HÁ UM MÊS E POUCOS DIAS, ESCREVIA NESTE MESMO ESPAÇO:
(4/7 ·(
Aos exmos srs
Presidente da Guiné-Bissau
E o Primeiro Ministro,
Respetivamente, sr. José Mário Vaz
E sr.Domingos Simões Pereira
I
O povo tem os olhos
Postos nos trabalhos
Que estão a desenvolver
Para o progresso
Do país e da Pátria,
A fim de erradicar a miséria,
A pobreza
Instituir a justiça,
A verdadeira democracia
E liberdade
Na nossa sociedade.
II
Irmãos,
Mãos
Á obra,
Para fazer
Da nossa terra,
Uma terra de sucesso
De progresso,
De lazer,
De felicidade
Para todos,
Sobretudo, para os desfavorecidos.
III
Irmãos,
Sr. Vaz
E sr. Pereira,
A paz,
Está nas vossas mãos,
Naquela terra
De “sabura”!
Mãos
“Na lama”,
Para fazer daquela terra
Pequenina,
Mas “grande
Na fama”,
Terra
De dignidade
Para a pessoa humana.
IV
Ponham de lado,
As querelas
Pessoais
E individuais,
Que são questiúnculas
Para o todo
Guineense!
Tirem o nosso povo
Da crise
Crónica que já vem vivendo
Há mais de uma década
E concentrem-se
Na senda
Dum objetivo:
A sua dignidade
E sua felicidade!
V
Se ontem foram
Os militares
Causadores
De instabilidade,
Não devem ser vós, os políticos,
Os dirigentes
Com outros horizontes,
Os novos “abutres”,
Novos ditadores,
Que instalam
Os focos
De inquietude
Na “nova” sociedade.
VI
O diálogo
É a arma
De quem ama
E estima
Todo aquele que é irmão e/ou amigo.
Ponham as instituições
A funcionar,
Para acabar e sanar
(Tantas) As corrupções.
VII
“É a conversar,
Que a gente se entende”.
Existem instituições
E lugares próprios
Para o diálogo,
Com o intuito de suprir
Todos os equívocos
E chegar ao entendimento
E ao consenso,
Pois, vós tendes um grande
Compromisso
Com a Nação guineense.
Queremos esquecer
“ Luz bai,
Luz bin”
Da era dos generais,
Da Guiné dos generais.
VIIII
Todos,
Estamos esperançados
Nos projetos
Que iniciaram
E abraçaram!
Não os interrompam!
Vamos continuar esperançados
E a ter a fé
Que V. Excelências
Nos devolvam
A nossa Guiné,
“sabe
Suma mel”.
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( 6ª- 20H54 MINUTOS- PINGO DOCE), 03/07/2015
KANKAMBALL(NDO)
Foto de Fernando Matos Ferreira.
Gosto Comentar Partilhar

Sem comentários:
Enviar um comentário