quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

 AFINAL,

QUE MORAL

PARA COM O NOSSO IMORTAL

AMILCAR CABRAL ?!


I


Perdoem

A blasfémia

Desta imagem

Do Homem

De muita coragem,

O arquiteto,

O grande construtor

Da independência,

Autonomia

Da Guiné-Bissau

E também

De Cabo Verde.


II

Um imperativo:

Que cada um de nós

Tem,

Deve 

Pôr

A mão

Na consciência

Sobre os ganhos

E os frutos

Que colhemos

Ou que devíamos

Colher

Graças

A este Homem

Singular,

Invulgar, 

Que foi

O nosso herói

Amilcar Cabral.


III


Aos dirigentes

Do nosso querido país,

Um apelo

Veemente:

Respeitem

A memória

A imagem,

A história

Do Homem

Que nos legou

O respeito,

A integridade

Como povo,

Como país,

A autonomia,

E a independência,

Numa palavra,

Um destino


IV


Não ao flagelo

De tudo o que se verifica 

Hoje no país!


V


Que haja a decência

Em cada fisionomia

E que trabalhem

Honestamente

Para a dignificação

Das instituições

Do nosso país,

Erradicando a miséria,

A pobreza

E ao analfabetismo,

Objetivos

Pelos quais 

Amilcar Cabral

E outros combatentes

Da Liberdade da Pátria

Deram a sua vida!


VI


Acuso-vos

Vós atuais dirigentes

E a mim mesmo,

Pelo  meu absentismo.


VII


Honremos

A memoria

Dos nossos heróis

Por intermedio

Do trabalho,

Afinco,

Determinação

E seriedade

Na gestão

Da coisa pública!


(Continua)


Amora( quarta feira, 13h 40 minutos), 20 de janeiro de 2016.

Kankamball (,NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário