terça-feira, 31 de outubro de 2023

 Nunca vi a tanta

Beleza 

Dada

Pela Natureza,

Tão linda,

Esbelta,

Tão bem feita,

Diria, sem exagero,

Artística,

Algo tão raro

No nosso Planeta

Que edifica

Uma figura

Feminina,

De grande envergadura

Numa bonita

Senhora,

Uma mulher

Bem aprumada,

Bem feita

Como deve ser

À medida 

Da vida!

Os teus seios,

Devem ser

Os privilégios

De quem,

Do homem

Que tem

Como esposa,

Como companheira!

Tu és uma deusa

Que arrasa

Os homens

De diversas origens!!!


Para

Helena Caetano Fraide 


31/10/2023.


KK-NDO 

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

 J,AI DEVOIR

D, AVOIR

L,ESPOIR...


I


N,importe le chemin

Pour avoir 

Le devin

D,avoir

L,espoir

Comme

Un homme

Qui lutte

Pour la conquête....


II


Chaque

Jour 

J, attaque

Toujours 

Qualque

Objective

Active

Non pour obtenir

Seulement

Le souvenir

Pour l,avenir

Et pour ça content.


III


J,exprime

Ce que vient 

De mon âme,

Ce que j,aime

Tellement,

Mon dèsir

D,avenir...


IV


Au revoir

Mon

Mois,

Ton 

Mois,

Notre 

Mois

D,octobre,

C,est que je dois

Croire...


V


Ça c,est simplement

Mon exerce

En (Au)français,

C,est 

Jamais

Le français

Littéraire,

Mais

Simplement

Une rédaction

De ma condition...

D'apprentissage,

D,apprenti,

De ce que j'ai appris

Dans la vie.

 O poeta

Que alerta,

Que exorta,

Encanta

A sua malta

Para um sonho,

Para um futuro

Risonho,

Melhor,

Com muito amor

Para qualquer

Jovem,

Para um homem

Novo,

Para qualquer

Ser

Do vindouro,

Com um dado objetivo,

Uma consciencialização

De uma nova geração!...

Parabéns! Muita saúde

E felicidade!

Felicitaçao ao DSP


30/10/2023.


KK-NDO


domingo, 29 de outubro de 2023

 O JULGAMENTO FINAL

NO TRIBUNAL

DE OSÍRIS

E ÍSIS...!


I


No mundo 

Dos vivos,

Os objetivos

São traçados,

Planeados

Segundo

As apetências,

De sobrevivências,

Da luta,

Da conquista.. 


II


Aqui

E ali,

O aquém

Do mortal,

No natural,

No profano,

O humano,

Desejando

Atingir,

Conseguir

O além,

O sobrenatural,

O divino,

O sagrado

Do imortal...!


III


Na vida

Humana,

Cada ser

Procura ser

E ter

O principal,

O essencial

Desde que não prejudique e exceda,

Lese,

E cause

O interesse

Do outro

No seu encontro...


IV


Na sua ação diária,

Na sua prática quotidiana,

Na sua faina

Do dia

A dia,

Deve ter em conta

A sua conduta,

Pois, esta

Será avaliada

No final

Da sua vida,

No Tribunal

De Osíris

E Ísis...!


(Continua)


Alfornelos ( domingo, 17:00), 29 de outubro de 2023.



KK-NDO

 Escrevo e a minha sensação, é uma outra emoção que cobre,

Que percorre

O meu organismo

Num verdadeiro,

Puro,

Genuíno,

Máximo

Sentimento masculino,

Carregando

E espalhando

As minhas veias

Como teias

De aranha,

O que um apaixonado

Sempre 

Sonha!

Beijar

Beijar,

Beijar-te

E abraçar-te

Fortemente!

sábado, 28 de outubro de 2023

 Meu Deus! Encontrando uma pessoa tão linda, encantadora como tu,

Só digo sim, sim e que Deus me ajude a garantir esse meu sim, a minha 

palavra

De honra,

À minha senhora,

À minha diva

Aquela

Bela dama

Que me ama

E me salva!

Peço a DEUS

Que me ilumine,

Me guie,

Me oriente

À tua direção,

Meu ❤️,

Minha 

Querida

Fernandinha!

29/10/2023.


KK-NDO 

 Mamã, dás -me uma alegria

Em cada dia;

Uma energia

Equiparada a da Misericórdia

Enorme

Em nome 

Do senhor

Criador 

Do imenso 

Universo,

Que habita

Neste Planeta

Que devia

Ser exclusivamente

De contentamento,

De harmonia,

De Concórdia,

Diria,

Apenas, de amor ❤️,

Amor

Ao esplendor!

Te amo,

Te estimo

E és a razão

Do meu pobre

E nobre 

Coração ❤️!

E em cada

Dia,

Logo de madrugada,

Aponta,

Nasce e aumenta

Mais,

Que me deixa ainda

Mais

Feliz!

Um grande beijo 💋

Te envio, 

Porque te desejo, 

E quero, que estejamos  


No mesmo meio,

Porque nos amamos!!!!!!


Para Caita


28/20/2023.


KK-NDO 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

 NÃO SE ESQUEÇA DAQUELA CRIANÇA

QUE A JUSTIÇA

OBLITERA A ESPERANÇA!!!


I


Oh, humanidade!

Por que permite

A crueldade,

A guerra,

A injustiça

Na terra,

E olvide

O direito

Da criança

De ser feliz

Em cada país,

O fundamento

Que a assiste

Na Carta das Nações,

Para todas as populações!?


II


Por que não o amor,

Nos nossos corações,

Para todas as nações,

Incutindo o melhor

Valor,

Que consiste no respeito

Pela pessoa humana

Na superfície terrena,

O cumprimento

Rigoroso

E escrupuloso

De cada Constituição

De cada Nação?!


III


Oh! Humanidade!

Por que tanto

Desrespeito

Em Gaza,

Sem a baliza

Da piedade,

Ceifando

Vidas inocentes

E em várias partes

Deste nosso mundo,

E, sobretudo,

Tanto

Da parte

Do Hamas,

Como de Israel

Com teimas,

Com traumas,

Algo abominável

E desprezível!!?


IV


O século

De maior

Realização

Civilizacional

Agora sem escrúpulo,

O pólo

Oposto ao amor,

A geração

Fecunda

Do prestígio,

Do génio

Que valoriza 

A vida,

Que menospreza

O holocausto,

O ódio,

A crueldade,

A barbaridade,

O genocídio...

E tudo está

Dando

Mau sinal,

Tudo

Está mal !!!


V


Por que tanta barbárie

Na superfície

Terrestre,

Com esta triste

"Arte

Rupestre",

Semeando 

Tantos

Sofrimentos

Em todo

O mundo

Habitado!

Nós que chegamos a Lua,

Uma verdade nua 

E crua,

E agora, estamos ao revés,

Sem cabeça

Nem pés,

Isto é, sem esperança!!!


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 05:04), 28 de outubro de 2023.


KK-NDO

 NÃO SE ESQUEÇA DAQUELA CRIANÇA

QUE A JUSTIÇA

OBLITERA A ESPERANÇA!!!


I


Oh, humanidade!

Por que permite

A crueldade,

A guerra,

A injustiça

Na terra,

E olvide

O direito

Da criança

De ser feliz

Em cada país,

O fundamento

Que a assiste

Na Carta das Nações,

Para todas as populações!?


II


Por que não o amor,

Nos nossos corações,

Para todas as nações,

Incutindo o melhor

Valor,

Que consiste no respeito

Pela pessoa humana

Na superfície terrena,

O cumprimento

Rigoroso

E escrupuloso

De cada Constituição

De cada Nação?!


III


Oh! Humanidade!

Por que tanto

Desrespeito

Em Gaza,

Sem a baliza

Da piedade,

Ceifando

Vidas inocentes

E em várias partes

Deste nosso mundo,

E, sobretudo,

Tanto

Da parte

Do Hamas,

Como de Israel

Com teimas,

Com traumas,

Algo abominável

E desprezível!!


IV


O século

De maior

Realização

Civilizacional

Agora sem escrúpulo,

O pólo

Oposto ao amor,

A geração

Fecunda

Do prestígio,

Do génio

Que valoriza 

A vida,

Que menospreza

O holocausto,

O ódio,

A crueldade,

A barbaridade,

O genocídio...!!!


V


Por que tanta barbárie

Na nossa superfície,

Semeando 

Tantos

Sofrimentos

Em todo

O mundo

Habitado!

Nós que chegamos a Lua,

Uma verdade nua 

E crua,

E agora, estamos ao revés,

Sem cabeça

Nem pés,

Isto é, sem esperança!!!


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 05:04), 28 de outubro de 2023.


KK-NDO




quinta-feira, 26 de outubro de 2023

 A ROTINA

DA "MATINA"


I


A rotina

Humana

Em cada

"Matina",

Em   cada

Madrugada

Que nos convida

A uma cena

"Bacana ",

Fixe,

Que nos mexe

Por dentro,

Que vem ao nosso encontro,

Um convite

Num instante,

Instantâneo,

Que alguns chamam,

Apelidam

De um "asseédio",

Mas que é muito sério...


II


Em   cada

Manhã,

Alguém nos convida,

Manda

"Mantenha"

De irmandade,

De amizade,

De fraternidade,

Com sinceridade,

De solidariedade,

Para que cada

Um, tenha

Um ótimo

Dia,

Com alegria

No máximo,

Uma disposição

Para qualquer função...


III


Em cada

Manhã,

Em cada

Madrugada,

Sempre que possa,

Com ou sem pressa,

Deixo uma mensagem

Fraterna,

Humana

De estímulo,

De coragem,

Força

E esperança

A cada 

Mulher,

A cada

Homem

No seu périplo,

No seu curso,

No seu percurso

Matinal,

Semanal,

Mensal

Ou anual.


IV


Acreditem,

Que tudo o que faço,

Fá-lo

Com e pelo

Gosto,

Prazer

Que vem do instinto

Como um ser 

Qualquer.

E espero que se amem,

Se estimem,

Na liberdade,

Fraternidade,

Na sinceridade,

Na solidariedade,

Como a vontade 

Da Nossa Divindade

Maior,

Com muito amor ❤️!!!


Uma santa sexta-feira para todos!


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 03:12), 27 de outubro de 2023.


KK-NDO

 Mamã

Di 

Mi,

N, durmi!

Goci

N,lanta

N,Ka odjau,

Porque és hora,

Bu 

Na durmi

Tambi .

Hora

Ku

Bu 

korda,

Ka bu

Disquici

Kil ku

Sta loucu,

Dudu

Pá bô

Goci!

Alguin

Di  bu pitu,

Bu 

Homi!

Ku

Amau

Tchiu,

Ku amau

Dimais!

Um❤️‍🩹 garandi.


Para Caita


27/10/2023.


KK-NDO 

 Oki bu corda,

Lembra 

Sempre de quim

Ku sta aós

Na bu bida,

Quim 

Ku mora

Na bu pitu,

Na bu curaçon!

Quim

Ku entra

 Na bô morança

I itené sperança

Kuma bô na recebil

Ku dus mon,

Bu na recebil

Diritu

Ku braçus 

Abertus!


Para Caita


27/10/2023.


KK-NDO 

 Boa noite, meu grande. Há quase vinte e quatro horas que não falamos! Adormeci muito cedo ontem e por volta das duas da madrugada acordei e tive a trabalhar até às cinco e meia. Depois voltei a deitar - me e consegui dormir pelo mais duas horas e levantar -me para ir para  a escola. Agora estou cansado e com sono, e queria ter alguém ao meu lado para me dar miminhos

E carinhos.

Bjs grandes. Te desejo, te amo e não consigo tirar -te da minha cabeça.Bjs, bjsss


Para Fernanda


25/10/2023.


KK-NDO 

 Kuma ku bu sta?

Na pera kuma bu na sta bem!

Pá Deus protedjin

Bô, 

Djuntu di bu família,

Bu fidju,

I pá bu sta 100°/° bem!

Um 💋 garandi

De um homem

Ku misti amau

Na si bida!


Caita


27/10/2023.


KK-NDO 

 Mamã, perduan,

Porque n,durmi cedu.

N,bin canadu

Di Scola.

N,toma banhu

N,djanta,

Depus n,bai pá quartu

Pá n,descansa um bocadu,

N,caba pá durmi

Suma meninu!

Goci ku n,corda

N,odja bu mensagem.

Ka  bu preucupa,

Pábia n,sta bem.

Apenas n,durmi sin

Mandau un mensagem

De feliz noite.

Desculpa

Nha madame,

Mindjer que n,ama tchiu!

Um grande bedju.


Para Caita

27/10/2023.


KK-NDO 

 Destemida,

Não atrevida,

Ousada,

Respeitada,

Porque é simplesmente

Muito

Linda

Em cada

Instante,

Em cada 

Momento,

Cada

Vez,

Em cada

Mês,

Que nos transmite,

Que nos envia

Alegria

Contagiante

Em cada

Dia,

Porque está sempre feliz!

Uma santa

Sexta feira

Linda

Senhora

Demais!

Feliz

Noite!

Um grande beijo 💋

Para Justina

27/10/2023.

KK-NDO


quarta-feira, 25 de outubro de 2023

 CHEGA

A NOITE LONGA

EM QUE SE ENTREGA...!


I


Chega

A noite

Longa,

Intensa,

Em que se entrega

A uma causa

Nobre,

Quando se sente,

Quase que uma febre,

Ou uma praga,

Uma mágoa 

Em que a pessoa

Sofre 

No seu dia

A dia,

No seu quotidiano,

Como o humano

Vindo 

A este

Mundo

Que, as vezes,

Parece um inferno

Cheio de stresses...!


II


No caminho

Do meu sonho,

Lanho 

Com muito

Amor,

Afeto,

Me empenho 

Em tudo o que me dá

Prazer

De escrever

Sobre a vida

Que, por esta senda

Vou andando

Como um vagabundo,

Sem um sentido,

Sem um projeto

Bem definido,

Programado,

Algo que pudesse dar certo,

Sem dó nem dor... 


III


No mundo

Em e de transformação,

A grande lição

Deve ser dada,

Na medida

Da nossa precaução

Em relação

A tudo

Que diz respeito

À nossa realização

Pessoal

E profissional,

De modo

A atingir,

Conseguir

A adaptação

E integração

Plena,

Digna

Nesta sociedade 

De grande

Competitividade...!


IV


Eu me logro

No erro,

Porque me lembro

Que o meu cérebro

Que vem do outro

Outubro

E quase que efémero,

Eu procuro

E percorro

O lugar seguro,

Em cada perímetro

Com uma mão de ferro

Para que, comigo me encontro

No pleno rubro...


V


Como o bengaleiro,

O companheiro

Procura

Uma companheira,

Uma fada

Da 

Senda

Da vida,

Uma ajuda,

Uma prenda,

Para a saída

Da

Cauda

Em cada 

Partida,

Para encontrar a chegada

Bem merecida...!


VI


Um amparo

Que procuro,

Não bem o socorro,

Mas um aconchego

De um amigo,

Uma mão de uma amiga

Meiga

Que me valha,

Cheia de amor,

Que sirva

De diva

E ventilador,

Quando já nada

Brilha

Na vida...,

Mas que a força

Da esperança,

Cresça,

Como a de uma criança...!


VII


Nunca

E nunca,

Se deve deitar a toalha

Ao chão!

Não perca

Nunca

A esperança,

Quando se caminha

No caminho

Duma batalha,

Dum sonho!

Em prol

Do que se traça,

Ao (No) brilho do sol,

Pelo aquilo que sonha,

Não hesite,

E vá sempre em frente

Com afinco

E determinação,

Guiado,

Guiada

Por um foco,

Não tão pouco,

Como um estrado

Da vida...!


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 03:14), 26 de outubro de 2023.


 KK-NDO

domingo, 22 de outubro de 2023

 VIVA

A VIDA

NORMAL,

NATURAL!

NÃO COPIE, IMITA  O QUE TE FAZ MAL... 


I


Somos

Produtos

De Deus,

Da Natureza,

Somos

O que somos...


II


Contentemo-nos

No que somos,

Donde viemos,

E saibamos

Para onde vamos,

O que que queremos,

O que ambicionamos,

O que sonhamos.

E tudo isso

Não significa que somos 

Pequenos,

Que acomodamos,

Que conformsmo

Com o que temos.


III


Vamos à luta,

A conquista

Do nos encanta,

Do a vida

Nos possa proporcionar,

Para melhorar

As nossas condições

De vida,

Procurar 

O melhor,

O amor

Que nos dá

O prazer

De viver

Com intensidade

Mas com moderação

E responsabilização...!


IV


Nos escolhemos 

A vida,

A labareda,

A senda

Que mais tarde

Prejudique a nossa saúde

E põe em causa

O que mais nos interessa

Neste Planeta

Tão maravilhosa!

Não copiemos,

Não imitemos

Por imitar,

Por agradar

Fulanos

E troianos

Ou para podermos

Estar bem integrados

No grupo,

No tempo

Ou no espaço

Imenso!


V


Primeiro, 

Somos

Nós,

Com a nossa voz,

A nossa integridade ,

A nossa personalidade,

Especificidade,

Para podermos

Integrar

Harmoniosamente

Na sociedade 

Global.

E isso não significa

O individualismo,

O egoísmo,

O isolacionismo... 


Tenha uma segunda-feira

Plena!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 05:14), 23 de outubro de 2023.


       KK-NDO

 Eu adoro

Mulheres

Lindas,

Formosas,

Apetitosas,

Todas

As quero

Como meus seres!

 Lembras-te que te pedi que me enviasses as tuas fotos , mostrando os teus seios e tu disseste que não.  Até pediste -te que enviasses quaisquer ou antigas, mas recusaste. Eu queria estar a ver com satisfação os contornos do teu peito, os teus lindos seios! Mas, não quiseste! Paciência! Sofro!

 O teu corpo

Deve ser 

Muito bom

Que não se compara

Com nenhuma

Outra

Menina,

Nenhuma 

Outra

Senhora.

Quero ver o teu corpo

Inteiro,

Interior!

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

 Parabéns,

DSP!

Saúde

E felicidade!

Sucessos

Atrás

De sucessos,

Com muita paz,

Para o grande

Líder

Que atende

Os problemas,

Más

Condições 

Das nossas populações

Da nossa sociedade

Guineense,

Sempre em crise!

FOREVER!

Para o mano

Digno,

Por este dia

De grande

Alegria!

Coragem

De Homem,

Pugnando

Para a vida

Do homem

No mundo

Seja cada vez melhor,

Com muito amor,

Esperança

Sobretudo

Para a criança!


A fé,

Os brilhos

Dos olhos

Dos filhos

Da Guiné,

Dependem da tenacidade,

Da capacidade

Do irmão aniversariante

Confiante

No bom louro

Do seu futuro!


quarta-feira, 18 de outubro de 2023

 Esta senhora

 Me mata,  

Me esfola, 

Me degola,

Porque ela

É bonita,

É gira,

E linda

E muito querida.

Ela

Se afasta

De mim,

Porque me me dispensa

Da sua saia

Já não gosta

De mim!

18/10/2023.


KK-NDO

domingo, 15 de outubro de 2023

 A EDUCAÇÃO

COM MUITA AFEIÇÃO


I


A educação

Que se dá 

Deve ser com coração ❤️,

Ainda

Com a razão

Porque ela é para toda

A vida.


II


Na velhice,

Descobri

A burrice

Que durante 

Muito tempo,

A leste,

Não admiti,

Porque estava convencido

Que já tinha atingido

O topo 

Do conhecimento,

Da sabedoria!

Afinal, era apenas uma fatia

Do bolo,

A alegria

Do dia 

De um dado

Tolo...


III


A educação

Esmerada,

Comedida,

Desejada,

É aquela 

Que se dá

Tendo em linha

De conta,

O que presta,

O que o indivíduo

Sonha,

Aquela 

Que o ajuda

A evoluir,

A progredir,

Para mais 

Tarde

Ser 

Um ser

Feliz,

Atingir

O básico no núcleo

Que se pretende

Como o essencial ,

O fundamental.


IV


A educação,

É um processo,

O que se faz

Passo

A passo,

Para que alguém,

Homem,

Mulher

Tenha a paz

De espírito

E o conhecimento

Que sirva

Para a sua afirmação

Na sociedade,

No mundo,

Na vida!

Lição 

Que leva

A cada 

Um

A lado

Algum,

A um porto

Seguro,

Um ponto

Do seu encontro

Com dignidade,

Como pessoa humana,

Do que Deus emana...!


V


Esta é a minha missão,

Como cristão

Que, mesmo não sendo

Praticante,

Sinto-me na obrigação,

No dever,

De transmitir,

Opinar,

Alertar,

Difundir,

Esclarecer

Com muito

Amor,

O meu propósito,

No verdadeiro sentido,

No seu sentido lato,

De grosso modo,

Ciente

No meu consciente

Ou inconsciente.


(Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 05:23), 16 de outubro de 2023.


KK-NDO

 A hora

Que espreitei,

A senhora

Estava descansando

E assim, voltei

Dormindo,

Contente

Da noite

Em que que Deus 

Está cuidando

E te abençoando.

Espero que tudo

Corra

Bem,

Como o desejo 

Deste 

Homem!

A minha alegria

Do dia,

E que estejas bem

De saúde

E assim, Deus

Traz

A paz

E a felicidade!

Aceite

Um 💋 beijo

Meu, aqui no Tejo!

16/10/2023.

KK-NDO


sábado, 14 de outubro de 2023

 A HUMANIDADE

DA MODERNIDADE

NUNCA DEVE

PACTUAR-SE

COM A BARBARIDADE!!!


I


Não, não!

Nô ka na ceta

Mata pá mata!

Um safanão

Do mandão,

Do capitão,

Que decide eliminar,

Liquidar

Um outro povo,

Porque quer ser o único vivo

Naquele palco,

Ceifar

Naquela localidade

Como sua propriedade

Privada,

Ser

O único

Detentor 

E senhor

Do poder...


III


Não, não!

Não vertam lágrimas

Com as vossas poderosas

E sofisticadas armas!

Não, não!

Pensem,

Reflitam

Nas crianças

Que ainda não viveram

E são mortas

Pelos vossos egoismos,

Pelas vossas

Cargueiras!


IV


A Comunidade

Internacional,

Deve ter uma única voz,

Condenando veemente

Todas as partes

Envolventes

Na carnificina,

Na barbaridade!


V


O terrorismo

Daquele

É o mesmo 

Daquele

Que respondeu do mesmo

Molde, modo,

E não da forma 

Efémora

Em vez de responder

Pelo humanismo,

Pelo diálogo,

Tendo 

Em conta aos inocentes

E que não são beligerantes...!


VI


Aonde a humanidade

Vai parar?

Acautelem,

Chamem

Atenção

Aos dois beligerantes

Em conflito

Para uma mesa

De diálogo,

Israel

E a Palestina,

Que encontrem

Plataformas

De entendimento

Para porem

O fim ao conflito,

As hostilidades!

Respeitem

À memória,

A história

Daquele que nasceu em Belém!!!


VII


Se Amem!

Respeitem

A memória,

A história 

Daquele que nasceu em Belém

Para o  bem

Do Homem!

A paz

Faz

Com que os espíritos

Sejam 

E estejam 

Tranquilos e satisfeitos!!!


(Continua


BRANDOA,(sábado, 23:23), 14 de outubro de 2023.


 KK-NDO

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

 MOSTRE O SEU AMOR

INTERIOR

PARA O EXTERIOR,

E AO REDOR


I


Mostre

Sempre,

O seu amor 

Interior

Para o exterior,

Com o coração

Que contém,

Que conte

Sem

Alguém

Em exceção,

Sem 

Limite

Do que tem

Como mulher/ homem

Que vem

Da linhagem

Do bem,

Perante

Os que estão 

Ao seu redor,

E nunca o rancor...!


II


Aprenda,

Agradeça

A força, 

O que a vida

Te deu,

Te concedeu

E te dá

Com energia,

Alegria,

Calor,

O  seu valor

Superior

E nunca 

Se iniba

De ser 

Um ser

Inferior!

Nunca

Aceda

Que algo/alguém interceda

Para prejudicar a sua senda,

Que provoque a sua queda!

Exiba

O que de melhor

Existe no seu interior,

O seu amor

Maior...!

Nunca

Tenha desdém,

Seja de quem

For...!


III


Distribua,

Dê flor

Com amor

Ao seu redor,

Porque é o que Senhor

Apregoa,

O que cada um faça,

Para que haja a esperança

Para cada criança

Que nasça

Em todo

O mundo

Cada vez melhor!


IV


Deixe

Que tudo flua,

Evolua,

Se liberte

Com liberdade

E responsabilidade, 

Com naturalidade,

Para a ambicionada 

Felicidade

Na vida

Da Humanidade..!!!


V


Tudo isso,

Não pode ser

Interpretado,

Como sinal,

Afinal,

Da sua fraqueza,

Mas sim, a franqueza

Do seu ser,

Do seu intenso

Poder

Acumulado...!!!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 3:00), 13 de outubro de 2023.


KK-NDO

 MOSTRE O SEU AMOR

INTERIOR

PARA O EXTERIOR,

E AO REDOR


I



Mostre

Sempre,

O seu amor 

Interior

Para o exterior,

Com o coração

Que contém,

Que conte

Sem

Alguém

Em exceção,

Sem 

Limite

Do que tem

Como homem

Que vem

De linhagem

Do bem

Perante

Os que estão 

Ao seu redor,

E nunca o rancor...!


II


Aprenda

O que a vida

Te deu,

Te concedeu

E te dá

Com energia,

Alegria,

Calor,

O  seu valor

Superior

E nunca 

Se iniba

De ser 

Um ser

Inferior!

Nunca

Aceda

Que algo/alguém interceda

Para prejudicar a sua senda,

Que provoque a sua queda!

Exiba

O que de melhor

Existe no seu interior,

O seu amor

Maior...!

Nunca

Tenha desdém,

Seja de quem

For...!


III


Distribua,

Dê flor,

Com amor

Ao seu redor,

Porque é o senhor

Apregoa

Para que cada um faça,

Para que haja a esperança

Para cada criança

Que nasça

Em todo

O mundo

Cada vez melhor!


IV


Deixe

que tudo flua,

Evoluie 

Com liberdade

E responsabilidade, 

Com naturalidade,

Para a ambicionada 

Felicidade

Na vida

Da Humanidade..!!!


V


Tudo isso,

Não pode ser

Interpretado,

Como sinal,

Afinal,

Da sua fraqueza,

Mas sim, a franqueza

Do seu ser,

Do seu intenso

Poder

Acumulado...!!!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 3:00), 13 de outubro de 2023.


KK-NDO

 OS PODERES

DE ESTAR

NO MEIO DE DUAS MULHERES


I


Uma sensação

Muito agradável,

Diria mesmo saudavel,

Uma paixão

Incrível,

Essa inspiração!


II

Estar,

Se instalar

No meio de duas mulheres

Com bastantes

Poderes,

É como se 

Estivesse

Protegido,

Iluminado

Por seres

Sobrenaturais,

Com forais

Incandescentes,

Celestes,

Difundindo

Faíscas

Em todas as faixas!


III


Não existe 

Nenhuma

Mona Lisa

Em parte

Nenhuma,

Nenhuma

Dama,

Senão a nossa

Esposa!

Àquela 

Estrela

Que nos fascina

E nos ilumina

Em cada beco,

Em cada buraco!

Àquela

Que nos dá 

Mais força,

Que nos dá

Mais esperança!...


IV


A superproteção

De um cidadão,

Com  o privilégio,

Não o prestígio,

De dois amores, 

De dois olhares

De duas mulheres

Que seguram

A barra 

Da criatura

Que apenas amam!


V


Os ventos

Fortes

Em todos

Os momentos,

Em todos

Os instantes,

Vindos 

Algures

Dos montes

Desconhecidos,

Não

São

Empecilhos

Aos olhos

Dessas feras,

Dessas mulheres

Protetoras

Nas (Das) minhas horas

De torturas,

Nas(Das) diversas

Masmorras

Reais ou quimeras!


VI


A dádiva

De cada diva,

Me salva

Dos predadores

Da selva,

Me salva

Dos abutres

Que anseiam

Saciar 

A saliva,

Que almejam

Agradar

A língua

De tanta míngua!


VII


A proteção feminina

É humana,

É divina,

É mais digna,

É mais condigna

Porque ela é uterina

Porque se origina

Da sua faina

Tão genuína

E umbelina...!


(Por concluir)


Encosta do Sol( Sá., 20h45m), 13/OUTUBRO/2018.


                          KK(NDO)

 Beby, bin buscan, abô só que na pera, n,sibi bu ka na disqueci, pabia ami  qui amor di bu vida. Cada dia que na passa n,sta li na perau, na perau hora ku na casang, pá bu fidjus n,pudi dau! Distância pá mi i ka nada. ...!!!  Amor, extraordinário! Nunca na vida tinha expressado desta maneira, desta forma expressaste!  Deixaste-me louco, triste e muito orgulhoso e espero, sinceramente, que o nosso amor se concretize. Nunca uma me confessou e  teve a coragem de me dizer o que hoje me disseste   , cantando. Peço a Deus que me ajude a ir buscar-te, satisfazer o teu desejo, o teu interesse, a tua vontade de estares junto, perto de mim e dares- me os filhos que Deus quiser dar-nos. Um grande beijo. Ligo -te

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

 Encontrei/

Um melhor/

Amor/

Que me fez/

Um rei/

Neste mês/!

Esse amor/,

És

Tu/,


"Nha pitu/,

Que

N,misti

Pá bu

Sta pertu

Di

Mi"!

12/10/2023

KK-NDO 

sábado, 7 de outubro de 2023

A GRANDE PRENDA

DADA

PARA A VIDA!


I


OBRIGADO

POR TUDO,

MEU SENHOR,

POR

ESTE FIM.

PARABÉNS PARA MIM!


II


A vida só tem sentido

Por termos nascido,

Por isso vim

Por e para esse fim...!


III


Digo

Obrigado

Meu Deus,

Por ter permetido 

Que eu viesse

E vivesse

Na companhia

Da minha família,

Junto do amigo

E de todos os meus!


IV


Mais

Um dia

De alegria, 

Aproveitando a prenda

Dada

Pela vida,

Para ser

E viver

Feliz

Na possível medida...!


V


Obrigado 

Mais

Uma vez,

E, agradecendo

Por tudo

O que me fez,

Vivendo feliz

Com os que eu amo

E estimo,

Porque assim 

O Senhor

Quis

Com o amor,

E eu vim...!


08/10/2023.


KANKAMBALL -NDO

 O SORRISO

IMENSO

E EM PESO...!


A Deus,

Nos Céus,

Devo agradecer

Como um ser,

Por mais um dia

De alegria,

Em companhia

Da família,

Bem como por me ter

Proporcionado

A vinda a este mundo,

Convivendo

Em harmonia

E sintonia

Com todos os parentes

E demais semelhantes.


II


Obrigado

Do

NDO

Ao Todo-

-Poderoso

E Misericordioso,

Por este azo

De SORRISO

IMENSO

E em PESO

Na fisionomia

Desta criatura,

Bem como nos da família,

Nesta terra,

Neste dia...!


Encosta do Sol, 08 de OUTUBRO de 2018.


                               KK(NDO)

 ABUK PAPA

DI EUROPA...!


I


Ubabu

Europa

Alili,

Utchi

M,muise,

Am m,thige

Ulempe...


II


Europa

Sabi,

Si bu sang

I bu tené

Terbadju...


III


Europa

Compensa,

Se tiveres 

Saúde

E trabalho...


IV


Senão,

É uma verdadeira

Ilusão,

Uma pura

 Frustração,

Uma aventura

Em vão...


V


La vérité

Doit être

En premier

Lieu,

Dans ta tête,

Sur toi...!

Après

Aux autres....!


VI


Pensa

Positivamente

E o mundo avança,

Se transforma,

Porque alguém ama

Verdadeira e efetivamente...!


(Continua)


UBBO ( sábado, 14:26), 07 de outubro de 2023.


KK-NDO

 Mamã

Que alguém

Ama,

Mamã

Que um ser

Quer

Ter 

Como mulher,

Que mora

Na sua alma

E que o seu coração

Chama

Toda a hora

Para o seu interior

Para ser

A sua mulher

Com todo o amor

De adoração,

A sua companheira,

A alegria

De acrescentar a sua família!

Eu quero -te o mais 

Rápido possível

Para junto de mim

Para me fazeres

Homem feliz!

E peço a mão de Deus,

Para sermos  seres

Felizes!


Caita Catita.  7/10/2023


KK

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 Nos espaços

Brancos,

Opacos,

Imensos,

Vazios

E de silêncios,

Não encontro 

A minha formosa

Princesa,

A minha Caita

Queita,

Minha predileta

Catita,

Tão bonita

E esbelta!

Carrego nos meus ombros

As noites vazias

Sem sentido,

Sem significado

Especial!

Não encontro a minha princesa,

Mas eu sei que está

Ali à minha espera,

À espreita

De de oportunidade

Para me telefonar,

Para mandar 

Uma mensagem,

Dizendo -me:

"És o meu homem,

O homem

Que eu amo,

Que estimo

E quero que seja

Realmente 

O meu futuro homem"

É verdade ou mentira o que eu escrevi para ti!

Um grande beijo de e com muitas saudades.

 O GEMIDO 

VINDO

DE PELUNDO,

MAS, BENVINDO...


I


Na véspera

Na hora 

Da grande 

Verdade

Para o anúncio

Do princípio

No prefácio

Da existência

Humana,

Terrena

De alguém

Que vem

Para a convivência

Fraterna...


II


De Quínara,

De Tite,

De Kantoma,

De Bolama,

De Pelundo

Ou de Utiacor,

O anjo

Gabriel,

Residente

No Tejo,

Que outrora

Era 

Hóspede

De Empada,

Traz

Alegria,

A paz,

A fraternidade,

A harmonia,

Um grande 

Ensejo

Para toda a tabanca,

Como estivesse a ouvir

Algo a vir,

A partir

Do canto do fado

Africano

Espalhado

Por todo o continente,

Ensinando

A cada criança 

O hino

Do amor ,

De esperança

Do porvir...!


III


Lisboa

Ensinou

Brandoa

O ato de grandeza,

Aprendido com

E na paciência,

Como a ciência,

Para alcançar a virtude,

A sabedoria

Em bom

Tom,

Graças a misericórdia

Da Divindade,

Que lançou,

Enviou

Na face do Planeta

Que cada um de nós habita

Algo profícuo

Para cada indivíduo...


(Continua)


Brandoa( sábado, 02:40), 07 de outubro de 2023.


KANKAMBALL -NDO

 NO FIM...

... DEUS ME JULGARÁ...?!


I


Há 8(oito) anos

 Escrevi uma carta de amor,

Há 8(oito) anos,

Tentei encontrar 

Uma flor

Que pudesse aliviar

A minha dor,

Fazendo da vida um esplendor.


 II


Quanto

Tinha a dar,

Sem, no entanto,

Desvendar

O mistério secular

No crrpúsculo tenro e manso a despontar(?)!!!


III


Tanto

Sol ardendo

No meu peito!

Tantas cinzas já acumuladas no meu peito!

Tanto

Sofrimento,

Arrasando

Todo

O meu pensamento!!!


IV


A quem poderei dirigir,

Neste mundo

De tanto evoluir

Em que não há tempo para reflectir?!

Neste mundo

Em que nada se pode discernir?(!!!)


V


A voz dela, há 8 anos,

Atravessou oceanos

E transpǒs anos,

Confudindo-se com a dos ciganos,

A perseguirem os tais fulanos.


VI


Com tantos

Zés Diabos,

Rastejam-se 

E pululam-se

Muitos

Rabos,

Com tantos

Menoscabos

Entre is Cajazeiras e Os Medrados.


VII


O amor que ontem

Alimentei,

Ressuscitou quando o imaginei,

Sem 

Querer,

Amei

Aquela e aquilo que ontem

Nunca liguei!!!


VIII


Eu, tornar-me-ei no burro

Em que vim, no estado puro,

Visto que, por tanto ser sincero,

Transformei-me num burro!!! 


IX


A lealdade

Na sinceridade,

Conduziu a debilidade

Do meu corpo e da minha vontade!!!


X


Nas espigas,

Vi tantas amigas

Vestidas de blusas

E gangas,

Camisas 

E cuecas largas!!!


Lisboa( S. Bernardino), 29 de Setembro de 1984.


                  MATTOS(NDO)

 NO FIM...

... DEUS ME JULGARÁ...?!


I


Há 8(oito) anos

 Escrevi uma carta de amor,

Há 8(oito) anos,

Tentei encontrar 

Uma flor

Que pudesse aliviar

A minha dor,

Fazendo da vida um esplendor.


 II


Quanto

Tinha a dar,

Sem, no entanto,

Desvendar

O mistério secular

No crrpúsculo tenro e manso a despontar(?)!!!


III


Tanto

Sol ardendo

No meu peito!

Tantas cinzas já acumuladas no meu peito!

Tanto

Sofrimento,

Arrasando

Todo

O meu pensamento!!!


IV


A quem poderei dirigir,

Neste mundo

De tanto evoluir

Em que não há tempo para reflectir?!

Neste mundo

Em que nada se pode discernir?(!!!)


V


A voz dela, há 8 anos,

Atravessou oceanos

E transpǒs anos,

Confudindo-se com a dos ciganos,

A perseguirem os tais fulanos.


VI


Com tantos

Zés Diabos,

Rastejam-se 

E pululam-se

Muitos

Rabos,

Com tantos

Menoscabos

Entre is Cajazeiras e Os Medrados.


VII


O amor que ontem

Alimentei,

Ressuscitou quando o imaginei,

Sem 

Querer,

Amei

Aquela e aquilo que ontem

Nunca liguei!!!


VIII


Eu, tornar-me-ei no burro

Em que vim, no estado puro,

Visto que, por tanto ser sincero,

Transformei-me num burro!!! 


IX


A lealdade

Na sinceridade,

Conduziu a debilidade

Do meu corpo e da minha vontade!!!


X


Nas espigas,

Vi tantas amigas

Vestidas de blusas

E gangas,

Camisas 

E cuecas largas!!!


Lisboa( S. Bernardino), 29 de Setembro de 1984.


                  MATTOS(NDO)

 N,NA,

MAMÃ

NEGRA !


I


No poilão habitual,

Já não existe o ritual

Onde eu, quando

Ainda miúdo,

Menino

De mandado,

Digo, de recado,

Tu estendias o teu pano

Para o meu repouso,

Para não ser no teu regaco,

Para me enrolar

E observar 

O raio solar

Que, furtivamente,

Rachava aquele ramo inerte!


II


N,NA,

MAMÃ

NEGRA!

Ai! Ai!

Quem és tu agora?!

Quem és tu neste momento

Tão funesto?

Ai! Ai!

MAMÃ

NEGRA!

Estás tão diferente e magra!


III


Que feiticeiro

Te enfeitiçou,

MAMÃ

NEGRA?

Qual foi o embondeiro

Que te arrasou?!


IV


Onde está o teu penteado

Natural e chato,

Que srmpre me tens mostrado,

Quando

Eu me mergulhava no meu pranto?!


V


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Porque eu sou(um) músico,

Toco

E danço com mana Djara!


VI


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Que transmite o som

Mágico

E trágico

Que trago

Comigo,

Porque sou o lago

N,NA!


VII


N,NA,

No meu interior,

Há um bombolom

De amor,

Porque eu sou um Dom

Que descende de Utiacor!

Eu trago-o comigo,

Porque eu sou lago

Que banha

E alimenta a tua bolanha!


VIII


MAMÃ

NEGRA,

Sorri um pouco,

Com muito afinco

Para a Tua seiva pura,

Genuína

E digna.


IX


N,NA,

O teu filho

Tem um fardo

Sobre às costas.

Só dele se libertará,

Só o descerá,

Quando

O brilho

Banhar a tua face

E desaparecer as tuas rugas!!!


X


Sou manganás(1)

Que ignora o sofrimento;

Sou o teu rapaz

De fato

Roto,

De pés descalços,

De soluços

Constantes e imensos

Na tabanca

De Nhǒ Maca,

Hoje em cacos e destroços!


XI


N,NA,

A guerra

Que me " botou" na emigração,

Não ne fez esquecer 

Aquela

Terra

Onde nascera!

Daquela terra

De coração,

Que me viu nascer,

Crescer!

Nunca vou esquecě-la!!!


ÉVORA(terca-feira), 04 de Dezembro de 1984.


MATTOS(NDO)

 O SORRISO

IMENSO

E EM PESO...!


I


A Deus,

Nos Céus,

Devo agradecer

Como um ser,

Por mais um dia

De alegria,

Em companhia

Da família,

Bem como por me ter

Proporcionado

A vinda a este mundo,

Convivendo

Em harmonia

E sintonia

Com todos os parentes

E demais semelhantes.


II


Obrigado

Do

NDO

Ao Todo-

-Poderoso

E Misericordioso,

Por este azo

De SORRISO

IMENSO

E em PESO

Na fisionomia

Desta criatura,

Bem como nos da família,

Nesta terra,

Neste dia...!


Encosta do Sol, 08 de OUTUBRO de 2018.


                               KK(NDO)

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

 Dormi,

Durmi,

Nha

Bebé 

Fofinha!

Tené

Um sono

Tranquilo e ameno!

De quim ku mistiu 

Tchiu

Nés mundo,

Chamado

NDO.

QUALQUER PROPÓSITO,

É FEITO

COM MUITO

GOSTO...


I


Parto

De (pelo,com) o princípio

Do meu vício

Positivo,

Do que gosto,

Do meu objetivo

Principal,

Inicial.


II


Vou andando,

Vou marchando

Com os meus próprios

Pés,

E pensando

Com a minha própria

Cabeça,

De lés

A lés,

Com muita esperança,

Contando

Alguma peripécia,

Com muitos desafios...


III


Vou lavrar

O meu sonho

Como o lavrador

Da minha terra

Quínara,

No seu caminho

Para o seu, "lugar"

O seu "lagar",

Que permite sugar,

O  principal alimentador,

Da população

Que quer sempre a evolução...


IV


Vivam

A vida

Com muita

Intensidade,

Porque ela

É bela,

Mas, que infelizmente,

É bastante,

Demasiada

Curta!

Se façam

Viver

Com muito prazer!


V


Não deixem

Que stresses

Tomem

Conta de vocês

De vez...!


(Continua)


Alfornelos (segunda-feira, 11:15), 02 de outubro de 2023.


KANKAMBALL -NDO

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

 OUTUBRO

RUBRO

E EM CORO...


I


A este měs

Que se fez 

Com cheiro

Rubro,

Puro,.

Sincero,

Verdadeiro,

Íntegro

De ímpetos,

De factos,

De acontecimentos

Importantes,

Gigantes,

Em vários pontos

Recǒndos

Do Globo Inteiro,

Apenas quero,

Que tudo fique um reparo,

Um registo exclusivo e raro

Num grande livro,

Num grande letreiro,

Melhor dito, num livreiro,

Numa balanca

Em peca

De ouro:

Um TOURO

Fazendo a justica!


Por concluir


Encosta do Sol(Quarta-feira,20h17m), 03 de OUTUBRO  de 2018.


KK(NDO)

domingo, 1 de outubro de 2023

 OUTUBRO

AO DOBRO

E AO RUBRO...


I


Não importa

Se alguém gosta

Ou não gosta,

Se tenho

Ou não tenho

Claque,

Like

Neste truque

Do Facebook...!

O que conta,

É a escrita

Que me incita,

Que me encanta,

Que me estimula,

Como uma coisa

Bela,

Maravilhosa,

Que me embala...!


II


Não levem

Mal,

Não me condenem,

Não façam um juízo final,

Porque é normal

Que tenha uma paixão,

Uma obsessão

Pela escrita

Que me arrebata,

Que me arrasta

Pela estrada

Da vida,

Sempre pela perfeição,

Pelo amor

E nunca pelo rancor...


III


No dia primeiro,

De outubro,

Se deseja ao dobro

E ao rubro

A cada seu membro,

Um melhor soro

Que alimenta o seu cérebro,

E ao seu corpo inteiro

E íntegro!


IV


Em outubro,

Muito espero

Que cada um tenha o louro,

O tesouro

Mais próspero,

Bem mais caro

Em cada seu giro!


V


Leve,

Leve,

Levemos 

A vida com autoestima,

Alguém 

Que ama

Alguém

E sem 

Desdém,

Porque ninguém

É mais que ninguém!

Amemos,

Amemos

(Por) Enquanto

No momento

Exato!...


(Continua)


Alfornelos( domingo, 13:25), 01 de outubro de 2023.


KANKAMBALL -NDO.