EM AGOSTO,
O ASSUNTO
É RECORDAR O JÁ DITO
E ESCRITO:
A MÃE NEGRA
CHORA
AMARGURA
DA SUA TERRA
I
As ruas
De BIssau
E doutras cidades
Da Guiné-Bissau
Continuam a ser
Regadas
De lágrimas
Das(Pelas ) mães negras!
II
As manifestações
São agora,
Espontâneas
Pelas largas
Avenidas,
Alamedas
Ou nas ruelas
Estreitas,
Pelas
Populações
Que têm corações
Escorraçados
E manchados
Pelos desgostos
E sofrimentos
Acumulados.
III
De que lado
Está o povo
Que vemos
Nas manifestações
Em duas ocasiões:
-A favor da não destituição
E queda do governo,
Liderado
Pelo Engenheiro
Domingos Simões Pereira
E outra, aquando do regresso do Senegal
Da sua Excelência, o Presidente
Da República,
O Dr João Mário Vaz?
IV
De que lado
Está o martirizado
Povo
Da Guiné-Bissau?
-De lado nenhum, apenas
Do lado
Do dialogo permanente,
Construtivo
E frutuoso,
Do entendimento recíproco
Que conduza o desenvolvimento
Do País.
Vamos aguardar com fé e paciência, o final da reunião do Conselho do Estado e da declaração prometida pelo Presidente da República.
As duas instituições estão condenadas(penso eu) ao entendimento a fim de corresponder às expetativas e elevadas aspirações do povo, pois, estas divergências já ultrapassam as esferas pessoais e já se situam nas institucionais.
Oxalá
Que o Alá
Oiça a prece
Para que a Guiné ultrapasse
Esta crise!
A mãe negra
Que chora,
Agruras
Da sua terra,
Está
Farta,
Está
Exausta
De tanto
Pranto
E Sofrimento
No seu rosto!
Basta
De tudo o que a atormenta,
Aflige o seu débil peito
E já padece
De tudo o que lhe aparece
À face!
A boca
Da Mãe África,
Da Mãe Negra
Continua rubra
Como a bala do PAIGC.
Midjer do panu
Pretu,
Agora di vistudu
Pretu
E de boca burmedju
Suma bala de PAIGC,
Icontinua inda na sufrimentu !
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( segunda feira, 18h43 minutos), 10 DE AGOSTO DE 2015.
KANKAMBALL (NDO) CT

Sem comentários:
Enviar um comentário