terça-feira, 14 de dezembro de 2021

 A VONTADE DE ENTRETER,

ESCREVER

COM MUITO PRAZER...


Repeti,

Com muita delícia,

Porque senti

Que valia

Pena,

Porque senti 

Muita alegria,

Como algo 

Que me adorna 

No manto

Farto,

Como se estivesse no seio

Da minha família,

Ou no pátio 

Onde brincava na minha infância,

Na minha adolescência 

Em Canchungo,

Onde aprendi a dançar o tango,

A música do Quénia

No Congo

De Augusto Có,

No Congo

De Upá Brene,

Porque sou filho de Math Brane...!


II


Levem-me

Ao entretenimento 

Remoto,

No conto

Ancestral 

Da minha terra

Natal,

Lá em Quínara,

Lá em Bolama 

De Lúcio da Silva...!

Levem-me

À Portugal,

À Nova Sintra,

À Sindjan,

Gambiafada,

Praia de Offir,

À Bolama de Bass,

À Madina,

À Djiu de Cobra...!


III


Apetece-me

Passear pelas longas 

Avenidas,

Longas 

Alamedas,

Em Canchungo,,

Ex'Teixeira Pinto,

Que começavam desde a Administração 

Colonial,

Até a Rotunda,

O famoso ponto 

De encontro

De jovens à noite,

Junto 

À antiga estátua de Teixeira Pinto,

Que denominávamos de "TRIS LUZ",

E à esquerda,

Desagua a rua

Que me leva ao meu Uthiacor,

Ao meu Bamdjumpôr...!


15 de dezembro de 2021:


A DEUSA

ONDE REPOUSA,

NÃO ACUSA...


I


O que me persegue, 

Do meu sangue,

Da minha família 

Que me dá folia,

Que me dá alegria

Em cada dia,

Que me sinto 

Dentro meu peito, 

Que o fervor 

Que vem de dentro

Não é de um monstro,

Mas de um grande maestro

Que toca o piano

Com música de amor

Que abala 

E embala 

Qualquer humano

No seu todo,

No seu profundo,

Na sua profundeza

Que a Natureza

Reza.


II


Eu queria 

Que as pessoas entendessem

A minha linguagem, 

Roupagem

Que eu trago 

No meu corpo 

Há muito tempo

Sem a distrinça

Da minha raça,

Da minha religião,

Da região 

Onde eu venho,

Do sonho 

Que eu tenho

Para comigo,

Da camaragem

Para com cada amigo,

Para com todo 

O mundo

Onde eu estou integrado

E estou

Vivendo 

E me olhassem

Como eu sou...


III


Vive

Orgulhosamente

Do seu "love"

Próprio,

Do teu brio,

Do teu orgulho

No trabalho,

Da tua peleja 

Sem inveja

Do que outro tenha

Ou da sua tamanha

Riqueza

Nem tão pouco da sua leveza

Interna

Ou externamente

Na sua vida humana

E terrena.


IV


O algarismo 

Do nosso humanismo

Em relação ao próximo

Que nos eleva ao máximo 

Do e no nosso comodismo

E acomodismo,

Só nos põe no tomo,

Quando o nosso egoísmo

Estiver em evidência 

E dele, tivermos a consciência...


V


Deus no seu propósito,

Acompanha

E acompanhará 

O teu projeto,

O que sonha

Com muito orgulho

Para com o teu filho,

Com muita alegria

Na tua fisionomia

Em cada dia,

Porque és uma mulher

Batalhadora,

Combatente,

Inteligente

E que sabe o que quer...

Te desejo muita sorte!

Uma feliz noite na madrugada de quinta-feira!


(Continua)


Brandoa( Amadora, quinta feira, 03:43), 04 de novembro de 2021.


KHA...KK (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário