Recordar
Com tristeza
A aflição
De toda a Nação:
CNE
KU NÔ TENÉ
NA GUINÉ,
I(É) PERENE?!
I
QUEM
PAGA OS ADVOGADOS
DA CNE
DA GUINÉ?!
É O ESTADO
DA GUINÉ- BISSAU ?!
ONDE
ESTÁ O ESTADO?!
QUEM
MANDA
EM QUEM?!
II
A CNE
Da GUINÉ
É
PERENE?!
A CNE
Da GUINÉ,
É um partido político
Com o assento parlamentar
Na ANP?
Quem são os homens
Da CNE?
Juízes?
Simples cidadãos,
Auxiliados
E coadjuvados
Por juizes/juristas?!
Por que tanto finca-pé
E desobediência
Ao SUPREMO
TRIBINAL
DE JUSTIÇA?!
III
São as dúvidas
Que moem
A minha cabeça
Desde que se instalou
A crise
Na GUINÉ
Destas últimas
Eleições presidenciais!
Ela anda muito tonta,
E cada vez mais,
Só acredito
Na máxima:
"Só sei
Que nada sei"
Nada mesmo,
E, sobretudo
Do meu país!
Às vezes,
Chego a duvidar-me
Da existência do meu país,
E, consequentemente,
Da minha terra natal,
Da minha existência,
Da minha proveniência,
Da minha origem
Como homem!
III
Não é possível
Tudo o que acontece
Na GUINÉ!!!
Faço questão
De pensar
Que tudo
É o produto
Da minha fértil imaginação,
O meu sonho
Diurno
Ou noturno!
Uma anedota?!
Porquê que os filhos
Da GUINÉ
Não se entendem
Entre si?
Porquê não podem dialogar
E chegar
Um acordo,
A um entendimento?
Porquê que é preciso
Vir um organismo externo,
CEDEAO,
Para nos obrigar a resolver os nossos próprios diferendos,
Os nossos próprios problemas,
Os nossos proprios interesses?!
Os nossos conflitos?
Somos ainda rapazes?
Somos imberbes?
Somos incapazes?
Imaturos?
E isso, até quando?
IV
Eu estou enlouquecendo,
Com tudo
O que está acontecendo
Na terra dos meus antepassados,
Na minha terra!
V
"Kuma di faci,
Si
Ami n,misti!
Si
Ami
N,ama
Na nh,alma?!
Ami,
Fidju
Di tchon,
Ku
Misti,
Ku
Ama
Si armon"?!
VI
Como posso dormir,
Se os meus irmãos,
Não estão a sorrir?
Como posso dormir
E sorrir,
Se os meus irmãos
Estão a chorar?
Como posso dormir,
Se lá,
Atrás,
No país,
Naquela
Lala,
Os meus irmãos
Estão a sofrer?
Como posso dormir
E sorrir,
Se lá,
Não se fala
Da paz?!
Se lá,
Alguém
Geme,
Treme
E cala,
Porque alguém
O oprime,
Não o deixa exprimir
Os seus sentimentos,
Através dos seus pensamentos...?!
O que dizer,
Daqueles
Que estão a mandar,
Usam fardamentos
De peles
Ccmo chefões,
Donos de cifrões?!
Como dormir,
E sorrir
Se outros irmãos,
Não têm nada de e para comer?!
VII
Anedotas
Escritas,
Faladas,
Descritas,
Difundidas
Pelos meios de comunicação social,
Uns falsos,
Outros verdadeiros,
Cabendo cada
Um,fazer juizos
De valores
Os que são melhores
Para os seres,
Isto é, a sua avaliação pessoal
Sobre as eleições
Da GUINÉ-BISSAU,
O ping-pong
Entre o STJ
E a CNE...!
VIII
Vamos
Até ao fundo,
Vamos
Até ao extremo
Do abismo,
Procurando encontrar,
Procurando desvendar
O segredo
Enterrado,
Escondido
E achar
O resultado
Desejado,
Verdadeiro,
Não o fabricado
Pelos atores
De Hollywood,
Os abutres
De Antula.
IX
Continuo
Em frente
Com o núcleo
Do meu conterrâneo,
Com os amigos
De Domingos,
Com todos aqueles
Que o apoiaram desde a primeira
Candidatura
Até a última,
Com os pés
Bem firmes
E assentes
Na terra
E com muita fé,
Porque acredito,
Acreditamos,
Eu e os meus amigos,
Apoiantes do DSP,
Na justiça,
Na verdade,
E que Deus
Vai fazer
Prevalecer
E mostrar
De que lado
Está a verdade
De que lado
Está a mentira!
Deus está em cima,
Vendo as movimentações
E manobras
Das suas criaturas!
Tenho a esperança
Na justiça,
No Império
Da lei,
E tudo o que sei
Sobre o que é sério ...!
X
Os homens estão amedrontados ,
Estão perdidos
Com os seus planos
Maquiavélicos
E estão em bicos,
Estão em becos,
Sem saida
E a sua queda
Está por breves momentos,
Porque os seus projetos
Estão denunciados
E descobertos
Por todos
As redes e canais
Sociais...!
XI
Eis o caminho
Por mim
Percorrido,
Decorrido
Um mês,
Que hoje se fez,
Porque é o meu sonho,
O sonho
Que contém
Espinho,
Mas existem
A força
E a confiança
Firmes e inabaláveis
Pela causa
Patriótica,
Que não me cansa,
Que não me sufoca,
Que não me chateia,
Nem
Me esbofateia,
Porque quem
Corre
Por gosto,
Nada
O pára,
Nada,
Nem
Ninguém,
Esbarra
O seu trajeto...!
E assim,
Vou até ao fim...!
XII
Compatriotas
Comprometidos
Com a sua PÁTRIA,
Vamos continuar
A lutar,
Com certeza,
Porém, vamos ganhar,
Vamos vencer,
Porque estamos no caminho
Certo,
Estamos num grande projeto
E vamos chegar
A um bom porto,
Se Deus quiser...
XIII
Coragem,
Força,
E esperanca
A todos!
Força
E coragem
Ao grande Homem,
Ao nosso leader,
Ao nosso guia,
Ao nosso condutor,
DSP,
A força do Povo,
Da NAÇÃO
Da PÁTRIA
Multicultural
Guineense!
XIV
Eu sei que muitos
Estão cansados,
Exaustos,
Esgotados,
Abalados
Pelos tristes espetáculos!
Mas peço muita paciência,
Porque quem segue a ciência
Da democracia,
Da lei,
Que é a nossa grei,
Tem que aguentar embates
E atritos
Vindos
De várias partes...!
XV
Muito obrigado
Pela vossa paciência
Destes dois meses
Ininterruptos
Da escrita.
Abraços e beijinhos.
(Continua)
Brandoa(Amadora, sexta-feira, 02h18 minutos), 31 de janeiro de 2020.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário