quinta-feira, 31 de agosto de 2023

 O CONSELHO

SOBRE O VALOR

DO TRABALHO,

COM MUITO AMOR...


I


(Em)Setembro,

Abro

A página

Como quem

Ensina,

Como quem

Educa

E inculca

A importância

Do trabalho,

A essência

Que dá o brilho,

A alegria

Em cada dia,

A cada pessoa

Boa

E de bem,

A cada homem!


II


O apanágio,

O privilégio,

Que se torna 

O vício,

Que não me abandona,

Que não me larga,

Se encarrega

De fazer

A entrega,

A escrever

Uma frase 

Doce,

Uma poesia

Que anima

Cada alma,

Com entusiasmo

Ao máximo

Em cada dia,

Em cada manhã,

Com alegria

Que vem da entranha

De cada indivíduo,

Quando brota

Do silêncio

Com a escrita.


III


Mais 

Uma jornada

Da vida,

Que faz de cada

Um, mais 

Feliz,

Mais

Dinâmico,

Mais 

Enérgico,

Mais

Romântico

No mundo

Rústico,

Que deveria

Ser mais

Colorido,

Mais 

Divertido,

Mais 

Alegre,

Não só para o rico,

Mas também para o pobre

Humilde e parco.


IV


Com esforço

Imenso,

Conseguiremos

Vencer cada passo,

Conseguiremos

Ultrapassar todas

As barreiras,

Todas

As dificuldades

E todas

As adversidades

Que tentam toldar,

Dificultar

A nossa caminhada!

E, com certeza, porém,

Sairemos

Vitoriosos,

Porque temos

Muita força

E esperança!

E, com a graça

De Deus,

Pedimo-Lhe

Que nos dê

Saúde 

E muita sorte

Para o novo 

Ano letivo,

Bem

Como a todas

As outras

Atividades!


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 02:05), 01 de setembro de 2023.


          KK-NDO

 VALORIZEMOS

O QUE HOJE TEMOS,

PARA DEPOIS, NÃO NOS

ARREPENDERMOS


I


O óbvio

Está ao nosso pavio,

Só o vemos

Quando o tempo

Já está no seu topo.

Não o hoje,

Que urge,

Mas o auge,

O risco que corretemos.


II


Aquele que nos ama

De verdade,

Nos segue

Até no nosso sangue!

Não nos estranha!

Nos invade 

E nos acompanha

Em todos

Os momentos,

Sejam alegres

Ou tristes.


III


Aquele(a)

Que nos ama,

Ama-

-nos de todos 

Os sentidos!

Não se sente

Diminuído(a),

Envergonhado(a)

Perante 

O estado

Ou condição

Da nossa família!

Nos acolhe

De coração,

Na folia

Ou na aflição.

Não nos menospreza,

Nem tão pouco nos dispensa!

Ama-nos,

Ama os nossos filhos,

Independentemente

De serem  ou não os seus biológicos.


IV


O amor

É amor,

Não no sentido

Restrito,

Mas lato.

E é um amor

Com um grande significado!

É verdadeiro,

É puro,

É Sincero,

É belo,

É Singelo

E é de grande 

Amplitude!


V


Amar,

É aceitar 

O que o coração

Escolheu,

E não o que a razão

Apeteceu

Por interesse,

Para resolver uma crise

Instantânea

Ou momentânea.


VI


Amar,

É lindo,

Amar 

É bonito,

Amar 

É extraordinário,

Amar

Deve ser sério,

Para que ambos corações

Não vivam em aflições,

Em situações

Ambíguas,

Dúbias...


VII


Em agosto,

Tive

Tanto

Gosto

E muito

Tenho

Escrito

Sobre o meu sonho!

Todos os dias

De agosto,

Desde o princípio

Tive

Este privilégio,

De escrever,

Com enorme prazer 

Este vício

Que agarra sempre 

Uma das mangas,

Das minhas camisas

Brancas, azuis ou lisas,

Obrigando-me sempre

A arregaçar as mangas

Para a escrita

Para amigos ou amigas,

Como se fosse um poeta.


VIII


O que é bom, saboroso

E gostoso

Como agosto,

Acaba depressa

E passa!

Agosto

Vai,

Setembro

Vem,

E em força,

Com muitas energias,

Sabedorias

E esperança!

Muito obrigado

Por tudo

Ao Senhor

Do amor,

Ilimitado,

A Deus,

Lhe agradeço

E peço,

Que todos os meus

E os seus,

Voltem

De férias

Com muita saúde, 

Com muitas energias,

Vigor,

Amor ❤️,

Cada um, para sua atividade!


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 05:12), 31 de agosto de 2023.


       KK-NDO

terça-feira, 29 de agosto de 2023

 A GRANDE MULHER

QUE CADA UM QUER

TER...!


I


Atás

De um rapaz,

Está uma grande,

Uma destemida

Rapariga

Muito amiga,

A sua

Sede

Ao longo da sua 

Vida!


II


Os seus

Raios,

Evitam

Os seus 

Desmaios,

Desmancham

Os seus 

Bloqueios,

Abrandam

Todos

Os seus

Medos...!


III


O seu 

Amor,

Ilumina 

O seu 

Caminho,

Concretiza e abona

O seu 

Sonho,

Torna

Ténue a dor,

O sofrimento,

No seu 

Peito...!


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 5:13), 29 de agosto de 2023.


          KK

 Bandjumpòr

    Vocé é à larangeira da qual 

                   nos somos à flôr.

     Vocé é à flor e nos somos perfumes. 

      Vocé é o escritor, e nos somos o papel 

      Vocé  é à canéta e nos somos à tinta. 

       Vocé é um estrumento do qual nos 

                              Somos a nota.

       Vocé é um, Bibliotéca somos  livros

                                   do seu trabalho.

       Vocé é à oliveira e nos somos à gota 


                                         do milho 

        Banjumpôr, matu da nossa enfancia 

        Nos somos à enfancia 

        Vocé é  sol e nos somos raios 

        Vocé é courage

        Eu admiraçao. 

        Vocé  nos encina fé e vitalidade. 

         Bandjumpòr mato da nossa enfancia 

                            Somos principes deste reino.  


                         Punan Pàpu  nambukui.


De

(Osvaldo Baticã Ferreira)


2022

 Força, meu herói

Como aquele que foi

Naquele

Que foi dono

Daquele

Trono,

Daquele

Reino 

Que tu dizes que foi

E é sagrado,

Que temido

E venerado.

Tomai sempre o caminho

Que na infância

Percorrestes 

Sem medo,

Porque fizestes

Partes 

Integrantes

Dele...





Osvaldo Baticã Ferreira 

 OS VETERANOS

CONDENADOS

POR TODOS 

OS LADOS

PELOS OCEANOS



A emigração,

A condição,

De viver com dignidade

Na sua sociedade

E obrigado a partir,

A ir 

Procurar

Melhorar

O seu estado

De vida

Como um ser.


II


E há aqueles que décadas,

Nem cá,

Nem tão pouco

Reunir as mínimas

Condições,

Nem para si,

Nem para os que ficaram

Atrás

No país

De origem.


III


Querem,

Mas não podem,

Não conseguem

E assim, se sentem

Privados,

Privados,

Condenados

De tudo que sonharam,

Arquitetaram,

Planearam

A curto,

Médio

E longo prazo!

Perderam o azo

E nada

Tiveram

O gozo

Da vida!


IV


Os oceanos

Blindaram,

Impediram

O seu regresso,

Porque não tiveram

Sorte,

Oportunidades,

Nem tão pouco o sucesso!


V


Os veteranos,

Os "kotas",

Já não tem forças

Para enfrentaram

As agruras

As condições

Duras 

De empregabilidade!

Os veteranos,

Foram condenados

Por todos 

Os lados

Pelos oceanos!...


(Continua)


BRANDOA (quarta-feira, 01:30), 30 de agosto de 2023.


      KK

domingo, 27 de agosto de 2023

 AS DESGRAÇAS

GRAÇAS

AS FINANÇAS...?!


I


Um caso quase crónico 

Do manjaco

Já há décadas,

Com várias moradas

Em Lisboa,

Sem uma vida boa

Como colegas,

Se calhar, pragas

Trazidas

Da minha terra

Até à esta altura!


II


Não tenho sossego,

Não tenho abrigo!

Me entrego

À vida

Debandada

Desde que deixei

O Alentejo,

Évora,

E vim 

Estabelecer- me junto,

Perto

Ao rio Tejo

Como me lixei

Na terra

Estrangeira,

Praga sem fim!...


III


Não vejo 

A ninguém

Com desdém!

A ninguém

Invejo.

Apenas pretendia

Que a misericórdia

Do Senhor

Me concedesse,

Me desse

A alegria,

A paz de espírito,

Com saúde

E estabilidade

Mesmo estando hoje,

Longe da minha família!


IV


Mês

A mês,

Defronto,

Enfrento

Dificuldades,

Em virtude

De ter o vencimento

Penhorado

Pelas Finanças,

Desde o mês 

Abril

Até à este mês

De agosto.

O que impede de cumprir os meus deveres,

Os meus compromissos!


V


Tudo

Está estagnado,

Tudo

Está paralisado!

As palavras dadas,

São constantemente

Defraudadas,

Não cumpridas!

O meu sobrinho

Está sempre esperando

Que em cada mês

Consiga mandar,

Pelo menos,

Para prosseguir

Com a(as) obra(s)

Na construção

Da minha palhota

Para a velhice

Após a reforma

Que me foi negada...!


VI


Não quero

Lembrar,

Não quero

Recordar

Todas as desgraças

Que se abateram 

Sobre mim,

Que têm sido

Constantes 

Na minha vida!


VII


No entanto,

Enquanto

Tiver

Saúde

E ainda estiver

A trabalhar

E a receber

Um miserável vencimento,

Dou graça

À misericórdia

De Deus em cada dia

E um grande agradecimento

Por tudo isso!

Tenho 

Ainda força

E esperança

No meu grande sonho,

Na concretização

Do projeto

Proposto

No meu coração ❤️!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 14:30), 27 de agosto de 2023.  


              KK

sábado, 26 de agosto de 2023

 FAZER

RIR,

SORRIR,

UMA CRIANÇA,

UMA MULHER,

UM SER,

COM A ESPERANÇA...!


I


Entre o escrever

E o ler,

Preferia

Escolher

A primeira

Opção,

Pois, ainda

Que não tenha

O seu domínio,

É a atividade

Que me dá muito

Prazer,

Me dá mais gosto,

Mais tranquilidade,

Porque, se calhar,

É o desígnio

Daquele que sonha

Publicar

Algum dia,

Uma brochura,

Uma obra,

Mesmo não sendo

De grande categoria

De alguma edição

Que optar,

Dignar

Me aceitar,

Me receber,

Me acolher,

Mais tarde

Ou mais cedo.


II


O meu caminho,

O meu sonho,

O meu propósito,

O meu projeto

Era fazer,

Ver

Uma criança,

Uma mulher,

Um ser

A rir,

A sorrir,

Ter esperança

De um mundo

Colorido,

Cada vez melhor,

Com muito

Amor,

Acolhedor,

Inclusivo,

Expansivo,

Extensivo

A todo

O povo 

Deste nosso mundo!


III


Aqui estou,

Aqui vou 

Sonhando,

Exercitando

A minha mente

Excitante

Em relação

A cada questão

Do mundo atual,

Tanto a nível local,

Nacional

Ou internacional.


IV


A cada dia 

Que passa,

Faço um alerta,

Um apelo

Extensivo,

A cada consciência

Individual,

Pessoal,

Coletivo,

Global

Para que haja a consciencialição

Da nossa missão

Na solidariedade

Universal,

Atendendo

O que afeta amplamente

A maioria 

Da população,

Sobretudo,

Os necessitados,

Os esquecidos

E abandonados

Pela nossa classe política,

Pela gente rica

Que não sente 

A crise...


( Continua)


BRANDOA (domingo, 02:20) 27/08/2023.


                  KK

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

 AGOSTO

ESTÁ REPLETO

DE FACTO,

PELO RELATO


I


De lés

A lés,

Com os pés

Bem firmes,

Com suportes,

Ainda que com bastante calor,

Mas sempre com o amor,

Por

Todos os que estão ao meu redor.

Ousei

E pisei

O terreno que bem sei

O seu estádio

Muitas das vezes do piorio

Do próprio

No silêncio

E no vazio.


II


O jogador,

O sonhador

Do amor,

Que aprendeu no interior

Do Bandjumpôr,

Em Utiacor,

Que sempre sentiu o vigor,

De(em) continuar a ser um lutador

Nato que sabe de cor

O ambiente acolhedor

Ou confragedor, 

Opressor

Que me deixa sempre na dor.


III


O mês 

De agosto,

Me fez

Um misto

De sentimento

Sempre perto

Com um gesto

De honradez,

De amizade,

De fidelidade

E respeitabilidade

Para com cada amigo

Do fundo do seu âmago.


IV


O peso

Imenso

Sobre os meus ombros

Para com todos os membros

Da minha família,

Diminuiria

Se pudesse 

Dar alegria,

Reunisse

Todos na folia

Sobretudo numa moradia

Na qual, podia

Ver e assistir a correria

Dos meus benquistos

Netos...


V


Oh que limitação

Da minha condição

De cidadão!

Algo que desse satisfação

Ao meu coração ❤️!

Agosto

Lento,

Momento

Delicioso

E de grande gozo,

Com a escrita

Mal feita,

Com desenhos

De bonequinhos,

A meu jeito,

O  pensamento

Que simboliza  o ser

Sozinho

Com o seu sonho...


( Continua)


BRANDOA ( sábado, 01:10), 26 de agosto de 2023.


               KK

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

 KIL 

KE 

MISTIU,

BU 

KA MISTIL;

KIL

KE

BU

MISTI,

I KA MISTIU...


I


I és

Lei,

De vida!

Contrárius

I ka tá contra.


II


Na mundu,

Cheiu

Di mistérius

Nô ka tá odja

Nada.

Nô está cegu.

Nô tené udju,

Má noka tá odja

Bem ou lundju


III


Nô cegu.

Nô coraçons

Ka tá 

Odja,

Porque nô tené odjus

Tapadus,

Nô stá

Na jugu

De cabra-cegu.


IV


Nô tá 

Pára,

Oki nô

Da

Tapada.

Lá,

Ke nô tá

Lembra

Volta

Trás,

Nô tá

Repindi.


(Tradução posteriormente)


Eis a tradução aproximada:


AQUELE(A)

QUE TE AMA,

TU, NÃO O(A) AMAS;

AQUELE(A)

QUE TU AMAS,

NÃO TE AMA...


I


...Isso,

É a lei da vida.

Os opostos, atraem-se,

Mas, não se encontram.


II


No mundo

Cheio de mistério (mistérios),

Não vemos

Nada.

Estamos,

Somos

Cegos.

Temos

Olhos,

Mas não vemos

Bem,

Ou não vemos

Longe.


III


We are blind!

Our hearts lead us Astray from what our Eyes see.

We walk the blind goat.


Estamos,

Somos

Cegos.

Os nossos corações

Não vêem,

Porque os nossos olhos

Estão tapados,

Porque estamos

No jogo

De cabra-cega.


IV


We see,

We

Repent,

When we

Stumble

And to go back.


Só parámos,

Quando 

Tropeçámos.

Aí é que nos lembrámos

Em(de) voltar para atrás,

Quando nos arrependemos

Ou arrependemos-nos.


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 02:10), 25 de agosto de 2023 


         KK

 SOME 

ONE

LOVE...


I


II


III


IV


V


(Continua),


BRANDOA (quinta-feira, 13:25), 24 de agosto de 2023.


          KK

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

 O SONHO,

É O QUE EU TENHO,

OU O QUE EU PROPONHO?


I


Finjo

Que não vejo

O que faço,

Nem tão pouco

Oiço

A crítica

Que alguém me faz,

Com o objetivo de me tirar

Para o buraco,

Para depois alegar

Que apenas brinca.


II


O que é o sonho?

O que representa,

O que significa

Na vida

De uma pessoa?


III


No entanto,

Me sinto

Cada vez mais forte,

Mais potente,

Concentrado

No meu mundo

No sonho,

No que proponho.


IV


Sonhar

Enquanto

Estamos 

A dormir,

A divertir

Com alguém

Que amamos,

Com familiares,

Com amigos,

Com amigas,

Com colegas

Do trabalho

Com atividades

Dos nossos ofícios,

Etc,

Etc.


V


O sonho,

Como o interpretamos?

Como o analisamos?

Não é apenas

O que ambicionamos?

O que anelamos?

O que ansiamos?

O que prevemos?

O que temos

Medo

Deste,

Neste

Mundo

Que tememos?


VI


O sonho,

Não são as fantasias,

Os desejos

Recalcados,

Inconscientes?

A nossa inquietude,

O desejo

Da liberdade

E da FELICIDADE?!


VII


Porquê,

Que sonhamos,

Em vez 

De dormirmos

Tranquilamente

Durante

O sono,

De modo sereno

E em paz?!


VIII


O sonho,

São as nossas fraquezas,

São as nossas derrotas,

As nossas expetativas

Defraudadas,

Ao longo das nossas caminhadas?!


IX


As emoções

Que os nossos corações

Pretendem,

Mas que escapam,

Que desviam,

Que fogem,

Das razões,

Mas que continuam

A ser desejos

Profundos,

Intensos,

Vivos,

Dinâmicos!!!


(Continua)


UBBO(quarta-feira,12h45), 23 de agosto de 2023.


               KK

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

 I


Sempre na mesma

Senda

Da vida,

Com a mesma

Autoestima,

No caminho

Do sonho

Traçado

Desde muito cedo.. 


II


Dia

Após dia,

Determinado

Desde

Muito cedo,

Desde

A tenra

Idade

Na minha terra,

A lutar

Para conquistar

Amizade

Amor

Ao redor,

Bem como dos outros

Que hoje

Estão longe de mim

Nos nossos encontros,

Sempre com o mesmo fim


III


Noites

Longas,

Deprimentes,

Tristes,

Com vagas

Suficientes

Para me divertir

A escrever

Com prazer,

A fim de fugir

À realidade viva,

Agressiva,

Transformando -me num noctívago

Amigo

Idêntico a um morcego.


(Continua)


BRANDOA (terça-feira, 01:30), 22 de agosto de 2023.


       KK

 O PESO

IMENSO

SOBRE A MINHA CABEÇA!


I


MÃE,

Força

Motriz,

A pujança

Que vem

Da raíz,

Da origem

Longínqua

Linhagem

Como Pádua 


II


O sonho

Que tenho,

É o testemunho

Que tenho,

Que proponho

Do meu coração ❤️

Para a minha geração

Futura,

Vindoura.


III


Cada poema

Que faço,

Que escrevo,

É a chama

Que queima

Um pedaço

Turvo

Da minha alma

Que que teima

Sair,

Vir 

Sempre para cima,

Para fora

A fim de falar,

De dialogar

Com a criatura

Que adora.


IV


Deus

Me ilumina,

Deus

Me treina

Na minha ação quotidiana,

Deus me ensina

Na face terrena

A praticar o bem,

Para o próprio

Benefício

Do Homem.


V


A todas

As minhas queridas

Amigas,

A todos

Os meus queridos

Amigos,

Uma segunda-feira

Feliz e próspera!


(Continua)


Alfornelos ( segunda-feira, 14:37), 21 de agosto de 2023.


          KK

domingo, 20 de agosto de 2023

 ...QUE O SEU CORAÇÃO ❤️

ESPALHE MUITO AMOR...!


I


Se calhar,

Ao espalhar

O amor

Que faz brilhar

O coração

De dentro

Para fora,

Limpe cada poro

De cada criatura

Na terra,

Que, honestamente,

Está a trabalhar

Para o bem

Comum,

Para o bem

De cada um,

Para o bem social

Em lado algum,

E erradicar

O mal

Que existe

No nosso planeta,

Que existe

No mundo,

Sobretudo,

Minimizar

A fome

Em todo

O mundo.


II


Eu sou um sonhador

Que abomina a dor,

O sofrimento

Daqueles que nada

Têm na vida,

Eu sou aquele que,

Vivendo

No seu aposento

Diminuto

E sem assento,

Sonha

Com o amor

Em todo o seu esplendor,

Eu sou aquele que, 

No alto

Da montanha,

Tenta ver,

Observar,

Descobrir,

Descortinar

Discernir 

Cada ser

A sorrir,

O que patenteia

A sua alegria

Interior,

Na sua alma

Que ama,

Ver

A harmonia

E a sintonia

Na distribuição

Equitativa,

Inclusiva

Da riqueza,

Na repartição

Do pouco quinhão

Da produção,

De forma justa,

Correta

Entre( Da) sua população,

Tentando diminuir,

Reduzir

Drasticamente

A fome,

A pobreza,

O enorme

Vexame,

A chaga social,

O vírus principal 

Da sociedade,

Da humanidade

Em geral...


III


Escrevo

Com o coração 💓,

Pela carência da razão

Que Deus não me atribuiu,

Ou algo que me impediu,

Porque sou o escravo

Do meu povo,

Para ele, escrevo

Com fidelidade

E humildade.


IV


Em agosto,

Estou disponível,

Estou disposto

A descer de nível,

Se for

Preciso,

Se caso

For

Isso,

Para o benefício

Dos que não exercem 

Nenhum exercício,

Não por

Não terem,

Possuírem 

Ofício,

Mas pela inércia,

Por

Falta 

De astúcia

Ou sabedoria,

Bem como a falta

Da vontade

Política ou autoridade... !


(Continua)


BRANDOA ( Segunda-feira, 01:48), 21 de agosto de 2023.


KK

 O que eu escrevi na própria letra à mão:


I


PARABÉNS, MEU AMOR!

Hoje, é um dia especial

Para ti!

Que Deus te abençoe

Com muita saúde,

Amor,

Longevidade,

Alegria

E felicidade,

Na companhia

Da tua família!

Que está

Data

Se repita

Por muitos

E muitos

Anos de vida,

Com muita

Força,

Coragem

Junto de alguém

Que te considere

Muito especial

E importante

Para ele,

Que te ame

Na verdade

Que vem

Do seu coração ❤️.


Um grande beijo


21/08/2023.


KK

 QUE O SEU CORAÇÃO ❤️

ESPALHE MUITO AMOR...!


I



Se calhar,

Ao espalhar

O amor

Que faz brilhar

O coração

De dentro

Para fora,

Limpe cada poro

De cada criatura

Na terra,

Que, honestamente

Está a trabalhar

Para o bem

Comum,

Para o bem

De cada um,

Para o bem social,

Em lado algum,

E erradicar

O mal

Que existe

No nosso planeta,

Que existe

No mundo,

Sobretudo,

Minimizar

A fome

Em todo

O mundo.


II


Eu sou um sonhador

Que abomina a dor,

O sofrimento

Daqueles que nada

Têm na vida,

Aquele que vivendo

No seu aposento

Diminuto

E sem assento,

Sonha

Com o amor

Em todo o seu esplendor,

Aquele que, no alto

Da montanha,

Tenta ver,

Observar,

Descobrir,

Descortinar

Cada ser

A sorrir,

O que patenteia

A sua alegria

Interior,

 Na sua a

Alma

Que ama,

Ver

A harmonia

E a sintonia

Na distribuição

Equitativa,

Inclusiva

Da riqueza,

Na repartição

Do pouco quinhão

Da produção,

De forma justa,

Correta

Entre( Da) sua população,

Tentando diminuir,

Reduzir

Drasticamente

A fome,

A pobreza,

O enorme

Vexame,

A chaga social,

O vírus principal 

Da sociedade,

Da humanidade.


III


Escrevo

Com o coração 💓

Pela carência da razão

Que Deus não me atribuiu, bem

Ou algo que me impediu,

Porque sou o escravo

Do meu povo,

Para ele, escrevo

Com fidelidade

E humildade.



IV


Em agosto,

Estou disponível,

Estou disposto

A descer de nível,

Se for

Preciso,

Se caso

For

Isso,

Para o benefício

Dos que não exercem 

Nenhum exercício,

Não por

 Não terem,

Possuírem 

Ofício,

Mas pela inércia,

Por

Falta 

De astúcia

Ou sabedoria,

Bem com a falta

Da vontade

Política ou autoridade... !


(Continua)


BRANDOA ( Segunda-feira, 01:48), 21 de agosto de 2023.


KK

sábado, 19 de agosto de 2023

 SOL "MANSI!

NÓ DIBI

SIGUI

SI"(1)

RAIO LUMINUSO

"KU UM SURRISU(2)"...!


I


Força

De viver

Em cada dia,

No amanhecer

Do sol,

Com muita alegria,

Bebendo um sumol

Bem fresco

Com a esperança

Que tudo corra bem!


II


Não hesite

Em seguir

Sempre 

Em frente,

E nunca espere

Que a sorte

Venha ao seu encontro

No quadro

Que definir,

Consoante o seu parâmetro.


III


Em cada dia,

Quando o sol irradia

A sua mestria,

A sua sabedoria 

Sobre a nossa fisionomia,

Vamos com alegria,

Destimificar a folia

Que constitui a magia

Que difunde a revelia,

O que outrora existia

Na periferia

E que nos escondia.


III


O vinte

É sempre

Vinte.

Reflete

O que atempadamente,

Nos torna evidente

E nos transmite,

Algo patente,

Ao nosso semblante,

Alegre

Ou triste.


IV


A escrita,

É a meta

Perfeita

Que nos incita

Que nos relata,

Que nos conta

A reta

Posta

À nossa vista,

O que tem acontecido

No passado

Remoto,

O confronto

Do sujeito

Com as forças

Da Natureza,

As desgraças

Que tem atravessado

Até ao preciso momento

Da nossa baliza,

O limite

Que a própria natureza

Nos permite,

O zénite...


V


Com a escrita

Que me incita,

Não páro

No meu encontro

Com o outro

De revelar,

Mostrar 

O meu ponto

De vista,

O meu pensamento,

O meu juízo de valor,

O meu amor

Pela pessoa humana,

Porque estou na arena

Para demonstrar

A força

Que me mobiliza,

A fraqueza

Que me minimiza 

Como ser humano

Neste nosso terreno,

Solicitando

Ajuda

De cada,

Quando

For 

O caso

Disso,

Porque eu eu sei 

O que posso

E o que não posso,

Devido 

À experiência que passei...

A escrita é o meu gosto.

Não é por 

Gosto

Do ("like"

Que "I make

(it),

I do it".) (2)

Que eu escrevo,

Mas sim, por 

Que devo.


1. O SOL NASCE,

AO NASCER DO SOL,

DEVEMOS SEGUIR

O SEU RAIO LUMINOSO

COM UM SORRISO;


2. Que o faço.


(Continua)


 BRANDOA ( domingo, 01:19), 20 de agosto de 2023.


        KK-NDO

 SOL "MANSI!

NÓ DIBI

SIGUI

SI"(1)

RAIO LUMINUSO

"KU UM SURRISU(2)"...!


I


Força

De viver

Em dia,

No amanhecer

Do sol,

Com muita alegria,

Bebendo um sumol

Bem fresco

Com a esperança

Que tudo corra bem!


II


Não hesite

Em seguir

Sempre 

Em frente,

E nunca espere

Que a sorte

Venha ao seu encontro

No quadro

Que definir,

Consoante o seu parâmetro.


III


Em cada dia,

Quando o sol irradia

A sua mestria,

A sua sabedoria 

Sobre a nossa fisionomia,

Vamos com alegria,

Destimificar a folia

Que constitui a magia

Que difunde a revelia,

O que outrora existia

Na periferia

E que nos escondia.


III


O vinte

É sempre

Vinte.

Reflete

O que atempadamente,

Nos torna evidente

E nos transmite,

Algo patente,

Ao nosso semblante,

Alegre

Ou triste.


IV


A escrita,

É a meta

Perfeita

Que nos incita

Que nos relata,

Que nos conta

A reta

Posta

À nossa vista,

O que tem acontecido

No passado

Remoto,

O confronto

Do sujeito

Com as forças

Da Natureza,

As desgraças

Que tem atravessado

Até ao preciso momento

Da nossa baliza,

O limite

Que a própria natureza

Nos permite,

O zénite...


V


Com a escrita,

Não páro

No meu encontro

Com o outro

De revelar,

Mostrar 

O meu ponto

De vista,

O meu pensamento,

O meu juízo de valor,

O meu amor

Pela pessoa humana,

Porque estou na arena

Para demonstrar

A força

Que me mobiliza,

A fraqueza

Que me minimiza 

Como ser humano

Neste nosso terreno,

Solicitando ajuda

De cada,

Quando

For 

O caso

Disso,

Porque eu eu sei 

O que posso

E o que não posso,

Devido 

À experiência que passei...

A escrita é o meu gosto.

Não é por 

Gosto

Do "like"

Que "I make

(it),

I do it".

Que eu escrevo,

Mas sim, por 

Que devo.


1. O SOL NASCE,

AO NASCER DO SOL,

DEVEMOS SEGUIR

O SEU RAIO LUMINOSO

COM UM SORRISO;


2. Que o faço.


(Continua)


 BRANDOA ( domingo, 01:19), 20 de agosto de 2023.


        KK-NDO

 ME LEVA

DIVA,

ME CHAMA

SE ME AMA.. 


I


"Efi",

Me leva

Para Bandin,

Para te abraçar

Para te beijar,

Para te curtir,

Para sentir

O teu perfume gostoso,

O teu corpo delicioso,

Como a minha

Diva,

Como a minha

Princesa,

Menina

Tão formosa

Que não existe 

Em lado nenhum,

Nem em Cuntum

Madina,

Senão em Bandin!

É com muita pena

Que lamento,

Pois, estás muito

Distante!


II


Por que te pedi amizade,

Se não és da minha idade

E querer

Te ter

Como uma namorada,

Uma prenda

Dada

Pela sua Majestade,

O Senhor

Criador,

Ou pelo Salvador

Jesus Cristo

No Seu assento

Celestial

E divinal?!



III


Será

Que a senhora,

Melhor

Dito,

Que a menina

Tão boazona,

Bonita,

Janota,

Vai aceitar

O meu amor 

Por ti,

"Efi"?

Ou é uma ilusão

Do meu coração???!!!



Um grande beijo.


Lx, terça-feira, 05:45, 15 de agosto de 2023.


        KK-NDO

 A DATA

QUE ME INCITA

SEMPRE FRENTE.


I


Estar contente

Ou triste,

Tenho que seguir

Sempre frente,

Ir 

À procura

Do que me interessa,

Do que me falta,

Do que me genera

E não me degenera

De qualquer coisa,

Que me completa,

Do que me vigora,

Do que me fortalece,

Do que me rebustece

Para fazer face

A qualquer crise...


III


Dia

Vinte,

Está sempre,

Presente,

Sempre 

Repete,

Me deixa alegre,

Triste,

Me traz,

A paz,

Alegria,

Monotonia,

Tristeza,

Leveza 

Do corpo,

Do espírito,

Da mente

Em qualquer momento,

Num tempo,

Num específico

Espaço

Do Universo,

Do espaço

Imenso...


III


O que escrevo

Em cada espaço,

Em determinado momento,

Não representa

O equívoco

Da vida que levo,

Não o faço

Ao acaso,

Mas sim um facto

Concreto

Preciso,

Que o vento

Em cada dia me bate,

Para o alerta

Constante

Do embate

De hoje

Que o lança para longe,

Um preparo 

Para um futuro

Desconhecido,

Um incógnito...


IV


O dia

vinte,

Está sempre presente

No meu inconsciente,

Quer de forma voluntária,

Casual

Porque já faz parte

Do meu usual,

Do habitual...



V


O dia 

Vinte

Me lança

Mais confiante,

Com esperança

Do que o sol 

Continua a ser o sinal

Da confiança,

Pujança

Para um final

Mais

Radiante

E feliz

Para a geração

Vindoura

Com mais 

Energia,

Amor

Incolor

E para um futuro melhor

Para cada criança.


VI


Em cada dia

Vinte,

Tenho a alegria,

A sorte

Dos que tanto 

Amo,

Estimo,

Tanto

Gosto

De se lembrarem

De mim,

De se preocuparem

Comigo,

Estando longe

Ou perto 

De mim.

Obrigado

Meu Deus,

Obrigado

A todos 

Os meus queridos

Pela lembrança,

Pela força

Que me dão.


(Continua)


Alto da Brandoa ( sexta-feira, 13:31), 20 de julho de 2023.


   KANKAMBALL (NDO)

 Sempre me atrevo

Perante qualquer estorvo 


I


Dia 

Após dia,

Acrescento 

O meu pensamento 

Ao um outro assunto

Transato,

Porque eu acredito

E sinto

Que ainda sou robusto

A enfrento qualqer trajeto 

Mesmo com um grande custo,

Porque ainda acredito

Em mim

Até ao fim,

Até ao infinito...


II


Refletir,

Enquanto 

Não consigo

Dormir,

Porque, quiçá 

Carrego

Sobre os meus ombros,

A desgraça

Dos membros

Que fazem parte

Integrante 

Do meu circuito

Individual,

Familiar,

Pessoal

E social!


III


A Deus,

Peço 

O entendimento,

A compreensão 

A afeição 

Dos que amo,

Estimo, 

Respeito,

Dos que muito

Tenho 

Apreço,

Dos que sempre foram o meu sonho, 

Àqueles que me deram muito 

Amor,

Carinho

E atenção 

E sempre estiveram no meu corredor

E ao neu redor...


IV

A poesia,

É a minha fantasia,

A história 

Que enriquece 

E engrandece

A minha memória 

Em cada dia,

A minha mais valia

E nada me entristece

Do que sou

Do tempo que passou

Da minha vida

Em cada 

Década ...


V


A saudade

Da minha personalidade,

Da minha tenacidade, 

Da minha persistência

Sem falácia 

Da minha pequenez,

Da minha ignorância

Perante a lucidez

Da vivência,

Da existência 

Quotidiana

E humana...!


29-03-2022.

KK

 Sempre me atrevo

Perante qualquer estorvo 


I


Dia 

Após dia,

Acrescento 

O meu pensamento 

Ao um outro assunto

Transato,

Porque eu acredito

E sinto

Que ainda sou robusto

A enfrento qualqer trajeto 

Mesmo com um grande custo,

Porque ainda acredito

Em mim

Até ao fim,

Até ao infinito...


II


Refletir,

Enquanto 

Não consigo

Dormir,

Porque, quiçá 

Carrego

Sobre os meus ombros,

A desgraça

Dos membros

Que fazem parte

Integrante 

Do meu circuito

Individual,

Familiar,

Pessoal

E social!


III


A Deus,

Peço 

O entendimento,

A compreensão 

A afeição 

Dos que amo,

Estimo, 

Respeito,

Dos que muito

Tenho 

Apreço,

Dos que sempre foram o meu sonho, 

Àqueles que me deram muito 

Amor,

Carinho

E atenção 

E sempre estiveram no meu corredor

E ao neu redor...


IV

A poesia,

É a minha fantasia,

A história 

Que enriquece 

E engrandece

A minha memória 

Em cada dia,

A minha mais valia

E nada me entristece

Do que sou

Do tempo que passou

Da minha vida

Em cada 

Década ...


V


A saudade

Da minha personalidade,

Da minha tenacidade, 

Da minha persistência

Sem falácia 

Da minha pequenez,

Da minha ignorância

Perante a lucidez

Da vivência,

Da existência 

Quotidiana

E humana...!


29-03-2022.

KK

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

 A PONTE

PARA A SORTE...


I


A monotonia,

O tédio,

A solidão,

Silêncio,

A desilusão,

A melancolia,

Tudo isso,

É um grande peso

Que apodera

A alma desta criatura

Solitária...



II


Procuro

Sem saber

A quem

Encontrar,

Um ser,

Concretamente,

Em parte,

Uma mulher,

Alguém

Que pudesse

Me ajudar

A levantar,

A sair do fosso,

Do buraco

E não voltasse 

A cair

Em que me empurraram,

Em que me jogaram

Ou em que a vida

Me empurrou,

Me lançou...


IV


O que a vida me ensinou,

O que a vida me mostrou

Ao longo da minha existência,

Ao longo da minha vivência

Terrena,

Humana,

É a bondade,

É a humanidade,

É a solidariedade,

O respeito

Pelo sujeito

Na sua integridade

Para com os outros...


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 15:38), 18 de agosto de 2023.



       KK-NDO

 VIVA

A NOSSA EFETIVA

RESISTÊNCIA

PELA EXISTÊNCIA.


I


A nossa existência

É o produto

Da nossa luta,

Da conquista

Que travamos 

Em cada momento,

A nossa resistência

Que fazemos

Para não tomarmos,

Para não perecer

E continuarmos

A viver 

Com prazer,

Com todo gosto,

Com todo o amor,

Com todo o vigor

E rigor.


II


A riqueza

Que temos,

Que recebemos

Do nosso Criador,

Do nosso Salvador,

Da natureza,

É a saúde,

A continuidade 

Do ser humano

Em viver

Em liberdade,

Em humanidade

Para cada ser

Nosso semelhante,

A solidariedade

Perante

Os que vivem ao nosso Redor

Aceitando

Um convivência

Salutar,

Pacífica,

Para que haja 

Progresso

E sucesso 

No que o Homem

Faz 

Seu dia

A dia.

E isto significa,

Sobretudo,

Que haja

A paz

Espiritual,

Internacional

Em todo

O mundo.


III


O gesto

Nobre,

Bonito

Que cada sujeito

Faz,

Traz

A harmonia,

A convivência 

Entre todos os seres

Terrestres,

Repugnando 

Toda a tendência

E a inclinação

Belicista

De alguns estados,

Defensores

Da guerra

Para poderem 

Ser donos

De outros estados 

Soberanos

E independentes.


IV


Eu sou um defensor

Acérrimo

Do humanismo,

Da liberdade,

Dos direitos

Fundamentais 

Dos seres humanos,

Contra a segregação

E anexação 

Dos ditadores,

Agressores

A outros povos

E nações

Que têm o direito

A sua autodeterminação

E independência .

Condeno

Com toda a veemência

A agressão

E invasão

Da Rússia

À Ucrânia,

E abomino

A prepotência

E arrogância

Com esta tendência

Autocrática

E ditatorial

Bem com tudo

O que se assemelhe 

A esta prática

Nefasta

Noutros continentes

E noutras partes

Do Globo ...!


V


Unamos

As nossas forças

E condenamos

Todos 

Os invasores,

Todos 

Os agressores

Que pretendem

Voltar aos tempos

De antigamente,

De imperialismos,

Colonialismos

Extremismos,

Revanchismos,

Czarismos,

Etc, etc.

E todas outras formas

Abomináveis

De dominação de um povo,

De uma nação

À outra!!!


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 01:40), 19 de agosto de 2023.


      KK-NDO

 Sempre me atrevo

Perante qualquer estorvo 


I


Dia 

Após dia,

Acrescento 

O meu pensamento 

Ao um outro assunto

Transato,

Porque eu acredito

E sinto

Que ainda sou robusto

A enfrento qualqer trajeto 

Mesmo com um grande custo,

Porque ainda acredito

Em mim

Até ao fim,

Até ao infinito...


II


Refletir,

Enquanto 

Não consigo

Dormir,

Porque, quiçá 

Carrego

Sobre os meus ombros,

A desgraça

Dos membros

Que fazem parte

Integrante 

Do meu circuito

Individual,

Familiar,

Pessoal

E social!


III


A Deus,

Peço 

O entendimento,

A compreensão 

A afeição 

Dos que amo,

Estimo, 

Respeito,

Dos que muito

Tenho 

Apreço,

Dos que sempre foram o meu sonho, 

Àqueles que me deram muito 

Amor,

Carinho

E atenção 

E sempre estiveram no meu corredor

E ao neu redor...


IV

A poesia,

É a minha fantasia,

A história 

Que enriquece 

E engrandece

A minha memória 

Em cada dia,

A minha mais valia

E nada me entristece

Do que sou

Do tempo que passou

Da minha vida

Em cada 

Década ...


V


A saudade

Da minha personalidade,

Da minha tenacidade, 

Da minha persistência

Sem falácia 

Da minha pequenez,

Da minha ignorância

Perante a lucidez

Da vivência,

Da existência 

Quotidiana

E humana...!


29-03-2022.

KK

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

 PASSO AS MÃOS

TÉNUES

COM MUITO AMOR NAS FACES

DOS MEUS IRMÃOS,

EM VÁRIAS DAS SUAS SUPERFÍCIES


I


O meu amor

É o meu guia,

O meu condutor

De cada dia.


II


A comichão

Constante

Para a escrita

Da minha mão

Direita,

Cumpre

A obrigação

Emanada

Da minha mente,

Sempre 

Ocupada

E preocupada

Com os problemas

E traumas

Da vida.


III


Deus,

Ilumina-me,

Ensina-me

A trilhar,

A caminhar

Pelos caminhos

Certos,

Sem espinhos,

Pelos seus mandamentos,

Segundo a Sua grande

Vontade.


IV


No meu convívio 

Em qualquer meio,

Façais com que me comporte

Devidamente

E respeite

Cada semelhante,

Igual e diferente...


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 01:13), 18 de agosto de 2023.


       KK-NDO

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

 ... "DURMI

KU FOMI"!(1)


I


A Humanidade

Está condenada 

E será julgada

Por uma outra

Divindade

Noutra

Terra,

Noutro planeta

De forma honesta

E justa...


II


Os meus olhos

Trocam" bugalhos

E alhos",

Porque outros filhos,

Nem milhos,

Têm para comer!

Estão a gemer

Têm tonturas

Horas

E horas,

Porque não têm

Nada

Para comer

E passam assim

Dias sem fim,

Sem uma migalha

De pão,

Um pau de mandioca,

De manfafa,

Nem

Tão pouco

Um" kutangu"(2)

Para enganar o estômago!


III


O que vem

A ser 

Isso

No nosso 

Mundo 

E as pessoas vêem,

Mas nada

Fazem,

Nada 

Resolvem

Porque estão preocupadas

Com as suas mordomias

E pelo menos, 

Darem

Esmolas 

Aos carenciados,

Aos necessitados.


IV


Aos governantes,

Políticos,

Aos poderosos,

Orgulhosos,

Façam alguma coisa

Para diminuir,

Para dirimir,

Reduzir

O" latir"

A "ganir",

O"gemir"(3)

Que impede 

Que alguém 

Durma

Na cama,

Sem conseguir,

Engolir

Cuspinho,

Porque não é a sede

Que o está a afligir

E não conseguir

Dormir!

É a fome

Que o consome

Paulatinamente!

Acabem

Com esta situação triste,

Deprimente,

Angustiante

De um ser

Despromovido,

Despido

De tudo!

Alguém

Sozinho,

Sem meios

E com freios

Que o impedem

De fazer

Fosse

O que fosse!

Se olhem

No espelho,

Se não se envergonhem

Pelo que eu vejo:

O nojo

À vossa volta,

Que repugna

Qualquer pessoa humana

Digna...!


V


Como posso dormir,

Se estou sempre a refletir

A sentir,

A ver

O que os outros

Estão admitir

E  a fingir

Que não estão a ver

O que está a passar

Ao redor,

Sem acudir,

Socorrer

Aqueles que estão a minguar,

A morrer

Dolorosamente,

Sem 

Ninguém 

Os salvar

Com um pequeno

Gesto

De amor...!


VI


A Deus,

Faço

A prece

Que não carece

De muita catequese,

De muita sabedoria:

Peço

A Misericórdia

Que ajude 

A viver

Dignamente

Cada ser humano,

Dando-lhe um pão,

Habitação,

Saúde

E educação!

As mães lutam arduamente,

Mas alguns pais (homens) se afastam

Distante

De crianças

Que geraram,

De que são progenitores,

Pais biológicos!

Crianças que passam noites 

E noites,

Berrando,

Chorando,

Porque não têm

Leite,

Não têm

Nada

Para comer!

Afrouxem

As vossas vaidades!

Tenham corações!


1.   DORMIR

      Com FOME;

2. Arroz cozido sem nada, sem molho;

3. Gemer


(Continua)


BRANDOA(quinta-feira,

02:24), 17 de agosto de 2023.


       KK-NDO

 Não podia dormir

Sem dirimir

O que está a afligir

O meu sentir

E fingir

Sorrir,

Para me iludir

E engolir

O que pode vir

A diminuir

A amizade,

A sinceridade,

A humildade,

A amizade,

Tudo o que caracteriza a tua personalidade,

A tua sensibilidade

Na totalidade,

Numa sociedade

Que constrói parede

Que divide

Aqueles que, na humanidade

Deviam conviver na fraternidade...


II


Colega,

Amiga

Diogo,

Isto vem do âmago 

De  um amigo

Que algo

O impede

De medir quão a tua sinceridade

E que já vem d, outrora 

Na nossa Universidade,

Na bela cidade

De Évora


Um desafio de uma colega Maria Diogo, ESPAN

terça-feira, 15 de agosto de 2023

 UM PEDAÇO

DE AMOR COM O MEU ABRAÇO 


I


Ajudai-me 

Senhor

Criador,

Libertai-me 

Do pecado

E fortaleciei 

O meu espírito

Cada vez cheio de amor,

Que vai substituir

O ódio

Que poderá

Habitar no meu coração!


II


A força

Que me dareis,

Alimentará

A minha esperança,

Para que eu me deixe

Enveredar pelo caminho

Do ódio,

Do rancor,

Do ódio

Que os outros 

Sentem por mim,

Me desprezando,

Ignorando 

A minha presença

Quando,

Estava simplesmente,

À espera 

Da sua chegada,

Da sua vinda...!


III


Não,

Não,

Não me deixareis

A ser fanático

Por qualquer que seja

A seita,

A religião

Ou por um partido 

Politico,

Por que sou um simples

Manjaco,

Que se tinha enveredado

Pelo caminho

Com o intuito

De encontrar

Um simples sonho,

Por um simples amor,

Navegando 

Pelo Oceano Atlântico...!


IV


Senhor

Criador,

Sou o teu escravo

Como todos os 

Pecadores,

Seres 

Inteligentes 

Habitantes,

Mas continua cada um,

Em lado algum,

A ser o seu escravo,

Bem como o do seu povo!


V


A minha função

Como um cidadão

Universal,

Que recebe sinal

De misericórdia

E de alegria

Em cada dia,

Da Vossa Santidade,

Como a Divindade

Que protege

Todas as criaturas

Em todas as esferas

Deste Planeta 

Terra.


VI


Livrai-me

Do desdém,

Do menosprezo,

Da humilhação,

Porque sou um homem

Do bem,

Tenho a origem

Da família

Da linhagem

Não muito pobre,

Humilde 

E nobre,

Cuja virtude,

É o trabalho,

Como o brilho

De um bom filho,

De um bom cidadão!


VII


Tenho 

Orgulho

Da minha descendência,

Da minha proveniência,

Pelo que tenho

Vergonha

De praticar ato

De indecência,

Tentando

Ter 

Um comportamento

Digno

De um bom ser 

Humano...


VIII


O respeito,

O sentimento

Por qualquer 

Sujeito,

Por qualquer

Ser

Humano,

O amor,

Interior,

Eis o que me move

No meu âmago

Todos os dias!


(Continua)


BRANDOA quarta-feira, 01:50), 16 de agosto de 2023.


         KK-NDO

 ...Esta 

Importante data

A Batalha de Aljubarrota...


I


A pólvora

Vem,

Tem

Origem

Da guerra,

Da ira

Duma pessoa para 

Outra,

De um país

Para outro país,

Que quer

Conquistar,

Amanhar

Terreno

E ser

O próprio dono 


II


O que vigorara

Outrora,

O que estava em voga,

Era

Que, cada terra

Dilatasse,

Aumentasse

Imenso

O seu espaço

Territorial

A nível local,

Nacional

Ou internacional,

Através da guerra.


III


A Batalha

De Aljubarrota,

A data 

Que hoje nos orgulha

Como Pátria,

Como Nação

E nos dá alegria,

Pois, foi a garantia

Da nossa independência

Territorial,

Nacional

Em 14 de agosto 

De 1385,

Na guerra

Entre as duas nações

Ibéricas,

Dois países:

Portugal

E Castela.


IV


A Batalha 

De Aljubarrota

Que tanto nos espelha

E brilha,

Foi um desfecho

De vários contextos,

Não só nacionais,

Bem como acontecimentos

Globais

A nível europeu,

Sobretudo a Crise

Do século XIV

Que a todos varreu,

Que a todos interrompeu

Com três fatores,

Que tiveram consequências

Nefastas,

Em todos os aspetos:

- demográficos,

- económicos,

- políticos,

- sociais

E morais...


V


Sucintamente

E sem delongas,

Convém, destacar

Duas figuras,

Duas personagens,

Dois protagonistas

Principais

Nesta importante 

E crucial  batalha,

Acontecimento:

- no aspeto político, D. João Mestre de Avis, o futuro rei D. João I;

-  No aspeto militar, D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável do Reino.


Dia 15 deste mês, é feriado nacional devido a este facto histórico.


( Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 03:19), 14 de agosto de 2023.


        KK-NDO

 PRESO

AO  IMENSO 

SONHO

QUE TENHO 


I


Não sou um ser

Livre,

Sou preso

A um imenso

Sonho

Que tenho

E não passa disso

Mesmo.

Mas tenho 

Um entusiasmo

No ponto máximo,

A razão pela qual

Estou sempre 

A escrever,

Bem ou mal,

Pelos menos exercitar

A voar.


II


Somos

Inocentes,

Até a prova

Em contrário.

Pelo que vamos 

Alimentando

 Esse ponto de vista,

Sem sentirmos

Um fardo

Pesado

Que nos custa

E maça a nossa consciência

Em cada dia.


III


Há sempre

Um julgamento

Final,

Terrestre,

Por cada ato

Final

Para cada mortal

E posteriormente,

O outro depois da morte.


IV


Eu tenho 

Um testemunho

De muita dívida

Na vida

Com a minha família ,

Com os meus amigos

E por demais pessoas

Que fizeram parte

Do meu percurso

Desde o meu nascimento

Até agora

Nesta terra...


V


Eu não sou imune

De pecados,

De falhas,

Porque não sou perfeito

Como nenhum ser 

Humano o é.

A intenção 

Da perfeição,

É constante,

Permanente,

Como indivíduo

E deve ser

Assíduo...


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 05:45), 15 de agosto de 2023.


     KK-NDO

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

 ME LEVA

DIVA,

ME CHAMA

SE ME AMA.. 


I


"Efi",

Me leva

Para Bandin,

Para te abraçar

Para te beijar,

Para te curtir,

Para sentir

O teu perfume gostoso,

O teu corpo delicioso,

Como a minha

Diva,

Como a minha

Princesa,

Menina

Tão formosa

Que não existe 

Em lado nenhum,

Nem em Cuntum

Madina,

Senão em Bandin!

É com muita pena

Que lamento,

Pois, estás muito

Distante!


II


Por que te pedi amizade,

Se não és da minha idade

E querer

Te ter

Como uma namorada,

Uma prenda

Dada

Pela sua Majestade,

O Senhor

Criador,

Ou pelo Salvador

Jesus Cristo

No Seu assento

Celestial

E divinal?!



III


Será

Que a senhora,

Melhor

Dito,

Que a menina

Tão boazona,

Bonita,

Janota,

Vai aceitar

O meu amor 

Por ti,

"Efi"?

Ou é uma ilusão

Do meu coração???!!!



Um grande beijo.


Lx, terça-feira, 05:45, 15 de agosto de 2023.

Efizénia

        KK-NDO

 ME LEVA

DIVA,

ME CHAMA,

SE ME AMA...!


I


"Efi",

Me leva

Para Bandin,

Para te abraçar

Para te beijar,

Para te curtir,

Para sentir

O teu perfume gostoso,

O teu corpo delicioso,

Como a minha

Diva,

Como a minha

Princesa,

Menina

Tão formosa

Que não existe 

Em lado nenhum,

Nem em Cuntum

Madina,

Senão  só em Bandin!

É com muita pena

Que lamento,

Pois, estás muito

Distante!


II


Por que te pedi amizade,

Se não és da minha idade

E querer

Te ter

Como uma namorada,

Uma prenda

Dada

Pela sua Majestade,

O Senhor

Criador,

Ou pelo Salvador

Jesus Cristo

No Seu assento

Celestial

E divinal?!



III


Será

Que a senhora,

Melhor

Dito,

Que a menina

Vai aceitar

O meu amor 

Por ti,

"Efi"?

Ou é uma pura 

Ilusão

Do meu coração???!!!



Um grande beijo.


Lx, terça-feira, 05:45, 15 de agosto de 2023.


Uma menina chamada Efizénia 

        KK-NDO

 Vamos ter muita paciência 

E ver onde ou em que porto

O barco vai atracar.

Se suportámos tantos,

Muitos

Espancamentos

Durante 

A governação anterior

(De MADEM-G 15),

Podemos

Esperar o fim da primeira parte.

Do jogo de Pai -Terra Ranka.

O Omnipotente

Nos iluminará!.


(Indignação de algumas pessoas sobre o Novo Governo da Guiné Bissau) 

domingo, 13 de agosto de 2023

 "GRACIAS"

MEU CRIADOR,

SENHOR

DO AMOR,

PELAS SUAS MISERICÓRDIAS


I


Meu Deus,

Dia

Após dia,

Procuro

Ir ao Seu encontro,

Procuro 

A sua bênção

Para ter o coração

Aliviado,

Sossegado

Em relação

Aos meus...!


II


Mestre Deus,

Mesmo que não vá

À Igreja,

A matriz,

Peço a Si Criador,

Progenitor,

Rogo-Lhe

Que proteja

Os meus!

Dê -lhes a graça

Divina

Na superfície terrena,

Muita saúde,

Força,

Felicidade,

Afaste deles,

Toda e qualquer desgraça,

Toda a maldade,

E todo  e qualquer espírito

Maligno...!


"GRACIAS"

MEU CRIADOR,

SENHOR

DO AMOR,

PELAS SUAS MISERICÓRDIAS


I


Meu Deus,

Dia

Após dia,

Procuro

Ir ao Seu encontro,

Procuro 

A sua bênção

Para ter o coração

Aliviado,

Sossegado

Em relação

Aos meus...!


II


Mestre Deus,

Mesmo que não vá

À Igreja,

A matriz,

Peço a Si Criador,

Progenitor,

Rogo-Lhe

Que proteja

Os meus

Dê -lhes a graça

Divina

Na superfície terrena,

Muita saúde,

Força,

Felicidade,

Afaste deles

Toda e qualquer desgraça

E todo qualquer espírito

Maligno...!

E que tenham um comportamento

Digno

De um ser humano.


III


De Sintra,

À Carnide,

Fomos ao encontro

Daqueles

Que outrora,

Eram a razão

Da alegria

Pela harmonia

Que existia

Na nossa família

E que hoje,

Bem longe,

Cada um possui a própria

Moradia,

Respetivamente,

1980

E 309.


IV


Obrigado,

Muito obrigado,

Meu Deus

Por nos ter proporcionado

Esta oportunidade,

Eu e os meus,

De rezar,

Aclamar

A cada um de vós,

 Como já divindade,

Respetivamente,

De proteger

Abençoar

Os teus irmãos,

Os teus sobrinhos,

Os teus cunhados,

Os teus filhos,

Os seus  netos,

Teus também,

O teu genro,

A tua nora

E a toda família!


V


Deem- me a força,

A esperança

Como homem

Como pai,

Avô

E sogro,

De continuar 

A zelar,

A cuidar

De todos e como pilar!


(Continua)


  BRANDOA ( domingo, 16:00), 13 de agosto de 2023 


         KK-NDO

sábado, 12 de agosto de 2023

 O ITEM

DE ONTEM

FAZ COM AS HISTÓRIAS SE REPETEM


I



As histórias

Se repetem

As memórias

Que cada item

De ontem,

Para preservar a cultura

Social

Geracional,

Mundial

Dos povos

Que viveram na terra

Como seres vivos.


II


Andando

Com os dois pés,

Vendo

Com os dois olhos,

Todos os porquês,

Todos os empecilhos

Que toldam 

O sucesso 

Social,

Todos os contra -marés,

Todos os males

Que afetam

Os seres

Vivos na sua andança

Em direção à esperança,

O homem interroga

O porquê dessa praga

Que mins o seu progresso.


III


O hoje

Está imitando

O ontem

Muito longe,

Do passado

Longínquo,

De modo

Iníquo,

Agressivo,

E perversivo,

Ceifando

Ceifando

Civilizações

Inteiras,

Reduzindo

As fronteiras

De muitas nações,

Como o que está acontecendo

Na guerra Rússia

E Ucrânia...


IV


Porquê

A força

Das armas,

Em detrimento

Do diálogo,

Do entendimento 

Recíproco,

Do respeito

E cumprimento 

Da Carta das Nações Unidas?


V


Que história

Deveremos

Ensinar

Às gerações

Atuais

Nas nossas escolas,

Nas instruções educativas?

Que princípios

Transmiteremos,

Nós professores

De hoje,

Aos nossos alunos?


VI


Os professores,

Educadores,

Pais,

Transmitirão

Aos alunos, filhos

Os orgulhos

E os valores

Patrióticos

Dos países

Que invadem

Transgridem,

Que invadiram

E transgrediram

Os princípios básicos

Imanados

Na Carta das Nações Unidas?


(Continua)


BRANDOA(segunda-feira, 17:42),

 17/07/2023.



   KANKAMBALL (NDO)

 O EMIGRANTE

PARTE 

À PROCURA

DE TERRA

QUE LHE DÁ SORTE...


I


Um ser

Livre

Prefere

Um ambiente

Favorável

Que lhe permite

Ascender um nível

Alto

De crescimento

E desenvolvimento

Pessoal

E profissional,

Grosso

Modo, alcançar 

Sucesso,

Melhorar

As suas condições de vida

Na sua caminhada.


II


O que vale

A pena,

Se bem

Decidimos,

Se bem

Decidi

Emigrar,

Para depois vir

E continuar

A regredir,

A piorar

O nosso

"Modus vivendi",

(Um)  o retrocesso

Que nos impele

Para a marginalidade,

Para a delinquência,

Para a miséria,

Ou outra cena

Que nos leve à não aceitação, 

E, consequentemente À condenação

Por parte 

Da sociedade

Que nos acolhe?!


III


Aos emigrantes,

Aos seus descendentes,

Um conselho

De um velho:

Lutem,

Procurem

Manter o vosso orgulho

E se dignifiquem

Dia

Após dia!

Valorizem

À vossa origem,

À vossa cultura,

Estejam onde estiverem,

Em qualquer terra!

 AMO

O OUTRO,

O PRÓXIMO

DE MODO SINCERO...


I


Não engane,

Não iluda,

Não brinque

Com o sentimento

Alheio!

Ensine

Na vida,

O que é correto

Como um meio

Que purifique

A alma,

Se se diz,

Que ama,

Para que cada um seja feliz!


II


A vida

É uma 

Prenda

Dada

Pelo Criador

Com todo o amor.

Não existe nada,

Como a existência

Em cada dia

Que Deus nos dá,

Com alegria,

Na companhia,

No seio da família,

Da comunidade

E da sociedade!


III


A vida

É a saúde,

É a liberdade,

É a felicidade!

Ela é resumida

Nestas três coisas Preciosas,

Alegria em cada dia,

Na comunidade,

Na sociedade!

Uma grande 

Dádiva

Da pessoa humana Enquanto está viva

Na superfície terrena.


IV


Podemos

Não ter a mesma sorte

No que a sociedade

Nos permite,

Do que a Divindade

Nos concedeu,

Nos deu.

Mas, devemos

O agradecimento

À oportunidade

Do nosso nascimento,

À nossa vinda

Ao mundo,

Da nossa estadia

Em cada 

Dia,

Cada

Um a seu jeito.,

A seu modo...!


V


O orgulho,

É o brilho

De quem

Sabe perdoar

E tem

O coração ❤️ 

Em aceitar

O perdão;

É a falar,

A dialogar,

Que a gente

Se entende,

Se compreende

O que o outro se sente!...


VI


Mas, quando

Se tem um orgulho

Besta,

Não adianta

O trabalho,

Pois é um tempo perdido.


VII


É uma pena,

A pessoa humana

Que não tem amor,

Quando se considera

Uma criatura

Superior,

Quando pensa

Que está

Sempre certa;

Que a sua verdade 

É absoluta,

Porque pensa,

Que, de ninguém, depende!


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 1:37), 13 de agosto de 2023.


KK-NDO


sexta-feira, 11 de agosto de 2023



Comentário sobre a beleza duma amiga no Facebook :(  Revelina Té, Coimbra)

Uma beleza

Que vem da Natureza

Que ultrapassa

O normal

De uma imortal!

És uma preciosa

Que o dono do teu coração

Deve cuidar com a razão!

 

Sobre Emiliano Zapata Salazar do México:


"Quem

Quiser

Ser

Aguia, que voe,

Quem

Quiser

Ser

Verme,

 que rasteje,

Mas não grite

Quando

For esmagado"


Eu comentei:


Homens corajosos,

Homens valorosos,

Homens audaciosos,

Como tu, 

Zapata,

Não deveriam morrer.

Deveriam continuar imortais

A fim de continuarem a guiar

Todos os dias,

Todos,

Todos,

 todos 

Os povos 

Do  mundo!

Tu 

Nascente

No ano da Revolução,

Pelo que devias continuar

A difundir e ensinar

A  tua lição.

 OS TEMPOS

PASSAM,

OS CORPOS

SE MOLDAM

E AS VONTADES MUDAM...


I


A criatividade,

A bondade,

A humanidade,

A humildade,

A sensibilidade,

São pilares,

Âncoras

De criaturas,

De seres 

Que aspiram,

Que desejam

A felicidade,

A igualdade,

A liberdade

Dos seus semelhantes,

Dos seus parentes,

Bem como afinidades

Com todos os seres 

Humanos

Dignos 

Desses apetrechos,

Que não são caprichos!


II


Acordar

Todos os dias

E homenagear,

Agradecer

Ao Criador,

O senhor 

Do amor

Infinito,

Pelas misericórdias

Que concedeu 

Às suas criaturas

Na face

Da Terra,

Não constitui 

Pecado,

Mas sim, um ato

Bonito

De gentileza,

De firmeza

Próprio de um ser

Com carácter,

Que não esquece

Os favores

Recebidos

E retribui

De bom agrado.. 


III


Acordar

E ter 

O desejo,

Como eu almejo

Em cada momento,

Acrescentar

E melhorar

O meu estado

Como um ser

Íntegro

No mundo 

Vasto

E globalizado,

É tão natural

E normal,

Como a água indispensável

Ao nosso organismo,

Como o ar

Puro

Que respiramos,

Como imperativos

Impostos pelos objetivos,

Ou metas que traçamos 

Na correria

Da vida

Em cada 

Dia,

Pela nossa própria alegria 

E nosso bem-estar social...


IV


... os tempos 

Passam,

Obrigam,

Moldam

Os nossos corpos

E, consequentemente,

As vontades

Dos seus agentes

Mudam

Pelas suas próprias sedes,

Que são os seres

Atuantes

Terrestres...


V


Não culpemos 

Ninguém

Dessa vontade

E liberdade

De e para a mudança,

A força

Da esperança

Da transformação,

Da libertação,

A razão

Do coração,

Pelo que não devemos

Sancionar,

O querer de melhorar,

O fim do estaticismo,

Imperando o dinamismo,

Que é próprio da lei

Da grei...

Sobretudo

Quando

O fardo

É demasiado

Pesado...

"Os gostos não se discutem".


Amém!


Bem haja a todos!


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 03:38), 11 de agosto de 2023.


KK-NDO

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

 Às vezes, a pessoa não tem a noção da função que exerce numa dada instituição! Uma autêntica brincadeira de mau gosto! Para quê isso tudo? Para exibir o seu machismo, a sua valentia? Porquê que, minutos depois do espetáculo, se retirou? Que imagem, que exemplo dá para os outros,  para os mais novos, para a sua própria família!?! Esse comportamento, essa  conduta, não abona, nem a pessoa em causa, nem tão pouco a instituição que representa! O desporto é um espetáculo, mas infelizmente, não este tipo de espetáculo! Um grande profissional admirado por todos, deve evitar a conduta desta índole! Força, Sérgio!

 O POETA,

CONTA,

RELATA 

O QUE APOQUENTA...


I


A nossa sociedade,

Refiro -me 

Àquela onde

Estamos

A viver,

A sobreviver

No dia

A dia,

Das nossas vidas.


II


O poeta 

Relata,

Conta

O que os seus olhos

Vêem,

O que os seus ouvidos

Ouvem,

O que a realidade

Da sociedade

Pinta,

O que constrasta

Com o que as estatísticas

Nos revelam,

Transmitem,

Mostram

Nas suas comunicações 

Mensais,

Trimestrais,

Semestrais,

Ou anuais.

As condições

Onde, 

Por força

De circunstâncias,

Alguns seres

Estão vivendo

Nas condições

Sub-humanas,

Indignas...!


III


É esta

A nobre

Função

De um ilustre

Poeta,

O cidadão

Nãofica indiferente

Perante

As condições miseráveis

Das populações,

Vulneráveis

No seu dia

A dia.


IV


A rotina

Quotidiana

Da pessoa humana,

Muitas das vezes,

Torna -se normal,

Torna-se banal,

Que às vezes,

Não dá conta do seu estado,

Para não dizer,

Que se acomoda...


(Continua)


BRANDOA (quinta-feira, 04:22), 10 de agosto de 2023.


      KK-NDO

 NHANE

NADJINE

THFINE 

UNU FANE...


I


Ba ithdji,

Dji Kaka inki

Abi

Ni pu toth

Ibath:


II


Ui

Nhane

Nadjine,

Napate

Ubabu,

Thfine

Banhanu,

Baithu,

Utchaku!

Lessane

Unu fane!


III


Nababu

Aghalu

Uler

Ui

M,tchiui

Ni

Piis,

Uler

Ui

Muilane

Ulempe,

Am tchi 

Ni

Puiis!


IV


Thri

Alili,

Utchi

Mu tchi

Ni

Puiis,

Am thidje

Ulempe,

Am ka

Utchame!

Banhane

Ka oku:

Ifethar,

Bakane

(Ibath),

Kafaiu!


V


Uler

Ui

Mu makuii,

M,khath

Ulempe,

Bu ka tuke,

Ku ruka koru!


VI


Lessane

Pu djukane

Chaque

Unu,

Patacane(patacan)

Pa umundu

Pudjithu

Di unu

Fane! 



VII


 Lessane

Toujours

Unu

Fane!

Pu thissu

A depender

Di pu ilanu:

Thfine

Ka billet,

Ka ticket

Uabion!


(A continuar)


BRANDOA (jeudi, 06: 58), le 10  pli Août 2023.


       KK-NDO

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

 Parabéns

Homens

Do sangue 

Real,

De Bassel,

De Pelundo,

De Baboque,

De Bandjumpôr,

De Utiacor!

Mostreis

O que deveis,

O que está no vosso DNA,

Que o vosso desígnio

Sempre foi 

Para o benefício

De toda a  comunidade

De toda a sociedade!

Paulatinamente,

E sem pressas,

Façam 

Com que as pessoas

Vivam

 Dignamente!

Defendam 

O que o Povo

Vos confiou nas urnas!


Saúde, sucessos

E muitas felicidades

Para os novos desafios!

Sinto um orgulho enorme

Por todos vós!


Os deputados da Família Baticã Ferreira na XI Legislatura de 2023

Na Guiné-Bissau.

 DE PEQUENEZ,

ALGUÉM SE FEZ

PARA SE TORNAR GIGANTE,

IMPORTANTE...


I


O ser 

Humano

Deve ser

Digno,

De bom carácter,

Humanista,

Humilde

E com muita bondade...


II


A presunção

Deve ser

Levada com a moderação

E sempre em função

E em benefício

Da pessoa humana.


III


Viva

E sirva

O outro

No vosso encontro,

Com a razão

E com o coração.


IV


De cima

Para baixo,

Olhando para o irmão

Em aflição

Com a intenção

De o ajudar

A se levantar

E a se regenerar.


V


Respire

Sempre

O ar puro,

O soro

Verdadeiro 

De forma nobre,

Benigno

Com o fim

De servir o ser

Humano

A viver

Com o amor

E cada vez melhor.


VI


E para finalizar,

Terminar

A minha escrita

"Chata",

Comunicar

Que hoje,

O meu glorioso

Benfica,

Bateu,

Venceu

O seu principal

Rival,

O Futebol Clube do Porto,

Por 2-0,

Na taça Cândido de Oliveira,

Época

2023/2024.


Parabéns Benfica!

Sucessos!


(Continua)


BRANDOA (quarta-feira, 22:35), 09 de agosto de 2023.


KK-NDO

AS MINHAS ESCRITAS

FEITAS 

POR LINHAS TORTAS...


Não liguem,

Passem

E fingem 

Que nada viram,

Que não leram,

Pois a sua importância

Não indicia

Ninguém,

Apenas eu

A única pessoa

Que leu,

Porque só a mim entoa

O seu

Fim.


II


Os dias 

São tão longos,

Minhas amigas,

Meus amigos,

São preenchidos,

Recheados

De monotonias,

Umas vezes amargas,

Que me deixam

Amargurado,

Me deixam

Chateado,

Me lixam...

Aborrecido...


III


A forma de ultrapassar

Tudo isso,

É poetizar

De modo manso

E dormir,

Dirimir

O que me isola,

Quando 

Ninguém me fala,

Me telefona,

Me diz

Olá

Quando

Estou infeliz

Nesta minha zona.


IV


A escrita

É o remédio

Assíduo

Deste indivíduo,

Contra o silêncio,

Contra o tédio...

Contra a solidão

Nesta minha" mansão"!


V


Oh. Como me sinto

No meu peito,

Quando acabo

De escrever!

É como acabo 

De cumprir um dever

Muito 

Importante

Relativo a qualquer

Parente

Que amo

Ou a um próximo!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 19:25), 09 de agosto de 2023.


KK-NDO

 O FIM DOS TEMPOS

MALIGNOS 

EM TODOS

OS CAMPOS...!


I


Aleluia,

Aleluia,

Muita alegria

E harmonia

Neste dia!


II


Que a paz 

Nos conduza

As mais virtuosas

E plenas

Realizações humanas,

Para o bem social,

Econômico,

Político,

E espiritual

Do indivíduo,

Da pessoa humana!


III


Que a consciência 

Humana

Seja repleta 

De tudo o que seja

Fator de desenvolvimento

Harmonioso

Em todas as esferas!


IV


Aos enfermos,

Aos deficientes

Físicos e mentais,

Sejam fortalecidos

Pelo espírito

De conforto,

Pelo amor 

De  Cristo

Redentor,

Entusiasmos

Nos seus máximos,

Amor,

Que suavizem

E minimizem

Os seus sofrimentos em cada dia!


IV


Que a guerra

Que atormenta

Cada povo

Em cada continente,

Seja um motivo

De reflexão

E urgente

Decisão

Das nações

E, sobretudo 

Que a Sociedade das  Nações

Implemente 

Imediatamente,

O fim

Das hostilidades

Que opõem 

As nações

Beligerantes,

Mormente

Entre a Rússia

E a Ucrânia!


V


Escrever,

Escrever,

Eis a missão,

A obrigação,

O dever 

Do escritor,

Daquele que tem o pendor

Da escrita,

Ou daquilo 

Que encanta

A sua alma,

Daquilo 

Que muito ama,

Porventura, a sina

Que o ensina,

O chama

Com muita alegria

Em cada dia...


(Continua)


BRANDOA (quarta-feira, 05:23), 09 de agosto de 2023.


KK-NDO

 "PAPAGAIOS",

REPETINDO,

PARAFRASEANDO

OS SEUS AIOS...


I


Os seres

Humanos

Nos seus afazeres

Quotidianos,

Têm

A tendência

De repetirem

O que os outros

Já disseram,

O que os outros

Fizeram,

A sua experiência,

Aquilo que lhes foram

Transmitidos,

Aquilo que lhes foram

Ensinados.


II


Uns, de forma

Idêntica,

Outros, de forma

Crítica,

Isto é, de modo

Estático,

De modo

Dinâmico.


III


Somos

Produtos

Da aprendizagem,

Somos

Produtos

Da nossa origem.


IV


A originalidade,

É a especificidade

De cada individualidade,

Com a sua personalidade,

Que depende

Em parte,

Da oportunidade,

Do meio ambiente,

E, sobretudo

O que nos é dado,

Concedido

Pela nossa sociedade.


V


Agradecemos

Imensamente

Aos nossos progenitores,

Aos nossos aios,

Aos nossos tutores,

Aos nossos educadores,

Pois, sem eles,

Não somos

Nada

Na vida.!


(Continua)


BRANDOA (terça-feira, 04:12), 08/08/2023.


      KK-NDO

terça-feira, 8 de agosto de 2023

 = O FIM DO LIVRO=


O livro,

É sempre um livro.

É como um metro,

Tem um início,

Um princípio,

Mas tem um fim,

E o fim

É o sim.


II


Ao mundo, 

Despontámos.

O mundo

Continua sempre,

Mas o ser vivo sempre

Morre.


III


"DOCUDJUNE(1)

Adone lune

M,taun pa dji.

Adjurare acine

Dji

Pa dji

Pu tchathath,

Pa dji 

Pu bur puthath!


1. O nome da minha avó materna.


IV


Ah DOCUDJUNE!

M,n duquine

Thi Guiné

Corine!


V


Uass dji adjoth

Ni pu tchathu,

Mbi tha krone tchath,

Parce que m,done thuim

Thi ruthu,

Thi waasu!


VI


DOCUDJUNE,

Nacin Bathy

Athpandu thi m,tchath,

Am dukine 

korine

Thi umundu!

Dji khatha Ka

M,tau!

M,thepanthe mul bligue!


VII


M,tau Upatar,

M,tau Ufelal,

M,tau Udjankal,

M,tau Udjinal,

M,tau Kantankar...!(2)


(2) Os nomes das vacas


VIII


DOCUDJUNE,

Legui, 

Melauane!

Legui,

Meokane

M,nthbrene!

DOCUDJUNE,

M, dukine!


IX


DOCUDJUNE,

M,thp di Nhanha

Di kaoke blanha

Am duk KANKAMBALL

Yoió!


X


DOCUDJUNE,

Eu sei que sofreste

Com a partida

Da minha mãe!

DOCUDJUNE,

Digo-te que não morreste,

Pois, não me vais

Deixar dizer" ai !!!


XI


DOCUDJUNE,

De tanto

Pranto,

Partiste

 Bem distante

Para junto

De Mnthbrene,

Porque o sofrimento

Era tanto,

Tu a veres os teus entes,

Parentes

Novos, a partirem!


XII


DOCUDJUNE,

Eu compreendo

A tua partida,

Pois, estavas toda

Marcada

Pelas amarguras

De Kantoma,

De Quínara

E de Cacine!


XIII


Os teus filhos,

Os teus netos,

Bisnetos

Partiram para outros cantos,

Deixando-te 

Ainda rija,

De corpo e alma,

Pois, eu com os meus olhos,

Vi -te a tirar água da fonte,

"M,otdjau ku  nha ujus

Bu na cata iagua na fonte",

Mas, deixaram-te presa na cama,

Deixaram-te

Débil na cama

E, com o decorrer do tempo,

Foste,

Paulatinamente,

Consumida

Pela cama...


XIV


Nha dona,

Estavas tão chorona

Da última vez que te visitei!

Afinal, era a última vez que Te abracei,

Era o último abraço

Do teu KANKAMBALL Yoió!


XV


Nha dona,

Nesse último dia,

Senti uma mescla de alegria e de tristeza,

Porque estavas serena!

Pediste-me uma tenda,

Que seria a última prenda.

Eu estava acompanhado

Do meu irmão,

Da minha irmã,

Do meu primo,

Do meu sobrinho,

Da minha cunhada

E a ti, dei uma mão,

Pus a minha mão

Em cima 

Da tua,

Abracei-te de uma forma

Carinhosa

E com muito 

Afeto!


XVI


Ah Nha dona

Ducudjune!

Saíste da tua lona,

Deixaste a tua cama,

Levaste a tua chama

Que iluminava a nossa família

Nos momentos da vigília!


XVII


DOCUDJUNE,

Partiste

Sem o meu caixão!

Partiste

Sem me dares uma última bênção!!!


Aguardo brevemente, se Deus quiser traduzir o que escrevi em manjaco para o português.

Obrigado pela atenção

E compreensão.

Abraço.


Tentava/aproximação

Da tradução de Manjaco para português:


...


III


DOCUDJUNE

Ordenhou

Leite para mim.

Ajudou 

O meu pai

Para que eu não morresse,

Para que salvasse.


IV


Ah! DOCUDJUNE,

Deixaste-me

Na Guiné 

Sozinho!


V


O meu coração ❤️,

A minha alma,

Está triste

Com a tua morte!

Não devias morrer,

Porque me tinhas posto

Em cima do teu coração!


VI


DOCUDJUNE,

Deus

Levou-te

Para a morte,

Para junto dos seus

E deixaste-me

Sozinho

Neste

Mundo!

Eu já não tenho

Leite

Levaste

Tudo!


VII


Leite de Upatar,

Leite de Azul,

Leite de Vermelho,

Leite de Preto,

Leite de Kantankar


2. Nomes das vacas


VIII


DOCUDJUNE,

Neste momento,

Agora,

Estás muito longe!

Neste 

Momento,

Estás perto

De Mnthbrene (3).

DOCUDJUNE,

Deixaste-me!


3. O nome do meu pai


IX


DOCUDJUNE,

Foste

Para junto

De Nhanha(4)

Também conhecida

Por Tymanane,

Que está próxima

Da bolanha

E deixaste Kankamball-Yoió(5)!


4. O nome da minha mãe.


5. O nome pelo qual, DOCUDJUNE, minha avó 

Me chamava.


Sem data, meu Deus!

Mas sei que foi no mês de dezembro de 1997.


KK-NDO

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

 EIS 

O CONSELHO

DE  UM VELHO,

CALEJADO

DE EXPERIÊNCIA

SÁBIA,

DESEJANDO

QUE ""TODOS,

TODOS,

TODOS",

PONHAM,

TENHAM

NO SEU DIA

A DIA,

A VERDADE EVIDENTE

E SIGAM

EM FRENTE:


NÃO CHORES...


Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens.

Não chores pelo que está morto, luta por aquilo que nasceu em ti.

Não chores por quem te abandonou, luta por quem está contigo.

Não chores por quem te odeia, luta por quem te quer.

Não chores pelo teu passado, luta pelo teu presente.

Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade.


Com as coisas que nos vão acontecendo, vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante.


PAPA FRANCISCO


Obs:


São apenas orientações 

 Que cada

 Um,

A sua maneira,

A seu jeito,

Assimila

O pensamento

Do Papa

Como uma orientação,

Uma convicção,

Tenha 

Força,

Tenha 

Coragem,

Tenha

Esperança

E enfrente

As contrariedades

As dificuldades 

Da vida,

Pedindo a Deus,

Que tenhamos a saúde.


07/08/2023.

KK-NDO 

Tenha

domingo, 6 de agosto de 2023

 QUEM AMA,

NÃO DESISTE 

TOMA

O CAMINHO 

DO SONHO

E VAI EM FRENTE!


I


O encontro 

Com o outro,

É  o amor

Do Senhor,

Através de  Francisco,

É único !


II


Ponham 

Na prática

As palavras,

As mensagens

Do Papa Francisco

Não tenham

Medo

Do desconhecido!

Façam

Desta Jornada mundial

Da Juventude

Em Portugal

É a experiência única!

"Sejam

Surfistas

Do amor"

Do Senhor

Para todas as criaturas,

Para todos os homens!


III


Não logrem,

Deixem

De exercitar,

De experimentar

O que ouviram,.

O que sentiram,

Como vibraram

Com a estadia

Em cada dia

Do Santo Padre

Francisco,

Aquele que difunde

O amor

Ecuménico 

Do Criador

Na Terra,

Algo como quimera...!


IV


Um Cristo

Redentor,,

O senhor

Do amor

Presente

Em cada

Peito,

Parte

Para um 

Lugar  

Bem distante,.

Mas que deixa em Cada 

Coração,

Uma saudade

Grande,

Que vai segregar

Todos,

Todos,

Todos pela paz

Pelo que cada

Um faz

No seu dia

A dia,

A tolerância,

A convivência

Existencial

Em cada

Local,

A bondade,

A fraternidade

Universal,

Por esta jornada

Mundial

Da Juventude

Em Portugal,

Uma grande 

Missão

Para cada

Um!



(Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 03:30), 07 de agosto de 2023.



     KK-NDO

 ESTENDA 

A SUA MÃO

E DÊ O PERDÃO

A CADA 

IRMÃO...


I


Eis o que alegra

O seu coração

Na terra:

O perdão

A cada irmão

Seu,

Para que  o alcance

Também no Céu!


II


Alivie

O peso

Na sua consciência!

Liberte

O que lhe massacre

O juízo!

Viva com alegria

E sem qualquer

Remorso

Como um ser 

Humano

Digno!


III


Ninguém

É perfeito!

Somos todos

Criaturas frágeis,

Apesar de, muitas das vezes,

Estarmos

Convencidos 

Que somos

Fortes,

Infalíveis,

Invencíveis,

Intocáveis...!


IV


Olhemo-nos 

Nos espelhos.

Somos bonitos,

Somos feios...

Mas, nunca nos damos,

Ou admitimos,

Aceitamos 

O que realmente somos.


V


O orgulho,

Fere

Aquele

Que 

Não reconhece

O seu falho,

O seu erro,

E se convence

Que está no caminho

Certo.


VI


Pelo menos,

Uma vez na vida,

Aceite

Perante

O outro,

O seu erro,

Pois, os seres

Humanos 

Dignos,

Devem ter essa lição,

Esse condão

De perdão,

A fim de viver

Na paz 

Do espírito,

Na harmonia

E sintonia

Naquilo que faz

Na sua caminhada

Da vida.


VII


E aceite

O perdão.

O perdão,

Não é um sinal

De fraqueza,

Mas sim, a franqueza

Individual,

A certeza 

Que vem do coração ( ❤️).


VIII


Tenha um santo 

Domingo,

Amiga,

Amigo,

Na sua entrega,

Neste dia!

O dia

Que a sorte

Que Deus nos confere,

Com a estadia

Do Santo

Padre

Francisco

E que nos abençoe

Com saúde,

Prosperidade

E felicidade!!!


(Continua)


BRANDOA (domingo, 08;08), 06 de agosto de 2023.


             KK-NDO