REFLEXÕES
SOLTAS:
A ESCOLA,
A EDUCAÇÃO,
A MOLA
ESSENCIAL,
FULCRAL
PARA DESENVOLVIMENTO
DE QUALQUER
PAÍS,
DE QUALQUER
NAÇÃO!
I
A escola,
A educação
É o pilar,
A mola
Basilar,
Fulcral,
Essencial
Do desenvolvimento
Integral
De qualquer
Sociedade,
De qualquer
País,
De qualquer
Nação!
II
Os dirigentes
Guineenses,
Os políticos
Guineenses
Subalternam
A educação,
Pois é o meio
E a forma de puderem
Ser os senhores
Absolutos
E convictos
De perpetuarem
Os seus mandos,
Desmandos,
Mantendo a população
Na ignorância,
No analfabetismo
E no obscurantismo.
III
Esta perspectiva
Absoleta,
Retrógrada
Não os levará
A lado nenhum,
Pois o povo,
A pouco e pouco,
Começa a ter os olhos
Abertos
E obviamente,
Começa a contestar
Esta dominação,
A começar pelas próprias crianças,
Jovens
E adolescentes!
III
Os dias vão passando
E vamos aproximando
Do dia D,
Do dia DEZ,
Dia a partir do qual,
A Guiné deverá,
Necessariamente,
Mudar a página
Da sua história recente,
Pois o povo está
Farto
E exausto,
E tem que dizer:
CHEGA!
BASTA!
Basta de retrocesso!
Chega do inverso
Ao progresso!
IV
Devemos ser otimistas
A fim de seguir as pistas
Daqueles que apostam
E trabalham
No caminho
Do diálogo e entendimento,
Que proporcionam
O sonho
Concreto
Do desenvolvimento!
V
A cada cidadão
Consciente
E responsável,
O meu apelo
Como um
Comum
Cidadão,
É que vote
Livremente,
Segundo a sua consciência,
Cumprindo o seu direito
E dever de cidadania
No dia DEZ
Deste MÊS!
VI
Espero que os resultados
Das eleições
Sejam livres,
Democráticos
E justos
E faço os meus sublimes
Apelos
Para que os atores
E dirigentes
Políticos,
Sejam autênticos,
Que se pautem
Sem dolos,
Que aceitem
Os resultados
Divulgados!
(Por concluir)
Brandoa( Terça-feira, 03h15 minutos), 05/03/2019.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário