terça-feira, 28 de abril de 2026

 DEPOIS DE COMER UM PRATO

 DE CHABÉU,

VAI FICAR GRATO

E TIRAR O CHAPÉU...!


I


Um prato 

Favorito,

Predileto 

Da Guiné -Bissau!

O chabéu,

Também 

Chamado,

Conhecido 

Por tchebém,

Vai dizer, Wau!

Como é tão saboroso,

Tão delicioso...!


II


A iniciativa do almoço 

Histórico

E geográfico

No Agrupamento

De Escolas José Cardoso Pires,

Na Amadora,

Foi uma ideia fantástica,

Genial,

De convívio salutar

Entre os corpos docentes,

Não docentes

E vai encantar 

Todos os que lá estiverem

No dia 31 de março 

Do ano em curso!


III


Eu resolvi encomendar

Um prato

De chabéu,

Típico,

O meu favorito,

E sobretudo, do Chão 

Manjaco,

No Norte da Guiné -Bissau,

Bem como em quase todas as regiões do País.

Um fruto 

Da palmeira

Extraído por um homem

Que domina a arte de "Catani"(1)

Para subir e cortar o(um) cacho de tchebém.

Já no chão,

O homem,

Transporta o seu cacho de tchebém

Para casa e partido 

Um

A um,

Posto 

No alguidar,

Lavado...

Para melhor lavar...


III 


Seguidamente,

É triturado,

Moído 

Num pilão 

Pelas mulheres,

Lavado 

E posto

A cozer

Por uma especialista,

Ou um especialista

Na arte de cozinhar,

Para saborear 

E sonhar

Com uma receita,

Que será uma ementa,

Que varia

De pessoa

Para pessoa...


IV


Pode ser de carne,

De frango,

De galinha,

De vaca,

De peixe

Com vários ingredientes,

Como a mandioca,

Pimenta preta,

Malagueta,

Canja,

Djagatu,

Etc, etc.,

Dependendo do gosto

De cada uma ou um,

Por curiosidade,

Consulte:

"

"Ingredientes Comuns do Caldo de Chabéu

A receita baseia-se em ingredientes locais e frescos:

Concentrado de Fruto de Palma: O ingrediente principal (chabéu/chabem).

Proteína: Geralmente carne (vaca, carneiro) ou peixe fumado, como o Bagre.

Base aromática: Cebola, alho, tomate fresco e pimentão verde.

Tempero: Sal, pimenta preta e bastante limão (fundamental para equilibrar a gordura do fruto de palma).

Vegetais/Outros: Quiabo, malagueta (para picante) e, por vezes, mandioca ou djagatu.

Óleo: Óleo de palma...

Este prato é valorizado não só pelo sabor, mas também como símbolo de identidade cultural da Guiné-Bissau".


V


Eu não sou um especialista 

Na matéria.

Sou um leigo,

O amigo

De um bom prato,

O caldo 

De chabéu 

Bem confeccionado

Para ser comido 

Com delícia!

Sou apenas um pseudo

Poeta

Que regista,

Conta, 

Relata 

A história

E geografia

Da origem 

Do tchebém,

Que se curva,

Louva

E tira o chapéu 

A um bom prato

De chabéu...!


VI


Experimente,

Tente

Caro amigo e colega docente

E não docente!

Não custa!

Basta 

Um pouco

Do prato 

Típico, 

Que eu não troco 

Por nada

Desta 

Vida!

É delicioso,

Saboroso!


VII


Que seja um bom dia,

Para irmos para as férias

Da Páscoa

Com alegria,

Na companhia 

Da familia 

Sem mágoa!

Bom descanso,

Boas

Férias,

Boa Páscoa

E recuperação de energias,

Muita saúde 

E muita felicidade!


(Contínua)


BRANDOA ( terça-feira, 00:25), 31 de março de 2026.


KKNDO 

(FF1)

domingo, 26 de abril de 2026

  THE TRUTH


WHAT IT LOOKS LIKE,


WHO SUFFER 


OF LIE


ON EARTH... 



I



At the altar,


Dream


For the first


Time 


Well, it's true,


Because the last 


It was at the Registry Office 


From Moscavide


Who welcomed us 


And wove


Our marriage! 


I took my lady,


Like my legitimate


Wife 


For whatever 


Der 


And come,


In joy 


Or in misfortune,


In order to form a family,


A man and a woman! 



II



Elapsed


Twenty 


And two years,


All


 He finished,


All 


Roared,


All


It no longer existed... 


All 


collapsed,


All


He finished


And nothing 


Leftover


Of this life


dreamed,


Maybe not planned. 



III



Now,


The stubbornness,


The boldness


To climb 


Again 


The palm tree,


Extract the wine,


Cut the hat 


To make


The good dish,


The chebém broth,


The predicted 


From this man! 


The dream


The good and the best 


With  a lot 


Love,


The food


And the drink


What do you want


And don't kiss


The woman... 



IV



It's a 


Adventure,


Well, it's not the first 


Time


This new stupidity. 


It's the second


In life


And you didn't win


Yet


The judgment 


What was 


Necessary... 


It's the altar


To get revenge


That one 


Gazelle 


That deceived us


And ran away,


Gone


Very far away... 



V



I didn't learn


Well the lesson 


And I received 


The disillusionment 


That hurt,


Destroyed


my poor 


Heart,


Of a noble man 


Who always fought,


Dreamed... 



VI



I write


What hurts


The heart 


Of a bastard 


Man who just wanted 


Love 


To be 


Happy,


To live


With a woman 


And come back


getting married,


Looking for 


A paradise 


Yet


In this life... 



(Continues)



BRANDOA (Monday, 05:00), April 27, 2026. 



KKNDO 


(FF1)

 A VERDADE

QUE PARECE,

QUE PADECE 

DA MENTIRA

NA TERRA...


I


Ao altar,

Sonhar

Pela primeira

Vez 

Pois, é verdade,

Porque, a última 

Foi no Cartório 

De Moscavide

Que nos recebeu 

E teceu

O nosso matrimónio!

Tomei a minha dama,

Como a minha legítima

Esposa 

Para o quer 

Der 

E vier,

Na alegria 

Ou na desgraça,

A fim de constituímos uma família,

Um homem e uma mulher!


II


Decorridos

Vinte 

E dois anos,

Tudo

 Acabou,

Tudo 

Ruiu,

Tudo

Já não existiu...

Tudo 

Desabou,

Tudo

Acabou

E nada 

Sobrou

Dessa vida

Sonhada,

Se calhar, não planeada.


III


Agora,

A teimosia,

A ousadia

De subir 

De novo 

A palmeira,

Extrair o vinho,

Cortar o chabéu 

Para confeccionar

O bom prato,

O caldo de tchebém,

O predito 

Deste homem!

O sonho

Do bom e do melhor 

Com  muito 

Amor,

A comida

E a bebida

Que se deseja

E não beija

A mulher...


IV


É uma 

Aventura,

Pois, não é a primeira 

Vez

Esta nova estupidez.

É a segunda

Na vida

E não se ganhou

Ainda

O juízo 

Que era 

Preciso...

É o altar

Para se vingar

Daquela 

Gazela 

Que nos(me) enganou

E fugiu,

Partiu

Bem longe...


V


Não aprendi

Bem a lição 

E recebi 

A desilusão 

Que magoou,

Destruiu

O meu pobre 

Coração,

De um homem nobre 

Que sempre lutou,

Sonhou...


VI


Escrevo

O que fere

O coração 

De um desgraçado 

Homem que apenas quis 

Amar 

Para ser 

Feliz,

Viver

Com uma mulher 

E voltar

A casar,

Procurando 

Um paraíso 

Ainda

Nesta vida...


(Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 05:00), 27 de abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

quinta-feira, 23 de abril de 2026

 O VINTE 

E CINCO

DE ABRIL

NO CHÃO MANJACO

NA MENTE

DESTE SENIL...


I


O regime

Do periodo

Colonial,

Retrógrado,

Ditatorial,

Autoritário,

Totalitário,

Que apregoava o nome

Pomposo de" civilizar"

Os que estão além-mar.


II


Na mente

Do adolescente, 

O Vinte

E Cinco

Representava muito

Pouco,

Pois, tinham-lhe vestido 

Uma farda

Do alienado,

Do assimilado,

Equiparada

A de um europeu

Com o chapéu...


III


No Chão 

Manjaco,

A minha nação 

Tribal,

Vivi o fim do regime Colonial 

Na escuridão 

Entre multidão,

Sem distinção, 

Entre o terrorista 

E o colonialista,

Entre a verdade

E a mentira

Que existem nesta sociedade

Que era a minha própria terra...


IV


Volvidos 47 anos,

A minha memória 

Só menos,

Da Pátria 

Que fazia

Parte

Integrante

Do Portugal

Pluricontinental 

E multirracial,

Que ia

Do Algarve

À Rovuma,

Buruntuma...,

É já de uma certa dimensão, 

Duma certa compreensão. 


V


O Estado

Novo

Implementou uma política

De censura,

Através dos meios e mecanismos

Que permitiam a manutenção 

Do regime,

Como a União Nacional (partido único), as organizações paramilitares, a Legião Portuguesa, a Mocidade Portuguesa,

A PIDE (DGS), etc,

Apregoando a trilogia

Da Pátria:

" Deus, Pátria 

E Família"...!


VI


A minha viagem,

A triagem

Daquela paragem

Longínqua,

Daquela tabanca,

Da(Na) época 

Iníqua,

Muda,

Surda,

Que transmitia a tecelagem 

De cada homem,

Com uma plumagem 

Com uma roupagem

Com uma mensagem

Idêntica, 

Nivelada,

Homogénea...


(Continua)


Brandoa( domingo, 1:25), 25 de abril de 2021.


         KK YOIÓ (NDO)

 AS CAUSAS REMOTAS

E CAUSAS IMEDIATAS


I


Nos grandes

Factos,

Nos grandes

Acontecimentos,

Eu aproveitava nas minhas aulas,

Falar,

Abordar 

Algumas causas remotas 

E causas imediatas

A fim de poder entrar

Melhor nos assuntos

Propriamente ditos.


II


A compreensão,

A percepção 

Inteligente,

Pertinente 

De qualquer problemática 

Histórica,

Económica 

Social,

Cultural,

Moral

Deve presidir,

Refletir

E nunca deve prescindir 

Desses 

Preliminares,

Se não quiser

Meter 

Os pés 

Na argola,

Os pés 

Na água.


III


Costuma-se dizer:

"Quem  vai à consulta

Prepare-se para o que gasta,

Pois, o médico 

Quer 

Algum troco,

Quer 

Que compre o seu produto

E passa-lhe a receita

Para o seu gasto,

Mas, para ele, o rendimento".


IV


Se vai ao dentista,

Ao oculista,

Oftalmologista,

Otorrinolaringologista,

Prepare-se para comprar

Óculos,

Aparelho auditivo,

Porque só quer

É vender,

E não propriamente 

Na sua enfermidade,

Uma pessoa doente,

Dependente...


V


A minha análise 

É sempre precedida 

De amálgama de assuntos,

Um puzzle,

Uma cachupa,

Um cozido à portuguesa,

Um caldo de chabéu,

Um prato  típico 

De determinada região,

Recheado,

Com ingredientes

Variadíssimos...


VI


Falo  muito de amor, 

Da política,

Pouco da religião,

Pouco do desporto,

Porque sou um leigo

Nestes assuntos

E não meto

O meu nariz

Onde não sou chamado,

Porque não quero ser 

Infeliz,

Mas sim, feliz...


(Continua)


Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires( Amadora, 13:13), 22 de abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

 A PACIÊNCIA, 

 É A CIÊNCIA,

COMO A TOLERÂNCIA 

NA DEMOCRACIA...


I


Vibrar,

É respirar

Em cada dia,

Mesmo que angústia

Seja a moléstia

Na nossa companhia,

Impedindo a nossa alegria

Humana

Como pessoa humana.


II


A convivência 

Salutar,

É um grande 

Ganho

Na sociedade, 

O que escola 

Faz em cada dia,

Garantir a harmonia 

E a sintonia

Entre o corpo docente

E não docente,

E, consequentemente,

O benefício

Para cada discente...

O convívio

Permanente,

Sempre um projeto,

Um pretexto...


III


O trabalho 

De equipa,

É a semente,

O fermento

Para permitir,

Garantir

O desenvolvimento 

Harmonioso

E equilibrado

Na sua plenitude

Da pessoa humana,

Transmitindo os valores 

Da liberdade,

Da igualdade,

Da justiça,

Desde 

A criança, 

Até 

À fase de adolescente,

Para uma fase posterior

Em que o indivíduo

Assume a sua responsabilidade

Plena

Na sociedade...


III


A minha memória,

Melhor dito,

O meu cérebro 

Impõe que eu escreva 

Poesia 

Em cada dia,

Retratando 

O meu estado 

De espírito,

Compilando

Tudo

O que está dentro

Do meu

"Eu",

Para que eu

Seja autêntico,

Verdadeiro,

Íntegro

Manjaco,

Na sua natureza

E pureza...


IV


Antes do livro,

Faço ensaio

No meu silêncio

E quando saio,

Quando abro 

A porta,

Vejo,

Deparo 

A maravilha

Da natureza,

Quando o sol brilha

E em si e espalha

O ar puro

Para todos 

Os apaixonados

Pela vida,

Na senda 

Em que cada 

Um trilha...


V


Sinto o brotar 

Da infância,

Da adolescência

Em cada dia,

E no ensino,

Transmito 

O condão 

Que vem do embrião 

Da minha região,

Da terra natal,

Local

De(Por) excelência 

Da bondade,

Fraternidade,

Irmandade

Entre todos os que pertencem

E convivem

Na mesma comunidade...!


VI


Não podia

Estar indiferente,

Inerte,

Neste

Dia

Em que se comemora,

Se celebra 

O dia

Internacional

Do livro,

Pois, afinal,

Tudo 

O que procuro,

Está relaconado

Com a letra,

Com a palavra,

Com a literatura,

Escrever uma obra,

O testemunho 

Do meu sonho...!


(Continua)


BRANDOA ( 18:25, quinta-feira ), 23 de abril de 2026.


KKNDO 

( FF1)

segunda-feira, 20 de abril de 2026

 NAO DEIXEMOS  ADIAR

O AMOR,

NÃO  DEIXEMOS

ACUMULAR

 A DOR...


I


Nada 

Que estrague

A nossa vida,

Nada

Que não se consegue

Com ambição 

Vinda

Do coração!

Ser positivo

Relativo

A cada 

Objetivo,

Mesmo com estorvo,

Com o transtorno

Que peque 

O nosso destino,

Algo que possa criar,

Algum dano

E se transforme

No inferno

À nossa caminhada!

Devemos saber lidar

Com dificuldades

E contrariedades...


II


Na senda,

Na caminhada 

Da vida,

Devemos

Estar

Preparados,

Prevenidos

E nos acautelar

Com o imprevisto,

O que não consta 

No nosso projeto

Inicial,

Pessoal;

Estarmos

Em constante alerta

E sempre termos

Um incentivo,

Um calmante,

Suavizante,

Como o paracetamol 

Em prol

Da nossa saúde 

E da nossa felicidade.


III


Eu escrevo 

Em cada lugar,

Desde que tenha vagar,

Ter um tempinho,

E, devagarinho,

Ir refletindo

Sobre os problemas 

Do mundo,

Os traumas

Que afetam 

A  Humanidade 

No seu todo

E, que forçosamente,

Condicionam

O meu inconsciente

Como um ser vivo,

Ativo

E consciente,

Desejando

Chamar 

Atenção

Aos cidadãos,

Aos concidadãos

Na generalidade.


IV


Consciente

Que a minha escrita,

O meu alerta,

É uma gota

No imenso 

Oceano,

No entanto,

Não desisto

De fazer um aviso,

Ainda que insignificante,

Pois, sou tão pequeno,

Que a minha mensagem

Como homem 

Que tenta ter coragem

A fim de transmitir 

A minha humilde 

Opinião,

Mesmo sabendo

Que alguns a consideram,

Acham

Que ela é frugal,

Banal,

Trivial.


V


A escrita,

A poesia,

È meu alívio,

O apoio

À condição 

Da solidão 

Em cada dia,

A aceitação 

Ou rejeição 

Dos que me detestam

Ou dos que me amam

E estimam,

E a receita 

Diária 

Na existência.

Aceito

Este mandamento,

Este preceito,

Com toda

A sinceridade,

Com toda

A normalidade,

Porque é a lei

Da vida em cada

Grei.


VI


Um ser

Livre,

Abre

O seu coração 

Segundo,

Consoante

A sua vontade,

E não está condicionado

A continuar

A amar,

Ou fingir

Amar,

Se, se no seu âmago,

No seu espírito, 

Transmite

A aversão,

Algo

Amargo

Que o pode 

Fazer

Sucumbir...


VII


O que nos flagela,

Quando não se  o revela,

Se não o declara

Pela escrita,

Pela palavra,

Nos livra,

Nos evita

Um entrave,

Algo grave...


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 04::00), 21 de abril de 2024.


kKNDO ( FF)

sábado, 18 de abril de 2026

 VIVA 

COM ALEGRIA,

LEIA

E ESCREVA!


I


É de cada um que começa 

Tudo:

A autoestima,

A autoconfiança,

Acima 

De tudo,

A nossa vontade,

A afirmação da nossa personalidade...


II


Embarcar

No mundo 

Da leitura,

Voar

No mundo

Da escrita,

Delirar 

Pela ternura 

Da literatura

Que nos incita

Pelo(para o)  Universo 

Do verso,

E, sobretudo,

Pela delicia 

Da poesia,

A doce

Melodia,

A suave

Viagem

Gigantesca,

Fantástica,

Única,

Mágica 

Em cada paragem

Deste nosso

Espaço 

Terrestre imenso!


III


A palavra,

É como o rego

Que o meu inesquecível 

E querido

Pai,

O meu baba,

Já falecido,

Imbatível 

No seu jogo,

Na sua lavoura,

Em Quínara,

Com a sua simples

Enxada,

Por Deus abençoada...!


IV


E, eu, o seu filho,

Com muito orgulho,

Com a minha caneta,

Pelo caminho

Do sonho,

Pretendo

Rasgar 

Os horizontes

Dantes 

Trilhados

Pelos ousados 

Escritores 

Anteriores 

Nas lides 

Da palavra,

Da literatura,

Por outras

Palavras,

Doravante, conseguisse fazer o mesmo, escrevendo

Páginas

Brilhantes,

Várias páginas,

E, oxalá,

Que o Alá

Me abençoe

E pudesse

Algum dia,

Publicar um  livro📕,

O meu primeiro 

Ouro🥇!


VI


Na solidão,

Na inquietação 

Deste cidadão,

Nesta inquietude,

Pudesse surgir uma oportunidade,

Uma ocasião 

Da realização, 

Da concretização

No  caminho 🛣️ 

Do seu sonho:

O livro 📔,

O maior,

O melhor

Ouro🥇!


VII


Que espaço 

Bíblico,

Cósmico,

Onde o romântico 

Manjaco,

Na terra do branco 🤍, 🐻‍❄️,

Pudesse pousar

E delirar

Com a maior satisfação 

Do seu coração ❤️?!...


A todas,

A todos,

Daqui de Lisboa,

Na minha querida Brandoa,

Desejo muita saúde e boa

Páscoa!!!


(Continua)


Alfornelos( sábado,1:47), 19 de abril de 2025.


kKNDO 

( FF1)

sexta-feira, 17 de abril de 2026

 DOMINGO DE RAMOS

NUMA ÁRVORE SEM RAMOS...


I


Se espera

Que a palavra

Da Nossa Senhora 

De Fátima 

Se cumpra,

Porque ela ama,

Acima 

De tudo,

Cada criatura

Na terra,

Deste mundo...


II


Tenho muito fé,

Sigo a palavra

Do Chefe 

Em cada Escritura,

Em cada fala

Da parábola,

De cada página

Da doutrina

Bíblica, 

Que nos explica

A origem 

Do Homem...


III


A esperança, 

Pela força 

Anímica, 

Intrínseca 

De cada indivíduo, 

Vindo de um núcleo 

Humilde

Duma comunidade,

De uma tabanca

Manjanca,

Que só o trabalho 

É o seu maior

Amor

E maior 

Orgulho...


IV


À espera 

E não desespera,

Porque é filho

Do trilho,

Do atalho,

Do empecilho,

Do estorvo

Próprio

Do povo,

Próprio 

Daquele

Que, na sua própria pele,

Nunca conheceu

Nenhum privilégio 

Desde que nasceu, 

Senão do seu próprio 

Suor, sacrifício, 

Do seu esforço 

Em qualquer serviço...


V


O verdadeiro,

O puro 

Amor,

Sempre 

Vence,

Sempre 

Atinge

O seu objetivo,

Sempre 

Triunfa,

Mesmo com muita dor;

O verdadeiro 

Amor,

Não tem limites...!


VI


Da árvore 

Sem ramos,

Não desespere 

Amigo

No domingo

De ramos,

Porque o amor

Aparece 

Sempre,

Cedo ou tarde...!


( Continua)


Alfornelos (domingo, 16:39), 13 de abril de 2025.


kKNDO 

(FF1)

 QUANDO 

AINDA É MUITO

CEDO,

ACORDO

E ME LEVANTO...!


I


É verdade,

O lhe digo,

Amigo,

Amiga!

Como eu,

Siga

Até ao céu 

E veja

O que ambiciona,

O que lhe abona,

O que deseja,

O que almeja 

Na caminhada 

Da tua vida!

Porque, querer,

É poder

E você vai vencer!

Acredite na sua própria força!

Tenha a esperança!


II


É o apetite 

Da manhã,

Para quem acredita

E luta 

Em cada dia

Com muita alegria,

Com muito amor,

Fazendo-se transpirar 

Com muito calor 

E suor!

Vá em frente,

Porque ainda

Sonha 

Com o que a vida

Lhe pode dar,

Isto é, proporcionar!


III


Eu não queria 

Escrever

Hoje .

Longe

Disso!

Apenas pretendia

Transcrever

O que há um ano escrevi

E hoje

Vi.

Mas como vocês sabem,

Como vocês me conhecem,

Já vem do sangue,

Isso

Que sempre me persegue,

O que me excita,

A escrita...


IV


Entretanto,

Acabo em escrever

Um poema

Que não imaginava

Que fosse 

Possível

Neste momento

Tão turbulento

E de grande crise

 De ponto 

De vista energético,

Que atinge

Hoje,

Até este simples manjaco(1),

Pois é o que muito ama,

E é impossível

Que nada

Escreva

Sobre a vida,

A sua alegria,

O que muito o embala

E apela a Misericórdia!


V


Começo

E vou até ao fim,

Porque não desisto

Do que faço,

Porque  sou o delfim,

O senhor 

Do amor

Infinito,

Como o senhor

Valentim,

Mesmo que não o faça

De modo perfeito,

Mesmo que não o faça 

Com uma perfeição,

Mas, sim,

Com uma verdadeira intenção.


VI


No Chão 

Manjaco,

Algures 

Na Guiné,

A origem

Deste cidadão,

Que Nacine

Bathi(2) 

Quis 

Que crescesse,

Embora tivesse

Nascido

Em Bolama,

A antiga capital da Guiné,

Nos Arquipélagos 

Dos Bijagós,

Sul do país,

Ensinado e educado

Por 

Um grande senhor

Em Bandjumpôr,

Em Uthiacor,

Mnth(3)

Baboque,

De autêntico 

Trato, toque ...

No entanto,

A esses 

Lugares,

O senhor 

NDO,

A todos ama

No seu fundo 

Coração ❤️!


1. Uma das etnias da Guine-Bissau.

2. Significa em português, Deus.

3. Significa em português, o dono, o senhor, o régulo, o chefe dos chefes.


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 08:00), 14 de abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

 RECORDAR,

É LEMBRAR,

É DAR 

A MEMÓRIA 

OUTRA ENERGIA...


O LONGO PENSAMENTO

REMOTO,

A COMPENSAÇÃO

DA MINHA SOLIDÃO.


I


Há quem 

Suporte

A solidão 

(Penso eu)

E vai vivendo 

Com toda a normalidade

Na sociedade,

Na vida.


II


Ao contrário 

Deste homem

Primário 

Que tem 

O horror,

O medo

Da solidão,

Mesmo estando

No meio da multidão...


III


Não há como fugir

A realidade

Que o destino

Nos traçou.

Não aceitá-lo,

É pugnar,

A fim de o contornar.

Não encará-lo

Como o determinismo 

Ou fatalismo;

A arma

De quem ama,

É continuar

A Viver,

Sem nunca desistir

Da condição do ser,

Perante qualquer

Contrariedade...

Marchar,

Marchar...


IV


Um sonhador,

Filho do lavrador,

O servidor

Dos que estão ao seu redor,

Tem um pendor

Do homem

Conquistador

Dos corações 

Das populações;

Não é um ditador,

Não é um defensor,

Nem tão pouco

Do soberano,

Do tirano

Autocrático,

Mouco

As reivindicações

Dos que o elegeram 

E confiaram

Nele como 

O legítimo

Representante

Dos seus interesses.


V


A nossa sorte

Atualmente,

É podermos 

Viver numa democracia,

O poder 

Da maioria,

Mas que não asfixia 

A minoria,

Porque existe 

A pluralidade

De opiniões,

Existe 

A liberdade,

A tolerância 

Da convivência

Pacífica,

Que não crucifica 

Os que têm opiniões 

Diferentes,

Visões 

Divergentes...


VI


A sorte

De chegar

Ao pódio,

É o desígnio,

O privilégio 

De se distanciar,

De ultrapassar

Os outros na corrida,

Na luta da vida,

Atingindo

O topo

Num determinado

Espaço e tempo.


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 04:00), 15/04/2024.


kKNDO ( FF)

 Não há outra

Forma

Para quem 

Ama 

A sua terra,

Senão RECORDAR,

Para se avivar!


GOSTO,

TANTO!


I


Gosto,

Tanto,

O que pinto

No manto

Preto,

Rosto

Misto 

Idêntico a  um garoto,

Um galão, um conjunto 

De café e leite

Quente...


II


Oh! Tanto 

Gosto

Eu gosto,

Eu gasto,

Pinto,

Boto,

Encho,

Encharco

Na minha cabeça 

De alegrias

E tristezas

E já não sei se é justo

Ou injusto...!


III


É em abril,

Que deitei o cantil 

Que era o barril

Onde(no qual) enchia de forma fácil 

A água que matava a minha sede,

Na minha juventude,

Lado

A lado,

Deslocando

De mato

A mato,

De frente

A (Para ) frente,

Na guerra

Da(Na) minha terra...


IV


Era tropa 

Colonial

Com roupa

Especial,

Na minha terra natal,

Longe da Europa;

Fazia 

Um serviço secreto

A mando do sargento

E recebia 

Uma compensação 

pecuniária,

Uma ninharia

Que nem dava para alimentar a minha família...


V


Imaginação fértil,

No mês de abril 

Por um gentil

Cavalheiro civil,

Mas que andava

Com um fuzil 

Escondido num funil

Idêntico a um projetil

Que nada aparentava

Hostil,

Que aparentava 

Uma coisa fútil..


VI


Abril,

Um mês de revolução 

Nas margens do Tejo,

Quando

O projétil,

O fuzil

Foi trocado 

Por um cravo

Vermelho,

Posto no cano

De arma

Por alguém que ama,

Parecendo 

Marchas populares;

O povo,

Uma população 

Amálgama 

Se misturou,

Se juntou 

Com os militares,

Com o brilho

Em cada olho,

Para apenas dar um beijo!

Um momento benigno,

Este fenómeno...!


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 07:09), 16 de abril de 2025.


kKNDO 

(FF1)

 QUEM AMA 

NÃO TRAMA 


I


Às vezes,

Sinto 

Uma sensação,

Tenho 

Uma sensação,

Algo estranho 

Em mim,

Quando não escrevo,

Um pensamento

De culpabilização 

Sem fim!

Momentos de crises

De ansiedade,

A falta de vontade 

E não estar a fazer

Nada 

Na vida,

E simplesmente, a viver

Por 

Viver,

Apesar de tanto 

Amor 

Que tenho!


II


Os dias 

Passam depressa

Sem darmos

Conta 

Da rapidez

Do tempo,

Que voa 

Tanto

E não nos perdoa,

Não nos deixa 

Fazer

As coisas 

Como gostaríamos!

Há sempre uma deixa,

Uma brecha

Deixada,

Uma fenda

Que mancha

A nossa vida!

A viver

E a lutar 

Pela vida

Sem parar!


III


Tentamos 

Fazer 

O melhor

De nós com muito amor,

E, às vezes, 

Pecamos 

Sem percebermos,

Isto é, inocentemente 

E ferimos 

Os sentimentos alheios,

De algum semelhante

Que está perto

De nós,

Que convivemos

Diariamente,

Familiarmente...


IV


A culpa

Que nos preocupa

Nesta Europa

Em que cada um trepa,

A fim de ter uma sopa,

Se escapa

E se veste de uma roupa,

De uma capa

E assim se escapa,

Se não quer levar com uma ripa,

Levar com uma "mantampa(1).


V


Mesmo assim,

Temos que levar uma vida digna,

Respeitar a dignidade

Humana,

Respeitar os princípios

Que a nossa Constituição 

Consigna,

Os preceitos,

Os fundamentos

Consignados

Na Carta das Nações,

Tomar posições 

Vão ao encontro dos valores

Democráticos 

E, sobretudo 

Os princípios 

Básicos que assentam

Nos pilares

Familiares

Em todos 

Os lugares.


VI


O poeta

Humanista,

Democrata

Apenas lhe resta 

Seguir a pista,

A direção certa

Que o orienta

Para respeitar cada patriota,

Cada compatriota

Que habita

Neste Planeta...

A ninguém trama,

Porque ama...!


1. Uma vara, um chicote.


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 01:39), 16 de abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

 PARABÉNS, 

MANUELA FERNANDES,

(NENÉ)


Parabéns, Nené !

N,na tirau

Boné,

Mindjer da Guiné-Bissau,

Ou, simplesmente, da Guiné!!


Nené 

De Canchungo,

Nené 

De Bolama,

Nené 

De PV City,

Nené 

De Camarate 

Nené 

De Loures,

Nené 

De todos 

Os lados!


Nené 

Do Norte,

Nené 

Do Sul,

Nené 

Em cada frente!

Nené 

Combatente,

Resistente

Resiliente!

Nené 

Professora,

Educadora,

Nené 

Lutadora,

Nené 

Batalhadora!


Que Deus te abençoe,

Longevidade

Com saúde,

Alegria

E felicidade

Na companhia 

Da família!

Eu sou testemunha 

Desta mulher 

Lutadora 

Que adora,

Sonha 

Em viver

Com prazer,

Lutando

Por tudo,

Para todo 

O mundo...!


Um grande beijo neste dia 

Muito especial para ti, 

Para a família 

E para todos os teus amigos.

Do irmão que muito te admira

 O POETA

SE LEVANTA

E LUTA

COM A CANETA 


I


O poeta,

Abre a porta

Se levanta

E luta

Com a caneta

Contra a injustiça 

Que começa 

Desde criança,

Desde a nascença,

Porque tem esperança,

Tem um amor,

Sonha

Que o amanhã 

Venha 

A ser melhor,

Sonha 

Com um futuro

Que traga o louro,

O tesouro

Verdadeiro...!


II


Escreve

E prevê 

O que não se ouve,

O que não se vê,

O que não se escuta.

Apenas acredita

Que, com a luta

Com a caneta,

É capaz 

De derrubar 

A ditadura,

Acabar com a guerra,

Acabar 

Com a miséria,

Fincar 

A paz

Que  traz

Alegria

Para todo 

O mundo,

Nesta 

Terra

E em todo 

O planeta, 

Vencer o medo

Do lobo

Em todo 

O Globo...!


III


Assim

Vai a luta

De quem acredita,

Quando se levanta

E grita

Numa voz alta,

Inquieta,

Incomoda

Aquele que manda

Com o terror 

E espalha o horror 

Em toda 

A parte, 

E  se sente

Que o seu poder

Está quase no seu fim;

Começa

A perder

Assim,

A confiança 

Dos que lhe deram a reinança,

Dos que lhe tinha dado a turpeça (1)...


IV


O poeta

Acredita,

À razão por que se levanta

E aponta 

O que lhe atormenta,

O que dificulta

A sua marcha 

Mancha

E atrasa o seu futuro,

Ameaça o vindouro

Puro,

Verdadeiro

Do ser humano

Digno

Desse nome

E sem vexame...!


V


O poeta,

Fala do amor 

Verdadeiro,

Da esperança 

Do seu povo,

Critica a cobiça,

A injustiça,

A avidez 

A estupidez

Daquele que Deus fez,

Que semeia o ódio 

Ao redor,

Demonstra o seu repúdio 

Para com o ditador

E repreende  o seu bajulador

Em toda a extensão 

Sem exceção...


VI


O poeta,

Tem esperança,

À razão pela qual defende

A liberdade,

A justiça,

A paz

Em tudo 

O que se faz

Neste mundo!

Acredita 

Na democracia,

No pluralismo,

No humanismo,

No altruísmo 

E condena todo 

E qualquer extremismo,

Fanatismo 

De pendor político,

Religioso

Em que esteja omisso 

O amor 

Autêntico...!


( Contínua)


BRANDOA( sexta-feira, 21:31), 17 de abril de 2026.


KKNDO 

( FF1)

DEPOIS DE COMER UM PRATO

 DE CHABÉU,

VAI FICAR GRATO

E TIRAR O CHAPÉU...!


I


Um prato 

Favorito,

Predileto 

Da Guiné -Bissau!

O chabéu,

Também 

Chamado,

Conhecido 

Por tchebém,

Vai dizer, Wau!

Como é tão saboroso,

Tão delicioso...!


II


A iniciativa do almoço 

Histórico

E geográfico

No Agrupamento

De Escolas José Cardoso Pires,

Na Amadora,

Foi uma ideia fantástica,

Genial,

De convívio salutar

Entre os corpos docentes,

Não docentes

E vai encantar 

Todos os que lá estiverem

No dia 31 de março 

Do ano em curso!


III


Eu resolvi encomendar

Um prato

De chabéu,

Típico,

O meu favorito,

E sobretudo, do Chão 

Manjaco,

No Norte da Guiné -Bissau,

Bem como em quase todas as regiões do País.

Um fruto 

Da palmeira

Extraído por um homem

Que domina a arte de "Catani"(1)

Para subir e cortar o(um) cacho de tchebém.

Já no chão,

O homem,

Transporta o seu cacho de tchebém

Para casa e partido 

Um

A um,

Posto 

No alguidar,

Lavado...

Para melhor lavar...


III 


Seguidamente,

É triturado,

Moído 

Num pilão 

Pelas mulheres,

Lavado 

E posto

A cozer

Por uma especialista,

Ou um especialista

Na arte de cozinhar,

Para saborear 

E sonhar

Com uma receita,

Que será uma ementa,

Que varia

De pessoa

Para pessoa...


IV


Pode ser de carne,

De frango,

De galinha,

De vaca,

De peixe

Com vários ingredientes,

Como a mandioca,

Pimenta preta,

Malagueta,

Canja,

Djagatu,

Etc, etc.,

Dependendo do gosto

De cada uma ou um,

Por curiosidade,

Consulte:

"

"Ingredientes Comuns do Caldo de Chabéu

A receita baseia-se em ingredientes locais e frescos:

Concentrado de Fruto de Palma: O ingrediente principal (chabéu/chabem).

Proteína: Geralmente carne (vaca, carneiro) ou peixe fumado, como o Bagre.

Base aromática: Cebola, alho, tomate fresco e pimentão verde.

Tempero: Sal, pimenta preta e bastante limão (fundamental para equilibrar a gordura do fruto de palma).

Vegetais/Outros: Quiabo, malagueta (para picante) e, por vezes, mandioca ou djagatu.

Óleo: Óleo de palma...

Este prato é valorizado não só pelo sabor, mas também como símbolo de identidade cultural da Guiné-Bissau".


V


Eu não sou um especialista 

Na matéria.

Sou um leigo,

O amigo

De um bom prato,

O caldo 

De chabéu 

Bem confeccionado

Para ser comido 

Com delícia!

Sou apenas um pseudo

Poeta

Que regista,

Conta, 

Relata 

A história

E geografia

Da origem 

Do tchebém,

Que se curva,

Louva

E tira o chapéu 

A um bom prato

De chabéu...!


VI


Experimente,

Tente

Caro amigo e colega docente

E não docente!

Não custa!

Basta 

Um pouco

Do prato 

Típico, 

Que eu não troco 

Por nada

Desta 

Vida!

É delicioso,

Saboroso!


VII


Que seja um bom dia,

Para irmos para as férias

Da Páscoa

Com alegria,

Na companhia 

Da familia 

Sem mágoa!

Bom descanso,

Boas

Férias,

Boa Páscoa

E recuperação de energias,

Muita saúde 

E muita felicidade!


(Contínua)


BRANDOA ( terça-feira, 00:25), 31 de março de 2026.


KKNDO 

(FF1)

 NA VIDA,

NADA 

SE PEDE, 

SENÃO A PRENDA

DADA 

POR DEUS:

A SAUDE

E FELICIDADE...!


I


A esta 

Hora,

A esta 

Altura

E da  madrugada,

Nada

Se pede,

Senão a saúde 

E felicidade 

Para cada

Irmão,

Para cada cidadão,

Sobretudo, nesta

Páscoa 

E se pede

Que cada

Um perdoa 

Pelo mal 

Feito/praticado 

De modo

Intencional

Ou não intencional

Em lado 

Algum,

A um irmão...!


II


Como um mortal,

Mostre a sua costela racional,

Humana,

Digna

Do seu arrependimento

A um ato

Feito,

Praticado

A um sujeito,

A um semelhante,

Um sinal 

De que se sente

Arrependido

De o de ter feito

Consciente 

Ou inconscientemente,

Porque estamos na Páscoa 

E que ninguém 

Fique

Com mágoa,

Que ninguém

Leve 

Mal...!


III


Em poucas 

E breves palavras,

Vou ser sucinto

No meu pensamento,

Evitar tantas "secas"

Em segregação,

Junção 

De letras,

E apenas desejar,

Almejar

A todos, muita  saúde 

E felicidade, 

Neste dia da Páscoa, 

Na companhia 

Da família!


( Continua) 


Liverpool Street (  Godwin Close, domingo, 02:36), 05 de Abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

 A SORTE 

DO PRESENTE 

COMO UM PRESENTE...


I


Por que escrevemos,

Por que lemos, 

Logo que nos levantamos?

Algum motivo 

Em especial

Que nos obriga a isso?

Um dever 

Existencial?

Pessoal?

Familiar?

Profissional?

Eu não sei 

Verdadeiramente

Responder 

Esta

Pergunta,

Porque realmente,

Nunca a formulei,

Nunca a pensei.


II


Dando 

Um jeito

De modo

Restrito,

Digo, que é um gosto

Pessoal,

Uma paixão 

Pessoal

Uma combustão 

Que arde no meu peito,

Vindo

Do meu coração,

Porque, enfim,

Foi assim

Que eu vim 

Do outro confim

Do mundo...


III


De tão longe 

Vim

E hoje

Sim,

Tenho a oportunidade,

De escrever,

De descrever

Os vários momentos 

Que vivi,

Uns felizes,

Outros, com crises,

Alegrias

E tristezas,

São como águas 

Que bebemos 

Todos os dias,

Comidas

Que comemos 

Todos os dias

E não temos

Como...!


IV


O apoquento 

No meu apartamento,

No meu quarto,

Pelo gosto,

Pelo desgosto,

Pela alegria

De cada dia,

Pelas vicissitudes

E inquietudes 

Da vida humana,

É o nosso pão de cada dia,

Diria,

A massa que o diabo

Amassou


V


A massa 

De que é feita

O meu corpo,

É fofa,

Suave,

Leve,

Doce 

Em qualquer 

Boca,

Comida em qualquer Toca,

Em qualquer

Abrigo,

De qualquer

Amigo...


VI


Estou sempre a esperar,

A esperar 

Que alguém 

Me telefone,

Que alguém 

Bata 

A porta 

Da minha morada,

Que uma amiga

Traga

Uma novidade,

Uma coisa 

Boa,

Como a broa 

Da BRANDOA 

Ou uma prenda 

Trazida 

De Lisboa..

O meu coração 

Está sempre à espera 

De uma boa

Surpresa

Que me alegra 

E me suaviza..

Enquanto

Espero,

Quero 

Desejar a todas

E a todos,

Uma PÁSCOA 

FELIZ!


(Continua)


BRANDOA 12:00, sexta-feira), 18 de abril de 2025.


kKNDO 

( FF1)