terça-feira, 14 de março de 2023

 APILI,

NAMPILI,

BILI...!


I


TU,

NAMPILI(1)

APILI,

" Bili"(2),

Para  me dares

O amor

E o vigor

No meu interior.

Junta-te às outras flores,

Às outras mulheres

Para que eu possa

Continuar

A pugnar

E a lutar

Pela causa

De cada um,

Pela causa

Comum,

Pela causa

Pública,

Pela causa

Democrática 

E patriótica...!


II


A política,

A causa 

Da República, 

Tornou-se endémica

A grande" seca"

Que prejudica,

Que lesa

A minha alma

Que ama 

Cada dama,

Cada criança

Que acalenta

A esperança

Em cada costela

Logo que nasça,

Não a "costela"

Do nosso ministro 

Do Interior...!


III


Nampili

Apili,

Bili!

Eu apenas queria

A alegria

Na tua fisionomia,

Na tua face

E bem longe da crise...!

Queria

Apenas continuar 

A ser

Àquele romântico 

Manjaco

Na terra 

Do branco, 

Longe da sua terra

Natal,

Longe da PÁTRIA 

De CABRAL...!


IV


Eu não queria,

Nem quero ser

Político.

Apenas queria 

Defender 

A cidadania, 

Exercer

O meu direito cívico.


V


Apili

Nampili,

O tempo

Urge

E o romântico  foge

Para o seu campo,

A fim de exercer o seu ofício

Diário...!


1. Nampili, no dialeto manjaco,  significa menina;

2. Bili, no dialeto mznjaco, significa, vem(venha)!


(Por concluir)


Brandoa ( domingo, 04:18), 14 de março de 2021.


        KK YOIÓ( NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário