quarta-feira, 17 de junho de 2026

 O QUE SERIA

UM HOMEM 

SEM 

HISTÓRIA ?!

A PALMATÓRIA 

PARA QUEM?!


I


A precdência,

A descendência

Do homem,

Vem 

Da sua origem,

Da sua linhagem,

Do seu tronco

Chamado

Manjaco

Com a sua história 

Que se inicia

Com o que se diz  a árvore 

Genealógica 

Onde tudo 

Se entronca em Pelundo.


II


A História 

Conta,

Relata,

Descreve

O que serve

Para a nossa referência 

Da nossa existência,

Da vivência 

Dos homens 

Ao longo dos tempos,

A experiência 

Que tiveram em vários campos,

Viagens

Árduas 

Em todos os dias,

E tiveram que ultrapassar 

Varias

Dificuldades,

Várias

Contrariedades...


III


Um homem,

Sem

História,

É um ser

Sem 

Carácter,

Sem 

Referência,

Sem 

Brilho,

Sem 

Orgulho.


IV


Estudar História,

É uma necessidade

Quase biológica,

É como a sede 

Intrínseca,

A necessidade 

Revolucionária,

O imperativo

De qualquer

Ser,

De qualquer

Povo,

Para se conhecer 

A si próprio,

O seu brio,

Que  o impele,

E o que vale

À sua liberdade,

À sua autonomia,

À independência....


V


 Eu me interrogo

A mim próprio,

Comigo

Proprio

E no meu monólogo,

Faço a indagação 

Do que terá falhado

Na minha transmissão

Dos factos

Históricos 

Aos meus alunos...!

Os meus conhecimentos 

São empíricos,

Genéricos?!


VI 


O ensino,

Deve ir ao encontro

Do interesse

Verdadeiro

Do próprio aluno,

Não o que é imposto

E sem gosto

Da parte do aluno ,

Algo que o motiva,

Que o estimula,

Que desperta

O seu interesse

E curiosidade,

Que o valoriza 

Como uma pessoa única,

Com a sua personalidade...!

O professor ensina,

E o aluno

Aprende...

A aprendizagem

Depende 

Da vontade

Daquele que  tem

A necessidade 

Desta aprendizagem...!


VII


O que fazer,

Quando 

O aluno

Não quer

Aprender,

Não gosta,

Detesta 

O método 

E o modelo

Seguido,

Implementado

Nas nossas escolas?

Que fazer,

Quando 

O aluno

Detesta 

O nosso ensino,

A nossa escola?!


VIII


Quem 

Falhou?

Quem

Não trabalhou?

O professor

Ou o aluno,

O docente 

Ou discente,

Quando,

Numa

Dada turma,

No final do ano

Letivo,

Não se atingiu o objetivo

Desejado,

Proposto, delineado,

No seu início?!


(Continua)


Brandoa(quarta-feira, 21:26), 18 de junho de 2025.


KKNDO 

(FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário