quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

 O HÓSPEDE

TOURO

SE DESPEDE

EM DEZEMBRO.


I


Chega o fim

O que delfim

Procura

Em cada hora,

Em cada minuto,

A cada momento,

Dando

Todo 

O seu corpo

E toda a sua alma,

Não importando 

O tempo

Que dispender,

Que fizer...

Porque simplesmente  ama,

Ama,

Ama...


II


Os laivos

Decisivos,

Nas batalhas

Que trava

A fim de encontrar migalhas,

Permitem que viva

Cada segundo

Com mais intensidade

No percurso

Imposto

Pelas peripécias 

E circunstâncias 

Do Universo 

Imenso,

No circuito

Da temporalidade...!


III


A senda

Da vida

Percorrida 

Por cada

Um de nós no espaço 

Hermético

E opaco,

Desvenda

O sigilo 

Do pupilo,

Como o apóstolo 

Que seguiu Jesus,

Carregando a pesada 

Cruz,

Símbolo 

Do amor 

Por cada um de nós,

Que o Pai Celestial 

O impôs 

Na época pascal...!


IV


Escrevo

Como um escravo,

O que o povo

De novo,

Ordenou como um imperativo

Algo decisivo 

Que elimina tudo o que é nocivo

E agressivo...


V


O touro

Hóspede,

Se despede

Em cada mês 

De dezembro,

Quando um Salvador 

Se fez

Por 

Amor,

Um favor 

À Humanidade,

Para que haja a caridade,

A fraternidade,

A justiça,

A bondade,

A convivência pacífica 

Entre todos os homens...!


VI


E todos os anos 

Se repete a cena,

O palco se ornamenta 

E a todos alimenta,

A gregos e troianos,

A confraternização plena...!


(Continua)


BRANDOA (sexta-feira, 06:29), 31 de dezembro de 2021.


                                      KK(NDO)

 Bom día mamã. 

Espero que acordes bem disposta

E com saúde razoavel

E considerável!

O ano terminou

Com os rastos

Dos meus pés 

Junto de ti,

Implorando o teu amor,

Embora não se deva fazê-lo.

Nada mais quero pedir,

Chatear,

Senão a Deus 

Pedir que sejas muito feliz

E consigas ultrapassar todos

Os problemas graves

Que atravessaram 

E ainda possam atrasar

O usufruto

De tudo

O que um ser humano

Deseja e aspira 

Neste mundo!

Um grande beijo para este ano novo

E a despedida deste 

Que está prestes a terminar,

Em escassas 

Horas!


BRANDOA, 06h10 minutos, 31 de dezembro de 2021.


NDO

 Muito 

Obrigado

Querido

Irmão. 

As derradeiras

Palavras

Deste ano,

Que a ti te redijo

E dirijo,

São de muito 

Apreço, respeito

E consideração.

Espero que esta amizade

Tenha uma duração 

Considerável, enquanto

A Providência 

Nos der

A oportunidade

De ter

A saúde

De viver!

A ti e muitos

Poucos,

Que são meus amigos 

De relevo,

Desejo

Um Ano

Novo

Cheio 

De saúde 

E muita felicidade!

Um grande

Abraço 

De muita amizade.

 O VELHO,

JÁ NÃO TEM(DÁ) O BRILHO!



Eis

Que o Velho

Cede lugar,

Sem negar,

Ao novo,

Para dar

O novo

Ano,

O imperativo

Que o assiste

E não resiste,

O fôlego, 

A dinâmica humana

Que emana

Da lei

Natural

E normal

Das coisas.


II


A bilha

Velha,

Já não brilha

Tanto,

Como no momento

Em que era ainda

Nova em folha.


III


A nossa aposta

Deve ter em conta

No novo,

Que é decisivo

Para a continuidade

Da sociedade 

Da comunidade,

Revoluções

Das gerações,

"A flor da nossa luta",

Como dizia alguém,

Um grande homem.


IV


Não que eu subestime

O legado

Do velho,

A fonte,

A raiz

Do nosso aprendizado,

Do nosso conhecimento,

Mas apenas e simplesmente,

O reconhecimento

Do mérito

Sublime,

Do seu contributo

E, que, chegado

Ao instante

Da sua retirada

Merecida

Na vida

Activa,

Dê o azo

E ao gozo

Da nova

Seiva

Que implemente à mudança

E a esperança

Sempre esperada.


V


É o fim

Um sim

Em mim

Ou de qualquer

"Nabussim"(1)

Na sua aventura

Numa terra

Estrangeira,

Estranha,

Que aspira

Uma bolanha,

Que almeja o poder,

Que anela o saber.


VI


O desejo do poder,

O desejo saber,

O prazer

De conviver

Com com outro ser

Que respeite

O seu semelhante

Na sua integridade,

Na sua propriedade,

Na sua privacidade.

Eis

O que move

Este rapaz

Que escreve

E quer

A paz

Interior

E o amor,

Para todos.


VIII


O desejo que o ano que acaba

Nos livre e ilibe

Das atrocidades,

Das barbaridades

Que levam alguns

A cometer atos

E delitos

Ruins

Em várias sociedades,

Em vários países,

Negando que as suas comunidades

Sejam felizes.


IX

Oxalá

Que aqui e acolá,

Haja a senha

De um amanhã

Radiante

Em cada continente!


BEM HAJAM 


1) .Príncipe, no dialeto manjaco.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (5 feira, 12h28  minutos), 31 DE DEZEMBRO DE

DEZEMBRO DE 2015.


                   KANKAMBALL (NDO)

 UMA NOVA ERA,

A AURORA

NA MINHA TERRA!...


I


Não podia despedir-me

Do ano de 2019,

Senão com uma palavra 

De apreço

A todos 

Quantos

Me acompanharam

Neste percurso

Bastante espinhoso

E moroso,

Senão através dum gesto

Caloroso

De agradecimento,

De todos aqueles que me aturaram

Desde a primeira

Hora

No meu espaço

De Facebook,

Vos peço

A todos,

As minhas sinceras 

Desculpas

Pelos erros,.

Incorreções

E incómodos...


II


Foi  tão bom este passeio,

Pelo devaneio

No silêncio,

Pelo meio

De cada letra,

De cada palavra,

Que constituíram a minha âncora,

Que constituíram  o meu esteio

Em cada momento

Do mês,  

Que me fez

Cada vez

Mais robusto

Como um ser,

Que apenas deseja viver

Em comunhão 

Com cada irmão,

Que me dá 

Ou manda

Um abraço,

Com cada irmã 

Que me dá 

Ou manda

Um beijo,

No fundo da sua alma!

Sabeis,

Todos 

Vós,

Que sóis 

A essência 

Da minha existência 

Em cada dia!

Aceiteis,

O meu muito

Obrigado

No fundo

Do meu ser!


III


Tudo 

O que tinha a dizer,

Tudo

Ou quase tudo 

Foi dito;

Tudo

O que tinha para escrever,

Já quase tudo

Foi escrito.

Cumpri,

Hoje, 

O que prometi:

Escrever de 1 a 31 de dezembro!

E hoje,

O último dia 

Do ano,

Só peço a Deus,

Que leve os males

Com este dia,

E que o primeiro

Dia 

Do Ano 

Novo,

2020,

Seja  o começo 

Do ano 

Com muita saúde, 

Paz,

Tranquilidade,

Estabilidade,

Amor

E felicidade

Para todos!


Bem haja!


(Continua)


Brandoa(Amadora, terça-feira,  02h 12 minutos), 31 de dezembro de 2019.


                         KANKAMBAL (NDO)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

 UM DEPÓSITO

NO MEU PEITO


I


Tantos

Quantos

Gostos

De sujeitos

Benquistos

No depósito

Do meu peito..


II


O quanto

Queria,

Gostaria,

Desejaria

Desfrutar,

Passar

As férias

Sérias

Em companhia

Da família,

Presente

E ausente!


III


O meu peito

É um depósito

Que nunca está repleto;

Está sempre disposto

A receber

Qualquer

Ser,

Com muito

Prazer.


IV


O quanto

Eu sofro

Dentro

Do meu poro,

No quarto,

No meu quarto

Quarto,

No meu peito,

Pelo que quero

E não encontro!


V


O livramento

Do sujeito

Liberto

Do castigo imposto

Pelo patronato

Sem limite no estatuto

Feito!


VI


Eis o prolongamento

E o ponto

Finito

Definitivo,

Que cede lugar ao ano novo

Que eu pinto

Com um retrato

Apelativo

E positivo!


VII


Afinal,

Cada final,

Representa um sinal

Fenomenal

Que conduz

Os humanos para uma luz

Divinal...

Uma apoteose geracional


(Por concluir)


Stamford Hill(friday, 23h), 28/12/2018.


          KK(NDO)

 Um engano

Meu!

Afinal,

As duas datas

Têm semelhança.. 


29/12/2019

VERSUS

24/10/1929!...


I

 

Qualquer

Semelhança

Entre as duas

Datas,

Entre os dois

Factos,

É uma pura,

É uma mera 

Coincidência!


II


29/12/2019,

Será um grande

Marco 

Na  História(recente)

Da Guiné-Bissau 

Pois, será  uma viragem

Radical

E total

Da página 

Da PÁTRIA 

Esboçada,

Iniciada

Pelo camarada

Amilcar Cabral. 


III


Enquanto que,

O 24/10/1929,

Foi um pesadelo,

Um assombro,

Um dia negro

Na História 

Económico-social

Dos Estados Unidos da América (EUA)!

Foi uma quinta-feira 

Negra

Na Bolsa 

De Nova Iorque,

O crash, uma quebra/queda abrupta dos valores de ações, com consequências nefastas e que teve repercussões a nível mundial, nomeadamente nos países capitalistas/de mercado!

Foi uma grande depressão/recessão económica  que iniciou em 1929, que persistiu ao longo da década de 1930, tendo apenas o seu desfecho com o início da  Segunda  Guerra Mundial (1939-1945).


IV


Por isso, compatriota,

Não faça 

Paralelismo!

O seu ponto de vista,

Deve  ser o de otimismo

Para o dia vinte e nove

De dezembro de dois mil e dezanove,

Porque será  

O dia 

Da vitória ,

Da alegria,

Da esperança,

O fim 

Da desgraça,

O fim do acomodismo,

O dia

Duma nova

Era,

Com mais expetativa

Na nossa terra!


V


O dia vinte e oito,

Ontem,

Foi o da reflexão 

Profunda

De cada 

Cidadão 

Para quem

Acreditar

E confiar

O seu voto

Certo;

Votar

E a tendência 

(Inclinará) Será 

Para 1(UM),

Para o Homem

Certo,

NUM

Momento 

Exato

E correto:

DSP!!!


VI


Aquele presidente

Que não mente,

Que não promete

Mundos

E fundos,

Qur não promete

O que não existe, 

Nem

O que não tem!!!


VII


VIVA DSP!

VIVA A GUINÉ-BISSAU!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A NOSSA PÁTRIA

RESGATADA!

VIVA A COMPETÊNCIA 

A SABEDORIA,

A CORAGEM!

VIVA GUINEENSES

CONSCIENTES

PELA SUA ESCOLHA 

CONSCIENTE

E LIVRE!


(CONTINUA)


BRANDOA( AMADORA, DOMINGO, 00H12 MINUTOS), 29 DE DEZEMBRO DE 2019.


        KANKAMBAL(NDO)

 N,NA TCHORA

SABURA

DI NHA TERRA!...


I


É  esta

Maravilhosa ,

Riqueza,

Pertença 

Que me encanta,

Que me eleva

E me leva 

Todos os dias

As alegrias 

Contagiantes

Para todas as partes

Do mundo

Conhecido

E habitado..


II


Oh! Guiné,

Minha mamã GUINÉ!

És  o manto,

O alimento

Que me cobre,

Me alimenta

Todos os dias,

Banhado

E abençoado

Com as brisas

Vindas 

Do deserto

Do Sahara!


III


É esta 

A peculiaridade, 

Esta 

Singularidade,

A riqueza

Da cultura 

Que nos une,

Que nos define 

E não nos divide

Como uma NAÇÃO,

Como uma PÁTRIA,

Uma civilização milenar

Que não  devemos

Abandonar,

Esquecer,

Nem tão pouco alienar

No nosso viver

Quotidiano, 

Em qualquer 

Terreno

Onde estivermos!!!


IV


Vivemos 

Momentos 

Ímpares,

Inesquecíveis

Nos últimos 

Meses deste ano

Que está prestes

A fndar!



Os Guineenses 

Demonstraram

A sua maturidade 

Cívica, 

Como srmpre o fízeram

Ao longo da sua História,

Sobretudo nos momentos decisivos 

E importantes,

Através dos comícios 

Realizados 

Em vários 

Pontos 

Do país,

Ou através  de publicações

Nas redes sociais.


VI


É esta

A maravilhosa

Cultura,

A riqueza

Da minha terra,

Diversidade  de mosaicos :

Manjacos,

Fulas, 

Futa-fulas,

Mandigas,

Biafadas,

Mancanhas,

Bijagós,

Felupes,

Papéis,

Nalus,

Saracolé, 

Sussu,

Mansonca,

 Banhus,

Etc, etc. 


VII


O meu grande

Reconhecimento,

À toda a sociedade

Guineense,

E a todos os compatriotas

Em concreto,

Pelo tributo,

Contributo

Da  causa nacional,

Um esclarecimento

Cabal

E total,

Dos problemas da PÁTRIA 

De Cabral!


Esperemos, pacientemente,

Pelo juízo Final

Do dia 29 

Deste mês!


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 03h33 minutos), 28 de dezembro de 2019.


KANKAMBAL(NDO)

 Mesmo em Bissau,

Bolama

Ficou(fica) longe!...


I


Pela aurora

Que alguém procura

Uma quimera,

Que dista em Quínara,

Na tabanca que brincara

Quando ainda era 

Uma criança com doçura

Idêntica  à primavera

Que nos idolatra

Debaixo daquele irã,

Que nos protege da ira

Do diabo ou da feiticeira!


II


Nas terras africanas,

Ainda que brancas,

As fainas

São idênticas

Àquelas tabancas

Onde os" labores"

Dos lavradores,

Dos pastores

Ou dos  pescadores

São acompanhados de sons de tambores

Que rufam

Cada tam-tam

E motivam/ dão as forças aos seus autores!...


III


Inspirado

Na força

Divina

A criança

Homem,

De origem

Pelundo,

Solta a sua aspirina

Masculina

Na terra 

Marroquina,

Depois de ter voado

No ar

Como um pássaro nado

No espaço lunar, 

Enquanto 

Um(o) pássaro

Sobrevoa

O espaço

Infinito,

Sinto

Um imenso 

Vazio

No silêncio

Imposto

Pelo carro

Aéreo 

Que nos delícia .


Iv


Enquanto

Não vejo

A terra

Firme, 

O meu peito

Treme

Como caranguejo

Envolto

Na sua carcaça

Dura

Como uma pedra

Ou como um velho seguro

Na sua "morança".


V


O mundo 

Está feito,

Está munido

De coisas

Gerais,

Coisas particulares

Em todos os lugares

E tudo 

È infinito.


VI


A minha ignorância

Inquieta

A minha consciência,

Atormenta

A minha existência...

...


(Por  continuar)


No ar,no espaço marroquino, 29 de dezembro de 2017 .


                  KANKAMBAl(NDO)

 A DIVINDADE

DA HUMANIDADE

EM CADA INDIVIDUALIDADE


I


Não tinha 

Medo

De escalar,

De subir

Qualquer 

Montanha,

Porque o seu corpo

Enfrentava 

O tempo,

Quer 

Fizesse frio/calor,

Sol,

Ou chuva!


II


Hoje,

Foge,

Teme,

Treme,

Porque já não tem

Leme

Para remar

E atravessar

O rio 

Entre Bolama

E são

João;

A outra

Margem,

Agora

Está longe,

Porque ele já não é gigante,

Mas sim um anão

Totalmente

Dependente

Da outra,

Duma 

Outra

Mão!


III


As forças 

Da Natureza

Incrementam 

O seu  poder

Sobre este ser

Que desbravava

A floresta,

A mata

De Kantoma,

De Quinara,

De São João,

De Pidjungutu,

De Djiu de Cobra,

Semeando mancarra,

Arroz,

Feijão,

Mandioca,

Nhambi,

Abóbora,

Milho,

Batata doce,

Manfafa, etc.


IV


O tempo

Que dava o vigor

Ao corpo

Sem temor

Para enfrentar

E combater

Todas as outras forças

Da Natureza

E vencer

Todas as dificuldades,

Todas as contrariedades,

Todas as tempestades,

Se inclina,

Se declina

E se torna

Cego

Perante o perigo

Que ameaça

Àquele que foi

Herói

De toda a Natureza,

E tudo se esfuma

Na intensa

Chama,

E se transforma

Na cinza

Densa!


V


Filho

De Mawatu,

Sobrinho

De Mamaru,

De Bacar M,P, iin- Ketawa

E de Mitu,

O brilho

Do sol que desvanece

Na sua visão

E no seu coração,

Deixa o seu irmão

Que tem por si uma grande 

Admiração

E que eternamente permanece,

Numa consternação

De grande 

Dimensão.


VI


A ESPERANÇA

QUE NOS GUIA

EM CADA DIA,

NOS DÁ FORÇA

E CONFIANÇA

PARA O DIA 

SEGUINTE;

QUE PERMITE

QUE CADA UM REME

SEMPRE EM FRENTE

MESMO PERANTE

 QUALQUER DESNORTE,

É TUDO 

O QUE DESEJO A TODOS,

NO MEU FUNDO,

EM TODOS 

OS MOMENTOS,

EM TODOS

OS CANTOS

DO MUNDO!!!


 CENTRO COMERCIAL STRADA OUTLET ( ODIVELAS,TERÇA FEIRA, 14H23MINUTOS ), 29 DE DEZEMBRO DE 2015.


                                                                KANKAMBALL ( NDO)

 " NÔ KA

NA BIBI

MESINHO DE RATO,

PORQUE NÔ

KA NA 

DIXA DSP

KAPLINU"...!


I


Derradeiros

Minutos

Rumo à vitória triunfal,

Rumo à vitoria final,

Do nosso estratega,

O próximo  comandante

Máximo 

Das Forças Armadas,

O próximo 

Presidente

Da Republica

Da GUINÉ-Bissau!


II


Quem 

É  Homem,

Não  tem

Temor,

Tem um amor

Do seu povo,

Porque a sua luta

É  do povo,

Pelo povo,

E para o povo!

A sua mira,

É apenas a conquista

Do que falta

E só encara

A frecura

Inteira,

Àquela que tem

 A ver com aquele 

Que o impele

Sempre 

Para frente,

Sempre

À procura

Daquele que o inspira!


III


O momento

Oportuno,

Deve canalizar

Todas as energias

Positivas,

Para momento

Decisivo

De um povo

Que sonha

E caminha

Para o mundo do progresso

E do desenvolvento

Em todos 

Os aspetos..

Dourados 

Que elevam os seres humanos...!


IV


Depois da pausa

De ontem,

Irmãos 

Voltem

Para o que têm 

Estado

A fazer,

A fim de escolher,

Eleger

Um novo

Presidente,

Que governe

Em nome 

Do povo,

Àquele que não discrimine

Nenum irmão 

Pela sua religião,

Pela sua cor,

Pelo seu credo,

Pela sua filosofia,

Pela sua filiação 

Num determinado 

Partido

Político ,

Ou por pertencer

grupo étnico;

Aquele que tome

O seu povo

Com as suas duas mãos!


V


Falta UM

Dia

Para o término 

Da campanha

Eleitoral,

Para depois eleger,

Escolher

Aquele de quem

Sonha,

Do HOMEM 

De que se espera

Na terra,

Para a vitória 

Final!


VI


Não tenhamos

Dúvidas

No nosso

Percurso,

Porque escolhemos

UM

HOMEM 

Certo,

Para para ocupar

UM

Lugar

certo,

NUM

Momento

Exato,

Porque planeámos

As nossas vidas 

Não só 

A curto,

Médio e longo prazo!!!


VII


Os homens

Fantoches,

São como nuvens!

Sao apenas brutamontes,

Decotes

Das nossas ações,

Das nossas realizações,

Que dão 

A sincronia,

Que dão 

A melonia,

Trazem 

A harmonia,

Fazem

A sintonia

À nossa correria

Diária...!


VIII


Amigo,

O vulgo

General,

Não nos preocupa!

Não ocupa 

NenhUM

Espaço

Que possa constituir

Um embaraço,

Que possa impedir

A  nossa marcha triunfal,

Até a nossa vitória final

No dia 29 deste

Mês,

Pondo  de vez,

O tapete

Como "passarelle" para o Presidente!


IX


Está fora 

De hipótese,

A chance

Do sr. Umaro

Sissoco

Embaló,

O ex-primeiro

Ministro,

Um político,

Um ex- primeiro

Ministro,

Vir a ser o primeiro

Galo 

Na nossa terra,

Pois, não  reúne 

As condições 

Necessárias,

E exigidas 

Para ocupar o alto

Cargo da primeira

Magistratura

Da nossa NAÇÃO,

Da nossa PÁTRIA!


X


É  reprovável,

É impensável 

Que um irresponsável

Seja destacável

Para preencher o lugar

Estimável,

Respeitado,

Sagrado,

Seja ocupado

Por alguém 

Que ninguém 

Conhece,

Se não fosse

O homem 

Das conveniências

Das incompetências 

Nas nossas presidências !


XI


Vamos sossegar

Os espíritos 

Intranquilos, irrequietos, 

Que os guineenses cautos,

Inteligentes e espertos,

Com os olhos abertos,

Vão votar

No Presidente

Inteligente,

Aquele que sente

A inquietude

Da sua gente,

Da sua sociedade!

Vão votar 

No UM:

No DSP!


XII


VIVA DSP!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A JUVENTUDE

VIVA O CONSENSO!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A PÁTRIA!

VIVA A DECÊNCIA!


(CONTINUA)


BRANDOA(AMADORA, QUINTA-FEIRA, 00H 12 MINUTOS), 26 DE DEZEMBRO DE 2019.


                       KK(NDO)

 UM JOVEM

PAJEM 

COM CORAGEM


I


Este homem,

Jovem

Pajem,

Aceita a viragem 

Da página 

Na cena

Nacional,

E internacional 

Da imagem

Indigna,

Para digna,

Do nosso país!


II


Depois da campanha 

Eleitoral,

Seguida da votação

Do povo 

De forma cívica 

E ordeira,

É agora,

O momento,

De aguardamos,

Acatando as determinações superiores,

Da CNE,

Órgão competente 

Para anunciar

Os resultados oficiais 

Das eleições  de ontem,

Do dia vinte e nove 

Do mês em curso.


III


O dezembro,

Foi o mês 

Que me fez 

Refém 

Do que convém 

Para informação,

Reflexão,

Esclarecimento

De cada assunto

Que diz

Rrspeito

Ao nosso país, 

E sobreudo  

Ao candidato

Que escolhi

Como o preferido,

O predileto 

E o mais

Preparado 

Para assumir 

As funções da mais

Alta magistratura 

Da nossa terra.


IV


Fi-lo com  convicção,

Como  um cidadão

Que tem a preocupação

Da deterioração 

E do desvio da NAÇÃO, 

Da sua verdadeira missão,

Tendo,

Como consequência,

A instabilidade permanente  

E frequente

Do pais,

Sobretudo,

Com o chefe de Estado,

Cessante,

O Dr. José Mário Vaz,

Em cinco anos,

Sete primeiros

Ministros.


V


O país estava 

Ingovernável,

O país 

Estava 

À deriva,

Sem um rumo certo,

A população entregue 

A si própria 

E ao Deus dará;

A educação paralizada,

Com greves frequentes 

Dos docentes,

Porque não viam 

A cor do dinheiro 

No final de cada mês;

A saúde, caótica, sem classe médica 

E sem mínimas condições 

De funcionamento;

As infraestruturas degradadas e péssimas.

Em, suma, quase que o Estado não existia 

E o contraste 

Flagrante  entre os grupos sociais.


VI


Decidi,

Ofereci-me

Em meu nome,

Apoiar a candidatura 

De DOMINGOS 

SIMÕES 

PEREIRA,

Como única capaz 

De conduzir o país 

Para a paz

E para um bom porto.


VII


O candidato

Com uma visão 

De futuro,

Msis

Bem preparado,

Hábil 

E com um perfil

Que congrega todas as vontades diversas 

Para um projeto

Comum e concreto.


VIII

 


Terminada a campanha eleitoral,

Agora,

Na nossa terra,

É o momento 

De consenso,

De reconciliação 

Entre a família 

Guineense,

Da concórdia ,

De entendimento 

Para a reconstrução 

NACIONAL 

Que a NAÇÃO 

Exige

E é urgente,

Para fazermos 

Dela,

Uma NAÇÃO 

Próspera!


IX


Iniciei

Voluntariamente 

À campanha eleitoral, 

Antes do seu inicio forrmal,

No dia 1(um) deste 

Mês,

E terminarei

A minha escrita

Pela causa nacional,

Com o foco

Na pessoa

Do Eng. DOMINGOS SIMÕES

 PEREIRA,

No próximo dia

31.


X


Convicto

Nato

Desde o primeiro

Dia,

Da vitória 

Do DSP,

Cumprida a missão 

Pelos cidadãos guineenses, 

Agora é aguardar

A sua confirmação 

Oficial pela CNE,

No próximo dia 

1 de janeiro de 2020!

Novo Ano! 

Nova vida!

Nova

Expetativa!

A esperança

Da criança  

Do jovem,

Do homem,

Da mulher,

Do ser 

Que quer

Viver

De forma decente,

Dignamente!


(Continua)


Brandoa(Amadora, segunda-feira, 01h 31 minutos), 30 de dezembro  de 2019.


                           KANKAMBAL (NDO)

 É Natal.

Deseja-se que seja vital 

A ação quotidiana

de cada um

Na sua caminhada!

Que o Natal proporcione a vida 

Sonhada

Por cada um!

Bom Natal a todos

 em companhia

da família,

ou em pensamentos.


24/12/14.  Kankambal

 QUE O AMOR,

A AMIZADE

GRANDE,

A FRATERNIDADE, 

SEJAM O LICOR,

O SABOR,

A ALEGRIA,

A HARMONIA 

NO CORAÇÃO DE CADA FAMÍLIA,

NESTE NOVO

ANO DE 2022!!!


II


QUE EM CADA CORAÇÃO,

SEJA BANHADO DE FLORES

E AMORES

EM TODOS OS LUGARES 

ONDE HABITA CADA CIDADÃO!

AMORES 

VERDADEIROS,

PUROS,

SINCEROS,

GENUÍNOS,

HUMANOS,

COMO AUTÊNTICOS PEREGRINOS

QUE ALMEJAM REINOS

DIVINOS...!

SEJAMOS PERFEITOS 

EM ROJEITOS

AINDA QUE SUJEITOS

IMPERFEITOS...!


III


PARA TODOS,

UM BOM ANO

CHEIO DE SAÚDE,

PROSPERIDADE 

E FELICIDADE!


BRANDOA(AMADORA, QUINTA-FEIRA, 00:25),30 DE DEZEMBRO DE 2021


                                               KK (NDO)

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

sábado, 25 de dezembro de 2021

 DESCANSAR,

DEIXAR

O TEMPO PASSAR,

MARCHAR...


I


É assim

O frenesi

De quem

Vem

Do capim

Para o festim

Urbano

Moderno.


II


A quadra

Natalícia,

É uma época 

Propícia

Para a convivência

Pacífica

Entre as pessoas,

Nações

E povos,

E se enquadra

No espírito

Da paz,

Concórdia,

E entendimento

Que Cristo

Idealizara

E preconizara

Durante a sua fugaz

Existência 

Na Terra.


III


Descansar,

Relaxar,

Deixar

O tempo passar,

É o que eu proponho,

Como algo

Verídico,

Idêntico,

A um sonho

Que tenho

Para cada irmão e amigo;

Aproveitar

Cada hiato,

Cada momento

Exato,

Para conversar,

Confraternizar

Com alguém 

Que está na nossa alma,

Com alguém

De quem

Se ama.


IV


Quero

Aproveitar

Este azo,

Este ensejo,

Para desejar

A todos os familiares e amigos,

Um Bom Natal e um próspero

ANO NOVO!


TUNBRIDGE WELLS(15h23 MINUTOS), 25/12/2016.


KK(NDO)

 KAkANDA/ PEKANDA...


I


Abouk 

Namaka,

Nabassa

Tymanane,

Nadjibane,

Abi ubabu

Suma banhane

Blingue,

Pa pdjurare

Baithul

Bandukabi

Thi ufeth...


II


Plilanul,

Atchi phiiss

Babukul,

Icol

Bukul,

Ulempe bukul,

Plilane bukul

Et pa banhane

Blingue!!!


III


Befur

Atchi pcul,

Pnor,

Plabatha

Thi umundu!


IV


Cada 

Nhane

Ó nhane,

Aka 

Pthass

BeghaNÔ KA

NA BIBI

MESINHO DE RATO,

PORQUE NÔ

KA NA 

DIXA DSP

KAPLINU...!


I


Derradeiros

Minutos

Rumo à vitória triunfal,

Rumo à vitoria final,

Do nosso estratega,

O próximo  comandante

Máximo Das Forças Armadas

O próximo 

Presidente

Da Republica

Da GUINÉ-Bissau!


II


Quem 

É  Homem,

Não  tem

Temor,

Tem um amor

Do seu povo,

Porque a sua luta

É  do povo,

Pelo povo,

E para o povo!

A sua mira,

É apenas a conquista

Do que falta

E só encara

A frecura

Inteira,

Àquela que tem

 A ver com aquele 

Que o impele

Sempre 

Para frente,

Sempre

À procura

Daquele que o inspira!


III


O momento

Oportuno,

Deve canalizar

Todas as energias

Positivas,

Para momento

Decisivo

De um povo

Que sonha

E caminha

Para o mundo do progresso

E do desenvolvento

Em todos 

Os aspetos..

Dourados 

Que elevam os seres humanos...!


IV


Depois da pausa

De ontem,

Irmãos 

Voltem

Para o que têm 

Estado

A fazer,

A fim de escolher,

Eleger

Um novo

Presidente,

Que governe

Em nome 

Do povo,

Àquele que não discrimine

Nenum irmão 

Pela sua religião,

Pela sua cor,

Pelo seu credo,

Pela sua filosofia,

Pela sua filiação 

Num determinado 

Partido

Político ,

Ou por pertencer

grupo étnico;

Aquele que tome

O seu povo

Com as suas duas mãos!


V


Falta UM

Dia

Para o término 

Da campanha

Eleitoral,

Para depois eleger,

Escolher

Aquele de quem

Sonha,

Do HOMEM 

De que se espera

Na terra,

Para a vitória 

Final!


VI


Não tenhamos

Dúvidas

No nosso

Percurso,

Porque escolhemos

UM

HOMEM 

Certo,

Para para ocupar

UM

Lugar

certo,

NUM

Momento

Exato,

Porque planeámos

As nossas vidas 

Não só 

A curto,

Médio e longo prazo!!!


VII


Os homens

Fantoches,

São como nuvens!

Sao apenas brutamontes,

Decotes

Das nossas ações,

Das nossas realizações,

Que dão 

A sincronia,

Que dão 

A melonia,

Trazem 

A harmonia,

Fazem

A sintonia

À nossa correria

Diária...!


VIII


Amigo,

O vulgo

General,

Não nos preocupa!

Não ocupa 

NenhUM

Espaço

Que possa constituir

Um embaraço,

Que possa impedir

A  nossa marcha triunfal,

Até a nossa vitória final

No dia 29 deste

Mês,

Pondo  de vez,

O tapete

Como "passarelle" para o Presidente!


IX


Está fora 

De hipótese,

A chance

Do sr. Umaro

Sisoco

Embaló,

O ex-primeiro

Ministro,

Um político,

Vir a ser o primeiro

Galo 

Na nossa terra,

Pois, não  reúne 

As condições 

Necessárias 

E exigidas 

Para ocupar o alto

Cargo da primeira

Magistratura

Da nossa NAÇÃO,

Da nossa PÁTRIA!


X


É  reprovável,

É impensável 

Que um irresponsável

Seja destacável

Para preencher o lugar

Estimável,

Respeitado,

Sagrado

Seja ocupado

Por alguém 

Que ninguém 

Conhece,

Se não fosse

O homem 

Das conveniências

Das incompetências 

Nas nossas presidências !


XI


Vamos soosegar

Os espiritos

Intranquilos, irrequietos 

Que os guineenses cautos

Inteligentes e espertos,

Com os olhos abertos,

Vão votar

No Presidente

Inteligente,

Aquele que sente

A inquietude

Da sua gente,

Da sua sociedade!

Vão votar 

No UM:

No DSP!


XII


VIVA DSP!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A JUVENTUDE

VIVA O CONSENSO!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A PÁTRIA!

VIVA A DECÊNCIA!


(CONTINUA)


BRANDOA(AMADORA, QUINTA-FEIRA, 00H 12 MINUTOS), 26 DE DEZEMBRO DE 2019.


                       KK(NDO)

Ubarari,

Begha

Belipal,

Begha

Phiiss,

Begha 

Nacin Bathi!


V


Unu thari,

Unu Nacin Bathi,

Unu Petit Jésus,

Mandugar banhane

Blingue

Phiiss

Ni plilane!


Bonne 

Année

Et bonne

Santé

À tous!


Stampford Hill, 26/12/2018.


KK(NDO)

 " NÔ KA

NA BIBI

MESINHO DE RATO,

PORQUE NÔ

KA NA 

DIXA DSP

KAPLINU"...!


I


Derradeiros

Minutos

Rumo à vitória triunfal,

Rumo à vitoria final,

Do nosso estratega,

O próximo  comandante

Máximo 

Das Forças Armadas,

O próximo 

Presidente

Da Republica

Da GUINÉ-Bissau!


II


Quem 

É  Homem,

Não  tem

Temor,

Tem um amor

Do seu povo,

Porque a sua luta

É  do povo,

Pelo povo,

E para o povo!

A sua mira,

É apenas a conquista

Do que falta

E só encara

A frecura

Inteira,

Àquela que tem

 A ver com aquele 

Que o impele

Sempre 

Para frente,

Sempre

À procura

Daquele que o inspira!


III


O momento

Oportuno,

Deve canalizar

Todas as energias

Positivas,

Para momento

Decisivo

De um povo

Que sonha

E caminha

Para o mundo do progresso

E do desenvolvento

Em todos 

Os aspetos..

Dourados 

Que elevam os seres humanos...!


IV


Depois da pausa

De ontem,

Irmãos 

Voltem

Para o que têm 

Estado

A fazer,

A fim de escolher,

Eleger

Um novo

Presidente,

Que governe

Em nome 

Do povo,

Àquele que não discrimine

Nenum irmão 

Pela sua religião,

Pela sua cor,

Pelo seu credo,

Pela sua filosofia,

Pela sua filiação 

Num determinado 

Partido

Político ,

Ou por pertencer

grupo étnico;

Aquele que tome

O seu povo

Com as suas duas mãos!


V


Falta UM

Dia

Para o término 

Da campanha

Eleitoral,

Para depois eleger,

Escolher

Aquele de quem

Sonha,

Do HOMEM 

De que se espera

Na terra,

Para a vitória 

Final!


VI


Não tenhamos

Dúvidas

No nosso

Percurso,

Porque escolhemos

UM

HOMEM 

Certo,

Para para ocupar

UM

Lugar

certo,

NUM

Momento

Exato,

Porque planeámos

As nossas vidas 

Não só 

A curto,

Médio e longo prazo!!!


VII


Os homens

Fantoches,

São como nuvens!

Sao apenas brutamontes,

Decotes

Das nossas ações,

Das nossas realizações,

Que dão 

A sincronia,

Que dão 

A melonia,

Trazem 

A harmonia,

Fazem

A sintonia

À nossa correria

Diária...!


VIII


Amigo,

O vulgo

General,

Não nos preocupa!

Não ocupa 

NenhUM

Espaço

Que possa constituir

Um embaraço,

Que possa impedir

A  nossa marcha triunfal,

Até a nossa vitória final

No dia 29 deste

Mês,

Pondo  de vez,

O tapete

Como "passarelle" para o Presidente!


IX


Está fora 

De hipótese,

A chance

Do sr. Umaro

Sissoco

Embaló,

O ex-primeiro

Ministro,

Um político,

Um ex- primeiro

Ministro,

Vir a ser o primeiro

Galo 

Na nossa terra,

Pois, não  reúne 

As condições 

Necessárias,

E exigidas 

Para ocupar o alto

Cargo da primeira

Magistratura

Da nossa NAÇÃO,

Da nossa PÁTRIA!


X


É  reprovável,

É impensável 

Que um irresponsável

Seja destacável

Para preencher o lugar

Estimável,

Respeitado,

Sagrado,

Seja ocupado

Por alguém 

Que ninguém 

Conhece,

Se não fosse

O homem 

Das conveniências

Das incompetências 

Nas nossas presidências !


XI


Vamos sossegar

Os espíritos 

Intranquilos, irrequietos, 

Que os guineenses cautos,

Inteligentes e espertos,

Com os olhos abertos,

Vão votar

No Presidente

Inteligente,

Aquele que sente

A inquietude

Da sua gente,

Da sua sociedade!

Vão votar 

No UM:

No DSP!


XII


VIVA DSP!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A JUVENTUDE

VIVA O CONSENSO!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A PÁTRIA!

VIVA A DECÊNCIA!


(CONTINUA)


BRANDOA(AMADORA, QUINTA-FEIRA, 00H 12 MINUTOS), 26 DE DEZEMBRO DE 2019.


                       KK(NDO)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

 NÃO PODEREI

VIVER 

SEM O MEU REI!

NÃO PODEREI

VIVER

SEM AS MINHAS

RAINHAS!


I O silêncio

No auspício,

O tédio

Tardio

Que se transforma  num vicio,

O inicio

De um mau negócio

Que resulta num desperdício

Do caracter 

Que um individuo

Deveria ter, 

Não no momentâneo,

Mas também no longínquo.


II

As badaladas

Que pressionam 

As nossas pedaladas,

Têm repercussões

Nas nossas decisões

Imediatas

E remotas

E, de certa maneira,

Modelam

A nossa postura.


III


Escrevo

O que o meu cérebro

Emite

E transmite;

Cavo

O escuro

Em parte

Distante,

Sem saber exactamente

A fonte

Divulgante.


IV

Sem o meu príncipe,

Algo interrompe

E irrompe

O percurso

Delicioso

E harmonioso

Que esse homem

Vem

Trilhando

Neste mundo

Já há muito

No seu trajeto.


V


Sem o meu rei,

Como poderei

Viver

E sem dever

Social

E moral?


VI

Sem as minhas

Rainhas,

Como poderei viver,

Se elas são as bainhas

Das minhas 

Entranhas

E, assim poder

Sobreviver?


VI


Em Safim

Ou na terra da sua Majestade,

Sem mim,

Eu que sou o delfim

Que perdeu o marfim,

Nada mais  resta,

Senão a saudade

Que mata

Impiedosamente

Àquele inocente,

Que apenas ama, eternamente!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (QUINTA FEIRA, 0h27 minutos), 24 DE DEZEMBRO DE 2015.


  KANKAMBALL (NDO)

 ATREVO,

E, ASSIM, ESCREVO


I


A tábua

Rasa

Que se vai 

Preenchendo

Paulatinamente na nossa

Régua

Diária,

Traçada no mundo,

Impõe que sejamos

Atentos,

Afoitos,

Atrevidos

E prevenidos.


II


Escrevo

O que devo,

E, por vezes, atrevo

E escrevo

O que não devo,

 E, assim, estorvo

O meu coevo,

O meu povo

No seu senso,

No seu juízo ;

Pelo que, peço

Imenso 

Perdão 

No fundo do meu coração.


III


Afinal,

Estamos no Natal,

Ninguém leva a mal,

Porque é o momento ideal

Para redimirmos

Connosco

Próprios

E com os nossos próximos,

Com brios 

E sermos

Mais sóbrios.


IV


Escrevo

E (me ) atrevo

A redigir

Algumas palavras 

De(cheias) ternuras

E pedir

Perdão 

Por cada ação

Diária

Involuntária

Contra  alguém

Com quem 

Tenho muito

Afeto

E respeito.


V


Nas andanças

Nas várias 

Praças,

Cruzámo-nos com imensas 

Pessoas de várias 

Raças,

Credos, religiões,

Profissões

E reagimos de maneiras diversas;

É natural que isso aconteça

E sem a indiferença..


VI


Desejo um Bom Natal

A todos

E que, a maior 

E a melhor

Prenda,

Seja a saúde,

Complementada

Com alguma prosperidade

Em termos 

Financeiros

Para conseguirmos

Pelouros

Da almejada 

Felicidade!!


VII


Um Bom Ano Novo

A todos

E para os meus amigos

Do Facebook

Em especial

(E não só)

Que me têm acompanhado

Nesta rede social. 

O meu muito obrigado

Por tudo

O que me têm dado;

Por tudo 

O que me têm apoiado!

Força

E esperança

Para o Novo Ano!

A minha força,

Está na vossa

Voz

E em vós.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( PINGO DOCE, 5ª FEIRA, 13H 20 MINUTOS), 24 DE DEZEMBRO DE 2015.


                         KANKAMBALL (NDO)


ATREVO,

E, ASSIM, ESCREVO


I


A tábua

Rasa

Que se vai 

Preenchendo

Paulatinamente na nossa

Régua

Diária,

Traçada no mundo,

Impõe que sejamos

Atentos,

Afoitos,

Atrevidos

E prevenidos.


II


Escrevo

O que devo,

E, por vezes, atrevo

E escrevo

O que não devo,

 E, assim, estorvo

O meu coevo,

O meu povo

No seu senso,

No seu juízo ;

Pelo que, peço

Imenso 

Perdão 

No fundo do meu coração.


III


Afinal,

Estamos no Natal,

Ninguém leva a mal,

Porque é o momento ideal

Para redimirmos

Connosco

Próprios

E com os nossos próximos,

Com brios 

E sermos

Mais sóbrios.


IV


Escrevo

E (me ) atrevo

A redigir

Algumas palavras 

De(cheias) ternuras

E pedir

Perdão 

Por cada ação

Diária

Involuntária

Contra  alguém

Com quem 

Tenho muito

Afeto

E respeito.


V


Nas andanças

Nas várias 

Praças,

Cruzámo-nos com imensas 

Pessoas de várias 

Raças,

Credos, religiões,

Profissões

E reagimos de maneiras diversas;

É natural que isso aconteça

E sem a indiferença..


VI


Desejo um Bom Natal

A todos

E que, a maior 

E a melhor

Prenda,

Seja a saúde,

Complementada

Com alguma prosperidade

Em termos 

Financeiros

Para conseguirmos

Pelouros

Da almejada 

Felicidade!!


VII


Um Bom Ano Novo

A todos

E para os meus amigos

Do Facebook

Em especial

(E não só)

Que me têm acompanhado

Nesta rede social. 

O meu muito obrigado

Por tudo

O que me têm dado;

Por tudo 

O que me têm apoiado!

Força

E esperança

Para o Novo Ano!

A minha força,

Está na vossa

Voz

E em vós.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( PINGO DOCE, 5ª FEIRA, 13H 20 MINUTOS), 24 DE DEZEMBRO DE 2015.


                         KANKAMBALL (NDO)


ATREVO,

E, ASSIM, ESCREVO


I


A tábua

Rasa

Que se vai 

Preenchendo

Paulatinamente na nossa

Régua

Diária,

Traçada no mundo,

Impõe que sejamos

Atentos,

Afoitos,

Atrevidos

E prevenidos.


II


Escrevo

O que devo,

E, por vezes, atrevo

E escrevo

O que não devo,

 E, assim, estorvo

O meu coevo,

O meu povo

No seu senso,

No seu juízo ;

Pelo que, peço

Imenso 

Perdão 

No fundo do meu coração.


III


Afinal,

Estamos no Natal,

Ninguém leva a mal,

Porque é o momento ideal

Para redimirmos

Connosco

Próprios

E com os nossos próximos,

Com brios 

E sermos

Mais sóbrios.


IV


Escrevo

E (me ) atrevo

A redigir

Algumas palavras 

De(cheias) ternuras

E pedir

Perdão 

Por cada ação

Diária

Involuntária

Contra  alguém

Com quem 

Tenho muito

Afeto

E respeito.


V


Nas andanças

Nas várias 

Praças,

Cruzámo-nos com imensas 

Pessoas de várias 

Raças,

Credos, religiões,

Profissões

E reagimos de maneiras diversas;

É natural que isso aconteça

E sem a indiferença..


VI


Desejo um Bom Natal

A todos

E que, a maior 

E a melhor

Prenda,

Seja a saúde,

Complementada

Com alguma prosperidade

Em termos 

Financeiros

Para conseguirmos

Pelouros

Da almejada 

Felicidade!!


VII


Um Bom Ano Novo

A todos

E para os meus amigos

Do Facebook

Em especial

(E não só)

Que me têm acompanhado

Nesta rede social. 

O meu muito obrigado

Por tudo

O que me têm dado;

Por tudo 

O que me têm apoiado!

Força

E esperança

Para o Novo Ano!

A minha força,

Está na vossa

Voz

E em vós.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( PINGO DOCE, 5ª FEIRA, 13H 20 MINUTOS), 24 DE DEZEMBRO DE 2015.


                         KANKAMBALL (NDO)


ATREVO,

E, ASSIM, ESCREVO


I


A tábua

Rasa

Que se vai 

Preenchendo

Paulatinamente na nossa

Régua

Diária,

Traçada no mundo,

Impõe que sejamos

Atentos,

Afoitos,

Atrevidos

E prevenidos.


II


Escrevo

O que devo,

E, por vezes, atrevo

E escrevo

O que não devo,

 E, assim, estorvo

O meu coevo,

O meu povo

No seu senso,

No seu juízo ;

Pelo que, peço

Imenso 

Perdão 

No fundo do meu coração.


III


Afinal,

Estamos no Natal,

Ninguém leva a mal,

Porque é o momento ideal

Para redimirmos

Connosco

Próprios

E com os nossos próximos,

Com brios 

E sermos

Mais sóbrios.


IV


Escrevo

E (me ) atrevo

A redigir

Algumas palavras 

De(cheias) ternuras

E pedir

Perdão 

Por cada ação

Diária

Involuntária

Contra  alguém

Com quem 

Tenho muito

Afeto

E respeito.


V


Nas andanças

Nas várias 

Praças,

Cruzámo-nos com imensas 

Pessoas de várias 

Raças,

Credos, religiões,

Profissões

E reagimos de maneiras diversas;

É natural que isso aconteça

E sem a indiferença..


VI


Desejo um Bom Natal

A todos

E que, a maior 

E a melhor

Prenda,

Seja a saúde,

Complementada

Com alguma prosperidade

Em termos 

Financeiros

Para conseguirmos

Pelouros

Da almejada 

Felicidade!!


VII


Um Bom Ano Novo

A todos

E para os meus amigos

Do Facebook

Em especial

(E não só)

Que me têm acompanhado

Nesta rede social. 

O meu muito obrigado

Por tudo

O que me têm dado;

Por tudo 

O que me têm apoiado!

Força

E esperança

Para o Novo Ano!

A minha força,

Está na vossa

Voz

E em vós.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( PINGO DOCE, 5ª FEIRA, 13H 20 MINUTOS), 24 DE DEZEMBRO DE 2015.


                         KANKAMBALL (NDO)

 CADA MOÇO, 

"DIBI PEGA TESO,

PA I CONSEGUI SUCESSO

E PROGRRSSO

NA SI PERCUSO..."!


I


Só é possivel

Que isso

Aconteça,

Que isso

Se torne possível,

Com o advento 

Dum novo vento,

Duma nova 

Era!

A do senhor 

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


II


O mundo 

É complicado,

É complexo

Que exige que saiamos Debaixo,

Elevarmos para cima,

Deve ser 

A máxima 

De cada ser...!


III


Nós, adultos,

Temos que proporcionar,

Dar

Uma boa educação,

Uma boa formação 

As nossas crianças 

Para que possam vir a ser

Homens  de amanhã 

Com responsabilidade 

Na nossa sociedade...!


IV


Sem uma educação 

Adequada,

Eficaz 

E eficiente, 

Nenhuma criança

Pode alcançar 

O índice 

Mínimo exigido

Para ocupar 

Um lugar

De destaque

E que possa

Contribuir para a felicidade

Da sua comunidade,

Para o bem-estar

Dos seus semelhantes...


V


Irmãos,

Continuemos 

Confiantes

E determinantes,

Como no princípio,

Como no início 

Desta caminhada,

Desta corrida,

Desta campanha

Tão renhida

Em que tinham participado

Doze candidatos

Na primeira volta!

Foram eliminados

E  hoje,

Existe 

Um duelo

Entre dois ex-primeiros

Ministros.

Nós confiamos 

No nosso candidato,

Aquele que protagoniza

O maior espetáculo 

E maior confiança 

Da maioria 

Dos guineenses,

E de todos aqueles que apostaram

Numa vitória  

Certa,

Convincente,

Porque apresentou 

Um projeto

Concreto 

E realista

A toda a gente!

A todos, os que usam a cabeça,

Para pensar,

E não usar 

O chapéu 

Apenas para a cobrir

De a impedir

De refletir

E dos seus donos

Humanos,

Peço encarnecidamente,

Que usem a cabeça 

Para pensar,

Que recorram a razão 

Em vez do coração 

Para a resolução 

Da questão 

Vital,

Que diz respeito

Ao todo nacional

Para não haver arrependimento,

Depois,

The day after!

 

VI


As duas 

Candidaturas

São bem distintas:

A primeira, responsável;

A segunda o caos e a anarquia;

A primeira da unidade 

E reconciliação;

A segunda, o aventurismo,

O fanatismo

Religioso,

O candidato que vende ilusões,

Sonhos

Ao seu próprio  povo;

A primeira, inspira

A confiança

Ao seu povo;

A segunda,

Navega nas trevas e na escuridão,

Ludibriando o seu povo com milhares e milhares de dólares, aviões, jatos vindos de planetas misteriosos e escuros;

Em suma,

Duas candidaturas

Tao díspares 

Como dias e noites!

Eu confio 

No bom senso

Dos guineenses,

Que sonham com o sucesso,

Através do seu próprio 

Esforço,

Para conseguirem o progresso,

Deixando para trás,

O atraso,

As crises 

Constantes

Alimentadas

E fomentadas 

Pelos dirigentes

Incompetentes

E incapazes...!


VII


Não desperdiceremos

A época 

Dourada

Que  a Providência 

Nos está dando

Com este senhor

De ouro,

Porque a Guiné 

Jamais beneficiará 

Das luzes

Que este senhor

Nos está trazendo,

Agora,

Para a nossa terra!


VIII


Se a Guiné 

Não abraçar 

Este homem,

Pode dizer:

Adeus a prosperidade,

A paz,

A reconciliação,

A unidade,

A felicidade!


IX


O outro

É o escuro,

A ignorância,

A turbulência,

O analfanetismo,

O fanatismo,

A aventura,

Golpes de Estados,

A instabilidade permanente,

Idêntica aos tempos anteriores!


X


Ai!

Aí,

Vem

O suicidio

Coletivo

Do povo,

Se este homem,

Que não traz 

Nenhum benefício,

Nem

Tão pouco a paz,

 Se este 

Ser 

Ascender

Ao poder,

Se for presidente!


XI


Deus,

Nosso Senhor,

Livrai aos seus,

 Seu destino,

Deste humano

Com outro tino

Que idolatra

Os da sua terra 

Que usa mitra,

Como também é um mitra,

Um pilantra

Versado em quimera,

Que traz a guerra

E o padecimento

De cada sujeito

Da nossa  terra!

Livrai-nos de tanto

Sofrimento!

Dai-nos a paz

Com aquele que é capaz,

Daquele que é bondoso,

Humilde

E só pensa

Na justiça,

No progresso

Do seu povo!

Dai-nos 

Um benefício!

Dai-nos 

Alívio 

Com  o DSP,

Como PRESIDENTE!


XII

A persistência 

Da consciência

Sobre a democracia 

Sadia,

Com um homem

Responsável,

Sadio,

Sábio,

Que só  pensa no beneficio

Do povo

E, por isso afasta 

O malefício

Que o afeta

E molesta,

E,  até,  pode pôr, nos seus ombros,

Todos 

Os seus membros!


XIII


VIVA O MÊS

DE DEZEMBRO!

O MÊS 

QUE NOS TRAZ

A PAZ 

COM UM 

"CÉREBRO"

COM O VOTO

NO " UM",

NO PROJETO

CONCRETO

PARA O DESENVOLVIMENTO

DA NOSSA TERRA!

VIVA DSP!

PRESIDENTE

DE TODOS OS GUINEENSES!

VIVA GUINÉ-BISSAU!


(CONTINUA)


BRANDOA(AMADORA, TERÇA-FEIRA, 01H 26 MINUTOS), 24 DE  DEZEMBRO DE 2019.


                           KK(NDO)


Brandoa(Amadora, terça-feira, 00h45 minutos), 24/12/2019.

 EU SERIA

(ESTARIA)

FELIZ,

COM A ALEGRIA

QUE DARIA

À MINHA FAMÍLIA,

NO MEU PAÍS... !


I


Pelo

Título,

Depreende-se,

Entende-se

O resto,

O conjunto

Do texto,

Que pretende-se

( Que se pretende).


II


O amor

Derruba,

Acaba

Com a dor,

Com o tormento,

Com o sofrimento,

Por mais dura

E austera

Que seja,

Ainda que não se veja.


III


Peço as minhas sinceras

Desculpas

Pelos meus falhanços,

Pelos meus insucessos,

A todos os meus familiares,

Em todos os lugares,

Pois, em nenhum,

Consegui ser

E fazer(me)

Um!


IV


Abraços

E beijos

A todos,

Familiares e amigos !

Um bom Natal

Em cada quintal!


KK(NDO)

 ASAS

PARA VOAR 

ASAS

PARA POVOAR


I


Cada

Dia

Que passa,

Arregaça

As mangas

E agarra

Cada

Dia

Com alegria

E esperança

Deveras.


II


 

Tu conquistas

Mundos

Que desejas,

Em modos

Variados,

Consoante as tuas lutas,

Nos novos

Voos

Que planejas.


III


Nesta

Vida

Colorida,

Nada

Está 

Definitivo,

Cativo

Que nos garante

Um sono

Totalmente

Tranquilo,

Um Reino

Sem a dor de cotovelo.


IV


A nossa obrigação,

É uma ação

Diária , 

Uma luta

Árdua

E ininterrupta.


V


Tendo asas 

Para voar ,

Podemos povoar

Novos

Lugares,

Construir

E usufruir

Novos

Lares

Com vistas  maravilhosas!


VI


É no sonho,

Que está o nosso caminho

Quotidiano,

O destino,

O fado

Que nos foi reservado.


VII


Estando prestes a findar

O ano civil,

Não podia de forma

Alguma(nenhuma),

Deixar

De endereçar

A minha mensagem

De BOAS FESTAS

A todos os amigos 

(E não só)

Deste espaço/meio

Virtual:

UM BOM NATAL

E UM PRÓSPERO 

ANO NOVO,

COM SAÚDE

E FELICIDADES!


24/12/2016.


KK(NDO)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

 Por amor,

Tenho 

A dor

Do meu sonho

Mesmo estando 

Longe,

Ndo

Não foge 

Do que o seu coração 

Sofre

Daquela que fere

A sua emoção 

E  da que constitui a sua paixão 

Neste exato

Momento!!!


II


Ai! Quem  me livra 

Do que carrego 

Neste 

Instante?

Da mulher,

Do ser 

Que que fora 

A minha senhora 

Autrora,

E da que, atualmente

Entrerego

Totalmente

A minha mente?


III


Um pecado

Duplo,

Um dolo

Cometido

Pelo 

Engano

Que me deixou no sono

Profundo,

Até este momento ,

Negando 

Outros amores,

D,outros  corpos,

Em muitos lugares,

N,outros tempos!


IV


Vou-te amar,

No tempo

Em que me tento desembaraçar 

De alguém que já não me ama

Ou, talvez,

Que nunca chegou de me amar, 

E só a cegueira

Me prendeu até agora !


Beijo grande.



24-12-2021.

KK




quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

 IRMÃOS,

PELA CAUSA COMUM,

VOTEMOS NO UM !!!


I


A nossa pedalada

Está  a chegar ao seu caudal,

Está  a chegar ao seu ponto final. 

Pelo que, devo agradecer

A cada 

UM,

Pela sua visão, 

Pelo seu parecer,

Pela sua opinião,

Pela sua contribuição 

Nesta grande decisão,

Em prol da NAÇÃO...!


II


Incansavelmente,

Diariamente,

Os amigos 

Estiveram comigo

Nesta 

Luta,

Nesta

Peleja

Que se deseja,

Neste

Jogo,

Para eleger,

Para escolher 

O sr. DOMINGOS

SIMÕES 

PEREIRA, 

Para o PRESIDENTE

Da nossa terra.

Muito obrigado

Por tudo.


III


Ao longo destes dias,

Pude testemunhar 

A vontade,

O empenho,

O afinco ,

O trabalho 

Árduo

De cada UM,

De cada

Indivíduo, 

Em particular,

De todos,

Em geral,

Nas redes sociais,

Evidenciando,

Demonstrando

A veleidade 

Indelével 

E indestrutível 

Da nossa unidade,

Da nossa guineendade,

Da nossa identidade 

Nacional.


IV


Jamais

Aceitaremos

Àquele que nos quer 

Separar;

Jamais

Aceitaremos 

Àquele que nos quer 

Dividir;

Jamais 

Aceitaremos

Aquele que nos quer 

Incutir 

Ideias de separatismo,

De divisionismo,

De fanatismo,

De terrorismo, etc.;

Jamais 

Aceitaremos

Aquele que quer 

Hipotecar,

Vender

O nosso país 

Como uma NAÇÃO,

Como uma PÁTRIA,

Como um ESTADO 

Soberano,

Que lutou

E conquistou 

A sua independência, 

À custa de suor e sangue 

Dos seus melhores filhos,

Dos combatentes 

Da Liberdade da PÁTRIA!


V


Não, não 

E não,

Irmão!

A nossa  dignidade,

Não tem o preço.

Temos o apreço 

Por ela!

Honramos a nossa guineendade  

Na diversidade!


VI


Fiquem

Com os vossos dólares!

Queremos que nos deixem

Com os nossos valores

Intrínsecos!

Dispensámos os ricos, 

Com os seus avultados capitais,

Pois, têm

Segundas intenções

Para nos"roubarem"

As principais

Riquezas naturais,

Ao ludibriarem

 Alguns dos nossos "generais",

"Comprando" as suas consciências,

Nomeadamente 

Daquele que quer

Ser

O próximo  presidente

Da nossa NAÇÃO,

Da nossa PÁTRIA!


VII


Irmãos,

Tenhamos 

Os olhos 

Bem abertos 

Naqueles que acham,

Que se consideram 

Espertos,

Astutos!

Olhos 

Bem abertos

No chefe,

Para não vender a terra!

"Anôs, povo,

Nô ka parvo"!


VIII


"Nada é dado

De mãos beijadas".

Nada é dado de graça..

Agradecemos a bondade

"Gratuita"

Dessa alta individualidade,

Da Arábia Saudita. 

Não, obrigado, magnata!

Dispensámos a sua ajuda!

Estamos com DSP,

O nosso futuro PRESIDENTE,

Que não nos promete 

"Mundos

E fundos"!


IX


O sonho

Que proponho,

O sonho 

Que propus

A jus,

Da nossa vivência, 

Da nossa essência 

Na existência,

Terrena

E humana,

É e foi o da liberdade,

Através  da luta, 

Da conquista

Da nossa integridade 

Física

E psíquica,

Para atingirmos a felicidade,

Ainda que não seja plena,

Absoluta

E completa!


X


Este é o orgulho

Do filho

Que pretende o brilho

Em cada

Olho,

De cada 

Compatriota 

No seu trilho,

Neste planeta!

Que cada

Guineense,

Se sinta

Orgulhoso

Em cada

Passo

Que dá,

No imenso 

Espaço 

Do Universo,

Levantando a cabeça,

Sem complexo,

Nem tão pouco vergonha,

Da sua PÁTRIA,

Do que sonha

E da sua esperança!

Só assim, sairemos da crise!


XI


VIVA DSP!

VIVA A PÁTRIA DO IMORTAL 

AMILCAR  CABRAL!

VIVA OS MEUS COMPATRIOTAS 

SONHADORES, 

LUTADORES,

CONQUISTADORES,

LIBERTADORES, 

CONSCIENTES

DOS SEUS DEVERES 

PATRIÓTICOS!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A DEMPCRACIA!

VIVA GUINÉ-BISSAU!


(CONTINUA)


Brandoa(Amadora, 00h 45 minutos), 23 de dezembro de 2019.


                          KK(NDO)

 ...

NÃO DESEJAR

VIAJAR...!


I


Tudo está

Nas mãos

De Deus!

Nada está

Ao acaso,

Se não for

A vontade

De Deus,

O nosso

Senhor

Todo-Poderoso,

Em que cada um de nós, depende!


II


O ambicionar,

O desejar,

É tudo o que nos pode

Ensinar

E não intrujar,

Enganar

O nosso Criador,

Progenitor;

Não ao que parece

E acontece

Na nossa sociedade

Com tanta frequência e malandrice!


III


As férias

Ao relento

Ou no quarto,

É o destino

Deste "menino"

Africano

Neste canto

Recôndito,

Ao abandono,

Sem alegrias

De "famílias"...!


IV


Nada

Está perdido

Desde que se tenha saúde! 

É apenas um período,

Um momento

Que se perde

No conjunto

Da vivência,

Da existência,

Da vida!


V


Aos que tanto

Adoro,

Apenas quero

Desejar este momento

Festivo,

Saúde,

Felicidade,

Paz,

Alegria

Em tudo o que se faz

Para o bem da família!

 Um Feliz Natal e um próspero

Ano Novo!


Amadora(Sábado, 11h11m), 23 de dezembro de 2017.


                                         KK(NDO)

 " NAIAFAN"

KALIFAN

 


Acreditar,

Acreditar

Sempre,

Superar

Cada coisa

Medíocre,

Negativa,

Numa coisa

Positiva,

Alegre,

Expansiva,

Que eleva

O nosso ânimo,

O nosso espírito

Mais alto;

Atingir o máximo

Da nossa 

Expectativa.


II


Nunca

Deixar

Que o pessimismo

Se apodere

Do nosso eu;

Nos afaste

Do nosso "gineceu"

E se perca

O otimismo

Que deve pautar,

Caracterizar

A nossa 

Raça😁


III


Eu sou "naiafan"(1)

Do gado

Entregue, dado

Por Kalifan

Para que tenha o capim

Até ao fim

Em toda parte

E para que nada

Falte

Toda

A manada.


IV


Sinto-me

Leve,

Solto,

Liberto

Quando seguro

Neste leme, 

Que é a caneta

E faço correr a tinta,

O soro 

Que me alimenta

Dia

Após dia.


V


Naiafan,

"Nalempe" ( 2 )

Que se preocupe

Em cada instante,

Com o bem-estar

Do seu semelhante

E de todos os que não têm

O essencial

Para a sua sobrevivência

Diária.


1. No dialeto manjaco, pastor.

2. No dialeto manjaco, trabalhador.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (SÁBADO, 12horas), 19/12/2015.


                                    KANKAMBALL ( NDO)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 Hoje,

Repito 

O texto

Que há um ano

Escrevi...


O PAVOR,

LEVA-OS A UM FAVOR....!


I


O medo 

E o pavor

Por terem

Sido envolvolvidos

Em outros mundos,

Levam-nos a concederem

Favor

A um outro indivíduo 

Dúbio,

Desconhecido,

Obscuro,

Bárbaro ,

Excêntrico,

E exótico...

Àquele 

Que promete

Mundos

E fundos

Se for presidente, 

Com o dinheiro

Vindo

De fora,

Trazido

Das Arábias,

De mistérios 

E Ministérios

Desconhecidos...

Porquê?!

Para quê?!...

Temos o PAÍS 

Vendido,

O Estado

Penhorado?!...


II


Querendo,

Desejando,

Ansiando

Vós 

E todos 

Nós,

Por UM

PAÍS 

Com mais

Justiça,

Com mais

Saúde,

Mais 

Educação,

Mais

Solidariedade,

Mais

Coesão,

Mais

Desenvolvimento

E progresso,

Temos que impedir

E repelir

O retrocesso,

O atraso,

E abraçar,

Votar

No projeto 

Mais 

Concreto 

Do candidato

Com uma visão 

Do futuro,

De esperança,

De UM PAÍS 

Próspero 

E seguro:

No do DSP,

No do DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!...


III 


A terra

Só arranca,

Quando todos os filhos

Da Guiné,

Tiverem consciência 

Da inércia 

Em que se encontra 

O nosso país,

O nosso Estado,

A nossa terra!


IV


A terra

Só arranca

Quando todos os filhos

Da Guiné 

Tiverem 

A consciência 

Da ineficácia,

Da putrefação 

Da nossa democracia,

Da nossa NAÇÃO!


V


A terra só arranca,

Quando todos os guineenses,

Se acordarem

Da sonolência,

Da ignorância !


VI


Eu bem 

Sei

E nunca duvidei,

Nem

Tão pouco duvidarei,

Que os meus irmãos 

Guineenses 

São inteligentes,

Perspicazes 

E capazes 

De deciderem nos momentos

Cruciais

Para a sua autonomia,

Independência

E afirmação 

Como NAÇÃO!


 VII


A terra só arranca

Quando todos os filhos

Da Guiné-Bissau, 

Entenderem

E perceberem

Da demagogia

Dos seus políticos 

E reconhecerem  

Finalmente,

O que efetivamente,

Tem

A inteligência,

A sabedoria 

E capacidade de ser presidente

Da nossa terra 

No contexto atual,

O presente,

E por coincidência,

De Natal!


VIII


Estamos nas vésperas 

Das eleições presidenciais

Que serão disputadas 

Por duas figuras

Bem conhecidas

Nas esferas

De multidões 

Da nossa querida

Terra

Inteira !


IX


Continuemos 

A falar 

Daquele que,

No dia 29 deste

Mês, 

Vamos votar,

Falo-vos concretamente,

Do Presidente

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


X


Alguém 

Criticou

UM 

Homem(eu),

Dizendo-lhe:

"Estás agora

Fora

Da casca,

Envolveste-te

Na política,

Sobretudo ,

Elogiando

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA "

Respondi-lhe:

-Há décadas 

Que saí da casca,

E foi, precisamente,

Quando a minha mãe 

Me pôs neste

Mundo"

A questão "DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

Para presidente,

É uma questão 

Nacional,

É uma questão 

Que diz respeito

À nossa  terra,

À nossa NAÇÃO!

Mexeu muito comigo,

Tocou a minha consciência,

Porque tem a ver com

A PÁTRIA 

Menosprezada,

Desprezada,

Banalizada 

Pelos nossos dirigentes 

Politicos

Há décadas!


XI


VIVA DSP! 

A VIVA A PÁTRIA!

VIVA A DEMOCRACIA !

VIVA A TOLERÂNCIA!

VIVA A CONVIVÊNCIA 

PACÍFICA 

E RECÍPROCA!

VIVA O NOVO PRESIDENTE  

DA REPÚBLICA,

DOMIMGOS

SIMÕES 

PEREIRA!

VIVA GUINÉ-BISSAU!


(CONTINUA)


Brandoa (Amadora, sábado, 04h 31 minutos), 21 de dezembro de 2019.


                      KK(NDO)

 O QUE É ISSO

NO DESUSO

DO NOSSO

UNIVERSO?


I


Uma nova estirpe

Que ainda

 Interrompe

Mais a nossa vida!


II


Oh virus,

Tenha 

A bondade,

Deixe a Humanidade

Que sonha 

Com a paz

Em tudo o que faz!

Faz

A jus

E dê-nos saúde!


III


Largue-nos,

Deixe-nos

Serenos,

Sossegados 

E aliviados!


IV


Quer

Desanimar-nos

Depois

Da vacina?

Quer

Que desistamos?

Está muito enganado,

Pois, vamos

Prosseguir com e no caminho

Traçado 

Pelos cientistas,

A esperança da Humanidade!

Vamos 

Vencer-te,

Por mais que teimes!


(Continua)


Carnide(  Germano Sousa, segunda,-feira, 16:00), 21 de dezembro de 2020.


                                   KK

domingo, 19 de dezembro de 2021

 AMOR,

AMOR,

MESMO COM A DOR!!!


I


Estando nas vésperas

De NATAL,

Não podia

Continuar 

No silêncio

Que veio 

Do vazio,

Sinal

Da ausência

Das obras,

O vácuo

Que caracteriza cada indivíduo,

Cada sujeito 

Em cada momento,

De endereçar

A cada familiar,

A cada amigo

No seu sossego

Ou dessassego

Palavras

De amor,

De conforto,

Mensagem

De coragem,

Mesmo no momento

De grande dor!


II

Desejo

Um Feliz NAtal

E um Próspero Ano Novo

A todos,

Com saúde, paz

E muito amor

Em cada lugar,

Em cada lar!!!

De modo fraterno,

Envio um grande abraço

A cada mano 

E   a cada  mana, 

Um eterno 

Beijo.


Colina do Sol( (quinta- feira, 20h), 20 de dezembro de 2018.


                          KK (NDO)

 DE TUDO O QUE ESCREVI SOBRE ESTE HOMEM,

NÃO ME ARREPENDO.!

Jamais!

Jamais!

Português e francês)


 IMAGEM 

DE UM HOMEM 

DE CORAGEM, 

PARA UMA TOTAL 

VIRAGEM

NA TERRA NATAL!


I


Não há voltas a dar,

Senão, enveredar

Pelo caminho 

Do sonho

Que tenho,

Que você tem

Neste 

Homem 

Que todos devem

Escolher,

Que todos devem

Eleger

Ccmo presidente!

Este

Senhor,

Nosso Salvador 

Enviado pelo Criador,

Para nos salvar,

Naquela

Minúscula 

E bela

Terra

Que merece ser próspera,

Naquele país 

Que merece ser feliz!


II


Momentos

De reflexão,

Para assuntos 

Que merecem ponderação,

Porque são 

De grande

Decisão 

De toda a população,

De toda a comunidade 

Para a nossa sociedade!


III


Que cada  UM,

No seu canto, 

Reflita

O que significa

Esta

Segunda 

Volta

Das eleições 

Presidenciais,

Para as nossas populações,

Para a nossa República,

Porque são 

Fundamentais,

Essenciais

Para cada 

Vida

De cada

UM

De nós!

Temos que ser 

Apenas 

UMA só voz

De UM

País que quer 

A paz,

Escolhendo 

O candidato 

Mais

Bem

Preparado,

Mais

Bem

Qualificado,

UM

HOMEM

DE BEM,

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

Para a nossa terra!!!


IV


UM,

UM

E só UM,

Para UMA

Só tarefa,

Que safa

E salva  UMA

NAÇÃO:

A RECONSTRUÇÃO,

A RECONCILIAÇÃO!


V


À medida

Que nos aproximemos

Da data,

À medida que aproximemos

Do dia

Que vai definir

As nossas vidas 

No futuro,

E, concretamente,

Nos próximos 

Cinco anos,

Dia 

29 de deste mês!

Eu, cidadão 

Livre  e desapaixonado 

Politicamente

Por nenhUM

Dos partidos

Que existem hoje,

em dia,

Na Guiné-Bissau, 

Tomo a liberdade 

De apoiar incondicionalmente

UM

Candidato

Cujo programa

Se corrobora,

Se identifica

E se reflete 

Os interesses 

Dos Guineenses,

Do camarada 

E compatriota,

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


VI


É  o ciclo,

É o período 

Que o sol está  ardendo 

A favor 

DUMA

Personalidade

Humilde,

Vincada com simplicidade;

De alguém 

Que sonha

E caminha

Para o bem

De cada UM,

De cada  ser humano;

Não o melhor

De todos,

Mas, 

Entre os candidatos

Que se perfilham

Para ocupar 

O cargo

Do primeiro  magistrado 

Da NAÇÃO, 

O primeiro diplomata 

Da NAÇÃO,

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

É  o que mais

Se destaca,

Se sobressai 

Para preencher

Este

Lugar

De Presidente  

Da República 

Na atualidade,

Na nossa sociedade, 

E se encarregar

Da coisa pública

Com todo o afinco,

De todo o apego!


VII


Joguemos

A última cartada 

Decisiva,

O remate triunfal,

Para uma vitória  

Final!

Não ao cansaço

Pelo tanto esforço 

Despedido 

Ao longo 

Desse intenso 

Período 

Da campanha  eleitoral, 

Desde as legislativas,

Da primeira, até

À  segunda volta

Das presidenciais!

Não foi um desperdício,

Mas colherá 

O seu benefício,

Fruto

Para a nossa terra!


VIII


As convicções,

São guiões

Das populações,

Das grandes Nações 

Para o progresso,

Desenvolvimento

E felicidades 

Dos povos!


IX


Grande coincidência 

Na convivência

Nesta época natalícia!

Por isso,

Aproveito

O azo

Para enviar

UM

Voto

De UM

FELIZ NATAL

E UM

PRÓSPERO ANO

NOVO, 

A todos os guineenses,

Familiares e amigos

Situados 

Em vários 

Pontos 

Do Globo !


X


VIVA DSP,

A ESPERANÇA 

DE NOVOS

VENTOS

PARA OS GUINEENSES!

VIVA A PÁTRIA  DE CABRAL!

VIVA MAMÃ GUINÉ!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A ROBUSTEZ 

DO ESTADO GUINEENSE!


(CONTINUA)


Brandoa(Amadora,  quinta-feira, 00h12 minutos), 20 de dezembro de 2019.


                         KK(NDO)

sábado, 18 de dezembro de 2021

 PENSAR

E PESAR

O QUE REALIZAR...!


I


O dia

A dia,

No que realizar,

Pensar

E pesar

Como que avaliar

No passar

A fim de avaliar

E melhorar 

O que, por azar,

No foi convenientemente 

Executado 

No passado

Bem recente...


II


As noites

Prementes

Nas mentes

Dos agentes,

Que, com as suas vestes

Brilhantes,

Impõem respeito aos seus semelhantes

Em todas as partes,

Porque são representantes 

Dos Estados 

Definidos 

Como civilizados 

E, por todos 

Reconhecidos...


III


O social 

Que vem do familiar,

Aquele que reconhecemos 

E definimos

Como o fulcral,

O vital

Para socializar 

O individual 

E o coletivo,

Que denominamos

Como povo,

O núcleo 

Fundamental 

Para a harmonia

E a concórdia 

Nacional

E o que ambicionamos 

Para o bem estar

Social.....!


IV


É o dezembro,

Que cada membro

Carrega no seu ombro,

Para que tudo se afaste do macabro 

Em cada cérebro 

Integro

E nos conduza ao encontro

Do Menino

Digno,

Genuíno

E Divino,

Àquele que leve cada humano 

Para o treino quotidiano

A fim de alcançar o seu benigno Reino,

A luz

De Jesus!


(Continua)


Brandoa (Amadora, domingo, 02:54), 19 de dezembro de 2021.


                  KK(NDO)

 Compreendo

Entendo,

E não me arrependo 

Do passado

Com o orgulho 

Do filho

Da terra,

Em cada palavra

Escrita,

Numa época não remota...!


DESENVIMENTO

SOCIAL INCLUSIVO


I


Estando

Quase

Na fase

Final,

Na reta

final,

Para chegarmos

A vitória 

Final,

Faltando

Apenas, o contagiante

O dia

Final

Por  termos

Contribuido

Na colocação 

No Palácio,

O Homem ideal,

Para dirigir o destino 

Do nosso PAÍS,

Para os próximos 

Cinco anos!


II


Tanto

Final,

Final,

Mal

Consigo

Contar

Vezes 

Com os amigos

Guineenses!!!


III


Eu estou muito

Confiante 

No projeto

Concreto 

Lançado 

Pelo candidato

Predileto

Dos guineenses,

Cansados das crises

Sucessivas

E nocivas

Que a MAMÉ 

GUINÉ 

Passou,

Atravessou

Décadas 

E décadas 

Nas suas vidas!


IV


Estando

Prestes

A triunfar,

Não temos

Que vacilar,

Não devemos

Hesitar!

Devemos

Continuar 

A lutar 

Com muita confiança,

Que, com a certeza,

Atigiremos

A meta que definimos:

A Vitória 

De todos os guineenses!

Vitória

Da nossa PÁTRIA!

Vitória 

Da concórdia!

Vitória 

Da harmonia

Entre os irmãos 

Da mesma NAÇÃO!


V


Com a vitória  

De DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

 Não há ganhadores

E de perdedores!

Há  uma vitória 

Do país,

Da população,

Da Nação,

Dos guineenses 

Sem distinção,

Sem discriminação 

Religiosa,

Étnica,

Regional

Ou moral!


VI


Não aceitemos

A acomodação

Ou erros 

Crassos

De acumulação!

Os guineenses

Devem

Ter  os olhos

Bem

Abertos

Quanto

A sua situação 

De instabilidade 

Permanente!

Há que pôr

O ponto

Final

E fazer 

Com que o sol

Possa arder 

Para todos os guineenses! 

Afinal,

"O sol

Não nasce para todos?

Todos, não são filhos

De Adão 

E Eva"?


VII


Oh guineenses!

Temos que pensar positivamente!

Acreditar

Que um presidente 

Novo,

Como DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

Possa trazer

E dar

Ao povo guineense!


VIII


Ele  só pede,

Que lhe dêem 

A oportunidade

De pôr na prática,

A sua capacidade

Como presidente,

Com o seu projeto 

Para a República,

Para a sociedade

Guineense!


IX


Só  

Isso,

Ele pede

Na sua humildade,

Uma chance

De ter uma fase 

De demonstração 

E confirmação 

Dos seus diálogos 

Nos longos 

Discursos,

Nos longos 

Comícios 

Efetuados

Em vários 

Pontos 

Do nosso pais!


X


Que traz

Um dia

De alegria 

E de júbilo 

Para o país 

Para a população 

E para a NAÇÃO ! 


XI


Cada UM,

SÓ 

TEM

UM

HOMEM

Neste 

Preciso

Momento

Positivo

Para o povo,

De votar de modo  certo 

E concreto

Naquilo

Que é  o seu voto

Que não é  nenhUm

Desperdício,

Mas sim, UM

Benefício 

Daquele que tem

Sede

E fome

Da liberdade

E teme 

Pelo 

Regresso 

Da instabilidade

Permanente

Com  o outro 

Candidato

Turbulento,

O DOIS,

Que traz 

Outros 

Faróis 

Para o País!!!...


XII


VIVA A NOSSA GUINÉ!

VIVA A PÁTRIA!

VIVA A REVPNCILIAÇÃO  

NACIONAL!

VIVA  DSP!


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 01h 25 minutos), 19 de dezembro de 2019.


                             KK(NDO

 A MAGIA

DO FACEBOOK QUE NOS VIGIA...!


I


Um pretexto

Para fazer um texto 

Sobre um determinado contexto

Atual,

Nacional 

Ou internacional...


II


É  uma questão 

De gosto,

Do alimento 

Do vício

Para o benefício

Próprio 

Ou alheio,

Diria, uma paixão 

Pelas coisas humanas

Que nos elevam para as divinas...


III


Neste mês 

Que fez

Jesus,

Vindo

Com a luz

Para o mundo,

Procuremos o perdão 

Para com o irmão,

Para com o próximo 

No nosso íntimo,

Em cada dia

Com muita alegria

E afeição

Sem distinção...


IV


Roguemos a Deus,

Uma visão,

Um horizonte

No zénite,

No limite

Do firmamento,

Que nos dê um espírito

Aberto,

Sem rancor,

Mas sempre

E sempre,

Com muito 

Amor...!


V


Nada 

Vem 

Ao acaso

Na senda

Do homem

Ambicioso,

Desejoso

Do querer

Com prazer,

Como um ser

Imperfeito,

Mas que deseja atingir o aperfeiçoamento

Humano

No seu quotidiano...


VI


Oh dezembro

Íntegro,

Puro!

Dê-nos o faro

Verdadeiro,

Do lugar 

Onde está a paz,

A convivência

Sadia,

Pacífica,

Sem a violência,

Sem a hipocrisia!

Uma concórdia,

Fruto do diálogo 

De irmão 

Para irmão,

De amigo

Para amigo,

Um convívio

Para o benefício

Coletivo,

Do povo!


VII


Obrigado

E perdão

Por abuso

Das letras,

Das palavras

Inconscientemente,

A todos os que me aturam,

Que me aturaram

Ao longo do ano

Prestes a findar.

Esteja onde estiver,

Desejo do meu âmago,

A cada um, na companhia

Da família,

Um santo e  feliz Natal

E um Ano

Novo próspero,

Com muita saúde

E felicidades!


VIII


Olhos

Nos olhos,

Filhos

Do mesmo pai,

PAI,

DAI-

-NOS uma visão 

Com uma extensão 

Idêntica a do Teu coração,

Um amor

Incolor...!


Continua


Alfornelos(sabado, 13:00), 19 de dezembro de 2020.


         KK

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

 O coração partido

Quando alguém

Parte

Em viagem

E nos deixa agoniado

E triste!


I

Alegria

Da companhia

De qualquer 

Criança,

Um ser 

Que  adoça

O espírito,

A mente,

De um adulto,

Sobretudo

De alguém

Sortudo

Como eu!

Até parecia

Que estava no céu!


Oh! Que mescla

De tristeza

E de alegria

Que nos arrasa,

Que nos enrola

Num manto

De monotononia,

Num ponto

Bem alto,

Tão baixo!

Uma sensação de lixo

E de luxo!


Furtaram-me

Momentaneamente

A mais deliciosa

Companhia

De cada dia,

A brisa

Que suaviza

A minha cabeça

Repleta

De tanta 

Coisa

Confusa,

Mesmo na plenitude

Das minhas faculdades.

Queridas filhas,

Que Deus

Vos acompanhe

E vos proteja

Na companhia da vossa

Querida mãe,

Na viagem do país

Que vos viu nascer

E aos vossos pais.

Boas férias,

Bom Natal

E um próspero

Ano Novo !


Póvoa de Santo Adrião (sexta feira, 23h30m), 18/12/2015.

Kankambal  (Ndo)