segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 Recordar:


O que  escrevi

Sobre um grande Homem:


A TERRA 

TREME;

A PALMEIRA 

VESTE-SE DE NEGRUME



A morte 

Deste

Gigante,

Cujo semblante 

Estava sempre radiante,

É o dia 

Em que irradia 

Em cada coração,

De cada cidadão,

Uma mescla 

De alegria

E de melancolia,

Pois, parte

Alguém,

Um homem

Tão empolgante

E importante

Pela sua coragem,

Como Nelson Lolilhlahla

Mandela, 

"Madiba",

Como há muito o apelidei de "baba",

A estrela

Que iluminou 

E guiou

O mundo 

Ao longo 

De muitas décadas!


II


Epítetos 

Vindos de vários cantos 

Do mundo,

Lembrando

Essa figura ímpar na História da humanidade,

Pela sua combatividade,

Pondo

E comparando-o com os santos,

Não só pela sua magnanimidade 

E bondade,

Pugnando

Pela justiça ,

Pela  liberdade,

Pela igualdade,

Pela tolerância,

Paz  e democracia

No seu próprio país 

E em todo

O mundo.!


III


O seu coração

Admitiu o perdão,

A remissão

Para todos 

Sem exceção,

Mesmo para os que o encarceraram

E torturaram

Ao longo de mais de 27 anos,

Para a construção 

Da grande Nação

Sul-africana

Coesa e una!


IV 

As vozes

De todo

O mundo,

Gritam mil vezes:

O eterno 

Descanso

Do grande obreiro

E pioneiro

Sul-africano,

O baluarte 

Dos direitos humanos,

O tambor,

O emissor

Do amor

Em cada continente!


V


Sentimo-nos

Cidadãos

Órfãos,

Mas regozijamo-nos

Pelo trabalho,

Pelo  brilho

Do legado

Que nos foi deixado

Pelo nosso “baba”,

O “Madiba,

Que, com a graça de Deus,

Iremos trilhar  os mesmos caminhos,

Desbravando espinhos,

Para concretizamos os seus sonhos:

“ A FELICIDADE

E A DIGNIDADE

DA PESSOA HUMANA”.


Agrupamento de Escolas  Joaquim Inácio Sobral (6ª-feira, 13h45 minutos), em Sobral de Monte Agraço,06 de Dezembro de 2013.


                                                            KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário