domingo, 30 de abril de 2023

 LER,

PARA MELHOR SABER

E CONHCER...


I


Voar

E(É) viajar

Num lugar

Sem cruzar,

Pisar

O ar,

Sobretudo,

Quando

Se

 entregar

Ao paladar

Da leitura

Singular

Duma

Obra-

- Pima

Invulgar!


II


A sensação

Que nos dá,

Quando se mergulhar

Numa

Dada

Folha,

Numa

Determinada

Página

De um livro

Num invólucro

Híbrido,

Nos transportando

Para um outro

Mundo 

Desconhecido,

Sentimo-nos como uma pena

Em elevação,

Em ascensão,

A esvoaçar

No ar... !


(Por concluir)


STADADA OUTLET(SEGUNDA-FEIRA, 10 HORAS E 50 MINUTOS), 01 DE MAIO DE 2017.   


 KK(NDO)

 TEMPOS

CONTURBADOS,

ENSOMBRADOS..!


I


Creio

Em Deus,

Pai,

Todo Poderoso,

Pai dos Céus,

Me guio

Pela luz

Que a estrela

Emite

E me conduz

Para frente,

Longe da voz

Incrédula,

Atroz

E feroz 

Do Satanás

Que a percrute

Atrás.


II


Longe 

Das trevas,

Das larvas

Dos vulcões,

Das tempestades

E ventos contrastes,

Que aceleram,

Que acrescentam

Mais dificuldades

No percurso 

Que todos os dias faço,

Eu, sem precipitações,

Eu, tenaz

E perpicaz, 

Tomo as decisões

Que vão ao encontro

Do que eu, diariamente

Procuro

De forma confiante:

A paz

De espírito

E menos sofrimento.


(Por concluir)


 PATAMEIRAS (DOMINGO, 15 HORAS E 46 MINUTOS), 30 DE ABRIL DE 2017.


           KK(NDO)

 Fernando Matos Ferreira

1 h • 


O BENFICA

É REALMENTE 

O MAIOR !


O Benfica 

Está na final

Da Liga Europa.

Há heróis 

Na face da Terra!

Os jogadores

Do Benfica 

Demonstraram

Provaram a todos

Que têm garras!

A final espera por nós!

Benfiquistas de todas as idades,

Apoiemos o nosso Benfica

No nosso âmago.

Voltarei a falar do nosso Benfica

Brevemente,

Pois, o coração 

Está ainda em ebulição.

01/05/2014

"NDO"


I LEAVE

"MY" LONDON,

FOR " MY" LISBON,

MY LOVE...!


I


My heart 

It,s there,

But 

My job it,s here

Where

I can give

Someone

Happeness,

More

Or less.


II


O " nómada"

Há mais de uma década,

Para ser mais preciso

E conciso,

Há mais de duas

Árduas

Décadas,

Desperdiçadas,

Perdidas,

Vai 

Responder

A chamada

Dàquele que tem

Todo o poder

Sobre cada

Homem,

O nosso Pai

Celestial 

E divinal.


III


Arrastado,

Empurrado,

NDO

É obrigado,

Por razões profissionais,

A partir,

A ir,

De novo,

Para aquela cidade

À beira-mar plantado,

Que, muito cedo,

Lhe deu a hospitalidade,

Um imperativo

Que, muitas das vezes, complica

Laços matrimoniais

E familiares

Em muitos lares

E lugares.


IV


Quem parte,

Parte

Corações,

Independentemente

De razões;

Destroça,

Desgraça

Cada alma

Que o ama

E ele próprio também ama

E estima.

...


V


Sem tempo

Para refletir

Apesar de sentir

Dor

No corpo,

O amor

Transporta-me para o topo,

Para dar a alegria

É um pouco de conforto

À família,

Que constituí

A essência

Do que sempre fui

No passado remoto.


VI


O levar

" My" London,

(To go) For "my" Lisbon,

My love,

But

O must

To do it!


VII


Tudo para trás

Deixei,

Como sempre deixei,

Fechei,

Desde o meu país

Natal,

Onde está enterrado o meu cordão umbilical.


VIII


Para frente

E para trás

Como faz

O cágado

No seu povoado,

Procurando

O sustento,

O alimento

Para os seus pequenos,

Para os seus " bambinos",

A fim de fugirem a morte

Iminente.


IX


Diretamente

Para aquela 

Escola

Que((já) me fala

De cada 

Inividualidade,

De cada 

Personalidade

Individualizada,

Em particular,

Em especial,

Que em 2010/2011

Tive oportunidade

De trabalhar, 

Conhecer

E, com todos,

Lidar

E conviver.


X


Aí, 

Ali,

Afincadamente,

Irei trabalhar,

Lecionar

De modo

Muito ativo

E empenhado

Durante

Este

Ano letivo

Prestes a principiar,

A iniciar.


XI


A Deus, agradeço 

Por este ano

Concedido,

Dado

E, espero que tudo

Corra bem

Com todos 

Os colegas professores,

Educadores

E todos

Os atores

Que intervêm

Neste processo

De ensino-

-Aprendizagem !!!


XII


Para terminar,

Para finalizar,

Quero deixar,

Aqui, a minha mensagem

Para os colegas professores,

Educadores

Denominados,

Apelidados

De " Contratados",

Muita força,

Muita coragem,

Perseverança

E esperança

Na luta,

Na meta

Sempre preconizada

Em cada ano, mês e década

Para a melhoria da condição

Da nossa profissão

E, obviamente, na sua significação.


Bom ano letivo para todos!


(To be continued)


Golders Green, 01/09/2017.


KK(NDO)

 O BENFICA

É REALMENTE 

MAIOR!


O Benfica 

Está na final

Da Liga Europa.

Há heróis 

Na face da Terra!

Os jogadores

Do Benfica 

Demonstraram

Provaram a todos

Que têm garras!

A final espera por nós!

Benfiquistas de todas as idades,

Apoiemos o nosso Benfica

No nosso âmago!~

Voltarei a falar do nosso Benfica

Brevemente,

Pois, o coração 

Está ainda em ebulição.


01/05/2014

 

                                     "NDO"

 OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...

Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,

Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.

É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.

A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.

A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.

É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá e saca

Ao mesmo tempo.

O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.

Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.

Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.

O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.

Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.

A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava a Juventus,

Para a Liga Europa.

CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.

KANKAMBAL (NDO)

OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...

Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,

Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.

É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.

A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.

A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.

É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá e saca

Ao mesmo tempo.

O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.

Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.

Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.

O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.

Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.

A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava a Juventus,

Para a Liga Europa.

CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.

KANKAMBAL (NDO)

 OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...


Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,


Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.


É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.


A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.


A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.


É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá  e saca

Ao mesmo tempo.


O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.


Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.


Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.


O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.


Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.


A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava  a Juventus,

Para a Liga Europa. 


    


CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.


                                                                        KANKAMBAL  (NDO)


OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...


Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,


Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.


É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.


A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.


A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.


É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá  e saca

Ao mesmo tempo.


O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.


Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.


Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.


O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.


Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.


A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava  a Juventus,

Para a Liga Europa. 


    


CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.


                                                                        KANKAMBAL  (NDO)


OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...


Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,


Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.


É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.


A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.


A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.


É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá  e saca

Ao mesmo tempo.


O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.


Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.


Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.


O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.


Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.


A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava  a Juventus,

Para a Liga Europa. 


    


CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.


                                                                        KANKAMBAL  (NDO)

 QUE RAIO,

NEM UM PAIO

No 1º DE MAIO!


I


Com tantos 

Cortes,

Nem biscoites 

Para aqueles sujeitos!

Estão tristes,

Pois,nada mais têm,

Porque vêem 

Cada vez

Mais  os seus salários 

Diminuídos

Em cada mês

E não têm

Mais hipóteses

Para serem solidários

Para com aqueles 

Que estão desempregados.


II


É esta Europa,

Que já não dá sopa

A ninguém,

E tem

Desdém

A quem

Um vintém

Para "matar" a fome

E a sede

A alguém? 

Que vexame

Do cidadão

Que não tem

O condão

Do seu semelhante

Na situação

Humilhante !!!


III


Oh! Santo!

Sinto

Repúdio

Como homem,

Quando os meus olhos

Perscrutam 

Alguns irmãos que procuram

Nos entulhos,

Nos caixotes de lixos,

Restos de comida

Vindos dos tachos

Dos grandes "machos",

Que comandam

E governam 

A nossa vida !

Oh! Não têm

Nem

Um parco cêntimo de  subsídio!

Vivem

À mercê da sua sorte

Até

À morte !


IV


Esta é a indignação

Do cidadão,

Nesta esplêndida

Gente genuína e cândida,

Da cidade

De Freamunde,

Paços Ferreira, 

De nome Matos Ferreira.


01/05/2013.


                  "NDO"


 Bom dia meu amor,

A mais linda cor,

A escolha

Da estrela

Mais bela

Que brilha,

A minha costela,

A mola

Que me segura

Agora 

Nesta terra!

Te amo,

És o meu amo!

Beijo de domingo

Do teu maior

Amigo.

30/04/2023.


KK

sábado, 29 de abril de 2023

 KHÉ?

LÁ,

NÉ?!

PARABÉNS, KHELANY!

HAPPY

BIRTHDAY

TODAY!


I


KHELANY,

Parabéns!

O sino

De cada ano,

Me desperta 

Do sono,

Nesta

Data

Em que a neta,

A minha janota

Princesa

Salta,

Encanta,

Ultrapassa

A barreira imensa,

E a todos, arrasa

Com esta 

Fantástica brisa!


II


O meu muito

Agradecimento

Ao Criador,

Pelo amor

Que nos deu,

Nos concedeu

Desde o momento

Do nascimento

Desta

Minha neta,

Que brilha

Com um sorriso

Ileso,

Que tanto

Me orgulha!


III


Parabéns KHELANY!

HAPPY

BIRTHDAY!

Que Deus te acompanhe,

Abençoe,

Acarinhe

Com muita 

Saúde,

Repleta

De alegria

Na companhia

Da  tua família!

Muita

Felicidade

E o crescimento em plenitude!


Do avô

Que muito

Te ama.

 MAIS TÍTULOS,

MAIS GOLOS 

DOS NOSSOS PUPILOS !


I


Sobre rodas,

Rola

A bola

E, nas bancadas,

Torcem

E sofrem

Os adeptos

Convictos,

Fanáticos(,)

(E) Loucos..


(Por concuir)


II


Os sócios

Em todos

Os estádios

Não se cansam

De pedir aos seus pupilos

Mais

Golos,

Mais

Títulos,

Mais esforços redobrados.

(Um pouco de)


(Por concluir)



PATAMEIRAS (SÁBADO, 01h), 29/04/2017 .


KK(NDO )

 A ESPERANCA,

A CRENÇA,

DE QUEM ACREDITA NA SUA FORÇA...!


I


O mundo (está)com os olhos

Postos

Nos nossos

Esforços,

Na nossa capacidade,

Na nossa idoneidade

Como povo,

Como Nação,

Que aposta no caminho 

Do progresso

E na dignificação

Da sua gente,

Da sua sua população

Trabalhadora!


II


Temos que mostrar ao mundo

Que somos capazes

De ultrapassar todas as crises

E enveredar pelo caminho 

Do diálogo,

Da paz,

Da convivência 

Pacífica

E da democracia!


III


Somos 

Gente

Que sente

E parte

Diariamente 

A damanda do que é importante

Em todos os cosmos,

Com o objetivo

De satisfazer

Com prazer,

Os interesses do povo!


IV


Eis os louros,

Os tesouros,

Que satisfaçam

Os desideratos

Daqueles que alimentam,

Preenchem 

Os requisitos,

Devem

E governam

Para e pelo povo!


V


Quando a alegria

Nos bate a porta,

Temos que responder

Com euforia,

Com sorrisos

Nos rostos

E partirmos para a luta

Sem hesitação

E vacilação,

Viver

Intensamente

Os momentos

Que a vida

Nos dá!


VI


Parabéns

Às mulheres

E aos homens

Que, em  todos os lugares,

Batalham 

E dignificam

A vida doutros seres,

Seus parentes

E semelhantes!


VII


Parabéns, meus pares!

Parabéns, meus parentes!

Parabéns, mentes

Brlhantes!

Parabéns, Dr. Aristides

Gomes !

Parabéns, " Nha pubes"!

Parabéns aos autores

E atores

Politicos guineenses

Por mais esta etapa

Que possa permitir escalar a rampa

Onde se encontra a rainha Pampa!

Que viva a Guiné-Bissau!


AMADORA, 28 DE ABRIL DE 2018.


                        NDO

 Fernando Matos Ferreira

3 h • 


A PRIVAÇÃO/DO PÃO/,DA HABITAÇÃO/, DA EDUCAÇÃO/,...


I


Choro

Pelo que quero

E não encontro,

Porque estou num escuro

Total e inteiro.


II


Em casa,

Por causa

De alguma coisa

Em falta,

Toda a gente

Se exalta,

Se zanga,

Se briga

E se sente

Que está

No direito

De faltar o respeito

Ao seu semelhante.


III


Não

Tendo pão,

Educação,

Habitação,

Saúde

Nesta sociedade,

Você tem a razão

Da reclamação

E da reivindicação

Do seu direito

Como sujeito,

Mesmo que não

O entendam,

Mesmo que não

O compreendam.


IV


A sua luta

Consigna

A sua digna

Conquista

Como pessoa humana

No espaço,

Mesmo escasso

Onde habita.


V


Na casa

Farta,

Onde nada falta,

Reinam a harmonia,

A alegria,

Mesmo com a hipocrisia,

Porque o que se pretende,

É a pretensa

Felicidade.


VI


Na época

Da crise,

Pugna-se

Pelo essencial,

Pelo indispensável

Para a sobrevivência,

Mesmo com uma parca

Migalha

Do pão,

Que nos valha

Para a resistência

Do vendaval.


VII


Pugna-se

Na época

Da crise,

Que tenhamos

O mínimo

Para podermos

Encarar

Com otimismo,

Os que confiam em nós

E não têm a voz;

Os que dependem de nós;

Na(em) casa

Onde falta

Tudo:

O arroz,

O leite,

A batata,

O açúcar,

Toda a gente

Grita,

Porque na mesa

Escasseia

A merenda

Pretendida

Para o pequeno almoço,

Para o jantar,

Para a ceia...

Sem

Isso,

Nada

Pode encantar.


VIII


A prece

Constante

No momento da crise,

É para que não nos falte

O pão,

O leite,

A alimentação...!




A8- , CAMPO GRANDE- SOBRAL DE MONTE AGRAÇO (2ª-FEIRA, 07H 45 MINUTOS), 28 DE ABRIL DE 2014.


                                                                                        KANKAMBAL (NDO)


Carlitos Da Silva gosta disto.

 HAPPY

BIRTHDAY 

KELLANNY!


I


When a man is truly

Happy,

You can see in his face!

My granddaughter,

My grandchildren 

Surrounding me!

Happy

Birthday

My

KELLANY

For your two years!


II


I wish you

Lots of health, 

Lots of love in the company

Of your parents!

May you be very happy

With the protection 

And blessing 

Of our Lord God!


III


 Feliz este dia,

Minha Kellanny!

Parabéns, pais por esta linda e maravilhosa Prenda

Que Deus vos presenteou! 

Que Deus a proteja e abençoe 

Com muita saúde,

Amor, alegria 

E muita sabedoria,

Para o bem dos seus semelhantes! 


Grandfather kisses, 

With great tenderness.


sexta-feira, 28 de abril de 2023

 Fernando Matos Ferreira

3 h • 


A PRIVAÇÃO/DO PÃO/,DA HABITAÇÃO/, DA EDUCAÇÃO/,...


I


Choro

Pelo que quero

E não encontro,

Porque estou num escuro

Total e inteiro.


II


Em casa,

Por causa

De alguma coisa

Em falta,

Toda a gente

Se exalta,

Se zanga,

Se briga

E se sente

Que está

No direito

De faltar o respeito

Ao seu semelhante.


III


Não

Tendo pão,

Educação,

Habitação,

Saúde

Nesta sociedade,

Você tem a razão

Da reclamação

E da reivindicação

Do seu direito

Como sujeito,

Mesmo que não

O entendam,

Mesmo que não

O compreendam.


IV


A sua luta

Consigna

A sua digna

Conquista

Como pessoa humana

No espaço,

Mesmo escasso

Onde habita.


V


Na casa

Farta,

Onde nada falta,

Reinam a harmonia,

A alegria,

Mesmo com a hipocrisia,

Porque o que se pretende,

É a pretensa

Felicidade.


VI


Na época

Da crise,

Pugna-se

Pelo essencial,

Pelo indispensável

Para a sobrevivência,

Mesmo com uma parca

Migalha

Do pão,

Que nos valha

Para a resistência

Do vendaval.


VII


Pugna-se

Na época

Da crise,

Que tenhamos

O mínimo

Para podermos

Encarar

Com otimismo,

Os que confiam em nós

E não têm a voz;

Os que dependem de nós;

Na(em) casa

Onde falta

Tudo:

O arroz,

O leite,

A batata,

O açúcar,

Toda a gente

Grita,

Porque na mesa

Escasseia

A merenda

Pretendida

Para o pequeno almoço,

Para o jantar,

Para a ceia...

Sem

Isso,

Nada

Pode encantar.


VIII


A prece

Constante

No momento da crise,

É para que não nos falte

O pão,

O leite,

A alimentação...!


A8- , CAMPO GRANDE- SOBRAL DE MONTE AGRAÇO (2ª-FEIRA, 07H 45 MINUTOS), 28 DE ABRIL DE 2014.


                                                                                        KANKAMBAL (NDO)


Carlitos Da Silva gosta disto.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

 LOUVADO

SEJA O SENHOR

CRIADOR

DO MUNDO!


I


Pequenino,

No seu reino,

Mas benigno

E digno

Do amor

Gerado

Pelo Senhor

Criador 

De tudo,

De todas as coisas

Maravilhosas 

Deste mundo,

Transmissor,

Com vigor,

De tudo 

Que gera

Sucesso

E progresso

Na terra,

Para toda a sociedade

E para toda a Humanidade!


II


Louvado 

Seja

O polímata

Onde esteja,

Que não se contenta

Com a única crista,

E projeta

Para uma longa meta,

Mas que pouco o encanta,

Apraz,

Pouco o satisfaz

Em tudo 

O que faz

Neste mundo

Apenas colorido.


III


Não nos acomodemos

Com o pouco 

Que temos,

O parco,

O trivial troco

Que nos deram,

Que nos atribuíram!

Ambicionemos

Mais

O que nos torna

Sempre mais

Felizes

E nos livra

E desvia

Das bastantes

E constantes 

Crises!


IV


Estimulermos

E apoiemos

Os que têm ambição

Na realização

De atividades

Que promovam 

A criatividade,

O sucesso,

O progresso

Das comunidades,

Das sociedades

Em todo o nosso planeta!


V


Nas noites

Fracas,

Brancas,

Secas

E francas,

Estimulemos

As nossas mentes

Brilhantes

À reflexão,

Para transformação 

Do que nos conduz

E nos induz

À criação,

Para cada nação,

Para cada cidadão!


(Continua)


Brandoa(quinta-feira, 04:12), 27 de abril de 2023.


      KANKAMBALL

terça-feira, 25 de abril de 2023

 Jamais esquecerei o amor que tive por ti, o fascínio, a loucura que tive por ti! Só Deus sabe! Na minha cabeça, nunca desaparecerá o teu corpo belo e esculpido! Caí na tentação de te amar, um amor que nunca senti por nenhuma mulher! 

Mas no entanto, os nossos caminhos não cruzaram! Tentei, esforcei-me em demonstrar-te que te amo tanto, mas recusaste por uma força maior por outro amor superior e melhor! É o destino maligno da minha parte! Não tenho sorte de dar o meu amor a alguém! É a vida! Amamos mas não somos amados! A vida continua.

(Para Khady)- 25/04/2023.


KK



segunda-feira, 24 de abril de 2023

 Bom dia de trabalho! Apesar de estar colocado no último plano neste momento, continuo a amar-te como nunca tinha amado uma mulher. Jamais esquecerei os momentos em que me consideraste alguém indispensável na ti vida! A recuperação de um " um dito " ex", jamais me expulsará na tua vida e de deixar amar -te, apesar de saber que neste momento, o teu amor é exclusivamente ele!

Amar não é pecado, 

E fui induzido

No sentido

De alguém esperançado,

Acreditado,

De ser amado

Mais tarde ou mais cedo.

A experiência

É o pente

Dos carecas

E vamos aprendendo

Dia 

Após dia 

Na nossa caminhada

Da vida,

Das pancadas,

Dos pontapés 

E bofetadas

Que vamos recebendo!

Eu sei muito bem

Que as mensagens

Que te enviando

Sempre que me recordar da tua fisionomia,

Não serão lidas

Com interesse,

Pois, considerá-las

Infantis,

De um adulto

Infantil

Ou de um adulto

Que perdeu o controlo

Da personalidade

Perdida nas marés

Que não param

Ou cessam

O seu vai-vem.

Deus não dorme,

Dizias -me sempre

Nas tuas mensagens.

Dizes que sou repetitivo,

Que toco sempre

Nas mesmas teclas.

Eu sei que não tens

Culpas de não me amar,

Porque "iagu más farinha

Ou farinha más iagu

Ou uma coisa desse género, em crioulo"

O amor vai continuar 

No ar,

Porque não desisto 

Facilmente,

Porque nunca dispenso

Alguém.

Quando tiveres

Tempo,

Interesse

E vontade,

Lê calmamente

Esta mensagem

Sem stress

Sem chatice.

E peço -te sempre

Desculpas

Por isso,

Ou seja,

Por ser 

Assim tão chato

E aborrecido,

Por ter um comportamento

De "uma criança ".

Bjs

 NÃO VALE A PENA AMAR,

NÃO VALE A PENA

ACREDITAR

NAS PESSOAS

E NAS SUAS PALAVRAS!

 Se Deus quiser Deus não dorme nunca

 Bom dia Matosinho o eu te surpreender com um amor inesperado Khadidja


 MÁSCARA 

FORA

DA CARA

DA CRIATURA...!


I


Coragem,

Persistência,,

Paciência, 

Teimosia

Do HOMEM

Da CIÊNCIA,

Através  do tempo,

Com corpo 

E alma, 

Consegue tesolver

Um dilema, 

Um grande problema, 

E a todos,  sarusfazer,

A esperança,

De, paulatinamente, 

Desta doença, 

Desta pandemia,

Covid -19,

Terrível e inquietante...!


II


Deitar

Tirar

Para 

Fora

Para

Libertar 

A cara 

Da criatura,

Para 

A liberdade

Da individualidade,

Voltar

A naturalidade,

Resgatar

O sorriso

Que estava omisso,

A doçura

Da cara,

Alegre

E livre...!


III


Em aportugal Continental 

E nas Ilhas, 

Deixa de ser obrigatório 

O uso da máscara, 

Exceto nos hospitais,

Lares,

Farmácias 

E instituições similares,

Espaços com pessoas vulneráveis,

Nos transportes públicos ,

Espaços interiores. (?),

Etc...

...


IV


Que Deus nos continue a proteger 

Com a Sua bondade e misericordia,

Em cada dia!!!


Casal de São Brás ( sexta-feira,  13:35), 22 de 

abril de 2022.


                         KK( (NDO)= FF


...

 DOS ARANHA-CÉUS CAEM GOTAS ESPERADAS:

oS BICHOS DOS BISSILONS


I

Guiné abafada

Pelo vapor,

Guiné sob à segunda

Opressão e negrume, 

Dos "bissilons" das estradas, 

Caem gotas esperadas:

Os BICHOS 

Que devoram os seus semelhantes próximos!


II


O anseio já há muito tempo 

Aguardado pelos seus filhos,

É o que presentemente se vive,

Confiantes na sua geração,

Presente e vindoura!

III

Enquanto o GEBA se passeia,

O CORUBAL, com a sua água doce,

Aproxima-se dia-a-dia 

Que, do Norte de Farim, imóvel permanece!


IV


Os cinco séculos volvidos

Entre nós e os nossos antepassados,

deram-nos, netos e filhos,

Os rastos

Dos seus esqueletos;

Deram-nos uma visão clara e evidente da sua supremacia;

Os cinco séculos de corrupção e dominação,

Os cinco séculos de submissão e alienação,

Justificam o que somos nesta área.


V


Quem nos deu ao mundo?

Que instrumentos utlizavam os nossos antepassados?

Como têm labutado?

Com quem se assemelhavam?

Que características generícas possíam?

Como vestiam?


V


E o CO0RUBAL, 

Donde nasce e desagua?

Tem algo comum ao GEBA?

Existia uma guerra tribal

Com o BUBA?

E com o CACHEU, existiu uma trégua?

Como era a sua água?

Há quantas milhas se encontra?

No território, como se integra?


VI

 GUINÉ, Ó GUINÉ, te choramos! 

GUINÉ, Ó GUINÉ, te lamentamos!

Pelo que foi e hoje é!

Pelo que hodiernamente o teu povo vive ,

Encolhe e sobrevive!


VII


O canto marítimo

Usurpou o canto terrestre!

O u"uivo" do Unintu, imitou o "miar" do Cá!

O vinho palmo de Manecin turvou o chá predilecto do Carvalho!

O dilúvio ergue-se no cume dos efeitos vulcânicos!


VIII


Ó GUINÉ, o " ainda se soma ao "19"!

Ó GUINÉ, O "14"  é o eco do "24"!

Ó GUINÉ, o "14" aproxima-se ao "4 " do país contíguo!

Ó GUINÉ, o "14" floresce-te

E pinta-te!


IX


A ti, viraram  os olhos e as costas.

A ti, deram a grandeza o o pseudónimo ,

Mas, os que te guardam no interior,

Ganaciosamente fazem e farão de ti 

A terra do turismo

E da hospitalidade.


 X


Os seus emigrantes ouviram o seu apelo,

Mas, hesitam responder-te 

E cochichar-te.

As brisas de Bubaque esbofateiam-nos diariamente,

Mas a incerteza e a insegurança estrangeira, encrencam-nos.


XI


"Die" túr" esta aberta na Guiné,

Guiné para os Guineenses

Que não ousavam "bater" die záhne,

Porque a Maria Negra(Mãe)vê o seu filho 

Com a pupila artificial,

Com o "Karau" dourado.


XII


Sehrr zúfrieden sind Guineenses,

Weil sehen sie sein ... frei,

Weil kónhen sie jetzt sprechen,

Weil ihre kinder haben jtzt nicht hunger.


DAKAR(SENÉGAL), LE 16 NOVEMBRE 1980.


                                                                 MATTOS (NDO)


Poesia alusiva ao meu país, após o denominado  " Movimento Reajustador "que derrubou Luís Cabral, em 14 de Novembro de 1980. Encontrava-me no Senegal a passar as férias, em Dakar, Sicap Liberté IV. Volvidos trinta e quatro anos quis, com muito prazer,partilhá-la com familiares e amigos, publicando-a no Facebook(hoje, 30 de Julho de 2014, às  2 horas).

 UM PRETEXTO

PARA CADA TEXTO

DE MOMENTO...


I


Na véspera

Do dia da liberdade,

Escrevo

Ainda sem cravo

Na mão,

O hábito

No peito

Do povo

Que abril

Regou com o cantil,

Aguardando

Que chegue o dia

Para demonstrar,

Apresentar

O que o coração

Pede

Como sede,

Para a posteridade

Da geração

Vindoura,

Como algo 

Apelativo

Guardado

Em cada âmago...


II


Com ou sem sentido,

Sem significado

Às vezes, sem nexo,

Nunca deixo

De pintar

Com a cor

De amor

Do pintor,

Que o escritor

Vem acrescentar

Com um rabisco

Tosco,

Para explicar

O que os olhos vêem,

Mas que as pessoas

Não percebem,

Não entendem,

Não compreendem

As várias

Teias

Entrelaçadas,

Ligadas...


III


Em cada aurora,

Preencho

No espaço

Branco,

Com cada letra

Dourada,

Bem feita

À vista de todos

Os que estão atentos,

Digo, leitores assíduos

Das minhas "porcarias"

(Peço as minhas desculpas pela expressão),

Mas que constituem 

As minhas alegrias

Diárias

Que rebustecem

O meu coração

Cheio de paixão

Pelas coisas humanas,

Ambicionando 

Até que fossem

Divinas...


IV


As letras,

As palavras,

São peças

De xadrez

Que compõem,

Que tecem

E transformem

A minha pequenez,

Na solidez

De um grande homem

Que cada ser

Pretende

Ser

Em cada sociedade

Ou na humanidade... 


V


A cada passo,

Se pretende 

Deixar um marco,

Um sinal

De vitalidade,

De capacidade

De cada individualidade.

Um marco 

Pela positividade,

A grandeza

Que a Natureza

Feita pela Providência,

Como essência

De cada humano,

Peregrino

Neste nosso terreno...!


VI


Uma segunda-feira

Próspera,

Feliz

(Pelo menos) Que alguém quis

E deseja

Do fundo coração 

Que seja,

Para cada irmão (irmã)!


Brandoa(segunda-feira, 08:43), 24 de abril de 2023.


      KANKAMBALL

domingo, 16 de abril de 2023

 LANTA,

BU CANTA!


I


Lanta

Bu canta!

Ka bu sinta!

Cumpanha

Kel ku bu ta sunha

Na bu dia

A dia...!


I


Sorti

Tem

Pa qualquer alguim!

Lanta,

Bu procura

Quil ku bu misti!

Ka bu pera

Sorti

Na sombra

Ou ditadu!


II


Bu balur,

Ista na bu calur,

Na bu isfurçu,

Na bu trabadju

De cada dia!

Facil ku alegria,

Ku tudu

Bu curaçon,

Pabia

Tchon,

De Bissau,

Nô tradiçon,

Na cumpanhau

Na quil ku bu 

Na(Ta) Sunha

Na cada parmanha!


III


Suma

Criança,

Na si ninhu,

Tené confiança

Na bu sunhu!

Faci suma

Ku nô garandi

Sinanu,

Mostranu!

Toma

Caminhu,

Bu ianda

Confiante,

Na cada

Caminhada!


IV


Nha papé

Ku nha mamé,

Mawatu,

Ku Nhanha,

Ma cunhecidu

Pa Tymanane,

Fidju

De Ducudjune,

Ni quil terra

Quê ta tchoma

Quínara

Ou Kantoma,

É sina nha

Armons

Pa tené bons curaçons

Pa tudu

Gintis!

(I) Pa faci tudu

Cusas ku curaçons

Limpu(s)!



Anós

Emigrantes,

Ku ka tené

Dias

Ni nutis

Na terra di brancus,

Nô ka dibidi

Disquici

Nô trás,

Nô terra,

Terra di nô papés,

Di nô mamés,

Di nô donas,

Porque nô tené

Aonti,

Aós

I amanhã!


VI


Tempu

Na passa

Ou passa,

I ka na riba

Trás!

Tambur

Toca,

Som bai ku bentu!

I cana volta

Más...!!!

Nô bai 

Sempre frente

Ku utru mente!!!


(Continua)


Brandoa (Amadora, segunda-feira, 3:00), 17 de abril de 2023.


          KANKAMBALL.

 Boa noite,

Antes que esqueça,

Minha criança,

Doce peça

Que me dá

Esperança,

Na caminhada

Da vida!

Khadidja,

Minha firguidja!

Fico à espera 

Da senhora

Que muito amo

E estimo!

Dorme em paz

No  que o Senhor

Traz

De muito amor!

Beijos grandes

Do tamanho do mundo.

17/04/2023.


KK.



 NO CIMO

DO ISTMO...!


I


No istmo,

No seu cimo,

NDO

Desfrutando

Ao máximo

A sua delícia,

A maravilhosa

Brisa

Que  a Natureza

Lhe oferecia

O que nela

Contempla

Atentamente

E silenciosamente,

Sentado.

Sossegado.


II


O prazer

De um ser

Em escrever

Sobre o que quer

Ser

E ter

No seu viver

Terreno

E quotidiano,

Deve ser

A nossa atenção a valer,

No que diz respeito

Ao seu comportamento,

No seu carácter

Pessoal

E social.


III


Cabe a cada um, lutar,

Se esforçar,

Se empenhar,

Trabalhar,

Batalhar

Afincadamente

No que sente

A fim de chegar,

Conseguir

Atingir

O ponto 

Mais alto,

O desiderato e projeto

De qualquer sujeito

Para o seu perfeito encanto.


IV


Não vacilo,

Mesmo

Com o abalo,

Não temo,

Não hesito

Perante

O meu propósito,

Até ao zénite,

O istmo,

O seu cimo,

Pondo a minha capacidade

Consoante

A saúde

Que o Omnipotente

Me concede...


(Continua)


UBBO (Amadora, domingo, 13:30), 16 de abril de 2023.


     KANKAMBALL

 Feliz aniversário, meu mano! 

Que

 Deus lhe 

Dê 

Muita saúde, 

E felicidade!

Que continue,

Durante, 

Por(Muitos) mais anos,

Como a âncora

Da família,

A referência

De toda a comunidade

Do conceituado 

E sagrado 

"Chão Manjaco"!

Um grande abraço

Fraterno

.(Fernando Baticã Ferreira)

sábado, 15 de abril de 2023

 UM BOM CRISTÃO

TEM PERDÃO

NO SEU CORAÇÃO...


I


Ninguém

É perfeito,

Ninguém

Tem

Verdade

Absoluta,

Ninguém

É dono da verdade,

Porque a verdade

É extensiva

E relativa.


II


Aquele que pensa

Que é mais soberano 

Neste terreno

E que dispensa

Os favores,

Os saberes 

Dos outros

Que estão nos noutros epicentros,

Está enganadoo

No seu modo

Nas perspectivas,

Das suas viagens evasivas.

Os humanos

São apenas simples

 Peregrinos,

Seres

Relés, 

Se se considerarem superiores...!


III


Vivamos 

Como seres

Tolerantes,

Como seres

Compreensivos,

Como seres

Dialogantes,

Atentos

Aos outros,

Nas transformações,

E mutações

Que operam

No nosso planeta!

IV

Vivamos

Intensamente

Cada dia 

Das nossas vidas,

Com muita alegria,

Pedindo a Deus

Que nos dê

Muita saúde ,

Trabalho

E disposição,

Sem conjura

Aos nossos semelhantes,

Com muito amor,

Sem pendor

Ao sentimento 

De rancor,

E sem desejar

O sofrimento 

E a dor

Aos outros!


V


Vivamos

Na liberdade

Para atingirmos

A ansiada

Felicidade

Para toda

A Humanidade!


Um sábado 

Abençoado

A todos.


(Continua)


Brandoa(9:24, sábado), 15 de abril de 2023.


         KANKAMBALL

quinta-feira, 13 de abril de 2023

 PROCURO UM AMOR

PARA SUPRIR,

DIMINUIR

A GRANDE DOR....,!


I


Eu não sei

Se o meu cérebro

Está afetado 

Ou não!


II


A deterioração

Comportamental,,

Cerebral

É um fenômeno

Humano 


III


Sou um artista

Que pinta,

Relata,

Descreve,

Escreve 

O que vê,

O que ouve

Da realidade

Onde

Vive.


IV


Sofro

Do (No) que quero,

No (Do) que procuro;

Um cheiro

Situado,

Vindo

Do escuro...!


V


Confesso

Que estou totalmente

Preso,

Diria,

Doente

Por uma paixão,

Uma afeição

Doentia

Por um ser,

Por uma mulher,!!!


VI

Um amor

Fatídico

De um maníaco

Louco

Que se transformou,

Que se tornou

Numa grande dor...!


(Continua)


Brandoa( quinta-feira, ,12:15), 13 de abril de 2023.


          KANKAMBALL

quarta-feira, 12 de abril de 2023

 O ESPACO

BRANCO,

E ESCASSO

E POUCO...


Os dias vão passando,

Alguem 

Vai ficando

Sem

Margem

Para controlar a vertigem,

Que não se sabe

Nem

Se percebe

Donde provem,

Isto e, a sua origem.


II


O espaço

Vai-se tornando

Escasso,

Exíguo

Para o individuo

Que considera

Iníquo

O jogo

Vago

E dúbio

Do emprego

Precário

Ou desemprego

Continuo

Dado

A uma criatura.


III


Hoje,

Escrevo

Ou atrevo

A escrever o que me aflige,

O que me dói,

O que me moi,

O que me corrompe,

O que (me) entope

E interrompe

O caminho

Do grande sonho.


IV


Ah! 

Yeah!

E isto

O projeto,

O trajeto,

A via

Que movia

O filho de Nha

Nhanha!


                       (To be continued)


PSA (PINGO DOCE, SEXTA-FEIRA,15HORAS), 02/12/2016.


                          KK(NDO)


 I

 Bom dia de trabalho! Apesar de estar colocado no último plano neste momento, continuo a amar-te como nunca tinha amado uma mulher. Jamais esquecerei os momentos em que me consideraste alguém indispensável na ti vida! A recuperação de um " um dito " ex", jamais me expulsará na tua vida e de deixar amar -te, apesar de saber que neste momento, o teu amor é exclusivamente ele!

Amar não é pecado, 

E fui induzido

No sentido

De alguém esperançado,

Acreditado,

De ser amado

Mais tarde ou mais cedo.

A experiência

É o pente

Dos carecas

E vamos aprendendo

Dia 

Após dia 

Na nossa caminhada

Da vida,

Das pancadas,

Dos pontapés 

E bofetadas

Que vamos recebendo!

Eu sei muito bem

Que as mensagens

Que te  vou enviando

Sempre que recordar da tua fisionomia,

Não serão lidas

Com interesse,

Pois, considerá-las

Infantis,

De um adulto

Infantil

Ou de um adulto

Que perdeu o controlo

Da personalidade

Perdida nas marés

Que não param

Ou cessam

O seu vai-vem.

Deus não dorme,

Dizias -me sempre

Nas tuas mensagens.

Dizes que sou repetitivo,

Que toco sempre

Nas mesmas teclas.

Eu sei que não tens

Culpas de não me amar,

Porque "iagu más farinha

Ou farinha más iagu

Ou uma coisa desse género, em crioulo"

O amor vai continuar 

No ar,

Porque não desisto 

Facilmente,

Porque nunca dispenso

Alguém.

Quando tiveres

Tempo,

Interesse

E vontade,

Lê calmamente

Esta mensagem

Sem stress

Sem chatice.

E peço -te sempre

Desculpas

Por isso,

Ou seja,

Por ser 

Assim tão chato

E aborrecido,

Por ter um comportamento

De "uma criança ".

Bjs

 PROVOCADOR

É PRÓPRIO DE QUEM

TEM

MUITA DOR...!


I


Um ser

Normal,

Jamais provoca.

Pode ser 

De alguém

Que tenha sinal,

Sintomas

De alguém 

Que sofre

Sempre

De problemas

De traumas,

De recordações más,

Horríveis,

Terríveis,

Inesquecíveis!

A única

Dica,

É deixá-lo

Tranquilo

No seu trem,

Na sua viagem,

Na  viagem

Da sua vida,

Sem

Respondê-lo

Na mesma moeda!


II


O mundo

Colorido,

Não tem sentido

Se movendo

Na direção

Da provocação,

Da perdição,

Da frustração,

Mas sim dando

Uma lição

De racionalização,

De consciencialização,

Ajudando

Os que seguem a radicalização

Na  sua ação

Quotidiana 

E humana.


III


Devemos incitar

O senso

De bem juízo,

Para o equilíbrio

No exercício

De cada ofício,

Para a harmonia,

Para alegria,

Individual,

Geral

Para que haja consenso

Assente

No progresso

E desenvolvimento

Do conjunto,

E, consequentemente,

A paz mundial!


IV


Aqueles que perdem

O rumo,

Devem

Procurá-lo ao máximo

Junto do diálogo

Com àquele considera Amigo

Íntimo,

Àquele a quem reitera

A confiança,

A segurança

Na sua vivência...!


V


Só assim,

Podemos alcançar

A confiança,

A tolerância,

A segurança

Planetária

Ajudando-nos mutuamente,

Colectivamente

A fim

De ultrapassamos

Querelas,

Questiúnculas

Que as vezes pensamos

Serem insolucionáveis,

Inultrapassáveis...!


.V


A sua razão

De ser

Como ser,

Como cidadão,

Reside,

Depende

Da sua visão

De contribuir

Para suprir,

De diminuir

O sofrimento

De um dado sujeito

Com os  seus problemas,

Com os seus traumas

Individuais

Ou grupais,

De forma

Que exprima

A vontade

Coletiva,

Viva,

Ativa, 

Para o bem de toda

A sociedade,

De toda

A Humanidade!


Amadora ( quarta-feira, 10:23), 12 de abril de 2023.


         KANKAMBALL

 As minhas mensagens

Não são provocatórias,

Pois, apenas são Realidades puras

E verdadeiras.

Elas não são provocações,

Que trazem irritações.

És um anjo

À beira 

Do Tejo

Nesta terra

De Dona Maria!

Beijos  contínuos!

(Para Makhady).


12/04/2023.


Kk-Ndo

 Bom dia de trabalho! Apesar de estar colocado no último plano neste momento, continuo a amar-te como nunca tinha amado uma mulher. Jamais esquecerei os momentos em que me consideraste alguém indispensável na ti vida! A recuperação de um " um dito " ex", jamais me expulsará na tua vida e de deixar amar -te, apesar de saber que neste momento, o teu amor é exclusivamente ele!

Amar não é pecado, 

E fui induzido

No sentido

De alguém esperançado,

Acreditado,

De ser amado

Mais tarde ou mais cedo.

A experiência

É o pente

Dos carecas

E vamos aprendendo

Dia 

Após dia 

Na nossa caminhada

Da vida,

Das pancadas,

Dos pontapés 

E bofetadas

Que vamos recebendo!

Eu sei muito bem

Que as mensagens

Que te vou enviando

Sempre que recordar da tua fisionomia,

Não serão lidas

Com interesse,

Pois, considerá-las

Infantis,

De um adulto

Infantil

Ou de um adulto

Que perdeu o controlo

Da personalidade

Perdida nas marés

Que não param

Ou cessam

O seu vai-vem.

Deus não dorme,

Dizias -me sempre

Nas tuas mensagens.

Dizes que sou repetitivo,

Que toco sempre

Nas mesmas teclas.

Eu sei que não tens

Culpas de não me amar,

Porque "iagu más farinha

Ou farinha más iagu

Ou uma coisa desse género, em crioulo"

O amor vai continuar 

No ar,

Porque não desisto 

Facilmente,

Porque nunca dispenso

Alguém.

Quando tiveres

Tempo,

Interesse

E vontade,

Lê calmamente

Esta mensagem

Sem stress

Sem chatice.

E peço -te sempre

Desculpas

Por isso,

Ou seja,

Por ser 

Assim tão chato

E aborrecido,

Por ter um comportamento

De "uma criança ".

12/04/2023.


KK-NDO


Bjs




terça-feira, 11 de abril de 2023

 "TOUS

NOUS"


I


O caminho 

Faz-se por todos

Nós,

Para concretizar o sonho

Coletivo,

O sonho

De todo 

O  povo

Unido!


II


A ambição 

Duma nação 

Inteira,

Para uma verdadeira

União

Que se combustancia 

Na democracia

Plena

E humana,

É tudo 

O que eu sinto

No fundo

Dentro peito

Totalmente aberto

 Num espírito

Do desenvolvimento...


IV


Quando

O sono 

Rouba o reino,

Procuro a inspiração 

Na poesia,

Na escrita 

Que ninguém 

Se importa,

Que algum homem

Tem 

Desdém,

A prosa 

Que a gente

Já não interessa,

Porque é uma filosofia 

Decadente

Feita 

Por mim

Sem 

Um fim...!


V


Quando o poema

Já não entusiasma,

Porque perdeu a chama,

Perdeu a alma,

O combustão 

De um coração

De um cristão,

De um católico

Apostólico,

Romano

Genuíno...,

Ou de agnóstico

Fanático


VI


O "Crayon"

Voltou a derrotar,

A vencer

E a convencer

Le "Pen"

Em França 

E cada  um avança

Para a segunda volta

Das Presidenciais...


VII 


A espécie 

Humana

Sobre 

A superficie

Humana,

Denota e evidencia

A sua fragilidade

Face

À globalidade 

Da Humanidade

No que concerne

A bondade

Perante 

O seu semelhante,

Para não dizer, a animosidade

Que domina,

O homem

É um selvagem,

O lobo

Que pratica o roubo

Noutra tribo...


VIII


Por que escrevo?

A minha intenção,

É enriqucer 

O coração 

De um outro ser!

Fazer 

Cada um viajar,

Refletir,

Pensar,

Evadir,

Fugir,

Conhecer 

Outras 

Culturas,

Aumentar

A sua visão 

A ler, 

A ler,

Cada vez ler 

Com prazer...!

A prova da imaginação,

Da criação...!


(Continua)


Brandoa (Amadora, segunda-feira, 11 de abril de 2022.


KK(NDO)=FF

domingo, 9 de abril de 2023

 REFLETIR

PARA SERVIR

MELHOR O PORVIR...


I



Consentir

O refletir

Sorrir

Para o porvir

E sentir

Que está a servir

A sua comunidade,

A sua sociedade

Como o sentir

Do dever 

Cívico

Patriótico

Como qualquer

Ser...


II


Levo

A escrita

Como um dever,

Escrevo

Como uma obrigação

De um cidadão...


III


Escrevo

O que devo

Para a consciencialização

De cada concidadão

Para a união,

Para o desenvolvimento

E progresso

Para a sua Nação

Livre 

E independente,

Uno e indivisível...


(Continua)


Brandoa( domingo de Páscoa, 15:05), 09 de abril de 2023.


            KANKAMBALL

 TANTA

COISA QUE A ESCRITA

ME TENTA

E INCITA...!


I


...Que a nossa 

Senhora

De Fátima

Proteja

E abençoe

As nossas almas,

Nos livre

De tantas

Aflições

E amarguras...!


II


Hoje,

O dia 

Da Páscoa ,

Os que não têm

Familias,

Passam-no

Sozinhos,

Longe 

Dos seus sonhos,

Só peço

A  Deus

Que os dê

Saúde,

Trabalho

E felicidade!...


III


Deus sabe

E percebe

O que faz

E só peço a Deus

Que nos livre

Das coisas

Más,

Vindas 

Do Satanás!


IV


A prenda

Que Deus me dá

Da

Vida,

É esta senda

Linda,

Bem recheada,

Dando disposição

Ao meu pobre

E humilde

Coração!


V


A Deus,

Peço

Que proteja

Os meus filhos,

Netos,

Sobrinhos,

Dando-lhes a disposição 

Do amor,

Da união,

Confraternização

E comunhão!


(Continua)


Brandoa,(domingo da Páscoa ( Mina...Mercado, 13:10), 09 de abril de 2023


         KANKAMBALL

sábado, 8 de abril de 2023

 AS TRISTEZAS

ME CONDUZEM 

ÀS OUTRAS

BALIZAS...


I


As tristezas

Me conduzem

A outras 

Balizas,

Me repelem

Para outras

Proezas.. .


II


O fortuito,

É a fonte

Do meu propósito,

É um visto

Que me permite

Deslocar,

Viajar

Sem qualquer

Impedimento

Em passar,

Transitar

Em qualquer

Fronteira

E entrar

Numa terra

Hospitaleira

Democrática,

Cívica,

Humanista,

Altruísta...


III


A identidade

Duma personalidade,

Duma individualidade,

Se mede

Por cada atitude,

Pela sua postura,

Pela sua maneira

De ser,

Pelo seu carácter,

Pela sua conduta

E pela maneira

Como se apresenta

Na sociedade

Onde 

Se insere...


IV


O destino

Do ser humano

Mediano

Nunca é benigno,

Mas sempre maligno,

Sobretudo 

Se pertence a determinado

Estrato social

Desfavorável.


V


A minha frustração ,

Faz com que tenha

Premonição

Da minha

Condição

Como cidadão,

Na relação

Com outro semelhante 

Perante

Os interesses,

Em várias fases

De convivência

E na alternância

De jogos

Não definidos, vagos...!


VI


Cegos,

Nos entregamos 

De corpo

E alma

Todo o nosso tempo,

Damos

Todos os nossos préstimos,

Porque acreditamos

Nos "egos",

Nos encontros

Que estabelecemos

Com os outros,

Porque se ama

Profundamente,

Cegamente

Com confiança

E sem desconfiança..


(Continua)


Brandoa (domingo de Páscoa, 02:20), 09 de abril de 2023.


 As tristezas

Me conduzem a outras 

Balizas.. 


I


As tristezas

Me conduzem

A outras 

Balizas,

Me repelem

Para outras

Proezas.. .


II


O fortuito

No meu propósito,

É um visto

Que me permite

Deslocar,

Viajar

Sem qualquer

Impedimento

Em passar,

Transitar

Em qualquer

Fronteira

E entrar

Numa terra

Hospitaleira

Democrática,

Cívica,

Humanista,

Altruísta...


III


A identidade

Duma personalidade,

Duma individualidade,

Se mede

Por cada atitude,

Pela sua postura,

Pela sua maneira

De ser,

Pelo seu carácter,

Pela sua conduta

E pela maneira

Como se apresenta

Na sociedade

Onde 

Se insere...


IV


O destino

Do ser humano

Mediano

Nunca é benigno,

Mas sempre maligno,

Sobretudo 

Se pertence a determinado

Estrato social

Desfavorável.


V


A minha frustração ,

Faz com que tenha

Premonição

Da minha

Condição

Como cidadão,

Na relação

Com outro semelhante 

Perante

Os interesses

Em várias fases

De convivência

E na alternância

De jogos

Não definidos, vagos...!



Cegos,

Nos entregamos 

De corpo

E alma

Todo o nosso tempo,

Damos

Todos os nossos préstimos,

Porque acreditamos

Nos "egos",

Nos encontros

Que estabelecemos

Com os outros,

Porque se ama

Profundamente,

Cegamente

Com confiança

E sem desconfiança..


(Continua)


Brandoa (domingo de Páscoa, 02:20), 09 de abril de 2023.

 Bom dia pequenina Mana 

Que me acena

De forma amena

Em cada dia,

Em cada semana

Com muita alegria,

Mesmo sem me amar

Mesmo sem me Chamar,

Porque a sua alma

Avoluma 

Dúvidas

Vividas

Nas suas longas Caminhadas.

Envio-te palavras

Puras 

De uma criança

Que se tornou homem

E sem querer,

Acabou por amar

Alguém

Que duvidou em ter Chama

Interior,

Que se  chama

Amor.

Amor

Verdadeiro,

Amor

Puro!

Tenho

Esperança,

Tenho

Um sonho!

Boa jornada,

Bom dia de trabalho!

          "NDO"

08/04/2023.

 LIVRE,

INDEPENDENTE

COMO

UM PÁSSARO...



I



Livre como 

Um pássaro

No espaço

Imenso

A partir de hoje

Longe

De qualquer compromisso...!


II


Sem mulher,

Sem namorada,

Sem amante,

Sou agora

Um ser 

Independente

Sem qualquer

Amarra,

Nada 

Que me prenda,

Nenhum entrave,

Pois, tenho 

A chave

Para abrir qualquer

Porta,

Mesmo que esteja fechada,

É a mesma coisa que Esteja

Aberta 

E  só empurrar com o punho.


III


O meu sonho

Pessoal 

Se realizará

A partir

De agora,

A partir 

Deste momento,

O ideal

Se tornará

Real,

Com mais empenho

Num projeto

Individual.


IV


As mulheres

Dispensaram 

A minha companhia,

A minha relação

Depois de conseguirem os seus objetivos.

Já não lhes faço falta,

Pois, vão à procura

De príncipes 

Encantados,

Para se prosperarem

Ou para terem

Mais filhos,

Porque eu já sou velho

Para procriar.


(Continua)


Carcavelos ( sábado, 18:09), 09 de abril de 2023.


        KANKAMBALL

 O fim do meu relacionamento com a Khadidja.

08/04/2023

 A INSISTÊNCIA

NA VIVÊNCIA

DIÁRIA...



I


Dia

Após dia,

Procuramos encontrar

A alegria

Na nossa vivência

Diária,

Não importa

A forma

De luta,

Desde que seja

Correta,

Não

Intruja,

Não deforma,

O seu semelhante

Na sua fronte.


II


O que procuro

E não encontro

No meu retiro,,

No meu verdadeiro

Campo,

O seguro

Do meu corpo?


III


Sem família

De núcleo,

O indivíduo

Não sente a mais valia

Que auxilia 

A sua existência,

A sua vivência,

A sua sobrevivência

No momento

Importante

Que o avalia

Como qualquer

Ser

Com um certo

Carácter

Consistente...


IV


Nos arredores

De Alfornelos,

O carro me empurra

Para uma terra

Chamada Carcavelos,

Cidade à beira 

De bons mares,

De boas

E deliciosas

Praias,

Sem saber os motivos,

Os alvos

A atingir,

A conseguir...!


V


Páscoa

Que entoa

Uma mágoa 

Da pessoa

Que queria

Ter

Alegria

No seu interior,

Ter 

Amor...!


Carcavelos ( 14:00, sábado) 09 de abril de 2023.


          KANKAMBALL

 ...AQUELE QUE TRAZ

O TEMPO PARA TRÁS !


I

A Musa

PROMESSA,

A geradora,

A protetora

De cada criatura

Na Terra,

Prometera

Com a sua palavra

Íntegra

E sincera,

Que sempre estará

Atrás

E à frente​,

Para orientar

E guiar.


II


A MUSA

Na sua promessa,

Alerta e avisa

Ser

A força

Da esperança,

Que nos lança

Para tudo o que um ser

Precisa

Na sua raiz,

Para ser

Feliz.


III


Tudo

Para frente

E nada

Para trás

No que se faz

Diariamente

Na vida.


IV


Àquele

Que conseguir

Trazer

O tempo

Para trás,

Será considerado

O maior

Herói

Na (da,) história

Da  Humanidade.


V


A ciência

E as novas tecnologias

Serão capazes

De atingir

Esse alvo,

De conseguir

Esse objetivo

E deixar os humanos mais felizes?


( Por concluir)


STRADA OUTLET( SÁBADO, 13H 57 Minutos), 08/04/2017.


                                      


                               KK(NDO)

 Há  muito tempo esta poesia!

Até já me esquecia! 

Até ja não me lembro o que fazia!

O tempo 

Passou

E fez hibernar o meu corpo

Que muito já se transformou!

Agora,

É recordar

Cada palavra,

Com muita ternura

E saudade

De cada localidade...!

 INTERROMPER

A FELICUDADE

QUE UM SER

PRETENDE...


I


CEGO 

DE AMOR,

NADA CONSIGO 

VER AO REDOR,

SENÃO O VALOR 

QUE UM SER 

TEM NO SEU VIVER...


II


O LONGO 

PERCURSO

DIGNO

DE UM SER

HUMANO,

É O PAGO 

DO DIVINO 

DO PAI 

MISERICORDIOSO,

BONDOSO,

ZELOSO

POR CADA PASSO

NOSSO

NO DIA 

A DIA!

NÃO O TRAIA!


III


EIS O QUE RESUME

O MEU NOME,

O RENOME

DE UM PRONOME

QUE TEME

UM REGIME

SANGUINÁRIO, 

QUE NÃO É SOLIDÁRIO 

NUM DADO TERRITÓRIO....


IV


LAVO

COM O QUE ESCREVO,

AS MÃOS 

SUJAS

DOS MEUS IRMÃOS 

QUE SÃO NIJAS,

PARA ATINGIR O OBJETIVO 

QUE SE PROPÔS AO MEU POVO...


V


O MEU PEITO,

ESTAVA REPLETO

DE UM PROJETO

QUASE QUE COMPLETO, 

DIRIA MESMO PERFEITO

COMO UM DESIDERATO 

DE QUALQUER SUJEITO

DESDE O SEU NASCIMENTO.,

DIRIA, UM DESEJO INFINITO,

UM CONTO

DE FADAS DO PEQUENITO...!


VI 


ARQUITETA-SE,

SONHA-SE

SE PULA

E SE REVELA

NAS LIDES HUMANAS

E QUOTIDIANAS ,

AS AÇÕES 

DAQUELES QUE TÊM BONS

CORAÇÕES 

E SE PAUTAM PELOS SEUS DONS..


VII


DE PEQUENINO

SE TORCE O PEPINO,

PARA QUE TUDO SEJA DIGNO

HUMANO,

PROFANO 

E SE POSSÍVEL, DIVINO...


VIII


ESSE ERA O MEU SONHO

E AINDA O TENHO

EM TUDO QUE PROPONHO

ALCANÇAR : A FELICIDADE,

A VELEIDADE 

QUE SE PRETENDE

NA SOCIEDADE 

DA ATUALIDADE 

SEM GUERRA,

SEM IRA, 

SEM BIRRA

DE CRIATURA

EM RELAÇÃO À OUTRA...!

A INVASÃO 

DUMA NAÇÃO 

À OUTRA:

RÚSSIA

CONTRA 

A UCRÂNIA!!!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, SEXTA-FEIRA, 07:12),08 DE ABRIL DE 2022.


KK(NDO)=FF

sexta-feira, 7 de abril de 2023

 Bom dia pequenina 

Mana 

Que me acena

De forma

 Amena

Em cada dia,

Em cada semana

Com muita alegria,

Mesmo sem me amar

Mesmo sem me Chamar,

Porque a sua alma

Avoluma 

Dúvidas

Vividas

Nas suas longas caminhadas.

Envio-te palavras

Puras 

De uma criança

Que se tornou homem

E sem querer,

Acabou por amar

Alguém

Que duvidou em ter chama

Interior

Que se chama

Amor.

Boa jornada,

Bom dia de trabalho!

          "NDO"

09/04/2023.

(Para Khady 

quinta-feira, 6 de abril de 2023

 ,DESEJAR

 VERSUS INVEJAR


I


Duas palavras

Quase idênticas,

De sentidos

Opostos,

Contrários

Que embocam em portos

Diferentes,

Não semelhantes.


II


Ansiar

Querer,

Almejar,

Sonhar,

Ambicionar

E odiar,

Detestar,

Abominar,

Vituperar,

 ALGO MAIOR,

MELHOR,

PODE IMPOR

O FIM DO AMOR...!?


I


Será

Que existia

O verdadeiro 

Amor 

Numa relação

Que durou mais 

Do que duas décadas?!


II


Eu pensava

Que o verdadeiro 

Amor 

Só acabava 

Com a morte

Duma das partes

Envolventes

Na relação!


III


Afinal,

Eu estava completamente,

Redondamente

Enganado,

Inocente

No tocante

A este

Mundo,

A este

Assunto

Do peito,

Algo tão crucial

E que se torna fatal!


IV


O que importa,

O que conta

Quando isso reporta,

Quando isso acontece

Num ápice,

É que os dois sejam

Felizes,

Que estejam

Com saúde

Estejam

Onde

Estiverem

E quiserem...!


V


A hipocrisia

Vigorou

E fez com que demorasse

O tempo que durou

E nunca se desconfiasse

Que pudesse

Algum dia,

Acontecer 

Um golpe de baú!


(Continua)


Brandoa (sexta-feira, 03:25), 17 de fevereiro de 2023.


              KANKAMBALL

 O HUMANO

AFINAL

NÃO É ETERNO,

É MORTAL...


I


Nesta vida,

Nesta caminhada

Nossa,

Concluímos

Que nada 

É eterno

Neste terreno

Em que vivemos.

Ela

É bela,

É maravilhosa

E temos

Que aproveitá-la

Ao máximo que pudermos.


II


Viver

Dignamente

E com muito prazer

É o que devemos 

Fazer.

A vida é a fonte

Na qual bebemos,

Àquela que nos permite

Sobreviver,

Relacionar com cada semelhante

De modo

Digno

E humano,

Respeitando

A privacidade,

A liberdade

De cada um

De forma comum...


III


Amemos

Enquanto

Neste ponto,

Vivermos,

Pois, o amor

É o melhor

Atributo,

A melhor

Qualidade,

O melhor

Vigor

E a capacidade

Que Deus nos deu,

Que Deus nos concedeu.


IV


Façamos

Isso,

Sigamos

O amor,

A tolerância,

Paciência,

O exemplo

Do evangelho,

O conselho

Que cada seu  discípulo,

Que um do seu apóstolo

Nos ensinou,

Nos deixou!

Demos

Este passo...!


V


Ainda que considerado

Um pagão,

Um não cristão,

Um agnóstico,

Um crítico

Dos que frequentam

Diariamente

À Igreja

Católica, evangelista,

Batista,

Mas que infelizmente,

Não respeitam,

Não amam,

Não têm amor

Aos que estão ao seu redor.

Eu procuro

O amor,

Mas infelizmente,

Viajei no escuro

Durante

Muito

Tempo,

Pelo que tenho o corpo

Todo

Dorido

E Magoado...!


VI


Entretanto,

O instinto,

O impulso

Forte

Vindo

Dos meus antepassados,

Vão -me guiando

Dia

A dia,

Com muito

Afinco,

Determinação,

Afeição,

Indo,

Seguindo

Passo

A fim de seguir a frente

Para a consecução

Dos objetivos

Que inicialmente

Foram definidos.

 A GUERRA

DA UCRÂNIA

CONTRA

A RÚSSIA...


I


A passos

Largos,

O mundo permitiu

Que a Rússia

Invadisse,

Apoderasse

E assim esmagou

Matou 

A população inocente

Naquela parte

Do continente

Europeu, a Ucrânia!


II


Porquê

A pacificidade

Do mundo 

Perante

A barbariedade

Grossa

Russa

A um povo

Independente

E autónomo?!


III


Prestes a completar

Um ano,

O mundo

Permitiu

Todas as atrocidades

Jamais vistas 

Senão a da II Guerra

Mundial

Com o Holocausto

Perpetrado

Com o Adolfo Hitler,

Contra 

O povo Judeu!


IV


O horror

Equiparado

Ao que aconteceu

A bem pouco tempo

Com o sismo,

Com o terramoto

Na Turquia

E na Síria,

Em que a Natureza

Ceifou sem piedade,

Milhares

E milhares

Da vida humana,

É o que o mundo

Consentiu

Nesta guerra

Entre a Ucrânia

E a Rússia!


V


Porquê

Esta cegueira

Do mundo 

À esta guerra

Bárbara 

E não impediu 

Desde muito cedo,

Que esta tristeza 

Se abatesse sobre 

Um povo pacífico,

Que apenas defende

A sua sobrevivência

Como uma nação? 


VI


O que consiste 

A ajuda

Militar

Em termos de armamento,

Quando, 

No terreno,

Estão a morrer

Diariamente 

Pelos mísseis

Russos?!

É suficiente

Esta ajuda

Dada

Pelo Ocidente

E pelos Estados Unidos,

Quando caem,

Morrem,

Em cada dia 

Que passa, 

Os seres

Humanos inocentes?!


VII


É mais um colapso

Da Organização

Internacional,

Da ONU,

À semelhança

Da Liga das Nações,

Ao permitir

Que um país,

Uma nação

Livre invadisse

Uma outra nação,

Desse um passo

Para aniquilação

Total

 De um povo! 


VIII


Porquê

Que o mundo,

A ONU,

Não impediram

Que a Rússia

Invadisse

A Ucrânia,

E os dois entrassem

Em guerra?

Porquê

Que deixaram

Que a Rússia

Ultrapassasse

As fronteiras

Entre os dois países?!


IX


A Rússia

Não cumpriu as regras

Internacionais,

Deveria,

Logo à partida

Ser sancionada,

Barrada

A sua progressão

E invasão

À Ucrânia!


X


A ONU

Não cumpriu

Com os objetivos

Pelos quais foram 

Consignados

E designados...


(Esta é a minha visão

Sobre esta guerra,

Esta invasão

Da Rússia

À Ucrânia).


BRANDOA ( segunda-feira, 00:28), 20 de fevereiro de 2023.


         KANKAMBALL

 SE ACEITA

O QUE SE OSTENTA,

QUE SE EXIBA

NA NOSSA BARBA...!!!


I


Como se come,

Se dorme

Com tanto 

Que se comprime,

Se reprime

Com tanto

Sofrimento

Alheio

Com o freio

De ferro,

Estando o muro

Que nos separa,

Nos esbarra

O caminho

Para o sonho

Natural,

Normal

De um povo

Em desejar ser 

Apenas

Ser livre

E gerir

O seu próprio

Destino,

Conduzir

E ser

O dono

Do seu terreno,

Do seu nariz,

Do seu próprio

Território,

Sem haver

Carnificinas

E ser

Feliz?!!!


II


Louvo,

Um ano

Depois,

A Ucrânia

Corajosa,

Resiliente,

Continua

A existir

Como uma nação

Independente,

Continua 

A resistir

A invasão

E ocupação

Da Rússia!

A caminho 

De dois

Anos,

Continuam os assassinos

Soltos,

Surdos,

Mocos

Aos ventos

Vindos

De todos

Os lados,

Contra

Uma guerra

Injusta, bárbara,

Contra 

Um povo 

Que apenas quer

Viver

Em paz

E sossego

No seu abrigo,

Sem importunação

Perturbação

E inquietação

Que o vizinho

Ou de qualquer

Nação

Que o traz!!!


III


A palavra

Guerra,

Encerra

Uma ideia 

Cheia

De perturbação,

De preocupação,

De apreensão,

Pois, vem a ideia

De sofrimento,

De morto,

De desaparecimento

Físico

De alguém,

Advém

O tormento

Psíquico

Da destruição,

De aniquilamento,

Do fuzilamento

Da população

Inteira

Duma localidade,

Duma cidade,

De uma aldeia...!


IV


O mundo

Inteiro

Aceita a lição

De Putin,

Da Rússia

Com a sua invasão

À Ucrânia?!

O que representa

Ou representará

A vitória

Da Rússia

Na guerra

Que fomenta,

Incrementa

Na Ucrânia

Para todo

O mundo?


V


As acrobacias,

Para não dizer, as cobardias

Ocidentais ,

Mundiais

Perante

A Rússia

Gigante

Que difunde

O medo

Para todos,

Pois, aí estão prestes

A voltar

E a vigorar,

As forças ditatoriais,

Autoritarias

Do tempo do Hitler,

Do Musoloni,

Do Salazar,

Do Pinochet,

Do Franco,

Do Mobutu Sese Seko, etc.


VI


A vitória

Da Rússia

Sobre a Ucrânia,

Representa

Um perigo

Ao(para o) mundo livre,

Às (Para as ) democracias

Mundiais!

Tenhamos esta consciência,

Pois, outros regimes

Autocráticos

Seguirão os mesmos 

Exemplos 

Da Rússia

Gigante

Prepotente

E omnipresente!!!


VIVA A UCRÂNIA!

 VIVA O MUNDO LIVRE!


(Continua)


Brandoa ( sábado, 03:25), 25 de fevereiro de 2023.


          KANKAMBALL

 A DIPLOMACIA

NA (DA) HIPOCRISIA


I


A Deus,

Com os seus 

Poderes

Ilimitados,

Peço que dê

Saúde

A seus 

Seres

Capacitados

De inteligência

E perícia

Em todos 

Os problemas

Que lhes são colocados

A faculdade

Da sua resolução

Com razão

E com coração,

Sem magoar,

Manchar,

Denegrir

E ferir,

A suscetibilidade

De ninguém ,

De mulher ou de homem...


III


Na minha boca

Não sairá

Nenhuma palavra

No que toca

À blasfémias

Da integridade

E de dignidade,

Que possa

Pôr em causa

O seu carácter

Como ser

Na sua plenitude...


III


Filho 

Digno

De um pai 

Digno,

Evito o trilho

Em que se cai

Na difamação,

Na calúnia

Com a intenção

De obter a insígnia

Pura

E verdadeira

Religiosidade

Que leve toda a comunidade

A seguir o seu exemplo

Amplo

E belo

De simplicidade,

Humildade

E bondade

E que, tudo isso,

Não passa de passo

Falso

De convencer

Os que não estão atentos,

Os que não estão a ver

Com os olhos bem abertos

A sua diplomacia

De hipocrisia.


IV


Tudo 

Tem limite

Quando

Se pretende 

Levar a manada

Para uma vida

Cheia de falsidade

E de maldade

Até

À eternidade,

Quando

Se pretende

Conduzir os companheiros

Como verdadeiros

Carneiros

Que não vislumbram

O horizonte,

Porque andam

Distraídos

E empinados.. !


V


Sejamos

Justos,

Sejamos diretos

Nos nossos atos,

Nas nossas ações

E realizações!

Sejamos

Corretos

Nos nossos caminhos,

Se pretendemos

Atingir os nossos sonhos!

Evitemos 

Subterfúgios

Nos nossos

Desafios

Como humanos,

Como seres dignos,

Sem mentiras,

Sem máscaras

Nas nossas caras,

Porque tudo 

Tem princípio

E fim.

Nada

É definitivo nesta vida.

A flor

Murcha e chega

O seu fim,

Quando não se trata dela.

O amor

Também!!!

Sejamos 

Sinceros,

Verdadeiros,

Puros

Como cristãos

E não falemos

Mal dos pagãos

Se agimos

E nos portamos

Piores

Que eles!!!


VI


O amor,

Ou o esplendor

De Cristo,

Deve ser posto

Na vivência

Diária

De cada cristão

No seu coração ❤️!!!


VII


Não farei,

Não cairei

Na baixeza

De quem despreza 

O seu semelhante,

Pela sorte

Que, da parte

De Deus, lhe foi concedida,

Lhe foi dada!!!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 01:25), 27 de fevereiro de 20223.


           KANKAMBALL

 M,KAU 

THI KHANM.


I


Abuk mandjaku

Aka m,khau

Thi knhanm.

Akhaura

Unu fann,

Par unu fann!


II


Abuk mandjaku

Alheke kemamp,

Ghuku gahaurthagui!

Abuk mandjaku

Ka rebath,

Kakau banhane,

Parce que unu fhann

Aimann!


IV


Banhadji, daprrarine

Ni ko ui du lenthinwi.

 REZO

AO DIVINO,

DESPREZO,

MENOSPREZO

O HUMANO.. 



I


Até

Ao topo,

Até

Ao zénite,

O caminho

Aberto,

Solto

No tempo

Para atingir o sonho

Proposto,

Pretendido

Neste 

Mundo.

O resto,

Não interessa

Para nenhuma coisa .


II


Ao invés,

Devia 

Ser talvez,

O que se deveria

Procurar

Para chegar

Ao divino,

Isto é, do humano

Com todo

O zelo,

Cuidado

E segredo

Na ação

Que se treina

E se exercita,

Tendo

Em conta

O sigilo

Sagrado

Para a obtenção

Da benção

Para a salvação

Divina.


III


Os homens,

Os seres

Humanos,

Lutam na existência

Terrena

Ou para a sobrevivência

Em todas as paragens,

Em todos os lugares

Para serem donos,

Patronos,

Subalternando 

Os outros

De posições inferiores,

Destacabdo-se como maestros

E principais  ministros,

Principais orientadores

E gestores

De coisas poucas,

De coisas públicas ...


IV


Tento,

Experimento

Indagar,

Investigar,

Inquirir

E posteriormente

Inferir

O que leva o ser

A ter 

Uma ambição

Ao extremo,

A satisfação

Ao máximo

Que o desvie da bondade,

Da solidariedade

Divina,

O que ensina

Os dez mandamentos,

Os bons comportamentos

Que a socialização

Impregna

Cada cidadão,

Alargando o seu horizonte

Para o benefício

E auxílio do seu semelhante...


V


O nosso umbigo

Não deveria afastar-nos

De cada amigo,

Fechando-nos

No nosso próprio

Abrigo,

Deixando cada navegar

No seu próprio

Rio,

Ao sabor da corrente,

Da maré

Perante 

Um jacaré,

Um lagarto

Faminto,

Sem socorro

No seu suspiro..


VI


Porquê?!

Porque

Repleto 

E saciado

Da carne,

O osso,

Joga-se no lixo,

Deixa-se para o cão!

Porque

Os objetivos

Propostos 

Foram amplamente,

Completamente

Atingidos ...y


(Continua)


Brandoa(terça-feira, 01:24), 07 de março de 2023.


          KANKAMBALL

 AS MULHERES 

SÃO SERES

QUE TENS QUE ESQUECERES


I


A mulher

É um ser

Que temos que agradecer

Por tudo o que nos tem feito 

Pelo ruim

Como pelo bem

Até ao  fim 

Da nossa caminhada,  

Até ao fim 

Da nossa vida.


II


Ao sou um ser,

Que não deve esquecer

O amor,

O favor

Recebido

Da mulher,

Bem como o abandono

E o engano

Que tenho recebido

E votado 

Dela,

Como a estrela 

Quando

Nos deixa no nascente

Com uma dor

Ardente 

E sufocante. 


III


Não fui feliz

Neste país, 

Como na raiz,

Na terra 

Matriz

Donde nascera!


IV


No entanto,

Não devo esquecer

Os momentos

Que ela me proporcionou

Quando o amor

Ainda existia

E fervia

De paixão 

No meu coração,

 A DOSAGEM

E MINHA PESAGEM

COMO HOMEM


I



Lido

O que tem sido

O meu passado

Neste mundo,

Curto,

Raro

E passageiro

Transitório

Envolto

Do mistério.


II


Pelo que procuro 

Entender

Determinado

Comportamento

Do indivíduo,

Do sujeito

Preocupado

Com questões

Fulcrais,

Essenciais

Do mundo

Onde estamos vivendo...


III


Cristo

Visto

No rasto

No busto,

Posto

Ao alto,

Não como o resto,

Posto

Num canto

Recôndito

É o preâmbulo

Do sigilo

Deste nosso planeta

Em que se habita

E se relata

De modo

Como cada facto

Em cada momento,

Em cada espaço 

Exato,

Lento...


IV