EVITEMOS A PUTREFAÇÃO
DA NOSSA NAÇÃO,
A BANALIZAÇÃO
OU BANALIDADE
DA NOSSA SOCIEDADE...!
I
A Vitória
Na inglória
Da nossa PÁTRIA,
De um povo
Sem alegria
Que perdeu o seu objetivo,
Do povo
Sem norte
E muito triste!
II
A revolta
Dos guineenses
Atinge
O cume,
O cúmulo,
Com tanto
Atropelo
Às leis da NAÇÃO!
Os guineenses
Estão desesperados
Por tudo
O que está a passar
Na sua terra,
Sobretudo
Os que vivem,
E trabalham,
Fora,
Sobretudo
Os que estão
Na Europa.
III
" Que nudade"?!
Como se diz na minha terra.
O que se passa na GUINÉ?
A que mundo
Pertencemos?!
A que mundo
Pretendemos?!
Aonde queremos
Ir?!
A quem queremos
Seguir?!
Tudo
Parece
Um sonho!
Tudo
Parece
Um pesadelo?
Tudo
Parece
Umas anedotas
De um país
Que não existe
Na realidade,
Mas sim na mente,
Na imaginação
Fértil
Ou febril
De um ser!
Que regressão?
Que aberração
Até ao ponto da putrefação
Da NAÇÃO?!
IV
Há dois meses
Que os guineenses
Não dormem,
Não comem
Bem,
Por causa das crises
Que sucedem
Mil vezes,
Atormentando faces
Com"stress"
Em todas as fases!
Porquê,
Mamã GUINÉ?!
V
Somos
Retalhos,
Resíduos,
Restos
Do mundo?
Não temos
Orgulhos
Como indivíduos,
Espertos
E robustos?!
Que fado
Nos apoquenta
Neste planeta?!
O destino
Terreno,
Nos é maligno?!
Somos
Monstros?
Não ambicionamos
O paraíso,
O mundo maravilhoso
Onde vivem os outros
Seres humanos?
Não somos
Dignos
De usufruirmos
Bons(desses)frutos?!
Não temos
Atributos
De seres eleitos?!
O nosso pago
É só o castigo?!
Só merecemos
O sofrimento
Em cada voto
E ato
Em que participamos?!
VI
Sobressalto
Em todos os tempos,
Em todos os momentos!
A paz social,
Física e psíquica,
Já não existe
Naquela parte
Do continente
Africano,
Onde ainda reside
E vive
Um ser humano!
VII
Nunca se viu,
Nunca se ouviu,
Nunca se produziu,
Nunca se cantou,
Nunca se falou,
Nunca se mobilizou
Tantos
Diretos,
Panflatos,
Textos,
Cantos,
Grupos,
Na nossa terra
Com tanta
Intensidade,
Tanta
Autenticidade,
Tanta,
Vivacidade
Diversidade!
Coisa rara
Que até se tornou
E se transformou
Numa vulgaridade,
Numa banalidade...!
VIII
Oh criança!
Que tanto na dança
Do valsa,
Do tango
Do rumba,
Do merengue,
Do jazz,
Do samba,
Do rock,
Do semba,
Da morna,
Do foxtrot,
Do charleston, etc,
Não se cansa
Assim
Tão depressa,
Enquanto
Na sua cabeça,
Na sua massa
Cinzenta,
Repousa
E não passa
A palavra ESPERANÇA,
ESPERANÇA ,
ESPERANÇA ...!!!
CONTINUA
BRANDOA (AMADORA, SEXTA-FEIRA, 3H25 MINUTOS), 24 DE JANEIRO DE 2020.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário