domingo, 30 de janeiro de 2022

 Recordar

Com tristeza

A aflição 

De toda a Nação:


CNE

KU NÔ TENÉ

NA GUINÉ,

I(É) PERENE?!


I


QUEM

PAGA OS ADVOGADOS

DA CNE

DA GUINÉ?!

É O ESTADO

DA GUINÉ- BISSAU ?!

ONDE 

ESTÁ O ESTADO?!

QUEM 

MANDA

EM QUEM?!


II


A CNE

Da GUINÉ 

É 

PERENE?!

A CNE

Da GUINÉ,

É um partido político 

Com o assento parlamentar

Na ANP?

Quem são os homens

Da CNE?

Juízes?

Simples cidadãos,

Auxiliados

E coadjuvados

Por juizes/juristas?!

Por que tanto finca-pé

E desobediência 

Ao SUPREMO 

TRIBINAL

DE JUSTIÇA?!


III


São as dúvidas

Que moem

A minha cabeça 

Desde que se instalou

A crise 

Na GUINÉ 

Destas últimas  

Eleições presidenciais!

Ela anda muito tonta,

E cada vez mais,

Só acredito

Na máxima:

"Só sei

Que nada sei"

Nada mesmo,

E, sobretudo

Do meu país!

Às vezes,

Chego a duvidar-me

Da existência do meu país,

E, consequentemente,

Da minha terra natal,

Da minha existência,

Da minha proveniência,

Da minha origem

Como homem!


III


Não é possível 

Tudo o que acontece 

Na GUINÉ!!!

Faço questão 

De pensar 

Que tudo

É o produto

Da minha fértil imaginação,

O meu sonho

Diurno

Ou noturno!

Uma anedota?!

Porquê que os filhos

Da GUINÉ 

Não se entendem

Entre si?

Porquê não podem dialogar 

E chegar 

Um acordo,

A um entendimento?

Porquê que é preciso 

Vir um organismo externo,

CEDEAO,

Para nos obrigar a resolver os nossos próprios diferendos, 

Os nossos próprios  problemas,

Os nossos proprios interesses?!

Os nossos conflitos?

Somos ainda rapazes?

Somos imberbes?

Somos incapazes?

Imaturos?

E isso, até quando?


IV


Eu estou enlouquecendo,

Com tudo

O que está acontecendo

Na terra dos meus antepassados,

Na minha terra!


V


"Kuma di faci,

Si

Ami n,misti!

Si 

Ami

N,ama

Na nh,alma?!

Ami,

Fidju 

Di tchon, 

Ku

Misti,

Ku

Ama

Si armon"?!


VI


Como posso dormir,

Se os meus irmãos,

Não  estão a sorrir?

Como posso dormir

E sorrir,

Se os meus irmãos

Estão a chorar?

Como posso dormir,

Se lá,

Atrás,

No país, 

Naquela 

Lala,

Os meus irmãos 

Estão a sofrer?

Como posso dormir

E sorrir,

Se lá,

Não se fala

Da paz?!

Se lá,

Alguém 

Geme,

Treme

E cala,

Porque alguém

O oprime,

Não o deixa exprimir

Os seus sentimentos,

Através dos seus pensamentos...?!

O que dizer,

Daqueles

Que estão a mandar,

Usam fardamentos

De peles

Ccmo chefões,

Donos de cifrões?!

Como dormir,

E sorrir

Se outros irmãos,

Não têm nada de e para comer?!


VII


Anedotas

Escritas,

Faladas,

Descritas,

Difundidas

Pelos meios de comunicação social,

Uns falsos,

Outros  verdadeiros,

Cabendo cada 

Um,fazer juizos

De valores

Os que são melhores

Para os seres,

Isto é, a sua avaliação pessoal

Sobre as eleições 

Da GUINÉ-BISSAU,

O ping-pong

Entre  o STJ

E a CNE...!


VIII


Vamos 

Até ao fundo, 

Vamos

Até ao extremo 

Do abismo,

Procurando encontrar, 

Procurando desvendar 

O segredo

Enterrado,

Escondido 

E achar

O resultado 

Desejado,

Verdadeiro,

Não o fabricado 

Pelos atores

De Hollywood,

Os abutres

De Antula.


IX


Continuo

Em frente

Com o núcleo 

Do meu conterrâneo,

Com os amigos

De Domingos,

Com todos aqueles

Que o apoiaram desde a primeira 

Candidatura

Até a última,

Com os pés 

Bem firmes

E assentes 

Na terra

E com muita fé, 

Porque  acredito, 

Acreditamos,

Eu e os meus amigos,

Apoiantes do DSP,

Na justiça,

Na verdade,

E que Deus 

Vai fazer 

Prevalecer 

E mostrar 

De que lado 

Está a verdade

De que lado 

Está a mentira!

Deus está em cima,

Vendo as movimentações 

E manobras

Das suas criaturas!

Tenho a esperança 

Na justiça,

No Império 

Da lei,

E tudo o que sei

Sobre o que é sério ...!


X


Os homens estão amedrontados ,

Estão perdidos 

Com os seus planos

Maquiavélicos

E estão em bicos,

Estão em becos,

Sem saida

E a sua queda

Está por breves momentos,

Porque os seus projetos 

Estão denunciados

E descobertos

Por todos

As redes e canais

Sociais...!


XI


Eis o caminho 

Por mim 

Percorrido,

Decorrido

Um mês,

Que hoje se fez,

Porque é  o meu sonho,

O sonho 

Que contém

Espinho,

Mas existem 

A força 

E a confiança 

Firmes e inabaláveis

Pela causa

Patriótica,

Que não me cansa,

Que não  me sufoca,

Que não me chateia,

Nem

Me esbofateia,

Porque quem

Corre

Por gosto,

Nada

O pára,

Nada,

Nem

Ninguém,

Esbarra

O seu trajeto...!

E assim,

Vou até ao fim...!


XII


Compatriotas 

Comprometidos

Com a sua PÁTRIA,

Vamos continuar

A lutar,

Com certeza,

Porém, vamos ganhar,

Vamos vencer,

Porque estamos no caminho

Certo,

Estamos num grande projeto

E  vamos chegar

A um bom porto,

Se Deus quiser...


XIII


Coragem,

Força,

E esperanca

A todos!

 Força 

E coragem

Ao grande Homem,

Ao nosso leader,

Ao nosso guia,

Ao nosso condutor,

DSP,

A força  do Povo,

Da NAÇÃO 

Da PÁTRIA 

Multicultural 

Guineense!


XIV


Eu sei que muitos

Estão cansados,

Exaustos,

Esgotados,

Abalados

Pelos tristes espetáculos!

Mas peço muita paciência,

Porque quem segue a ciência 

Da democracia,

Da lei,

Que é a nossa grei,

Tem que aguentar embates

E atritos 

Vindos 

De várias partes...!


XV


Muito obrigado 

Pela vossa paciência 

Destes dois meses 

Ininterruptos 

Da escrita.

Abraços e beijinhos. 


(Continua)


Brandoa(Amadora, sexta-feira, 02h18 minutos), 31 de janeiro de 2020.

                            KK(NDO)

sábado, 29 de janeiro de 2022

 POR MEIO 

DO SILÊNCIO,

SE COMBATE O VÍCIO .


I


A firmeza 

Das minhas convicções,

Vem 

Das minhas paixões, 

Pela riqueza 

Interior,

Cono homem

Que tem

A crença na Natureza

Humana,

Que valoriza

O amor

Como um valor

Supremo

Da vivência,

Da existência,

Fazendo cada ser 

Viver

No seu máximo,

Sem

O prejuízo do seu próximo ...


II


Ninguém 

É mais que ninguém !

Não guardemos o desdém 

Por outrem,

Pelo que tem,

Nem

Por donde/ onde provém !

Todos partem 

Para o além 

E ninguém 

Apanha o ontem!

Fiquem

Sabendo disso, por mais que lutem!

A nossa linguagem,

Provém,

Tem 

A origem

Na nossa linhagem,

E é a imagem

Que se deixa para a outra margem...


III


Cimentemos 

O amor

Sem fedor,

Sem cor,

Nem  rancor

Ao nosso redor,

Como nos ensinou o Nosso Senhor

Criador!

Mostraremos 

A nossa 

Diferença 

Na nossa

Semelhança,

Ou vice -versa...!


IV


Só o amor

Vence 

E convence

O estupor,

Com clateza e rugor,

Do que o melhor,

Ê acabar,

Mitigar

Com a dor!!

A Humanidade

Aclama

 A humanidade

Que ama,

Estima

Os valores da solidariedade,

Da fraternidade,

Da amizade,

Da partilha e da irmandade!


Por concluir 


Brandoa (Amadora, domingo, 01:13(, 30 de janeiro de 2022.


                           KK (NDO)=FF

 O ANTROPOCENTTISMO

VERSUS

O TEOCENTRISMO


I


A ruptura

Com a era

Medieval

Na idade moderna,

Representa

Uma conjuntura

Equiparada

A um vendaval,

Uma debandada

Completa

Das questões

Divinas

Em prol

Do sol

Que ilumina

E abona

Às questões

Humanas.


II


O Teocentrismo,

Deus 

No centro

Das atenções,

Deus 

No centro

Das preocupações,

Visão defendida 

Na Idade Média,

A ideia

Central

Que vagueia

Entre os intelectuais

Teóricos, Academias,

Veio a ser posta em causa

A partir das viagens marítimas,

A partir dos descobrimentos,

Pelos homens

Do Renascimento,

Os homens

Da idade Moderna,

Período da transição

Entre o Feudalismo

E o Capitalismo,

Pondo a tónica

No Antropocentrismo,

Homem

No centro

Do Universo,

Homem

No centro

Das atenções,

No centro

Das preocupações,

O ator

E autor

De todas as transformações

Do próprio Homem

E da Natureza 

Que o circunscreve..


III


Viver intensamente

A vida terrena,

Eis o desiderato

Dos homens do

 Renascimento!

A nossa sina

Emana

Da nossa faina

Quotidiana

Afincada, honesta e energicamente!


IV


O paganismo

É o apetite,

O deleite

Daqueles que apregoam,

Que se abatem,

Que batalham

E defendem

O antropocentrismo,

Depondo Deus,

A favor 

Dos seus

Filhos,

Cujos trilhos

Diferem 

Dos do seu Criador,

Com as seguintes características,

Bem

Intrínsecas:

O humanismo,

O classicismo,

O racionalismo,

O individualismo,

O hedonismo,

O otimismo,

O espírito crítico,

A tolerância,

O naturalismo,

O cientifismo...


V


Homens que fervem

De paixão

Para a recuperação

Da cultura greco- romana,

Àqueles que defendem

O regresso à tradição

Que enaltece os valores

Mais sublimes

Da pessoa humana,

À sua capacidade

De elevação

Às coisas mais nobres

Da humanidade

Como indivíduo

Pontual e assíduo,

Como Dante Alighieri,

" A Divina Comédia",

Francesco Petrarca,

" O Meu Segredo Secreto",

Giovanni Bocaccio,

" Decameron",

Maquiavel,

" O Príncipe"

(Itália);

Thomas More,

" A Utopia",

William Shakespeare,

" Romeu e Julieta",

"Hamlet",

(Inglaterra);

Erasmo de Roterdão,

" O Elogio da Loucura",

(Holanda);

Luís de Camões,

" Os Lusíadas",

Gil Vicente,

André de Resende,

Duarte Pacheco Pereira,

Diogo de Gouveia,

André de Gouveia,

Pedro Nunes,

" O Nónio"

Garcia da Orta,

" O Colóquio das Simples e Drogas e Coisas Medicinais da Índia",

( Portugal);

François Rabelais,

" Gargântua e Pantagruel",

Michel Montaigne,

(França);

Miguel de Cervantes,

'Dom Quixote de la Mancha"

(Espanha)...

 NHA PAPÉ,

NHA MAMÉ,

NHA ARMON,

NÔ TENÉ

NÔ GUINÉ 

NA NÔ MON!


I


A caminho

De Sintra,

Uma bela 

E singela

Cidade portuguesa,

Com os meus queridos

Alunos,

Uma viisita de estudo,

Não pude deixar

De pensar 

No meu país,

Aliás, penso sempre

Nele todas as horas...


II


Como não pensar

Num país 

Em que a CNE, 

Se comporta 

Como um partido

Político,

Uma instituição 

Com os interesses

Alheios

Aos do povo?!

Como um clube

De futebol

Que defende

O seu emblema,

Os interesses

Particulares?!

Uma instituição,

Um governo

Com o seu elenco

Governamental,

Com os seus advogados

Credenciados?!


III


Com indignação e repulsa, pergunto:

A CNE, está ao serviço de quem? 

A CNE, e a representante de quem?

A CNE é partidária de que candidato presidencial?

Do sr Umaro Sissoco Embaló  ou do Engenheiro  Domingos SIMÕES  PEREIRA?

A CNE está ao serviço do povo da Guiné-Bissau ou não? 

Quais são as funções e atribuições da CNE?

É um partido politico?!

A CNE não deveria ser imparcial perante o processo elritoral?

Porquê, tanta confusão, em vez da transparência e cumprimento integral do que a lei lhe confere?!


IV


Tanta vergonha,

Tanta manha

Para um lugar

Apetitoso,

Apetecido

Por quem

Não reune mínimas 

Condições 

Para o ocupar!

Do presidente

Da República!


V


Nesta minha tribuna,

Que me ensina

A compreender 

Cada ser,

Aceitar a diversidade

E a pluralidade

De opiniões,

Muitas

Das vezes com muitas

Emoções !


VI 


É uma grande pena 

O que está a acontecer

Na nossa terra!

Um país às avessas!

Nada funciona

Conveniente:

Eleições fraudulentas,

Drogas, 

Matanças,

Moedas 

Falsas,

Hackears,

Golpes de estado,

Insurreições,

Promessas 

Falsas

De mil milhões de dólares, 

Sobretudo

Daquele que quer 

Ser

O alto magistrado

Da NAÇÃO, etc, etc.


VII 


Advogados

De CNE?!

Uma empresa privada?

Não é uma entidade

Ligada ao Estado?

É  uma propriedade

De Umaro?!

De Domingos?!

A minha cabeça 

Está muita confusa!

Será pelo facto de não ser perito 

Nas leis!?

Mas não sou assim tão 

Burro

Para perceber 

Que há uma tendência 

Da CNE!

Para o outro lado 

Da bancada!


VIII


Quem

Manda 

Em quem?

Quem

Comanda?

Que determina?

Donde emana,

Vem 

A lei?


IX


Rivilidade 

Entre as duas entidades!

Quem

Deve

Acatar

Quem?

Inimigos?

Adversários?


X


Custa

Contar,

Recontar

O que está 

Na caixa?

Isso implica rixa?

Em nome de quem?

Porquê?

Estão comprometidos

Com alguém?

Porquê Tanto 

"Djuda-

-Djuda?

Porquê 

Tanta  guerra

Na nô terra?!


XI


Oh, Urnas

Serenas,

Nas mãos 

Assassinas

De certos irmãos !


XII


"Bô tem pacênça,

Bô riantanu

Ess cargu

Pisadu

Ku nô carga

Na cabeça "!!!


XIII


"Bô pára ronca

Força!

Bô pára 

Ronca

Mantchundadi"!


XIV 


"NÔ  cansa

Pensa

Ness cusa,

Ness nudadi

Di eleiçons"!


XV


Vamos a operação

Tão

Simples e fácil;

Uma operação 

Que não

É difícil:

É A ADIÇÃO!

Não

É a substração,

Não

É a multiplicação,

Nem

Tão 

Pouco a divisão!!!

É 1+1= 1 pão +pão 

É 1+1= 1grão+1grão!

Não 

Substrai!

Não 

Multiplica !

Não 

Divide!

Não

Distrai!

Não 

Multiplica 

Nem 

Complica

Ninguém,

Nem

Divide

A sociedade!!!


Continua


Bramdoa(Amadora, quinta-feira, 00h33 minutos), 30 de janeiro de 2020


                                                     KK(NDO)

 NO  CANAPÉ 

OU NO SOFÁ

A REFLETIR NA GRANDE 

TAREFA...


Í


O sino

Da Igreja

Matriz 

Do meu país

Interrompe o sono 

Do menino

Que estava a dormir,

A sonhar

Querer

Ter

A paz,

Como aquele rapaz

Da Europa,

Da América,

Que tem comida,

Que tem tem sopa,

Que tem roupa,

Que tem escola,

Que tem saúde,

Que não precisa de uma tenda

Por causa de mosquitos,

De insectos...


II


O olhar

Inquietante,

Distante 

Do que será

A minha terra,

O futuro

Do vindouro,

Da geração 

"De perdição",

Como aqueles jovens

Homens 

Sentados

Nos murros

Com os pés pendurados,

Aqueles que observam

Os transeuntes,

O vai e vem de gentes

Esbeltas

E catitas,

Fazendo comentários 

Maldosos,

Jocosos...


III


Será 

Que os políticos

Da nossa terra,

Se preocupam

Com os problemas,

Com os traumas

Da nossa gente,

Da nossa juventude,

Os problemas

Da sociedade

Global,

Em geral?!


IV


Nos seus gabinetes,

O que têm em mentes

Relativamente aos assuntos presentes,

Prementes

E urgentes

Das nossas gentes?


V


Têm,

Refletem

E concebem

Os impactos que provém 

Da degração

E impreparação  

De cada jovem,

Do meio ambiente,

Que hoje se assiste?


VI


Ou apenas,

Têm 

Planos

Macabros

Que são levados

A cabo

Pelos seus membros

Para arruinarem a nossa já débil economia?

Ou apenas

Se coagitam

E se preocupam

Com as suas riquezas

PESSOAIS, 

Dos seus bens patrimoniais,

Dos palacetes

Que vão construindo 

Nos arredores da capital,

De Bissau

Ou mansões 

Que compram 

Na Europa?


VII


A fome

Da arraia-miúda 

À vista de todos,

Não os incomoda?

O que importa,

É se distanciarem bem longe

Dos demais

E serem admirados,

Olhados como semi-deuses

No meio dos mortais,

Ostentando o luxo 

No meio de tanto lixo,

Promovendo as suas imagens,

No meio

De imensas desgraças

Misérias

Penúrias,

Fisionomias 

Sem alegrias...!


VIII


O observador

Atento,

Como filho

Do lavrador,

Com muito,

Muito orgulho,

Sentado

No canapé,

NDO,

Ou no sofá,

Toma nota,

Regista,

Com muita fé,

Cada tarefa

A desenvolver

A fim de promover

O desemvolvimento

Do conjunto

Das nossas tabancas,

Pluriculturais e multiétnicas,

Uma Nação 

Que pretende

Uma sociedade

Que coverge os amores,

Os valores 

Da coesão,

Da unidade,

Uma pátria como um todo...!


(Continua)


Brandoa(quinta-feira, 4:54), 29 de janeiro de 2021.


                              KK

 DJAMBADON

NA NÔ  TCHON...!


I


Firmes,

Com  lemes

Na direção 

Certa,

A fim 

De atigirmos,

De chegarmos

A um porto

Seguro.


II


Louvado

Seja o Senhor,

Sentado

No Seu Trono,

No Seu Reino, 

Com o amor

Como Criador...!


III


A nossa teimosia

À resistência 

À  Ditadura

Do político

Sissico,

Homem amável e simpático,

Mas sem carácter 

Para ser

O Presidente

Da República,

A ocupar a alta magistratura 

Da nossa terra,

A razão da contínua luta

E sem treguas,

Até à reposição 

Da legalidade 

Democrática, 

Da liberdade,

De expressão 

Na nossa PÁTRIA, 

Na nossa NAÇÃO...!


IV


Um  dia,

A nossa PÁTRIA, 

Na nossa terra,

Deixará 

De haver " djambadon"

De " kons",

Impondo

A ordem,

À disciplina,

Através  do "IMPÉRIO

DA LEI"!


(CONTINUA)


BRANDOA(SÁBADO,  16:35), 30 DE JANEIRO DE 2021.


                                   KK

 QUEM

AMA,

TEM

UMA

ARMA

DA VERDADE,

DA HONESTIDADE...


I


Um delfim

De Farim,

Vai até 

Ao fim,

Até 

A morte!

Defendamos 

A verdade

Nunca enverederemos

Pelas mentiras,

Pelas calúnias,

Pelas difamações,

Pelos insultos,

Pelas propagandas

E pelas ameaças...!


II


DEUS 

Nos guiará,

Nós, que somos os seus,

Na nossa terra,

Para o paraíso,

Para o progresso

Até  a eternidade...!


III


A verdade,

Nos conduzirá

À justiça,

À esperança,

E à bem-aventurança!

A verdade ,

Nos livrará 

E protegerá 

Da tempestade...!


IV


Foi nesse santo 

Dia

Que o povo 

Da GUINÉ -BISSAU 

Foi chamado 

Para exercer 

A sua cidadania,

O seu direito 

Cívico !

Foi nesse dia,

Dia vinte

E nove (dezembro último),

Que massivamente,

O povo ouviu 

O apelo

E o chamamento

Da sua consciência 

Cívica,

Para exercer

Magistralmente 

O seu direito

Como cidadão 

Ativo 

E dinâmico,

E, nas urnas,

Depositou 

A sua confiança,

O seu voto!

Pois, o seu futuro

É que estava em causa!


V


Vermes

Sem nomes,

Que constituem vexames,

Porque não têm lemes,

Porque só pensam em bebes e comes,

Nas paródias,

Fazendo calúnias...


VI


Os meus atos,

Os meus escritos,

Os meus ditos,

Os meus apontamentos,

Foram os tantos 

Contos,

Considerados remotos

Nestes momentos,

Pois, são tão vastos

Que ninguém,

Alguém,

Nenhum homem

Na nossa terra,

Os considera

História verdadeira,

Mas como uma mentira,

Algo que definitivamente se enterra..


VII


O que descrevo,

O que hoje, escrevo,

Para o meu povo,

Àquele que dignamente sirvo,

Como escravo,

Vivo

E ativo,

É apenas um incentivo,

Porque o que se passa 

Naquele território 

De imbróglio,

Onde nada é levado a sério,

Nada pesa

Na consciência

De que estamos numa democracia...


VIII


Acabei o meu sono

Porque não consegui

Um único "corno"

Para o adorno

Do meu reino;

Porque não consegui

Assentar

O genuíno 

Soberano

No seu devido lugar!


IX


Os humanos

Querem 

Perpetuar

O dano,

Sem pensarem

Nas conseqüências 

Sociais

Do seu povo,

E, completamente  querem

Implantar

E empossar

Aquele ser nocivo,

Aquele perturbador,

Causador

De distúrbio 

De ódio 

Na nossa sociedade,

Na nossa comunidade...


X


Decorrido

Hoje,

Um mês,

Em que o nosso povo

Foi chamado 

Para cumprir um objetivo,

Um dever,

Cada um

Como um

Ser,

Como um 

Cidadão 

Que a Constituição 

Lhe confere,

Para votar

A fim de escolher

Alguém,

Um homem

Com (e de)carácter 

Para legitimamente

O representar

Como presidente...!

Mas, infelizmente,

Bem

Longe...!

Tudo 

Defraudado...!


XI


Que pena

Meu povo,

Que alguém castiga!

Que alguém  nega

Reconhecer

O seu direito 

De viver

Dignamente

Como povo!

Que praga

Teima e não nos abandona?!

E não nos larga?!

E não nos deixa

E sempre nos lixa?!

Apenas o povo

Queria ter 

O seu legítimo 

Presidente,

O comandante

Máximo !!!


XII


Até quando

Termina

O sofrimento!

Até quando

À tona,

A verdade verdadeira

Na nossa terra?

Somos um país 

De corruptos?!

Um povo infeliz?!

Não merecemos,

Nós, guineenses,

Ser felizes?!

Quando os novos ventos,

Na nossa querida GUINÉ?!

Quando, "nha MAMÉ"

GUINÉ?!


XIII 


Coragem,

Homem

Guineense!

Coragem,

Mulher

Guineense!

Coragem,

Jovem 

Guineense!

Vale sempre a pena

Viver,

Enquanto a vida

Ainda 

Não nos abandona!

A esperança 

É a nossa força,

A nossa crença, 

E a  firme

Determinação,

Em nome 

Da nossa grande NAÇÃO!!!


XIV


Força 

E coragem 

Grande Homem,

MATCHU

DSP,

ÉS DOMINGÃO,

A esperança 

Dum POVO, 

Duma NAÇÃO!

Os inimigos,

DOMINGOS,

NÃO PODERÃO,

NÃO VENCERÃO,

PORQUE OS VERDADEIROS

FILHOS DA GUINÉ-BISSAU 

ESTÃO 

CONTIGO!

A nossa Senhora

De Fátima

Te ama

E sempre te protegerá...!!!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, 05H12 MINUTOS  QUARTA-FEIRA), 29 DE JANEIRO 


                                                     KK(NDO)

 VALE 

SEMPRE 

A PENA

LEMBRAR,

 RECORDAR

O QUE A PENA 

LAVROU

E SEMPRE  

NOS ENSINA

E ENSINOU...


QUEM

AMA,

TEM

UMA

ARMA

DA VERDADE,

DA HONESTIDADE...


I


Um delfim

De Farim,

Vai até 

Ao fim,

Até 

A morte!

Defendamos 

A verdade

Nunca enverederemos

Pelas mentiras,

Pelas calúnias,

Pelas difamações,

Pelos insultos,

Pelas propagandas

E pelas ameaças...!


II


DEUS 

Nos guiará,

Nós, que somos os seus,

Na nossa terra,

Para o paraíso,

Para o progresso

Até  a eternidade...!


III


A verdade,

Nos conduzirá

À justiça,

À esperança,

E à bem-aventurança!

A verdade ,

Nos livrará 

E protegerá 

Da tempestade...!


IV


Foi nesse santo 

Dia

Que o povo 

Da GUINÉ -BISSAU 

Foi chamado 

Para exercer 

A sua cidadania,

O seu direito 

Cívico !

Foi nesse dia,

Dia vinte

E nove (dezembro último),

Que massivamente,

O povo ouviu 

O apelo

E o chamamento

Da sua consciência 

Cívica,

Para exercer

Magistralmente 

O seu direito

Como cidadão 

Ativo 

E dinâmico,

E, nas urnas,

Depositou 

A sua confiança,

O seu voto!

Pois, o seu futuro

É que estava em causa!


V


Vermes

Sem nomes,

Que constituem vexames,

Porque não têm lemes,

Porque só pensam em bebes e comes,

Nas paródias,

Fazendo calúnias...


VI


Os meus atos,

Os meus escritos,

Os meus ditos,

Os meus apontamentos,

Foram os tantos 

Contos,

Considerados remotos

Nestes momentos,

Pois, são tão vastos

Que ninguém,

Alguém,

Nenhum homem

Na nossa terra,

Os considera

História verdadeira,

Mas como uma mentira,

Algo que definitivamente se enterra..


VII


O que descrevo,

O que hoje, escrevo,

Para o meu povo,

Àquele que dignamente sirvo,

Como escravo,

Vivo

E ativo,

É apenas um incentivo,

Porque o que se passa 

Naquele território 

De imbróglio,

Onde nada é levado a sério,

Nada pesa

Na consciência

De que estamos numa democracia...


VIII


Acabei o meu sono

Porque não consegui

Um único "corno"

Para o adorno

Do meu reino;

Porque não consegui

Assentar

O genuíno 

Soberano

No seu devido lugar!


IX


Os humanos

Querem 

Perpetuar

O dano,

Sem pensarem

Nas conseqüências 

Sociais

Do seu povo,

E, completamente  querem

Implantar

E empossar

Aquele ser nocivo,

Aquele perturbador,

Causador

De distúrbio 

De ódio 

Na nossa sociedade,

Na nossa comunidade...


X


Decorrido

Hoje,

Um mês,

Em que o nosso povo

Foi chamado 

Para cumprir um objetivo,

Um dever,

Cada um

Como um

Ser,

Como um 

Cidadão 

Que a Constituição 

Lhe confere,

Para votar

A fim de escolher

Alguém,

Um homem

Com (e de)carácter 

Para legitimamente

O representar

Como presidente...!

Mas, infelizmente,

Bem

Longe...!

Tudo 

Defraudado...!


XI


Que pena

Meu povo,

Que alguém castiga!

Que alguém  nega

Reconhecer

O seu direito 

De viver

Dignamente

Como povo!

Que praga

Teima e não nos abandona?!

E não nos larga?!

E não nos deixa

E sempre nos lixa?!

Apenas o povo

Queria ter 

O seu legítimo 

Presidente,

O comandante

Máximo !!!


XII


Até quando

Termina

O sofrimento!

Até quando

À tona,

A verdade verdadeira

Na nossa terra?

Somos um país 

De corruptos?!

Um povo infeliz?!

Não merecemos,

Nós, guineenses,

Ser felizes?!

Quando os novos ventos,

Na nossa querida GUINÉ?!

Quando, "nha MAMÉ"

GUINÉ?!


XIII 


Coragem,

Homem

Guineense!

Coragem,

Mulher

Guineense!

Coragem,

Jovem 

Guineense!

Vale sempre a pena

Viver,

Enquanto a vida

Ainda 

Não nos abandona!

A esperança 

É a nossa força,

A nossa crença, 

E a  firme

Determinação,

Em nome 

Da nossa grande NAÇÃO!!!


XIV


Força 

E coragem 

Grande Homem,

MATCHU

DSP,

ÉS DOMINGÃO,

A esperança 

Dum POVO, 

Duma NAÇÃO!

Os inimigos,

DOMINGOS,

NÃO PODERÃO,

NÃO VENCERÃO,

PORQUE OS VERDADEIROS

FILHOS DA GUINÉ-BISSAU 

ESTÃO 

CONTIGO!

A nossa Senhora

De Fatima

Te ama

E sempre te protegerá...!!!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, 05H12 MINUTOS  QUARTA-FEIRA), 29 DE JANEIRO 


                                                     KK(NDO)

 QUEM

AMA,

TEM

UMA

ARMA

DA VERDADE,

DA HONESTIDADE...


I


Um delfim

De Farim,

Vai até 

Ao fim,

Até 

A morte!

Defendamos 

A verdade

Nunca enverederemos

Pelas mentiras,

Pelas calúnias,

Pelas difamações,

Pelos insultos,

Pelas propagandas

E pelas ameaças...!


II


DEUS 

Nos guiará,

Nós, que somos os seus,

Na nossa terra,

Para o paraíso,

Para o progresso

Até  a eternidade...!


III


A verdade,

Nos conduzirá

À justiça,

À esperança,

E à bem-aventurança!

A verdade ,

Nos livrará 

E protegerá 

Da tempestade...!


IV


Foi nesse santo 

Dia

Que o povo 

Da GUINÉ -BISSAU 

Foi chamado 

Para exercer 

A sua cidadania,

O seu direito 

Cívico !

Foi nesse dia,

Dia vinte

E nove (dezembro último),

Que massivamente,

O povo ouviu 

O apelo

E o chamamento

Da sua consciência 

Cívica,

Para exercer

Magistralmente 

O seu direito

Como cidadão 

Ativo 

E dinâmico,

E, nas urnas,

Depositou 

A sua confiança,

O seu voto!

Pois, o seu futuro

É que estava em causa!


V


Vermes

Sem nomes,

Que constituem vexames,

Porque não têm lemes,

Porque só pensam em bebes e comes,

Nas paródias,

Fazendo calúnias...


VI


Os meus atos,

Os meus escritos,

Os meus ditos,

Os meus apontamentos,

Foram os tantos 

Contos,

Considerados remotos

Nestes momentos,

Pois, são tão vastos

Que ninguém,

Alguém,

Nenhum homem

Na nossa terra,

Os considera

História verdadeira,

Mas como uma mentira,

Algo que definitivamente se enterra..


VII


O que descrevo,

O que hoje, escrevo,

Para o meu povo,

Àquele que dignamente sirvo,

Como escravo,

Vivo

E ativo,

É apenas um incentivo,

Porque o que se passa 

Naquele território 

De imbróglio,

Onde nada é levado a sério,

Nada pesa

Na consciência

De que estamos numa democracia...


VIII


Acabei o meu sono

Porque não consegui

Um único "corno"

Para o adorno

Do meu reino;

Porque não consegui

Assentar

O genuíno 

Soberano

No seu devido lugar!


IX


Os humanos

Querem 

Perpetuar

O dano,

Sem pensarem

Nas conseqüências 

Sociais

Do seu povo,

E, completamente  querem

Implantar

E empossar

Aquele ser nocivo,

Aquele perturbador,

Causador

De distúrbio 

De ódio 

Na nossa sociedade,

Na nossa comunidade...


X


Decorrido

Hoje,

Um mês,

Em que o nosso povo

Foi chamado 

Para cumprir um objetivo,

Um dever,

Cada um

Como um

Ser,

Como um 

Cidadão 

Que a Constituição 

Lhe confere,

Para votar

A fim de escolher

Alguém,

Um homem

Com (e de)carácter 

Para legitimamente

O representar

Como presidente...!

Mas, infelizmente,

Bem

Longe...!

Tudo 

Defraudado...!


XI


Que pena

Meu povo,

Que alguém castiga!

Que alguém  nega

Reconhecer

O seu direito 

De viver

Dignamente

Como povo!

Que praga

Teima e não nos abandona?!

E não nos larga?!

E não nos deixa

E sempre nos lixa?!

Apenas o povo

Queria ter 

O seu legítimo 

Presidente,

O comandante

Máximo !!!


XII


Até quando

Termina

O sofrimento!

Até quando

À tona,

A verdade verdadeira

Na nossa terra?

Somos um país 

De corruptos?!

Um povo infeliz?!

Não merecemos,

Nós, guineenses,

Ser felizes?!

Quando os novos ventos,

Na nossa querida GUINÉ?!

Quando, "nha MAMÉ"

GUINÉ?!


XIII 


Coragem,

Homem

Guineense!

Coragem,

Mulher

Guineense!

Coragem,

Jovem 

Guineense!

Vale sempre a pena

Viver,

Enquanto a vida

Ainda 

Não nos abandona!

A esperança 

É a nossa força,

A nossa crença, 

E a  firme

Determinação,

Em nome 

Da nossa grande NAÇÃO!!!


XIV


Força 

E coragem 

Grande Homem,

MATCHU

DSP,

ÉS DOMINGÃO,

A esperança 

Dum POVO, 

Duma NAÇÃO!

Os inimigos,

DOMINGOS,

NÃO PODERÃO,

NÃO VENCERÃO,

PORQUE OS VERDADEIROS

FILHOS DA GUINÉ-BISSAU 

ESTÃO 

CONTIGO!

A nossa Senhora

De Fátima

Te ama

E sempre te protegerá...!!!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, 05H12 MINUTOS  QUARTA-FEIRA), 29 DE JANEIRO 


                                                     KK(NDO)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

 " NAMBUKARI"(1)

SEMPRE RI...


I


Com a sorte

Presente

No teu Horizonte,

Acredite

E vá sempre em frente,

Confiante,

Otimista 

Sempre na conquista 

O que projeta,

Não desista

No meio da pista !


II


"Nambukari"

Sorri,

Para que os teus rebentos,

Não se frouxem

E que sempre 

Acreditem

Ser sempre

Possível alcançar os objetivos,

Os desideratos

Traçados 

Na vida...!


III


Cada dia,

Na familia

É uma vitória

E com alegria,

Acreditar na harmonia ,

Na sintonia 

Que irradia

Em cada fisionomia ,

Pois, haverá um período de acalmia

Enviado pela Providência ...!


IV


No seu sorriso

Como nambukari,

Caminhe 

Com o pano cingido

E abençoe os seus filhotes

Nas suas aventuras,

Nas suas caminhadas...!


V


Ponha 

De lado, 

O orgulho

Como Nambukari!

Sorri,

Apoie o seu filho

Em cada manhã ,

Esteja em que lugar estiver ,

Para que se sinta amado

E apoiado

Como um ser,

Sempre a aprender...!


1. Padida, mãe .


Por concluir 


Brandoa ( Amadora, sexta-feira, 6:12), 28 de janeiro de 2022.


                           KK(NDO)= FF

 A MATRIZ

PELO QUE ME FIZ

NAQUELE PAÍS...!


I


Mom,

You are

So beautiful

Only 

for me!

Nobody

Loves

You so

Much

Like

Your

Son,

This Son

Of yours!


II


My eyes

They no other

Woman, but you!

You are

Woman,

Mom,

Mother,

Wife,

Lifemate,

Friend,

Sister,

Daughter!

You are

All!

All

What  the Nature

Diferente something

Most wonderful!


III


You are 

Matrix

Because of what I did

In my country!


IV


És

A simetria,

A harmonia,

A proporção,

A beleza,

O equilíbrio...!


(Por concluir)


Amadora(Padaria a  Portuguesa, domingo, 12h50minutos), 29 de janeiro de 2018.


                          KK(NDO)

 NOCTÍVAGOS ,

INIMIGOS

DO DOMINGOS...!


I


Digo

Inimigos,

De Domingos,

Porque são inimigos

Do povo,

Do progresso,

Da democracia,

Porque não sabem

Jogar na democracia,

Mas sim na ditadura,

Na dubriagem,

Na malandrice,

Na MÁFIA...!


II


Deus há de proteger

Aquele ser 

Adorado

E amado

Por toda gente,

E todo 

O mundo 

O quer 

Como presidente

Da República,

Ninguém o abdica,

O presidente

DSP...!


III


Ó SENHOR 

Deus!,

Ó CRIADOR,

Porquê 

Tanto 

Rancor

Naquele 

Canto,

Naquela GUINÉ?!

Por que não, o amor

Para que não, 

A reconciliação 

Na nossa NAÇÃO?!


IV


Docorrido quase um mês, 

Nada

 ainda

 Se fez

E continua ainda 

A dúvida 

Sobre as eleições 

Presidenciais!

Tudo se desfez,

Deferindo golpes

Nos corações 

Sensacionais?!


V


Irmãos 

Divididos,

Confrontados 

Com o impasse

Dos resultados

Finais

Das presidenciais!

O guineense 

Ainda não tem na sua posse

O que desejaria

Para a sua PÁTRIA,

A Vitória 

Nas suas mãos,

Que devolveria

A sua alegria!


VI


Não

Vencerão,

Àqueles que são 

Bandidos,

Aqueles que são 

"Desenrascados",

Aqueles que não 

Se sacrificam,

Que não 

Lutam!...

Aqueles que não 

Se esforçam 

Para conseguirem  

Benefícios 

Com sacrificios,

Com calor

E com suor ...!


VII


Deus

Compensará

Na terra,

Os seus 

Filhos

Que seguem os trilhos

Retos,

Corretos

E justos!


VIII


Acreditar,

Obedecer,

Cumprir,

Para compor

Uma sociedade

E dispor

Da sociedade

Igualitária,

Solidária,

De fraternidade

Numa comunidade

Justa

E humanista...!


IX


O medo 

Apoderou-se

Dos homens

Da lei

E concretamente,

Do STJ!

Os burlões,

Os ladrões,

Os vilãos

Amedontam

os homens 

Das leis,

Que se esquivam

Da Constituição,

Da verdade,

Da justiça

E interpretam

De vários sentidos,

O acórdão...

Ou, nós,

Leigos...


X


Ó, que escuridão,

Naquela imensa multidão!

A vastidão 

Do povão 

Que reclama por uma DECISÃO 

Assenta na CONSTITUIÇÃO 

Da nossa NAÇÃO!


XI


Não ao medo

Daquele que não acata

O recomendado

E não entrega a ata

E, mesmo assim,

Anuncia o resultado

Do processo,

Apesar de um lapso

Intencional,

Grotesco

E gigantesco,

No fim...!


XII 


Que pena

Aquele que assassina 

A justiça,

Lesa 

A verdade,

Mancha

A marcha

Da evolução, 

Do progresso,

Duma NAÇÃO...!


XIII


Falta

Um dia

Para completar 

A ida

Do povo

Às urnas!

Os homens corruptos

Desvirtuaram o processo

Eleitoral,

Que eu confiava

Que fosse justa,

Transparente,

Livre,

Democrática!

Mas, infelizmente,

Enganei-me redondamente!


XIV


Mas Deus

É  Grande!

Mas tarde,

Ou mais cedo,

Fará 

A justiça 

Na nossa terra!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora,00h45 minutos), 28 de Janeiro de 2020.


                         KK((NDO)

 Recordar

O que neste dia,

Escrevi(28/01/2022):


VIVA  FELIZ

SEGUNDO O TEU NARIZ 

EM QUALQUER PAÍS...


I


Em cada época,

Temos que ter uma energia, 

Uma dinâmica

Que  nos levanta,

Que  nos ergue para o alto,

Para o máximo 

Das nossas forças,

Com potencial 

E pujanças,

A um ritmo 

Infernal

Em cada dia,

Em cada noite 

Que faz cada um de nós 

Mais forte,

Com uma mente

Destimida,

Audaz,

Mais 

Atroz

E feroz,

Que não nos 

Deixa ou empurra para o abismo!


II


Irmãos, 

De mãos

Dadas,

Entreguemos os nossos destinos,

Áquele que nos 

Cobre de panos

Sagrados

Mantos

Abençoados

Perante uma doença letal

E fetal

Pondo em causa as nossas vidas!


III


A coragem

Nos conduz .

Para uma margem

Onde haja a luz!


IV


Tenho 

Uma fé 

Enorme,

Que me leva

A qualquer  selva

Onde não dorme

O Leão 

Que procura a sua salvação,

Baseada na sua alimentação...!


V


Tenhamos a fé, 

Pois, esta tempestade,

Passará 

E virá um período de bonança...!

Tenho um amor

Enorme

Pelas pessoas,

O alimento,

O sustento

De cada dia,

Que me dá 

Muita alegria!..


(Continua


Brandoa*(17:46, quinta-feira), 28 de janeiro de 2021.


KK

 O QUE O MANO

PERDEU O SONO...!


I


Cada 

Cabeça,

A sua sentença,

Pois, só assim,

Há força

Para a continuidade

Até ao fim

Da raça,

Da espécie,

Da sociedade

Em cada

Superfície.


II


Só há alegria

Na família,

Se houver a sintonia,

Se houver a harmonia,

Se houver a convivência

Pacifica,

Cívica,

O respeito

Mútuo

De sujeito,

De indivíduo

Para indivíduo.


III


Quero

Viver

Não para

A brevidade,

Mas, também

Para a posterioridade

Como um ser,

Como um homem

Que pensa o futuro

Para a geração vindoura!

 OS AUTÊNTICOS 

POLÍTICOS 

MAQUIAVÉLICOS...!


I


Lá,

Naquela

Lala,

Vive o clã 

Dos políticos,

Os autênticos 

Maquiavélicos,

Aqueles loucos

Como poucos,

Que só pensam

Nos trocos,

Nos lucros...!

Que só pensam

Em serem ricos 

À custa do seu próprio povo...!


II


O que importa 

Na sua luta,

É a sua conta

Estar repleta

De massas

Não importa 

A sua proveniência,

A sua origem!


III


Propaganda,

Nada

Na senda

Traçada 

Com a devida 

Motivação 

Para a progressão,

Para a evolução 

Da minha querida NAÇÃO, 

Que mitigasse 

A crise 

Guineense,

E fizesse

Com que termisse

O impasse

Que opõe os irmãos,

Os concidadãos

Naquela

Bela

Lala,

Naquela

Parcela

Do continente

Quente...!


IV


Depois duma campanha 

Bem renhida,

Bem disputada

Entre os dois candidatos

Com os seus projetos,

Cada

Um apresentando 

As suas ideias,

Os seus ideais

Para o desenvolvimento

Da GUINÉ,

Eis que o que se sonha,

Não se concretiza,

Não se finaliza...!


V


Os protagonistas

Se dividem em acusações,

Calúnias,

Discórdias,

Por algo

Que já está concluído,

Por algo já feito,

Bastando,

Caso fosse necessário,

Pegar nas urnas

Onde estão depositados

Os votos

E contá-los

De novo,

Para sossegar o povo...!


VI


Onde

Está a ilegalidade,

Onde 

Está a nulidade

Do projeto,

Do evento,

Do acontecimento

Que se quer apenas

Que seja transparente,

Livre,

Justo,

Democrático,

Evitando o sofrimento 

Do povo?


VII


Não era mais 

Fácil,

Simples,

Barato,

Menos tempo,

Pouca burocracia,

Menos papeis,

Acórdãos

E acórdãos,

Menos comissões,

Menos confissões

Para os cidadaos

Leigos no assunto,

Na matéria

E resolvesse,

De uma só vez,

O diferendo

Que quase 

Se torna caduco,

Indo

A raiz

Para que o país 

Conhecesse

A verdade

Verdadeira

Do vencedor,

Do perdedor,

Porque, ao fim ao cabo,

Quem ganha

Ou quem perde,

É o povo guineense...!


VIII


O verdadeiro 

Ganhador,

O verdadeiro 

Vencedor,

O meu herói,

O Messias,

O Salvador

Da Pátria,

O humilde

E democrata

DSP!


IX


Acabem

Com as manobras!

Acabem

Com as mentiras!

Declarem

O verdadeiro

Vencedor

Destas eleições,

Para o bem

Das populações...!


(Continua)


Brandoa(Amadora, segunda-feira, 04h37 minutos), 27 de janeiro de 2020.


                       KK(NDO)

 A MANCHA NEGRA 

NA MINHA TERRA...!


I


Minha 

NHANHA(1),

Raínha

Dos Bijagós,

Nos Arquipélagos 

Dos Bijagós,

Ouviste 

O apelo

Do Continente 

Pelo

Atropelo 

Às leis da NAÇÃO, 

Emanadas pela Constituição 

Da República, 

A grande Tabanca?


II


Por tanto

Abandono, 

Esquecomento,

Sofrimento,

Já não sabes,

Já não percebes

O que é o adorno

No teu trono,

No teu Reino!


III


No teu abandono,

No teu esquecomento,

No teu recolhimento 

E confinamento,

Há quase um ano

Que o vento

Trouxe um novo dono, 

Um novo inquilino,

Tirando-te,

Roubando-te

O assento,

E já não és senhoria

Na tua própria

Concelhia...!


IV


As águas

Calmas,

Limpas 

Do teu "oceano",

Enxugarão 

As lágrimas 

Nas almas

Da tua gente

Inocente;

Trarão 

Outros teus filhos decentes,

Capazes

E inteligentes

Para ocuparem

Aquele lugar

No teu lar...,

Para estancarem

As tuas constantes 

Crises...!


V


Há um tempo

Que o corpo

Roto 

No campo

Ou no meio urbano

Deste teu abandono,

Que sabe esperar 

O "uivar"

Do vento

De agosto

Ou de setembro

Próspero,

Revolucionário, 

Solidário,

Porque o filho africano,

Sabe esperar...!


VI 


Um dia,

O povo

Com uma nova melodia,

Triunfará 

Na nossa terra,

Porque tem objetivo...!


1. NHANHA, minha querida mãe . 


(Continua)


BRANDOA( 03:47), 27 de janeiro de 2021.


KANKAMBALL

 GRANDE

COMBATENTE,

NA SEDE 

E EM CADA FRENTE...!


I


Rogai,

Pai,

Por nós

Por vós, 

Combatentes

Destimidas

De e em todas

As frentes!


II


Das palavras

Raras,

Ditas

E escritas

Por um apolítico,

Por um agnóstico, 

Vivendo

Ao lado,

Para além 

E à margem

Do Oceano Atlântico, 

Se  depreende

A sua autenticidade 

E intencionalidade 

No que concerne ao combate

De cada militante

Do Grande 

Partido(P.A.I.G.C.)!


III


Força 

E esperança, 

Pois,

Sois 

A alavanca

De cada tabanca

Que ficou atrás

No nosso país,

Ansiando a paz...!


(Continua)


BRANDOA (16:40), 27 de janeiro de 2021.


                                                     KK(NDO)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

 https://www.facebook.com/fernandomatos.ferreira1

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

 ESTOU MUITO TRISTE 

PELA MINHA PRÓPRIA SORTE..


I


Como Deus

Me criou  tão diferente

Com a sorte 

Que tenho

Do meu próprio sonho!


II


Vou sofrer muito

Pelo facto 

De tentar 

Desembaraçar

Daquela que não me ama

E sempre me trama,

E sempre me toma

Como um objeto,

Uma ferramenta

De que apenas necessita

Para resolver os seus problemas pessoais,

Àqueles que lhe são vitais.


III


Agora,

Na masmorra, 

Sinto uma dor

Tremenda

Da mulher que fora 

Uma querida

De toda 

A vida!...


IV 


Eu sei que ela vai 

Muito me odiar

E tentar

Evitar 

Falar

Comigo 

Nem como um amigo!


V


Toda a gente 

Percebeu que ela não me ama,

Porque não tem chama

Por mim

Até 

Ao fim...!


VI


Anos volvidos,

Fiz tudo 

Por 

Tudo

Pelo meu amor,

Porque não existia

Uma outra mulher 

No lugar dela,

Pois era todinho 

Cego por 

Ela,

Pois, ela era

O sonho

Do meu amor...!


VII


As duas filhotas 

Nossas,

Serão protegidas

E amparadas 

Pelo Bom Jesus

Com  de esplendor

Do amor

Com muita sorte 

E saúde!

Profundamente as amo

No fundo Do meu coração!


VIII


Sinto-me 

Muito Triste 

Pelo vexame 

Tão deprimente 

Em que deixei envolver

Por esta mulher

Que nunca soube

O que é diálogo 

Compreensão de um amigo...!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, segúnda-feira, 23:00), 24 de janeiro de 2022.


                        KK(NDO)=FF



VII

domingo, 23 de janeiro de 2022

 QUANDO TUDO ACONTECEU...


1924, 12 de Setembro: Nasce em Bafatá, Guiné - 1932: Vai para Cabo Verde - 1943: Completa no Mindelo o curso liceal - 1944: Emprega-se na Imprensa Nacional, na Praia - 1945: Com uma bolsa de estudo, ingressa no I. S. Agronomia, em Lisboa - 1950: Termina o curso e trabalha na Estação Agronómica de Santarém - 1952: Regressa a Bissau, contratado para os S. Agrícolas e Florestais da Guiné - 1955: O governador impõe a sua saída da colónia; vai trabalhar para Angola; liga-se ao MPLA - 1956: Criação em Bissau do PAIGC - 1960: O Partido abre uma delegação em Conacri; a China apoia a formação de quadros do PAIGC - 1961: Marrocos abre as portas aos membros do Partido - 1963, 23 de Janeiro: Início da luta armada, ataque ao aquartelamento de Tite, no sul da Guiné; em Julho o PAIGC abre a frente norte - 1970, 1 de Julho: O papa Paulo VI concede audiência a Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Marcelino dos Santos; 22 de Novembro: O governador da Guiné-Bissau decide e Alpoim Calvão chefia a operação de "comando" "Mar Verde" destinada a capturar ou a eliminar os dirigentes do PAIGC sediados em Conacri: fracasso! - 1973, 20 de Janeiro: Amílcar Cabral é assassinado em Conacri.


 EVITEMOS A PUTREFAÇÃO 

DA NOSSA NAÇÃO,

A BANALIZAÇÃO 

OU BANALIDADE

DA NOSSA SOCIEDADE...!


I


A Vitória 

Na inglória 

Da nossa PÁTRIA, 

De um povo

Sem alegria

Que perdeu o seu objetivo,

Do povo 

Sem norte

E muito triste!


II


A revolta

Dos guineenses 

Atinge 

O cume,

O cúmulo,

Com tanto 

Atropelo 

Às leis da NAÇÃO!

Os guineenses 

Estão desesperados 

Por tudo

O que está a passar 

Na sua terra,

Sobretudo

Os que vivem,

E trabalham,

Fora,

Sobretudo 

Os que estão 

Na Europa.


III 


" Que nudade"?!

Como se diz na minha terra.

O que se passa na GUINÉ?

A que mundo 

Pertencemos?!

A que mundo 

Pretendemos?!

Aonde queremos 

Ir?!

A quem queremos 

Seguir?!

Tudo 

Parece

Um sonho!

Tudo

Parece

Um pesadelo?

Tudo 

Parece

Umas anedotas

De um país 

Que não existe

Na realidade,

Mas sim na mente,

Na imaginação 

Fértil 

Ou febril

De um ser!

Que regressão?

Que aberração 

Até ao ponto da putrefação 

Da NAÇÃO?!


IV


Há dois meses

Que os guineenses

Não dormem,

Não comem

Bem,

Por causa das crises 

Que sucedem

Mil vezes,

Atormentando faces

Com"stress"

Em todas as fases!

Porquê,

Mamã GUINÉ?!


V


Somos

Retalhos,

Resíduos,

Restos

Do mundo?

Não temos

Orgulhos

Como indivíduos,

Espertos

E robustos?!

Que fado

Nos apoquenta

Neste planeta?!

O destino

Terreno,

Nos é maligno?!

Somos

Monstros?

Não ambicionamos 

O paraíso,

O mundo maravilhoso

Onde vivem os outros 

Seres humanos?

Não somos

Dignos

De usufruirmos

Bons(desses)frutos?!

Não temos

Atributos

De seres eleitos?!

O nosso pago 

É só o castigo?!

Só merecemos

O sofrimento 

Em cada voto

E ato 

Em que participamos?!


VI


Sobressalto 

Em todos os tempos,

Em todos os momentos!

A paz social,

Física e psíquica, 

Já não existe 

Naquela parte 

Do continente

Africano,

Onde ainda reside

E vive

Um ser humano!


VII


Nunca se viu,

Nunca se ouviu,

Nunca se produziu,

Nunca se cantou,

Nunca se falou,

Nunca se mobilizou

Tantos

Diretos,

Panflatos,

Textos,

Cantos,

Grupos,

Na nossa terra

Com tanta 

Intensidade,

Tanta

Autenticidade,

Tanta,

Vivacidade

Diversidade! 

Coisa rara

Que até se tornou

E se transformou 

Numa vulgaridade,

Numa banalidade...!


VIII


Oh criança!

Que tanto na dança

Do valsa,

Do tango

Do rumba,

Do merengue,

Do jazz,

Do samba,

Do rock,

Do semba,

Da morna,

Do foxtrot,

Do charleston, etc,

Não se cansa

Assim

Tão depressa,

Enquanto

Na sua cabeça,

Na sua massa

Cinzenta,

Repousa

E não passa

A palavra ESPERANÇA,

ESPERANÇA , 

ESPERANÇA ...!!!


CONTINUA


BRANDOA (AMADORA, SEXTA-FEIRA, 3H25 MINUTOS), 24 DE JANEIRO DE 2020.


                           KK(NDO)

 Foi há um ano,

O meu treino,

O meu ensaio

Como um aio...


A GOTA

DE ÁGUA

SOBRE.A TERRA...!


I


Adorno

Diurno,

Noturno,

Empurra o humano

Sempre em busca do que é fino

E divino

E tudo o  torna eterno

Neste nosso terreno

Idêntico a um pântano.


II


Eterno

Amor

Pelo que semeia

Ao seu redor,

Pelo apego

A cada amigo,

A cada parente,

A cada "patrício",

A cada semelhante

Que presenteia

Com um benefício

Ou um cargo, 

Com pura

Candura...!


III


Ó

 vinte

E três!

Levaste,

Levantaste

Aquele  inerte

Navegante,

Emigrante

Para um monte

Que o fez

Mais forte,

Com um horizonte

Distante,

Lés

A lés,

Dos que estão atrás

No  seu país

Sem a paz,

E que muitos desconhecem

O conceito "feliz"

Onde vivem...!


IV


Sem água

Potável,

Sem luz eléctrica,

Os gaiatos,

Os novatos, 

Estudam a luz da vela,

Lá 

Na Lala,

Do candeeiro

A petróleo,

Ou ao luar;

Não têm

Esgotos

Nem 

Saneamento básico,

Senão pelo nome.


V


A gota

De água

Que cai

Em vinte

E três,

É muito importante,

Porque faz erguer

A esperança

Daqueles que vivem diariamente

Na desgraça,

Na penúria,

Vivendo sem alegria,

Senão aparente

Na fisionomia,

No semblante

De cada ser

Carente.!!!


VI


A gota

De agua

Que cai,

Vai

À horta,

Desagua

Na lala

Daquela

Quinta

Daquela

Gruta,

Onde mais ninguém grita

E canta

A epopeia

Dos meus avós,

Dos meus antepassados...!


VII


E eu, imberbe,

Sem poder

Para valer

Àquele

Que

Sofre,

O tempo

Consome

O meu corpo

Ao saber

Que alguém

Não tem

Nada para comer

E passa fome!!!

Ou se contenta

Com " um tiro"!!!!


VIII


A gota

De água

Que atenua

A mágoa

Da(Na) minha lagoa,

Apesar de ser importante,

É insuficiente,

Porque não é assídua

E pontual

Para dar  toda a assistência;

Porque não dá cobertura

Total

E global

Na residência

Tribal

Da minha gente...!!!


E.S.(quarta-feira, 21h30m), 23/01/2019.


 KANKAMBAL (NDO)

 O MEU CORAÇÃO

AINDA SANGRA 

POR CADA ARBITRARIEDADE

NA MINHA TERRA,.

NA MINHA SOCIEDADE,

NA MINHA NAÇÃO...!


I


O MEU CORAÇÃO

SANGRA 

E NÃO PÁRA 

DE SANGRAR,

ENQUANTO 

REINAR 

O DESRESPEITO 

PELA CAUSA NOBRE

DOS DIREITOS 

FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA...!


II


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO 

CHORA

UMA CRIANÇA 

POR FALTA DE ALIMENTO.


III


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO 

REINAR 

O ESQUECIMENTO

E O ABANDONO

DOS ANTIGOS COMNATENTES!


IV


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO

OS POLÍTICOS 

ENCHEM AS SUAS BARRIGAS

DO ERÁRIO PÚBLICO,

LEGISLANDO LEIS A SEU FAVOR.


VI


O meu CORAÇÃO 

Continua a sangrar,

Enquanto os novos abutres,

Incompetentes,

Se esquecem

E abandonam

As crianças, 

As mulheres,

Os deficientes,

Os velhos,

Os desfavorecidos

Da população...


(Continua)


Brandoa( 02:34), 24 de janeiro de 2021.


Kankambal

 O MEU CORAÇÃO

AINDA SANGRA 

POR CADA ARBITRARIEDADE

NA MINHA TERRA,.

NA MINHA SOCIEDADE,

NA MINHA NAÇÃO...!


I


O MEU CORAÇÃO

SANGRA 

E NÃO PÁRA 

DE SANGRAR,

ENQUANTO 

REINAR 

O DESRESPEITO 

PELA CAUSA NOBRE

DOS DIREITOS 

FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA...!


II


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO 

CHORA

UMA CRIANÇA 

POR FALTA DE ALIMENTO.


III


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO 

REINAR 

O ESQUECIMENTO

E O ABANDONO

DOS ANTIGOS COMNATENTES!


IV


O MEU CORAÇÃO 

SANGRA,

ENQUANTO

OS POLÍTICOS 

ENCHEM AS SUAS BARRIGAS

DO ERÁRIO PÚBLICO,

LEGISLANDO LEIS A SEU FAVOR.


VI


O meu CORAÇÃO 

Continua a sangrar,

Enquanto os novos abutres,

Incompetentes,

Se esquecem

E abandonam

As crianças, 

As mulheres,

Os deficientes,

Os velhos,

Os desfavorecidos

Da população...


(Continua)


Brandoa( 02:34), 24 de janeiro de 2021.


Kankambal

 O QUE SE SENTE

DISTANTE...

DE FORMA DILACERANTE...!

 

I


O ser humano 

É um peregrino,

Um profano

Que segue o caminho

Que dita o seu sonho

Desde pequenino.

E mesmo estando

Longe 

Do seu primeiro mundo,

Distante,

Reage

Perante

Qualquer notícia triste

Referente 

À sua gente,

No que diz 

Respeito 

Ao empossamento

Do presidente

No seu país,

De um político

Sem um mínimo 

Requisito 

Básico

Como o Chefe Máximo

Da NAÇÃO...!


II


Nos dói

O peito,

Nos mói 

O pensamento

Nos rói 

O cérebro 

Quando um membro

Da nossa comunidade 

É impreparo, 

Não é íntegro

Para desenpenhar uma função 

Tão  importante da NAÇÃO,

Da nossa sociedade!


III


Os interesses 

Mesquinhos

Dizimam os sonhos

Coletivos

De determinados povos,

Como está a acontecer 

Na nossa terra,

Pois, não se está a analtecer

Os prossupostos,

Os fundamentos

Escritos

Nos documentos

Emanados

E recomendados

Na Constituição 

Da nossa NAÇÃO,

E, a fatalidade 

Da nossa sociedade,

Crises

E crises...!


IV


Que pena

A novela,

Que nos depena

E se revela 

De forma ingénua

E iníqua

Na minha terra

Natal,

Na terra 

De Amilcar Cabral!

O país vendido!

O país hipotecado!

Nele, tudo

Acontece

Num ápice

E que termina

Sempre em crise...!


V


Em todas as épocas,

Em muitas decadas,

Sempre se falou,

Sempre se abordou

Da crise 

Guineense,

A crise 

Que não se ultrapassa,

A crise

Que nunca 

Passa 

E que se fala,

De boca

Em boca,

Se troca

Como se da bola

Se tratasse...!


VI 


Ó minha GUINÉ-"BELAU",

Ó  minha GUINÉ- BISSAU,

Os seus filhos

Sentem-se muito 

Defraudados e tristes

Por cada acontecimento

Vindo,

Do seu mundo,

Daí,

Em cada minuto!

Aí 

Minha alegre

Pátria,

Que se torna acre,

Que se torna medíocre,

Com a eleição 

De um homem

De espírito

Pobre,

Que não tem

Sabedoria,

Que não tem 

Nenhum projeto

Concreto!

Ó GUINÉ-BISSAU,

E que seus filhos

Perderão 

O direito

De sonhar

Com o raiar

Do sol

Maior 

E de amor...!


(Continua)


Brandoa(AMADORA, quinta-feira, 05h25 minutos), 23 de janeiro de 2020.


                        KK(NDO)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 SERÁ 

SATANÁS 

QUE  KA  MISTI PAZ

PÁ NÔ TERRA?!!!(1)


I


Na fisionomia

Da minha família,

Vê-se a melancolia 

De alguém 

Que não  tem

Nenhuma alegria,

Nenhuma folia,

Porque não há harmonia,

Não existe

Sintonia

Na(da) sua gente,

No)do) seu povo 

Que continua a ser

Escravo 

De si próprio,

Que continua a ser servo 

De si próprio!


II


A tira

Negra

Que faz de sombra

A minha terra,

Entritece

Sempre

A minha nobre 

Face

Que ansiava

Uma nova

Era,

Um novo  

Período 

Mais fecundo

De prosperidade

E de felicidade

Para o meu povo!


III


O que digo

Ao meu amigo 

Estrangeiro,

O que quero

Para a minha terra

Que não pára 

De confusão,

Que não pára 

De convulsão,

Que nunca cessa

De motim,

Em que o fim,

Nunca chega ao fim?!!!


IV


Tenho

Vergonha 

Do tamanho

Da montanha,

Pelo que sonho,

Pelo que sonha

O meu irmão,

Sobre uma nação

Em que o filho

Tem um grande orgulho!!!


V


Procuro

No escuro

Da imensidão 

Da multidão,

A razão 

Da satisfação

Para abraçar um irmão,

Para abraçar uma irmã 

E sentir no fundo

Da minha alma,

O sentido,

O significado

Da minha existência,

A razão 

Da essência 

Da minha persistência,

Na turbulência 

Da sobrevivência 

Imposta

Neste planeta!


VI


Que futuro,

Prometo

Ao vindouro

Ou, ao que hoje,

Emerge

Do nascimento,

Prematuro 

Ou completo,

Dizendo-lhe:

" Seja bem-vindo

A este

Mundo"?!


VII


Otimista,

Confiante,

Esperançoso 

No raiar

Brilhante

De cada dia,

Vaticino

Um destino 

Promissor,

De amor,

Para que cada vivente,

Se sinta

Orgulhoso

E vá em frente,

No seu caminhar!!


IX


Ó GUINÉ, 

Quando o desfecho 

Do jogo

Do gato

E do rato 

Do ping 

Pong

Entre o STJ

E a CNE?


X


Ó  minha Guiné!

Quando

Findam o provisório

E o intermediário?

Quando 

É o início

De um novo período,

Com o anúncio 

De um resultado

Definitivo 

Para o povo?!


XI


Quem

É quem

Entre cada homem,

E o que tem

Cada um nesse trem?

Nesta viagem?!


XII


O sofrimento

É tanto,

Que já não aguento,

Que já não suporto

Tanto

Vento 

No débil 

Rosto,

No frágil 

Corpo,

Do tanto 

Tempo,

À espera

Na nossa terra!


XIII


Ou o gato

Leva,

Ou o rato

Se salva!


1. SERÁ 

O SATANÁS

É QUE NÃO QUER A PAZ

NA NOSSA TERRA?!!!


(Continua)


Brandoa(AMADORA,  quarta-feira, 01h28 minutos), 22 de janeiro de 2020.


                           KK(NDO)

 AFINAL

O IMORTAL

CABRAL,

AINDA 

SINAL?!


I


Gentalha

Que o povo ralha,

Porque apenas ladra,

Baralha

E não trabalha;

Apenas atrapalha,

Encalha

E, em tudo, falha...!


II


O povo

Queria

Alegria,

Pois, era o objetivo

Que Cabral

Previa

E não a tontaria

Que conduz a miséria,

Que hoje alastra

Em cada local

Da nossa terra!


III


Alguém

Rouba a voz

Do povo

De forma veloz,

Para não dizer, atroz,

Pelo motivo

Que convém,

Necessário,

Que é notório

E evidente,

E transmite

A angústia

E apatia

Do dia

A dia

Que o acompanha

E, logicamente,

O afasta do que sonha!


IV


" Cabral 

Ka murri",(1)

Mas se ainda não morreu,

Acabará

Por morrer

Por tristeza

Que que o arrasa

Em virtude

Da instabilidade

Política,

Pela situação caótica

E crónica

Da sua terra,

Que deixara

Há 45 anos!


V


A lição,

A moral,

A doutrina,

O ensinamento

De Cabral,

Tudo 

Foi posto

De lado,

Ao esquecimento,

Pois, o que importa

 Então,

Com o poder atual,

É " rabata-rabata"(2)

Como as aves de rapina,

Enchendo 

O seu bolso

E ser cada vez mais poderoso!


VI


Cabral

Não morreu

Apenas em Cabo Verde!

Na Guiné-Bissau,

De Pansau,

Não resta nenhum pau,

Pois, há já muito tempo

Que, definitivamente,

Felecera!

A sua alma

Precisa da paz,

Tranquilidade,

Sossego

E descanso!


VII


Porquê que Cabral

Fizera

Guerra

Na sua terra

Natal?!

Na nossa terra?!

Porquê que Cabral

Ousou

E enfrentou

O temível 

E abominável

Colonialismo

Português?!


VIII


Cabral 

Adorava

Portugal,

Amava

O seu povo,

Que tambem tinha o mesmo

Objetivo

De se desvencilhar,

De se libertar,

De se livrar

Das teias

Frias

Do colonialismo

Secular

E brutal!


IX


A orfandade

Da minha sociedade,

Se prende

Com a mediocridade

Da classe

Castrense,

Da classe política atual

Que não está a honrar os ideais de Cabral!


X


Os nossos políticos,

Hoje, são

Todos ricos,

Ou na melhor das hipóteses,,

São poucos

Os que não o são!


XI


A classe popular

Quer trabalhar,

Está a batalhar!

Vi com o meus próprios olhos

Na viagem relâmpago que fiz em dezembro findo,

Nas ruas, nas estradas, 

Nos mercados,

Nas feiras de Cutum Madina, Clelé,

Pefine, Pilum, Santa Luzia, Belém, Caracol,

Bandim, Chapa, Safim, João Landim, Có, Pelundo...etc, etc....

Tudo e todos a ferver,

A fervilhar,

Como o trilhar

E o caminhar 

De formigas...!


XII


Para que Cabral 

Volte a viver,

Para que Cabral

Continue a viver,

É preciso que os políticos

E todas as classes sociais,

A sociedade civil,

Todos os guineenses se entendam

E compreendam

O momento tão conturbado que o país está a atravessar

E todos se unam para a reconciliação

E construção( reconstrução)

Da grande Nação!


1.  Em crioulo, significa, Cabral não morreu.

2. Em crioulo, literalmente,  salve-se quem puder; usurpe, apanhe,  tire a quantidade que puder; subtraie o que puder, o que conseguir...;  é um jogo...


Amadora, (17h23minutos, Sábado), 20 de janeiro de 2018.


                                                                                                               KK(NDO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

 Cabral tombou

E tudo acabou?!


I


O que resta

Da nossa terra,

Que se testa 

Como uma prova verdadeira,

Digna,

Genuína,

Como um facto 

Histórico,

Verídico,

E justo?!


II


Temos 

Que mergulhar

Nas águas 

Profundas,

Nas profundezas,

Para investigar

A causa

Principal 

Que afunda 

A nossa terra 

Natal,

Sempre na amargura,

Na tristeza,

Que nos lança 

Sempre para a cauda

Em todos 

Os aspetos 

Da vida social,

Vida política ,

Vida econômica,

Vida moral

E cultural! !


III


Lançemos

Um repto

Para todos

Os jovens

Pensadores,

Músicos ,

Artistas,

Poetas,

Trabalhadores 

De todos os ramos

Da nossa terra,

A fim de pararmos 

Um pouco

E refletirmos 

Longamente 

Sobre o que provoca 

O nosso 

Atraso,

O nosso 

Retrocesso 

Após a independência ,

A construção 

E a edificação 

Do nosso 

Estado

Nas Colinas de Boé,

Em 1973!...!


IV


O que se passa efetivamente 

Naquela 

Terra,

Que é de todos nós,

Os que estão dentro

E os que estão fora,

Os da diáspora !


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, sexta-feira, 00:25), 21 de janeiro de 2022.


KK NDO)=FF

 Lually Da Silva


Parabéns, querido filho! Que Deus te abençoe iluminando a tua caminhada como tem feito até aqui, muita saúde e muita felicidade. Nós estivemos ausentes nesta cerimónia tão importante para ti, por razões alheias à nossa vontade. No entanto, apesar de de não for possível a nossa presença fisicamente, estivemos contigo moral e psicologicamente e estaremos sempre em todos os momentos da tua vida. É assim a vida! É preciso muita garra, muita dedicação e afinco em tudo o que que acreditamos e queremos. Como o rapaz manjaco, "Pega Teso", seguiste as pisadas desse senhor, venceste e convenceste. Estamos muito orgulhosos de ti e vamos fazer votos para continues a ser assim, batalhando, pugnando contra tudo e contra todos, para conseguir os teus objectivos duma forma honesta e digna. Agora, a luta será outra, talvez ainda maior, pois, é preciso que continues com os pés bem assentes na terra a fim de entrares no mercado de trabalho, tão hostil, mas que é necessário a mesma determinação de sempre para continuares a vencer e orgulhar aqueles que tanto te amam. Obrigado Deus e a todos os que estiveram contigo na nossa ausência, dando-te força e esperança. "Djarama" a todos. Que Deus te abençoe filho! A tua vitória é a nossa alegria e a todos que sempre acreditaram e apostaram em ti ! Um grande beijo da tua mãe triste por não puder estar ao teu lado, mas contente e feliz pelo dia de hoje(19-01-2013). Um grande abraço deste amigo eterno e muito orgulhoso dos teus feitos. Falaremos brevemente.

 A FORCA

DA FÉ,

SUPLANTA

A DA BALA


Esta criança,

De pé,

Pela força

Da fé

E da esperança,

Na praça

Tahir no Cairo,

Egito,

No confronto

Entre as forcas 

Legalistas

E subversivas/separatistas,

Acreditou sempre em Cristo

E não arredou o pé!


II


A ambição

Desmedida

Do ser humano,

Causa dano

Nos demais

Em cada 

País,

Que, infelizmente,

Acolhem a morte

Que não lhes era destinada.


III


Porquê

A aposta

Na bala

Que mata,

Que destrói e ceifa a alma singela

Entregue

Aos malefícios

E vícios

Das sociedades consomistas

E egoistas?


IV


A prosperidade

Não deve ser conseguida

À custa

Da infelicidade

Daquele que acredita

Que a sua vida

É, afinal,

É um direito 

Natural

Que o assiste desde o nascimento.


(Por concluir)


Amora(quarta feira, 13h12 minutos), 20 de janeiro de 2016.


                            Kankamball(NDO)

 AFINAL,

QUE MORAL

PARA COM O NOSSO IMORTAL

AMILCAR CABRAL ?!


I


Perdoem

A blasfémia

Desta imagem

Do Homem

De muita coragem,

O arquiteto,

O grande construtor

Da independência,

Autonomia

Da Guiné-Bissau

E também

De Cabo Verde.


II

Um imperativo:

Que cada um de nós

Tem,

Deve 

Pôr

A mão

Na consciência

Sobre os ganhos

E os frutos

Que colhemos

Ou que devíamos

Colher

Graças

A este Homem

Singular,

Invulgar, 

Que foi

O nosso herói

Amilcar Cabral.


III


Aos dirigentes

Do nosso querido país,

Um apelo

Veemente:

Respeitem

A memória

A imagem,

A história

Do Homem

Que nos legou

O respeito,

A integridade

Como povo,

Como país,

A autonomia,

E a independência,

Numa palavra,

Um destino


IV


Não ao flagelo

De tudo o que se verifica 

Hoje no país!


V


Que haja a decência

Em cada fisionomia

E que trabalhem

Honestamente

Para a dignificação

Das instituições

Do nosso país,

Erradicando a miséria,

A pobreza

E ao analfabetismo,

Objetivos

Pelos quais 

Amilcar Cabral

E outros combatentes

Da Liberdade da Pátria

Deram a sua vida!


VI


Acuso-vos

Vós atuais dirigentes

E a mim mesmo,

Pelo  meu absentismo.


VII


Honremos

A memoria

Dos nossos heróis

Por intermedio

Do trabalho,

Afinco,

Determinação

E seriedade

Na gestão

Da coisa pública!


(Continua)


Amora( quarta feira, 13h 40 minutos), 20 de janeiro de 2016.

Kankamball (,NDO)

 Coitadeça

Na bedjiça


I


Lembrete

Do velhote

Do instante

Em que chega

A velhice,

A crise

Que o deixa

Triste,

Que o esmaga

Completamente

Até 

A morte!


II


Ver,

Perceber

Que o tempo

Está a passar,

Está a " voar"

E que o definha,

Queima

E transforma

O nosso corpo

Numa

Fronha,

Numa

Coisa

Que se pisa,

Inútil,

Fútil...!


III


Nascido

E criado

Numa família

Nobre,

Numa manta

Que o sustenta,

Que o alimenta,

Que o suporta,

Que o ostenta,

Que o cobria

Num ambiente

De alegria

E folia,

Hoje,

Se sente

Longe

Do hábito

Daquele

Conforto

Da prole!


IV


Degerir,

Deferir,

Engolir

Ou fugir

Para não falir

No Mundo

Que sobe

No(do) mercado

Cada vez mais em hecatombe ...!


(Continua)


Amadora, 20 de janeiro de2018.

      

                  KK(NDO)

 A ALEGRIA

QUE DESAFIA

A MONOTONIA...!


I


A alegria 

Da minha gente,

O sangue quente

Das mulheres

Da minha terra,

Eleva-as para 

Outros patamares,

Outros lugares

Da harmonia

Humana,

Que muito as dignifica

Na face terrena,

As honra,

As glorifica...!

E as purifica...!


II


São redondas,

Redondinhas,

Bundonas,

Elegantes,

Dignas,

Fresquinhas,

Janotas,

Bonitas,

Fáceis,

Hábeis 

E inteligentes

No canto

E no conto,

Com os pés

Bem deslizantes

No chão

Tão

Torrão...

 Coitadeça

Na bedjiça


I


Lembrete

Do velhote

Do instante

Em que chega

A velhice,

A crise

Que o deixa

Triste,

Que o esmaga

Completamente

Até 

A morte!


II


Ver,

Perceber

Que o tempo

Está a passar,

Está a " voar"

E que o definha,

Queima

E transforma

O nosso corpo

Numa

Fronha,

Numa

Coisa

Que se pisa,

Inútil,

Fútil...!


III


Nascido

E criado

Numa família

Nobre,

Numa manta

Que o sustenta,

Que o alimenta,

Que o suporta,

Que o ostenta,

Que o cobria

Num ambiente

De alegria

E folia,

Hoje,

Se sente

Longe

Do hábito

Daquele

Conforto

Da prole!


IV


Degerir,

Deferir,

Engolir

Ou fugir

Para não falir

No Mundo

Que sobe

No(do) mercado

Cada vez mais em hecatombe ...!


(Continua)


Amadora, 20 de janeiro de2018.

      

                  KK(NDO)

 O QUE CABRAL

JUROU PELA SUA TERRA NATAL

E PELA CAUSA MUNDIAL!


"...jurei a mim mesmo que tenho que dar a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem, até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida do possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho." Amilcar Cabral - 1969

(Por Fernando Casimiro)


I


Eis a minha rotina

Quotidiana

Na cena

Humana,

Tentando

Abordar algumas figuras,

Criaturas,

Seres

Ímpares

Do nosso mundo.


II

Refiro-me

Ao nosso

Saudoso,

Ao grandioso,

O imortal

Amilcar Cabral,

O libertador,

O fundador

Da nossa nacionalidade,

Da nossa guineendade,

Da nossa guinendade,

Da nossa dignidade...


III


O camarada 

Amilcar Cabral,

Foi muito frontal

Face ao colonialismo

Português,

Renunciando 

Todo

O conformismo,

Comonidade,

Insurgindo

Contra toda

A insensatez

Do colonialismo

Perante as condições

Miseráveis

Dos povos das colónias...


III


A luta

Imposta

Pelo colonialista

Português,

Fez

Despertar a consciência

Cívica

E patriótica

Em cada província

Sob o domínio

Português,

E, consequentemente,

O seu repúdio

Pelos povos do Império,

Como aconteceu em todo

O continente...


V


Neste dia em que se comemora

O 46  do seu desaparecimento

Físico,

Cabe a cada cidadão

Guineense,

A ponderação,

A reflexão

E tentar

Encontrar

A solução

Da(Sobre) a crise

Política,

Que se tornou quase

Crónica, 

Que se abateu sobre o nosso país,

Deixando o nosso povo infeliz,

E , consequentemente,

Deixando cada um de nós

Sem voz

E muito triste!


VI


Ao camarada Amilcar Cabral,

Em especial,

Em particular,

E a todos os combatentes da Liberdade da Pátria,

Em geral,

Os nossos

 Sinceros agradecimentos

Pelos valiosos

Contributos

À NAÇÃO...!!!


(Continua)


Encosta do Sol (domingo, 12 horas), 20/01/2019 


KANKAMBAL(NDO)

 O QUE CABRAL

JUROU PELA SUA TERRA NATAL

E PELA CAUSA MUNDIAL!


"...jurei a mim mesmo que tenho que dar a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem, até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida do possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho." Amilcar Cabral - 1969

(Por Fernando Casimiro)


I


Eis a minha rotina

Quotidiana

Na cena

Humana,

Tentando

Abordar algumas figuras,

Criaturas,

Seres

Ímpares

Do nosso mundo.


II

Refiro-me

Ao nosso

Saudoso,

Ao grandioso,

O imortal

Amilcar Cabral,

O libertador,

O fundador

Da nossa nacionalidade,

Da nossa guineendade,

Da nossa guinendade,

Da nossa dignidade...


III


O camarada 

Amilcar Cabral,

Foi muito frontal

Face ao colonialismo

Português,

Renunciando 

Todo

O conformismo,

Comonidade,

Insurgindo

Contra toda

A insensatez

Do colonialismo

Perante as condições

Miseráveis

Dos povos das colónias...


III


A luta

Imposta

Pelo colonialista

Português,

Fez

Despertar a consciência

Cívica

E patriótica

Em cada província

Sob o domínio

Português,

E, consequentemente,

O seu repúdio

Pelos povos do Império,

Como aconteceu em todo

O continente...


V


Neste dia em que se comemora

O 46  do seu desaparecimento

Físico,

Cabe a cada cidadão

Guineense,

A ponderação,

A reflexão

E tentar

Encontrar

A solução

Da(Sobre) a crise

Política,

Que se tornou quase

Crónica, 

Que se abateu sobre o nosso país,

Deixando o nosso povo infeliz,

E , consequentemente,

Deixando cada um de nós

Sem voz

E muito triste!


VI


Ao camarada Amilcar Cabral,

Em especial,

Em particular,

E a todos os combatentes da Liberdade da Pátria,

Em geral,

Os nossos

 Sinceros agradecimentos

Pelos valiosos

Contributos

À NAÇÃO...!!!


(Continua)


Encosta do Sol (domingo, 12 horas), 20/01/2019 


KANKAMBAL(NDO)

 CABRAL DEVE

ESTAR ZANGADO 

.COM OS SEUS COMPATRIOTAS


I


Hoje,

É um dia

De reflexão!

Um dia 

De meditação!

Porque foi um dia

Que a GUINÉ 

E Cabo Verde,

Perderam um dos grandes

E melhores filhos,

Um grande estratega

E pensador!

Um grande ideólogo 

Do continente Africano 

Que deu a sua vida

Para a liberdade  

Dos seus povos!


II


Amilcar cabral,

Fundador  

Da nossa nacionalidade,

Deve estar hoje

Muito zangado 

Com os seus compatriotas,

Connosco,

Pela forma tão 

Irresponsável 

Como estão a conduzir,

Como estamos a conduzir

O destino

Da terra,

Pela qual

Deu a sua vida,

Ele e outros combatentes 

Anónimos  que também, 

Deram a sua vida

Por este pedaço 

Do continente Africano!


III


Dizem que CABRAL 

"Ka murri",

Mas talvez,

Em Cabo Verde, 

Porque na Guiné,

Morreu

E bem morto!


IV


A nossa geração,

Aquela que ainda viveu 

Um pouco do colonialismo,

Chora pena

De não ter tido

A oportunidade 

De conhecer o grande

Obreiro,

O fundador

Da nossa nacionalidade,

O arquiteto,

O Engenheiro

Da GUINÉ,

O grande 

Construtor 

Da nossa PÁTRIA,

O camarada 

Amilcar Cabral...!


V


Hoje,

Alguns compatriotas

Brincam,

Profanam

O legado de Amilcar Cabral!

Não dão o valor 

Ao que os antigos combatentes da lLberdade

Deram,

Sacrificaram,

Para que hoje pudessemos

Usufruir 

Os valores da luta,

Da liberdade,

Da democracia,

Da igualdade...!


VI


Ó pátria!

O gemido de cada criança,

É uma grande vergonha

Para aquele filho

Que ama

A GUINÉ, 

Para quem

Tem

Orgulho 

Da mamã 

GUINÉ,

Para aquele que tem

Uma grande esperança

Numa GUINÉ,

Para aquele que sonha

Com uma grande GUINÉ,

Um pedaço do universo,

De amor,

Promissor,

Flor

Da geração 

Vondoura

Da nossa terra,

Da nossa NAÇÃO!


VII


A cada  compatriota,

Que no seu interior,

No seu âmago,

Está acessa

A chama

Que teima

Em elevar a sua alma

Acima

De tudo o que é magnâme

E eleva o nome

Da sua PÁTRIA 

Para os quatro cantos

Do mundo,

É o momento sublime 

De chamar à sua consciência,

De dar o seu quinhão,

A sua contribuição,

Para que a NAÇÃO 

Progrida

Numa senda

Bem definida,

Num rumo certo

De desenvolvimento ,

Deixando 

Para trás,

As intrigas,

As querelas 

Que não nos levam a lado nenhum...!


VIII


As águas 

Turvas 

Só nos trazem

Desgraças,

Cegueira,

Ignorância

Misérias,

Subsenvolvimentos,

Guerras!


IX


Chamemos

Á consciência 

Coletiva,

Pela causa 

Nobre

Da PÁTRIA,

Da causa 

Pública,

Para o bem comum,

Que enaltece

E engrandece

A nossa NAÇÃO!

Só assim,

Cabral 

"Ka na morri"

E só assim,

Nos agradece...!


X


Como Cabral,

Não há igual!

Por isso,

A sua alma é imortal

Pelo peso 

Imenso

Na luta

Que travou

Contra

O colonialismo

E o imperialismo 

Na nossa terra

E pelo que representou

Para nós,

A sua voz

Única 

Em África

E que despertou 

As consciências 

Para aparecimento

E surgimento 

De pátrias...!


(Continua)


Brandoa(AMADORA,  segunda-feira, 05h24 minutos), 20/01/2020.


                           KK(NDO)