A PACIÊNCIA,
É A CIÊNCIA,
COMO A TOLERÂNCIA
NA DEMOCRACIA...
I
Vibrar,
É respirar
Em cada dia,
Mesmo que angústia
Seja a moléstia
Na nossa companhia,
Impedindo a nossa alegria
Humana
Como pessoa humana.
II
A convivência
Salutar,
É um grande
Ganho
Na sociedade,
O que escola
Faz em cada dia,
Garantir a harmonia
E a sintonia
Entre o corpo docente
E não docente,
E, consequentemente,
O benefício
Para cada discente...
O convívio
Permanente,
Sempre um projeto,
Um pretexto...
III
O trabalho
De equipa,
É a semente,
O fermento
Para permitir,
Garantir
O desenvolvimento
Harmonioso
E equilibrado
Na sua plenitude
Da pessoa humana,
Transmitindo os valores
Da liberdade,
Da igualdade,
Da justiça,
Desde
A criança,
Até
À fase de adolescente,
Para uma fase posterior
Em que o indivíduo
Assume a sua responsabilidade
Plena
Na sociedade...
III
A minha memória,
Melhor dito,
O meu cérebro
Impõe que eu escreva
Poesia
Em cada dia,
Retratando
O meu estado
De espírito,
Compilando
Tudo
O que está dentro
Do meu
"Eu",
Para que eu
Seja autêntico,
Verdadeiro,
Íntegro
Manjaco,
Na sua natureza
E pureza...
IV
Antes do livro,
Faço ensaio
No meu silêncio
E quando saio,
Quando abro
A porta,
Vejo,
Deparo
A maravilha
Da natureza,
Quando o sol brilha
E em si e espalha
O ar puro
Para todos
Os apaixonados
Pela vida,
Na senda
Em que cada
Um trilha...
V
Sinto o brotar
Da infância,
Da adolescência
Em cada dia,
E no ensino,
Transmito
O condão
Que vem do embrião
Da minha região,
Da terra natal,
Local
De(Por) excelência
Da bondade,
Fraternidade,
Irmandade
Entre todos os que pertencem
E convivem
Na mesma comunidade...!
VI
Não podia
Estar indiferente,
Inerte,
Neste
Dia
Em que se comemora,
Se celebra
O dia
Internacional
Do livro,
Pois, afinal,
Tudo
O que procuro,
Está relaconado
Com a letra,
Com a palavra,
Com a literatura,
Escrever uma obra,
O testemunho
Do meu sonho...!
(Continua)
BRANDOA ( 18:25, quinta-feira ), 23 de abril de 2026.
KKNDO
( FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário