domingo, 21 de junho de 2026

 CABO VERDE,

A ESPERANÇA 

DE UM POVO!


I


22( VINTE E DOIS ) minutos da partida:

URUGUAI  0,

CABO VERDE  1!

É assim, rapazes

Caboverdeanos,

Sóis capazes,

São eficazes

E perspicazes!

O duelo

Que nos dá um belo

Espetáculo!

Um golo 

Historico 

Que deixa qualquer um louco!

Que belo 

Golo

Que enche os caboverdeanos de alegria,

De grande euforia!


II


É assim

O futebol,

O farol

De um povo

Com um objetivo 

Específico!

Um dia

De grande alegria 

E vai ser épico 

Se a equipa continuar assim!


III


O orgulho

De cada filho

Caboverdeano,

Digno

Lutador

De muito valor,

Esta equipa

Com a sua cachupa

Bem densa

Como cozido à portuguesa!


IV


Aos quarenta e três minutos(43m),

URUGUAI empate!

1-1 , entre as duas equipas em campo!

Um empate

Nos finais da primeira parte!

Rapazes,

Vós sois audazes!

O jogo ainda 

É criança!

Ainda 

Há esperança 

De virar o resultado,

Lutando!!!


Aos três minutos de compensação 

Da primeira parte,

O URUGUAI marca

Um golo

E vai com vantagem de duas bolas para o intervalo!

2-1!

Um balde de água fria 

Para a seleção de Cabo Verde!

Eu acredito

Na equipa de Cabo Verde!

Eu acredito 

Nos Tubarões Azuis!

Nada

Está ainda

Perdido!

Força

E esperança 

Cabo Verde!


V


Os Tubarões 

Azuis

Têm dois pulmões!

Vão engolir o URUGUAI!


Segunda Parte:


O poeta

Relata,

Interpreta

O que falta

Desta

Partida

Que ainda 

Nos assusta

Com esta derrota!

Eeeee. Gooooooooooooolooooooolo!

Cabo Verde 

Marca

E empata o jogo!

Uma grande "maca"

Que lança 

Uma esperança,

Um empate

Na segunda parte!


VI

O que devo acrescentar,

Depois do empate entre as duas equipas?

O URUGUAI marca o terceiro golo, mas é invalidado( fora de jogo).

2-2 entre as duas equipas.

Vamos lá,

Rapazes!

Mais um,

Mais algum 

Zoom!

P,ra frente,

Pois, toda a gente

Quer um golo,

Para dar mais um pulo!

Toda a gente 

Quer ver o povo 

Caboverdeano mais

Feliz!

O caminho

Do sonho,

O objetivo 

Do povo

Caboverdeano,

Um destino 

Africano...


VII


O jogo está nos últimos minutos!

Cabo Verde continua a fazer história

Neste Mundial!

É impressionante,

O instante

Deste 

Empate!

Um minuto para terminar a partida!

Um livre a favor de Cabo Verde 

E o árbitro dá por terminar o jogo!

O sonho continua vivo!

 

PARABÉNS, TUBARÕES AZUIS!

PARABÉNS, CABO VERDE!


BRANDOA- ( DOMINGO, 23 HORAS), 21 DE JUNHO DE 2026.


KKNDO 

(FF1)

quarta-feira, 17 de junho de 2026

 O QUE SERIA

UM HOMEM 

SEM 

HISTÓRIA ?!

A PALMATÓRIA 

PARA QUEM?!


I


A precdência,

A descendência

Do homem,

Vem 

Da sua origem,

Da sua linhagem,

Do seu tronco

Chamado

Manjaco

Com a sua história 

Que se inicia

Com o que se diz  a árvore 

Genealógica 

Onde tudo 

Se entronca em Pelundo.


II


A História 

Conta,

Relata,

Descreve

O que serve

Para a nossa referência 

Da nossa existência,

Da vivência 

Dos homens 

Ao longo dos tempos,

A experiência 

Que tiveram em vários campos,

Viagens

Árduas 

Em todos os dias,

E tiveram que ultrapassar 

Varias

Dificuldades,

Várias

Contrariedades...


III


Um homem,

Sem

História,

É um ser

Sem 

Carácter,

Sem 

Referência,

Sem 

Brilho,

Sem 

Orgulho.


IV


Estudar História,

É uma necessidade

Quase biológica,

É como a sede 

Intrínseca,

A necessidade 

Revolucionária,

O imperativo

De qualquer

Ser,

De qualquer

Povo,

Para se conhecer 

A si próprio,

O seu brio,

Que  o impele,

E o que vale

À sua liberdade,

À sua autonomia,

À independência....


V


 Eu me interrogo

A mim próprio,

Comigo

Proprio

E no meu monólogo,

Faço a indagação 

Do que terá falhado

Na minha transmissão

Dos factos

Históricos 

Aos meus alunos...!

Os meus conhecimentos 

São empíricos,

Genéricos?!


VI 


O ensino,

Deve ir ao encontro

Do interesse

Verdadeiro

Do próprio aluno,

Não o que é imposto

E sem gosto

Da parte do aluno ,

Algo que o motiva,

Que o estimula,

Que desperta

O seu interesse

E curiosidade,

Que o valoriza 

Como uma pessoa única,

Com a sua personalidade...!

O professor ensina,

E o aluno

Aprende...

A aprendizagem

Depende 

Da vontade

Daquele que  tem

A necessidade 

Desta aprendizagem...!


VII


O que fazer,

Quando 

O aluno

Não quer

Aprender,

Não gosta,

Detesta 

O método 

E o modelo

Seguido,

Implementado

Nas nossas escolas?

Que fazer,

Quando 

O aluno

Detesta 

O nosso ensino,

A nossa escola?!


VIII


Quem 

Falhou?

Quem

Não trabalhou?

O professor

Ou o aluno,

O docente 

Ou discente,

Quando,

Numa

Dada turma,

No final do ano

Letivo,

Não se atingiu o objetivo

Desejado,

Proposto, delineado,

No seu início?!


(Continua)


Brandoa(quarta-feira, 21:26), 18 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

terça-feira, 16 de junho de 2026

 



Para

ABENE:

Quando 

A noite

Cobre

O firmamento

De escuro,

Do outro 

Lado

Abre

Um corredor 

Aberto

Para que um outro

Semelhante,

Estar mais contente,

Possa usufruir

O porvir 

Com maior

Amor,

Suavizando

A dor

Que aperta 

Àquele que ama

Na sua alma,

No seu coração 

Sem compensação,

Ou seja,

Alguém que não o aceita,

Nem

Tão 

Pouco o beija.


17/06/2026.


kKNDO 

( FF1)

 TU, QUE AMAS,

LUTAS

DE TODAS 

AS FORMAS,

PARA NÃO PERDERES

O QUE QUERES...!


I


Dia

Após 

Dia,

O poeta 

Compôs 

Uma poesia

Que suporta

A sua alegria,

A sua angústia,

O seu amor

Ou a sua dor.


II


É constante,

É permanente 

A escrita

Que o poeta 

Faz

Para ter

A paz

De espírito 

E viver 

Com muito 

Prazer

E sem arrependimento.


III


Em lugar

Recôndito,

Remoto,

O poeta

Se lembra deixar 

Algo 

Escrito 

Para um amigo,

Ou para uma amiga,

Algo

Que entrega 

De corpo

E alma

Para um tempo 

Que há de vir,

Para um tempo

A seguir

À sua época,

Desde 

A sua tabanca

Até a esta 

Grande 

Cidade

Cosmopolita

Chamada

Lisbon,

Chamada 

London

E só falta

Chegar 

A Boston

Ou Houston,

O palco

O centro 

De atenção

Nesta 

Ocasião,

O futebol

Domina cada

Sol,

Local

E Mundial

E que só se fala de Cabo Verde

Com os Tubarões Azul

Vindo do sul...


IV


No momento

Em que poeta

Não encontra 

Nenhuma senhora

Para amar

E apenas imaginar

Cada rosto

De um vulto

Que acalma

A alma

De quem,

Do homem 

Que apenas ama...


V


Há um ano

Encontrei

Um amor

Que muito

Me deu 

Prazer,

Mas que, infelizmente,

Hoje

Me surpreendeu,

Resolvendo estar 

Muito 

Longe 

De mim,

Se calhar,

Quer 

Pôr 

O fim 

Desse amor

Desse relacionamento,

Porque já muito ganhou,

Se fartou

E se afastou...

E assim,

Me decepcionei,

Deixando -me muito

Triste ..


VI


Toda

Aquela

Donzela

Que um dia 

O poeta 

Quis

Ser 

Feliz,

Viver

Com prazer

A vida,

Partiu

Porque já não fingiu,

Deixou de ser

Hipócrita

Senhora

E assim, foi-se embora...


(Continua)



Alfornelos ( terça-feira, 17:50), 16/06/2026.


kKNDO 

(FF1)

segunda-feira, 15 de junho de 2026

 O PALCO

IBÉRICO


I


Nós,

Lusitanos,

Somos 

Veteranos!

Combatemos

Sempre no palco!

Hoje,

Bem longe

De nós,

Temos

Um outro

Encontro,

Estarenos no palco 

Ibérico!


II


Estaremos

Sempre

Na linha

Da frente

Em qualquer

Embate

Neste Mundial,

Porque, afinal,

Quem 

Tem

O Arnaldo

Tem

 tudo!

Temos o Ronaldo,

Àquele que sempre 

Foi 

Herói

E sonha

Sempre 

Em vencer!


III


Como

Em França

Em ,2016,

Neste mundial

Temos a esperança

De chegar a final

E quem sabe,

Podemos trazer

A taça

Para Portugal


 IV


A nossa bandeira

Deve flutuar

Em Lisboa

Em cada localidade,

Em cada cidade

Deste Portugal

Continental

E Insular,

Bem

Também

Em cada terra

Que fala a língua

E tem tradições

De Camões,

A fim de incentivar

Os nossos pupilos

A marcar

Muitos golos

Nas terras dos sovietes.

Todos

 Devemos 

Estar

Presentes,

Senão físicamente,

Mas, pelo menos,

Moralmente.


(Continua)


Agrupamento de Escolas Queluz Belas(sexta-feira, 13h30m), 15/06/2018.


                             KK(NDO)

 UM RESPIRO

TRANQUILO, VERDADEIRO,

E PURO...


I


Pensar,

Refletir,

Raciocinar,

É um ato

Próprio

De um sujeito,

De um indivíduo,

De um ser

Humano,

Que, efetivamente,

Quer

Viver

Com a harmonia,

Concórdia,

Sintonia

E alegria

Com os demais.


II


Na hora

Da partida,

Da despedida,

Na hora

De se ir embora,

Quero ter

A consciência

Tranquila,

Do dever

Cumprido,

Ou, pelo menos,

Ter

Tentado

Dentro

Das minhas limitações,

Do meu alcance

Como homem,

Com a minha burrice.


III


Findo

O ano letivo,

Escrevo

Tudo

Ou quase tudo

Sobre o que tenho

Feito,

Do bom

E do pior.


Continua


Amadora/sábado/14h39m, 16/06/2018.


KK/NDO

domingo, 14 de junho de 2026

 UPASS

AWARA WASS...!(1)


Quando 

A noite

Cobre

O firmamento

De escuro,

Do outro 

Lado

Abre

Um corredor 

Aberto

Para que um outro

Semelhante,

Possa usufruir

O porvir 

Com maior

Amor,

Suavizando

A dor

Que aperta 

Àquele que ama

Na sua alma,

No seu coração 

Sem compensação,

Ou seja,

Alguém que não o aceita,

Nem

Tão 

Pouco o beija.


17/06/2026.


kKNDO 

( FF1)


Nhane

Na djine

Awara 

Null pbuka

Ni WASS

War

Depuis

PbuKhol,

Depois

Odjandjan

Pthassoll...


II


Umundu

Ali

Utchi

Ulempe

Tchi,

Thi manterler

Thi banhane,

Thi bnoth,

The musiques,

Thi histoire

Traditionnelle

Et jamais 

Avec faim,

Sans la guerre,

Mais, oui,

Avec la paix...!


III


Je suis 

L,apologiste,

Pour l,Amour,

La paix,

Le dialogue,

Liberté,

Egalité,

Fraternité,

Coexistence

Pacifique,

La literature,

De la poesie 

De la musique,

Et de l,art...


IV


Je défends

Le monde

De l,harmonie 

De concorde 


Je défends

le monde 

de l'harmonie,

de Concorde

Pari 

de l'ère numérique,

de la mondialisation,

mais pas l'asphyxie 

Spécifié 

National,

Historique,

Culturel,

Identité

National,

De la démocratie,

D'égalité, 

justice,

d'inclusion, etc.


V


Ukame

Ucrânia 

Ni Rússia,

Ukame

Thi Isra

Anoran 

Banhane 

Thi umundu

Bilingue:

Ubone,

Ptchath,

Umundu 

Atchi thi plabatha,

Atchi thi pnor...!


VI


Ukame

Rússia-

Ucrânia,

Ukame

Israel- Palestine-

Hamas,

Ukame 

Israel- Irão

Cathidje

Umundu

Pa Troisième Guerre 

Mondiale...!

Manhane

Ba cine

Gue tchaque

Ga thi ukame,

Pa therler,

Badjipan,

Bathor thi umtable

Pa pulenth,

Pa utan ukame

Ni ghuegharé!


1. Poema  escrito em manjaco.

Tradução  em português:


1. O RAPAZ

    TEM UM BOM CORAÇÃO...


I


Um ser humano

Deve,

É bom que nasça 

Com um bom coração,

Desde

O seu nascimento,

O seu crescimento,

Desde 

A sua infância,

Desde 

A sua adolescência,

Desde a sua juventude...!


II


O mundo

Está 

É bom,

Sr houver

Trabalho,

Se houver

Entendimento,

Compreensão 

Entre as pessoas,

Se houver 

Diálogo,

Se houver

Sossego,

Se houver

Divertimento,

Se houver

Músicas,

Se houver

A conservação,

A perservação 

Da história 

Tradicional

E nunca

A fome,

A pobreza ( extrema),

Um mundo

Sem a guerra,

Mas, sim,

A PAZ...!


III


Eu sou um apologista 

Do AMOR,

Da PAZ,

Do diálogo,

Da liberdade,

Da igualdade,

Da fraternidade,

Da coexistência 

Pacífica,

Da literatura,

Da poesia,

Da música,

Da arte

E da cultura

Em geral.


IV


Eu defendo

O mundo 

Da harmonia,

Da Concórdia,

Da mundialização 

Que não asfixia 

Especificidade

Nacional,

Histórica,

Cultural,

Identidade

Nacional,

A democracia,

A igualdade,

A justiça,

A inclusão, 

Etc, etc.


V


As guerras

Que se alastram 

Pela Europa 

E pelo Médio 

Oriente,

Estas guerras 

Vão destruir

O mundo 

Todo 

E com consequências 

Imprevisíveis ( nefastas):

A fome generalizada,

As mortes...!


VI


A guerra

Da Rússia 

Com a Ucrânia,

A guerra

De Israel 

Com a Palsstina- Homas,

A guerra 

Também de Israel 

Com o Irão,

Vão destruir 

O mundo

Com consequências nefastas

Como a fome,

A pobreza

E, consequentemente,

Pode conduzir-nos

A uma indesejável 

Terceira 

Guerra

Mundial.


(Continua)


Alfornelos ( domingo, 15:21), 15 de junho de 2025.


KKNDO 

( FF1)

sábado, 13 de junho de 2026

 EU NOS ARES 

DE LONDRES


I


A Deus,

Sempre

Pedi

A paz,

A alegria,

O amor ❤️ 

E continuo 

A pedir

Os mesmos 

Em cada dia...


II


Eu sou 

O produto 

Do tempo

E vou 

Continuar a sê-lo

Com muito

Zelo,

Enquanto 

O meu corpo 

Aguentar,

Suportar

As dificuldades,

As vicissitudes...


III


O amor ❤️ 

É a dádiva

Que nos foi dada

Pelo Criador,

Que nos livra e salva

Da dor.


IV


O amor ❤️ 

Não se mendiga,

O que nos dá 

A fadiga 

Da vida;

Quando não dá,

Afasta-se,

Vá -se 

Embora,

Põe -se

De fora,

Porque ele é um valor

Supremo,

Íntimo...


V


Inglaterra,

Londres,

Terra 

De contrastes

Em termos 

Climáticos,

Políticos,

Sociais

E ambientais,

Onde se vive,

E se trabalha 

Com liberdade...


VI


Enquanto

Ser 

Pensante,

Pugno,

Luto,

Anonimato

O sofrimento 

Humano,

A dor 

Do outro semelhante

Pelo facto 

De não saber 

O que é o amor ❤️...


( Continua)


Londres! HACKNEY, 13:00), 13 de junho de 2026.


kKNDO 

( FF1)

 I'M AT THE LUTON 

AIRPORT, FROM LONDON..


I


Here is my route

Painful

On earth

From His Majesty,

Without knowing exactly

What do I intend

Of life,

On this walk. 


Il


During the Easter holidays,

I tried to order in England,

A residence

Definitive. 

On the tenth of June

I came to discuss the same subject,

But for now,

Not yet resolved

I will have to (wait),

That the competent services

From the country,

Send me an inquiry,

A form

In Portuguese. 


III


Today,

Around three o'clock

Early in the morning,

I'm at the airport

From Luton,

In London

In order to return

To Portugal,

Well, I have

Assessment meetings

From June 15th to 18th

At school EB2/3 José Cardoso Pires, Casal de São Brás,

In the municipality

From Amadora,

District

From Lisbon.


(Continues)


Luton Airoport( London, 03:27), 14 de junho de 2026.


kKNDO 

(FF1)

 ACREDITEM 

NO QUE SENTEM

E TRABALHEM...!


I


É no sonho,

Pondo-se  

A caminho,

Que tudo

Acontece,

Que tudo

Nasce,

Com os pés 

Bem assentes 

Na terra,

Por cada criatura!


II


O mundo

Constrói -se 

Pondo-se 

Na estrutura

De cada obra,

No conteúdo 

Concreto,

Certo,

Sem hesitação,

Sem dúvidas,

Sem oscilação 

Entre as várias labaredas

Nas nossas caminhadas!


III 


Acredito

No que sinto

E faço 

Para  e por isso,

Para que tudo

Aconteça

Segundo 

A minha crença,

Segundo 

A minha esperança,

Segundo

A minha força!

Que nada 

Desmoreça

Na vida

Por falta 

Da nossa iniciativa,

Desde que se viva

Com saúde,

Com leme

Para que não haja a fome

E orientado

Com uma energia

Que  cada

Um agiganta, 

Em cada

Dia

Dessa sede!


IV


O último

Dia de aulas

Das nossas 

Queridas 

Crianças,

Dos nossos queridos

Adolescentes,

Quero desejar o máximo 

Em termos de aproveitamentos

E resultados 

Escolares!

Que os seus esforços 

Nos estudos,

Tenham valido a pena,

A viagem de setembro 

A junho!


V


Poder

Sentir-me honrado

E orgulhoso

E dizer:

Vale a pena ter

Viajado

Convosco

Durante este longo

Período!

Agradecer 

A atenção e acompanhamento

Dos Pais/Encarregados

De Educação, 

Neste processo

Moroso

De ensino-aprendizagem !!!

Saúde 

E muita felicidade!

Bom descanso,

Boas férias!


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 06:25), 14 de junho de 2024.


KKNDO (FF)

sexta-feira, 12 de junho de 2026

 TREZE,

TREZE,

REZE!


I


O ano letivo

De 2024/2025

Começou no dia 

13 de setembro

E termina (hoje) no dia

13 de junho!

Com coragem,

Abnegação,

Empenho,

Entusiasmo 

E confiança 

Pedalámos

E aqui chegámos!

Espero que todos os alunos,

Pelo menos, a maioria 

Tenha conseguido os seus objetivos!


II


O tempo 

Moldou

O meu corpo,

O transformou 

Numa moldura

Que ganhou

Outra 

Postura,

Outra 

Candura,

Uma confiança 

Na esperança,

Na crença 

De que tudo passa

Depressa!

O que é preciso 

É persistência,

Resistência 

E a paciência

Para chegarmos à Ciência!,

Sinónimo do progresso,

Prosperidade

E felicidade 


III


Docentes,

Discentes,

Assistentes

Operacionais 

E todos os profissionais

Da educação 

"Todos,

Todos 

Todos"

Unidos 

Numa única missão:

A formação 

Plena

Dum cidadão, 

Numa base da inclusão,

A formação 

Da pessoa humana...


IV


O que é preciso,

É a persistência,

A resistência,

A paciência 

Para chegarmos à Ciência,

Sinónimo do progresso,

Da prosperidade 

E da felicidade 

De cada ser

Humano

No seu viver

Quotidiano!


V


Espero 

Que o meu agrupamento,

José Cardoso Pires,

Casal de São Brás,

Na Amadora,

Tenha conseguido

Os objetivos

Previamente

Definidos

No início do ano letivo

Prestes a terminar!


VI


Como no dia

13 de setembro 

Tinha feito,

Tinha escrito

Uma mensagem 

Aos meus queridos alunos,

Hoje, dia 

13 de junho,

Quero desejar um bom descanso 

Depois do sucesso 

No decurso 

Do ano letivo

E que todos tenham 

Conseguido o desiderato 

O propósito,

O objetivo 

Traçado 

No início,

No princípio 

Do ano lectivo!

 

A VIDA CONTINUA!

A ESPERANÇA

É CONTÍNUA 

ENQUANTO HOUVER(HÁ) A VIDA!


(Continua)


 Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, Casal de São Brás( Amadora), 13 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

quinta-feira, 11 de junho de 2026

 O TAMANHO

SONHO

QUE EU TENHO...


I


Um sonho 

Grande

Que me invade

É de grande

Tamanho!

Como desbloquear

A grade

Que me impede

A localidade 

Onde 

Se situa

O meu sonho;

Lisboa,

Londres

Ou Bissau

Ou Bolama!


II


Na cama,

Em que tudo

Se trama,

Chama 

E se reclama

Por aquela que na alma

Se ama

Perdidamente,

Se sente

Frustrante 

Seguir em frente 

Quando

Nem uma tênue

Luz 

Na superfície 

Lhe conduz

Suavemente...


III


Escrevo 

Tudo 

O que é turvo,

O que ninguém

Entende,

Compreende

E percebe

A sua linguagem

Porque ele,

É aquele

Que ama 

E nada 

Esconde

Na sua vida,

Esse amor 

Que o seu interior

Defende

E difunde

Para exterior 

Com todo

O primor

E rigor

Sem complexo,

Se pôr 

Em baixo

Como inferior 

Nem

Tão pouco 

Superior,

Porque ele

É um simples e humilde

Romântico.


IV


Estar

Em Londres

Ou em Lisboa

Ou nos arredores,

Nada 

Lhe impede continuar

A sonhar,

Mesmo quando

Voa,

Levado 

No ar 

Por um avião,

Continua

Sempre com um guião 

Na sua mente,

De dia ou de noite,

Porque o seu coração 

Bate 

Muito forte 

Em cada

Instante...


V


Nada 

Lhe impede

De continuar 

A sonhar,

A procurar

O amor

Da sua vida

Que ainda

Está reservado 

Para mais

Tarde,

E, consequentemente, ser feliz


VI 


A felicidade 

Vem da luta,

Da peleja, 

Do embate

Em combate,

Em cada frente,

Norte,

Sul, Este

Ou Oeste,

Porque se sente

E acredita

Na vitória

Que traz 

A alegria

Que o faz 

Feliz em qualquer localidade,

Porque simplesmente,

O deseja,

Seja 

Em que país 

For,

Desde

Que seja

Um verdadeiro amor...


(Continua)


Londres ( sexta-feira, 05;16), 12 de junho de 2026.


kKNDO 

(FF1)

 EM TUDO O QUE ACONTECE,

ALGO ACRESCENTA--SE...


I


Escrever,

O prazer

Sempre

A acontecer,

E o poeta

Cumpre

O que lhe cabe,

O que sabe;

Conta,

Relata,

Informa,

Chama

Atenção 

A cada irmão,

A cada cidadão,

A cada concidadão

Para cada situação,

Em cada ocasião.


II


Informar 

Com a exatidão,

Com a isenção,

Com a imparcialidade,

Com a objetividade

Possível,

Muitas das vezes, difícil, impossível 

De (Em) evitar...


III


Informar,

Melhor dito,

Refletir

Sobre o que já foi dito

E escrito,

Acrescentar

O seu ponto 

De vista,

Difundir,

Fazer um alerta,

Prevenir 

Sobre um importante assunto...


IV


As nossas 

Andanças

Produzem mudanças,

Podem ter causas

Benignas

Ou malignas,

Consequências 

Boas 

Ou consequências 

Más,

Dependendo, em parte,

Da nossa conduta 

Correta,

Das graças 

Do Senhor 

Criador 

Ou da( nossa) sorte...


V


O ser

Vivo,

O ser

Racional 

É diferente

Do ser

Irracional,

O animal,

Porque distingue o bem 

Do mal;

É inteligente,

Dispõe não só do coração,

Mas também 

Da razão;

Tem

Faculdade e é ativo.


VI


Tudo o que escrevo 

Tem um objetivo;

Não é definitivo,

Não é finito,

Correto, 

Completo;

Não é isento

De erros,

Ou, seja, todos os textos não são puros

Compêndios 

Literários;

Eu preciso da vossa ajuda,

Do vosso apoio,

Da vossa crítica,

Para crescer,

Aprender

Mais a escrever...!


(Continua)


Alfornelos (quinta-feira, 10:50), 12 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

Para cres

 DE LISBOA,

O POMBO VOA...! 


Tem 

Asas como um pássaro

Mas só tem

O soro 

Que lhe permite

Ir bem

Distante 

Mais do que pássaro.


II


A capacidade humana

Que emana 

Da sua inteligência

Que domina 

O espaço 

Terrestre

E percorre

O espaço 

Celeste

Através da sua mente

Que com o milagre,

Faz coisas incríveis, 

Impensáveis

Há milhões

E milhões 

De anos

Com o aparecimento

Remoto

De primeiros seres humanos

No planeta

Que hoje se habita...


III


Cada vez mais

O homem faz coisas fantásticas

Nas suas práticas 

Diárias,

Que deixam o homem

Ainda

Mais 

Feliz

Na sua vida,

No seu dia 

A dia,

Bem 

Como

Coisas

Horríveis,

Abomináveis 

Que impressionam cada 

Individualidade

Na( nesta nossa) humanidade.


IV


Porquê o Homem,

Com a sua inteligência, 

Que é capaz,

Não faz

Unicamente,

Exclusivamente,

Coisas que alegram,

Que abonam

Para a felicidade

Da humanidade?

Porquê

Que o Homem

Na pára

E pensa no que apenas beneficia,

No que apenas dá 

A alegria

A pessoa 

Humana

Tanto em Lisboa,

Nos arredores,

Bem

Como em Londres

E nos seus arrebaldes?


V


Afoito,

Enfrento

Com afoito,

Com avidez,

Com sensatez 

Cada segundo,

Cada minuto,

Cada hora,

Cada mês,

Cada ano,

Aventura

Própria do humano,

Porque tenho 

Um sonho,

Tenho 

Um projeto

Em cada 

Senda,

Em cada 

Caminhada

Da vida...


VI


Só com abnegação,

Com muita dedicação 

Sem hesitação,

Conseguiremos vitória 

Que nos dá 

Alegria 

E prazer 

De viver

Com um ser 

Com carácter

E contribuir para que os outros,

Os nossos próximos,

Tenham os mesmos

 Louros...!



(Continua)



NO AR ( ENTRE LISBOA E LONDRES, 14:48), 10 DE JUNHO DE 2026.


KKNDO

(FF1)

 A MINHA EMBRIAGUEZ 

CADA VEZ

MAIS PELO PORTUGUÊS...


I


Não que tenha 

Menosprezado

O meu mundo,

O mundo 

De quem

Sonha

Transformar,

Auxiliar,

Ajudar

O seu semelhante 

Ou meio ambiente

Envolvente

Em cada instante,

A um habitante

Deste

Planeta,

Mas algo que se gosta,

Se labuta 

E sempre se luta...


II


No dia 

De Luís 

De Camões,

Que tanto sermões,

Tantas lições

Nos ensinou,

Nos deixou,

Nos legou

Como algo insubstituível,

Como algo imprescindível 

Para todas as nações,

Sobretudo as que falam o português,

Bem como os que falam inglês,

Francês,

Polonês,

Não podia 

Deixar de forma 

Alguma,

Não escrever,

Algo que gosto de fazer...


III


Produzir

E me sentir

Que estou a evoluir,

Em algo que possa contribuir

Que estou a subir 

Em termos literários 

Em vários 

Sentidos 

E modos 

Como um ser humano,

É um fenómeno 

Que me deixa feliz, bacano...


IV


Neste dia

Em que viajo,

Atravessando o Tejo,

Não uma simples aventura

De ir para uma outra

Terra,

Não uma simples paródia,

Um simples desejo,

Mas sim uma grande

Necessidade,

Uma urgência,

Uma necessidade 

Imperiosa,

Impetuosa...


V


A Deus,

Nós os seus,

Filhos,

Os descendentes

De Adão 

E Eva,

Somos conscendentes,

Pedimos 

Perdão 

Que nos salva,

Que nos leva

Para o Paraíso,

Para o descanso

Delicioso

Junto dos nossos parentes

Que nos deixaram,

Que há muitos anos partiram.

Que sigamos os bons trilhos, 

Sem gatilhos...


VI


Camões,

Dê -nos a sua lucidez,

A fim de falarmos

E escrevermos 

Corretamente

E fluentemente

O português!

Sentirmos 

O português 

Nos nossos corações 

E assim, praticar,

Realizar

Boas ações...!


(Continua)


No AR( entre Lisboa e Londres, quarta-feira, 15:45), 10 de junho de 2026 


kKNDO 

( FF1)

quarta-feira, 10 de junho de 2026

 AS ARMAS E BARÕES 

ASSINALADOS,

DEIXADOS

POR LUÍS DE CAMÕES...


I


Homenagem

A cada homem,

Aos anónimos 

Heterónimos 

Nunca dantes

Mencionados

Por anteriores 

Aurores 

Destacados 

Dos feitos

E dos contributos

Desses

Seres

Ignotos,

Ignorados,

Deixados

Aos anonimatos...


II


Oh! Camões,

Por que razões 

Os chorões 

De verões 

Falam,

Abordam

Hoje,

As suas deambulações,

Digressões 

Em várias direções 

Longe

Das suas aflições 

E  das suas privações...?!


III


Era a paixão 

Do mar

Ou o acalmar

Do desassossego do seu coração??!


IV


" Os bons vi

 Sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi

Sempre nadar

Em mar

De contentamentos"


(Continua)


OBS:


Falta

A pintura

Da  bonita,

Da gira

Senhora.


UBBO(AMADORA, 10 DE JUNHO DE 2024.


KKNDO (FF)

 CAMÕES,

ALIVIE OS NOSSOS CORAÇÕES 

DE TANTAS ALUCINAÇÕES 

DE TANTOS

SOFRIMENTOS!...


I


CAMÕES,

De tantos 

Séculos,

Os teus pupilos,

Os teus discípulos 

Já inconformados

Pelos estados

Em que se encontram as suas populações,

Em geral,

No teu Portugal 

E além-mar

Que alguém tenta tramar...


II


E hoje,

O teu dia,

Ninguém foge

Da saudade

Da grandiosidade 

Do teu mar,

Do teu Ultramar,

Da Ásia,

À África,

Prolongando- se pela América!,

Do Portugal 

Continental

Ao pluricontinental

E multicultural...!


III


Repito,

Tento,

Pinto

Cada soneto

Com a caneta 

Incolor,

Multicor

Tua de poeta

De multifaceta 

Que nos deixou,

Que nos ensinou

A andar

Devagar 

Em cada mar,

Do Atlântico,

Ao Pacífico 

Com um espírito 

Aberto 

E pacífico.


IV


Do teu Dia,

Das Comunidades

Portuguesas, 

De todas

As efemérides 

De Portugal

Continental,

Insular

E sem se esquecer o além-mar,

Do Ultramar,

Dos quatro pontos

E cantos

Do Globo,

Recebo

Com muita satisfação 

E alegria 

No meu coração 

Toda a tua obra

Com muita ternura...


V


Repito

O teu soneto

No meu pensamento,

No meu quarto 

Ou em trajeto,

Como um ponto

Mais alto

E que torna mais vasto

O que sinto

E, assim, transmito 

O que deixaste no (em) ponto

Morto....


VI


Amor é um fogo que Arde sem se Ver


O amor 

É fogo 

Que arde 

Sem se ver

É ferida que dói 

E não se sente!

É um contentamento descontente

E dor que desatina sem doer.


É um não querer mais que bem querer;

É um andar solitário entre a gente;

É um nunca contentar-se de contente;

É um cuidar que ganha em se perder;


É querer estar preso por vontade ;

É servir quem vence, o vencedor,

É ter com quem nos mata, lealdade.


Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade;

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


                   Luís Vaz de Camões, In Sonetos 


VII


Quem compreende

CAMÕES,

Entende

Corações 

De várias populações,

Expande 

Explicações 

Com muito amor ❤️ 

Ao redor 

E por

Muitas Nações!...


(Continua)


BRANDOA ( terça -feira, 07:44), 10 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

segunda-feira, 8 de junho de 2026

 Recordar

Quando nada para dar,

Para escrever 

O que nos dá prazer( 09/06/2025):


PREENCHER O ESPACO VAZIO

INUNDADO PELO SILÊNCIO...


I


A força 

Interna,

Me lança 

Para a disputa,

Para a conquista

Humana,

No espaço 

Imenso

Do Universo.


II


Preencho 

Buraco

Gigantesco

Por intermédio

De um trecho 

Colorido,

Contendo

Palavras

Raras,

Mas não caras,

Que colmatam,

Que tapam

Essa fenda,

Esse vazio

Da vida.


III


O peso

Intenso,

Imenso,

Expresso,

Difuso

Por gesto

Ou por palavras,

Às outras

Criaturas,

Feito

Por um sujeito 

Aberto.


IV


O gosto

Bonito,

Feito

Em cada momento,

Vindo do peito,

Posto 

A descoberto,

Completo

Por aquele que procura um Vasto

Conhecimento,

Mas ciente

De que é infinito,

Por mais que insiste

Na Encicloplédia

E  na ciência...


(Continua)


Alfornelos (domingo,13:06), 09 de junho de 2024.


kKNDO ( FF)

quinta-feira, 4 de junho de 2026

 SENHOR

DEUS,

DÊ -ME

A FÉ 

E A CORAGEM

COMO HOMEM!


I


Como Criador

Do imenso

Universo 

E de todas as criaturas

Da terra,

Dê -me a fé 

E a coragem

Como homem,

Como criatura

Amante da paz,

Alegria

E harmonia,

Como um dos demais,

E partilhar

O meu saber,

O meu ser,

A minha sabedoria

Com os demais,

Que também 

Vivem 

Nesta Terra!


II


Tudo

O que procuro,

Tem a ver com o amor,

A amizade sólida 

E verdadeira,

Entre os que estão ao meu redor

E projetar esse amor

E essa amizade 

Para os que estão distantes

De mim.


III


Que a força 

Da esperança, 

Que se alcança 

Em cada dia,

Seja energia

Suplementar

Do meu bem-estar

Em cada nascer

Do sol,

O esplendor

Em prol

De cada pecador,

Que pugna com vigor,

Vontade

E interesse

Que, em cada dia,

Procura o amor,

Ser melhor

E superar

Todas as dificuldades

Inerentes

A todas as criaturas

E seres

Viventes

Neste planeta.


IV


Paciente,

Resistente,

Forte

Perante

Qualquer embate,

Vou sempre em frente,

Porque sou um combatente 

Que se sente

Confortante

Em qualquer ambiente,

Porque tenho sorte 

De detestar qualquer embuste.


V


Sou amigo

Do vizinho 

Que tenho,

Porque o seu postigo

Está sempre aberto

Para mim em qualquer momento,

E vice-versa.

Construímos,

Consolidarmos,

Uma amizade recíproca,

Verdadeira

E sincera.


VI


Sinto-me confortável,

Sociável 

Em qualquer ambiente,

Desde que se respeite 

A individualidade,

A personalidade,

A privacidade

De cada um,

Regra comum

Um convívio

Sadio,

Sem a hipocrisia

E falsidade

Na própria 

Fisionomia.


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 01:10), 05 de junho de 2024.


kKNDO ( FF)

 AMOR

DEVE SER PURO 

COMO A ÁGUA DE UTHIACOR...


I


Amor 

Deve ser

Puro 

Antes de tudo!

Contudo,

Tem

Custos,

Gastos,

Claro

Que tem!

Para o homem 

Ou para a mulher,

Ou para ambos?

Claro,

Até para uma flor!


II


O amor 

É como uma flor,

Como uma planta.

Deve ser

Tratada,

Regada,

Adubada

Para crescer 

Para não murchar!

Uma mulher

Merece ser

Acarinhada

Com todo

O galanteio,

Afeto,

Apoio,

Carinho,

Respeito!

Bem 

Como o homem,

Também 

Deve ser

Tratado

No máximo,

Com todo

O mimo

Atenção 

E compreensão,

Para que o seu coração 

Se brilhe

E espalhe

A beleza,

A natureza

Que há em si...!


III


O dom

Com

O dom,

Faz vir o som

Do bombolom ,

Emite o calor

Do amor

Que vem 

Do interior

De cada "pecador"

Que não peca,

Mas sim dignifica

E significa

O esplendor

Que já não tem

A dor,

Porque há uma mulher

E um homem

Que vivem 

No grande prazer.

Cada um com 

Um extintor

Que apaga o fogo

Que existe no âmago...!


IV


Em cada dia,

A conduzir 

E seguir 

Pelo retrovisor 

Ao redor 

Que vem 

Um condutor,

Um homem 

Ou mulher,

Que guia

Com atenção e cuidado

Para não provocar algum dano

 A um beltrano

Ou Sicrano

No seu trajeto,

Para o seu projeto,

Para o emprego

Que dá 

O aconchego

Na vida...


V


É do amor 

Que eu falo

De modo singelo

E verdadeiro 

Que não machuca ,

Que não danifica

Nada 

Na vida 

Do outro

Ou da outra,

Que não vá contra

Os princípios sociais

Culturais

E morais 

De qualquer cultura,

Povo,

Sujeito

Concreto,

Para apenas atingir o seu objetivo.


VI


Eu tenho

Um sonho,

Wishing

Um feeling 

Very good

Blessing 

In God

De seguir

Para o provir

Com esperança 

E segurança 

Como anela e sonha

Uma criança 

Que caminha,

No princípio,

No inicio

Que um adulto

Acompanha 

No seu primeiro

Trajeto,

Para o seu próprio 

Equilíbrio 

Pessoal,

Emocional

E social.

Eu tenho 

Muita fé 

Como um chefe 

Que vai a frente

Para que a comitiva 

Nunca desiste

Se salva ...

Um sonhador,

Alguém,

Um homem 

De amor

Nato

Desde o nascimento...!

Acredito 

Sempre

E o sonho se cumpre

Paulatinamente...!


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 04:15), 05 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

 PARABÉNS,

MINHA

KELCHINHA,

MINHA 

RAINHA!


I


Como a vida 

É tão ingrata!

Nos prega grande partida

Em cada dia!

Nos dá 

Momentos de tristeza,

Mas, também de alegria!

E tudo me dá 

Força 

E esperança 

De seguir sempre em frente

Dia e noite!

É a lei divina

Imposta

Na vida 

Terrena!


II


Agradeço 

O azo

E a oportunidade 

Que o Misericordioso,

Pela tua vinda

Ao mundo, minha

Querida

KELCHINHA!

Muita saúde 

E felicidade

Na tua caminhada,

Nos teus estudos

E para a vida

Fora

Naquela terra

Bem 

Longe de quem

Muito te ama 

E estima!


III


Faço 

Esforço 

Para ser

Breve no que escrevo,

Ser 

Conciso

Nas letras

E nas palavras,

Mas, enfim,

Não consigo,

Pois, não depende de mim,

Vem do meu âmago,

Vem do meu coração 

Imbuído de muita emoção.

Parabéns, KELCHINHA!

Continua a proporcionar,

A dar

Brilho

Em cada olho

Do teu paizinho,

Que muito te ama

E estima!

 

IV


Que o amor 

Seja sempre o pendor 

De tudo o que desejas,

De tudo o que almejas,

Com muito calor,

Muita dedicação

E empenho, 

A fim de alcançares o teu sonho!


                              Do pai com muita afeição.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

 PARABENS!

PARABÉNS 

MINHA

KELCHINHA!


I


Eis o crescimento 

Em plenitude

Da minha beldade,

Da minha princesa

Com uma presença 

Invejável,

Desde 

A tenra idade!


II


Obrigado

Meu Deus,

Por tudo

Que nos deu,

Que proporcionou

Tanta alegria 

Na família!


III


Minha

Kelchinha,

Peço a Deus 

Que te

Acompanhe,

Te 

Abençoe,

Todos os dias,

Te 

Dê 

Muita saúde 

E felicidade!


IV


Que o teu percurso,

Seja coroado

De sucesso,

Focando

Sobretudo,

Nos teus estudos

Académicos

E posteriormente,

Na tua vida

Futura!


V


Estarei

Sempre ao teu lado,

Em cada momento!

Jamais estarei 

Ausente,

Apesar de estar distante,

Na tua vida,

Aconteça 

O que acontecer!

Que tudo

Continue a correr

Como tem sido

Até agora!

Beijinhos

Do pai que te ama

E te adora

Muito.

 PARABÉNS, MINHA" KODÉ"!

TE 

DESEJO MUITA SAÚDE 

E MUITA FELICIDADE!


I


Thanks,

My God

By the blessing 

Of this great creation!

The birthday 

Of my Daughter!


II


... of that day,

Until 

To the present,

Until 

To this 

Date,

Bathing us with joy 

And happiness!

Day 

Of your adulthood!

Continuing

To provide us with each day

More

happy 

In our life!


III


Parabéns, KELCY!

MINHA

KELCHINHA!

I wish you a happy 

Birthday 

Today!

You are who

And what I think 

Every day!

I wish you a good

Moment,

I wish you

Good health,

Happiness,

And many 

Success !

Success 

In your studies 

And in life! 


...Desse dia,

Até 

Ao momento presente,

Até 

A esta 

Data,

Banhando-nos de alegria 

E felicidade!

O dia 

Da sua maioridade!

Que continue

A proporcionar-nos cada dia

Mais

feliz 

Na nossa vida !


From the father who loves you so much.

 PARABENS!

PARABÉNS 

MINHA

KELCHINHA!


I


Eis o crescimento 

Em plenitude

Da minha beldade,

Da minha princesa

Com uma presença 

Invejável,

Desde 

A tenra idade!


II


Obrigado

Meu Deus,

Por tudo

Que nos deu,

Que proporcionou

Tanta alegria 

Na família!


III


Minha

Kelchinha,

Peço a Deus 

Que te

Acompanhe,

Te 

Abençoe,

Todos os dias,

Te 

Dê 

Muita saúde 

E felicidade!


IV


Que o teu percurso,

Seja coroado

De sucesso,

Focando

Sobretudo,

Nos teus estudos

Académicos

E posteriormente,

Na tua vida

Futura!


V


Estarei

Sempre ao teu lado,

Em cada momento!

Jamais estarei 

Ausente,

Apesar de estar distante,

Na tua vida,

Aconteça 

O que acontecer!

Que tudo

Continue a correr

Como tem sido

Até agora!

Beijinhos

Do pai que te ama

E te adora

Muito.

 Homenagem a Luís Cabral, o primeiro presidente da Guiné independente . Entrei , dei a minha opinião nos vários comentários:


Que a sua memória descanse em paz! 

Fazer juízo de valor sobre o passado não é fácil, atendendo vários fatores. A Guiné acaba de ascender a independência e autonomia em 1973, nas colinas de Boé, Sul do país e sem reconhecimento oficial da potência colonizadora, Portugal. O PAIGC entra triunfalmente em Bissau em 1974, com o reconhecimento de Portugal. A gestão do país, com a debandada dos funcionários administrativos coloniais, o Guiné portuguesa passa a ser Guiné- Bissau( Guiné n, dessan") cai nas garras e furias dos novos donos, que não se conciliaram com os que estavam do lado dos portugueses, dos 'tugas*, àqueles que "comeram" com eles, os "culpados", os "cúmplices"inocentes que também sofreram na pele, por causa dos irmãos que estavam no outro lado da barricada ou da trincheira. A reconciliação entre os irmãos era muito complicada, muito difícil. O espírito de perdão e da coexistência estava ausente, não existiu ! Foi uma grande pena a ausência da tolerância e na ausência daqueles que durante muito tempo conviveram, os civis, aqueles que não foram a luta, foram vítimas dos que "a nós que luta" e outros termos usados por aqueles que pegaram em armas nas antigas zonas libertadas! O tempo ajudar-nos-a reescrever a história da Guiné -Bissau. Hoje, neste espaço específico, não é o momento adequado e propício para o fazer, mas apenas dar tributos, homenagear o nosso primeiro presidente com glórias e reconhecimento de ter contribuído para a nossa independência, e demais outros antigos combatentes da Liberdade da Pátria! Demos tempo ao tempo para compilar os factos, as fontes, analisar e interpretá-los com uma certa imparcialidade. Hoje, a Guiné vive uma das páginas mais negra da sua história, com o desrespeito da dignidade humana que lá vigora e impera, sobretudo pela força das armas...!

terça-feira, 2 de junho de 2026

 DÓI

RÓI

E MÓI !


I


Perder alguém 

Que muito amamos,

Dói,

Rói 

E mói!

No além 

E no aquém,

Construímos 

As nossas perspectivas,

As nossas esperanças,

Na base destes dois conceitos

Opostos,

Irreconciliáveis

Mas inseparáveis,

Porque andam lado

A lado!

Amamos

Muito a nossa família 

Acima de tudo

E por ela, fazemos

Tudo

Com a maior

Folia,

Alegria

No grande amor,

Laço humano,

Digno 

E fraterno...


II


Alguém 

Do nosso peito 

Parte,

E deixa uma ferida,

Um sofrimento,

Uma marca

Na nossa vida

Eternamente,

Algo que nos choca,

Pois, como humanos

Nunca aceitaremos,

Resignaremos

Sempre

Sobre tudo o que nos fere,

Nos magoa

E jamais haverá trégua,

Uma convivência pacífica...!


III


Ao meu irmão

Rui, 

Que parte,

Tão 

Cedo foi,

Me dói,

Me rói 

E dói 

Como alguém

Que conviveu

Comigo 

Cá,

Como amigo

Fui,

Que hoje

Faleceu,

Estando

Agora

Longe,

Para o lado 

De lá,

Distante 

Desta 

Terra,

Deste planeta,

Que seja recebido

Pelas mãos 

Do Senhor

Criador,

Junto dos nossos  pais e outros irmãos 

Que também

Cedo 

Partiram

E nos deixaram 

Órfãos...


IV


Cada

Palavra produzida,

Traduz o que levo no meu coração,

Com a tua partida

Da lembrança 

Que traça 

O que era a união 

Que existia cada

Cabeça 

Nossa,

Naquela 

Casa,

Naquela

Sanzala,

A cumplicidade

Da nossa

Amizade,

Naquela 

Tabanca 

De Nhó Matus e Maca...


Que a tua alma descanse em paz!


01/06/2026

                   Do irmão 


     

segunda-feira, 1 de junho de 2026

 O DESCANSO,

O REPOUSO

PARA ALCANÇAR O SUCESSO...


I


A vontade,

O interesse

Que nos aquece,

A veleidade

Que nos conduz

A procurar a luz,

O esclarecimento,

O conhecimento,

A razão,

A fonte

Em que se reflete,

A missão 

Da verdade

Para sair da escuridão,

Do obscurantismo,

Das trevas,

Do misticismo,

Chegar ao entendimento 

Cabal,

Total

Das coisas 

Maravilhosas

Da Natureza,

À compreensão 

Dos fenómenos

Humanos...


II


Quando 

Desejamos,

Queremos,

Lutamos,

Pugnarmos

A fim de atingirmos

O nosso intento,

Pretendemos

Que o nosso projeto

Se concretize,

Se realize,

Que tudo

Seja concretizado...!


III


O trabalho

Árduo,

Profícuo 

Realizado

Num dado,

Num determinado 

Ofício,

Mesmo que seja

Por atalho,

Desde que seja

Sério,

Merece,

Deve

Ser compensado

Com algum benefício,

Com sucesso 

E um bom descanso!


IV


O que vejo

No desejo

De todos,

Neste ano letivo

Prestes a findar,

O objetivo

Que cada um,

Em lado algum,

Almeja,

Deseja,

É transitar,

Passar

De ano,

Dar

Alegria

A cada família,

A cada Encarregado 

De Educação,

À compensação 

Do esforço 

Despendido

Ao longo do ano!!!


(Continua)


Alfornelos ( domingo,13:40), 02 de maio de 2024.


kKNDO ( FF)O DESCANSO,

O REPOUSO

PARA ALCANÇAR O SUCESSO...


I


A vontade,

O interesse

Que nos aquece,

A veleidade

Que nos conduz

A procurar a luz,

O esclarecimento,

O conhecimento,

A razão,

A fonte

Em que se reflete,

A missão 

Da verdade

Para sair da escuridão,

Do obscurantismo,

Das trevas,

Do misticismo,

Chegar ao entendimento 

Cabal,

Total

Das coisas 

Maravilhosas

Da Natureza,

À compreensão 

Dos fenómenos

Humanos...


II


Quando 

Desejamos,

Queremos,

Lutamos,

Pugnarmos

A fim de atingirmos

O nosso intento,

Pretendemos

Que o nosso projeto

Se concretize,

Se realize,

Que tudo

Seja concretizado...!


III


O trabalho

Árduo,

Profícuo 

Realizado

Num dado,

Num determinado 

Ofício,

Mesmo que seja

Por atalho,

Desde que seja

Sério,

Merece,

Deve

Ser compensado

Com algum benefício,

Com sucesso 

E um bom descanso!


IV


O que vejo

No desejo

De todos,

Neste ano letivo

Prestes a findar,

O objetivo

Que cada um,

Em lado algum,

Almeja,

Deseja,

É transitar,

Passar

De ano,

Dar

Alegria

A cada família,

A cada Encarregado 

De Educação,

À compensação 

Do esforço 

Despendido

Ao longo do ano!!!


(Continua)


Alfornelos ( domingo,13:40), 02 de maio de 2024.


kKNDO ( FF)