quarta-feira, 31 de agosto de 2022

 JUNTE-SE A NÓS

PARA TERMOS A VOZ


      (JNTV)


I


JUNTE-SE A NÓS,

PARA TERMOS 

A VOZ

(JNTV)

É um movimento

Que pretende

Ser um movimento,

Um manifesto

Daqueles 

Que não têm vozes

Que se juntam 

Para se fazerem ouvir.


II


O “JNTV”

Foi um movimento 

Que surgiu

No princípio deste século,

Como um movimento

Contestação,

Um manifesto

De repúdio

Sobre tudo o que se passava

 Na Quinta da Serra,

Um dos bairros limítrofes

Da capital portuguesa,

Um dos bairros problemáticos

Da capital portuguesa,

No “gheto”

Da Quinta da Serra,

Na freguesia

Do Prior

Velho,

No concelho

 De Loures,

Em virtude das dores

E horrores

Praticados pelos jovens delinquentes

Com roubos, assaltos,

E todo o tipo de vandalismo,

Fundado pelos compatriotas

Raul da Silva,

Higino da Costa

E eu,

Tendo como substrato

Consciencialização 

Da população local

Sobre todo o mal

Praticado acima mencionado,

Bem como a colaboração

Assídua

E profícua

Com as autoridades competentes,

Nomeadamente as autoridades policiais

E locais.


III


Hoje,

O “JNTV”,

Pretende 

Definir-se como um movimento

Cívico

E patriótico

Da sociedade 

Civil,

Que abomina

E repugna

Tudo

Ou quem

De forma ignóbil

E vil

Ignora

E explora

Os mais carenciados

E desfavorecidos

Da nossa querida terra.


IV


Hoje,

O JNTV,

Pretende

Ser 

Um movimento 

Cívico

E patriótico

Da sociedade civil, 

Alargar os seus horizontes

E abarcar 

Todos os compatriotas

E humanistas

Amantes 

Da paz 

Do seu país,

E por todos os que pugnam 

Pelas causas justas,

Pelos direitos humanos

Dos governados

Esquecidos,

Pisados

E violados

Pelos tiranos,

Que são os seus governantes.


V


O JNTV

Não pretende

Substituir

A Liga dos Direitos Humanos

Existente no país,

Nem tão pouco

Outras organizações 

Da sociedade 

Civil ( as ONG(s)),

Pretende, 

Sim,

Conquistar

E ocupar

Um espaço próprio.


 VI


O” JNTV”,

Pretende

Compilar

Várias vozes

Dos que não têm vozes

Numa única voz,

Como nós,

E falar

Bem alto

Para que toda a sociedade,

Para que toda a Comunidade

Nacional

E Internacional

Seja informada,

Comunicada

Sobre tudo o que se passa

Na pátria amada,

Na pátria de Cabral,

Na pátria de Pansau,

Na nossa

Querida

Guiné-Bissau.


VII


O JNTV

Não pretende

Circunscrever-se apenas nas questões políticas,

Mas também económicas,

Sociais

E culturais

Do país.


VIII


O JNTV

Convida

A todos os compatriotas

A juntarem-se 

Nesta plataforma

Que informa,

Que se debruça

Sobre a crise

E sobre tudo que enferma

E lesa

A nossa querida 

Guiné.


IX


O JNTV,

Ainda que longe,

Pautou-se desde o seu embrião,

E ainda hoje,

Pauta-se pela preocupação

Da condução

Da gestão

Da “coisa pública”

Da nossa Nação

Guineense

E almeja 

Trilhar no mesmo 

Rumo

Como um movimento 

Imparcial,

Independente

E apartidário.


IX


“Cada cabeça

A sua sentença”,

Junta-se a “JNTV”,

Dando a sua opinião,

A fim de fazermos 

Da nossa GUINÉ,

UM PAÍS PLURAL

E PROGRESSISTA.


X


É por esta Nação

Que não 

Cessa a pulsação

Do coração

Deste cidadão,

Na emigração. 


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( ODIVELAS, SEXTA-FEIRA, 10 HORAS), 28 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                             KANKAMBALL ( NDO )

 "NDO" 

CANSADO

DA VIDA

NOMADA 


I

Mais 

Um ano 

Letivo! 

Eu,  como peregrino, 

Para tornar as coisas

Mais

Fáceis, 

Levo

Os papéis

Que trago 

 Da escola,

Uma declaração que saco da sacola, 

Da minha predilecta mochila, 

E entrego 

Naquelas mesas, 

Secretárias 

Do Centro de Emprego 

De Loures

E as burocracias 

Tentam amenizar, 

Suavizar 

As dores 

Dos professores 

"Contratados", 

Cansados, 

Exaustos 

E fartos. 


II


Empilhado, 

Superlotado, 

O Centro  de Emprego 

Recebee o afluxo 

Dessa gente

Compacta, 

Desesperada 

E até

Desanimada 

Com a vida

 Nómada. 


III


Depois

Das férias 

Maravilhosas, 

Eis que Ndo se junta aos "boys" 

De" CCD", 

Que,  infelizmente, 

Ninguém gosta, 

Isto é,  que gente

Decente

Detesta. 


IV


A quem lê as minhas 

Crónicas, 

Peço as minhas 

Simceras

Desculpas

Por tantas 

"Secas ", 

Mas o meu real intuito, 

É(era) apenas comunicar, 

Informar

E não importunar, 

Maçar. 

É a minha forma de estar 

Nesta vida

Nómada, 

Peregrina, 

Terrena, 

Ainda

Que contrariada, 

Não desejada. 


(Por concluir) 


Loures(Centro de Emprego, quinta-feira, 09h10 minutos),  01/09/2016.


KK(NDO)

 "NDO" 

CANSADO

DA VIDA

NOMADA 


I

Mais 

Um ano 

Letivo! 

Eu,  como peregrino, 

Para tornar as coisas

Mais

Fáceis, 

Levo

Os papéis

Que trago 

 Da escola,

Uma declaração que saco da sacola, 

Da minha predilecta mochila, 

E entrego 

Naquelas mesas, 

Secretárias 

Do Centro de Emprego 

De Loures

E as burocracias 

Tentam amenizar, 

Suavizar 

As dores 

Dos professores 

"Contratados", 

Cansados, 

Exaustos 

E fartos. 


II


Empilhado, 

Superlotado, 

O Centro  de Emprego 

Recebee o afluxo 

Dessa gente

Compacta, 

Desesperada 

E até

Desanimada 

Com a vida

 Nómada. 


III


Depois

Das férias 

Maravilhosas, 

Eis que Ndo se junta aos "boys" 

De" CCD", 

Que,  infelizmente, 

Ninguém gosta, 

Isto é,  que gente

Decente

Detesta. 


IV


A quem lê as minhas 

Crónicas, 

Peço as minhas 

Simceras

Desculpas

Por tantas 

"Secas ", 

Mas o meu real intuito, 

É(era) apenas comunicar, 

Informar

E não importunar, 

Maçar. 

É a minha forma de estar 

Nesta vida

Nómada, 

Peregrina, 

Terrena, 

Ainda

Que contrariada, 

Não desejada. 


(Por concluir) 


Loures(Centro de Emprego, quinta-feira, 09h10 minutos),  01/09/2016.


KK(NDO)

 RECORDAR

E RECIRDAR:


I LEAVE

"MY" LONDON,

FOR " MY" LISBON,

MY LOVE...!


I


My heart 

It,s there,

But 

My job it,s here

Where

I can give

Someone

Happiness,

More

Or less.


II


O " nómada"

Há mais de uma década,

Para ser mais preciso

E conciso,

Há mais de duas

Árduas

Décadas,

Desperdiçadas,

Perdidas,

Vai 

Responder

A chamada

Dàquele que tem

Todo o poder

Sobre cada

Homem,

O nosso Pai

Celestial 

E divinal.


III


Arrastado,

Empurrado,

NDO

É obrigado,

Por razões profissionais,

A partir,

A ir,

De novo,

Para aquela cidade

À beira-mar plantado,

Que, muito cedo,

Lhe deu a hospitalidade,

Um imperativo

Que, muitas das vezes, complica

Laços matrimoniais

E familiares

Em muitos lares

E lugares.


IV


Quem parte,

Parte

Corações,

Independentemente

De razões;

Destroça,

Desgraça

Cada alma

Que o ama

E ele próprio também ama

E estima.

...


V


Sem tempo

Para refletir

Apesar de sentir

Dor

No corpo,

O amor

Transporta-me para o topo,

Para dar a alegria

E um pouco de conforto

À família,

Que constituí

A essência

Do que sempre fui

No passado remoto.


VI


O levar

" My" London,

(To go) For "my" Lisbon,

My love,

But

I must

To do it!


VII


Tudo para trás

Deixei,

Como sempre deixei,

Fechei,

Desde o meu país

Natal,

Onde está enterrado o meu cordão umbilical.


VIII


Para frente

E para trás

Como faz

O cágado

No seu povoado,

Procurando

O sustento,

O alimento

Para os seus pequenos,

Para os seus " bambinos",

A fim de fugirem a morte

Iminente.


IX


Diretamente

Para aquela 

Escola

Que((já) me fala

De cada 

Inividualidade,

De cada 

Personalidade

Individualizada,

Em particular,

Em especial,

Que em 2010/2011

Tive oportunidade

De trabalhar, 

Conhecer

E, com todos,

Lidar

E conviver.


X


Aí, 

Ali,

Afincadamente,

Irei trabalhar,

Lecionar

De modo

Muito ativo

E empenhado

Durante

Este

Ano letivo

Prestes a principiar,

A iniciar.


XI


A Deus, agradeço 

Por este ano

Concedido,

Dado

E, espero que tudo

Corra bem

Com todos 

Os colegas professores,

Educadores

E todos

Os atores

Que intervêm

Neste processo

De ensino-

-Aprendizagem !!!


XII


Para terminar,

Para finalizar,

Quero deixar,

Aqui, a minha mensagem

Para os colegas professores,

Educadores

Denominados,

Apelidados

De " Contratados",

Muita força,

Muita coragem,

Perseverança

E esperança

Na luta,

Na meta

Sempre preconizada

Em cada ano, mês e década

Para a melhoria da condição

Da nossa profissão

E, obviamente, na sua significação.


Bom ano letivo para todos!


(To be continued)


Golders Green, 01/09/2017.


KK(NDO)

 RECORDAR

E RECIRDAR:


I LEAVE

"MY" LONDON,

FOR " MY" LISBON,

MY LOVE...!


I


My heart 

It,s there,

But 

My job it,s here

Where

I can give

Someone

Happiness,

More

Or less.


II


O " nómada"

Há mais de uma década,

Para ser mais preciso

E conciso,

Há mais de duas

Árduas

Décadas,

Desperdiçadas,

Perdidas,

Vai 

Responder

A chamada

Dàquele que tem

Todo o poder

Sobre cada

Homem,

O nosso Pai

Celestial 

E divinal.


III


Arrastado,

Empurrado,

NDO

É obrigado,

Por razões profissionais,

A partir,

A ir,

De novo,

Para aquela cidade

À beira-mar plantado,

Que, muito cedo,

Lhe deu a hospitalidade,

Um imperativo

Que, muitas das vezes, complica

Laços matrimoniais

E familiares

Em muitos lares

E lugares.


IV


Quem parte,

Parte

Corações,

Independentemente

De razões;

Destroça,

Desgraça

Cada alma

Que o ama

E ele próprio também ama

E estima.

...


V


Sem tempo

Para refletir

Apesar de sentir

Dor

No corpo,

O amor

Transporta-me para o topo,

Para dar a alegria

E um pouco de conforto

À família,

Que constituí

A essência

Do que sempre fui

No passado remoto.


VI


O levar

" My" London,

(To go) For "my" Lisbon,

My love,

But

I must

To do it!


VII


Tudo para trás

Deixei,

Como sempre deixei,

Fechei,

Desde o meu país

Natal,

Onde está enterrado o meu cordão umbilical.


VIII


Para frente

E para trás

Como faz

O cágado

No seu povoado,

Procurando

O sustento,

O alimento

Para os seus pequenos,

Para os seus " bambinos",

A fim de fugirem a morte

Iminente.


IX


Diretamente

Para aquela 

Escola

Que((já) me fala

De cada 

Inividualidade,

De cada 

Personalidade

Individualizada,

Em particular,

Em especial,

Que em 2010/2011

Tive oportunidade

De trabalhar, 

Conhecer

E, com todos,

Lidar

E conviver.


X


Aí, 

Ali,

Afincadamente,

Irei trabalhar,

Lecionar

De modo

Muito ativo

E empenhado

Durante

Este

Ano letivo

Prestes a principiar,

A iniciar.


XI


A Deus, agradeço 

Por este ano

Concedido,

Dado

E, espero que tudo

Corra bem

Com todos 

Os colegas professores,

Educadores

E todos

Os atores

Que intervêm

Neste processo

De ensino-

-Aprendizagem !!!


XII


Para terminar,

Para finalizar,

Quero deixar,

Aqui, a minha mensagem

Para os colegas professores,

Educadores

Denominados,

Apelidados

De " Contratados",

Muita força,

Muita coragem,

Perseverança

E esperança

Na luta,

Na meta

Sempre preconizada

Em cada ano, mês e década

Para a melhoria da condição

Da nossa profissão

E, obviamente, na sua significação.


Bom ano letivo para todos!


(To be continued)


Golders Green, 01/09/2017.


KK(NDO)

 NDO

NUNCA

FICA

COLOCADO...!


I


Firme,

Apenas teme,

Treme

Pelo nome

Ou pelo charme

Que valia

E ainda vale

A prole

Da(sua) família.


II


A força

Que detém

Este homem

Que provém,

Que vem

Da sua raça,

Da sua origem,

Da sua linhagem,

Que nunca abandona,

Que nunca se inclina,

E se declina

Perante

O voto,

Perante 

O projeto

Que previamente

Tinha 

Em mente,

Feito,

Porque  é uma vergonha.


IIII


Só se desiste

Com a debilidade

Da saúde

E, consequentemente,

Com a morte.


IV


A esperança,

Continua viva,

Acesa,

E activa

Àquele (a) que a dificuldade

Estorva

O caminho,

Impede

A concretização do sonho.


V


Vou esperando,

Porque estou habituado

A esperar;

Vou esperando

A minha vez

Sem a altivez

Em cada mês,

Porque foi assim que Deus me fez,

Acreditando

No raiar

Do dia

A dia,

Impulsionando

Cada veia,

Enquanto estou respirando.


VI


A cada 

Colega

Professor

Contratado,

"O nómada

Na mesma situação

De desemprego,

Desejo a mesma entrega

E fôlego,

A mesma confiança

E força

De crença,

Sobretudo

Os que já há décadas

Como eu, estão nestas andanças,

Nesta dor

De cabeça!


(Continua)


PSA(Terça-  feira, 23 horas), 30 de agosto de 2016.


                       KK(NDO)

 EIS A MINHA MILITÂNCIA 

NA POESIA...


I


A minha militância 

Na poesia,

Tem a ver com a minha alegria

Na correria

Diária, 

Encarada como uma vitória...


II


O primeiro 

De setembro,

O início

De um Novo

Ano

Letivo, 

O retorno

Ao ofício, 

Tem de ser encarado

Com todo

O otimismo,

Apesar do condicionalismo

Imposto

Pelo Covid-19,

Que todo 

O Mundo

Está vivendo

Neste momento...!


III 


A poesia

É  a minha ousadia

Na sua militância,

Diria,

A minha teimosia,

Porque acredito

Na potência, 

Na capacidade

De cada sujeito,

De cada individualidade,

Para atingir a sua essência,

Desde

Que, tenha saúde 

E(boa) vontade...


IV


A todos 

Os que militam, os militantes

Na educação(Educação),

Na formação 

Do cidadão, 

Em particular,

Os docentes

E a todos 

Os não 

Docentes

E discentes,

Em geral,

UM BOM

ANO LETIVO

DE 2020- 2021 !!!


(POR CONCLUIR)


ALFORNELOS (AMADORA, TERÇA-FEIRA, 12:25 PM), 01 DE SETEMBRO DE 2020.


                                                        KK

 I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Biblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura 

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


                KK

 I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Biblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Biblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura 

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


                KK

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


                KK

terça-feira, 30 de agosto de 2022

 QUE VENHA

O AMANHÃ...


I


Estou ansioso

Do dia radioso

Seja o de amanhã.

Que cada um venha

A enfrentar

E lutar

A fim de sair vitorioso.

Ninguém deve ter medo

Do dia seguinte,

Mas sim estar mais confiante

E mais preparado.


II


O sono

Acompanha- me no meu treino

Quotidiano,

Procurando atingir o pleno

Como humano,

Porque o divino

Não esquece o humano

Na sua procura do profano.


III


O agosto

Fez-me robusto

Para enfrentar cada assunto

No mais profundo e alto

No seu sentido mais vasto

E lato.


IV


Pergunto-me

A mesmo:

Em nome

De quê

De quem

O rumo

Que cada dia tomo?

Por que se esforça ao máximo

Para chegar o cimo,

Se os outros

Nos menosprezam,

Se os outros

Nos desprezam

E nos consideram

Moços sem préstimo,

Senão quando precisam

De nós?!

Quem somos nós,

Senão "zés 

ninguém"

E reles?!


V


Preciso

De ler 

E escrever

Para ir ao encontro

Do outro

Seja 

Em piso

Estiver.

A minha consciência,

Diz-me para ter 

Sempre paciência,

Ter

Um espírito de tolerância

Para que haja 

Uma convivência

Pacífica,

Solidária

E cívica,

Saber

Perdoar

Mesmo para os que nos maltratam

E difamam;

Respeitar

A dignidade da pessoa

Humana,

Respeitar

A diversidade

De opiniões,

Sobretudo na política,

Na região,

Na crença, etc.

A luta é para cada um em si!


(To be continued)


Encosta do Sol (AMADORA, QUARTA-FEIRA, 3:09), 31/08/2022.


KK(NDO)

 O QUE SE APRENDE

COM UMA AMIZADE?!


I


Se alcança

Patamares 

Em aliança,

Confiança,

Em vários lugares

Distantes,

Com gentes

De potentes

Valores

Respeitantes

Ao comportamento

E ao respeito.


II


Vale sempre a pena 

Conhecer pessoas

De várias localidades,

Nacionalidades,

Línguas, 

Culturas,

Etnias,

Costumes

E tradições...,

Que nos fortalecem

E enriquecem

Os nossos foros

Íntimos 

E intrínsecos...


III


A amizade,

Nos une

E define 

O que constitui o promotor

Da nossa unidade

Na diversidade,

E não o  fator

Divisor,

Segregador,

Da dor,

Que impede 

O verdadeiro amor,

Agregador 

Da solidariedade 

Na humanidade ...!


Continua


STAMFORD HILL ( saturday, 03:44 PM), 31 August 2019.


KK(NDO)

 NO ALTO,

NO FIRMAMENTO

INFINITO...,


I


No espaço

Imenso

Que cobre

O espaço

Terrestre,

Fico

Um pouco

Limitado

Na descrição de tudo

Que me apressnta opaco,

Vendo 

De longe,

Algo parecido

Com arco

Íris, bege...


II


O alto 

Da terra

Que nos demonstra 

A fissura,

O espaço

Imenso

Do firmamento,

Com diversidade 

De cores

Pares

impares,

Que longe da nossa vista,

Nos apresenta

Uma infinidade

Com uma paisagem esbelta 

Que termina com um arco-íris...!


III


Longe,

Hoje,.

Daqueles que tanto amo

E estimo

Estou  a regressar a sombra

Da penumbra

Que me ampara

Como criatura

Que aspira 

As mais belas e finas 

Coisas humanas,

Até  divinas... !


IV


É a lei,

A grei

Da vida 

Que Natureza

Nos fornece

Para o delete 

Face 

Ao que se encontra no zênite, 

Que a estreiteza,

A peculiaridade

Da personalidade,

Na vida,

Goza

Deliciosamente...


V


O balão 

De oxigénio ,

O beneficio 

Que as férias 

Proporcionam aos felizardos

Deste privilégio,

Dando a cada coração 

As energias

Para suportar as fainas

Diárias

Das atividades humanas,

Em vários  

Períodos...


VI


As férias 

Permitem 

A longevidade

De cada 

Personalidade,

Na mediida

Em que aumenta

 A sonda

Da vida,

Contrapõem

As peripécias

Que cada 

Um enfrenta

No exercício

Do seu ofício...


VII


As férias 

São necessárias,

Pois, constituem

O combustão 

Para cada cidadão, 

Para cada mulher,

Cada homem

Ou para cada ser

Humano

No seu percurso quotidiano.


VIII


Fui "matar"

Ou aumentar

Saudades daqueles

Que nos fazem

' Hércules",

Àqueles

Que nos fazem 

Viver

Heroicamente,

Àqueles 

Que nos fazem

Resitir cada embate,

Enfrentar  todos os combates

E a cada um dales,

Vencer!


IX


O regresso

Sem remorso

Do pouco tempo

Que o corpo

Usufruiu, 

Que a mente

Aproveitou e adquiriu 

Como foro pessoal

E profissional,

Para a aplicabilidade

Na  atividade,

E, consequentemente,

A  rentabilidade

Na empresa

Como sua casa...!


X


O azul

Bem claro

O tom d,água

Cintilante 

Quando o azul

Se confronta com o mar

E produz

O azul

Da ilha 

De Bolama,

Brilhante

No instante

Dm que a água de Bissau

Turva,

Se curva 

Com vergonha 

Pela contraste.

Na beleza

Da natureza...


XI


Obrigado

Meu Deus,

Por ter permitido 

O gozo 

Com  os meus,

Num período 

Relativamente escasso.


(Continua)


No ar, entre Londres e Lisboa(segunda -feira , 06:38 AM), 31 de agosto de 2020.


                                   KK

 I


Repetição 

Da lição, 

Recapitulação 

Daquela porção 

Em proporção 

Da missão...

Estou de volta

À quinta

Para reiniciar as atividades

Interrompidas por vontades

Da malta,

Quando os corpos

Exigiam tempos

Complementares

A fim de recuperar as energias

Despendidas!

Férias,

Férias 

Necessárias!


II


Histórias 

Contadas 

Durante as férias 

De verão 

Numa região,

Arredores 

De londres,

Escutadas

Com muita atenção 

Pelos netinhos

De tamanhos

Ainda inferiores

Aos polegares...!


III


Tocou o sino

Anunciando 

O fim do recreio

No Império,

O fim da debandada

E o inicio

De mais uma jornada,

O principio de uma atividade exigente,

Preparada

Efificiente

E detalhadamente

Pelo beltrano 

E sicrano,

Pondo 

Fim ao sono...!


IV


Não existe 

Lugar,

Nem vagar

Em parte 

Nenhuma 

Que toma 

Conta 

Do meu corpo,

Nem sequer o tempo

Para o domar,

Para o limar,

Aprumar

E, seguidamente, 

Chamar 

A sua mente

Para o trabalho

Com muito brilho!...


V


Quem

Se encarrega,

Num qualquer quintal,

Da árdua 

Tarefa

De executar,

Endireitar

De forma pontual,

Assidua,

Tratar

Da minha coluna

Na tuga

Ou no além?


VI


Que Universo

Pertenço?

A que espécie 

Do humano 

Me assemelho,

O que valho

Em cada trabalho?

Que faço

Em cada espaço

Nesta nossa superfície?

A que linhagem ,

Na origem

Humana 

Me posiciono

Ou melhor,  qual a minha sina?!


VII


As minhas reflexões 

Soltas,

Muito mexem com as missões 

Em várias

E vastas 

Ocasiões

D,outros humanistas

E utopistas,

Que nos deixarm importantes,

Lições,

E conclusões,

Na sua procura

De perfeições,

Em inúmeros

Encontros

Nos diversos planetas...


VIII


Que fazer

Nestas deambulações 

Sem lógicas 

Autênticas,

Verídicas 

Benéficas

Na atualidade,

Para a Huminidade?!...


(Por concluir)


Stansted Airoport (London, Tuesday,  03:54 PM), 31 August  2021.


                   KK(NDO)

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

 A RETA FINAL,

COM O MESMO PEDAL

QUE PROPUS NA PARTE INICIAL...


I


O exercício

Mental

Desde o início

Deste 

Mês

De agosto até

A parte

Final.


II


Durante 

Um mês,

Tentei

Medir

A minha capacidade

De refletir

Sobre os vários

Assuntos,

Vários

Problemas

Pessoais,

Sociais,

Políticos

Que me afetam

E ao mundo

Em geral.


III


Orgulhosamente,

Gostaria

Que está reflexão

Fosse isenta,

Correta,

Perfeita,

Imparcial

E transparente

O mais possível

E objetiva.


IV


De qualquer

Forma,

Quero agradecer

Ao Senhor

Deus,

O Criador,

Pelo dom

Que me concedeu

De ter podido

Refletir

E ter

A idoneidade

De escrever

Algumas palavras,

Constituindo

E construindo

Algumas frases

E algumas reflexões

E pensamentos.

A solidão contribuiu

De certo modo,

Ter tempo e paciência

Para refletir

E escrever.

Os desenhos,

Os bonecos

Constituem

O complemento

E incentivos

Para a escrita,

A minha " real companheira

De todos os dias.

Um grande obrigado

A todos 

Àqueles que se dignaram

A ler as minhas reflexões,

Apesar de não corresponder as expetativas.


(To be continued)


Encosta do Sol (Amadora,

Terça-feira, 05:12), 31/08/2022.


    KK(NDO)

 A FAMÍLIA,

A MAIOR FOLIA...


I


Afinal

Há vida

Para além da vida

No temporal.

Quando vivemos

Em e com a família

Com amor,

Com  maior

Com muita folia!


II


As minhas 

Filhas 

Vieram dar-me mais fôlego,

Vieram dar-me mais

Fogo

De acreditar

Que ainda 

Tenho amor

Para dar

Sem pedir o retorno.


II


Agosto termina

Com uma prenda,

Com uma dádiva

Algo que me salva

Esta temporada

Por uma má sina

De solidão

Do cidadão.


III


Altura bastante

Propício

Para o início

Do ano lectivo

Para que se torne ativo

Encarando a vida positivamente.


III


Vieram dar-me apoios

Psicológicos,

Morais

Comportamentais,

Mesmo não tendo meios

Económicos.


IV


Vieram no momento

Exato

Em que se encontrava

Muito 

Em baixo,

Quase no lixo

Que me levava

Quase a desistência

Da existência.


(To be continued)


Encosta do Sol (Amadora, 05:43, terça-feira), 30/08/2022

           

         KK(NDO)

 A FÉ 

DO CHEFE


Oi/ ! Nantoií Djolii Kosta! Mais um pretexto/ para mais um texto/ nestas linhas: Que Deus dê força/ aos nossos " irans", protegendo-nos/ dos infortúnios/, dos demónios/, guiando-nos/ diariamente longe das dores/ e dos horrores/, conduzindo-nos/ para os desígnios/ que traçámos/ e ambicionamos, aqui na emigração, longe/ da nossa Nação/. Força/ Nantoi/ Djolii/ !!! Tu, que acreditas/ em ti, nas forças que te sustentam como um ser que anseia/ atingir os patamares/ interiores/ e exteriores/ da tua(nossa) existência/, incitas/ cada consciência a trilhar/ e a batalhar/ pelo mesmo/ rumo/ ou por outro que vá ao seu desígnio e ao seu encontro/. A tua fé/ é como a do chefe/ de tabanca/ que apela aos seus moradores/, a suplicarem aos "irans", na época/ da "seca"/, que envie àquela seiva/ preciosa/, que é a chuva/ ! Nantoií, fico por aqui, tentando pintar/ e retratar/ o que mais agrada/ cada /criatura/, que na vida, envereda/ pela verdade/, sinceridade/ e felicidade/.Adorei a tua foto, pelo que tentei mergulhar/ na profundeza/ das tradições dos nossos ancestrais/, dos nossos pais/. Um grande abraço do tio com estima..


                          30/08/2015.

                                                      KANKAMBALL( NDO)

 É BOM

RECORDAR 

O QUE FOI BOM!   :


O FASCÍNIO 

DE QUALQUER DESÍGNIO…


I


Oh! Que saudades

Das nossas leviandades!

As letras,

As palavras

Raras,

Que dirigimos

Aos que nós muito amámos!

Aos amigos

De anos longos,

Que constante

E esporadicamente

Redigimos e dirigimos os nossos afetos

E sentimentos.


II


Há dois meses

Que me hibernei

Sem 

Fazer

Escrever

Cem vezes,

O que me dá prazer

E em nada, abonei,

Nem tão pouco ganhei.


III


Razões alheias

À minha vontade,

Conduziram –me às teias

Da obscuridade,

Da escuridão

No meio de tanta multidão,

Sem escrever

À animosidade

Que me dá prazer

No facebook,

O meio que eu defini 

Como o laço,

O espaço

De convívio,

De comunicação,

De relação

Entre pessoas,

Rompendo à distância,

O tédio 

Da própria 

Existência. 


IV


De Freamunde,

Terra em que vivi com muito intensidade,

Em virtude 

Da grande hospitalidade

Por parte

Da sua gente

Singela e humilde,

Estou de novo

Aqui em Lisboa,

À espera de uma outra canoa,

Que me leve à uma outra parte,

Dependendo da sorte

Ou não, do novo

Ano letivo.


PV CITY (SEXTA-FEIRA- 23H30 MINUTOS), 30 DE AGOSTO DE 2013.


KANKAMBAL (NDO)

 POUPO

O TEMPO

PARA QUE O MEU CORPO

TENHA O BENEFÍCIO DE CHEGAR AO TOPO...


I


EI-lo 

Na azáfama diária 

Que o cobre de alegria,

De júbilo 

No rosto 

Posto 

No futuro

D,ouro...


II


O caminho 

Traçado do UTCHAI

BEDJAME

Quando, naquela cerimónia

Derramámos vinho,

Aguardente,

A nossa tradicional

Paai,

Em nome

Dos nossos antepassados,

Não me deixa indiferente

No presente

Relativamente

À historia 

De cada ancestral,

Nos seus esforços desenvolvidos.


III


O respeito

Para cada sujeito, 

Ao meu semelhante,

A sua tradição, 

A sua cultura,

A sua civilização 

Peculiar,

Faz de mim

O testemunho

Da vivência 

Da minha geração

E da que me precedeu,

Antecedeu,

Defendedo-a até ao fim,

Sem complexo,

Porque tive a sorte

De viver numa época

Diferente

Com padrões diferentes.


IV


O tempo

Ensinou-me o modo,

De olhar cada tipo

De corpo

Num campo

Revestido

De uma cápsula 

E membrana de grupo

Aberto,

Pronto

À confraternização 

Com cada tradição,

Cada geração,

Despido 

De estereótipo.


V


Assumo 

O mundo 

Preparado

Ao pluralismo,

Ao civismo,

Ao respeito 

À diferença

De cada raça,

De cada religião,

De cada cada crença,

De cada opinião, 

De cada tradição,

O respeito

Ao convívio

Sadio

Entre as culturas,

Pugnando 

Para que seja respeitado

A Carta das Nações Unidas!


(Por concluir)


Stamford Hill ( monday, 05:36 AM), 30 August 2021.


                                              KK ( NDO)

domingo, 28 de agosto de 2022

 O GALO CANTA

E TODO O MUNDO SE LEVANTA!


I


O galo 

Canta

E todo

O mundo 

Se levanta

Para a habitual luta,

Para a habitual labuta, 

A jornada 

Da comida, 

Que a barriga

Obriga.


II


Levanto-me

Para fazer o mesmo,

Embora seja

Do outro jeito,

Do outro âmbito,

O mesmo rumo,

Que toda a gente deseja

E se resume:

A saúde,

A felicidade.


III


Ninguém fica

Atrás,

A não ser àquele

Que é incapaz,

Áquele

Que está na maca.


IV


A melodia

Do galo

Em cada dia,

Desperta cada "rolo"

Do seu sono

Profundo,

Sair do seu lodo

Para o embate quotidiano.


V


O barco

Do manjaco

Está atracado

No porto,

Pronto

Para o outro lado,

Para o outro mundo 

Desconhecido,

Quiçá, para o  conhecido,

Lá do Oceano Atlântico.

VI


Embalados 

Na corrida,

Na correria,

Não devemos,

No entanto,

Esquecer os que ficaram atrás,

Àqueles irmãos,

Cujas mãos,

Ficaram impossibilitados

De seguirem a mesma labareda,

Em virtude da sua parca  tesouraria,

Ou por serem enfermos

 E não foram capazes  de seguirem o mesmo trajeto,

A mesma trajetória

Dos demais.

Temos que lhes desejar a paz!


CATUJAL (UNHOS, 3ª-FEIRA, 04H30 MINUTOS), 26 DE AGOSTO DE 2014.


                                     KANKAMBAL MATTOS (NDO)

 A felicidade,

Resume-se nisto!


I


As imagens,

Focagens

Das paragens

Sem nuvens,

Claras

Como águas

Que refletem as caras

Das criaturas

Imaculadas

E cândidas

Num ambiente

Natural

Em que nada se discute,

Senão o familiar e o sensacional!

II


Quando Deus

Não nos abandona

E nos abona

Com os véus,

Com o que mais

 Nos deixa

Em paz,

Não lixa

Cada um de nós,

Mesmo a sós

Cada qual, cada vez mais 

Feliz

Em cada pais

No que cada um faz

Ou   no que gosta de fazer

Com muito prazer.


III


O sonho

De um dia,

Ao meio dia,

A meia noite,

A qualquer

Hora

Ou instante,

O prazer

De escrever

Debaixo duma palmeira,

Saboreando

Com muito

Gosto

O seu vinho,

Rodeado

Dos encantos dos filhos,

Netos

E de todos os benquistos,

Escrevendo

A sabedoria

Dos velhos

Com muita alegria...!


IV


Oh!  Que bom,

O dom

Que Deus

Concedeu

A cada um de nós!

O que nos 

Presenteou,

O que Adão

 Nos

Legou:

Crianças,

Que nos 

Dão

Forças

E esperanças

Para a continuidade

Da humanidade,

A razão da nossa luta

Ininterrupta!


V


Férias

Que jamais esquecerei,

Em vários lugares

Onde deparei,

Os familiares

Enchendo- me de alegrias,

Sobretudo, estas últimas correrias!


(Cont)


29/08/2016.


KK(NDO)

 RECORDAR,

É  SE LEMBRAR

E NÃO SE ESQUECER,

NUNCA, DE VIVER:


DEUS FEZ

TODOS OS SERES,

UM DE CADA VEZ...

I

A justiça

Feita

De forma

Injusta

Pelo homem

E a resposta,

Vem

Posta

Numa

Balança,

Diria, reposta,

Vem

Reparar a injustiça

Praticada,

Cometida;

Um dano

Perpetrado pelo humano...


II


A paciência

De DEUS

Permite, fornece a ciência

Aos seus

Seres,

Àqueles

Sujeitos que Ele próprio fez

De cada vez...


III


Vinte e sete anos

Entolado

Nos pântanos,

Sem vislumbre de nenhum pé,

O " Contratado" 

O " nómada"

Sem (nenhuma) área determinada,

Mas com fé

Num dia

De alegria,

Ainda

Que, tardia...!


IV


...Até que a luz,

No fundo do túnel

Irrompeu o impossível

Com o sabre

Do robusto

PADRE,

Nato, 

MELHOR, NETO,

Em Queluz,

Iluminando

 Com as suas velas,

Brilhando

Como pérolas...!

...

V


(To be continued )


Camden Town( Tuesday), 29th August 2017.


          KK(NDO)

 RECORDAR,

É  SE LEMBRAR

E NÃO SE ESQUECER,

NUNCA, DE VIVER:


DEUS FEZ

TODOS OS SERES,

UM DE CADA VEZ...

I

A justiça

Feita

De forma

Injusta

Pelo homem

E a resposta,

Vem

Posta

Numa

Balança,

Diria, reposta,

Vem

Reparar a injustiça

Praticada,

Cometida;

Um dano

Perpetrado pelo humano...


II


A paciência

De DEUS

Permite, fornece a ciência

Aos seus

Seres,

Àqueles

Sujeitos que Ele próprio fez

De cada vez...


III


Vinte e sete anos

Entolado

Nos pântanos,

Sem vislumbre de nenhum pé,

O " Contratado" 

O " nómada"

Sem (nenhuma) área determinada,

Mas com fé

Num dia

De alegria,

Ainda

Que, tardia...!


IV


...Até que a luz,

No fundo do túnel

Irrompeu o impossível

Com o sabre

Do robusto

PADRE,

Nato, 

MELHOR, NETO,

Em Queluz,

Iluminando

 Com as suas velas,

Brilhando

Como pérolas...!

...

V


(To be continued )


Camden Town( Tuesday), 29th August 2017.


          KK(NDO)

sábado, 27 de agosto de 2022

 

ALILI LI/SUMA CATCHU/ NA MON DI MININUS!

I

Nas mãos daqueles que têm paixão,
Que têm coração,
Que têm compaixão,
Está o menino Ndo.

II

Fazem dele
O que querem,
O que entendem.

II
Não há
Voltas a dar,
Não há
Nenhuma alternativa.

IV

O prognóstico
Previamente
Reservado
Ao manjaco
Chamado
Ndo.

V

Deus
Quis
Que assim fosse
O meu destino,
O deste menino!

VI

Enquanto
Tiver
Folgo
E viver,
Folgo
No encanto,
No canto
Que a Providência
Me concede
Na vivência
Desta sociedade,
Desta humanidade.

VII

Os familiares
E amigos
Se afastaram,
Porque não encontraram
Benesses,
Nem regos
Em que pudessem trazer
Ou colher
Benefícios,
Ou negócios,
Nem tão pouco artifícios
E ofícios.

VIII
O mundo ruiu
Sobre o mundo
Que construiu,
O corolário
Do sacrifício
Levado durante
Muitos anos
No seu subconsciente
Por entre os oceanos!

IX

Tão pequenino
E insignificante,
Vai marchando
Pachorrentamente(paulatinamente)
Por entre brechas
E brechas
À procura
Do seu bem-estar,
Numa palavra,
À sua sobrevivência
Para suportar
A violência
Por entre os que restam
Dos que lhe amam.

X

O fim do mês
Que, de quando
Em vez,
Que vem surgindo,
Nada mais traz
Como a paz.

XI

O vinte e três
Vem e passa rapidamente
Sem me aperceber
Da sua chegada,
Da sua vinda
Alegre e pungente
Como já não sou um ser.

XII

É tudo
Estranho,
Quando nada fica
Do sonho
Da tribo manjaca,
Da geração "bantumbi"!
Nem sequer a barraca !

PRIOR VELHO(RUA DE MOÇAMBIQUE, LOTE 137- 2º DTº), O3 DE AGOSTO DE 2011-


MATTOS (NDO )

Sem comentários:

 cessar

De procurar,
Um lugar
Para me sossegar,
Eis que,
Numa tarde
De muito calor,
Muita sede,
Ao redor,
Perto,
No distrito
De Lisboa,
Concretamente na Brandoa,
Ao alto,
Ao ar
Livre,
O vento
A soprar...
Tive
O prazer de contemplar
E deliciar
A brisa da cidade...!

Sem comentários:

http://kankambal-ndo.blogspot.com/2011/07/sensacaoda-aversao.html?m=1

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

 cessar

De procurar,
Um lugar
Para me sossegar,
Eis que,
Numa tarde
De muito calor,
Muita sede,
Ao redor,
Perto,
No distrito
De Lisboa,
Concretamente na Brandoa,
Ao alto,
Ao ar
Livre,
O vento
A soprar...
Tive
O prazer de contemplar
E deliciar
A brisa da cidade...!

Sem comentários:

 A  CRENÇA

IMENSA...


I


As águas

Turvas 

Das

Lagoas

De  Plumpe(Pelempe)

E de Bandjumpôr,

Em Utiacor,

O meu amor,

As pujanças

Das

Crianças

Nelas

Nascidas

Ou criadas...


II


Na emigração,

Têm

A missão

De fazerem

De  cada

Coração,

A sonda

Como açorda

Que faz 

De cada 

Rapaz

Alentejano

Mais robusto

E forte

No posto

Que ocupa em cada

Parte,

Lá para o Oceano...


III


Turvo

No pensamento

Em cada momento,

O " suevo"

Que se encontra

Em férias

Nas  cantarias

Dos"Anglo-Saxões",

Dos "Bretões",

Procura 

"Queimar"o tempo

Antes que este queime o seu corpo,

Escrevendo poesias,

Delícias,

Do seu coração

Em ebulição...


IV


Continua


Stamford Hill ( terça-feira, 03h44m), 27/08/2019.


                       KK(NDO)

 PARABÉNS,

JOVEM

JAILSON!


Parabéns, jovem Jailson, neste dia que já homem és! , Desejo-te  saúde, muitas felicidades em companhia dos teus pais e familiares! É com uma satisfação, meu querido neto, que te felicito neste dia tão especial da tua vida e na dos teus pais, anelando-te sucessos nos estudos, e juízo que é preciso no que sonhas  na vida ativa que se avizinha!

Um grande abraço do avô.

 HAPPY

BIRTHDAY,

JAILSON!


I


Feliz aniversário,

Meu netinho!

Que o Império 

Da razão 

Cresça como o grande

Sonho 

No teu coração 

Com muita saúde,

Alegria,

Humanidade

E felicidade 

Em companhia  

Da tua família!


II


A palavra

Gratidão,

Associada 

A honra

Ao Nosso Senhor 

Criador,

Que, permitindo

A tua vida

Na vinda

A este mundo,

É o meu prmeiro gesto

De agradecimento 

Do primogénito

Do pai, 

Da mãe,

Em duas palavras,

Dos pais

E dos avôs!


III


Que o teu caminho,

Vá ao encontro

Do sonho

De ouro

Dos que te conceberam,

Te amam

Na verdadeira 

Aceção da palavra!


III


Uma sexta 

Abençoada,

Esta 

Do teu aniversário


Com estima

De quem te ama


                            Do  avô " NDO"

 HAPPY

BIRTHDAY,

JAILSON!


I


Feliz aniversário,

Meu netinho!

Que o Império 

Da razão 

Cresça como o grande

Sonho 

No teu coração 

Com muita saúde,

Alegria,

Humanidade

E felicidade 

Em companhia  

Da tua família!


II


A palavra

Gratidão,

Associada 

A honra

Ao Nosso Senhor 

Criador,

Que, permitindo

A tua vida

Na vinda

A este mundo,

É o meu prmeiro gesto

De agradecimento 

Do primogénito

Do pai, 

Da mãe,

Em duas palavras,

Dos pais

E dos avôs!


III


Que o teu caminho,

Vá ao encontro

Do sonho

De ouro

Dos que te conceberam,

Te amam

Na verdadeira 

Aceção da palavra!


III


Uma sexta 

Abençoada,

Esta 

Do teu aniversário


Com estima

De quem te ama


                            Do  avô " NDO"

 BEBER NA POTE

DA ÁGUA DA FONTE...!


I

Servia 

E bebia

Da água

Que jorra

E brota 

Da fonte

Contígua

De Bandjumpor,

Da cor

Branca e transparente

Naquela encosta

Que outrora

Vivia...!


II


Na manhã 

Serena

Da madrugada, 

Daquela bolanha

Em que cada 

Um pugnava,

Lutava

Pela sina,

Pelo sustentento

Diminuto,

Suficiente

Para cada 

Filhote,

Via-se pessoas 

De várias 

Idades atarefadas

Pelas lidas

Imensas

E diversas.


III


As crianças

Ocupavam-se de vigiar

Os arrozais

Ou de pastorar

 O gado,

Sentados num grande arvoredo ,

Mostravam,

Demonstravam 

As suas habilidades e suas graças.


IV


Lembro-me de "batuche"(1)

Que nos permitia trocar

Com mancarra(amendoim)

Nas aldeias contíguas,

Que depois ferviámos,

Torrávamos

Ou assávamos

E por fim, comíamos 

Deliciosamente!

Oh! O tempo de antigamente!

Éramos 

Rapazes 

E raparigas muito felizes!


V


Oh! Que bom ter a memória

Daquele tempo

Longínquo 

Da infância, 

Da adolescência!

As férias 

Do Natal,

Da Páscoa,

As férias 

Grandes,

Que  endiabravam

E enfeitiçavam

As pequenadas nas tabancas

Daquelas

Vilas,

Naquelas,

Daquelas 

Épocas!!!


VI


Oh que diferença

Abismal

Entre a criança

Daquela época

Em cada tabanca 

Com o tempo atual,

Em que tudo 

Gira,

Tudo

Se encerra

À volta do virtual!

Tudo

Circunscrito 

Tudo 

Fechado,

Cada qual

No seu mundo, 

Na sua hermética

Concha,

Cada um se fecha,

Relacionando 

Com o desconhecido,

Esquecendo 

Aquele(ou aquela) que está perto,

Que está ao redor,

Omitindo 

O amor 

Genuíno,

Ameno,

O mundo 

Em que ninguém 

Toca

Ninguém;

Em que ninguém 

Fala 

Ninguém, 

Mesmo estando

Na mesma sala,

No mesmo quarto

Ou na mesma

Cama...!


VII


Oh! A pote

Da minha fonte

D,outrora,

Naquela terra 

Tão distante !

A água que dela bebia

Ou que alguém me servia

Na caneca,

Naquela tabanca!

Tão doce,

Que fazia resplandescer 

E rejuvenescer 

A minha ténue 

Face,

Naquela suoerfície!


VIII 


Oh! Se me lembro 

Ainda o dobro

Que ainda existe 

No meu cérebro, 

Na minha mente!


1. Resto do arroz que fica por apanhar/colher. 


(Continua )


Stamford Hill ( friday, 11 p.m.), 27th August 2021.


                                                               KK NDO)

ESCRITA
É TUDO
O QUE ME ENCANTA
E INDICIA
NESTE MUNDO

I

É a escita
Tudo o que me resta
Como palitivo,
Como incentivo
para continuar a viver
Como muito prazer.


II
Não valho
Para cada filho
Que tenho,
Nem tão pouco
Do sonho
Que acalento
Desde a minha
Juventude
Em ajudar a minha
Família
E a minha
Sociedade.

III

Em casa,
O meu mutismo,
O silêncio,
O monólogo,
Constituem
O cenário
Constante
E permanente.

IV

Não tenho ninguém
A quem
Dialogar
Pois, estou abandonado pelos meus filhos, Estes, desdenham-me, odeiam-me, detestam-me.
Às vezes estou em casa  e apenas limito-me a desenhar, ler escrever ou a dormir. Nada me apetece fazer e assim, torno-me num preguiçoso! Ninguém me telefona, ninguém se lembra que ainda estou a existir, a viver ou  melhor dizendo, a sobreviver,
A alegria de viver dissipo-se completamente, pois, já não consigo viver a incentivar e a ajudar a alguém a viver,
Em todos os papeis e em todas as folhas, escrevo coisas incríveis, porque eu sei que à partida, ninguém lê ou vê que eu escrevo ou desenho. No entanto, eu sei que Deus ainda está comigo enquanto estou ou estiver a respirar.

CATUJAL, 21 DE FEVEREIRO DE 2014.

     KANKAMBAL MATTOS (NDO)

SEM COMENTÁRIOS:

ENVIAR UM COMENTÁRIO