domingo, 2 de outubro de 2022

 É QUIMERA

ESTA NOSSA TERRA?!


I


A sensação do  vazio,

Do nada,

Do silêncio, 

Do tédio, 

Do vácuo

Na demanda

Incessante

De tudo 

O que é importante 

Na vida

Deste mundo, 

Leva-me

À escrita,

Não à procura

De nome,

Do protagonismo, 

Produto do individualismo

Ou do egoísmo, 

Pura

E simplesmente,

Mas o que incita

O meu coração 

À imaginação, 

À pesquisa

De algo que muito nos interessa...


II


No canto,

Se calhar, 

Muito

Remoto,

Onde se encontra,

Onde se esconde

A trabalhar

Com muita dignidade 

E muita responsabilidade,

Em prol

De um sol

Ardente

E favorável 

Para toda a comunidade

Que( nos )fascina

À faina

De cada dia,

Para a melhoria 

Das condições 

Das populações,

De todos os cidadãos, 

De todos os anciões, 

De todas as mulheres,

De todas as crianças

Que têm mais esperanças,

De todos os seres

Viventes

Em todas as partes,

De todos os continentes...


III


Não devemos

Menosprezar,

Não devemos

Jogar

Para o lixo,

Para fora

O nosso amor,

Porque já está velho, 

Porque já está caduco, 

Porque já está muito usado, 

Porque já está enrugado, 

Porque já está muito em baixo,

Porque já não tem préstimo, 

Porque( já ) está enfermo, 

Porque isso é  uma grande dor 

E é contra o pudor,

Mas, sim, continuar

A estimá-lo,

A acarinhá-lo,

Porque faz parte do nosso património,

O nosso domínio 

Público,

Deixá-lo

A olhar para o espelho 

Ainda com muito orgulho

Do seu passado,

De tudo 

O que tem contribuído

Para a sua comunidade,

Para a sua sociedade...


IV


Sinto o cheiro

De outubro

Revolucionário,

Do outubro

Solidário,

Em que tudo se leva a sério 

Em todos os objetivos

Traçados pelos povos

Que pugnam

Pelos seus direitos,

Que lutam

Pela liberdade,

Pela igualdade,

Pela democracia,

Pela cidadania

Participativa

E ativa...


V


A razão de ser, 

Do escrever

No mês 

De outubro, 

O mês 

De ouro 

Que me fez

Ser 

Um ser

Que hoje sou

Em todo este tempo 

Que já passou,

De corpo

E alma

Que ama,

Tem a ver

Com o meu prazer

Em transmitir

O meu sentir

Em todo o ambiente

Envolvente

Que me faz presente

Em cada instante...


(Continua)


BRANDOA, (AMADORA, Casal de São Brás,  10:00), 01 de outubro de 2021.


                           KK (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário