segunda-feira, 22 de agosto de 2022

 O MÊS

DE AGOSTO,

A VIUVEZ

DAQUELE QUE TEM GOSTO

DE PARTILHAR O SEU CONHECIMENTO...!

I

É este mês 

Que me fez

Um "João de Deus"

Para os meus 

Irmãos,

Para os meus 

Concidadãos,

Para serem

Cidadãos

Conscientes,

A fim de compreenderem

Os momentos presentes,

Entenderem

Os louros,

Os saberes,

E sabores

Dos outros horizontes

E os contornos futuros!

II

O mês 

De Agosto

É o mês

De prazer,

De lazer,

Mas também

De inquietação,

De ansiedade,

Para aquele que tem

Algum conhecimento

Na área de educação,

Que exerce a sua atividade

Sem qualquer vinculação

Ao Ministério

Que o proporcionou 

A formação

Académica,

Dando-lhe um emprego precário,

Isto

É, sem no entanto,

O incluir no seu “império”.

Algo que muito

O choca !

III

Os “ calos”

No ramo educacional,

Deram-me um potencial

Para suportar todos os abalos

E todos os pesadelos

Que possam afetar

A minha moral,

E assim, enfrentar

Com a esperança

Qualquer mudança,

Qualquer ocorrência,

Na alternância

Política,

Nesta república

Democrática.

IV

Findo

O mês

De agosto,

Termina

O contrato

Celebrado

Com o patronato,

E o “nómada”

Que apenas ensina,

Fica na viuvez,

Fica no “ Deus dará”

À espera 

Da sua sorte

No horizonte!

V

Terminam as férias

Tão frias

Como águas

Longínquas

Nas lagoas

Antárctidas!

O “nómada

Docente”

Impotente

No que emite

De forma nobre

E decente,

Abre 

O seu coração

Para mais um combate

Da (na) sua vida,

Que muito ama,

E que se aproxima.

PÓVOA DE SANATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 15H35 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.

KANKAMBALL ( NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário