segunda-feira, 31 de outubro de 2022

 O AMOR

MAIOR

E MELHOR,

DEVE ESTAR SEMPRE AO DISPOR 

DAQUELE QUE ESTÁ AO REDOR...


I


Ninguém 

Tem

Uma verdade 

Absoluta.

Nenhuma criatura 

É  perfeita

Na face da terra!

A falibilidade

É  própria da individualidade.

Pelo que cada um, deve reconhecer

Não só a sua virtude,

Mas também

O seu defeito como um ser.


II


A mesquita 

Que se frequenta,

Não te faz um maior

Profeta,

Um Maior

Humanista,

Um maior

Altruísta,

Um maior 

Catequista ,

Moralista,

Evangelista,

Que rega a água benta

Em cada ponta 

Do nosso planeta...!

Um apologista,

Um protagonista,

Um ensaista...


III


A tua verdade,

Colide

Com uma outra metade,

Que te defende,

Que te invade

Na tua propriedade,

Na tua  peculiaridade,

Na tua individualidade

E na tua própria sociedade...


IV


Cada cidadão,

Deve ter uma certa

Contenção 

Na sua conduta,

Na sua ação

Diária,

Para a harmonia,

Para a concórdia,

Para a alegria,

Para a sintonia

E o respeito pela integridade 

Individual e de toda

Coletividade

E de toda 

A comunidade...


Mostra 

O amor, 

Primeiro, 

Aos que estão ao teu redor,

E, depois,  o demonstra

Ao mundo inteiro!


(Continua)


N.B. Exemplo dado, uma mesquista, podia ser também, uma igreja católica apostólica romana, uma igreja ortodoxa, um templo budista, uma sinagoga, etc 

  


 AEQB(ESPAN), Queluz- Belas( quinta-feira, 18h46m), 31/de outubro de 2019.


                                                  KK(NDO)

 RECORDAR 

A esperança

Que eu tinha há  um ano...


"MOISÉS",

HOMEM

QUE  VEM

SALVAR 

OS GUINEENSES!

O PAI

QUE NOS VAI

SALVAR !!!


I


Ei-lo

O enviado

De Deus,

O já anunciado

"Deus",

O Messias

Das nossas noites e dos nossos dias!

O discípulo 

Do Amilcar Cabral,

O vendaval

Que vai dizimar o mal

Que está afetar a nossa terra natal!


II


Triunfante,

O grande presidente

De toda a gente!

O presidente

De guineenses

De todas as cores,

De todos 

Os credos,

De todas as religiões,

De todas as regiões!


III


A fé,

A confiança,

A esperança

No nosso chefe,

Sempre avante,

Para que ele seja o nosso presidente,

A partir de 24 de novembro,

Para a salvaguarda

Do nosso futuro, 

Da nossa vida!


IV


O que me

Faz

Confiante

E juntar-me

A este grande nome,

Obriga-me

A dar um passo

Atrás,

Para poder 

Dar dois à frente,

A fim de promover 

A paz

E o progresso

No meu, nosso

País !!!


V


Aos guineenses,

Que neste  momento 

Estão indecisos 

Com o seu voto,

Peço que clamem 

As suas vozes

Para erradicarem

Todas as crises,

Que fomentem

Penúrias,

Misérias,

Desgraças,

Pobrezas

Que  desgraçam cada cidadão,

E toda a população 

Da nossa querida Pátria!


VI


Nos montes Sinai,

"Moisés",

É  o Homem

Que vem

Para salvar os GUINEENSES

Das crises!

É  o pai 

Que nos vai

Salvar

E  nos tirar 

Da ditadura 

Na nossa terra!


(CONTINUA)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 20h 35m), 31 de outubro de 2019.


                                                KK(NDO)

 APENSO 

AO PESO

DO JUÍZO...


I


A reta

Em que se endireita

Para que tudo seja

Perfeito,  

Justo,

Para que tudo seja

Correto

Para qualquer  

Ser,

Para qualquer

Sujeito...


II


Eu procuro

A razão, 

O motivo,

A causa

De cada "cousa",

O reparo

Pelo que movo

Através do coração,

Em cada momento, 

Em cada minuto...


III


Outubro 

Nos despede,

Nos deixa com muita saudade, 

Pelo intenso e verdadeiro 

Poro 

Que nos deixou, 

Que nos legou!

Esperemos que novembro 

Nos traga 

"Manga"(1)

De saúde 

E felicidade!...


1.Muita saúde..


(Continua)


Brandoa (Amadora, domingo, 12:02), 31 de outubro de 2021.


                         KHA...KK (NDO)

domingo, 23 de outubro de 2022

 SONDAR,

CUIDAR

E AJUDAR...


I


A educação,

Foi a profissão

Da minha iniciação

Como cidadão...


II


Foi no Norte

Do meu país natal,

Na região

De Cacheu,

Setor

De Canchungo,

Que iniciei

A minha atividade

Letiva,

Que lecionei

Debaixo

Duma árvore;

Já não me lembro

Se foi numa

Mangueira

Ou num

Cajueiro...


III


O quadro

Preto

Pendurado

No tronco

Da árvore;

As cadeiras,

São os bancos

Trazidos

Pelos alunos

Das suas casas;

As carteiras,

São os joelhos

Dos próprios

Alunos,

De cada aluno;

Os cadernos

Pretos

De linha,

Cadernos

Quadriculados,

Cadernos

Sem linhas,

Esferográficas,

Lápis,

Borrachas,

Afias,

Completavam

O material

Escolar

Disponível

Para o A,B,C,D...,

O aprendizado

Elementar,

O básico

Do nosso ensino.


III


Évora,

A âncora,

O pilar,

O complementar

Na formação

No ramo da e de educação,

A consciencialização

Do cidadão

Na profissionalização

O caminho,

O percurso 

Seguido

Por NDO

Até ao momento atual...


(Continua)


Continente( Alfornelos, sábado, 14:00), 22/10/2022


            KK ( NDO)

sábado, 22 de outubro de 2022

 A DOR 

DO PENSADOR

NO QUE RESPEITA AO SEU REDOR


I


A educação

Transmitida,

Recebida

Na minha geração,

Não me deixa indiferente

Em relação

À minha gente.


II


O meu papel como professor,

Vai

Para além de pai,

Para além de educador,

Porque trago

No âmago,

Algo

Que extravasa,

Que ultrapassa

A consciência

Da minha pessoa.


III


Os dias vão passando,

E eu vou ficando

Cada vez mais pequeno,

Sem tino

Da minha pequenez,

Da cegueira,

Que, de vez

Quando,

Toma conta da minha visão,

E, consequentemente,

O consciente

Do meu coração.


IV


Mas, não deixo descambar

A minha pulseira de âmbar,

Porque tenho 

Um sonho

Risonho,

Grandioso

E maravilhoso.


V


O fim

Em mim,

É que haja harmonia,

A sintonia,

A alegria

Com todos os habitantes

Do Planeta,

Pelo menos, a maioria,

Seres

Pensantes

Nesta

Nossa órbita.


VI


De forma pacata,

Vou estando alerta,

Em cada  segundo,

Em cada minuto

Ao que se passa ao redor,

A dor

Que flagela

Em cada favela,

Em cada ruela

De cada bairro

Não só na nossa ponta,

Bem como no estrangeiro.


VII


Os meus netos,

Os meus sobrinhos,

Os meus filhos,

Os verdadeiros

Amigos,

Continuarão a ampliar,

A dilatar

Os meus anseios,

Os meus desejos,

Com surpresas

Ditosas...!


(Continua)


   Viana ( Brandoa, domingo, 13:47), 23/10/2022.


                KK(NDO)

 UM MANJACO

MELANCÓLICO

SENTADO NUM BANCO


I


Quando os olhos perscrutam

Cenas tristes

E dolorosas

Do dia

A dia,

O sujeito proprietário,

Torna-se solidário.


II


A solidariedade 

Pela precaridade

Da condição humana,

É imperiosa

Para cada cidadão

Na sua acção 

Quotidiana.


III


Distraído,

Para não dizer,

Absorto

Em pensamentos

Remotos,

O cidadão universal

Não foi indeferente

Ao que os seus olhos

Observam

Nas ruas,

Onde diariamente

Passa.


IV


Em sacavém,

Esse homem

Vai e vem

Na sua viagem

E em cada paragem,

Obtém 

Uma imagem

Negativa de quem

Nada tem.


V


Sentado

Ou debruçado

Num dado 

Feudo

Desconhecido,

O transeunte é "bombardeado"

Por tudo 

O que é incómodo,

Por tudo

O que é horrendo,

Vencendo 

Sempre um corpo debilitado,

Um corpo enfraquecido.


VI


A crise 

Empurra cada cidadão

Para a entorse,

Quando nem sequer um grão

Lhe aparece

À visão,

Porque não dorme,

Devido a fome.


VII


No jardim,

Sentado num banco,

Desprovido quase de nenhum fim,

O manjaco

Melancólico, 

Inerte 

Como um manequim,

Sente-se um desnorte, 

Sente-se impotente

No seu semblante.


VIII


Em quase todas as cidades

Do mundo,

São patentes  as capacidades

Dos filhos de Canchungo ou de Pelundo,

Demonstrando as suas genialidades

O tão profundo,

Sobretudo nos seus empenhos e combates

Em todas as frentes.


IX


Às vezes, é preferível

Não observar o pormenor

Do quão nos apresenta ao redor,

Para não se sentir culpável

E incapaz

Perante o que a visão nos traz

Defronte,

Em cada instante.


 PV CITY(2ª- FEIRA, 10H48), 22 DE OUTUBRO DE 2012.


                                                      MATTOS (NDO)

 HÁ 7 ANOS,

REFLETIA 

SOBRE O QUE VIA

NOS TERRENOS...!


I


Como o tempo

É  tão  veloz,

Levando,

Transportando

A nossa voz 

Para um campo

Sem pista

Para aterrarmos,

Para descansarmos...


II


Em Sacavém,

O jardim

De Adem 

Sem 

Fim,

Contemplava

O horizonte 

Distante 

Da minha  fronte,

E nada via

De sublime,

Nem

Tão pouco um leme

Que ajudasse a transpor

A outra margem,

Onde fica Utiacor

De abundância 

De alegria 

Em cada dia,

Onde cada homem

Amanhava 

O arroz

"Thethene

Nhane

Apenas para o" boss",

Da colheita nova...!


III


Oh! Que saudade

Pungente 

Que me deixa muito triste

E sobretudo,

Quando me lembro da minha mocidade

Em Carronkã,

Ucunhe,

Cachobar,

Pitchima,

Bukul,

Bucute,

Lompath,

Ptabe,

Catacumba,

Pdingulu, etc, etc!!!


IV


Oh! Como morro

De saudade,

Onde 

Atualmrnte moro,

Sem congo 

De "Upá Brene",

Sem congo 

De "Augusto Có",

Sem " Três Luz"

Em Canchungo...!!!


V


O tempo 

Da mocidade 

No tempo

Das férias,

E íamos a bolanha

Ou "panpan"

Para vigiar os pássaros

Para não nos destruirem arrozais

Ou os animais

Para não  dizimarem

mancarra

Ou milho...!


VI


Oh! Até me dá vontade 

De não  dormir, 

Ou dormir

Muito

Pouco,

Sabendo  que os alunos

Me esperam às oito

E um quarto

Na sala 

De aula,

E escrever,

Escrever,

Até o amanhecer ,

Até  não poder

Mais,...

E apenas, sentir-me feliz 

Da felicidade

D,outrora 

Lá,

Na minha terra,

Do tempo da mocidade,

Do tempo da juventude,

Do tempo de meninice,

No tempo da tontice,

Do tempo da palermice...

Da ingenuidade,

Da infância,

Da inocencia..!!!


Por concluir


Brandoa( Terça-feira, 02h35minutos), 22 de outubro de 2019.


                                     KK(NDO)

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

 O TAMBOR 

DE BADJUMPÔR

EM UTIACOR,

NÃO ME DEIXA 

EM NENHUMA FAIXA

DE ÓDIO  E RANCOR,

MAS SIM NA DO AMOR...


I


O amor

Fecundado

Em Bolama, 

Em Peludo, 

Em Uthiacor,

Sobretudo

No lago

Fecundo

Do Bandjumpor, 

Amadurecido

Na cidade Museu

De Évora, 

Petmite-te amálgamar

E amar,

Sem demogogia,

A todos os que estão ao meu redor,

Sem distinção de cor,

Religião, 

Crença, 

Raça, 

Credo,

Ideologia,

Com confiança

E sem desconfiança,

Porque eu sou amigo 

Que guarda no seu âmago, 

Amigo 

Do seu amigo...


II


Em cada 

Manhã, 

Rezo

Em consciência,

Porque não sou um fanático 

Católico,

Mas venero 

A pessoa humana

Acima de tudo,

Sem hipocrisia, 

Que cada sonho

Encontre o seu caminho,

Que se realize,

Que se concretize,

Desde que cada 

Um,

Em lugar algum,

Tenha

Alvo

A atingir,

Conseguir

Um objetivo,

Atempadamente definido

E traçado.


III


O desiderato 

Proposto, 

Um projeto

Concreto

Sem vacilação,

Oscilação 

E sem hesitação,

Uma meta com orientação,

Determinação,

Com voragem

E coragem,  

No sentido da prossecução

Duma dada direção,

Com a intenção 

De alcançar a outra margem,

A um ponto...

Mesmo que seja recondito. 


IV 


Cada Dia

De outubro,

Procuro

Um livro

E, cada página que abro,

Encontro 

Num perímetro 

Do seu mastro, 

O poro

Do outro

Que me deu o coro,

Que me deu o tesouro,

A misericórdia 

De estar vivo

Na vida que eu levo,

Um homem livre

Alegre,

De não viver como escravo, 

Senão do meu próprio povo...


V


O mês

De Outubro

Que me fez,

Também me prende 

Me encosta à parede,

Porque me exige a responsabilidade,

A obrigatoriedade,

A ombreadade,

A fidelidade

Tendente

Referente 

À data do meu nascimento, 

Do meu rebento

Como "puto"

E como sujeito,

Numa palavra, o reconhecimento. ..


VI


 Eu, como o homem

Da linhagem

De "bantumbi",

Desde muito 

Novato,

Desde 

Muito

Novo, 

Me apercebi

Que a complexa

Ascendência, 

A complexa 

Descendência, 

Obriga a cada um,

Em cada faixa

Etária,

Um esforço  algum

E assumir a responsabilidade

Desde

A tenra idade,

E, cada um,

Assume

Na plenitude,

Este grande nome...


(Continua)


Brandoa  ( Amadora, segunda-feira,  00:40), 18 de outubro de 2021.


             KK (NDO)

 VIVA

DE FORMA 

POSITIVA,

COM ALEGRIA

EM CADA DIA!

NÃO  TEMA...!


I


A Deus,

Rogo, 

Entrego

Tudo

Nas suas mãos, 

Bem como tudo,

Dos seus

E dos meus irmãos ...!


II


O Seu amor,

Alivia,

Adoça,

Mitiga

A nossa dor!


III


Confiemos

Em nós 

Próprios,

A fim de incutirmos

A confiança

E a esperança

Nos nossos próximos ...!


IV


A  escrita,

Qualquer labuta,

Nos incita

Para cada conquista

Certa...

O caminho

Certo do pergaminho 

Do sonho 

Em punho,

Do cunho

Pessoal

E individual...!


(Continua)


Brandoa ( Amadora, terça-feira,  01:55), 19 de outubro de 2021.


                            KA...KK( NDO)

 VIVA

DE FORMA 

POSITIVA,

COM ALEGRIA

EM CADA DIA!

NÃO  TEMA...!


I


A Deus,

Rogo, 

Entrego

Tudo

Nas suas mãos, 

Bem como tudo,

Dos seus

E dos meus irmãos ...!


II


O Seu amor,

Alivia,

Adoça,

Mitiga

A nossa dor!


III


Confiemos

Em nós 

Próprios,

A fim de incutirmos

A confiança

E a esperança

Nos nossos próximos ...!


IV


A  escrita,

Qualquer labuta,

Nos incita

Para cada conquista

Certa...

O caminho

Certo do pergaminho 

Do sonho 

Em punho,

Do cunho

Pessoal

E individual...!


(Continua)


Brandoa ( Amadora, terça-feira,  01:55), 19 de outubro de 2021.


                            KA...KK( NDO)

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

 Não  é  assim,

Tão  remota 

Para mim,

Esta 

Escrita!...


A MINHA ESCRITA

É UMA (AUTÊNTICA) PORTA

ABERTA


 I


De tantos

Factos,

A sua soma

Me adoma

Nos tratos

Do dia

A dia

E me aperfeiçoa

Em tudo 

O que me magoa

Neste mundo.


II


A minha escrita

Não é só (apenas) a tinta

Que escorrega

Sobre o papel branco, 

Mas também uma porta

Deixada aberta 

Por um manjaco

Na sua total entrega

À causa nobre

Do seu intrínseco

Timbre.


III


Sou obrigado

A escrever

Para não perecer,

Ou, para não esquecer

Tudo

O que me está a acontecer,

Ou, porventura,

Para esquecer

À minha dura

Amargura.


IV


A  escrita

É a fome 

Que me sacode;

É a sede 

A um jarro de água sem volume.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(3ª- FEIRA, 16H40 MINUTOS), 14/10/14.


                               KANKAMBAL MATTOS (NDO)

 Há um ano,

Não sei 

O que me levou

A esta parada!:


NO DESERTO,

ASSISTO

UM CONCERTO ...


I


Cada facto,

É um acontecimento

Que, até um certo

Ponto,

Mexe com a consciência de um santo

Ou de um maldito

Sujeito...


II


Me vejo,

Com pejo,

Enquanto 

Que os outros

Nos seus encontros,

Resulta sempre um projeto,

Algo concreto,

Algo cujo 

Cortejo

Os leva a um bom porto. 

A mim,

A trajetória

É contrária, 

Pois, me leva

A selva

Próxima,

Em cima

Do" meu" Tejo",

Que substituiu o Corubal

Da minha terra natal...


III


O destino 

Do menino

Africano,

Que sente o abandono

Do seu dono,

Do seu patrono,

No momento em que o sino

Anuncia o advento

De um reino

Mais benigno,

Mais perfeito,

Mais justo,

Mais humano

E mais puritano

Com um cântico divino...!


IV


A noite

Acompanha

Aquela peste

Que ainda sonha 

Com cada obra

Que quebra

O jejum

De algum,

Que a penumbra

Atira

Para a sombra,

Atira

Para 

Fora,

A tira 

Negra

Na sua cara...


V


Noites 

Pungentes

Para mim,

Que parecem não ter fim,

Me conduzem 

Para à imaginação, 

Para à divagação, 

Para à reflexão 

De cada item 

Sem roupagem

Numa dada margem

Ou duma determinada personagem...


VI


A cada hiato 

De pensamento

Em dado momento,

Eu me sinto

Como o resto,

Um pedaço do conjunto

Vasto,

Feito

Apenas como um complemento...!


VII 


O meu amor

Extravasa

O quarto,

O piso direito 

Do apartamento,

Atravessa

O canto

Superior

E passa

Para o exterior,

Ao redor,

Junto

Dos que carecem do valor 

Superior

Da(Na) existência humana

E terrena...!


(Continua)


Brandoa(AMADORA,  sábado,  05:47), 17 de outubro de 2020.


                                                KK

 Não  é  assim,

Tão  remota 

Para mim,

Esta 

Escrita!...


A MINHA ESCRITA

É UMA (AUTÊNTICA) PORTA

ABERTA


 I


De tantos

Factos,

A sua soma

Me adoma

Nos tratos

Do dia

A dia

E me aperfeiçoa

Em tudo 

O que me magoa

Neste mundo.


II


A minha escrita

Não é só (apenas) a tinta

Que escorrega

Sobre o papel branco, 

Mas também uma porta

Deixada aberta 

Por um manjaco

Na sua total entrega

À causa nobre

Do seu intrínseco

Timbre.


III


Sou obrigado

A escrever

Para não perecer,

Ou, para não esquecer

Tudo

O que me está a acontecer,

Ou, porventura,

Para esquecer

À minha dura

Amargura.


IV


A  escrita

É a fome 

Que me sacode;

É a sede 

A um jarro de água sem volume.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(3ª- FEIRA, 16H40 MINUTOS), 14/10/14.


                               KANKAMBAL MATTOS (NDO)

 Estás muito ocupada. Vou te deixar em paz no seu mundo, uma vez que não me atendes. Não faz mal. Apenas queria desejar-te uma feliz noite e mais nada

domingo, 16 de outubro de 2022

 O QUE " NDO",

O PSEUDO 

ARTISTA

PINTA...!


I


A MULHER, 

Um ser

Que qualquer

Um quer

Ter

Como:

Mãe, 

Irmã, 

Amiga,

Companheira,

Colega,

Namorada,,

Esposa

E tudo!


II


É  difícil, 

Para não dizer,

Impossível

Descrever

A pessoa

Da MULHER...


III


Ela é uma santa

Que nos encanta,

Que nos fascina,

Que nos arrebata,

Que nos "envenena",

Que nos "mata"

Quando se lhe engana...


IV


Tratemo-la,

Porque ela

É bela,

Ela

É doce

Como a papaia,

Ananás, 

Água

Que se aprecia,

Que se saboreia...!

ELA

É bem "nice"...!


V


Ela

É a nossa estrela!

Com ela,

Se pula,

Porque ela

Nos estimula,

Porque ela

Nos embala

Em qualquer fila,

Em qualquer "lala"...!


VI


Ela

É a mola,

É a alavanca:

Com ela

Se arranca;

É ela

Que nos tira da ruela,

Da viela

E nos transporta

Para uma grande vila

Onde se sinta

Como um filho da pérola...!


VII


Ela

É a biltola

E o padrão 

Do coração...!


(POR CONCLUIR)


Covilhã( terça-feira, 03h10 minutos), 17 de fevereiro de 2009.


                            MATTOS(NDO)

 O QUE " NDO",

O PSEUDO 

ARTISTA

PINTA...!


I


A MULHER, 

Um ser

Que qualquer

Um quer

Ter

Como:

Mãe, 

Irmã, 

Amiga,

Companheira,

Colega,

Namorada,,

Esposa

E tudo!


II


É  difícil, 

Para não dizer,

Impossível

Descrever

A pessoa

Da MULHER...


III


Ela é uma santa

Que nos encanta,

Que nos fascina,

Que nos arrebata,

Que nos "envenena",

Que nos "mata"

Quando se lhe engana...


IV


Tratemo-la,

Porque ela

É bela,

Ela

É doce

Como a papaia,

Ananás, 

Água

Que se aprecia,

Que se saboreia...!

ELA

É bem "nice"...!


V


Ela

É a nossa estrela!

Com ela,

Se pula,

Porque ela

Nos estimula,

Porque ela

Nos embala

Em qualquer fila,

Em qualquer "lala"...!


VI


Ela

É a mola,

É a alavanca:

Com ela

Se arranca;

É ela

Que nos tira da ruela,

Da viela

E nos transporta

Para uma grande vila

Onde se sinta

Como um filho da pérola...!


VII


Ela

É a biltola

E o padrão 

Do coração...!


(POR CONCLUIR)


Covilhã( terça-feira, 03h10 minutos), 17 de fevereiro de 2009.


                            MATTOS(NDO)

 HOJE, 

QUIS

AVIVAR A MINHA MEMÓRIA 

QUE VEM DE MUITO LONGE,

QUE ME TRAZ MUITA ALEGRIA,

QUE ME DEIXA MUITO FELIZ...!


I


Hoje,

Como paje,

Quis

Ser feliz,,

Avivando a memória 

Que vem de muito longe,

Que  me traz

A paz,

Deixando muito feliz...!


III


Eu quis

Arrumar,

Organizar,

Deitar

Fora

Toda

A "porcaria",

(Como consideram alguns)

Mas que constitui 

O que fui

No tempo,

Na alma e no corpo,

Isto é, a minha "âncora"

De cada

Derrota e de cada

Vitória 

Ao longo da minha vida!


IV


Bem tentei,

Bem me esforcei

Para deitar

Fora,

Tirar

Foto,

Retrato,

A cada pintura,

A cada desenho

Mal feito,

Cada poema

Com ou sem rima,

O meu sonho,

Mas, redondamente,

Falhei

Cai e me esbarrei

Como um gigante...!


.(Continua)


BRANDOA (10:00, sexta-feira), 16 de outubro de 2020.


        KK

 COMO CALAR?

COMO NÃO FALAR?!


I


Não escrever

É fazer

Perecer

Um ser

Que quer

Viver...


II


Resisto

A tentação 

De passar 

Um dia 

Sem escrever...

Mas, quão 

Difícil

Suportar, 

Aguentar

Esse peso

Tão pesado,

Imenso

Que pode esmagar

Os meus frágeis 

Ombros 

Por tanto

Carregar

Ao longo dos anos...!


III


Calar 

E não acrescentar

Nada 

Nesta vida,

Em que se esbarra

Em cada 

Segundo,

Em cada

Minuto,

Em cada hora,

Em cada 

Mês, 

Em cada

Ano,

Em cada 

Seculo,

E nada

Falar

E ficar

E quieto

Como um busto

Numa praça 

Povoada

De monstro

De rosto

Humano

Sem piedade

Sem condescendência 

E paciência 

Para consigo 

Mesmo,

Nem com o amigo,

Ou com o próximo,

É contribuir 

Para a degradação 

Cada vez mais

Da consciência 

Humana

Em cada país,

Em cada nação, 

Em cada sociedade,

E caminhar-se para a senda

Da putrefação...!


IV


Falar

E não se calar,

Para denunciar

Os males

Daqueles

Que nos levam à crise,

À falência, 

À ruína,

Ao escândalo ,

Ao pesadelo

Do século, 

Ao incrédulo 

Monótono 

Do humano

Desumano,

Que só pensa em si,

No seu umbigo 

E esquece o amigo,

Sobretudo

Aquele sem-abrigo

Que nada tem,

Senão do frio,

Da chuva, 

Do sol ardente,

Da manta 

Nojenta

Suja,

Senão 

DO pão 

Da piedade,

Piedade

Daqueles

Que ainda têm corações 

Humanos,

De instituições 

De caridade,

Da misericórdia

Em cada dia.


V


O artista 

Não pode calar-se,

Não pode contentar-se 

Com migalhas,

De palhas

Que vêm de alguns pontos,

De alguns cantos

Remotos,

Que, de quando

Em vez,

"Chovem"

Para matar a fome

E sempre com sede

Do amor,

Da paz, 

Do consolo,

Do colo, 

Do apelo

De solidariedade,

De igualdade,

Da liberdade,

É do "Bazuca"

Que vem da Europa...!


(Continua)


BRANDOA (Amadora, sábado,  05:25), 16 de outubro de 2021.


                                     KK (NDO)

 NO CRESCENTE FÉRTIL,

INICIOU-SE UMA VERDADEIRA

ERA

CIVILIZACIONAL...


I


Foi nesta zona

Que brotaram,

Que floriram

As civilizações

Mais antigas

Da Humanidade,

Junto

Aos grandes

Rios:

Rio Nilo

(No Egito);

Rios

Tigre

E Eufrates

(Na Mesopotâmia);

Rio Indo

( Na Índia);

Rio Amarelo

(Na China).


II


Os historiadores

Assim, o designaram,

Por se assemelhar 

Uma lua no Quarto Crescente

E também,

Por ser uma zona

Abundante

De água,

Propícia,

Boa

Para a prática

Da agricultura.


III


O homem

Do Neolítico

Se sedentarizou,

A fim 

De vigiar

E cuidar 

Da sua produção,

Da sua criação.

Além do mais,

Já não precisava

De se deslocar

De um lado

Para o outro,

Porque já produz

O seu próprio alimento.


IV


A Mulher,

O ser,

Símbolo da fecundidade,

O garante da continuidade

Da espécie

Na superfície,

Na Humanidade...!


(Continua)


Casal de São Brás (sexta-feira, 12:30), 14 de outubro de 2022.


                       NDO

sábado, 15 de outubro de 2022

 NO CRESCENTE FÉRTIL,

INICIOU-SE UMA VERDADEIRA

ERA

CIVILIZACIONAL...


I


Foi nesta zona

Que brotaram,

Que floriram

As civilizações

Mais antigas

Da Humanidade,

Junto

Aos grandes

Rios:

Rio Nilo

(No Egito);

Rios

Tigre

E Eufrates

(Na Mesopotâmia);

Rio Indo

( Na Índia);

Rio Amarelo

(Na China).


II


Os historiadores

Assim, o designaram,

Por se assemelhar 

Uma lua no Quarto Crescente

E também,

Por ser uma zona

Abundante

De água,

Propícia,

Boa

Para a prática

Da agricultura.


III


O homem

Do Neolítico

Se sedentarizou,

A fim 

De vigiar

E cuidar 

Da sua produção,

Da sua criação.

Além do mais,

Já não precisava

De se deslocar

De um lado

Para o outro,

Porque já produz

O seu próprio alimento.


IV


A Mulher,

O ser,

 O símbolo da fecundidade,

O garante da continuidade

Da espécie

Na superfície,

Na Humanidade...!


(Continua)


Casal de São Brás (sexta-feira, 12:30), 14 de outubro de 2022.


                       NDO

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

 PARABÉNS, QUERIDA FILHOTA

ESTER!


I


A DEUS, 

MUITO

AGRADEÇO

POR ESTA DATA

TÃO ESPECIAL 

DO TEU ANIVERSÁRIO!

QUE DEUS PERMITA

O TEU CRESCIMENTO

DE FORMA HARMONIOSA

COM MUITA SAÚDE

E FELICIDADE,

NA COMPANHIA

DA FAMÍLIA,

DOS AMIGOS 

E DE TODOS

OS QUE TE AMAM!


II


A PRIORIDADE

DAS PRIORIDADES

NESTE MOMENTO,

SÃO OS ESTUDOS

COM MUITOS

SUCESSOS!


BEIJO GRANDE

DO PAI

COM MUITO 

CARINHO

E AMOR!

