quarta-feira, 30 de março de 2022

 O CONVITE

A UM BOM APETITE...


I

Mesmo mergulhado

No fundo

Do mar,

Continuo a chamar

Aquela

"Donzela"

Que o meu coração

Escolheu como opção

Para amar,

Viver

E ser

Feliz

Em qualquer

País!


II


Outro

Complemento

Que eu encontro

E sinto

Para esse desiderato

E esse objetivo

Pelo que vivo,

É a alegria

Da família

Em cada dia,

Apesar da distância

Que, às vezes, 

Esvazia

Esta(essa) folia.


III


Na minha mente,

Surge constantemente,

Espontaneamente,

Repentinamente,

Um convite

Para um bom apetite,

O deleite

Da(para) escrita

Galopante,

Que me transporta

Para um outro horizonte,

Para um mundo

Totalmente

Desconhecido...


IV


Às vezes,

A caminhar,

Como a sonhar,

Ouço(oiço) as vozes,

Alguém a testemunhar

As tréguas/pazes

Acordadas/feitas pelos rapazes

Das várias tribos

Da minha terra,

Ignorando as incitações dos "chibos"

À guerra.


V


A escrita

Já não me espanta,

Pelo contrário,

Me incita;

É algo incendiário

À reflexão

E à imaginação.


VI


Eu me liberto

Do tributo

Devido

Em relação ao crédito

Contraído

Para o conhecimento 

Parcial,

Ou global

Do mundo

Onde estou vivendo,

Onde estou inserido.


(Por concluir)


PATAMEIRAS ( ODIVELAS, QUINTA-FEIRA, 11H30 MINUTOS), 30 DE MARÇO DE 2017.


                                     KK(NDO)

 SE

LÊ,

QUANDO NÃO SE

ESCREVE...


 A POESIA, 

A FANTASIA 

OU A TERAPIA?


I

              

Um vício,

Esse ofício

Da escrita

Que me tenta,

Que me incita

A experiementar

O bem-estar

Na caminhada

Da vida, 

Filho

Cheio de orgulho,

Por ter vivido da bolanha

Da minha 

Querida 

Nhanha,

Algures

Naqueles lugares!


II


Tenho saudade

Da escrita

Que elevava,

A minha auto-estima

Em cada dificuldade

Que me batia a porta,

Em cada contrariedade

Que esbarrava

O meu

Eu,

Mas que sempre teima!


III


Hoje,

Longe

Desse desejo,

Aqui tão perto

Do Tejo,

Resisto

À enfermidade

Que impede

A minha mobilidade

Há mais de três

Meses

Afastando-me deste  espaço

Predileto,

Que apelidei de laço!


IV

Lugares

Tão recônditos

Onde os meus antepassados

Construiram os seus humildes lares,

Legando-nos os conhecimentos

Relacionados 

Com a sua história,

Com a sua vivência,

Como por exemplo,

kantoma,

Bolama,

Quínara,

Nova Sintra;

Cada uma, um símbolo

De resistência

Contra 

A ocupação estrangeira


V


Tenho saudades

De outros tempos

Que nunca mais voltam!

Tenho saudades

Dos lugares,

De "djambarés",

Onde tudo 

Se entroncava

E onde tudo

Se desenhava!

As amizades

Dos campos

Onde se contavam

E ainda se contam

As bravuras

Nas sombras

De humildades,

Sinceridades 

E de tudo!

Lá se lavravam

Mancarra, 

Feijão, inhambe, abóbora,

Etc!


VI


Lá ,

Na Lala,

Onde cresci

E vivi 

Por pouco tempo,

Pois, fui levado 

Para o outro lado,

Porque se temia

A  inércia

Do meu corpo,

Ou desejando 

Fertilizar a minha mente,

Ou se tentava evitar a minha morte.


VII


A poesia,

Como alguém dizia,

É como uma terapia

Que alivia

A nossa dor,

Aumenta o nosso amor

Connosco próprios,

Nos desvia

De maus vícios,

Nos eleva  para lugqares

Altos ou altares.

A escrita

É a ponta

Que me incita

A ter uma visão otimista

Da realidade

Que nos circunscreve,

Da humanidade

Onde se vive.

 O AMOR

SEM  TEMOR...


I

Quando

O tambor

Emite

O  som e o rumor

De uma paixão,

De um coração

Totalmente

Condenado

A um amor

Profundo,

É sinal

De algo

Divinal

A aparecer

No âmago

De um ser.


 II


O amor,

Seja qual

For,

Divinal,

Existencial,

Paternal

Ou carnal,

Tem sempre um substrato

Sentimental

E deve ser um factor

Que assenta no entendimento,

Na compreensão

No ato

Da tomada

De cada

Decisão,

Sem embuste

E sem temor

De cada

Parte.


(To be continued)


PATAMEIRAS(ODIVELAS, TERÇA-FEIRA, 12 HORAS), 28 DE MARÇO DE 2017.


                                         KK(NDO)

 AS NUVENS

QUE COBREM OS HOMENS,

SÃO BRANCAS

E OPACAS


I


No ar

A voar,

Pude

Observar

Onde

Se esconde

A beleza

Da Natureza!


II


Ao visitar

E ao avistar

A Terra

Da sua Majestade,

A Inglaterra,

Senti um grande

À vontade,

Algo

Estranho

E mesquinho

QUE invade

O interior

Do meu estômago,

Vindo do exterior.


III


Perplexo

Perante

O gigante

E complexo

Universo,

Me submerso

No gozo

Imenso

Do pedaço,

Sobretudo,

Quando

Me aproximo

No cimo

Do Céu !


(Continua)


THE CLODS

WHICH COVER MEN,

THE ARE ARE WHITE

AND OPAQUE


I


Up in the air

Flying,

I was able to

Watch

At where

Hide

The beauty

From nature!

                   

II


To visit

And when sighting

The land

Of His Majesty,

England,

I felt a great

Make yourself comfortable,

Something

Weird

It's mean

What invades

Inside

From my stomach,

Coming from abroad.


III


Puzzled

Towards

The giant

And complex

Universe,

I submerged

I do not enjoy

Immense

From the piece,

About everything,

When

I approach

at the top

From the sky !


(To be continued)


Between Lisbon

And London,

03/29/2018.


                       NDO

domingo, 27 de março de 2022

 NA 

ARENA

QUOTIDIANA


I


For once

However,

I go back to the origin,

The source,

The inspiration

Human

Of that

Beautiful

Girl

African

Genuine...


II

 A recordar,

Quando não consigo

Ou posso

Dar:


A TURBULÊNCIA 

DA NOSSA EXISTÊNCIA,

EIS A PANDEMIA,

QUE PRIVA A NOSSA  ACALMIA...


I


A nossa oração,

Quase que uma obrigação,

Em cada aurora,

Em cada hora,

Em cada momento,

Em cada minuto

Ou em cada segundo 

Deste mundo, 

Em cada dia

Tem a ver com a pandemia:

"

Livrai-nos,

Senhor,

Dessa praga,

Que propaga

E dizima

Cada alma

Inocente 

Em toda a parte ".


II


Caminhar,

É o sonhar

Que o dia

De amanhã, 

Tem de ser sonho

Em cada ninho, 

Algo que venha,

Que nos afasta da melancolia,

E que a família, 

Se livre dessa pandemia 

Que atrofia 

O destino 

Do próprio humano, 

No seu ganho...   


III


Não achem 

Que estou a brincar

Com coisas sérias.

Só quero 

Que não se desanimem

E fechem 

A vossa esperança,

Mesmo com esta desgraça,

Acreditem

No futuro 

Que traga coisas 

Maravilhosas...                      


(POR DESENVOLVER)


                                28-03-2020

                                                    NDO

 NDO

EM PESSOA...!


I


Não era

O que tu

Querias 

Ser

Em Pessoa

E que tu 

Virias

Viver

Naquela era

Que dita

E entoa

A nota 

Da música 

Da época...!


II


Os seres

Ambiciosos,

Desejosos

De seguir,

Atingir

Os seus calcanhares, 

Para dirimir

Os seus defeitos

Como incautos,

Esbarram-se nos caminhos

Dos seus sonhos...!


III


Seguir-te,

É suicidar-se precocemente

Ou,  afoitamente,

Encaminhar-se por um destino 

Benigno

Ou maligno,

Que é o fio

Próprio 

Do ser humano...!


III


Uma feliz

Páscoa

Para cada Pessoa

Que ama,

Estima

E também perdoa

Como sujeito

Com virtude e defeito,

Sobretudo

Neste período 

De confinamento,

Em qualquer país!


(Por concluir)


Ama(adora)dora, domingo, 13:38), 28 de março de 2021.


             KK YOIÓ (NDO)

 ,

m

n...mmmm

m..


..




DEPOIS DE UM DIA 

COMO BEBÉ,

RECEBE 

UMA POESIA ...


I


Todos os dias, apreciando 

A beleza

Do teu corpo

Que me fascina,

Que me domina

A todo tempo ,

A tua formosura!

Te amo e te amarei

Te cuidando,

Como o rei

No zelo

Do seu castelo,

Do seu palácio, 

O seu refúgio!


II



NDO 

Condenado,

Pela loucura

Por

Amor

Por uma

Ctiatura

Ou,  que apenas ama, 

Uma 

Outra!


27-02-2022.


FEFE


.

.

 BISSILON(BISLON)

KU POLON

DI NHA TERRA

TCHORA !


I


O protesto,

O grito

Bem alto 

Contra os malfeitores

Das árvores,

Àqueles

Que devastam p nosso "mato",

'Roubando"

Às nossas populações,

Comprometendo

Às futuras gerações

Da nossa terra,

Aquela terra

De "sabura"!


II


Ainda bem que continua haver

Àqueles que não se calam,

Àqueles que não se resignam,

Sobretudo os cantores,

E denunciam

Os infratores,

Os predadores

Sem escrúpulo

No nosso solo.


III


Neste dia

De Páscoa,

O dia

Em que se perdoa

Àquele(a) que nos deu uma mágoa

Envio uma mensagem

De homenagem

A estes homens(mulheres) de coragem,

A estes heróis(heroínas)

De hoje,

Que não são dois,

Mas muitos;

São artistas,

São poetas

Que não usam armas

Para fazer

Verter

As lágrimas

Do nosso povo 

Porque o seu objetivo

É outro:

O SEU FUTURO

PRÓSPERO! 


POVOA DE SANTO ADRIÃO (DOMINGO, 13H 27 MINUTOS), 27 DE MARÇO DE  2016.


               KANKAMBALL (NDO)

 A VONTADE

DE UNS POUCOS

LOUCOS,

NÃO PODE

IMPERAR SOBRE 

A TOTALIDADE

DA SOCIEDADE ...!


I


As palavras 

São raras,

Nos momentos

Em que todos

Estão aflitos,

Em que todos,

Estão preocupados 

Com o mais precioso

E delicioso 

Que existe 

Na face 

Do planeta

Terra em que se habita,

Na humanidade :

A saúde!


II


Tenhamos forças 

E coragem

Na luta contra esta pandemia, 

Que semeia

O medo 

Nos semblantes

De todos os habitantes,

Deste nosso mundo 

E roguemos ao Criador,

Que elimine este horror

Que dissemina o terror 

Em todas as partes,

Em todos os continentes!

Cumpramos, escrupulosamente,

As determinações

Dos nossos governantes!

Deus há de ouvir a nossa prece

Diária!

Tudo passará 

Como a tempestade!

Força anímica,

Física 

E psicológica!

Rezemos todos os dias:

Livrai-nos,

Senhor,

Dessa praga,

Que propaga

E dizima

Cada alma

Inocente 

Em toda a parte.

                               NDO


(POR DESENVOLVER)


                   26-03-2020

                         NDO

 Recordar:


FELIZ

O DIA

DA MÃE!


I


MÃE,

O conjunto

De três

Letras,

A fonte,

O embrião,

A raiz,

A origem

Do homem,

Da vida,

Onde brota

Cada 

ser,

Tem

Um significado

Particular,

Especial,

Invulgar

E extraordinário!


II


Em cada

Ano, 

Se homenageia

Esta veia,

Este Ser,

Esta Mulher

Que nos fez

Nascer,

Viver

E gozar o prazer

Terreno,

Humano;

Agradecer

Em cada

Dia,

Em cada

Mês,

Com alegria,

Tudo

O que nos fez,

Sobretudo,

O facto de nos fazer

E permitir

Vir

A este mundo!


III


A todas as mães,

Digo, as mulheres, filhas e mães,

Quero desejar

Este dia feliz,

Independentemente

Do continente,

Do país,

Ou do  lugar

Em que esta

Data

É comemorada!


IV


MÃE

É MÃE

E ÚNICA,

Que significa

Muito

Para cada sujeito;

Aos jovens

Que assumiram

E alcançaram

A sua maioridade,

Mulheres e homens,

Estando mesmo a viver

A sua total independência,

Constituindo

Já(cada um), a sua família​,

Sobretudo,

Àqueles com sorte, ainda têm mães vivas,

NÃO ESQUEÇAM DESTE NOBRE GESTO,

GRATIDÃO

E AFEIÇÃO:

VISITAR

OH TELEFONAR

De vez em quando

As vossas mães,

Porque elas sofrem

Muito

Com o vosso silêncio!


(To be continued)


Patameiras( Odivelas, Domingo, 10 horas), 26/03/2017.


                                       KK(NDO)

 Recordar

É dar:


BISSILON(BISLON)

KU POLON

DI NHA TERRA

TCHORA !


I


O protesto,

O grito

Bem alto 

Contra os malfeitores

Das árvores,

Àqueles

Que devastam o nosso "mato",

'Roubando"

Às nossas populações,

Comprometendo

Às futuras gerações

Da nossa terra,

Aquela terra

De "sabura"!


II


Ainda bem que continua haver

Àqueles que não se calam,

Àqueles que não se resignam,

Sobretudo os cantores,

E denunciam

Os infratores,

Os predadores

Sem escrúpulo

No nosso solo.


III


Neste dia

De Páscoa,

O dia

Em que se perdoa

Àquele(a) que nos deu uma mágoa

Envio uma mensagem

De homenagem

A estes homens(mulheres) de coragem,

A estes heróis(heroínas)

De hoje,

Que não são dois,

Mas muitos;

São artistas,

São poetas

Que não usam armas

Para fazer

Verter

As lágrimas

Do nosso povo 

Porque o seu objetivo

É outro:

O SEU FUTURO

PRÓSPERO! 


POVOA DE SANTO ADRIÃO (DOMINGO, 13H 27 MINUTOS), 27 DE MARÇO DE  2016.


               KANKAMBALL (NDO)

sexta-feira, 25 de março de 2022

 A VONTADE

DE UNS POUCOS

LOUCOS,

NÃO PODE

IMPERAR SOBRE 

A TOTALIDADE

DA SOCIEDADE ...!


I


As palavras 

São raras,

Nos momentos

Em que todos

Estão aflitos,

Em que todos,

Estão preocupados 

Com o mais precioso

E delicioso 

Que existe 

Na face 

Do planeta

Terra em se habita,

Na himanidade:

A saúde!


II


Tenhamos forças 

E coragem

Na luta contra esta pandemia 

Que semeia

O medo 

Nos semblantes

De todos os habitantes

Deste nosso mundo 

E roguemos ao Criador

Que elimine este horror

Que dssemina o terror 

Em todas as partes,

Em todos os continentes!

Cumpramos escrupulosamente

As determinações

Dos nossos governantes!

Deus há de ouvir a nossa prece

Diária!

Tudo passará 

Como a tempestade 

Força anímica,

Física 

E psicológica!


(POR DESENVOLVER)


                   27-03-2020

                         NDO

 A VONTADE

DE UNS POUCOS

LOUCOS,

NÃO PODE

IMPERAR SOBRE 

A TOTALIDADE

DA SOCIEDADE ...!


I


As palavras 

São raras,

Nos momentos

Em que todos

Estão aflitos,

Em que todos,

Estão preocupados 

Com o mais precioso

E delicioso 

Que existe 

Na face 

Do planeta

Terra em se habita,

Na himanidade:

A saúde!


II


Tenhamos forças 

E coragem

Na luta contra esta pandemia 

Que semeia

O medo 

Nos semblantes

De todos os habitantes

Deste nosso mundo 

E roguemos ao Criador

Que elimine este horror

Que dssemina o terror 

Em todas as partes,

Em todos os continentes!

Cumpramos escrupulosamente

As determinações

Dos nossos governantes!

Deus há de ouvir a nossa prece

Diária!

Tudo passará 

Como a tempestade 

Força anímica,

Física 

E psicológica!


(POR DESENVOLVER)


                   27-03-2020

                         NDO

 PALAVRAS

RARAS

DE RECONHECIMENTOS

E AGRADECIMENTOS...


I


Que palavras

Raras 

Devo

Escrever,

Escrevo

Para vos agradecer

Pela vossa amabilidade,

Humanidade

E disponibilidade,

Dirigindo,

Redigindo

Aquelas palavras 

Que ficam,

Que tocam

Lá no fundo

Do ténue,

Débil, 

Frágil 

Coração,

Que, mesmo estando 

Na profunda

Hibernação, 

Derrete-se,

Vem à face,

À superficie

Da terra habitada?!


II


Como me sinto

Honrado  

E linsonjeado

Por este mês de março 

Em que tive muito

Gozo,

Pelos aniversários

Dos meus amores!


III


Estou grato

Pelas felicitações

De várias ocasiões,

Quando,

Vou publicando,

Entretendo

A alma

Que muito 

Ama,

Do sr. NDO


IV  


A todos

Vós, 

Meus magnânimes 

Amigos,

Familiares,

Pelos vossos charmes,

Pacências,

Lendo

Ou dando

Ou apenas um "like,

Um gosto!


V


Obrigado,

Obrigado

A cada um

Sem especificação,

Felicitando

Desde o princípio,

O início

Deste mês, 

Culmimando

Na minha

Querida netinha,

A " jolie!

MELANIE,

Na minha

Querida filhota,

Ontem,

A minha

RUTINHA.


Abraços

Beijinhos

À  distância...


NDO

quinta-feira, 24 de março de 2022

 MINHA

RUTHINHA!


Parabéns, minha princesa!

Que Deus te ilumine com a sua graça,

Concedendo-te a saúde

Junto dos teus progenitores

Como flores

De um jardim,

A fim 

De cresceres

Com um espírito

Aberto,

Humanista

E progressista!

Que, em cada primavera,

Continues a exibir o teu sorriso

Invejável,

Uma cara 

Alegre e afável

Para todos os que diariamente

Cruzam no teu horizonte.


O pai, apesar de estar ausente,

Continuará a estar presente

No teu espirito

Ainda inquieto.

O pai adora-te

E tem muita esperança em ti!

As dificuldades passarão,

Com a tua auto-estima

E persistência,

Ao lado da tua mamã

E da tua mana!

Um grande beijo do pai com muitas saudades!

 PARABÉNS, MINHA RUTH!

I WISH YOU A HAPPY BIRTHDAY!


Parabéns, minha jóia por mais este dia tão importante para ti e para nós, pais babados! Que Deus acompanhe e abençoe o teu percurso, iluminando-te nos caminhos que em cada dia, terás de percorrer, com saúde, sucessos nos estudos e na vida futura, alegria e felicidades! O pai estará perto de ti em todos os aspectos, mesmo estando longe, acompanhando o teu desabrochar(harmonioso​)!  Atento, continuarei orgulhoso em acompanhar cada passo teu! ,Beijinhos do pai que te adora.

 PARABÉNS, 

MINHA RUTH!


Parabéns, my dear daughter

In this day so important

For you and for us, parents!


RUTH,

I wish you a happy birthday!


RUTH,

God 

Would

Give

You health,

Success,

Joy and happiness

In life!


Father,s kisses

Who loves

You

And  loves

So much.

 PARABÉNS, MINHA PRINCESA!


Espero que continues atenciosa,

Bondosa,

Maravilhosa,

E, acima de tudo,

Uma humanista

Convicta

Neste mundo

Conturbado,

Irradiando

O teu sorriso

Luminoso,

O mundo

Que precisa

De seres

Com outros caracteres!

Beijinhos.

 PARABÉNS,

RUTH

PAPÁ

PELO TEU ANIVERSÁRIO!


Que Deus te faça brilhar por fora e por dentro, com saúde/, humanidade/ na plenitude,/felicidade/ e longevidade! Despite being far away/, I,m so happy/ today, my/ baby/ and I wish you health and happines together your mom and your sister! Que Deus ilumine o teu caminho/ "limpinho''/, de forma a puderes concretizar o teu sonho/! Longe, rezo todos os dias, mesmo em silêncio, para que tenhas juízo/, subindo cada piso/ de forma segura, bem como para que o teu( vosso) sonho/ seja risonho/! 

Beijinhos do pai com muito amor.

 PARABÉNS,

RUTH

PAPÁ

PELO TEU ANIVERSÁRIO!


I


O azo

Do gozo

Pelo

Que faço

Este é esboço

Para preencher o espaço

Raso,

Liso

E imenso 

Como um moço

Manso,

Deixado pelo

Pablo

Picasso...!


II


Parabéns,

Minha encantada

E querida 

Princesa!


III


Que Deus

Te dê

Saúde

E oportunidade

De materializar os teus

Intentos,

Os teus 

Projetos...!


IV


Vou deleitando

O lado

Dado

E fornecido

Pelo Mundo

Positivo

A cada vivo

Como servo

Ativo

E participativo...!


(Continua)


25/03/2018.


                             NDO

 PARABÉNS,

MINHA

QUERIDA

RUTHINHA, 

MINHA

QUERIDA 

FILHINHA!


I


PARABÉNS,

Minha

Querida

RUTHINHA, 

Minha

Querida

Filhinha!

Muita saúde,

Sucessos 

Nos estudos

E muita felicidade!


II


PARABÉNS,

Minha querida

RUTHINHA

Neste grande

Dia

Que me enche

De alegria!

Obrigado,

Senhor

OMNIPOTENTE,

Por este

Dia

Que me enche

De alegria!


III


Obrigado

Senhor

OMNIPRESENTE,

O Criador

QUE TUDO

Pode

E permite

Que tenhamos saúde,

Amor,

E alegria

Em (na)família!


IV


Agradeço

Imenso

Este 

Laço

Que fez

E que cobriu o meu  coração

De(com) tanta satisfação,

Sobretudo

Neste

Mês

De Março!


V


Ruthinha

Papá,

Trepa

Sem hesitação

Cada montanha,

Com ponderação

E moderação,

O que sonha

Para o amanhã

Risonho 

E sorridente,

O caminho

Que está a tua frente!


VI


Toma

Conta da tua mamã

E da tua irmã,

Na ausência daquele(de quem) que muito vos ama!


Beijinhos

Do papá

Neste dia especial.


25/03/2019.

  

                     NDO

 PARABÉNS, 

POR ESTE DIA,

MINHA RUTHINHA!


I


Me, daddy,

I,m so happy

Today,

The day

Of your BIRTHDAY !

Quão 

Feliz o meu coração

De março

Glorioso!


II


Estou

Muito

Grato

Pela benevolência

Da Providência,

Concedendo

Ao Mundo,

Sobretudo

Aos felizardos pais,

Esta pérola,

Esta menina

Angélica e genuína,

Esta bela 

Filha

Que brilha

Aos olhos dos progenitores,

Os seres

Dos primeiros anores!


III


Estou

Escrevendo,

Vou 

Esgotando

Palavras

Obrigado,

Gratidão,

Reconhecimentos

E outras

Para com o Criador,

O Progenitor,

O primeiro mentor

Do Amor

A cada criatura

Na face da Terra!


IV


Obrigado,

Obrigado

Por tudo,

Ao Pai Celestial,

Pela saúde, 

Crescimento,

Felicidade

Desta filhota

Num bom ambiente familiar!


V


PARABÉNS, 

Mãe, 

Por seres MÃE,

Por seres mãe 

Presente,

Pelo zelo,

Cuidados

Maternais,

Pela educação 

Esmerada,

E por seres

MÃE querida!


VI


PARABÉNS,

Muita saúde,

Sucessos nos estudos

E na vida futura,

Querida Ruthinha!


Beijinhos 

Afetuosos

Do pai.

 PARABÉNS, 

MINHA 

RUTHINHA!


I


PARABÉNS ,

Minha 

RUTHINHA!


I


OH meu  Deus,

Que sempre está com os meus,

Com as minhas!

A caneta

Aponta

Para uma meta 

Bem certa,

Que me incita

À luta!

E ela está 

À volta

Do que levanta

A minha mente

Em cada instante,

A cada momento

Direto!

O meu sonho,

O caminho

Para cada sorriso risonho

Dos meus filhos,

Os meus trilhos!


II


A nada peço,

Senão o apreço

Que me concede

A saúde 

Desta beldade

Que completa

E atinge 

Hoje,

A maioridade, 

A idoneidade,

A responsabilidade

A assumir na sociedade

Onde 

Reside,

Que muito me encanta

Como um "kota"!


III


A vida 

É um sinónimo 

No máximo,

No extremo 

Da prenda 

Concedida

Pelo Senhor 

Do amor,

Do vigor

Em cada "pecador"!


IV


Irmãos

Concidadãos,

Ajudem- me a cantar,

A recitar

Um poema 

Com uma

Chama

Que inflama,

Teima

E não abandona a minha alma

Em cada dia,

Pela misericórdia

E a bondade

Da Grande 

Divindade:

A MINHA

QUERIDA RUTHINHA,

A estrela que nos ilumina 

E jamais nos abandona!


V


Este pai

Que não cai,

Enquanto

Tiver o espírito 

Batalalhador,

De amor,

Para todos os que estão ao seu redor,

Enquanto 

Tiver o teu brilho, 

O teu empenho, 

O teu trabalho, 

O teu senso,

O teu juízo,

A fim de atingir em pleno,

O sucesso 

Que qualquer  

Humano,

Qualquer 

Ser

Deseja,

Almeja...!


VI


Obrigado

Por tudo,

Meu Deus,

Por todos os favores,

Amores,

Que benignamente,

Me Concedeste

Neste mês de março,

De imenso

Gozo!


VII


Ruthinha

Minha,

És o sol,

O farol

Que me ilumina

Em cada arena

Quotidiana...!


Ruhinha ,

"Minha",

Aceita a afeição 

E o  carinho do pai

Neste dia especial

Que estou a brindar,

A festejar

Hoje,

Apesar

De estar muito longe...


25/03/2022.


"NDO"

quarta-feira, 23 de março de 2022

 Verdade verdadeira, 

Meu querido irmão. 

Uma Guiné 

Diferente,

Diferente 

Na pior situação, 

Um cenário 

Nunca visto!

É triste

Falar dessa Guiné,

Da Guiné 

Pior,

Não de uma Guiné 

Melhor,

Uma Guiné 

De amor,

De paz,

De alegria,

De harmonia, 

Concórdia,

De democracia, 

De unidade,

De liberdade,

De fraternidade,

De Igualdade,

De justiça

Onde 

Se contempla no rosto

Da criança, 

Um sorriso

Ameno,

Mas apenax a desgraça 

Na sua magra fisionomia  

Sem educação, 

Sem saúde, 

Sem habitação

Condigna, 

Sem uma mínima condição 

Humana...!

Aí, ai, ai, minha Guiné 

Sabi

D,outrora!

D,outros tempos,

Mesmo sem liberdade

E independência...!

Não vale a pena

Chorar pelo leite

Derramado...!

Mas acreditemos

Numa Guiné 

Viável, 

Próspera 

Para a geração 

Vindoura!

O sonho

Comanda

A vida!

A sonhar,

O mundo

Pula!

Abraços de guinendade...

 A BARBÁRIE

AMEAÇA

A NOSSA 

ESPECIE


I


A todas as vítimas mortais dos atentados terroristas, em geral e ao povo belga em particular, os meus os meus sentidos pêsames.

II


A humanidade

Está hipotecada,

Ameaçada,

Mutilada

Pelas ações dos fundamentalistas.

Islâmicos,

Esses loucos!


III


Até quando,

A Europa e o mundo

Inteiro,

Vão estancar

E eliminar

Definitivamente

Este

 Cancro

 Humano,

Este

Fenómeno

Bárbaro,

Hodiondo

E repugnante?!


IV

Temos que vilipendiar

E eliminar

No nosso seio 

Todo e qualquer sistema 

Ou organização 

Que ignore 

Os valores fundamentais 

E fulcrais 

Da pessoa humana.


V


Há necessidades de os líderes mundiais 

Coordenarem ações conjuntas,

Com o intuito de combaterem eficazmente,

Com os meios através dos quais

As organizações terroristas conseguem filtrar -se 

nos pontos vitais  e essenciais 

Dos Estados democráticos,

Causando o horror

E o terror 

De toda a dimensão .

A civilização

Ocidental

Não pode,

Nem deve 

Ceder a pressão

De grupos organizados

De forma acidental 

A semear o pânico, 

A insegurança 

Nas populações inocentes.

Há necessidades de procurar,

Pesquisar 

As redes sociais 

Utilizadas pelos terroristas

Para concretizarem as suas ações bombistas ,

Ceifando vidas de vítimas inocentes.

Os dirigentes políticos só se preocupam quando os males , malefícios já se consumam,

Eviando mensagens sábias de condolências e de encorajamentos aos países afetados/atingidos ou familiares.


V


Estamos a caminhar para uma 3ª Guerra Mundial,

Sem sabermos os seus contornos,

Os blocos político- militares em confronto,

O seu desfecho

E, seguramente,

As suas consequências nefastas

Imprevisíveis!


VI

Torna-se necessário, urgente e premente

Definir as estratégias comuns

Para enfrentarmos 

Esse inimigo invisível,

Mas presente 

No nosso quotidiano.

O inimigo é apátrida 

E não tem fronteiras 

De atuação.

Os dirigentes mundiais ,

Não devem preocupar-se apenas 

E unicamente com a Europa  ou com os Estados Unidos da América.

A preocupação  não deve cingir-se nos acontecimentos/ataques

Perpetrados  nos espaços europeus e da America do Norte,

Esquecendo os demais : África, América Latina, Ásia, (em Mali, Mauritânia, Tunísia, Líbia, Iraque, etc, etc.)...

A preocupação devfe ser global.


É um apelo urgente e veemente àqueles que têm os estinos

Dos povos nas suas mãos!

Que façam alguma coisa que contrarie a propensão e o desiderato do Esado Islâmico!

Que façam alguma coisa útil e profícua  para o bem estar da humanidade em geral, da humanidade ameaçada pela barbárie que, dia após dia,restringe a liberdade, a vida da espécie humana 

Civilizada!

Esses vermes

Sem nomes,

Devem ser acatonados,

Atacados

Com firmeza,

Eliminados 

Na convivência 

Daqueles que querem a paz,

A coexistência pacífica,

O respeito pelos direitos humanos,

Eliminados

Na sua profundeza,

Na sua raiz,

Para deixarem a humanidade

Feliz!


HCSANTA MARIA, EM LISBOA(11H10 MINUTOS - 18H25 MINUTOS), 24 DE MARÇO DE 2016.

                                kANKAMBALL(NDO)

 VEJA OS PORMENORES

DOS NOSSOS RAPAZES

ZAGAZES...!


I


Oh! Oh! Que bom

Era mais um!

Mas, assim,

Está bom!

Qualificamo-nos!

 ATRÁS,

AO LADO

E A FRENTE...


I


Firme

No seu time,

Uma mulher

Que simplesmente

Quer

Viver

Intensamente

A vida,

Ser

Uma mulher

Fada

Com muito poder,

A fim de poder

Cuidar

E zelar

Pelo seu semelhante.


II


Querer

Ser

Uma mulher

Ou um ser

E ter

Muito poder,

Sem nunca, no entanto,

Extravasar

E lesar

O desiderato

D,outro

Sujeito

No seu íntimo foro.


III


Uma mulher

Que quer

Estar

Atrás,

Ao lado

E a frente

Da sua menina ou do seu rapaz,

A cuidar,

Ou cuidando,

Protegendo,

Amparando,

Conduzindo,

Dirigindo

Eficazmente,

E a Deus

Entregando

Os passos dos seus...


( Continua)


STRADA OUTLET(PATAMEIRAS, SEXTA-FEIRA, 06 HORAS E 59 MINUTOS), 24 DE MARÇO DE 2017.


                                       KK(NDO)

 EIS A MINHA

FORMOSA

PRINCESA,

A MINHA 

RUTHINHA!

PARABÉNS!


I


PARABÉNS 

E UM FELIZ ANIVERSÁRIO,

MINHA 

RUTHINHA!


II


A DEUS,

Suplico

E rogo

A proteção 

E a bênção 

Dos teus passos

Diariamente,

Minha

RUTHINHA!


III


O mês 

De março,

veio

Em cheio

E me fez

Um homem de aço,

Forte,

Sempre

Alegre,

Feliz,

Neste 

País!


IV


Que o Criador,

Te conceda muito 

Amor, 

Um crescimento

Repleto

De saúde,

Responsabilidade

E felicidade,

Junto

Da tua mummy,

Sister kelcy

E de todos os que, dia

A dia,

Te fazem companhia!


V


Distante,

O pai se sente

Como se estivesse

Tão perto

E junto

De vós

E a ouvir a tua voz

Tão fortificante

E hilariante

Diariamente !


VI


Te amo,

Te estimo

E quero

Que o seu futuro

Seja de ouro,

Abraçando o entusiasmo,

A força 

Da confiança,

E da esperança !


Do pai com muito amor.

 BONITA,

DISTINTA 

SENHORITA...


I


A poesia

É a fantasia

De quem

Tem

(Uma) Ânsia

Em demasia...


II


O sonho

Que tenho,

O caminho

Que percorro,

Onde me  entretenho

E empenho

No duro,

Como um ganho 

Pessoal

E individual...


III


O poema,:

Entusiasma 

E põe em cima

A alma

Que teima

No amor duma

Dama...


...


(Continua)


Brandoa( quarta-feira,  02:37), 24 de março de 2021.


        KK YOIÓ ( NDO)

terça-feira, 22 de março de 2022

 PARABÉNS

NÔ DJURTUS!

PARABÉNS

GUINÉ-BISSAU!

O EMPATE

LEVA-NOS A OUTRO HORIZONTE!


I


Esses

Rapazes,

São efetivamente,

Audazes!

De novo,

Levam-nos para outro horizonte,

E dão muito orgulho ao povo!


II


Pela segunda 

Vez consecutiva,

A vossa garra

E determinação,

Muito orgulha a nossa nação!

Continueis nesta senda

Combativa,

Até a vossa vitória

Final,

Que é e será 

Afinal,

Da nossa terra,

A nossa alegria!


III


A vossa proeza

Retrata

O vosso empenho,

O vosso sonho

Que se assenta

Na grandeza

De um povo,

Que tem sempre um objetivo

Em qualquer embate,

E sempre vai em frente,

Com um espírito combativo!


IV


Que Deus vos abençoe

Como bons filhos,

E que vos guie

Sempre para e por bons trilhos!


V


Força,

DIURTUS!

Bô lança

Bola,

Pa i rola

De modo tranquilo

Até baliza,

Pa iantra

Golo,

Pa mô mostra

Bô proeza!(1)


VI


Cada um de nôs,

Aós,

I Djurtu!

Anôs djuntu,

Forma DJURTUS!(2)


VIVA DJURTUS!

VIVA A GUINÉ-BISSAU!


Pa nô grita sempre(3):


"Gooooooooolllllllllllllllo!!!!!!"


1. Em crioulo:

Força

DJURTUS!

Lancem,

Atirem

A bola

De forma tranquila

Até a baliza,

Para que nela

Entre o golo,

Para demonstrarem,

Mostrarem

A vossa

Proeza!


2. Em crioulo (também): 

Cada um de nós

Hoje,

É um DJURTU!

Nós,

Juntos,

Somos,

Formamos

DJURTUS.


3. Em crioulo (também):


Para gritarmos sempre:


Gooooooooolllllllllllllllo...!


23/03/2019.


                       NDO

 HAPPY

BIRTHDAY

LITTLE 

MELANIE!


I


Parabéns,

Pequena MELANIE!

Que Deus te abençoe,

E te ilumine

Na companhia

Da tua família,

Com amor, paz e alegria!

Que a saúde

Esteja sempre 

Uma prioridade

Nesta caminhada

Da vida!

Que Deus dê

Saúde,

Proteja, ilumine

E ajude

Os teus pais,

Com trabalho e sorte,

Para que te possam instruir

E educar na plenitude!

Parabéns, aos país,

Por este dia!


II


Oh! Como o tempo

Passa

Tão depressa

E o modo 

Como nos surpreende

Mais tarde,

Com tudo 

O que é afável

E agradável

Aos nossos espirítos

Incautos!


III


Obrigado 

Por tudo,

Senhor

Criador,

Por esta benção!

Pelo que, solicito à proteção

Da minha Litlle

Granddaughter MELANIE!


Beijinhos.


23/03/2019!


                        NDO

 MELANIE,

QUE DEUS

TE 

ABENÇOE

NESTE DIA

DA NOSSA GRANDE

ALEGRIA!


I


Muitas alegrias,

Muitas alegrias

Repletas 

De saúde 

E felicidade

Aos teus pais,

Irmãos, 

Família 

Em geral!

Que o teu desabrochamento 

Esteja repleto 

De contentamento

No seio familiar

E no lar

Onde haja respeito,

Alegria,

Harmonia,

Vendo-te

Em sintonia 

Com os teus irmãos,

O ambiente acolhedor

E de amor

Proporcionado pelos teus progenitores!

Melanie,

Quero que aceites

Os meus beijinhos

Especiais

Neste dia tão especial,

Que não pode ser de birras

Ou recusas!

PARABÉNS para os felizardo PAIS!

PARABÉNS MELANIE!


Do avô com muito carinho,

Que quer receber o vosso amor,

Em cada dia,

Em cada mês,

De cada  ano!

Beijinhos.

 HAPPY 

BIRTHDAY 

MELANIE!


I


Março,

O imenso

Gozo

Proporcionado

Pelo Senhor

Do Amor,

O nosso Criador

E do Mundo!

Obrigado

Por tudo,

Dito várias  vezes

Sem conta,

Por tudo 

O que nos encanta,

Alegra

Em cada altura,

Para não dizer, todos os meses!


II


Obrigado,

Por mais uma primavera 

Para esta criatura 

Cândida  e pura,

Pelo seu aniversário

O momento gregário

De toda a família 

Unida na plena alegria!

Parabéns, 

MELANIE!

Muita saúde,

Felicidade

E uma educação que permita

O teu crescimento harmonioso,

No seio dos teus queridos pais!

Abençoados,

Estamos todos

Pela encantada presença 

Desta "jolie"

Princesa,

MELANIE!


III


Este momento me apraz

E me faz

Um avô jovial,

Muito feliz

Neste país,

Com esta prenda divinal,

Apesar

De estar

Hoje, 

Muito longe!


Beijinhos

E muitos carinhos.

segunda-feira, 21 de março de 2022

 PERSPETIVAR ,

OBSERVAR 

SEM ME ESQUIVAR 



I

É o  querer

Ter,

Com prazer,

Uma mulher

Querida

Como comida

Apetecida

Nim momento

Especial,

Num local

Recôndito, 

Afastado

Longe 

Da vista de todos

Os curiosos,

Pretensiosos,

Ávidos

De saber

O que pode acontecer

Hoje.


II


Um período 

Esquisito, 

Perplexo, 

Confuso,

Complexo,

Sou levado

A tudo,

Ao estranho 

Sonho,

Ao mesmo tempo mesquinho,

E me sinto 

Perdido

Como um santo

Longe da multidão,

Para a contemplação 

E reflexão...


III


É o meu castigo

Pela humilhação 

Do que não consigo

Dar satisfação 

Àquela mulher

Que queria divertir

E sentir

O prazer

No seu interior 

Com um homem

No seu próprio sêmen...


IV


E tudo foi um autêntico 

Fracasso 

Desse manjaco 

Que aguardava há imenso 

Tempo 

Á devoção  de um corpo

Bem feito 

E perfeito, 

Esquelético

E pomposo....!


V


Porquê 

Não devorar, 

Saciar 

A sede,

A fome 

O corpo

Apetecido, 

Desejado,

Sonhado 

Há muito tempo?

Matar tanta saudade

Acabou numa grande 

Ansidade,

A maldade 

Da sociedade 

Ou da Humanidade?!

Brandoa (terça-feira,  6:33), 22 de março de 2022.




KK= FF(NDO)

 BRANCO

E AZUL,

RYANAIR

NO AR !!!


I


O prestígio

De pesquisar

E encontrar,

O vestígio

No ar,

É uma raridade,

Mas que não impede,

De quando

Em vez,

De lés

A lés, 

Alongar,

Dinamizar,

Aumentar

A nossa pequenez

E mergulhar

No fundo da nossa curiosidade.


II


A minha cabeça

Está

Inquieta,

Quiçá

Por causa

Da preguiça

Que a arrasa

De momento

A momento

Por completo.


(Por concluir)


NO AR( QUARTA-FEIRA, 12H12M), 22/03/2017.


KK(NDO)

 AO MAR,

RUMAR,

REMAR,

SEMPRE QUE ME CHAMAR!


I


Numa

Manhã

Calma,

Mas estranha,

Recebo um convite

Para o deleite

Do mar,

A fim de aproximar

O meu interior

Do exterior,

Nomeadamente

Com a Natureza

Imensa

E maravilhosa!


II


Os pescadores

Nos seus afazeres,

Nas suas azáfamas,

Nem dão conta d,outras almas

Preocupadas com outros assuntos

Que não têm nada a ver com alimentos

Para os seus familiares.


III


É o destino

Daquele humano

De comportamento digno,

Ou daquele cretino

Que almeja

O que alguém veja

E aprove como benigno.


IV


O peso

É imenso 

Sobre cada ombro,

Que o torna ainda mais denso,

Podendo conduzir ao descalabro,

Se o cérebro

Não estiver(for) íntegro.


V


Vim observar

O mar,

Para continuar

A teimar,

A remar,

A rumar,

Sempre que me chamar,

E assim me avivar

E animar.


VI


Em Amora,

Nas suas

Ruas,

Encontrei terras(nomes)

Da minha terra:

Encontrei Bissau,

Encontrei Cacheu,

Encontrei Farim,

Encontrei Canquelifa 

Encontrei Binta,

Encontrei Bissorã,

Encontrei Bula,

Encontrei Contubo

Encontrei Bigene

Encontrei Pirada,

Encontrei Prabis,

Encontrei Bafata,

Encontre Gabu,

Encontrei Catió 

Encontrei Mansoa,

Encontrei Bajucunda,

Encontrei tantas e tantas

Terras

Da minha terra,

Que não cabem neste espaço

Menciona-las todas!


E ao passar

E a passear

Por esta linda terra

A beira - mar,

Sinto -me como na Pátria de Cabral!

  


Rua de Catió, Amora( terça feira, 11 horas e 20 minutos), 22 de março de 2016.


                 KANKAMBALL(NDO)

domingo, 20 de março de 2022

 A   CIMEIRA

 DA   PALMEIRA

EM   QUÍNARA


I


 Não  vim  para  brincar,

Vim para trabalhar,

Para dar no duro

E sempre ser verdadeiro,

Puro

E  sincero.


II


O azáfama

Do filho de Bolama,

Que a terra ama

No fundo da sua alma,

É  constante

E permanente.


QUELUZ, 14 DE DEZEMBRO DE 2010

                                                                           RUTH CRISTINA  MATOS FERREIRA

 Recordar:

O SOFRIMENTO

DE CRISTO


I


Por nós,

Sofreu

Atroz

E morreu

Na cruz

Para a nossa salvação.


II


A Páscoa

É a consubstanciação

Da ressurreição

Daquele que permitiu

A nossa salvação

E sem mágoa

Do que fez e investiu.


III


Sentado

Num dos jardins

De Amora,

Vou escrevendo

(Continua)

 Recordar

… A NENHUM

AIO,

A NENHUM 

APOIO !


I


O caminho

Definido,

O sonho

Já há muito

Acalentado,

O projeto

Já há muito

Arquitetado

Na senda

De cada

Um,

Precisa 

De um

Um aio,

Precisa 

De um

Apoio, 

Isto é, ninguém dispensa

Um aio,

Um apoio, 

Um 

Aconchego

De um membro 

Da família,

De um

Amigo,

Um ombro,

Uma mais valia !


II


Ninguém,

Nenhum

 Homem,

Em lado nenhum,

Dispensaria

Esta alegria

Mesmo que, o seu subconsciente

Aparente

Seja muito forte.


III

Aio,

Apoio

Em qualquer 

Momento,

Em qualquer 

Lugar,

Em qualquer 

Espaço 

Que alguém 

Habitar,

Pai,

Mãe,

Homem,

Mulher,

Um sentimento,

Um laço

Que nos fortifica,

Que nos edifica

E nós dá mais dica

No nosso 

Percurso.

IV

No dia 

Do pai,

As mensagens

Dos filhos,

Insuflaram

E fizeram

Brilhar os olhos

Dos homens 

Em geral,

De cada pai,

Em particular.

V

Obrigado

Por tudo,

Pelo que me fizeram “babado”

De regozijo

E honra

Por (de) cada 

Palavra,

A mim dirigida

E redigida.

Um grande beijo

E um abraço

Do tamanho do Universo.


      PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(SÁBADO-.14H10MINUTOS), 21/03/2015.

                                                                                    KANKAMBAL-NDO (MATTOS)

sexta-feira, 18 de março de 2022

 HAPPY

BIRTHDAY

LITTLE HELMA,

MY

DEAR

AND ESTIMATED

GRANDDAUGHTER!


I


Parabéns, Helmita,

Por mais este feliz Aniversário

E espero que repita

Por muitos

E longos anos de vida!

Parabéns

Aos felizardos 

Pais!


II


Que  Deus

Te abençoe

E proteja

No teu crescimento

E espero que seja 

Harmonioso

E integral!

Muita saúde,

Sucessos

E muitas felicidades

Nos teus estudos!

Beijinhos do avô

Que muito te estima.

 PARABÉNS, HELMA!

QUE A CHAMA

TE ILUMINE!


Neste dia,

Tão especial,

Minha

Querida

"Helminha",

Quero desejar-te muita saúde,

E muita felicidade,

Em companhia

Da tua querida

Família!

PARABÉNS a ti 

E aos teus  queridos

Pais!

Que Deus abençoe 

O teu crescimento

Em toda plenitude!

Com muita saudade

Do avô que muito te ama.

Beijinhos.

 PARABÉNS HELMA!


I


OBRIGADO, 

SENHOR,

Nosso CRIADOR,

Por 

Tudo,

Pelo amor,

O fator

Que nos une,

Que nos define

Como  seres

Superiores,

Pelo que nos dá 

Como o mais precioso

No Univeso:

A vida

Como esta querida 

Criança 

A  maior

Graça,

Sobretudo para os pais,

Que, igual modo, desejo muitos parabéns!


II


Parabéns, HELMA!

A Helmita,

A Princesa

 Predileta

Que deixa a mamã

Toda orgulhosa!

Que Deus te abençoe

Com muita saúde 

E felicidade!

Que desabroches

Como flores

Nos seus feixes

De um jardim,

De encantos 

Sem fim,

E com os estudos 

Recheados

De muitos

Éxitos!


Com carinho e muita afeição 

Do avô.

 PARABÉNS HELMA!


I


OBRIGADO, 

SENHOR,

Nosso CRIADOR,

Por 

Tudo,

Pelo amor,

O fator

Que nos une,

Que nos define

Como  seres

Superiores,

Pelo que nos dá 

Como o mais precioso

No Univeso:

A vida

Como esta querida 

Criança 

A  maior

Graça,

Sobretudo para os pais,

Que, igual modo, desejo muitos parabéns!


II


Parabéns, HELMA!

A Helmita,

A Princesa

 Predileta

Que deixa a mamã

Toda orgulhosa!

Que Deus te abençoe

Com muita saúde 

E felicidade!

Que desabroches

Como flores

Nos seus feixes

De um jardim,

De encantos 

Sem fim,

E com os estudos 

Recheados

De muitos

Éxitos!


Com carinho e muita afeição 

Do avô.

 Ó CORONA

VÍRUS,

POR QUE DESTRONA

Todos

Os  povos,

Todos 

Os governos?!


I


O mundo

Está atormentado,

O mundo 

Está preocupado 

Com os efeitos

Nefastos

Do corona vírus!


II


Donde

Vem 

Esta doença,

Esta enfermidade

Que ceifa, em pouco

Tempo,

Milhares

E milhares

De vidas humanas?!


III


Este é o momento 

Propício

E adequado

Para que cada um,

No seu beco,

No seu canto,

Se reflita

A razão da existência 

Humana

E das relações 

Pacíficas 

Entre os humanos!


IV


Aqueles

Que se consideram

Seres

Superiores

Em relação aos outros,

Que têm poderes,

Forças 

Para submeterem

Aos outros 

Contra as suas vontades,

O que dizem 

Agora?!


VI


Governos

Autocráticos,

Autoritários,

Totalitários,

Absolutistas,

Devem posicionar-se

Perante o que hoje

Nos está atormentando,

A pandemia,

O pandemónio

Segundo o autoproclamado

Presidente da Guiné-Bissau...!


VI


Tenhamos

Muita esperança,

Fé,

Ficando

O pé,

Rogamos 

Ao nosso Senhor,

Criador,

Que nos afaste esta desgraça

Que cria a crise,

Que arrase

Milhares

E milhares

De seres

Humanos

Em todos

Os lados,

Em todos

Os terrenos,

Mitigando

O sofrimento em todo

O mundo...! 


VII


Bem haja

Para cada ser,

Esteja

Onde estiver!

Coragem

Em cada margem,

Irmão,

Com certeza porém,

Venceremos este tufão!!!


VIII


Cumpramos

Rigorosamente,

Escrupulosamente,

As ordens emanadas

Dos nossos governos !

Acatemos 

As recomendações 

Das instituições 

Que nos regulam, 

E sobretudo,

Neste momento

Imperioso!


(Continua)


Br( quinta-feira, 14h 15 minutos), 19/03/2020.


                      KANKAMBAL(NDO)

quarta-feira, 16 de março de 2022

 PARABÉNS 

MACU DE HELÉNIO !


Parabéns ,

Matriarca

De Pina

Fernandes!

Que Deus continue a abençoar-te com muita luz, muita saúde e felicidades em companhia  dos teus filhos e marido!

Que cada dia seja de harmonia e sintonia   em compamhia do teu companheiro, teu confidente, na base do respeito,  compromisso e consenso. Te desejo muitos e muitos anos  de vida!

Beijinhos do sogro que te adora.

 PARABÉNS 

MACU DE HELÉNIO !


Parabéns ,

Matriarca

De Pina

Fernandes!

Que Deus continue a abençoar-te com muita luz, muita saúde e felicidades em companhia  dos teus filhos e marido!

Que cada dia seja de harmonia e sintonia   em compamhia do teu companheiro, teu confidente, na base do respeito,  compromisso e consenso. Te desejo muitos e muitos anos  de vida!

Beijinhos do sogro que te adora.

terça-feira, 15 de março de 2022

 Força,  mana! You can ! 

No teu íntimo,

Está o entusiasmo,

O ânimo 

Que vêm do cimo!

És um ser,

Uma mulher

Para vencer!

Bjs.

segunda-feira, 14 de março de 2022

 Partilhar,

Amar,

Dividir,

Se sentir

Mais

Feliz...!


I


Espontâneo,

Transitório, 

Fugaz

Como o gás,

Devorar 

O ar

No imenso

Espaço, 

Gozar

A liberdade

Na plenitude

Da individualidade...!


II


Considerar cada momento

O ponto 

Mais alto

Da vida,

Respirar

O ar

Puro,

Sentir o poro

No jorro

Do sangue

Em cada veia 

Que segue

Uma via

  Que nos alivia

Da pressão, 

Da opressão, 

Da submissão 

Da escravidão

E da solidão... 


III


O trânsito 

Do trajeto

Vasto,

Em cada minuto,

O tempo 

Gasto,

A míngua 

Do nosso corpo

Sem trégua, 

Na azáfama 

Diária,

Cada matéria 

Séria

Que nos trama...


16-03-2022


KK

 A INSPIRAÇÃO DIVINA

NOS ILUMINA 


I


Nada 

Nos quebra,

Se se lembra

De que a vida

É a coisa 

Mais maravilhosa

E importante 

Que existe 

Na e sobre a terra!


II


O nosso

Trajeto, 

O nosso 

Percurso,

É um ponto

Fulcral

Que nos induz,

Que nos conduz

Com uma luz 

Para um canto

Mais alto

Da existência 

Planetária,

Global...


III 


A órbita 

Do Planeta 

Em que o homem

Habita,

Ou na margem

Com quem

Coabita,

O limita

Na sua procura,

Na sua busca,

Na sua entrega

Pelo bem

Comum

De cada um,

Na sua intrínseca

Pega,

Como criatura

Única

Na craveira 

Da cratera

Do Universo 

Imenso...


IV


Palavras

Inteiras

Pronunciadas

Amiudadas

Vezes,

Ouvidas 

Vozes 

Doces,

Suaves,

Ferozes

Nas fases

De imensas crises

Na existência,

Da convivência 

Humana

Em cada zona

Em cada canto,

Em cada ponto

Do nosso globo,

Em que cada lobo,

Pretende devorar,

Eliminar 

O seu semelhante,

Para continuar

A viver como gigante!


V


Prosperar,

Dominar,

Ser 

O ser

Poderoso,

Absoluto,

Impiedoso

Perante

O sofrimento

Do seu semelhante,

Humilhando,

Pisando,

Esmagando,

Eliminando,

Dizimando,

Ostentando 

O seu poder,

Tentando

Resgatar

O seu império,

Um autêntico delírio!


(Continua)


Brandoa ( Amadora, terça-feira,  01:39), 15 de março de 2022.


KK(NDO)=FF

 A SORTE,

É UM DOTE,

UM PRESENTE


I


Um  bom 

Filho

Da terra

Que procura

E se porta,

Se comporta

Como um bom

Filho,

Jamais se degenera.


II 


A sorte

É uma benção

Divina,

Uma dádiva

Que salva

Cada criatura

Da perdição,

Da maldição;

Um dote

Que permite

Cada pensante

Encarar o presente

Com confiança

E esperança

E, consequentemente,

Perspetiva

Um futuro

Mais seguro.


III


(To be continued)


L( quarta-feira, 13H 20 minutos), 15/03/2017.


                         KK(NDO)

 TAMBOR

MAIOR

TOCA

NA TABANCA!

NÒ CA 

 PUDI INDA

 CANTA,

NING BADJA!


I


NÔ CA,

PUDI,

NA BARDADE,

BADJA,

NING 

CANTA,

PA BIA

NÖ CA

SIBI

INDA

QUAL KI

NOTÍCIA

QUI BING

DI 

TABANCA!


II


Se festa caba

Com campanhas eleitorais,

Gocci,

I precisu 

Momentu

De reflexão,

Pa Ka fala de apreensão!


III


Infelizmente,

Na nssa Guiné,

Na nossa terra,

Não existe

Uma consciência

Cívica,

Uma consciência

Patriótica!

Os autores

Políticos,

Os dirigentes políticos,

Degladeiam-se para atingirem 

Os seus próprios interesses!

Os interesses

Do país,

Estão relegados

Para o segundo plano!


IV


Estou muito preocupado

Com as informações veiculadas

Pelos meios de comunicação

Social!

Os ganhadores

E os perdedores,

São mentores

De interesses maiores,

Que não são evidentes para os eleitores,

Não obstante, os acordos

Previamente afirmados!


V


Oxalá

Que haja fala 

Entre. o DSP

E o JOMAV!

Não deve haver diálogo

De mudos

E surdos

Entre estes dois principais

Protagonistas

Na arena política

Da atualidade na nossa Guiné!


VI


O passado

Recente da história

Da nossa terra,

Faz de mim

Não um delfim

Nem tão pouco um Valentim,

Mas um cético

Apesar de ser um homem

Otimista

Por natureza!


VII

Ainda há muito

Para limar as arestas

Na política guineense

Muita 

Tinta

Ainda vai correr

No decorrer

Dos próximos dias!


VII I


Haja

Luz

Que ilumine

A nossa Guiné!

Haja

Luz

Que penetre

Na mente

De cada ilustre

E brilhante

Dirigente 

Guineense

Nesta hora 

Bastante

Importante

Na nossa terra!


IX


Oxalá

Que o Alá

Nos oiça

Desta vez

E nos tire da desgraça

De uma vez!


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 00h15 minutos), 15 de Março de 2019.


KK(NDO)

 A SORTE,

É UM DOTE,

UM PRESENTE


I


Um  bom 

Filho

Da terra

Que procura

E se porta,

Se comporta

Como um bom

Filho,

Jamais se degenera.


II 


A sorte

É uma benção

Divina,

Uma dádiva

Que salva

Cada criatura

Da perdição,

Da maldição;

Um dote

Que permite

Cada pensante

Encarar o presente

Com confiança

E esperança

E, consequentemente,

Perspetiva

Um futuro

Mais seguro.


III


(To be continued)


L( quarta-feira, 13H 20 minutos), 15/03/2017.


                         KK(NDO)

 RÓMULO

NÃO ESTÁ/NÃO FICA TRANQUILO,

PELO 

MODO COMO

MATOU O SEU MANO, REMO...!


PRÉ


As letras,

As palavras

Contar-nos- histórias

Dum final 

Fatal...


I

domingo, 13 de março de 2022

 COMO “SERVO”,

SIRVO

O MEU POVO


I


Embora

Seja uma miniatura

Em criatura,

Um humano

Pequeno,

Ambiciono

E sonho

Sempre para que uma outra

Criatura

No espaço terreno,

Seja feliz no seu caminho!


II


Mas fazer alguém,

Um homem

Ou uma mulher

Feliz,

Tudo vai depender

Do que faço

E do que fiz

No (ao longo do) meu percurso.


III


A felicidade,

É a veleidade

De cada

Personalidade,

De cada

Individualidade

Em cada 

Sociedade.

É a satisfação

Na realização

De cada

Ação

E que enaltece cada

Coração.


IV


Como “servo”,

Sinto

Um grande prazer

No meu viver,

Pelo que sirvo

Ou tento

Servir 

O meu povo

A fim de dirimir

O sofrimento

No provir.


V


Mas como sirvo

O meu povo?

Em quê concretamente,

Se não sirvo

Para nada nesta parte

Como emigrante?!


ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA D. MARINHO CASTELIO BRANCO, PÓVOA DE SANTA IRIA( 5ª- FEIRA- ), 12/03/2015.


                                                     MATTOS (NDO)

 SÃO

TANTAS

AS “ BALEIAS”!

TÃO

BONITAS!

NÃO

SÃO 

FEIAS…!


I


São

Todas

Bonitas,

As minhas “baleias”!

Tantas

E todas

Catitas!

Não

São

Feias,

Mas constituem

Teias

Para este homem!


II


É o cúmulo,

O vínculo

Que o liga

A cada rapariga,

Àquela

Paixão antiga,

A sequela

Em cada costela

No máximo

Do seu organismo.


III


Mas, uma de cada vez

No espaço

E no tempo

Do seu corpo

Magriço,

Porque detesta

O stress

Ou a confusão

Que inquieta,

Atormenta,

Apoquenta

O seu débil coração.


IV


É na veia

Duma baleia,

Que a traqueia

Transporta a poesia,

A única via

Da minha epopeia 

Nesta existência,

Nesta vivência

Efémera,

Passageira,

Desta terra.


 V


Sou “Dionísio”

No meu silêncio,

No meu vazio,

Como o meio

De encontrar a minha”Afrodite”

Sempre ausente

E distante,

Como se estivesse nos Céus

Junto de Zeus,

O deus 

Dos deuses,

Em todos os meses.


VI


É a saudade

Que me aperta

A garganta,

E a saudade

Que me puxa

Para a rixa

Comigo

Próprio,

Para um abrigo

Idêntico ao Capitólio,

À procura

Da minha senhora,

Da minha Nactividade!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( CAFÉ- “PÃO QUENTE”,  6ª-FEIRA- 18H55 MINUTOS), 13/03/2015.


                                               KANKAMBAL- NDO (MATTOS)

 VIVA APU!

VIVA UM!

VIVA PCD!

VIVA PND!

VIVA PUN!


I


Dêem a mão

Ao irmão

Domingos

Nos longos

Quatro(4) anos

Seguintes,

Para lançar

As sementes

Possantes

Para o verdadeiro,

Entendimento

E desenvolvimento,

A fim de tornar

O nosso país

Próspero,

Para nunca mais

Deixá-lo para trás

E proporcionar 

A dignidade

Na nossa sociedade,

A todos os hermanos!


II


Aos outros

Atores

Políticos,

Apelo o sentido

De patriotismo

Demonstrado

Nas eleições

E assumam 

As vossas missões

Como o Simões

Pereira

As assumirá,

Para arranque da terra!


III


Pensem 

Na mamé

Guiné!

Meditem

No que podem 

Fazer

Para que a mamé

Guiné

Possa sair 

Do atraso

E seguir 

A via do progresso

Como as demais

Sub-regiões

Do nosso país!

Potenciar e desenvolver

Vários setores

Que constituem

A riqueza

Da nossa

 Nação!


IV


Dêem

A oportunidade

A juventude

Guineense

Para puder 

Sorrir

Como outros

Jovens do mundo

Inteiro

E de puder

Também,

Contribuir

Para a construção

E reconstrução

De uma Nação

De progresso

Felicidade

E longevidade! 


(Por concluir)


Brandoa(quinta-feira, 00h36 minutos), 14 de março de 2019.


                       KK(NDO)

 A DAMA

QUE AMA

NO FUNDO DA SUA ALMA...!!


I


Esta imagem

Feita por um homem

N,outra margem,

Lhe dá coragem

De prosseguir em cada viagem,

A miragem

Sem nenhuma vertigem,

Porque vem

Da sua linhagem,

Da sua origem

De BANTUMBI...


ÍI


A ousadia

De em cada dia,

Penetrar no mundo 

Que não me pertence,

Ou seja, não do meu ramo,

Da minha área de formação 

Académica,

Demonstra a minha ambição, 

A minha satisfação 

De descobrir o desconhecido,

O lance

Atrevido

De quem não desiste,

Daquele que persiste

Em conhecer mais

E melhor

E com o amor,

O demais,

O próximo,

De modo

Íntimo

E profundo...


III


O extenso,

O prolixo,

O complexo, 

O anexo

Vasto

E aberto,

Que é raso,

Que ainda está no começo,

No início, 

No princípio,

Passo

A passo

No imenso 

Universo

Onde está imerso

O sujeito

Sujeito

E suspeito

A tudo, 

Porque ninguém é perfeito.


IV


A mente

Inquietante

Não está segura

Não está tranquila

E vai ao encontro,

Ao apelo

Do irmão, mano 

Que necessita de socorro,

Do amparo

Da ajuda

Na sua vida...


V


Procuro 

Um abrigo 

Onde está um amigo,

Dando 

Meu auxílio

No utensílio,

No meio

Para que, no nosso seio,

Seja integrado

E não seja excluído;

Procuro 

Pôr na pratica,

Uma educação  inclusiva,

Massiva,

Democrática...

Porque eu sou um livro

Aberto,

Porque não tenho maldade...


(Por concluir)


Brandoa (domingo, 01:36 ), 14 de março de 2021.


          KK YOIÓ(NDO)

 APILI,

NAMPILI,

BILI...!


I


TU,

NAMPILI(1)

APILI,

" Bili"(2),

Para  me dares

O amor

E o vigor

No meu interior.

Junta-te às outras flores,

Às outras mulheres

Para que eu possa

Continuar

A pugnar

E a lutar

Pela causa

De cada um,

Pela causa

Comum,

Pela causa

Pública,

Pela causa

Democrática 

E patriótica...!


II


A política,

A causa 

Da República, 

Tornou-se endémica

A grande" seca"

Que prejudica,

Que lesa

A minha alma

Que ama 

Cada dama,

Cada criança

Que acalenta

A esperança

Em cada costela

Logo que nasça,

Não a "costela"

Do nosso ministro 

Do Interior...!


III


Nampili

Apili,

Bili!

Eu apenas queria

A alegria

Na tua fisionomia,

Na tua face

E bem longe da crise...!

Queria

Apenas continuar 

A ser

Àquele romântico 

Manjaco

Na terra 

Do branco, 

Longe da sua terra

Natal,

Longe da PÁTRIA 

De CABRAL...!


IV


Eu não queria

Nem quero ser

Político.

Apenas queria 

Defender 

A cidadania, 

Exercer

O meu direito cívico.


V


Apili

Nampili,

O tempo

Urge

E o romântico  foge

Para o seu campo,

A fim de exercer o seu ofício

Diário...!


1. Nampili, no dialeto manjaco,  significa menina;

2. Bili, no dialeto mznjaco, significa, vem(venha)!


(Por concluir)


Brandoa ( domingo, 04:18), 14 de março de 2021.


        KK YOIÓ( NDO)

sábado, 12 de março de 2022

 O  QUE NOS FALA

HOJE

A CNE?!

QUE BOLA

TIRA 

DA SUA BITOLA

PARA A NOSSA TERRA?!!!


I


Estamos

Ansiosos!

Estamos

Intranquilos,

Mas zelosos

Sobre o que nos  vai Apresentar!

O que nos vai 

Contar

Sobre o que sonha

Cada guineense,

Neste dia treze,

Às dez horas da manhã!!!


II


A veracidade,

A autenticidade

E a imparcialidade,

Da informação

Para cada cidadão,

Virá da CNE,

Instituição

Indicada

E acreditada!


III


Viva a Guiné-Bissau!

Viva o entendimento

Entre os partidos

Políticos!

Viva a maturidade cívica

E política

Dos atores políticos!


(Por concluir)


Brandoa (quarta-feira,. 0h46 minutos), 13 de março de 2019.


                  KK(NDO)

 FACE A ESTES RESULTADOS

O PAIGC,

BEM JOGOU

ONTEM

COM O ACORDO

EFETUADO

COM O APU/PDGB...


I


A CNE

Apenas veio a oficializar

Os resultados

E Fê-los tardiamente!

E interrogo: porquê?

Se foram cozinhados,

Fabricados

Durante estes dois ou três dias,

Não sabemos!

Pois, na Guiné,

Tudo é possível!


lI


Felicito o PAIGC,

O MADEM-G15,

O PRS,

O APU/PDGB

E todos partidos 

Políticos

Que concorreram

A estas eleições legislativas,

Embora não concorde

Com o número exagerado (21)!


III


Estaremos 

Atentos

Ao (no)desenrolar

Das ações politico- partidárias

Ao longo dos dias que se seguem,

O xadrez politico,

No que diz respeito

À formação do novo

Governo

De incidência parlamentar!

Aguardaremos,

Como já o afirmei

Amiudadamente

Nas minhas reflexões 

Soltas,

Que seja,

Acima de tudo,

Para o interesse

De todos os guineenses!

Que o sol nasça para todos,

Segundo as promessas

E slogan(s)

Da campanha

Eleitoral!


IV


Eu espero

Que a coligação PAIGC/APU//PDGB,

Alcance,

Atinja os 54 deputados

(+ os dois que ainda faltam),

Ou "bi cudji cudji dus de 

Para evitar atritos,

Para evitar caramuças

E os sobressaltos!


V


Oxalá

Que o Alá,

Oiça

E atenda

A minha prece

Para que não haja mais crise

Crónica,

Crise 

Política,

E que o Presidente

Da República,

O Dr João Mário Vaz,

A oportunidade

A este jovem político,

Que muitos( o )consideram

O 'Messias",

O" Salvador"

Da Pátria

E que haja a PAZ!


VI


O PAIGC

Foi bastante

Inteligente

Ao assinar um acordo

De incidência parlamentar

Com o APU/PDGB.

Apesar de tudo,

Terá uma " a luta"

Bem renhida

Na Assembleia

Nacional,

Pois, a oposição

É musculada,

Robusta,

Com um bloco

De incidência

Parlamentar,

O MADEM-G15/PRS!

Estou muito preocupado

Com o que poderá

Vir daí da nossa terra!

Oxalá

Que todos se entendam

Para o bem comum!


VII


Viva a Guiné-Bissau!

Viva o PAIGC!

Viva o MADEM-G15 (o partido sensação, surpresa)!

Viva o PRS!

Viva a APU/PDGB!

Viva a todos outros 

Partidos que participaram

Nas eleições legislativas

Deste ano!

Viva a Democracia (participada)!

Viva a Cidadania!


(Continua)


Brandoa ( quarta-feira, 15h30 minutos), 13 de março de 2019.


                   KK(NDO)

 O MIÚDO 

NADANDO

NO MUNDO

CONTURBADO...


I


Eis que o miúdo,

Pelo mundo

Conturbado,

Foi nadando

Devagarinho,

Sozinho

Em silêncio,

E chega a Catió!


II


Nadando

E cantando 

Alegremente

Pelo que se sente

Vindo

De dentro,

De modo

Puro,

Genuíno 

Próprio

Do ser 

Humano

No seu viver

Quotidiano,

Bem como da especificidade

Genética,

Da sua integridade 

Pessoal

E social

Que o dignifica

Na sociedade 

De acolhimento 

De momento.


III


Na nossa era,

Em que não falta

A guerra,

Em que não falta

A mentira,

Dentro ou fora

De cada terra,

Em que não falta 

Quem a narra,

De uma 

Forma

Nua 

E crua,

De uma

Forma 

Pura 

E verdadeira,

Chega uma

Senhora

Poderosa

E perigosa 

Que obriga os governos

Soberanos

A curvarem-se,

A renderem-se

Perante os factos

Em evidência,

A cuntundência

Dos assaltos

À democracia...


IV


O CRIADOR,

A Previdência 

Com a sua ciência 

Na cedência 

Da consciência 

Em cada pecador, 

Do que é a dor

Em redor,

Que se sente,

E que não se desmente,

Se assiste 

Um fenómeno 

Humano

Aterrador,

Assustador,

Causando

 O pavor,

O medo,

O pânico

Atípico 

E idêntico

Ao da Idade 

Média...!

Oh! SENHOR!

Tende

Piedade

De nós,

Com essa coisa atroz!!!!


V


De forma conjunta,

Global,

Concertada,

Consciente

E responsável,

Os governos 

Soberanos,

Encontrarão medidas

Adequadas,

Para combater

E derrotar 

O inimigo comum,

Como n,outros momentos

Souberam coordenar 

Os seus esforços

Para mitigar

E dirimir

Os prejuízos

E os danos,

Para a saúde pública,

Para o bem comum 

E a satisfação

De todos...!


CONTINUA


BR(SEXTA-FEIRA, 6H21 MINUTOS), 13/03/2020.


                                                             NDO

 NÃO SE FOMENTA A VIOLÊNCIA

NUM PAÍS DE DEMOCRACIA!


I


Emoção 

Tinha tomado

Conta do coração

Do "NDO",

No momento

Exato,

No momento

Preciso

Em que o riso,

O contentamento

Tinha dominado 

O meu interior,

O amor

E a satisfação 

Da minha população,

Pelo o advento

E o regresso

Do seu salvador,

DSP

Ao país 

Que o viu

Nascer,

Que o viu

Crescer!!!


II


E de repente,

Repentinamente,

A brutalidade,

A insensibilidade 

Dos homens

Da ordem pública,

Inverteu

A cena, a situação,

E a tristeza

Invadiu o coração 

De cada cidadão 

Da minha NAÇÃO!

A selvajaria

Minou

A alegria

Reinante,

Acionou 

A desenfreada, 

A triste 

Correria

Da minha gente!

Cada um tentando salvar-se,

Safar-se

Da preciosa vida!


III


Como podemos apelidar,

Chamar

Um país 

Da nossa raiz,

Neste momento

Funesto?!

É uma Guiné de democracia

Ou uma Guiné de violência?!


IV


Semana 

A semana,

Uma pessoa 

É violentada, 

É espancada

E ninguém diz nada!

Isto é normal,

Natural?!

Aliás, 

Na Guiné, 

Tudo é normal,

Natural,

Porque estamos

Na terra dos normais

Ou dos anormais?


V


No dia em que o povo saiu à rua para

Manifestar o seu júbilo,

O seu contentamento

Pelo regresso

Do seu único e atual líder carismático

Que o país tem,

Digno deste nome

E desta palavra,

Há quem não viu e vê com bons olhos esta Situação, 

Esta manifestação!

Os corações dos maus pela natureza, não  Sabem o que é isso!

O único líder da Guiné neste momento, é o Senhor  DSP.!

Uns fogem com pretextos de visitas privadas Imprevistas, para não assistirem a" matança do Porco ",

Outros desvanecem-se no escasso

Espaço, 

Para não assistirem os espancamentos 

E lançamento de gás lacrimogénio à população Eufórica pela festa do advento do seu Messias!

Onde estamos?!

Para aonde vamos

Com a nossa democracia

Conotada com a violência?:


VI


Força e coragem,

Meu heróico

Povo!

Ninguém é mais que ninguém!

Ninguém,

E dono

De nada 

Nesta vida!

Ninguém 

É eterno!

Os abutres,

Mais tarde

Ou mais cedo,

Cairão,

Como cairam

Os maiores

Ditadores!


VII


Não devemos 

Estar calados!

Devemos

Denunciar 

Com toda a veemência, 

Este ato de violencia,

Todas as barbaridades 

Dessas "mandjuandades"

Que estão a perpetuar

Na nossa terra

Há muito tempo

E, agora,

Com muito mais frequência,

Com este pseudogoverno!

Calar,

Significa

Pactuar

Com os crimes

Hediondos

Dos regimes

Ditatoriais 

E autocráticos!


VIII


A minha solidariedade com o Aly Silva

E para com o Adão  Ramalho!

Tenho repúdio aos autores 

Desta abominável ação!


IX


Boa estadia

Na tua terra natal,

Meu herói, 

O discípulo de Cabral,

Meu estadista, 

Meu político,

DSP,

DOMINGOS 

SIMÕES 

PEREIRA,

NA COMPAMHIA

DA TUA FAMÍLIA,

DO TEU POVO!


(Por concluir)


Brandoa ( sábado, 01:13), 13 de março de 2021.


                           KK YOIÓ  (NDO)

 UM ROMÂNTICO 

MANJACO 

NA TERRA DO BRANCO...


I


Na mãe  

Natureza,

A maravilhosa

Rosa,

Com a engenhosa 

Inteligência 

Que nos propicia

A descoberta 

Da beleza

Explícita 

De uma senhora

Incrédula,

Incrível,

Bela

E afável,

Que a todos, encanta. 


II


Não me canso

De perscrutar

O sorriso 

Divinal,

Matinal

Que imortaliza

O olhar

Com quem cruza 

Com esta divindade

De muita raridade...!


III


O manjaco

Romântico, 

Na terra 

Do branco,

Está rendido

A tudo

O que é esplêndido 

Nesta senhora,

O ícone

Do filho de Tymanane...!


(Por concluir)


Brandoa( 15:25, sábado), 13 de março de 2021.


                         KK YOIÓ (NDO)

 A SOVA

DE ALQUEIVA


I


Diva, 

Para onde nos leva?

Livre-nos da cova!

A tua seiva

Mitiga a nossa raiva

De quem nos enerva!

Tu, livras-nos de curva

E contra-curva

Quando se observa

O que nos priva!

Eu adoro

E te quero, 

Pois, és um tesouro

Que procuro

No escuro!

PARABÉNS !


II


Sou 

Levado

Para onde vou,

Onde alguém já levou 

Do que há anos alguém lavrou 

O que muitos encantou

No passado...!


III


À espera

Da festa 

De sexta 

Feira,

Naquela feira 

Ao pé da Amadora,

Concretamente 

Defronte

Da feira

Da Brandoa,

Onde se vende a broa

De Lisboa,

Estava um cavaleiro com uma jiboia....


IV


Os cantos

Fartos

De arbustos,

Encostei-me mansamente 

A frente

De um poste 

De luz,

Um jovem conduz 

Velozmente

Um automóvel azul- escuro ,

Sem seguro

Dispistou-se

E inesperadamente,

Embateu-se

E sem causar estragos....


V


O saber,

É o prazer

De escrever

Quando não estou a ler,

Simplesmente para me entreter...

E escrevo estas linhas,

Que são as entranhas

Que saem pelas baínhas...


13-03-2022


KK

 A SOVA

DE ALQUEIVA


I


Diva, 

Para onde nos leva?

Livre-nos da cova!

A tua seiva

Mitiga a nossa raiva

De quem nos enerva!

Tu, livras-nos de curva

E contra-curva

Quando se observa

O que nos priva!

Eu adoro

E te quero, 

Pois, és um tesouro

Que procuro

No escuro!

PARABÉNS !


II


Sou 

Levado

Para onde vou,

Onde alguém já levou 

Do que há anos alguém lavrou 

O que muitos encantou

No passado...!


III


À espera

Da festa 

De sexta 

Feira,

Naquela feira 

Ao pé da Amadora,

Concretamente 

Defronte

Da feira

Da Brandoa,

Onde se vende a broa

De Lisboa,

Estava um cavaleiro com uma jiboia....


IV


Os cantos

Fartos

De arbustos,

Encostei-me mansamente 

A frente

De um poste 

De luz,

Um jovem conduz 

Velozmente

Um automóvel azul- escuro ,

Sem seguro

Dispistou-se

E inesperadamente,

Embateu-se

E sem causar estragos....


V


O saber,

É o prazer

De escrever

Quando não estou a ler,

Simplesmente para me entreter...

E escrevo estas linhas,

Que são as entranhas

Que saem pelas baínhas...


13-03-2022


KK

 Diva, 

Para onde nos leva?

Livre-nos da cova!

A tua seiva

Mitiga a nossa raiva

De quem nos enerva!

Tu nos livras de curva

E contra-curva

Quando se obseva

O que nos priva!

Eu adoro

E te quero, 

Pois, és um tesouro

Que procuro

No escuro!

PARABÉNS !

13-03-2022.

(Filomena)

KK

sexta-feira, 11 de março de 2022

 ESTA FLOR

DE AMOR...!



I



Esta

Flor

De grande 

Amor,

Que te dou,

Esta

Flor

Que te envio,

É sinal 

De que sei

Quem eu sou,

Para onde 

Vou

Sem nenhum desvio,

Porque eu sei

O que quero, 

Porque eu sei

Onde 

Está 

O tesouro

Que procuro,

Contra 

Todos os obstáculos

Desta 

Terra,

Contra 

Todos os atropelos

Em cada local,

Porque eu sei

O que existe

Dentro 

Do meu coração, 

Porque eu sei

Que muito 

Te amo 

E não temo

Nenhuma rejeição,

Nenhuma contradição  

Vinda de qualquer parte,

Perto 

Ou distante...!


 Brandoa (sábado, 00:37), 12 de março de 2022.


    O teu "FEFÉ"

 COITADO

DO MEU POVO!

NÃO HAVENDO

UM OUTRO PARTIDO

POLÍTICO

ALTERNATIVO,

VAI,

CAI

SEMPRE NO MESMO BURACO!


I


QUE FAZER?

QUE CAMINHO 

A ESCOLHER

PARA CORRESPONDER

O SEU SONHO?


II


Condenado

Pelas peripécias,

Pelas circunstâncias

Sociais

E económicas

De diversas épocas,

O meu povo

Vê-se hipotecado

Pelo único

Partido,

O histórico,

O PAIGC!


III


Segundo as fontes

Não oficiais

E oficiosas,

O PAIGC

Venceu

As eleições

Legislativas

Do passado domingo,

Dia dez,

Deste mês,

O dia D,

O dia da grande Decisão!

Esperemos,

Se se vierem a confirmar

Estas informações,

Que o Partido venha assumir

As suas responsabilidades

Perante o povo

E perante o país!


IV


Por enquanto,

Não adianta

Entrar em grandes pormenores

E considerações,

Visto estarmos ainda em conjeturas,

Em especulaçôes.

Demos 

O tempo

Ao tempo ,

Para podermos

Falar com dados 

Concretos,

Dados 

Objetivos,

Fornecidos

Por quem de direito

Para o efeito.


V


No entanto,

Como cidadão

Atento

À causa da Nação,

Congratulo-me

E atempadamente,

Felicito o  nome

Do provável partido

Vencedor!


VI


A todos

Àqueles

Que abnegadamente

Com devoção

E dedicação,

Se empenharam nas diversas campanhas

Dos diversos partidos

Políticos,

O meu maior apreço,

A minha  maior admiração!


A todos, um bem haja!


Brandoa ( terça-feira, 02h43m), 12 de março de 2019.


                           KK(NDO)

Até breve!

 AI MINHA GUINÉ,

A CARNE

DE CANHÃO 

NA(DA) MINHA NAÇÃO!...


I


Se todos vissem

E soubessem

O que significa

Viver 

E sofrer,

Se todos compreendessem

E interiorizassem

O que significa

Amar

E acarinhar 

Aquele/aquela que nos fez nascer!!!


II


Afinal,

Os nossos tribunais,

Não são assim

Tão ruins,

Quando pretendemos 

Atingir os nossos fins!

Nós, os mortais,

Nos nossos corredores 

De poderes,

Reconhecemos

Que, afinal,

Os nossos órgãos constitucionais

E juízes,

São fundamentais,

São superiores 

Aos internacionais, 

São maiores,

Melhores 

E possuem conhecimentos

Idênticos ou superiores

Aos d,outros peritos

Internacionais ...!


III


Estupefato

Fico,

Quando oiço na boca 

Do político,

O autoproclamado

Presidente da República,

O Sissoco,

Que a seu mando,

Ordenou o concelamento

Da missão 

Da CEDEAO 

À Guiné-Bissau,

Porque o nosso país 

É soberano,

Possui leis

E  ele respeita as leis 

Do país, 

E as do Supremo Tribunal de Justiça!

Que grande embuste

Do falso presidente!

Que troça!

Que farsa deste fulano!

Que engano

Aos distraídos, 

D,outros cantos e lados...!

Sinto um arrepio 

E calafrio

No meu corpo,

Em cada tempo,

De cada discurso

Em cada espaço!


IV 


Afinal,

Existem órgãos importantes

Que regem e regulam

As institucionais

E o comportamento dos cidadãos

No nosso país!

Pisamo-los,

Ignoramo-los

Quando queremos

Pretendemos 

Conquistar os nossos desideratos,

Quando aspiramos

Atingir os pontos

Mais altos!

Oh animal!


V


Abramos

Bem os olhos

E ouvidos

Para conhecermos

Os trilhos

Dos nossos monstros

Em todos os perímetros...!


VI


Dá para pensar

A condução 

E a condição 

Da nossa NAÇÃO,

A NAÇÃO 

De Cabral,

No momento atual!

Um grande pesar!!!


VII


Aquele

Que 

Fia,

Que confia,

Porque tem miopia,

Porque a sua via

De utopia

O faz creditar que ninguém o traía...!


VIII


Alienação 

Por(para) outra nação, 

Por(para) outro país,

Jamais!

JAMAIS!

O nosso destino

Não estará,

Jamais

Num outro senhorio,

Piorio!

O inquilino,

Será 

Sempre a nossa terra!

Será 

Sempre o nosso país,

O dono 

Do nosso destino!

Não aceitaremos, jamais

Um tirano!


Continua


Br(quinta-feira, 02h53 minutis), 12/03/2020.


                                              KK(NDO)