A VONTADE DE ENTRETER,
ESCREVER,
COM MUITO PRAZER...
I
Repeti,
Com muita delícia,
Porque senti
Que valia
Pena,
Porque senti
Muita alegria,
Como algo
Que me adorna
No manto
Farto,
Como se estivesse no seio
Da minha família,
Ou no pátio
Onde brincava na minha infância,
Na minha adolescência
Em Canchungo,
Onde aprendi
A dançar o tango,
A música do Quénia
No Congo
De Augusto Có,
No Congo
De Upá Brene,
Porque sou filho de Math Brane...!
II
Levem-me
Ao entretenimento
Remoto,
No conto
Ancestral ,
Sob o luar,
Ao ar
Livre,
Sobre
Bantabá
Do meu "baba",
Da minha terra
Natal,
Lá em Quínara,
Lá em Bolama
De Lúcio da Silva...!
Levem-me
À Portugal,
À Nova Sintra,
À Sindjan,
Gambiafada,
Praia de Offir,
À Bolama de Bass,
À Madina,
À Djiu de Cobra...!
III
Apetece-me
Passear pelas longas
Avenidas,
Longas
Alamedas,
Em Canchungo,
Ex'-Teixeira Pinto,
Que começavam desde a Administração
Colonial,
Até a Rotunda,
O famoso ponto
De encontro
De jovens à noite,
Junto
À antiga estátua de Teixeira Pinto,
Que denominávamos de "TRIS LUZ",
E à esquerda,
Desagua
A rua
Que me leva ao meu Uthiacor,
Ao meu Bamdjumpôr...!
15 de dezembro de 2021Brandoa, Amadora, 00:15, 15 de dezembro de 2021:
" A DEUSA
ONDE REPOUSA,
NÃO ACUSA"...
I
O que me persegue,
Do meu sangue,
Da minha família
Que me dá folia,
Que me dá alegria
Em cada dia,
Que me sinto
Dentro meu peito,
Que o fervor
Que vem de dentro
Não é de um monstro,
Mas de um grande maestro
Que toca o piano
Com música de amor
Que abala
E embala
Qualquer humano
No seu todo,
No seu profundo,
Na sua profundeza
Que a Natureza
Reza.
II
Eu queria
Que as pessoas entendessem
A minha linguagem,
Roupagem
Que eu trago
No meu corpo
Há muito tempo
Sem a distrinça
Da minha raça,
Da minha religião,
Da região
Onde eu venho,
Do sonho
Que eu tenho
Para comigo,
Da camaragem
Para com cada amigo,
Para com todo
O mundo
Onde eu estou integrado
E estou
Vivendo
E me olhassem
Como eu sou...
III
Vive
Orgulhosamente
Do seu "love"
Próprio,
Do teu brio,
Do teu orgulho
No trabalho,
Da tua peleja
Sem inveja
Do que outro tenha
Ou da sua tamanha
Riqueza
Nem tão pouco da sua leveza
Interna
Ou externamente
Na sua vida humana
E terrena.
IV
O algarismo
Do nosso humanismo
Em relação ao próximo
Que nos eleva ao máximo
Do e no nosso comodismo
E acomodismo,
Só nos põe no tomo,
Quando o nosso egoísmo
Estiver em evidência
E dele, tivermos a consciência...
V
Deus no seu propósito,
Acompanha
E acompanhará
O teu projeto,
O que sonha
Com muito orgulho
Para com o teu filho,
Com muita alegria
Na tua fisionomia
Em cada dia,
Porque és uma mulher
Batalhadora,
Combatente,
Inteligente
E que sabe o que quer...
Te desejo muita sorte!
Uma feliz noite na madrugada de quinta-feira!
(Continua)
Brandoa( Amadora, quinta feira, 03:43), 04 de novembro de 2021.
KHA...KK (NDO)