quinta-feira, 11 de junho de 2026

 A MINHA EMBRIAGUEZ 

CADA VEZ

MAIS PELO PORTUGUÊS...


I


Não que tenha 

Menosprezado

O meu mundo,

O mundo 

De quem

Sonha

Transformar,

Auxiliar,

Ajudar

O seu semelhante 

Ou meio ambiente

Envolvente

Em cada instante,

A um habitante

Deste

Planeta,

Mas algo que se gosta,

Se labuta 

E sempre se luta...


II


No dia 

De Luís 

De Camões,

Que tanto sermões,

Tantas lições

Nos ensinou,

Nos deixou,

Nos legou

Como algo insubstituível,

Como algo imprescindível 

Para todas as nações,

Sobretudo as que falam o português,

Bem como os que falam inglês,

Francês,

Polonês,

Não podia 

Deixar de forma 

Alguma,

Não escrever,

Algo que gosto de fazer...


III


Produzir

E me sentir

Que estou a evoluir,

Em algo que possa contribuir

Que estou a subir 

Em termos literários 

Em vários 

Sentidos 

E modos 

Como um ser humano,

É um fenómeno 

Que me deixa feliz, bacano...


IV


Neste dia

Em que viajo,

Atravessando o Tejo,

Não uma simples aventura

De ir para uma outra

Terra,

Não uma simples paródia,

Um simples desejo,

Mas sim uma grande

Necessidade,

Uma urgência,

Uma necessidade 

Imperiosa,

Impetuosa...


V


A Deus,

Nós os seus,

Filhos,

Os descendentes

De Adão 

E Eva,

Somos conscendentes,

Pedimos 

Perdão 

Que nos salva,

Que nos leva

Para o Paraíso,

Para o descanso

Delicioso

Junto dos nossos parentes

Que nos deixaram,

Que há muitos anos partiram.

Que sigamos os bons trilhos, 

Sem gatilhos...


VI


Camões,

Dê -nos a sua lucidez,

A fim de falarmos

E escrevermos 

Corretamente

E fluentemente

O português!

Sentirmos 

O português 

Nos nossos corações 

E assim, praticar,

Realizar

Boas ações...!


(Continua)


No AR( entre Lisboa e Londres, quarta-feira, 15:45), 10 de junho de 2026 


kKNDO 

( FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário