sexta-feira, 28 de abril de 2023

 Fernando Matos Ferreira

3 h • 


A PRIVAÇÃO/DO PÃO/,DA HABITAÇÃO/, DA EDUCAÇÃO/,...


I


Choro

Pelo que quero

E não encontro,

Porque estou num escuro

Total e inteiro.


II


Em casa,

Por causa

De alguma coisa

Em falta,

Toda a gente

Se exalta,

Se zanga,

Se briga

E se sente

Que está

No direito

De faltar o respeito

Ao seu semelhante.


III


Não

Tendo pão,

Educação,

Habitação,

Saúde

Nesta sociedade,

Você tem a razão

Da reclamação

E da reivindicação

Do seu direito

Como sujeito,

Mesmo que não

O entendam,

Mesmo que não

O compreendam.


IV


A sua luta

Consigna

A sua digna

Conquista

Como pessoa humana

No espaço,

Mesmo escasso

Onde habita.


V


Na casa

Farta,

Onde nada falta,

Reinam a harmonia,

A alegria,

Mesmo com a hipocrisia,

Porque o que se pretende,

É a pretensa

Felicidade.


VI


Na época

Da crise,

Pugna-se

Pelo essencial,

Pelo indispensável

Para a sobrevivência,

Mesmo com uma parca

Migalha

Do pão,

Que nos valha

Para a resistência

Do vendaval.


VII


Pugna-se

Na época

Da crise,

Que tenhamos

O mínimo

Para podermos

Encarar

Com otimismo,

Os que confiam em nós

E não têm a voz;

Os que dependem de nós;

Na(em) casa

Onde falta

Tudo:

O arroz,

O leite,

A batata,

O açúcar,

Toda a gente

Grita,

Porque na mesa

Escasseia

A merenda

Pretendida

Para o pequeno almoço,

Para o jantar,

Para a ceia...

Sem

Isso,

Nada

Pode encantar.


VIII


A prece

Constante

No momento da crise,

É para que não nos falte

O pão,

O leite,

A alimentação...!


A8- , CAMPO GRANDE- SOBRAL DE MONTE AGRAÇO (2ª-FEIRA, 07H 45 MINUTOS), 28 DE ABRIL DE 2014.


                                                                                        KANKAMBAL (NDO)


Carlitos Da Silva gosta disto.

Sem comentários:

Enviar um comentário