sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

 AQUELE

QUE NOS SERVIU,

SE DESPEDIU

E SE CHAMAVA

PELÉ...


I


O mundo parou

E homenageou

Aquele

Que foi

O herói

De todos 

Os tempos!!

PELÉ...!


II


O maior,

O melhor

Jogador,

Goleador,

Que Humanidade

Conheceu

Até hoje,

Está muito longe

De nós

Fisicamente

De forma atroz,

Mas que continua

Connosco

Moralmente!


III


De nome

De nascimento,

Edson Arantes do Nascimento,

Cujo renome

Mundialmente,

Internacionalmente,

Conhecido

Simplesmente

Por PELÉ,

Aquele

Que também foi apelidado

Como o Rei do futebol,

Aquele

Que irradia

O sol

Em cada dia!


IV


Adeus

PELÉ!

Que Deus

Te receba no Seu Reino,

Não só como um humano,

Mas sim, como um divino!


V

Aos familiares 

Enlutados,

Aos fãs de todos

Os lugares,

Os meus sentidos

Pêsames!


(Continua)


Brandoa (sexta-feira, 14:14), 30 de dezembro de 2022.


KANKAMBALL

IV

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

 TINHA RAZÃO

DO TRAMBALHÃO?


I

 

A realidade

Que se esconde,

Que não se revela,

Cedo ou tarde,

Nos invade,

Pela

Porta,

Pela 

Janela

Escancarada,

Ou  fechada...!


II


Peço

A Deus,

Que dê

A saúde,

O senso

Aos meus!

Para que distrinçam

Façam,

Estabeleçam

As diferenças

Entre as peças

Que sustentam

Que separam,

O amor

E o rancor,

Porque nunca saberemos,

Nunca distinguiremos

Quem

É quem.


III


Aos que chegam,

Aos que atingem

O pódio,

Que gozem

O seu fortúnio

E que nunca os que  falham,

Que nunca tenham

O ódio!


IV


Deus deu a cada

Um, uma seda

Dourada

Para que possa desfrutá-la

De forma singela,

Genuína,

Pois, cada

Traçou uma senda

A cada

Um,

Porque cada

Um,

Tem a sua sina.


V


Partilhemos

O espaço

Imenso

Do Universo

Com muito amor,

Solidariedade,

Mesmo que a parede

Nos separe

E que nada nos atire

Para baixo,

Para o lixo!

Que cada

Um, se mantenha

Como um humano

Digno

Em cada 

Manhã

De cada 

Dia,

Com muita alegria

E vigor...!

Que nos alegremos,

Contentemos

Com o que temos:

A saúde!


(CONTINUA)


Brandoa(quarta-feira, 04:12), 28 de dezembro de 2022.


KANKAMBALL 


UM DEPÓSITO

NO MEU PEITO


I


Tantos

Quantos

Gostos

De sujeitos

Benquistos

No depósito

Do meu peito..


II


O quanto

Queria,

Gostaria,

Desejaria

Desfrutar,

Passar

As férias

Sérias

Em companhia

Da família,

Presente

E ausente!


III


O meu peito

É um depósito

Que nunca está repleto;

Está sempre disposto

A receber

Qualquer

Ser,

Com muito

Prazer.


IV


O quanto

Eu sofro

Dentro

Do meu poro,

No quarto,

No meu quarto

Quarto,

No meu peito,

Pelo que quero

E não encontro!


V


O livramento

Do sujeito

Liberto

Do castigo imposto

Pelo patronato

Sem limite no estatuto

Feito!


VI


Eis o prolongamento

E o ponto

Finito

Definitivo,

Que cede lugar ao ano novo

Que eu pinto

Com um retrato

Apelativo

E positivo!


VII


Afinal,

Cada final,

Representa um sinal

Fenomenal

Que conduz

Os humanos para uma luz

Divinal...

Uma apoteose geracional


(Por concluir)


Stamford Hill(friday, 23h), 28/12/2018.


          KK(NDO)

 TINHA RAZÃO

DO TRAMBALHÃO?


I

 

A realidade

Que se esconde,

Que não se revela,

Cedo ou tarde,

Nos invade,

Pela

Porta,

Pela 

Janela

Escancarada,

Ou  fechada...!


II


Peço

Deus,

Que dê

A saúde,

O senso

Aos meus!

Para que distrinçam

E façam

As diferenças

Entre as peças

Que sustentam

Que separam,

O amor

E o rancor,

Porque nunca saberemos,

Nunca distinguiremos

Quem

É quem.


III


Aos que chegam,

Aos que atingem

O pódio,

Que gozem

O seu fortúnio

E que nunca os que  falham,

Que nunca tenham

O ódio!


IV


Deus deu a cada

Um, uma seda

Dourada

Para que possa desfrutá-la

De forma singela,

Genuína,

Pois, cada

Um, tem a sua sina.


V


Partilhemos

O espaço

Imenso

Do Universo

Com muito amor,

Solidariedade

Mesmo que a parede

Nos separe

E que nada nos atire

Para baixo,

Para o lixo!

Que cada um se mantenha

Como um humano

Digno

Em cada 

Manhã

De cada 

Dia

Com muita alegria

E vigor...!

Que nos alegremos,

Contentemos

Com o que temos:

A saúde!


(CONTINUA)


Brandoa(quarta-feira, 04:12), 28 de dezembro de 2022.


KANKAMBALL 


UM DEPÓSITO

NO MEU PEITO


I


Tantos

Quantos

Gostos

De sujeitos

Benquistos

No depósito

Do meu peito..


II


O quanto

Queria,

Gostaria,

Desejaria

Desfrutar,

Passar

As férias

Sérias

Em companhia

Da família,

Presente

E ausente!


III


O meu peito

É um depósito

Que nunca está repleto;

Está sempre disposto

A receber

Qualquer

Ser,

Com muito

Prazer.


IV


O quanto

Eu sofro

Dentro

Do meu poro,

No quarto,

No meu quarto

Quarto,

No meu peito,

Pelo que quero

E não encontro!


V


O livramento

Do sujeito

Liberto

Do castigo imposto

Pelo patronato

Sem limite no estatuto

Feito!


VI


Eis o prolongamento

E o ponto

Finito

Definitivo,

Que cede lugar ao ano novo

Que eu pinto

Com um retrato

Apelativo

E positivo!


VII


Afinal,

Cada final,

Representa um sinal

Fenomenal

Que conduz

Os humanos para uma luz

Divinal...

Uma apoteose geracional


(Por concluir)


Stamford Hill(friday, 23h), 28/12/2018.


          KK(NDO)

 UM DEPÓSITO

NO MEU PEITO


I


Tantos

Quantos

Gostos

De sujeitos

Benquistos

No depósito

Do meu peito..


II


O quanto

Queria,

Gostaria,

Desejaria

Desfrutar,

Passar

As férias

Sérias

Em companhia

Da família,

Presente

E ausente!


III


O meu peito

É um depósito

Que nunca está repleto;

Está sempre disposto

A receber

Qualquer

Ser,

Com muito

Prazer.


IV


O quanto

Eu sofro

Dentro

Do meu poro,

No quarto,

No meu quarto

Quarto,

No meu peito,

Pelo que quero

E não encontro!


V


O livramento

Do sujeito

Liberto

Do castigo imposto

Pelo patronato

Sem limite no estatuto

Feito!


VI


Eis o prolongamento

E o ponto

Finito

Definitivo,

Que cede lugar ao ano novo

Que eu pinto

Com um retrato

Apelativo

E positivo!


VII


Afinal,

Cada final,

Representa um sinal

Fenomenal

Que conduz

Os humanos para uma luz

Divinal...

Uma apoteose geracional


(Por concluir)


Stamford Hill(friday, 23h), 28/12/2018.


          KK(NDO)

sábado, 24 de dezembro de 2022

 A SEPARAÇÃO

DITADA PELA RELIGIÃO...!



I


Junto ao elevador,

Ante o elevador,

Fui informado

Da grande decisão

Para a separação,

Para a comunhão

E seguir em frente

Com fé

Como qualquer cristão...!


II


Chegou 

O dia da revelação,

Da confissão,

Da confirmação,

Da separação,

Para haver a comunhão,

Separação

Em relação 

Ao grande pagão...

A confissão

Ditada pela religião.. !


III


O dia esperado,

O dia aguardado

Já há muito 

Tempo,

O rompimento

Do casamento,

Do enlace,

Do disfarce

Que atingiu o topo...!


IV


Se a separação,

Deriva da salvação

Da alma

Do cidadão

Que muito 

Se ama,

Evitando o sofrimento

Do sujeito,

Aceito

O procedimento,

A decisão

Que levou a imposição.


V


Tudo

Tem o princípio,

O início,

O fim,

O não e o sim...

Quando

Se interessou

Cabalmente,

Hipocritamente,

Cinicamente,

Se demonstrou

Publicamente...!


VI


Sugou,

Chupou

Até

O zénite,

E, quando

Tombou

O sujeito

Passivo,

Tudo 

acabou...

Porque já atingiu,

Já conseguiu

O objetivo

Traçado,

Pretendido...!

Tudo,

O vento

Levou

Do que sobrou

Até 

O derradeiro momento!


VII


Pelo amor,

Não importa a dor

Que se enfrenta,

Até que a religião

Apareça com a sua imposição...!


VIII


E as filhas?!

Não importa?!

O importante é afastar o pagão,

O ímpio,

Substituí-lo

Por um outro colo,

Por um verdadeiro

Cristão,

Por um puro 

Cristão,

Por um puro

Ser humano,

Vivendo em paz,

Longe do satanás...!


(Continua)


Brandoa (sábado, 00:15), 24 de dezembro de 2022.


        KANKAMBALL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

 " NAIAFAN"

KALIFAN

 


Acreditar,

Acreditar

Sempre,

Superar

Cada coisa

Medíocre,

Negativa,

Numa coisa

Positiva,

Alegre,

Expansiva,

Que eleva

O nosso ânimo,

O nosso espírito

Mais alto;

Atingir o máximo

Da nossa 

Expectativa.


II


Nunca

Deixar

Que o pessimismo

Se apodere

Do nosso eu;

Nos afaste

Do nosso "gineceu"

E se perca

O otimismo

Que deve pautar,

Caracterizar

A nossa 

Raça😁


III


Eu sou "naiafan"(1)

Do gado

Entregue, dado

Por Kalifan

Para que tenha o capim

Até ao fim

Em toda parte

E para que nada

Falte

Toda

A manada.


IV


Sinto-me

Leve,

Solto,

Liberto

Quando seguro

Neste leme, 

Que é a caneta

E faço correr a tinta,

O soro 

Que me alimenta

Dia

Após dia.


V


Naiafan,

"Nalempe" ( 2 )

Que se preocupe

Em cada instante,

Com o bem-estar

Do seu semelhante

E de todos os que não têm

O essencial

Para a sua sobrevivência

Diária.


1. No dialeto manjaco, pastor.

2. No dialeto manjaco, trabalhador.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (SÁBADO, 12horas), 19/12/2015.


                                    KANKAMBALL ( NDO)

 ...

NÃO DESEJAR

VIAJAR...!


I


Tudo está

Nas mãos

De Deus!

Nada está

Ao acaso,

Se não for

A vontade

De Deus,

O nosso

Senhor

Todo-Poderoso,

Em que cada um de nós, depende!


II


O ambicionar,

O desejar,

É tudo o que nos pode

Ensinar

E não intrujar,

Enganar

O nosso Criador,

Progenitor;

Não ao que parece

E acontece

Na nossa sociedade

Com tanta frequência e malandrice!


III


As férias

Ao relento

Ou no quarto,

É o destino

Deste "menino"

Africano

Neste canto

Recôndito,

Ao abandono,

Sem alegrias

De "famílias"...!


IV


Nada

Está perdido

Desde que se tenha saúde! 

É apenas um período,

Um momento

Que se perde

No conjunto

Da vivência,

Da existência,

Da vida!


V


Aos que tanto

Adoro,

Apenas quero

Desejar este momento

Festivo,

Saúde,

Felicidade,

Paz,

Alegria

Em tudo o que se faz

Para o bem da família!

 Um Feliz Natal e um próspero

Ano Novo!


Amadora(Sábado, 11h11m), 23 de dezembro de 2017.


                                         KK(NDO)

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 QUE ASSUNTOS

CIRCUNSCRITOS...?!


Tu, Mestre,

Gerado,

Criado

Do e pelo ventre

Da doçura

De alegria

Da Nossa Senhora,

Maria,

Protetora

De todos

Nós orfanados,

Deixados

Ao sabor

Do vento,

Ao relento,

Alimentados

Pelo Teu Amor

Infinito...


II


Cristo

Redentor,

Salvador,

Vinde

Pela Sua infinita

Vontade,

Bondade

Ao auxílio,

Ao apoio

Aos necessitados,

Aos carenciados,

Não só dos bens materiais,

Mas também de alimentos espirituais...!


III


Que assuntos

CIRCUNSCRITOS

Na cabeça

Daquela 

Novela

Que estimula

Aquela

Criança

Vinda daquela

Distante aldeola

Para esta Vila?!


IV


Naquela

Sala

De aula,

SA4,

Decorria

A aula 

De História

Do 7- 4,

Os alunos absorvidos,

Animados,

Vendo um filme,

Que nem sei o nome...


...


....


...


(Continua) 


Brandoa( terça-feira, 22:00), 20 de dezembro de 2022.


         KK(NDO)

 TENTO FAZER O MELHOR

DE MIM,

MAS NO FIM,

ACONTECE SEMPRE O PIOR


I


A minha vida

É sempre o retrocesso

Tentar seguir uma senda

De sucesso,

Mas sempre um improviso,

Acontece

Num ápice!


II


Tanta coisa 

Ruim

Na minha vida,

Mas nunca dou por vencido,

Nem tão pouco

Convencido,

Porque sou um filho

De manjaco

Com muito orgulho,

Pois procuro sempre uma saída, 

Airosa,

.maravilhosa,

Sempre 

Para frente

Perante

Cada embate

E ir sempre

Até

Ao fim...



III


Pela vida,

Nunca 

Vou desistir,

Pois, desistir

É morrer,

Sucumbir,

Dar o azo

Ao gozo,

Permitir

O desprezo;

É querer

A chincada,

Com "grande seca"


IV


Vou lutando pela vida,

Enquanto

A saúde me permitir,

Enquanto 

Ainda 

Tiver 

Forças

Para contrariar

As desgraças,

E nunca "deitar

A toalha ao chao",

Ter sempre uma nova paixão

Que o posicione em cima,

Ter 

Sempre a autoestima.



21/12/2022

sábado, 17 de dezembro de 2022

 PARABÉNS,  MINHA

RUTINHA !



I


Oh! Meu Deus!

Que sempre está com os meus,

Com as minhas!

A caneta 

Aponta

Sempre para uma meta 

Bem certa,

Que me incita

À luta!

E ela está,

À volta

Do que levanta 

A minha mente 

Em cada instante, 

A cada  momento

Direto!

O meu sonho, 

O caminho 

Para cada sorriso risonho

Dos meus filhos,.

Os meus trilhos!

A Deus,

Nada peço,

Senão o apreço 

Que me concede

Com a saúde 

Desta beldade,

Que completa

A idoneidade,

A maioridade 

Que me encanta

Como um " cota"!


II


A vida

É sinonimo

Da prenda

Concedida 

Pelo Senhor 

Do amor, 

Criador 

Do vigor 

Em cada criador!


III 


Irmãos,

Concidadãos, 

Ajudem -me a cantar,

A recitar

Um poema

Com uma chama

 Obrigadão,

Imensa gratidão

Que vem do meu coração...!


I


Imenso

Gozo,

Tudo o que faço

Com as palavras

Raras

Que constituem as cifras

Do meu coração 

Em ebulição,

De tanta emoção!

Venho mui humildemente,

Agradecer a vossa bondade,

O instsnte

Da vossa disponibilidade

Que vos permite

Demonstrar a vossa amabilidade

própria do vosso âmago

Para comigo

Como familiar, amigo,

Enviando,

Felicitando 

E desejando

Parabéns, muita saúde,

Felicidade

À minha beldade!


II


Não tenho palavras 

Para exprimir a minha satisfação, 

A minha gratidão,

Na ocasião!

Que Deus vos abençoe 

Com muita saúde!

Que vos livre 

E vos proteja

De tudo o  que é ruim,

De tudo o que não vem

Para o bem!

 A ESCRITA CHAMA-ME

PÁRA SEGURAR O LEME...




I


Entre a noite 

E o dia,

Um tom

De chamamento,

Um som

Quase que grito

Uma obrigação,

Uma missão 

Para com a minha sociedade, 

E, consequentemente,

Para a minha gente,

Para a Humanidade.


II


O saber

Inflama 

A minha alma

Como um ser 

Que tem um dever 

A cumprir

Para com o porvir,

Com a geraçao vindoura

Da minha terra 

Que se encontra

Na masmorra

Duma ditadura...


IV


A minha terra

Encurralada,

Num regime

Ditatorial,

Teme

Perder a fama vinda

Da guerra 

Colonial,

Conduzida 

Pelo camarada 

Amilcar Cabral


IV


Ninguém 

Tem 

O direito

De subtrair,

Tarair

O ideal 

Da liberdade 

Da justiça ,

Da felicidade,

O desiderato,

O objetivo 

Do nosso povo

Pelo que sonharam

E tombaram

Muitos combatentes 

Da liberdade 

Da Pátria...!


V


O que fiz

Para que o meu povo

Pudesse ser feliz?

Eu devia ser o seu servo, 

Conduzi-lo

Ao estádio 

De desenvolvimento 

Mais alto,

Tirá-lo

Do primórdio 

Civilizacional 

Para o atual!

Colocar o meu PAÍS 

No degrau dos demais!

Era o meu sonho individual 

Incluido no coletivo!


(Continua)



Brandoa(sábado, 05:15), 28  de maio de 2022.


KANKAMBALL

 QUEM NA SE LEMBRA 

DA QUINTA DE S.A. DA SERRA?


I


Debaixo 

Dos destroços,

Debaixo 

Do lixo,

Estão os traços 

De muitos laços

Enterrados,

Os escombros 

Dos membros 

Dos antepassados 

Dos homens

Emigrados

Que vieram de muitas paragens

Longínquas 

Através

Das águas 

Do atlantico, 

Que um manjaco

Atravessou 

E pisou 

O território 

Português,

Como o seu esconderijo 

Do Tejo,

O seu Brumário ...

Que teve o desfecho 

Imprevisível

E triste!


II


O Prior

Velho,

No Concelho 

De Loures,

O suor

Daquele velho

Que era pintor, 

Servente,

Apontador, 

Ajudante 

De carpinteiro, 

De armador

De ferro, 

De pedreiro,

Que posteriormente

Se tornou sub-empreiteiro,

Exercendo cumulativamente

A função

De comerciante,

Bem como a profissão

De educador,

Professor...!


III


A gota 

De tanta

Azáfama 

Daquele que amava,

Ama

A sua humilde

Gente

Que lutava 

Para a sua própria 

Sobrevivência 

Numa situação, 

Numa condição 

Degradante,

Sem dignidade, 

Uma vida humana

Revoltante,

Nos arredores 

Da capital

Portuguesa,

Zona

Crucial, 

Zona 

Urbana

Que albergava

E ainda se habita

A maioria

Da população 

Imigrante,

No concelho

De Loures...!


IV


O homem

Que tanto geme,

Teme,

Porque tem 

Muita fome

De fazer 

Um rsbisco

Para não perder 

Aquele que hoje constitui o buraco

Da memória 

Da minoria 

Ética

Que pouca 

Coisa tinha 

Em termos de privilégios, 

Das regalias 

Consagradas

Na Constituição 

Portuguesa!

 ESCREVO

OU QUE DEVO

OU NÃO DEVO


I


A escrita

É a minha predileta 

Companheira

Em cada hora,

Aquela

Que me fala,

Aquela 

Que eu falo

Com muito zelo;

É o banco

Que me põe ao colo

E brinco

Sozinho,

Com o meu sonho

Escondido 

No (meu)fundo

Do meu âmago,

Retido

No meu estômago,

Para agradar

E dar

Ânimo

Ao meu orgulho

Como

Um filho

Do manjaco

Lavrador,

Amante do amor

E que tem o horror

A dor...


II


Levem-me a festa,

Quando a escrita

Não me convida

Para a merenda

Habitual,

Naquele local

Onde exercito

O pensamento

Que tem

A ver 

Com o ser,

Com o homem!


Levem-me a festa,

Levem-me

Ao baile

Para não que se sinta

Triste 

Como aquele

Traste

No meio

De tanta 

Gente,

Mesmo que esteja em solidão, 

Levem-me no meio 

Da multidão...!


III


Os companheiros,

Os meus tesouros,

Os meus alunos

Estão a cumprir

Os seus planos:

Divertir

Descansar

E relaxar

Depois de ano

Letivo em pleno...!


IV


Boas 

Férias

Minhas joias!

Aproveitem 

O tempo!

Renovem

A mente e o corpo!

Bom descanso,

Depois de um incrível sucesso!!


Beijos

E abracos.


Casal de São Brás, (Agrupamento de Escolas Jose Cardoso Pires, Amadora, terça-feira, 12:23), 28 de junho de 2022.


KK (NDO)

 ROGAI

AO SENHOR

PELO QUE NOS SAI,

SOBRETDO DO AMOR..



I


Nas linhas

Tortas,

O aenhor 

Escreve por linhas 

Certas,

Que nos livra da dor

Em cada dia,

Porque a sua voz

Traz para nos,

A sua misericórdia. 


II


Senhor,

Tende 

Piedade

De nós!

Livrai-nos 

Da dor

Atroz!


IV


Fazei

A justiça

Que não sei

Nem

Ninguém 

Sabe,

Nem

Tão pouco percebe,

Quiçá !


V


O mundo

Está cheio

De freio,

De inigmas

E varios roblemas 

Que afligem

Cada homem,

Cada mulher,

Cada ser

Em cada espaço

Do nosso

Imenso 

Universo...!


VI


Pai,

Só sei

Que nada sei,

De tudo 

O que conheci

E aprendi 

No meu vasto

Conhécimento,

Mas muito

Limitado

E restrito..

Dai

A cada um de nós 

A força

E a esperança

De viva voz...!



VII


Sou 

Inocente

Da maldade

Que atinge 

Muita gente,

Perto 

Ou longe

Do mundo

Onde 

Estou

Vivendo.!


VIII 


Pai,

Em cada dia, 

Reforçai

A nossa autoestima,

A confianca

E a esperança

De quem a si, ama

Acima

De tudo,

Neste mundo...!


(Continua)


Casal de São Brás (AMADORA,  sexta-feira,  14:27), 08 de julho de 2022.


KK( NDO)

 I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Bíblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura 

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


IV


Não adianta 

Carregar imagens

Da Nossa Senhora,

Da Maria,

Da Nossa Senhora

De Fátima,

De Jesus 

Cristo

E ignorar o sofrimento

D, outro sujeito

Que diz que ama,

Mas que não o estima,

Não o respeita,

Que o menospreza,

Que o despreza,

Que finge

Amá-lo 

Com todo o zelo,

Mas que longe,

Não corresponde

A verdade

Pura,

Sincera

E verdadeira.

Tem-no como um moço

De recado,

Aquele que satisfaz 

Os seus verdadeiros

Interesses...


V


Que a Igreja

Nos proteja

Da maldade,

Da inveja,

Do ódio,

Do rancor,

Da hipocrisia

E falsidade

De ser uma pessoa 

Do bem,

Mas que no fundo,

Só mágoa

Àquele que tem

O verdadeiro

Amor..


(To be continued)


Encosta do Sol ( Amadora, quinta feira, 02:28), 01/09/2022.



KK(NDO)


                KK

 I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Bíblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura 

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


IV


Não adianta 

Carregar imagens

Da Nossa Senhora,

Da Maria,

Da Nossa Senhora

De Fátima,

De Jesus 

Cristo

E ignorar o sofrimento

D, outro sujeito

Que diz que ama,

Mas que não o estima,

Não o respeita,

Que o menospreza,

Que o despreza,

Que finge

Amá-lo 

Com todo o zelo,

Mas que longe,

Não corresponde

A verdade

Pura,

Sincera

E verdadeira.

Tem-no como um moço

De recado,

Aquele que satisfaz 

Os seus verdadeiros

Interesses...


V


Que a Igreja

Nos proteja

Da maldade,

Da inveja,

Do ódio,

Do rancor,

Da hipocrisia

E falsidade

De ser uma pessoa 

Do bem,

Mas que no fundo,

Só mágoa

Àquele que tem

O verdadeiro

Amor..


(To be continued)


Encosta do Sol ( Amadora, quinta feira, 02:28), 01/09/2022.



KK(NDO)


                KK

 O LICOR

QUE BROTOU O AMOR 

DE BANDJUMPÔR

EM UTHIACOR


I


Em dezembro

Puro 

E íntegro,

Fez 

O reparo

Como o mês

Que talvez

Possa trazer o foro,

O tesouro 

De janeiro

Como o primeiro

Mês no calendário

Gregoriano, 

O sério

No juízo humano....


II


Me lembro,

Como em UTHIACOR,

No mês de dezembro

Se interrompiam

As actividades lectivas,

Tarefas educativas,

Por 

E para outras prioridades,

Nomeadamente

As prioritárias,

As primárias

Que permitem 

A sobrevivência

Das comunidades

Que sobrevivem

Exclusivamente

Da agricultura.


III


O amor

BANDJUMPÔR

Fecunda,

Lega,

Deixa

Entrega

Como caixa

Na vida 

Do ser 

Que viria

A ser

O que hoje associa as letras,

Para formar palavras

Com um determinado

Sentido,

Com um conteúdo

Com um determinado

Significado,

Um juízo de valor

Do mundo 

Em que está vivendo,

Salvaguardando,

A sua inexperiência,

A sua ignorância

Sobre a existência

D,,outros mundos

Desconhecidos.


IV


Na escola

De UTHIACOR,

Pela

Tela,

Pelo quadro

Negro,

Aperfeiçoei as letras,

As palavras

Com ditados frequentes,

Graças aos

Mestres,

Aos professores,

Fernando Una da Silva,

Hitler,

Alexandre,

Tia linda Baticã Ferreira,

Aprendi de cor,

A tabuada,

A gramática portuguesa,

Geometria,

Resolução de problemas.

A todos eles,

Presto aqui,

Os meus mais  profundos,

Altos agradecimentos.


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 02:30), 09/12/2022..


                        KK(NDO)

 O LICOR

QUE BROTOU O AMOR 

DE BANDJUMPÔR

EM UTHIACOR


I


Em dezembro

Puro 

E íntegro,

Fez 

O reparo

Como o mês

Que talvez

Possa trazer o foro,

O tesouro 

De janeiro

Como o primeiro

Mês no calendário

Gregoriano, 

O sério

No juízo humano....


II


Me lembro,

Como em UTHIACOR,

No mês de dezembro

Se interrompiam

As actividades lectivas,

Tarefas educativas,

Por 

E para outras prioridades,

Nomeadamente

As prioritárias,

As primárias

Que permitem 

A sobrevivência

Das comunidades

Que sobrevivem

Exclusivamente

Da agricultura.


III


O amor

BANDJUMPÔR

Fecunda,

Lega,

Deixa

Entrega

Como caixa

Na vida 

Do ser 

Que viria

A ser

O que hoje associa as letras,

Para formar palavras

Com um determinado

Sentido,

Com um conteúdo

Com um determinado

Significado,

Um juízo de valor

Do mundo 

Em que está vivendo,

Salvaguardando,

A sua inexperiência,

A sua ignorância

Sobre a existência

D,,outros mundos

Desconhecidos.


IV


Na escola

De UTHIACOR,

Pela

Tela,

Pelo quadro

Negro,

Aperfeiçoei as letras,

As palavras

Com ditados frequentes,

Graças aos

Mestres,

Aos professores,

Fernando Una da Silva,

Hitler,

Alexandre,

Tia linda Baticã Ferreira,

Aprendi de cor,

A tabuada,

A gramática portuguesa,

Geometria,

Resolução de problemas.

A todos eles,

Presto aqui,

Os meus mais  profundos,

Altos agradecimentos.


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 02:30), 09/12/2022..


                        KK(NDO)

 O LICOR

QUE BROTOU O AMOR 

DE BANDJUMPÔR

EM UTHIACOR


I


Em dezembro

Puro 

E íntegro,

Fez 

O reparo

Como o mês

Que talvez

Possa trazer o foro,

O tesouro 

De janeiro

Como o primeiro

Mês no calendário

Gregoriano, 

O sério

No juízo humano....


II


Me lembro,

Como em UTHIACOR,

No mês de dezembro

Se interrompiam

As actividades lectivas,

Tarefas educativas,

Por 

E para outras prioridades,

Nomeadamente

As prioritárias,

As primárias

Que permitem 

A sobrevivência

Das comunidades

Que sobrevivem

Exclusivamente

Da agricultura.


III


O amor

BANDJUMPÔR

Fecunda,

Lega,

Deixa

Entrega

Como caixa

Na vida 

Do ser 

Que viria

A ser

O que hoje associa as letras,

Para formar palavras

Com um determinado

Sentido,

Com um conteúdo

Com um determinado

Significado,

Um juízo de valor

Do mundo 

Em que está vivendo,

Salvaguardando,

A sua inexperiência,

A sua ignorância

Sobre a existência

D,,outros mundos

Desconhecidos.


IV


Na escola

De UTHIACOR,

Pela

Tela,

Pelo quadro

Negro,

Aperfeiçoei as letras,

As palavras

Com ditados frequentes,

Graças aos

Mestres,

Aos professores,

Fernando Una da Silva,

Hitler,

Alexandre,

Tia linda Baticã Ferreira,

Aprendi de cor,

A tabuada,

A gramática portuguesa,

Geometria,

Resolução de problemas.

A todos eles,

Presto aqui,

Os meus mais  profundos,

Altos agradecimentos.


(Continua)


Brandoa(sexta-feira, 02:30), 09/12/2022..


                        KK(NDO)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

 COMO TUDO

PASSA

DEPRESSA

NESTE MUNDO...!


I


É como o abrir

Os olhos,

Num ir

E vir,

Em menos de uma hora,

Percorrendo os concelhos

Que fazem parte do distrito

Da nossa terra!


II


Ninguém

É ninguém,

Senão enquanto

Tem 

A saúde,

Uma propriedade,

Um posto

Num porto

Duma determidade

Cidade!


III


Tudo

É veloz

Como a voz

Numa fração de segundo!

Tudo

O que fazemos

Tem de ser ponderado

Nos 

Seus contras e prós

Para nós

Próprios...!


IV


Foi como se fosse ontem

O hoje

Que se deseja para amanhã

Dos homens que sentem 

Longe

Como na montanha

Estivessem!


V


Barro

O fresco 

Cheiro

Do barro,

Como o mosaico

Que embeleza

O chão da casa

Do manjaco,

Ou como a tinta

Do poeta

Que se liberta

Do pesadelo da escrita!


VI


O ser no seu íntegro, 

É tão frágil

Como o vidro,

Mas barril

De pólvora

Para uma outra

Criatura

Na terra!

(Continua)


Colina do Sol(sábado, 07h), 15 de dezembro de 2018.


KK(NDO)

 A VONTADE DE ENTRETER,

ESCREVER,

COM MUITO PRAZER...


I


Repeti,

Com muita delícia,

Porque senti

Que valia

Pena,

Porque senti 

Muita alegria,

Como algo 

Que me adorna 

No manto

Farto,

Como se estivesse no seio

Da minha família,

Ou no pátio 

Onde brincava na minha infância,

Na minha adolescência 

Em Canchungo,

Onde aprendi 

A dançar o tango,

A música do Quénia

No Congo

De Augusto Có,

No Congo

De Upá Brene,

Porque sou filho de Math Brane...!


II


Levem-me

Ao entretenimento 

Remoto,

No conto

Ancestral ,

Sob o luar,

Ao ar

Livre,

Sobre

Bantabá

Do meu "baba",

Da minha terra

Natal,

Lá em Quínara,

Lá em Bolama 

De Lúcio da Silva...!

Levem-me

À Portugal,

À Nova Sintra,

À Sindjan,

Gambiafada,

Praia de Offir,

À Bolama de Bass,

À Madina,

À Djiu de Cobra...!


III


Apetece-me

Passear pelas longas 

Avenidas,

Longas 

Alamedas,

Em Canchungo,

Ex'-Teixeira Pinto,

Que começavam desde a Administração 

Colonial,

Até a Rotunda,

O famoso ponto 

De encontro

De jovens à noite,

Junto 

À antiga estátua de Teixeira Pinto,

Que denominávamos de "TRIS LUZ",

E à esquerda,

Desagua

A rua

Que me leva ao meu Uthiacor,

Ao meu Bamdjumpôr...!


15 de dezembro de 2021Brandoa, Amadora, 00:15, 15 de dezembro de 2021:


" A DEUSA

ONDE REPOUSA,

NÃO ACUSA"...


I


O que me persegue, 

Do meu sangue,

Da minha família 

Que me dá folia,

Que me dá alegria

Em cada dia,

Que me sinto 

Dentro meu peito, 

Que o fervor 

Que vem de dentro

Não é de um monstro,

Mas de um grande maestro

Que toca o piano

Com música de amor

Que abala 

E embala 

Qualquer humano

No seu todo,

No seu profundo,

Na sua profundeza

Que a Natureza

Reza.


II


Eu queria 

Que as pessoas entendessem

A minha linguagem, 

Roupagem

Que eu trago 

No meu corpo 

Há muito tempo

Sem a distrinça

Da minha raça,

Da minha religião,

Da região 

Onde eu venho,

Do sonho 

Que eu tenho

Para comigo,

Da camaragem

Para com cada amigo,

Para com todo 

O mundo

Onde eu estou integrado

E estou

Vivendo 

E me olhassem

Como eu sou...


III


Vive

Orgulhosamente

Do seu "love"

Próprio,

Do teu brio,

Do teu orgulho

No trabalho,

Da tua peleja 

Sem inveja

Do que outro tenha

Ou da sua tamanha

Riqueza

Nem tão pouco da sua leveza

Interna

Ou externamente

Na sua vida humana

E terrena.


IV


O algarismo 

Do nosso humanismo

Em relação ao próximo

Que nos eleva ao máximo 

Do e no nosso comodismo

E acomodismo,

Só nos põe no tomo,

Quando o nosso egoísmo

Estiver em evidência 

E dele, tivermos a consciência...


V


Deus no seu propósito,

Acompanha

E acompanhará 

O teu projeto,

O que sonha

Com muito orgulho

Para com o teu filho,

Com muita alegria

Na tua fisionomia

Em cada dia,

Porque és uma mulher

Batalhadora,

Combatente,

Inteligente

E que sabe o que quer...

Te desejo muita sorte!

Uma feliz noite na madrugada de quinta-feira!


(Continua)


Brandoa( Amadora, quinta feira, 03:43), 04 de novembro de 2021.


KHA...KK (NDO)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 COMO AS ÁGUAS 

SE AGITAM,

SE MOVEM,

TRAZEM

E LEVANTAM

AS MÁGOAS...!


I


GUINEENSES,

Temos que ser capazes 

De não descermos

A níveis 

Tão baixos

De DIGNIDADE 

E DE PERSONALIDADE...!


II


Concentremo- nos no essencial,

No fundamental,

No crucial,,

Na nossa terra natal,

No mal

Que hipoteca

A nossa à nossa NAÇÃO, 

À  nossa Pátria!


III


Muitas das vezes,

Menosprezamos

As vozes

E opiniôes dos nossos adversários,

Porque partimos

De que são  larápios,

Atrevidos,

Bandidos...

 


IV


Às  vezes,

Vale a pena,

Convém 

Ouvir o que  os outros

Nos dizem,

O que têm,

Os espetros

Escuros

E obscuros;

O que cada um nos ensina,

Conhecer o nosso invés,

Que nos solidifica,

Que nos fortifica...!


V


Os mexericos 

Tóxicos 

Dos políticos 

Sem escrúpulos 

Que usam todos os meios 

Para atingir 

Os seus fins,

E que, alguns consideram

Os seus ídolos,

Que alguns idolatram,

Porque também 

Querem

Obter benefícios,

Não nos interessam

Neste momento

Do campeonato!


VI


Agora,

É  a hora 

Que cada patriota

Medita,

Reflete 

Seriamente

Na sua mente,

Quem

Deve ser o presidente,

O homem

Capaz 

De garantir a paz,

A estabilidade

À nossa sociedade,

A nossa terra

E promover o que todos

Desejam,

O que todos

Almejam:

O PROGRESSO,

O DESENVOLVIMENTO,

A FELICIDADE!


VII


VIVA GUINE-BISSAU!

VIVA DSP!

VIVA A JUSTIÇA

VIVA A SOCIEDADE SOLIDÁRIA 

E PROGRESSISTA!

ViVA A UNIDADE!


(Continua)


Brandoa (Amadora, SEXTA-FEIRA, 00h 26 minutos), 06 de dezembro de 2019.


                                        KK(NDO)

 UM JOVEM

PAJEM 

COM CORAGEM


I


Este homem,

Jovem

Pajem,

Aceita a viragem 

Da página 

Na cena

Nacional,

E internacional 

Da imagem

Indigna 

Do nosso país!


II


Depois da campanha 

Eleitoral,

Seguida da votação

Do povo 

De forma cívica 

E ordeira,

É agora,

O momento,

De aguardamos,

Acatando as determinações superiores,

Da CNE,

Órgão competente 

Para aninciar

Os resultados ofociais

Das dleições de ontem,

Do dia vinte e nove 

Do mês em curso.


III


O dezembro,

Foi o mês 

Que me fez 

Refém 

Do que convém 

Para informação,

Reflexão,

Esclarecimento

De cada assunto

Que diz

Rrspeito

Ao nosso país, 

E sobreudo  

Ao candidato

Que escolhi

Como o preferido,

O predileto 

E o mais

Preparado 

Para assumir 

As funções da mais

Alta magistratura 

Da nossa terra


IV


Fi-lo com  convicção,

Como  um cidadão

Que tem a preocupação

Da deterioração 

E do desvio da NAÇÃO, 

Da sua verdadeira missão,

Tendo,

Como consequência,

A instabilidade permanente  

E frequente

Do pais,

Sobretudo,

Com o chefe de Estado,

Cessante,

O Dr. José Mário Vaz,

Em cinco anos,

Sete primeiros

Ministros.


V


O país estava 

Ingovernável,

O país 

Estava 

À deriva,

Sem um rumo certo,

A população entregue 

A si propria

E ao Deus dará;

A educação paralizada

Com greves frequentes 

Dos docentes,

Porque não viam 

A cor do dinheiro 

No final de cada mês;

A saúde, caótica, sem classe medica

E sem mínimas condições 

De funcionamento;

As infraestruturas degradadas e péssimas.

Em, suma, quase que o Estado não existia 

E o contraste 

Flagrante  entre os grupos sociais.


VI


Decidi,

Ofereci-me

Em meu nome,

Apoiar a candidatura 

De DOMINGOS 

SIMÕES 

PEREIRA,

Como única capaz 

De conduzir o país 

Para a paz

E para um bom porto.


VII


O candidato

Com uma visão 

De futuro,

Msis

Bem preparado,

Hábil 

E com um perfil

Que congrega todas as vontades diversas 

Para um projeto

Comum e concreto.


VIII

 


Terminada a campanha eleitoral,

Agora,

Na nossa terra,

É o momento 

De consenso,

De reconciliação 

Entre a família 

Guineense,

Da concordia,

De entendimento 

Para a reconstrução 

NACIONAL 

Que a NAÇÃO 

Exige

E é urgente 

Para fazermos 

Dela,

Uma NAÇÃO 

Próspera!


IX


Iniciei

Voluntariamente 

À campanha eleitoral, 

Antes do seu inicio forrmal,

No dia 1(um) deste 

Mês 

E terminarei

A minha escrita

Pela causa nacional,

Com o foco

Na pessoa

Do Eng. DOMINGOS SIMÕES

 PEREIRA,

No próximo dia

31.


X


Convicto

Nato

Desde o primeiro

Dia 

Da vitória 

Do DSP,

Cumprida a missão 

Pelos cidadãos guineenses, 

Agora é aguardar

A sua confirmação 

Oficial pela CNE,

No próximo dia 

1 de janeiro de 2020!

Novo Ano! 

Nova vida!

Nova

Expetativa!

A esperança

Da criança  

Do jovem,

Do homem,

Da mulher,

Do ser 

Que quer

Viver

De forma decente,

Dignamente!


(Continua)


Brandoa(Amadora, segunda-feira, 01h 31 minutos), 30 de dezrmbro de 2019.


      KANKAMBAL (NDO)

domingo, 4 de dezembro de 2022

 O SENHOR

ATENUA A NOSSA DOR

I

O Mês

De dezembro,

É o mês

De perdão

De irmão

Para irmão;

É o mês

De união

E de alegria/folia

Na familia,

Numa palavra,

O mês

De candura

E da fraternização

Entre todos os povos do mundo inteiro.

II

Em cada ano,

Nesta altura,

Congratulamo-nos

E rogamos-nos

Como peregrinos,

Ao nosso Criador

E o da Terra,

Por (nos)ter perdoado

As nossas acões,

As nossas maldições,

Por (nos)ter aliviado/atenuado

A nossa dor.

III

Na sequência

Da circunstância

Natalícia,

Atempada e ansiosamente,

Venho através

Deste meio,

Desejar a todos,

Um feliz

Natal,

Em cada "quintal",

Em cada país.

(To be continued)


CALÇADA DE CARRICHE( DOMINGO, 20 HORAS 10 MINUTOS), 04 DE DEZEMBRO DE 2016.

KK(NDO)

 OKI NO CHEFE

MITI MON NA MAFE...


...Por causas

Humanas

Justas,

"No chefe

Miti mon mafe",

Alegando

Razoes do bem publico,

Para o bem do povo,

Mesmo sabendo

Apriori

Que vai ter

Umas series

De problemas.


( To be continued)


30/11/2016.


KK(NDO)

 A PARAGEM,

A INERCIA,

TEM

COMO CONSEQUENCIA,

A FERRUGEM.

 UMA VÉNIA

A TODOS, NA CERIMÓNIA,

À MEMÓRIA

DA MINHA ETNIA.


I


Ama-te 

A ti

Próprio,

Para puderes 

Amar

Os outros

Seres

Seus semelhantes.


II


O amor

Começa de dentro,

Do interior

Para fora,

Para o exterior.


III


A terra

Chama,

Apela,

Fala!;

Nos toma

Na sua cintura,

Na sua costela

E nos engoma,

Nos adoma

Com a sua doçura,

Por que nos ama!


IV


É o amor

Materno;

Não é paterno,

Externo;

É um (o) amor

Intestino,

Genuíno,

Digno,

Feminino,

Que enferma

A dor

De quem

Verdadeiramente

Ama

E sente

Algo

Diferente

No seu âmago;

É o que vem

Do seu estômago!


V


A terra

Chama

E não temos outra

Via,

Porque não se desvia

Da  esperança

Que a mamã

Traça...!


Amadora (terça-feira, 12h15m), 05 dezembro de 2017.


                       KK(NDO)

 UKINIM

SEM MIM ...!


I


Without me!

My sisters,

My brothers,

My cousins,

My nephews,

My family,

All,

Without me!  


II


I,m so far

From them

And they miss me

So much!


III


O tempo

Cativou-me,

Aprisionou-me,

Fazendo-me,

Transformando-me

Num(no) tipo

Equiparado ao servo

Da gleba,

Aquele que não abandona

A terra,

Aquele que, muitas das Vezes, acaba

Em escravo,

Aquele que a sua sina,

Termina

Na escravatura!

Ser  um desses!!!


IV


O pranto,

O choro

De UKINIM,

De BANÁ,

De CÉCILE,

De MARIA HELENA,

Celle,

Laquelle

Do tempo muito

Remoto,

Pela saudade e sofrimento

Sem mim,

É enorme

E é quase um vexame,

Um muro

Sem fim,

Para mim!!!...


V


Cada palavra,

Se lavra

Na cara 

A lavoura

Da mancarra

E chora

Copiosamente,

O choro evidente

Na fronte

Bastante

Triste

Deste

Emigrante,

Neste

Continente


VI


Almas " perdidas"

Na emigração,

Àqueles que tinham outra ambição,

Outro(Um ) sonho,

Àqueles que se enveredaram

Por este caminho,

Que embarcaram

Neste barco,

Que cruzaram

O Atlântico,

O Pacífico,

O Índico,

E acabaram

Por se enfiar num grande buraco,

Num beco

Sem saída

E só quedas

Encontraram

Até regressarem a sua tenda,

Ou nunca,

Apesar de tanta seca!!!...


VII


Oh MAMAMA,

Oh mana

BANÁ,

Oh mana

NENÉ,

Oh mana

OLÍMPIA,

Tirem-me desta miopia,

Para ir ao encontro da My

Mana

KADY,

Ultrapassar a bruma,

Fleuma

Da Guiné

E abraçar mana

UKINIM

E outros que estão sem mim,

Há quase 38 anos,

Tirando-lhes sonos!!!...


VIII


Apesar de doçuras

De palavras,

Vêm lágrimas

Que banham a fisionomia

Cheia

De miopia

E sem alegria,

Mas que a teima de ousadia,

É a valentia

E a esperança 

Imensa

Em cada dia!


(Por concluir)


Amadora (domingo, 12 horas), 03 de dezembro de 2017.


                  KK(NDO)

 QUANDO DEUS

NÃO DÁ AOS SEUS,

O PODER

DE TER

E DE SER...!


I


Todo o terreno,

Cujo dono

É um tirano,

O seu espaço

É perigoso,

É um pântano

Para qualquer

Humano,

Para qualquer

Ser

Que preza o siso,

E tenha juízo.


II


Deus cria

A criatura

Na Terra

Com a sua própria

Veia,

À sua semelhança,

Com a esperança

De O servir

No porvir

Com toda a afeição,

Com toda a dedicação.


(Continua)


Amadora( domingo, 11horas), 19 de novembro de 2017 


                           KK( NDO)

 A brevidade,

Incide.. 


I

A brevidade

Incide

Sempre na saudade

Do passado

Que alguém

Tem

Vivido!


II


Absorto

No labirinto

Remoto,

Sinto

O aperto

Do peito

Que não me deixa solto,

Liberto

Para viajar para um outro

Ponto

Distante ou perto

De um encontro

Familiar

Num lar

Ou lugar

Acolhedor,

Com amor,

Primor

E esplendor...


III


Como homem,

Só me sinto

Bem

Quando me comporto

Como tal

No convívio 

Global

Do desígnio

Dos humanos

Nos seus longos destinos..


IV


O significado

Das palavras

Se distingue

Quando se tornam raras

E completamente

Se extingue

O seu dote...


V


Por detrás

Do cabaz,

Se jaz

O que é capaz

As 

Más

Notícias

Que se espalham pelas

Ruas

Desertas...


VI


Lambo

O biombo

À demanda

Do sebo

Da vida...

Até o momento em que percebo

E chego ao cabo

Da lufada...


VII


Foram escassos,

Os passos

Rasos

Passados

E divididos,

Apesar de alguns precalços,

Com um dos meus queridos

Familiares,

Digo, um dos pares

Que me devolvem os ares

Mais saudaveis,

Amáveis

E apeticíveis...


VIII


Falo-vos, concretamente,

Da minha metade

Chamada 

Nactividade,

Que trouxe recentemente,

A lufada

Que devolveu a saúde,

Irradicando a enfermidade

Que impedia

Em cada

Dia,

A motrocidade

Daquele que apenas pretendia

Viver

Com um ser,

Tal

E qual

Como devia

Ser

Com toda

A naturalidade...!


IX


A brevidade,

Cedo ou tarde,

Cede,

O pássaro,

O carro

Aéreo

No voo,

O falcão,

O avião

Que arrebata,

A santa

Que enfeita

E encanta

A toca

Onde repousa um membro

Da tribo manjaca,

Que procura 

O faro

Do soro...

E outra

Vez,

De lés

A lés,

A leva para a terra

Da sua Majestade...!


X


E fico

Um pouco

Maluco,

Perturbado

Todo 

O dia,

Melancólico

E sem alegria,

Pelas tempestades

Que circunscrevem

E invadem

As minhas  quatro paredes...!!!


(Continua)

,

Colina do Sol(quarta-feira, 16h12 minutos), 05- de dezembro de 2018.


                                       KK( NDO)

 ARMON ,

NÔ  UNION,

I MUITO IMPORTANTE

NESS ELEIÇON

PARA PRESIDENTE!


I


Prometi

Desde o primeiro dia 

Deste mês,

Escrever

Todos os dias

Sobre as eleições 

Presidenciais

Deste ano

No nosso país 

E vou tentar 

Cumprir.


II


Nunca me timha engajado,

Empenhado

Como nestas eleições Presidenciais !

Um feeling,

Algo inexplicável ,

Que eu próprio não  sou capaz

De expor

E explicar .


III


Na vida de um povo,

Surgem

Sempre 

Momentos 

Imperdíveis 

Para a História! 

Os Guineenses

Devem aproveitá-los,

Usando a cabeça, 

Inteligência 

E a própria  alma.

Não devemos despeffiça-los,

Pois, não repetirão!


IV


Independentemente

Dos acordos

Secretos 

Celebrados  

Pelos atores  políticos,

Sobretudo  por aqueles 

Que foram candidatos 

Na primeira volta,

Dentro 

Ou fora das nossas fronteiras ,

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

Será  imbatível 

Nesta segunda

Volta!


V


Se a inspiração 

É  divina

Ou humana,

Esta minha decisão 

Em apoiar

O DSP,

Não  me perguntem 

E apenas tentem 

Analisar,

Compreender,

E entender,

O meu ponto de vista 

Nesta 

Luta, 

Nesta

Peleja

Em que cada um se engaja,

Que é o engajamento

Nacional

E patriótico!!!


VI


Vou escrever

Em cada intervalo,

Em cada ensejo 

Que o sono

Me impede dormir,

E me permite

Intervir

A favor,

Em prol

Daquele senhor,

Que trará 

Um um outro sol

Que brilha 

E ilumina 

Cada filho 

Da nossa terra,

E que será 

O nosso Presidente,

O presidente 

De todos os GUINEENSES !


Viva DSP!

Viva GUINÉ BISSAU!

Viva a nova PÁTRIA!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 18h 24 minutos), 05 de dezembro de 2019.


                            KK(NDO)

 QUERO APRENDER

A LER

E A ESCREVER...!


I


Até parece absurdo,

O que digo,

O que escrevo

Aqui para (ao ) amigo

Que dispensa o seu tempo

Para ler 

O pequeno

Trecho,

Que preencho

Neste espaço

Escasso,

Mas imenso

Como o Universo.


II


Tenho 

Uma ideia

Fixa,

Pressão

Do meu sonho:

Aprender 

A ler

E a escrever

A língua portuguesa,

O segredo 

Transmitido

Por gerações,

Sobretudo

Por aqueles, como Camões;

Saber 

Um pouco

Sobre o mistério

Tão sério

Que preocupa

Este simples manjaco

Na Europa.


III


Tantos

Outros

Amigos,

Como a mesma obsessão

Nos seus corações,

Paixões

Em cada ocasião,

Pelo saber,

Porque este, não ocupa

Lugar,

Anseiam,

Desejam,

Lutam 

Para que os seus sonhos

Se concretizem,

Se tornem

Numa realidade,

Porque têm

A esperança,

A sua força...!


IV


Alguém

Dizia:

"Só sei

Que nada

Sei"

É esta senda

Que sigo,

O meu coração

Entrego,

Porque cada

Vez 

Que leio,

Que escrevo,

Tenho a sensação

Que nada

Aprendo!

As dúvidas

Acumulam

Se apinham,

Amontoam,

Aglomeram

Na minha cabeça...!


(Contínua)


Brandoa( domingo, 22:15), 04/12/2022.


                    KK(NDO)

 SURGE,

URGE,

PORQUE ESTÁS LONGE!


I


Ainda de pantufas,

Vêm tarefas

De fãs,

Que não se cansam,

Que não descansam

Por causas nobres

Que contribuem

Para minimizar os sofrimentos

Dos mais pobres,

Dos mais carenciados,

Que enfrentam

Muitas dificuldades

Nas suas vidas,

Que dão as suas 

Caras

Para o bem - estar

Daqueles que sonham

Apenas serem felizes

E terem

Muito amor!


II


Dezembro,

O sinónimo

De solidariedade

Para os que enfrentam

A precariedade

No seu quotidiano,

Que ambicionam 

Senão o tesouro,

O cobro

Da penúria,

Que mitiga a miseria

Que proporciona a alegria!

 

III


A ansiedade,

A vontade

Daquele que apenas quer

Aprender

O essencial

Para se integrar,

De forma normal,

Harmoniosa

Na sociedade

Global,

É tão importante

E imperiosa!

Pelo 

Que, apelo

A generosidade

De cada um

Em lado algum,

Para que o sorriso

Seja o universo

Desse lutador

Desse sonhador!


IV


URGE

"Denotar"

O prelo

Que se encontra

Dentro

De cada um

Em lado algum

E venha ao encontro

Do outro

Fora,

Que precisa desabrochar

Com muito amor 

Como uma flor!


(Continua)


Brandoa (sábado, 04:10), 03/12/2022.


                 KK(NDO)

 ESTOU MUITO CONFIANTE!

PELO QUE VOU COMO APOIANTE

DA CANDIDATURA

DO DSP PARA O PRESIDENTE

DA NOSSA TERRA!


I


UM,

DOIS:

Terra "RANKA"

Em cada "TABANKA"!

"Pa cada UM

Confia

Que terra "NA FRIA"!

CADA UM 

Vai 

Apoiar

Quem 

Não traí 

O interesse

Da população, 

Da Nação 

Guineense!

E, portanto, cada "UM"

Vai

Votar

Num

"UM"!

No dia VINTE

E NOVE

Naquele "Love"

Como PRESIDENTE!

UM

HOMEM!

DSP!


III


FORÇA 

COM "UM", "UM", "UM",

COM CONFIANÇA,

CERTEZA,

ESPERANÇA

E BEM-AVENTURANÇA!


II


It,s time 

To talk now,

About  our Country,

But it,s necessary

And show 

The name

Of DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


IV


É tempo

De falar de um nome

Muito importante

Neste instante,

De um ser pensante

Que se preocupe

E se ocupe

Seriamente

Como o futuro 

Presidente

Que sonhe,

Que se empenhe

Arduamente

Para que o país vá para frente!

De alguém

Que traga

Um louro

Que acabe 

Com a praga,

Que acabe

Com a chaga

Que tem

Dizimado 

E prejudicado 

O nosso Estado,

A nossa população 

E Nação!


IV


It's time

To speak of a name

Very important

Right now

Of a thinking being

To worry

And mind

Seriously

As the future

President

What a dream

Make an effort

Hard

So that the country goes forward!

Someone

That bring

A blonde

That ends

With the plague,

That ends

With the wound

That has

wiped out

And harmed

Our state,

Our population

And Nation!


V


A nossa meta,

A nossa luta

Atual,

É árdua

Na terra natal!

Tem de ser assídua 

E pontual,

Permanenente

Em cada frente,

Pois, é urgente 

Que toda a sociedade

Guineense

Se organize,

Se mobilize

Por mais

Sacrifícios,

Em cada esfera 

Da nossa terra,

Pois, são enormes

Para os desafios

E temos

Que ser unânimes 

Nos projetos

Concretos

Que apresentarmos!


VI


Confiem

Irmãos ,

Neste HOMEM,

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!

Não  se desviem!

Cerrem

As fileiras,

E, de mãos 

Dadas,

Não deixem

Que  os inimigos e as poeiras

Entrem!

Não deixem

Em debandadas

As oportinidades que vos são  dadas

Para colocar na presidência 

Alguém 

Com experiência

Dada

E comprovada

Na vida!


VII


É  o número 1(UM)!

"UM",

Número  

Tão giro, 

Tão  puro!

UM

Verdadeiro

Giro

Para o ANO NOVO,

Para o novo 

PRESIDENTE

COMPETENTE

E ATUANTE!


VIII


Cantem,

Dencem,

Brinquem,

Escrevam,

Divirtam(se),

Sempre que puderem!

...


(Continua)


Brandoa(Amadora, 01h 11m, quarta-feira), 04 de dezembro de  2019.


                                  KK(NDO)

 ASSIM

ACORDEI

NESSE DIA

COM UM 

QUE SONHEI...


WE CAN

CHOICE ONE!

SOMEONE!

A MAN!


I


O sino tocou para todos

Os filhos da Guiné-Bissau,

Em todos

Os cantos

Do mundo!


II


É  a hora!

Chegou

A hora,

Para levantarmos

E acudirmos

O apelo

Imperioso,

Para acabarmos 

Com  o atropelo

Mais 

Vergonhoso

Que há décadas, vigorou 

Na terra,

No nosso país,

Na nossa NAÇÃO!


III


Para a segunda 

Volta 

Das presidenciais,

O DSP

É o numero um(1)

Vote

Para o PRESIDENTE, 

O candidato

Certo,

O numero 1,

No boletim

De voto,

DSP,

Para chegarmos

O fim

E vencermos!


IV


É a GUINÉ 

Que vence!

Ninguém 

Perde

Com este homem!

Todos os guineenses ganham,

Triunfam 

Para vencermos 

O medo,

O atraso,

O retrocesso, 

O analfabetismo,

A ignorância ,

O sibdesenvolvimento,

A intolerância,

E prosseguimos 

No caminho do progresso,

Da justiça,

Da democracia,

Do desenvolvimento,,

Prosperidade,

Da felicidade,

Que todos 

Nós 

Almejamos!


V


The bell rang for all the children of Guinea-Bissau in every corner of the world!


(Continua)


Brandoa(AMADORA, QUARTA - FEIRA, 03H 40 MINITOS), 04 DE DEZEMBRO DE 2019


                                             KK(NDO)

 OKI

NÔ CHEFE

MITI

MON NA  MAFÉ..


I


Por causas

Humanas

Justas,

O nosso chefe

"Ta miti mon na mafé",

Sacando

"Massas",

Alegando

As razões 

Do bem público 

Para o bem do povo,

Mesmo sabendo,

Apriori

Que vai ter 

Uma série de problemas.


II


O chefe

Substraiu "mafé"

Que estava destinado

Para outros fins,

Sobretudo

Para ajudar o seu povo

Subnutrido,

Subalimentado..


(To be continued)


30/11/2016.


KK(NDO)

 I


O que adianta

A pessoa 

Santa

Que magoa,

Que despreza,

Que lesa,

Que pisa

O seu semelhante,

E nada sente 

Pelo sofrimento ,

E a dor 

Ao seu redor!

O ignora

Como criatura!


II


A Biblia 

Nos ensina

O amor

Ao próximo,

O amor

À família 

E tudo o que se alia

À pessoa humana

Na sua plenitude,

O décimo 

Mandamento 

Que aprendemos no catecismo ...!


III


No braço,

Esse moço 

Com a Bíblia!

Uma pura 

Hipocrisia,

A falsidade

Que hoje vigora

Sobre a Terra,

Na sociedade.


IV


Não adianta 

Carregar imagens

Da Nossa Senhora,

Da Maria,

Da Nossa Senhora

De Fátima,

De Jesus 

Cristo

E ignorar o sofrimento

D, outro sujeito

Que diz que ama,

Mas que não o estima,

Não o respeita,

Que o menospreza,

Que o despreza,

Que finge

Amá-lo 

Com todo o zelo,

Mas que longe,

Não corresponde

A verdade

Pura,

Sincera

E verdadeira.

Tem-no como um moço

De recado,

Aquele que satisfaz 

Os seus verdadeiros

Interesses...


Que a Igreja

Nos proteja

Da maldade,

Da inveja,

Do ódio,

Do rancor,

Da hipocrisia

E falsidade

De ser uma pessoa 

Do bem,

Mas que no fundo,

Só mágoa 


                KK

 O MEU SONHO!

ESSE CAMINHO 

QUE ME FOGE,

QUE ESTÁ LONGE!


I


Que praga

Que não me larga,

Que não me deixa,

Que me lixa,

Que me persegue

A que estou entregue

Como se fosse um destino

Tão maligno

Como um menino,

Como um humano,

Como um peregrino

Terreno

Sem tino,

Que pode acabar,

Afogar

Num pântano ?!



II


Meu pai,

Não deixe

Que eu caia!

Me ilumine

Com o feixe

Da Tua luz

Que conduz

Para o além,

Para o paraíso

Para o reino

Tranquilo e sereno

Onde jaz

O homem

Fino,

Mesmo que eu não seja

Perene!

Peço -Lhe que me proteja

De todo o mal

Desse mundo

Que, às vezes,

Nos coloca no quintal,

Na margem

Do que é normal!


III


Sou um animal

Com um pedal

Normal

Para andar,

Para marchar

E ir para um lugar

Algum

Prazenteiro,

Um paraíso

Que cada um

Tem como airoso,

Delicioso,

Um terreno verdadeiro

Para esquecer as mágoas

Longínquas

Vindas de muitas águas!


IV


Um mundo

Feito,

Arquitetado,

Dourado,

Visto

Por cada sujeito

Como um canto

Perfeito,

Perto,

Das suas ambições,

Dos seus desejos,

Onde não haja despejos

Para nenhum homem,

Para ninguém,

Um mundo

Onde haja, exista um teto

Para cada um,

Sem pejo

Nenhum,

Sem nenhum

Sem o perigo

De haver um sem-abrigo,

Sem discriminação,

Sem exclusão

Para qualquer cidadão!


(Continua)


Brandoa, quinta-feira, 07:23), 24/11/2022.


          KK(NDO)

 COMO CUSTA

ENCETAR,

INICIAR

A PRIMEIRA CONQUISTA


I


O que seria

De mim

Se não procurasse

Ter alegria

E visse

O mundo sem fim?!


II


A cada minuto,

Sinto

O aperto

Do aperto

Do meu peito

Por não conseguir

Atingir

O objetivo

Que levo

Como um grande projeto




30/11/2022.

A

 O APETITE

QUE O HOMEM 

CONSTANTEMENTE

TEM...


I


Devorar,,

Desbravar

O ambiente

Que se está a observar

Em cada instante

E sentir-se cada vez mais forte,

Cada vez

Mais potente

E seguir sempre em frente,

Sem estar desmotivado,

Desanimado

Por algo que está a correr mal

 DESCER

E VIVER 

AO SER...


I


A Metafisica

Não se aplica

Ao que se explica

Ao que nos toca,

Àquele que peca

E choca

A consciência civica

Quando a si se identifica

Com a sua rubrica

Na sua genuína lógica 

Intrínseca.


II


No buraco,

Pouco

Troco

Verídico 

No que se pretende cientifico

No domínio matemático,

Livresco,

Histórico

Para o público

Cosmológico...

Genérico...


III


Não ao pânico

Endêmico 

Que apodera

A cada criatura 

Agora 

Em tudo o que elabora 

Em cada altura,

E procura

A solução 

No que pondera,

Recupera

O que nesta terra

Se perdera

Outrora...

De plena satisfação...


IV


Na montanha

Onde está aquele que sonha

No amanhã 

Que se avizinha,

Junta -se a lenha

Para a festa da castanha

Que se adivinha

Nas terras como a Espanha,

Alemanha

Ou na minha

Penha,

Com génica façanha 

E manha,

Ronha

Estranha

Em cada entranha...


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 4:00), 02 de dezembro de 2021.


                             KK (NDO)

sábado, 3 de dezembro de 2022

 BOAS

FESTAS,...!


I


A todos

Vós,

Meus queridos

Amores,

Familiares,

Amigos,

E a todos

Aqueles

Que, de uma maneira

Ou outra,

Me fizeram e me fazem um lutador

Imbatível,

Incansável

Da paz e do amor,

Desejo BOAS 

FESTAS:

UM FELIZ 

NATAL

E UM PRÓSPERO

ANO

NOVO!


II


Que o ano de 2023,

Que o vinte

E três

Vos traga

Em cada mês,

A paz, a saúde,

A alegria,

A harmonia,

A prosperidade

E afaste

A praga

Que afeta a HUMANIDADE,

Para que a haja a efetiva FELICIDADE!!!


CASAL DE SÃO BRÁS ( SEXTA-FEIRA, 13:30), 02 DE DEZEMBRO DE 2022.


                               KK(NDO)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

 DESCER

E VIVER 

AO SER...


I


A Metafisica

Não se aplica

Ao que se explica

Ao que nos toca,

Àquele que peca

E choca

A consciência civica

Quando a si se identifica

Com a sua rubrica

Na sua genuína lógica 

Intrínseca.


II


No buraco,

Pouco

Troco

Verídico 

No que se pretende cientifico

No domínio matemático,

Livresco,

Histórico

Para o público

Cosmológico...

Genérico...


III


Não ao pânico

Endêmico 

Que apodera

A cada criatura 

Agora 

Em tudo o que elabora 

Em cada altura,

E procura

A solução 

No que pondera,

Recupera

O que nesta terra

Se perdera

Outrora...

De plena satisfação...


IV


Na montanha

Onde está aquele que sonha

No amanhã 

Que se avizinha,

Junta -se a lenha

Para a festa da castanha

Que se adivinha

Nas terras como a Espanha,

Alemanha

Ou na minha

Penha,

Com génica façanha 

E manha,

Ronha

Estranha

Em cada entranha...


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 4:00), 02 de dezembro de 2021.


                             KK (NDO)

 NUNCA É  DEMAIS RELEMBRAR

O QUE JÁ  ESCREVI:


A SOLIDARIEDADE,

A GRANDIOSIDADE

DA HUMANIDADE...!


I


A tempestade

Que sacode

A maldade

Que esconde

A bondade

Que existe

No zenite

De cada individualidade,

É algo

Benéfico

Guardado

E aguardado

No âmago

De cada "Australopiteco".


II


Em dezembro,

Cada membro

Da comunidade

Desta(nossa) humanidade,

Se esforça

Com a perseverança

E esperança

De ser

E ter

O espírito

Puro,

Inteiro

E genuíno,

Em abono

E idêntico a Cristo,

Pelo menos, este mês

Em que Ele se fez!


III


Aos pecadores,

Em todos os lugares,

Peço que sejam céleres

Nos seus afazeres

E que não se esqueçam dos seus deveres

Para com os outros seres,

Seus semelhantes

Que não têm nenhuns haveres

Nos seus" potes"...!


(Por concluir)


Amadora(sábado, 11horas), 02 de dezembro de 2017.


                        KK(NDO)

 EU SOU

DO PEP!


I


Eu sou

Do PEP,

DA MAMÉ 

GUINÉ,

Do DSP

E DAQIELE

QUE TEM OS MESMOS 

SENTIMENTOS

QUE EU:

Tirar a GUINÉ 

Do buraco,

TIrá-la

Do beco,

Do fosso,

Do poço!

Eleva-la 

Ao PAÇO,

Ao sucesso,

Ao PROGRESSO!


II


O PEP,

Não significa,

Países 

Produtores 

De petróleo,

Mas sim,

PAÍS 

ESTADO,

POVO,

Ou POPULAÇÕES !


III


É essa a minha inspiração

Exclusiva,,

A minha intenção,

A fé 

Pelo que bato o pé

Em cada dia

E com alegria,

Na GUINÉ

Inclusiva,

GUINÉ 

Para todos os guineenses,

Capazes 

De remover 

O bicho

Que está

A promover

E impedir que cada um possa ter

O seu tacho!

Esta 

É e deve ser

A nossa luta,

Luta contra tudo o que é ruim

Até ao fim!


IV


Povo 

Da Guiné-Bissau, 

Irmãos 

Da Guiné-Bissau, 

Está na hora certa

Para cortarmos pela raiz,

O mal do nosso país,

O cancro,

O veneno,

Tudo o que é maligno,

Que impede 

A concretização 

Do objetivo

Da Nação:

O desenvolvimento,

E o progresso social.


V


É o momento

Certo,

Momento

Soberano,

Oportuno,

Para escolhernos 

O nosso soberano,

Para escolhermos 

O nosso PRESIDENTE,

CONSCIENTE,

QUE VAI ESTAR PRESENTE

Em cada instante,

Para atender o pulsar,

O sentimento

Do Povo,

O que o povo

Sente!

É  a aurora

E a era

De DSP!

Deixemos o fantaches

Desfilar com os seus faxes!


VI


Povo

Da Guiné-Bissau, 

Somos 

Apenas um só povo,

Uma só  NAÇÃO,

Um só  país,

Uma só  PÁTRIA!

A unidade,

É a força 

Que faz 

Da nossa sociedade,

Da nossa terra,

Mais forte,

Coesa,

Unida

E próspera !


VII


Sejamos unidos

Para combatermos

O nosso subdesenvolvimento,

O ANALFABETISMO ,

A ignorância ,

A inércia,

O tribalismo,

O nepotismo,

O fanatismo

Religioso,

Étnico

E todas as formas nefastas 

De atraso

E retrocesso!


VIII


Nô 

Junta

Mon

Nha  armon,

Pa nô

Cudji alguim

Que  na representanô

Povo,

Alguim

Que na defendi nô 

Interresse!

És  alguim

I DSP!


(Continua)


BRANDOA (Amadora, segunda-feira, 1h 29 m), 02 de dezembro de 2019.


              KK(NDO)

 A SOLIDARIEDADE,

A GRANDIOSIDADE

DA HUMANIDADE...!


I


A tempestade

Que sacode

A maldade

Que esconde

A bondade

Que existe

No zenite

De cada individualidade,

É algo

Benéfico

Guardado

E aguardado

No âmago

De cada "Australopiteco".


II


Em dezembro,

Cada membro

Da comunidade

Desta(nossa) humanidade,

Se esforça

Com a perseverança

E esperança

De ser

E ter

O espírito

Puro,

Inteiro

E genuíno,

Em abono

E idêntico a Cristo,

Pelo menos, este mês

Em que Ele se fez!


III


Aos pecadores,

Em todos os lugares,

Peço que sejam céleres

Nos seus afazeres

E que não se esqueçam dos seus deveres

Para com os outros seres,

Seus semelhantes

Que não têm nenhuns haveres

Nos seus" potes"...!


(Por concluir)


Amadora(sábado, 11horas), 02 de dezembro de 2017.


                        KK(NDO)

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

 EU SOFRO,

PORQUE QUERO

O NAMORO...


I


Está longe,

A mim foge

Àquela

Gazela,

Àquela

Donzela

Que eu quero

Para o namoro,

Pelo que muito sofro...!


II


Até quando

É que eu vou continuar

A sofrer,

Por não merecer

Ter nos meus braços

Aqueles peitos deliciosos,

Suculentos,

Saborosos,

Daquela senhora

Cheia de doçura?!


III


O meu coração

Está em ebulição,

Pela predição

Que não tem medição

Da ação

Que desencadeia

Em cada dia,

Pelo tempo

Que dilata o corpo

Quase já enfermo

E já não sabe como

Reagir:

Se, se deve permanecer,

Diminuir

A dose,

Ou, simplesmente

Fugir,

Desaparecer

Para um lugar bastante

Distante..


(Continua)


Brandoa, quarta-feira, 17 horas), 30/11/2022.


                   KK(NDO)

 O QUE FALHOU

NAQUILO QUE SE TRABALHOU?!


31/11/2022


"UCAZ"

É COMO MANGANAZ!!!!



"UCAZ",

Nato

Com o seu talento,

Ninguém 

Faz 

O impedimento 

Do seu trajeto,

Nem

Tem

O direito

De estorvar

O que traz

Como algo capaz

De nos salvar!!!


II


Quando 

Temos

A luz

A frente 

Que nos ilumina, 

Quando

Temos

Alguém

Que nos conduz

Para uma outra margem,

Que nos ensina

O caminho 

Da liberdade,

Da felicidade,

Estamos 

A concretizar o nosso sonho!


III


O sonho dos guineenses 

Hoje,

É  seguir

O que vem do nosso  íntimo,

Para atingir 

O programa máximo

Idealizado pelo nosso grande estratega,

O camarada Amilcar Cabral,

O fundador da nossa nacionalidade:

A reconstrução 

Nacional,

Para o desenvolvimento económico,

E, consequentemente,

Para a felicidade do nosdo povo!


IV


Quem não compreendeu 

Isso,

Ainda está no fosso,

Ou, melhor, está no retrocesso !


V


Com "UCAZ",

"MATCHU",

Como PRESIDENTE,

Teremos a melhor presente

Neste

Ano corrente,

O maior cabaz

Recheado

De tudo,

Que o pai natal

Nos traz!!!


VI


Sou o arauto 

Dum prijeto

Unipessial,

Supranacional,

Dum prigrama

Máximo que chama

Atenção 

A cada cidadão 

Para uma  carta magna 

Que abona 

A toda a NAÇÃO!


VIVA DSP!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A DEMOCRACIA!

QUE DEUS ABENÇOE A GUINÉ!


(Continua)


Brandoa(Amadora, 14 h 30 minutos, sábado), 30 de novembro de 2019.


                                           KK(NDO)

domingo, 27 de novembro de 2022

 UCAZ(1),

UM SÉRIO  RAPAZ 

CAPAZ

DE GARANTIR A PAZ

NO NOSSO PAIS!


I


Um" rapaz"!

INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito

 O veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo!


II


A Vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que amamos ,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa, 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)

Um senhor

Já  homem,

Que vai garantir o bem

Do nosso país,

Um  sério 

" Ucaz",

Um visionário

Que vem

E vai defender a paz

Que tem 

Sido muito precária, 

Deficitária

Há um tempo já longínquo ,

Nada profícuo,

Febril,

Para a sociedade civil!


II


 Repito

O apelo

Feito

Logo de manhã:

Realçar o sonho

Que os jovens

Acalentam,

Que os homens 

Se empenham

Na sua luta diária, 

Para uma Vitória 

Com glória,

Que traga 

A alegria

E afasta a praga

Que nos esmaga

E se paga

Com muito

Sofrimento, 

Muita miséria!


III


Arregacemos

As mangas

E vamos

Àluta,

Vamos à segunda 

Volta

Que pode mudar,

Transfofmar 

Cada

Vida

Na nossa terra!

Gira

E querida!


IV


O povo 

Foi muito

Maltratado

Pelos seus proprios 

Filhos,

Pelos trilhos 

Escolhidos

E percorridos,

Pelas ambições individuais

E pessoais!


V


Nada 

É  facil

Numa

Senda

Escolhida

Da vida!

O bom, é difíci,l

E só se consegue

Com muito suor,

Labor

E sangue!


VI


Ganhamos,

Mas ainda não  conseguimos 

O que queríamos,

Para sermos 

Seres

Verdadeiramente livres!


VII


Estamos 

Quase a atingir

A meta!

Entreguemo-nos à luta

Por mais árdua que seja!

Vamos a peleja

Para a conquista

Que o momento nos apresenta!


VIII


Este homem,

Advém 

Do além !

É  alguém 

Que todos devem

Prestar homenagem!

Ele traz

A paz

E algo capaz

De transformar radicalmente

O nosso país,

Se o elegemos como PRESIDENTE!


IX


VAMOS CONTINUAR

A ACREDITAR!

UNIR AS NOSSAS FORÇAS

PARA ACABAR

COM AS DESGRAÇAS

QUE ENFERMARAM O NOSSO POVO!


1. O touro, o macho


CONTINUA


BRANDOA (QUARTA-FEIRA,  21 H), 27 DE NOVEMBRO DE 20019.


                                 KK(NDO)

 CUMPRIR OS MEUS DEVERES

PESSOAIS,

PROFISSIONAIS,

SOCIAIS

COM OS OUTROS SERES...


I


O sono

Ameno,

Só vem

Quando

Cumprir

O que convém 

A fundo

Como homem,

Vendo

O outro a  asorrir...!


II


Ver

O outro a sorrir

De alegria,

É uma grande

Vitória,

É um grande

Prazer,

Um gozo

Imenso!


III


Tento

Não acrescentar

Um ponto

Sobre um conto, 

Mas não resisto,

Não consigo evitar.


IV


O silêncio 

Não é o benefício 

De quem

Tem

O vício 

Da escrita,

Aquele ofício 

Do poeta...


(Por concluir)


Amadora(sexta-feira, 14:20), 27 de novembro de 2020.


                         KK

 QUANDO ALGUÉM

SABE QUE NADA TEM,

QUE NADA OBTÉM 

DE NINGUÉM....


I


A consciência 

De cada pessoa 

Em si própria,

Das suas

Forças,

Das suas

Fraquezas,

Permite

Que cada um

Caminhe

Sempre em frente

Sem hesitações,

Sem ondulações,

Sem oscilações...


II


O DNA,

De cada um,

Não nos engana

De modo 

Algum,

Neste mundo,

Porque nos determina...


III


Sem guião 

Do nosso

Percurso,

Do nosso

Projeto,

Caímos 

No mito,

Caímos

 Na ilusão,

Caimos

Na indefinição 

Da senda

Da nossa vida,

O caminho

Do nosso sonho...


IV


Sou o produto 

DO tempo,

Vindo

Do campo,

Com a origem

A descendência,

E a proveniência 

Deste homem.

De Pelundo.


(Por concluir)


AEJCPIRES ( SEXTA-FEIRA, 10:35), 26 /11/2021.


KK ( NDO)

 AOS INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito o veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo,.

Para a nossa NAÇÃO!


II


A vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que amamos,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma

Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


IV


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


V


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa, 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)