sexta-feira, 17 de abril de 2026

 QUEM AMA 

NÃO TRAMA 


I


Às vezes,

Sinto 

Uma sensação,

Tenho 

Uma sensação,

Algo estranho 

Em mim,

Quando não escrevo,

Um pensamento

De culpabilização 

Sem fim!

Momentos de crises

De ansiedade,

A falta de vontade 

E não estar a fazer

Nada 

Na vida,

E simplesmente, a viver

Por 

Viver,

Apesar de tanto 

Amor 

Que tenho!


II


Os dias 

Passam depressa

Sem darmos

Conta 

Da rapidez

Do tempo,

Que voa 

Tanto

E não nos perdoa,

Não nos deixa 

Fazer

As coisas 

Como gostaríamos!

Há sempre uma deixa,

Uma brecha

Deixada,

Uma fenda

Que mancha

A nossa vida!

A viver

E a lutar 

Pela vida

Sem parar!


III


Tentamos 

Fazer 

O melhor

De nós com muito amor,

E, às vezes, 

Pecamos 

Sem percebermos,

Isto é, inocentemente 

E ferimos 

Os sentimentos alheios,

De algum semelhante

Que está perto

De nós,

Que convivemos

Diariamente,

Familiarmente...


IV


A culpa

Que nos preocupa

Nesta Europa

Em que cada um trepa,

A fim de ter uma sopa,

Se escapa

E se veste de uma roupa,

De uma capa

E assim se escapa,

Se não quer levar com uma ripa,

Levar com uma "mantampa(1).


V


Mesmo assim,

Temos que levar uma vida digna,

Respeitar a dignidade

Humana,

Respeitar os princípios

Que a nossa Constituição 

Consigna,

Os preceitos,

Os fundamentos

Consignados

Na Carta das Nações,

Tomar posições 

Vão ao encontro dos valores

Democráticos 

E, sobretudo 

Os princípios 

Básicos que assentam

Nos pilares

Familiares

Em todos 

Os lugares.


VI


O poeta

Humanista,

Democrata

Apenas lhe resta 

Seguir a pista,

A direção certa

Que o orienta

Para respeitar cada patriota,

Cada compatriota

Que habita

Neste Planeta...

A ninguém trama,

Porque ama...!


1. Uma vara, um chicote.


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 01:39), 16 de abril de 2026.


KKNDO 

(FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário