quarta-feira, 30 de junho de 2021

 OS MEUS MEDOS,

OS MEUS ENREDOS


I


Em arvoredos,

Como mulembeiras,

Mangueiras,

Goiabeiras,

Papeiras,

Procurei

Sombras

Como solução

Ou proteção 

Para pedir

E fugir 

A perseguição

Do rei.


II


Vim

À Europa,

Porque tinha

Um fim

Como filho

De Nhanha,

Que procurava brilho

No trabalho,

De forma a garantir

A sopa

Para a sobrevivência

E para o provir

Da família..


III


Eis o que encontrei

De tanto que procurei

Nas terras lusas:

Andanças 

E andanças 

Em casas 

Avulsas!


IV


Todavia,

A Providência,

Providencia

E previa

A minha ainda existência

Em companhia 

Da família.


SACAVÉM (TERÇA-FEIRA- 15H46MINUTOS), 30 DE JUNHO 


                                           KANKAMBALL (NDO)

 PARABENS,

GRANDES HOMENS,

OS "TRAQUINAS"

DAS QUINAS!!!


I


Que venha

Mais uma "seca",

Uma nova montanha

Como a Bélgica,

Ou o País de Gales,

Ambas são reles

Para aquele que sonha.


II


Não é uma questão

De menosprezar,

De desprezar

O potencial

Das equipas em causa,

Mas sim, a nossa 

Autoestima

Que vem de cima.


III


O sonho

Comanda

A vida,

Descortinando o caminho

Para o sucesso.

Mas, este não nasce

Do nada,

Do acaso;

Faz-se,

Conquista-se.


IV


Os nossos heróis

São os génios

Em vários dominios

E momentos

Do jogo contra a Polónia!

Façamos vénia

Aos " TRAQUINAS"

Das QUINAS

A fim de continuarem os seus intentos!


V


Depois de tanto

Sofrimento,

Nada, nem

Ninguém

Pára a nossa seleção

Para a concretização

Da sua (nossa) missão:

Trazer a taça  para a Nação!!!


(Continua)

 DEPOIS DO CAMPEONATO,

ME SINTO

COMO SE ESTIVESSE NO ORFANATO!!!


I


DÓI

O QUE FOI

A ação de cada HERÓI,

No campeonato,

Em cada peito,

Para quem participou desde o primeiro minuto!!!


II


Não rogo

O castigo

A nenhum inimigo,

Nem tão pouco a um amigo!


III


Esta função

Cabe

Ao Pai da Criação,

O único que sabe

O que tem e deve

Fazer

Para julgar

E condenar

Cada ser...!


IV


Ainda

Bem

Que existe

O desporto

Para aliviar

O peso

Dentro de cada

Homem,

No seu ato

Quotidiano

Sereno,

E, assim,

Suavizar

O frenesim

No seu semblante!


V


Neste mês

De julho,

O filho

Regressa

A casa,

A Portugal,

Com muito

Orgulho

No rosto,

Depois do sonho

Do mês

De junho,

Participando

Na seleção nacional

Do campeonato

Do mundo,

Na Rússia

E com muita alegria!


VI


Tudo

Tem princípio

E fim.

Chegou

O fim!

Acabou

E não fomos felizes

Desta vez!

Para o ano há mais!

Com orgulho,

Recebo cada herói

Da Rússia,

Como o fiz aquando da França,

Em 2016!!!


(Continua)


Amadora(domingo, 12h17minutos), 01 de julho de 2018.


     KK(NDO)


II

 PARABÉNS POR ESTE DIA

DE ALEGRIA

PARA ESTA CRIATURA

QUE SE LEMBRA

DA CIDADE 

DE ÉVORA,

CIDADE

DA SUA LICENCIATURA !


I


Fora

A minha formatura,

A minha licenciatura

Em ÉVORA,

Em 30 de junho de 1986!


II


Fora

Tão pouco 

Tempo,

Que o meu cérebro

Ainda esteja rubro,

Que ainda me lembro

Da pensão Policarpo,

Da Travessa Afonso

Trigo,

Da Rua Bernardo Matos, 34,

Locais onde residi,

Onde vivi

E de ruas 

E locais

contíguas,

Como a Rua do Raimundo,

Praça do Geraldo,

Etc, etc!


III


 Oh !Comme je me souviens

le beau temps!

Oh! Comme je rapelle

Lá belle 

Epoque!

Mes collègues

De l'université

De la ville

Musée!


(Por concluir)


Dolce Vita( domingo,13h27m), 30 de junho de 2019.


                          KK(NDO)

 OS SANTOS 

PREDISPOSTOS

E SEMPRE ATENTOS


I


É tempo 

De voar

A fim de refrescar

 E recarregar

O corpo

E a mente

De alimento

Suficiente

 E robusto

Em cada canto.


II


Se pudesse 

Viajar

(Para) Por todos

Os cantos

Do mundo,

Tinha hipótese

De aprender

A falar

A conhecer

A cultura,

A tradição

De cada terra,

De cada nação.


III


Traria

Cada mensagem

De paz

Para cada homem,

Para cada rapaz,

Para cada rapariga,

Para cada mulher

E evitaria

A agrura,

A guerra

Ou a atenuaria,

E, assim, haveria

A ternura,

A total entrega

Ao amor

No nosso viver,

Diminuindo

Tanta dor

Que pulula no nosso mundo!


IV


Os santos

Predispostos

 E sempre atentos,

Mitigariam tantos

Sofrimentos

Provocados por àqueles “famintos”

Que, nos seus atos,

Ignoram outros sujeitos

(seus semelhantes)

Consignados com os mesmos direitos.


V


A minha viagem

Terminaria

Com uma mensagem

De alegria,

Vendo as mãos 

Dadas, entre irmãos!


VI


Eu, sempre escrevo

O que devo

 E não devo,

O que pensei

E penso

Que sei

Para emitir o meu juízo

De valor

Sobre determinado fator

Que preocupa cada sociedade

Ou toda a humanidade.


VII


Certo 

Ou não,

Opino

Como um ser humano,

Àquele que ainda possui faculdade

De pensar

Em liberdade,

Apesar

Do defeito

Do meu pensamento,

Que pode ser

Sancionado com um safanão

Por qualquer

Leitor,

Que também pode ser

Emissor.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(QUARTA-FEIRA- 15H43 MINUTOS), 01 DE JULHO DE 2015-07-01


                                           KANKAMBALL (NDO)

 Recordar

E ainda está atual:


VAMOS" POESIAR",

A FIM  DE ADOÇAR

OS CORAÇÕES

DOS IRMÃOS!


I


Tanta crise,

Tanto stress!

É hora

De sarar

E serenar 

Os ânimos 

Exaltados 

Dos meus manos

Guineenses!


II


Vamos "poesiar"

A fim de levantar

A confiança

Que está muito em baixo,

Com tanta desgraça

Que mina

O meu povo,

O nosso povo!

Nós não somos

Lixo!

Vamos

Resgatar

O ânimo

Que está no abismo!

Vamos 

Cantar

E dançar

Como é habitual,

O nosso" gumbé",

Música tradicional

Da nossa Guiné!


III


Na Assembleia,

A nossa Eclésia,

No Parlamento,

No Palácio,

Afinemos

 A voz

Para nos

Entendermos!

Sem insulto,

Com respeito,

Atingiremos

O nosso benefício!


(Continua)


Encosta do Sol (segunda -feira 02h 39 minutos), 01/07)2019.


               KK(NDO)

 HOJE,

A VERDADE

PERDE

PERANTE

A MENTIRA. 

AMANHÃ, 

TRIUNFARÁ!!!...


I


Sob a piroga 

Que nos carrega,

Que nos transporta,

Que nos salva

Quando nos leva

Para a outra ponta,

Nos resgata

Da Ditadura

E da mentira

Instaladas na nossa terra.


II


Apraz

Ao impostor,

Ao escritor

Escrever

E descrever

Sobre a paz

Febril

E débil 

Que vigora,

Que existe

Atualmente

Na sua terra,

No seu país, 

Na terra

Dos seus pais!


III


A total

Anarquia

Em cada  autarquia,

Em cada freguesia, 

Em cada moradia,

Dá e deu o azo

No preciso

Momento,

O conto

Que cada fidalguia

Afrontasse

E pisasse

À Democracia,

À PÁTRIA 

De CABRAL,

À soberania

Popular e Nacional !


IV


Esta crise, 

Teve a sua génese 

No  dia 27 de FEVEREIRO,

Um dia NEGRO

Para cada guineense,

Quando

Um homem (homenzinho)

Disse:

" QUERO,

POSSO

E MANDO"!...


V


O País

Vai afundando

A olhos nus

De todos 

Nós 

Guineenses!


VI


Acredito

E sinto 

Que todos os irmãos

Estão

Muito

Preocupados

Com a situação 

Da nossa NAÇÃO!

Acredito

E sinto 

Que o móbil 

Da sociedade civil,

Se despertará 

Do sono 

Taciturno

Para acudir

E estancar a pólvora

Que está prestes a explodir

Na minha(nossa) terra!

Ela

É a força

Motriz,

A matriz

De toda a revolução,

A estrela

Que guia o nosso povo

Para atingir 

O seu objetivo!

Ela

É a nossa esperança!


(Por concluir)


BR(quarta-feira,  01:00), 01/07/2020.


                                                  KK(NDO)

 MAIS AJUDAS

À EQUIPA DO JUDAS!


I


As palavras

Valem 

O que valem,

Não raras

Por parte de quem

As pronuncia,

Quando

Trai

Com a sua falácia 

O seu próprio  partido,

Como quem trai

O próprio pai.


II


A justificação

De alguém 

Que marca golo

Na sua própria baliza,

Alegando a harmonização

De todos os que combatem

E lutam pelo mesmo elo

E pisa

A matriz

Do seu país,

A mim, não convence

Com a sua tese...


III


O EIXO DO MAL

Está mais fortificado

Com mais cinco deputados

Comprados

A um bom preço,

Que fizeram um esforço

Para reforçar a equipa

Saida do 27 de fevereiro

Do ano corrente.

Na Guiné Bissau, tudo é normal!

Mais traidores

Para se juntarem aos outros abutres!


IV


A ver 

Vamos,

Outros episódios

Seguirão 

Com outros indivíduos,

Nossos conterrâneos.

A Guiné-Bissau,

É um pólo 

Dos possíveis

Negativos,

Entre todos os povos

Do mundo!


V


Que pena!

C,est trés domage!

Tenho vergonha

Na minha

Cara,

Por causa

De tudo o que se passa

Na minha

Terra!

Pessoas sem carácter,

Sem dignidade,

Escolhidas como nossos dirigentes,

Como nossos representantes

Na casa

Do Povo,

Que viram às costas 

Ao seu partido,

Por causa 

Dos seus interesses pessoais!

Que pena,

Pessoas desse género!


VI


É assim

Que vai andando

A minha Guiné !

De golpes

A golpes!

Do país, 

De Estado,

De partido!

Até  quando

Esta andança!

Esta marcha?!

" ess marcha ré"?!

Quando,

O seu fim?!


VII


A justiça divina

É benigna.

Tarde

Mas chega,

Vem

Sempre!


Continua,

Porque a luta continua!


Br(quarta-feira,  12h 12 m), 01/07/2020.

 TRINTA...

HA TRINTA ...!


I


A recordação

Da missao

Concluída

E a ambição

De uma outra desconhecida,

Por um jovem

Que o sonho levou

A uma cidade esplêndida,

Encantadora

E mítica da cidade de Évora!


II


No meu âmago,

Estava guardado

No baú

Sonhos e projectos

Para a minha querida 

Terra,

GUine-Bisssu!


III


Um jovem 

Promissor,

Um jovem 

sonhador ,

Que acabava de concluir

A sua formação académica,

Melhor dizendo,

A sua licenciatura

(Licenciatura de em Ensino de HIstoria e Ciências Sociais)

Naquela

Bela

E mítica

Cidade de Évora.

Parece-me que foi ontem!

Parece-me  uma mentira!


IV


E não passou 

De um sonho,

Uma realidade

Que quis fantasiar

Quando se é jovem!

Há trinta anos,

No dia dia 

Trinta de Junho

De 1986,

Um jovem imbuído

De teorias do Professor

Doutor  Manuel Patrício

Ferreira,

Com as suas teorias 

De Educação,

Nomeadamente

De Piaget

E outros teóricos

Da Ciência da Educação!

(Continua )


Foros de Amora(Seixal, quinta -feira, 19h55 minutos), 30 de junho de 2016.

KANKAMBALL (NDO)

 TRINTA...

HA TRINTA ...!


I


A recordação

Da missao

Concluída

E a ambição

De uma outra desconhecida,

Por um jovem

Que o sonho levou

A uma cidade esplêndida,

Encantadora

E mítica da cidade de Évora!


II


No meu âmago,

Estava guardado

No baú

Sonhos e projectos

Para a minha querida 

Terra,

GUine-Bisssu!


III


Um jovem 

Promissor,

Um jovem 

sonhador ,

Que acabava de concluir

A sua formação académica,

Melhor dizendo,

A sua licenciatura

(Licenciatura de em Ensino de HIstoria e Ciências Sociais)

Naquela

Bela

E mítica

Cidade de Évora.

Parece-me que foi ontem!

Parece-me  uma mentira!


IV


E não passou 

De um sonho,

Uma realidade

Que quis fantasiar

Quando se é jovem!

Há trinta anos,

No dia dia 

Trinta de Junho

De 1986,

Um jovem imbuído

De teorias do Professor

Doutor  Manuel Patrício

Ferreira,

Com as suas teorias 

De Educação,

Nomeadamente

De Piaget

E outros teóricos

Da Ciência da Educação!

(Continua )


Foros de Amora(Seixal, quinta -feira, 19h55 minutos), 30 de junho de 2016.

KANKAMBALL (NDO)

 NÃO DÁ  PARA CONTINUAR A VER

PORTUGAL A PERDER...!


I


Não há corações

Que aguentem pressões

Do Uruguai

Que já vai

A ganhar

E a desanimar

Àquele que ainda está a sonhar

Com uma vitória

De Portugal,

Que afinal,

Ainda nos tem dado alegria!


II


Está equipa,

Americana

Demonstra 

O seu potencial

Para qualquer equipa,

Seja de Ásia,

África,

Da Europa,

Para qualquer equipa 

Rival,

A sua garra,

A sua ânsia

De vencer

E a todos convencer!


III


Estou 

A sofrer

Muito

Pelo que sou,

E neeste momento,

Pois, o meu Portugal

Está a perder

E ainda não está dar

Nenhum sinal

De se estar 

A recuperar...


(Continua)


AMADORA (sábado, sabado, 19h15 minutos), 30 de junho de 2018.


KK(NDO)

 REGEDORES,

DEFENSORES,

DOS VALORES

DA DEMOCRACIA

DA(NA) MINHA PÁTRIA...!


I


Tenho 

Sempre defendido,

O meu sonho

Através dos princípios

Que norteiam

O meu percurso

Neste mundo

Conturbado,

Por meios

Que demonstram

A pluralidade de opiniões,

No universo

De cidadãos...


II


"Cada cabeça,

A sua sentença",

Um legado

De esperança

Por todo

Lado,

Onde vigora

E impera

A liberdade,

A justiça,

A fraternidade

E a igualdade...


lII


Eu sou um ser 

LIVRE

Ainda que tenha

Vindo

Da mesma ÁRVORE

Genealógica

Do mundo,

Há milhares

Milhares,

Milhões

E milhões

De anos...!

Penso

De maneira

Diferente

Dos outros,

Pelo que admito

E aceito

Que outros pensem

De outra forma,

Ainda que estejamos

No mesmo palco,

Vendo a mesma realidade,

Pugnando

Pelo mesmo objetivo

E fins do mesmo povo...


IV


Findo

O mês

De junho,

Estou plenamente

Satisfeito,

Pois, cumpri

E atingi

O desiderato

Que no início

Do mês

Tinha proposto:

Escrever 

Todos os dias

Do mês 

De junho!


V


E agora,

Vem o julho!

De joelho,

Se espera

Que seja o de combate

Para o remate

Da atividade

Letiva,

O fim da prova!

Adeus junho,

O ganho

Para os discentes,

Para os não docentes,

Para os docentes

E para toda a Comunidade

Educativa!.


VI


No meu país,

Àquele dos meus país,

Ganhámos 

Dois

 Presidentes,

Dois

Presentes:

Um interino,

Chamado Cipriano

 O outro antigo no Reino!....


Por concluir


Encosta do Sol (domingo, 02h 15 minutos), 30 de junho de 2019


                    KK(NDO)

 ... UM PRAZER,

ESCREVER

AO AMAMHECER...!


I


É sempre um prazer

Escrever 

Ao amanhecer,

Pelo menos, para agradecer

O  amor

Do Senhor...


II


A teoria

E a convicção 

Daqueles humanos

Em cada ocasião 

De se julgarem donos

Da sabedoria

E da verdade

Na humanidade...


III


O gozo

E o estímulo

Constituem um pulo

Imenso

Para cada manhã 

Daquele que sempre sonha

Na perfeição 

E a alegria

Da sua condição 

Individual

E social...


Continua


Póvoa de Santo Adrião( pastelaria" AMAMHECER" terça-feira,  11 horas), 30 de junho de 2020


                             KK(NDO)

 TRAIDORES

ESTÃO NOS CORREDORES


I


Em todas

As esferas,

Em todas

As eras,

Encontramos aempre

Os judas,

Aqueles que estão 

Nos corredores,

Os jogadores

De todos os flancos

Que preenchem os buracos

E estão 

Sempre

A espreitar 

E a boicotar

Os planos

Dos seus manos,

Dos seus "hermanos"


II


Não  nos admira

Pois, que haja indivíduos

Mal intencionados 

Sem dignidade,

Mal formados

E sem carácter 

Que usam todos os meios

Para atingirem os seus fins.


III


O PAIGC

É  e foi sempre um partido

Constituido

Por gente amálgama,

Uma heterogeneidade 

Com uma gema

De unidade

E diversidade 

De pessoas de várias 

Proveniências ...!


IV


A todos aqueles que acreditam,

Têm a fè

E têm cada pé 

Firme e assente

Na terra,

Só aconselho e exorto

A continuar  no mesmo caminho,

Pois, o PAIGC

Saberá 

Soerguer-se

Como sempre o fez, 

Expurgando os treinadores,

As ervas daninhas!


Força 

PAIGC,

A esperança  

Dos que ainda não cairam na desgraça!


Alfornelos( terça-feira, 14h 15 minutos), 30 de junho de 2030.


              KANKAMBAL( NDO)

terça-feira, 29 de junho de 2021

 O SEMBLANTE 

SORRIDENTE

E CONFIANTE...


I


A autoestima,

A pessoa que ama

A si mesma,

Para que possa amar

Os outros, 

Para poder

Amar

Os outros,

Valorizar-se

A si própria,

Para poder

Dar

O valor

Aos outros, 

O amor

Próprio. 


II


Estamos 

Nos "finalmente(s)"

E ficámos,

Obviamente, 

Contentes

Por um lado,,

Pelo trabalho 

Que conseguimos 

Positivamente;

Por outro,

Ficámos

Tristes

Pelo que falhámos. 


III


Cada ninharia 

Que conseguirmos,

É uma vitória 

Significativamente

E, posteriormente,

Paulatinamente,

Atingirmos

A significância. 


IV


Eu sou o touro

Guerreiro

Que está no centro,

No seio,

No meio

Atrás, 

À frente

Da família,

O fulcro, 

Pela Pátria,

Para a harmonia 

E Democracia...!


(Por concluir)


Alfornelos (12:00, terça feira,), 29 de junho de 2021.


        KK(NDO)

segunda-feira, 28 de junho de 2021

 PORTUGAL NÃO TEME

E ESTÁ BEM FIRME !


II


"Bacana",

Esta menina

Africana,

Vibrando pela seleção portuguesa

De futebol

No Euro 2016!


II 


A seleção de Portugal,

Está rija

Como pedra 

E cal,

Para o embate 

De amanhã 

Contra a Polónia.


III


É preciso

A confiança,

A contenção 

Da euforia 

E da alegria,

Focando a razão 

Na baliza,

E marcar golos

Para termos

Sucesso,

E darmos

Mais uns pulos!


IV


Enquanto

O Euro

Continuar

A falar 

A língua de Camões

E a arrastar 

Multidões

Com emoções,

Não vou parar 

De escrever,

Porque a escrita é um dos meios que me dá muito 

Prazer

No(meu) viver

Do dia

A dia.


V


O amanhã,

É sempre para quem sonha

E não cessa de escalar 

A montanha,

Sem vacilar, mesmo sabendo

As dificuldades que vai enfrentando.


VI


Vamos 

Carregados 

De sorrisos

E esperança,

Com certeza,

Porém, iremos 

Estar orgulhosos

Dos nossos 

Aguerridos 

Guerreiros 

Certeiros!

Força 

Portugal!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( QUARTA –FEIRA, 09H45 MINUTOS), 29 DE JUNHO DE 2016.


                                                       KANKAMBALL(NDO)

 A VIVA VOZ

EM NÓS,

INCOMODA

AQUELE QUE NOS DESMANDA...!


A insatisfação

Da missão

Do meu coração,

Faz com que a benção

Em relação

A continuação

Na predileção

Por

Parte do senhor

Da Criação,

O redentor

Do pecador

Que cai sempre em perdição!


...

 A ENTREGA 

À BARRIGA


I


Dantes,

As brigas,

Os combates 

Estavam relacionados,

Confinados

Com o que os bandos,

Os grupos

Tinham que garantir 

Às barrigas,

Tinham que permitir

Aos corpos

E às mentes 

Em todas as frentes...


II


A barriga,

Obriga 

A briga

Cega

E total entrega,

Algo comparado,

Equiparado

A uma praga...


III


Hoje, 

Já não chega

Apenas para a barriga.

Já não  é a chaga

Da barriga. 

Longe 

Disso,

É preciso 

Ir além 

Para obter

E ter 

O estatuto familiar

E social,

De um homem

Ganancioso,

Poderoso

Sobre todos

Os outros

Membros 

Integrados

Na comunidade,

Na sociedade 

Global. 


IV


É por causa

Da barriga, 

Nessa

Era,

Que se esmaga

O outro

De modo

Austero,

De modo

Severo

Sem compaixão 

Nem coração...


V


Hoje,

Os loucos 

Varridos,

Impreparados,

Corruptos,

Incautos,

Tomam conta do país

Que se diz 

Democrático,

Livre,

Com as suas proprias

Leis.!

Os mesmos pisam,

Pisaram

A Constituiçao do país,

Tomam 

Toomaram

O poder pelas forças

Das armas

E são legitimados

Pela nossa organização 

Regional,

A CEDEAO!

Que humilhação 

À nossa NAÇÃO!

Mas Deus é grande

E não dorme!

É o Todo- Poderoso

E está em cima

E acima 

De todos nós!!!


(Continua)


Br(domingo, 02h 48 m), 28 de junho de 2020


                                   KK(NDO)

 O POETA

PINTA

O QUE SE LHE APRESENTA 

À VISTA.. .


I


A função

Essencial,

Principal

Do poeta,

Consiste

Na elevação 

Do deleite

E satisfação 

De cada coração 

De cada ser,

Ao prazer

De viver

Intensamente

Cada dia,

Com alegria.


II


O poeta

Incita

A cada ser,

A ser

Otimista,

A ser

Positivo 

No objetivo

Que traça,

Com muita

Esperança!


( Por concluir)


Alfornelos( segunda-feira,  12h37), 28 devjunho de 2021.


             KK(NDO)


Consiste

domingo, 27 de junho de 2021

 A ESPERANÇA

NOS ALÇA

PARA A DENÚNCIA 

DA INJUSTIÇA

 COM TODA A  FORÇA!


I


Àquele que sonha,

Caminha

Como aquele que, pela montanha,

Escala

De forma tranquila.

Tudo o que é um processo, 

Feito

Passo

A passo

Para atingir o ponto

Mais alto...


II


Em massa,

Se pensa

E pesa

O que nos interessa,

A fim de chegarmos a guisa,

Quiçá,

O que se traça...


III


Os fenómenos

Humanos

Muitas das vezes,

Sofrem danos,

Sofrem revezes,

Reveses,

Por causa dos tiranos

Que atrasam a contínua marcha

Da História,

A flecha

Da Pátria...


IV


A mescla

Daquela

Gazela

Feminina que fala

Duma Lala

Singela

E bela

Que, de ruela

A ruela,

Apela

A donzela

Fula

De Bula

A ultrapassar a questícula

Frívola

Que a separa da congénere

Djola,

Serére,...


....


V


Eu não segui

O conterrâneo guigui

Para gastar muitas

Tintas,

Que fazem das suas 

Gentes

Sempre aflitas

E tristes...


VI


Eu quero, queria

Fazer da poesia,

Uma melodia

Que adoça

Cada criança

Mesmo na desgraça

E na miséria...


28/06/2019

KK(NDO)

 A ARMA  SRCRETA,

ÀQUELA QUE,  MALIGNAMENTE MATA...


I


Fugir  a palavra morte,

É como estar inerte;

É a cobardia

Que nada alia, 

Porque a realidade

Tem de ser dita,

Ainda que nos doa...


II


Aqueles que planeiam,

Aqueles que, por que gourarem

Nos seus intentos,

Tentam

A todo custo

Desforrar aquele que invejam...


III


Por minha causa,

Muita gente

Está a pagar por isso

Muita gente

Está a pagar a culpa

Que nunca troxeram,

Que ninca tiveram.


IV


Não,  não!

Isso não pode ser!

Nao! Nao!

Isso não pode acontecer!


V


Sigam os vossos caminhos

Sem a mínima preocupação. 

Vós não tendes culpas

Dos meus erros, 

Das minhas asneiras.


VI


Já não sou eu,

Pelo que ninguém 

Possa morrer, 

Mas nunca ver as pessoas a sofrer,

Várias  humilhações 

E privaçoes.


VII


As almas perdudas

Noutro mundo

Desconhecido, 

Mesmo sem as vossas ausências, 

Não deixais abandonadas 

E esquecidas

Aquelas almas

Que vós mesmos tinham

Amado

E criado, 

Pois, vós continuais

A ser suas referências...


VIII


A alma Solidária,

A alna odiada 

Por muitos,

Que abandonou a sua pátria,

Não por,livre vontade,

Mas por motivos alheios

E implícitos, 

Está  completamente 

Deslocado,

Está totalmente

Suficado.


IX


Falo de Docudjune,

Falo de Mene Brene,

Falo da querida e saudosa Tymanane,

Que nas terras da Guiné ,

Os meus inimigos,

Não deixariam impune!


X


E, hoje, estou sofrendo 

Por tudo  o que criei,

Por tudo o que fiz,

Por tudo

O que estou fazendo;

Do mundo 

Que soltei

Que atualmente

Nada me diz...!


Continua


.Queluz(quarta-feira), 03 de junho de 1999.


MATTOS (NDO)

 O SONHO

DE TODOS

NESTE MÊS DE JUNHO...


I


Musculada,

Não sei quem,

Da Ronalda

Ou da Ricarda

De cada imagem

Que vêem!


II


Quase a terminar,

A findar 

A primeira parte,

Portugal bate

O Irão

Por uma bola

A zero!

Mais alto fala,

Primeiro

O campeão

Da Europa!


II


O Quaresma

Não é ingénua;

Queima

O adversário,

Não o perdoa!


III


Portugal

Não perdoa;

Doa

A quem doer,

Pois, cada final,

É sempre para vencer!


IV


Pupilos

De Santos,

Para frente!

Avante

E sempre para cumprir

O calendário a seguir

Queremos mais golos!


V


A segunda 

Parte

Deve ser 

Bem gerida,

Controlada!

Cautela

Com a bola 

Que vem da frente,

De esquerda,

Da direita

 E de costela!


VI


A partida

Ainda

Está ganha

Devem continuar na linha!


VII


Devem

Conter

Os nervos

Na flor da pele,

Para atingir os objetivos;

Dominem,

Ao máximo,

O  vosso psiquismo,

Para vencer

Àquele

Que vós persegue!


VIII


A segunda 

Parte 

Está muito renhida

Entre as duas equipas

Ninguém quer assumir culpas.


(Continua)


Amadora segunda-feira, 20h35m), 25/06/2018.


KK(NDO)

 QUANDO  A LUA

CEDE LUGAR

AO SOL


I


Minha 

Lisboa

Eleva-se

E leva

Os seus

A outros

Céus, 

Outros

Encontros 

Longinquos...


II


Depois 

De três 

Meses

De isolamento

Sem contacto

Com a famíliares,

Vou hoje,

"Matar"

Saudade

Com àqueles 

Que me fazem 

Feliz;

Àqueles 

Que me dão alegria.

A alegria

Compensa

A energia

Gasta

Durante a viagem 


III


As arestas

Compostas

Pelas metas

Previstas

Pelo educador, 

Pelo professor,

Pelo orientador,

Que têm em linha de conta

Ao seu destinatário, 

O aluno. 


IV


A minha política

Foca,

Abarca

Essencialmente

Os aspetos 

Afetivos,

Cognitivos

De cada aluno

No seu conjunto,

Em pleno!


(Continua)


Lisboa(07:00), 23 de dezembro de 2018.


NDO

 VIVAM

POR 

AMOR,

POR

AQUILO QUE ACREDITAM...!


I


A congregação,

A confederação,

A União

De vontades

Entre individualidades,

Para o bem das comunidades

E felicidades

Como objetivos

Dos seus alvos.


II


O amor

Suplanta

Qualquer

Dor 

De um ser

Que está numa situação 

Complicada,

Delicada. 


III


Tenham

Crença

E esperanca,

Perseverança,

Renovando o compromisso

Para um verdadeiro sucesso. 


Amadora(domingo, 13:35), 11 de outubro de 2020.


                   KK(NDO)

 O GRITO

FAMINTO


I


Nas redondezas

Das nossas casas, 

Ouvimos

Os gritos

Das crianças,

Os lamentos 

Dos velhos,

Por falta de carcaças,

Por falta de arroz, feijão ou massas!

Assistimos

Cenas chocantes e confusas!


II


Quando a criança chora, 

Na guerra

Ou na paz,

É porque algo não a satisfaz,

Porque algo lhe está a faltar,

Tanto no educar

Como no alimentar.


III


Para que a criança

Verdadeiramente se deselvolva 

E cresça,

É nescessario

Que haja a vida,

Que haja a liberdade e a segurança,

É necessário 

Que alguém não a esqueça,

É necessário

Que se cumpra a promessa.,

Para que ela se desenvolva

E cresça

Duma forma equilibrada

E harmoniosa!


IV


É delicerante

Presenciar a miséria!

É triste 

Presenciar o desmoranamento

Da família,

Contrastando o encanto 

Em cada rosto

De cada sujeito,

Contrastando a frequente

Balbúrdia

Duma criança num ambiente

De alegria!


V


A criança

Sem prenda,

A criança

Que não recebe nada

No dia do seu aniversário

É o prenúncio 

E o corolário 

Da família

Endividada,

Da família

Falida.


VI


Minha bela,

Inocente

E singela 

Criança,

Ainda que não te ofereça

Neste teu dia uma prenda,

Espero que me compreendas,

Que me entendas...!


VII


Eu quero que sejas amanhã, 

Àquilo que o teu pai sonha,

Um homem

Justo,

Um homem 

Recto,

Um homem

Que pugne pela liberdade,

Pela igualdade,

Pela justiça,

Pela segurança

De toda a sociedade,

De toda a Humanidade!


VIII


Eu choro em silêncio,

À razão pela qual luto

Com muito

Sacrifício,

Para que amanhã

Sejas um grande 

Homem,

Para que amanhã  tenhas 

Um bem-estar

E que estejas

Bem!


IX


Procura nos teus amigos,

A amizade,

A fraternidade,

Como tentas nos teus inimigos,

A humanidade

E a proximidade

Como um ser semelhante,

Como um ser diferente!


X


Saiba brincar,

Mesmo estando

A trabalhar,

Trabalhando 

A brincar,

Poque só tens a ganhar,

Como ganhaste a gatinhar!



XI


Faças dos livros

Os teus temperos,

Os teus brinquedos, 

Os teus jogos predilectos,

Preferidos,

Para que amanhã consigas

Mais louros

Nesta nossa sociedade 

De competição,

Para que sejas 

Um campeão!!!


Lisboa(Queluz, terça-feira), 01 de junho de 1999.


Mattos(NDO)

 A PALAVRA

E A FIGURA

NUMA OUTRA

ATMOSFERA...


I


À procura

Deaenfreada

Da harmonia,

Da sintonia,,

Entre a palavra 

E a figura,

Entre o pensamento

E o ato,

Bem como o sentido

Da vida

Leva NDO

À demanda

Infinita

Do caminho

Ao sonho,

Da escrita

E do desenho. 


II


A poleja

Do que se deseja,

Do que se almeja,

À revela 

Que nos intruja,

Que nos aleija.


III


É o devido treino

Do humano 

No seu quotidiano,

Em cada terreno.


IV


O ato

De escrever,

É um grande prazer 

Deste sujueito

Ávido

Que procura

O sentido 

Da vida nesta terra...!


Continua


Alfornelos, 29 de maio de 2020.


                                    KK(NDO)

 A MANHA

DE MANHÃ


I


Nada tenho

Para fazer.

Apenas tenho

Que escrever

O que não consegui

Fazer;

O que não aprendi,

O que perdi.


II


Gorei

O que neste semestre

Planeei

Como Mestre,

Como arquiteto

Como o esboço,

Cada traço

De cada projeto.


III


A um canto,

Procurei,

Para refrescar

Cada ideia

Retida

Na cabeça

Cheia

De nonharia,

Ou vazia

De assunto,

De pensamento,

De conteúdos

Válidos;

Me esforcei

Na esperança

Que vinha desde  criança...


IV


Manhã

Cinzenta,

Turbulenta,

Suculenta

De notícias

Más,

Tristes

Como noites

Frias

E sombrias

Com uma cara de manha

Estranha!


V


Sem

Ninguém,

Nesta  nuvem

Que cobre 

Alguém,

Que sofre

De solidão

No meio tanta

Multidão;

Apenas lhe resta

A escrita,

A única coisa

Que espanta

E afasta

A depressão

E levanta

A coragem

Intensa

De um homem...


Continua


Babilónia(Amadora, 23 de Dezembro de 2017.


                             KK   (NDO)

 ESTÁVAMOS NA(COM A ) LUZ,

ATÉ  CHEGAR O VIRUS...!


I


O virus

Veio

E tirou,

Virou

Ao avesso

O Universo

Do(com) raio

Da luz...


II


PARABÉNS 

Aos homens

Que não dormem,

Nem 

Devem

Dormir,

Para o bem 

De toda 

A sociedade,

De toda 

A Humanidade,

Para todo o porvir

E posterioridade, 

Pela vacina

Que acena

A nossa esperança 

E, sobretudo, a da criança!


III


Até lá, 

Cuidemos, 

Da nossa segurança,

Da humanidade!

Zela

Tu, pela

Tua saúde

E pela

Generalidade!


IV


Merry

Christmas

To all

And a happy

New Year!


Continua


Alfornelos,  18 de dezembro de 2020.


                                                      KK(NDO)

 NELSON MANDEL

O MADIBA(MANDIBA

O NOSSO BABA(1),

A NOSSA A ESTRELA !


I


O coração inquieto,

Pelo sofrimento

Neste momento

Do grande homem

Que ultrapassa o recanto

Da sua própria origem,

Não pude deixar 

De endereçar

O s meus maiores votos

De rápidas melhoras

Aos familiares 

E concidadãos sul-africanos.


II


Nelson Mandela,

Um ser humano,

A figura ímpar

No continente africano,

Uma minúscula

Janela

Que permitiu a liberdade,

A democracia,

A tranquilidade

E a convivência 

Pacifica entre todos os sul-africanos!


III


Como Mandela,

Apenas a figura

De Cristo:

Que pediu ao seu Pai

Que perdoasse 

Os seus agressores,

Os seus traidores,

Dizendo:

“ Perdoai-lhes

Porque não sabem

O que fazem”,

Apesar de sofrimento,

Sempre deu a cara.


IV


Mandela,

Com a tua estrela,

Iluminaste o teu povo,

Porque tinhas um objetivo,

A mesma luz

Acompanhar-te-á,

Iluminando o teu caminho,

Como o sonho

Que incutiste

No seu povo,

Na tua Nação:

A reconciliação,

A Reconstrução 

Da Grande Nação

Sul-africana,

A grande lição

Da liberdade

Para toda a África,

Para toda a humanidade.


V


Mandela,

O teu sofrimento,

O teu padecimento

De agora,

Não se equiparará

Com o do teu cativeiro

Durante 27 anos!

E sempre acreditaste

Numa África do Sul

Una, multirracial,

Pluricultural,

Uma África do Sul

Em que todos os seus filhos se livrassem

Da Segregação racial

Do apartheid,

Em que todos,

Como filhos de Deus,

Andassem

Juntos 

Nos autocarros,

Que frequentassem

Os mesmos estabelecimentos

De ensino,

Que frequentassem

Os mesmos cafés, 

Bares,

Restaurantes

E em todos os lugares,

Se sentassem

Juntos

Como irmãos!


VI

Mandela,

Mandiba (Madiba),

O grande baba(1),

O nosso baba,

Serás a estrela

A iluminar 

O povo sul-africano

E a todos os povos

Amantes da paz,

Da justiça,

Da fraternidade,

Da liberdade,

Da democracia.


VII

Mandela,

A luz incandescente

Da tua estrela

Será 

Permanente;

Iluminará

Cada mente,

Mesmo estando 

Numa masmorra

Ou no degredo.


VIII


Deus abençoa

Àquele que perdoou

E perdoa

Àquele que durante muitos anos o torturou

Através do sistema de apartheid.


IX

Como “Pai

Da Nação”

Nunca sai

E sairá

Do coração

De cada concidadão

Sul- africano.

Viverá 

Eternamente

No continente,

Na mente

De cada africano.


1. Babá- papú, significa papá, em algumas tribos da Guiné-Bissau.


FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA- 5ª-FEIRA, 00H45 MINUTOS), 27 DE JUNHO DE 2013.


KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

Gosto •  • Partilhar • Promover • há cerca de uma hora • 

• 

• Maty Mendes gosta disto.

 BOLAMA,

MESMO EM COMA

NA CAMA,

TEIMA...!


I


MINHA BOLAMA,

Em coma

Na cama,

Teima

Em se erguer,

Porque tem vontade

De viver

E manter

A sua juventude,

Porque é a alma

Da sua gente,

Do seu povo

Heróico!


II


BOLAMA,

Antiga

Capital,

A minha terra 

Natal,

Cidade

Meiga,

Tenho

Saudade

De reviver o meu sonho

De menino

Naquele pântano

Artificial,

Criado,

Arquitetado

Por cada miúdo,

Quando chovia

E se divertia

Na areia

Com  muita alegria,

De forma

Genuína

A maneira

Africana...!


III


Tenho

Muita saudade

Da minha cidade

Esplêndida,

Linda,

De gente humilde,

Do tamanho

Grande

Em hospitalidade,

Amor,

De amizade

Invulgar e incolor!


IV


Terra 

De Lúcio

Que nos transmitiu

O vício

De amar

E chamar

BOLAMA

Com a boca 

Cheia

De alegria

E orgulho

Como filho

Querido 

E amado,

Que não é nenhuma

"Seca".


Continua


Amadora(quarta-feira, 05h24 m), 27/06/2018.

 RECORDAR,

ACORDAR

AOS QUE AINDA...


O QUE COMUNIDADE

INTERNACIONAL

ESTÁ A ESPERA

NAQUELA TERRA?

QUE ACONTENÇA

O MAL,

A DESGRAÇA?


I


PORQUÊ,

MINHA GUINÉ,

QUE TUDO

O QUE É RUIM,

ESCOLHE A TI

PARA SE ETERNIZAR?


II


O QUE ENTENDEMOS DO CONCEITO

PRESIDENTE?

NÃO É AQUELE 

QUE REPRESENTA?

ÀQUELE QUE DÁ A VOZ

POR NÓS?!


III


OU  É AQUELE

QUE NOS INFERNIZA,

NOS CONDENA,

NOS MALTRATA,

NOS ESCRAVIZA

E NÃO OUVE

NEM ATENDE 

AS NOSSAS ASPIRAÇÕES

E FAZ SEMPRE

O QUE PRETENDE,

FAZ APENAS O QUE LHE APETECE?


IV


O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA

GOVERNA A NOSSA TERRA

COMO SE FOSSE

A SUA PRÓPRIA CASA!


IV


O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA

MENTE

E EVOCA

RAZÕES 

DA SUA REJEIÇÃO

AO NOME DO SENHOR 

DSP COMO PRIMEIRO

MINISTRO,

RAZÕES

MERAMENTE

PESSOAIS!!!


V


POR QUE  RAZÃO,

O PRESIDENTE,

DA REPÚBLICA

O GARANTE

DA CONSTITUIÇÃO,

NÃO CONVOCA

O DSP NO SEU GABINETE

A FIM DESTE

EXPLICAR,

EXPLANAR,

ESCLARECER

O SEU PARECER

EM RELAÇÃO

A SUA ATUAÇÃO?


VI


MEU IRMÃO,

TENHA CONTENÇÃO

VERBAL,

PESSOAL,

PARA QUE A NAÇÃO,

ESTEJA EM BOA MÃO!


VII


PULULAM

MAIS,

NOS DIAS  DE HOJE,

LÁ LONGE,

ATITUDES DE EGOÍSMO

TENDENTES AO ABSOLUTISMO,

QUE NÃO ABONAM

EM NADA PARA O MEU PAÍS!


VIII


PEÇO A CADA IRMÃO,

A CONTENÇÃO

NA LINGUAGEM

PARA QUE A IMAGEM

DA GUINÉ

NÃO FIQUE MANCHADA

A NÍVEL NACIONAL

E INTERNACIONAL!


IX


A exacerbação

Leva-nos a perdição,

A não dignificação

Da nossa nação

E, consequentemente,

À privação

Da nossa população,

Do essencial,

Do crucial

Que é o pão!


X

As instituições,

Os organismos

Internacionais,

Regionais,

A ONU,

A CEDEAO,

A CPLP

E demais 

Organismos,

Peço que não deixem

Que voltem

A proliferar

Os absolutismos

As ditaduras,

Os imperialismos

E os Fascismos

De outrora,

Agora,

Na nossa terra!

Evitem

A guerra

Fratricida

Naquela querida

Pátria!


XI


Porquê

Que

O Sr JOMAV,

Não dá a portunidade

Àquele jovem

Homem,

O Sr DSP,

Que, com toda a potencialidade

E capacidade,

Está a investir

Todo o seu talento

E toda a sua energia,

Para que a Guiné

Se enverede

Para o caminho

Do progresso,

Do sucesso

E desenvolvimento

Do nosso pais?

O sonho

De cada um,

O sonho

Comum,

O sonho

Coletivo,

O sonho

De todo o povo !!!

Esta era a alegria

De toda a população,

De toda a nação

Guineense,

A fim de sairmos da crise!


(POR CONCLUIR)


ENCOSTA DO SOL ( QUARTA-FEIRA, 10HORAS), 26/06/2019.


                              KK(NDO)

 DIA

APÓS DIA,

EU ANELO 

E APELO 

A CONCÓRDIA

NA MINHA PATRIA...!


I


O tormento

Do peito,

É já constante,

E frequente

No meu dia

A - dia...


II


AOS MEUS HERMANOS,

AOS MEUS MANOS,

AS NOITES 

QUENTES,

OS DIAS FRIOS

DE MARTÍRIOS 

NA TERRA 

ESTRANGEIRA,

NA TERRA 

DE ALGUÉM,

FAZEM 

COM QUE,SOBRETUDO OS QUE AQUI VIVEM

NA EUROPA,

VIVESSEM

COMO SE ESTIVESSEM

NA TROPA,

TÊM 

QUE OBEDECER, 

CUMPRIR,

RESISTIR

COMBATER

E IR 

SEMPRE EM FRENTE, PARA PODER

 SOBREVIVER.


III..


PASSO

A PASSO,

A SITUAÇÃO

DA NAÇÃO,

EXIGE 

HOJE,

A CADA CIDADÃO,

O CONSENSO

NECESSÁRIO

PARA SE SAIR DO MARTÍRIO

QUE A POPULAÇÃO

ESTÁ A ENFRENTAR

A FIM DE SE ENCONTRAR

O BEM-ESTAR ...!


IV


VOU ESCREVER

ATÉ QUE SE CHEGUE

AO QUE TODOS ANSEIAM:

A PAZ,

A DEMOCRACIA 

MADURA

E CONSOLIDADA,

A TRANSFORMAÇÃO 

DA MENTALIDADE

DE CADA CIDADÃO,

A CONSOLIDAÇÃO

DAS INSTITUIÇÕES

DEMOCRÁTICAS,

A FELICIDADE,

ATÉ QUE SE CHEGUE

A PIQUE...!!!


(POR CONCLUIR)


ENCOSTA DO SOL (QUINTA-FEIRA, 02H49 MINUTOS), 27 DE JUNHO DE 2019.


                                                                                        

                                                                               KK(NDO)

 Recordar 

O que há  um ano

Alertei

Escrevi:


O QUE COMUNIDADE

INTERNACIONAL

ESTÁ A ESPERA

NAQUELA TERRA?

QUE ACONTENÇA

O MAL,

A DESGRAÇA?


I


PORQUÊ,

MINHA GUINÉ,

QUE TUDO

O QUE É RUIM,

ESCOLHE A TI

PARA SE ETERNIZAR?


II


O QUE ENTENDEMOS DO CONCEITO

PRESIDENTE?

NÃO É AQUELE 

QUE REPRESENTA?

ÀQUELE QUE DÁ A VOZ

POR NÓS?!


III


OU É AQUELE

QUE NOS INFERNIZA,

NOS CONDENA,

NOS MALTRATA,

NOS ESCRAVIZA

E NÃO OUVE

NEM ATENDE 

AS NOSSAS ASPIRAÇÕES

E FAZ SEMPRE

O QUE PRETENDE,

FAZ APENAS O QUE LHE APETECE?


IV


O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA

GOVERNA A NOSSA TERRA

COMO SE FOSSE

A SUA PRÓPRIA CASA!


IV


O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA

MENTE

E EVOCA

RAZÕES 

DA SUA REJEIÇÃO

AO NOME DO SENHOR 

DSP COMO PRIMEIRO

MINISTRO,

RAZÕES

MERAMENTE

PESSOAIS!!!


V


POR QUE  RAZÃO,

O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA

O GARANTE

DA CONSTITUIÇÃO,

NÃO CONVOCA

O DSP NO SEU GABINETE

A FIM DESTE

EXPLICAR,

EXPLANAR,

ESCLARECER

O SEU PARECER

EM RELAÇÃO

A SUA ATUAÇÃO?


VI


MEU IRMÃO,

TENHA CONTENÇÃO

VERBAL,

PESSOAL,

PARA QUE A NAÇÃO,

ESTEJA EM BOA MÃO!


VII


PULULAM

MAIS,

NOS DIAS  DE HOJE,

LÁ LONGE,

ATITUDES DE EGOÍSMO

TENDENTES AO ABSOLUTISMO,

QUE NÃO ABONAM

EM NADA PARA O MEU PAÍS!


VIII


PEÇO A CADA IRMÃO,

A CONTENÇÃO

NA LINGUAGEM

PARA QUE A IMAGEM

DA GUINÉ

NÃO FIQUE MANCHADA

A NÍVEL NACIONAL

E INTERNACIONAL!


IX


A exacerbação

Leva-nos a perdição,

A não dignificação

Da nossa nação

E, consequentemente,

À privação

Da nossa população,

Do essencial,

Do crucial

Que é o pão!


X

As instituições,

Os organismos

Internacionais,

Regionais,

A ONU,

A CEDEAO,

A CPLP

E demais 

Organismos,

Peço que não deixem

Que voltem

A proliferar

Os absolutismos

As ditaduras,

Os imperialismos

E os Fascismos

De outrora,

Agora,

Na nossa terra!

Evitem

A guerra

Fratricida

Naquela querida

Pátria!


XI


Porquê

Que

O Sr JOMAV,

Não dá a oportunidade

Àquele jovem

Homem,

O Sr DSP,

Que, com toda a potencialidade

E capacidade,

Está a investir

Todo o seu talento

E toda a sua energia,

Para que a Guiné

Se enverede

Para o caminho

Do progresso,

Do sucesso

E desenvolvimento

Do nosso pais?

O sonho

De cada um,

O sonho

Comum,

O sonho

Coletivo,

O sonho

De todo o povo !!!

Esta era a alegria

De toda a população,

De toda a nação

Guineense,

A fim de sairmos da crise!


(POR CONCLUIR)


ENCOSTA DO SOL ( QUARTA-FEIRA, 10HORAS), 26/06/2019.


                              KK(NDO)

sexta-feira, 25 de junho de 2021

 O SONHO

DE TODOS

NESTE MÊS DE JUNHO...


I


Musculada,

Não sei quem,

Da Ronalda

Ou da Ricarda

De cada imagem

Que vêem!


II


Quase a terminar,

A findar 

A primeira parte,

Portugal bate

O Irão

Por uma bola

A zero!

Mais alto fala,

Primeiro

O campeão

Da Europa!


II


O Quaresma

Não é ingénua;

Queima

O adversário,

Não o perdoa!


III


Portugal

Não perdoa;

Doa

A quem doer,

Pois, cada final,

É sempre para vencer!


IV


Pupilos

De Santos,

Para frente!

Avante

E sempre para cumprir

O calendário a seguir

Queremos mais golos!


V


A segunda 

Parte

Deve ser 

Bem gerida,

Controlada!

Cautela

Com a bola 

Que vem da frente,

De esquerda,

Da direita

 E de costela!


VI


A partida

Ainda

Está ganha

Devem continuar na linha!


VII


Devem

Conter

Os nervos

Na flor da pele,

Para atingir os objetivos;

Dominem,

Ao máximo,

O  vosso psiquismo,

Para vencer

Àquele

Que vós persegue!


VIII


A segunda 

Parte 

Está muito renhida

Entre as duas equipas

Ninguém quer assumir culpas.


(Continua)


Amadora segunda-feira, 20h35m), 25/06/2018.


KK(NDO)

 NÉNE

 DA GUINÉ


I


Quanto 

Tempo,

Falta o tempo

Para que o tempo

Liberte

O meu corpo

E a minha mente

Deste

Tipo,

E sente

Livre para se enveredar

Para o outro campo

Totalmente

Limpo

Para nunca mais (se ) quedar?


II


Sou nené

Como qualquer 

Outro nené

Da Guiné,

A gemer

E a temer

Pelo futuro

Incerto

E inseguro;

O pranto

Que permanece

Perene

No meu peito !


III


Oh! Como eu queria

Voltar,

Regressar

À minha Pátria,

Àquela correria

Nas matas

De Bolama,

Nas florestas

De Kantomá,

De Nova Sintra,

Ou nas " pontas" 

De Quínara,

Onde "M,nth Brene(1)

E Khalifane(2)

Lavravam mancarra!


IV


Oh! Aquela tabanca,

Chamada

Lala,

Onde vivia

A etnia

Manjaca,

Beafada,

Mancanha,

Fula,

Mandinga,

Cada qual com a sua enxada,

Rumo à bolanha,

Para que haja a garantia

Do sustento, a alegria,

E a harmonia

Para (toda) cada família,

Que, infelizmente a guerra

Colonial

Arruinara,

Com a chegada

Do tuga,

Com o material

Bélico trazido por governadores da Guiné, Arnaldo Schulz  e António de Spínola !


V


Oh! Ainda me 

Lembro

De cada nome

De cada bairro,

Onde vivia

Cada etnia!


VI


Havia 

Festa 

De gaita,

Onde nos meses

E noites de luar,

Raparigas e rapazes

Não perdiam a oportunidade de bailar,

Cantando 

E dançando

Ao som 

Do tambor

Ou do bumbolom

Com muito amor

E vigor.


VII

Oh! Como eu queria

Voltar ao tempo de menino

Africano

Na selva

Genuína,

Que nos salvava

Da praga humana

Ou de qualquer selvajeria !


VII


Nós, os meninos 

Das sanzalas,

Das lalas

De outrora,

Não tínhamos quaisquer treinos

Idênticos  a dos meninos

De agora;

Nada tínhamos,

Senão o que improvisávamos

Da própria natureza,

Na sua pureza. 


IX

A nossa inocência

Fazia-nos felizes;

Não conhecíamos crises,

Nem tão pouco a democracia.


X


Oh! Continuo a ser nené

De Timanane(3),

De M,nth Brene,

Neto de Docudjune(4)

E de Khalifane,

Que acredita no " unu"(5) "fane"(6),

Porque sou "nalempe"(7).


1. Cognome do meu pai no bairro, que significa no dialeto manjaco, o dono do mato(ou da mata);

2. Meu avô paterno;

3. Minha querida mãe:

4.   Minha avó materna;

5. No dialeto manjaco, o dia de;

6.  No dialeto manjaco, amanhã;

7. No dialeto manjaco, trabalhador.


C. COMERCIALFERRARA PLAZA( PAÇOS DE FERREIRA-3ª- 13H37 MINUTOS), 25 DE JUNHO DE 2013.


                                KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

quinta-feira, 24 de junho de 2021

 DO CALCANHAR

Á CABEÇA,

A NOSSA ESPERANÇA

É GANHAR 

E GANHAR !!!


I


Não exitsem

Outras 

Palavras 

Para caracterizar este homem

Louco

E fanático

Por tudo o que diz respeito

Ao sentimento

Nacional

Sobre Portugal.


I I


 Não perdendo

E enpatando,

Vou continuar a acreditar,

Que tudo é possível

Enquanto

Um ser 

Continuar

No nível 

Dee expetativa mais alto.


III


Vamos

Continuar 

A sonhar,

Como temos 

Estado a fazer,

A crer.

Acrediar

E acreditar,

Enquanto o Nani.

O Cristiano 

E companhia limitada,

Nos dá o motivo

Para isso!


Viva PORTUGAL!

VIVA A SELEÇÃO NACIONAL!


GANHAR

E GANHAR,

MESMO QUE SEJA A GATINHAR!


(continua)


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( sábado, 18h09 minutos), 25 de junho de 2016.


       KANKAMBALL(NDO)

 O SONHO

PORTUGUÊS

ESTÁ AINDA EM PÉ !!!


I

Portugal

Triunfal!


Portugal

Vence a Croácia

Por uma bola a zero

E está na fase

Seguinte

Do campeonato

Europeu.

 O herói

Foi,

E se chama

Simplesmente Quaresma!


II


Portugal

Está nos quartos 

De final

E nos deixa todos satisfeitos!


III


A tinta

Não me falta

Para a escrita!

E, assim,

Vou escrever 

Até ao fim

Deste campeonato 

Da Europa

Bastante intenso em confronto,

Equipa

A equipa,

Enquanto

Tiver 

Energia

E alegria.


IV


É esse o todo,

O projeto,

Que faz o conjunto

Pretendido

Por aquele Santo,

Chamado

Fernando.


V


Força

Portugal!

Força

(Os )Guerreiros

Lusitanos!

A sorte protege 

os audazes!O SONHO

PORTUGUÊS

ESTÁ AINDA EM PÉ !!!


I

Portugal

Triunfal!


Portugal

Vence a Croácia

Por uma bola a zero

E está na fase

Seguinte

Do campeonato

Europeu.

 O herói

Foi,

E se chama

Simplesmente Quaresma!


II


Portugal

Está nos quartos 

De final

E nos deixa todos satisfeitos!


III


A tinta

Não me falta

Para a escrita!

E, assim,

Vou escrever 

Até ao fim

Deste campeonato 

Da Europa

Bastante intenso em confronto,

Equipa

A equipa,

Enquanto

Tiver 

Energia

E alegria.


IV


É esse o todo,

O projeto,

Que faz o conjunto

Pretendido

Por aquele Santo,

Chamado

Fernando.


V


Força

Portugal!

Força

(Os )Guerreiros

Lusitanos!

A sorte protege 

os audazes!

Acreditem,

Sem cerimónia,

Que a Polónia,

Está nos vossos "manos"!


Póvoa de Santo Adrião( 23H22 MINUTOS, SÁBADO), 25/06/2016.

KANKAMBALL (NDO)

Acreditem,

Sem cerimónia,

Que a Polónia,

Está nos vossos "manos"!


Póvoa de Santo Adrião( 23H22 MINUTOS, SÁBADO), 25/06/2016.

KANKAMBALL (NDO)

 O SONHO

DE TODOS

NESTE MÊS DE JUNHO!


I


Escrever

Na mesma 

Maneira,

Sem repetir

Sem se desviar

Da linha,

Do rumo,

Do caminho,

Do objetivo

Previamente

Traçado...


II


Ansiosa,

Furiosa,

Cristiana

Ronalda!

Esperançosa,

Gulosa,

Pela boa coisa,

Aguarda sair vitoriosa

E gloriosa!


III


Hoje,

É daqueles dias,

Em que o povo

Sonha

E se levanta

Para ver

Se o seu sonho

Se concretiza!


IV


Se 

Se,

E a coisa

Vai indo

Devagar,

Devagarinho

Até ao punho,

Até ao sonho!


V


Grandes e pequenos,

Graúdos

E miúdos,

Todos

Têm o direito

A (De) sonhar

Como humanos!

Pelo entretinemento,

Pelo divertimento,

A rir

Ou a chorar!


VI


Portugal

E o Irão,

Irão

De forma frugal

E frontal

Defrontar-se,

Medirem 

Forças

Para concretizarem

Crenças

E esperanças,

A derradeira chance

Desta fase!


VII


Sob o sol 

Ardente

Ou minguante,

Os dois

Treinadores

De futebol,

Ambos

Lusos,

Santos

E Queirois,

Nos seus postos

E lugares,

Lançarão,

Cada qual,

Os seus heróis:

De Portugal

E do Irão!

Cada qual,

À sua sorte!


VIII


A partir das sete

Da tarde

(Da noite)

De hoje,

A bola

Rola

E o "pula"

Pula

E fala

A língua

Crioula

E o português

De cada vez

Que a bola

Entra na baliza

E o intento se concretiza!


IX


O mágico

Cristiano

Ronaldo,

O dono

Da bola de ouro,

O touro,

Auxiliado

Pelos

Colegas de equipa

Campeã da Europa,

Marcará

 Golos

E o todo Portugal,

Ficará

Eufórico

E louco...!


(Continua)


Amadora( segunda-feira, 20h50m), 25/06/2018.


KK(NDO)

 N,HARMONS,

AÓS,

I DIA DE DJURTUS...!


I


NÓ LIMPA

NÓ CURSONS,

NH,ARMONS!

NÔ BÁ POIA 

NÔ ARMONS

DJURTUS!


II


Há momentos na vida

Em que é necessário

Vivê-los intensamente

E com alegria.

Hoje, tentemos fazer o mesmo e em qualquer lugar que estejamos, apoiemos os nossos irmãos no, Egito,

Participando em representação do nosso país neste organismo máximo de desporto no nosso continente(CAN 2018/2019)

Na política, os nossos dirigentes, os atores políticos de sempre só nos desiludem, só deixam defraudadas as nossas esperanças. Pelo menos, no desporto, no futebol, quando o que está em causa, a reprentação da nossa nação! Não de um clube um de um dirigente político que nós idolatramos, que somos fãs, fanáticos. Canalizemos esse fanatismo para os DJURTUS hoje! Apoiemo-los com toda a nossa energia, hoje! 

A partir das 17 horas, fiquemos colados ao rádio ou outro meio de comunicação a fim de vibrarmos!

Hoje não se trata do filho de Bolama, de Canchungo, de Cuntubuel, de Caliquisse, de Bafatá, de Farim, etc, mas sim da Guiné-Bissau!


Viva os DJURTUS!

VIVA GUINE-BISSAU!!

VIVA OS LÍDERES,

QUE SOIS VÓS, JOGADORES!

A VITORIA, É CERTA!


(CONTINUA)


ENCOSTA DO SOL (TERÇA-FEIRA, 08H 25 MINUTOS), 25/06/3019.


                            KK(NDO)

 BGAL

ALAU

NATHONG ! (1)


I


Nathass,

Napate,

Nalempe, 

Atchi toujours 

Nathon,

Parce que 

Na kô 

Khath

Place,

Khath

Ulugar!


II


Nathong

Atchi

Nathass

Kó pa babukul,

Pa famille lul,

Pa banhanul.


III


Bga

Alau

Nathong,

Bga

Alauin,

Má udjitu 

Tchith!


IV


N,dja, bathass kó,

N,dja kanhane

Nacimbathi

P,iss

Ni ulempe,

Thi utchak nhane,

Thi utchak nababu,

Parce que banhane ndja

Thi utchak,

Kalimpin ndja,

Ka keiunde !


   1. EM DIALETO MANJACO( a traduzir brevemente)


FREAMUNDE(PAÇOS DE FERREIRA- Do- 13 H), 03/02/2013.


                              KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

 THE DAY 

AFTER

IN EUROPE

WITHOUT

THE UNITED KINGDOM!!!


A decisão 

Soberana duma nação,

A soberania nacional,

Resulta da auscultação

Popular,

Pelo que devemos 

Respeitar,

Pelo que devemos

Acatar!


II

Lamentavelmente,

Comcretizou- se 

O que eu previa,

O que temia

Anteriormente.

Hoje, estamos 

Perante

Um caso consumado:

A saída 

Do Reino Unido

Da União Europeia!

Qual será a consequência

Imediata

Desse divórcio,

Dessa retirada

Precipitada?

Será um precipicio,

Uma campa

Para a Europa?


III


Do meu ponto

De vista,

Do meu entendimento,

Acho que a Europa se projeta

Para uma alternativa,

Para uma perspetiva

Mais otimista,

Mais construtiva,

Para uma nova

Via positiva

Para uma distribuição equitativa

Da riqueza,

Menos pobreza,

Uma Europa mais solidaria 

E mais humanitária.


IV


A Europa

Não se eclipsa

Com esta saída.

A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu projeto,

Sem vacilar;

Deve continuar

A ser uma Europa 

Mais coesa,

Mais unida,

Interpretando,

Obviamente,

E Maduramente,

O resultado

Do referendo

Ocorrido

No Reino Unido.


V


A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu sonho,

DE uma Europa democrática,

Uma Europa

Que respeite

Os valores fundamentais 

Da pessoa humana,

Uma Europa

Que evite,

Custe 

O que custar,

Que se repita

No seu solo

E espaço

Geográfico

E os seus reflexos

Noutros,

As carnificinas

E atrocidades

Perpetradas

Nas duas Grandes Guerras.


VI


Eu não pretendo ser 

Um analista

Pessimista,

Um ser 

De visão restrita

E imediata(imediatista),

Mas sim um ser 

Que não se preocupa

Apenas com os seus parentes ,

Mas com todos os  semelhantes,

Bem como a preocupação de  uma analise

Realista

Face

A cada situação concreta,

Uma análise

De uma dada realidade,

Ainda que não se isenta

Da subjetividade

Inerente 

A cada ser

Pensante.


VII


Hoje é, obviamente,

Um dia triste,

Como é triste,

Quando alguém parte

Para outra parte

Depois de longos anos de convivência,

Diria

Mesmo de conivência ,

Integração

E cooperação

Com essa  nacao,

Presentemente

Em(na) ausência.


(Continua)


PSA(sexta- feira, 7h25 minutos), 24/06/2016.


KANKAMBALL ( NDO)u

 " MATAR" SAUDADE

NAQUELA

LOCALIDADE

DA MINHA NATURALIDADE,

OU AUMENTÁ-LA ?!


I


NDO

Com dó

Do 

Seu estado

(De) Emigrado,

Foragido,

Expatriado,

Querendo,

Pretendendo

Ir 

Visitar,

Diminuir

E/ou "matar"

Saudade

Naquela

Localidade

Da sua naturalidade,

Ou aumentá-la ?!


II


É muito

Difícil,

Senão impossível

Explicar,

Descrever

O que está(dentro) no peito

De um Emigrado,

De um refugiado,

De um estrangeirado,

De um emigrante,

O que sente,

Sobretudo,

Quando

Não assiste,

Porque está (sempre) ausente,

Da morte

De uma pessoa muito

Querida,

Muito

Amada!!!


III


O tempo

Passa

Velozmente!

O  nosso corpo

Cansa

E torna-se inerte

Perante

Tudo 

O que acontece

À nossa vista,

À nossa volta

No mundo!!!


(Continua)


Amadora(domingo, 12h15m), 24/06/2018.


KK(NDO)

 VERDADE INSOFISMÁVEL

DO SUMO PONTÍFICE,

O PAPA FRANCISCO...


I


EIS UMA VERDADE 

INCONTESTÁVEL

DAQUELE QUE NOS ENSINA

A SER HUMANOS,

A SER TOLERANTES!

NÃO VALE A PENA CHORAR

PELO FACTO DO DOMINGOS 

SIMÕES  NÃO

 SER O PRIMEIRO 

MINISTRO 

DA GUINÉ-BISSAU;

ACERDER A VELA

COMO ALÍVIO DA SAÍDA

DO JOMAV!

CONTROLEMOS OS NOSSOS ÂNIMOS!

TEMOS QUE MANTER A CONTENÇÃO NAS NOSSAS PALAVRAS!

O QUE IMPORTA

AGORA É O NOSSO PRESENTE!

O PRESIDENTE

DA GUINÉ- BISSAU

NÃO ATENDEU OS INTERESSES

LEGÍTIMOS DO POVO

E ENVEREDOU PELA GUERRA

COM O DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


II


FOI PÉSSIMO 

O MANDATO 

DO SR PRESIDENTE

JOMAV, APESAR DE CONSEGUIR

CHEGAR O FINAL DO SEU MANDATO!

O MANDATO DO SR JOMAV NA GUINÉ-BOSSAU, DEFRAUDOU

AS EXPETATIVAS DO MEU POVO!


III


AQUI, NÃO QUERO DIZER QUE O SENHOR SDP TEVE CULPA  NOS ZIGUE-ZAGUE DO SR JOMAV

E VICE-VERSA.

OS PROBLEMAS PESSOAIS

DEVIAM ESTAR FORA DE TUDO O QUE DIZ RESPEITO AOS INTERESSES E ASPIRAÇÕES DO POVO GUINEENSE.

OS ABUSOS PESSOAIS NÃO DEVEM SER ATUAÇÃO DOS DIRIGENTES DA NOSSA TERRA. DEIXEM-SE DE CLUBISTAS, CLAQUEIROS DE DSP E JOMAV! NÃO MORREU NINGUÉM! ACERDER A VELA COMO SINÓNIMO DO DESAPARECIMENTO DE ALGUÉM!  O DSP E O JOMAV ESTÃO AINDA DE BOA SAÚDE, GRAÇAS A DEUS!

NÃO VALE A PENA DE SUICÍDIO, POR FULANO OU POR BELTRANO!

A CULPA É DE TODOS NÓS GUINEENSES! O MESSIAS PODE SER CADA UM DE NÓS! NÃO, NÃO, NÃO!" L' ÉTAT C'EST MOI" NÃO CONFUDAMOS AS COISAS! NINGUÉM É NINGUÉM SEM NINGUÉM! PESSOA É PESSOA, O ESTADO É ESTADO, INSTITUIÇÃO É INSTITUIÇÃO! 

SIGAMOS OS CONSELHOS DO PAPA FRANCISCO!

IV


SEJAMOS PATRIOTAS!

SEJAMOS NACIONALISTAS

SEJAMOS NÓS PRÓPRIOS

A RESOLVER OS NOSSOS

PROBLEMAS!


(POR CONCLUIR)


ENCOSTA DO SOL (SEGUNDA-FEIRA, 02H32M), 24/06/2019.


                                     KK(NDO)

 GANHAR,

PERDER,

EMPATAR

E CONTINUAR

A DEFENDER

O NOSSO HINO E A NOSSA BANDEIRA


I


A perfeição,

Provém

Da insistência,

Da persistência,

Da resilência,

Da vontade, 

Da capacidade

Individual

E pessoal

De cada homem.


II


O duelo,

O espetáculo

Desportivo

Bastante

Competetivo

E atrativo,

Entre os Portugueses

E os Gauleses,

Terminou

Com um empate

A dois golos,

Permitindo, assim,

Que os lusos

Continuassem

Na prova 

Europeia.


III


A caminhada

É longa

E difícil

Até a vitória

Final...


IV


Este meu apego

À  escrita

E ao desenho,

Não será um castigo

Divino

A um sujeito

Humano

Desde

A sua data

De nascomento,

Pelo seu grande

Sonho?!


(Continua)


Brandoa, quarta-feira, 23:00), 23 de junho de 2021.


          KL (NDO)

quarta-feira, 23 de junho de 2021

 ESCREVER,

ESCREVER,

ENQUANTO 

HOUVER 

ASSUNTO....



I


Portugal,

Neste momento,

Está a empatar

Com a França

2-2.

Os corações 

Estão em embulições!

Sofrimentos

Que arrassam os corações!

Oxalá 

Que Portugal

Consiga manter

Este resultado

Até ao final

Da partida

Para poder

Seguir para a fase seguinte..



III


Portugal

Está a baixar de rendimento

E espero

Que não regrida

Nos seus esforços.

Ó Virgem 

Maria,

Acuda esta criatura

Indefesa!

A situação 

Não está fácil 

Para Portugal.

A França 

Já está nos oitavos 

De final

E, portanto, 

Não  está muito

Preocupada.


IV


Faltam três minutos!

Os corações fracos

Já não aguentam!

Os adeptos sofrem 

Muito 

Com o decorrer

Do jogo 

E querem

Que termine imediatamente!

Trinta segundos para os noventa!

Quantos 

Minutos

De compensação!

Cinco minutos!


V


Termina 

A partida 

Entre Portugal

E a França,

Com um empate

De dois golos.

Portugal

Continua

No campeonato 

Europeu

2020

E vai defrontar 

A Bélgica.


(Continua)


Brandoa( quarta-feira,  2154), 23 de junho de 2021.


KK(NDO)

 CADA CIDADÃO,

DEVE PAGAR O SEU QUINHÃO 

NA SUA (PARA COM) NAÇÃO...!



O ideal

Era que cada qual 

Deveria contribuir

Dentro das suas possibilidades,

Para engrandecer

A sua nação, 

A fim de a desenvolver

Fazer

Com que possa evoluir,

Dando o seu quinhão,

Nas suas possibilidades

E capacidades...!


II


Não tanto

O intento

De chegar

Ao Estado

Com o intuito 

De enriquecer,

De valer

O seu pecúlio 

Pessoal

À custa do erário 

Público 

No seu desempenho 

Cíívico,

Mas, sim,

O fim

E o interesse global.


III


O orgulho 

De cada filho,

De cada cidadão 

Da sua nação, 

É servir com muita dedicação, 

O interesse da sua população,

Para  a sua prosperidade,

Para a sua liberdade,

Para a sua felicidade

Na Humanidade!


IV


É este o sonho 

Que tenho,

Era esse o sonho

Que eu tinha,

Era esse o sonho

Que eu propunha

Para cada compatriota,

Para cada democrata,

Para cada humanista

Que se preocupa 

Com o bem-estar

Do irmão 

Que ficou lá no nosso "chão "

Que necessita 

Da ajuda

Do pão, 

Da educação, 

Da habitação,

Da saúde,

O irmão 

Que atravessou o Atlântico 

E se encontra na Europa,

Na América 

Ou na Ásia...!


V


Essa era 

A minha intenção, 

A minha missão,

A minha preocupação

E gostaria que também, fosse

Tua, meu irmão, 

Esteja onde estivesse,

Vivesse 

Em qualquer parte,

De continente

Que fosse,

A fim de minimizar a crise

Que afeta aquele que ficou atrás, 

Naquele pais,

Lá 

Naquela grande "lala"!


(Continua)




Brandoa (sábado,  4:12), 06 de fevereiro de 2021.


                           KK(Kankamball)

 Recordar:


CHEGOU A HORA

DA GD,

DO DC,

CHEGOU A HORA

DO DC,

NA NOSSA TERRA!


I


A aurora

Estava bem longe,

Mas, felizmente,

Chegou hoje

Na nossa querida 

Terra,

Para toda

A gente!


II


O sonho

Comanda

A vida!

Quem 

tem 

Um sonho,

Tem 

Um caminho

Para um futuro

De ouro,

Melhor

E com o amor!


III


Infelizmente,

O guineense

Tem vindo a sonhar

Ao longo dos tempos,

Ao longo das décadas,

Mas, misteriosamente,

As forças

Ocultas

Têm barrado,

Impedido

Esse 

Pulsar,

Por causa da crónica crise!


IV


O dia

De hoje,

Supõe-se 

O fim desse

Ciclo,

Desse

Pólo,

Desse

Período

Retrógrado

E impõe-se

Uma nova via

Para um verdadeiro

Caminho

De progresso

E desenvolvimento

Para o futuro!


V


A cada guineense,

Chegou o dia da grande decisão,

O dia do cumprimento 

Do dever

Cívico,

Do direito

Cívico,

Cabendo cada um

Escolher

O partido,

O candidato

Que melhor representa

E zela 

Pelos interesses

De todos os guineenses,

Os interesses

Do povo

E do país!


VI


Com moderação

E ponderação,

Cada cidadão,

Deve, 

Livre,

Responsavelmente

E conscientemente,

Tomar a sua decisão,

Se efetivamente,

Pretende que o seu país vá para frente!


VII


O sonhador,

O apartidário

Que sofre

Com o que fere,

Com a dor 

De cada conterrâneo ,

Apenas se compromete

Com o seu pais,

Com o seu povo

E deseja

A sua felicidade!


VIII


No entanto,

Aplaude

A todos aqueles 

Que se engajam,

Que se batalham

Pelos projetos

Dos seus partidos,

Dos seus candidatos

Preferidos.

Acreditam,

Confiam

Nos seus programas eleitorais

E, afoitamente,

Entusiasticamente,

Apoiam,

Apoiaram!


IX


Ao meu país,

Ao meu povo,

Desejo

Ardentemente,

As maiores felicidades 

Do mundo

Neste dia!


X


Que a votação

Nestas eleições,

Decorra

Com o máximo

Civismo

Possível!

Que o impossível,

Se torne possível

Hoje,

Longe 

Dos tempos 

Perturbados,

Conturbados

E de instabilidades

Permanentes

Que retrataram os quarenta e cinco anos 

Volvidos,

Desde a independência do País!

Que as eleições de hoje

Sejam livres, democráticas, e transparentes!

Que os resultados 

Saídos 

Das urnas,

Sejam aceites

Por todos 

Os partidos,

Candidatos!

Nestas eleições,

Não deve haver 

Ganhadores

E perdedores

Vencedores

E vencidos

Entre atores

E autores

Políticos!

Os únicos 

Ganhadores,

São os guineenses!

O único ganhador

É o povo da Guiné-Bissau!

O único ganhador,

É o país!


VIVA A GUINÉ-BISSAU!

VIVA O MEU PAÍS!

VIVA A MATURIDADE CÍVICA DO MEU POVO!

GOD BLESS GUINÉ-BISSAU!

GOD BLESS YOU!

GOD BLESS OUR PEOPLE!

GOOD LUCK TO GUINÉ- BISSAU!


(Por concluir)


Brandoa ( domingo, 12horas), 10 de março de 2019.


                                                        KK(NDO)

 O NOSSO DEVER 

PARA COM A MULHER:

UM AMOR

MAIOR...!


I


Não me conformo

Com o que sou,

O que dou 

A mulher,

Um amor 

Maior,

Um amor 

Infinito,

No respeito,

No cumprimento

De um dever

Que eu chamo,

Que eu considero, 

Um amor

Primeiro,

De um ser.


II


Este dia 

Internacional 

Da mulher,

Um dia 

De alegria 

Para qualquer

Pessoa

Que tem um

Um bom

Dom,

Uma dádiva 

Do senhor,

Um amor

Matermal,

A diva

Que nos deu 

Vida,

Que nos concedeu

A oportinidade

De estarmos 

Neste mundo,

De estarmos

Nesta caminhada 

Bela,

Singela,

Peculiar 

E especial,

Em cada minuto, em cada segundo...


III


Rendamos 

A homenagem 

A sua imagem,

A sua beleza

Interior

E exterior...

Ela é a imagem

Que veneramos

Com muita nobreza...!


IV


Parabéns 

Vós

Mulheres,

Vós

Mulheres

Que destes

Vozes,

Poderes

A todos os homens 

Que se armam em poderosos

Com corações impiedosos!

Vós,

Mulheres,

Deveis

Ser relíquias,

Deleites

Que encatam as pessoas...!


V


PARABÉNS, 

Com muito carinho

Vós 

Mulheres, 

Que sois

Irmãs, 

Primas,

Esposas,

Mães,

Companheiras,

Filhas,

Sobrinhas!

Vós

Sois

Tudo

Neste mundo,

Neste vosso dia!


VI


Aos homens,

Aos jovens, 

Apelo 

Ao vosso zelo

E nunca ao atropelo

À dignidade

Da personalidade

Daquela que nos proporcionou

A existência

E a vivência,

Àquela que nos doou

Toda 

A sua vida!


VII


Não desatinem,

Meus manos

Dignos,

E amem

Com doçura 

Cada senhora,

Vossa

Esposa,

Vossa companheira

Sem limite,

Eternamente !


VIII


Homens,

Dignos

Desta palavra,  

Cultivem 

Cada senhora,

Com doçura 

E coragem,

Nos vossos corações,

A fim ds ultrapassarem

As vossas preocupações, 

Desilusões 

Ou frustrações...!


Beijinhos e abraços 

À distância,

A todas as mulheres 

Do mundo inteiro

Pelas vossas  coragens,

Sobretudo,  

Nestes momentos

De confinamentos 

Em todo

O MUNDO!


(Continua)


Brandoa( 03:35, segunda-feira), 08 de março de 2021.


                            KK IOIÓ (NDO)

 RAPAZES, 

VIVAMOS

EM PAZ!

EVITEMOS CORRER ATRÁS 

DE REVESES!


I


Não sou daqueles 

Reles 

Que facilmente

Tremem,

Vacilam, 

Hesitam

E desistem.

Fugir,

Desistir,

Não enfrentar

Os obstáculos,

As dificuldades 

Mesmo levando estalos (tareias)

Nas imensas tempestades,

O meu lema é sempre e será:

"Continuar 

Com arrojo

Como o marujo

No alto mar"!


III


Hoje,

A equipa

Reage

Cada embate

Neste 

Campeonato

Da Europa

Que ainda tem um conto

Remoto,

Ainda bem longe

Nos confins do labirinto

Sem nenhum dono. 

Quem o afirma

E confirma,

É o próprio  CRISTIANO. 


IV


A derrota

Da nossa equipa

Com a Alemanha,

Foi um desaire,

Mas não um fim em si

Para a seleção nacional 

E para os Portugueses. 

A nossa equipa

Já está recuperada,

Já está revitalizada !


V


O passado

É passado.

Encaremos 

O hoje 

Com a ESPERANÇA

E o otimismo,

Para termos

Um amanhã 

Risonho!

Acreditemos

Sempre,

Porque as águas passadas

Não moem o moinho!


VI


Jogadores,

Guerreiros 

Lusos,

Evitemos

Correr atrás 

De prejuízos!

Arregacemos

As mangas!

Vamos

À luta,

Com garras,

Para a conquista

Da doirada,

Apetecida

Por todos

Os verdadeiros 

Lutadores

E sonhadores:

A taça!

A esperança!


VII


Nos dias

Que os guerreiros 

Lusos

Jogam,

Visto-me

De vermelho

E de verde,

O sangue

E o suor

Dos que lutam

Com o amor,

Crença,

Esperança,

E grande

Orgulho


VII


Não jogam

Levados

Ao colo 

Com os árbitros 

Ou outros 

Intervenientes,

Outros

Agentes,

Dirigentes

Para marcarem um golo!

Não! Não!

Vós sois aguerridos,

Atrevidos

E ousados

Para o objetivo 

De agradar

E dar

A vitória

E ao povo 

Que vos adora muito

Com a vossa dedicação 

E esforço

A esta ditosa NAÇÃO,

A este país à beira- mar plantado!


VIII


O deleite,

O apetite

Pela escrita,

Me incita,

Me encanta,

Me levanta

Do lodo,

Do fosso,

Da apatia,

Da letargia

E me aponta

Outros 

Caminhos,

De outros

Sonhos,

À procura de outros destinos,

De outros

Reinos

Onde habitam outros 

Humanos

Que jogam a bola

Como naquela

Viela

Onde nasceu o CRISTIANO

RONALDO!


IX


Termino

A escrita,

Com uma dedicatória 

Singela:

"Que a bola role de forma tranquila,

Conduzida por Cristiano,

Renato,

Bruno Fernandes,

Palhinha,

Nelson Semedo,

Rúben Dias,

Pepe,

Bernardo Silva,

Raphel Guerreiro,

João Moutinho, 

Diogo Jota,

Rafa, etc,

Entre 

Na baliza da seleção francesa

E resulte

Num grande golo!!


X


Força, 

Esperança, 

Para a seleção 

Das Quinas,

(Com os traquinas),

Dê-nos uma vitória,

Para a nossa alegria!


XI


Aguardo

Sinceramente,

Que seja um duelo

De grande espetáculo 

Para toda a gente!


(Continua)


Brandoa( quarta-feira,  02:35), 23 de junho de 2021.


           KK(NDO)

"

terça-feira, 22 de junho de 2021

 MESMO SEM GANHAR,

PORTUGAL FOI APURADO

GRAÇAS AO CALCANHAR

DO RONALDO !


I


Ronaldo

Endiabrado,

Cabeçudo,

Barbudo,

Sisudo

E decidido

A mudar o estado

De coisas

Suspensas

Na equipa

Que participa no campeonato

Da Europa

Do momento.


II


Agora 

Não é a altura

Em que se fala

Da fase

Anterior,

Mas sim, na posterior

Que nos estimula

A ultrapassar a crise.


III


A letargia

Foi ultrapassada com a magia

Que o génio

Impôs ontem

No Estádio

 Parque Olympique Lyonnais, em Lyon.


IV


O Cristiano mandou

Calar os críticos,

Para não dizer, os "loucos,

Porque marcou

Dois soberbos

Golos!

Dois estalos

Aos que o pretendiam

Arrasar,

Aos que o queriam,

Linchar,

Humilhar.


V


Apesar

De não brilhar,

De não ganhar

No jogo com(contra) a Hungria,

Portugal foi(ficou) apurado,

Graças ao calcanhar

Do Cristiano

Ronaldo,

Dando-nos a alegria

Para o outro destino.


Passem a palavra esperança

Àquele que passa

E não se cansa

De lutar com coragem e força!


Até sábado,

 A todos os  que estão sofrendo

Como NDO!


Amora(quinta-feira,08h30 minutos),23 de junho de 2016.


             KANKAMBALL( NDO).

 E AGORA?

QUAL SERÁ

A MIRA

OU A IRA,

NA(DA) NOSSA TERRA?


I


Quem escreve

Na sua humilde modéstia

Granjeia,

Amigos,

Granjeia

Inimigos (pretendo que sejam adversários),

Os contrários

(Ainda bem que assim seja!),

Porque se atreve

A tocar a sensibilidade

Numa outra individualidade,

Numa outra

Criatura!

Mas infelizmente,

Está presente,

A subjetividade,

Que é uma inevitabilidade

Na humanidade!


II


O Primeiro

Ministro

Já está indigitado!

Quando

Será a formação

Do elenco governamental,

Para que o país possa Retomar,

Tomar

O rumo normal

Para o desenvolvimento da Nação?


III


O povo anseia

A paz

E a estabilidade!

O povo odeia

Quem faz

Insultos à qualquer 

Ser,

A qualquer 

Individualidade!


IV


MON NA LAMA,

TERRA RANKA,

Ou outro slongan,

Não importa!

O importante

É que haja o entendimento,

A paciência,

A compreensão,

O diálogo

A fim de evitar emendas,

Soluções de último recurso!

Os homens,

Os guineenses

Estão eternamente Condenados ao entendimento,

Pois, não têm outra alternativa!

São todos, filhos da terra

E todos, sem qualquer 

Discriminação

De nenhum género

Ou tipo,

Têm o mesmo direito!


(A desenvolver daqui a poucas horas).


Encosta do Sol (domingo, 11h11minutos), 23/06/2019.


                               KK(NDO)