sábado, 30 de dezembro de 2023

 SERÃO TANTAS,

MUITAS

MENSAGENS

AOS HOMENS...


I


São as mensagens

Minhas,

As linhas

Que traço,

Que faço,

Vindas do recôndito,

Do profundo

Do mundo

Para os homens,

Meus irmãos,

Meus concidadãos,

Para que tenham coragem

E sigam os seus destinos

Humanos,

Com determinação,

Afinco,

De modo

Autêntico

E verídico,

Tomando

Cada decisão

No equilíbrio,

Frio

Entre o coração

E a razão

De modo

Justo...!


II


A  medida

Que caminhamos

Na nossa vida,

Aprendemos 

As voltas

Do relógio,

Acompanhamos

As setas 

Do compêndio,

Do tempo

Que está sempre

No ponto

Certo,

Com ou sem arrependimento,

O arrependimento 

Que vem 

Sempre,

Quer façamos

Ou nada façamos

O bem

Ou o mal,

O normal

Ou anomal.


III


As nossas verdades

De hoje,

São mentiras

De lá longe,

Do monge

Que prega o sermão

Para cada irmão

Cristão

Ou doutra religião,

De cá

Ou de lá,

Das outras 

Divindades 

Doutras 

Terras ...


IV


Em cada dia,

Façamos

Exercícios da mente,

Com energia

E alegria,

Com bastante 

Fé, que nos move

E serve 

De alavanca,

A dica

Para avançarmos,

Caminharmos

Na senda 

Da vida,

Com otimismo

E ânimo!


.V


As  minhas reflexões

São pessoais,

Individuais,

As retrospectivas

Vivas,

Positivas

Ou negativas,

Do processo

Do progresso,

E não do retrocesso

Na caminhada

Conduzida 

Na vida,

Mas com a coragem

Da redobragem

Da huminização,

Da humanização,

Da socialização,

Da transformação...!


VI


UM BOM ANO NOVO

PARA TODOS

OS FAMILIARES

E AMIGOS,

EM TODOS

OS LUGARES

E ABRIGOS,

COM SAÚDE

E MUITA FELICIDADE!


(Continua)


BARKING (LONDON, SATURDAY, 13:42) 30th, DECEMBER 2023.


KK-NDO

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

 PARABÉNS,

NETINHA!


Deus, 

Zeus,

Allah,

Um único Senhor

Misericordioso

Que as criaturas

Adoram,

Dai

Saúde,

Amor,

Alegria,

Sabedoria,

Discernimento 

Completo

Da verdade

E da mentira,

Do bem

E do mal,

Integridade 

Pessoal 

E individual

Como entre o homem

E o animal,

A paz do espírito

E um crescimento

Pleno,

Harmonioso

Como humano,

Uma longevidade

E felicidade!


Um grande beijo do avô


 TO WANT

TO BE

HAPPY

FOREVER

IN EARTHLY LIFE!!! 


I


The words

Pleasant,

Contraries

Those that are wild,

Those that are not sweets,

Who are not docile,

Affable

For your peers


II


We get closer

By steps

Largos

At the end of the year,

Start of another,

With renewed

Expectations

positive,

With new

Energies

To face it

With great enthusiasm

And hope

As always. 


III


This is the path

Of our life

Followed

With encouragement

And spirit

Positive

Like something new,

With passion

That comes from within,

From the forum

From heart . 


IV


The world

Gagged,

Spotted

By two

Wars

Bloody,

Who victimize daily

Lives of beings

Innocents:

That of Russia -Ukraine

And from Israel -Hamas! 

Cruel wars,

Ferocious,

Atrocious

And inhumane...! 


V


I always say,

What will I write

With pleasure

And describe

For whom

He wants

To read

My state of mind,

He wants

Of nature

Happy

Or sad,

While

Have

The tino

Human,

Well, as they say:

"Every head,

Your sentence",

'Cause everything you say

Respect

To the human,

It tells me,

Obviously,

Like person,

And everything that interests me. 


SAW


My life,

It is associated

To the feeling

Decade

Subject,

Decade

Human being

In full,

The joy

Or suffering,

Are present

In my reports,

In my stories,

At all times. 


VII


Rejoice,

Children of Jerusalem! 

Unite

In the Kingdom Beyond! 

Believe in bliss,

In hope

Of a single race

Human

On the immense earthly surface!!! 


VIII


May the year

Which is about to end,

Take them all

The impurities

And all

The injustices

And may the New Year,

Bring perspectives

new,

Joys,

News

energies,

Reason

Active

And alive,

For existence

From coexistence

peaceful

Among men,

Smiles

In the faces

From children,

Much health,

Prosperity

And happiness

In Humanity!!!! 


"BONNE ANNEE,

BONNE SANTÉ

TO TOUS!!! 


(To be continued)


BARKING (FRIDAY, 23:30), 29TH DECEMBER 2023. 


KK-NDO

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

 A PERITAGEM

CONFERE A AUTENTICIDADE,

A ORIGEM,

E A IDENTIDADE...!


I


O Passado,

Não interessa

O que conta é o hoje

Já adquirido.

O que está muito longe

É apenas a  nossa

Valsa,

A dança

E assim, se avança...


II


A nossa identidade,

Provém 

Da nossa combatividade

Que conferiu a nossa 

Conquista.

O resto não interessa,

Não conta

A nossa linhagem.


III


Somos 

Fortes,

Somos

Ricos,

Ultrapassamos 

Os fracos,

Que não têm "tacos"

E condenados aos buracos,

Ou a viverem debaixo das pontes .


IV


O que conta 

Agora,

Não deve ser

Associado

Ao passado,

Pois, ser

Sentimentalista,

Da outrora,

É jogado

E "chutado"

À valeta.


V


O foco,

Não é o banco.

É o hoje

E urge

Ao ultraje

Dos que que não estão

Equipados

De uma roupagem

Com rodagem

Em cada viragem,

Em cada esquina,

Dos que não estão

Preparados

Para enfrentarem a bomba atómica,

A era tecnológica

Da nova geração

Com uma nova "cena"...


VI


Ficam para trás 

Os que querem a paz,

Porque a guerra

Vai à procura

Do progresso,

Ao invés do retrocesso,

Pois a propaganda 

Vai à demanda

Da outra vida,

Contra

A harmonia,

A sintonia...


VII


Os de origem

Incógnita,

Conquistam espaços

Enormes,

Não importando

Com o passado

Dos seus nomes

Ou apelidos ou cognomes,

Não importando

Com os laços

Sanguíneos

Idóneos...


.VIII


Querem

O trampolim,

A prancha

Para atingirem

O seu fim,

A brecha

Necessária

Para ultrapassarem

Aquela faixa

"Etária"...!


IX


A capa,

O capote,

A máscara

Que tapa

A cara,

A fronte,

A trote

Para atingir o horizonte...!


(Continua)



BARKING ( LONDON, THIRSDAY, 02:25), 28th december 2023.


KK-NDO

 COM A FAMÍLIA,

A FOLIA

QUE AVALIA

A ALEGRIA

VERDADEIRA E SÉRIA...!


I


Momentos.

Raros,

Caros

Que proporcionam a união,

A junção

Entre os elementos

 Que têm laços afetivos,

Efetivos

E vivos,

Sanguíneos,

Perpétuos.

É a família

Que a todos alia,

Na verdadeira

Aceção

Da palavra...!


II


Para todos,

Desejo que seja assim,

Uma alegria

Até ao fim

Em todos

Os lados,

De um mundo

Colorido,

Globalizado,

Onde haja a paz

Assaz,

Alegria

E euforia,

A esperança

Em tudo

Que se faça...!


(Continua)


Barking ( Londres, terça- feira, 15:34), 2023.


KK-NDO

 UMA ALEGRIA

ILUSÓRIA...


I


A minha vida,

Foi uma senda 

Atribulada

Recheada

De queda

Suportada

Por fada 

De cada

Década

Dourada,

Pigmentada

Pela força

E esperança

Inabalável,

Indescritível...


II


Acreditei

Na inocência

Como uma criança,

Na bondade

Das criaturas

Em todas as terras

Da nossa humanidade,

Pelo que nunca desconfiei

Que pudesse ter/haver maldade

No espírito

De qualquer

Sujeito


III


Cego,

Nunca fui,

Nunca atribui

A intencionalidade

Maldosa

De um amigo

Ou de uma amiga

De alguma 

Coisa,

E que tudo era feito

De uma forma 

Harmoniosa

Com um espírito 

Aberto,

Com amor

E sem dor,

Uma genuína

E humana 

Entrega... !


IV


A amizade

Durou,

Enquanto o interesse

Anda vigorou,

Enquanto a dose

Não atingiu o pico

Daquele indivíduo fraco

E sem visibilidade.


27/12/2023.


KK-NDO 

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

 I


A noite

Brilhará

Ao longo da aurora,

Durante

Toda 

A madrugada,

Ao nascer

Do sol,

E eu ainda,

Debaixo do lençol,

Quando o tempo

Estiver

A aquecer

O meu débil corpo,

Tão frágil

Como o copo 

De cristal...


II


Enquanto estás a dormir,

Tento fugir

À escrita

Que me  incita,

Mas que também me flagela,

Como a tigela

De um prato

Predileto

Da nossa terra .

Dorme,

Dorme,

Minha

Criança,

Enquanto

Vai ao planalto

Mais alto

Aproximando-se do firmamento!


III


Parabéns, EFI!

Vou sonhando 

Contigo esta noite do teu aniversário!

Bjs, bjs e até já.


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

 Foi sensacional/, foi bestial/ estes escassos momentos/ de confraternização/ entre pessoas da mesma profissão/, a nossa paixão/, esse amor/ de professor/, que não tem comparação/ porque é algo que vem de coração/ e vai ao encontro/do outro/, que precisa/ de afeto/ e não apenas  de conhecimento/! Vamos, como sempre com determinação/, seguir o caminho / do sonho/, de homem/ que tem/ ambição/! Engana-se o educador/ que pensa/que a matéria que transmite/ muda/ o ser humano que está a sua frente/, molda/ o ser dócil/ e fácil/ na sua fase de maturação/ e adubação/ ! A pessoa é a essência/, a substância/ sobretudo a criança/ para que possa/crescer autonomamente/ , com a esperança/de um futuro melhor/ e com amor/ e respeito/ ao outro/ ao redor/...! Boas férias atempadamente/, são os meus votos/ a todos os colegas: um Santo/ Natal e um próspero Ano Novo, com com muita saúde/, prosperidade/ e felicidade/!

19/12)3923.

FF

domingo, 17 de dezembro de 2023

 A NENHUMA MULHER

TENHO PARA OFERECER

UMA FLOR

DE AMOR...


I


A nenhuma 

Mulher,

A nenhuma

Dama,

Tenho 

Hoje,

Aqui perto

De mim,

Para oferecer

Uma flor

De amor,

Pois, o meu sonho

Está longe,

Lá no confim,...

Distante,

Mas presente

Em cada instante

Na minha mente!


II


No entanto,

Ofereço

Cada 

Flor,

A cada

Amor,

Na pessoa de cada

Mulher,

Seja qual for

O lugar

Em que se encontrar,

Com muito

Apreço,

Estima

Que merece uma 

Dama!


III


Galantear

Uma mulher

É um dever

De um cavalheiro,

Sobretudo

O sortudo

Que Deus presentear

Com um tesouro,

No dia

Da mulher,

Ou no dia

Do seu aniversario,

O dia

Do seu mistério...!


(Continua)


P.S.A., 08 de março de 2016.


Mattos(NDO)

 O QUE DURANTE

MUITO TEMPO

FUI

E NÃO EVOLUÍ,

NEM 

NO CORPO,

NEM 

NA MENTE...!


I


Nada

É fácil,

Nem difícil

Na vida,

Desde

Que haja saúde,

Vontade

E possibilidade

Como ser,

De o fazer...


II


A condição

Do cidadão

Do saber/

/Fazer,

Do saber/

/Estar

E do saber/

/Ser,

Vai condicionar,

Implicar

A nosaa maior

E melhor

Na comunidade,

Na sociedade.


III


A nossa atitude

Na sociedade,

Depende

Do nosso relacionamento,

Do nosso posicionamento,

Do nosso encontro

Com  e para com o outro.


IV


Estou insatisfeito

Com o que tenho

Feito,

Com o meu empenho,

Relativamente

Ao meu sonho

Desde o meu nascimento

Até

Ao presente

Momento,

Pois(ainda ),não dei provas

De imensas

Expetativas

Criadas,

Relativamente

À minha pessoa,

Aqui, em Lisboa...!


(Continua)


Patameiras (  Strada Outlet, sábado, 12h16minutos), 15 de setembro de 2018.


KK(NDO)

 FALANDO,

SEGUINDO 

FERNANDO


I


Fernando Pessoa,

A pessoa,

Alguém

Que aí vem,

Alguém 

Que tem

Um pensamento jovem,

Genial,

Atual,

Surreal,

Real

Para àquele que intervém

Num dado momento,

Sempre sensato,

Pronto

E firme na imagem

E na sua própria personagem.

Tu, Fernando,

Navegando,

No mar,

No que sempre quis

Amar,

Pelo teu país,

Nas letras,

Nas palavras,

Que cada vez nos vai encantando

Com as letras

Letras,

Diversos 

Versos

Das tuas obras...

Tu, que dizes

Várias vezes,

Que nada és,

Que nada

Tens 

Na vida,

Vai ser sempre a senda

Dos homens

Que nada 

Têm,

Mas que sentem

A vontade

E veleidade

De o nada,

Do tudo

Que querem

Do pretendem

Do imenso

Universo

E assim

Procuram,

Navegam

Até 

Ao fim,

Eternamente...

Tu, Fernando,.

És atual,

Imortal

Escritor de Portugal

E o do mundo...


(Continua), 


17/12/2023.


KK-NDO (FF)

sábado, 16 de dezembro de 2023

 "PAMÍLIA(1)

SE ALIA

À PAMÍLIA,

PAMÍLIA

AUXILIA

PAMÍLIA"


I


Na alegria,

Na tristeza,

Na folia,

Na desgraça,

A família

Deve estar unida,

Coesa

Na tertúlia, 

Traça

A linha de Concórdia

Na graça

Intensa

Divina,

Devida

Do amor

Do Criador,

Da natureza

Humana.


II


Na época

Festiva,

Na permuta

Da dádiva,

Na troca

De prendas,

Oferendas,

Não esqueçamos o encontro

Com o outro

Para o fortalecimento

Do laço

Que nos une,

Que não deixa que nada

Nos desune,

Nos divide,

Nos separe,

A fim de sermos

Mais fortes,

Imbatíveis

Contra todos os horrores

Dos ditadores

E sermos

Portadores

Das palavras

De amor

Ao próximo,

Da amizade,

Da solidariedade,

Da fraternidade

Universal,

Sobretudo

Neste Natal,

Não esquecendo 

Os inocentes

Ucranianos,

Palestinianos,

Israelitas,

E outros em todo

Mundo,

Vítimas

Dos genocídios,

Carnificinas

Dos poderosos...!


III


A palavra

Da paz,

Nos faz

Grandes,

Nos dá

Na vida,

A honra,

A glória

E a benevolência,

Bondades

Divinas

Que influenciam

As almas humanas

Nas mesmas sendas

E poupam 

Vidas

Perante

As gritantes

Em cada continente,

Injustiças

Que pululam

Por todo

O mundo

E toldam

As agendas

Dos malfeitores,

Dos ditadores,

Prevaricadores...!


IV


Família

Se alia

À família, 

A família

Auxilia

Familia

Em todos os momentos,

Sejam de alegria,

De folia

Ou da tristeza....


V


A todos,

Os meus votos

De um santo Natal,

Um próspero Ano Novo

Que nos traga muita saúde,

Muita prosperidade

E felicidade!


1. Família=família


(Continua)


BRANDOA ( domingo,05:23), 17 de dezembro de 2023.


KK-NDO

 Nunca vi a tanta

Beleza 

Dada

Pela Natureza,

Tão linda,

Esbelta,

Tão bem feita,

Diria, sem exagero,

Artística,

Algo tão raro

No nosso Planeta

Que edifica

Uma figura

Feminina,

De grande envergadura

Numa bonita

Senhora,

Uma mulher

Bem aprumada,

Bem feita

Como deve ser

À medida 

Da vida!

Os teus seios,

Devem ser

Os privilégios

De quem,

Do homem

Que tem

Como esposa,

Como companheira!

Tu és uma deusa



Que arrasa

Os homens

De diversas origens!!!

 "ESTE É O MEU GOVERNO,

EU  É QUE GOVERNO.

DE TUDO, SOU O DONO"...


I


A prepotência

E tanta,

Em alguém que diz

Que é um democrata,

Num pais 

Que se diz

De democracia!

Que falácia

Naquela parte

Do nosso continente!


II


Indignado

Cada vez

Mais 

Com o que se passa

Naquele país

Que não sabe viver 

Em paz,

Em tudo 

O que se faz

Na forma de sobreviver!

Tudo se desfez

Mil vezes!


III


Basta!

Chega

De cada atropelo

À constituição

Da nossa Nação!

Cabral 

Deve estar muito furioso

Com o comportamento

Dos seus conterrâneos,

A miséria 

Que os políticos

Condenam eternamente 

Ao seu povo!


IV


Porquê 

Mamã

Guiné

A forma

Como se rema

Nas tuas águas,

Derramando mágoas

E lágrimas

Em cada

Época,

Em cada

Década 

E sacrifica

Cada vez

Mais

Os mais 

Vulneráveis,

Os mais frágeis,

Os mais 

Desfavoráveis,

Porque os "machos"

Só se preocupam

Com os seus tachos,

Ignoram 

O sofrimento dos demais!!!


V


Os nossos sonhos

São protelados,

São prolatados,

Adiados

Por causa dos caminhos

Errados,

Seguidos

Por esfomeados,

Loucos

E malucos

Políticos,

Que não sabem destrinçar

O privado

Do público

Ou fazem-no intencionalmente,

Deliberadamente...


VI


" Eu ando

Lado 

Com a Constituição.

Em sua substituição,

Tomo a decisão,

De modo

Sincero 

Que vai ao encontro

Da ambição

E desejo da população!

Represento o Divino

Senhor

Nesta terra,

Eu sou o seu dono,

O delfim.

Faço o que o povo de mim, espera"!!!


 


(Continua)


BRANDOA ( sábado, 12:00), 16 de dezembro de 2023.


KK-NDO

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Para Fatinha:

Parabéns, filha! 

Muitos

Anos,

Muitos 

Anos!

Que Deus

Te dê

Muita saúde, 

Paz interior, 

Amor, 

Alegria, 

Felicidade

Na conpanhia

Da família 

E acompanhe os teus passos, 

Para os teus sucessos, 

Os caminhos

Dos teus sonhos!

Beijos.

Um grande beijo,

Meu anjo, ❤️,

Meu grande amor ❤️,

Minha flor 🌷 ,

Minha deusa, 

Minha futura esposa!

Uma feliz noite,

Minha fonte!

 Boa noite. CARLA minha. Como estás? Espero que estejas bem. Acordei agora. Adormeci. Terminada a reunião, que durou quase duas horas, tentei ligar-te, mas não estavas online. Cheguei a casa, tomei banho e jantei. Depois, cansado e sozinho, acabei por adormecer. 

Eu compreendo a tua ansiedade e insegurança quanto ao nosso namoro. Eu, confesso-te, que te amo muito! Desde que te conheci, senti- me diferente e mais animado, pois alguém agora me ama, alguém, atualmente, ocupa o meu coração, como costumo dizer -te, " tu moras no meu coração". Vivo sozinho há muito tempo e, naturalmente, que de vez em quando, sinto triste e desanimado não ter companhia feminina como tu. Às vezes, chego de trabalho cansado ou  com alguns testes/tarefas dos alunos para corrigir. Não tenho uma vida normal como homem e, ultimamente, não tens tido Internet, o meio que nos permitia "matar" saudades à distância. E quando não falo contigo, fico triste e a tristeza acompanha o meu dia, a minha noite. Mas, não significa que te esqueci, que te "troquei" por outra, como disseste da outra vez. Não tenho ninguém, não tenho nenhuma outra mulher e só tu, tu e mais ninguém. A minha filha costuma telefonar quase todos os dias e quando não atendo, ela sabe que já estou a dormir. Mas não pensa  que esteja ocupado com alguém ou alguém do género.

Mas infelizmente, não estou a conseguir convencer-te que continuo a ser a mesma pessoa, o mesmo homem com um único pensamento:


I


Ter uma mulher,

Uma companheira

Que me retira

Da solidão,

Da tristeza

Em que me fundara,

Há muito tempo,

Da e na profundeza

Que moldara

O meu corpo

E a minha mente,

Num ambiente

Inerte...!


II


Eu sei que é difícil,

Não é fácil

Tirar-te "minhocas"

Na tua cabeça,

Por ciúmes 

Ou por desconfiança

Por que sempre ficas

E tremes...!


III


Mas, infelizmente, 

Ali

Li,

Ku nha kasabi,

Na nha solidon,

De cada dia,

Sin alegria,

Sin companhia

De um mindjer

Que na facin

Sabi,

Ku na dan prazer,

Ku na facin

Sinti

Na nha pitu,

Gozu,

Suma um homi

Qualquer

E apenas na nha misson,

Na nha educaçon.

Ali

Li,

Suma homi 

Confiante...!


IV


Ceta um garandi beiju

De quim ku ama

Dentro de si alma

Suma bu fidju!


💋


V


É pena não conseguir

Abrir 

O meu coração

Para te mostrar

O tanto 

Amor

No meu peito,

O quanto

O sofrimento,

A tanta dor

E insatisfação

À beira-mar

A flutuar,

A boiar.


VI


Aqui estou na solidão 

Total

Que me abraçou há

Mais que uma década,

Na tristeza diária

Que me acompanha!




Quinta feira, (01:23), 14 de dezembro de 2023.


KK-NDO

Um dia,

Minha querida,

Minha linda

E bela

CARLA,

Vou escrever

Um livro

Contendo dentro

O  prazer

Que tivera

Duma mulher

Bonita,

Esbelta

Que "roubou",

Que tomou

Todo o meu ser,

Todo o meu coração

Com uma nova sensação.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

 Exatamente, a dona Chamada CARLA,

O direito

Concedido por Deus!

BBBBBBBB

Nunca vou esquecer os três BBB naquela música!

 Eu também! A Deus agradeço o que me deu,

O que me concedeu,

Uma grande prenda,

Uma grande dádiva

Que vem 

Mudar a vida

Deste homem

Jogado

Ao abandono


E que não tinha dono.

Agora, há uma dona,

Encontrou uma dona!

 Te amo

Muito 

E só

Penso em ti ,todos 

Os segundos,

Em todos 

Os minutos,

Em todas

As horas!

Um beijo enorme

E que tome 

O meu nome

Em grande volume 

No teu coração, ❤️

Em toda

A sua extensão!

Eu não consigo

Suportar o fogo

Envidenciado,

Testemunhado

Pelo pelo fumo

No cimo,

No teto

Do meu organismo!

Fique com Deus

Por meio dos seus

Anjos

E aceite os beijos

Infinitos,

Tantos 

E tantos!!!!!

sábado, 9 de dezembro de 2023

 Eu quero, muito quero! Não estou ainda com meios para te tirar do Senegal e vires estar comigo oficialmente como mulher, vivendo comigo. Tu pensas que eu não quero, não estou interessado. Estás enganada filha. A melhor coisa que eu queria neste momento, era mudar a minha condição de vida e viver dignamente com a mulher que me ama e que eu amo perdidamente!

 Deixo-te descansar, repousar, relaxar e descontrair esta noite, acreditando na vontade de Deus, se, realmente, Ele, te destinou para mim.

Eu sei que não tens nada a dizer de tudo o que nestas mensagens acabei de te expor.

Um beijo grande e até amanhã! Uma feliz noite e um grande beijo 👄.

 Eu quero, muito quero! Não estou ainda com meios para te tirar do Senegal e vires estar comigo oficialmente como mulher, vivendo comigo. Tu pensas que eu não quero, não estou interessado. Estás enganada filha. A melhor coisa que eu queria neste momento, era mudar a minha condição de vida e viver dignamente com a mulher que me ama e que eu amo perdidamente!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

 ESCREVO,

O SERVIÇO

QUE FAÇO,

PORQUE O DEVO ...!


I


O poeta

Tem a porta

Aberta

Para qualquer visita,

Desde que seja feita

Em perfeita

Condição

E com 

Um (O) bom

Coração ❤️.


II


Sou como um livro

Íntegro,

Inteiro,

O soro

De cada poro

Que procura o ar puro,

O socorro,

A seiva

Que vem

Da selva

E que salva

Alguém.


III


Como Fernando Pessoa

Entoa

O hino

Do mar

E louvar

À bravura

Dos navegadores

No Atlântico

E no Índico,

Este manjaco

Relata cada facto

De modo lírico,

Verídico

E enfático.


IV


Chamem-me

Nome

Que quiserem,

Que entenderem,

Que preferirem:

Maluco,

Maníaco,

Louco,

Australopiteco,

Tareco,

Mas sei que sou o poeta

Humanista

Que dá

Muito valor

Ao amor,

Na vida...!!!


(Continua)


Alfornelos( sexta-feira, 16:56), 08 de dezembro de 2023.


KK-NDO

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

 Destemida,

Não atrevida,

Ousada,

Respeitada,

Porque é simplesmente

Muito

Linda

Em cada

Instante,

Em cada 

Momento,

Cada

Vez,

Em cada

Mês,

Que nos transmite,

Que nos envia

Alegria

Contagiante

Em cada

Dia,

Porque está sempre feliz!

Uma santa

Sexta feira

Linda

Senhora

Demais!

Feliz

Noite!

Um grande beijo 💋

 A mão,

Os dedos

Deram 

Cabo,

Estragaram 

A festa 

E, a dieta

É a porta,

A solução

Dos desgraçados

Que, no tubo

Se enfiaram... 

Que meios

Nesses bloqueios

Quando recusas

As divisas

Podiam

Ser

De uma mulher

Tão

Formosa!

 Nunca vi a tanta

Beleza 

Dada

Pela Natureza,

Tão linda,

Esbelta,

Tão bem feita,

Diria, sem exagero,

Artística,

Algo tão raro

No nosso Planeta

Que edifica

Uma figura

Feminina,

De grande envergadura

Numa bonita

Senhora,

Uma mulher

Bem aprumada,

Bem feita

Como deve ser

À medida 

Da vida!

Os teus seios,

Devem ser

Os privilégios

De quem,

Do homem

Que tem

Como esposa,

Como companheira!

Tu és uma deusa

Que arrasa

Os homens

De diversas origens!!!

 "KABBALA"

AT THAT

"LALA",

THAT SHUTS US UP...! 


I


As

Shut me up

Seeing the fire

Coming from above,

Signal

Of some evil

What do I call

Of a "cabal"

Of those who want us

Shut up,

Frighten

With weapons,

Spreading the flames

All over

The side,

Arrest

For no apparent reason,

They spread fear,

The horror

Around

To your own relatives,

Because they want

Be the only ones

Sirs,

The real ones

The dictators

Of the nation,

Of region... 


II


Sometimes,

Given the various

Crises

Successive,

No respite,

Continuous,

I feel like

Of being silent,

Stay in my corner,

In my world,

Don't get involved

In politics

Guineans,

But, the thirst

It's so much that I end up

For intruding

In what I understand nothing,

Because the suffering

It's so much

That doesn't leave me indifferent,

Because the mind

Feels

Very sad

Towards

So much spectacle,

Not to say,

Scandal. 


III


Force the people

Again,

Going to the elections,

In conditions? 

To change what

Specifically?! 

Why? 

What dividends

What benefits

For the people

Kid,

Otherwise for the big one,

To feed

Your vices,

Increase

And accumulate

Your morgadios? 

The sacrifices

They hit more and more

The doors

Of the unfortunate

Without health,

No manners,

Without housing,

Without electric light,

No running water,

No minimum conditions

Of human dignity! 


IV


Without writing,

And embrace anonymity

Given what is in force

In my land

Many decades ago! 

It's almost like hugging

The suicide

Guys

And collective

Of my people,

Without a single

Daily cent

For her own

Survival! 


V


Here,

In these lines

Pies,

I don't intend

To give

Lessons,

To throw

conclusions,

But just ask,

The reasons

Deep

That they dismissed

Dialogues,

Consensus

Among friends,

Brothers

There,

And that culminated

In dissolution

From the Assembly

National,

And consequently,

The fall of the government

Leaving the elections

Last June

And in functions,

In less than four months! 


VI


Ambition

Of power

And more power,

Take the men

The ruckus,

The fight

Unrestrained

To feed

Your little ones,

Intimate,

Defending

Your navels,

Defending

Your friends,

Not mattering

With the Constitution,

Ignoring

The interests

Of the Nation,

From the Guinean brothers! 

Blind,

Mute

And deaf

Towards

The echoes

Of the change,

The winds

trade winds

That blow

From the Continent,

For well-being,

Progress

Of the people,

Behold, Guinea-Bissau

If you dived,

Got buried

Again

In the abyss,

In the doldrums!!! 


VII


Until when,

The aspirations

Of the populations?! 

There

"Desan"! 

There,

There

Nha armon! 

N, na pidi son

God, father I Librau

Di war

On no earth,

Suma kil from Bissau

From June 7, 1998,

War of "Bissauzinho"!!! 


VIII


Because

From the party,

From the party leader,

Don't resign

The family,

Do not let

Fall the joy

That existed in it...!!! 


Well done

To all,

For Guinea-Bissau! 

A saint

Friday! 


(To be continued)


BRANDOA (Friday, 04:12), December 8, 2023. 


KK-NDO

 "KABBALE"

À CE

"LALA",

CELA NOUS FAIT TAIRE...! 


I


Comme

Me faire taire

Voir le feu

Venant d'en haut,

Signal

D'un mal

Comment j'appelle

D'une "cabale"

De ceux qui veulent de nous

Fermez-la,

Effrayer

Avec des armes,

Répandre les flammes

Partout

Le côté,

Arrêter

Sans raison apparente,

Ils répandent la peur,

L'horreur

Autour

À vos propres proches,

Parce qu'ils veulent

Soyez les seuls

Messieurs,

Les vrais

Les dictateurs

De la nation,

De région... 


II


Parfois,

Étant donné les différents

Crises

Successif,

Pas de répit,

Continu,

je me sens comme

De me taire,

Reste dans mon coin,

Dans mon monde,

Ne vous impliquez pas

En politique

les Guinéens,

Mais la soif

C'est tellement que je finis

Pour intrusion

Dans ce que je ne comprends rien,

Parce que la souffrance

C'est tellement

Cela ne me laisse pas indifférent,

Parce que l'esprit

Se sent

Très triste

Vers

Tant de spectacle,

Pour ne pas dire,

Scandale. 


III


Forcer le peuple

Encore,

Aller aux élections,

Dans des conditions ? 

Pour changer quoi

Spécifiquement?! 

Pourquoi? 

Quels dividendes

Quels avantages

Pour les gens

Enfant,

Sinon pour le gros,

Nourrir

Tes vices,

Augmenter

Et accumuler

Vos morgadios ? 

Les sacrifices

Ils frappent de plus en plus

Les portes

Des malheureux

Sans santé,

Pas de manières,

Sans logement,

Sans lumière électrique,

Pas d'eau courante,

Pas de conditions minimales

De la dignité humaine ! 


IV


Sans écrire,

Et acceptez l'anonymat

Compte tenu de ce qui est en vigueur

Dans mon pays

Il y a plusieurs décennies ! 

C'est presque comme un câlin

Le suicide

Les gars

Et collectif

De mon peuple,

Sans un seul

Centine quotidien

Pour la sienne

Survie! 


V


Ici,

Dans ces lignes

tartes,

je n'ai pas l'intention

Donner

Cours,

Lancer

conclusions,

Mais demandez simplement,

Les raisons

Profond

Qu'ils ont renvoyé

Dialogues,

Consensus

Entre amis,

Frères

Là,

Et ça a culminé

En dissolution

De l'Assemblée

National,

Et par conséquent,

La chute du gouvernement

Quitter les élections

Juin dernier

Et en fonctions,

En moins de quatre mois ! 


VI


Ambition

Du pouvoir

Et plus de puissance,

Prends les hommes

Le chahut,

Le combat

Effréné

Nourrir

Vos petits,

Intime,

Défendre

Tes nombrils,

Défendre

Tes amis,

Peu importe

Avec la Constitution,

Ignorer

Les intérêts

De la Nation,

Des frères guinéens ! 

Aveugle,

Muet

Et sourd

Vers

Les échos

Du changement,

Les vents

alizés

Ce coup

Du continent,

Pour le bien-être,

Progrès

Des gens,

Voici, la Guinée-Bissau

Si tu as plongé,

J'ai été enterré

Encore

Dans l'abîme,

Broyer du noir!!! 


VII


Jusqu'a quand,

Les aspirations

Des populations ?! 

« Desan » ! 

Là,

Nha armon! 

N, na pidi fils

Dieu, père, je Librau

La guerre

Sur aucune terre,

Suma kil de Bissau

Depuis le 7 juin 1998,

Guerre de "Bissauzinho" !!! 


VIII


Parce que

De la fête,

Du chef du parti,

Ne démissionnez pas

La famille,

Ne laissez pas

Tombe la joie

Cela existait dedans...!!! 


Bien joué

À tous,

Pour la Guinée-Bissau ! 

Un saint

Vendredi! 


(À suivre)


BRANDOA (vendredi, 04h12), 8 décembre 2023. 


KK-NDO

 "CABALA"

NAQUELA

"LALA",

QUE NOS CALA...!


I


Como

Calar-me

Vendo o fumo 

Do lume,

Vindo

Do cimo,

Sinal

De algum mal

Que eu chamo

De uma "cabala"

Dos que nos querem

Calar,

Amedrontar

Com armas,

Difundindo

As chamas

Por todo

O lado,

Prendem

Sem motivos aparentes,

Espalham o medo,

O terror

Ao redor

Aos próprios parentes,

Porque pretendem

Ser os únicos

Senhores,

Os verídicos 

Os ditadores

Da nação,

Da região...?!!!


II


As vezes,

Perante as várias

Crises

Sucessivas,

Sem tréguas,

Contínuas,

Sinto vontade

De estar calado,

Ficar no meu canto,

No meu mundo,

Não me envolver

Em politiquices

Guineenses,

Mas, a sede

É tanta, que acabo

Por me intrometer

Naquilo que nada percebo,

Porque o sofrimento

É tanto

Que não me deixa indiferente,

Porque a mente

Se sente

Muito triste

Perante

Tanto espetáculo,

Para não dizer,

Escândalo.


III


Obrigar o povo

De novo,

A ir às eleições,

Em condições?

Para mudar o quê

Em concreto?!

Porquê?

Que dividendos

Que benefícios

Para o povo

Miúdo,

Senão para o graúdo,

Alimentar

Os seus vícios,

Aumentar

E acumular

Os seus morgadios?

Os sacrifícios

Batem cada vez mais

As portas 

Dos infortunados

Sem saúde,

Sem educação,

Sem habitação,

Sem luz elétrica,

Sem água canalizada,

Sem mínimas condições

De dignidade humana!


IV


Sem escrever,

E abraçar o anonimato

Perante o que vigora

Na minha terra

Há muitas décadas!

É quase que abraçar

O suicídio

Pessoal 

E coletivo

Do meu povo,

Sem um único

Cêntimo diário

Para a própria

Sobrevivência!


V


Aqui,

Nestas linhas

Tortas,

Não pretendo

Dar

Lições,

Tirar

Ilações,

Mas apenas indagar,

As razões

Profundas

Que dispensaram

Diálogos,

Consensos

Entre amigos,

Irmãos

Ali,

E que culminou

Na dissolução

Da Assembleia

Nacional,

E, consequentemente,

A queda do governo

Saido das eleições

De junho último

E em funções,

Em menos de quatro meses!


VI


Ambição

De poder

E mais poder,

Levam os homens

A zaragata,

A luta

Desenfreada

Para alimentar

Os seus ínfimos,

Íntimos,

A defender

Os seus umbigos, 

A defender 

Os seus amigos,

Não importando

Com a Constituição,

Ignorando

Os interesses

Da Nação,

Dos irmãos guineenses!

Cegos,

Mudos

E surdos

Perante

Os ecos 

Da mudança,

Os ventos

Alísios

Que sopram

Do Continente,

Para o bem-estar,

Progresso

Do Povo,

Eis que a Guiné-Bissau

Se mergulhou,

Se enterrou

De novo

No abismo,

No marasmo!!!


VII


Até quando,

As aspirações

Das populações?!

Ai

"Desan"!

Ai,

Nha armon!

N, na pidi son

Deus, pa i librau

Di guerra

Na nô terra,

Suma kil de Bissau

De 7 de junho de 1998,

Guerra de "Bissauzinho"!!! 


VIII


Vou escrever,

Pois, é a única

Coisa 

Que agora

Sei fazer,

Melhor

Dito,

O que mal 

Sei fazer,

Um sinal

De quem

Quer

Liberdade,

Dignidade,

Justiça

Que muitos temem

Como o fim 

Dos seus apanágios,

Dos seus privilégios,

Sobretudo

Naquela terra

Do Serafim,

Geringonça 

Que peca

Pela crueldade,

Pela ditadura,

Que causa

O sofrimento

Infinito

Ao redor

Da gente

Inocente...!


Por causa

Do partido,

Por causa 

Do chefe do partido,

Não renuncie

A família,

Não deixe 

Cair a alegria

Que dantes nela existia...!!!


 Bem haja

A todos,

Pela Guiné-bissau!

Uma santa

Sexta-feira!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 04:12), 08 de dezembro de 2023.


KK-NDO

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

 Pá nha CARLA:


Sonu

Tá caba

Ku 

Mi,

Oki 

N, sunha

Ku bô!

Oki

Strela

Cindi

Pá anuncia

Nobu

Dia!

Oki

Bu

Lembra

De mi

Lundju

Na kil terra

De sirire,

De djola,

Ninde

Ki

Nha  bunita

E Santa

CARLA

Stá!


Lx(quinta-feira, 04:30), 07 de dezembro de 2023


De 


KK-NDO

 Pá nha CARLA:


Sonu

Tá caba

Ku 

Mi,

Oki 

N, sunha

Ku bô!

Oki

Strela

Cindi

Pá anuncia

Nobu

Dia!

Oki

Bu

Lembra

De mi

Lá lundju

Na kil terra

De sirire,

De djola,

Ninde

Ki

Nha  bunita

E Santa

CARLA

Stá!


Lx(quinta-feira, 04:30), 07 de dezembro de 2023


De 

KK-NDO

 Boa noite,

Alta 

Noite, 

Alta 

De madrugada. 


N,bin li

Só, 

Pá falau,

Kuma

N,amau;

N,bin li

Só ,

Pá falau

Mantenha

Suma

Nha

Mindjer,

Nha

Dama,

Kil que toma

Conta

De nha

Ser,

Suma

Kil

Senhora

Que toma

Nha

Alma,

Suma

Mindjer

Ku n,na pera

Na morada

De nha

Vida!


Para CARLA



Lisboa (quinta-feira, 3:45), 07 de dezembro de 2023.


De


KK-NDO

 Serás a mulher

Que me vai tirar da escuridão,

Do abismo,

Do buraco

E voltar a sentir 

A forca,

A crença

E a pujança

De um novo

Empurrão,

Vir 

De novo 

Ao cimo,

Sair 

Do charco 

E respirar

Um ar 

Puro,

Verdadeiro

De uma mulher

Que me faz

Viver

Intensamente  em paz!

 E jamais, nunca vou perder a esperança?

domingo, 3 de dezembro de 2023

A CANETA

ESTÁ

PRONTA

PARA A META...


I


Pronta,

Preparada,

Está

A caneta

Para a caminhada

Até a meta

Indicada

Para cada

Um, na vida...


II


Veiculada 

A ideia

Como a veia

Situada

No organismo

De cada 

Indivíduo,

Por mim

Até ao fim,

Como o preâmbulo

Que tem sido o mesmo

Desde o longínquo

Tomo

Do versículo

Primeiro

Do meu trajeto

Como um aventureiro

Sujeito...


III


Antecipo

O meu tempo

Como o tipo

Cujo corpo

Se assemelha ao sapo

Num buraco

Situado 

Num charco

Profundo

De um lago,

Um cágado

Desprovido

Do abrigo,

Sem dona

Genuína,

Sem proteção

No que diz respeito

À afeição,

Ao afeto...!


IV


Escrevo

O que devo,

A minha pertença,

Ou ao acaso,

O que vem à cabeça,

Um pensamento

Vasto,

Coeso,

Genuíno

De um manjaco

Romântico,

Africano

Em pleno

Continente europeu

Sem chapéu,

Sem cobertura

De nenhuma

Criatura,

De nenhuma

Alma

Com fleuma...


V


Escrevo

O que me apetece,

O que me agrada

Da vida,

Como levo

A vida

Em cada 

Dia,

Na alegria

Ou na crise.

Não importa,

Desde que não bata

A porta

De alguém

Incomodando,

Importunando,

Porque sou um homem

Do bem.


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 05:16), 03 de dezembro de 2023.


KK-NDO