O QUE SERIA
UM HOMEM
SEM
HISTÓRIA ?!
A PALMATÓRIA
PARA QUEM?!
I
A precdência,
A descendência
Do homem,
Vem
Da sua origem,
Da sua linhagem,
Do seu tronco
Chamado
Manjaco
Com a sua história
Que se inicia
Com o que se diz a árvore
Genealógica
Onde tudo
Se entronca em Pelundo.
II
A História
Conta,
Relata,
Descreve
O que serve
Para a nossa referência
Da nossa existência,
Da vivência
Dos homens
Ao longo dos tempos,
A experiência
Que tiveram em vários campos,
Viagens
Árduas
Em todos os dias,
E tiveram que ultrapassar
Varias
Dificuldades,
Várias
Contrariedades...
III
Um homem,
Sem
História,
É um ser
Sem
Carácter,
Sem
Referência,
Sem
Brilho,
Sem
Orgulho.
IV
Estudar História,
É uma necessidade
Quase biológica,
É como a sede
Intrínseca,
A necessidade
Revolucionária,
O imperativo
De qualquer
Ser,
De qualquer
Povo,
Para se conhecer
A si próprio,
O seu brio,
Que o impele,
E o que vale
À sua liberdade,
À sua autonomia,
À independência....
V
Eu me interrogo
A mim próprio,
Comigo
Proprio
E no meu monólogo,
Faço a indagação
Do que terá falhado
Na minha transmissão
Dos factos
Históricos
Aos meus alunos...!
Os meus conhecimentos
São empíricos,
Genéricos?!
VI
O ensino,
Deve ir ao encontro
Do interesse
Verdadeiro
Do próprio aluno,
Não o que é imposto
E sem gosto
Da parte do aluno ,
Algo que o motiva,
Que o estimula,
Que desperta
O seu interesse
E curiosidade,
Que o valoriza
Como uma pessoa única,
Com a sua personalidade...!
O professor ensina,
E o aluno
Aprende...
A aprendizagem
Depende
Da vontade
Daquele que tem
A necessidade
Desta aprendizagem...!
VII
O que fazer,
Quando
O aluno
Não quer
Aprender,
Não gosta,
Detesta
O método
E o modelo
Seguido,
Implementado
Nas nossas escolas?
Que fazer,
Quando
O aluno
Detesta
O nosso ensino,
A nossa escola?!
VIII
Quem
Falhou?
Quem
Não trabalhou?
O professor
Ou o aluno,
O docente
Ou discente,
Quando,
Numa
Dada turma,
No final do ano
Letivo,
Não se atingiu o objetivo
Desejado,
Proposto, delineado,
No seu início?!
(Continua)
Brandoa(quarta-feira, 21:26), 18 de junho de 2025.
KKNDO
(FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário