ERA
UMA VEZ
NA MINHA TERRA,
A ESTUPIDEZ
QUIS
MANDAR NO PAIS,
CONTRA
A LUCIDEZ...
I
Ativamente,
Muita gente
Participou na campanha
Da eleição
Presidencial,
Com o objetivo
De tirar o povo
Da situação
Mesquinha
Existencial,
Da miséria
Em que a maioria
Vivia,
Implementando uma verdadeira
Democracia
Que substituiria
A ditadura
Disfarçada em pluralismo
No psiquismo
Coletivo
Do povo...
II
Eu, inclusive,
Participei de ânimo leve
Nesse carnaval,
Em que o Eixo
Do Mal
Levou melhor
Pelo pior
Motivo,
Ludibriando
O povo
Com promessas
Falsas,
Distribuindo
Moedas,
Notas
Falsas
Às camadas
Menos informadas,
Necessitadas
E desprovidas
De um suporte mental,
Melhor,
Camada maleável...
III
Até hoje,
O povo
Ainda está longe
Da miragem,
Da utopia
De um grande homem
Que sonhava com uma ilha
Sem guerrilha,
Uma ociedade
Construída
Num princípio
Não ambíguo,
Baseado,
Exetcido
Na liberdade,
Na igualdade,
Na fraternidade
Entre todos os homens,
Sem distinção
De religião,
Cor,
Raça,
Ideologia
Ou género...
IV
Volvidos
Quase dois
Meses,
Ainda
Persistem impasses
Que toldam
E agudizam
Crises
Já crónicas
De décadas,
Na terra abeçoada
Pelos meus antepassados,
Que pegaram
Em armas
E lutaram
Contra
O colonialismo mais temível
E retrógrado
Que a História conheceu
E que o povo viveu
E enfrentou
Heroicamente...
V
"El pueblo
Desejara " cambiar
Al presidente
Para el desarrollo
Y progreso de las personas"
E eis o que o destino
O chutou
Para o jogo
Fora das urnas
E já não tem pernas
Para andar...
A sorte
Fintou
A esperança
De um povo
Que pensava ter força
Suficiente
Para fugir a condição
De escravo
Na sua NAÇÃO...
VI
Era uma vez,
E eu também
Sonhador
Como aquele lavrador,
Aquele pescador ,
Aquele lutador
Que deu a sua vida
Para que a criança
Possa
Ter a esperaça
De um futuro digno,
Melhor,
Com amor,
Um destino
Igual às tantas outras
D,outras
Terras...!
VII
O bombolom
D,outro som
E com outro tom,
Debaixo dum grande poilom,
Que pudesse/tivesse um dom...!
Os filhos do nosso chão,
Não tiveram a mesma interpretação
Da vontade expressa nas urnas,
Recorreram outra explicação,
Mas, infelizmente,
Até agora
Não encontraram o intérprete
Da sua divina
E soberana
Vontade...
VIII
O que está a passar
Na minha GUINÉ,
Que tem a marcha idêntica
A de uma baraa
Tinta?!
Porquê
A batota
Na minha República?
O que impede o nosso progresso?
Porquê, sempre o retrocesso?
Todas as sociedades progridem!
Menos a nossa?!
Porquê a fraude?
Porque não o jogo limpo,
A fim de evitar o sofrimento
Do povo?
Continua
Brandoa(Amadora, quarta-feira, 22h00), 19 de fevereiro de 2020.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário