sábado, 18 de abril de 2026

 VIVA 

COM ALEGRIA,

LEIA

E ESCREVA!


I


É de cada um que começa 

Tudo:

A autoestima,

A autoconfiança,

Acima 

De tudo,

A nossa vontade,

A afirmação da nossa personalidade...


II


Embarcar

No mundo 

Da leitura,

Voar

No mundo

Da escrita,

Delirar 

Pela ternura 

Da literatura

Que nos incita

Pelo(para o)  Universo 

Do verso,

E, sobretudo,

Pela delicia 

Da poesia,

A doce

Melodia,

A suave

Viagem

Gigantesca,

Fantástica,

Única,

Mágica 

Em cada paragem

Deste nosso

Espaço 

Terrestre imenso!


III


A palavra,

É como o rego

Que o meu inesquecível 

E querido

Pai,

O meu baba,

Já falecido,

Imbatível 

No seu jogo,

Na sua lavoura,

Em Quínara,

Com a sua simples

Enxada,

Por Deus abençoada...!


IV


E, eu, o seu filho,

Com muito orgulho,

Com a minha caneta,

Pelo caminho

Do sonho,

Pretendo

Rasgar 

Os horizontes

Dantes 

Trilhados

Pelos ousados 

Escritores 

Anteriores 

Nas lides 

Da palavra,

Da literatura,

Por outras

Palavras,

Doravante, conseguisse fazer o mesmo, escrevendo

Páginas

Brilhantes,

Várias páginas,

E, oxalá,

Que o Alá

Me abençoe

E pudesse

Algum dia,

Publicar um  livro📕,

O meu primeiro 

Ouro🥇!


VI


Na solidão,

Na inquietação 

Deste cidadão,

Nesta inquietude,

Pudesse surgir uma oportunidade,

Uma ocasião 

Da realização, 

Da concretização

No  caminho 🛣️ 

Do seu sonho:

O livro 📔,

O maior,

O melhor

Ouro🥇!


VII


Que espaço 

Bíblico,

Cósmico,

Onde o romântico 

Manjaco,

Na terra do branco 🤍, 🐻‍❄️,

Pudesse pousar

E delirar

Com a maior satisfação 

Do seu coração ❤️?!...


A todas,

A todos,

Daqui de Lisboa,

Na minha querida Brandoa,

Desejo muita saúde e boa

Páscoa!!!


(Continua)


Alfornelos( sábado,1:47), 19 de abril de 2025.


kKNDO 

( FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário