quarta-feira, 29 de março de 2023

 REZO

AO DIVINO,

DESPREZO,

MENOSPREZO

O HUMANO.. 



I


Até

Ao topo,

Até

Ao zénite,

O caminho

Aberto,

Solto

No tempo

Para atingir o sonho

Proposto,

Pretendido

Neste 

Mundo.

O resto,

Não interessa

Para nenhuma coisa .


II


Ao invés,

Devia 

Ser talvez,

O que se deveria

Procurar

Para chegar

Ao divino,

Isto é, do humano

Com todo

O zelo,

Cuidado

E segredo

Na ação

Que se treina

E se exercita,

Tendo

Em conta

O sigilo

Sagrado

Para a obtenção

Da benção

Para a salvação

Divina.


III


Os homens,

Os seres

Humanos,

Lutam na existência

Terrena

Ou para a sobrevivência

Em todas as paragens,

Em todos os lugares

Para serem donos,

Patronos,

Subalternando 

Os outros

De posições inferiores,

Destacabdo-se como maestros

E principais  ministros,

Principais orientadores

E gestores

De coisas poucas,

De coisas públicas ...


IV


Tento,

Experimento

Indagar,

Investigar,

Inquirir

E posteriormente

Inferir

O que leva o ser

A ter 

Uma ambição

Ao extremo,

A satisfação

Ao máximo

Que o desvie da bondade,

Da solidariedade

Divina,

O que ensina

Os dez mandamentos,

Os bons comportamentos

Que a socialização

Impregna

Cada cidadão,

Alargando o seu horizonte

Para o benefício

E auxílio do seu semelhante...


V


O nosso umbigo

Não deveria afastar-nos

De cada amigo,

Fechando-nos

No nosso próprio

Abrigo,

Deixando cada navegar

No seu próprio

Rio,

Ao sabor da corrente,

Da maré

Perante 

Um jacaré,

Um lagarto

Faminto,

Sem socorro

No seu suspiro..


VI


Porquê?!

Porque

Repleto 

E saciado

Da carne,

O osso,

Joga-se no lixo,

Deixa-se para o cão!

Porque

Os objetivos

Propostos 

Foram amplamente,

Completamente

Atingidos ...y


(Continua)


Brandoa(terça-feira, 01:24), 07 de março de 2023.


          KANKAMBALL

 AS MULHERES 

SÃO SERES

QUE TENS QUE ESQUECERES


I


A mulher

É um ser

Que temos que agradecer

Por tudo o que nos tem feito 

Pelo ruim

Como pelo bem

Até ao  fim 

Da nossa caminhada,  

Até ao fim 

Da nossa vida.


II


Ao sou um ser,

Que não deve esquecer

O amor,

O favor

Recebido

Da mulher,

Bem como o abandono

E o engano

Que tenho recebido

E votado 

Dela,

Como a estrela 

Quando

Nos deixa no nascente

Com uma dor

Ardente 

E sufocante. 


III


Não fui feliz

Neste país, 

Como na raiz,

Na terra 

Matriz

Donde nascera!


IV


No entanto,

Não devo esquecer

Os momentos

Que ela me proporcionou

Quando o amor

Ainda existia

E fervia

De paixão 

No meu coração,


Brandoa (sábado, 06:17), 11 de Fevereiro de 2023.


         Kankamball

 AS MULHERES 

SÃO SERES

QUE TENS QUE ESQUECERES


I


A mulher

É um ser

Que temos que agradecer

Por tudo o que nos tem feito 

Pelo ruim

Como pelo bem

Até ao  fim 

Da nossa caminhada,  

Até ao fim 

Da nossa vida.


II


Ao sou um ser,

Que não deve esquecer

O amor,

O favor

Recebido

Da mulher,

Bem como o abandono

E o engano

Que tenho recebido

E votado 

Dela,

Como a estrela 

Quando

Nos deixa no nascente

Com uma dor

Ardente 

E sufocante. 


III


Não fui feliz

Neste país, 

Como na raiz,

Na terra 

Matriz

Donde nascera!


IV


No entanto,

Não devo esquecer

Os momentos

Que ela me proporcionou

Quando o amor

Ainda existia

E fervia

De paixão 

No meu coração,


Brandoa (sábado, 06:17), 11 de Fevereiro de 2023.


         Kankamball

 QUEM NÃO NOS AMA,

SEMPRE NOS TRAMA,

ATÉ NA REFORMA...


I


Aquele que sempre trabalhou

E nunca falhou,

Nunca ninguém

Tramou,

Nem tão pouco Humilhou

Em todo o caminho

Que trilhou,

Para conseguir o seu Sonho

Como o menino

Daquela

Lala

Daquela 

Terra

Chamada Quínara,

Kantoma,

Bolama,

Évora...


II


Em Odivelas,

Odivelas 

Parque,

Hoje chamada,

Denominada,

... Outlet,

Na silenciosa

Madrugada

Naquela

Extensa 

Fila,

Eu estava entre os demais,

Com a minha mala

Repleta de documentos

De Finanças,

De Segurança Social,

Pois, temo

Ser tramado

Pela sociedade

Onde

Estou inserido...


III


Nesta senda

Da vida,

Que alguém

Comanda,

Que alguém

Dirige

E que ninguém

Corrige

O mal

Praticado

Por aquele carrasco,

Por aquele tirano

Que pensa ser dono

De todos e de tudo

Neste mundo,

Sobretudo

Aquele que é rico

Ou por instituição

Chamada 

Segurança Social...


III


A minha aflição,

A minha preocupação

Como cidadão,

Tem a ver

Com a minha condição

Como um ser

Que sonhava 

Com uma sociedade

Justa,

Perfeita,

De solidariedade,

De justiça

E graça,

Sem nenhuma maldade...!


IV


Que fazer,

Como viver

Com uma reforma

Miserável,

Deplorável,

Que a Segurança Social,

Ignorou,

Explorou

Durante mais de três décadas?!


V


Confio

Piamente

Na justiça

Divina,

Que nos ilumina

Diariamente

Para não não cairmos

Na desgraça,

E sermos

Salvos pelo seu amor,

Ou pelo menos diminuir,

Atenuar

O nosso sofrimento...!


(Continua)


STRADA Outlet.  ( Segunda -feira, 07:25), 13 de março de 2023.


          KANKAMBALL

 OS MEUS PULOS

DE ALFORNELOS

À CARCAVELOS.


I


Algo

Intrínseco

Leva este amigo

A um percurso longo

Um pouco

Distante do seu cubico,

Do seu abrigo.


II


Um sentimento

Misto

Do gosto,

Do afeto

Visto

No próprio rosto

Deste sujeito

Que está atravessar,

A passar

De facto, 

Um período bastante turbuleto


III


A paixão

Não correspondido

Afeta o coração

Já machucado

Pela separação

Da relação

Que estabelecera

Com uma senhora

Há mais de duas décadas,

E que deixaram mágoas,

Feridas

Indeléveis

E esquecíveis


IV


Vou escrevendo

O que estou sentindo

Em cada momento

Em cada segundo

Vivido,

Como um contributo

Da posterioridade

Para cada idade

A seguir a mim,

Depois do meu fim...

 Resposta 


Fernando Matos Ferreira N° de Identificação: 11171181834

Serviço 2.1.7.


Por este meio, venho pedir um esclarecimento da minha situação como utente de Segurança Social, pois, eu não compreendi nem  compreendo o porquê da PENSÃO VELHICE ANTECIPADA.

No passado dia 17 de dezembro de 2022, desloquei-me a uma das instituições de Segurança social sita na Loja de Cidadão, em Odivelas, com o intuito de saber em que condições está a minha situação, isto e, se já reunia as condições para me aposentar sem antecipação, nem penalização na minha reforma e não a antecipação da mesma. Ou seja, quais os requisitos necessários para uma reforma completa e sem antecipação.

Fico surpreso com a missiva enviada, propondo-me ou apresentando-me uma remuneração de 636,32 €.

Eu não pedi a cessação da minha atividade profissional, mas apenas a simulação de quanto poderia vir a usufruir em termos de remuneração, como já tenho 66 anos e 4 meses, segundo a lei em vigor.

Eu não pretendo antecipar a minha reforma, desde que ainda esteja em condições físicas e psicológicas em continuar a exercer a minha atividade profissional.

Pelo que, venho por este meio, considerar sem efeito o vosso despachado datado de 07/03/2023, pois pretendo continuar a dar o meu contributo profissional no ramo educacional no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, no Concelho de Amadora.


Com os meus melhores cumprimentos.


 Amadora,13 de março de 2023.


Fernando Matos Ferreira

 O POETA

QUE ESTÁ 

EM ALERTA...



I


O poeta

Que espera

Anseia,

Procura

Uma porta

Aberta

Para lançar,

Para publicar

A sua poesia

Encoberta

Em cada gaveta


II


Eu  escrevo,

Levo

Em cada noite

Um pensamento,

Insisto

Teimosamente,

Ainda com o estorvo

Para conseguir

Atingir

O meu objetivo

Procuro,

Pego cada caminho

Que me conduz

Ao meu sonho,

A luz

Que me ilumina

Para uma senda

Desconhecida,

O que me fascina,

Ou talvez a sina

Plena...


III


O calor,

O fervor

Com o pendor

A favor

Do amor,

É o fio 

Condutor

Que me empurra

Para fora,

Sair 

Da minha concha,

Conseguir

Uma prancha

Para atravessar o rio

E atingir

A outra 

Margem

Para adquirir

E me colorir,

Vestir

Outra roupagem

Que me torne outro homem

Diferente

E forte...


IV


Procuro 

No vazio,

No escuro,

No silêncio,

Adquirir  o compêndio

A fim de me tornar 

E transformar 

No sábio,

Compreender

E perceber

O mundo 

Que me rodeia,

O mundo 

Que me chateia

Com ninharias,

Com porcarias

Que nos aborrecem,

Que nos afligem

Com inundações,

Precipitações,

Com invasões

Com guerras

Bárbaras

De algumas nações

Que pretendem

Ser hegemónicas,

Únicas

Para imporem

As suas ordens

Sobre outras

Criaturas,

Outros homens,

Contra a vontade

Da Humanidade...!


V


O poeta

Em alerta

Máximo,

Do extremo

Sobre o avivar

Do fascismo,

Do revanchismo

Do colonialismo,,

Do imperialismo,

Do agudizar

Das condições

Das populações

Em todo 

O planeta,

Em todo

O mundo...!


VI


O que devo

Escrever

Sobre o povo,

Sobre o povo-miudo,

Desprovido

De tudo?!

Um problema

Sério,

Do trabalhador

Precário

Que  só conhece a dor,

O sofrimento

Imposto 

Pelo graúdo,

Que só pensa 

Em enriquecer

Deixando 

O resto

Na desgraça,

Na miséria,

Na penúria,

Na pobreza

Extrema!!!


(Continua)


Encosta do Sol( quinta-feira, 03:13), 23 de março de 2023.



          KANKAMBALL

 Tio,

O silêncio,

O vazio

No nosso meio...


I


É -me pedido

O sigilo

Entre nós

Os dois

Tudo

Em segredo

Não revelar nada

Da vida,

Da relação

Amorosa

Que existe 

Entre nós,

Porque, em primeiro 

Lugar,

Te chamo

Tio

E o meu filho

Não pode ver-nos

Na cama juntos

Deitados,

Porque isto é feio...


II


Que amor

É este?

Fingimento,

Hipocrisia...!



21/03/2023


K e KK

 PERDER

EMPREGO,

SER

UM MENDIGO...



I


Se a reforma

For deferida

Nos moldes apresentados

Pela Segurança Social,

Significa que a minha vida

Tem uma recaída,

Um retrocesso

Depois de muito esforço

Ao longo 

De muitos

Anos

De trabalho,

Afinco,

Dedicação,

Pois, será uma reforma

De miséria extrema!


II


Que farei

Com os míseros

Euros

No final

De cada mês,

Que a Segurança Social

Me vai dar,

Me vai atribuir...!

Serei

Um mendigo,

O amigo

Igual

Ao amigo

Que perdeu o emprego

E agora depende

Da bondade

Dos terceiros...

 NAVEGAR 

NAS AGUAS TURVAS,

EM CURVAS

E CONTRA-CURVAS

ATÉ SE AFOGAR...


I


O castigo

Vai até o perigo

Até já não ter rogo,

Até não ter a proteção

Do Senhor 

Da Criação,

Do Protetor 

Divino

De cada humano...!


II


Estou num oceano

Imenso

Onde não vejo

 Nenhuma terra firme,

Onde não encontro 

 Nenhum nome,

Para socorro,

E o meu meu coro

O meu eco

É como estar no buraco,

Pois ninguém

Nos ouve,

Alguém 

Que nos salve...!


III


Estou

Perdido

No meu mundo!

Já não sou

Que eu fui,

Porque algo

Fugiu

Do meu âmago,

Do meu fundo...!


IV


Sou 

Agora 

Um peregrino

Na terra

Que divaga,

Que se entrega

Ao destino

Desconhecido

Onde abunda

O sofrimento

Do ser

Que não tem

 Ninguém

Para a diversão

Nem 

Tão pouco

O prazer

Carnal...!


V


Escrevo

O que levo

Em cada dia

À mercê da misericórdia

Da Providências,

Pois, nenhuma

Mulher

Mais 

Me quer,

Mais 

Me ama!

Agora,

Estou  infeliz

Nesta terra,

Neste oceano

Turbo

Sem destino,

Sem dono...!


(Continua,)


Encosta do Sol, 29 de março de 2023.


      KANKAMBALL

 Um caso

Sem sucesso,

Um caso

Avesso,

Um vaso

Sem flor,

Alguém sem amor!

Um mal-me-quer

De qualquer

Mulher!

Divaga 

E entrega

Com fulgor

O seu coração

A um ser,

Definitivamente a sua paixão - resposta à Khadidja, em 29/03/2023







 PALAVRAS

RARAS

DE RECONHECIMENTOS

E AGRADECIMENTOS...


I


Que palavras

Raras 

Devo

Escrever,

Escrevo

Para vos agradecer

Pela vossa amabilidade,

Humanidade

E disponibilidade,

Dirigindo,

Redigindo

Aquelas palavras 

Que ficam,

Que tocam

Lá no fundo

Do ténue,

Débil, 

Frágil 

Coração,

Que, mesmo estando 

Na profunda

Hibernação, 

Derrete-se,

Vem à face,

À superficie

Da terra habitada?!


II


Como me sinto

Honrado  

E linsonjeado

Por este mês de março 

Em que tive muito

Gozo,

Pelos aniversários

Dos meus amores!


III


Estou grato

Pelas felicitações

De várias ocasiões,

Quando,

Vou publicando,

Entretendo

A alma

Que muito 

Ama,

Do sr. NDO


IV  


A todos

Vós, 

Meus magnânimes 

Amigos,

Familiares,

Pelos vossos charmes,

Pacências,

Lendo

Ou dando

Ou apenas um "like,

Um gosto!


V


Obrigado,

Obrigado

A cada um

Sem especificação,

Felicitando

Desde o princípio,

O início

Deste mês, 

Culmimando

Na minha

Querida netinha,

A " jolie!

MELANIE,

Na minha

Querida filhota,

Ontem,

A minha

RUTINHA.


Abraços

Beijinhos

À  distância...


NDO

domingo, 26 de março de 2023

 NÃO O AMOR

QUE NOS CEGA

E NOS TRAGA

A DOR...!


I


Transmito

O que sinto

Dentro do meu peito.

Trato

Cada assunto

De cada sujeito

Com muito

Respeito,

Porque gosto

Que cada um me trata

E me respeita

Do mesmo jeito,

Com delicadeza

E da mesma nobreza..


II


Vivo

Intensamente

O amor

Com muita

Com fervor

Intensidade

Como ser

Vivo

Que preza a

A amizade,

A  humanidade,

A individualidade 



Por

Valor

Que me foi transmitido

Pelo núcleo 

Essencial da família

Como uma mais

Valia

No viver

Como um indivíduo

Para ser

Feliz!


III


Da mesma

Forma

Que, quando 

O amor

Eclipsa,

Arrasa,

Detona,

Desequilibra,

Trama,

Assassana,

Destrona

A minha alma,

Traz 

A dor 

Leva tudo,

Sobretudo

A minha paz

Interior...!


(Continua)


Encosta do Sol (domingo, 03:00),26 de março de 2023.


     KANKAMBALL 

sábado, 25 de março de 2023

 PUDIM

RUIM

DE PUTIN


I


O Mundo

E o Ocidente

No jogo 

Do gato

E do rato,

Deixando

Putin

Na sua progressão,

Com a invasão

De uma nação,

Levando

O seu pudim

Ruim.


II


Hoje,

Bem longe

E cá

Se sente

Como é triste

Os efeitos 

Da guerra

Que já dura

Há um ano

Entre a Rússia

E a Ucrânia,

Em virtude

Da teimosia

Da Rússia

Que invade

A Ucrânia

Querendo,

Pretendendo

Inibir,

Impedir

A sua liberdade 

Como uma nação livre

E independente.


III


A ONU acorda

Muito tarde

Com as suas resoluções,

Tarda 

Em acabar com o sofrimento

Das populações

Que estão em conflito!


IV


O genocídio,

A carnificina

Humana

Perpetrada pela Rússia

Na Ucrânia,

É um repúdio

Para todas as nações

Ditas

Civilizadas,

Humanistas,

Progressistas,

Evoluídas,

Ao abandonarem gerações

Inteiras nas mãos

De lobos russos

Famintos,

Sedentos,

Nos seus passos

Gigantescos,

Loucos

Em dominar,

Conquistar

Como nos tempos soviéticos,

Um povo autónomo,

Impedir o seu destino

Como uma nação livre

E independente...!


V


Um ano de sofrimentos

Um ano de mortos

De milhares

E milhares

De cidadãos ucranianos

Em virtude 

Da loucura

Do senhor Putin

E os seus lacaios

Nos seus desvarios

De saudade

Dos tempos  das conquistas

czaristas 

Aos olhos impávidos

De todos

Os povos

Do mundo,

Querendo

Apenas ajudar com o material 

De guerra

Para se entreterem 

Com o espetáculo

Como se o cinema

Se tratasse, com o trauma, Com este escândalo!


VI


Putin

Com o seu pudim

Ruim,

Tão asno,

Asco

Acre,

Fere 

A consciência coletiva,

O sentimento humano,

Duma forma massiva

E abusiva.. !


VII


Chega,

Basta 

De massacre,

Que a todos, fere

Como humanistas,

Altruístas

Amantes da paz,

Da democracia,

Da justiça

E da liberdade,

Porque é uma flagrante

Afronta a toda a Humanidade!


VIII


Todas as guerras

Me chocam,

Me abominam

E sobretudo 

Esta da Rússia

Contra a Ucrânia,

Porque sou um humanista,

Um defensor

Dos valores humanos,

Das causas

Dos direitos humanos!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 05:31), 24 de fevereiro de 2024.


           KANKAMBALL


           KANKAMBALL

sexta-feira, 24 de março de 2023

 UM MÊS

DE GUERRA,

UM MÊS 

QUE ALGUÉM 

ESPERA

A PAZ 

POR (DE) QUEM 

FEZ

A GUERRA

E AINDA A FAZ ...


I


O coração 

Do cidadão 

Em trambolhão 

Pela fronteira,

Por causa

Da guerra 

Russa,

Contra 

A NAÇÃO 

Ucraniana...


II


E o mundo

Assiste

Impaciente,

Calado,

Evitando

Intervir,

Servir...


III


E as mortes 

Aumentam,

As desgraças 

Pululam

Com muitas ameaças

Em todas as partes 

Do mundo

Dito civilizado...!


IV


A RÚSSIA 

É a única potência,

Em evidência,

Com a única resistência 

Da UCRÂNIA!

Os Estados 

Unidos,

As Nações Unidas,

As nações ditas civilizadas,

Da Europa Ocidental

Não saem do seu quintal...!


V


Quero ver mais 

Sanções!

Quero ver mais

Pressões

Mais 

Radicais

De todas as nações, 

De todas as civilizações 

Contra a potência 

Chamada Rússia, 

Que pratica barbaridades,

Atrocidades,

Às populações 

Civis inocentes 

Da UCRÂNIA!


VI


DIZER A RÚSSIA :

PÁRA (PÁRE) COM A INDECÊNCIA!

POUPA(POUPE)

A UCRÂNIA,

A EUROPA,

DA TUA APETÊNCIA!

PÁRA (PÁRE)

COM ESTA GUERRA

INJUSTA,

IMPOSTA

À CRIANÇA 

NA SUA INOCÊNCIA,

ÀS MULHERES,

OS VELHOS, ETC!

CHEGA 

DA LOUCURA

COM ESTA GUERRA,

A CEGUEIRA

SEVERA!

PÁRE COM A GUERRA

QUE INICIOU NUMA QUINTA FEIRA 

NEGRA!!!


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, QUINTA-FEIRA, 02:25), 24 DE MARÇO DE 2022.


KK(NDO)=FF

 A DOR

DE CABEÇA 

POR CAUSA

DA DESGRAÇA 

NA TERRA,

ALGUÉM LAMENTA, CHORA. 

..

(Comentário que fiz de uma reflexão 

De um irmão)


... Verdade verdadeira, 

Meu querido irmão. 

Uma Guiné 

Diferente,

Diferente 

Na pior situação, 

Um cenário 

Nunca visto!

É triste

Falar dessa Guiné,

Da Guiné 

Pior,

Não de uma Guiné 

Melhor,

Uma Guiné 

De amor,

De paz,

De alegria,

De harmonia, 

De concórdia,

De democracia , 

De unidade,

De liberdade,

De fraternidade,

De igualdade,

De justiça

Onde 

Se contempla no rosto

Da criança, 

Um sorriso

Ameno,

Mas apenas a desgraça 

Na sua magra fisionomia  

Sem educação, 

Sem saúde, 

Sem habitação

Condigna, 

Sem uma mínima condição 

Humana...!

Aí, ai, ai, 

Minha Guiné 

Sabi

D,outrora!

D,outros tempos,

Mesmo sem liberdade

E independência...!

Não vale a pena

Chorar pelo leite

Derramado...!

Mas acreditemos

Numa Guiné 

Viável, 

Próspera 

Para a geração 

Vindoura!

O sonho

Comanda

A vida!

A sonhar,

O mundo

Pula!

Abraços de guinendade...


24-03-2022.


KK

quarta-feira, 22 de março de 2023

 PARABÉNS,

POR ESTE DIA,

QUERIDA

MELANIE!


I


Muitos

E muitos

Anos 

De vida,

Minha querida

Melanie!

Que, na companhia

Da família

Em geral

E da mamã

E do papá,

Em particular,

Deus te proporcione

Muita saúde

E felicidade,

Alegria,

Harmonia

E sabedoria


II


Neste mês

De março

Recheado,

Colorido,

Agradeço

Em meu nome particular,

A Deus, por tudo

O que fez 

E nos tem proporcionado

Em geral,

Em cada momento,

E retribuímos um gesto

De enorme agradecimento.


III


Eu me folgo

Com o fôlego

Que trago

No meu âmago,

E rogo

Ao Senhor

Do amor,

O criador

Do todo o rigor

E vigor,

Na senda 

Partilhada

Em cada

Madrugada,

A respiração

Com muita satisfação, 

A inspiração

No acompanhamento

Salutar

Em cada raiar,

Para o crescimento

Em cada primavera

Que sempre se espera

Que nos traga

Uma folga

Inspiradora,

Justa

E humanista

Desta linda

Criatura,

Como a maior 

A prenda!


IV


Com o amor

Do Senhor,

Aceita

Um grande beijo

Com muito fulgor,

Do avô.


23/03/2023.


 O POETA

QUE ESTÁ 

EM ALERTA...



I


O poeta

Que espera

Anseia,

Procura

Uma porta

Aberta

Para lançar,

Para publicar

A sua poesia

Encoberta

Em cada gaveta


II


Eu  escrevo,

Levo

Em cada noite

Um pensamento,

Insisto

Teimosamente,

Ainda com o estorvo

Para conseguir

Atingir

O meu objetivo

Procuro,

Pego cada caminho

Que me conduz

Ao meu sonho,

Ao meu ninho,

A luz

Que me ilumina

Para uma senda

Desconhecida,

O que me fascina,

Ou talvez a sina

Plena...


III


O calor,

O fervor

Com o pendor

A favor

Do amor,

É o fio 

Condutor

Que me empurra

Para fora,

Sair 

Da minha concha,

Conseguir

Uma prancha

Para atravessar o rio

E atingir

A outra 

Margem

Para adquirir

E me colorir,

Vestir

Outra roupagem

Que me torne outro homem

Diferente

E forte...


IV


Procuro 

No vazio,

No escuro,

No silêncio,

Adquirir  o compêndio

A fim de me tornar 

E transformar 

No sábio,

Compreender

E perceber

O mundo 

Que me rodeia,

O mundo 

Que me chateia

Com ninharias,

Com porcarias

Que nos aborrecem,

Que nos afligem

Com inundações,

Precipitações,

Com invasões

Com guerras

Bárbaras

De algumas nações

Que pretendem

Ser hegemónicas,

Únicas

Para imporem

As suas ordens

Sobre outras

Criaturas,

Outros homens,

Contra a vontade

Da Humanidade...!


V


O poeta

Em alerta

Máximo,

Do extremo

Sobre o avivar

Do fascismo,

Do revanchismo

Do colonialismo,,

Do imperialismo,

Do agudizar

Das condições

Das populações

Em todo 

O planeta,

Em todo

O mundo...!


VI


O que devo

Escrever

Sobre o povo,

Sobre o povo-miudo,

Desprovido

De tudo?!

Um problema

Sério,

Do trabalhador

Precário

Que  só conhece a dor,

O sofrimento

Imposto 

Pelo graúdo,

Que só pensa 

Em enriquecer

Deixando 

O resto

Na desgraça,

Na miséria,

Na penúria,

Na pobreza

Extrema!!!


(Continua)


Encosta do Sol( quinta-feira, 03:13), 23 de março de 2023.



          KANKAMBALL

segunda-feira, 20 de março de 2023

 

Khady!

A princesa das princesas

Cobiçadas! 

Estás 

Muito chique, 

Muito linda,

Uma seda!

Saúde, 

O tesouro 

Em primeiro

 lugar, 

E, acima

De tudo,

Deves mostrar

Ao mundo,

Que estás

Tu e a tua autoestima

Acima!


Beijos.

sábado, 18 de março de 2023

 HAPPY

BIRTHDAY

QUERIDA HELMITA

QUE NOS ENCANTA!


I


Parabéns, HELMITA!

Happy

Birthday

To you!

Te desejo 

Muita saúde

E felicidade!

Que neste dia,

Encontro ensejo

E sempre festejo

Com alegria,

Esta misericórdia,

Esta benção

Que o nosso Senhor

Deus do amor,

Com coração

Nos concedeu,

Nos deu,

E que constitui a maior

Satisfação 

À família!


II


HELMITA,

Seja feliz

Com muita

Saúde,

Muita

Humanidade,

Menina

Dos olhos 

Dos teus pais

Neste país,

Bem como a todos

Os filhos

Queridos,

Adorados

Que Deus lhes quis

Dar como prenda,

Sina

Da, 

Pela e para a vida!


III


Muitos 

Sucessos

Nos estudos,

E que nos 

Traga

Em cada manga,

Muitos

"Canudos"

Na caminhada

Da vida,

Para um futuro

De ouro

E tesouro!


Com estima

De quem te ama:

Avô

 PARABÉNS HELMA!


I


OBRIGADO, 

SENHOR,

Nosso CRIADOR,

Por 

Tudo,

Pelo amor,

O fator

Que nos une,

Que nos define

Como  seres

Superiores,

Pelo que nos dá 

Como o mais precioso

No Univeso:

A vida

Como esta querida 

Criança 

A  maior

Graça,

Sobretudo para os pais,

Que, igual modo, desejo muitos parabéns!


II


Parabéns, HELMA!

A Helmita,

A Princesa

 Predileta

Que deixa a mamã

Toda orgulhosa!

Que Deus te abençoe

Com muita saúde 

E felicidade!

Que desabroches

Como flores

Nos seus feixes

De um jardim,

De encantos 

Sem fim,

E com os estudos 

Recheados

De muitos

Éxitos!


Com carinho e muita afeição 

Do avô.

 O QUE A VIDA

ME RESERVA!

NO QUE A VIDA

ME SALVA!


I


Pela caminhada

Da vida,

Só encontro

O faro,

O resíduo,

O resto

Que algum sujeito

Fartou 

Deixou

Para este indivíduo

Que não tem 

Nome

E apenas o cheiro

De alguém

Já não em

Cenas...


II


Os dias vão

Passando

Na escuridão,

No passado

Tão remoto

Que me faz

Lembrar

O homem

Pré- histórico

Ainda no buraco,

Vivendo

Em paz 

Consigo

Próprio,

No seu abrigo,

Para não passar

Frio,

Fugir

Do inimigo

Antigo 

E, às vezes,

E sempre em crises,

Sem 

Ninguém

Com quem

Conversar,

Divertir,

Falar

E compartilhar

Os seus sentimentos

De alegrias

E de angústias...


III


Cumpre

Sempre 

Os seus deveres,

As suas obrigações

Dos seus donos,

Dos seus patronos,

Mas, sem no entanto 

Beneficiar de prazeres

Terrenos,

Mundanos

Ao seu agrado,

Ao seu contentamento

Como boas compensações...!


IV


Assim,

Vai

Até ao fim:

 Vai

E sempre se levanta,

A fim

De prosseguir,

Continuar

A caminhada,

A pedalada

Da vida

E nunca desistir,

Porque se contenta

Com o que Deus

Deu,

O que Deus 

concedeu,

O que Deus

Aos seus,

 Nesta 

Intensa lufada...


V


O vai

E vem

Deste homem,

Se mantém 

Para sempre

Como no Louvre,

Como se diz na terra

De Quínara:

" Balong 

kaia,

Balong

Ka bi...


VI


Continuar

A viajar

No mundo

Destinado

De viver,

De escrever

Com muito

Prazer,

Este gosto

Da escrita,

Que me encanta,

Que nunca se farta,

Com ou sem gostos,

Com ou sem vistos...!


(Continua)


BRANDOA (sábado,06:58), 18 de março de 2023.


         KANKAMBALL

quinta-feira, 16 de março de 2023

 A ROTA

QUE IMPÕE MUITA

LUTA...


I


Não desvies

Os olhos

Do teu horizonte,

Do teu sonho

E vá sempre em frente

No caminho

Que traces

Mesmo com muitos 

Empecilhos!


II


A vida

Nos ensinou

E nos ensina

Em cada dia

Que há sempre alternativas,

Contornos

Morosos

Ou não,

Para sairmos

Do buraco,

Do fosso,

Procurando

Forças

Onde elas não existem!


II


Do que fizemos

Não devemos

Arrependermos

De o ter feito,

De o ter praticado,

Pois, fizemo-lo

Com vontade,

Interesse,

Com zelo,

Paixão,

Com todo o coração,

Com muito amor

Vindo do nosso interior!


III


Não invejemos

O que os outros têm,

Mas sim, devemos,

Com muito 

Afinco

E esforço,

Pois, o homem

Vem

Do trabalho

Em cada trilho

Que toma,

Porque ama

Adora,

Colabora

Com o que é útil

E não no que é fútil!


IV


Ninguém

É alguém

Sem

Ninguém,

E, cada um 

Procura

Um 

Trem

Em

Lado algum,

No que mais 

Lhe convém

Para ser feliz

Numa dada altura...


V


Em cada

Dia,

Procuremos

Algo 

Que nos estimula,

Que nos anima,

Algo

Que nos motiva,

Que nos eleva

E leva

Para lugares

Arrojados,

Para outros patamares,

Outros altares

Mais altos,

Motores

Robustos

Que nos levam,

Que nos empurram

Para outros

Lados,

Outros

Mundos

Onde outros

Seres

Já pisaram,

Que a nossa alma

Nos fala,

Nos convida

A seguir cada

Via,

A seguir 

Cada

Estrela,

Em cada

Noite

Incandescente!

Autoestima

Acima!


VI


Digamos

Obrigado

Deus

Por tudo!

Pelos seus 

Préstimos,

Através dos quais

Foi possível

Sermos

Úteis

Aos nossos semelhantes,

Aos nossos parentes...!

Soubermos

Dar o amor

E não a dor!


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 02:47), 17 de março de 2023.


         KANKAMBALL

 PARABÉNS, "MACOSA"!


I


Muita,

Muita

Saúde,

Muitos

E longos

Anos

Na tua caminhada 

De vida

Com os teus meninos,

Com o teu companheiro

E marido

E muita

Felicidade!


II


Que Deus 

Te abençoe,

Te proteja,

Te livre

De todos os males,

E que te

Oportunidade,

Sorte 

Na vida

Em cada 

Novo

Passo

Que inicies,

Na companhia

Constante,

Permanente,

Da família,

Com muito amor,

Alegria,

Confiança!

Que sejas

A pedra 

Angular

Do teu marido

Em cada 

Momento

Da vida,

E que tenhas

Muita esperança!


III


Aceita

Os meus beijos 

Especiais

Neste dia

Muito especial.

terça-feira, 14 de março de 2023

 APILI,

NAMPILI,

BILI...!


I


TU,

NAMPILI(1)

APILI,

" Bili"(2),

Para  me dares

O amor

E o vigor

No meu interior.

Junta-te às outras flores,

Às outras mulheres

Para que eu possa

Continuar

A pugnar

E a lutar

Pela causa

De cada um,

Pela causa

Comum,

Pela causa

Pública,

Pela causa

Democrática 

E patriótica...!


II


A política,

A causa 

Da República, 

Tornou-se endémica

A grande" seca"

Que prejudica,

Que lesa

A minha alma

Que ama 

Cada dama,

Cada criança

Que acalenta

A esperança

Em cada costela

Logo que nasça,

Não a "costela"

Do nosso ministro 

Do Interior...!


III


Nampili

Apili,

Bili!

Eu apenas queria

A alegria

Na tua fisionomia,

Na tua face

E bem longe da crise...!

Queria

Apenas continuar 

A ser

Àquele romântico 

Manjaco

Na terra 

Do branco, 

Longe da sua terra

Natal,

Longe da PÁTRIA 

De CABRAL...!


IV


Eu não queria,

Nem quero ser

Político.

Apenas queria 

Defender 

A cidadania, 

Exercer

O meu direito cívico.


V


Apili

Nampili,

O tempo

Urge

E o romântico  foge

Para o seu campo,

A fim de exercer o seu ofício

Diário...!


1. Nampili, no dialeto manjaco,  significa menina;

2. Bili, no dialeto mznjaco, significa, vem(venha)!


(Por concluir)


Brandoa ( domingo, 04:18), 14 de março de 2021.


        KK YOIÓ( NDO)

segunda-feira, 13 de março de 2023

 O MIÚDO 

NADANDO

NO MUNDO

CONTURBADO...


I


Eis que o miúdo,

Pelo mundo

Conturbado,

Foi nadando

Devagarinho,

Sozinho

Em silêncio,

E chega a Catió!


II


Nadando

E cantando 

Alegremente

Pelo que se sente

Vindo

De dentro,

De modo

Puro,

Genuíno 

Próprio

Do ser 

Humano

No seu viver

Quotidiano,

Bem como da especificidade

Genética,

Da sua integridade 

Pessoal

E social

Que o dignifica

Na sociedade 

De acolhimento 

De momento.


III


Na nossa era,

Em que não falta

A guerra,

Em que não falta

A mentira,

Dentro ou fora

De cada terra,

Em que não falta 

Quem a narra,

De uma 

Forma

Nua 

E crua,

De uma

Forma 

Pura 

E verdadeira,

Chega uma

Senhora

Poderosa

E perigosa 

Que obriga os governos

Soberanos

A curvarem-se,

A renderem-se

Perante os factos

Em evidência,

A cuntundência

Dos assaltos

À democracia...


IV


O CRIADOR,

A Previdência 

Com a sua ciência 

Na cedência 

Da consciência 

Em cada pecador, 

Do que é a dor

Em redor,

Que se sente,

E que não se desmente,

Se assiste 

Um fenómeno 

Humano

Aterrador,

Assustador,

Causando

 O pavor,

O medo,

O pânico

Atípico 

E idêntico

Ao da Idade 

Média...!

Oh! SENHOR!

Tende

Piedade

De nós,

Com essa coisa atroz!!!!


V


De forma conjunta,

Global,

Concertada,

Consciente

E responsável,

Os governos 

Soberanos,

Encontrarão medidas

Adequadas,

Para combater

E derrotar 

O inimigo comum,

Como n,outros momentos

Souberam coordenar 

Os seus esforços

Para mitigar

E dirimir

Os prejuízos

E os danos,

Para a saúde pública,

Para o bem comum 

E a satisfação

De todos...!


CONTINUA


BR(SEXTA-FEIRA, 6H21 MINUTOS), 13/03/2020.


                                                             NDO

 Resposta 


Fernando Matos Ferreira N° de Identificação: 11171181834

Serviço 2.1.7.


Por este meio, venho pedir um esclarecimento da minha situação como utente de Segurança Social, pois, eu não compreendi, nem compreendo o porquê da PENSÃO VELHICE ANTECIPADA.

No passado dia 17 de dezembro de 2022, desloquei-me a uma das instituições de Segurança social sita na Loja de Cidadão, em Odivelas, com o intuito de saber em que condições está a minha situação, isto e, se já reunia as condições para me aposentar sem antecipação, nem penalização na minha reforma e não a antecipação da mesma.

Fico surpreso com a missiva enviada, propondo-me ou apresentando-me uma remuneração de 636,32 €.

Eu não pedi a cessação da minha atividade profissional, mas apenas o simulação de quanto poderia vir a usufruir em remuneração, como já tenho 66 anos e 4 meses, segundo a lei em vigor.

Eu não pretendo antecipar a minha reforma desde que esteja em condições físicas e psicológicas em continuar a exercer a minha atividade profissional.

Pelo que, venho por este meio, considerar sem efeito o vosso despachado datado de 07/03/2023, pois pretendo continuar a dar o meu contributo profissional no ramo educacional no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, no Concelho de Amadora.


Com os meus melhores cumprimentos.


 Amadora,13 de março de 2023.


Fernando Matos Ferreira

 QUEM NÃO NOS AMA,

SEMPRE NOS TRAMA,

ATÉ NA REFORMA...


I


Aquele que sempre trabalhou

E nunca falhou,

Nunca ninguém

Tramou,

Nem tão pouco Humilhou

Em todo o caminho

Que trilhou,

Para conseguir o seu Sonho

Como o menino

Daquela

Lala

Daquela 

Terra

Chamada Quínara,

Kantoma,

Bolama,

Évora...


II


Em Odivelas,

Odivelas 

Parque,

Hoje chamada,

Denominada,

... Outlet,

Na silenciosa

Madrugada

Naquela

Extensa 

Fila,

Eu estava entre os demais,

Com a minha mala

Repleta de documentos

De Finanças,

De Segurança Social,

Pois, temo

Ser tramado

Pela sociedade

Onde

Estou inserido...


III


Nesta senda

Da vida,

Que alguém

Comanda,

Que alguém

Dirige

E que ninguém

Corrige

O mal

Praticado

Por aquele carrasco,

Por aquele tirano

Que pensa ser dono

De todos e de tudo

Neste mundo,

Sobretudo

Aquele que é rico

Ou por instituição

Chamada 

Segurança Social...


III


A minha aflição,

A minha preocupação

Como cidadão,

Tem a ver

Com a minha condição

Como um ser

Que sonhava 

Com uma sociedade

Justa,

Perfeita,

De solidariedade,

De justiça

E graça,

Sem nenhuma maldade...!


IV


Que fazer,

Como viver

Com uma reforma

Miserável,

Deplorável,

Que a Segurança Social,

Ignorou,

Explorou

Durante mais de três décadas?!


V


Confio

Piamente

Na justiça

Divina,

Que nos ilumina

Diariamente

Para não não cairmos

Na desgraça,

E sermos

Salvos pelo seu amor,

Ou pelo menos diminuir,

Atenuar

O nosso sofrimento...!


(Continua)


Outlet.  ( Segunda -feira, 07:25), 13 de março de 2023.


          KANKAMBALL

quinta-feira, 9 de março de 2023

 AS MULHERES 

SÃO SERES

QUE TENS QUE ESQUECERES


I


A mulher

É um ser

Que temos que agradecer

Por tudo o que nos tem feito 

Pelo ruim

Como pelo bem

Até ao  fim 

Da nossa caminhada,  

Até ao fim 

Da nossa vida.


II


Ao sou um ser,

Que não deve esquecer

O amor,

O favor

Recebido

Da mulher,

Bem como o abandono

E o engano

Que tenho recebido

E votado 

Dela,

Como a estrela 

Quando

Nos deixa no nascente

Com uma dor

Ardente 

E sufocante. 


III


Não fui feliz

Neste país, 

Como na raiz,

Na terra 

Matriz

Donde nascera!


IV


No entanto,

Não devo esquecer

Os momentos

Que ela me proporcionou

Quando o amor

Ainda existia

E fervia

De paixão 

No meu coração,


Brandoa (sábado, 06:17), 11 de Fevereiro de 2023.


         Kankamball

 ARISTIDES 

GOMES,

UM VERDADEIRO,

UM PURO 

 HOMEM D,AFFAIRES...!


I


PARABÉNS,

ARISTIDES

GOMES!

TU VALES

POR MUITOS HOMENS!


II


QUE DEUS TE PROTEJA,

ESTEJAS

ONDE ESTIVERES!

ÉS 

UM HOMEM

QUE TEM

MUITO VALOR,

PELO AMOR

QUE TENS

AO TEU PAÍS,

A TUA PÁTRIA!

PARABÉNS

PELA CORAGEM!


III


DEFENDES,

TU, ARISTIDES

GOMES,

AS MULHERES,

OS  HOMENS!

DEFENDES

TODOS OS GUINEENSES!


IV


CADA BOM 

FILHO

DA GUINÉ,

DA NOSSA TERRA,

TERÁ 

UM ORGULHO

ENORME

DE ALGUÉM,

DUM HOMEM

QUE RESISTE,

DEFENDENDO

EM NOME 

DA SUA TERRA,

DEFENDENDO

À SUA GLORIOSA PÁTRIA, 

SAQUEADA,

SEQUESTRADA 

PELOS GOLPISTAS,

PELOS GUERRISTAS,

ANARQUISTAS,

PELOS FAMINTOS 

E SEDENTOS 

DO PODER!


V


"PAPU,

BU 

DANU

UM GRANDE

EXEMPLU,

SOBRETUDU,

À JUVENTUDE"!


VI


ARISTIDES

GOMES,

A TUA RESISTÊNCIA 

É EQUIPARADA, 

COMPARADA 

À RESISTÊNCIA 

FRANCESA

DURANTE À OCUPAÇÃO 

NAZI À UMA PARTE DA FRANÇA

NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!

TU ÉS 

CHARLES

DE GAULLE!

ÉS 

 O LÍDER DA RESISTÊNCIA

GUINEENSE!

ÉS 

A NOSSA "PARTISANS!


VII


Hoje,

Precisamente

O dia 

Em que o nosso povo

Foi chamado 

Às urnas

Para escolher livremente

Os seus representantes 

Legítimos

Para ANP,

O país se encontra

Refém 

De um homem 

Que se autoproclamou

Presidente da República,

Que mesmo assim,

Não se contentou 

Com isso,

Exonorou 

O Primeiro

Ministro 

Legítimo

Saído de dez de março de 2019,

Demitiu

O governo

Por ele liderado,

Se apoderou

Das principais instituições do Estado,

Ameaçou 

E lavrou

Vários decretos 

Relativos à nomeação 

Do primeiro

Ministro fantoche,

Com os respetivos 

Ministros 

E secretários. 

Tudo isso

Feito em conluio

E apoio

Efetivo

Dos militares

E outras forças de segurança 

Ou de manutenção

Da ordem pública...!


VIII


A ilegalidade,

O simbolismo,

Tudo se tornou efetivo,

Com o recurso à força, 

À violência,

A coação,

Ameaça 

Física 

E psíquica...!


IX


Conterrâneo

Aristides

Gomes,

Em nós,

Ouvirás cada voz

 Do seu conterrâneo 

Em diversas,

Em todas 

As partes

Dos quatro cantos 

Do mundo!

Estamos 

E estaremos 

Contigo!

Estaremos

Juntos 

Com todo 

O povo da Guiné,

Com todos os irmãos 

Que almejam 

E aspiram

A tranquilidade,

O sossego,

A paz,

E a reconciliação 

Nacional!


X


Á Comunidade 

Internacional,

A OA,

À CPLP,

À ONU,

Sem excluir 

A CEDEAO,

Expulsa da Guiné-Bissau

Pelos falsos governantes

Do país,

Não me canso 

Nem me cansarei de apelar 

À vossa preciosa ajuda,

Pois, a Guiné 

Está capturada,

Saqueada 

Saqueada,

Assaltada 

Pelos guerristas,

Pelos anarquistas,

Àqueles que rejeitam

E menosprezam as leis,

Odeiam

O "IMPERIO DA LEI

E A CANETA "!

Aqueles que adoram 

Armas

E balas!


Hoje,

Felizmente,

Ganhámos um Marechal!

O MARECHAL BACIRO DJA!

VIVA MARECHAL!

QUE DEUS TE ABENÇOE 

E PROTEJA!


AOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, 

POR FAVOR,

POR 

AMOR

DO CRIADOR,

OS  ACUDAM!

VENHAM AO  NOSSO SOCORRO!

SOCORRO!

SOCORRO!

SOCORRO!

SOCORRO!

SOCORRO!

SOCORRO!

A UM POVO 

ÓRFÃO!!!

ATÉ  JÁ VÃO EXPULSAR

A ECOMIB,

PARA PUDEREM

SAQUEAR ,

EXTORQUIR,

EXPULSAR

E MATAR

BARBARAMENTE,

SELVATICAMENTE 

TODOS 

OS ADVERSÁRIOS 

POLÍTICOS 

E OPOSITORES...!

ONU,

ONU,

VÁ DEPRESSA!

NÃO VÁ DEPOIS

DE MORTES 

DE INOCENTES

INDEFESOS...!


 Continua


Br(terça-feira, 01h30 minutos), 10 de março de 2020!


                            KK(NDO)

 Recordar:


CHEGOU A HORA

DA GD,

DO DC,

CHEGOU A HORA

DO DC,

NA NOSSA TERRA!


I


A aurora

Estava bem longe,

Mas, felizmente,

Chegou hoje

Na nossa querida 

Terra,

Para toda

A gente!


II


O sonho

Comanda

A vida!

Quem 

tem 

Um sonho,

Tem 

Um caminho

Para um futuro

De ouro,

Melhor

E com o amor!


III


Infelizmente,

O guineense

Tem vindo a sonhar

Ao longo dos tempos,

Ao longo das décadas,

Mas, misteriosamente,

As forças

Ocultas

Têm barrado,

Impedido

Esse 

Pulsar,

Por causa da crónica crise!


IV


O dia

De hoje,

Supõe-se 

O fim desse

Ciclo,

Desse

Pólo,

Desse

Período

Retrógrado

E impõe-se

Uma nova via

Para um verdadeiro

Caminho

De progresso

E desenvolvimento

Para o futuro!


V


A cada guineense,

Chegou o dia da grande decisão,

O dia do cumprimento do dever

Cívico,

Do direito

Cívico,

Cabendo cada um

Escolher

O partido,

O candidato

Que melhor representa

E zela 

Pelos interesses

De todos os guineenses,

Os interesses

Do povo

E do país!


VI


Com moderação

E ponderação,

Cada cidadão,

Deve, 

Livre,

Responsavelmente

E conscientemente,

Tomar a sua decisão,

Se efetivamente,

Pretende que o seu país vá para frente!


VII


O sonhador,

O apartidário

Que sofre

Com o que fere,

Com a dor 

De cada conterráneo,

Apenas se compromete

Com o seu pais,

Com o seu povo

E deseja

A sua felicidade!


VIII


No entanto,

Aplaude

A todos aqueles 

Que se engajam,

Que se batalham

Pelos projetos

Dos seus partidos,

Dos seus candidatos

Preferidos.

Acreditam,

Confiam

Nos seus programas eleitorais

E, afoitamente,

Entusiasticamente,

Apoiam,

Apoiaram!


IX


Ao meu país,

Ao meu povo,

Desejo

Ardentemente,

As maiores felicidades 

Do mundo

Neste dia!


X


Que a votação

Nestas eleições,

Decorra

Com o máximo

Civismo

Possível!

Que o impossível,

Se torne possível

Hoje,

Longe 

Dos tempos 

Perturbados,

Conturbados

E de instabilidades

Permanentes

Que retrataram os quarenta e cinco anos 

Volvidos,

Desde a independência do País!

Que as eleições de hoje

Sejam livres, democráticas, e transparentes!

Que os resultados 

Saídos 

Das urnas,

Sejam aceites

Por todos 

Os partidos,

Candidatos!

Nestas eleições,

Não deve haver 

Ganhadores

E perdedores

Entre atores

E autores

Políticos!

Os únicos 

Ganhadores,

São os guineenses!

O único ganhador

É o povo da Guiné-Bissau!

O único ganhador,

É o país!


VIVA A GUINÉ-BISSAU!

VIVA O MEU PAÍS!

VIVA A MATURIDADE CÍVICA DO MEU POVO!

GOD BLESS GUINÉ-BISSAU!

GOD BLESS YOU!

GOD BLESS OUR PEOPLE!

GOOD LUCK TO GUINÉ- BISSAU!


(Por concluir)


Brandoa ( domingo, 12horas), 10 de março de 2019.


                                                        KK(NDO)

 A  NOSSA PROPOSTA 

A NOSSA APOSTA...!


I


A lenda

Que fez

A nossa caminhada, 

De lés

A lés

Em cada

Mês, 

Em cada 

Dia,

O sonho,

Tudo o que eu proponho,

Que incendia

E ilumina

O nosso caminho,

Quotidiana,

Mensal

E anualmente,

A estrela  como sinal

Que nos guia 

Com muita esperança 

Que nos lança 

Sempre para frente...!


II


Tudo

O que nos anima,

Parte de um lema

Maior

Ä volta de tudo

Que nos fascina, 

Tudo

O que se relaciona 

Com o amor

Genuino,

Humano,

Que torna 

Cada um de magnânimo,

Grande

Em relação ao próximo 

Em cada sociedade

E na humanidade...!


III


Eu tinha

Um sonho

Que vinha 

Da minha

Família,

Em Pelundo,

Canchungo,

Bolama,

Terra

De emigração, 

Devido

À ambição 

Do que valia

A pena pugnar,

Lutar

A fim de dignificar

Com todo afeto e apego 

Duma geração

Que rima

Por tudo o que é a chama, 

Com  o que está acima,

A grandeza 

E a pureza

Duma raça 

Que trabalha, 

Que batalha...!


IV


Eu tinha 

Um sonho

Maior

Que vinha

Do meu grande amor,

Fazer  

De cada ser,

De cada rapaz, 

De cada rapariga,

De cada mulher,

De cada homem,

Alguém,

Capaz

De uma verdadeira 

Entrega,

Na fibra

Da realização condigna 

E humana....


V


Educar,

Formar,

Informar,

Preparar,

Edifificar

Um corpo

E uma mente

São,

Para os enfrentar

Aos desafios

Que são 

Os desígnios

Que possam trazer os  benefícios

E louros

Para os nossos vindouros...!


VI


Eu tinha 

Um sonho

De um filho

De Nha

Nhanha

Com o orgulho,

Pelo que até hoje

Trilho,

Apesar de estar muito

Longe 

Desse desiderato, 

Desse propósito,

Porque alguém me fintou

E me deixou 

Num grande buraco,

Num grande beco...!


VII


A nossa proposta,

A nossa aposta, 

O nosso sonho,

O nosso  caminho, 

Não podem ir em vão 

Para  com aquelas que São

A nossa inicial 

E final

Intenção ...!

Não, 

Não, 

Não...!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta- feira,  03:00), 10 de março de 2022.


             KKNDO)= FF

TUDO 

ACABOU,

TUDO 

VOOU,

TUDO,

O VENTO LEVOU...!


I


Ou,

Ou,

Ou!

Tudo

Acabou,

Tudo

Voou,

Tudo,

O vento levou!!!


II


Não vale a pena

Continuar 

Por mais tempo 

Com acrobacias,

Com diplomacias,

Com hipocrisias,

Até que a água

Se entorne

No copo,

Até que o rio

Se desague  

Na lagoa,

Levando

Tudo

Para o mesmo sítio,

Lesando

A sina

Daquele que tanto depena,

Porque tudo

Tem início,

Princípio,

E, quando

Não é propício,

Pode acabar

Em precipício...!


III


Não vale a pena

Chorar

Pelo leite derramado!

Não vale a pena

Se considerar

De vítima ou coitado!

Não vale a pena

Choramingar

Por migalhas

Espalhadas nas palhas,

Pois, é um desperdício

Que não nos traz nenhum

Benefício

Em lado 

Nenhum...!

Ninguém

É ninguém

Acima de ninguém!


IV


Vale a pena

Prosseguir 

Para e por outros caminhos,

A fim de atingir

Outros objetivos e sonhos.


V


Presto a  homenagem

A um  jovem,

A um pajem,

A um homem

Que tem

Muita coragem

Em demonstrar a sua imagem

Em qualquer paragem,

Mesmo que todos fogem,

Fingem,

Ou aqueles demonstrem

Desdém

Abertamente à sua roupagem...


VI


Na esteira,

Debaixo da sombra

Duma bananeira

Ou duma mangueira,

Emitindo chiadeira,

Pela ira

Que mostra

Em cada hora

Por cada asneira

Pela maneira,

Pelos hábitos da sua cultura,

Uma senhora

Deve ter a candura

Em relação a cada criatura

Ou homem 

Que tanto a venerara

Outrora...


VII


Um gesto

Nobre, bonito,

Magnanime,

Demonstra

O seu bom nome,

A postura

Da educação que recebera

Na sua terra,

Respeita cada regra

Que nela encontra

A todos e a tudo, tolera. 


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 05:13), 09 de março de 2023.


          KANKAMBALL 


00/03/2023


KK


quarta-feira, 8 de março de 2023

 AOS SERES,

MULHERES

ÍMPARES


I


Continuo firme,

Como um ser

Que não treme

A defender

Cada mulher

Com muito carácter

E,  em cada oito

De Março,

Repito

Torço

Pela causa

Digna

Feminina 

De forma intensa 


II


Parabéns a todas as mulheres

Por este dia

Dedicado,

Considerado

Como Dia Internacional,

Como dia mundial

A vocês!


III


Que cada uma

Continue com chama

Muito acesa

Pela vossa 

Causa

Pugnando,

Lutando 

Pela igualdade 

De género,

Pela vossa emancipação,

Pela erradicação

Da discriminação

Feminina,

Pela combatividade

Da violência

De todo o gênero, 

Que haja a disciplina

Que emana

De cada Constituição

Nacional

Ou internacional!


IV


Amem

E demonstrem

Que sois dignas

Mulheres,

Seres

Nas vossas poltronas

Sentadas

E não agachadas

E que merecem 

Todo o direito,

Respeito 

E consideração,

Independentemente

De qualquer

Machão 

Que ainda se comporta

De (com) espírito

Saudosista.


V


Eis as flores

Que vos envio como Mulheres

De todas as cores,

Difundindo todos os amores !


VIVA MULHERES,

NOSSAS MADRES!! 


(Continua)


Brandoa (02:13), 08 de MARÇO de 2023.


          KANKAMBALL

terça-feira, 7 de março de 2023

 ENTRE A MULHER

E O MARIDO, 

DEVE HAVER

O PRIMADO

DO RESPEITO

COMO UM PACTO,

SENÃO, DEVE-SE METER 

A COLHER"


CASAL DE SÃO BRÁS (AMADORA, TERÇA-FEIRA,  15:23), 08 DE MARÇO DE 2022.


             KK(NDO)= FF

 UMA MULHER

A VALER

  

I


Esta é a homenagem

De um homem

A uma mulher

Valente,

A valer

E que hoje está ausente.


II


Falo de uma mulher,

Não de uma qualquer,

Mas da minha esposa,

Minha musa,

Minha deusa,

Que, afoitadamente,

Ousa

Deixar a sua casa,

As crianças e  o marido,

E parte 

Para um mundo

Desconhecido.


III


Hoje,

O dia 

Da mulher,

Dedico

Esta poesia

A este ser,

Esta mulher

Que não troco

Por nenhuma

Outra

Na face da terra,

Porque ela é a minha alma,

A chama

Que não me deixa perecer,

Mesmo estando tão longe.


IV


Não que seja melhor

De todas as que estão ao meu redor,

Mas o amor

Que vem

Do interior 

Deste  homem,

Fala mais alto,

Um sentimento

Diferente ,

Superior

Ao que os seus olhos captam no(do) exterior.


V


Esta mensagem,

Também

É dirigida a todas as mulheres 

Do mundo inteiro,

Para que continuem

A lutar com abnegação

E coragem

Na sua emancipação,

A fim de eliminarem

Todas as discrepâncias,

E resistências

No tocante à igualdade  de direitos

Entre todos os seres,

Entre todos os sujeitos.


Aqui, à beira

Do Tejo,

Neste dia maravilhoso,

Airoso,

Minha querida mulher,

Minha senhora,

Minha companheira,

Envio uma rosa

Maravilhosa,

Como minha esposa,

E quero que aceites o meu grande beijo

Neste dia especial,

Da mulher,

O farol,

 O sol

Essencial,

Vital

Para qualquer 

Ser.


AREEIRO (DOMINGO- CAFÉ-  09H48 MINUTOS), O8 DE MARÇO DE 2015.


           MATTOS (NDO)

segunda-feira, 6 de março de 2023

 A EUROPA 

VESTE-SE DA CAPA

D,OUTRORA;

CONTINUA COM A MESMA CEGUEIRA, 

COM A MESMA POSTURA...


I


Nas linhas

Tortas,

Vou tecendo

Palavras 

Escassas,

Não raras

E caras,

Para a compreensão 

Da população 

Do meu universo 

Escasso

No Facebook. 


II


Afinal,

Não é particular 

A loucura

Duma dada criatura 

Duma terra 

Em África,

Na América, 

Ásia

Ou Europa,

Mas, é um fenómeno geral,

Atingindo ,

Abrangendo 

Todo 

Mundo...!


III


A solidadriedade

Geral

Evidenciada,

Manifestada

Em todo

Mundo,

Em cada

Sociedade,

Pela causa

Ucraniana,

É um júbilo 

Pelo(Do)

Apelo

À consciência 

Da cidadania

Universal...


IV


A Rússia

Está isolada

Do mundo

Civilizado,

Pela sua ação hodienda/horrenda

Contra 

A UCRÂNIA, 

Uma Nação 

Livre

E independente

Com uma guerra

Injusta 

E fascista 


V


 O uso

Abusivo

Da força 

Com todo peso

Contra um povo,

Não fará 

Com que a UCRÂNIA 

Perca 

A esperança 

Anímica 

De continuar 

A lutar

Pela sua integridade territorial

E cultural...!


(Continua)


Alfornelos( domingo, 13:30,), 06 de março de 2022.


           KK(NDO)=FF

 UTILIZA A CANETA

OU A PALAVRA, 

E NUNCA A ARMA,

EM NENHUMA

ALTURA...!


I


Eu sou um apologista 

Do uso

Da caneta

Ou da palavra 

(Para) À procura

Do  consenso,

Do entendimento,

Em detrimento,

E, nunca em momento

Nenhum, o recurso

Às armas

Que fazem,

Que produzem

As  chamas

Entre

As populações,

Entre

As nações,

Originam,

Provocam

Lágrimas!...


II


A valentia,

É a apologia,

É o apanágio,

O vício 

Das sociedades

Primitivas,

Das sociedades

Retrógradas,

Das sociedades

E regimes

Fascistas,

Golpistas,

Que desprezam,

Que menosprezam

Os direitos

Fundamentais

Da pessoa

Humana!


(Continua)


BR(sexta-feira,14 horas), 06 de março de 2020.


            KL(NDO)

 AS DIPLOMACIAS

EUROOEIAS

E MUNDIAIS, 

SÃO AUTÊNTICAS COBARDIAS...


I


Eu não concordo

Com o mundo

Na assistência 

A um duelo,

Um atropelo

Aos direitos fundamentais 

Do Homem!


II


A paciência 

De deixar o David 

Nas mãos de Golias,,

A assistência 

Não ruidosa

Pela csusa da Ucrania,

Deixa-me muito indignado...!


III


A Russia

Passou de ameaças 

A atos

Concretos,

Semeando 

Desgraças 

Na UCRÂNIA 

E, futuramente,

Se alastrarão

Ao mundo inteiro...


IV


O gigante

Leão 

Russo

Uivou

E calou 

Todas as outras vozes,

Americanas,

Europeias, 

Mundiais...!


V


A carnificina,

O genocidio,

O holocausto 

Proliferam nas principais

Cidades 

Ucranianas

E o mundo,

Impávido 

Apenas assiste

Com as sanções

Económicas 

E financeiras...

E só a UCRÂNIA,

Enfrenta o gigante 

Elefante ...!


VI


Os dias 

Vão passando,

E o mundo

Vai assistindo

O espetáculo,

O urso

Russo

Vai despedaçando

A pouco

E pouco,

O bolo

A seu bel prazer...

Porque quer 

Conquistar,

Vencer, 

Ganhar,

Anexar,

Armazenar 

Tudo no seu quintal,

Ter

Todo o poder

Naquela área, 

Naquela zona

Da Europa Oriental...!


VII


Ao mundo

Dito 

Civilizado, 

Vou fazendo 

O apelo

A cada dia,

Parem

O Putin 

Com as suas loucuras,

Atos que ele considera bravuras 

Pessoais, 

Imperiais 

Com esta guerra,

Impondo sofrimentos 

A outros sujeitos

Inocentes...!

Mas estou cinfiante

Na Vitória 

Do David

Sobre o Golias!!!


(Continua)


Brandoa( segunda-feira,  00:23), 07/03/2022.


        KK(NDO)=FF

 ...O MEDO

INSTALADO 

NAQUELE LADO...!


I


Um apartidário

Solidário 

Com um visionário,

Está a ser pressionado,

Coagido

No lado

Daquele mundo,

Que está a ser abafado 

Pelas forças de bloqueio,

Que encontrou um meio

Propício

Para o seu exercício

Repressor 

E de terror...!


II


Consciente

Do terreno

Hostil

Do tirano,

O dono 

Daquele quintal

Atualmente,

Vou suavizar,

Amenizar,

A produção

Literária 

Diária, 

Mas nunca

Desistir

E fugir 

Da minha responsabilidade

Perante

A minha sociedade!

Nunca! 

Nunca

Desistir

Do direito 

Que me assiste

Como um sujeito

Livre

Na sociedade

Onde presentemente

Se insere,

De informar

E formar

A juventude

Da minha sociedade...


III


Em nome

Da família,

Que muito

Amo

E estimo,

Sinto

Uma folia

Enorme

E vou respeitar

E acatar

O seu aconselhamento...


IV


As aves

De rapina,

Tentam amedrontar,

Espantar

Coagir

E até reprimir

Todo aquele que ousar,

Denunciar 

As ilegalidades 

Arbitrariedades

Que estão a ser praticadas

E cometidas

Pelos elas, que inquilinos

Do Palácio Rosa,

Tiranos

Em causa...!


V


Os humanos 

Adoram

O espetaculo,

Sobretudo o dos fulanos 

Que atuam

Sem escrúpulo,

Para imporem

A  ordem

À sua maneira

Na nossa terra...


VI


E assim,

O festim,

Na subversão 

Da Constituição 

Da nossa NAÇÃO

Entedida

E interpretada 

Como guerra,

Para que haja a paz

Na nossa terra..!


VII


Não é uma invenção,

Uma imaginação,

Um criação

Original

E pessoal,

Mas uma constatação 

De factos

Postos 

À evidência 

Na nossa "dita democracia".


VIII


A luta

Continua

Com a caneta,

De forma

Assídua ,

Pacífica 

Numa 

Coexistência 

Pacífica

Numa

Sociedade democrática

E de tollerância...!


(Continua)


Br(22h45 minutos, sábado), 07/03/2020.


                                              KK(NDO)

 BASTA

SEGURAR A CANETA,

SAI

E VAI...


I


" Na noiba

Baba

Abá

Ni uronku

Pa Tymanane,

Pa Tchaku,

Pa Bamecente,

Pa Bapebul!"


II


Farã

Auatan

Bathongue,

Tymanane

Aianque

Bathongue.. ,

(I)Nácia

Alangue

Bgoi...!(1)


III


A homenagem

Merecida

Da nossa destemida,

Querida,

Criatura,

Guerreira,

A nossa última

Mãe,

Pelas minhas irmãs

Em Bolama,

Cantando

Músicas

Que acompanharam

E alegraram

O dia 

Do casamento

Da nossa mãe

(I)Nácia!


IV


Depois

Do choro

E pranto,

Seguiu-se momento

Descontraído

De música

E dança

De muita animação

Em Portugal,

Setor de Bolama,

Região dos Bijagós,

Arquipélago 

Dos Bijagós!


VI


Que Deus 

Receba 

A 'noiba"

Do Baba

No seu Reino,

Com eterno

Descanso!


1.Em msnjaco:


I


 A noiva

Do baba,

Do papá,

A acabou 

Com o orgulho,

Vaidade

De Tymanane,

De Tchaku,

De Bamecente,

De Bapebul...!


II


Farã

Venceu

E convenceu

Os hóspedes,

Tymanane

Recebeu

Os hóspedes,

(I)Nácia

Não deixou 

Dormir...!

(A ninguém).


(Por concluir)


Brandoa ( quarta -feira, 21h 16 minutos), 06/03/2019.


                   KK(NDO)

 "CADA CABEÇA, 

A SUA SENTENÇA"...!


I


Irmãos,

Lavemos as mãos!

Tenhamo-las 

Bem limpas!

Porque elas

Segurarão

No boletim

Para escolher,

Eleger

Um homem

Para a nossa Nação!

Um homem

Com mãos

 Limpas!


II


Cada um sabe

O que neste momento

Lhe cabe:

A responsabilidade

Inerente à nossa sociedade,

E tudo o que diz

Respeito

Aos grandes temas,

Aos problemas

Do nosso País!


III


Basta,

Chega

De barbaridade,

Atrocidade

E de tudo o que denegride

A nossa sociedade,

A nossa pátria!

Tudo o que é ruim,

Tudo o que mancha,

Afasta,

Estraga

O bom nome

Da nossa terra!


IV


Está na hora

De resgatar a nossa terra!

Fazer

Renascer

O orgulho

De filho

Da Guiné,

Que cada um de nós é!


V


O que impós

A voz

De cada um de nós,

Para o dia dez

Deste mês,

É de extrema 

Importância:

A máxima

Consciência

Em resgatar a nossa Pátria!


VI


A liberdade,

Impõe a nossa

Responsabilidade

Nos momentos cruciais

Da nossa História!

Cada um 

De nós,

Será responsabilizado

Na escolha que cada um

Fizer

No próximo dia dez

Deste mês.


VII


Oxalá

Que Alá

Ouça a nossa prece

No dia dez

Deste mês

Em que de uma vez,

Nos tire de impasse,

Da crónica crise!

Acredito,

Creio:

"Cada cabeça

A sua sentença",

Na hora 

Da justiça,

Na nossa terra!!!


(Por concluir)


Brandoa ( quinta-feira, 23h13minutos), 07/03/2019.


                     KK(NDO)

 REZO

AO DIVINO,

DESPREZO,

MENOSPREZO

O HUMANO.. 


I


Até

Ao topo,

Até

Ao zénite,

O caminho

Aberto,

Solto

No tempo

Para atingir o sonho

Proposto,

Pretendido

Neste 

Mundo.

O resto,

Não interessa

Para nenhuma coisa .


II


Ao invés,

Devia 

Ser talvez,

O que se deveria

Procurar

Para chegar

Ao divino,

Isto é, do humano

Com todo

O zelo,

Cuidado

E segredo

Na ação

Que se treina

E se exercita,

Tendo

Em conta

O sigilo

Sagrado

Para a obtenção

Da benção

Para a salvação

Divina.


III


Os homens,

Os seres

Humanos,

Lutam na existência

Terrena

De forma digna

Ou indigna,

Para a sobrevivência

Em todas as paragens,

Em todos os lugares

Para serem donos,

Patronos,

Subalternando 

Os outros

De posições inferiores,

Se destacando 

Como maestros

E principais  ministros,

Principais orientadores

E gestores

De coisas poucas,

De coisas públicas ...


IV


Tento,

Experimento

Indagar,

Investigar,

Inquirir

E posteriormente

Inferir

O que leva o ser

A ter 

Uma ambição

Ao extremo,

A satisfação

Ao máximo

Que o desvie da bondade,

Da solidariedade

Divina,

O que emana

E origina

Dos dez mandamentos,

Os bons comportamentos

Que a socialização

Impregna

Cada cidadão,

Alargando o seu horizonte

Para o benefício

E auxílio 

Do seu semelhante...


V


O nosso umbigo

Não deveria afastar-nos

De cada amigo,

Fechando-nos

No nosso próprio

Abrigo,

Deixando cada um navegar

No seu próprio

Rio,

Ao sabor da corrente,

Da maré

Perante 

O perigo 

De um jacaré,

Um lagarto

Faminto

E sem socorro

No seu suspiro..


VI


Porquê?!

Porque,

Repleto 

E saciado

Da carne,

O osso,

Joga-se no lixo,

Deixa-se para o cão!

Porque

Os objetivos

Propostos, 

Foram amplamente,

Completamente

Atingidos ...!!!


(Continua)


Brandoa (terça-feira, 01:24), 07 de março de 2023.


          KANKAMBALL

domingo, 5 de março de 2023

 HOMEM

E MULHER

NADA TÊM

A VER...



I


O homem

E mulher

Nada têm

A ver.

O encontro

Entre um 

E o outro,

Foi fortuito,

Gratuito.

Nada têm

Em comum!

Não existe nenhum 

Laço de sangue

 Cada um

Segue

O seu caminho,

Se ainda houver

Sonho,

Alcançar outro

Objetivo,

Porque entre eles,

Nada é definitivo,

Nada prende as suas peles.


II


O que existe 

Entre eles,

É a questão

Moral.

Se um 

Achar

Que deve romper,

Acabar 

Com a relação,

Não existe 

Nenhum

Mal.

O homem

Ou a mulher

Escolhe a situação

Que lhe convém

Para terminar

A união.


III


O casamento

É apenas um contrato

Formal,

Um sinal

De intenções

Entre os dois cônjuges,

Um praxe.

Um ato

Um compromisso

Apenas no papel

Para o inglês ver.


05/03/2023.


KK

 PARABÉNS, 

MEU MENINO,

MEU GIGANTE!


Parabéns, meu menino, meu filho, meu  gigante, por este dia tão especial para ti e para a tua família! Que Deus continue a iluminar-te, abençoar-te com muita saúde e muitas felicidades ! Que o campo de ação seja constantemente o da realização pessoal , profissional e  familiar, com sucessos! A tua felicidade continua a ser meu ardente desejo! Um grande abraço.

 HAPPY

BIRTHDAY

LUALLY!


I


Neste dia tão especial

Para ti,

Filho,

E para todos os que te amam,

Quero do fundo

Do meu coração,

Desejar-te muita saúde,

Felicidade

E longevidade,

Em companhia 

Da tua família!

Quero que Deus 

Continue a iluminar-te,

Elevando-te 

Para a dignidade

E responsabilidade,

Como um ser humano

Solidário 

Com os demais!


II


Continência

Especial,

Ao meu general,

Neste dia,

Com muita reverência!


Um grande abraço de 

Quem muito te ama.

 PARABÉNS 

GRANDE

YORNA!


I


Parabéns ,

Grande

YORNA,

LUALLY,

Por este 

Magnífico 

E importsnte 

Dia,

Dia

Do teu aniversário !

Começo 

Por agradecer

Ao senhor 

Criador,

O omnipotente

Por este

Dia

Dado 

A ti, ao mundo

E peco,

A Ele,

Que te abençoe

E ilumine 

Em cada dia

Com muita saúde,

Sorte

E muitas felicidades

Em compamhia

Da tua família!


Que este

Dia,

Se repita por muitos

E muitos 

Anos de vida,

Com coragem 

Como homem,

Determinação 

E esperança!


Do pai com muita estima

E que muito te ama.

 PARABÉNS 

LLL,

LLLL

NESTE QUADRO!

PARABÉNS!

PARABÉNS,

LUALLY!


I


Década

Após década,

Festejamos 

O aniversário 

A sério

E agradecemos

Em primeiro lugar,

A Deus,

E depois 

Aos nossos pais,

Por nos ter concedido 

A oportunidade  

De virmos

A este mundo

E termos

Vivido

Cada minuto, 

Cada hora, 

Cada dia, 

Cada mês,  

Cada ano...!


II


A gratidão 

Da imensidão 

Da multidão, 

Pela oportunidade

Concedida como cidadão

Com saúde 

E felicidade,

E que tu expressas 

E desejas

A todos e a tudo,

Neste dia

De grande alegria!


III


Seja feliz, filho

E aproveita o brilho

Do sol

Como farol,

Para a concretização do teu sonho,

Pelo caminho

Ou por qualquer atalho,

Com muita garra

E  muita dignidade

Na tua terra,

Na tua sociedade!


IV


Neste dia, em particular,

E especial,

Filho,

Com apreço,

Muita afeição e orgulho,

Te peço

Que aceites o meu grande abraço.

 PARABÉNS,  LUALLY!


I

Acrescenta 

O que falta,

O Senhor

Criador,

O Todo- Poderoso,

Ao teu sorriso,

A alegria 

De cada dia, 

Com muita

Saúde 

E felicidade

Na companhia 

Da tua querida familia!


II


A frente,

É o camimho,

À procura 

Do sonho 

Que cada criatura 

Quer 

Como qualquer 

Ser,

E com muita sorte!


III 


A determinação,

Consumada

Na ação 

Da vida,

É a senda

Tomada 

Com perspicácia,

Resistência 

E a paciência,

Aliada

À inteligência,

É tudo o que te desejo

Em cada 

Ensejo!


IV


Seja 

Feliz

Em tudo

O que quer,

Se arroja,

E sempre quis 

Neste mundo!


V


Um grande abraço deste

Teu velho,

Que te deseja o brilho

Como filho,

Em cada instante.


05/03/2022.

                     NDO