REZO
AO DIVINO,
DESPREZO,
MENOSPREZO
O HUMANO..
I
Até
Ao topo,
Até
Ao zénite,
O caminho
Aberto,
Solto
No tempo
Para atingir o sonho
Proposto,
Pretendido
Neste
Mundo.
O resto,
Não interessa
Para nenhuma coisa .
II
Ao invés,
Devia
Ser talvez,
O que se deveria
Procurar
Para chegar
Ao divino,
Isto é, do humano
Com todo
O zelo,
Cuidado
E segredo
Na ação
Que se treina
E se exercita,
Tendo
Em conta
O sigilo
Sagrado
Para a obtenção
Da benção
Para a salvação
Divina.
III
Os homens,
Os seres
Humanos,
Lutam na existência
Terrena
Ou para a sobrevivência
Em todas as paragens,
Em todos os lugares
Para serem donos,
Patronos,
Subalternando
Os outros
De posições inferiores,
Destacabdo-se como maestros
E principais ministros,
Principais orientadores
E gestores
De coisas poucas,
De coisas públicas ...
IV
Tento,
Experimento
Indagar,
Investigar,
Inquirir
E posteriormente
Inferir
O que leva o ser
A ter
Uma ambição
Ao extremo,
A satisfação
Ao máximo
Que o desvie da bondade,
Da solidariedade
Divina,
O que ensina
Os dez mandamentos,
Os bons comportamentos
Que a socialização
Impregna
Cada cidadão,
Alargando o seu horizonte
Para o benefício
E auxílio do seu semelhante...
V
O nosso umbigo
Não deveria afastar-nos
De cada amigo,
Fechando-nos
No nosso próprio
Abrigo,
Deixando cada navegar
No seu próprio
Rio,
Ao sabor da corrente,
Da maré
Perante
Um jacaré,
Um lagarto
Faminto,
Sem socorro
No seu suspiro..
VI
Porquê?!
Porque
Repleto
E saciado
Da carne,
O osso,
Joga-se no lixo,
Deixa-se para o cão!
Porque
Os objetivos
Propostos
Foram amplamente,
Completamente
Atingidos ...y
(Continua)
Brandoa(terça-feira, 01:24), 07 de março de 2023.
KANKAMBALL
