O DIA INTERNACIONAL DO PROFESSOR!
PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DE PORTUGAL!
PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO INTEIRO!
O VOSSO
SORRISO,
É O BENEFÍCIO E O PROGRESSO
DA NOSSA SOCIEDADE
Em cada dia, há um dia mundial para isto ou para aquilo;
Durante o ano, leio um rol de dias mundiais!
Em cada dia,
Pego no papel
E escrevo alguma coisa
Sobre os dias
Mundiais
Que se comemoram
Por todo o mundo,
Do primeiro dia
Do ano,
Até o último.
O que leio?
O que eu escrevo?
Coisas
Vãs,
Inúteis,
Que apenas ficam no papel,
Ou, melhor dizendo,
“Para o inglês ver”
(Mas como o inglês virou-nos às costas, quem deve ocupar esta posição, esta função de fiscalização e de vigilância?)
O DIA DE HOJE, 5 DE OUTUBRO,
É O DIA DO PROFESSOR,
QUE EU ESCREVO O TITULO COM TODAS AS LETRAS GORDAS.
Reconhece-se o papel fulcral do professor como alicerce, o papel de todo o desenvolvimento duma sociedade que pretende ser progressista, avançada. Os dirigentes políticos, só em alguns momentos, é que se lembram da existência do professor, da educação e, alguns não se inibem em afirmar que” a educação é a paixão fundamental da sua governação e que o papel do professor é essencial…” “ capacitar os professores para a construção de sociedades sustentáveis” e muitos outros slogans mais.
Mas, efetivamente, isso não passa de palavreados, floreados, que após a concretização dos seus intentos nas urnas, a educação é subalternada, o professor é um sujeito posto num lugar secundário, é esquecido, deixado a vaguear na escola com as preocupações burocráticas ,em vez de se ocupar da sua verdadeira função: ensinar, orientar, motivar o aluno para o conhecimento profundo da sua espécie e do mundo que o rodeia, ensinar o aluno a encontrar-se e apetrechá-lo com os instrumentos necessários à sua integração plena na sociedade em que se insere.
Palavra professor deixou de ter um significado especial nos tempos que correm. A sua imagem é desgastada dia após dia na opinião pública.
O PROFESSOR O MOTIVADOR, O EDUCADOR, O ORIENTADOR OFUSCA-SE ENTRE OS DEMAIS CIDADÃOS, PELA CONOTAÇÃO NEGATIVA QUE SE LHE ATRIBUI E A PRESSÃO E DEPRESSÃO COM QUE SE MERGULHA ATUALMENTE
Muitos professores já não sabem o que são, apesar de serem profissionais do ensino, pois, apenas são chamados para preencher lacunas deixadas pelos seus colegas , por inúmeras razões. Refiro -me aos professores contratados, ainda que profissionalizados no ramo de ensino há mais de duas ou mais décadas! Qual o papel do Estado Português face a esta situação degradante, aberrante do professor contratado, se calhar, era melhor chamá-lo outro nome, por exemplo, turista, substituto, observador, candidato ao imprevisto. O professor contratado que apenas vai lecionar 8 horas por semana durante um ano, ou na pior das hipóteses, 8 horas num período indeterminado, pois, não sabe se vai ficar 20 dias, um mês, dois ou durante o ano letivo; isto é, um horário temporário( “a desgraça ou pouca sorte de uns, é a sorte de outros, querendo eu, com isto dizer, que o professor contratado vai substituir um outro colega que está de atestado médico ou outra situação qualquer fundamentada, justificada devidamente).
Como poderá sentir-se um professor nestas condições na escola, no meio de outros colegas de quadro ou com o horário completo e com o lugar cativo na escola? Como poderá viver com o que ao fim do mês leva para casa? Que motivação poderá ter o professor contratado? Quem é ele naquele lago onde nadam os outros cisnes? Que imagem poderão ter os alunos deste professor” nómada”?
Eu, neste dia, anseio e desejo a unidade de todo o corpo docente a fim de resolver os problemas que afetam a escola, os professores e, consequentemente, a toda sociedade, pugnando para as melhores condições do ensino e estimular a geração mais nova para assumirem o seu papel, querendo eu, com isto dizer, os jovens deverão sentir a educação como uma das profissões mais nobres e gratificantes que existem e com uma missão central para o progresso das sociedades.
PUGNAREMOS PARA A DIFGNIFICAÇÃO
DA PROFISSÃO,
DE EDUCAÇÃO
O PROFESSOR,,
O PROMISSOR,
O MOTOR
DA SOCIEDADE
ATUAL E DA POSTERIORIDADE
O EMISSOR
E DEFENSOR
DO VALOR
EMINENTEMENTE SOCIAL,
ECOMPENSADOR,
SEJA QUAL FOR
A DOR ,
DESDE QUE A FELICIDADE
E O AMOR
ESTEJAM AO REDOR.
Neste dia nosso, caros colegas, desejo a todos um bom ano letivo, sobretudo para os que estão presentemente a exercer e a todos os que ainda não encontraram a ténue luz no fundo do túnel, força da esperança e fé nos melhores dias e que a saúde e o vigor esteja presentes no dia a dia! Tudo passa como o vento que nos esbofeteia dia-após- dia.
A educação é a minha paixão, pois foi a primeira em que me embarquei, em inicie no mercado de trabalho. Nada sabia da educação, nenhuma teoria conhecia, em nenhuma pedagogia me alicerçada o meu ensino. No entanto, sentia- como um peixe na água, parque algo de dentro de mim energia sem nenhuma consciência. Aprendi com os pequenos debaixo duma mangueira, em que cada aluno era recomendado a trazer de casa o seu banco. Pendurada um pedaço de quadro num prego espetado na árvore , a nossa escola. Aí, ensinava os meninos a maneira tradicional que aprendi com os grandes mestres, como Antero Sampaio da Cruz, Alexandre, tia Linda Batica Ferreira, Fernando Uma, etc Oh! O que aprendi!
(Continua)
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(4ª- FEIRA, 00H35 MINUTOS), 05 DE OUTUBRO DE 2016.
KK(NDO)