 PARABÉNS FILHA ÉSTER, POR ESTE DIA TÃO ESPECIAL!


I


Olhando 

Para

Os Céus,

Porventura,

Agradecendo

A Deus,

Por ter vindo

A este mundo,

E a ELE,

Eu peço como pai, que a ilumine,

Proteja

E dê

Muita 

Saúde,

Sorte,

Sucessos 

Nos estudos

E muitas felicidades!

Desejo que continues

A ser bela

E aquela

Estrela

Que brilha

E muito orgulha,

Aos pais 

E a toda família!

Muitos beijinhos para ti 

Neste dia tão especial.

 "TOQUEM

LATA",

ANUNCIEM

NESTA(ESTA)

DATA,

PARABENIZEM

A MINHA QUERIDA, 

A MINHA BENQUISTA 

FILHOTA

 ESTER MATOS!


II


A ela,

Minha bela

E singela 

Criança,

Dêem-lhe os OS PARABÉNS 

Com toda 

A força,

Neste dia

De muita alegria,

Não só para ela,

Mas para toda

A família!


III


 Agradeço a Deus,

Por nos ter

Concedido

Esta bela

Pérola,

A" minha" ESTER

Ao mundo,

Desejando 

Que a abençoe 

Com saúde, 

Crescimento,

Boa integração,

Educação,

Conhecimento

E felicidade!


Beijinhos do pai

Com muita afeição.

 VIVAM

POR 

AMOR, 

POR 

AQUILO QUE ACREDITAM...!


I


A congregsção,

A federação, 

A União

De vontades

Entre sociedades, 

Individualidades,

Nas suas propriedades,

Para as suas prosperidades

E felicidades

Como objetivos,

Como alvos

Individuais e dos seus povos...!


II


O amor

Suplanta

Qualquer

Dor,

De qualquer 

Ser,

Que está 

Nima situação complicada,

Delicada..!


III


Tenham crença, 

Esperança,

Perseverança,

Renovando o compromisso

Inicial,

Para o sucesso

Final...!


(Continua)


Amadora(domingo, 13h 35m), 11 de outubro de  2020.


              KK

 Recordar:


Os anos tristes

Dos docentes 

Abandonados,

Dos professores 

Contratados ...!


À ESPERA/ DE CADA QUINTA - FEIRA/


I


Com a ansiedade,

Cada Professor 

Contratado,

Fica à espera

Em cada quinta-feira

Da sua sorte

Ou da sua desdita.


II


A força

Da esperança

Que anima

Cada alma,

Tem sido constante

Em cada semana

Por cada professor,

Por cada educador

Nestas infelizes situações/condições.


III


OH! Como é dolorida,

Como é dolorosa,

A vida,

A desgraça,

A sensação

De não ter

A colocação

Na educação

De Nuno Crato,

Insensível,

Imperturbável

No seu rosto 

E desumano

No seu trono!


IV


Só Deus sabe,

Só Deus percebe,

Só Deus entende,

Só Deus compreende

O sofrimento,

A dor 

De cada docente,

De cada professor,

De cada educador

Neste 

Momento

Tão complicado,

Tão delicado.


V


Tudo arrasa

Já na 5ª bolsa

De recrutamento,

O ponto 

Crucial

De debilidade,

De fragilidade,

De cada personalidade;

Um ser que se sente

Envolto

Num manto

Tão abismal,

Tão inerte,

Tão triste!!!


VI

Para todas as classes,

Em todas as situações e fases,

Eu tenho

Uma única palavra

Cheia de doçura:

O SONHO!

O sonho

Que não nos deixa tristonho

E acreditar num caminho

Airoso,

Radiante

Que nos  atira

Para frente,

Que nos atiça

Para a esperança,

Mesmo que estejamos no fosso!


PV CITY(5ª FEIRA- 12H25M), 11 DE OUTUBRO DE 2012


                                                 MATTOS (NDO)

 AGRADECIMENTOS

PROFUNDOS

E SINCEROS


Por este meio, venho agradecer:

— A Deus, nosso Criador e Protetor por me ter dado a oportunidade de chegar esta fase, a esta etapa da vida- 60 anos!;

— Aos meus familiares, minha querida esposa, filhos, sobrinhos, noras, genro e netos;

— Aos amigos sinceros e verdadeiros, que dispensaram o seu precioso tempinho, enviando-me mensagens de felicitações;

— A todos, sem exceção, os meus profundos e sinceros agradecimentos;

— A todos, o meu grande obrigado;

A todos, beijinhos e abraços do tamanho do mundo.


     10/10/2010.


                                KK(NDO)

 LOVER

FOREVER,

AFTER

THE DAY

OF MY

BIRTHDAY...!


I


I,ve been 

Even

Higher

In(the) day

After

From my

Birthday...!

...


Eu fui maior,

No dia

E depois 

Do meu aniversário...!


II


Alegre

Sempre,

Graças

Aos meus familiares,

Minha esposa,

Meus filhos,

Meus irmãos,

Meus sobrinhos,

Meus netos,

Meus amigos,

Meus colegas,

Meus alunos,

Que desperdiçaram,

Cada um,

O seu precioso

Tempo

Para me felicitar,

Para me "mimar",

Para me animar,

Para me incentivar

Com doces palavras,

Elevando 

A minha alma

Acima

Do esperado

E do vivido...!


III


Ontem

Fui um homem

Sublime,

O meu nome

Foi 

Escrito

E dito

Como se tratasse dum herói

Amiudadamente,

Em deleite

De criança

Da floresta,

Da mata,

Da roça,

Jovem

Voando nas nuvens

De paragens

Desconhecidas,

Que parecem

Antártidas...!


IV


Vós

Todos,

Fizeram-me

Viver momentos

Incríveis,

Indescritíveis,

Em latitudes

E longitudes

Invariáveis,

De atitudes,

Nobres

Por intermédio das redes

Sociais

Que interpelam,

Conexam

Relações interpessoais,

Virtuais,

Etc....!


V


Colocaram-me

Nas Galáxias

Espaciais

Especiais!!!

...

VI


Pelo que, estou muito

Grato

E agradeço no fundo 

Do meu coração

E com muita emoção,

Tudo

O que ontem

Me têm

Proporcionado!

Um homem

Feliz,

Vivendo

Num 

Arco 

Íris,

Com imensa alegria,

Ainda que, num único 

Dia...!


Agradeço a generosidade

Da vossa amizade

E irmandade!


VII


Com a humildade,

Agradeço o modo

Como me elevaram

À grandiosidade

No palco da humanidade,

Ainda que, 

Vivendo

Na brevidade.


VIII


Nenhuma 

Palavra,

Pode traduzir 

O meu sentir,

A ternura

Que tenho por vós,

Nem tão pouco,

Algum eco

Da minha ou de alguma voz

Entoada 

Ou ouvida

De alguma foz...!


IX


Obrigado,

Obrigado

A todos, por tudo!

Vós sois o meu mundo!

Por vós, sou abençoado!

Que Deus vos abençoe

Com saúde!


QUELUZ BELAS( segunda-feira, 20h05 minutos).


                        KK(NDO)

 COMO VEJO,

COMO OLHO

O MEU PRIOR VELHO

AO PÉ DO TEJO !


I


A saudade

Que me invade

Nesta

Cidade,

Nesta

Localidade

Bonita,

Fantástica,

Mágica,

Que me fascina,

Que me prende,

Que me domina

Na íntegra,

Dentro

De cada poro

E por fora!


II


Como não me desligo

De nenhum amigo,

Me entrego

Como um cego

No seu abrigo

Com todo o apego

E nunca largo

O que seguro, o que pego.


III


Cada vez

Que venho

Ao Prior Velho,

Me lembro

Da sensatez,

Da honradez

E da dignidade

Como alguns imigrantes

Que aqui viveram

E trabalharam,

Mas também, me lembro

Da estupidez

Como foram

Expulsos

Como intrusos,

Pelas autoridades

Locais !


IV


Sinto

Uma dor

Grande

Quando 

Visito

Esta localidade,

O meu Prior 

Velho!

Quando

O vejo

E  o olho

Ao pé do Tejo,

Nos arredores

De Loures!


V


Agora,

Já não estou

Dentro!

Estou

Fora!

Agora,

Sou

Um forasteiro!


P.V. City( terça-feira, 17 horas), 10/10/2017.


                                  KK(NDO)

 A MONARQUIA 

CEDIA

LUGAR À REPÚBLICA...


I


O descrédito

Da Monarquia 

A partir do Ultimatum

Inglês, em 1890,

É o sinónimo

Do entusiasmo,

Da ascensão 

Do Partido 

Republicano...!

 

II


A Monarquia

Em asfixia,

Quase 

Moribunda,

Enfrentava

Uma dívida 

Que a atirava

Para uma crise 

Profunda

Nos aspetos políticos,

Económicos,

Sociais

E morais...!


III

M


IV

....


V

...


ALFORNELOS(AMADORA, 15H25M, SEGUNDA-FEIRA), 05 DE OUTUBRO DE 2020.


                                                                              KK

 DEZ

DE DEZ,

VEM AÍ O SOPRO

DO MAESTRO...


I


Hoje,

Volto a falar

Do meu Benfica

Depois de uma época 

Mítica

De longe

A falhar...


II


Sempre falei, 

Registei 

Os bons momentos

Do meu glorioso

Clube,

Nos períodos não muito remotos,

Épocas de glória

E de vitória 

Do grande  clube 

Português 

De atualidade, 

Sobretudo na área futebolística. 


III 


O maestro

Veio para para dribilar,

Mostrar 

E demonstrar 

O seu talento

Nato

Pela

Bola,

Pelo jogo

Limpo,

Limpinho 

No campo...


IV


Rui Costa, 

O maestro 

No palco,

Agora 

O burocrático, 

Substituindo 

O carismático

LUÍS 

FILIPE

VIEIRA

Nos destinos do clube

Encarnado. ..


V


Parabéns!  Parabéns 

O 34  PRESIDENTE do Benfica,

Para o quadriénio 

2021-2025,

Rui Costa!

Que Deus o abençoe 

Com muita saúde,

Boa sorte 

E felicidade

Para este grande

E importante

Cargo futebolístico!


VIVA O GLORIOSO!

VIVA o BENFICA! 


(Continua)


Brandoa  (Amadora,  domingo,  01:25), 10/10/2021.


                    KK (NDO)

 O MNDO QUE EU VEJO

COM PEJO...


I


O amor

Que se perdeu

Pelo pejo

Por

Tudo

O que o que se esqueceu

Do passado

E que, atualmente 

Vejo 

No momento e no mundo presente. 


II 


Vivo

Como um ser

Vivo, 

Com um imenso 

Prazer

De modo 

Imenso 

Como entendo. 


III


Um pseudo-poeta

Intimista

Que conta, 

Que relata

A sua vida

A partir da realidade

Circunscrita 

Na (Da) sua cidade

Vivida,

Em cada

Momento e instante,

Com toda

A autenticidade. ..


IV 


Jogo

No rogo,

Que evita o perigo

Para o amigo 

Que vive no abrigo

Do sossego

E aconchego

E sempre  com algo

Bem guardado,

Pago

No seu âmago,

No seu fundo...!


(Continua )


BRANDOA (AMADORA,  domingo, 13:20), 10/10/2021.


                      KK (NDO).

domingo, 9 de outubro de 2022

 TANTOS PARABÉNS,

TANTAS MENSAGENS

EM TORNO

DO MENINO...!


I


Obrigado

Por tudo,

Pela felicitação,

Pela afeição

Atenção,

Da vossa parte,

A este 

Homem,

A este 

Jovem,

Pela lembrança

Do dia 

De muita alegria

Da criança

Que Deus 

Quis

Fazer feliz

(Aos meus)

Aos seus

Pais

Naquele país

Bem 

Distante!


II


A vossa

Amizade

É imensa,

Genuína

E pura

Neste efeméride,

E muito

Me honra,

Este vosso nobre gesto!


III


Não meço

Esta vossa iniciativa,

Pois, é uma grande Dádiva

Sem nenhum fim,

Que não tem preço

Para mim.


IV


O mundo

Parou

E escutou 

A mensagem

Que cada um enviou

Ontem

Para o menino NDO!

Cada um de vós foi solidário,

Como amigo

Para comigo,

No dia do meu aniversário!


V


Hoje,

Envio-vos,

Escrevo-vos

Este singelo poema,

Como sinal de quem,

Do homem

Que muito

Vos ama,

Como gesto

De agradecimento,

Tanto

Para os que estão perto

Ou longe.


Beijos e abraços

A todos.

 I


Mais um ano

De vitória,

De alegria

Para a família,

Apesar 

Da miséria,

Apesar 

Da vigília,

Apesar 

Da insónia.


II


Desempregado,

O sr. Ndo

Está pensativo

E sem objetivo

No horizonte

Na sua mente.


III


O destino

Maligno,

Reservou 

A este menino

Africano,

O lodo,

O pântano,

Um fardo 

Pesado,

Isto é, 

De tudo 

O privou.


IV


O império

Que pretendia

Edificar,

Implantar

Com muito sacrifício,

Eclipsou-se,

Desmoronou-se

Hoje em dia.


V


De longe,

Hoje,

Só lhe resta

O ultraje,

A recta 

Infinita

Sem qualquer laje.


VI


O desempregado 

"Ndo"

Está desvinculado

Da raiz

Do seu próprio país

E dos demais

Membros

Familiares,

Pares,

Lares

E outros!


VII


Vive

Unicamente

O prazer,

Como 

um ser

Qualquer

Para não perecer,

Porque já não serve

Nenhum semelhante

Próximo,

Nem tão pouco a ele mesmo.


VIII


No entanto,

O desempregado

Está muito

Grato

A Deus,

Por ainda o ter proporcionado

Estar com os seus

Filhos queridos,

Familiares  e amigos chegados.


IX


A esperança,

A força

E a coragem

Deste pajem,

Constituem os pilares

Que ainda o ligam aos familiares,

Os seus amores.


X


O seu desejo

À beira do Tejo,

É a saúde

E a felicidade

De todos 

Os que ama,

De todos 

Os que estima,

No seu âmago,

Porque no fundo,

Este desempregado,

É seu amigo.


XI


E a todos,

O meu grande obrigado,

Pelas felicitações

Vindas de todos

Os lados,

De todos 

Os cantos,

Pelo meu aniversário.

Bem haja!


PV CITY(2ª), 08 DE OUTUBRO DE 2012.


                                   MATTOS (NDO)

 Obrigado a  todos pelas  mensagens enviadas pelo meu aniversário ontem!   Sinto-me me honrado. Vós sois o que um homem sente em todo o seu ser.

 LOVER

FOREVER,

AFTER

THE DAY

OF MY

BIRTHDAY...!


I


I,ve been 

Even

Higher

In(the) day

After

From my

Birthday...!

...


Eu fui maior,

No dia

E depois 

Do meu aniversário...!


II


Alegre

Sempre,

Graças

Aos meus familiares,

Minha esposa,

Meus filhos,

Meus irmãos,

Meus sobrinhos,

Meus netos,

Meus amigos,

Meus colegas,

Meus alunos,

Que desperdiçaram,

Cada um,

O seu precioso

Tempo

Para me felicitar,

Para me "mimar",

Para me animar,

Para me incentivar

Com doces palavras,

Elevando 

A minha alma

Acima

Do esperado

E do vivido...!


III


Ontem

Fui um homem

Sublime,

O meu nome

Foi 

Escrito

E dito

Como se tratasse dum herói

Amiudadamente,

Em deleite

De criança

Da floresta,

Da mata,

Da roça,

Jovem

Voando nas nuvens

De paragens

Desconhecidas,

Que parecem

Antártidas...!


IV


Vós

Todos,

Fizeram-me

Viver momentos

Incríveis,

Indescritíveis,

Em latitudes

E longitudes

Invariáveis,

De atitudes,

Nobres

Por intermédio das redes

Sociais

Que interpelam,

Conexam

Relações interpessoais,

Virtuais,

Etc....!


V


Colocaram-me

Nas Galáxias

Espaciais

Especiais!!!

...

VI


Pelo que, estou muito

Grato

E agradeço no fundo 

Do meu coração

E com muita emoção,

Tudo

O que ontem

Me têm

Proporcionado!

Um homem

Feliz,

Vivendo

Num 

Arco 

Íris,

Com imensa alegria,

Ainda que, num único 

Dia...!


Agradeço a generosidade

Da vossa amizade

E irmandade!


VII


Com a humildade,

Agradeço o modo

Como me elevaram

À grandiosidade

No palco da humanidade,

Ainda que, 

Vivendo

Na brevidade.


VIII


Nenhuma 

Palavra,

Pode traduzir 

O meu sentir,

A ternura

Que tenho por vós,

Nem tão pouco,

Algum eco

Da minha ou de alguma voz

Entoada 

Ou ouvida

De alguma foz...!


IX


Obrigado,

Obrigado

A todos, por tudo!

Que Deus vos abençoe

Com saúde!


QUELUZ BELAS( segunda-feira, 20h05 minutos).


                        KK(NDO)

 ATRÁS DE UM GRANDE

HOMEM,

ESTÁ UMA GRANDE

MULHER...


Por este meio,

Venho jubilosamente

A agradecer a todos 

Os que me felicitaram pelo meu aniversário,

Duma

Forma

Ou d,outra.


Abracos 

E beijinhos.

                     

09/OUTUBRO de 2918.


                                   KK(NDO)

 Muito,

Muito

Obrigado!

Obrigado

Do 

Fundo,

Todo 

Do

Meu Coracão!

Vós sois a minha paixão!

 Muito,

Muito

Obrigado!

Obrigado

Do 

Fundo,

Todo 

Do

Meu Coracão!

Vós sois a minha paixão!

 GRATOS

AGRADECIMENTOS


I


Nesta mensagem,

Por  este meio,

Não  nomeio 

Ninguém 

Em particular,

Em especial,

Que teve a amibilidade,

E a oporunidade

De endereçar,

De expressar 

O respeito,

O afeto

(Que cada um nutre) por mim,

Que tem 

Por mim,

No dia

Da minha magia,

O meu aniversario.


II


Quero agradecer muito

Esse afeto

Demonstrado

De modo

Generalizado,

VIndo

De diversas partes,

De todos os quadrantes

Fazendo,

Contribuindo

Para que ainda

Me sinta

Mais motivado,

Com mais força,

Mais esperança,

A fim de prosseguir a rota,

A trajetória 

Diária 

Da vida,

Traçada,

Segundo a vontade divina,

Nesta

Vida terrena.


III


Ontem,

Todos 

Fizeram de mim

Um homem

Feliz!

Ontem,

Todos

Fizeram de mim,

Um herói 

Que foi

Ao Além 

Por um triz!


IV


Obrigado

Por tudo:

A Deus,

A todos vós,

Que não me deixaram a sós,

Pela vossa disponibilidade,

Pela vossa amabilidade

E solidariedade!

Beijos 

E abraços 

Calorosos. 


Queluz Belas,  09 de Outubro de 2019.


                          KK (NDO)

 OS NOSSOS 

PROFUNDOS

AGRADECIMENTOS...


I


Tomo a plena liberdade

Em nome do casal,

Em nome pessoal,

Para agradecer a solidariedade,

A amizade 

Evidenciada,

Manifestada

De diversas

Formas

Pelos familiares,

Instituições,

Colegas

E amigos,

Pelo aniversário 

De um dos cônjuges 

No passado día 

8 do mês em curso!


II


Não  há palavras

Para descrever

Tanta emoção 

Em cada coração,

Pois, sentimo-nos "hercules",

Importantes,

Pelo amor e pela consideração,

De e por todos aqueles

Que constituem o nosso mundo 

Predileto/preferido!

Muito obrigado 

Por tudo!


III


Beijos

E abraços

Sinceros

E afetuosos

A todos.

 I


A grande

Manifestação, 

De felicitação, 

De amizade,

De solidariedade

Para com o meu aniversário,

Neste mês 

De outubro,

Que me fez

Rubro,

Revolucionário,

Solidário, 

Com um gesto 

De agradecimento,

Vindo

Do meu fundo.


II


Tenho a obrigação 

De transmitir

O meu sentir,

A minha emoção,

Pelas mensagens

De mulheres e homens

Vindas

De todas

As partes,

De todos 

Os continentes,

De vários 

Lugares,

De familiares,

De amigos

Íntimos 

E próximos.


III


Obrigado,

Obrigado,

Um obrigado

Extensivo

A este meu povo.


IV


Sejais felizes,

Mil vezes!


(Continua)


BRANDOA  (  AMADORA,  sábado,  11::25), 09 de outubro de 2021.


                                   KK ( NDO)

 Parabéns, meu querido genro! Muita saúde e muitas felicidades na companhia da tua companheira, mulher e dos meus adorados netos! 

Que Deus continue a abençoar -te, a proteger-te e a dar- te muita sorte na vida sobretudo ter sempre emprego a fim de fazer a tua família feliz, educando eficazmente os teus filhos!

Um grande abraço neste dia especial.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

 DÊEM, 

CANTEM,

MANDEM,

DESEJEM

PARABÉNS A ESTE HOMEM...!


I


Aqui,

No mês de agosto

Transato,

Em Londres,

Desfrutando 

A imensa alegria

No aniversário dum dos meus netos!

A próxima oportunidade,.

Será 

Na terra

Natal,

Se Deus quiser,

Com outros netos!


II


Hoje é a teia,

É a ceia

Do meu dia,

(Naquela) Aquela

Bela

Manhã,

Da nadrugada,

No decorrer do dia,

Ou da noite,

Graças à misericórdia

Divina,

Em que vim

Ao mundo,

Para um determinado 

Fim...!


III


Hoje, teço

Poucas palavras!

Eu sei que as mereço!

Mas, para quê, as palavras?!!

Para agradecer a Deus,

À minha bela esposa,

À minha musa, 

À minha diva,

Aos meus

Filhos,

Netos,

Sobrinhos,

E amigos,

Por este grande dia,

Porque sem eles,

Não seria

O homem

O que hoje sou!


IV


Muito

Grato,

Muito 

Agradecido

A todos, por tudo

E com júbilo,

Retribuo

A gratidão

Do(No) fundo

Do meu coração

Pelo estímulo,

Auxílio,

Apoio

Que me têm dado...!


V


Aceitem,

Os beijos,

Os abraços

Deste homem,

Com estima

E carinho.


Brandoa(Amadora, 00:00, quinta-feira), 08 de outubro de 2020.


         KK

 Parabéns ao meu melhor amigo🤜🏾🤛🏾, meu pai 👨🏾🧑🏾‍🦱, meu rei 🤴🏾. Podia estar aqui horas a descreve-lo e mesmo assim não haveria adjetivos suficientes para dizer o que ele é para mim. A única coisa que peço é que Deus nos dê muita vida e saúde. Obrigado por tudo e amo-te com todas as minhas forças nha colega 😂❤️

 AMIGO, 

O DIA

DE HOJE É DA MISERICÓRDIA 

DO SENHOR

CRIADOR

PARA COMIGO!

COMIGO,

COMEÇAM OS PARABÉNS!


I


É hoje,

Que se canta

E espanta

Os males que vêm 

De longe,

De um jovem,

De um homem

Que não treme,

Firme,

Que não hesita

Nem

Tão pouco vacila,

Graças a estrela

Que o ilumina,

Não o abandona

Em circunstância 

Nenhuma,

Pela misericórdia 

DO NOSSO

SENHOR 

CRIADOR, 

E TODO 

PODEROSO,

Porque o ama,

E estima.


II


A minha gratidão 

Pela benção 

E proteção 

DO SENHOR DEUS, 

Aos meus

Famíliares,

Esposa,

Filhos,

Sobrinhos,

Netos,

Amigos,

Pelo amor

Especial

E estima,

Dedicação, 

Estímulo,

Apoio,

Entusiasmo

E coragem...!


III


Sempre

Com o  esboço 

Do mesmo sorriso

De sempre,

A alegria

Contagiante

Como um ser 

Vivente,

Que não desarma,

Nem desanima,

Vai continuar a ser 

O seu dia

A dia,

Porque cada momento,

Cada minuto,

Da sua caminhada,

Da sua vida, 

Foi uma vitória...!


IV


As palavras

Raras

Para quê?!

Pois, o coração 

Guarda tudo o que é nobre

E sublime!


V


O amor

É o meu lema

Sejais felizes 

Todos os meses,

Mil vezes!

A todos

Os meus queridos,

E que são efetivamente, todos,

O meu atempado

Obrigado.


               NDO

 Parabéns! Chegou o dia do seu aniversário, Matos! Muitas felicidades, saúde, conquistas e, claro, muito, mas muito amor para você!

Você é um heroi e desejo muito que você receba tudo que sempre quis, pois sei que se existe uma pessoa que merece tudo de bom, essa pessoa é você!

Feliz aniversário, Fernando Matos Ferreira ! Te amo!

 AMIGO, 

O DIA

DE HOJE É DA MISERICÓRDIA 

DO SENHOR

CRIADOR

PARA COMIGO!

COMIGO,

COMEÇAM OS PARABÉNS!


I


É hoje,

Que se canta

E espanta

Os males que vêm 

De longe,

De um jovem,

De um homem

Que não treme,

Firme,

Que não hesita

Nem

Tão pouco vacila,

Graças a estrela

Que o ilumina,

Não o abandona

Em circunstância 

Nenhuma,

Pela misericórdia 

DO NOSSO

SENHOR 

CRIADOR, 

E TODO 

PODEROSO,

Porque o ama,

E estima.


II


A minha gratidão 

Pela benção 

E proteção 

DO SENHOR DEUS, 

Aos meus

Famíliares,

Esposa,

Filhos,

Sobrinhos,

Netos,

Amigos,

Pelo amor

Especial

E estima,

Dedicação, 

Estímulo,

Apoio,

Entusiasmo

E coragem...!


III


Sempre

Com o  esboço 

Do mesmo sorriso

De sempre,

A alegria

Contagiante

Como um ser 

Vivente,

Que não desarma,

Nem desanima,

Vai continuar a ser 

O seu dia

A dia,

Porque cada momento,

Cada minuto,

Da sua caminhada,

Da sua vida, 

Foi uma vitória...!


IV


As palavras

Raras

Para quê?!

Pois, o coração 

Guarda tudo o que é nobre

E sublime!


V


O amor

É o meu lema

Sejais felizes 

Todos os meses,

Mil vezes!

A todos

Os meus queridos,

E que são efetivamente, todos,

O meu atempado

Obrigado.


               NDO

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

 O QUE FAÇO

NUM TEMPO SEM ESPAÇO?


I


Cada gêmea,

Cada fêmea,

Que Ndo nomeia,

Passeia

Numa área

Distinta

Da outra que pinta

Com a humildade 

Simplicidade

E modéstia,

Numa mesma distância.


II


E enquanto espero,

Faço alguma coisa,

" Mato" o tempo

Com um boneco

Pouco

Jovial

Num tempo

Trivial.


(Continua)


Lx(22horas), 07/10/2016.


KK(NDO)

 FIQUEM

E MULTIPLIQUEM,

PARA (PELO) O BEM

DO HOMEM...!


I


Ides

Por todas

As ruas,

Por todas

As avenidas,

Por todas

As regiões  e localidades 

Longínquas,

Anunciar a boa nova,

Que sirva

Como exemplo 

Para (A) cada 

Discípulo, 

Para (A) cada

Pupilo,

Para (A) cada

Povo,

Como servo

De Deus, 

O nosso Pai  dos Céus. ..!


II


A vida 

Vivida

Na caminhada 

De cada

Dia,

Com alegria 

Desmedida

Ou contida,

É o ganho

Do nosso sonho!

Pelo que agradecemos 

Do nosso fundo,

Com todo

O fervor 

Esse favor,

Ao nosso Senhor 

Que nos criou com todo

O amor...!


III


Existe 

Um tempo,

Existe

Um espaço

Para cada 

Moço,

Para cada 

Cachopo, 

Que deve ser vivido

Ou que deve ser aproveitado 

Para viver intensamente 

A vida,

De modo

Inteligente,

Emocional

E racional...!


IV


Escrevo

O que devo

Para a posterioridade, 

Para mais tarde

Recordar,

Criticar,

Desvendar

O que não  consegui revelar,

Demonstrar

No meu viver, 

No meu ser,

No meu andar...!


(To be continued)


Patameiras (Sábado, 13h 30 m), 07 de outubro de 2017.


                                    KK (NDO)

 N,NA,

MAMÃ

NEGRA !


I


No poilão habitual,

Já não existe o ritual

Onde eu, quando

Ainda miúdo,

Menino

De mandado,

Tu estendias o teu pano

Para o meu repouso,

Para não ser no teu regaço,

Para me enrolar

E observar 

O raio solar

Que, furtivamente,

Rachava aquele ramo inerte!


II


N,NA,

MAMÃ

NEGRA!

Ai! Ai!

Quem és tu agora?!

Quem és tu neste momento

Tão funesto?

Ai! Ai!

MAMÃ

NEGRA!

Estás tão diferente e magra!


III


Que feiticeiro

Te enfeitiçou,

MAMÃ

NEGRA?

Qual foi o embondeiro

Que te arrasou?!


IV


Onde está o teu penteado

Natural e chato,

Que srmpre me tens mostrado,

Quando

Eu me mergulhava no meu pranto?!


V


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Porque eu sou(um) músico,

Toco

E danço com mana Djara!


VI


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Que transmite o som

Mágico

E trágico

Que trago

Comigo,

Porque sou o lago

N,NA!


VII


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Porque eu sou um Dom

Que descende de Utiacor!

Eu trago-o comigo,

Porque eu sou lago

Que banha

E alimenta a tua bolanha!


VIII


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Com muito afinco

Para a Tua seiva pura,

Genuína

E digna.


IX


N,NA,

O teu filho

Tem um fardo

Sobre às costas.

Só dele se libertará,

Só o descerá,

Quando

O brilho

Banhar a tua face

E desaparecer as tuas rugas!!!


X


Sou manganás(1)

Que ignora o sofrimento;

Sou o teu rapaz

De fato

Roto,

De pés descalcos,

De soluços 

Constantes e imensos

Na tabanca

De Nhǒ Maca,

Hoje em cacos e destroços !


XI


N,NA,

A guerra

Que me " botou" na emigracão,

Não me fez esquecer 

Aquela

Terra

Onde nascera!

Daquela terra

De coracão,

Que me viu nascer,

Crescer!

Nunca vou esquecě-la!!!


ÉVORA(terca-feira), 04 de Dezembro de 1984.


MATTOS(NDO)

 Recordar 

O que nos impele,

Nos alegra 

E às  vezes,

Nos fere...


É DIVINAL 

AQUELE SINAL

FENOMENAL...


I


É  pecado

Para  o NDO

O silêncio,

O desperdício

Que conduz 

Ao vício,

Sem nenhuma luz

Para o benefício...


II


Bolama 

Me trama,

Quando já não me chama,

Quando já não me ama

E apenas trama

A minha alma

Cheia de amor

Aprendido

Em UTHIACOR, 

Em Quínara, 

Em Évora

Em Sintra 

E agora,

Aqui, na AMADORA !


IIIi


Quando

O sonho,

Toma 

Outro  caminho

Que nos desanima, 

Que não nos entusiasma,

Pelo espinho 

Que nos lança

Sem segurança, 

Nem esperamça,

Sobretudo,

Quando 

Ainda se é criança...


IV


Nada

Ainda

Alerta,

Desperta

A uma criança

Ou numa criança,

Quando,

Ainda

Pequena,

Genuína,

Sem consciência 

Da malícia

Que passa

Na nossa 

Existência, 

Sem nenhuma desconfiança 

Da desgraça

Que arrasa

A todos o que estão à volta

Dela,

Ainda

Incrédula...!


V


É Fenomenal

A lembrança

Da terra

Natal,

De Quínara,

De Bolama,

De Uthiacor,

Onde aprendi

Amar

A cada pecador,

A Cada 

Criatura

Cândida, 

Angêlica

Ao redor,

Em cada

Tabanca...,

Até quando decidi

Emigrar

Como estudante,

Como servente,

Como pintor, 

Como carpinteiro,

Como apontador, 

Como sub-empreiteiro,

Como vendedor

Ambulante,

Como comerciante

Como professor,

Educador,.

Docente

Consciente...!

Tanta dança

E andança

Desta homem ainda

Criança,

Que avança

Com a esperança

Em cada 

Praça.,

Como fulgor

E aroma...!


VI


A criança-homem

Que olha,

Que contempla

A ampla

Maravilha

Que tanto brilha

(Nos) A seus olhos

Quando, 

Junto dos filhos,

Netos,

Sobrinhos

Benquistos

De, com muitos

Carinhos

A tem...!


VII


Orgulhoso,

Grandioso,

Quando uso

Os pronomes 

Possessivos 

Meu,

Minha,

Meus,

Minhas

E chamo,

Os que eu amo

Os seus

Nomes...!!!


( Continua)


Brandoa (AMADORA, quarta-feira, 4:00), 07 de outobro de 2020.


                            KK

 I


O QUE CADA RAPAZ 

FAZ

EM PAZ...


I


O esforço 

Confirma-se

Pela Luta,

Pela conquista,

Pelo afinco, 

Determinação, 

Dedicação, 

A fim de atingir,

Obter,

Conseguir

Vencer 

Com sucesso,

Com um pouco

De paciência, 

Teimosia,

Resistência

E  ressilência...!


II


O tempo

Não pára ;

Gira

Até o topo

E, depois,

Desce 

E começa 

No princípio,

No início,

Na fase

Inicial,

Preliminar;

Avança,

Contorna

Os cantos

E, pontos

Nenhuns,

Abandona

Ou esquece

Por alguns

Estorvos

Ou motivos;

Passar,

Verificar 

Os passos,

Os esboços, 

Constituem justificativos 

Fundamentais

E essenciais...


III


Rapazes

Sagazes,

Sois capazes, 

Sois todos audazes 

E tendes interesses

Nas fases

Importantes

E determinantes 

Nos percursos,

Nas caminhadas 

Que levais

Das vossas vidas!

Tenhais

Crença,

Perseverança, 

E esperança 

No dia 

De amanhã 

Cheio de alegria,

De louro

E que cada um amanha,

Sonha,

Ganha 

No tempo  vindouro...!


IV


Não é na véspera 

Que se prepara,

Enfim,

O festim,

Mas sim,

Com alguma 

Antecedência,

Prudência,

Para evitar algum problema

Na(Da) última 

Hora;

O combate

Não começa

Na arena,

No palco,

Mas se treina

Eficientemente

Com afinco

Antes do tempo, 

Preparando o corpo

E a mente

Para a peleja que se aproxima...


(Continua)


Brandoa (AMADORA,  quinta-feira, 04:22), 07 de outubro de 2021.


                           KK (NDO)

 Esta poesia 

Tão antiga,

Me arrepia

Me toca

No fundo,

Como quando

Se toca

Numa chaga!

A dor 

É idêntica,

Como se perde um grande amor!


II


Évora,

Que se lembra,

De tudo o que passara,

Das correspondências

Intermináveis

Daquela 

Bela 

Senhora 

Que hoje,

Felizmente 

Minha senhora,

Minha esposa, 

A  diva preciosa

Longe,

Ainda que as distâncias,

Não sejam fatores favoráveis...!


III


Como escrevi

Este poema,

Não me perguntem 

Como,

Porque o que vivi,

Só Deus o sabe!

Por isso,

Vos digo,

A adoro...!


N,NA,

MAMÃ

NEGRA !


I


No poilão habitual,

Já não existe o ritual

Onde eu, quando

Ainda miúdo,

Menino

De mandado,

Tu estendias o teu pano

Para o meu repouso,

Para não ser no teu regaço,

Para me enrolar

E observar 

O raio solar

Que, furtivamente,

Rachava aquele ramo inerte!


II


N,NA,

MAMÃ

NEGRA!

Ai! Ai!

Quem és tu agora?!

Quem és tu neste momento

Tão funesto?

Ai! Ai!

MAMÃ

NEGRA!

Estás tão diferente e magra!


III


Que feiticeiro

Te enfeitiçou,

MAMÃ

NEGRA?

Qual foi o embondeiro

Que te arrasou?!


IV


Onde está o teu penteado

Natural e chato,

Que srmpre me tens mostrado,

Quando

Eu me mergulhava no meu pranto?!


V


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Porque eu sou(um) músico,

Toco

E danço com mana Djara!


VI


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Que transmite o som

Mágico

E trágico

Que trago

Comigo,

Porque sou o lago

N,NA!


VII


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Porque eu sou um Dom

Que descende de Utiacor!

Eu trago-o comigo,

Porque eu sou lago

Que banha

E alimenta a tua bolanha!


VIII


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Com muito afinco

Para a Tua seiva pura,

Genuína

E digna.


IX


N,NA,

O teu filho

Tem um fardo

Sobre às costas.

Só dele se libertará,

Só o descerá,

Quando

O brilho

Banhar a tua face

E desaparecer as tuas rugas!!!


X


Sou manganás(1)

Que ignora o sofrimento;

Sou o teu rapaz

De fato

Roto,

De pés descalcos,

De soluços 

Constantes e imensos

Na tabanca

De Nhǒ Maca,

Hoje em cacos e destroços !


XI


N,NA,

A guerra

Que me " botou" na emigracão,

Não me fez esquecer 

Aquela

Terra

Onde nascera!

Daquela terra

De coracão,

Que me viu nascer,

Crescer!

Nunca vou esquecě-la!!!


ÉVORA(terca-feira), 04 de Dezembro de 1984.


MATTOS(NDO)

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

 NA ONU,

UM PORTUGUÊS,

O ENG. ANTÓNIO  GUTERRES!


I


Parabéns, 

o mundo progressista!

Parabéns,

Portugal!


I


O mundo progressista,

Escolheu um humanista

Para gerir os problemas,

Os conflitos 

Que assolam a humanidade,

Os dramas

Dos Refugiados,e

O ENG António Guterres,

O homem des " affaires".


III


QUE DEUS O ilumine,

Para que seja firme

Nas decisões

Que toma 

Em relação a cada problema

De todas as nações!


 IV


A Vitória

De Guterres,

É uma Vitória

Da diplomacia,

Da transparência,

Da democracia,,

E que a sua  primazia,

Deva centrar -se na paz,

Na defesa dos direitos humanos,

Da igualdade

E da equidade

Do genero


(Continuação)


PSA(QUINTA-FEIRA, 06/10/2016.


KK(NDO)

 O DIA INTERNACIONAL

DO PROFESSOR


I


Parabéns

Aos homens

Que constroem

Uma sociedade 

De Progresso,

Desenvolvimento

E justiça social!


II


Parabéns

Aos vanguardistas,

Construtores 

E pilares

Da sociedade 

De hoje

E de amanhã!


III


Os nossos 

Sorrisos,

Refletem brilhos

Nos olhos

Das crianças

Com esperanças

Do amanhã melhor

E com amor!


IV


PARABÉNS,

PROFESSOR!

Com a sua profissão,

Emergem outras possíveis,

Que tornam a sociedade

Viável

E sustentável.


(CONTINUA)


PSA(QUARTA- FEIRA, 03H26 MINUTOS), 05 DE OUTUBRO DE 2016.


                                                    KK(NDO)

 O DIA INTERNACIONAL DO PROFESSOR!


PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DE  PORTUGAL!

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO INTEIRO!


O VOSSO

SORRISO,

É O BENEFÍCIO E O PROGRESSO

DA NOSSA SOCIEDADE 


Em cada dia, há um dia mundial para isto ou para aquilo;

Durante o ano, leio um rol de dias  mundiais!

Em cada dia,

Pego no papel

 E escrevo alguma coisa 

Sobre os dias 

Mundiais

Que se comemoram

Por todo o mundo,

Do primeiro dia 

Do ano,

Até o último.

O que leio?

O que eu escrevo?

Coisas 

Vãs,

Inúteis,

Que apenas ficam no papel,

Ou, melhor dizendo,

“Para o inglês ver”

(Mas como o inglês virou-nos às costas, quem deve ocupar esta posição, esta função de fiscalização e de vigilância?)


O DIA DE HOJE, 5 DE OUTUBRO,

É O DIA DO PROFESSOR,

QUE EU ESCREVO O TITULO COM TODAS AS LETRAS GORDAS.


Reconhece-se o papel fulcral do professor como alicerce, o papel de todo o desenvolvimento duma sociedade que pretende ser progressista, avançada. Os dirigentes políticos, só em alguns momentos, é que se lembram da existência do professor, da educação e, alguns não se inibem em afirmar que” a educação é a paixão fundamental da sua governação e que o papel do professor é essencial…” “ capacitar os professores para a construção de sociedades sustentáveis” e muitos outros slogans mais.

Mas, efetivamente, isso não passa de palavreados, floreados, que após a concretização dos seus intentos nas urnas, a educação é subalternada, o professor é um sujeito posto num lugar secundário, é esquecido, deixado a vaguear na escola com as preocupações burocráticas ,em vez de se ocupar da sua verdadeira função: ensinar, orientar, motivar o aluno para o conhecimento profundo da sua espécie e do mundo que o rodeia, ensinar o aluno a encontrar-se e apetrechá-lo com os instrumentos necessários  à sua integração plena na sociedade em que se insere.

Palavra professor deixou de ter um significado especial nos tempos que correm. A sua imagem é desgastada dia após dia na opinião pública. 


O PROFESSOR  O MOTIVADOR, O EDUCADOR, O ORIENTADOR OFUSCA-SE ENTRE OS DEMAIS CIDADÃOS, PELA CONOTAÇÃO NEGATIVA QUE SE LHE ATRIBUI E A PRESSÃO E DEPRESSÃO COM QUE SE MERGULHA ATUALMENTE 


Muitos professores já não sabem o que são, apesar de serem profissionais do ensino, pois, apenas são chamados para preencher lacunas deixadas pelos seus colegas , por inúmeras razões.  Refiro -me aos professores contratados, ainda que profissionalizados no ramo de ensino há mais de duas ou mais décadas!  Qual o papel do Estado Português face a esta situação degradante, aberrante do professor contratado, se calhar, era melhor chamá-lo outro nome, por exemplo, turista, substituto, observador, candidato ao imprevisto. O professor contratado que apenas vai lecionar 8 horas por semana durante um ano, ou na pior das hipóteses, 8 horas num período indeterminado, pois, não sabe se vai ficar 20 dias, um mês, dois ou durante o ano letivo; isto é, um horário temporário( “a desgraça ou pouca sorte de uns, é a sorte de outros, querendo eu, com isto dizer, que o professor contratado vai substituir um outro colega que está de atestado médico ou outra situação qualquer fundamentada, justificada devidamente).

Como poderá sentir-se um professor nestas condições na escola, no meio de outros colegas de quadro ou com o horário completo e com o lugar cativo na escola? Como poderá viver com o que ao fim do mês leva para casa? Que motivação poderá ter o professor contratado? Quem é ele naquele lago onde nadam os outros cisnes? Que imagem poderão ter os alunos deste professor” nómada”?

Eu, neste dia, anseio e desejo a unidade de todo o corpo docente a fim de resolver os problemas que afetam a escola, os professores e, consequentemente, a toda sociedade, pugnando para as melhores condições do ensino e estimular a geração mais nova para assumirem o seu papel, querendo eu, com isto dizer, os jovens deverão sentir a educação como uma das profissões mais nobres e gratificantes que existem e com uma missão central para o progresso das sociedades.


PUGNAREMOS PARA A DIFGNIFICAÇÃO

DA PROFISSÃO,

DE EDUCAÇÃO


O PROFESSOR,,

O PROMISSOR,

O MOTOR

DA SOCIEDADE

ATUAL E DA POSTERIORIDADE

O EMISSOR

E  DEFENSOR

DO VALOR 

EMINENTEMENTE SOCIAL,

ECOMPENSADOR,

SEJA QUAL FOR

A DOR ,

DESDE QUE A FELICIDADE

E O AMOR 

ESTEJAM AO REDOR.

Neste dia nosso, caros colegas, desejo a todos um bom ano letivo, sobretudo para os que estão presentemente a exercer e a todos os que ainda  não encontraram a ténue luz no fundo do túnel, força da esperança e fé nos melhores dias e que a saúde e o vigor esteja presentes no dia a dia! Tudo passa como o vento que nos esbofeteia dia-após- dia.

A educação é a minha paixão, pois foi a primeira em que me embarquei, em inicie no mercado de trabalho. Nada sabia da educação, nenhuma teoria conhecia, em nenhuma pedagogia me alicerçada o meu ensino. No entanto, sentia- como um peixe na água, parque algo de dentro de mim energia sem nenhuma consciência. Aprendi com os pequenos debaixo duma mangueira, em que cada aluno era recomendado a trazer de casa o seu banco. Pendurada um pedaço de quadro num prego espetado na árvore , a nossa escola. Aí, ensinava os meninos a maneira tradicional que aprendi com os grandes mestres, como Antero Sampaio da Cruz, Alexandre, tia Linda Batica Ferreira, Fernando Uma, etc  Oh! O que aprendi!

(Continua)


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(4ª- FEIRA, 00H35 MINUTOS), 05 DE OUTUBRO DE 2016.


                                                                            KK(NDO)

 "MONG NA LAMA"


 MONG NA LAMA" 

E os pés, ficam aonde?!

Fora?! 

Então, assim sendo, nada feito. Se os pés ficarem fora, nada será feito, pois, o trabalho será e estará sempre incompleto, coxo e o resultado será negativo! 

O povo está com sede de obras/ feitas/ e não de palavras/ ditas/ pronunciadas/ ou de propagandas/


                     25/09)2017.


                                            KK(NDO)

 AS FORÇAS

MISTERIOSAS..


I


A solidão

Faz-me um escrivão

Da Administração,

Para a satisfação

Da população

Da grande  multidão.


II


Cada desenho,

Mesmo aparentando

Boneco,

É um sonho

Verídico 

Que acompanha

A escrita

Feita,

A agrado,

A moda do poeta

Que(alguém) se sonha,

A ribalta!


III


A minha intenção,

O meu projeto,

O meu propósito,

Não era a regressão,

Como cidadão,

Pois, eu tinha 

Uma maior  ambição

Para a minha

Nação,

Para a minha 

Pátria,

Para a minha

Família!


IV


Fiquei,

Não voltei,

Não regressei,

Pois, faltou-me

A audácia,

Faltou-me

A ousadia

Para a estadia,

Para a vivência

Sadia,

Com alegria

Em companhia

Da minha

Família,

Na minha Patria!


V


...Sozinho

No sonho

Que tenho,

Ainda luto

Para e por esse projeto,

De ajudar

A minha família,

Em ajudar

Os meus conterrâneos,

Os meus semelhantes...!


(Por concluir)


Outlet Strada, Odivelas, 04/10/2018

20h15m


KK(NDO)

 O POETA,

TUDO LHE

SUSCITA;

TUDO LHE

EXCITA!


I


O UTUBRO

Revolucionário, 

OUTUBRO

Solidário

A tudo o que constitui

A causa humana,

E pugna,

Como o foi 

O Dez

Deste Mês,

Do século 

Passado!


II


Outubro 

Rosa,

Outubro

Rubro,

Outubro

Verde

Em que se repousa

A esperança

Da juventude

E de toda a sociedade

Em que se apraz

E se almeja um futuro

Melhor,

Do amor, 

Da paz,

Da fraternidade,

Da justiça,

Da(Na) igualidade

Do género...!


III


Outubro

Rosa,

Outubro

Ativo,

Inclusivo

Em que se congrega,

Todos,

Sem delonga,

Num mesmo

Dinamismo,

Num mesmo

Caminho

De sonho

De todos,

Em que todos 

Estão totalmente envolvidos

Num mesmo

Compromisso,

Num mesmo

Esforço...!


IV


Outubro

Num coro

Unísono

De Outono,

Pugnando 

Pelos direitos

Laborais,

Pugnando 

Pelos direitos

Sociais,

Pelos direitos

Humanos

Condignos,

Consignados

Nas Cartas

Das Nações Unidas...!


V


Outubro

Do Proessor,

Do Educador,

Nós,

No foro,

No lugar

Especial,

Levanta 

A voz,

Vai em frente

E exige que o governo escute,

O sinal

De imensas reivindicações

Das suas várias associações

Sindicais,

Locais

E nacionais...!!!


(Por concluir)


Encosta do Sol, Amadora( sexta-feira, 04h15 m), 05 de OUTUBRO de 2018.


                                                                                                                           kK(NDO)

 O POETA,

TUDO LHE

SUSCITA;

TUDO LHE

EXCITA!


I


O UTUBRO

Revolucionário, 

OUTUBRO

Solidário

A tudo o que constitui

A causa humana,

E pugna,

Como o foi 

O Dez

Deste Mês,

Do século 

Passado!


II


Outubro 

Rosa,

Outubro

Rubro,

Outubro

Verde

Em que se repousa

A esperança

Da juventude

E de toda a sociedade

Em que se apraz

E se almeja um futuro

Melhor,

Do amor, 

Da paz,

Da fraternidade,

Da justiça,

Da(Na) igualidade

Do género...!


III


Outubro

Rosa,

Outubro

Ativo,

Inclusivo

Em que se congrega,

Todos,

Sem delonga,

Num mesmo

Dinamismo,

Num mesmo

Caminho

De sonho

De todos,

Em que todos 

Estão totalmente envolvidos

Num mesmo

Compromisso,

Num mesmo

Esforço...!


IV


Outubro

Num coro

Unísono

De Outono,

Pugnando 

Pelos direitos

Laborais,

Pugnando 

Pelos direitos

Sociais,

Pelos direitos

Humanos

Condignos,

Consignados

Nas Cartas

Das Nações Unidas...!


V


Outubro

Do Proessor,

Do Educador,

Nos,

No foro,

No lugar

Especial,

Levanta 

A voz,

Vai em frente

E exige que o governo escute,

O sinal

De imensas reivindicações

Das suas várias associaçõs

Sindicais,

Locais

E nacionais...!!!


(Por concluir)


Encosta do Sol, Amadora( sexta-feira, 04h15 m), 05 de OUTUBRO de 2018.


                                                                                                                          kK(NDO)