Recordar:
O que escrevi
Sobre um grande Homem:
A TERRA
TREME;
A PALMEIRA
VESTE-SE DE NEGRUME
I
A morte
Deste
Gigante,
Cujo semblante
Estava sempre radiante,
É o dia
Em que irradia
Em cada coração,
De cada cidadão,
Uma mescla
De alegria
E de melancolia,
Pois, parte
Alguém,
Um homem
Tão empolgante
E importante
Pela sua coragem,
Como Nelson Lolilhlahla
Mandela,
"Madiba",
Como há muito o apelidei de "baba",
A estrela
Que iluminou
E guiou
O mundo
Ao longo
De muitas décadas!
II
Epítetos
Vindos de vários cantos
Do mundo,
Lembrando
Essa figura ímpar na História da humanidade,
Pela sua combatividade,
Pondo
E comparando-o com os santos,
Não só pela sua magnanimidade
E bondade,
Pugnando
Pela justiça ,
Pela liberdade,
Pela igualdade,
Pela tolerância,
Paz e democracia
No seu próprio país
E em todo
O mundo.!
III
O seu coração
Admitiu o perdão,
A remissão
Para todos
Sem exceção,
Mesmo para os que o encarceraram
E torturaram
Ao longo de mais de 27 anos,
Para a construção
Da grande Nação
Sul-africana
Coesa e una!
IV
As vozes
De todo
O mundo,
Gritam mil vezes:
O eterno
Descanso
Do grande obreiro
E pioneiro
Sul-africano,
O baluarte
Dos direitos humanos,
O tambor,
O emissor
Do amor
Em cada continente!
V
Sentimo-nos
Cidadãos
Órfãos,
Mas regozijamo-nos
Pelo trabalho,
Pelo brilho
Do legado
Que nos foi deixado
Pelo nosso “baba”,
O “Madiba,
Que, com a graça de Deus,
Iremos trilhar os mesmos caminhos,
Desbravando espinhos,
Para concretizamos os seus sonhos:
“ A FELICIDADE
E A DIGNIDADE
DA PESSOA HUMANA”.
Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio Sobral (6ª-feira, 13h45 minutos), em Sobral de Monte Agraço,06 de Dezembro de 2013.
KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário