Recordar,
Às vezes,
Fere....
Às vezes,
Machuca...
AS SAUDADES
QUE FUI AUMENTAR
AO VISITAR
A MINHA GENTE,
NAQUELAS
LOCALIDADES,
NAQUELAS
FAVELAS...!
I
Alegre,
Apesar
De regressar
Com algo
Que me fere
No meu âmago;
A alegria
Que me cobria,
Enquanto
Abraçava
Um sobrinho,
Um vizinho;
Enquanto
Beijava
Uma irmã,
Uma sobrinha,
Uma vizinha;
Enquanto
Apertava
A mão
A um irmão!
Confesso
Que o fazia,
Com toda a emoção
E com um grande peso
Sobre a alma já há muito
Vazia...!
II
Ia
Para a cama,
Mas não conseguia
Dormir,
Por aquilo que me rima,...
Me obrigava,
Me ditava,
E a mim me apetecia
Levantar
Para ir
Encontrar
Um parente
Próximo
Ou distante,
Alguém que amo
No fundo,
Alguém que tenho um amor
Profundo,
Que, durante
Muitos anos,
A dor
Cavou,
Levou,
Para outros destinos...!
III
Me dava
Vontade
De levantar,
Ir
Divagar
Lentamente,
Para frente,
Devagar,
Para os lugares
Desconhecidos,
Onde morava,
Alguém naquela localidade...
Prosseguir
A caminhada
Solitária
Da madrugada
Nos arredores
Onde
Pudesse,
Poderia
Encontrar
Amigos
De tempos
Idos. ..
E "matasse"
A sede
Da saudade...!
III
Mas, enfim,
Não me levantava!
Estava
Preso
Por um peso
Grande
Que não me deixava
Satisfazer
A minha vontade
E nem sequer
Me deixava
Erguer
Para ir
Escrever,
Ou aventurar-me até Safim,
Para ouvir
Os contos daquele senhor,
Ou adivinhas do Júnior...!
IV
Nenhum,
Em Cuntum
Madina,
Me opina
Sobre o que se passa
Em Santa Luzia,
Antula,
Plubá,
Pilum,
Granja,
São Paulo,
Caracol,
Bandim,
Bairro de AJuda,
Belém,
Bairro Militar,
Quejé
Quelelé, etc;
Ninguém, em lado nenhum,
Me informa,
Me chama
E me opina
Sobre o que se passa
Na Assembleia da República...;
O bloqueio,
O freio
Do funcionamento
Das instituições
Políticas...;
Enquanto os " abutres",
Esses,
Continuam
A auferirem
Os seus benefícios,
Os seus vencimentos
Sem trabalharem,
Sem
Nada fazerem
Em prol
Do povo...,
Porque o sol
Nasce
Apenas em cada face...
Daquele que ainda tem a posse...
Enquanto
O povo
Vive
Quanto
Pôde,
Com ou sem um centavo,
Um franco!
Oh ! Que sina!
Que pena!
A putrefação,
A podridão
Da principal instituição
Política da Nação ...!!!
V
Ai, ai, ai
Guiné
N,dessan!
O " nu fan"(1)
Comprometido
Para as gerações
Vindouras,
Pois, os irmãos "esclarecidos"
Estão de costas
Voltadas,
Devido(Pelos) seus interesses pessoais,
Por causa dos interesses próprios...!
1. Em manjaco, "O nu fan"= o dia de amanhã, em português (o futuro).
(Continua)
1. O nu fantasia, significa, o dia de amanhã, o futuro.
Lx( quarta -feira, 15h54m), 10/01/2018.
KK( NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário