

Conforme o seu conhecimento,

Sem prejuízo nenhum,

Tal

E qual

A sua análise

Factual,

Pessoal,

Individual...


V


O que importa,

É que cada um,

Sem precipitação 

Se comporta

Sem arrependimento 

De cada ato 

Feito

Em lado algum

E que tudo

Beneficie

 Os inocentes,

Que não os prejudique

Os ausentes

Por cada contratante,

Assinante

Do contrato,

Do acordo

Estabelecido,

Assinado

E rubricado

Por ambas as partes.


VI


Para um entendedor,

Meia palavra basta,

Chega,

Querendo

Com isso dizer,

Que não lesem 

As crianças,

Agentes indefesas...!!!

terça-feira, 9 de abril de 2024

 (Prometi uma poesia

Em cada dia

Neste mês fértil

De Abril)...




QUANDO CRESCERES,

QUANDO FORES

GRANDE,

NÃO TE ESQUEÇAS

DE TER HUMANIDADES

PARA COM AS CRIANÇAS!



I


O sono 

Noturno

É tão taciturno

Quando nos deixa em abandono

Sem dono,

Sem pleno

Contorno

Digno

De júbilo

Tranquilo 

De um menino

Que tem cada plano

Por cada mês do ano.


II


Na tua viagem

Com veleidade

E coragem,

Da vontade

Que te acompanha

Com uma senha

Que te dá acesso

A cada sucesso

No teu curso,

No teu projeto airoso

E grandioso

Que te torne um senhor

Do amor

Ao redor

E em cada lado,

Em cada paragem 

Do mundo...


III


Eu acredito,

Sinto 

Que tu podes 

Voar com o vento,

E parares

Em qualquer

Lugar,

Sem quaisquer dificuldades,

Devagar

E devagarinho,

Até atingires

O teu sonho,

Consoante o teu projeto,

O teu desiderato!


IV


O jovem,

Homem,

Com a seiva 

Nova

A circular por todo 

O corpo,

Enquanto tempo,

Num dado

Período,

Deve ter ambição 

Nesta circulação 

Do sangue

Por todo 

O organismo 

A um ritmo

Contagiante

Em cada instante

Que ainda o persegue

Com toda a vivacidade

E intensidade!!!


V


Eu tenho

O orgulho 

No trabalho

Que cada vez mais,

Cada jovem

Como pajem,

Vai realizando

Com mais empenho,

O trilho

E não ao atalho,

Que vai seguindo,

Com muito ânimo 

E entusiasmo,

A realização 

E a concretização 

O que vai definindo,

A fim ser

Um ser

Muito feliz!


VI


Estou certo

E muito

Convicto,

Com o alento

Que cada

Jovem traz

Atrás,

Indo a frente

Com a mente 

Ciente

Da vitória

Que o deixará radiante

Na conquista

De algo muito importante

Na sua vida

E com muita alegria...



(Continua)


Brandoa (00:05, quarta-feira), 10/04/2024.


kKNDO ( FF)


 QUANDO CRESCERES,

QUANDO FORES

GRANDE,

NÃO TE ESQUEÇAS

DE TER HUMANIDADES

PARA COM AS CRIANCAS!

domingo, 7 de abril de 2024

 Prometi

Uma poesia

Em cada dia

Neste mês fértil

De Abril)...


Só NÃO TEM 

ORGULHO,

AQUELE

QUE 

NÃO É BOM FILHO...


I


Só não tem

Orgulho,

Aquele que não tem

Boa origem,

E não é um bom filho...


II


Àquele que descende

De uma boa comunidade,

Traz consigo,

No seu umbigo,

A dica

De uma boa ética,

Bons princípios

E não vícios...


II


Aquele que vem

De boa linhagem,

Que tem

Boa descendência,

Porta-se pela descência,

Porque teve bons principios

E não vícios...


III


Normalmente

Aquele que tem 

A boa origem,

Vem

Da linhagem,

Da proveniência,

Da descendência

De uma família

De referência;

Tem

Tendência

A revelar-se com um bom  filho,

Se porta com muita descência,

Patenteia

O seu orgulho,

Tem vergonha

Na cara

E nunca usa máscara

Que se desdenha.


IV


O suporte 

Familiar,

É essencial,

É crucial,

É a fonte

Do respeito,

Da honra

Que demonstra

O bom comportamento

Em qualquer instante

Na comunidade

Ou na sociedade

Global.


V


A capa,

A chapa

Inicial

É fundamental

E repercute-se,

Reproduz-se

No entendimento,

No relacionamento 

Cordial,

E no respeito

Especial

Com os irmãos,

E com os concidadãos

Em(no) geral.


VI


A honradez,

Se fez

Com muita polidez

De vez

Em vez,

E nunca o revés

Ou através

Da estupidez,

Como a bravura

Da criatura

No seio,

No meio

Da sociedade

Com muita dignidade

E respeitabilidade

E quem sabe,

Talvez

Na atual juventude...


VII


Aos jovens

Homens,

Um conselho

Como(De um) velho,

Com muita experiência

E perícia,

Porque a" experiência

É o pente 

Dos carecas"!

Ponham na prática

Esta minha humilde dica,

Em virtude

De poucas

Épocas

De labuta

E luta

Constante.


ViII


Para finalizar,

Quero pedir

Desculpas,

Se feri algumas susceptibilidades,

De algumas 

Personalidades,

Pois, a minha intenção

Não foi de(a) gozar,

Pela pureza do meu coração,

Pois, nem todos tiveram

A feliz ocasião,

De beneficiar 

Ambientes

Propícios

De bons princípios

Em termos económicos,

Éticos,

Morais,

Sociais

Nos agregados

Familiares

A eles pertencentes.


Feliz segunda-feira,

O" bombar",


O retomar

Das atividades!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 02:39), 08 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

 Mãe,

Mulher,

Ser,

Tudo em ti,

De tudo 

o que também senti!


Como mãe,

Como mulher,

Cada uma

Que ama

Que estima,

Sempre estimará,

Amará 

Eternamente,

Incondicionalmente!


Que a força,

Nunca 

Se esgota,

Porque cada dia

Brota

A alegria

Da família

Que  "Lenuca"

Deixou,

Legou 

A ti, 

Mãe,

A ti,

Mulher!

Cada uma 

A ele, glorifica,

Com muita 

Esperança,

Que cada

Uma,

Intervém,

Vem

E tem

Muita coragem!


Não existem

Palavras para descrever

Esse ser,

Esse homem

Indescritível,

Imbatível,

Simples e humilde,

Que a sua amizade

Nos invade,

Logo na primeira amizade!


Me associo

A esse vazio,

 A esse silêncio

Que apodera os vossos corações 

Hoje,

Não tão longe,

Decorridos apenas três 

Meses,

Esses tristes

Apagões 

Nas frontes

E semblantes

De vós e de muitas gentes!!!


Ao "Lenuca",

Fica 

A lembrança

De um bom filho

Com todo o orgulho,

Sobretudo,

Quando 

Nós, ainda

Beneficiavamos da sua presença 

Fisica

Na vida!


A vós,

Peço -vos

Coragem,

Como mãe e como mulher,

E que a imagem

Dele esteja no paraíso

E que tenha

Um eterno,

Tenha

Um bom descanso,

No mundo divino!!!

 Mãe,

Mulher,

Ser,

Tudo em ti,

De tudo 

o que também senti!


Como mãe,

Como mulher,

Cada uma

Que ama

Que estima,

Sempre estimará,

Amará 

Eternamente,

Incondicionalmente!


Que a força,

Nunca 

Se esgota,

Porque cada dia

Brota

A alegria

Da família

Que  "Lenuca"

Deixou,

Legou 

A ti, 

Mãe,

A ti,

Mulher!

Cada uma a ele, glorifica

Com muita 

Esperança

Que cada

Uma,

Intervém,

Vem

E tem

Muita coragem!


Não existem

Palavras para descrever

Esse ser,

Esse homem

Indescritível,

Imbatível,

Simples e humilde,

Que sua amizade

Nos invade,

Logo na primeira amizade!


Me associo

A esse vazio,

 A esse silêncio

Que apodera os vossos corações 

Hoje,

Não tão longe,

Esses tristes

Apagões 

Nas frontes

E semblantes

De vós e de muitas gentes!!!


Ao "Lenuca",

Fica 

A lembrança

De um bom filho

Com todo o orgulho,

Sobretudo,

Quando 

Nós ainda

Beneficiavamos da sua presença 

Fisica

Na vida!


A vós,

Peço -vos

Coragem,

Como mãe e como mulher,

E que a imagem

Dele esteja no paraíso

E que tenha

Um eterno,

Tenha

Um bom descanso,

No mundo divino!!!


07 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

 O ATO

DE BRAVURA

É A PALAVRA,

O SENTIMENTO


I


O ato 

De bravura,

É a palavra,

O fomento

Do conhecimento

Para cada criatura.


II


Quanto

Mais culto

For 

O conhecimento

Da pessoa,

Mais boa

Mais trégua

Encontra em si mesmo,

Mais voa,

Mesmo estando

Andando

À pé,

Mais fé 

Tem

Como alguém,

No seu desenvolvimento

Como sujeito

Capaz

E no que diariamente

Faz,

Mais amor

Para com  seu semelhante,

Mais solidário

Ao contrário

Do que em princípio

Se julga,

Se pensa

Que apenas se realiza

O que joga

No seu seu individualismo,

Como egoísmo,

Se esquecendo 

Do altruísmo.


III


Outro

Existe,

Vive

De alguém

Com que se vá ao seu encontro,

Para ser mais forte,

Porque a união,

É a razão

Da existência

Terrena

Da pessoa humana

E não apenas o fator

Da sobrevivência

No seu interior

Como algo que o promove

Como individualidade

Na sociedade.


IV


Escrevo

Como objetivo

Pelo qual vivo,

Atrevo,

Sirvo

De modo ativo,

Como um bravo

Num dado povo

Em que me curvo,

Em cada luta que travo

E não me louvo.


V


Escrevo

Por prazer,

Por ambição

Do meu coração,

Em aprender

Cada vez mais

Com os demais,

Sobretudo

No campo 

Literário

Dos que se destacaram

Nesse mistério,

Bem como o testemunho

Do meu grande sonho

Em seguir os que atingiram

O topo.


VI


Não é uma questão

De vaidade 

Esta minha ambição,

Nem tão pouco

Atingir a notariedade

Como um louco

Que não mede 

Os passos

Para conseguir sucessos,

Uma loucura,

Uma aventura

Para se exibir.


VII


Escrever,

E cada vez aprender

Os meandros

Da escrita,

Da literatura,

Os centros

Nevrálgicos

De cada poeta,

Os loucos

Que nos embalam

Nos falam

E nos encantam

Das suas peregrinações,

Nas suas viagens

Pelas nações,

Mesmo sem sair

Da sua pátria.


VIII


O amor,

É o clamor

Do esplendor

Do interior

Para o exterior.

Um corredor

Que nos faz um lutador

Pelas causas nobres,

Não apenas pelas mulheres,

Mas para algo mais vasto,

Mais amplo,

Mais lato

Em cada 

Ciclo,

Em cada templo...!


(Continua)


Brandoa( domingo, 01:23), 07 de abril de abril de 2024.


kKNDO (FF )

sexta-feira, 5 de abril de 2024

 O TEMPO...

... LIMPO...



I


O tempo

Que cada vez

NUM MÊS,

LIMPO

TANTAS  vezes

As lágrimas

Na minha cara,

Ao ver tantas almas,

Tantas vidas

Perdidas,

Ceifadas

Pelas armas,

De  gentes

Inocentes,

De crianças 

Que não têm esperanças

De sobreviver

Menos de um mês

Ou pouco mais,

Devido a ganância

Que lança

Os políticos,,

Os loucos

A praticarem 

Atos

De barbaridades

Contra imensas comunidades,

Destruindo casas,

Edifícios

Públicos,

Como hospitais,

Escolares

Lares

De idosos

E outras localidades,

A fim de alimentarem

O seu poder,

Ignorando

Os sofrimentos

De populações,

Aniquilando

Os seus anseios,

As suas aspirações

Legítimas

De sobrevivência

Com alegria

E paz!!!


II


Por que não se servem

Da sua oratória,

Da sua eloquência,

Da sua diplomacia

Para fazerem

Valer as suas posições 

As suas convicções 

E demonstrarem

As suas razões...?!


III


Por que tanto 

Ódio,

Que conduz 

Ao horror,

Ao genocídio,

Que induz

Ao sofrimento

Querendo dizimar

Toda as populações,

Todas as nações,

Em vez de implantar,

Fomentar 

O amor,

Que traz

A paz,

A convivência

Pacífica,

Benéfica,

Que acabe 

Com o mal

É dê

 O Sinal 

À permuta recíproca

Para o sucesso

E o progresso

Para todos?!


IV


O soldado

Cada um

No seu jejum

E no final do dia,

Antes de "ccrtar" jejum,

Lava as suas mãos

Sujas,

Imundas,

Para tomar a primeira

Refeição

Do dia .

E depois? O que faz 

A seguir, depois do repouso?

Volta a pegar

Na arma para ir 

Combater o inimigo

(caso não haja trégua

Nesse interregno)???!


IV


Esse o desígnio

Do Allah

Ou do demónio?!

Apenas, perguntei

Pela minha inocência!


V


Está é a minha humilde

Reflexão

Sobre a guerra

Israelo-palestina,

Exclusivamente 

O meu ponto de vista,

Como um pensante

E não como um passivo vivente,

Mas sim, com a sua própria cabeça,

Com a sua sentença.


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 04:10), 06 de abril de 2024.


kKNDO (FF)

quinta-feira, 4 de abril de 2024

 A AMEAÇA

É A CONFIANÇA

NO USO DA FORÇA,

PARA PROVOCAR DESGRAÇA...!


I


É muito difícil

Compreender

A mente

Humana,

O comportamento

Do ser

Humano

No seu relacionamento

Com os demais

Seres

No contexto

Global

E internacional

E, sobretudo,

Com ameaças

De armas

Nucleares.


II


O "Bom Selvagem"

De Jean Jacques Rousseau,

Tem o álibi

Para se comportar

Selvática e barbaramente

Como não tivesse

Nenhum pingo

De sentimento,

No que diz respeito

Ao um amigo,

Ao seu semelhante?!

De nada

Percebo

E percebi

Desta vida

Sem coração,

Sem alma,

Sem perdão!

Um autêntico

Enigma!

Cada

Um, vivendo como um louco,

Como um lobo!!!


III


A loucura,

A iminência

Da Terceira

Guerra 

Mundial,

Que inicia

Com o apoio

Da Inteligência

Artificial,

O esteio

Do mundo atual.

É uma evidência,

Ou será

Algo de conjuntura?!!!


IV


Esta é uma reflexão

Sobre a Páscoa,

Sobre o Ramadão,

Momentos em que se perdoa,

Em que deve haver

Perdão,

Do ser

Para o outro ser...!!!


V


A Humanidade,

Desprende

Em todos

Os Manicómios,

Todos 

Os loucos,

Todos 

Os malucos?!!!


(Continua)


Brandoa( sexta-feira)

01:16), 05 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

 A AMEAÇA

É A CONFIANÇA

NO USO DA FORÇA,

PARA PROVOCAR DESGRAÇA...!


I


É muito difícil

Compreende

A mente

Humana,

O comportamento

Do ser

Humano

No seu relacionamento

Com os demais

Seres

No contexto

Global

E internacional

E, sobretudo,,

Com ameaças

De armas

De armas

Nucleares.


II


O "Bom Selvagem"

De Jean Jacques Rousseau,

Tem o álibi

Para se comportar

Selvática e barbaramente

Como não tivesse

Nenhum pingo

De sentimento

No que diz respeito

Ao um amigo,

Ao seu semelhante?!

De nada

Percebo

E percebi

Desta vida

Sem coração,

Sem alma,

Sem perdão?!

Um autêntico

Enigma!

Cada

Um, vivendo como um louco,

Como um lobo!!!


III


A loucura,

A iminência

Da Terceira

Guerra 

Mundial,

Que inicia

Com o apoio

Da Inteligência

Artificial,

O esteio

Do mundo atual.

É uma evidência,

Ou será

Algo de conjuntura?!!!


IV


Esta é uma reflexão

Sobre a Páscoa,

Sobre o Ramadão,

Momentos em que se perdoa,

Em que deve haver

Perdão,

De ser

Para o outro ser...!!!


V


A Humanidade,

Desprende

Em todos

Os Manicómios,

Todos 

Os loucos,

Todos 

Os malucos?!!!


(Continua)


Brandoa( sexta-feira)

01:16), 05 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

quarta-feira, 3 de abril de 2024

 OS DIREITOS E DEVERES

DOS SERES...


I


A existência

Humana 

É uma boa notícia.

Nos abona

Enquanto

A vivência

Nos proporciona,

Nós, os seres,

A cumprir os nossos

Direitos e deveres

Em todos os passos,

De forma digna

Humana.


II


Tenhais

Confiança

Em vós mesmos!

Dignos

Seguir

Os rumos

Traçados!

Sejais

Determinados

E empenhados,

Com a esperança,

Mesmo os espinhos,

Em atingir

Os vossos sonhos!


III


A vida 

É uma grande escola,

Uma montanha

Em que se escala,

Subida

E descida,

Queda 

Constante na caminhada.

Uma aprendizagem

Que se faz com coragem,

Resiliência,

Resistência

E nunca

Desistência.

Algo que nunca

Nos deixa vence,

Senão, até

A morte,

Senão até

Morrer!!!


IV


Dignamo-nos

Em nós

Próprios,

Nos

Nossos brios,

Nos nossos amores,

Nos nossos valores!!!


V


Nunca

Deixaremos

Empinar 

A cabeça,

A cara,

Mesmo com desdém!

Nunca

Aceitaremos

Ser"Zé ninguém"!!!


VI

Cumpramos,

Honremos

Os nossos compromissos,

Em todos os passos,

Paulatinamente

E dignamente!!!


(Continua)


Alfornelos (quinta-feira, 13:20), 04/04/2024.


kKNDO

( FF)

terça-feira, 2 de abril de 2024

 ABRIL

FABRIL


I


O VINTE

DE CINCO

DE ABRIL,

Foi fabril

De um Portugal

Plural,

De um Portugal

Democrático,

De um Portugal

Responsável e crítico,

Ciente

De um caminho

Direto a um sonho,

Traçando um plano,

Do seu próprio destino

E a participação

Do poder da maioria,

Com a aceitação

Da minoria,

Isto é, que não lhe seja hostil


II


Um Abril

Abrangente

A toda a gente

De bem,

Que aceite

A pluralidade 

De opiniões

Das populações,

De sociedade

Na sua globalidade

O bem 

Comum

E de cada um ...


III


Ó Abril,

Seja amigo,

Ouve

Um grito juvenil,

Ouve

As suas preocupações,

Atende

As suas aspirações,

Os seus anseios

Diários

E que nos seus caminhos,

Encontrem os seus sonhos,

Que cada um

Encontre

O seu emprego,

A sua habitação,

A sua satisfação,

Cada um,

Como cidadão

De pleno 

Direito

Que a Constituição

Lhe confere como

Um  

Ser humano

No seu sentido lato...!


IV


Falo de um Vinte 

E Cinco

De Abril

De pessoas,

De boas 

Práticas,

Que beneficie o ser

Humano,

Para que possa viver

Com dignidade,

Cumprindo

As regras

Democráticas,

Respeitando 

Os princípios

Humanitários;

Falo

De Abril concreto,

Não abstrato...


V


Em cada dia,

Neste mês de ABRIL,

Vou escrever

Com muito prazer

Uma poesia,

Um poema

Que vá a alma

De cada pessoa

Em Lisboa,

Na Brandoa

E do Portugal

Inteiro 

E que traga a alegria,

A satisfação

Ao coração,

Cumprindo assim,

Para sempre,

Os desígnios 

De ABRIL...


VI


Um Abril

Que nos abriu

Para outros horizontes,

Permitindo

Mentes 

Alegres e brilhantes,

Abertas 

Às outras órbitas;

Um Abril

Que baniu

E aboliu 

O medo,

A angústia,

Dando 

Um espírito

Cauto,

Audaz,

Capaz

De indagar o futuro

Por parte de cada vindouro...



Obs: o contributo

Do amigo assíduo, é gratificante 

E aceite

Com muito

Mérito.


ABRIL

POR

PORTUGAL!


(Continua)


Brandoa(quarta-feira, 00:10), 03 de Abril de 2024.


kKNDO

(FF)

 DESCENDRE

AUX CONSEILS DU MAÎTRE....!


I


Aos pintores,

Aos escritores,

Aos artistas,

Aos poetas,

Peço

As minhas

Sinceras

E deveras

Desculpas

Pelo que faço

Em cada dia,

Pela minha ousadia,

Pela minha audácia,

Diria

Mesmo, pelo meu atrevimento

Em tentar 

Imitar-vos,

Ao tentar

Seguir-vos...!


II


Descendre

Pour les meieurs

Conseils 

De nos maîtres,

De notre

Mère,

De notre

Père

Ou de notre

Grand frére,

De notre

Grande soeur,

Jusq,á maîtrese

Des écoles,

De nos professeurs!

C,est tout

Ce que j,ai à sugérer

À chaque

Jeune,

À chaque

Femme,

À chaque

Homme

Dans sa vie!


III


Je vous confesse

Au find

Du mon coeur,

Sans vous,

Je ne suis rien

De tout que existe

Dans ce monde!


IV


Bon

Repos,

Bonne 

Chance,

Bonne

Santé

Et le bonheur!!!


(Continua)


Brandoa, Alfornelos( terça- feira,14:45), 02 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)

segunda-feira, 1 de abril de 2024

 VÁ, FIRME

E NÃO TREMA

QUALQUER PROBLEMA ,

QUALQUER NEGRUME!


I


Vá firme

E não trema,

Não durma

Perante

Qualquer problema,

Qualquer negrume!

Não hesite

E vá sempre em frente,

Porque é muito forte.


II


O derrube 

Do salazarismo,

Coube

Aos valorosos

E gloriosos

Capitães

De Abril

Quando na madrugada

Do dia 

Vinte

E cinco

De abril

De 1974,

Rasgaram,

Apagaram

As nuvens

Que escondiam,

Repudiavam,

Espizinhavam 

E reprimiam,

Com abusos

Os corpos

E mentes de homens

Nos calabouços

De Peniches,

Do Tarrafal,

De Tite,

De Caxias,

De  Djiu das Galinhas,

De São Tomé, etc...!


III


Assim,

Começava o fim

Do regime

Ditatorial,

O negrume

Do Antigo Regime,

O regime colonial,

Caduco,

Retrógrado,

Repressivo 

Ao povo,

Que um dia,

O cravo

Saudou,

Libertou

E trouxe alegria!!!


IV


Poesia

Intmitista

Que presta

Homenagem

A cada ser,

A cada homem,

A cada mulher

Desse período

Do medo

E do terror

À toda dimensão

A toda população

Da metrópole

E de cada colónia 

Que dominava

Com mão de ferro,

Ruiu

E a democracia

Se instituiu,

Que exorta

Cada homem

Ou cada mulher

Para se manter

Firme 

No seu leme,

Seja qual for

O desdém,

Continuar

A acreditar

E ter 

Muito amor.


V


As madrugadas

Seguiram 

Muitas

Outras 

Madrugadas,

Seguiram 

As suas pisadas,

Até a última madrugada

Dourada

Daquela década!


VI


Vivamos

Esperançados

Pele fé

E esperança,

Terminados

E com afincos,

Pois, tudo tem o seu fim,

Nada é eterno!


(Continua)


Brandoa( 08:13, segunda-feira), 01 de abril de 2024.


kKNDO

(FF)