quarta-feira, 30 de novembro de 2022

 EU SOFRO,

PORQUE QUERO

O NAMORO...


I


Está longe,

A mim foge

Àquela

Gazela,

Àquela

Donzela

Que eu quero

Para o namoro,

Pelo que muito sofro...!


II


Até quando

É que eu vou continuar

A sofrer,

Por não merecer

Ter nos meus braços

Aqueles peitos deliciosos,

Suculentos,

Saborosos,

Daquela senhora

Cheia de doçura?!


III


O meu coração

Está em ebulição,

Pela predição

Que não tem medição

Da ação

Que desencadeia

Em cada dia,

Pelo tempo

Que dilata o corpo

Quase já enfermo

E já não sabe como

Reagir:

Se, se deve permanecer,

Diminuir

A dose,

Ou, simplesmente

Fugir,

Desaparecer

Para um lugar bastante

Distante..


(Continua)


Brandoa, quarta-feira, 17 horas), 30/11/2022.


                   KK(NDO)

 O QUE FALHOU

NAQUILO QUE SE TRABALHOU?!


31/11/2022


"UCAZ"

É COMO MANGANAZ!!!!



"UCAZ",

Nato

Com o seu talento,

Ninguém 

Faz 

O impedimento 

Do seu trajeto,

Nem

Tem

O direito

De estorvar

O que traz

Como algo capaz

De nos salvar!!!


II


Quando 

Temos

A luz

A frente 

Que nos ilumina, 

Quando

Temos

Alguém

Que nos conduz

Para uma outra margem,

Que nos ensina

O caminho 

Da liberdade,

Da felicidade,

Estamos 

A concretizar o nosso sonho!


III


O sonho dos guineenses 

Hoje,

É  seguir

O que vem do nosso  íntimo,

Para atingir 

O programa máximo

Idealizado pelo nosso grande estratega,

O camarada Amilcar Cabral,

O fundador da nossa nacionalidade:

A reconstrução 

Nacional,

Para o desenvolvimento económico,

E, consequentemente,

Para a felicidade do nosdo povo!


IV


Quem não compreendeu 

Isso,

Ainda está no fosso,

Ou, melhor, está no retrocesso !


V


Com "UCAZ",

"MATCHU",

Como PRESIDENTE,

Teremos a melhor presente

Neste

Ano corrente,

O maior cabaz

Recheado

De tudo,

Que o pai natal

Nos traz!!!


VI


Sou o arauto 

Dum prijeto

Unipessial,

Supranacional,

Dum prigrama

Máximo que chama

Atenção 

A cada cidadão 

Para uma  carta magna 

Que abona 

A toda a NAÇÃO!


VIVA DSP!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A DEMOCRACIA!

QUE DEUS ABENÇOE A GUINÉ!


(Continua)


Brandoa(Amadora, 14 h 30 minutos, sábado), 30 de novembro de 2019.


                                           KK(NDO)

domingo, 27 de novembro de 2022

 UCAZ(1),

UM SÉRIO  RAPAZ 

CAPAZ

DE GARANTIR A PAZ

NO NOSSO PAIS!


I


Um" rapaz"!

INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito

 O veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo!


II


A Vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que amamos ,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa, 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)

Um senhor

Já  homem,

Que vai garantir o bem

Do nosso país,

Um  sério 

" Ucaz",

Um visionário

Que vem

E vai defender a paz

Que tem 

Sido muito precária, 

Deficitária

Há um tempo já longínquo ,

Nada profícuo,

Febril,

Para a sociedade civil!


II


 Repito

O apelo

Feito

Logo de manhã:

Realçar o sonho

Que os jovens

Acalentam,

Que os homens 

Se empenham

Na sua luta diária, 

Para uma Vitória 

Com glória,

Que traga 

A alegria

E afasta a praga

Que nos esmaga

E se paga

Com muito

Sofrimento, 

Muita miséria!


III


Arregacemos

As mangas

E vamos

Àluta,

Vamos à segunda 

Volta

Que pode mudar,

Transfofmar 

Cada

Vida

Na nossa terra!

Gira

E querida!


IV


O povo 

Foi muito

Maltratado

Pelos seus proprios 

Filhos,

Pelos trilhos 

Escolhidos

E percorridos,

Pelas ambições individuais

E pessoais!


V


Nada 

É  facil

Numa

Senda

Escolhida

Da vida!

O bom, é difíci,l

E só se consegue

Com muito suor,

Labor

E sangue!


VI


Ganhamos,

Mas ainda não  conseguimos 

O que queríamos,

Para sermos 

Seres

Verdadeiramente livres!


VII


Estamos 

Quase a atingir

A meta!

Entreguemo-nos à luta

Por mais árdua que seja!

Vamos a peleja

Para a conquista

Que o momento nos apresenta!


VIII


Este homem,

Advém 

Do além !

É  alguém 

Que todos devem

Prestar homenagem!

Ele traz

A paz

E algo capaz

De transformar radicalmente

O nosso país,

Se o elegemos como PRESIDENTE!


IX


VAMOS CONTINUAR

A ACREDITAR!

UNIR AS NOSSAS FORÇAS

PARA ACABAR

COM AS DESGRAÇAS

QUE ENFERMARAM O NOSSO POVO!


1. O touro, o macho


CONTINUA


BRANDOA (QUARTA-FEIRA,  21 H), 27 DE NOVEMBRO DE 20019.


                                 KK(NDO)

 CUMPRIR OS MEUS DEVERES

PESSOAIS,

PROFISSIONAIS,

SOCIAIS

COM OS OUTROS SERES...


I


O sono

Ameno,

Só vem

Quando

Cumprir

O que convém 

A fundo

Como homem,

Vendo

O outro a  asorrir...!


II


Ver

O outro a sorrir

De alegria,

É uma grande

Vitória,

É um grande

Prazer,

Um gozo

Imenso!


III


Tento

Não acrescentar

Um ponto

Sobre um conto, 

Mas não resisto,

Não consigo evitar.


IV


O silêncio 

Não é o benefício 

De quem

Tem

O vício 

Da escrita,

Aquele ofício 

Do poeta...


(Por concluir)


Amadora(sexta-feira, 14:20), 27 de novembro de 2020.


                         KK

 QUANDO ALGUÉM

SABE QUE NADA TEM,

QUE NADA OBTÉM 

DE NINGUÉM....


I


A consciência 

De cada pessoa 

Em si própria,

Das suas

Forças,

Das suas

Fraquezas,

Permite

Que cada um

Caminhe

Sempre em frente

Sem hesitações,

Sem ondulações,

Sem oscilações...


II


O DNA,

De cada um,

Não nos engana

De modo 

Algum,

Neste mundo,

Porque nos determina...


III


Sem guião 

Do nosso

Percurso,

Do nosso

Projeto,

Caímos 

No mito,

Caímos

 Na ilusão,

Caimos

Na indefinição 

Da senda

Da nossa vida,

O caminho

Do nosso sonho...


IV


Sou o produto 

DO tempo,

Vindo

Do campo,

Com a origem

A descendência,

E a proveniência 

Deste homem.

De Pelundo.


(Por concluir)


AEJCPIRES ( SEXTA-FEIRA, 10:35), 26 /11/2021.


KK ( NDO)

 AOS INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito o veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo,.

Para a nossa NAÇÃO!


II


A vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que amamos,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma

Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


IV


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


V


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa, 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

 O MEU SONHO!

ESSE CAMINHO 

QUE ME FOGE,

QUE ESTÁ LONGE!


I


Que praga

Que não me larga,

Que não me deixa,

Que me lixa,

Que me persegue

A que estou entregue

Como se fosse um destino

Tão maligno

Como um menino,

Como um humano,

Como um peregrino

Terreno

Sem tino,

Que pode acabar,

Afogar

Num pântano ?!


II


Meu pai,

Não deixe

Que eu caia!

Me ilumine

Com o feixe

Da Tua luz

Que conduz

Para o além,

Para o paraíso

Para o reino

Tranquilo e sereno

Onde jaz

O homem

Fino,

Mesmo que eu não seja

Perene!

Peço -Lhe que me proteja

De todo o mal

Desse mundo

Que, às vezes,

Para não dizer, mil vezes,

Nos coloca no quintal,

Na margem

Do que é normal!


III


Sou um animal

Com um pedal

Normal

Para andar,

Para marchar

E ir para um lugar

Algum

Prazenteiro,

Um paraíso

Que cada um

Tem como airoso,

Delicioso,

Um terreno verdadeiro

Para esquecer as mágoas

Longínquas

Vindas de muitas águas!


IV


Um mundo

Feito,

Arquitetado,

Dourado,

Visto

Por cada sujeito

Como um canto

Perfeito,

Perto,

Das suas ambições,

Dos seus desejos,

Onde não haja despejos

Para nenhum homem,

Para ninguém,

Um mundo

Onde haja, exista um teto

Para cada um,

Sem pejo

Nenhum,

Sem nenhum

Sem o perigo

De haver um sem-abrigo,

Sem discriminação,

Sem exclusão

Para qualquer cidadão!


(Continua)


Brandoa, quinta-feira, 07:23), 24/11/2022.


          KK(NDO)

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

 Uma pérola

Que eu queria,

Uma jóia

Que eu queria

Ostentar no meu coração

E no meu peito!

Que no entanto, 

Contudo,

Está bastante longe 

De mim!

No entanto,

Queria

Que esse sonho

Continuasse no meu caminho,

Me alimentasse,

Pelo menos e cada dia

E em cada manhã,

Mesmo que fosse uma desilusão,

Para que eu continuasse a viver

Como qualquer 

Ser.

                      NDO(Fefé)


(24/11/2022.

 I


Obrigado 

Meus compatriotas!

Portaram-se lindamente 

Durante 

Esta campanha!

Eu Ndo,

Aquele senhor que  sonha,

Deseja que  façam  

E venham 

Mais  festas,

Com os vossos votos

Certos!

Consciência,

É a nossa essência, 

Na vivência!!


II


Àqueles  anónimos

Irmãos,

Àqueles anónimos 

Manos,

Que acreditaram num HOMEM 

Que possa transformar

A nossa mentalidade, 

Para mudar 

A nossa sociedade,

Digo, "djarama",

Pela sua azáfama,

Pela sua força

E esoerança!


          Vvvvvvvvvvvvvv!


        24-11-2019


                    Kkkkkkkkkk!

                      

                                           KK (NDO )

 A nossa cultura

Pura!

A música,

Desperta 

A nossa maneira 

De estar neste planeta,

A nossa maneira

De ser,

De viver,

E nos identifica,

Como um povo

Com um legado muito ativo!


II


A alienação,

A visão  

Da colonização,  

Deixou muito de nós 

Na hibernação

Atroz!


III


Aos nossos jovens,

Fazemo-los

Ver, belos 

Exemplos

Dos nossos anciãos!

Dos conselhos 

Dos irmãos 

Mais  velhos!

Daqueles homens

Que viveram noutras margens

E noutras paragens !


KK(NDO)

 COMENTÁRIO DO VÍDEO SOBRE A CULTURA DA NOSSA TERRA


É muito interessante

Cada cultura

Da nossa terra!

É  muito triste

O que cada governante

Faz de forma negligente,

Por desinteresse

Ou por burrice,

Para que ela deixe de ser a fonte

De toda a nossa memoria

De toda a nossa historia!

Aos jovens,

Mulheres ou homens,

Faço aqui um apelo

Veemente,

Para que condenem 

O atropelo

Aos que abatem,

Destroem

Ao que ainda resta de belo

Naquele nosso ninho

De sonho!!!


NDO

 OLHAR 

E TRABALHAR 

PARA UM MUNDO CADA VEZ MELHOR

E COM AMOR...


I


Os pés 

Bem assentes

Na TERRA,

Cada criatura

Pode 

E deve

Contribuir

Para que o mundo 

Possa evoluir,

Tendo

Em conta os pressupostos

Direcionados 

Em vários 

Sentidos,

Para que cada ser humano,

Possa ser tratado  

Com respeito,

Dignidade

E liberdade.


II


Dia

Após dia,

Cada vez mais

Me convenço 

Que o meu sonho,

Tarde ou cedo 

Se realizará 

Direta ou indiretamente

Através da minha conduta 

E postura,

Determinação 

Em cada ação,

Da ajuda,

Contributo

De cada amigo,

E, concretamente,

Da escrita 

Que desenvolvo 

Nas redes sociais 

E, obviamente,

No Facebook.


III


O que assistimos

Diariamente,

Sobretudo 

O que vemos

Pelo  mundo

Fora,

Nos decepciona, 

Contudo,

Nunca devemos

Perder a esperança 

Da nossa luta,

Da labuta

Séria e determinada,

E nada

Nem

Ninguém,

Nos fará desistir,

Por mais difícil que seja

A marcha...


IV


A nossa luta

É sagrada

Como a Bíblia 

Onde juramos em cada ato

Solene

E público,

E deve ser perene

Em cada alma

Combativa...!


V


Temos

Que pôr amão na consciência 

Da nossa  vivência, 

No que constitui a essência 

Da pessoa humana

Na sua  integridade

E plenitude,

E portarmo-nos com brevidade

E celeridade,

A fim de evitarmos

A catástrofe 

E a hecatombe

Da humanidade,

Na globalidade,

Em termos

Políticos,

Económicos,

Sociais,

Culturais

E ambientais...!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 04:15), 24 de novembro de 2021.


               Kha ... KK ( NDO)

terça-feira, 22 de novembro de 2022

 AQUELE QUE SONHA,

MUITAS VEZES, DEFINHA...


I


Pela madrugada,

Deixei-me navegar

Devagar,

Para um lugar

Desconheciddo 

Do mundo,

Onde habitam

Seres

Invisíveis,

Mas sensíveis,

Vulgares 

Pelos sentimentos 

Demonstráveis,

Idênticos aos dos sujeitos

Dignos

E humanos...


II


A montanha

Que me atrai 

Muitas das vezes me trai, 

Ou eu, pessoalmente,

Inconscientemente,

A traí 

Na minha 

Manha...


III


Como um indivíduo 

Comum,

Em momento nenhum,

Possuo

O condão

Fora da (minha) multidão, 

Nem tão pouco a presunção 

Do meu coração,

Mas, apenas e unicamente

A ambição 

De transmitir a minha gente

A satisfação 

E a alegria 

Da minha vivência 

Diária

Em comunhão...


IV


O dever

De escrever,

Tem a ver

Com a minha condição 

Do cidadão,

Do ser

Como os demais 

Que vivem em cada país...


(Por concluir)


AEJCARDOSOPIRES (AMADORA, terça-feira, 10:23), 23 de novembro de 2021.


                                Kha...KK (NDO)

 O JULGAMENTO 

DO ATO

PRATICADO/ FEITO

PELO SUJEITO


I


A existência 

Corpórea,

É instantânea,

É ilusória,

Enquanto

A Providência 

Der o seu ponto, 

O seu registo

Positivo

 E afirmativo.


II


Nela,

Enquanto

Tivermos 

A (uma) janela

De oportunidade,

Devemos 

Demonstrar

A nossa humildade,

A nossa humanidade,

Revelar

O respeito

Que temos 

Para cada sujeito,

A admiração, 

A consideração

Por cada codadão.


III


O julgamento

Do ato

Praticado,

Feito

Em cada momento,

Enquanto

Sujeito

Vivente,

Atuante 

Na comunidade,

Na sociedade

Em que está inserido,

Deve ser devidamente, 

Deve ser corretamente 

Justo,

Se servindo

Como (de ) ensinamento,

Ao(pelo ) menos,

Para todos os humanos,

Sicranos e beltranos.


IV


Nas sociedades 

Tribais,

Nas sociedades

Tradicionais,

Nas sociedades 

Ancestrais,

Ditas primitivas,

Contrariamente às industriais,

Em que os tribunais

Assumem papeis fulcrais,

Os julgamentos individuais,

São apenas 

Decisivas

Depois da morte

Consoante 

As doutrinas.


V


O julgamento

Do  defunto,

É feito

Junto

De um órgão

Importante,

Perante 

Os familiares,

E, em geral, toda a população

Dos arredores.


VI


Que conclusões,

Que ilações,

Que lições 

A tirar,

A retirar

Das condenações

Das pessoas que já não estão entre nós?

Das pessoas que não têm a voz?

Apenas fica um sentimento  atroz!


                                                     (To be continued)


PSA (PINGO DOCE, 4ª -FEIRA, 16H23 MINUTOS), 23 /11/2016.


                                                           KK(NDO)

 AQUELE QUE SONHA,

MUITAS VEZES, DEFINHA...


I


Pela madrugada,

Deixei-me navegar

Devagar,

Para um lugar

Desconheciddo 

Do mundo,

Onde habitam

Seres

Invisíveis,

Mas sensíveis,

Vulgares 

Pelos sentimentos 

Demonstráveis,

Idênticos aos dos sujeitos

Dignos

E humanos...


II


A montanha

Que me atrai 

Muitas das vezes me trai, 

Ou eu, pessoalmente,

Inconscientemente,

A traí 

Na minha 

Manha...


III


Como um indivíduo 

Comum,

Em momento nenhum,

Possuo

O condão

Fora da (minha) multidão, 

Nem tão pouco a presunção 

Do meu coração,

Mas, apenas e unicamente

A ambição 

De transmitir a minha gente

A satisfação 

E a alegria 

Da minha vivência 

Diária

Em comunhão...


IV


O dever

De escrever,

Tem a ver

Com a minha condição 

Do cidadão,

Do ser

Como os demais 

Que vivem em cada país...


(Por concluir)


AEJCARDOSOPIRES (AMADORA, terça-feira, 10:23), 23 de novembro de 2021.


                                Kha...KK (NDO)

sábado, 19 de novembro de 2022

 A QUESTÃO

DA DIGESTÃO


I


Quando

Não falo,

Me calo.

Me mantenho

Tranquilo

No meu caminho,

No meu sonho,

No meu mundo,

Na minha 

Rocha,

Trancado

Na minha

 Concha.


II


A digestão,

A manifestação,

A questão

Da alimentação

Do cidadão

Que vive na solidão

Numa habitação

Sem condição.


(Continua)


Brandoa(sábado, 15:25), 29/11/2022.


                        KK(NDO)

 A SAUDADE,

A MOROSIDADE

DO TEMPO,

DESDE

A MOCIDADE...


I


Nevrálgico

Na deformação do corpo,

O tempo 

Encarrega-se do nosso físico,

Bem como do psíquico,

Para fazer 

Ajustamento 

Cirúrgico,

Necessário

Em cada ser,

Em cada aspeto

Que faz parte 

Integrante

Do imaginário

Coletivo,

De qualquer 

Povo.


II


Tenho 

Saudade

Da minha mocidade,

Da minha juventude,

Naquela sociedade

Em que me ensinaram as regras da civililidade,

As normas de convívio 

Sadio 

Como aqui entre os que vivem no prédio

E os que têm o modo de vida precário.


II


Tenho 

Saudade 

Daquela localidade,

Arrebalde 

Da cidade

Onde 

Tudo se decidia

Em família,

Em concórdia,

Em sintonia

Com as leis da etnia.


III


Ali,

Aprendi

O amor

De cor,

Adquiri

Os valores

Que regem 

Os seres

Humanos,

Ainda que incipientes

E diferentes

Dos que existem

Noutros destinos,

Graças à humanidade

Duma personalidade

Que serei grato para a eternidade.


IV


Tenho

Saudade

Da antiguidade,

Do tempo 

Da mocidade,

De cada atividade

Que realizava no campo,

Com vontade

E o incentivo

Dado pelo meu povo:

A lavoura

Na agricultura,

O valor

E o amor

À terra,

Com a idade

Ainda tenra!


V


Oh!

Que saudade

Na caducidade

Ainda  que com a capacidade

De reconhecer  a complexidade

Que invade

Cada sociedade

Na atualidade!


VI

Oh!

 A saudade

Que nos sacode,

Que nos invade,

E não nos pede

A permissão, 

A autorização,

Porque a sua missão

É fazer-nos perder  a autoridade, 

A idoneidade

E cairmos na perdição,

Na tentação

Da leviandade.


VII


A saudade

Que nos impede

De dormir à noite,

Tornando-a longa,

Porque não nos larga

Com divagações,

Pesadelos,

Atropelos

De recordações,

Boas

E más,

Transformando-a  assim,

Deprimente

Até

Ao fim…


(TO BE CONTINUED)


PSA (TERÇA FEIRA, 04H35 MINUTOS), 15 DE Novembro de 2016.


                                                                                                             KK(NDO)

 QUANDO DEUS

NÃO DÁ AOS SEUS,

O PODER

DE TER

E DE SER...!


I


Todo o terreno,

Cujo dono

É um tirano,

O seu espaço

É perigoso,

É um pântano

Para qualquer

Humano,

Para qualquer

Ser

Que preza o siso,

E tenha juízo.


II


Deus cria

A criatura

Na Terra

Com a sua própria

Veia,

À sua semelhança,

Com a esperança

De O servir

No porvir

Com toda a afeição,

Com toda a dedicação.


(Continua)


Amadora( domingo, 11horas), 19 de novembro de 2017 


                           KK( NDO)

 A CABEÇA

GRANDE

QUE PENSA

A JUSTIÇA 

NA SOCIEDADE...


I


Escrito

Há quase um ano,

Eis o que vem ao alto

No meu tino:

Questões 

Relacionadas 

Com violações 

Dos direitos humanos

A nível mundial!


II


Somos cúmplices 

De várias

Crises

Planetárias,

Pelo nosso acomodismo

E cinismo,

Por tudo 

O que se paasa

E a todos e tudo,

Arrasa

No mundo...!


III


O silêncio

Pelo vazio,

Quando no início,

Às vezes nos parece fictício,

Porque o negócio 

Prospera

Sobre a terra...,

E quando a bola

Rola

Lentamente 

A favor do nosso Império 

Gigante...!


Continua


Escola Secundária Padre Alberto Neto( 13h25m, TERÇA-FEIRA, ), 19/11/19


               KK ( NDO)

 A SAUDADE,

A MOROSIDADE

DO TEMPO,

DESDE

A MOCIDADE...


I


Nevrálgico

Na deformação do corpo,

O tempo 

Encarrega-se do nosso físico,

Bem como do psíquico,

Para fazer 

Ajustamento 

Cirúrgico,

Necessário

Em cada ser,

Em cada aspeto

Que faz parte 

Integrante

Do imaginário

Coletivo,

De qualquer 

Povo.


II


Tenho 

Saudade

Da minha mocidade,

Da minha juventude,

Naquela sociedade

Em que me ensinaram as regras da civililidade,

As normas de convívio 

Sadio 

Como aqui entre os que vivem no prédio

E os que têm o modo de vida precário.


II


Tenho 

Saudade 

Daquela localidade,

Arrebalde 

Da cidade

Onde 

Tudo se decidia

Em família,

Em concórdia,

Em sintonia

Com as leis da etnia.


III


Ali,

Aprendi

O amor

De cor,

Adquiri

Os valores

Que regem 

Os seres

Humanos,

Ainda que incipientes

E diferentes

Dos que existem

Noutros destinos,

Graças à humanidade

Duma personalidade

Que serei grato para a eternidade.


IV


Tenho

Saudade

Da antiguidade,

Do tempo 

Da mocidade,

De cada atividade

Que realizava no campo,

Com vontade

E o incentivo

Dado pelo meu povo:

A lavoura

Na agricultura,

O valor

E o amor

À terra,

Com a idade

Ainda tenra!


V


Oh!

Que saudade

Na caducidade

Ainda  que com a capacidade

De reconhecer  a complexidade

Que invade

Cada sociedade

Na atualidade!


VI

Oh!

 A saudade

Que nos sacode,

Que nos invade,

E não nos pede

A permissão, 

A autorização,

Porque a sua missão

É fazer-nos perder  a autoridade, 

A idoneidade

E cairmos na perdição,

Na tentação

Da leviandade.


VII


A saudade

Que nos impede

De dormir à noite,

Tornando-a longa,

Porque não nos larga

Com divagações,

Pesadelos,

Atropelos

De recordações,

Boas

E más,

Transformando-a  assim,

Deprimente

Até

Ao fim…


(TO BE CONTINUED)


PSA (TERÇA FEIRA, 04H35 MINUTOS), 15 DE Novembro de 2016.


                                                                                                             KK(NDO)

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

 A Khady tenta sempre evitar conversar comigo sobre a nossa situação. E eu a insistir no mesmo assunto. Tenho que procurar alguém que efetivamente me ama e não alguém que tem pena de mim. Preciso de amor, afeição, beijos e mais. Vou tentar ver se consigo encontrar alguém que me ama. Tu não me amas e nunca quer falar de amor. Amo-te  Amei-te, mas estou a ver que não deu e nem vai dar certo. É uma pena! Eu não quero estar a aborrecer- te e quero deixar-te em paz! Não amas e não és obrigada a amar alguém que não sentes afeição, paixão! Ficaremos amigos para sempre e saio do teu caminho amoroso.

 Quero alguém que me namora, me aceita como homem, que me tem no coração, que apaixona fervorosamente e percebe o amor de um homem por uma mulher.

Eu não quero criar-te depressão.


És uma senhora

De fibra,

Trabalhadora, 

Batalhadora,

Guerreira,

Linda,

Encantada,

Bonita,

Janota,

Com um carácter 

Incomum,

Que qualquer

Um,

Qualquer

Homem

Que te tem,

Sentirá

Muito orgulhoso!

Desejo-te muita saúde,

Trabalho sempre,

Felicidades com o teu filhote.

Bjs.

14/11/2022.

KK

sábado, 12 de novembro de 2022

 CONSTRUIR

O PORVIR...


I


Cristo

Está muito

Atento

Ao comportamento 

De cada sujeito

Em cada minuto,

Em cada momento,

Em cada canto

Onde está colocado,

Situado,

Onde está o posto

No mundo...


II


Tantas 

Palavras 

Escritas,

Ditas

Para dizer,

Para descrever

Uma única 

Coisa,

Uma única 

Ideia...


III


Choro

Pelo que quero,

Procuro

E nunca páro,

Porque sou um peregrino

Africano

Com um determinado destino...


IV


Peleja

Pela peleja,

Não se deseja,

Não se almeja,

Mas a força

Da labuta,

Da luta

Quotidiana 

Em cada arena,

Pela esperança 

Que se acalenta,

Dia

Após dia...


V


O futuro,

O louro

Para as gerações 

Vindouras,

Para as gerações 

Futuras,

Para as crianças 

Que não desejam,

Que abominam

Desgraças...!


(Continua


Brandoa (AMADORA, sábado, 13:13), 13 de novembro de 2021.


                              KHA.. KK (NDO)

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

 O. MUNDO

CONTURBADO,

ESTÁ EM AVESSO,

E TUDO ESTÁ SUSPENSO!


ERA UMA VEZ NA AMERICA...


I


Em que direção, 

Caminha o mundo atual?

A políica internacional

Será a mesma, com Donald Trump

Neste novo "jump"?

Que influências, a vitória de Trump,

Poderá ter a nível mundial?

Não é um pesadelo, 

Este novo modelo

Com a ascensão

De pessoas de carácter

Popular

Que conseguem vencer

E ocupar

Lugares de destaque em qualquer

"Associação"?


II


NA AMÉRICA,

Se entronca

Algo misterioso,

Algo bizarro

Que merece uma análise

Exaustiva e cuidadosa,

Com repercussões 

Além fronteiras,

Como o que aconteceu

Recentemente no Reino Unido

(                                  )

No entanto, como escrevia ontem,

A América é uma democracia  madura

E com as instituições

Sólidas e consistentes.

 

III


A Vitória

De Trump,

O impossível 

Para o possível,

Demonstra 

A histeria,

A crise de valores,

Uma birra,

Uma zanga,

Uma raiva,

Uma fúria

Contra

O sistema!

A democracia

Está realmente

Doente.


IV


Cuidado com ascensão

De lideres

Nos momentos de crise,

Pois, a insatisfação,

O descontentamento

Popular,

Faz emergir partidos de extrema direita

Ou de extrema-esquerda,

Pessoas com fortes carismas

(Causas da Segunda Guerra Mundial).


V


O choque da opinião pública em relação ao aventureiro

Que entrou no Partido Republicano,

A todos convenceu

E, depois, venceu

As eleições

NA AMERICA!


VI


NA AMÉRICA,

Uma chamada de atenção

Para os barões

Da política!


(To be continued)


PSA(quarta feira, 09h), 09/11/2016.

    

                                                         KK(NDO)

 O TERRAMOTO

QUE DEVASTA

NOUTRO PONTO

DO PLANETA


I


Era uma vez

Na América...,

Uma historia

Contada por e para

Crianças...


II


Esse país de mil e uma maravilhas,

A Nação da expressão

 "American way of life",

O novo Presidente 

Da AMÉRICA,

O contraste

Da classe dominante,

O anormal

Que se tornou normal,

No país plural,

Do impossível,

O improvável,

No possível

E no provável.


III


O fenómeno

Americano,

Entra hoje

No nosso dicionário,

No nosso quotidiano,

Diria, no  nosso "falatório",

Apesar de acontecer bastante

Distante

E longe.


IV


Donald Trump,

Jump

To our eyes!


V


What we should

Do?

AMERICA has changed!

But I do not know

Moved to the best

Or worst.


VI


No one got

Stop

Mr Trump,

Until the final victory!


(To be continued)


IV

Donald Trump

Salta aos nossos olhos!


V


O que devemos fazer?

América mudou!

Mas eu não sei

Se mudou para o melhor

Ou para o pior..


VI


Ninguém Conseguiu

Parar 

O sr. Trump

Até a vitória final.


PSA(quarta-feira, 14 horas), 09/11/2016.


                                                   KK(NDO)

 Como a escrita

Me inquieta,

Quando, à volta,

Não se exercita!


I


Se eu pudesse

Ser o que sonhasse,

E a oportunidade

Desse,

Se tivesse

A posse,

O enlance

Na minha face

Sem inquietude!...

Oh que saudade

De cada brevidade!

Quando, na latitude,

Abraço a solitude

Da minha personalidade!


(Continua)


Brandoa, 08/11/2018.


KK((NDO)

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 COM MUITA DOR,

DESPEDIU-SE 

PARA SEMPRE O MEU MANO SALVADOR!


I


Que Deus nosso Criador,

Te receba como  pecador,

No seu Reino

Divino,

Meu mano

Salvador!


III


"Salvas"

Matos,

Não te salvas

E vás 

Para os santos,

Onde te reservam  um lugar

Para sossegar

A tua genuína alma 

De Bolama!

Tu, deixas o mundo dos vivos,

Os servos 

Que estão sempre prontos

Para servir,

Mas nunca aptos

Para partir!


IV


Um breve 

Adeus

Dos seus

E que a terra te seja leve!

 "JOE 

BIDEN,

CONSEGUISTE!

ÉS O PRESIDENTE"!


I


América estava 

Suspensa!

O mundo 

Estava

Suspenso!

Eu estava 

Com muito receio!

É uma vitória

Histórica

Um pódio

Para o repúdio 

Do ódio 

Orquestrado

Pelo atual presidente,

Donald Trump!


II


NOW,  

WE CAN

JUMP

WITHOUTH TRUMP!

Agora,

O mundo 

Se respira

De alívio,

O incentivo ao negócio!


III


Os democratas

Americanos,

O povo americano,

Estão 

De parabéns!

Os democratas,

Os humanistas,

Os pluralistas

De todo 

O mundo,

Estão 

De parabéns !


IV


Viva

A voz da democracia

Que está viva,

Contra a 

intolerância!

A democracia

Está ativa,

Presente

E de volta,

Com o novo

Presidente!


V


Os eleitores

Americanos,

Falaram muito 

Alto,

Utilizando

A linguagem

Percetível

E compreensível

Para todos os seres humanos

Amantes da paz,

Da democracia,

Da tolerância, 

Da convivência 

Pacífica 

Entre os povos

E as nações 

De todo mundo!


VI


Parabéns, 

Biden!

Parabéns 

América!

Deus 

Abençoe 

América 

Dividida!

Tenho a certeza

E esperança

Que vais vencer

Todas as dificuldades

E vais unir todos os Americanos!


Biden won!

América won!

Everyone won!

We have a new deal!


(Continua)


Brandoa(Amadora, 17h46m, sábado), 07 de novembro de 2020.


                           KK( NDO)

 É O HOMEM MAIS FORTE!

FICA 

NA AMÉRICA,

CONCRETAMENTE,

NA CASA BRANCA,

É O NOVO PRESIDENTE!


I


É a esperança

Que se alcança

Com  um homem de consenso 

Com um largo sorriso!


II


A inspiração 

Da nova geração,

Um futuro

Com um louro 

Que se pretende

Mais seguro

Na Humanidade!

Um sopro

Que começa 

No Atlântico,

Passando pelo Índico

E pelo Pacífico,

Com muita esperança !


III


Espera-se os novos 

Ventos,

Que nos levam a novos

Portos

Cpm muita dedicação

E convicção...!


(Continua)


Brandoa, sábado, 23h45m), 07 de novembro de 2020.


          KK(NDO)

I

 ...POUCA

COISA 

NA CABEÇA,

PORQUE ELA ESTÁ OCA..


I


O que existe

Numa parte

Da mente,

Dentro

Do meu cérebro,

Não dá para partilhar,

Ajudar

A mim próprio

E aos outros...


II


Circunscrito

No circuito

Bastante restrito,

Procuro o estatuto 

De um ser atento

A cada acontecimento 

Do momento,

Para que não seja posto

À margem, 

Como homem,

Vivendo num gueto...!


III


O meu exercício

Diário,

Faz de mim um ser

Que quer

Ser 

Solidário 

Para com os problemas

Sociais,

Globais

Que afetam a cada

Sociedade 

E a toda 

A Humanidade...


IV


Brinco

Um pouco

Com as delícias 

Das letras,

Que, nas cátedras,

São ministradas

Pelos Doutores,

Professores

E mestres,

Porque são  doutados 

De mestrias,

De sabedorias

De sábias 

Palavras...,

Porque procuro

O saber,

Porque quero

Aprender ...


V


As minhas noites

Pungentes,

São preenchidas

De indagações,

São marcadas

Pelas interrogações 

Sobre o imenso

Universo

Onde me imerso

Como o urso

No espaço

Onde está submerso...


VI


Os dias

Não são de paródias,

Mas sim de labor

Com muito rigor,

Do suor, 

Do calor

Resultante do esforço 

Dispendido

Do exercício

Físico a fim de conseguir resultado 

Satisfatório. ..


VII


O ambiente 

Está

Quente!

É necessário 

Que cada um seja solidário 

E consciente 

Do seu dever

Como ser,

Que faça a sua parte,

Que se sinta

Responsável

Na  salvação 

Do planeta,

Que está 

Atualmente 

Em degradação,

Em erosão,

Em erupção...!


(Continua)


Brandoa (AMADORA, domingo, 4:00), 07 de novembro de 2021.


KHA...KK (NDO)

domingo, 6 de novembro de 2022

 O SONO

JÁ NÃO EXISTE 

NA MINHA MENTE,

NO MEU TRONO,

NO MEU REINO...!



Porquê

Que não existe,

Meu mano,

O sono 

Ameno

No meu REINO,

Até 

Ao momento presente,

No meu psique?!


II


Porquê 

Que  baba(1)

Não acaba

Com o meu choro

E vem ao meu encontro,

Para não  dizer, ao meu  socorro?

Porquê 

Que não me ouve,

Me acude

E sacode

O pó 

Que cobre 

O meu corpo?!


III


Porquê 

Que não ouve

O que me aflige

Hoje,

E que sempre

Houve,

E ouve 

Em cada dia,

O meu pranto,

O meu choro,

O meu grito,

A mimha lamúria?

Tenha a minha misericórdia!!!


III


Já não sei 

Usar outros  conceitos

Que não sejam paz,

Tranquilidade,

Liberdade,

Justiça,

Pena,

Sofrimentos,

E, em todos 

Os dicionários, 

Já  vasculhei;

Em vários 

Subúrbios 

Já frequentei

 Pisei,

Perguntei

E, até 

Ao presente,

Nada encontrei!


IV


Depois que nasci,

Nunca mais

Cresci

No meu país!

Nunca mais 

Evoluí!

Estagnei,

Parei

No tempo

E tudo o que existe,

No meu corpo,

Nunca mais

Cresceu

No país 

Onde nasceu!!

Tudo se definhou,

Desmoronou

E tombou!!!


V


O sonho 

De amanhã,

Que suponho

Vir

Daquela

Lala,

Daquela

Montanha 

Tão alta

Que eu observo

Em cada manhã,

Faz 

Com que me atrevo 

A insistir

Na meta

Da paz,

Da jistiça e da liberdade,

Para a prosperidade,

Para a felicidade

Da minha comunidade!


VI


Ó meu Deus,

Ó senhor

Dos Céus,

Criador,

De tudo,

Tende

Piedade

Dos meus

Conterrâneos,

Sobretudo 

Dos que já não têm

Crânios

Para fazerem

O bem

Aos seus

Irmãos!

Apenas fazem

Sermãos!

Perdoai-lhes

Nos seus 

Inocentes detalhes!


... o sussurar

Nunca vai

Acabar,

Meu pai,

Enquanto 

"Gue watath paai"... !!!(2)


(Continua)


1. Baba= pai, papá.

2. Enquanto não cumprirmos promessas...


Brandoa(Amadora, quarta-feira,  04h 33 minutos), 06 de novembro de 2019.


                                   KK(NDO)

 A TAMANHA

MANHA

QUE NOS ARRANHA

PARA O AMANHÃ...!


I


Quando a bola

É lançada 

No meio,

E quando rola,

Cada

Um baila

À sua maneira:

O tango,

O rumba,

O jazz,

O pimba,

O samba,

O gumbé

Da Guiné,

A morna...

Todos se precipitam

Para o palco;

Cada

Um tentando

Tirar o melhor 

Partido...


II


Me apraz

O jazz

Do rapaz

De Baboque

Jazz

Do meu "chaque",(1),

Para que não peque

E esteja sempre chique

Como na "Belle Époque",

Da minha mocidade,

Da minha juventude

Naquela

Bela

Terra,

Ex- Teixeira

Pinto,

Em Canchungo...


III


É um pecado

O desperdício,

O ócio,

Estar deitado,

Sem nada

Rigorosamente 

Fazer,

O que a mente

Apetece

Como o doce

Preferido

Depois de uma refeição, 

Para adoçar o coração 

Stressado 

Pela debandada 

Da vida...!


IV


Novembro,

Também vai ao rubro

E ao dobro,

Como o mês

Anterior,

O mês 

De outubro,

Que me fez

Com tanto amor,

Para encontrar o melhor

Que está em vigor,

Ao redor

E no mundo

Onde presentemente estou vivendo...,

Tão veloz

Como a minha voz...!


V


Daqui a pouco,

Vem o "ronco"(2)

De dezembro

Com o seu presépio 

Com o seu habitual

Exercício

De Natal,

Momento natalício,

Que agrada os corações 

Famintos de celebrações,

Apresentações 

E aparições 

Jubilosas

E pomposas,

Com semblantes 

Alegres e olhos brilhantes...


VI


O amanhã 

Me arranha,

Porque não está muito longe

E, hoje,

Devo prepará-lo

Com zelo,

Para que seja melhor 

E com o amor,

Como uma flor 

Do Jardim,

Tratada, carinhosamente 

Com todo

O requinte,

Por 

Mim,

NDO,

Para a geração vindoura,

Sobretudo 

Da minha terra...!


1. Em manjaco, terra.

2. Apresentação pomposa de elegância e charme.


(Por concluir)


Brandoa (Amadora, 03:13, sábado), 06 de novembro de 2021.


KHA...KK (NDO)

 O QUE EU CHAMO

DE OTIMISMO

NO EXTREMO,

AFASTANDO

TODO

O PESSIMISMO...!


I


O hábito 

Faz o monge...

O percurso de hoje

É longo,

Mas rogo

Ao Criador

Que me dê

Saúde,

Fé,

Esperança,

Amor,

Vigor

E perseverança 

De prosseguir

E ir

Sempre andando,

Vendo

O mundo

Com os brilhos

Dos meus olhos,

Sem resignação,

Apatia e indecisão/hesitação. 


II


E a cada um,

A um

Cidadão comum,

Que faça o mesmo,

Com o otimismo,

Seja qual for o determinismo,

Com ressilência,

Paciência,

Seguindo 

O caminho 

Do seu sonho,

Com todas as garras,

Enfrentando 

Todas as barreiras

Que possam surgir

Hoje e no porvir...!


III


Dia

Após 

Dia,

O gigante

Parte

Com o semblante

Sempre a frente,

Como um combatente

Para um combate

Iminente

Que sabe 

Que existe,

Que percebe,

Não desconhece,

Mas sabe

Que vence,

Partindo com a premissa 

E a promessa...


(Por concluir)


Brandoa ( AMADORA, sexta-feira, 04:06), 05 de novembro de 2021.


KHA... KK (NDO)

 O QUE EU CHAMO

DE OTIMISMO

NO EXTREMO,

AFASTANDO

TODO

O PESSIMISMO...!


I


O hábito 

Faz o monge...

O percurso de hoje

É longo,

Mas rogo

Ao Criador

Que me dê

Saúde,

Fé,

Esperança,

Amor,

Vigor

E perseverança 

De prosseguir

E ir

Sempre andando,

Vendo

O mundo

Com os brilhos

Dos meus olhos,

Sem resignação,

Apatia e indecisão/hesitação. 


II


E a cada um,

A um

Cidadão comum,

Que faça o mesmo,

Com o otimismo,

Seja qual for o determinismo,

Com ressilência,

Paciência,

Seguindo 

O caminho 

Do seu sonho,

Com todas as garras,

Enfrentando 

Todas as barreiras

Que possam surgir

Hoje e no porvir...!


III


Dia

Após 

Dia,

O gigante

Parte

Com o semblante

Sempre a frente,

Como um combatente

Para um combate

Iminente

Que sabe 

Que existe,

Que percebe,

Não desconhece,

Mas sabe

Que vence,

Partindo com a premissa 

E a promessa...


(Por concluir)


Brandoa ( AMADORA, sexta-feira, 04:06), 05 de novembro de 2021.


KHA... KK (NDO)

 DE PAU/EM PAU/,

A MINHA GUINÉ-BISSAU/!

 

I

 

Ó fundador da nacionalidade,


 Vinde

 Ao nosso socorro,

 Porque o país 

Está sempre em choro!

 Acuda à nossa grande 

Dor!

 A desgraça

 Que cada vez mais,

 Ameaça

 O nosso país!

 

II

 

Ó Amilcar Cabral,

 O teu sonho 

Transformou-se

 Numa guerra inetstinal,

 Em interesse mesquinho;

 Transformou-se

 Em batalha campal,

 Em vez de servir

 As principais aspirações

 Das populações

 Actuais e das que hão-de vir!

 

III

 

Ó Amilcar Cabral,

 Os gatilhos

 Premidos

 Pelos nossos filhos

 Queridos,

 Nas matas da Guiné-Bissau,

 Para a libertação 

Total 

Da nossa nação

 Sob o jugo colonial,

 Não surtiram os efeitos,

 Não nos deixaram satisfeitos!!!

 

IV

 

As armas

 Daqueles que estão no trono,

 Continuam a perpetuar lágrimas

 Do seu(nosso)povo

 E assim, continua escravo

 Do seu próprio destino!!!!

 

V

 

São golpes

 E golpes

 Dos galopes,

 D,equipes,

 D,outras estirpes!

 

VI

 

São ceifadas

 Vidas

 De inocentes vítimas

 Pelas armas

 Anónimas

 Daquelas almas

 Que criam traumas,

 Que lançam chamas

 Que lançam trevas e brumas

 Sobre o nosso povo,

 Que tinha e tem grande objectivo:

 A paz,

 A liberdade,

 A democracia,

 A justiça,

 O progresso,

 A prosperidade

 E a felicidade!

 

VII

 

Ó Cabral,

 Afinal,

 Era esse o sinal

 Do seu desaparecimento fatal,

 Ainda na época colonial?!

 

VIII

 

Quem pode ou poderá

 Investir na nossa terra

 Com a permanente/constante

 Instabilidade política?

 

IX

 

Os projetos 

São deitados por terra

 Por falta de confiança

 Política 

Desde à época (de ) noventa!

 

X

 

Agora,

 os`"intocáveis"

 São impuníveis,

 Fazem

 E desfazem,

 Porque a terra

 Lhes pertence

 Ou é a pertença exclusiva deles

 E ninguém lhes faz

Face.

 

X

 

Os militares

 Estão nos altares,

 Estão nos lugares

 Conferidos pelos poderes

 Parlamentares,

 Numa palavra, pelos eleitores?

 

XI

 

A Guiné

 Estará eternamente

 Condenada,

 Governada

 E perdida

 Nas malhas da guerra,

 Nas malhas da morte

 Da sua população,

 De cada cidadão,

 Nas mãos desses "joguetes",

 Desses ignorantes

 Que recusam submeter-se 

Ao poder civil

 E de forma vil,

 A exibir-se?!

 

XII

 

Ó Cabral,

 Faça com que a sua voz

 Seja ainda

 Ouvida,

 Respeitada

 E recordada

 Por cada um de nós

 A nível nacional

 E também a nível ineternacional,

 Pelo respeito

 Ao direito

 Fundamental 

E integral

 Da pessoa humana na sua Pátria!

 

XIII

 

"Nha mantenha" (1)

 Para àqueles que têm vergonha

 Na cara

 E não para os que perpetuam 

Os malifícios 

Da guerra;

 Não para os que nos seus comícios

 Enchem a palavra "povo"!

 A esses, não louvo!

 Condeno,

 Recrimino

 Veemente

 E intensamente!

 

XIV

 

O que faço,

 O que rezo

 Em cada dia,

 É que Deus tenha misericórdia

 Do meu povo;

 Que a palavra 

Esperança

 Permaneça

 E cresça

 Na nossa terra

 E na mente de cada cada guineense

 Apesar da crise!

 

1. Os meus cumprimentos, os meus abraços.

 

LOJA DO CIDADÃO(ODIVELAS PARQUE-4ª-FEIRA), 31 DE OUTUBRO DE 2012.

 

MATTOS (NDO)