domingo, 16 de janeiro de 2022

 Assim pensava

Da honestidade

Dos homens que repõem a verdade.. !


OBRIGADO

A ESCREVER,

PELO AQUECER

RUÍDO


I


O português 

Que me fez

Cada vez 

Descobrir a estupidez 

E a polidez 

Em cada dia e em cada mês,

Deu-me o vigor na escassez 

Da lucidez.


II


Bebo a água 

Boa,

Que me reveste da energia

E dá-me a garantia

De melhor sobrevivência

Face  à violência 

Da existência!

Coisas da vida diária!


III


A sorte

Do ser

Em cada parte,

De cada continente,

Em cada país,

Na tentativa de sobreviver,

E tentar ser

Feliz !


IV


Hoje,

Longe 

Do meu país,

Onde podia

Estar com a família,

Onde podia

Ter alegria,

Ser feliz,

Contribuir

Para o evoluir 

Das instituições,

A felicidade

Das populações,

O progresso da sociedade 

Harmónica 

E pacífica!


V


A tristeza

Que arrasa

O meu coração 

Sobre a desgraça 

Da minha NAÇÃO,

Reprime

E deprime

O meu semblante

E o deixa inerte

Em cada instante...!


VI


Aquele que domina,

Porque engana

Na zona

Onde nada funciona,

Porque nada se ensina

Com ordem e disciplina !


VII


Antes de ser,

Já é 

O dirigente

Que toda a gente

Sente 

E consente

A parte

Do seu corpo

E da sua mente

A todo tempo!

Como é tão triste 

O espetáculo doente!!

O presidente 

Indecente 

Que mente

Em cada parte 

Do seu dente...!


VIII


Vasculhar 

E analisar

O que está a passar

Naquele canto

Remoto

E recôndito 

Do continente

Africano,

É trabalhar 

Inutilmente!

É  perder

Tempo

E sacrificar 

O corpo!

É  perder

Tempo,

Sem qualquer

Tipo

De benefício;

É perder

Sono

Sem qualquer 

Rácio!

É o desperdício 

De um precioso tempo...!!!


Este Acórdão 

Será 

Um verdeiro 

Exenplo em toda a África,

E em todo o mundo.

Os juristas não devem hesitar,

Nem tão pouco,

Dizer 

A verdade,

Fazer

A justiça,

Sem medo 

De perseguições 

E represálias. 

A morte 

É uma vez só!

Não  se morre

Duas vezes!

Morrer com dignidade

Para o bem da comunidade,

Para o bem da sociedade,

Para o bem da humanidade!

Para o futuro

Melhor 

Das gerações 

Vindouras!

Parabéns  juristas 

Íntegros,

Verdadeiros 

Heróis da nossa Pátria,

Porque tiveram a coragem

Perante os interesses

Bem instalados na GUINÉ-BISSAU !

Obrigado  compatriotas

Que não se deixaram ser comprados 

Por aqueles que se consideram "Magnatas",

Imperadores,

Ditadores

Abutres, 

Na GUINÉ 

Que não se venderam,

Que não se corromperam!

Viva o renascimento 

Da GUINÉ- BISSAU !


(Continua)


ESPAN( QUELUZ- BELAS, QUINTA-FEIRA, 11H 23 MINUTOS), 16 DE JANEIRO DE 2020.


                           KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário