APILI,
NAMPILI,
BILI...!
I
TU,
NAMPILI(1)
APILI,
" Bili"(2),
Para me dares
O amor
E o vigor
No meu interior.
Junta-te às outras flores,
Às outras mulheres
Para que eu possa
Continuar
A pugnar
E a lutar
Pela causa
De cada um,
Pela causa
Comum,
Pela causa
Pública,
Pela causa
Democrática
E patriótica...!
II
A política,
A causa
Da República,
Tornou-se endémica
A grande" seca"
Que prejudica,
Que lesa
A minha alma
Que ama
Cada dama,
Cada criança
Que acalenta
A esperança
Em cada costela
Logo que nasça,
Não a "costela"
Do nosso ministro
Do Interior...!
III
Nampili
Apili,
Bili!
Eu apenas queria
A alegria
Na tua fisionomia,
Na tua face
E bem longe da crise...!
Queria
Apenas continuar
A ser
Àquele romântico
Manjaco
Na terra
Do branco,
Longe da sua terra
Natal,
Longe da PÁTRIA
De CABRAL...!
IV
Eu não queria,
Nem quero ser
Político.
Apenas queria
Defender
A cidadania,
Exercer
O meu direito cívico.
V
Apili
Nampili,
O tempo
Urge
E o romântico foge
Para o seu campo,
A fim de exercer o seu ofício
Diário...!
1. Nampili, no dialeto manjaco, significa menina;
2. Bili, no dialeto mznjaco, significa, vem(venha)!
(Por concluir)
Brandoa ( domingo, 04:18), 14 de março de 2021.
KK YOIÓ( NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário