O MÊS
DE AGOSTO,
A VIUVEZ
DAQUELE QUE TEM GOSTO
DE PARTILHAR O SEU CONHECIMENTO...!
I
É este mês
Que me fez
Um "João de Deus"
Para os meus
Irmãos,
Para os meus
Concidadãos,
Para serem
Cidadãos
Conscientes,
A fim de compreenderem
Os momentos presentes,
Entenderem
Os louros,
Os saberes,
E sabores
Dos outros horizontes
E os contornos futuros!
II
O mês
De Agosto
É o mês
De prazer,
De lazer,
Mas também
De inquietação,
De ansiedade,
Para aquele que tem
Algum conhecimento
Na área de educação,
Que exerce a sua atividade
Sem qualquer vinculação
Ao Ministério
Que o proporcionou
A formação
Académica,
Dando-lhe um emprego precário,
Isto
É, sem no entanto,
O incluir no seu “império”.
Algo que muito
O choca !
III
Os “ calos”
No ramo educacional,
Deram-me um potencial
Para suportar todos os abalos
E todos os pesadelos
Que possam afetar
A minha moral,
E assim, enfrentar
Com a esperança
Qualquer mudança,
Qualquer ocorrência,
Na alternância
Política,
Nesta república
Democrática.
IV
Findo
O mês
De agosto,
Termina
O contrato
Celebrado
Com o patronato,
E o “nómada”
Que apenas ensina,
Fica na viuvez,
Fica no “ Deus dará”
À espera
Da sua sorte
No horizonte!
V
Terminam as férias
Tão frias
Como águas
Longínquas
Nas lagoas
Antárctidas!
O “nómada
Docente”
Impotente
No que emite
De forma nobre
E decente,
Abre
O seu coração
Para mais um combate
Da (na) sua vida,
Que muito ama,
E que se aproxima.
PÓVOA DE SANATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 15H35 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.
KANKAMBALL ( NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário