sábado, 19 de junho de 2021

 PORQUÊ 

QUE ALGUMAS 

PESSOAS 

DA CNE

DA GUINÉ, 

SE APROPRIAM

DO QUE NÃO DEVIAM?!


Leia,

Como ceia,

Este texto,

Este documento,

Concordando

Ou descordando...


(A OUSADIA,

DE HOJE EM DIA,

NA PRONÚNCIA

DA NOSSA DEMICRACIA)


I


Vejo com muita perplexidade

E apreensão,

Algumas atividades

Protagonizadas

Por algumas pessoas 

Da nossa sociedade,

Da nossa praça,

Como uma afronta a dignidade 

E a liberdade 

Dos direitos das demais

Do nosso país...


II


Na minha humilde

Ignorância,

Choca-me a postura

De deterrminados indivíduos que o poder inferniza as suas cabeças, julgando-se estar acima de tudo e de todos, pelo facto de terem oportunidade e chance de estarem onde estão ou estiveram! 

O poder que foi dado pelo sistema, pela soberania popular, pela decisão coletiva dos que constituem a NAÇÃO que inflama a consciência de pessoas como o candidato Umaro Sissoco Embalo, de exibir publicamente o seu poder perante toda a sociedade Guineense, de todos os órgãos de soberania nacional, ostentar descaradamente a sua riqueza pessoal(dúbia), com jatos, aviões, passeando por todos os lados do mundo que quer, sem nenhuma mossa do nosso Estado, produzindo afirmações descabidas e de certas barbaridades que atentam contra às liberdades individuais invioláveis  e...

Estou, fico atónito e aflito cada dia que passa com o recrudescimento do desprezo flagrante das leis fundamentais da República, sobretudo das instâncias superiores do poder judicial, quando algumas pessoas as menosprezam, insultam os seus agentes, juizes, chamando-os de "bandidos" e que estão  "nas tintas" dos seus acórdãos, bem como também da Assembleia Nacional Popular!

Pergunto: que prerrogativas e regalias têm essas pessoas para estarem acima das leis?  Onde está o estado de direito ? Por que temos que assistir tudo isso e apenas, engolirmos?! O Estado não nos protege?!

 O Estado não nos defende?!

A CNE faz e desfaz! "Manda e desmanda"! " Diz e desdiz"! Onde está o Estado?! Ninguém diz nada no nosso pais?! Os órgãos competentes pactuam com as atuações desses atores!

Muito me entristece muitas das situações caricatas que passam por lá da minha terra natal!

Pergunto: o quê é que a CNE vai fazer hoje de novo? Voltar a confirmar os 53% do candidato malabarista? Concretamente, o que vai fazer a CNE hoje?! Apuramentos regionais e nacionais, como? Em que moldes? Quem fiscalizará o ato?! Que critérios a adotar? 

E o povo sofre, continua a minguar...! O desespero apodera-se dos que muito amam aquela Pátria! Resolvam o problema, quanto antes, porque já tudo ultrapassa o razoável, o aceitável! Dois meses à espera dos resultados das eleições presidenciais!


Temos a confiança

E a esperança!

Condenamos,

Veementemente,

A desgraça

E de quem

A promova,

De quem

Sente,

Que tem 

A graça 

De perpetuar a crise

Guineense!!!


 SÓ NA PÁTRIA DA INGLÓRIA!


Estas são  as reflexões

Soltas,

Postas

Fora do meu circuito

Interior,

Como pensamento 

Para o exterior ...


CONTINUA


BRANDOA( TERÇA-FEIRA,  5H43 MINUTOS), 25 DE FEVEREIRO DE 2020.


                                                KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário